Conhecimentos Pedagógicos

Questão cód. 1009724
1)Assinale a alternativa INCORRETA após a leitura a seguir:
a)Na educação corporativa os ambientes de aprendizagem tornam-se pró-ativos, centralizados, determinados e estratégicos e o resultado esperado é que o empregado possa desenvolver a capacidade de aprender e dar continuidade a esse processo na volta ao trabalho.
b)Diferentemente das crianças, os adultos escolhem naturalmente o que querem aprender e de que maneira preferem receber o conteúdo proposto. Esta é uma prerrogativa da educação corporativa, ou seja, de toda base metodológica aplicada a treinamento, numa visão mais restrita ou à educação corporativa.
c)As empresas não perceberam a necessidade de transferir o foco dos esforços de treinamento para a educação corporativa, uma vez que se satisfazem com pequenos desempenhos de tarefas, sem que seus funcionários adquiram uma visão macro da corporação.
d)Qualquer processo de desenvolvimento ou mudança de cultura é composto por fases distintas, tais como: a crença e o reconhecimento dos envolvidos de que é necessário mudar, a aquisição de habilidades necessárias à mudança, a vontade de mudar e a promoção da mudança individual.
e)As motivações mais fortes nos adultos são internas, relacionadas com satisfação pelo trabalho realizado, melhora da qualidade de vida e elevação da autoestima. Um programa educacional, portanto, terá maiores chances de bons resultados se estiver voltado para estas motivações pessoais e for capaz de realmente atender aos anseios íntimos dos estudantes.
 
Questão cód. 1020330
2)A professora Ana F. para construir a fase que trata sobre conteúdos do planejamento de ensino, buscou referencial em Zabala (1997), que classifica os conteúdos em:
a)Conceituais, normais, gerais e procedimentais;
b)Globais, gerais, específicos e procedimentais;
c)Factuais, globais, metodológicos e procedimentais;
d)Conceituais e factuais, procedimentais e atitudinais.
 
Questão cód. 1038503
3)A proposta de organização do conhecimento, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, está em consonância com o disposto no Artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases. De acordo com a LDB, são diretrizes gerais para a organização dos currículos do ensino fundamental e médio, EXCETO:
a)Abrangência, obrigatória, do estudo da língua portuguesa e da matemática, do conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil;
b)O ensino da arte constituirá componente curricular facultativo, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos;
c)A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da educação básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos;
d)O ensino da história do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e européia;
e)Na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série (6° ano do ensino fundamental), o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição.
 
Questão cód. 1045041
4)Considerando as necessidades básicas de aprendizagem a serem desenvolvidas no ambiente escolar, assinale a opção incorreta.
a)Atos motores simples e mecânicos.
b)Operações mentais simples e complexas.
c)Atitudes que favorecem a autonomia e interesse por aprender.
d)Valores: conhecer-se; conhecer o outro; convivência fraterna.
e)Emitir opiniões e trabalhar coletivamente.
 
Questão cód. 1059693
5)Desde que determinada a natureza das tarefas ou comportamentos terminais desejados, como resultados do treinamento, o próximo passo é a escolha das técnicas a serem utilizadas no programa de treinamento no sentido de otimizar a aprendizagem. Embora a literatura de treinamento seja carente neste aspecto, as técnicas de treinamento podem ser agrupadas nas seguintes categorias:

I. Técnicas orientadas para o conteúdo: São aquelas desenhadas para transmitir apenas conhecimentos (por exemplos: técnica da leitura, recursos audiovisuais, instrução programada, etc.).
II. Técnicas orientadas para a avaliação: São aquelas orientadas para ter o feedback imediato necessário para continuação do programa (por exemplo: técnicas de treinamento no cargo).
III. Técnicas orientadas para o processo: São aquelas que enfatizam a interação entre os treinandos no sentido de influenciar mudança de comportamento ou de atitude (Ex.: dramatizações, etc.).
IV. Técnicas mistas: São aquelas que, ao mesmo tempo em que veiculam conhecimentos ou conteúdo, procuram mudar atitudes, consciência de si, eficácia interpessoal. (por ex.: métodos de conferências, estudos de caso, simulações e jogos, etc.).

São apontadas, por especialistas em treinamentos, como corretas:
a)I, II e IV apenas.
b)I, II e III, apenas.
c)I, II, III e IV.
d)I, III e IV, apenas.
 
Questão cód. 1061032
6)Conforme a Proposta Curricular Municipal, de Tubarão – (SC), assinale a alternativa correta:
a)Apenas o professor e a escola têm o compromisso de educar, pois a família não precisa ser envolvida, nem assumir responsabilidades inerentes ao processo ensinoaprendizagem.
b)A educação infantil não exige muitos conhecimentos do professor.
c)Considerar as crianças como sujeitos de necessidades e de direitos, priorizando uma educação infantil de qualidade, é uma concepção pedagógica que deve nortear o educador, no sentido de ser mediador no desenvolvimento integral das potencialidades do educando, visando à formação da cidadania.
d)Não se faz necessário garantir um ensino que de senvolva capacidades cognitivas.
e)A avaliação, na Educação Infantil, deve se restringir, apenas, ao processo de aprendizagem, não deve levar em conta alguns elementos como: ação do professor, recursos didáticos, comportamentos, experiências, valores de conhecimentos de cada criança.
 
Questão cód. 1089948
7)Conceber a cultura infantil como uma produção e criação significa dizer que:
a)Crianças produzem cultura e são produzidas na cultura em que se inserem.
b)Crianças são limitadas e, portanto, não podem produzir cultura.
c)Crianças são seres incompletos que precisam se adaptar à cultura existente.
d)Crianças são como adultos em miniatura, possuem deveres e responsabilidades que devem ser adquiridas por meio da cultura.
e)Crianças são seres iguais, imersos em uma cultura unificadora, constituida por uma só forma de pensar e atuar.
 
Questão cód. 1133408
8)Segundo a Lei nº 11.494/2007, publicada em 21/6/2007, é INCORRETO afirmar que:
a)Os Fundos destinam-se à manutenção e ao desenvolvimento da educação básica pública e à valorização dos trabalhadores em educação, incluindo sua condigna remuneração, observado o disposto nesta Lei.
b)A União complementará os recursos dos Fundos sempre que, no âmbito de cada Estado e no Distrito Federal, o valor médio ponderado por aluno, calculado na forma do Anexo desta Lei, não alcançar o mínimo definido nacionalmente, fixado de forma a que a complementação da União não seja inferior aos valores previstos no inciso VII do caput do art. 60 do ADCT.
c)A distribuição de recursos que compõem os Fundos, no âmbito de cada Estado e do Distrito Federal, dar-se-á, entre o governo estadual e os de seus Municípios, na proporção do número de alunos matriculados nas respectivas redes de educação básica pública presencial, na forma do Anexo desta Lei.
d)Não serão consideradas, para a educação especial, as matrículas na rede regular de ensino, em classes comuns ou em classes especiais de escolas regulares, e em escolas especiais ou especializadas.
e)No exercício de suas atribuições, compete à Comissão Intergovernamental de Financiamento para a Educação Básica de Qualidade especificar anualmente as ponderações aplicáveis entre diferentes etapas, modalidades e tipos de estabelecimento de ensino da educação básica, observado o disposto no art. 10 desta Lei, levando em consideração a correspondência ao custo real da respectiva etapa e modalidade e tipo de estabelecimento de educação básica, segundo estudos de custo realizados e publicados pelo Inep.
 
Questão cód. 1521028
9)Para que o trabalho do professor possa se efetivar com eficácia, é preciso levar em consideração a importância e a responsabilidade com relação a organização da prática educativa. Neste sentido o Planejamento escolar é a "viga mestra" da efetivação da ação docente, portanto, podemos afirmar que:
a)O planejamento de cada aula deve ser elaborado pelo coordenador da escola e executado pelo professor regente.
b)O planejamento de cada aula deve ser elaborado pelo professor da turma, levando em consideração a realidade da turma.
c)O planejamento de cada aula deve ser elaborado pela direção da escola.
d)O planejamento de cada aula deve ser elaborado pela secretaria de educação, levando em consideração a realidade de todo o município em que a escola está inserida.
 
Questão cód. 1522837
10)Consta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) que o ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes:
a)Africana, cigana e europeia.
b)Indígena, africana e europeia.
c)Indígena, africana e americana.
d)Indígena, cigana e europeia.
e)Africana e americana.