Prefeitura de Jacundá - PA

PREFEITURA MUNICIPAL DE JACUNDÁ

ESTADO DO PARÁ

O PREFEITO MUNICIPAL DE JACUNDÁ, no uso de suas atribuições legais, torna público que estarão abertas as inscrições para o CONCURSO PÚBLICO destinado ao provimento de cargos efetivos em vagas existentes no Quadro de Pessoal da PREFEITURA MUNICIPAL DE JACUNDÁ, sendo realizado pela CONED- Consultoria e Assessoria Educacional S/c Ltda, conforme as normas e condições estabelecidas neste Edital e a seguir especificadas:

I - DOS CARGOS, DOS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE E DAS VAGAS

Os cargos ofertados no QUADRO DE CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO, o nível de escolaridade e os pré-requisitos exigidos, a síntese das atividades, o vencimento inicial e o número de vagas, são identificados a seguir:

ESCOLARIDADE: ALFABETIZAÇÃO / TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 35,00

CARGO / CÓDIGO

PRÉ-REQUISITOS

SÍNTESE DAS ATIVIDADES

VENC. INICIAL

 Nº VAGAS

Auxiliar de Serviços Gerais/ 101

-

exercer as funções de servente, zelador, cozinheira, copeira, lavadeira, merendeira; plantação de mudas de plantas e outras assemelhadas

350,00

50

Agente de Serviços Urbanos / 102

-

atividades de natureza repetitiva relacionadas à limpeza e conservação de ruas , logradouros públicos e à coleta do lixo

350,00

36

Vigia / 103

-

-

atividades de vigilância e segurança do patrimônio municipal

350,00

09

Carpinteiro / 104

Experiência mínima de 01 ano

executar trabalhos de carpintaria, cortando, armando, instalando e reparando peças de madeira

350,00

02

Magarefe/ 105

-

Atividades no matadouro municipal

405,41

03

Eletricista ( Veículos) / 106

Experiência mínima de 01 ano

montar e manter instalações elétricas de veículos

614,25

01

Eletricista (Predial) / 107

Experiência mínima de 01 ano

montar e manter instalações elétricas de prédios da prefeitura

614,25

01

Operador de Máquinas Leves / 108

Experiência mínima de 01 ano

executar trabalhos envolvendo operação e manutenção de roçadeira, moto-serra, etc.

368,55

02

Operador de Máquinas Pesadas - Trator de Esteira / 109

Experiência mínima de 01 ano

executar serviços envolvendo operação e conservação de trator de esteira

614,25

03

Operador de Máquinas Pesadas- Patrol / 110

Experiência mínima de 01 ano

executar serviços envolvendo operação e conservação de patrol

614,25

02

Mecânico (Veículos e Máquinas) / 111

Experiência mínima de 01 ano

executar trabalhos mecânicos de manutenção preventiva e corretiva de máquinas e veículos.

614,25

03

ESCOLARIDADE: ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO / TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 35,00

CARGO / CÓDIGO

PRÉ-REQUISITOS

SÍNTESE DAS ATIVIDADES

VENC. INICIAL

Nº VAGAS

Motorista - Veículos Leves / 201

CNH. "B" ou "C"

dirigir automóveis, camionetas e similares, e zelar pela conservação dos mesmos.

417,69

02

Motorista-Veículos Pesados/ 202

CNH. "D ou E"

dirigir caminhão, ônibus e outros assemelhados

614,25

10

ESCOLARIDADE: ENSINO FUNDAMENTAL / TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 40,00

CARGO / CÓDIGO

PRÉ-REQUISITOS

SÍNTESE DAS ATIVIDADES

VENC. INICIAL

Nº VAGAS

Auxiliar Administrativo / 112

-

executar tarefas administrativas auxiliares relativas à datilografia, arquivo, protocolo, preenchimento de formulários diversos; operar máquinas copiadoras; receber e orientar o público.

350,00

26

Auxiliar de Laboratório / 203

conhecimentos inerentes ao cargo

executar, sob supervisão, serviços auxiliares de laboratório.

350,00

01

Auxiliar de Enfermagem / 204

curso de auxiliar de enfermagem / registro COREN

executar atividades auxiliares de enfermagem em unidade hospitalar e ambulatorial, sob supervisão de profissional da área de saúde

395,85

09

Fiscal de Terra / 113

-

atividades de fiscalização de terras; medições de lotes não titulados; outras atividades correlatas.

368,55

01

ESCOLARIDADE: ENSINO MÉDIO / TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 40,00

CARGO / CÓDIGO

PRÉ-REQUISITOS

SÍNTESE DAS ATIVIDADES

VENC. INICIAL

Nº VAGAS

Secretário Escolar / 205

conhecimentos inerentes ao cargo

Superintender os serviços de Secretaria de Escolas da rede municipal de ensino

500,00

10

Técnico em Radiologia / 206

curso Técnico em Radiologia / Registro no CRR

executa exames radiológicos, sob supervisão do médico radiologista, posicionando adequadamente o paciente e acionando o aparelho de raio X

614,25

01

Técnico em Enfermagem / 207

Curso Técnico em Enfermagem / registro COREN

executa atividades relacionadas à aplicação de técnicas de enfermagem, sob supervisão e orientação do enfermeiro

614,25

08

GRUPO MAGISTÉRIO- ZONA URBANA / TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 50,00

CARGO

CÓDIGO

PRÉ-REQUISITOS/ HABILITAÇÃO

REMUNERAÇÃO INICIAL

Nº VAGAS

Professor I (Séries Iniciais e Ed. Infantil)

401

Habilitação em nível médio, modalidade normal (magistério), ou através de Licenciatura Plena em Pedagogia, com habilitação para o exercício da docência nas quatro primeiras séries e/ou na educação infantil

Nível Médio - 490,00
Nível Superior- 662,00

78

Professor II- Língua Portuguesa

402

Licenciatura Plena em Letras

662,00

18

Prof. II- Matemática

403

Licenciatura Plena em Matemática

662,00

12

Professor II- História

404

Licenciatura Plena em História

662,00

05

Professor II - Geografia

405

Licenciatura Plena em Geografia

662,00

06

Professor II- Ciências

406

Licenciatura Plena em Ciências ou Ciências Físicas e Biológicas

662,00

10

Professor II - Educação Física

407

Licenciatura Plena em Ed. Física

662,00

03

Professor II- Educação Artística

408

Licenciatura Plena em Artes

662,00

06

Professor II- Inglês

409

Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Inglês

662,00

06

Professor II- Estudos Amazônicos

410

Licenciatura Plena em História ou Geografia

662,00

04

Professor II- Educação Religiosa

411

Licenciatura Plena em Ciências da Religião, ou Licenciatura Plena em Teologia ou Licenciatura Plena em qualquer área com pós-graduação lato-sensu (360h) em ensino religioso

662,00

03

Obs: A remuneração especificada corresponde a uma jornada de 100 horas mensais de aulas efetivas

GRUPO MAGISTÉRIO- Zona RURAL / TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 50,00

CARGO

CÓDIGO

PRÉ-REQUISITOS/ HABILITAÇÃO

REMUNERAÇÃO INICIAL

Nº VAGAS

Professor I (Séries Iniciais e Ed. Infantil)

501

Habilitação em nível médio, modalidade normal (magistério), ou através de Licenciatura Plena em Pedagogia, com habilitação para o exercício da docência nas quatro primeiras séries e/ou na educação infantil

Nível Médio - 490,00
Nível Superior- 662,00

45

Professor II- Língua Portuguesa

502

Licenciatura Plena em Letras

662,00

03

Prof. II- Matemática

503

Licenciatura Plena em Matemática

662,00

03

Professor II- História

504

Licenciatura Plena em História

662,00

02

Professor II - Geografia

505

Licenciatura Plena em Geografia

662,00

02

Professor II- Ciências

506

Licenciatura Plena em Ciências ou Ciências Físicas e Biológicas

662,00

02

Professor II - Educação Física

507

Licenciatura Plena em Ed. Física

662,00

02

Professor II- Educação Artística

508

Licenciatura Plena em Artes

662,00

02

Professor II- Inglês

509

Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Inglês

662,00

02

Professor II- Estudos Amazônicos

510

Licenciatura Plena em História ou Geografia

662,00

02

Obs: A remuneração especificada corresponde a uma jornada de 100 horas mensais de aulas efetivas

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 50,00

ESCOLARIDADE EXIGIDA: NÍVEL SUPERIOR - Registro profissional no respectivo Conselho

CARGO

CÓDIGO

PRÉ-REQUISITOS/ HABILITAÇÃO

REMUNERAÇÃO INICIAL

Nº VAGAS

Enfermeiro

301

Graduação em Enfermagem

1.745,00

03

Médico Clinico Geral

302

Graduação em Medicina

6.000,00

03

Médico Ortopedista

303

Graduação em Medicina com a especialização correspondente

2.755,00

01

Médico Gineco-Obstetra

304

Graduação em Medicina com a especialização correspondente

4.000,00

01

Odontólogo

305

Graduação em Odontologia

1.900,00

01

Nutricionista

306

Graduação em Nutrição

1.400,00

01

Assistente Social

307

Graduação em Serviço Social

1470,00

01

Farmacêutico- Bioquímico

308

Graduação em Farmácia com especialização em Bioquímica

1.575,00

01

Fisioterapeuta

309

Graduação em Fisioterapia

1.900,00

01

Psicólogo

310

Graduação em Psicologia - Formação de Psicólogo

1.470,00

01

Terapeuta Ocupacional

311

Graduação em Terapia Ocupacional

1.400,00

01

Médico PSF

312

Graduação em Medicina

4.637,50

03

Supervisor Escolar

313

Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação ou especialização lato-sensu em Supervisão Escolar

1.024,00

10

1.1 A comprovação dos pré-requisitos e da habilitação será exigida no ato da contratação do candidato aprovado.

1.2 A jornada de trabalho estabelecida para os cargos constantes deste Edital é de 40 horas semanais, exceto para os cargos do Grupo Magistério que possuem jornada de trabalho específica definida em lei municipal.

1.3 O concurso público destina-se a selecionar candidatos para o preenchimento de cargos vagos, e para manter cadastro reserva para os que vierem a vagar ou forem eventualmente criados por lei durante o prazo de validade fixado ( 02 anos).

II- DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

São requisitos indispensáveis para nomeação e posse de candidato aprovado: 1- Ser brasileiro nato ou naturalizado ou, ainda, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Parágrafo Primeiro do Art. 12 da Constituinte Federal de 1988; 2- Apresentar documentação comprobatória da escolaridade e dos pré-requisitos exigidos para o cargo, que se encontram especificadas no item I deste Edital e demais documentos exigidos pela Prefeitura; 3- Ser considerado apto para o exercício da função pública, através do exame médico, pelo qual serão avaliadas as condições físicas e mentais do candidato, procedido pela Prefeitura Municipal de Jacundá; 4- Comprovação da idade mínima (18 anos); 5- Comprovante de estar quite com o serviço militar e com as obrigações eleitorais; 6- Estar em situação regular junto aos respectivos órgãos de registro profissional, se for o caso; 7- Não ser ex-servidor da Prefeitura Municipal de Jacundá, dispensado por justa causa; 8- Apresentar declaração de acumulação de cargo, emprego ou função pública. 9. Para os cargos que exigem experiência, comprovar através de: Carteira de Trabalho, emitida pelo MT, acompanhada de declaração da Empresa, detalhando as funções do candidato ou Certidão emitida por órgão federal, estadual ou municipal, também detalhando as funções do candidato ou documento comprobatório de prestação de serviços e inscrição no regime previdenciário, em se tratando de trabalhadores autônomos.

III- DAS INSCRIÇÕES

3.1. - As inscrições poderão ser realizadas em duas modalidades: via Presencial ou via Internet.

3.1.1. Via presencial: No período de 11 a 22 de dezembro de 2006, o candidato deverá comparecer à sede do Lions Clube, à Rua Bahia s/n, em Jacundá, para realizar sua inscrição, no horário de 08:00 às 12:00 horas e 13:30 às 16:00 horas.

3.1.1.1. A taxa de inscrição será paga conforme está indicado no boleto recebido. Não será aceito pagamento feito através de depósito em envelope.

3.1.1.2. As informações prestadas pelo candidato em seu requerimento de Inscrição são de sua inteira responsabilidade, dispondo a CONED do direito de excluir do concurso, o candidato que não preencher o formulário de forma correta, completa e legível, ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

3.1.1.3. Será admitida a realização de inscrição por terceiros, obedecendo aos procedimentos fixados neste Edital.

3.1.1.4. O candidato inscrito por terceiros assume total responsabilidade pelas informações prestadas, arcando com as conseqüências de eventuais erros no preenchimento do requerimento de inscrição e em sua entrega.

3.1.2- Via Internet- Período: 12 a 27 de dezembro. Para solicitar sua inscrição via internet, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.coned.com.br, no período compreendido entre 10 horas do dia 12 de dezembro de 2006 e 16 horas do dia 27 de dezembro de 2006, e executar os seguintes procedimentos:

- Preencher e enviar o formulário eletrônico com todos os dados solicitados;

- Imprimir o boleto de pagamento bancário com o código de barras;

- Realizar o pagamento, em Agência do Banco BRADESCO ou no Banco Postal de Agências dos Correios, utilizando esse boleto.

3.1.2.1- Na inscrição, via Internet, a taxa respectiva deverá ser paga, através unicamente do boleto com código de barras, diretamente em quaisquer dos caixas das agências ou dos postos do Banco Bradesco ou nos caixas eletrônicos do mesmo Banco.

3.1.2.2. Não serão aceitos pagamentos através de simples depósito bancário (sem o código de barras), para as inscrições feitas via Internet.

3.1.2.3. O prazo final para pagamento da taxa de inscrição solicitada via internet será o dia 27 de dezembro de 2006, não sendo acatados pedidos de inscrição cujo pagamento não for realizado ou for realizado após essa data.

3.1.2.4. A CONED não se responsabilizará por solicitação de inscrição via internet não recebida por fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados, como falhas de comunicação, congestionamento de linhas ou de servidores, falta de energia elétrica, e outros, ou devido ao não cumprimento, por parte dos candidatos, dos procedimentos estabelecidos para a conclusão desta modalidade de solicitação de inscrição.

3.1.2.5. As solicitações de inscrições via internet somente serão homologadas após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

3.1.2.6. Nesta forma de inscrição, o Manual do Candidato (Edital e conteúdos programáticos) somente será obtido por meio da execução de "download" a partir do endereço eletrônico www.coned.com.br

3.1.2.7. A partir do dia 18 de janeiro de 2007 o candidato deverá conferir no endereço eletrônico da CONED se os dados da inscrição efetuada pela Internet foram recebidos e se o valor da inscrição foi pago, gerando assim sua inscrição. Em caso negativo, o candidato deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato-SAC, da CONED pelo telefone (0xx91) 3242.6034, no horário das 8:00 às 14:00 horas, ou através da Internet, para verificar o ocorrido.

3.2- Os candidatos com mais de uma inscrição para cargos com horários coincidentes das respectivas provas deverão optar, no dia da confirmação de sua inscrição, por uma única delas. As provas referentes aos cargos Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Serviços Gerais não coincidirão; serão realizadas em turnos opostos.

3.3. Não será acatada inscrição formulada por correspondência, via postal, fax e em desacordo com as demais Cláusulas e condições deste Edital.

3.4. Antes de efetuar o recolhimento da taxa, o candidato deverá certificar-se de que possui todas as condições e pré-requisitos para participar do certame. Em nenhuma hipótese haverá devolução da taxa de inscrição, salvo se a prova não for realizada. Outrossim, não serão aceitos pedidos de isenção total ou parcial do pagamento da taxa de inscrição.

3.5. O simples pagamento da taxa não significa que a inscrição está realizada; o candidato deverá ainda efetuar o preenchimento da ficha de inscrição.

3.6. Os candidatos aos cargos de Professor I e Professor II deverão optar por concorrer às vagas fixadas para a Zona Urbana ou por aquelas fixadas para a Zona Rural, expressando sua escolha na ficha de inscrição.

IV - DA CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO

4.1. A confirmação da inscrição, na forma presencial, se processará nos dias 25 e 26 de janeiro de 2007, na sede do Lions Clube, à Rua Bahia, s/n, em Jacundá , no horário de 09:00 às 15:00 horas, quando então, o candidato receberá o CARTÃO DE INSCRIÇÃO contendo dia, hora, local e sala de realização da prova.

4.2. O candidato deverá apresentar a identidade, o comprovante de entrega da ficha de inscrição (no caso da inscrição ter sido presencial) ou o comprovante de pagamento da taxa de inscrição através do boleto com código de barras (caso via internet).

4.3. A confirmação da inscrição poderá ser feita por terceiros, desde que seja apresentado o documento de identidade do candidato inscrito.

4.4. O candidato inscrito, tanto via presencial como pela Internet, poderá confirmar sua inscrição através da Internet, acessando o site www.coned.com.br, a partir do dia 22 de janeiro de 2007.

4.5. O candidato que não confirmar sua inscrição poderá ser considerado desistente do Concurso, a critério da CONED.

4.6. A alteração de cargo somente será efetuada, na hipótese de que o dado expresso pelo candidato em sua ficha de inscrição tenha sido transcrito erroneamente pela CONED.

V - DA FORMA E DOS CONTEÚDOS DAS PROVAS

5.1 - Este Concurso constará de Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos.

5.1.1 - Para os cargos de Professor e Supervisor Escolar, haverá ainda uma Prova de Títulos, de caráter exclusivamente classificatório, observando o disposto no item 6.24, deste Edital.

5.1.2 - O tempo máximo de duração da prova objetiva será de 3(três) horas.

5.2 - As Provas Objetivas constarão de questões de múltipla escolha e apresentarão os seguintes desdobramentos:

CARGOS

DISCIPLINAS

NÚMERO DE QUESTÕES

VALOR DE CADA QUESTÃO

Auxiliar de Serviços Gerais, Agente de Serviços Urbanos, Vigia, Magarefe, Carpinteiro, Eletricista, Operador de Máquinas Leves, Operador de Máquinas Pesadas, Mecânico, Auxiliar Administrativo, Fiscal de Terras.

Língua Portuguesa

Matemática

10

20

04

03

Motorista de Veículos Leves ou Pesados, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Laboratório, Secretário Escolar, Técnico em Radiologia, Técnico de Enfermagem.

Língua Portuguesa

Matemática

Conhecimentos Específicos

10

10

10

03

03

04

Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico-Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico Clínico Geral, Médico Gineco-Obstetra, Médico Ortopedista, Médico do PSF, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional.

Língua Portuguesa

Saúde Pública

Conhecimentos Específicos

10

05

15

02

04

04

Supervisor Escolar

Língua Portuguesa

Conhecimentos Pedagógicos

Conhecimentos Específicos

10

15

05

02

04

04

Professor II ( 5ª a 8ª séries)

Língua Portuguesa

Didática e Legislação

Conhecimentos Específicos

10

05

15

02

04

04

Professor I ( 1ª a 4ª e educação infantil)

Língua Portuguesa

Matemática

Didática e Legislação

Conhecimentos Específicos:

Estudos Sociais

Ciências

Educação Infantil

10

10

05

07

04

04

03

03

02

02

02

02

VI - DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

6.1. A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 28 de janeiro de 2007, em Jacundá.

6.1.1. A confirmação da data/período e as informações sobre horário, local e sala constarão no Cartão de Inscrição do Candidato.

6.1.2. O candidato deverá comparecer ao local de realização da prova com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) minutos do horário fixado para seu início, munido do CARTÃO DE INSCRIÇÃO, DO DOCUMENTO DE IDENTIDADE E DE CANETA ESFEROGRÁFICA, com tinta azul ou preta, preferencialmente preta.

6.1.3. Sessenta minutos antes do horário previsto para o inicio da prova, será aberto o portão para entrada dos candidatos.

6.2. Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte; carteiras funcionais do Ministério Público; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo aprovado pelo artigo 159 da Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997).

6.3. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias, ocasião em que poderá ser submetido à identificação especial, compreendendo coleta de assinaturas e de impressão digital em formulário próprio.

6.3.1. A identificação especial poderá ser exigida, também, do candidato cujo documento de identificação ocasione dúvidas relativas à fisionomia e/ou à assinatura do portador.

6.4. Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade nem documentos ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados.

6.5. Não será aceita cópia de documento de identidade, nem protocolo de documento.

6.6. O candidato, ao ingressar no recinto do prédio, deverá dirigir-se para a sala na qual prestará prova, onde, após ser identificado, aguardará seu início.

6.7. O candidato receberá o Caderno de Prova com as questões impressas, não sendo permitido pedido de esclarecimento sobre seu enunciado ou modo de resolvê-las.

6.8. O candidato receberá também o Cartão Resposta, devendo cobrir inteiramente com caneta esferográfica, tinta azul ou preta, preferencialmente preta, o espaço correspondente a alternativa escolhida.

6.9. O candidato somente poderá entregar a prova depois de transcorridos, pelo menos, 01(uma) hora do seu início.

6.10. Não haverá prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em razão do afastamento de candidato da sala de provas.

6.11. Não haverá segunda chamada da Prova do Concurso, assim como designação especial de locais e horários diferentes dos que forem estabelecidos para sua realização.

6.12. Em caráter excepcional poderá ser realizada prova em Unidade Hospitalar da sede do Município de Jacundá para o candidato que comprovadamente apresentar atestado fornecido por médico, com o respectivo CRM, que comprove sua impossibilidade de comparecer ao local estabelecido para a realização da prova; o candidato deverá cientificar a coordenação do Concurso, com antecedência mínima de 24 horas, do horário fixado para o início da prova.

6.13. A avaliação da prova objetiva, realizada por sistema eletrônico de processamento de dados, levará em consideração, exclusivamente, as respostas transferidas para o Cartão Resposta.

6.14. O preenchimento do cartão resposta será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder de acordo com as instruções especificas contidas na capa do caderno de prova e/ou neste edital.

6.15. Não haverá revisão ou vista de prova.

6.16. Anulada alguma questão da prova Objetiva, os pontos correspondentes serão creditados a todos os candidatos que a realizaram.

6.17. Será atribuída nota 0 (zero) às questões da prova: não respondidas, que contenham emenda ou rasura, que contenham mais de uma resposta assinalada ou que não foram marcadas no cartão-resposta.

6.18. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá levar uma acompanhante, que ficará em local indicado pela coordenação do concurso e que será responsável pela guarda do lactente.

6.19. No dia da realização das provas não será permitido ao candidato permanecer com armas ou aparelhos eletrônicos (bip, pager, walkman, telefone celular, relógio do tipo data bank, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, etc...). Caso o candidato leve alguma arma e/ou algum aparelho eletrônico, estes deverão ser colocados embaixo da carteira. O descumprimento da presente instrução implicará a eliminação do candidato, caracterizando-se tentativa de fraude.

6.20. A Coordenação do concurso não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrônicos durante a realização das provas, nem por danos neles causados.

6.21. No dia da realização das provas, a CONED poderá submeter os candidatos ao sistema de detecção de metal, especialmente quando da utilização dos banheiros.

6.22. Se a qualquer tempo, for constatado, por meio eletrônico, visual, grafológico ou por investigação policial, ter o candidato se utilizado de processo ilícito, suas provas serão anuladas e ele será automaticamente eliminado do concurso público.

6.23. Será, ainda, eliminado do concurso o candidato que; 1- deixar de comparecer para realização da prova na data, no local e na hora estabelecida; 2- comparecer após o horário de início da prova; 3- recusar-se a realizar a prova ou retirar-se do recinto durante a sua realização, sem a devida autorização; 4- for surpreendido na prática de qualquer forma de comunicação com outros candidatos ou pessoas estranhas, assim como, na utilização de livros, notas, máquinas, impressos, chapéu, boné ou similares; 5- recusar-se a devolver o exemplar de prova e/ou o CARTÃO - RESPOSTA, assim como, assinar na lista de presença à prova; 6- não atender determinação da coordenação do concurso e/ou dos fiscais. 7- não obtiver o mínimo de 50% (cinquenta por cento) do total de pontos das questões da prova objetiva.

6.24. A Prova de Títulos será considerada apenas para os candidatos aos cargos de Professor e Supervisor Escolar, que tenham obtido um mínimo de 50% (cinquenta por cento) do total de pontos da prova objetiva.

6.24.1. A Prova de Títulos, com pontuação máxima de 6 pontos, terá a seguinte composição:

TÍTULOS / ESPECIFICAÇÃO

VALOR POR TÍTULO

QUANTIDADE MÁXIMA DE TÍTULOS

COMPROVANTE

CARGO: PROFESSOR I ( 1ª a 4ª e Ed. Inf.)

a) Curso de Licenciatura Plena, realizada em Instituição reconhecida;

b) Curso de Licenciatura Plena incompleto, com no mínimo 1.500h, em disciplinas cursadas, com aprovação ou Curso de Pós Graduação lato sensu (especialização), em área de Educação, com carga horária mínima de 360h, ministrado por instituição de ensino superior ou por instituição especialmente credenciada.

c) Curso de aperfeiçoamento ou atualização, em área de Educação, realizado a partir de 1996, como profissional do magistério, com carga horária mínima de 80 h.

3,0

2,0

1,0

01

01

01

a) Diploma devidamente registrado, ou certidão/declaração de conclusão com o respectivo histórico escolar.

b) Declaração da Instituição de Ensino Superior e Histórico Escolar, com a carga horária das disciplinas cursadas com aprovação; ou Certificado, certidão ou declaração de conclusão do curso de especialização, com a carga horária de cada disciplina cursada.

c) Certificado de conclusão, com a carga horária, com timbre e identificação do órgão expedidor; reconhecer a assinatura do emitente se for de órgão particular.

CARGOS: PROFESSOR II (5ª A 8ª) e SUPERVISOR ESCOLAR

a) Curso de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) em área da educação

b) Curso de Pós Graduação lato sensu (especialização), em área de Educação, com carga horária mínima de 360h, ministrado por instituição de ensino superior ou por instituição especialmente credenciada.

c) Curso de aperfeiçoamento ou atualização, em área de Educação, realizado a partir de 1996, como profissional do magistério, com carga horária mínima de 80 h.

3,0

2,0

1,0

01

01

01

a) Diploma devidamente registrado ou declaração/certidão de conclusão com o respectivo histórico escolar e o resultado do julgamento da dissertação ou da tese.

b) Certificado, certidão ou declaração de conclusão do curso de especialização, com a carga horária de cada disciplina cursada.

c) Certificado de conclusão, com a carga horária, com timbre e identificação do órgão expedidor; reconhecer a assinatura do emitente se for de órgão particular.

6.24.2. A prova de Títulos tem caráter apenas classificatório, não determinando a eliminação de candidato que não a realizar.

6.24.3. A comprovação dos títulos deverá ser feita através de cópias dos diplomas ou certificados/certidões, acompanhadas dos respectivos originais expedidos por Instituição Oficial ou reconhecida, ou cópias autenticadas em cartório, em papel timbrado, com carimbo e identificação da instituição e do responsável pela expedição do documento.

6.24.4. Não serão computados como títulos os cursos de Pós-graduação ou a habilitação (no caso do Supervisor Escolar) que se constituírem pré-requisitos para a inscrição no cargo.

6.24.5. Não serão computados como títulos, os comprovantes de estágios, congressos, seminários, simpósios, bolsista e de outros eventos assemelhados.

6.24.6. O candidato inscrito na forma presencial ou pela internet, apto à prova de títulos, deverá entregar os documentos relativos à Prova de Títulos, em Jacundá, na sede do Lions Clube, no período de 25 a 26 de janeiro de 2007.

6.24.7. Os documentos expedidos em língua estrangeira deverão vir acompanhados da correspondente tradução efetuada por tradutor juramentado ou pela revalidação dada pelo órgão competente.

6.24.8. Os cursos deverão estar reconhecidos pelos órgãos competentes.

6.24.9. No histórico escolar referente aos Títulos de Mestre ou Doutor deverá vir o resultado do julgamento da dissertação ou da tese.

VII - DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

7.1. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, obedecendo ao total de pontos obtido na Prova Objetiva, ou se concorrerem aos cargos de Professor ou Supervisor Escolar, ao total de pontos resultante da soma dos pontos da prova objetiva com os pontos da prova de títulos.

7.1.1. A classificação será por cargo ou, havendo opção fixada neste Edital, por cargo/zona (urbana ou rural).

7.2. Será considerado APROVADO o candidato que obtiver um mínimo de 50% (cinqüenta por cento) do total de pontos da Prova Objetiva.

7.3. Será considerado CLASSIFICADO o candidato aprovado cujo número representativo da ordem de sua classificação for menor ou igual ao número de vagas fixadas, no item I, deste Edital, para o respectivo cargo.

7.4. Será considerado ELIMINADO, o candidato que não obtiver o rendimento mínimo estabelecido no sub-item 7.2 deste Edital.

7.5. Para a classificação, ficam estabelecidos, em seqüência, os seguintes critérios de desempate:

1. candidato com maior número de pontos nas questões de conhecimentos específicos;

2. candidato com maior número de pontos nas questões de Língua Portuguesa;

3. candidato com maior número de pontos nas questões de Didática e Legislação, quando houver;

4. candidato mais idoso, considerando dia, mês e ano.

VIII - DOS RECURSOS

8.1. Caberá recursos à Comissão de Concursos Públicos da Prefeitura Municipal de Jacundá:

a) sobre o conteúdo e a aplicação da Prova Objetiva de múltipla escolha, dentro de 02 (dois) dias úteis, a contar do dia seguinte ao da divulgação do gabarito oficial.

b) sobre os resultados, dentro de dois dias úteis, a contar do dia seguinte ao da sua divulgação.

8.2. Serão rejeitados liminarmente os recursos que não estiverem fundamentados ou aqueles a que se der entrada fora dos prazos estabelecidos.

8.3. Admitir-se-á um único recurso para cada candidato.

8.4. O recurso deverá ser protocolado no setor de protocolo da Prefeitura Municipal, no horário de expediente e endereçado à Comissão de Concursos Públicos da Prefeitura de Jacundá.

8.5. O julgamento do recurso será realizado pela Comissão, à vista de parecer técnico emitido pela CONED.

8.6. Em hipótese alguma serão aceitos pedidos de revisão de recursos e/ou recursos de recursos.

IX- DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1. A inscrição do candidato neste Concurso, implica no conhecimento das normas e condições estabelecidas no presente Edital e na aceitação das mesmas, conforme declaração expressa na ficha de Inscrição.

9.2. Pessoas portadoras de deficiência, nos termos do Art 4º do Dec. Nº 3.298, de 20/12/99, tem assegurado o direito de se inscreverem no presente Concurso Público para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras, ficando reservadas 5% (cinco por cento) das vagas atuais oferecidas, de acordo com o artigo 37, inciso VIII da Constituição Federal.

9.2.1. Na aplicação do percentual acima referido, se o cálculo resultar em número fracionado o resultado será arredondado para o número inteiro imediatamente superior.

9.2.2. Para os cargos em que o número de vagas atuais ofertado é 01(um) não há vaga reservada a candidato portador de deficiência.

9.2.3. As pessoas portadoras de deficiência participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e ao local de aplicação das Provas e à nota mínima exigida.

9.2.4. As vagas reservadas para candidatos portadores de deficiência, que não forem preenchidas, serão revertidas aos candidatos não deficientes.

9.2.5. Não serão consideradas como deficiência os distúrbios de acuidade visual, passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres.

9.2.6. Os candidatos portadores de deficiência devem declarar, na ficha de inscrição, qual o tipo de deficiência e, se for o caso, qual o auxilio didático que necessitam para a realização da prova.

9.2.7. Os candidatos portadores de deficiência estão obrigados a apresentar, no período de 25 a 26 de janeiro de 2007, no local da confirmação presencial da inscrição, em Jacundá, laudo médico, emitido há no máximo 90 dias, atestando seu enquadramento nos termos do Art. 4º do Dec nº 3.298, de 20/12/99, informando a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da CID, sem o que passarão a concorrer somente às vagas dos não deficientes. OBS. (Ver abaixo modelo do Atestado Médico)

MODELO DE ATESTADO MÉDICO PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Atesto para fins de inscrição no Concurso Público da Prefeitura Municipal de Santana que o Sr(a) ____________________ é portador(a) da deficiência _____________________, CID nº ____________, enquadrando-se assim no que estabelece o Art. 4º do Decreto 3.298, de 20/12/1999, sendo compatível a deficiência apresentada pelo paciente com as atribuições do cargo de _______________________, disponibilizado no referido Concurso, conforme Edital 001/2006.

Data __________________ (não superior a 90 dias)

Nome, assinatura, nº do CRM do médico e carimbo.

9.2.8. Os candidatos aprovados, portadores de deficiência, quando convocados, serão submetidos a exame médico oficial pela Prefeitura Municipal de Jacundá. Não sendo comprovada a deficiência expressa na ficha de inscrição, o candidato será eliminado da lista de deficientes.

9.3. Aos candidatos aprovados, confere-se a expectativa de direito de investidura no cargo disputado, nos termos da legislação vigente, não gerando quaisquer outros direitos senão pela inobservância da ordem de classificação.

9.4. O candidato aprovado deverá manter junto à Prefeitura Municipal de Jacundá, durante o prazo de validade do concurso público, seu endereço atualizado, visando eventuais convocações, não lhe cabendo qualquer reclamação caso não seja possível convocá-lo por falta da citada atualização, perdendo direito à vaga do cargo para o qual foi aprovado.

9.5. A nomeação dos candidatos aprovados ocorrerá observando-se as necessidades imediatas da Prefeitura Municipal de Jacundá e de acordo com a legislação vigente.

9.6. Nos casos em que o candidato desista temporariamente de prover a vaga oferecida, o fato será registrado em Termo de Desistência Temporária, no qual renunciará da sua classificação original, passando a ocupar a última classificação na lista dos aprovados, aguardando nova convocação, que poderá ou não se efetivar, exclusivamente, no período de vigência do Concurso Público.

9.7. Considerar-se-á como conhecimentos específicos na Prova para o cargo de Professor I (de 1ª a 4ª séries e educação infantil) os relativos às disciplinas Estudos Sociais, Ciências e Educação Infantil.

9.8. Não havendo especificação, as vagas ofertadas poderão ser preenchidas na zona urbana ou na zona rural, conforme necessidade da Administração Municipal.

9.9. O resultado deste Concurso Público será publicado até o dia 05 de fevereiro de 2007 pela Prefeitura Municipal de Jacundá, no Quadro de Avisos da Prefeitura e pela CONED, via Internet, no site da empresa www.coned.com.br.

9.10. O concurso terá validade de 02 (dois) anos, a contar da data da homologação do resultado pelo Chefe do Poder Executivo Municipal, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Jacundá.

9.11. Os casos omissos serão submetidos à apreciação e decisão da Comissão de Concursos Públicos da Prefeitura Municipal de Jacundá, ouvido a CONED- Consultoria e Assessoria Educacional, empresa responsável pelo planejamento e execução do certame.

9.12. O presente Edital, entra em vigor na data de sua publicação.

Jacundá, 04 de dezembro de 2006.

Adão Ribeiro Soares
Prefeito Municipal de Jacundá

ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

PARA OS CARGOS

Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Urbanos, Vigia, Carpinteiro, Magarefe, Eletricista, Operador de Máquinas Leves, Operador de Máquinas Pesadas, Mecânico ( Veículos e Máquinas).

1. LÍNGUA PORTUGUESA

Uso de maiúscula e minúscula; consoantes e vogais; aumentativo e diminutivo de palavras; sinais de pontuação; divisão silábica de palavras e respectiva classificação quanto ao número de sílabas; singular e plural; substantivo próprio e comum; artigos; adjetivos; confronto e reconhecimento de frases simples corretas e incorretas; sinônimos e antônimos.

2. MATEMÁTICA ELEMENTAR

Sistema de numeração decimal; as quatro operações fundamentais com números naturais; noções de dobro, metade, triplo; medida de tempo, comprimento, superfície, capacidade, massa e volume; sistema monetário brasileiro; resolução de situações - problema; reconhecimento de figuras planas; área e perímetro das principais figuras planas; aplicações de porcentagem.

PARA OS CARGOS
Motorista de Veículos Leves, Motorista de Veículos Pesados

1. ELEMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura, compreensão e interpretação de pequenos trechos; uso de maiúscula e minúscula; consoantes e vogais; aumentativo e diminutivo da palavra; sinais de pontuação; divisão silábica de palavras e respectiva classificação quanto ao número de sílabas; singular e plural; masculino e feminino; substantivo próprio e comum; artigos; adjetivos; confronto e reconhecimento de frases simples corretas e incorretas.

2. ELEMENTOS DE MATEMÁTICA ELEMENTAR

Sistema de numeração decimal; as quatro operações fundamentais com números naturais; noções de dobro, triplo, metade; medida de tempo, comprimento, volume, capacidade e massa; sistema monetário brasileiro; resolução de situações - problema; reconhecimento de figuras planas; área e perímetro das principais figuras planas; aplicações de porcentagem.

3. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

3.1 PARA OS CARGOS: MOTORISTA DE VEÍCULOS LEVES OU PESADOS

1. LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO: classificação das vias, velocidade das vias, infrações do trânsito, pontuações, categorias de habilitações. 2. REGRAS DE CIRCULAÇÃO: regras de preferência, veículos que gozam de preferência e livre circulação, manobras e conversões. 3. DIREÇÃO DEFENSIVA: conceito e definição, classificação, o método preventivo, fatores que geram acidentes. 4. SINAIS DE TRÂNSITO

PARA OS CARGOS
Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Laboratório, Fiscal de Terras

1. LÍNGUA PORTUGUESA

Compreensão e Interpretação de Texto; Ortografia: grafia das palavras; acentuação gráfica; pontuação. Fonética: fonema e letra; classificação das palavras quanto ao número de sílabas e tonicidade; encontro vocálico, consonantal e dígrafo; Morfologia - classes de palavras variáveis e invariáveis: flexão. Sintaxe: frase, oração, período simples e composto; termos da oração.

2. MATEMÁTICA

Aritmética: sistema de numeração decimal; divisibilidade; m.d.c. e m.m.c.; operações com números naturais e com números fracionários; problemas envolvendo operações com números naturais e números fracionários. Geometria: reconhecimento das figuras planas; área e perímetro das figuras planas. Unidades de Medidas: comprimento, superfície, volume, tempo, massa, capacidade, tempo. Matemática Comercial: razão e proporção; regra de três simples e composta; porcentagem; juros simples. Álgebra: expressões algébricas; equações, inequações e sistemas de 1º e 2º graus; problemas de 1º e 2º graus.

3. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

3.1. PARA O CARGO : AUXILIAR DE ENFERMAGEM

Noções de primeiros socorros. Vacinas (rede de frio, validade, via de administração, dose, esquema do Ministério de Saúde, doenças preveníveis por imunização). Administração de medicamentos: via oral, parental e outras vias. Curativos: material utilizado, tipos de ferimentos, procedimentos. Limpeza, assepsia, antissepsia, desinfecção e esterilização: conceitos, importância, produtos utilizados, procedimentos. Assistência à criança: desidratação, desnutrição, verminoses, doenças transmissíveis. Assistência à mulher: gravidez, parto, pós-parto, amamentação, planejamento familiar. Doenças sexualmente transmissíveis, principais doenças profissionais. Instruções e cuidados para coleta de sangue, fezes e urina. Código de ética profissional, lei do exercício profissional.

3.2. CARGO: AUXILIAR DE LABORATÓRIO

1. Manuseio da Vidraria Básica de Laboratório, Tais Como: Tubo de Ensaio, Becker, Provetas, Buretas, etc. 2. Assepsia e Limpeza de Material de Laboratório. 3. Instrumentos e Aparelhos de Laboratórios e sua conservação (microscópio, estufa, balança de precisão e destiladores). 4. Técnicas de Pesagens, Filtração e Decantação. 5. Conservação de Material Biológico. 6. Técnicas de Colheitas de Material Biológico. 7. Conservação e Manuseio de Drogas e Produtos Comumente, Usados em Laboratório. 8. Controle de Estoque de Material Utilizado em Laboratório.

PARA OS CARGOS
Técnico em Radiologia, Técnico de Enfermagem e Secretário Escolar.

1. LÍNGUA PORTUGUESA

Compreensão e Interpretação de textos. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis: conceito, classificação e emprego. Sintaxe: frase, oração, período simples e composto; termos da oração; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; colocação dos pronomes átonos. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia; conotação e denotação; figuras de sintaxe, de pensamento e de linguagem.

2. MATEMÁTICA

Aritmética: sistemas de numeração; operações e problemas com números naturais; divisibilidade, múltiplos e divisores, critérios de divisibilidade, números primos; operações e problemas envolvendo números racionais na forma fracionária e na forma decimal; números reais. Geometria Plana: Ângulos, triângulos e quadriláteros; áreas e perímetros das principais figuras planas; semelhança de triângulos; relações métricas nos triângulos retângulos; circulo e circunferência. Unidades de Medidas: comprimento, superfície, volume, tempo, capacidade e massa. Matemática Comercial: razão e proporção; divisão proporcional; regra de três simples e composta; porcentagem; juros simples. Álgebra: expressões algébricas; equações e sistemas de 1º e 2º graus; problemas de 1º e 2º graus; funções: domínio e imagem; função linear, função quadrática, função exponencial e funções trigonométricas.

3. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

3.1. CARGO: TÉCNICO EM RADIOLOGIA MÉDICA

1. Anatomia Geral; princípios de formação de imagem; componentes da câmara escura, colgaduras, chassis; revelação e fixação, lavagem e secagem de filmes radiográficos; proteção radiológica e princípios do posicionamento.

2. Anatomia Geral e Noções Básicas radiológicas: do tórax, do abdome, do membro superior, do membro inferior, do cóccix, sacro e coluna lombar, da coluna torácica e cervical, do crânio, da face e seios paranasais, mastóides e ossos temporal.

3.2. CARGO: TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Fundamentos de Enfermagem: técnicas e ações básicas na assistência de enfermagem. Noções básicas de saúde e doença. Legislação e Ética de enfermagem. Administrações de medicações.

Enfermagem médico-cirúrgica: cuidados de enfermagem nos problemas que afetam os sistemas respiratórios, cardiovascular, hematológico, digestivo, endócrino, neurológico e geniturinário; O paciente cirúrgico: cuidados pré, trans e pós-operatórios. Cuidados de enfermagem em situações de emergência. Noções de prevenção e controle de infecção hospitalar.

Enfermagem em Saúde Pública: atenção primária em saúde. Imunizações. Aleitamento materno. Participação na prevenção e controle de doenças crônico-degenerativas, infecto-parasitárias e sexualmente transmissíveis.

Enfermagem materno-infantil: participação na assistência durante o ciclo vital da mulher. Cuidados com o recém-nascido normal e de risco. Cuidados de enfermagem à criança hospitalizada.

3.3 - SECRETÁRIO ESCOLAR

I-Documentos Oficiais: estrutura e organização do requerimento, da certidão, do atestado, da declaração, do ofício, do memorando; formas de tratamento; certificado e diploma.II- Legislação Educacional : a) Artigos 1º a 34 da Lei 9.394/96- Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

III- Noções de informática: Hardware: componentes básicos de um microcomputador e seu funcionamento; principais periféricos. Software: Sistema operacional Windows XP Profissional: principais comandos e funções. Noções básicas de utilização dos aplicativos WORD 2003 e EXCEL 2003. Segurança: Ligar e desligar; ambiente; disquetes; cópia de segurança; vírus e antivírus. Internet: Conceitos básicos; Forma de conexão: permanente, temporária; Correio eletrônico, WWW; Ferramentas de navegação; Intranet.

CARGO: PROFESSOR I ( Ed. Infantil e 1ª a 4ª séries)

I. LÍNGUA PORTUGUESA

1. Compreensão e Interpretação de textos; 2. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis : conceito, classificação e emprego; 3. Sintaxe: frase, oração, período simples e composto; termos da oração ; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; colocação dos pronomes átonos. 4. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia; conotação e denotação; figuras de sintaxe, de pensamento e de linguagem.

II. MATEMÁTICA

Conjunto: conceito e representação, relação de pertinência, relação de inclusão, igualdade de conjuntos; operações com conjuntos. Sistemas de Numeração: base de um sistema de numeração, sistema decimal, leitura, escrita, valor absoluto e valor relativo, o sistema romano de numeração. Números Naturais: reta numerada, operações com os números naturais, expressões aritméticas. Resolução de problemas Divisibilidade: múltiplos e divisores, divisores de um número, critérios de divisibilidade, decomposição em fatores primos, m.d.c. e m.m.c. Números Racionais: Forma fracionária: representação, classificação, equivalência e simplificação; operações fundamentais; resolução de problemas. Números Racionais - Forma decimal: representação, leitura e compreensão; operações fundamentais. Introdução à Geometria: ponto, reta, plano; área e perímetro das figuras planas. Unidades de Medidas: comprimento, superfície, capacidade, tempo, volume e massa. Razões e proporções, divisão proporcional, regra de três simples e composta, porcentagem.

III - DIDÁTICA E LEGISLAÇÃO

1 - As tendências pedagógicas na educação. 2 - Planejamento de ensino e projeto pedagógico da escola. 3- O processo de ensino e seus componentes: objetivos, conteúdos, métodos. 4 - Avaliação do ensino/aprendizagem. 5- Educação inclusiva e fracasso escolar. 6- Parâmetros curriculares nacionais de 1ª a 4ª séries-Temas Transversais. 7- Estatuto da Criança e do Adolescente (Art. 53 a 73 e 129 a 144); Artigos 205 a 214 da Constituição Federal; A Lei nº 9.394 / 96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Arts. 01 a 34, 37 a 38, 58 a 67.

IV- CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

4.1. ESTUDOS SOCIAIS

I - As Regiões Brasileiras - Aspectos físico, econômico e humano: Região Norte; Região Nordeste; Região Sudeste; Região Sul; Região Centro-Oeste.

I I - História do Brasil. O descobrimento do Brasil: os primeiros habitantes. Brasil Colônia: as primeiras expedições; as capitanias hereditárias; os governos gerais; as entradas e bandeiras; a Inconfidência Mineira. Brasil Império: proclamação da Independência; primeiro reinado; período regencial; segundo reinado; abolição da escravatura. Brasil República. Os Governos Militares. A Nova República.

4.2. CIÊNCIAS

I - O Ar Atmosférico: composição; camadas da atmosfera; pressão atmosférica; direção e velocidade dos ventos ; importância do ar e dos ventos . II - Água: composição; ciclo da água; estados físicos e mudanças de estado; qualidade da água III - O Solo: as camadas da terra; o solo e o subsolo; o solo e o plantio; irrigação e drenagem; composição das rochas. IV-Os Animais: classificação; principais características e exemplos dos grandes grupos de invertebrados; principais características e exemplos dos grandes grupos de vertebrado. V - Os Vegetais: classificação; principais características e exemplos dos grandes grupos de vegetais. VI - O Corpo Humano: a) células: estruturas e funções; b) tecidos: classificação e principais características; c) órgãos e sistemas: locomoção, digestão, respiração, circulação, excreção, reprodução, coordenação nervosa , órgãos dos sentidos. VII - Meio Ambiente: cadeia alimentar, desequilíbrio ecológico.

4.3. EDUCAÇÃO INFANTIL

1. Objetivos gerais da educação infantil; 2. O atendimento em creches e pré-escolas: características gerais; 3. A concepção de criança enquanto sujeito social e histórico; 4. Brincar- o significado da brincadeira na formação da criança; 5. Interação social- diversidade e individualidade; 6. A aprendizagem significativa e os conhecimentos prévios - a resolução de problemas; 7. O profissional da Educação Infantil- características fundamentais; 8. A organização do currículo - orientações didáticas, objetivos e conteúdos.; 9. A formação pessoal e social - concepção e aprendizagem; 10. A criança de 04 a 06 anos - orientações didáticas quanto aos conteúdos: nome, imagem, independência e autonomia, respeito à diversidade, identidade de gênero, interação, jogos e brincadeiras, cuidados especiais; 11. O erro construtivo; 12. Avaliação formativa: observação e registro. OBS: Consultar o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

PROFESSOR (5ª A 8ª SÉRIES)

1. Compreensão e Interpretação de textos; 2. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis: conceito, classificação e emprego; 3. Sintaxe: frase, oração, período simples e composto; termos da oração; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; colocação dos pronomes átonos. 4. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia; conotação e denotação; figuras de sintaxe, de pensamento e de linguagem. 5. Funções de linguagem.

II. DIDÁTICA E LEGISLAÇÃO (comum a todos os cargos)

A Didática na formação do educador; interdisciplinaridade, planejamento de ensino; projeto pedagógico; avaliação no processo ensino x aprendizagem; conselho de classe; conselho escolar; fracasso escolar; educação inclusiva; a Lei 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (arts. 01 a 34, 58 a 67); Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA (arts. 53 a 73, 129 a 144) ; Parâmetros Curriculares Nacionais da disciplina; temas transversais.

III - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

3.1. CARGO: Professor - MATEMÁTICA

1.Conjuntos: conceito e representação, relação de pertinência operações; conjuntos numéricos. .2. Divisibilidade: múltiplos e divisores; critérios de divisibilidade; teorema fundamental da aritmética; máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; números primos. 3. Potenciação e Radiciação: definições; relações entre as duas operações; radicais. 4. Razões e Proporções: razão, proporção, médias aritmética, geométrica e ponderada, porcentagem, regra de três simples e composta, juros simples e composto. 5. Álgebra: cálculo algébrico. 6. Funções: domínio e imagem; funções injetoras, sobrejetoras, bijetoras, pares e ímpares. 7. Funções polinomiais do 1º e 2º graus: equações e sistemas de 1º e 2º graus. 8. Funções transcendentes: exponencial, logarítmica e trigonométrica. 9. Geometria Plana: ângulos, triângulos e polígonos; circulo e circunferência; relações métricas no triângulo retângulo e no círculo; relações trigonométricas nos triângulos retângulo e qualquer; área e perímetro de figuras planas.

3.2. CARGO: Professor - LÍNGUA PORTUGUESA

I- ASPECTOS GRAMATICAIS: Fonética: vogais e consoantes encontros vocálicos e consonantais, dígrafos e sílabas. Morfologia: Classe das palavras - substantivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição. Estrutura das palavras: radical, afixos e desinências; Sintaxe: análise sintática. Frase. Oração. Período simples e composto. Parágrafo. Noção de Coordenação e Subordinação. Termos essenciais da Oração: sujeito e predicado. Termos integrantes da Oração: objeto direto, objeto indireto, agente da passiva, complemento nominal, complemento verbal. Termos acessórios da Oração: adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto, vocativo. Sintaxe de Concordância: Concordância nominal e verbal. Sintaxe de Regência: regência nominal e verbal. Sintaxe de Colocação: colocação dos termos da oração, colocação de pronomes; Ortografia; Acentuação; Emprego da crase; Pontuação; Semântica: significação das palavras, sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, polissemia, denotação e conotação. Interpretação de textos; Linguagem figurada: classificação das figuras de estilo, de pensamento e de sintaxe no texto. II - LITERATURA BRASILEIRA: Gêneros literários: características; Estilos de época- principais autores e obras dos séculos XIX e XX.

3.3. CARGO: Professor -GEOGRAFIA

1. A evolução do Pensamento e suas repercussões no ensino de Geografia. 2. A Geografia como disciplina escolar: histórico, situação atual e perspectivas. 3. A Geografia da Natureza: Os condicionamentos físicos da vida: A litosfera, composição e dinâmica; A hidrosfera, a água e sua importância; A atmosfera e a dinâmica climática. Os seres vivos e o homem no âmbito da evolução geológica da terra. Os grandes domínios biogeográficos da terra. Os grandes domínios morfoclimáticos do território brasileiro e sua situação atual. Os inter-relacionamentos entre a dinâmica da natureza e a dinâmica das sociedades humanas. Os principais problemas ambientais da natureza. 4. A Geografia no Tempo: o alargamento das fronteiras de apropriação do planeta pelas sociedades humanas ao longo da história. 5. A formação Geográfica das Sociedades Contemporâneas: A formação dos estados nacionais modernos; O processo de desenvolvimento - subdesenvolvimento dos países e regiões no âmbito da evolução do capitalismo; As experiências do "socialismo real" e seus desdobramentos. 6. O novo mapa do mundo "a partir da Década de 80 do Século XX"; nacionalismo, grandes blocos econômicos (MERCOSUL, NAFTA, União Européia, etc...) e principais conflitos geopolíticos da atualidade. 7. Os espaços da Produção, da Circulação e do Consumo no Mundo e no Brasil: Características gerais das atividades primárias, secundárias e terciárias e suas expressões no espaço geográfico; A dimensão simbólica do espaço geográfico: cultura e representações espaciais; A industrialização e seus impactos na organização do espaço contemporâneo; A modernização da agricultura e suas conseqüências; A urbanização e as transformações na relação cidade-campo; Metropolização e problemas urbanos; As redes urbanas e a relação cidade-região; Os impactos das novas tecnologias na circulação dos produtos e serviços; A dinâmica populacional. 8. Regionalização do espaço mundial: caracterização geográfica dos principais países/conjuntos gaseconômicos; As propostas atuais de regionalização do espaço mundial e suas limitações; Riqueza e pobreza no contexto internacional; Os núcleos hegemônicos do capitalismo: EUA, Japão e Europa; América Latina; África; Índia; China; Oriente Médio; Rússia; Europa Oriental. 9. Regionalização do Espaço Brasileiro: caracterização geral das regiões e estados federados. Divisões regionais do território brasileiro, histórico e situação atual. A Amazônia. Nordeste: permanências e transformações. As fronteiras geoeconômicas do Centro-Oeste. O Centro-Sul como núcleo hegemônico do Capitalismo no Brasil

3.4. CARGO PROFESSOR- HISTÓRIA

· Escravismo na Antigüidade: Grécia, Roma; As religiões na antiguidade; Feudalismo.

· A Expansão Comercial: Os contatos com a Ásia, África e Américas

· O Brasil e o Sistema Colonial: O Sistema Econômico, A organização político administrativa

· O Fim do Sistema Colonial: Contexto Europeu; As Revoluções Americana e Francesa;O fim do colonialismo na América Espanhola e América Portuguesa

· A Industrialização: As transformações econômicas, sociais, políticas e culturais

· O Imperialismo: América Latina; África; Ásia

· A 1ª Guerra Mundial; A revolução socialista na URSS; A crise de 1929; As recuperações econômicas; O projeto das democracias liberais; O projeto dos regimes autoritários - Japão, Alemanha e Itália

· O Brasil no modo de produção capitalista na 1ª e 2ª Repúblicas

· A Descolonização: Ásia; África

· O Brasil de 1930 a 1964; O neocolonialismo; A globalização e o neo-liberalismo; Os Governos Militares. A Nova República.

3.5. CARGO: PROFESSOR - CIÊNCIAS

1. Os seres vivos. Origem e evolução biológica dos seres vivos. Contribuição do organismo: teoria e evolução celular, funcionamento da célula, a organização celular - aspectos físicos, químicos e estruturais. 2. Reprodução celular. 3. Classificação e características gerais dos seres vivos. 4. Características anatômicas do ser humano: aspectos básicos na organização e fisiologia dos sistemas. 5. Herança biológica: a hereditariedade e o meio ambiente. 6. Ecologia: ecossistemas, relações tróficas e biomas. 7. O homem e a biosfera: poluição e degradação ambiental. 8. Substância química e mistura: propriedades gerais, específicas e funcionais. 9. Estados físicos. 10. Análise imediata. 11. Modelos atômicos: de Dalton a Rutherford-Bohr. 12. Distribuição eletrônica em camadas. 13. Número atômico e número de massa. 14. Elemento químico. 15. Íons. 16. Isótopos e suas aplicações. 17. Tabela periódica. 18. Ligações químicas. 19. Propriedades dos compostos iônicos, moleculares e metálicos. 20. Funções inorgânicas: óxidos, bases, ácidos e sais - conceito e principais aplicações. 21. Óxidos, bases, ácidos e sais na atmosfera, hidrosfera e litosfera. 22. Grandezas físicas. 23. Mecânica, cinemática e dinâmica. 24. Trabalho e energia. 25. Energia e sua conservação 26. Termologia. 27. Óptica e ondas. 28. Eletricidade e magnetismo.

3.6. CARGO: PROFESSOR - EDUCAÇÃO FÍSICA

A Educação Física no contexto histórico e sócio-cultural. 2. Os conteúdos nas aulas de Educação Física Escolar: Jogos, Esporte, Lutas, Ginástica, Dança. 3. Os procedimentos didático-metodológicos do ensino da Educação Física. 4. As concepções e as tendências pedagógicas da Educação Física Escolar. 5. As concepções abertas no ensino da Educação Física Escolar. 6. O lúdico nas aulas de Educação Física. 7. O esporte no contexto escolar. 8. As concepções do esporte. 9. O fenômeno esportivo enquanto realidade educacional. 10. A Educação e a Educação Física. 11. A relação do corpo no contexto escolar. 12. A criança e a atividade física: aspectos psicomotores, psicossociais e biológicos. 13. As capacidades motoras nas aulas de Educação Física. 14. As atividades rítmicas e expressivas nas aulas de Educação Física. 15. Avaliação do processo ensino-aprendizagem em Educação Física.

3.7. PROFESSOR - INGLÊS

1.The simple present and the simple present continuous. 2. The simple past and the past continuous. 3. To be going and the simple future tense. 4. Possessive adjectives and pronouns. 5. The passive voice. 6. Some any, no and their compounds. 7. Prepositions - Combinations. 8. False cognate words. 9. The present perfect and the past perfect tense. 10. Comparative and superlative. 11. Comprehension and vocabulary - Intermediate level. 12.Comprehensive reading and interpretation of texts.

3.8. PROFESSOR - EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

1. Teoria da Arte: História da arte-educação no Brasil; fundamentos da arte-educação; significados da arte.

2. História da Arte: Origem, características; principais obras e artistas dos estilos da arte: renascentista, barroco, impressionista, expressionista e da arte brasileira (século XIX, moderna e contemporânea)

3. Modalidades Artísticas- Desenho/ Pintura: composição plástica e seus elementos, estudo das cores; Música: o som (fontes sonoras, qualidade do som, nomes dos sons musicais), a voz (classificação vocal, tipos de conjunto), música folclórica e popular brasileira (nacional e paraense); Teatro : história do teatro no Brasil.

4. Noções Geométricas: ponto, linha, reta, plano; figuras geométricas: triângulo, quadrilátero e polígonos.

3.9 PROFESSOR- ESTUDOS AMAZÔNICOS

Espaço Amazônico: Sociedade e Meio Ambiente

1. Os primeiros habitantes: Sociedades Indígenas antes dos Europeus. 2. Os Primeiros Contatos com os Europeus:O extrativismo das drogas do sertão; A fundação de Belém: a defesa da Amazônia e a formação da sociedade urbana. 3. As relações entre indígenas e europeus na Amazônia colonial: As tropas de resgate e os descimentos; Missionários e colonos: as disputas para o controle do trabalho indígena; Política Pombalina na Amazônia: o índio de colonizado a colonizador. 4. A Inquisição no Pará..5. Belém, Rio de Janeiro ou Lisboa: adesão e independência :Imprensa e Liberalismo no Pará na década de 1820; Independência: as disputas políticas entre as elites paraenses e a participação popular; A Cabanagem na Amazônia - as raízes do movimento, suas lideranças e seus conflitos - a participação popular, pluriétnica e a repressão interna e externa. 6. Escravidão negra da Amazônia 7. A Borracha na Amazônia: A sociedade da borracha: as relações sociais e econômicas no aviamento e a vida nos seringais; Belém na época da borracha: a belle époque. 8. República e Abolicionismo no Pará: o contexto local. .9. O Baratismo na Era Vargas: populismo e nacionalismo; a guerra da borracha e a segunda guerra mundial. 10. A política dos governos militares na Amazônia: teorias desenvolvimentistas, segurança e integração nacionais; Os grandes projetos e a realidade sócio-econômica regional; Impactos e conseqüência dos grandes projetos; A contestação ao governo militar: movimentos estudantis e a guerrilha do Araguaia. 11. Expropriação e conflitos do espaço agrário: grileiros, posseiros e pistoleiros; os conflitos pela terra e a participação da Igreja Católica. 12. A apropriação da natureza pelas sociedades contemporâneas e os impactos sócio-ambientais:biodiversidade e biopirataria; os conflitos entre índios, madeireiros e garimpeiros. 13.Ocupação e crescimento das cidades: Primeiros núcleos populacionais; Dinâmica populacional; Crescimento urbano; Ocupação desordenada; Espaço urbano e as desigualdades sociais.

3.10. PROFESSOR II - ENSINO RELIGIOSO

A Cultura: Natureza e Cultura, Cultura e História, Cultura e Religião. O Sagrado e a instituição da Religião: O sagrado e a religiosidade, manifestação e revelação, as finalidades da religião, Fé e Razão. Monoteísmo judaico e judaísmo: Pacto de Deus com o povo escolhido, Livros históricos e proféticos,a noção de Deus, ética judaica. A visão de Mundo Cristã: O cristianismo: origem; Visão cristã da humanidade; Deus e os homens: o pecado e a salvação; A Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa; A Reforma Protestante e a Contra-Reforma; Igrejas Protestantes e Evangélicas; Luterana/ Calvinista/Anglicana/Metodista/Batista/Pentecostais/Adventistas. Islamismo: o que significa a palavra islã; O credo e as obrigações religiosas: os cinco pilares; Relações Humanas e ética. Religiões com origem na Índia e no Extremo Oriente: Hinduismo, Budismo e Zen-Budismo; Taoísmo, Confucionismo e Xintoísmo. Religiões africanas e de influência africana; Religiões tribais ou primais: origem e desenvolvimento; Relações Brasil-África: umbanda e candomblé. Religião, Estudo e Poder - Ética e Cidadania; Outras alternativas religiosas: o Espiritismo; Ética e Religião:O bem e o mal; A vida e a morte: a questão da moralidade; Movimento Ecumênico e Cidadania; A Constituição Brasileira e a Religião.

OUTROS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

I. LÍNGUA PORTUGUESA (comum a todos os cargos)

1. Compreensão e Interpretação de textos; 2. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis: conceito, classificação e emprego; 3. Sintaxe: frase, oração, período simples e composto; termos da oração; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; colocação dos pronomes átonos. 4. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia; conotação e denotação; figuras de sintaxe, de pensamento e de linguagem. 5. Funções de linguagem.

II - SAÚDE PÚBLICA

A Saúde como direito do cidadão e dever do Estado ( CF / 88 ); Campos de atuação de Saúde Pública; Lei Orgânica da Saúde; Lei 8.142 de 28/12/90; Sistema Único de Saúde- SUS; Norma Operacional Básica do SUS- NOB/96; Norma Operacional da Assistência à Saúde-NOAS-SUS.

III- CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

3.1. CARGO: ASSISTENTE SOCIAL

1. Metodologia do Serviço Social: Unidade I - Correntes Teórico-Metodológicas no Serviço Social Reconceituado: a vertente modemizadora (sistêmica); a vertente crítico-dialética e a vertente fenomenológica. Unidade II - a questão da relação teoria-prática no Serviço Social. Unidade III - As praticas e estratégias da ação profissional do Serviço Social. Unidade IV - Desenvolvimento de comunidade: a ação do serviço social junto com às comunidades: perspectivas de organização e capacitação social.

2. Serviço Social na Educação: Unidade I - O papel do Serviço Social na Organização Escolar. Unidade II - a prática profissional do assistente social na perspectiva da organização escolar. Unidade III - a atuação do Serviço Social na escola, na associação de pais e mestres e nos conselhos de classe e escolar.

3. Política e Planejamento Social: Unidade I - Política Social: perfil histórico das políticas sociais no Brasil. Unidade II - A assistência social no Brasil: perfil histórico. Unidade III - A Lei orgânica da Assistência Social e sua centralidade para a construção da política de assistência social: descentralização, municipalização e participação social.Unidade IV - A assistência enquanto espaço de planejamento social.Unidade V - O Estatuto da Criança e do Adolescente e suas determinações para uma política de atenção à criança e ao adolescente. Unidade VI - Instrumentos de planejamento social (plano, programa, projeto).

4. Administração em Serviço Social: Unidade I - A prática institucionalizada do assistente social nas organizações públicas. Unidade II - A questão da burocracia e do poder nas organizações. Unidade III - A ação profissional do Assistente Social junto ao gerenciamento de Recursos Humanos na instituição pública.

5. Ética e Serviço Social: A Ética Social e a Ética Profissional e a sua aplicação face ao binômio Instituição-Cliente. Os Valores Universais da Profissão e seus Aspectos Éticos e Normativos; Os Preceitos Éticos enquanto Princípios e Diretrizes Norteadores da Prática Profissional.

3.2. CARGO: ENFERMEIRO

Sinais e sintomas: conceitos e alterações; Administração de Medicamentos: cuidados; Cálculos em drogas e soluções; Diagnóstico e cuidados de Enfermagem à pacientes: Cardiopatas, hepatopatas, pneumopatas, nefropatas; Assistência de Enfermagem no pré, trans e pós-operatório: mediatos e imediatos; História natural das doenças transmissíveis; Tipos e técnicas de isolamento em doenças transmissíveis; Doenças segundo isolamento: identificação e cuidados; Assistência de Enfermagem nas emergências: queimados, reanimação, cardio-respiratória, umpacto agudo do miocárdio, choque, edema agudo do pulmão, acidente vascular cerebral, politraumatismo; Princípios gerais de Administração; Elementos de Administração; Metodologia do processo de Enfermagem: histórico, diagnóstico, plano assistencial, evolução e prognóstico; Métodos e Meios em Educação Sanitária; Enfermagem na Assistência Integral à Saúde da Criança: aleitamento materno e desmame, diarréia e TRO, infecções respiratórias agudas, crescimento e desenvolvimento; Enfermagem na Assistência Integral à Saúde da Mulher: pré-natal, parto, puerpério, câncer ginecológico, câncer de mama, planejamento familiar; Enfermagem na Assistência Integral à Saúde do Adulto e do Idoso: hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes melittus (DM); Enfermagem nos programas Nacionais de Controle da Tuberculose e Hanseníase; Imunização; Visita domiciliar.

3.3. CARGO: FARMACÊUTICO-BIOQUÍMICO

Farmácia ambulatorial e hospitalar: seleção de medicamentos; aquisição, produção, controle e conservação de medicamentos; armazenamento-boas práticas de armazenamento de medicamentos; distribuição de medicamentos e controle de consumo; logística de abastecimento da farmácia: ponto de requisição, estoque mínimo e estoque máximo; informação sobre medicamentos; comissões hospitalares. Farmacologia geral: princípios gerais de farmacocinética e de farmacodinâmica; interações de medicamentos; efeitos adversos. Farmacotécnica: definição e objetivos da farmacotécnica; conceitos básicos em farmacotécnica; classificação dos medicamentos; vias de administração; conservação, dispensação e acondicionamento de medicamentos; pesos e medidas; formas e formulas farmacêuticas; preparação de soluções não estéreis (inclusive NPP e QT). Tecnologia laboratorial: utilização e cuidados especiais: vidrarias, autoclaves, estufas, espectofotômetro e microscópios; colheita, acondicionamento, conservação e primeiras manipulações dos materiais biológicos paras exames laboratoriais, preparação do esfregaço sangüíneo. Hematologia Clínica: Características citomorfológicas das células normais e anormais do sangue e sua fisiopatologia séries eritrocítica, grancilocítica, linfocítica e monocítica; Fisiopatologia, classificação e diagnóstico laboratorial das anemias : regenerativas e agenerativas; Hemostasia : mecanismo e exploração clínica (diagnóstico laboratorial ), da hemostasia primária e coagulação; Sistemas sangüíneos e eritrocitários: sistema ABO e RH e sua investigação e interpretação clínica ( tipagem, titulagem e anticorpos, prova de Combs direta e indireta. Bioquímica Clínica: dosagem bioquímica de : triglicerídios, glicose, uréia, creatinina, colesterol total, frações, bilirubinas, transaminases; LCR - exame físico, excame citológico e exame bioquímico; urinálise- caracteres gerais, exame químico qualitativo e exames de sedimento. Microbiologia Clínica: esterilização, desinfecção, assepsia; isolamento e identificação de enterobactérias, germes piogênicos ( estafilococos, estreptococos e neisserias ) ; coleta de material e pesquisa; bacilo de KOCH e bacilo de HANSEN; bacterioscopia de secreções : vaginal, uretral, orofaringe; doenças sexualmente transmissíveis . Imunologia Clínica: diagnóstico sorológico da sífilis; os sistemas sangüíneos eritrocitários : ABO e RH - sua investigação e interpretação clínica, tipagem, titulagem de anticorpos, provas de Combs direta e indireta . Parasitologia Clínica: enteroparasitoses: agente etiológico, morfologia, biologia e diagnóstico laboratorial da amebíase, giardíase, esquistossomose, enterobiose, estrongiloidiase, tricuriase e ancilostomiase; malária : agente etiológico, biologia e diagnóstico laboratorial.

3.4. CARGO: FISIOTERAPEUTA

1. Métodos e Técnicas de Avaliação Muscular e Articular. 2. Fisioterapia Geral - Termoterapia: Efeitos físicos e químicos, biológicos, indicações e contra-indicações, principais geradores de calor superficial;Eletroterapia: Galvanização, Faradização, Efeitos físico-químicos, indicações e contra-indicações; Hidroterapia: Crioterapia, Turbilhão, banho de contraste, mecanismo de ação, efeitos físicos e químicos e fisiológicos, indicações e contra-indicações;Cinesioterapia: Movimentos ativos e passivos, técnica de relaxamento muscular, coordenação muscular, postura e marcha;Mecanoterapia 3. Neurologia: Noções de Anatomia, Fisiologia e Fisiopatologia do SNC; Patologias Neurológicas do SNC e SNP, suas inerentes seqüelas; Avaliação Fisioterápica Neurológica usada em Fisioterapia; Tratamento Fisioterápico em pacientes Neurológicos nas suas diversas fases. 4-Fisioterapia em Traumatologia1 ortopedia e reumatologia. -5- Fisioterapia Cardio-Pulmonar, prevenção e reabilitação; 6-Fisioterapia nas incapacidades cardiovasculares; 7-Reabilitação do amputado e dos queimados; 8- Atuação da Fisioterapia em Hanseníase; 9-Ôrteses e Próteses; 10-Anatomia e Fisiologia Humana.

3.5. CARGO: MÉDICO CLÍNICO GERAL

Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, clínica, tratamento e prevenção das doenças: cardiovasculares: insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana, arritmias cardíacas, tromboses venosas, hipertensão arterial, choque; pulmonares: insuficiência respiratória aguda e crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia, tuberculose, tromboembolismo pulmonar; sistema digestivo: neoplasias, gastrite e ulcera péptica, colecistopatias, diarréia aguda e crônica, pancreatites, hepatites, insuficiência hepática, parasitoses intestinais, doenças intestinais inflamatórias, doença diverticular de cólon; renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, distúrbios hidroeletrolíticos e do sistema ácido-base, nefrolitíase, infecções urinárias; metabólicas e sistema endócrinos: hipovitaminoses, desnutrição, diabetes mellitus, hipo e hipertiroidismo, doenças da hipófise e da adrenal: hematológicos: anemias hipocrônicas, macrocíticas e hemolíticas, anemia aplastica, leucopenia, púrpuras, distúrbios de coagulação, leucemias e linfomas, acidentes de transfusão: reumatológicas: orteoartrose, gota, lupus eritematoso sistêmico, artrite infecciosa, doenças do colágeno; neurológicas: coma, cefaléias, epilepsia, acidente vascular cerebral, meningites. neuropatias periféricas, encefalopatias; psiquiátricas: alcoolismo, abstinência alcoólica, surtos psicóticos, pânico, depressão; infecciosas e transmissíveis: sarampo, varicela, rubéola, poliomelite difteria, tétano, coqueluche, raiva, febre tifóide, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis. AIDS, doença de chagas, esquitossomose, leischimaniose, malária, tracoma, estreptocócicas. estafilocócicas, doença meningocócica, infecção por anaeróbicos, toxoplasmose. viroses: dermatológicas :escabiose, pediculose, dermatofitose, eczema, dermatite de contato, onicomicose. infecção bacteriana; imunológicas: doença do soro, edema, urticária, anafiloxia; ginecológicas: doença inflamatória da pelve, leucorréias, intercorrência no ciclo gravídico puerperal; intoxicações exógenas: barbitúricos, entorpecentes. Conhecimento da legislação e normas clínicas que norteiam as transferências interhospitalares; Código de Ética Médica.

3.6. CARGO : MÉDICO GINECOLOGISTA-OBSTETRA

Atenção integral à saúde da mulher e o Sistema Único de Saúde.; Diretrizes do programa de atenção integral à saúde da mulher; Organização do serviço de assistência ao pré-natal de alto e baixo risco; Controle de câncer de colo do útero e mama - citologia oncológica; Seguimento dos casos; Colposcopia; Assistência Ginecológica. Consulta ginecológica; DST / AIDS; Leucorréias; Exames laboratoriais específicos; Concepção e contracepção. Métodos contraceptivos; Infertilidade; Assistência ao climatério e à velhice; Educação em Saúde - área da mulher.

3.7. CARGO : MÉDICO ORTOPEDISTA

Sistema músculo esquelético: estrutura do tecido ósseo; crescimento e desenvolvimento; calcificação, ossificação e remodelagem; estrutura do tecido cartilaginoso; organização, crescimento e transplante; tecido muscular: organização, fisiologia e alteração inflamatória; tecido nervoso: estrutura, organização, fisiologia, alteração degenerativa, inflamatória e tratamento. Deformidades congênitas e adquiridas: etiologia e diagnóstico; pé torto congênito; displasia do desenvolvimento do quadril; luxação congênita do joelho; pseudoartrose congênita tibial; talus vertical; aplasia congênita/displasia dos ossos longos; polidactilia e sindactilia; escoliose. Infecções e alterações inflamatórias osteoarticulares: etiologia, diagnóstico e tratamento; artrite piogênica, osteomielite aguda e crônica; tuberculose óssea; infecção da coluna vertebral; sinovites; artrite reumatóide. Tumores ósseos e lesões pseudotumorais: propriedades biológicas; classificação; diagnóstico, estagiamento e tratamento. Osteocondroses: etiologia, diagnóstico e tratamento; membro superior, inferior e quadril. Alterações degenerativas osteoarticulares: etiologia, diagnóstico e tratamento; artrose do membro superior, inferior e quadril. Doenças osteometabólicas na prática ortopédica: etiologia, diagnóstico e tratamento. Princípios do tratamento do paciente politraumatizado. Fraturas e luxações da articulação do quadril e da coluna cervicotóraco-lombar: etiologia, diagnóstico e tratamento. Fraturas, luxações, lesões capsulo - ligamentares e epifisárias do membro superior e inferior em adultos e crianças: etiologia, diagnóstico e métodos de tratamento.

3.8. CARGO : MÉDICO DO PSF

Cuidados preventivos de saúde: princípios de avaliação e tratamento; Principais patologias do recém nascido, Principais doenças infecto-contagiosas da infância; Principais doenças cirúrgicas da infância; Doenças cardiovasculares; Doenças respiratórias; Doenças renais; Doenças gastrintestinais; Doenças hepáticas, da vesícula e vias biliares; Doenças hematológicas; Doenças metabólicas; Doenças nutricionais; Doenças endócrinas; Doenças do sistema ósseo; Doenças do sistema imune; Doenças músculo esqueléticas e do tecido conjuntivo; Doenças parasitárias; Doenças neurológicas; Doenças de pele; Doenças infecciosas e transmissíveis: sarampo, varicela, rubéola, poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, raiva, febre tifóide, hanseníase, Doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, doença de Chagas, esquistossomose, leishmaniose, leptospirose, malária, tracoma, estreptococciais, estafilococciais, doença meningocócica, infecções por anaeróbicos, toxoplasmose, viroses, escabiose, pediculose, dermatofitoses, eczena, dermatite de contato, onicomicoses, urticária, anafiloxia, intoxicações exógenas agudas. Código de Ética Médica. Doenças de Notificação Compulsória. Urgências e Emergências. Estratégias de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Doenças de notificação compulsória. A estratégia da saúde da família; fundamentos e práticas em atenção primária à saúde; o atendimento à criança e ao adolescente; assistência à mulher; proteção da saúde e prevenção das doenças do adulto e idoso; doenças crônicas; problemas de saúde mental; cirurgia ambulatorial. Guia Prático da Saúde da Família (poderá ser consultado no endereço eletrônico dtr2004.saude.gov.br/dab/caadab/documentos/guia_psf1.pdf e ). Atenção Básica e Atenção Secundária (poderá ser consultado no endereço eletrônico www.saude.gov.br/dab ).

3.9. CARGO: NUTRICIONISTA

Fundamentos da Nutrição: conceito e objetivos; importância da nutrição no processo de desenvolvimento; nutrientes : definição, propriedades, funções, digestão, absorção, metabolismo, fontes, transporte e excreção. Nutrição do Ciclo Vital: nutrição na gravidez e lactação, nutrição de bebês; cuidado nutricional do recém-nascido de baixo peso; nutrição na infância e na adolescência; nutrição do envelhecimento. Técnica Dietética: Alimentos: conceitos, coleção, preparo, aquisição, conservação e custos; características físicas, químicas e físico-químicas dos alimentos preparados; planejamento, produção e distribuição de refeições; avaliação. Administração de Serviços de Alimentação: estrutura administrativa dos serviços; recursos humanos; áreas físicas: preparo, distribuição, lactário e administração; equipamentos e instalações; direção dos serviços: comando e supervisão do pessoal- seleção e treinamento; controle do serviço: técnico-administrativo, sanitário, econômico e financeiro; ética profissional. Avaliação Nutricional: tipos: qualitativo e quantitativo, individual e familiar; avaliação da dieta de grupos em período de risco: métodos qualitativo e semi-quantitativo; avaliação do estado nutricional de comunidade : métodos, indicadores e dados demográficos, consumo de alimentos e graus de desnutrição; avaliação de consumos e hábitos alimentares. Educação Nutricional: conceitos, objetivos e aspectos sócio-econômico-culturais; antropologia social e conduta alimentar; hábitos alimentares regionais: fundamentos, evolução e modificação; programa de educação nutricional de trabalhadores e seus familiares. Dietoterapia: modificação da dieta normal para atendimento ao enfermo; métodos especiais de alimentação; cuidados nutricionais na doença; interação entre drogas e nutrientes; doenças da cavidade oral, esôfago e estômago; cuidado nutricional nos distúrbios intestinais, nas doenças hepáticas, sistema biliar e pâncreas exócrino; stress fisiológico: traumatismo, sépse, queimaduras e cirurgia; métodos de suporte nutricional; cuidado nutricional congestiva, na doença renal, na doença neoplástica, na AIDS, na alergia e intolerância alimentar, no distúrbio metabólico, na hipertensão. Higiene e Segurança no Trabalho: evolução, história, conceituação e legislação de interesse do nutricionista; normas legais e técnico-operacional de higiene e segurança no trabalho em refeitórios, cozinha, cantinas e demais locais de refeição nos órgãos municipais. Ética Profissional.

3.10. - CARGO: ODONTÓLOGO

- Patologia e Clínica Odontológica: Unidade I - Semiologia : Exame Clínico, Lesões Fundamentais da Mucosa Bucal. Unidade II - Alterações dos Tecidos Mineralizados dos Dentes: Cárie Dentária, Anomalias de Desenvolvimento. Unidade III - Patologia da Polpa: Alterações Inflamatórias; Necrose Pulpar. Unidade IV - Patologia dos Tecidos Periapicais: Pericementite; Abcesso Periapical; Granuloma Radicular; Cisto Radicular. Unidade V - Patologia dos Tecidos Periodontais: Gengivite; Periodontite. Unidade VI - Processos Infecciosos da Cavidade Bucal: Osteomielite de maxilar e mandíbula; Celulite; Viroses. Unidade VII - Cistos e Tumores da Cavidade Bucal : Lesões pré-cancerosas; Neoplasias benignas da cavidade bucal; Neoplasias malignas da cavidade bucal e Processos Proliferativos Não Neoplásicos da Cavidade Bucal.

- Odontologia Social e Preventiva: (Odontologia em Saúde Coletiva): Unidade I - Índices Odontológicos: Índices de cáries dentárias: CPOD, CPOS e CEO; Índice de higiene oral: IH-OS; Índice de placa bacteriana: O'Leary. Unidade II - Métodos de Prevenção e Educação: Prevenção de cárie dentária; Prevenção da doença periodontal. Unidade III - Flúor: Bioquímica, mecanismo de ação e toxicologia; Flúor sistêmico; Flúor tópico. Unidade lV -Recursos Humanos em Odontologia. Unidade V - Biosegurança em Odontologia: Esterilização; proteção do profissional e do paciente.

- Odontopediatria: Unidade I - Anestesia em Odontopediatria: Técnica: Tópica, Infiltrativa e Regional; Acidentes e complicações. Unidade II - Preparo Cavitário em Dentes Decíduos: Cavidades classes I, II, III, IV e V; Cavidades atípicas; Matrizes e porta matrizes. Unidade III - Terapia Pulpar em Odontopediatria: Diagnóstico; Polpotomias; Medicamentos usados após polpotomias; Tratamento dos dentes decíduos com polpa viva; Tratamento dos dentes decíduos com polpa modificada. Unidade lV - Traumatismo em Dentes Anteriores: Fraturas coronárias; Fraturas radiculares; Deslocamentos. Unidade V - Cirurgia em Odontopediatria: Avulsões de dentes decíduos; Ulectomia; Dentes suprenumerários; Frenectomia.

- Odontologia Restauradora: Unidade I - Adequação do Meio Bucal: Diagnóstico da cárie; Evidenciação da Dentina Cariada; Isolamento absoluto do campo operatório. Unidade II - Tratamento Preventivo das Regiões de Cicatriculas e Fissuras. Unidade III - Preparo Cavitário Moderno: Cavidades classes I, II, III, IV e V; Cavidades atípicas. Unidade lV - Materiais para proteção do Complexo Dentina Polpa: Cimentos: Fosfato de zinco, Óxido de zinco e eugenol e policarboxilato de zinco; Hidróxido de cálcio; Ionômero de vidro; lonosite; Adesivos dentinários. Unidade V - Materiais Restauradores: Amálgama; Resina Composta; lonômero de vidro. Unidade VI-Procedimentos Restauradores: Em amálgama e amalgapin; Em resina composta; Em ionômero de vidro. Unidade VII - Interpretação Radiográfica em Dentística. Unidade VIII - Noções de oclusão em Dentística.

- Cirurgia e Radiologia: Unidade I - Física da Radiação : Ionização e Radioatividade, Propriedades dos Raios-X, Densidade e Contraste das Radiografias. Unidade II - Biologia das Radiações : Mecanismo dos danos causados pelas radiações; Proteção do Operador, do Paciente e Áreas adjacentes. Unidade III - Formação de Imagem : Revelação e controle de qualidade; Técnicas radiográficas; Exames intrabucais; Interpretação radiológica em Odontologia. Unidade IV - Cirurgia Oral Menor : Indicações e contra-indicações, Cuidados pré e pós operatório, Mecanismos e Técnicas, Urgências Odontológicas. Unidade V - Terapêutica e Farmacologia Odontológica: Prescrição, Indicações e contra-indicações.

3.11. CARGO: PSICÓLOGO

1. Psicologia Escolar: problemas de aprendizagem-diagnóstico e aconselhamento psicológico, perspectiva histórica da Educação no Brasil, o enfoque psicanalítico, construtivista e interacionista no desenvolvimento da aprendizagem. 2. A criança e o adolescente: Teorias do desenvolvimento da personalidade, conceitos fundamentais de Freud, Vygotsky e Piaget , Fatores que influenciam na socialização, família, escola, meios de comunicação, grupo social. 3. Orientação vocacional: fatores envolvidos na escolha profissional, orientação e o mercado de trabalho, profissão e o perfil individual. 4. Psicologia Organizacional: áreas de atuação do Psicólogo do trabalho recrutamento, seleção, treinamento e avaliação de desempenho. 5. Psicologia Social: comportamento dos indivíduos nos grupos, relação entre a sociedade, grupo, indivíduo e as instituições. 6. Ética profissional. 7. Psicodiagnóstico: na escola, na clínica e na instituição. 8. Saúde mental: transtornos mentais e de comportamento.

3.12. CARGO: TERAPEUTA OCUPACIONAL

1. Políticas de saúde e Modelos Assistenciais em Saúde. 2. Modelos de Terapia Ocupacional. 3. Relação Homem - Trabalho - Doença. 4. Terapia Ocupacional nas disfunções neurológicas. 5. Terapia Ocupacional nas deficiências Sensoriais. 6. Avaliação em Terapia Ocupacional. 7. Terapia Ocupacional no processo de Re-Habilitação da criança. 8. Terapia Ocupacional no processo de Reabilitação do Adulto. 9. Terapia ocupacional em Saúde Mental.

CARGO: SUPERVISOR ESCOLAR

I. LÍNGUA PORTUGUESA

1. Compreensão e Interpretação de textos; 2. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis: conceito, classificação e emprego; 3. Sintaxe: frase, oração, período simples e composto; termos da oração; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; colocação dos pronomes átonos. 4. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia; conotação e denotação; figuras de sintaxe, de pensamento e de linguagem. 5. Funções de linguagem.

II - CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

1.1 Legislação da Educação Brasileira: Constituição Federal de 88 (Arts. 205 a 214), Estatuto da Criança e do Adolescente (arts. 53 a 73, 129 a 140); LDB nº 9.394/96 - Arts. 01 a 34, 37 a 38, 58 a 67. 1.2 Parâmetros curriculares nacionais. 1.3.A natureza do trabalho pedagógico: fundamentação filosófica, política e educacional. 1.4. As contribuições das tendências pedagógicas para a educação 1.5 Psicologia genética: estudo do desenvolvimento das estruturas cognitivas da criança e do adolescente e suas implicações prático-pedagógicas. 1.6 As contribuições de Piaget e Vygotsky à Educação. 1.7. Pedagogia de Projeto: conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. 1.8 Planejamento educacional, de ensino, curricular e projeto pedagógico da escola. 1.9 Concepções de currículo. 1.10. Parâmetros Curriculares Nacionais. 1.11 Modalidades de Gestão. 1.12 Avaliação do ensino x aprendizagem. 1.13 Fracasso escolar. 1.14. A educação inclusiva. 1.15. Cotidiano da escola: interdisciplinaridade, conselho de classe e conselho escolar.

III - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

3.1. CARGO: -SUPERVISOR ESCOLAR

1. Evolução Histórica, Conceitos, Princípios, Objetivos e Funções. 2. Estratégias específicas da ação supervisora. 3. Procedimentos técnicos de Supervisão Escolar.