UFV - Universidade Federal de Viçosa - MG

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 17/2008

Campus Universitário - Viçosa, MG - 36570-000 - Telefone: (31) 3899-2127 - Fax: (31) 3899-1229 - E-mail: soc@ufv.br

A Universidade Federal de Viçosa torna público o presente Edital de Abertura de Inscrição para provimento de cargos de docentes, da Carreira do Magistério Superior, mediante CONCURSO PÚBLICO, de acordo com a Lei 8.112, de 11.12.90; a Portaria nº 450/07, publicada no DOU de 28.12.07, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; e a Portaria nº 1.262/07, publicada no DOU de 28.12.07, do Ministério da Educação, e observado o que dispõe a Portaria MP nº 450/02, de 6.11.02, publicada no DOU de 7.11.02, conforme especificações abaixo:

EDITAL Nº

CARGO

VAGA

DEPARTAMENTO

ÁREA/SUBÁREA

TITULAÇÃO EXIGIDA

17/2008

Professor Adjunto

01

Biologia Geral

Ensino de Ciências e Biologia

Graduação em Ciências Biológicas e Doutorado em Ensino de Ciências ou Educação

1- Das Informações, Instruções e Normas do Concurso:

O candidato poderá obter no site da UFV (www.ufv.br):

a) A íntegra do Edital do Concurso;

b) A Resolução nº 4/2006-CONSU/UFV, que trata das Normas do Concurso;

c) O conteúdo programático da(s) área(s) de conhecimento, objeto do Concurso;

d) As Instruções Específicas sobre as Provas do Concurso.

2- Das Inscrições:

2.1. Prazo: 30 dias corridos após a publicação do extrato deste Edital no Diário Oficial da União.

2.2. Local/horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h e das 14 às 17h, nos seguintes locais:

a) SECRETARIA DA COMISSÃO PERMANENTE DO PESSOAL DOCENTE - CPPD, Sala 205 - Ed. Arthur da Silva Bernardes - Campus Universitário - 3 6570-000 - Viçosa - MG.

b) ESCRITÓRIOS DA REITORIA - Belo Horizonte: Rua Sergipe, 1.087, 9º andar, Savassi - CEP: 30130-171 - Tel.(31)3227-5233. Brasília: Av. W3 Norte, Bl. "P" - Ed. Brasília Rádio Center, Sala 2.020 - CEP: 70719-900 - Tels. (61)3328-1107 e 3328-4128.

2.3. Taxa de inscrição: R$ 58,17 (cinqüenta e oito reais e dezessete centavos). 2.4. Documentação a ser apresentada no ato da inscrição:

a) Requerimento dirigido ao Magnífico Reitor, constando o número do edital, a área/subárea do conhecimento e declaração de conhecer e aceitar as normas do Concurso;

b) Curriculum vitae:

b. 1) O curriculum deverá apresentar os títulos e atividades de acordo com a seqüência indicada pelo Anexo I da Resolução nº 4/2006-CONSU/UFV, em sua parte "Critérios de Avaliação de Desempenho";

b.2) O curriculum deverá ser apresentado em 3 (três) vias. Uma via deverá ser acompanhada dos documentos comprobatórios;

b.3) As cópias dos diplomas, certificados e históricos escolares deverão ser autenticadas. Quando da nomeação do candidato aprovado, os originais destes documentos deverão ser apresentados, para fins de conferência, na Diretoria de Recursos Humanos;

b.4) Deverá acompanhar o curriculum uma cópia da dissertação ou tese do mestrado e, quando for o caso, também uma cópia da tese do doutorado.

c) Cópia da cédula de identidade autenticada e declaração de possuir: Título de Eleitor, Cartão de Identificação do Contribuinte (CIC) e, se do sexo masculino, estar em dia com o Serviço Militar (os documentos citados na declaração só serão apresentados pelo candidato aprovado que vier a ser nomeado);

d) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição - Guia de recolhimento da taxa de inscrição disponível no site da UFV (www.ufv.br).

2.5. A inscrição poderá ser realizada:

- pessoalmente, ou por intermédio de procurador que deverá apresentar procuração por instrumento público ou particular, perante a Comissão Permanente do Pessoal Docente (CPPD). - por via postal, que será admitida desde que o candidato franqueie a remessa da documentação dentro do prazo da inscrição para o seguinte endereço: Comissão Permanente do Pessoal Docente, Universidade Federal de Viçosa, 36570-000 - Viçosa - MG; e no mesmo prazo, encaminhe o requerimento de inscrição por fac-símile (31) 3899-1281) ou por correspondência eletrônica para a Secretaria da Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD (cppd@ufv.br). Nesses casos, o requerimento de inscrição original deverá ser juntado à documentação do candidato, quando de sua apresentação para a realização das provas.

2.6. O candidato interessado poderá obter cópia do Edital na íntegra, as Normas do Concurso, assim como o Conteúdo Programático e as Instruções Específicas sobre as Provas do Concurso no site da UFV (www.ufv.br), no link "Concursos". A inscrição implica o compromisso do candidato de aceitar as condições estabelecidas para este concurso, fixadas nos autos, dos quais não poderá alegar desconhecimento.

3- Realização das Provas

a) O concurso constará de provas de títulos, de conhecimento e de didática, conforme as normas constantes da Resolução nº 4/2006-CONSU/UFV;

b) para a prova de títulos serão adotados os "Critérios de Avaliação de Desempenho", constantes do Anexo I da Resolução nº 4/2006-CONSU/UFV, com os pontos obtidos em cada campo de atividades ponderadas conforme os pesos definidos nas "instruções específicas sobre as provas do concurso";

c) as datas de realização das provas serão divulgadas com 10 (dez) dias corridos de antecedência, por meio do site da UFV (www.ufv.br).

4- Disposições Gerais

1. O prazo de validade deste concurso será de 1 (um) ano, prorrogável por igual período, conforme estabelece o Art. 1º, parágrafo 1º, do Decreto nº 4.175, de 27 de março de 2002, e o Art. 12 da Portaria nº 450, de 6 de novembro de 2002, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

2. Remuneração inicial: R$ 5.489,64 (cinco mil, quatrocentos e oitenta e nove reais e sessenta e quatro centavos).

3. Os possuidores de diplomas obtidos no exterior poderão inscrever-se apresentando, além do diploma regularmente traduzido, o protocolo do pedido de sua revalidação. Se aprovados, deverão apresentar o diploma revalidado no momento da nomeação.

4. A admissão far-se-á em regime de tempo integral e Dedicação Exclusiva, segundo a Lei nº 8.112, de 11/12/90, e o disposto no Decreto nº 94.664, de 23/7/87, no que couber, sendo sua remuneração compatível com a titulação.

5. O candidato admitido exercerá as funções de docência na área de Ciências e Biologia.. Deverá, também, desenvolver atividades de pesquisa e extensão, conforme programação de seu departamento de lotação.

6. Em caso de recurso pelo(s) candidato(s) serão observadas as disposições do Art. 20 e parágrafos da Resolução nº 4/2006-CONSU/UFV.

Viçosa, 7 de abril de 2008.

PAULO SHIKAZU TOMA
Secretário de Órgãos Colegiados

Visto:

CARLOS SIGUEYUKI SEDIYAMA
Reitor

Processo nº 08-03812

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 17/2008

PROFESSOR ADJUNTO

ÁREA: ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE AS PROVAS DO CONCURSO

1. A Prova de Títulos consistirá no julgamento do curriculum vitae do candidato pela Comissão Examinadora.

1.1. Serão contados os pontos atribuídos aos itens do curriculum vitae, agrupados em 5 (cinco) campos na forma e segundo critérios estabelecidos no Anexo I da Resolução nº 4/2006-CONSU/UFV.

1.2. No caso das atividades constantes nos campos "II- Atividades de Ensino", "III- Atividades de Pesquisa", "IV- Atividades de Extensão" e "V- Atividades de Administração e Outras atividades", conforme estabelecidos na Resolução nº 4/2006/CONSU/UFV, serão consideradas apenas as atividades realizadas a partir do dia primeiro de janeiro de 2003. Não serão contados pontos, dessas referidas atividades, que tenham sido realizadas antes do dia primeiro de janeiro de 2003.

1.3. Os pontos obtidos em cada campo serão ponderados conforme a Tabela de Pesos abaixo:

Campo

Peso

I - Formação Acadêmica

2,0

II - Atividades de Ensino

3,0

III - Atividades de Pesquisa

2,0

IV - Atividades de Extensão

2,0

V - Atividades de Administração e Outras Atividades

1,0

Obs.: Os pesos totalizam 10 (dez).

1.4. O total de pontos de cada candidato será dado pela soma dos pontos em cada campo multiplicados pelos respectivos pesos, dividido o resultado por 10 (dez).

1.5. Os pontos obtidos pelos candidatos serão convertidos em notas, na escala de 0 (zero) a 10 (dez).

2. A Prova de Conhecimento consistirá de uma Prova Escrita.

2.1. A Prova escrita será feita sobre ponto sorteado de uma lista que será organizada dentro do Conteúdo Programático do concurso. O Conteúdo Programático do concurso será previamente divulgado no site da UFV: www.ufv.br.

2.2. Cada candidato, após a apresentação da sua Prova escrita, será argüido pela Comissão Examinadora por, no máximo, 45 (quarenta e cinco) minutos.

3. A Prova de Didática consistirá na avaliação da capacidade de planejamento de aula e de comunicação do candidato, assim como seu conhecimento da matéria e sua capacidade de síntese.

3.1. A aula deverá versar sobre ponto sorteado de uma lista que será organizada dentro do Conteúdo Programático do concurso. O Conteúdo Programático do concurso será previamente divulgado no site da UFV: www.ufv.br.

3.2. Após o sorteio do ponto, será dado o prazo mínimo de 24 (vinte e quatro) horas para a preparação da aula.

3.3. No dia, local e horário estabelecidos para a realização da Prova de Didática, todos os candidatos entregarão à Comissão Examinadora o material didático de que farão uso na realização da prova.

3.4. Havendo mais de um candidato, a Comissão Examinadora sorteará a ordem de apresentação.

3.5. Para a apresentação da aula, como recurso didático, será disponibilizado quadro-negro, retroprojetor, projetor de slides e projetor multimídia.

3.6. A aula deverá ter duração de 50 (cinqüenta) minutos, com tolerância de 10 (dez) minutos, para mais ou para menos.

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 17/2008

PROFESSOR ADJUNTO

ÁREA: ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Utilização de novas tecnologias no ensino de Ciências e de Biologia.

2. Tendências no ensino de Ciências e de Biologia no Brasil.

3. Modalidades didáticas utilizadas no ensino de Ciências e de Biologia.

4. Avaliação no ensino de Ciências e de Biologia.

5. Educação ambiental na proposta pedagógica e formação de professores.

6. Formação inicial de professores e exercício profissional: bases teóricas e desafios práticos.

7. O estágio na formação de professores: o papel do exemplo e da intervenção no ambiente de ensino.

8. Aprender e ensinar Ciências no ensino fundamental e médio.

9. Tendências de investigação no ensino de Ciências e Biologia.

10. Perspectivas do ensino de Ciências e Biologia: novos rumos para o ensino e aprendizagem.

BIBLIOGRAFIA MÍNIMA SUGERIDA:

1. BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, Brasília: MEC/Semtec. 1998.

2. BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Brasília: MEC/Semtmec. 1999.

3. DELIZOICOV, D., ANGOTTI, J. A. Metodologia do Ensino de Ciências. Cortez. São Paulo/SP. 1990.

4. GRUN, M. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. Campinas/SP. Papirus. 1996.

5. KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. São Paulo/SP. Harba. 1996.

6. NARDI, R. (org.). Questões atuais no ensino de Ciências. São Paulo/SP. Escritas. 1999.

7. NARDI, R., BASTOS, F., DINIZ, R. E. S. Pesquisas em ensino de Ciências: contribuições para a formação de professores. Escrituras. São Paulo/SP. 2004.

8. OLIVEIRA, R. J. A escola e o ensino de Ciências. São Leopoldo/RS. UNISINOS. 2000.

9. PEREIRA, J. E. D., ZEICHNER, K. M. A pesquisa na formação e no trabalho docente. Autêntica, Belo Horizonte/MG. 2002.

10. RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência de melhor qualidade. Cortez. São Paulo/SP. 2001.

96103

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231