Direito Financeiro

1.
QPCI37352 Direito Financeiro
Ano:2019 Banca:UFF/COSEAC Órgão:UFF

Existe uma operação de crédito contratual cujo objeto do contrato é a aquisição, por parte de um dos contratantes, de bem escolhido pelo outro contratante para sua utilização. Este último é, a priori, em um conceito amplo, o proprietário do bem, sendo que a posse e o usufruto, durante a vigência do contrato, são do outro contratante. Este contrato pode prever ou não a opção de compra, ao final, do bem objeto do contrato. Trata-se do seguinte instrumento de crédito:
2.
QPCI76552 Direito Financeiro
Ano:2019 Banca:COMPERVE/UFRN Órgão:Pref. Parnamirim/RN

A administração pública brasileira, para cobrir as necessidades da população, necessita de recursos disponíveis no tesouro. Para tanto, a forma utilizada para o planejamento e a execução da receita pública no Brasil, segue, na sequência, os estágios de
3.
QPCI76553 Direito Financeiro
Ano:2019 Banca:COMPERVE/UFRN Órgão:Pref. Parnamirim/RN

A administração pública tem a prerrogativa de contratar e adquirir bens e serviços, cujo destino é o albergue às necessidades da população. Para tanto, os procedimentos utilizados no planejamento e na execução da despesa observam, nessa ordem, os estágios de
4.
QPCI147664 Direito Financeiro
Ano:2019 Banca:QUADRIX Órgão:CREA/GO

Quanto ao orçamento público, julgue os itens de 107 a 112.

O orçamento público brasileiro possui caráter impositivo, ou seja, se uma despesa constar da lei orçamentária anual, o Estado será obrigado a executá‐la.
5.
QPCI192678 Direito Financeiro
Ano:2019 Banca:CEBRASPE Órgão:MPC/PA

Com relação à instituição de regime complementar nos regimes próprios de previdência social, assinale a opção correta.
6.
QPCI228376 Direito Financeiro
Ano:2021 Banca:QUADRIX Órgão:CRESS/SE

Quanto aos princípios orçamentários, julgue os itens de 81 a 86.

A vedação à abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa e sem indicação dos recursos correspondentes obedece ao princípio da especialização.
7.
QPCI228392 Direito Financeiro
Ano:2021 Banca:QUADRIX Órgão:CRESS/SE

No que se refere à administração financeira, julgue os itens de 87 a 100.

No modelo do balanço financeiro da Lei n.o 4.320/1964, uma representação possível é:(RO + RE) – (DO + DE) = SF – S, em que: RO – receita orçamentária; RE – receita extra orçamentária; DO – despesa orçamentária; DE – despesa extra orçamentária; SF – saldo final; e SI – saldo inicial.
8.
QPCI255545 Direito Financeiro
Ano:2021 Banca:FGV Órgão:TCE/AM

Ao analisar a observância do limite de despesa total com pessoal de certo Município, Auditor do TCE encontrou o seguinte quadro:1. não se contabilizava como despesa de pessoal a parcela não paga da remuneração bruta dos servidores que ultrapassava o teto constitucional do Art. 37, XI, CRFB/1988;2. os valores dos contratos de terceirização de mão de obra referentes à substituição de servidores e empregados públicos eram contabilizados como "Outras Despesas de Pessoal";3. a despesa total com pessoal atingia o percentual de 59,5% da receita corrente líquida. A esse respeito, é correto afirmar que:
9.
QPCI255549 Direito Financeiro
Ano:2021 Banca:FGV Órgão:TCE/AM

O Presidente da República, por Decreto, reduziu a zero a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de certos eletrodomésticos, com vistas a estimular o consumo popular. Diante desse cenário, tal ato normativo:
10.
QPCI255552 Direito Financeiro
Ano:2021 Banca:FGV Órgão:TCE/AM

A União todos os anos cobra, referente aos chamados “terrenos de marinha”, valores de foro ou de taxa de ocupação. Não pagos espontaneamente tais valores pelos devedores, após o vencimento da obrigação, eles serão inscritos: