Conhecimentos Pedagógicos

Questão cód. 1003377
1)Os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) foram publicados em 1997 com o intuito de constituir um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental de todo o país. São um Programa de Governo destinado a enriquecer o trabalho dos professores, mas não têm caráter de obrigatoriedade. Com relação aos PCNs, todas as alternativas abaixo são verdadeiras, EXCETO:
a)A seriação possibilita uma melhor distribuição de conteúdos escolares.
b)O domínio da língua falada e escrita é prioridade estabelecida nos PCNs.
c)Os temas transversais abordam questões relevantes de natureza social que precisam ser tratadas num processo de problematização e análise, visando a integração dos saberes escolares ao cotidiano social.
d)Os objetivos propostos nos PCNs encontram-se definidos em termos de capacidades de ordem cognitiva, física, afetiva, de relação interpessoal e inserção social, ética e estética, visando a formação integral do indivíduo.
e)A organização dos PCNs prevê orientações sobre a seleção de objetivos, conteúdos e proposta metodológica, além de uma avançada proposta de avaliação escolar.
 
Questão cód. 1012981
2)Assinale a alternativa incorreta:
a)A concepção de avaliação é comumente relacionada à ideia de mensuração de mudanças do comportamento humano.
b)O ponto chave da educação deve ser o aluno aprender a aprender, saber pensar, ser crítico e analítico. E é dentro dessa perspectiva que a avaliação trabalha.
c)A avaliação deve contemplar aspectos quantitativos que não são difíceis de serem mensurados, pois envolvem objetivos subjetivos, postura, crenças e valores.
d)Numa avaliação os professores devem considerar o ambiente no qual o educando está inserido, pois não pode cobrar disciplina e bons cuidados de higiene de um aluno que desconhece esses princípios.
 
Questão cód. 1018176
3)Em sentido estrito, a educação ocorre em instituições específicas, escolares ou não, com finalidades explícitas de instrução e ensino mediante uma ação consciente, deliberada e planificada, embora sem-separar-se daqueles processos formativos gerais. Assim, a educação intencional refere-se a influências em que há:
a)intenções e objetivos definidos conscientemente
b)processos de aquisição de conhecimentos e experiências informais
c)intenções e objetivos definidos inconscientemente
d)situações e experiências não intencionais
e)situações e experiências casuais, espontâneas, embora influam na formação humana
 
Questão cód. 1023556
4)A pedagogia que centra sua atenção em procedimentos de ensino que deem conta, por parte do aluno, da aquisição de meios de aprendizagem do mundo circundante e da experiência cotidiana e cuja proposta metodológica é a de que o educando deve desenvolver-se espontaneamente, como uma planta em um jardim, não cabendo à educação ensinar às crianças conteúdos elaborados, mas sim fazê-las aprender a aprender, denomina-se Pedagogia
a)Tradicional.
b)Tecnicista.
c)Renovada.
d)Crítico-social dos conteúdos.
e)Libertadora.
 
Questão cód. 1024456
5)O Parecer CNE/CEB n.º 01, de 05.07.2000, que estabelece Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, prevê:

I. princípios de equidade, diferença e proporcionalidade na apropriação e contextualização das diretrizes curriculares nacionais e na proposição de um modelo pedagógico próprio;
II. estrutura dos componentes curriculares de Ensinos Fundamental e Médio dos cursos que se desenvolvem por meio do ensino semipresencial;
III. processos formativos como modalidade da Educação Básica nas etapas dos Ensinos Fundamental e Médio e, no que couber, da Educação Profissional.

Está correto o contido em:
a)I e II apenas.
b)I e III apenas.
c)II e III apenas.
d)I, II e III.
 
Questão cód. 1069357
6)A educação escolar:
a)Deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.
b)Deverá vincular-se ao mundo do trabalho e desvincular-se da prática social.
c)Deverá desvincular-se tanto do mundo do trabalho quanto da prática social.
d)Deverá desvincular-se do mundo do trabalho e vincular-se da prática social.
 
Questão cód. 1080183
7)As funções do processo avaliativo são: diagnóstica, formativa e somativa. A função formativa não fragmenta os conhecimentos e deve informar ao professor sobre o real desempenho dos alunos. Nessa perspectiva, a avaliação formativa

I. permite que o professor reveja seu planejamento de ensino.
II. valoriza o que o aluno já sabe e favorece seu avanço no processo de aprendizagem.
III. utiliza instrumentos que medem e pontuam corretamente os conteúdos trabalhados e que foram assimilados pelos alunos.
IV. oportuniza situações didáticas que evidenciam ao professor o nível de aprendizagem do aluno.
V. ajuda o professor a selecionar os alunos que apresentam melhor desempenho.

Estão CORRETAS:
a)III, IV e V.
b)I, II e IV.
c)I, II e V.
d)I, II e III.
e)II, III e IV.
 
Questão cód. 1171834
8)O “pensar certo” de que nos fala Paulo Freire é:
a)Fruto da inspiração.
b)Delegação das autoridades no estudo.
c)Inerente ao ser humano.
d)Aprendido pelo próprio aprendiz em comunhão com o professor formador.
 
Questão cód. 1506535
9)A professora Marta tem interesse em abordar com seus alunos o tema meio-ambiente, numa perspectiva interdisciplinar. Assim, de maneira interdisciplinar ela pretende, EXCETO:
a)buscar uma integração dos conhecimentos específicos de cada área, de tal forma que levem a uma compreensão mais ampla sobre o ambiente.
b)atentar para a importância de os alunos desenvolverem uma consciência ambiental através de um debate.
c)fragmentar o estudo do ambiente em áreas do conhecimento específico em atividades na sala de aula.
d)incentivar a pesquisa e o trabalho coletivo em diferentes áreas que envolvem o ambiente.
e)promover o estudo do meio-ambiente em programação com diferentes saberes referentes ao tema.
 
Questão cód. 1530395
10)Significativo avanço nas tendências pedagógicas e, consequentemente, na ação docente foi, sem dúvida, o surgimento das teorias construtivistas e interacionistas fundamentadas no pensamento de Piaget. Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Quando a concepção de aprendizagem está vinculada ao processo de conhecimento, também denominado de processo cognitivo, e não mais no processo de condicionamento, ou seja, através da inteligência, o ser humano age, aprende e constrói conhecimentos que lhe possibilitam uma interação cada vez melhor com o meio, por mais adverso que este lhe seja.
II. Uma maneira adequada de ampliar e/ou modificar as estruturas do aluno consiste em provocar discordâncias ou conflitos cognitivos que representem desequilíbrios a partir dos quais, mediante atividades, o aluno consiga reequilibrar‐se, superando a discordância reconstruindo o conhecimento.
III. A contribuição desses fundamentos teóricos na aprendizagem escolar tem como objetivo principal alcançar comportamentos apropriados por parte dos alunos, basicamente entendidos como apropriação e modificação de respostas. Assim, se a resposta emitida for desejada haverá reforço, cuja natureza dependerá, necessariamente, do nível etário e do esforço dos alunos.
Estão corretas as afirmativas
a)I, II e III.
b)I e II, apenas.
c)I e III, apenas.
d)II e III, apenas.