Cardiologia

1.
QPCI84479 Cardiologia Ano: 2019 Banca: ADM&TEC Órgão: Pref. Colônia Leopoldina/AL

Leia as afirmativas a seguir:
  1. As artérias coronárias correm ao longo da superfície do coração e fornecem sangue rico em oxigênio ao músculo cardíaco.
  2. O câncer de faringe não está relacionado ao fumo.
Marque a alternativa CORRETA:
2.
QPCI88488 Cardiologia Ano: 2019 Banca: COMPERVE/UFRN Órgão: Pref. Parnamirim/RN

Paciente de 65 anos foi internado na enfermaria de cardiologia, com quadro de endocardite infecciosa em valva aórtica, sendo iniciada antibioticoterapia intravenosa. O eletrocardiograma realizado no dia da admissão não apresentava alterações significativas. Durante a internação, evoluiu com o seguinte ECG:
Paciente de 65 anos foi internado na enfermaria de cardiologia, com quadro de endocardite infecciosa em valva aórtica, sendo iniciada antibioticoterapia intravenosa. O eletrocardiograma realizado no dia da admissão não apresentava alterações significativas. Durante a internação, evoluiu com o seguinte ECG:
A alteração mais provável ao ecocardiograma é
A alteração mais provável ao ecocardiograma é
3.
QPCI99128 Cardiologia Ano: 2018 Banca: METROCAPITAL Órgão: Pref. Conchas/SP

No que se refere às arritmias cardíacas, assinale a alternativa correta:
4.
QPCI112163 Cardiologia Ano: 2020 Banca: GUALIMP Órgão: Pref. Quissamã/RJ

O escore _____________ é utilizado para avaliar o risco para o desenvolvimento de fenômenos tromboembólicos em indivíduos portadores de fibrilação atrial. Trata- se do:
5.
QPCI209915 Cardiologia Ano: 2019 Banca: OBJETIVA Órgão: Pref. Chapecó/SC

Segundo o Código de Ética Profissional, no que se refere à responsabilidade profissional, é vedado ao Médico:
6.
QPCI271512 Cardiologia Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: FUNSAÚDE/CE

Homem, 55 anos, sem história de eventos cardiovasculares prévios, realiza exames a pedido do seu cardiologista. Apresenta placas ateroscleróticas não obstrutivas em angiotomografia de coronárias e Ultrassonografia com Doppler de carótidas com presença de placa (< 50% de obstrução). O risco cardiovascular, a meta de colesterol LDL e o hipolipemiante a ser utilizado nesse paciente, são, respectivamente,
7.
QPCI271699 Cardiologia Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: FUNSAÚDE/CE

Desníveis do segmento ST são empregados no teste ergométrico para a identificação de isquemia miocárdica. Dentre as opções abaixo, assinale a que contenha parâmetros adicionais que podem ser empregados para identificar a isquemia miocárdica durante o exame:
8.
QPCI271788 Cardiologia Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: FUNSAÚDE/CE

Os marca-passos definitivos são utilizados para tratamento de várias bradiarritmias, e são indicados com base na união de informações sobre associação com sintomas clínicos de baixo débito cardíaco, a localização da anormalidade de condução e da ausência de causas reversíveis para o quadro. Assinale a opção que apresenta a indicação Classe I nível de evidência A para implante de marca-passo definitivo.
9.
QPCI271793 Cardiologia Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: FUNSAÚDE/CE

Um paciente de 32 anos, com diagnóstico de cardiomiopatia hipertrófica, portador de CDI unicameral para profilaxia secundária de morte súbita, apresentou terapia de choque pelo dispositivo durante exercício físico aeróbico. A interrogação por telemetria do dispositivo revelou eventos de alta frequência ventricular com o seguinte padrão no eletrograma intracavitário Um paciente de 32 anos, com diagnóstico de cardiomiopatia hipertrófica, portador de CDI unicameral para profilaxia secundária de morte súbita, apresentou terapia de choque pelo dispositivo durante exercício físico aeróbico. A interrogação por telemetria do dispositivo revelou eventos de alta frequência ventricular com o seguinte padrão no eletrograma intracavitário
Assinale a opção que apresenta a provável causa do ritmo apresentado e a interpretação sobre a terapia gerada.
Assinale a opção que apresenta a provável causa do ritmo apresentado e a interpretação sobre a terapia gerada.
10.
QPCI277456 Cardiologia Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: FUNSAÚDE/CE

Sobre a intervenção coronária percutânea (ICP) das lesões de tronco da coronária esquerda (TCE) do tipo 1,1,1 e 0,1,1, analise as afirmativas a seguir.

  1. Os ensaios clínicos DKCRUSH-V e DEFINITION II demonstraram que a estratégia de ICP com implante sistemático de 2 stents é preferível à técnica de stent provisional.
  2. O estudo EBC MAIN demonstrou que a técnica provisional associou-se a resultados clínicos semelhantes (óbito total, IAM e revascularização de lesão-alvo) quando comparada à técnica de ICP com 2 stents.
  3. No TCE, a ICP guiada por imagem tem recomendação I com nível de evidência B, conforme diretrizes

Está correto o que se afirma em