Conhecimentos Básicos

Questão cód. 1022829
1)Acerca de conceitos relacionados à Internet e intranet, assinale a opção correta.
a)A Internet é uma rede mundial de computadores, administrada pelo governo norte-americano, para disponibilizar informações do mundo inteiro.
b)Intranet é a mesma coisa que Internet, só que ela foi criada para ser acessada apenas por usuários externos a determinada instituição.
c)Para se acessar a Internet, basta ter um computador conectado na rede elétrica, pois, com o advento das redes sem-fio, atualmente não são mais necessários cabos ou fios de telefonia para o acesso.
d)Fazer parte da Internet significa usufruir de diversos serviços, como correio eletrônico, acesso a conteúdo livre ou pago, sendo necessário, para tanto, utilizar o protocolo TCP/IP.
e)O endereço www.minhaempresa.com.br identifica uma intranet que só pode ser acessada por usuários comerciais no Brasil.
 
Questão cód. 1039629
2)De acordo com a LODF, assinale a alternativa correta.
a)O Distrito Federal pode legislar sobre corte de energia elétrica por falta de pagamento.
b)Todo agente público, qualquer que seja sua categoria ou a natureza do cargo, emprego ou função, é obrigado a declarar seus bens na posse, exoneração ou aposentadoria.
c)A administração fazendária e seus agentes fiscais, aos quais compete exercer privativamente a fiscalização de tributos do Distrito Federal, terão, em suas áreas de competência e jurisdição, precedência sobre os demais setores administrativos, exceto o DETRAN.
d)É permitida a vinculação ou a equiparação de vencimentos para efeito de remuneração de pessoal do serviço público.
e)A administração pública é obrigada a atender às requisições da CEB imediatamente.
 
Questão cód. 1040314
3)Considerando que “Todo eletricista é bombeiro”, “Algum bombeiro não é marceneiro” e “Nenhum encanador é marceneiro”, é correto concluir logicamente que
a)existe encanador eletricista.
b)existe eletricista marceneiro.
c)nem todo marceneiro é bombeiro.
d)nenhum bombeiro é encanador.
e)algum bombeiro é eletricista.
 
Questão cód. 1047981
4)Segundo a CLT, o empregado não pode considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenização no caso de
a)o empregador reduzir o seu trabalho, sendo este por peça ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importância dos salários.
b)desídia no desempenho das suas respectivas funções.
c)o empregado correr perigo manifesto de mal considerável.
d)o empregador ou seus prepostos ofenderem-no fisicamente, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem.
e)o empregador não cumprir as obrigações do contrato.
 
Questão cód. 1100033
5)Para José Contreras, a concepção que Giroux faz dos professores está ligada à ideia de autoridade emancipadora.
Nesse sentido, as escolas se transformam em esferas públicas democráticas, ou seja, em lugares onde os alunos
a)devem ser treinados para desenvolver as atividades escolares, de forma individual e competitiva, para que encontrem sua vocação no mercado profissional.
b)adquirem habilidades e competências necessárias para o mercado de trabalho competitivo que os aguarda na fase adulta.
c)aprendem e lutam coletivamente por aquelas condições que tornam possível a liberdade individual e a capacitação para a atuação social.
d)procuram coletivamente definir qual espaço escolar representa o ideal para sua formação básica para a vida profissional.
e)decidem, organizadamente, com os professores e equipe técnica da escola, o melhor currículo para a formação geral deles.
 
Questão cód. 1110610
6)Em “Contarei umas boas histórias a ela”, as palavras grifadas são respectivamente:
a)Numeral adjetivo, pronome oblíquo tônico.
b)Artigo indefinido, pronome oblíquo tônico.
c)Artigo indefinido, pronome pessoal reto.
d)Numeral adjetivo, pronome pessoal reto.
 
Questão cód. 1110674
7)Sobre as orações abaixo podemos dizer que segundo a norma culta:

I- Mamãe estava meia nervosa conosco.
II- Devoramos meia torta de bananas antes do almoço.
a)As duas estão corretas.
b)As duas estão incorretas.
c)Apenas a I está correta.
d)Apenas a II está correta.
 
Questão cód. 1113255
8)Assinale a alternativa correta, no tocante à organização do Estado disciplinada na Constituição Federal.
a)A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende apenas os estados, os municípios e o Distrito Federal, todos entes autônomos.
b)A Constituição confere aos municípios poder de auto-organização, que é a possibilidade de eleição de prefeito, de vice-prefeito e de vereadores sem interferência da União e dos estados, e poder de autogoverno, que se manifesta por meio da elaboração de lei orgânica municipal.
c)A União, os estados, os municípios e o Distrito Federal têm suas competências taxativamente fixadas na Constituição Federal.
d)O Distrito Federal tem competência para organizar e manter Poder Judiciário próprio.
e)Atualmente, não existe território no Brasil. Caso haja a criação de algum território, situação autorizada pela Constituição Federal, ele não será dotado de autonomia.
 
Questão cód. 1132584
9)Sendo x e y números reais, definiremos a operação ☺ tal que x☺y é igual a x − y.
Partindo-se dessa definição, é correto dizer que (x☺y)☺(y☺x) é igual a
a)2 x
b)2 y
c)2 (x − y)
d)− 2 (x − y)
e)− 2 x
 
Questão cód. 1226695
10)A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood entrega anualmente o maior prêmio da indústria do cinema de Hollywood, o Oscar. Para o Oscar 2014, a cerimônia aconteceu em 2 de março, com apresentação de Ellen DeGeneres. Afinal de contas a Indústria do cinema americano já invadiu o mundo. Sobre a premiação assinale a alternativa INCORRETA.
a)Jared Leto, de "Clube de Compras Dallas" ganhou a estatueta de melhor ator coadjuvante. O mesmo dedicou o prêmio a sua mãe. E o prêmio de melhor atriz coadjuvante ficou com Lupita Nyong'o, de "12 Anos de Escravidão", declarando na ocasião que se sentia em sua terra, Willi Wonka, no Quênia.
b)Cate Blanchett foi eleita a melhor atriz, por "Blue Jasmine" é Matthew McConaughey, melhor ator, por "Clube de Compras Dallas".
c)A melhor direção não foi para o melhor filme. Alfonso Cuarón foi eleito melhor diretor, por "Gravidade", enquanto o grande prêmio da noite ficou com "12 Anos de Escravidão", dirigido por Steve Maquiem.
d)O recordista da noite foi "Gravidade", com nada menos do que nove prêmios: efeitos visuais, edição de som, mixagem de som, fotografia, montagem, trilha sonora, inovação e Tecnologia, conjunto da obra e diretor.