Direito Constitucional

1.
QPCI27037 Direito Constitucional Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: Pref. Matinhos/PR

Em relação às limitações do Poder de tributar, previsto nos artigos 145 e 150 da Constituição Federal, apenas pode criar tributo:
2.
QPCI34564 Direito Constitucional Ano: 2019 Banca: UFF/COSEAC Órgão: UFF

Se em determinado processo de controle concentrado de constitucionalidade for julgada inconstitucional a norma principal, em futuro processo, outra norma dependente daquela que foi declarada inconstitucional em processo anterior, tendo em vista a relação de instrumentalidade que entre elas existe, também estará eivada pelo vício de inconstitucionalidade “consequente”, está correto afirmar que houve a aplicação da teoria da:
3.
QPCI88675 Direito Constitucional Ano: 2019 Banca: OBJETIVA Órgão: Pref. Antônio Prado/RS

A regra constitucional disciplinada pelo artigo 5º garante que t odos são iguais perante a lei. Diante disso, analisar os itens abaixo:

  1. O tratamento isonômico entre homens e mulheres declina que a regra se impõe para homens e mulheres tanto em direitos quanto em obrigações.
  2. É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.
  3. Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude da l ei, é um princípio que visa combater o poder arbitrário do Estado.
Está(ão) CORRETO(S):
4.
QPCI131842 Direito Constitucional Ano: 2019 Banca: FGV Órgão: TJ/CE

Determinado tratado internacional de proteção aos direitos humanos foi aprovado, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos de votação, pela unanimidade dos seus membros.
À luz da sistemática constitucional, o tratado internacional assim aprovado ingressará na ordem jurídica interna com a natureza de:
5.
QPCI144568 Direito Constitucional Ano: 2019 Banca: QUADRIX Órgão: CREA/GO

Acerca das súmulas vinculantes, julgue os itens de 91 a 93.

Uma vez descumprida uma súmula vinculante, seja pela autoridade administrativa seja pela autoridade judicial, caberá reclamação, a qual deverá ser julgada pela turmado Supremo Tribunal Federal, e não pelo seu plenário.
6.
QPCI178854 Direito Constitucional Ano: 2019 Banca: PROGEPE/UFPE Órgão: UFPE

Em relação a um projeto de mineração, pode-se dizer que sua última etapa é
7.
QPCI238862 Direito Constitucional Ano: 2021 Banca: QUADRIX Órgão: CRQ-X/CE

Julgue os item quanto à nacionalidade na Constituição Federal de 1988.

Brasileiros natos e naturalizados não podem ser extraditados.
8.
QPCI248371 Direito Constitucional Ano: 2021 Banca: IPEFAE Órgão: Pref. Águas da Prata/SP

Alguns fatos podem abalar substancialmente anormalidade da vida em sociedade e as estruturas do Estado. Como forma de defesa do estado e das instituições democráticas, a Constituição Federal brasileira estabeleceu o sistema constitucional de crise se as formas de defesa do país ou da sociedade.
Considerando-se a defesa do Estado brasileiro e das instituições democráticas são feitas as seguintes afirmações:

  1. O estado de defesa tem por escopo preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza.
  2. O Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional são órgãos consultivos do Presidente da República, mas suas opiniões não vinculam a decisão do chefe do Executivo em se tratando da necessidade da decretação do estado de defesa ou do estado de sítio.
  3. O estado de sítio e o estado de defesa serão fiscalizados através do controle político concomitante, em que a Mesa do Congresso Nacional, ouvidos os líderes partidários, designará Comissão composta de cinco de seus membros para acompanhar e fiscalizar a execução das medidas adotadas.

Após a leitura, é possível concluir que:
9.
QPCI275725 Direito Constitucional Ano: 2021 Banca: INSTITUTO SUSTENTE Órgão: TCE /PE

Sobre a Administração pública, assinale a alternativa incorreta:
10.
QPCI276861 Direito Constitucional Ano: 2021 Banca: UFF/COSEAC Órgão: UFF

Na Constituição da República Federativa do Brasil, Seção III – o Art. 201 determina que: “A previdência social será organizada sob a formado Regime Geral de Previdência Social, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, e atenderá na forma da lei:”

  1. à cobertura dos eventos de incapacidade temporária ou permanente para o trabalho e idade avançada.
  2. à proteção à maternidade, especialmente à gestante.
  3. proteção ao trabalhador em situação de desemprego voluntário.
  4. ao salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda.
  5. à pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes, observado o disposto no § 2º.
Sobre as afirmativas acima, estão corretas, apenas: