Medicina Veterinária

1.
QPCI72455 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: PRÓ-MUNICÍPIO Órgão: Pref. Massapê/CE

O cruzamento é provavelmente a forma m ais rápida de melhorar o potencial genético de uma população, e é uma prática útil em produção animais, desde que as raças que entram no cruzamento mantenham a sua identidade própria e c ada uma d as raças seja adequadamente escolhida e jogue no cruzamento o papel mais adequado.

Fonte: blog.ruralpecuaria.com.br

Considerando o assunto sobre cruzamentos, a valie asa firmações a seguir:

  1. O tipo de cruzamento Rotacional é o que permite a obtenção do nível máximo de heterose;
  2. No tipo de cruzamento Contínuo, a heterozigose é reduzida a metade à cada geração;
  3. O tipo de cruzamento Simples envolve o acasalamento de duas raças puras, com produção na primeira geração de mestiços ou F1 que são destinados ao abate.
  4. O tipo de cruzamento Absorvente mantém elevado grau de heterose, que se estabiliza com valores de 67% e 86%, respectivamente, com o uso de duas e três raças;
  5. O cruzamento Alternativo consiste no uso de uma sequência específica de reprodutores de raças diferentes a cada geração, permitindo explorar a complementaridade;
  6. O resultado do cruzamento Industrial é a produção de animais conhecidos como "puros por cruzamentos" ou PC.
É correto apenas o que se afirma em:
2.
QPCI122862 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: FUNCERN Órgão: Pref. Apodi e Itaú/RN

Diabetes Mellitus é uma doença com incidência moderada em diversas espécies animais. Sobre tal enfermidade é correto afirmar:
3.
QPCI135931 Medicina Veterinária Ano: 2020 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Panambi/RS

Na região Noroeste do Rio Grande do Sul, Panambi é um município grande produtor de leite, tendo contribuído com aproximadamente 24 milhões de litros anuais, segundo o IBGE (2010). A Tristeza Parasitária dos Bovinos (TPB) é uma doença de frequente ocorrência nos animais e é causa de prejuízo econômico pela redução na produção leiteira. Em relação à TPB, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( )
A doença é causada por bactérias do gênero Anaplasma e protozoários do gênero Babesia.
( )É uma doença classificada como uma zoonose direta.
( )O carrapato Rhipicephalus (Boophilus) sanguineus é o ectoparasito transmissor dos agentes causadores da TPB.
( )A anaplasmose também pode ser transmitida por vetores mecânicos como moscas hematófagas.
( )As chamadas áreas livres de carrapatos são assim designadas pela existência de grande número de predadores dos carrapatos que impedem que ele possa completar sua fase de vida livre.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
4.
QPCI137648 Medicina Veterinária Ano: 2020 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Chuí/RS

Durante o ano de 2018, foram produzidos aproximadamente 700 mil litros de leite no município de Chuí (IBGE, 2018). Essa produção é diretamente dependente de fatores como raça,aptidão leiteira do animal, genética, nutrição, manejo e sanidade. O leite é um produto que tem como“matéria-prima” o sangue que circula nos alvéolos mamários. Para que seja produzido um litro deleite, é necessária a circulação de aproximadamente quantos litros de sangue na glândula mamária da vaca?
5.
QPCI196018 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: UFPI/COPESE Órgão: UFPI

Ocorreram, no ano de 2017, 3.833 notificações por acidentes por animais peçonhentos acometendo o ser humano na Unidade Federativa do Piauí sendo que parte destes acidentes são devido a serpentes. Foram registrados 95casos por Bothrops sp; 63 casos por Crotalus sp; 11 casos por Micrurus sp; e não houve registro de acidente por Lachesis sp e finalmente 39 casos por serpentes não peçonhentas. Entre estes acidentes por serpentes, houveóbito de 4 vítimas humanas com acidente grave (MS/SVS – SINAN NET). Em medicina veterinária, não há notificação obrigatória dos casos, sendo os dados estatísticos reportados em artigos. Com base no texto e ou no conhecimento científico acerca de acidentes ofídicos em cães e gatos, assinale a opção CORRETA.
6.
QPCI196036 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: UFPI/COPESE Órgão: UFPI

O paciente gravemente enfermo hospitalizado numa UTI veterinária vítima de trauma necessita de monitoração diuturnamente de seus sinais vitais e busca ativa de possíveis complicadores de seu estado clínico. Agir antes que ocorra uma parada cardiorrespiratória com medidas corretivas das alterações que sabidamente promovem uma parada cardiorrespiratória neste cenário é uma das ações mais efetivas. O conjunto de alterações que podem culminar com uma parada cardiorrespiratória iminente em um paciente vítima de trauma são:
7.
QPCI224198 Medicina Veterinária Ano: 2021 Banca: AMEOSC Órgão: Pref. Guaraciaba/SC

No anexo I das Diretrizes gerais para a erradicação e a prevenção da febre aftosa, Capítulo I Art. 1º O Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) emprega as definições técnicas e científicas estabelecidas por órgãos e instituições Internacionais dos quais o País é membro signatário, em especial a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). São animais susceptíveis à Febre Aftosa:
8.
QPCI227106 Medicina Veterinária Ano: 2021 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Porto Alegre/RS

De acordo com a Lei nº 13.193/2009, considerando-se o que dispõe sobre o controle da reprodução de cães e gatos de rua no Estado do Rio Grande do Sul, assinale a alternativa correta.
9.
QPCI229175 Medicina Veterinária Ano: 2021 Banca: Pref. Bombinhas/SC Órgão: Pref. Bombinhas/SC

Nos termos da Lei Complementar nº 97/2009 que dispõe sobre a criação do Plano de Carreira, cargos e vencimentos dos servidores públicos do Poder Executivo de Bombinhas, servidor público é:
10.
QPCI231563 Medicina Veterinária Ano: 2021 Banca: FEPESE Órgão: Pref. Balneário Camboriú/SC

Entre as patologias de maior importância dentro das ações de saúde pública estão as zoonoses. Atualmente a Febre Amarela tem preocupado as autoridades.
Sobre esta doença, é correto afirmar: