Medicina Veterinária

1.
QPCI81934 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: IDHTEC Órgão: Pref. Macaparana/PE

Trata-se de um modelo simples que apresenta a doença como uma relação estreita entre o agente causador e o indivíduo susceptível. O agente pode ser de natureza biológica, genética, química, física, psíquica ou psicossocial. Nesse modelo, o vetor pode ser necessário para fechar o ciclo de transmissão entre o agente e o susceptível. Esse modelo é muito utilizado para descrever as doenças infectocontagiosas.

Este é o conceito de qual modelo para representar os aspectos etiológicos do processo saúde-doença?
2.
QPCI81953 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: IDHTEC Órgão: Pref. Macaparana/PE

A sobrevivência das bactérias, no solo, varia bastante; assim, o bacilo tifoídico resiste em cadáveres enterrados:
3.
QPCI87250 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: IDAM

A anatomia do trato digestivo dos ruminantes tem como uma de suas particularidades a presença dos pré-estômagos. Sobre este assunto, assinale a alternativa incorreta.
4.
QPCI119196 Medicina Veterinária Ano: 2020 Banca: CONSULPLAN Órgão: Pref. Formiga/MG

“Consiste na descrição completa e sequencial de todas as operações rotineiras e específicas relativas à produção, armazenamento, distribuição e transporte de produtos, desde a aquisição da matéria-prima até a expedição do produto acabado.” Trata-se de:
5.
QPCI128135 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Santa Rosa/RS

O vírus do Nilo Ocidental (VNO) é transmitido por meio da picada de mosquitos infectados. Os hospedeiros naturais são algumas espécies de aves silvestres, que atuam como amplificadoras do vírus (viremia alta e prolongada) e como fonte de infecção para os mosquitos.Também pode infectar humanos e, entre os animais domésticos, equinos. O homem e os equídeos são considerados hospedeiros acidentais e terminais, uma vez que a viremia se dá por curto período de tempo e em níveis insuficientes para infectar mosquitos, encerrando o ciclo de transmissão. Ovírus ornitofílico, frequentemente envolvido na transmissão da doença, pertence ao gênero:
6.
QPCI195783 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: UFPI/COPESE Órgão: UFPI

O mecanismo que explica a curta duração da anestesia (5-10 minutos) após a administração de um bolus único de propofol é:
7.
QPCI195784 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: UFPI/COPESE Órgão: UFPI

A anestesia epidural lombo-sacra em cão com lidocaína a 2% na dose de 1 mL/4 kg pode não ser suficiente para causar anestesia adequada para o tipo de cirurgia abaixo:
8.
QPCI195840 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: UFPI/COPESE Órgão: UFPI

O botulismo pode ocasionar uma doença neuromuscular sendo causado pela toxina da bactéria Clostridium botulinum. Clinicamente pode desencadear um quadro de tetraplegia flácida de rápida evolução em cães. No Brasil, no diagnóstico diferencial do botulismo, uma importante causa de tetraplegia flácida é:
9.
QPCI201955 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: INSTITUTO CONSULPLAN Órgão: Pref. Pitangueiras/SP

Em relação aos dados e informações que alimentam o Sistema de Vigilância Epidemiológica, analise.

  1. Dados demográficos, de crimes regionais e de acidentes de trânsito.
  2. Dados de morbidade.
  3. Dados de mortalidade.
  4. Notificação de surtos e epidemias.

Estão corretas as alternativas
10.
QPCI239416 Medicina Veterinária Ano: 2021 Banca: QUADRIX Órgão: CRMV/RO

A respeito do exercício da profissão de médico-veterinário e dos respectivos conselhos profissionais, julgue os itens de 71 a 85.

Somente os portadores de diplomas expedidos por escolas oficiais ou sediadas no Brasil poderão exercer a profissão de médico-veterinário.