Conhecimentos Pedagógicos

Questão cód. 1004067
1)Em um encontro sobre o construtivismo piagetiano, houve um debate em que foram feitas as colocações abaixo.

I – A intervenção pontual do professor em suas atividades de ensino impede que ele ouça o aluno e perceba como está raciocinando, deixando de atribuir um papel primordial à atividade do sujeito no processo de elaboração do próprio conhecimento.
II – O desenvolvimento cognitivo é um processo sequencial marcado por etapas caracterizadas por estruturas mentais, sendo necessário identificar, por meio de observação criteriosa, o estágio em que a criança está, o que auxilia o professor no planejamento de atividades adequadas.
III – O modelo psicogenético mais completo, proposto por Piaget, e que deve ser considerado pelos educadores, abarca a relação entre as estruturas cognitivas e o desenvolvimento social, incluindo a competência moral, que é a compreensão do caráter consensual das regras sociais, e a competência linguística, que implica a capacidade de lidar com ideias abstratas.

É(São) desdobramento(s) das concepções piagetianas na Educação a(s) colocação(ões):
a)I, apenas.
b)II, apenas.
c)III, apenas.
d)II e III, apenas.
e)I, II e III.
 
Questão cód. 1007877
2)Sobre a "Educação para a Paz, os Direitos Humanos e a Democracia", a necessidade desse tipo de educação estabelece as seguintes finalidades, analise os itens seguintes e marque a alternativa CORRETA:

I - Fomentar em todos os indivíduos o sentido dos valores universais e dos tipos de comportamentos que se baseiam em uma cultura da Paz, desenvolvendo a capacidade de resolver conflitos com métodos não violentos;
II - Preparar os cidadãos para a autonomia e responsabilidades individuais, bem como para o reconhecimento do valor do compromisso cívico, da associação com os demais para resolver problemas e trabalhar por uma comunidade justa, pacífica e democrática;
III - Ensinar os cidadãos a respeitar o patrimônio cultural, a proteger o meio ambiente e adotar métodos de produção e pautas de consumo que conduzam ao desenvolvimento sustentável.
a)Somente o item I está correto.
b)Somente o item II está correto.
c)Somente o item III está correto.
d)Somente os itens I e II estão corretos.
e)Somente os itens I, II e III estão corretos.
 
Questão cód. 1027746
3)Sobre a formação dos professores da educação básica:
a)Todos os professores da Educação básica devem ser formados em Pedagogia
b)Deve ser realizada em nível superior.
c)A Licenciatura em Pedagogia é suficiente para o magistério de qualquer disciplina a ser ministrada do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
d)O professor que ministrar os conteúdos de matemática no 2º ano do Ensino Fundamental deve ser licenciado em matemática em nível superior
e)Todo professor deve ter especialização para o ensino dos alunos com necessidades especiais
 
Questão cód. 1033914
4)Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental, de que modo devem ser abordados, no processo de ensino e aprendizagem, os conceitos, ideias e métodos matemáticos?
a)Considerando-se a definição e o axioma como pontos de partida da atividade matemática .
b)Considerando-se a memorização como ponto de partida da atividade matemática.
c)Considerando-se a resolução de problemas como ponto de partida da atividade matemática.
d)Considerando-se os processos operatórios e as fórmulas como ponto de partida da atividade matemática.
e)Considerando-se a capacidade de aprendizado dos alunos como ponto de partida da atividade matemática.
 
Questão cód. 1049571
5)Selecione a alternativa que inclui as afirmativas corretas sobre a política de ampliação do ensino fundamental para nove anos, com inclusão das crianças de seis anos:

I. A partir da aprovação do Plano Nacional de Educação, por meio da Lei nº. 10.172, de 9 de janeiro de 2001, o ensino obrigatório de nove anos, com inclusão das crianças de seis anos, tornou-se meta da educação nacional.
II. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº. 9.394/1996) já sinalizava para a obrigatoriedade do ensino fundamental de nove anos, oferecendo a possibilidade de inclusão das crianças de seis anos.
III. O ensino obrigatório de nove anos, a iniciar-se aos seis anos, é um movimento mundial, mas na América do Sul é adotado apenas pelo Brasil.
IV. A implantação progressiva do ensino obrigatório de nove anos, com inclusão das crianças de seis anos, deve ocorrer independentemente da universalização do atendimento na faixa etária de sete a quatorze anos.
V. No ensino fundamental de nove anos são considerados anos iniciais o 1º, o 2º, o 3º e o 4º ano, e anos finais, o 5º, o 6º, o 7º, 8º e o 9º ano.

A alternativa correta é:
a)I e II.
b)I, II e III.
c)II, III e V.
d)III, IV e V.
e)IV e V.
 
Questão cód. 1080181
6)A organização das atividades na escola se concretiza na elaboração e execução do planejamento. São vários os tipos e formas de se planejarem as atividades pedagógicas. Um plano de aula construído na perspectiva construtivista deve partir da (do):
a)seleção de estratégias de ensino.
b)divisão da classe em grupos.
c)conhecimento de senso comum.
d)sistematização dos conteúdos.
e)conhecimento prévio dos alunos.
 
Questão cód. 1089983
7)A organização do “tempo” e do “espaço” na Educação infantil, atualmente, tem assumido um importante papel no reconhecimento da infância como uma condição e direito das crianças. Nesse sentido, organizar o “tempo e o “espaço” nas Instituições de Educação infantil, entre outras coisas, consiste em:
a)Assegurar uma organização do cotidiano pautada na formalidade dos processos de ensinar e aprender.
b)Preparar o ambiente de sala de aula, a partir da ótica pensada para o Ensino Fundamental, com tempos e espaços regulados e homogêneos.
c)Estabelecer horários e limites para a brincadeira, o lúdico e as trocas entre as crianças, uma vez que são aspectos secundários que complementam a apropriação do conhecimento.
d)Organizar o espaço físico, a fim de identificar e classificar as características e os ritmos semelhantes das crianças, para planejar e favorecer o ensino das diferentes formas de linguagem.
e)Criar um ambiente que considere as singularidades das crianças, seus ritmos de aprendizagem e oportunize o contato com diferentes formas do sistema simbólico (oralidade, escrita, desenho, pintura, gesto, imitação).
 
Questão cód. 1090568
8)Veja o texto a seguir:

Atualmente, muito tem se discutido no âmbito institucional, sobretudo após a Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, acerca da importância de os estabelecimentos de ensino elaborarem e executarem seu ____________________________ para definir linhas de ações em relação aos objetivos e finalidades, campos de atuação, modos de instrumentalizar o currículo, regimentos.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
a)Currículo Escolar.
b)Programa de Ensino.
c)Estatuto Pedagógico.
d)Planejamento Semestral.
e)Projeto Político-Pedagógico.
 
Questão cód. 1228891
9)De acordo com o art. 53 do Estatuto da criança e do adolescente, a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

I- Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II- Direito de ser respeitado por seus educadores;
III- Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;
IV- Acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

Estão Corretas:
a)Apenas as afirmativas I, II e III;
b)Apenas as afirmativas I, II e IV;
c)Apenas as afirmativas I e II;
d)Todas as afirmativas estão corretas.
 
Questão cód. 1522349
10)Piaget considera 4 períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados "por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor" no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento. Desta forma, para o referido autor qual é o primeiro estágio de desenvolvimento?
a)Operações concretas.
b)Pré-operatório.
c)Operações formais.
d)Sensório-motor.