Conhecimentos Pedagógicos

Questão cód. 1003375
1)Os currículos integrados, que buscam trabalhar de forma interdisciplinar, são estimulados e defendidos porque permitem o trabalho com conteúdos culturais relevantes, englobando a discussão de questões que não poderiam ser trabalhadas no limite de uma única disciplina. Assinale a alternativa que NÃO constitui característica de um currículo integrado ou interdisciplinar:
a)Planejar o ensino com base em questões práticas e da vida cotidiana.
b)Propiciar a troca de experiências entre os docentes e entre os alunos.
c)Romper com as fronteiras existentes entre as disciplinas.
d)Privilegiar o conhecimento científico em relação a outros saberes.
e)Favorecer o trabalho coletivo entre os professores.
 
Questão cód. 1004077
2)A Lei de Diretrizes e Bases 9394 de 20/12/96 apresenta características das universidades, dentre elas, a formação de docentes na Educação Superior. Quanto à formação dos professores universitários, a LDB estabelece que:
a)o docente é obrigado a possuir título de doutor em sua área de formação.
b)toda universidade está obrigada a ter, em seu quadro de docentes, a totalidade de seus profissionais com título de mestre.
c)as universidades só podem contratar, para seu quadro de docentes, profissionais com título de mestrado e doutorado.
d)as universidades são autônomas quanto à contratação de docentes, o que as desobriga da exigência de títulos.
e)pelo menos um terço do corpo docente de uma universidade deve ter titulação acadêmica de mestre ou doutor.
 
Questão cód. 1022501
3)Sobre a Educação Inclusiva, analise as afirmações e, em seguida, marque a opção CORRETA:

I. O atendimento educacional será feito em casa sempre, pois as condições específicas dos alunos não possibilitam a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
II. A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil.
III. Entende-se por educação especial a modalidade de educação escolar oferecida, preferencialmente, nas escolas de atendimento a educandos portadores de necessidades especiais.
IV. Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
V. Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, não precisam atender às necessidades das crianças com necessidades especiais.
a)Apenas I está correta
b)Apenas II e IV estão corretas
c)As alternativas I, II e III estão corretas
d)Todas as alternativas estão corretas
 
Questão cód. 1034292
4)É objetivo da avaliação quando se trata de ser formativa:
a)A promoção dos alunos entre os anos escolares
b)A classificação dos alunos conforme o grau de aprendizagem
c)A elaboração dos boletins
d)Identificar a qualidade do professor
e)Coletar informações sobre a aprendizagem dos alunos, de maneira que possam ser tomadas decisões e que o aluno possa ser posicionado em relação à própria aprendizagem.
 
Questão cód. 1048851
5)A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem:
a)Somente na vida familiar.
b)Somente na convivência humana e no trabalho.
c)Somente nas instituições de ensino e pesquisa.
d)Somente nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
e)Na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
 
Questão cód. 1172431
6)As tendências pedagógicas não aparecem em sua forma pura, nem sempre são mutuamente exclusivas, nem conseguem captar toda a riqueza da prática concreta. A tentativa de classificação e descrição dessas tendências poderão funcionar como instrumento de análise para o professor avaliar sua prática de sala de aula.
Das alternativas a seguir, qual não apresenta uma tendência pedagógica de natureza liberal?
a)Tradicional
b)Renovada Não-diretiva
c)Tecnicista
d)Libertadora
e)Progressivista
 
Questão cód. 1172648
7)O Capítulo IV do Título II do Estatuto da Criança e do Adolescente versa sobre o direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. Sobre o tema julgue os itens formulados:

I. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente ensino fundamental obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
II. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.
III. Será assegurado a criança e ao adolescente o direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

Está(ão) correto(s):
a)Apenas I.
b)Apenas I e II.
c)Apenas I e III.
d)Apenas II e III.
e)I, II e III.
 
Questão cód. 1220942
8)A professora Angélica socializa na reunião pedagógica mensal experiências bem sucedidas com seus alunos destacando a importância do planejamento de ensino, com base no Projeto Político Pedagógico – PPP escolar, construído/avaliado coletivamente na tendência crítica. Nessa perspectiva o plano de ensino é:
a)um registro da prática de ensino sempre improvisada conforme as necessidades e ritmos dos alunos
b)um instrumento para guiar um trabalho real baseado em reflexões e decisões com certa racionalidade e flexibilidade
c)reduzido ao preenchimento de formulários que são anexados ao PPP escolar
d)ao detalhamento de princípios postos no PPP que asseguram a articulação da escola com as exigências do contexto social
e)todas as respostas estão corretas
 
Questão cód. 1227957
9)Designa "as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sócio-políticas da educação".

A afirmação acima refere-se:
a)a Pedagogia Liberal
b)a Pedagogia Progressista
c)ao Construtivismo
d)a Pedagogia Estruturalista
e)ao Tecnicismo
 
Questão cód. 1529598
10)A avaliação escolar é uma questão muito séria e tem raízes político‐pedagógicas profundas no sistema educacional inserido num sistema social determinado. O fenômeno avaliativo não é neutro, ele
a)busca definir a organização curricular, priorizando os fracassos escolares.
b)acontece de forma isolada nas atividades escolares, concorrendo para selecionar socialmente os alunos.
c)é um momento específico do professor, sem a participação do aluno, para definir os objetivos do ensino.
d)ocorre no cotidiano da sala de aula e se orienta por uma determinada concepção de homem, sociedade, cultura e educação.