Medicina Veterinária

1.
QPCI63698 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: IBADE Órgão: Pref. Itapemirim/ES

A soja (Glycine Max) é a principal fonte de proteínas para alimentação animal, representando cerca de 63% da produção mundial de farelos proteicos. Isso se deve ao fato de os grãos de soja apresentarem um conteúdo de até 49% de proteína total. No entanto, pelo fato de o caroço de algodão (Gossypium spp) apresentar menor custo que a soja, em regiões produtoras, ele vem sendo empregado como seu principal substituto como fonte proteica na ração animal. Entretanto, ambos os cereais apresentam, em sua composição substâncias com potencial tóxico. Baseado no exposto, pode-se afirmar que:

  1. O gossipol é um pigmento fenólico de coloração amarela que é produzido pelas glândulas de pigmento encontradas nas raízes, nos talos, nas folhas e nas sementes do algodoeiro.
  2. A intoxicação natural pelo gossipol ocorre em decorrência da ingestão prolongada, uma vez que os níveis dessa substância no algodão não se elevam suficientemente para promover intoxicação aguda.
  3. O extrato de soja é conhecido como inibidor das proteases, e por isso, são importantes fatores responsáveis pela limitação do uso da soja crua para alimentação animal.
Das afirmativas acima são consideradas corretas:
2.
QPCI78042 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Campo Bom/RS

A Peste Suína Africana (PSA) é uma doença viral, não oferece risco à saúde humana, não sendo transmitida ao homem, mas pode dizimar plantéis de suínos, sendo altamente infecciosa, o que exige o sacrifício dos animais, conforme determina a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Em relação à PSA, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( )Não existe vacina para a PSA.
( )O vírus é resistente, permanecendo nas fezes dos animais por até três meses e, em alimentos (produtos maturados), até nove meses.
( )Através da aplicação de desinfetantes químicos nas granjas produtoras de suínos, o Brasil mantém a doença sob controle.
( )Os javalis são animais imunes à infecção pelo vírus causador da PSA.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
3.
QPCI81953 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: IDHTEC Órgão: Pref. Macaparana/PE

A sobrevivência das bactérias, no solo, varia bastante; assim, o bacilo tifoídico resiste em cadáveres enterrados:
4.
QPCI128118 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Santa Rosa/RS

O Brasil ocupa posição de destaque mundial na produtividade de milho. No entanto,o milho é altamente vulnerável ao desenvolvimento de fungos toxigênicos. As micotoxinas mais encontradas no milho são produzidas principalmente pelas seguintes espécies: Fusarium, Aspergilluse Penicillium. O hiperestrogenismo é uma alteração causada pela ingestão de qual das seguintes micotoxinas?
5.
QPCI128122 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Santa Rosa/RS

Os retrovírus possuem uma estrutura complexa e são os únicos vírus reconhecidos como diploides por possuírem duas fitas de RNA não complementares, tornando-os mais permissíveis à recombinação gênica. A esses vírus são atribuídas doenças extremamente relevantes na medicina veterinária mundial, que levam a alterações hematológicas, tumorais, imunológicas e neurológicas, afetando, assim, de forma direta e indireta, a produção animal, com enormes prejuízos econômicos, incluindo barreiras à importação de animais vivos e produtos de origem animal. São exemplos de retroviroses nos animais de interesse médico-veterinário:
6.
QPCI137643 Medicina Veterinária Ano: 2020 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Chuí/RS

A erisipela suína é uma doença _______________ causada pelo Erysipelothrix rhusiopathiae, caracterizada por lesões cutâneas, articulares, cardíacas ou sepse, além de causar aborto. Os sinais clínicos ocorrem sob as formas hiperaguda, aguda, subaguda e crônica. Lesões cutâneas em forma de ______________ são comuns na forma aguda da doença. _________ são evidenciadas na forma crônica. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
7.
QPCI195769 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: UFPI/COPESE Órgão: UFPI

A alteração do equilíbrio ácido-base mais frequentemente observada em equinos submetidos à anestesia geral inalatória sob ventilação espontânea é:
8.
QPCI195787 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: UFPI/COPESE Órgão: UFPI

A opção terapêutica mais recomendada para o tratamento da hipotensão (pressão arterial média < 70 mm Hg) em equinos sob anestesia geral inalatória é:
9.
QPCI207049 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: IDECAN Órgão: IFPB

Em relação à clínica médica e cirúrgica das afecções do aparelho digestório de ruminantes, é correto afirmar:
10.
QPCI239440 Medicina Veterinária Ano: 2021 Banca: QUADRIX Órgão: CRMV/RO

No que se refere à cobrança judicial da dívida ativa da Fazenda Pública, julgue os itens de 91 a 100.

A certidão de dívida ativa poderá ser emendada ou substituída a qualquer tempo durante o trâmite da execução fiscal, desde que ainda não tenha ocorrido o trânsito em julgado.