Conhecimentos Pedagógicos

Questão cód. 1007883
1)Dentre as concepções mais conhecidas de organização curricular que expressam formas de concretização das intenções pedagógicas, destaca-se um movimento por um modelo curricular que busca a integração do conhecimento e experiências que facilitem uma compreensão mais reflexiva e crítica da realidade, bem como ressalta ao lado dos conteúdos culturais o aprender a aprender. Este modelo refere-se ao:
a)Currículo Escolanovista (ou Progressista).
b)Currículo Tradicional.
c)Currículo Contrutivista.
d)Currículo Sociocrítico (ou Histórico-Social).
e)Currículo Integrado ou Globalizado.
 
Questão cód. 1009738
2)De acordo com Kirkpatrick, há quatro momentos definidos na avaliação de um treinamento que devem ser observados. Para defini-los, corresponda a 1ª coluna com a 2ª e assinale a alternativa que revela a sequência da sua opção:

1ª Coluna
(1) REAÇÃO
(2) APRENDIZADO
(3) COMPORTAMENTO
(4) RESULTADOS

2ª Coluna
(__) A pessoa precisa querer mudar. A pessoa precisa saber o que e o como mudar. A pessoa precisa trabalhar num ambiente com o clima correto. A pessoa precisa ser premiada pela mudança.
(__) Neste primeiro nível, mensura-se a reação dos participantes ao programa de treinamento.
(__) Incluem aumento de produção, melhoria da qualidade, redução de custo, redução de acidentes, aumento de vendas, redução de rotatividade de pessoal, aumento do lucro ou do retorno do investimento.
(__) Mudança na forma de perceber a realidade; aumento de conhecimentos; aumento de habilidades.
a)A sequência correta é: 3 – 1 – 4 – 2.
b)A sequência correta é: 1 – 2 – 3 – 4.
c)A sequência correta é: 4 – 3 – 2 – 1.
d)A sequência correta é: 2 – 1 – 3 – 4.
e)A sequência correta é: 3 – 2 – 1 – 4.
 
Questão cód. 1016816
3)Avaliação pressupõe uma coleta de dados e informações, por meio de diferentes instrumentos de verificação, para saber se os objetivos previstos estão sendo atingidos. A avaliação do processo ensino-aprendizagem
a)é um ato de aplicar provas, atribuir notas e classificar os alunos.
b)é uma forma de recompensar os bons e punir os desinteressados ou indisciplinados.
c)pode ser substituída pelo julgamento subjetivo do professor.
d)deve ser qualitativa, devendo-se evitar a quantificação dos dados.
e)deve ter caráter diagnóstico com vistas à reorganização dos conteúdos.
 
Questão cód. 1050071
4)No âmbito das questões didáticas, os estudos têm apontado para uma problemática de caráter universal: “O que mais influencia na aprendizagem dos alunos: o conteúdo ou método?” Um problema de investigação pouco estudado no Brasil. Entretanto, o cinema norte-americano, francês, italiano e, nos últimos anos, o brasileiro – têm apresentado esta questão com frequência, como em apelo. Filmes como “Meu mestre, minha vida” (1989), “Ao mestre, com carinho” (1967), “Escritores da liberdade” (2007), “Clube do imperador” (2002) e “Verônica” (2009) indicam a importância desta discussão. No filme “Escola da vida” (2005) este debate torna-se ainda mais presente, evidenciando um discurso pedagógico que enfatiza as relações entre conteúdo, método e aprendizagem. Com base nas atuais ideias didáticas, assinale a alternativa que apresenta o aspecto mais importante desta relação.
a)O método de ensino pouco influencia na aprendizagem;
b)O conteúdo de ensino é o que mais influencia na aprendizagem;
c)Conteúdo e método são partes complementares da aprendizagem e não exercem influência sobre este processo;
d)O método de ensino é o que mais influencia na aprendizagem, independente do conteúdo;
e)As relações humanas influenciam método, conteúdo e aprendizagem, de forma positiva ou negativa.
 
Questão cód. 1051132
5)Ao Supervisor Educacional vincula-se a necessidade da ação, consciente de sua posição, identificado com seu espaço, com seu objeto de trabalho. Constitui o ressignificar de sua ação, gerada por força do questionamento, do refletir e do redefinir, em grupo, poderá impulsionar condições reais de contribuição para o desenvolvimento e o crescimento da escola na sua totalidade (MEDINA, 2000, p.134).
NÃO é condição básica para o exercício da atividade supervisora na escola:
a)Capacidade de administrar os vários aspectos técnicos da sua profissão.
b)Capacidade de visão tendenciosa para situar cada problema no contexto da situação específica e não geral.
c)Capacidade de compreensão com as pessoas que trabalha.
d)Capacidade de analisar as situações que causem tensões.
e)Experiência como administrador/professor de escola no trabalho que irá dedicar-se.
 
Questão cód. 1140523
6)É CORRETO afirmar que a avaliação formativa
a)visa determinar a ausência ou a presença de conhecimentos e habilidades.
b)constitui um balanço parcial ou total de um conjunto de aprendizagens.
c)considera o progresso individual do aluno.
d)enfatiza a quantidade e a exatidão das informações reproduzidas pelo aluno.
e)realiza-se ao final do processo, com o intuito de verificar em que grau foram alcançados os objetivos propostos.
 
Questão cód. 1199750
7)A abordagem sócio-construtivista do desenvolvimento cognitivo, segundo Gilly (1995), é centrada na origem social da inteligência e no estudo dos processos sócio-cognitivos de seu desenvolvimento. Os trabalhos sobre esses processos se fundamentam na teoria do psicólogo Lev Vygotsky, e são relativos aos processos físicos superiores. Acerca dessa teoria, é INCORRETO afirmar que:
a)O desenvolvimento é considerado como consequência das aprendizagens com que o sujeito é confrontado.
b)O funcionamento cognitivo superior está ligado às relações sociais pelas transformações do processo interpessoal para o intrapessoal.
c)A função da mediação social nas relações entre o indivíduo e o seu meio ocorre através de “ferramenta” (mediação por ferramenta); e na atividade física intraindivíduos, é realizada através de sinais (mediação por sinais).
d)A aprendizagem consiste em assimilar o objeto a esquemas mentais. O aluno aprende dependendo da esquematização presente, do estágio e da forma de relacionamento atual com o meio.
e)A atividade humana deve ser mediatizada ou instrumentada e transformada socialmente; elaborada, considerando a atividade exterior que envolve as relações do homem com a natureza, ou de uma atividade interior que trata da atividade física.
 
Questão cód. 1223295
8)Há indivíduos que estão enveredando pelos caminhos do crime para fazer valer o direito maior - o direito de viver – pois, aqueles que deveriam cumprir deveres como proporcionar segurança são negligentes, omissos e permitem que os cidadãos se tornem alvos vulneráveis.
Estamos nos referindo a:
a)Inclusão Social.
b)Políticas partidárias.
c)Políticas Sociais.
d)Práticas normativas.
e)Preconceito racial.
 
Questão cód. 1506085
9)A função básica da escola é garantir, EXCETO:
a)A aprendizagem de conhecimentos, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo.
b)O domínio dos conteúdos culturais básicos, da leitura e da escrita, das ciências, das artes, das letras.
c)O compromisso social de ir além da simples transmissão do conhecimento sistematizado, preocupando-se em dotar o aluno da capacidade de buscar informações segundo as exigências de seu campo profissional.
d)O respeito à formação de valores, atitudes e compromissos indispensáveis à vivência numa sociedade democrática.
e)A participação do corpo administrativo para que somente este tenha voz e voto nas tomadas de decisões da escola.
 
Questão cód. 1512568
10)Na educação infantil a avaliação far-se-á:
a)Mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
b)Mediante registro de notas e conceitos como pré-requisito para o ingresso no ensino fundamental.
c)Mediante a constatação do pleno domínio da leitura e escrita.
d)Mediante acompanhamento do nível de socialização.