Conhecimentos Pedagógicos

Questão cód. 1005375
1)A dinâmica de grupo pode receber uma abordagem andragógica, tornando-se processo que favorece a aprendizagem de adultos. Nessa perspectiva, analise as afirmações a seguir.

I – A dinâmica de grupo é um campo de estudo que objetiva a leitura, a compreensão e a intervenção dos movimentos do grupo para que seus membros possam entender seu próprio processo, podendo decidir sobre a necessidade de mudança.
II – O grupo é como um dispositivo de aprendizagem coletiva e individual, pelo fato de os processos relacionais funcionarem como um espelho, em que cada membro vê parte de si mesmo projetada nas atitudes do outro.
III – A relação desenvolvida entre os membros oportuniza ao grupo construir objetivamente uma mentalidade grupal que funciona como mecanismo de estímulo ou de resistência às mudanças.

É(São) correta(s) a(s) afirmação(ões):
a)I, apenas.
b)II, apenas.
c)I e II, apenas.
d)II e III, apenas.
e)I, II e III.
 
Questão cód. 1022374
2)De acordo com a legislação atual que trata sobre a Educação Infantil no Brasil é CORRETO afirmar que:
a)De acordo com a lei nº 11.274, de 06 de fevereiro de 2006, a Educação Infantil não atenderá mais às crianças com 06 anos de idade, conforme previa o texto original da LDB nº 9394/96. A partir de agora, ela atenderá somente às crianças entre 0 a 5 anos, passando a ser obrigatória a matrícula no Ensino Fundamental a partir dos seis anos para todas as crianças.
b)O parecer CNE/CEB Nº 02/98 regulamenta as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
c)De acordo com a LDB nº 9394/96 Art. 30 a Educação Infantil será oferecida somente em creches para crianças de 0 a 6 anos.
d)De acordo com a LDB nº 9394/96 Art. 31 a Educação Infantil será oferecida em pré-escolas para crianças a partir dos 2 anos de idade.
 
Questão cód. 1053970
3)Assinale a alternativa correta.
a)Nos cursos de Formação de Professores, não é importante o estudo de áreas tais como a Psicologia do Desenvolvimento ou da Aprendizagem.
b)O conhecimento das teorias psicológicas não contribui para o processo de formação de professores.
c)A Teoria Piagetiana interessa aos educadores, pois trata de assuntos como: desenvolvimento da inteligência, afetividade e desenvolvimento moral.
d)Não há qualquer relação integradora entre os conhecimentos psicológicos e as práticas pedagógicas concretas de sala de aula.
e)A Pedagogia tem que manter uma relação de dependência exclusiva dos conhecimentos produzidos no campo da Psicologia.
 
Questão cód. 1054164
4)As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil: definem que as Propostas Pedagógicas das Instituições, devem respeitar os seguintes Fundamentos Norteadores:

I. Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do Exercício da Criticidade e do Respeito à Ordem Democrática.
II. Princípios Estéticos da Sensibilidade, da Criatividade, da Ludicidade e da Diversidade de Manifestações Artísticas e Culturais.
III. O reconhecimento da importância da identidade pessoal dos alunos, suas famílias, professores e outros profissionais.
IV. Formuladas, coordenadas, supervisionadas e avaliadas por educadores, com, pelo menos, o diploma de Curso de Formação de Professores.

De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é:
a)I.
b)I e III.
c)I, III e IV.
d)I, II e IV.
e)I, II, III e IV.
 
Questão cód. 1095927
5)Ainda que na escola se destaque a autonomia na relação com o conhecimento – saber o que se quer saber, como fazer para buscar informações e possibilidades de desenvolvimento de tal conhecimento, manter uma postura crítica comparando diferentes pontos de vista e reservando para si o direito de conclusão, por exemplo – ela não ocorre sem o desenvolvimento:

I. da autonomia moral (capacidade ética).
II. da autonomia emocional (autorrespeito, respeito mútuo, segurança, sensibilidade, etc).
III. da heteronomia paralela e inicial.
IV. da independência.

Completam corretamente o enunciado:
a)I, II, III e IV.
b)I, II e IV apenas.
c)I e II apenas.
d)III e IV apenas.
 
Questão cód. 1228900
6)De acordo com a Lei de Diretrizes e Base da Educação, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: EXCETO:
a)Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
b)Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
c)Individualismo de idéias e de concepções pedagógicas;
d)Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
 
Questão cód. 1512533
7)Alguns critérios de avaliação devem ser definidos para que o professor possa planejar a continuidade dos estudos de geografia em função dos conhecimentos que os alunos já adquiriram. Fazem parte das habilidades a serem alcançadas no primeiro ciclo do ensino fundamental, segundo os PCNs de Geografia:
a)Os alunos devem ser capazes de comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência os conceitos de anterioridade, posteridade e simultaneidade.
b)Os alunos devem ser capazes de identificar e analisar criticamente os usos da língua como instrumento de divulgação de valores e preconceitos de raça, etnia, gênero, credo ou classe.
c)Os alunos devem ser capazes de observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, indagando, discutindo, argumentando e apreciando a arte de modo sensível.
d)Os alunos devem ser capazes de identificar, em seu cotidiano, manifestações da relação entre sociedade e natureza.
 
Questão cód. 1512620
8)Em relação aos saberes docentes, sabe-se que há várias categorizações e conceituações sistematizadas pela ciência da educação. Marque a alternativa que correlaciona autor e classificação correta.
a)Clermont Gautier: Saberes disciplinares, saber atitudinal, saberes das ciências da educação, saberes experienciais, saber pedagógico.
b)Selma Pimenta: saberes do conhecimento, saberes curriculares, saber atitudinal, saberes da experiência, saberes das ciências da educação.
c)Dermeval Saviani: Saber atitudinal, saber crítico-contextual, saber específico, saber pedagógico, saber didático-curricular.
d)Maurice Tardif, Lessard e Lahaye: saberes curriculares, saberes da formação profissional, saberes disciplinares, saber didático-curricular.
 
Questão cód. 1520997
9)De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases a Educação Nacional a educação é dever da família e do Estado, devendo assim ser inspirada nos seguintes princípios e ideal:
a)princípios de solidariedade e nos ideais comunistas.
b)princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana.
c)princípios políticos e ideais estéticos.
d)princípios de liberdade e nos ideais de ordem social.
 
Questão cód. 1529600
10)As práticas pedagógicas formam o conjunto central das atividades que propiciam a aprendizagem das crianças e dos adolescentes dentro da escola. A maior parcela de responsabilidade sobre o sucesso ou fracasso da escola na aprendizagem de seus alunos é atribuída a essas práticas. Considerando as práticas pedagógicas, assinale a afirmativa INCORRETA.
a)Para serem fortes e efetivas, as práticas demandam uma atitude atenta e cuidadosa no planejar, realizar e avaliar cada passo, com a participação de todos.
b)As práticas pedagógicas são fruto da soma de condições objetivas e do compromisso de todas as pessoas participantes do cotidiano da escola com a qualidade do ensino que será oferecido a cada criança e adolescente.
c)Pensar a escola de forma isolada, limitar‐se a desenvolver formas diferenciadas de organização do trabalho pedagógico, nas quais o docente possa, individualmente, pensar alternativas intencionais para a solução das questões que se apresentam.
d)Fazem parte das condições objetivas da prática: a formação inicial e continuada dos professores; a capacitação dos funcionários; a definição clara dos objetivos a que a escola se propõe em relação à formação dos alunos; o acompanhamento e a avaliação permanente do trabalho desenvolvido; dentre outras.