Cardiologia

1.
QPCI72511 Cardiologia Ano: 2019 Banca: DOM CINTRA Órgão: SEHAC/RJ

Paciente com dispneia aos esforços realizou ecocardiograma. Assinale a alteração ecocardiográfica em que a disfunção diastólica pode ser considerada leve:
2.
QPCI77478 Cardiologia Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Campo Bom/RS

Conforme a Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica e Aguda de 2018, sobre os peptídeos natriuréticos, analise as assertivas abaixo:

  1. Em pacientes em uso de sacubitril/valsartana, a monitoração deve ser feita por meio do NTproBNP, uma vez que o sacubitril inibe a degradação do BNP, aumentando seus valores.
  2. Um valor de NT-proBNP abaixo de 125 torna o diagnóstico de IC improvável em pacientes ambulatoriais.
  3. Recomendam-se medidas seriadas de BNP e NT-proBNP para guiar tratamento, com alvo pré-definido a ser atingido.
Quais estão corretas?
3.
QPCI209918 Cardiologia Ano: 2019 Banca: OBJETIVA Órgão: Pref. Chapecó/SC

Considerando-se as miocardiopatias, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA

( )A forma mais comum na população geral é amiocardiopatia hipertrófica.
( )A forma restritiva é a que geralmente apresenta melhor prognóstico.
( )Sinais e sintomas que podem estar relacionados àmiocardiopatia dilatada incluem dispneia aos esforços, dispneia paroxística noturna, ortopneia, edema, ascite, palpitações, fenômenos trombo embólicos e desvio doictus.
4.
QPCI209926 Cardiologia Ano: 2019 Banca: OBJETIVA Órgão: Pref. Chapecó/SC

Segundo STEFANI e BARROS, sobre hipertensão arterial sistêmica, analisar os itens abaixo:
  1. Dentre os fatores de risco estão o tabagismo, a dislipidemia e a história de doença cardiovascular em familiar de primeiro grau.
  2. Avaliação de danos em órgão, como a hipertrofia ventricular esquerda, a angina ou o infarto prévio.
  3. Entre as emergências hipertensivas estão transplanterenal e retinopatia diabética.

Está(ão) CORRETO(S):
5.
QPCI260003 Cardiologia Ano: 2021 Banca: EsFCEx Órgão: EsFCEx

Mulher, 25 anos, em tratamento de linfoma, procura pronto atendimento devido à dispneia. Ao exame físico, nota--se frequência cardíaca de 100 bpm, pressão arterial de70x50 mmHg, bulhas abafadas e estase jugular. A conduta mais apropriada no manejo desta paciente é
6.
QPCI271514 Cardiologia Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: FUNSAÚDE/CE

As cardiopatias congênitas listadas a seguir são consideradas cianogênicas, à exceção de uma. Assinale-a.
7.
QPCI271607 Cardiologia Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: FUNSAÚDE/CE

Um paciente de 44 anos refere episódios esporádicos de palpitação e desconforto torácico. É submetido a estudo eletrofisiológico, onde é induzida taquiarritmia de complexos QRS estreitos, com ciclo de 330ms.Em determinado momento, observa-se alargamento dos complexos QRS, com padrão de bloqueio do ramo esquerdo, junto ao alentecimento do ciclo para 370 ms. Assinale a opção que indica a melhor explicação para o fenômeno observado.
8.
QPCI271625 Cardiologia Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: FUNSAÚDE/CE

Uma mulher de 28 anos é submetida a estudo eletrofisiológico para diagnóstico de taquicardia supraventricular. Durante o estudo, a taquicardia é reproduzida, terminando espontaneamente em ativação atrial não conduzida, conforme a imagem a seguir.

Uma mulher de 28 anos é submetida a estudo eletrofisiológico para diagnóstico de taquicardia supraventricular. Durante o estudo, a taquicardia é reproduzida, terminando espontaneamente em ativação atrial não conduzida, conforme a imagem a seguir.


HRA = eletrograma atrial direito

A respeito desse fenômeno, assinale a afirmativa correta.
HRA = eletrograma atrial direito

A respeito desse fenômeno, assinale a afirmativa correta.
9.
QPCI271634 Cardiologia Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: FUNSAÚDE/CE

Paciente do sexo feminino, 23 anos, encontra-se no primeiro mês de puerpério, após gestação sem intercorrências. Internada em UTI por quadro de síncopes repetidas associadas a palpitações taquicárdicas. O monitor cardíaco foi capaz de evidenciar episódios de arritmias ventriculares do tipo Torsades de Pointes. Eletrocardiograma de repouso demonstrou medida de QTc = 560ms.
A respeito da síndrome de QT longo congênita (LQTS), assinale a afirmativa correta.
10.
QPCI278158 Cardiologia Ano: 2021 Banca: UFF/COSEAC Órgão: UFF

O diagnóstico de hipertensão arterial no ambulatório exige confirmação pela monitorização pressórica domiciliar ou ambulatorial, ou ser medida pelo menos três vezes em um período mínimo de quatro semanas para assegurar que realmente existe hipertensão. A situação em que se pode iniciar, imediatamente, o tratamento da hipertensão arterial no ambulatório é: