Medicina Veterinária

1.
QPCI74092Medicina Veterinária
Ano:2019Banca:FUNDATECÓrgão:Pref. Ronda Alta/RS

A infecção do umbigo e de suas estruturas associadas ocorrem comumente em animais pecuários recém-nascidos e é comum em bezerros. O cordão umbilical é constituído pela membrana amniótica, veias e artérias umbilicais, além do úraco. A infecção do umbigo que ocorre logo após o nascimento frequentemente resulta em:
2.
QPCI74097Medicina Veterinária
Ano:2019Banca:FUNDATECÓrgão:Pref. Ronda Alta/RS

A doença chamada de torneio verdadeiro, causada pelo(a) _________________, estágio larval da _______________, acomete com frequência pequenos ruminantes, provocando a formação de cistos, principalmente no _______________________. Os ruminantes e outros ungulados atuam como hospedeiros intermediários e se infectam ingerindo os ovos contendo as oncosferas que são liberados nas fezes dos hospedeiros definitivos representados pelos canídeos domésticos e selvagens. 

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
3.
QPCI78039Medicina Veterinária
Ano:2019Banca:FUNDATECÓrgão:Pref. Campo Bom/RS

Em relação à brucelose ovina, cujo agente etiológico é a Brucella ovis, é correto afirmar que:
4.
QPCI78045Medicina Veterinária
Ano:2019Banca:FUNDATECÓrgão:Pref. Campo Bom/RS

O termo salmonelose é usado para denominar a infecção causada por bactérias do gênero Salmonella, da família Enterobacteriaceae. A Salmonella sp., é um bacilo gram negativo que infecta todos os animais, inclusive as aves e os homens. No gênero Salmonella são incluídos mais de 2.500 sorotipos, geralmente móveis pela ação dos flagelos peritriquios. Em qual das alternativas abaixo estão citados dois sorotipos imóveis desse gênero bacteriano?
5.
QPCI87254Medicina Veterinária
Ano:2019Banca:IBFCÓrgão:IDAM

A ingestão do alimento é de importância fundamental na alimentação animal, porque dela vai depender a quantidade total de nutrientes que o animal recebe para o crescimento, a saúde e a produção. Sobre os fatores reguladores do consumo, assinale a alternativa incorreta.
6.
QPCI98011Medicina Veterinária
Ano:2018Banca:AMEOSCÓrgão:Pref. Bandeirante/SC

A imersão é um método usado para administrar doses elevadas de anestésicos, objetivando-se a eutanásia em peixes e anfíbios. Os medicamentos utilizados são depositados em água e absorvidos pelo sistema respiratório dos animais. É um agente liberado no Brasil para este tipo de eutanásia,que tem como vantagens o baixo custo e segurança para o manipulador:
7.
QPCI127001Medicina Veterinária
Ano:2018Banca:IBADEÓrgão:IPMJP

Victor, servidor público municipal estável, foi demitido de seu cargo efetivo, sem o justo processo legal. Inconformado, o servidor ingressou judicialmente, sendo declarada invalidada sua demissão em decisão judicial transitada em julgado. Considerando a situação hipotética, é correto afirmar que Victor deverá ser:
8.
QPCI128123Medicina Veterinária
Ano:2019Banca:FUNDATECÓrgão:Pref. Santa Rosa/RS

A Tristeza Parasitária dos Bovinos (TPB) é uma doença causada por diferentes agentes etiológicos, porém com sinais clínicos e epidemiologia similares: babesiose e anaplasmose. No Brasil, a babesiose bovina é causada pela Babesia bovis e Babesia bigemina e a anaplasmosepela riquétsia Anaplasma marginale. Em relação à TPB, analise as assertivas a seguir:

  1.  As duas babesias citadas são protozoários.
  2. O imidocarb é um medicamento eficaz contra as babesias e conta a riquétsia.
  3. Anaplasma marginale pode ser transmitido pela picada de outros insetos hematófagos além do carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus.
  4. As babesias parasitam os eritrócitos e a riquétsia parasita os linfócitos B e T.

Quais estão INCORRETAS?
9.
QPCI169436Medicina Veterinária
Ano:2019Banca:CETREDEÓrgão:Pref. Juazeiro do Norte/CE

No novo Regulamento de Inspeção Industrial de Produtos de Origem Animal (Decreto nº 9.013/2017), foram determinados apenas 7 modelos de carimbos de inspeção.Os carimbos representam a marca oficial do SIF (Serviço de Inspeção Federal) que garante que o produto foi inspecionado e fiscalizado pelo MAPA.Analise as imagens contidas na coluna A e leia as informações relacionadas na COLUNA B. Numere a coluna B com a coluna A.

COLUNA A









( )Modelo 1 - Uso: para carcaça ou quartos de bovinos, de búfalos, de equídeos e de ratitas em condições de consumo em natureza, aplicado sobre as carcaças ou sobre os quartos das carcaças; (Redação dada pelo Decreto nº 9.069, de 2017).
( )Modelo 3 - Uso: para rótulos ou etiquetas de produtos de origem animal utilizados na alimentação humana.
( )Modelo 4 - Uso: para rótulos, etiquetas ou sacarias de produtos não comestíveis.
( )Modelo 7 - Uso: em lacres utilizados no fechamento e na identificação de contentores e meios de transporte de matérias primas e produtos que necessitem de certificação sanitária, de amostras de coletas fiscais e nas ações fiscais de interdição de equipamentos, de dependências e de estabelecimentos, podendo ser de material plástico ou metálico.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA
10.
QPCI207061Medicina Veterinária
Ano:2019Banca:IDECANÓrgão:IFPB

Em relação à clínica médica e cirúrgica das afecções neonatais de ruminantes é correto afirmar: