Legislação do SUS

Questão cód. 1000560
1)Referente ao Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) é INCORRETO afirmar:
a)O Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) tem o objetivo de reduzir o número de óbitos e a incidência da doença no Brasil, envolvendo ações permanentes e intersetoriais, uma vez que existem evidências técnicas de que, em curto prazo, seja possível a erradicação do mosquito transmissor Aedes aegypti.
b)Implantado em 2002, desenvolve – em parcerias com estados e municípios – campanhas de comunicação e mobilização social visando à prevenção e ao controle do mosquito transmissor (eliminando potenciais criadouros do vetor em ambiente doméstico e tratando com larvicidas apenas aqueles onde ações alternativas não puderam ser adotadas).
c)O PNCD instituiu dez componentes de ação, dentre eles, o fortalecimento da vigilância epidemiológica, de modo a ampliar a capacidade de detecção precoce de casos da doença; a integração do combate à dengue na atenção básica – com a mobilização dos programas de agentes comunitários de saúde (Pacs), Estratégia Saúde da Família e ações de saneamento ambiental visando à redução de criadouros. Neste componente, pretende-se estabelecer parcerias com vistas à instalação de uma rede de ecopontos para recolhimento e destinação adequada de pneus inservíveis.
d)O Aedes aegypti é um mosquito altamente endófilo, utilizando na maioria das vezes os depósitos de água domiciliares e outros artefatos como seus principais criadouros.
e)Segundo dados entomológicos, a maior parte dos criadouros estão no interior dos domicílios. Neste caso, as ações de saneamento domiciliar são de grande importância para o controle do mosquito. Ações simples, como a vedação de caixas d'água e outros possíveis depósitos de água, desobstrução de calhas, dentre outras, são importantes para o controle do vetor. A principal prioridade do programa é evitar a ocorrência de óbitos, diante da situação epidemiológica do País, onde os sorotipos DEN-1, DEN-2 e DEN-3 circulam simultaneamente.
 
Questão cód. 1027513
2)O controle social no SUS, de acordo com a Lei Orgânica da Saúde nº 8.142/90, pode ser constituído, em cada esfera de governo, a partir das seguintes instâncias colegiadas:
a)( ) Conferência de Saúde e Conselho de Saúde.
b)( ) Conselho de Saúde, Fundo Nacional de Saúde e CONASS.
c)( ) Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde e Fundo Nacional de Saúde.
d)( ) Conferência de Saúde e Conselho Local de Saúde.
e)( ) Conselho Municipal de Saúde, Conselho Estadual de Saúde e Conselho Federal de Saúde, compostos somente por representantes do Governo.
 
Questão cód. 1033748
3)Constitui um princípio bioético baseado na obrigatoriedade do profissional de saúde de promover em primeiro lugar o bem-estar do paciente, a função de fazer o bem, passar confiança e evitar danos, tratamentos inúteis e desnecessários:
a)Princípio da Autonomia.
b)Princípio da Beneficência ou Não Maleficência.
c)Princípio da Equidade.
d)Princípio da Justiça.
e)Princípio da Humanização
 
Questão cód. 1050590
4)Segundo a Lei nº 8.142/90, no Sistema Único de Saúde, a Conferência de Saúde e o Conselho de Saúde são instâncias:
a)Executivas.
b)Consultivas.
c)Gerenciadoras de repasses.
d)Colegiadas.
e)Responsáveis pela informação para a comunidade.
 
Questão cód. 1050651
5)Que ações NÃO estão incluídas no campo de atuação do SUS?
a)Ações de vigilância sanitária.
b)Ações de vigilância epidemiológica.
c)Ações de saúde do trabalhador.
d)Ações de terapêutica integral, incluindo farmacêutica.
e)Ações em parceria com a saúde suplementar.
 
Questão cód. 1150636
6)A Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990,
a)trata da definição das competências e das atribuições das três esferas de governo e do funcionamento e da participação complementar dos serviços privados de assistência à saúde.
b)dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área de saúde.
c)dispõe sobre o processo de trabalho das equipes de atenção básica.
d)dispõe sobre o Estatuto do Idoso.
 
Questão cód. 1162976
7)De acordo com a Constituição Federal do Brasil, a direção do Sistema Único de Saúde é única, sendo exercida em cada esfera de governo, pelos seguintes órgãos:
a)Hospital Regional e Hospital Municipal.
b)Hospital Municipal e Secretarias Regionais de Saúde.
c)Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.
d)Secretarias Estaduais, Regionais e Municipais de Saúde.
 
Questão cód. 1168677
8)Referente a história natural da infecção pelo HIV é INCORRETO afirmar:
a)Existem três fases que mostram a dinâmica da interação vírus-hospedeiro: uma fase aguda inicial; uma fase média crônica; e uma fase final de crise.
b)A fase aguda inicial representa a resposta de um adulto imunocompetente à infecção pelo HIV. Caracteriza-se por alto grau de produção de vírus, viremia (presença de vírus circulando no sangue) e implante generalizado nos tecidos linfoides. Mas a infecção inicial é prontamente controlada por uma resposta imunológica antiviral.
c)A fase média, crônica, representa um estágio de relativa contenção do vírus associada a um período de latência clínica. O sistema imunológico ainda está íntegro, mas há uma replicação constante do HIV, principalmente nos tecidos linfoides, que pode durar vários anos. Os pacientes permanecem assintomáticos ou apresentam linfadenopatia generalizada persistente. Os sintomas constitucionais são leves ou inexistem.
d)A fase final ou de crise caracteriza-se pela deterioração das defesas do hospedeiro, recrudescimento da replicação viral e doença clínica. Normalmente os pacientes apresentam febre prolongada (mais de 15 dias), fadiga, perda de peso e diarreia; o número de linfócitos (CD4+) cai.
e)Depois de um período variável, sobrevêm infecções graves, tuberculose, pneumonia, alguns tipos de câncer, candidíase ou doença neurológica clinicamente evidente, então se pode dizer que o paciente está com AIDS. Além disso, de acordo com as orientações dos Centros para Controle de Doença, qualquer pessoa infectada pelo HIV com menos de 200 células linfócitos TCD4+/μ l é considerada como tendo AIDS.
 
Questão cód. 1176723
9)Quanto aos princípios gerais da atenção básica, qual das afirmações abaixo está CORRETA?
a)O trabalho em equipe é dirigido a populações de territórios bem delimitados, pelas quais o Estado não assume a responsabilidade sanitária.
b)São desenvolvidos por meio de exercício de práticas gerenciais e sanitárias democráticas e participativas.
c)Utilizam tecnologias de baixa complexidade e alta densidade.
d)Caracterizam-se por um conjunto de ações de saúde, direcionadas somente à coletividade.
e)Desestimulam a participação popular e o controle social.
 
Questão cód. 1522918
10)Uma das principais conquistas da Reforma Sanitária com a criação do SUS foi a de
a)regulamentar a atuação dos serviços privados de saúde.
b)fiscalizar as operadoras de plano de saúde.
c)consolidar as campanhas sanitárias.
d)incluir as policlínicas no sistema de saúde.
e)universalizar o acesso aos serviços de saúde.