Conhecimentos Pedagógicos

Questão cód. 1012984
1)avaliação é parte integrante e fundamental do processo educativo. Assinale a alternativa correta em relação à avaliação da aprendizagem.
a)A avaliação é um processo, porém, não deve acontecer durante todo o ano, tem que ter os momentos certos para se avaliar.
b)Um bom processo de ensino-aprendizagem na escola inclui uma avaliação ao final de cada etapa de trabalho, sem ser necessária uma avaliação inicial para o planejamento do professor.
c)A avaliação não deve se deter apenas na aprendizagem do aluno; avaliar a escola como um todo e periodicamente, é muito importante.
d)Para um bom processo avaliativo os alunos não devem interferir, ou seja, escolher modos como serão avaliados.
 
Questão cód. 1016402
2)No processo de elaboração de um plano de aula que se caracteriza pela descrição específica em termos operacionais, sua estrutura deve ser um todo integrado de modo que as diferentes partes se intercomplementem. Os elementos constitutivos de um plano de aula são:
a)Identificação, conteúdo, objetivo, avaliação e experimentação;
b)Identificação, objetivo, conteúdo, metodologia, recurso, avaliação e bibliografia;
c)Identificação, conteúdo, objetivo, metodologia, recurso e avaliação;
d)Identificação, objetivo, conteúdo, metodologia, atividade e recurso;
e)Identificação, objetivo, conteúdo, bibliografia e atividade.
 
Questão cód. 1043434
3)A primeira condição para o planejamento de ensino diz respeito as convicções acerca do processo educativo na nossa sociedade, ou seja, que papel destacamos para:
a)A formação e qualificação para o trabalho.
b)O atendimento às crianças de famílias abastadas.
c)A escola na formação de nossos alunos.
d)O processo exclusivo de alunos evadidos.
e)O processo inclusivo de crianças superdotadas que melhorarão os índices do IDEB.
 
Questão cód. 1049158
4)Leia a situação pedagógica a seguir: A educadora distribui revistas para cada uma das crianças e pede que arranquem uma folha escolhida, a mais bonita, e a rasguem (mostrando como deveria ser feito). Depois de rasgada, as crianças deveriam montar e colar os pedaços sobre uma folha em branco. Algumas não conseguem realizar a tarefa, então a responsável a realiza. Enquanto a educadora faz tudo, as crianças ficam se empurrando, se tapeando e ela gritando. (Adaptado de ÁVILA, I. S.; XAVIER, M. L. M. (coord.) Plano de atenção à infância: objetivos e metas na área pedagógica. Porto Alegre: Mediação, 1997.) Sobre a intencionalidade e a adequação da ação pedagógica mostrada no texto, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O rasgar revista, montar e colar sobre uma folha em branco é comprovadamente eficiente para o desenvolvimento das funções motoras e, mesmo que as crianças não manifestem grande interesse por essa atividade, deve continuar sendo repetida da mesma maneira para que se acostumem a realizá-la.
( ) O fato de a criança rasgar a revista não é fruto da força motivadora do objeto, nem do desejo dela, mas de uma determinação do adulto, tornando-a uma atividade mecânica e sem-significado para quem a realiza.
( ) A ausência de intencionalidade se revela na atitude do adulto ao fazer os trabalhos pelas crianças, preocupando-se com um produto acabado e não com a ação criadora e prazerosa.
( ) A atitude de auxílio do adulto em fazer a atividade para quem não consegue estimula a criança que se sentirá mais capaz na próxima oportunidade, além do desenvolvimento do senso estético uma vez que a educadora lhes mostrou a importância e necessidade de produzir “trabalhinhos” bonitos.

Assinale a sequência correta.
a)F, V, V, F
b)V, F, F, F
c)F, V, F, V
d)F, F, V, V
 
Questão cód. 1061052
5)Com relação aos Princípios e Fins da Educação Nacional (Lei nº 9.394), marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.

( ) A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nas ideias de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
( ) O ensino será ministrado com base nos princípios de desigualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
( ) O ensino será ministrado com base nos princípios de coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
( ) A educação, dever da sociedade, família, Estado, Município, Comunidade e da União, inspirada nos princípios de liberdade e nas ideias de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
a)F, V, F, V.
b)V, V, F, F.
c)V, V, V, F.
d)V, F, V, F.
e)F, F, V, V.
 
Questão cód. 1105339
6)Para obter sucesso escolar é importante, EXCETO:
a)Estimular a produção dos alunos, limitando-lhes sua curiosidade intelectual.
b)Articular informações sobre os alunos com as metodologias e propostas pedagógicas.
c)Romper com a ossatura rígida da cultura escolar, flexibilizando tempos e espaços de ensino e aprendizagem.
d)Possibilitar aos alunos serem sujeitos e leitores críticos e autores de seu próprio texto.
e)Desenvolver propostas pedagógicas que levem em conta o processo de construção dos conhecimentos dos alunos.
 
Questão cód. 1122555
7)De acordo com Luckesi, na tendência progressista “crítico-social dos conteúdos”, o papel da escola na “difusão de conteúdos é tarefa primordial. Não conteúdos abstratos, mas vivos, concretos e, portanto, indissociáveis das realidades sociais”.(...) A educação é uma atividade mediadora no seio da prática social global, ou seja, uma das mediações pela qual o aluno, pela intervenção do professor e por sua participação ativa, passa de uma experiência inicialmente confusa e fragmentada (sincrética) a uma visão:
a)sintética, pouco organizada e múltipla.
b)assintética, organizada e múltipla.
c)sintética, mais organizada e múltipla.
d)assintética, organizada e unificada.
e)sintética, mais organizada e unificada.
 
Questão cód. 1128834
8)Os movimentos de construção do projeto pedagógico são interligados e consistem na definição de um conjunto de ações a serem realizadas coletivamente pela escola. Considerando estes movimentos, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) No movimento de definição das concepções da escola, é importante trabalhar com um grupo reduzido de pessoas, a fim de tornar o trabalho mais organizado.
( ) A análise de interpretação dos dados coletados, no que se refere à realidade da escola, deve ser feita qualitativa e quantitativamente, visando explicitar sua realidade.
( ) O terceiro movimento de construção do projeto pedagógico refere-se à execução do que o coletivo da escola elegeu como prioridades para inovar o seu trabalho.
( ) O processo avaliativo precisa ocorrer no segundo e terceiro movimentos de construção do projeto pedagógico, visto que, de fato, propõem mudanças para a escola.

A sequência está correta em:
a)F, V, V, F
b)F, F, V, F
c)V, V, F, F
d)V, F, V, V
e)V, V, V, V
 
Questão cód. 1227797
9)Designa "as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sócio-políticas da educação".

A afirmação acima refere-se:
a)a Pedagogia Liberal
b)a Pedagogia Progressista
c)ao Construtivismo
d)a Pedagogia Estruturalista
e)ao Tecnicismo
 
Questão cód. 1503870
10)A seção III da LDB se refere ao ensino fundamental. De acordo com a lei, assinale a alternativa correta:
a)O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão.
b)O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, inclusive às comunidades indígenas. Nessas comunidades é facultativa a utilização de suas línguas maternas.
c)É obrigatório aos sistemas de ensino desdobrar o ensino fundamental em ciclos.
d)O ensino fundamental poderá ser realizado a distância utilizado uma complementação da aprendizagem em situações emergenciais.
e)O currículo do ensino fundamental poderá incluir conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes de acordo com a sua proposta pedagógica.