Conhecimentos Pedagógicos

Questão cód. 1027747
1)Na relação ensino-aprendizagem:
a)Não deve haver intervenção pedagógica, pois, a construção de conhecimento é espontânea do aluno.
b)O papel do professor é o de criar condições para que o aluno estabeleça relações entre o que já sabe e os novos conhecimentos a serem construídos.
c)Ensino e aprendizagem são dois conceitos independentes.
d)Os aspectos emocionais dos alunos não devem interferir nos procedimentos de ensino estabelecidos pelo professor.
e)As patologias dos alunos não deveriam ser consideradas pelo professor ao estabelecer suas estratégias de ensino.
 
Questão cód. 1033874
2)Leia a seguinte situação didático-pedagógica que envolve o trabalho com produção de contos, numa turma de alunos em processo de alfabetização:

“Com base em fundamentação teórica específica, tornamos o ambiente de sala de aula o mais estimulante e agradável possível, para que eles pudessem se inspirar durante a produção. Colocamos muitas figuras bonitas e bem coloridas espalhadas pela classe, letras do alfabeto, livros de histórias e revistas. Nesse ambiente, as duplas sentaram e pedimos primeiro que eles conversassem sobre o que iriam contar e, em seguida, distribuímos uma folha de papel para que começassem o trabalho escrito. E foi assim que fizeram a primeira escrita do jeito como as crianças costumam escrever. No outro dia, cada uma das duplas leu/contou sua história e os colegas deram sugestões para aumentar a história ou fazer pequenas modificações. Preferimos não dar opinião, nesse momento, mas conforme as crianças foram escrevendo novamente, sempre que necessário, fomos, aos poucos, e com muito cuidado intervindo na questão dos aspectos linguísticos (erros de ortografia). (...) Após cada dupla ler em voz alta para toda a classe, transcrevemos para a lousa do jeito que as crianças escreveram e fizemos a correção em conjunto, perguntando o que faltava, se o espaçamento estava adequado, e se as palavras estavam escritas corretamente” (Revista do Professor, 2006, nº 88, p. 39). 

Analisando a singularidade dessa situação didática, é coerente afirmar que o professor formulou vários objetivos de ensino, a EXCEÇÃO de:
a)Estabelecer relações entre leitura e escrita com significação além das letras e dos símbolos gráficos.
b)Transformar a produção escrita numa ação concreta, considerando os papéis de escritor e de leitor.
c)Exercitar práticas competitivas e de alto desempenho e imediata correção linguística na produção de textos, preparando os alunos para a vida futura.
d)Valorizar a riqueza de informações que as crianças trazem, bem como sua criatividade.
e)Exercitar práticas cooperativas na produção textual.
 
Questão cód. 1054188
3)A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394/96, no seu artigo 26 afirma que: "Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar e por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela". Conforme o enunciado, assinale a alternativa correta.

I. Os currículos a que se refere à LDB devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.
II. O ensino da arte constituirá componente curricular opcional, nos diversos níveis da educação, podendo ser oferecido nas mais diversas linguagens, objetivando o desenvolvimento cultural dos alunos.
III. O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e européia.
IV. Na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição.

De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é:
a)I.
b)I e III.
c)I, III e IV.
d)I, II e IV.
e)I, II, III e IV.
 
Questão cód. 1094000
4)A formação do educador, especialmente do educador de jovens e adultos, em um enfoque crítico, valoriza a
a)sociedade como fonte de aprendizagem.
b)titulação e a experiência prévia.
c)capacitação para a instrução técnica e industrial.
d)preparação para a missão de transmitir os conteúdos necessários ao mercado de trabalho.
 
Questão cód. 1175940
5)A professora de Língua Portuguesa do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública recusa-se a participar dos cursos de aperfeiçoamento promovidos pela secretaria do seu município, pois considera que tem muitos anos de prática, e para ela, isso é o suficiente para ser uma boa professora. Diante desse texto, assinale as seguintes afirmativas com V para (verdadeira) e F para (falso).

( ) A prática é apenas uma das fontes em que devemos buscar a nossa ação pedagógica.
( ) A longa experiência profissional é o bastante para garantir a melhor prática pedagógica.
( ) As ciências que estudam a educação nos ajudam a analisar melhor a nossa própria prática.
( ) O professor deve questionar sua prática pedagógica.
( ) A reflexão sobre a sua prática é o que permite ao professor reformulá-la para melhor.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
a)V, V, V, V, V.
b)V, F, V, V, V.
c)F, F, V, V, V.
d)V, F, V, F, V.
e)F, V, F, V, F.
 
Questão cód. 1192834
6)“É um componente do processo de ensino que visa através da verificação e qualificação dos resultados obtidos, determinar a correspondência destes com os objetivos propostos,e aí, orientar a tomada de decisões em relação as atividades didáticas seguintes”.
(Libâneo,J.C.Didática)

Está é uma definição de:
a)Avaliação escolar
b)Objetivos educacionais
c)Conteúdos de ensino
d)Recursos didáticos
e)Estratégias de ensino
 
Questão cód. 1223289
7)A sociedade contemporânea é inteiramente desprovida de conteúdo, pois segue as tendências que se sobrepõem aos deveres. Nesse universo artificial, “NADA” tem tanta importância que um gesto contido é motivo de discórdia, um simples olhar torna-se razão de descontentamento, uma palavra é o bastante para despertar fúria que explode em forma de ódio o ponto de o abstrato torna-se tudo. Nessa situação estamos diante de:
a)Violência familiar.
b)Violência sexual.
c)Criminalidade.
d)Discórdia religiosa.
e)Violência social.
 
Questão cód. 1513093
8)Identificamos que uma instituição de ensino NÃO está de acordo com as diretrizes da LDB (Lei n° 9.394/96) para educação especial quando constatamos que ela, ao receber estudantes portadores de necessidades especiais:
a)possui professores capacitados e orientados para a integração desses jovens nas classes comuns.
b)adota procedimentos para equalizar esses estudantes aos demais de acordo com métodos comuns a todos.
c)oferece serviços especializados e recursos físicos adequados, buscando atender às necessidades dessa clientela.
d)adota métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às necessidades desse público.
 
Questão cód. 1514636
9)A avaliação do desempenho do aluno é um processo que desencadeia reflexões e dúvidas não somente ao professor mas, para toda a equipe pedagógica. Assim, quando discutimos avaliação é CORRETO afirmar:
a)A avaliação deve ser processual, sendo o acompanhamento ao aluno feito de forma direta pelo professor, a mesma também deve se desencadear observando os aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
b)Os instrumentos de avaliação utilizados pelo professor devem constar do Projeto Político Pedagógico da escola, sendo descritos individualmente de forma clara e objetiva.
c)A avaliação na escola deve ser diagnóstica, ou seja, ao tomar conhecimento dos resultados obtidos pelo aluno durante as provas, o professor deve retomar os conteúdos não assimilados.
d)É obrigatório que os sistemas Municipais de Ensino elaborem instrumentos de avaliação em larga escala visando aferir o desempenho dos educandos de forma individual.
e)A avaliação deve se caracterizar como um processo de observação e orientação, sendo através do erro construtivo acompanhado o desenvolvimento do aluno a longo prazo.
 
Questão cód. 1530409
10)“Na organização e gestão do currículo, as abordagens disciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar requerem a atenção criteriosa da instituição escolar, porque revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante. Perpassam todos os aspectos da organização escolar, desde o planejamento do trabalho pedagógico, a gestão administrativo‐acadêmica, até a organização do tempo e do espaço físico e a seleção, disposição e utilização dos equipamentos e mobiliário da instituição, ou seja, todo o conjunto das atividades que se realizam no espaço escolar, em seus diferentes âmbitos.”
(Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, 2013.)
As abordagens multidisciplinar, pluridisciplinar e interdisciplinar fundamentam‐se nas mesmas bases, que são as disciplinas, ou seja, o recorte do conhecimento. Considerando essas abordagens, analise a afirmativa a seguir. “A ______________ expressa frações do conhecimento e o hierarquiza, a _____________ estuda um objeto de uma disciplina pelo ângulo de várias outras ao mesmo tempo. A ______________ refere‐se ao conhecimento próprio da disciplina, mas está para além dela. O conhecimento situa‐se na disciplina, nas diferentes disciplinas e além delas, tanto no espaço quanto no tempo. A ______________ pressupõe a transferência de métodos de uma disciplina para outra. Ultrapassa‐as, mas sua finalidade inscreve‐se no estudo disciplinar.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
a)multidisciplinaridade / pluridisciplinaridade / transdisciplinaridade / interdisciplinaridade
b)transdisciplinaridade / interdisciplinaridade / multidisciplinaridade / pluridisciplinaridade
c)interdisciplinaridade / multidisciplinaridade / pluridisciplinaridade / transdisciplinaridade
d)pluridisciplinaridade / transdisciplinaridade / interdisciplinaridade / multidisciplinaridade