CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica - PA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ

COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS

EDITAL Nº 07 /2007-CEFET/PA

1. ABERTURA:

O Diretor Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará, de acordo com as disposições da legislação em vigor, torna público aos interessados, o presente Edital, contendo normas, rotinas e procedimentos referentes à realização do 2º Processo Seletivo/2007, com oferta de 270 (duzentos e setenta) vagas para o Ensino Técnico Subseqüente, Prova dia 16/09/2007 (domingo)

1.1. DOS CURSOS, TURNO E NÚMERO DE VAGAS:

Para o Ensino Técnico Subseqüente, o candidato deverá optar pelo curso no ato da inscrição.

O estágio poderá ser feito após o curso ou simultaneamente.

O CEFET-PA só expedirá Diploma do Curso após a conclusão de todas as disciplinas e respectivo Estágio Curricular.

O número de vagas apresentadas no quadro abaixo se refere ao máximo de cada curso ofertado ao CURSO TÉCNICO SUBSEQÜENTE: candidato que concluiu ou está concluindo o Ensino Médio (2º Grau).

CÓDIGO DO CURSO

ÁREA

CURSO

TURNO

Nº DE VAGAS

01

Design

TÉCNICO EM MÓVEIS E INTERIORES

Manhã

25

02

Geomática

TÉCNICO EM AGRIMENSURA

Manhã

25

03

Geomática

TÉCNICO EM GEODÉSIA E CARTOGRAFIA

Manhã

25

04

Indústria

TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

Noite

25

05

Indústria

TÉCNICO EM METALURGIA

Noite

25

06

Indústria

TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Noite

25

07

Indústria

TÉCNICO EM MECÂNICA

Noite

30

08

Construção Civil

TÉCNICO EM ESTRADAS

Noite

30

09

Construção Civil

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

Noite

30

10

Recurso Pesqueiro

TÉCNICO AQÜICULTURA

Noite

30

No ingresso ofertado para cada curso, em primeira chamada, serão convocados os primeiros candidatos classificados até o limite do número de vagas.

No caso de não ocorrer o preenchimento de todas as vagas, após a matrícula da primeira chamada será convocado os candidatos seguintes. Em segunda chamada, em ordem de classificação, até completar o número de vagas ofertado.

2. CURSOS OFERTADOS

- MÓVEIS E INTERIORES

- AGRIMENSURA

- GEODÉSIA E CARTOGRAFIA

- ELETROTÉCNICA

- METALURGIA

- AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

- MECÂNICA

- ESTRADAS

- EDIFICAÇÕES

- AQÜICULTURA

3. DA INSCRIÇÃO E PROCEDIMENTO:

3.1. O Período de Inscrição é de 04/07 a 06/09/2007, de segunda-feira a sexta-feira no horário de 8h as 11h30 e de 14h as 17h30. As inscrições serão realizadas no Centro Federal de Educação Tecnológica CEFET/PA, Avenida Almirante Barroso, 1155 - CEP 66.093-020, Telefone (0xx 91) 32011794.

3.2. A taxa de inscrição tem o valor de R$ 30,00 (trinta reais). Simples pagamento da taxa de inscrição, sem o preenchimento da Ficha de inscrição, não significa que o candidato esteja inscrito. É necessário o candidato comparecer ao local acima citado para EFETIVAR A INSCRIÇÃO. Não será válida a inscrição cujo pagamento seja realizado em desobediência as condições previstas neste Edital.

3.3. É de inteira responsabilidade do candidato o correto preenchimento da Ficha de Inscrição em LETRA DE FORMA para facilitar a leitura. O candidato deverá assinalar na Ficha de Inscrição um único curso pretendido.

3.4. Serão anuladas, a qualquer tempo, as inscrições que não obedeçam às determinações contidas neste Edital.

3.5. Em hipótese alguma haverá devolução dos valores referentes à taxa de inscrição, a não ser que haja anulação deste Processo Seletivo.

3.6. Pessoas com necessidades especiais terão atendimento diferenciado, desde que seja solicitado através de formulário específico fornecido pela Comissão do Processo.

4. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA A INSCRIÇÃO

Para efeito de inscrição, serão considerados Documentos de Identidade:

4.1. Carteiras ou cédulas de identidade (expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícias Militares), carteiras expedidas por Ordens ou Conselhos criados por Lei Federal ou Controladores do Exercício Profissional, desde que contenham foto, a impressão digital e o número de identidade que lhes deu origem. Para candidato estrangeiro, os documentos válidos são Carteira de Estrangeiro ou Passaporte visado. (original e cópia legível).

4.2. Comprovante de Escolaridade: Certificado ou Histórico Escolar ou boletim ou declaração ou atestado (original e cópia legível).

4.3. Boleto Bancário (guia de recolhimento), podendo acessar a página do endereço eletrônico do Cefet/Pa ( www.cefetpa.br ) e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa, em qualquer agência do Banco do Brasil, cujo valor acrescido no neste Edital.

OBS. BOLETO BANCÁRIO CONSTA ANEXO NA ULTIMA PAGINA DESTE EDITAL PARA CÓPIA E DISPONIBILIZADO NO SITE PARA IMPRIMI-LO.

5. DISPOSIÇÕES SOBRE AS INSCRIÇÕES:

5.1. A declaração falsa ou inexata dos dados constantes na ficha de Inscrição, bem como apresentação de documento falso ou inexato, determinará o cancelamento da inscrição ou anulação de todos decorrente, em qualquer época. O CEFET/PA, não se responsabilizará por quaisquer atos ou fatos decorrentes de informações e/ou endereços incorretos ou incompletos fornecidos pelo candidato.

5.2. Será admitida inscrição por Procuração do interessado, acompanhada da cópia legível do documento de Identidade do candidato.

5.3. NÃO serão permitidas inscrições formuladas por correspondência, via postal, Internet ou outro.

6. DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS:

6.1. O candidato Portador de Necessidades Especiais (PNE) deverá preencher um requerimento cedido pela Comissão do Processo Seletivo.

6.2. O candidato PNE, que necessitar de qualquer tipo de condição especial para Inscrição, deverá anexar atestados médico datados, assinados e carimbados pelo médico.

6.3. A solicitação de condições especiais será atendida obedecendo aos critérios conforme as necessidades e razoabilidade.

6.4. O candidato que por motivo de saúde for hospitalizado ficando impossibilitado de comparecer no local da prova deverá requerer à Comissão do processo Seletivo, até 48 horas antes da realização da prova condições para realizá-la.

6.5. O candidato portador de deficiência auditiva, visual, deficiência motora dos membros superiores, terão adaptações de provas e apoios necessários previamente solicitados pelo candidato, inclusive duas horas de tempo adicional para realização das provas conforme as características da deficiência (art. 27, Decreto nº 3.298,20/12/1999).

6.6. Não serão aceitas solicitações referentes à alteração de curso depois de realizada a inscrição.

6.7. Não haverá isenção para este 2º Processo Seletivo Subseqüente.

7. DA PROVA:

7.1. Os conteúdos programáticos estão de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais.

7.2. A prova será constituída por 45 (quarenta e cinco) questões de múltipla escolha, objetiva, valendo 1 (um) ponto cada, conforme quadro abaixo.

7.3. As questões de múltiplas escolhas serão elaboradas de forma interdisciplinar, contextualizando os conhecimentos referentes à Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais (Física, Química, Biologia, Geografia e História).

ÁREA DE CONHECIMENTO

PROVAS

Nº DE QUESTÕES

PONTUAÇÃO MÁXIMA

LÍNGUA PORTUGUESA

Português

10

10 pontos

MATEMÁTICA

Matemática

10

10 pontos

CONHECIMENTOS GERAIS

Física

05

05 pontos

Química

05

05 pontos

Biologia

05

05 pontos

Geografia

05

05 pontos

História

05

05 pontos

TOTAL

45 PONTOS

7.4. Para os candidatos do Ensino Técnico Subseqüente os conteúdos programáticos serão pertinentes ao Ensino Médio (2º grau).

7.5. Data da Prova: 16 de setembro de 2007

7.6. Horário: 9h às 12h30 (horário local)

7.7. Local da Prova: No comprovante de confirmação do candidato no ato a efetivação da inscrição

7.8. Tempo Mínimo de permanência na sala de exame: 1h e 30m

7.9. Duração da Prova: 3h30 de prova

7.10. O candidato deverá estar no local de realização do exame com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário de início previsto, com o comprovante de Inscrição e da Cédula de Identidade original ou outro documento oficial com que tenha feito a sua inscrição.

7.11. Os Portões das Instituições onde será realizada a prova serão fechados após acréscimo de 10 minutos de tolerância. Não serão admitidos retardatários posteriormente.

8. DA AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO:

8.1. O candidato que faltar à prova será eliminado.

8.2. Para fins de classificação somente serão considerados habilitados os candidatos que tenham obtido nota superior à zero nas provas objetivas.

8.3. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, de acordo com a nota final obtida.

8.4. A avaliação do exame contendo questões de múltipla escolha será feita por processo de Leitura óptica de Folhas de Respostas personalizadas.

9. DO EMPATE ENTRE CANDIDATOS:

Havendo a necessidade de proceder ao desempate entre candidatos que tenham a média igual, será classificado o que tiver obtido maior nota na prova de língua portuguesa; permanecendo o empate, classificar-se-á o que tiver obtido maior nota em Matemática; permanecendo o empate, será classificado o candidato com maior nota em Conhecimentos Gerais.

OBS. Acontecendo o excepcional caso em que este critério não tenha conseguido desempatar, será classificado o candidato que tenha maior idade.

10. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO:

10.1. A classificação geral dos candidatos será divulgada em 21 de setembro de 2007, a partir das 16h no endereço eletrônico www.cefetpa.br e nas dependências da CEFET/PA

10.2. Havendo vagas não preenchidas após o término das matrículas dos candidatos aprovados, o CEFET/PA divulgará em seus murais a repescagem com o número existente para preenchimento destas vagas.

11. DA MATRÍCULA:

11.1. As matrículas serão efetuadas obedecendo-se, rigorosamente, à ordem de classificação dos candidatos.

11.2. As condições de matrícula serão realizadas nos dia 27 e 28 de setembro de 2007 e divulgada a chamada pelo endereço eletrônico juntamente com o resultado do dia 21 de setembro de 2007 a partir das 16h.

11.3. A garantia da matrícula está condicionada ao comparecimento do candidato ou de seu representante, nas datas e horários estabelecidos. A ausência será considerada como renúncia expressa à vaga.

12. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRICULA AOS CANDIDATOS APROVADO.

- Histórico Escolar ou Certificado de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio (original e cópia).

- Certidão de Nascimento (original e cópia legível)

- Carteira de Identidade (original e cópia legível)

- CPF e Título de Eleitor, carteira de reservista (para maiores de 18 anos);

- 1 Foto 3 x 4 (recente);

- 1 classificador (de preferência com elástico) para arquivar documentos acima solicitados.

13. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

13.1. Será eliminado da Prova, o candidato que, durante sua realização, comunicar-se com outros candidatos, usar de outros meios ilícitos, ou ainda praticar atos contra as demais normas contidas neste Edital.

13.2. Também será eliminado, em qualquer época, o candidato que houver realizado o Exame de Classificação usando documentos ou informações falsas, ou outros meios ilícitos.

13.3. Não será permitido o uso de régua de cálculo, calculadoras, esquadros, compassos, transferidores, aparelhos eletrônicos de qualquer natureza e similares, por parte dos candidatos no presente Exame de Classificação.

13.4. Serão divulgados, sempre que necessários, editais, normas complementares e avisos oficiais sobre o Exame.

13.5. Os casos omissos serão resolvidos pelo CEFET-PA.

13.6. Será publicado nas dependências e no sitio do CEFET/PA a cópia do presente Edital, contendo obrigatoriedade.

Belém, 25 de junho de 2007.

EDSON ARY DE OLIVEIRA FONTES

ANEXO I

2° PROCESSO SELETIVO TÉCNICO SUBSEQÜENTE DE 2007

PERFIL DOS CURSOS OFERTADOS

TÉCNICO EM MÓVEIS E INTERIORES

É o técnico de nível médio que adquiri habilidades e desenvolve competências nas áreas de criação, planejamento e execução de projetos de mobiliário e interiores, utilizando-se das técnicas e dos materiais produzidos pela natureza ou transformados pela indústria, para fabricação de novos produtos ou melhoramento dos existentes benefícios do homem. O técnico possui competências para exercer atividades como projetista de mobiliário na industrio na indústria madeireira, cerâmica, couro, plásticos, metais e tecidos e ainda compor ambiente internos e externos com os mesmos materiais. Atua como profissional free-lance ou em parceria com o Designer e o arquiteto em escritórios de design e de arquitetura no desenvolvimento de novos produtos, composição de ambientes e material gráfico.

TÉCNICO EM AGRIMENSURA

É o profissional de nível médio capacitado para representação dos aspectos naturais e artificiais de uma região, especialmente no modo de apresentar as suas posições e atitudes. Dentro desta área de atuação inclui os campos científicos tecnológicos do levantamento topográfico, da geofísica militar da fotogrametria, aerofogrametria, da cartografia, das artes gráficas, do cadastro, do sensoriamento remoto, do geomarketing, do georefenciamento de imóveis rurais, do GPS - Sistema de Posicionamento globo, do GIS - Sistema de Informação Geográfica e dos serviços baseados em localização - LBS. Poderão atuar em empresa privada, órgãos públicos e Ong's.

TÉCNICO EM GEODÉSIA E CARTOGRAFIA

É o profissional de nível médio apto a trabalhar com produções de mapas e cartas em meio analógico, e em ambiente computacional, executa georeferenciamento urbano e rural com auxílio de sistemas topográficos e geodésicos, coleta, dados de imagens de sensores remotos; produz e gerenciam documentos gráficos e alfanuméricos, utilizando sistemas de informações geográficas, documentos cadastrais urbanos e rurais, ligados à gestão do território; efetua análises espaciais; elabora bancos dedados geográficos, utiliza linguagem de programação orientada a objetos; implanta sistemas de informações geográficas e difunde seus resultados. Poderão atuar em empresa privada, órgãos públicos e Ong's.

TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

É o profissional de nível médio apto a atuar em empresas e organizações industriais, públicas e privadas, de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, instaladora e mantenedora de redes elétricas, planeja e executa projetos elétricos prediais e industriais, bem como efetua manunteção destes sistemas. Permite atuar em empresas públicas e privadas.

TÉCNICO EM METALURGIA

É o profissional de nível médio apto a exercer sua função em empresas do setor metalúrgico, siderúrgico e setor metal-mecânico, além de permitir que possa vir a ser um prestador de serviços técnicos como profissional autônomo. Poderá coordenar e desenvolver equipes de trabalho seja na instalação, na produção e manutenção dos processos de obtenção e transformação de materiais ferrosos e não ferrosos, sendo capaz de desenvolver projetos, segundo metodologias tecnológicas tendo competências para utilizar princípios de normas técnicas nos processos de fabricação de insumos primários da indústria metalúrgica. Poderá atuar nas diversas indústrias metalúrgicas.

TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

O profissional habilitado para atuar no desenvolvimento e concepção de projetos, na montagem e na manutenção de sistemas que utilizam CLP (Controladores Lógicos Programáveis), especificando sistemas de medição e controle de variáveis do processo industrial, tipos e características de sensores e atuadores, tendo em vista a utilização destes componentes em automação de sistemas.

TÉCNICO EM MECÂNICA

É o profissional capacitado para desenvolver atividades relacionadas à concepção e execução de desenhos técnicos mecânicos, processos de usinagem em geral e soldagem de produção e manutenção. Este profissional pode ainda desempenhar funções voltadas à avaliação através de ensaios destrutivos e não-destrutivos, além da avaliação de propriedades de materiais metálicos, produtos de usinagem e análises de procedimentos de soldagem industrial.

TÉCNICO EM ESTRADAS

É o profissional de nível médio apto a atuar, em parcerias com engenheiros civil e rodoviário, em planejamento, projeto, execução e manutenção de obras de engenharia rodoviária, atuando em órgãos públicos e empresas privadas. Poderá também coordenar e conduzir equipes de trabalho.

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

É o profissional de nível médio apto a atuar, em parcerias com engenheiro civil, em planejamento, projeto, execução e manutenção de obras civis (prédios comerciais e residenciais). Poderá também coordenar e conduzir equipes de trabalho.

TÉCNICO EM AQÜICULTURA

É o profissional de nível médio apto para atuar na iniciativa privada, iniciativa pública, organizações do terceiro setor ou como empreendedor. Poderá prestar serviços de auxilio nas áreas de engenharia de pesca, engenharia de produção, biologia, oceanografia, agronomia, veterinária, zootecnia entre outros, atuando na pesquisa, produção, fiscalização, extensão, gestão e planejamento dos segmentos da tecnologia do pescado.

ANEXO II

2° PROCESSO SELETIVO TÉCNICO SUBSEQÜENTE DE 2007

PROGRAMA DE DISCIPLINAS PARA OS CURSOS OFERTADOS

1- Língua Portuguesa

1. Interpretação de textos de tipologias variadas. 2. Elementos estruturais da narração, descrição e dissertação. 3. Identificação do tema e da idéia principal do texto. 4.Mecanismos de coesão e coerência textuais. 5. Variação lingüística. 6. Diferenciação entre a modalidade de língua falada e a escrita 7. O significado das palavras no contexto. 8. Denotação e conotação. 9. Figuras de linguagem: metáfora, metonímia, prosopopéia, eufemismo, hipérbole, ironia, antítese, paradoxo, perífrase, elipse, hipérbato, silepse, pleonasmo, aliteração. 10. Funções da linguagem. 11. Ortografia Oficial. 12. Acentuação Gráfica. 13. Emprego das classes de palavras. 14. Ordenação dos termos na oração: ordem direta e ordem inversa. 15. Coordenação e subordinação. 16. Pontuação 17. Concordância verbal e nominal. 18. Colocação pronominal. 19. Literatura Brasileira: Escolas Literárias a partir do Romantismo (características, principais autores e obras), do Realismo ao Simbolismo (características de cada movimento, principais autores e obras), Pré-Modernismo (momento histórico, características e os autores Euclides da Cunha, Lima Barreto e Monteiro Lobato - principais obras desses autores). A Semana da Arte Moderna. Modernismo: características, os autores Mário de Andrade e Manoel Bandeira - obras principais desses autores da primeira fase modernista. Modernismo (2ª fase): Prosa (características e os autores Raquel de Queiroz, Graciliano Ramos, Jorge Amado e Érico Veríssimo), Poesia (características, temática e os autores Jorge de Lima, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes. Pós-Modernismo: características, obras e autores principais como Guimarães Rosa, Clarice Lispector, João Cabral de Melo Netto. Autores Contemporâneos como Lygia Fagundes Telles, Luís Fernando Veríssimo, Marina Colassanti, Mário Quintana, Rubem Braga, Rubem Fonseca (ver contos, crônicas e poesias destes autores).

2 - Matemática.

UNIDADE I: ARITMÉTICA: Operações com os números reais;. UNIDADE II: ÁLGEBRA: Equação do 1º e 2º Grau. Fatoração. Produtos Notáveis. UNIDADE III: GEOMETRIA: Triângulos e Quadriláteros. Semelhança e Congruência dos Triângulos. Relações Métricas no Triângulo Retângulo. Razões Trigonométricas. Áreas das Principais Figuras Planas. Razão. Proporção. Regra de Três Simples e Composta. Porcentagem e Juros Simples. UNIDADE IV: CONJUNTOS: Representação, Igualdade, Subconjuntos, Operações e Problemas. Conjuntos Numéricos, Intervalos e Operações. UNIDADE V: FUNÇÕES: Noção de Relação. Noção de Função. Domínio, Imagem e Gráfico de uma Função. Análise de Gráficos. Função Composta. UNIDADE VI: FUNÇÃO DO 1º GRAU: Gráfico; Raiz; Estudo do Sinal e Inequação do 1º Grau. UNIDADE VII: FUNÇÃO DO 2º GRAU: Gráfico da Função. Vértice da Parábola. Raízes ou zeros. Estudo do Sinal. Inequações do 2º Grau. UNIDADE VIII: FUNÇÃO EXPONENCIAL: Conceito. Gráfico. Equações e Inequações Exponenciais. UNIDADE IX: LOGARITMOS: Definição. Propriedades dos Logaritmos. Mudança de Base. Função Logarítmica. Definição. Gráfico. Equações e Inequações Logarítmicas. UNIDADE X: TRIGONOMETRIA: Redução de arcos do 1º quadrante. Funções Trigonométricas (Domínio, Imagem, Período). Identidades Trigonométricas. Relação Fundamental. Adição e Subtração de Arcos. Arco Duplo e Arco Metade. UNIDADE XI: PROGRESSÃO ARITMÉTICA E GEOMÉTRICA: Conceito, Classificação, Fórmula do termo geral, Representação Genérica, Soma dos n primeiros termos da PA, Soma dos infinitos termos de uma PG. UNIDADE XII: MATRIZES. Representação. Matrizes Especiais (Transposta, Simétrica, Anti-Simétrica, Adjunta, Inversa). Igualdade e Operações com Matrizes. UNIDADE XIII: DETERMINANTES. Conceito. Ordem. Propriedades. Regras para cálculo do determinante. UNIDADE XIV: SISTEMAS LINEARES. Equação Linear. Solução de um Sistema Linear (Regra de Cramer). Classificação de um Sistema Linear. UNIDADE XV: GEOMETRIA ESPACIAL. Prismas. Pirâmide. Cilindro. Cone. Esfera. UNIDADE XVI: GEOMETRIA ANALÍTICA. Estudo do ponto. Estudo da reta. Estudo da circunferência. UNIDADE XVII: NÚMEROS COMPLEXOS. Representação. Operações na forma algébrica. UNIDADE XVIII: ANÁLISE COMBINATÓRIA. Fatorial. Permutação. Combinação. Arranjo. UNIDADE XIX: BINÔMIO DE NEWTON. Número Binomial. Termo Geral do Binômio de Newton.

3 - Geografia:

1 .Relação sociedade-natureza: do meio natural ao meio técnicocientífico informacional. 2.A reordenação do espaço mundial: modos de produção, suas especificidades e repercussões na organização espacial. 3. Espaço geográfico no mundo globalizado: implicações sócio-espaciais do processo de globalização. 4.O espaço agrário: dinâmica da produção, formas de apropriação, uso e suas repercussões ambientais. 5.O espaço urbano-industrial: industrialização e urbanização do espaço mundial e suas relações com a dinâmica populacional (crescimento, distribuição, mobilidade e desigualdades sociais) e ambiental. 6.A relação campo-cidade: a importância dos processos produtivos, de circulação e de consumo na produção do espaço geográfico das sociedades contemporâneas. 7.A apropriação da natureza pelas sociedades contemporâneas e as implicações na produção do espaço geográfico. 8. A regionalização do espaço mundial: da bipolarização à multipolarização. 9. Formação e perspectivas dos megablocos regionais: NAFTA, ALCA, União Européia, Bacia do Pacífico e APEC. 10. Globalização e fragmentação "desintegradora" do espaço: as regiões "excluídas" e respectivas inserções na nova ordem mundial. 11.Os conflitos geopolíticos e étnicos as reconfigurações territoriais do mundo contemporâneo. 12.O espaço regional latino-americano: identidades e questões socioeconômicas e culturais e as tentativas de integração regional. 13.A formação histórica do território brasileiro: o processo diferenciado de organização espacial e o papel da industrialização na (re)estruturação do território. 14.O Brasil como potência regional na economia-mundo: a inserção na DIT e sua organização espacial interna. 15.As diferentes formas de regionalização do espaço brasileiro: morfoclimática, políticoa-dministrativa, para fins de planejamento e geoeconômicas. 16.A configuração das regiões Geoeconômicas: integração e (re) organização dos espaços regionais. 17. A (re)configuração do espaço paraense face à reestruturação recente da Amazônia. 18.Populações tradicionais, novos atores sociais e diferentes territorialidades na reordenação dos espaços locais paraenses. 19. A organização do espaço rural e urbano no Estado do Pará. 20.Fragmentação do espaço e reordenação territorial: o processo de formação de novas unidades político-administrativas no Estado do Pará.

4 - Historia

Relações de trabalho: 1.1- A organização e a divisão social do trabalho nas terras pré-colombianas: Maia, Asteca, Inca, Tupinambá e Guarani; 1.2-A escravidão indígena e negra na Amazônia; 1.3-As formas de trabalho dentro da relação campo-cidade no Brasil Colonial e Imperial; 1.4-A organização do trabalho na Europa Moderna: os casos da Inglaterra e da França; 1.5-O impacto da Revolução Industrial nas relações entre o campo e a cidade na Inglaterra; 1.6-As correntes migratórias e o processo de formação do mercado de trabalho assalariado no Brasil, na virada do século XIX para o XX; 1.7-A formação e dinâmica da sociedade da borracha no Pará, ressaltando a vida e o trabalho nos seringais e as relações sócio-econômicas no interior do sistema de aviamento; 1.8-Embates entre o Capital, o Estado e o Trabalho na era Vargas: a questão sindical e a legislação trabalhista no Brasil e seus desdobramentos no Pará; 2 - Estado, cidadania e movimentos sociais: 2.1- As hierarquias, os cacicados/chefias e as concepções de guerra entre os povos da América pré-colombiana: os Maia, Asteca, Inca, Tupinambá e Guarani; 2.2 - O Estado Absolutista na França e Inglaterra: formas de dominação dos súditos e de organização política; 2.3- O Absolutismo na Península Ibérica e a organização do Império Ultramarino português e espanhol na América; 2.4- As Revoluções da Modernidade entre o nacionalismo, o liberalismo, a democracia e a escravidão: os casos da Revolução Inglesa, da Revolução Americana e da Revolução Francesa; 2.5-Movimentos sociais e construção da nacionalidade no Brasil: as Inconfidências na Bahia e em Minas Gerais, as lutas sociais no Pará entre 1820 e 1840, a Balaiada, a Sabinada, os Malês e a Farroupilha; 2.6-O processo de construção da nação e do nacionalismo contemporâneo: estudo dos casos da Itália e da Alemanha; 2.7-Os ideais de Republica e de Abolição da escravidão no Brasil e no Pará; 2.8- O neocolonialismo europeu na África e na Ásia: o contexto da Primeira Guerra Mundial; 2.9-A Revolução Russa; 2.10-O socialismo, o anarquismo e o comunismo no século XIX no início do século XX: as redefinições de cidadania e participação popular na França, na Inglaterra, no Brasil e no Pará; 2.11-A segunda Guerra Mundial: o nazismo alemão, o fascismo italiano e o autoritarismo no Estado Novo brasileiro; 2.12-A Guerra Fria e o conflito ideológico entre o capitalismo e comunismo: as revoluções na China, em Cuba, Vietnã e Angola; 2.13-O governo militar, a integração nacional e os grandes projetos na Amazônia; 2.14- o movimento estudantil, as guerrilhas urbanas e rurais e o processo de abertura política; 2.15-A desestruturação política do bloco socialista: o fim da URSS, a queda do muro de Berlim e o surgimento da nova ordem mundial; 2.16- Os movimentos sociais contemporâneos no Brasil: as lutas pela terra, por moradias e pela preservação do meio ambiente no mundo neoliberal. 3- Religiosidade, mentalidades e cultura popular: 3.1- As práticas mágicas e a estrutura mítica entre os povos Incas, Maias, Astecas, Tupinambá e Guarani na América pré‑colombiana; 3.2-O imaginário cristão no Novo Mundo português: trocas simbólicas e culturais (pajelança, calundus e religiosidade popular); 3.3-As mentalidades modernas: as Reformas Religiosas, os Renascimentos e a Expansão no Ultramar; 3.4-As formas de repressão religiosa e as heresias no Novo Mundo: a Inquisição e suas diferentes motivações no Brasil e no Pará; 3.5-Os Movimentos milenaristas no Brasil, o caso de Canudos e de Contestado; 3.6-A cultura musical e literária como instrumento disciplinador no governo Vargas e a inauguração de uma releitura do nacionalismo, 1930-1954;3.7-A cultura como campo de luta e interpretação social entre os anos 50 e 90: a bossa nova, a jovem guarda, o tropicalismo, o cinema novo, o rock nacional, a música de protesto (anos 1970-1990).

5 - Biologia

UNIDADE I: Biologia: Introdução à Biologia, Ramos da Biologia. Relações com as demais ciências. 1- Citologia: Conceito, Histórico. Células: Conceito, Forma e Tamanho, Organização Celular, Procariontes e Eucariontes. Membrana Celular: Estrutura e Funções, Composição Química, Transportes através da Membrana, Diferenciações da Membrana Plasmática, Reforço Externo; Citoplasma Fundamental: Estrutura e Funções, Inclusões; Núcleo: Forma, Número, Tamanho, Componentes Nucleares, Ácidos Nucleicos (DNA e RNA) e a suas Funções; Código Genético, Síntese de Proteínas, Divisão Celular: Mitose, Meiose, Gametogênese. II- UNIDADE: Genética: Conceitos Fundamentais, 1ª e 2ª Lei de Mendel, problemas elementares, Sistema ABO, Sistema RH e Sistema Mn, Problemas Elementares, Principais Síndromes Genéticas (Down, Turner e Klineffelter). III- UNIDADE: Evolução: Origem da Terra, Origem da Vida na Terra, Origens dos seres vivos, Teorias Evolucionistas. IV UNIDADE: Ecologia: Conceitos Fundamentais, Relações Harmônicas, Desarmônicas, Cadeias Alimentares, Teias Alimentares, Meio Ambiente e seus Fatores, Ciclos Biogeoquímicos V- UNIDADE: Saúde/Doenças: Conceito de Saúde, Características e Classificação: Doenças Adquiridas, Doença Congênitas, Doenças Hereditárias, Doenças de Casos Esporádicos, Epidemiologia, Epidemias, Endemias, Pandemias e Doenças Sexualmente Transmissíveis, Doenças Causadas por Vírus, Doenças Causadas por Bactérias, Doenças Causadas por Fungos e Doenças Causadas por Parasitas, principalmente Helmintos e Protozoários. VI- UNIDADE: Seres Vivos: Classificação e Características Gerais dos Grupos de Organismos: Monera, Protista, Fungi, Metáfita, Animal (relacionando os filos) e Vírus. VII- UNIDADE: Anatomia e Fisiologia Humana: Anatomia e Fisiologia de todos os Sistemas de Organismos. Reprodução Humana (Anatomia e Fisilogia do Aparelho Genital Feminino e Masculino), Menstruação, Gravidez e Métodos Contraceptivos

6 - Química

1. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA: Importância da Química. A Química do Cotidiano. A Química e os Seres Vivos. Matéria e Energia. 2. ESTRUTURA DA MATÉRIA: átomos, moléculas e íons. 3. SUBSTÂNCIA PURA E MISTURA: Substância Pura e Mistura, Substâncias Simples e Composta, Atomicidade, Mistura Homogênea e Heterogênea. 4. ESTRUTURA DO ÁTOMO: Partículas Atômicas Fundamentais. Fenômenos Atômicos: isotopia, isobaria, isotonia. Elemento Químico. Configuração Eletrônica - Diagrama de Linus Pauling. 5. CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS: Tabela Periódica Atual e sua Estrutura. Lei de Moseley. Período, Grupo, Subgrupo e Famílias, Elemento Representativo, de Transição e Gás Nobre. Propriedades periódicas. 6. LIGAÇÕES QUÍMICAS: Ligação iônica. Ligação Covalente. Ligação metálica. Ligações intermoleculares. Polaridade das ligações e das moléculas. Propriedades físicas e químicas decorrentes das ligações. Número de Oxidação. 7. FUNÇÕES INORGÂNICAS: Dissociação iônica e ionização. Estudo das funções inorgânicas: ácidos, bases, sais, óxidos e hidretos. 8. REAÇÕES QUÍMICAS: Tipos de reações químicas. Balanceamento de reação química (tentativas e oxi-redução). Previsão de produtos de reação de simples troca e de dupla troca. 9. CÁLCULOS QUÍMICOS: Massas Atômicas e Moleculares. Constante de Avogadro, quantidade de matéria (mol), massa molar. Volume Molar. Cálculo Estequiométrico: Pureza e Rendimento. 10. RADIOATIVIDADE: Isótopos. Natureza das emissões radioativas. Leis da radioatividade. 11. SOLUÇÕES: Conceito. Classificação. Tipos de concentração. Diluição e mistura. Volumetria de Neutralização. 12. TERMOQUÍMICA: Conceito. Classificação de calor e reação química. Entalpia de formação e de combustão das substâncias. Lei de Hess. 13. CINÉTICA QUÍMICA: Velocidade de reações: aspectos qualitativos e quantitativos. Fatores que influenciam a velocidade de uma reação. Energia de ativação e os fatores que a influenciam. Ordem e molecularidade de uma reação. 14. EQUILÍBRIO QUÍMICO: Condições de equilíbrio. Lei de Ação das massas (Kc e Kp). Deslocamento do equilíbrio. Lei de Le Chatelier. Equilíbrio iônico da água (pH e pOH). 15. ELETROQUÍMICA: Oxidação e Redução. Potenciais de oxidação e redução. Pilha. Eletrólise. 16. O ÁTOMO DE CARBONO: Propriedades Fundamentais do átomo de carbono. Ligação sigma e pi, estados de oxidação, hibridação e geometria molecular. Classificação do carbono na cadeia carbônica. 17. ESTRUTURA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS: Conceito das funções orgânicas. Grupamento Funcional. Fórmulas Geral e Estrutural. Notação e Nomenclatura IUPAC das Funções Orgânicas: hidrocarbonetos, álcoois, fenóis, aldeidos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, anidridos, éteres, aminas, amidas, nitrocompostos, nitrilas, haletos orgânicos; com até 10 átomos de carbono. Nomenclatura usual de alguns compostos utilizados no dia-dia: acetileno, álcool etílico, acetona, formaldeido, ácido acético, benzeno tolueno. Propriedades físicas dos compostos orgânicos. Isomeria plana e espacial (geométrica e óptica).

7 - Física

Unidade I: Grandezas Físicas: Medidas das Grandezas Físicas. Notação Científica (Unidades e Dimensões). Algarismos Significativos (Sistemas de Unidades). Unidade II: Cinemática: Movimento. Ponto Material. Repouso, Movimento e Referencial. Movimento Uniforme. Movimento Uniformemente Variado. Queda Livre dos Corpos. Forças. Equilíbrio de Translação e Rotação. Unidade III: Dinâmica: Leis de Newton. Atrito. Plano Inclinado. Trabalho, Potência e Rendimento. Energia Mecânica e sua Conservação. Unidade IV: Gravitação Universal. Leis de Kepler. Lei da Gravitação Universal. Campo Gravitacional. Unidade V: Termologia: Temperatura - Escalas Termométricas (Celsius, Fahrenheit e Kelvin). Dilatação Térmica dos sólidos, líquidos e gases. Os Princípios da Calorimetria. Transmissão de Calor. Unidade VI: Hidrostática. Leis de Conservação aplicadas a fluidos ideais. Pressão, Densidade, Vazão, Conservação de Massa e suas implicações: Equação da Continuidade. Equação de Bernouilli, Princípio de Pascal. Lei de Stevin. Lei de Empuxo. Unidade VII: Óptica Geométrica: Reflexão da Luz - Espelhos Planos e Esféricos. Dioptro Plano e Lâmina de Faces Paralelas. Lentes Esféricas Delgadas. Unidade VIII: Ondulatória: Movimento Harmônico Simples. Ondas Mecânicas. Transporte de Energia e movimento através de ondas. Velocidade de Propagação. Comprimento de onda. Freqüência. Amplitude e Polarização. Fenômenos Ondulatórios: Reflexão. Refração. Interferência. Difração. Som: Natureza do Som. Qualidades Fisiológicas do Som. Nível de Intensidade Sonora. Unidade IX: Eletricidade: Carga elétrica: quantização e lei da conservação. Lei de Coulomb. Campo Elétrico. Potencial Elétrico. Lei de Gauss aplicado a campo elétrico. Corrente Elétrica. Resistores. Resistência Elétrica. Lei de Ohm. Potência Elétrica. Efeito Joule. Circuitos Elétricos Simples. Capacitores, Geradores e Receptores. Unidade X: Eletromagnetismo: Introdução ao Magnetismo: Imãs naturais e artificiais. Força de Lorentz. Lei de Ampere. Lei de Faraday e Indução Elétrico Magnético. Espectro Eletromagnético. Unidade XI: Física Moderna: Noções de Relatividade Restrita. Quantização da Energia. Dualidade Onda-Partícula: Efeito Fotoelétrico e Efeito Compton. Modelo Atômico de Bohr. Emissão e Absorção de radiação.

... TEXTO INCOMPLETO

88077

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231