Conhecimentos Pedagógicos

Questão cód. 1007882
1)A metodologia e suas técnicas são recorrentes a atividades que propiciem a compreensão do significado do conhecimento em situações práticas de reelaboração de conceitos, processos e raciocínio. Marque a alternativa CORRETA correspondente às técnicas de ensino e aprendizagem associadas ao estudo independente do aluno:
a)Seminário, Painel Integrado, Philipe 66.
b)Arguição, Philipe 66 e Estudo Dirigido Individualizado.
c)Técnica da entrevista, GVGO, Simpósio.
d)Arguição, técnica de leitura individual, técnica de estudos e produção de textos individuais.
e)Júri Simulado, Técnica de leitura individual e técnica de estudos e produção de textos individuais.
 
Questão cód. 1015253
2)As dificuldades de aprendizagem devem ser sempre consideradas como:
a)indicativas da existência de um problema orgânico causador de déficit cognitivo;
b)decorrentes de práticas pedagógicas inadequadas ao aprendente;
c)resultantes de pobre interação ambiental;
d)sintomas de uma problemática multifatorial.
 
Questão cód. 1015262
3)A escola é considerada laboratório de democracia, priorizando os estudantes e suas inquietações; local de experiências purificadas das imperfeições da sociedade; onde se formam sujeitos capazes de influir positivamente no meio social, implementando novas estruturas democráticas e atuando na renovação constante dos costumes, e não, na sua simples preservação. Essas ideias estão ligadas ao pensamento de
a)Émile Dürkheim.
b)Karl Marx.
c)John Dewey.
d)Louis Althusser.
 
Questão cód. 1053975
4)No contexto da sala de aula, é correto considerar que:
a)a cooperação entre as crianças não faz qualquer diferença em seu desenvolvimento e aprendizado.
b)o estabelecimento de um clima afetuoso por parte dos educadores é de fundamental importância para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
c)não é papel dos professores incentivarem as crianças a desenvolver relações inter-individuais fundamentadas no respeito mútuo.
d)a autonomia das crianças depende unicamente das relações assimétricas que se estabelecem entre elas e os educadores.
e)os educadores são os agentes principais para o desenvolvimento da autonomia infantil.
 
Questão cód. 1054158
5)A Lei n° 9394/96, que regulamenta as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu art. 30 diz que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

I. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II. liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
III. vinculação entre a educação e os movimentos culturais.
IV. pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é:
a)I, II, III e IV.
b)I e II.
c)I e III.
d)II,III e IV.
e)I, II e IV.
 
Questão cód. 1063617
6)Os conteúdos de Ciências Naturais para o primeiro e segundo ciclos são apresentados em blocos temáticos. Estabeleça a relação entre os conteúdos apresentados na 2ª coluna com seus respectivos blocos temáticos.

I. Ambiente.
II. Ser Humano e saúde.
III. Recursos tecnológicos.
( ) Comparação do corpo e dos comportamentos do ser humano e outros animais para estabelecer semelhanças e diferenças.
( ) Formulação de perguntas e suposições sobre os processos de transformação de materiais em objetos.
( ) Comparação de diferentes misturas na natureza identificando a presença da água, para caracterizá-la como solvente.
( ) Estabelecimento de relações entre os solos, a água e os seres vivos nos fenômenos de permeabilidade, fertilidade e erosão.
( ) Estabelecimento de relações entre a saúde do corpo e a existência de defesas naturais e estimuladas (vacinas).

Das alternativas abaixo, qual a que preenche corretamente a 2ª coluna.
a)I – II – II – III – III;
b)I – II – III – I – II;
c)II – III – II – III – I;
d)III – I – II – III – I;
e)II – III – I – I – II.
 
Questão cód. 1089946
7)Analise o texto a seguir e, baseando-se nele, indique com ( V ) se verdadeira e, com ( F ) se falsa, as afirmativas abaixo.

O planejamento educativo na Educação Infantil deve ser assumido no cotidiano como um processo de reflexão do(a) educador(a) diante do trabalho pedagógico que propõe às crianças de zero a seis anos. Nesse sentido, sobre o planejamento na Educação Infantil, é correto afirmar que:

( ) A organização e a construção do planejamento depende da visão de mundo, de criança, de educação e de processo educativo do(a) educador(a).
( ) No processo de elaboração do planejamento, o educador(a) vai exercendo sua percepção acerca das necessidades do grupo de crianças, localizando possíveis problemas e buscando suas causas.
( ) O planejamento existe apenas para ocupar as crianças com atividades, durante o tempo em que permanecem na instituição.
( ) A estrutura do planejamento deve priorizar os conteúdos organizados por áreas de conhecimento, sendo secundário levar em conta as especificidades das crianças.
( ) O ato de planejar marca a intencionalidade do processo educativo e pressupõe um olhar atento à realidade e à singularidade da criança.

Assinale a alternativa que indica, de forma sequencial e correta, as afirmativas verdadeiras e falsas:
a)V – V – F – V – V
b)V – V – F – F – V
c)V – F – V – F – F
d)F – V – V – F – V
e)F – F – V – V – F
 
Questão cód. 1133409
8)Conforme a Lei nº 11.494/2007, publicada em 21/6/2007 pelo menos ____ dos recursos anuais totais dos Fundos serão destinados ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública.
a)10%
b)25%
c)40%
d)60%
e)80%
 
Questão cód. 1218840
9)Em conformidade com a Lei 9394/96, que constitui as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação é um dever da família e do Estado e se inspira nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana. É correto afirmar que a educação brasileira tem por finalidade:
a)o pleno desenvolvimento do educando, seu domínio da leitura e da escrita e sua qualificação para o trabalho.
b)o desenvolvimento cognitivo e psicológico do educando, seu preparo para a vida social e sua qualificação para o mercado de trabalho.
c)o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
d)o desenvolvimento psicológico do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
e)o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para as fases posteriores da educação e sua qualificação para o trabalho
 
Questão cód. 1512618
10)O uso dos jogos e das brincadeiras na educação escolar tem sido defendido por diferentes abordagens sobre educação e sobre o desenvolvimento e a aprendizagem, sendo apropriado dizer que:
a)conforme Cipriano Luckesi, chama-se lúdica toda atividade que permite que o indivíduo vivencie sua inteireza e sua autonomia em um espaço-tempo que gera autoconhecimento.
b)Huizinga caracteriza o jogo como uma atividade não voluntária, que não precisa ser espontâneo, já que pela literalidade não permitirá evasão da vida real.
c)numa concepção socioantropológica, a brincadeira não pode ser assumida, é um fato social, já que não se pode ver o sujeito-criança como sujeito humano, produto e produtor de história e cultura.
d)Piaget, Vigotski e Wallon possuem a mesma concepção acerca do papel do jogo, o que implicou numa mesma categorização seguindo as idades e papéis sociais: jogos de exercício, jogos simbólicos e jogos de regras.