Medicina Veterinária

1.
QPCI63718 Medicina Veterinária
Ano:2019 Banca:IBADE Órgão:Pref. Itapemirim/ES

A Entamoeba histolytica é o agente etiológico da amebíase, importante problema de saúde pública que constitui a segunda causa de mortes por parasitoses. Em relação ao ciclo biológico deste parasito, pode-se afirmar que:
2.
QPCI70237 Medicina Veterinária
Ano:2019 Banca:FUNDATEC Órgão:Pref. de Gramado/RS

A vacinação dos bovinos e búfalos contra a febre aftosa, seguindo o calendário oficial de cada estado ou região, tem papel fundamental na erradicação e prevenção da doença. No Brasil, a vacinação contra febre aftosa é praticada em todos os estados e no Distrito Federal, com EXCEÇÃO de:
3.
QPCI87261 Medicina Veterinária
Ano:2019 Banca:IBFC Órgão:IDAM

No ecossistema anaeróbio do rúmen, os microrganismos fermentam carboidratos e proteína para obter nutrientes necessários para o crescimento do animal. A manipulação ruminal tem oferecido alternativas para aumentar a eficiência de utilização das dietas ingeridas pelos ruminantes. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

  1. Os ionóforos são os principais aditivos utilizados em dietas de ruminantes. Esses compostos alteram a população microbiana selecionando as bactérias gram positivas e, inibindo as bactérias gram-negativas.
  2. A manipulação ruminal tem como um de seus objetivos minimizar, eliminar ou alterar os processos prejudiciais para o animal hospedeiro.
  3. Uma estratégia para manipular a fermentação ruminal é a suplementação com lipídios.
  4. O ácido málico e o ácido fumárico podem ser alternativas ao uso de antibióticos.
4.
QPCI98008 Medicina Veterinária
Ano:2018 Banca:AMEOSC Órgão:Pref. Bandeirante/SC

Em relação à tecnologia e inspeção do mel, analise as proposições abaixo e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

(__)De acordo com o Decreto nº 2244 de 04/06/1997, entende-se por mel, o produto alimentício produzido pelas abelhas melíferas a partir do néctar das flores ou das secreções procedentes de partes vivas das plantas, ou das secreções de insetos sugadores de plantas, que ficam sobre partes vivas das plantas, que as abelhas recolhem, transformam, combinam com substâncias específicas e deixam maturar nos favos das colmeias;
(__)A pasteurização elimina todas as leveduras, fungos e esporos de bactérias existentes;
(__)A prova de Fiehe é um teste utilizado para verificar a presença de água ou de outro diluidor;
(__)No beneficiamento industrial, ocorre a filtração por filtro-prensa, clarificação que inclui a homogeneização com a mistura de diferentes méis de colmeias, mas não de diferentes fontes florais, e a uniformização do produto e pasteurização que é feita pela passagem em sistema de serpentina.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
5.
QPCI128112 Medicina Veterinária
Ano:2019 Banca:FUNDATEC Órgão:Pref. Santa Rosa/RS

A análise epidemiológica da leishmaniose visceral e tegumentar indica que essa zoonose é causada por um ____________ transmitido pela picada de um ___________ do gênero_________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
6.
QPCI131797 Medicina Veterinária
Ano:2020 Banca:IBADE Órgão:IDAF/AC

O Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos (PNSAA) busca considerar a necessidade de padronizar as ações profiláticas, o diagnóstico e o saneamento de estabelecimentos de aquicultura e definir o papel dos órgãos públicos de defesa sanitária animal no combate às doenças que afetam os animais aquáticos, com base neste programa é CORRETO afirmar que:
7.
QPCI131814 Medicina Veterinária
Ano:2020 Banca:IBADE Órgão:IDAF/AC

Em relação à inspeção post mortem de bovídeos, as carcaças e os órgãos de animais são condenadas quando acometidas por:
8.
QPCI142406 Medicina Veterinária
Ano:2019 Banca:FUNDATEC Órgão:Pref. São Borja/RS

O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), do MAPA (2001), sofreu algumas alterações decorrentes da Instrução Normativa nº 10/2017. Assinale a alternativa que apresenta uma das alterações introduzidas no referido programa sanitário referente à vacinação contra a brucelose.
9.
QPCI207077 Medicina Veterinária
Ano:2019 Banca:IDECAN Órgão:IFPB

Em relação à clínica médica das afecções do sistema nervoso de suínos é correto afirmar:
10.
QPCI224190 Medicina Veterinária
Ano:2021 Banca:AMEOSC Órgão:Pref. Guaraciaba/SC

O parasita é definido como um organismo que vive na superfície ou no interior de outro organismo vivo(hospedeiro), estreitamente associados aos aspectos biológicos e ecológicos, durante uma parte ou na totalidade de seus ciclos vitais. A doença parasitária pode vir a ocorrer em consequência de um desequilíbrio entre hospedeiro e parasita. Dessa forma um artrópode, um molusco ou outro veículo que transmite o parasita entre ambientes e hospedeiros, pode ser classificado como: