Prefeitura de Inhambupe - BA

PREFEITURA MUNICIPAL DE INHAMBUPE

ESTADO DA BAHIA

CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL EDITAL N.º 001/2007

A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE INHAMBUPE, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais, mediante as condições estipuladas neste Edital, respaldadas no art. 37, II da Constituição Federal, art. 68, inciso XI da Lei Orgânica Municipal e demais disposições atinentes à matéria, TORNA PÚBLICO que, no período de 05 a 07 de fevereiro de 2007, estarão abertas as inscrições para o provimento de cargos públicos do Quadro de Servidores da Prefeitura do Município.

1 – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O referido Concurso será realizado sob a responsabilidade da CONSULTEC – Consultoria em Projetos Educacionais e Concursos Ltda, conforme processo administrativo e Contrato nº 01/07, com a supervisão da Comissão do Concurso instituída pelo Decreto nº 04 de 29 de janeiro de 2007.

1.2 Para todos os efeitos serão obedecidas as normas do presente Edital, cujo extrato será publicado no Diário Oficial e a íntegra nos Quadros de Avisos da Prefeitura Municipal de INHAMBUPE, das Secretarias Municipais de Administração, de Educação e de Saúde, e outros órgãos Públicos do Município.

1.3 O Concurso Público será realizado, em todas as suas etapas, preferencialmente, no Município de INHAMBUPE, Estado da Bahia.

2 - DOS CARGOS

2.1.O Concurso destina-se ao provimento dos Cargos do Quadro de Servidores Municipais, criados pela Lei Municipal nº 20 de 30 de novembro de 2001, da Lei Complementar nº 04 de 29 de junho de 2004, e Lei nº 15/2001 do Magistério Público de 27 de setembro de 2001 e dos que vierem a vagar durante o seu prazo de validade.

2.2.Os Cargos e respectivos pré-requisitos, graus de escolaridade, vagas, vencimentos básicos e carga horária postos em Concurso estão apresentados no Quadro de Cargos, constante do Anexo II.

2.3 O Operador de Bomba terá uma carga horária diária de 04 horas, percebendo R$ 2,04/ hora.

2.4 - A descrição das atividades de cada Cargo encontra-se detalhada no Anexo II, em caráter exemplificativo e poderá ser modificada de ofício, para atender ao interesse da Administração Pública Municipal.

2.5 - Às pessoas Portadoras de Deficiência é assegurado o direito de inscrição no presente Concurso (CF Art. 37, VII: CE VI e Decreto Federal nº. 3298 de 20/12/99) desde que as atribuições do cargo sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras, ficando-lhes reservado 6% (seis por cento) das vagas para os Cargos de Agente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais e Auxiliar de Enfermagem. Os interessados deverão observar e atender aos procedimentos determinados para inscrição, conforme previsto no presente Edital.

3 – DA INSCRIÇÃO

3.1. No ato da inscrição, o candidato deverá optar, obrigatoriamente, por um único Cargo e para uma única localidade onde for disponibilizada a vaga, e perceberá a remuneração a ela correspondente, independente do seu grau de especialização.

3.2. Para realizar a inscrição o candidato deverá se dirigir ao Posto de inscrição instalado na Guarda Municipal localizada na Praça dos Vaqueiros s/n (ANTIGO MATADOURO), no horário das 8:30 às 12:30 e das 14:00 as 17:00 , no período de 05/02 à 07/02/2007.

3.3. A Inscrição será realizada na modalidade Presencial, via terminais de computador, com o suporte de atendentes treinados para este fim.

3.4.Procedimentos para realizar a Inscrição

3.4.1. O candidato deve:

a) Dirigir-se ao Posto de Inscrição para preencher, através de sistema On-line, o Requerimento de Inscrição, disponibilizado no terminal de computador;

b) Imprimir o Boleto Bancário para pagamento da Taxa de Inscrição;

c) Pagar a Taxa de Inscrição, de acordo com o cargo pretendido, em qualquer agência bancária;

d) Retornar ao Posto de Inscrição, entregar o Boleto pago para ser carimbado pelo Atendente e receber o BIC - Boletim Informativo do Candidato, documento que contém informações orientadoras à realização do Concurso.

d. 1. Ao carimbar o Boleto bancário devidamente autenticado pelo Banco, o Atendente estará confirmando a inscrição feita presencialmente, passando este a ser o Comprovante de Inscrição do candidato.

e) Apresentar cópia autenticada ou original e copia para autenticação do documento de Identidade;

f) Apresentar os Títulos conforme exigido na Tabela de Avaliação de Títulos item 4.2.5, se candidato aos cargos que exigem nível superior de escolaridade.

Esclarecimentos:

Para o preenchimento do Requerimento de Inscrição, o candidato deverá registrar o número da sua Cédula de Identidade com a qual terá acesso à sala de Provas.

· Serão aceitos como documentos de identidade as carteiras e/ou cédulas de identidade expedidas pela Secretaria de Segurança Pública dos Estados, pelas Forças Armadas, pelo Ministério das Relações Exteriores, além das carteiras expedidas por Órgãos e Conselhos de Classe que, por Lei Federal, valem como identidade. No momento da identificação do candidato, antes e durante a realização das provas, não serão aceitas fotocópias, ainda que autenticadas.

· Não serão aceitos como documentos de identidade certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de habilitação, carteiras funcionais sem valor de identidade, protocolos de solicitação de documentos, bem como, documentos ilegíveis, não identificáveis ou danificados.

3.4.2.O candidato é o único responsável pelos dados apresentados em seu Requerimento de Inscrição, bem como pelo seu preenchimento.

3.4.3.Não será aceita solicitação, sob nenhuma hipótese, solicitação de alteração da inscrição, seja de mudança de cargo ou de localidade, nem inscrição.

· em caráter condicional,

· extemporânea,

· pendente de documentação

· em desacordo com as normas do presente Edital

· para mais de um Cargo.

3.4.4. Verificada, a qualquer tempo, a apresentação de documentos falsos e/ou de inscrição que não atenda a todos os requisitos do presente Edital, será o candidato automaticamente eliminado do Concurso.

3.4.5. A inscrição vale, para todo e qualquer efeito, como forma de expressa concordância, por parte do candidato, com todas as condições, normas e exigências constantes no presente Edital, das quais não poderá alegar desconhecimento em momento algum.

3.4.6. O deferimento da inscrição dependerá do correto preenchimento do Requerimento de Inscrição e da apresentação e entrega de todos os documentos determinados por este Edital.

3.4.7. Poderá se inscrever para o Cargo de Professor Nível IV, o aluno concluinte de curso de Licenciatura desde que esteja concluindo o quinto semestre do curso ou equivalente, ciente de que, se ao ser convocado, não tiver concluído o curso, perderá o direito à vaga.

3.5 . Indeferimento de Inscrições:

3.5.1. A CONSULTEC reserva-se o direito de indeferir as inscrições

a) que tenham sido pagas de forma diferente da estabelecida nesse Edital;

b) cujos documentos: não tenham sido entregues conforme orientação deste Edital;

c) em duplicidade, sendo mantida a última inscrição paga.

3.5.2. A relação de inscrições Deferidas será publicada, pelos respectivos números de inscrição, nos Quadros de Avisos da Prefeitura Municipal de Inhambupe, das Secretarias Municipais de Administração, de Educação e de Saúde, e no site www.consultec.com.br.

3.6. Taxa de Inscrição

3.6.1. O candidato pagará a taxa de inscrição, de acordo com os valores especificados para os Cargos, considerando o nível de escolaridade exigido, conforme apresentado a seguir:

Cargos/Níveis de Escolaridade

Valor da Taxa R$

Nível Elementar

25,00

Nível Fundamental

25,00

Nível Médio

35,00

Nível Técnico

35,00

Nível Superior

55,00

3.6.2. A Taxa de Inscrição, conforme especificada acima, deverá ser paga em nome da CONSULTEC, c/c 33448-0, Banco do Brasil, agência 3457-6, por meio de Boleto Bancário, impresso no momento de realização da Inscrição.

3.6.2.1.Não será concedida, sob nenhuma hipótese, a devolução da Taxa de Inscrição, a menos que o Concurso não se realize. Da mesma forma, não serão aceitos pedidos de isenção do pagamento da Taxa de Inscrição.

3.6.2.2 .Não será acatado o pagamento feito em cheque, em Caixa Rápido, por depósito em conta ou por transferência bancária, ficando a inscrição sem efeito.

3.6.2.3..Não serão considerados a realização e o pagamento da Inscrição de forma diferente do determinado no presente Edital.

3.7.Inscrição por Procuração

3.7.1..No impedimento do candidato, a inscrição poderá ser feita por Procuração, mediante a apresentação do respectivo instrumento público ou particular, indicando expressamente, além dos seus dados de identificação (endereço e telefone, inclusive) e do seu procurador, o nome e a localidade do cargo ao qual se candidata.

3.7.2.A Procuração deve ser entregue acompanhada de cópia autenticada do Documento de Identidade do candidato e do seu procurador, devendo o instrumento de mandato ser individualizado por candidato. Não há necessidade de reconhecimento de firma na Procuração.

3.7.3. O candidato e/ou seu procurador é o único responsável pelos dados apresentados no Requerimento de Inscrição, assumindo, o candidato, total responsabilidade pelas informações prestadas por seu representante, arcando com as conseqüências de eventuais erros porventura perpetrados.

3.7.4. Todos os procedimentos exigidos para o candidato devem ser seguidos pelo Procurador ao realizar a inscrição.

3.8..Inscrição de Candidatos Portadores de Deficiências

3.8.1 Fica assegurado à pessoa portadora de deficiência o direito de se inscrever em concurso público, em igualdade de condições com os demais candidatos, para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que é portador.

3.8.1.1. O candidato Portador de Deficiência deverá, ao se inscrever, estar ciente das atribuições do cargo, e de que, caso venha a exercê-lo, estará sujeito à avaliação pelo desempenho dessas atribuições, para fins de habilitação no estágio probatório.

3..8.1.2 O candidato portador de deficiência, em razão da necessária igualdade de condições, concorrerá a todas as vagas, sendo - lhe reservado o percentual de seis por cento das vagas nos Cargos de Agente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais e Técnico de Enfermagem, .em face da classificação obtida.

3.8.1.3. No ato da inscrição, o candidato portador de deficiência que necessite de tratamento diferenciado no dia do concurso deverá requerê-lo no momento da inscrição, indicando as condições diferenciadas de que necessita para a realização das provas.

3.8.1.4. O candidato portador de deficiência que necessitar de tempo adicional para realização das provas deverá requerê-lo por escrito, com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência, no ato da inscrição. .

ATENÇÃO! O candidato que não atender aos dispositivos mencionados no Edital nos sub itens 3.8.1.3; 3.8.1.4; não poderá exigir tratamento diferenciado.

3.8.1.5.A pessoa portadora de deficiência participará de concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que concerne:

I - ao conteúdo das provas;

II - à avaliação e aos critérios de aprovação;

III - ao horário e ao local de aplicação das provas; e

IV - à nota mínima exigida para todos os demais candidatos.

3.8.1.6 A publicação do resultado final do concurso será feita em duas listas, contendo a primeira, a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos portadores de deficiência, e a segunda somente a pontuação destes últimos.

3.8.1.7 O candidato portador de deficiência aprovado no concurso deverá submeter‑se a perícia médica, a ser realizada por Junta Medica designada pela Prefeitura Municipal, com vistas à confirmação da deficiência declarada, bem assim à análise da compatibilidade ou não da deficiência com as atribuições do cargo.

3.8.1.8 O candidato deverá comparecer à perícia médica munido de laudo circunstanciado que ateste a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como a provável causa da deficiência.

3.8.1.9 O candidato considerado não portador de deficiência passará a concorrer em igualdade de condições com os demais candidatos, anulando - se os efeitos da convocação na lista específica.

3.8.10. Os cargos destinados aos portadores de deficiência que não forem providos por falta de candidatos ou por reprovação no concurso público serão preenchidos pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação de cada cargo.

3.8.11 Após a investidura do candidato, a deficiência não poderá ser argüida para justificar a concessão de aposentadoria.

4. DAS PROVAS

4.1 O Concurso se constituirá de uma Prova de Conhecimentos e de uma prova de Títulos aplicada apenas para os candidatos inscritos para os Cargos que exigem Nível de Escolaridade Superior.

4.1.1. A Prova de Conhecimentos se constituirá de sub-Provas com questões Objetivas, conforme quadro descrito abaixo e cujos conteúdos programáticos encontram-se especificados no Anexo I deste Edital.

4.1.2 Os candidatos para os cargos de Professor Nível I e Nível IV, Psicopedagogo e Supervisor Educacional farão, além das sub - Provas Objetivas, uma Prova de Redação.

QUADRO DE PROVAS

Cargos com Escolaridade mínima de Nível Elementar

Cargos

PROVAS

 Número de Questões

Total

1. Artífice (pedreiro, carpinteiro, pintor, encanador, calceteiro).

2. Auxiliar de Serviços Gerais (servente, porteiro, merendeira, cozinheiro, jardineiro, podador, office-boy.)

3. Eletricista

4. Operador de Máquinas Pesadas

5. Operador de Máquinas Leves

6. Mecânico

Conhecimentos Gerais/Atualidades( incluindo Língua Portuguesa Matemática)

20

20

Cargo com Escolaridade mínima de Ensino Fundamental Incompleto

Cargos

PROVAS

Número de Questões

Total

1. Motorista

Conhecimentos Gerais/Atualidades

Conhecimentos Específicos

10

10

20

Cargos com Escolaridade mínima de Ensino Fundamental Completo

Cargos

PROVAS

Número de Questões

Total

1. Auxiliar de Contabilidade

2. Assistente Administrativo Nível III

Matemática

Conhecimentos Gerais/Atualidades( incluindo Língua Portuguesa)

10

20

30

Cargos com Escolaridade mínima de Ensino Médio Incompleto

Cargos

PROVAS

Número de Questões

Total

1. Digitador

2. Agente Administrativo

Conhecimentos Gerais/Atualidades( incluindo Língua Portuguesa Matemática)

Conhecimentos Específicos

15

15

30

3. Auxiliar de Ensino

Conhecimentos Gerais/Atualidades( incluindo Língua Portuguesa Matemática)

Conhecimentos Específicos

15

15

30

Cargo com Escolaridade mínima de Ensino Médio Completo

Cargos

PROVAS

Número de Questões

Total

1. Agente de Fiscalização Sanitária

Conhecimentos Gerais/Atualidades( incluindo Língua Portuguesa Matemática)

Conhecimentos Específicos

15

15

30

Cargos com Escolaridade mínima de Ensino Médio com Formação Técnica

Cargos

PROVAS

Número de Questões

Total

Operador de Computador

Auxiliar de Enfermagem

Técnico Agrícola

Técnico de Contabilidade

Conhecimentos Gerais/Atualidades ( incluindo Língua Portuguesa Matemática)

Conhecimentos Específicos

15

15

30

Cargos com Escolaridade mínima de Ensino Médio com Formação de Magistério

Cargos

PROVAS

Número de Questões

Total

Professor Nível I

Redação

Conhecimentos Específicos

Conhecimentos de Educação

 

20

10

30

Cargos com Escolaridade mínima de Nível Superior

CARGOS

PROVAS

Número de Questões

Total

1. Advogado

2. Administrador

3. Assistente Social

4. Enfermeiro

5. Bioquímico

6. Nutricionista

7. Farmacêutico

8. Odontólogo

9. MédicoVeterinário

10. Engenheiro

Língua Portuguesa

10

30

Conhecimentos Específicos

20

11. .Médico Clínico Geral

12. Médico Ginecologista

13. Médico Pediatra

14. Médico Urologista

15. Médico Gastroenerologista

16. Médico Mastologista

17. Médico Cardiologista

18. Médico Geriatra

19. Médico Neurologista

20. Médico Psiquiatra

21. Médico Oftalmologista

Conhecimentos Básicos de Clínica Médica( incluindo Ética e Políticas de Saúde)

15

30

Conhecimentos Específicos

15

22. Supervisor Educacional

Língua Portuguesa

Redação

Conhecimentos Específicos

10

 

20

23. Professor Nível IV

- Português

- Matemática

- História

- Geografia

- Ciências Físicas e Biológicas

- Língua Inglesa

Língua Portuguesa

Redação

Conhecimentos Específicos ( incluindo Conhecimentos de Educação)

10

 

20

24. Psicopedagogo

Língua Portuguesa

Redação

Conhecimentos Específicos

10

 

20

4.13 A Prova de Conhecimentos será aplicada no dia 11 de março de 2007 (domingo), das 9:00 às 13:00, em locais e horário oportunamente divulgados nos Quadros de Aviso da Prefeitura, e das Secretarias de Administração, de Educação e de Saúde, e no site www.consultec.com.br

4.14. A Prova de Conhecimentos, de caráter eliminatório, será constituída por questões objetivas de múltipla escolha, com cinco alternativas de respostas, das quais apenas uma é correta.

4.15. Não será permitida a realização da Prova fora do local, horário e data divulgados para o Concurso, assim como o ingresso ou a permanência de pessoas estranhas ao processo no local de aplicação da Prova.

4.1.6. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização da Prova com antecedência mínima de trinta minutos do horário estabelecido para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta e obrigatoriamente do Documento de Identidade original (o mesmo utilizado para a inscrição).

4.1.7.O candidato que não apresentar o Documento de identidade com o qual se inscreveu não fará a Prova.

4.1.8. Durante a realização da prova não será permitido ao candidato o uso de relógios de qualquer tipo, boné, chapéu, óculos escuros, celulares, pagers, protetor auricular, máquinas calculadoras ou qualquer outro tipo de equipamento eletrônico. Da mesma forma, não será admitida, durante a realização da Prova, consulta a qualquer tipo de livro, legislação, manual, ou folhetos, sendo vedado ao candidato o uso de qualquer material escrito.

4.1.8.1. Todos os pertences do candidato serão colocados em uma carteira escolar, à entrada de cada sala de aplicação.

4.1.9. Após o fechamento do portão, o horário de início da Prova poderá variar em cada sala de aplicação, sem prejuízo do tempo de duração estabelecido para realização da mesma 4.1.9.

4.1.10. Para responder à prova, o candidato deverá, obrigatoriamente, ler as orientações contidas no seu Caderno de Provas, não podendo alegar, em qualquer momento, o desconhecimento das mesmas.

4.1.11. .Após resolver as questões da Prova o candidato deverá marcar suas respostas, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, na Folha de Respostas Óptica, sendo de sua inteira responsabilidade o seu correto preenchimento.

4.1.11.1 Considera-se preenchimento incorreto quando há: dupla marcação, marcação rasurada, marcação emendada, campos de marcação não preenchidos integralmente, marcação ultrapassando o campo determinado e marcação que não seja feita com caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

4.1.12. O candidato, ao terminar a prova, deverá proceder conforme as instruções apresentadas pelo fiscal de sala para devolução da Folha de Redação (quando for o caso) e da Folha de Respostas Óptica, e para saída do estabelecimento de aplicação da Prova.

4.1.13. As Folhas de Respostas e da Redação, quando for o caso, se constituem nos documentos oficiais para correção dos resultados do candidato, que é o responsável pela entrega das mesmas ao fiscal da sala, após concluir a Prova.

4.1.1 4.A Prova terá duração máxima de quatro (04) horas sendo a permanência mínima obrigatória de duas (02) horas para os candidatos que desejarem levar o Caderno de Provas e de uma (01) hora para os que não desejarem levar o Caderno de Provas.

4.1.14.1. Os Cadernos de Provas não levados pelos candidatos serão incinerados

4.2. A Prova de Títulos é de caráter classificatório. A não-apresentação de títulos não implicará na desclassificação do candidato, que obterá pontuação zero e terá como Nota Final o resultado obtido na Prova de Conhecimentos.

4.2.1. Os candidatos que se submeterão à Prova de Títulos, nas formas estabelecidas neste Edital, deverão entregar os títulos no mesmo momento e local em que realizarem a inscrição, não se aceitando entrega em data posterior.

4.2.2. Serão submetidos à prova de Títulos os candidatos inscritos para os Cargos de Nível Superior, não eliminados na Prova de Conhecimentos.

4.2.3. Os títulos deverão ser colocados em envelope devidamente identificado da seguinte forma: CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE INHAMBUPE, EDITAL nº 00 1/2007, nome completo do candidato, número de inscrição, número do documento de identidade, cargo do candidato, quantidade de documentos.

4.2.4. Os títulos deverão ser entregues,quando da realização da inscrição, em fotocópias autenticadas e numerados seqüencialmente, junto com uma relação nominal dos mesmos.

4.2.5. Somente serão considerados os Títulos a seguir indicados, desde que devidamente relacionados ao Cargo ao qual o candidato está concorrendo, cujas pontuações, unitárias e máximas, são as descritas na Tabela abaixo:

Tabela de AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

Títulos/Experiências na área pretendida

Quantidade. Máxima de Títulos

Valor Unitário

Valor máximo

Curso de Atualização
Carga horária de 80h a 1 79h

4

1,0

4,0

Aprovação em concurso público

1

0,5

0,5

Curso de Aperfeiçoamento
Carga horária de 1 80h até 359h

2

0,75

1,5

Curso de Especialização, em nível de Pós – Graduação, com carga horária mínima de 360hs, e Monografia aprovada

1

1,0

2,0

Participação em Simpósios, Conferências, Congressos, Mesas Redonda/Científica e congêneres, como debatedor, Conferencistas, Palestrante, Mediador (se referentes ao Cargo objeto da inscrição)

1

1,0

1,0

Curso de Mestrado

1

1,0

1,0

Curso de Doutorado

1

2,0

2,0

Experiência profissional no Cargo pretendido

-

1,0 Por ano

8,0

4.2.6. Somente serão aceitos documentos de instituições e/ou órgãos específicos, se apresentados em papel timbrado e deles constarem todos os dados necessários à identificação das instituições e dos órgãos e à perfeita avaliação do título.

4.2.6.1. Os atestados/certidões/declarações devem estar datados e assinados.

4.2.6.2. Para comprovação do Curso de Mestrado ou Doutorado será considerado o Diploma devidamente registrado, expedido por Instituição reconhecida pelo MEC, ou Certificado/Declaração de conclusão de curso de Mestrado ou Doutorado, expedida por Instituição reconhecida pelo MEC, acompanhado de Histórico Escolar do curso no qual conste o número de créditos obtidos, disciplinas em que foi aprovado e as respectivas menções, o resultado dos escores e do julgamento da Dissertação ou Tese.

4.2.7. Na avaliação dos títulos apresentados não serão computados os pontos que ultrapassarem o limite máximo de pontos estabelecidos na Tabela acima.

4.2.8. A prova da experiência profissional será feita mediante a apresentação da Carteira de Trabalho e da Previdência Social (CTPS), de Contrato de Trabalho/Prestação de Serviços , ambos apresentados em fotocópias autenticadas, ou por Declaração firmada por Órgão de Pessoal , que informe o período ( inicio e fim) de trabalho e especifique a função/atividade desempenhada para que se possa analisar em função do cargo ao qual o candidato concorre.

4.2.9. Para efeito de experiência profissional apenas receberá pontuação o período de um ano completo, assim compreendido 12 (doze) meses de efetiva atividade profissional. Períodos inferiores a 12 (doze) meses completos não sofrerão qualquer pontuação.

4.2.10.Os Títulos serão considerados pela carga horária que comprovem, individualmente.

4.2.11. Cada título será considerado uma única vez e para uma única situação.

4.2.12. A responsabilidade pela escolha dos documentos a serem avaliados na Prova de Títulos é exclusiva do candidato, não podendo os mesmos serem retirados , mesmo após a homologação do Resultado do Concurso.

4.2.13. Não serão considerados títulos referentes à participação em Simpósios, Congressos, Seminários, e congêneres, salvo nas condições estabelecidas na Tabela de Avaliação de Títulos, da mesma forma que aqueles referentes às atividades curriculares ou de participação do candidato enquanto estudante.

4.2.14. Serão desconsiderados os títulos que não foram autenticados em Cartório, assim como aqueles que não atenderem às especificações deste Edital.

4.2.15. Não serão considerados como experiência profissional o tempo de estágio, de monitoria e de bolsa de estudo.

4.2.16. Os pontos apurados na Prova de Títulos serão somados ao escore global atingido pelo candidato na Prova de Conhecimentos para cálculo da Nota Final do candidato, quando couber.

4.2.17. Os Títulos expedidos por organismos estrangeiros, para que sejam avaliados, deverão ser traduzidos para o Português por tradutor juramentado e revalidados de acordo com a legislação educacional, no caso de cursos de Graduação e de Pós Graduação.

5. DA APURAÇÃO DOS RESULTADOS E DO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO

5.1. A Prova de Conhecimentos será corrigida por processo eletrônico, por meio de leitura óptica das Folhas de Respostas.

5.2. Não serão computadas as questões que contenham marcação emendada e/ou rasurada, ainda que legíveis; com mais de uma marcação; com marcação ultrapassando o campo determinado; que não tenham sido marcadas com caneta azul ou preta; cujo campo de marcação esteja parcialmente preenchido.

5.3. Será automaticamente eliminado do Concurso o candidato que:

a) tenha tido acerto igual ou inferior que 20%( vinte por cento) em cada sub-prova constitutiva da Prova de Conhecimentos, incluindo-se a Prova de Redação para os Cargos de Professor Nível I e Nível IV;

b) tenha tido rendimento igual ou inferior a 30% (trinta por cento) no conjunto das Provas.

5.4. Havendo anulação de questão, o valor global da Prova de Conhecimentos será reduzido na quantidade desta.

5.5. A Nota Final se constituirá do somatório das notas das Sub – Provas da Prova de Conhecimentos somada à pontuação da Prova de Títulos, quando for o caso, mais a pontuação atribuída por força da Lei Municipal nº.003 de 20 de maio de 1999.

5.5.1. Para os cargos em que não houver Prova de Títulos a Nota Final será o resultado do somatório das notas das Sub – Provas da Prova de Conhecimentos mais a pontuação atribuída por força da Lei Municipal nº.003 de 20 de maio de 1999.

5.5.2. A pontuação referida na Lei citada, a ser atribuída ao candidato “em função do tempo de serviço prestado ininterruptamente ao Município de Inhambupe” será concedida por cada período de doze meses integrais, sendo atribuído um ( 1,0) ponto para cada ano de serviço prestado, até um limite de dez ( 10) anos.

5.6.Será considerado habilitado o candidato que não tiver sido eliminado, desclassificado ou excluído do Concurso.

5.6.1. O candidato habilitado será classificado em ordem decrescente da Nota Final, em listas especificas por Cargo, de acordo com a opção de Localidade.

5.7. As listas com o Resultado Final do Concurso serão publicadas nos Quadros de Avisos das Secretarias Municipais de Administração, de Educação e de Saúde, e nos sites www.consultec.com.br.

5.8. A Prefeita do Município de INHAMBUPE se reserva o direito de proceder às nomeações de acordo com o número de vagas oferecidas, observadas a necessidade do serviço, sua disponibilidade orçamentária e financeira, respeitadas as disposições contidas neste Edital.

6.1. Em caso de igualdade de pontos na Nota Final, originando empate na Classificação Final do candidato, serão utilizados, quando couber, os seguintes critérios de desempate, sucessivamente:

a1) maior pontuação na sub Prova de Matemática para os cargos de Auxiliar de Contabilidade e Assistente Administrativo III;

a2) na Sub prova de Conhecimentos Específicos para os demais Cargos;

a3) na Redação para os cargos de Professor Nível I e Nível IV, Psicopedagogo e Supervisor Educacional;

a4) na sub Prova de Conhecimentos Básicos de clinica Médica, para os cargos de Médico.

b) maior pontuação na sub-prova de Língua Portuguesa, se for o caso;

c) maior nível de formação escolar se candidato ao cargo de Professor Nível I e Nível IV, Supervisor Pedagógico, Psicopedagogo e demais cargos de nível superior;

d) maior pontuação na Prova de Títulos, quando for o caso;

e) maior tempo de experiência comprovada no cargo;

f) maior tempo de experiência comprovada no cargo, no Município de Inhambupe;

g) maior tempo de serviço público prestado ao Município de INHAMBUPE;

h) maior tempo de serviço público prestado em outro ente público;

i) maior idade.

7. DA EXCLUSÃO DO CONCURSO

7.1. Será excluído, sumariamente, do Concurso o candidato que:

a) Não atender aos procedimentos determinados para realização da inscrição, conforme previsto no presente Edital.

b) Não apresentar qualquer um dos documentos exigidos para a inscrição;

c) Não comparecer nas datas, locais e horários determinados para a realização da Prova de Conhecimentos;

d) Ausentar-se do local de realização de provas sem a autorização do fiscal, bem como cometer incorreção ou descortesia para com quaisquer dos executores, seus auxiliares ou autoridades presentes durante a realização de qualquer etapa do Concurso;

e) Não devolver a Folha de Respostas devidamente preenchida e assinada; f)Fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;

g) Obtiver resultado nulo em qualquer das sub-provas que constituem a Prova de Conhecimentos;

h) Não atingir a pontuação mínima estabelecida nas sub provas ou no conjunto da Prova de Conhecimentos;

i) Deixar de atender a qualquer uma das determinações previstas neste Edital;

j) Se comunicar-se, durante as provas, com outro candidato, utilizar meios ilícitos para a sua realização ou praticar atos contra as normas ou a disciplina determinadas para o Processo.

8. DOS RECURSOS

8.1. Caberá Recurso do Edital de Abertura da Inscrição, sobre os Gabaritos da Prova de Conhecimentos, e sobre a Classificação Final, todos dirigidos à Comissão Organizadora do Concurso, por petição fundamentada e entregues na Secretaria de Administração, por meio de protocolo, nos períodos estabelecidos no Cronograma, sempre das 8:00 às 13:00.

8.2. Não serão analisados os Recursos encaminhados após as datas estabelecidas no Cronograma Anexo.

8.3. Cada Recurso deverá ser apresentado devidamente justificado. Se for sobre qualquer questão, deverá estar acompanhado da cópia do texto que o fundamenta, contendo, pelo menos, os seguintes dados:

Nome do Concurso, evento ao qual se refere (edital, gabarito, classificação final), nome do candidato, número de inscrição e cargo para o qual se inscreveu.

8.4. Os Recursos das questões deverão ser agrupados por cada sub prova.

8.5. Não será analisado o Recurso

· manuscrito

· sem assinatura do requerente

· sem os dados referidos no item 8.3

· sem especificação da questão e da sub prova a qual se refere, se do gabarito

· que não apresente justificativa

· apresentado em conjunto com outros candidatos, isto é, Recurso coletivo;

· encaminhado por e-mail, fax ou por outra forma diferente da definida neste Edital;

· entregue fora do prazo.

8.6. Os resultados das análises de cada Recurso, se Deferido ou Indeferido, serão divulgados no site www.consultec.com.br e no quadro de Avisos da Secretaria de Administração. Os respectivos pareceres serão disponibilizados para ciência dos requerentes em datas apresentadas no Cronograma constante Secretaria de Administração do Município, sempre das 8:00 às 13:00.

9. DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

9.1. A investidura do candidato no emprego está condicionada ao atendimento das seguintes condições:

a.ser brasileiro nato ou naturalizado, ou ainda, no caso de nacionalidade estrangeira, apresentar comprovante de permanência definitiva no Brasil;

b. estar em gozo dos direitos civis e políticos;

c.estar quite com as obrigações militares (para candidatos do sexo masculino); d.comprovar ter votado nas últimas eleições ou justificado a ausência;

e.possuir aptidão física e mental para o exercício das atribuições do emprego; f. possuir idade mínima de 18 (dezoito) anos, na data da inscrição;

g.estar com os títulos obtidos no exterior revalidados no País, se for o caso;

h. apresentar o Certificado ou Diploma que comprove a escolaridade exigida. O referido documento só será aceito se expedido por Instituição de Ensino reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC ou por Estabelecimento de Ensino autorizado pela Secretaria Estadual de Educação do Estado onde concluiu o Curso Básico.

i. apresentar o Certificado de Especialista expedido pelo MEC ou pela Sociedade Brasileira da Especialidade , quando for o caso;

j. apresentar a Carteira de Registro no Conselho de Classe, se for o caso;

l. apresentar Atestado de Saúde Ocupacional expedido pelo Serviço de Medicina Ocupacional da Secretaria de Saúde do Município, comprovando não ser o candidato portador de deficiência incompatível com as atribuições do cargo;

m.apresentar Comprovante de Experiência Profissional, de acordo com o Pré-Requisito exigido;

m. apresentar atestado de Antecedentes Policiais e Criminais.

n. apresentar cópias do RG, CPF, Título de Eleitor, comprovante de residência e registro no PIS/PASEP (se tiver)

o. entregar duas fotos recentes 3x4;

9.2.Os documentos comprobatórios das condições estabelecidas acima deverão ser entregues pelo candidato até a ata estabelecida no respectivo Edital, na sua forma original, acompanhados das respectivas fotocópias.

9.3.No ato da investidura no cargo, anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não atender às condições apresentadas acima.

10. DO PROVIMENTO DOS CARGOS E DO APROVEITAMENTO DOS CANDIDATOS HABILITADOS

10.1 O provimento dos cargos obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as vagas existentes para cada cargo, conforme a opção feita no ato da inscrição.

10.2 .O provimento do cargo fica condicionado à apresentação de todos os documentos originais comprobatórios das condições estabelecidas neste Edital.

10.3. Os candidatos habilitados neste Concurso, e convocados para nomeação, serão regidos pelo Plano de Cargos e Salários dos Servidores do Município de INHAMBUPE.

10.4 As convocações para nomeação serão feitas través de Editais afixados nos murais das Secretarias de Administração, de Educação e de Saúde e publicados no site www.consultec.com.br O não atendimento da convocação no prazo legal de cinco dias faculta à Prefeitura do Município de INHAMBUPE convocar o candidato seguinte, excluindo do Concurso aquele que não atender à convocação e não protocolar em tempo hábil o requerimento de desistência temporária.

10.5. O candidato habilitado no concurso público, e convocado para a Posse, poderá desistir do respectivo certame seletivo, definitiva ou temporariamente. A desistência deverá ser efetuada mediante requerimento endereçado à Secretaria Municipal para a qual foi convocado, até o dia útil anterior à data da posse. No caso de desistência temporária, o candidato renunciará à sua classificação e será posicionado em último lugar na lista dos habilitados.

11. DA POSSE

11.1. A posse do candidato convocado ocorrerá no prazo máximo de até 30(trinta) dias, contados da data da publicação do ato de nomeação, ficando sem efeito o ato de nomeação, se assim não ocorrer.

12- DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1. Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência do evento que lhes disser respeito, circunstância que será mencionada em Comunicado ou Aviso Oficial, oportunamente divulgado pela Prefeitura no site www.consultec.com.br e no quadro de aviso da Secretaria de Administração.

12.2.O candidato classificado para os Cargos cuja inscrição foi feita por zona ( rural ou urbana) será convocado para, no prazo de cinco dias úteis, respeitada a ordem de classificação divulgada, optar pela localidade onde houver vaga. Os demais candidatos serão convocados para as vagas nas localidades para as quais se inscreveram, conforme a classificação divulgada.

12.2.1. O candidato que não atender, tempestivamente, à convocação objeto do item acima, perderá o direito à opção pela localidade onde houver vaga.

12.3. Uma vez nomeado, o servidor será submetido a Estágio Probatório por um período de vinte e quatro meses, durante o qual será avaliado na sua aptidão e capacidade profissional.

12.4.A inscrição do candidato no Concurso, importará conhecimento das presentes instruções e na tácita aceitação das condições estabelecidas para o mesmo, tais como se encontram aqui definidas.

12.5.A inexatidão ou falsidade documental, ainda que verificadas posteriormente à realização do Concurso, implicará na eliminação sumária do candidato, sendo declarada nula de pleno direito, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, sem prejuízo de eventuais sanções de caráter judicial.

12.6 O candidato que recusar a nomeação, ou ainda deixar de entrar no exercício de sua função imediatamente após a nomeação, será considerado desistente.

12.7 A eliminação do candidato habilitado, nomeado ou não, bem como sua desistência, por escrito, importará na convocação daquele que o suceder na ordem de classificação, durante o período de validade do Concurso.

12.8. Não serão aceitas inscrições condicionais, extemporâneas, ou pendentes de documentação, assim como realizadas por via postal, por fax e em desacordo com as normas deste Edital.

12.9. A inscrição vale, para todo e qualquer efeito, como forma de expressa concordância do candidato, com todas as condições, normas e exigências constantes no presente Edital, das quais não poderá alegar desconhecimento, em momento algum.

12.10. O concurso terá validade de 02 (dois) anos, a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura do Município de Inhambupe.

12.11. A homologação do Concurso se dará através de ato próprio da Prefeita do Município de INHAMBUPE.

12.12. A Comissão Organizadora do Concurso se reserva o direito de indeferir a Inscrição cujo Requerimento tenha sido preenchido incorretamente no campo da opção de Cargo, cabendo à Prefeita do Município de INHAMBUPE publicar nos Quadros de Avisos da Prefeitura, das Secretarias Municipais da Administração, da Educação e da Saúde e nos sites da CONSULTEC – www.consultec.com.br

12.13. Os casos omissos serão resolvidos pelo Secretário de Administração, ouvidas a Comissão Organizadora do Concurso e a CONSULTEC, e. mediante homologação da Prefeita.

Prefeitura Municipal de INHAMBUPE

Secretário Municipal Administração

ANEXO I
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ANEXO I
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1) PARA OS CARGOS DE: ARTÍFICE (PEDREIRO, CARPINTEIRO, PINTOR, ENCANADOR, CALCETEIRO); AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS (SERVENTE, PORTEIRO, MERENDEIRA, COZINHEIRO, JARDINEIRO, PODADOR, OFFICE­BOY); ELETRICISTA; OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS; MECÂNICO; OPERADOR DE MÁQUINAS LEVES.

Conhecimentos Gerais/Atualidades: Conhecimentos relacionados com a realidade regional e brasileira, envolvendo aspectos históricos, geográficos e sociais, Assuntos de interesse geral amplamente veiculados, nos últimos dois anos, pela imprensa falada ou escrita de circulação nacional ou local — rádio, televisão, jornais, e/ou revistas. Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos simples e imagens; conhecimentos da língua: substantivo, artigo, adjetivo, pronome e numeral e suas flexões; \verbo e suas flexões; preposições e conjunções; acentuação gráfica e pontuação; sinônimos e antônimos.

Matemática: Resolução de problemas simples da vida cotidiana, envolvendo conhecimentos de adição e subtração de números naturais, relação de ordem e grandeza; dezena e dúzia; medidas de tempo, comprimento e distância: metro e quilômetro; capacidade: litro; massa: quilograma.

2) PARA O CARGO DE MOTORISTA

Conhecimentos Gerais/Atualidades: Compreensão e interpretação de textos; conhecimentos lingüísticos; substantivo, artigo, adjetivo, pronome e numeral e suas flexões; verbo e suas flexões; preposições e conjunções; acentuação gráfica e pontuação; sinônimos e antônimos. Resolução de problemas simples da vida cotidiana, envolvendo conhecimentos de adição e subtração de números naturais, relação de ordem e grandeza; dezena e dúzia; medidas de tempo, comprimento e distância: metro e quilômetro; capacidade: litro; massa: quilograma.Conhecimentos relacionados com a realidade regional e brasileira, envolvendo aspectos históricos, geográficos e sociais, Assuntos de interesse geral amplamente veiculados, nos últimos dois anos, pela imprensa falada ou escrita de circulação nacional ou local — rádio, televisão, jornais, e/ou revistas.

Conhecimentos Específicos: Novo Código Nacional de Trânsito: administração de trânsito, regras gerais para circulação de veículos, os sinais de trânsito, condutores de veículos – deveres e proibições, infrações à legislação de trânsito, penalidades e recursos. Controle das condições de funcionamento do veículo ( manutenção e limpeza). Direção Defensiva.

3) PARA O CARGO DE AUXILIAR DE ENSINO

Conhecimentos Gerais/Atualidades: Conhecimentos relacionados com a realidade regional e brasileira, envolvendo aspectos históricos, geográficos e sociais, Assuntos de interesse geral amplamente veiculados, nos últimos dois anos, pela imprensa falada ou escrita de circulação nacional ou local — rádio, televisão, jornais, e/ou revistas Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos; conhecimentos lingüísticos; substantivo, artigo, adjetivo, pronome e numeral e suas flexões; verbo e suas flexões; preposições e conjunções; acentuação gráfica e pontuação; sinônimos e antônimos. Matemática: Resolução de problemas simples da vida cotidiana, envolvendo conhecimentos de adição e subtração de números naturais, relação de ordem e grandeza; dezena e dúzia; medidas de tempo, comprimento e distância: metro e quilômetro; capacidade: litro; massa: quilograma. Noções de Matemática Financeira (regra de três, juros, percentagem.).

Conhecimentos Específicos: A relação da Escola com a família. A avaliação da aprendizagem. Estágios do desenvolvimento da criança. Noções básicas de higiene corporal. O processo de socialização. Princípios e fundamentos dos referenciais curriculares. Informações Básicas de Atendimento à Criança. Relações Interpessoais.

4)PARA OS CARGOS DE AUXILIAR DE CONTABILIDADE E ASSISTENTE ADMINISTRATIVO NÍVEL III

Matemática: Resolução de problemas simples da vida cotidiana, envolvendo conhecimentos de adição e subtração de números naturais, relação de ordem e grandeza; dezena e dúzia; medidas de tempo, comprimento e distância: metro e quilômetro; capacidade: litro; massa: quilograma. Noções de Matemática Financeira (regra de três, juros, percentagem.).

Conhecimentos Gerais/Atualidades: Conhecimentos relacionados com a realidade regional e brasileira, envolvendo aspectos históricos, geográficos e sociais, Assuntos de interesse geral amplamente veiculados, nos últimos dois anos, pela imprensa falada ou escrita de circulação nacional ou local — rádio, televisão, jornais, e/ou revistas. Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos; conhecimentos lingüísticos; substantivo, artigo, adjetivo, pronome e numeral e suas flexões; verbo e suas flexões; preposições e conjunções; acentuação gráfica e pontuação; sinônimos e antônimos.

5)PARA OS CARGOS DE DIGITADOR E AGENTE ADMINISTRATIVO

Conhecimentos Gerais/Atualidades: Conhecimentos relacionados com a realidade regional e brasileira, envolvendo aspectos históricos, geográficos, sociais, educação, saúde e meio ambiente. Assuntos de interesse geral amplamente veiculados, nos últimos dois anos, pela imprensa falada ou escrita de circulação nacional ou local — rádio, televisão, jornais, e/ou revistas.Língua Portuguesa: Textos: verbais e não-verbais; compreensão e interpretação. Conhecimentos lingüísticos: o nome, seus modificadores e flexões; o verbo e flexões; elementos circunstanciais. Palavras relacionais: preposição e conjunção. Estrutura e formação de palavras. Oração e seus elementos constituintes. Coordenação e subordinação. Equivalência e transformação de estruturas frasais. Sintaxe de concordância e regência. Semântica. Sinônimos e antônimos. Acentuação gráfica. Pontuação. Figuras de Linguagem. Funções da Linguagem. Coerência e Coesão. Matemática: Resolução de problemas simples da vida cotidiana, envolvendo conhecimentos de adição e subtração de números naturais, relação de ordem e grandeza; dezena e dúzia; medidas de tempo, comprimento e distância: metro e quilômetro; capacidade: litro; massa: quilograma. Noções de Matemática Financeira (regra de três, juros, percentagem.).

Conhecimentos Específicos: DIGITADOR

Noções de Informática: Conceitos básicos de informática, os componentes funcionais de computadores (hardware e software), periféricos e dispositivos de entrada, saída. Noções gerais de operação do editor de textos Word: principais comandos aplicáveis ao texto, tabelas, mala direta. Noções gerais de operação do sistema operacional Windows: uso de arquivos, pastas e operações mais freqüentes. Armazenamento de dados: disco rígido, disquete, CD-ROM e pendrive. Noções gerais de operação da planilha. Excel: digitação e edição de dados, construção de fórmulas para cálculos de valores, formatação de dados e gráficos. Noções gerais de utilização de Internet. Utilização do correio eletrônico, www (World Wide Web) e ferramentas de navegação..

AGENTE ADMINISTRATIVO

Conceitos e funções de aplicativos de editores de texto, planilhas eletrônicas, apresentações e gerenciadores de banco de dados. Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas. Conceitos básicos de segurança da informação, sistemas anti-vírus, sistemas de backup. Intranet e internet: Ferramentas do Windows Explorer; painel de controle; comandos básicos do Word, Excel. Redação Oficial: Correspondência Oficial. Formas de Tratamento. Abreviações. Expressões e Vocábulos de uso freqüente nas Comunicações Administrativas Oficiais. Documentos Oficiais mais comumente utilizados (atas, memorandos, ofícios, comunicados, etc.

6)PARA O CARGO DE AGENTE DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA,

Conhecimentos Gerais/Atualidades: Conhecimentos relacionados com a realidade regional e brasileira, envolvendo aspectos históricos, geográficos, sociais, educação, saúde e meio ambiente. Assuntos de interesse geral amplamente veiculados, nos últimos dois anos, pela imprensa falada ou escrita de circulação nacional ou local — rádio, televisão, jornais, e/ou revistas.Língua Portuguesa: Textos: verbais e não-verbais; compreensão e interpretação. Conhecimentos lingüísticos: o nome, seus modificadores e flexões; o verbo e flexões; elementos circunstanciais. Palavras relacionais: preposição e conjunção. Estrutura e formação de palavras. Oração e seus elementos constituintes. Coordenação e subordinação. Equivalência e transformação de estruturas frasais. Sintaxe de concordância e regência. Semântica. Sinônimos e antônimos. Acentuação gráfica. Pontuação. Figuras de Linguagem. Funções da Linguagem. Coerência e Coesão. Matemática: Resolução de problemas simples da vida cotidiana, envolvendo conhecimentos de adição e subtração de números naturais, relação de ordem e grandeza; dezena e dúzia; medidas de tempo, comprimento e distância: metro e quilômetro; capacidade: litro; massa: quilograma. Noções de Matemática Financeira (regra de três, juros, percentagem.).

Conhecimentos Específicos:

: Executar serviços de profilaxia e política sanitária sistemática, inspecionar estabelecimentos onde sejam fabricados ou manuseados alimentos, para verificar as condições sanitárias dos seus interiores, limpeza do equipamento, refrigeração adequada para alimentos perecíveis, suprimento de água para lavagem de utensílios, gabinetes sanitários e condições de asseio e saúde dos que manipulam os alimentos, inspecionar estabelecimentos de ensino, verificando suas instalações, alimentos fornecidos aos alunos, condições de ventilação dos gabinetes sanitários, investigar queixas que envolvam situações contrárias a saúde pública, sugerir medidas para melhorar as condições sanitárias consideradas insatisfatórias e comunicar a quem de direito os casos de infração que constar, identificar problemas e apresentar soluções às autoridades competentes, realizar tarefas de educação, realizar tarefas administrativas ligadas ao Programa de Saneamento Comunitário, participar na organização de comunidades e realizar tarefas de saneamento junto às unidades sanitárias e Prefeitura Municipal, participar do desenvolvimento de Programas Sanitários, fazer inspeções rotineiras nos açougues e matadouros, fiscalizar os locais de matança, verificando as condições sanitárias de seus interiores, limpeza e refrigeração convenientes ao produto e derivados, zelar pela obediência ao regulamento sanitário, reprimir matanças clandestinas, adotando as medidas que se fizerem necessárias, apreender carnes e derivados que estejam a venda sem a necessária inspeção, vistoriar os estabelecimentos de venda de produtos e derivados, orientar, coordenar e supervisionar trabalhos a serem desenvolvidos pelos auxiliares do saneamento, executar outras tarefas semelhantes

7)PARA OS CARGOS DE OPERADOR DE COMPUTADOR AUXILIAR DE ENFERMAGEM, TÉCNICO AGRÍCOLA E TÉCNICO EM CONTABILIDADE

Conhecimentos Gerais/Atualidades: Conhecimentos relacionados com a realidade regional e brasileira, envolvendo aspectos históricos, geográficos, sociais, educação, saúde e meio ambiente. Assuntos de interesse geral amplamente veiculados, nos últimos dois anos, pela imprensa falada ou escrita de circulação nacional ou local — rádio, televisão, jornais, e/ou revistas.Língua Portuguesa: Textos: verbais e não-verbais; compreensão e interpretação. Conhecimentos lingüísticos: o nome, seus modificadores e flexões; o verbo e flexões; elementos circunstanciais. Palavras relacionais: preposição e conjunção. Estrutura e formação de palavras. Oração e seus elementos constituintes. Coordenação e subordinação. Equivalência e transformação de estruturas frasais. Sintaxe de concordância e regência. Semântica. Sinônimos e antônimos. Acentuação gráfica. Pontuação. Figuras de Linguagem. Funções da Linguagem. Coerência e Coesão. Matemática: Resolução de problemas simples da vida cotidiana, envolvendo conhecimentos de adição e subtração de números naturais, relação de ordem e grandeza; dezena e dúzia; medidas de tempo, comprimento e distância: metro e quilômetro; capacidade: litro; massa: quilograma. Noções de Matemática Financeira (regra de três, juros, percentagem.).

Conhecimentos Específicos:

OPERADOR DE COMPUTADOR

Conceitos de computação e microinformática. Conhecimento da arquitetura de um PC. Sistemas operacionais MS Windows. Conhecimentos de Microsoft Word para Windows e posteriores. Conhecimentos de Microsoft Excel para Windows e posteriores. Operação de equipamentos de processamentos de dados: computadores e periféricos. Conhecimento sobre os principais periféricos: modelos e utilidades. Conhecimentos de manutenção de computadores. Conceitos de operação de computador. Linguagens de programação para desenvolvimento de sistemas para a web (HTML, XML, Java script, JSP, PHP e perl). Macromedia Studio 8 (Dreamweaver, Flash, fireworks), bancos de dados (mySQL e PostgreSQL).Sistemas deredes.

Arquitetura de microcomputadores: A Placa Mãe, O Processador, As memórias, Os discos rígidos, As placas de vídeo, As placas de som, As placas de rede, As placas SCSI, O drive de CD-ROM, O chipset; Periféricos: Unidade CD-ROM removível, Scanner, Modem, Impressora, Unidade de disco removível, Unidade de gravação de CD-ROM, Monitor, Teclado, Mouse; Configuração básica do microcomputador: Formatação do disco rígido, Funcionamento da BIOS, Configuração dos elementos de hardware através do sistema operacional; Sistemas operacionais e ambientes: WINDOWS 98/2000/XP; Aplicativos: Word, Excel; Redes: Topologias, Protocolos, Cabeamento; Segurança de Equipamentos: Estabilizadores, Filtro de linha, No-break..

AUXILIAR DE ENFERMAGEM

Direitos da criança, do adolescente e do idoso.. Noções de anatomia. Relações Humanas no Trabalho: Equipe de trabalho e pacientes. Noções de Microbiologia: Infecção e desinfecção. Esterilização de materiais. Preparo e manuseio de materiais para procedimentos. Medidas de conforto: a) Preparo do leito, b) Movimentação, c) Transporte e higiene do paciente. Alimentação do adulto e da criança. Preparo do paciente para exames e cirurgias: assistência a exames diversos. Assistência aos pacientes nas eliminações. Coleta de exames. Verificação de sinais vitais. Aplicação de calor e frio. Administração de medicamentos. Prevenção de acidentes. Primeiros socorros. Assistência no pré-natal. Doenças comuns na infância. Programas saúde pública. Imunizações. Preparo do corpo após a morte e outros procedimentos de acordo com as atribuições do profissional. Prevenção e controle das infecções hospitalares. Ética Profissional.

TÉCNICO AGRÍCOLA

Noções gerais sobre agricultura; métodos e técnicas de plantio; rotação e consorciação de culturas; tipos de solo; métodos de conservação; erosão; irrigação; drenagem; adubação; tipos de adubos; adubos orgânicos; matéria orgânica e animais do solo; noções gerais sobre culturas regionais; métodos de plantio; tratos culturais; plantas forrageiras: cultivo de forragens; métodos de conservação; silvicultura; florestamento; reflorestamento; conhecimentos gerais de zootecnia; manejo de animais domésticos; alimentação; sistema de criação; suinocultura; técnica de criação de suínos; instalações; alimentação; principais doenças; bovinocultura; gado de corte; gado leiteiro; alimentação; principais doenças; avicultura; sistema de criação; instalações; alimentação; principais doenças; cooperativas agrícolas: cooperativismo; organização; funcionamento; finalidade; máquinas e implementos agrícolas; mecanização agrícola; ferramentas e equipamentos de apoio.

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

Lei n. 6.404 e legislação complementar. Contabilidade Pública: Plano de contas único para os órgãos da Administração Direta. Registros contábeis de operações típicas em Unidades Orçamentárias ou Administrativas (sistemas: orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação). Balanço e demonstrações das variações patrimoniais exigidas pela Lei n.º 4.320/64. Contabilidade comercial: elaboração de demonstrações contábeis pela legislação societária e pelos princípios fundamentais da contabilidade. Consolidação de demonstrações contábeis. Análise econômico-financeira. Orçamento público: elaboração, acompanhamento e fiscalização. Créditos adicionais, especiais, extraordinários, ilimitados e suplementares. Plano plurianual. Projeto de Lei Orçamentária Anual: elaboração, acompanhamento e aprovação. Princípios orçamentários. Diretrizes orçamentárias. Processo orçamentário. Suprimento de fundos. Restos a Pagar. Despesas de exercícios anteriores. A conta única do Tesouro. Tomadas e prestações de contas. Efeitos inflacionários sobre o patrimônio das empresas. Avaliação e contabilização de investimentos societários no país. Destinação de resultado. Imposto de renda de pessoa física e jurídica. IRRF. ICMS. PASEP. COFINS. Custos para avaliação de estoques. Custos para tomada de decisões. Sistemas de custos e informações gerenciais. Estudo da relação custo versus volume versus lucro. Matemática financeira. Regra de três simples e composta, percentagens. Juros simples e compostos: capitalização e desconto. Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, real e aparente. Rendas uniformes e variáveis. Planos de amortização de empréstimos e financiamentos. Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento. Avaliação de alternativas de investimento. Taxas de retorno, taxa interna de retorno. Lei n°. 8.666/93 e suas e suas alterações posteriores. Lei Complementar nº. 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal).

8) PARA OS CARGOS DE ADVOGADO,ADMINISTRADOR. ASSISTENTE SOCIAL, ENFERMEIRO, BIOQUÍMICO, NUTRICONISTA, FARMACÊUTICO, ODONTÓLOGO, MÉDICO VETERINÁRIO e ENGENHEIRO

Língua Portuguesa: Textos: verbais e não-verbais; compreensão e interpretação. Conhecimentos lingüísticos: o nome, seus modificadores e flexões; o verbo e flexões; elementos circunstanciais. Palavras relacionais: preposição e conjunção. Estrutura e formação de palavras. Oração e seus elementos constituintes. Coordenação e subordinação. Equivalência e transformação de estruturas frasais. Sintaxe de concordância e regência. Semântica. Sinônimos e antônimos. Acentuação gráfica. Pontuação. Figuras de Linguagem. Funções da Linguagem. Coerência e Coesão.

Conteúdos Específicos

ADVOGADO

Direito Civil: Fontes formais do direito positivo. Vigência e eficácia da lei. Conflitos de leis no tempo e no espaço. Hermenêutica e aplicação da lei. Das pessoas naturais: começo e fim da personalidade, capacidade de fato e de direito; Pessoas absoluta e relativamente incapazes. Das pessoas jurídicas: classificação; Pessoas jurídicas de direito público e privado; Personalidade jurídica; representação e responsabilidade. Registro civil das pessoas jurídicas. Domicílio; Domicílio da pessoa natural e da pessoa jurídica; Pluralidade e mudança de domicílio. Bens: classificação; Bens públicos; Bens fora do comércio. Atos e fatos jurídicos: conceito e classificação; interpretação dos atos jurídicos. Defeitos dos atos jurídicos: erro, dolo, coação, simulação e fraude. Tomada dos atos jurídicos: nulidade absoluta e relativa; Ratificação. Atos ilícitos: conceito e espécie; institutos afins. Prescrição e decadência; causas suspensivas e interruptivas; Prazos. Obrigações: definição; Elementos constitutivos; Fontes; Classificação; Modalidades; Liquidação; Solidariedade; Cláusula penal; Extinção; Inexecução; Juros; Correção monetária. Pagamento: do credor e do devedor; Objeto; Prova; Lugar e tempo; Mora. Do pagamento indevido por consignação e com sub-rogação; Dação em pagamento; Compensação; Novação; Transação. Contratos: definição; classificação; locação de coisas e prestação de serviço; Diferença entre prestação de serviço e contrato de trabalho; Empreitada; Comodato; Dação em pagamento; Compensação; Novação; Transação. Obrigações por atos ilícitos. Responsabilidade civil: Teoria da Culpa e do Risco; Dano moral; Liquidação das obrigações. Teoria da Imprevisão. Direitos reais: posse; propriedade; condomínio; enfiteuse; servidões. Direitos reais de garantia. Direito Constitucional: Teoria geral do Direito Constitucional. Objeto e conteúdo do Direito Constitucional. Constituição: conceito e concepções de Constituição; classificação das constituições. Poder constituinte originário e derivado. Revisão constitucional. Controle de constitucionalidade. Direito Constitucional intertemporal. Eficácia e aplicabilidade das normas constitucionais. Interpretação e integração das normas constitucionais. Direitos e garantias fundamentais. Direitos e deveres individuais e coletivos. Direitos sociais. Princípios do Estado de Direito: legalidade, igualdade, controle judiciário. Garantias constitucionais: conceito e classificação. Remédios constitucionais: habeas-corpus, mandado de segurança, mandado de injunção, habeas-data, Direito de petição. Direitos políticos: sistema político brasileiro. Federação; bases teóricas do federalismo: estado unitário, estado regional e estado federal. Soberania e autonomia no estado federal. Repartição de competências na Federação e suas técnicas. A repartição de competência na Constituição de 1988. Intervenção federal nos estados. Intervenção federal nos municípios. Governo da União. A unidade do poder estatal e a separação de poderes. Bases constitucionais da administração pública. Princípios e normas referentes à administração direta e indireta. Estabilidade. Poder Judiciário: Disposições Gerais; Estatuto constitucional da magistratura. Supremo Tribunal Federal: organização e competência. Superior Tribunal de Justiça: organização e competência. Justiça Federal: organização e competência. Justiça do Trabalho: organização e competência. Ministério Público. Advocacia Geral da União. Advocacia e Defensoria Pública. Bases constitucionais da tributação e das finanças públicas. Sistema Tributário Nacional: princípios gerais; Limitação do poder de tributar; Impostos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; Discriminação das rendas tributárias; Repartição das receitas tributárias. Finanças públicas: Princípios gerais; Estrutura dos orçamentos públicos; Princípios e normas constitucionais orçamentárias; Elaboração da Lei Orçamentária. Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária: controle interno, externo e tribunais de contas. Ordem econômica e financeira: Princípios gerais; Atuação do Estado no domínio econômico. Política urbana e bases constitucionais do direito urbanístico. Política agrícola fundiária e reforma agrária. Sistema Financeiro Nacional. Direito Administrativo: Administração pública: princípios fundamentais; poderes e deveres. O uso e o abuso do poder. Organização administrativa brasileira. Poderes administrativos: vinculado, discricionário, hierárquico, regulamentar, disciplinar e de polícia. Processo administrativo disciplinar. Do ato administrativo: conceito, requisitos, atributos, classificação, espécie; Anulação e Revogação. Licitação e contratos (Lei nº 8.666/93); modalidades de contratos administrativos. Agentes e servidores públicos. Administração direta e indireta. Serviços delegados, convênios e consórcios. Regimes jurídicos dos servidores públicos: direitos, deveres, responsabilidades. Intervenção no domínio econômico. Controle da administração pública. Controle externo a cargo do Tribunal de Contas. Controle jurisdicional: sistemas de contencioso administrativo e de jurisdição una. Instrumentos do controle jurisdicional. Investidura. Processo disciplinar. Serviços públicos: concessão, permissão, autorização e delegação. Bens públicos. Poder de polícia. Desapropriação.

Direito do Trabalho: Normas gerais de tutela do trabalho. Normas especiais de tutela do trabalho. Contrato individual do trabalho. Relação de emprego: caracterização. Os sujeitos da relação de emprego: empregado, empregador, trabalhadores avulsos,eventuais e temporários.Sucessão de empregador. O contrato de trabalho: alocação de mão-de-obra e empreitada – características e diferenciações. Terceirização: conceito, tendências e caracterização, subempreitada, responsabilidade subsidiária e solidária, enunciado 33 1do TST e Art. 455 da CLT. Convenções e acordos coletivos de trabalho. Processo judiciário do trabalho: dissídios individuais e coletivos. Lei no 5.811, de 11/10/1972. Lei no 6.019, de 3/1/1974. Direito de greve. Súmulas do TST.

Direito Comercial: Sociedades comerciais: conceito, ato constitutivo, personalidade jurídica, contrato social; tipos de sociedade de pessoas. Sociedades por ações: sociedade aberta e fechada; Constituição, Objeto, Ações, Capital social, Assembléias Gerais, Administração, Direitos e deveres dos sócios, Administração e gerências. O código de defesa do consumidor, princípios gerais, campo de aplicação. Sociedade por cotas de responsabilidade limitada. Sociedades anônimas: objeto social, capital social, valores mobiliários, acionistas, órgãos sociais, operações de transformação, incorporações, fusão, cisão, sociedades controladoras. Controladas e controlados. Dissolução e liquidação das sociedades. Sistema Financeiro Nacional: Noções e Lei nº 4.595, de 31/12/64. Títulos de crédito: Noções, Endosso e aval. Letras de câmbio. Notas promissórias. Cheque. Duplicata. Conhecimento de depósito e warrant. Conhecimento de transporte. Letra imobiliária. Cédula de crédito industrial. Contratos e obrigações mercantis: formação, lugar, nominados e inominados, Coligados, Subcontratos. Alienação fiduciária. Arrendamento mercantil (leasing). Propriedade industrial: invenções e marcas. Conceito e proteção legal. Falência e concordata: normas gerais; Quadro geral de credores e classificação dos créditos. Intervenção e liquidação extrajudicial (Lei nº 6.024, de 13/03/74): instituições sujeitas, Processo e efeitos; Cessação dos regimes; Indisponibilidade dos bens; Inquérito administrativo; Responsabilidade dos administradores e membros do conselho fiscal; Poderes e responsabilidades do interventor e do liquidante. Direito Processual Civil: Jurisdição: características; poderes; princípios; espécies. Competência: espécies; perpetuação; modificações; continência; prevenção. Incompetência. Conflito de competência. Ação: conceito; Teoria; Condições; Classificação; Elementos; Cumulação de ações. Processos: conceito; Espécies; Procedimento; Princípios; Pressupostos; Formação do Processo; Sujeitos da relação processual. O Juiz. Órgãos auxiliares. Partes. Sujeitos. Capacidade. Representação. Substituto processual. Litisconsórcio e suas espécies. Assistência. Intervenção de terceiros: oposição. Nomeação à autoria. Denunciação da lide. Chamamento ao processo. Embargos de terceiros. Petição inicial: pedido. Formas. Causa de pedir. Modificações do pedido. Resposta do Réu: contestação. Defesa de rito e de mérito. Defesa indireta. Execução. Reconvenção. Revelia. Procedimento sumaríssimo: peculiaridades. Atos processuais: formas; Lugar; Tempo; Prazos; Preclusão; Prescrição; Decadência. Teorias das Nulidades. A prova: espécies; Objeto; Ônus; Valoração. Atos do Juiz: sentenças; Estrutura; Requisitos; Classificação; Defeitos; Efeitos; Coisa julgada; A motivação das decisões judiciais. Procedimentos especiais. Mandado de segurança. Ação popular. Ação civil pública. Execução de sentença: definitiva, provisória e liquidação. Processo de execução. Das diversas espécies de execução. Penhora. Avaliação. Arrematação. Incidente. A defesa dos executados. Embargos em geral. Execução fiscal (Lei nº 6.830/80). Processamento. Recursos: generalidades; Duplo grau; Pressupostos; Recurso extraordinário; Especial; Adesivo; Apelação; Agravo; Embargos de Declaração; Embargos infringentes; Representação e correição. Processo cautelar: estrutura; Espécies; Liminar; Peculiaridades; Execução; Recursos. Direito Tributário: Conceito. Conteúdo. Natureza. Autonomia. Fontes. Relação com Direito Financeiro. Sistema constitucional tributário: poder de tributar. Competência tributária. Capacidade tributária. Código Tributário Nacional. Tributos: conceito; natureza jurídica. Classificação. Espécies. Tributos e preço público. Princípios constitucionais do Direito Tributário: legalidade, Isonomia. Irretroatividade. Anualidade e anterioridade. Proibição de uso de tributo com efeito de confisco. Diferenciação tributária. Capacidade contributiva. Imunidade tributária. Impostos: União Federal. Estados-Membros. Municípios e Territórios; princípios e normas constitucionais. Rendas compatíveis. Legislação tributária: vigência no tempo e no espaço; Aplicação; hermenêutica tributária; Lei interpretativa; Interpretação e integração de legislação tributária no Código Tributário Nacional. Obrigação tributária, Elementos: Lei; Fato gerador; Sujeitos e objetos; Sujeição passiva direta e indireta; Espécies principal e acessória. Domicílio tributário. Crédito tributário. Natureza jurídica: características, função; efeitos; modalidades e alterabilidade. Suspensão: moratória. Depósito do montante integral. Reclamações e recursos. Mandado de segurança. Extinção; pagamento; consignação e pagamento; compensação. Transação. Remissão. Conversão do depósito em renda. Pagamento antecipado e homologação do autolançamento. Decisão administrativa. Decisão judicial. Decadência. Prescrição. Exclusão: isenção; anistia. Garantias e privilégios. Preferência. Cobrança judicial. Concurso de credores. Falência. Concordata. Inventário do arrolamento. Liquidação e sociedade. Dívida ativa. Certidão negativa. Crédito tributário. Do Sistema Tributário Nacional: princípios; competência tributária privativa, concorrente e residual. Tributos: conceito e espécies: contribuições sociais, de intervenções no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas; empréstimos compulsórios; legislação tributária; vigência; eficácia; interpretação. Direito Penal: Aplicação da Lei Penal. Princípios da legalidade e da anterioridade da lei. Interpretação. Analogia. A Lei Penal no tempo. A Lei Penal no espaço. Conceito de crime. Requisitos, elementos e circunstâncias do crime. Crimes contra o patrimônio. Crimes contra a fé pública. Crimes contra a administração pública. Crimes de sonegação fiscal (Lei nº 4.729, de 14/07/65). Crimes contra a Ordem Tributária e a Ordem Econômica (Lei nº 8.137, de 27/12/90 e Lei nº 8.176, de 08/02/91). Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional (Lei nº 7.492, de 26/06/86). Crimes falimentares (D.L. nº 7.661, de 21/06/45; arts. 186 a 199). Efeitos civis e trabalhistas da sentença penal; crimes contra a administração da Justiça e crime contra a Organização do Trabalho; crime culposo em função de ato ilícito.

ADMINISTRADOR

Teoria Geral da Administração. Escolas de Administração. Funções administrativas. Planejamento. Organização. Direção: motivação, coordenação, comunicação, delegação de autoridade, liderança. Controle. Eficiência, eficácia e afetividade. Organização e métodos — Análise administrativa. Fases do processo. Instrumentos de análise. Simplificação do trabalho. Análise da distribuição do trabalho de rotinas e de formulários. Manuais de organização e normas de serviço. Divisão de trabalho. Distribuição de espaço. Comunicação Administrativa. Estrutura organizacional. Tipos de estruturação. Departamentalização. Organização formal e informal. Gráficos de organização. Centralização e descentralização. Processo decisório. Conflitos organizacionais. Processo de desconcentração. Administração de Pessoal: administração de Recursos Humanos: recrutamento e seleção; avaliação de desempenho; administração de desempenho x identificação de potencial; acompanhamento e orientação de pessoal; treinamento e desenvolvimento; sistemas de avaliação de cargos mais utilizados. Sistema de administração financeira e orçamentária: filosofia do planejamento orçamentário. Objetivos. Vantagens do orçamento programa. Normas de elaboração. Avaliação da execução orçamentária. Sistema orçamentário. Execução orçamentária. Receitas e despesas públicas. Conceitos e fase. Exercício orçamentário-financeiro. Créditos adicionais. Restos a pagar. Dívida pública. Controle interno e externo. Contabilidade pública. Atribuições econômicas do Estado. Administração de materiais: Recebimento, distribuição, armazenagem, localização, conservação e precauções. Registros em fichas. Balancete e inventário. O Processo licitatório na administração pública estadual: Legislação básica: Constituição da República Federativa do Brasil. Teoria Geral da Administração. Escolas de Administração. Funções Administrativas. Planejamento. Organização. Direção: Motivação, coordenação, comunicação, delegação de autoridade, liderança. Controle. Eficiência, eficácia e afetividade. Organização e Métodos: Análise Administrativa. Fases do Processo. Instrumentos de Análise. Simplificação do Trabalho. Análise da distribuição do trabalho de rotinas e de formulários. Manuais de Organização e Normas de Serviço. Divisão de Trabalho. Distribuição de Espaço. Comunicação Administrativa. Estrutura Organizacional. Tipos de Estruturação.

ASSISTENTE SOCIAL

Teoria do Serviço Social; pressupostos e fundamentos; A prática profissional do Assistente Social na Instituição: possibilidades e limites. A Instituição e as Organizações Sociais. Análise e fundamentação das relações sociais no âmbito das Instituições: Prática Profissional x Prática Social x Prática Institucional. Metodologia do Serviço Social: métodos utilizados na ação direta com indivíduos, grupos e segmentos populacionais. Instrumentos, técnicas e entrevistas utilizadas na prática do Serviço Social. Pesquisa em Serviço Social do Trabalho: metodologias aplicadas e técnicas de pesquisas. Política Social e planejamento: a questão social e a conjuntura brasileira; a Instituição e o Estado; movimentos sociais; a prestação de serviços e a assistência pública; projetos e programas em Serviço Social: saúde, habitação, criança/adolescente, idoso, trabalho, assistência pública. Programas de prevenção e acompanhamento na área de Serviço Social. O Serviço Social na Instituição: características e fundamentos. Administração e Serviço Social: concepção de burocracia. As Instituições burocráticas e o Serviço Social. O Assistente Social no desempenho das funções administrativas: Serviço Social e interdisciplinaridade. O Serviço Social e as relações de trabalho: o papel do profissional, o indivíduo e o grupo, elementos de produtividade, o coletivo, direitos sociais previstos na Constituição. O Serviço Social e a administração de benefícios. Ética e Serviço Social: os valores universais da Profissão e seus aspectos éticos e normativos. Os preceitos éticos enquanto princípios e diretrizes norteadores da ética profissional. . Conhecimentos de Saúde Pública: Políticas de saúde. O SUS: princípios e diretrizes; estrutura; gestão (financiamento e controle social). Municipalização da Saúde. Lei 8.080/90. Lei 8.142/90. Portaria nº 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006. NOB – SUS 1/96. NOAS – SUS 01 /02. Os preceitos éticos enquanto princípios e diretrizes norteadores da ética profissional.

ENFERMEIRO

A deontologia e seus fundamentos. Problemas de deontologia frente ao Código de Enfermagem. Lei do exercício profissional. Fundamentos de Enfermagem: Noções de farmacologia, técnicas básicas de enfermagem. Enfermagem no autocuidado. Planejamento de assistência de enfermagem (processo de enfermagem). Administração aplicada à Enfermagem: princípios e elementos de administração. Administração de pessoal. Administração de recursos materiais. Enfermagem médico-cirúrgica: clínica médica, doenças transmissíveis. Clínica cirúrgica: centro cirúrgico e centro de material. Emergências. Enfermagem materno-infantil: ginecologia. Planejamento familiar. Obstetrícia. Pediatria. Enfermagem de saúde pública: política de saúde no Brasil, planejamento e administração em saúde. Epidemiologia e quantificação em saúde. Saneamento e meio ambiente. Imunizações. Programas de saúde: materno-infantil, dermatologia sanitária, pneumologia sanitária, doenças sexualmente transmissíveis e doenças crônico-degenerativas e neoplásicas. Visitas domiciliares. Consulta de enfermagem. Testes imunodiagnósticos e auxiliares de diagnóstico. Educação em saúde. Legislação Específica: Lei 2.604 de 17/09/1955; Lei 7.498/86; Decreto 94.406/87; Lei 8.967/94; ResCOFEN 240/00. Conhecimentos de Saúde Pública: Políticas de saúde. O SUS: princípios e diretrizes; estrutura; gestão (financiamento e controle social). Municipalização da Saúde. . Lei 8.080/90. Lei 8.142/90. Portaria nº 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006NOB – SUS 1/96. NOAS – SUS 01 /02. Os preceitos éticos enquanto princípios e diretrizes norteadores da ética profissional.

BIOQUÍMICO

Preparo de soluções. Conceitos: molaridade, normalidade. Padronização de técnicas e controle de qualidade. Conservação de amostras biológicas destinadas à análises técnica anticoagulantes usados, fatores de interferência na qualidade das análises; equipamentos de uso em laboratório, princípios de fotometria, vidraria, pesagem volumétrica e princípios de informática; controle de qualidade: princípios, noções básicas de matemática e estatística aplicada ao laboratório; bioquímica do sangue: princípios das reações químicas das principais análises laboratoriais, hidratos de carbono, proteínas e enzimas lípides e componente orgânicos e inorgânicos; bioquímica da urina: análise física, química e morfológica; parasitologia: principais métodos para pesquisa de ovos leves e pesados, de larvas, cistos e trofozóitos; microbiologia: urologia, hemocultura, coprocultura, cultura dos demais líquidos orgânicos; métodos de identificação por microscópio fresco e por coloração, cultivo, teste de sensibilidade aos antibióticos; imunologia: princípios das reações de precipitação, aglutinação, fixação do complemento imunofluorescência e técnicas imunoenzimáticas. Preparo do material e ser analisado; hematologia: câmaras de contagem, contagem de glóbulos vermelhos e brancos, plaquetas e reticulócitos. Principais células do sangue periférico e técnicas de coloração e citoquímica. Dosagem de hemoglobina; determinação de hematócrito e índices hematimétricos; técnicas manuais e automatizadas; processo de falcização, curva de resistência globular osmótica e velocidade de hemossendimentação; coagulação: princípios que regem o fenômeno de coagulação; principais testes de avaliação do estado de coagulabilidade do sangue; liquor: análise física , química e morfológica. Testes sorológicos para diagnóstico de sífilis, doença de Chagas, toxoplasmose, citomegalovírus, rubéola, hepatites virais, HTLV e HIV. Municipalização da Saúde. Lei 8.080/90. Lei 8.142/90. Portaria nº 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006. NOB – SUS 1/96. NOAS – SUS 01 /02. Os preceitos éticos enquanto princípios e diretrizes norteadores da ética profissional.

NUTRICIONISTA

O exercício da profissão de nutricionista. Regulamentação da profissão de nutricionista. Código de ética do nutricionista. Condições higiênico-sanitárias dos alimentos. Manual de boas práticas nos serviços de alimentação. Avaliação de perigos e pontos críticos. Contaminação dos alimentos. Higiene do manipulador. Higiene na operação de preparo dos alimentos. Fatores ligados à presença, número e proporção dos microorganismos. Cálculo para dimensionamento do pessoal e número de substitutos. Educação em serviço e treinamento. Custos e produtividade no serviço de alimentação controle de qualidade. Planejamento de um lactário. Fator de correção dos alimentos. Cálculo do número de refeições diárias. Nutrição nas diferentes fases de vida: infância, adolescência, adulto, idoso. Ciclo de Krebs. Peso, estatura, percentual de gordura corporal. Nutrição na gravidez. Cuidado nutricional em doenças de má-absorção, Anemia, Câncer e AIDS. Equilíbrio de energia e manejo do peso. Cálculo das necessidades energéticas e planejamento de dieta para portadores de doenças inflamatórias do Intestino, Diabete Mellitus, Renais agudos e crônicos. Hepatopatas agudos e crônicos. Desnutrição . Planejamento alimentar nos pacientes com cardiopatia aguda e crônica. Pneumopatas agudos e crônicos. e Macronutrientes e Oligoelementos. e Nutricão e Atividade Física . Bulemia. Anorexia. Cuidado nutricional para recém nascido de baixo peso e alto risco. Indicações e técnicas de ministracão de nutrição enteral. Vias de acesso e complicações em nutrição enteral e parenteral. Nutrição enteral e parenteral em Pediatria, insuficiência renal, hepática e cardíaca. Conhecimentos de Saúde Pública: Políticas de saúde. O SUS: princípios e diretrizes; estrutura; gestão (financiamento e controle social). Municipalização da Saúde. . Lei 8.080/90. Lei 8.142/90. Portaria nº 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006. NOB – SUS 1/96. NOAS – SUS 01 /02. Os preceitos éticos enquanto princípios e diretrizes norteadores da ética profissional.

FARMACEUTICO

A Farmácia como Estabelecimento de Saúde (inclui atividades em farmácia comunitária e hospitalar). Gerência e Planejamento das Atividades da Farmácia. Administração de Estoques.

Administração de Recursos Humanos. Central de Abastecimento Farmacêutico. Seleção de Medicamentos em todos os Níveis de Atenção à Saúde e Padronização. Sistemas de Distribuição e Dispensação de Medicamentos em Farmácia; Erros de Medicação. Vias de Administração e Formas Farmacêuticas, Considerações Gerais e Biofarmacêuticas. Desenvolvimento Farmacotécnico e Boas Práticas de Fabricação; Cálculos em Farmácia. Sistemas de Liberação de Fármacos. Suporte Nutricional. Preparo de Agentes Antineoplásicos e Atendimento ao Paciente. Centro e/ou Serviço de Informação sobre Medicamentos. Fundamentos e Métodos de Farmacologia Clínica.

Farmacologia Geral. A Prescrição Médica, Aspectos Gerais e Legais. Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica. Controle de Infecção Hospitalar. Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância. Material Médico Sanitário. Implantação ou Reestruturação de uma Farmácia Hospitalar. Legislação Farmacêutica. Conhecimentos de Saúde Pública: Políticas de saúde. O SUS: princípios e diretrizes; estrutura; gestão (financiamento e controle social). Municipalização da Saúde. . Lei 8.080/90. Lei 8.142/90. Portaria nº 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006. NOB – SUS 1/96. NOAS – SUS 01 /02. Os preceitos éticos enquanto princípios e diretrizes norteadores da ética profissional.

ODONTÓLOGO

Exame bucomaxilofacial: anammese, exame clínico, exames complementares. Anatomia de cabeça e pescoço. Fisioterapia da mastigação e A.T.M. Etiopatogenia da cárie dental e doenças periodontais. Semiologia, tratamento e prevenção da cárie dentária e das doenças periodontais. Preparo cavitário. Materiais odontológicos: forradores e restauradores. Interpretação radiográfica. Cirurgia Oral Menor em Odontologia. Terapêutica e farmacologia odontológica de interesse clínico. Conhecimentos odontopediátricos – diagnóstico e tratamento em dentes decíduos. Anestesias locais em Odontologia. Exodontia: indicações, contra-indicações, tratamentos dos acidentes e complicações. Traumatismos dento­alveolares: diagnóstico e tratamento. Noções sobre Traumatologia. Noções sobre câncer bucal. Odontologia Social. Conhecimentos de Saúde Pública: Políticas de saúde. O SUS: princípios e diretrizes; estrutura; gestão (financiamento e controle social). Municipalização da Saúde. . Lei 8.080/90. Lei 8.142/90. Portaria nº 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006. NOB – SUS 1/96. NOAS – SUS 01 /02. Os preceitos éticos enquanto princípios e diretrizes norteadores da ética profissional.

MÉDICO VETERINÁRIO

Higiene/obtenção higiênica das instalações e estabelecimentos produtores de produtos de origem animal e seus derivados. Condições higiênico-sanitárias, Sistema APPCC, Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Procedimentos Padrões de Higiene Operacional (PPHO) nas indústrias produtoras de alimentos, análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC). Anatomia, fisiologia e patologia dos animais domésticos (pequenos, médios e grandes) de interesse na produção de alimentos. Defesa animal: diagnóstico, prevenção e controle. Doenças de notificação obrigatória. Conhecimentos básicos de epidemiologia. Análise de risco, bioestatística. Desenvolvimento de programas sanitários. Inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal. Métodos de amostragem e análise. Produtos de origem animal, produtos para alimentação animal. Métodos de conservação dos alimentos. Inspeção industrial e sanitária e tecnologia do abate das espécies comestíveis. Epidemiologia: conceitos fundamentais, saneamento, vigilância epidemiológica, sanitária e saúde do consumidor. Indicadores e formas de ocorrência em populações, prevenção e profilaxia .Fiscalização de produtos de uso veterinário: soros, vacinas e antígenos (biológicos), antimicrobianos, antiparasitários e quimioterápicos. Controle da produção de soros, vacinas e antígenos para salmonelose, microplasmose, newcastle, brucelose, raiva, peste suína e febre aftosa. Ensaios de segurança (inocuidade, esterilidade e eficiência) para produtos injetáveis. Análises microbiológicas em produtos de origem animal e de alimentos para animais. Análise fisio-química de produtos de origem animal e de alimentos para animais. Análise centesimal. Cromatografia líquida de alta eficiência para análise de corantes e vitaminas em leite. Absorção atômica. Noções básicas de biossegurança. Higiene de alimentos – zoonose, doenças transmitidas por alimentos, identidade e qualidade de alimentos. Medicação pré - anestésica, planos anestésicos, anestesias local e gerais. Farmacologia: princípios de absorção e distribuição e ação das drogas, agentes antiparasitários na clínica veterinária. Criação e melhoramento dos animais domésticos. Integração lavoura x pecuária. Nutrição, manejo e sanidade. Rastreabilidade e certificação. Barreiras sanitárias. Biotecnologia animal em suas diferentes aplicações (vantagens e desvantagens). Fundamentos, conceitos, aplicabilidade, implantação e importância e papel do médico veterinário. Legislação federal – Defesa sanitária animal. Inspeção de produtos de origem animal. Alimentos para animais. Clínica médico-veterinária. Produtos veterinários. Programas sanitários básicos. Vigilância sanitária internacional.

ENGENHEIRO

Estruturas de madeira: propriedades; madeiras para construção civil; dimensionamento de peças tracionadas, comprimidas e fletidas; treliças. Estruturas de aço: propriedades; dimensionamento à tração, compressão, flexão e a esforços combinados; ligações; treliças. Estruturas de concreto armado: comportamento mecânico e reológico do concreto; determinação da resistência característica do concreto; aço para concreto armado; características mecânicas do aço; estados limites; aderência; ancoragem e emendas em barras de armação; dimensionamento de seções retangulares e T aos esforços de (cisalhamento, flexão e compressão); noções sobre dimensionamento de lajes retangulares em concreto armado e pré-moldadas. Resistência dos materiais: análise de tensões e deformações; flexão; cisalhamento; flambagem; elementos da mecânica vetorial (momentos de inércia e centróides de áreas); tensões principais; teoria da elasticidade.Análise estrutural: esforço normal, esforço cortante, torção e momento fletor; apoio e vínculos; estruturas isostáticas, hiperestáticas e hipoestáticas; deformações e deslocamentos em estruturas linhas de influência, efeitos térmicos. Mecânica dos solos e fundações: origem e formação; índices físicos; caracterização; pressões e deformações; resistência ao cisalhamento; compactação; hidráulica nos solos; compressibilidade; adensamento; estimativa de recalques; prospecção geotécnica; empuxo de terra e influência da água; estruturas de arrimo; estabilidade de taludes, aterros cortinas de contenção e barragens; tipos de fundações; capacidade de carga de fundações; estabilidade das fundações superficiais e profundas. Drenagem urbana e Hidrologia: ciclo hidrológico; inundações; precipitação; microdrenagem; escoamento superficial; obras de macrodrenagem; vazão máxima e hidrograma de projeto; controle de inundações; séries históricas, fundamentos de hidrologia estatística. Saneamento: aspectos epidemiológicos; tratamento de água: características da água, balanço de massa, conceitos de tratamento convencional (coagulação, floculação, sedimentação, filtração, desinfecção, fluoração); tratamento e lançamento de efluentes: conceitos básicos de: saneamento e poluição das águas, caracterização dos esgotos, processos de tratamento, princípios de sedimentação, remoção de sólidos sedimentáveis, digestão anaeróbia, remoção de umidade do lodo, fossas sépticas, lodos ativados e aeração prolongada, filtros biológicos e lagoas de estabilização; resíduos sólidos: resíduos sólidos domésticos, de saúde e industriais: conceitos, caracterização, aspectos ambientais e epidemiológicos, geração, métodos de disposição final, tratamento, compostagem e vermicompostagem. Projeto e execução de obras civis: topografia e terraplenagem: locação de obra, sondagens, instalações provisórias; canteiro de obras: proteção e segurança, depósito e armazenamento de materiais, equipamentos e ferramentas; fundações; escavações; escoramentos; estruturas metálicas, de madeira e de concreto; formas; armação; alvenaria simples e estrutural; estruturas pré-fabricadas; controle tecnológico; argamassas; instalações prediais; alvenarias e revestimentos; esquadrias e vidros; coberturas; pisos e pavimentação; impermeabilização; segurança e higiene do trabalho; ensaios de recebimento da obra; desenho técnico; pintura. Mecânica dos fluidos e hidráulica: propriedades dos fluidos; estática dos fluidos; equação de Bernoulli - aplicações; escoamento em condutos forçados e superfície livre. Redes hidráulicas: Instalações hidráulicas prediais; redes de distribuição de água e esgoto.

9) PARA AS ESPECIALIDADES MÉDICAS

Conhecimentos Básicos de Clínica Médica: Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, clínica, tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares; insuficiência cardíaca, insuficiência coronária, arritmias cardíacas, doença reumática, aneurismas da aorta, insuficiência arterial periférica, tromboses venosas, hipertensão arterial, choques pulmonares: insuficiência respiratória aguda e crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia, tuberculose, trombo-embolismo pulmonar, pneumopatia intestinal, neoplasias; doenças do sistema digestivo: gastrite e úlcera péptica, colicistopatias, diarréia aguda e crônica, pancreatites, hepatites, insuficiência hepática, parasitoses intestinais, doenças intestinais inflamatórias, doença diverticular do cólon, tumores de cólon; doenças renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, distúrbios hidroeletrolíticos e do sistema ácido base, nefrolitíase; infecções urinárias; metabólicas e do sistema endócrino: hipovitaminoses, desnutrição, diabetes mellitus, hipotireoidismo, hipertireoidismo, doenças da hipófise e da adrenal; hematológicos; anemias hipocrônicas, macrocíticas e hemolíticas, anemia aplástica, leucopenia, púrpuras, distúrbios de coagulação, leucemias e linfomas, acidentes de transfusão; doenças reumatológicas; osteoartrose, doença reumatóide juvenil, gota lúpus eritematoso sistêmico, artrite infecciosa, doenças do colágeno; doenças neurológicas: coma, cefaléias, epilepsia, acidente vascular cerebral, meningites, neuropatias periféricas, encefalopatias; doenças psiquiátricas: alcoolismo, abstinência alcoólica, surtos psicóticos, pânico, depressão; doenças infecciosas e transmissíveis: sarampo, varicela, rubéola, difteria, tétano, raiva, febre tifóide, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, doença de Chagas, esquistossomose, leischmaniose, lepstopirose, tracoma, estreptocóccias, doença meningocócica, infecções por anaeróbicos, toxoplasmose, viroses; doenças dermatológicas: escabiose, pediculose, dermatofitoses, eczema, dermatite de contato, onicomicoses, infecções bacterianas; imunológicas: doenças do sono, edema angioneurótico, urticária, anafiloxia; doenças ginecológicas: doença inflamatória pélvica, câncer ginecológico, leucorréias, câncer de mama, intercorrências no ciclo gravídico; noções de vigilância epidemiológica; hepatite B; fisiologia do envelhecimento; neuropsicopatologias: demência, depressão, delirium; particularidades do sistema cardiovascular no idoso. Preenchimento da declaração de óbito. Políticas de Saúde – Lei nº 8080, de 19/09/1990; Lei nº 8142, de 28/12/1990; Portaria nº 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006. Os preceitos éticos enquanto princípios e diretrizes norteadores da ética profissional.

Conteúdos Específicos

MÉDICO GINECOLOGISTA

Ginecologia endócrina: anomalias congênitas do aparelho reprodutor feminino, vaginites e cervicites, câncer do colo uterino, tumores do ovário, câncer de mama, hiperplasia endometrial, doenças sexualmente transmissíveis. Puberdade, esterilidade conjugal, endometriose. Pré-natal normal e patológico. Seguimento, controle, intercorrências, assistência ao parto, infecções e gravidez, D.S.T. e gravidez, gravidez na adolescência e na mulher com mais de 35 anos de idade; eclâmpsia, sofrimento fetal, coriomas, climatério, imunização. Planejamento familiar. Aleitamento materno. Tuberculose. Hanseníase. AIDS, rubéola, sarampo. Alterações menstruais. Preenchimento da declaração de óbito. Preenchimento da declaração de óbito. Políticas de Saúde – Lei nº 8080, de 19/09/1990; Lei nº 8142, de 28/12/1990; Portaria nº 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006. Os preceitos éticos enquanto princípios e diretrizes norteadores da ética profissional.

MÉDICO OFTALMOLOGISTA

Diagnóstico e conduta nos traumatismos oculares. Anomalias de refração e correção das ametropias. Afecções da conjuntiva, da córnea e da esclera.Terapêutica geral. Afecções do trato uveal: irites, iridociclites, coroidites. Neuro-oftalmologia: papiledema, atrofia do nervo óptico, neurites, campimetria. Manifestações oculares nas afecções do sistema nervoso. Glaucoma: crônico simples, congênito, agudo e secundário. Estrabismo: forias, tropias e paralisias oculares. Afecções do cristalino: congênitas, adquiridas, luxações e sub-luxações. Técnica cirúrgica da catarata. Afecções da retina: congênitas, traumáticas, vasculares, degenerativas e nas doenças sistêmicas. Descolamento de retina e noções básicas de seu tratamento cirúrgico. Tumores. Afecções das pálpebras: congênitas, traumaticas, inflamatórias e tumorais. Afecções da órbita: traumáticas, inflamatórias, tumorais. Afecções das vias lacrimais: congênitas, traumáticas, inflamatórias. Noções básicas do tratamento cirúrgico. Saúde pública em oftalmologia; níveis de atenção e de prevenção em saúde ocular, epidemiologia das doenças oculares, prevenção da cegueira. Preenchimento da declaração de óbito. Preenchimento da declaração de óbito. Políticas de Saúde – Lei nº 8080, de 19/09/1990; Lei nº 8142, de 28/12/1990; Portaria nº 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006. Os preceitos éticos enquanto princípios e diretrizes norteadores da ética profissional.

MÉDICO NEUROLOGISTA

Semiologia neurológica: achados normais e patológicos, síndromes neurológicas.Exames para-clínicos: indicação e interpretação dos achados de líquor, eletroencefalograma, eletroneuromiograma, tomografia computadorizada, ressonância magnética, angiografia e potenciais evocados. Distúrbios do desenvolvimento: encefalopatia estática (PC), síndrome de hiperatividade com déficit de atenção, síndrome de Down, síndrome do X-frágil, hipotireoidismo congênito e autismo. Infecções do sistema nervoso central: meningite bacteriana aguda, meningo-encefalite tuberculosa, meningo-encefalite viral, cisticercose, infecções fúngicas, sífilis, HIV. Doenças cérebro-vasculares: AVC isquêmico, AVC hemorrágico, hemorragia subaracnóide. Cefaléia: classificação, enxaqueca, cefaléia tensional, arterite temporal. Epilepsia: classificação, convulsões febris simples, epilepsias parciais, epilepsias generalizadas, síndromes epilépticas, tratamento. Distúrbios do movimento: parkinsonismo, coreo-atetoses, distonias, tremores. Demências: doença de Alzheimer, doença de Pick, doença de Creutzfeldt-Jakob, pseudo-demência, demências tratáveis. Tumores do sistema nervoso periférico: neuropatias hereditárias e adquiridas, doenças do neurônio motor, miopatias congênitas, miopatias inflamatórias, miastenia gravis. Manifestações neurológicas das doenças sistêmicas. Pré e Pós-operatório em neurocirurgia. Preenchimento da declaração de óbito. Políticas de Saúde – Lei nº 8080, de 19/09/1990; Lei nº 8142, de 28/12/1990; Portaria nº 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006. Os preceitos éticos enquanto princípios e diretrizes norteadores da ética profissional

MÉDICO PEDIATRA

Condições de saúde da criança. Organização da atenção à criança na rede básica de saúde. Alimentação da criança Nutrição e seus Desvios. Programa de Imunização. Crescimento e Desenvolvimento. Desnutrição Protéico-Calórica. Anemias na Infância. Diarréia Aguda e Crônica na Criança. Cardiopatia na criança. Doenças respiratórias na criança. Doenças do trato genital-urinário na criança. Doenças auto-imunes e colagenoses na criança. Doenças Infecto - contagiosas mais freqüentes na criança. Parasitoses intestinais. Dermatoses mais freqüentes na criança. Convulsões na criança. Principais problemas ortopédicos na criança. Diagnóstico diferencial e procedimentos frente aos sinais e sintomas mais freqüentes na criança. Patologias cirúrgicas mais freqüentes na criança. Doenças Reumáticas. Doenças Alérgicas na Infância. Cetoacitose Diabética.. Acidentes na Infância: Prevenção e Tratamento. Abordagem da Criança Politraumatizada. Ressuscitação Cardiopulmonar .Mortalidade na Infância. Distúrbios Metabólicos. Emergências Cirúrgicas na Infância. Preenchimento da declaração de óbito. Políticas de Saúde – Lei nº 8080, de 19/09/1990; Lei nº 8142, de 28/12/1990; Portaria nº 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006. Os preceitos éticos enquanto princípios e diretrizes norteadores da ética profissional

MÉDICO PSIQUIATRA

Epidemiologia. Psicanálise. Teorias da personalidade e psicopatologia. Exame do paciente psiquiátrico. Manifestações clínicas de transtornos psiquiátricos. Classificação dos transtornos mentais. Avaliação clínica; diagnóstico. Transtornos mentais e de comportamento: Transtornos mentais orgânicos, incluindo sintomáticos. Transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de substância psicoativa. Esquizofrenia, transtornos esquisotípico e delirantes. Transtornos do humor (afetivos). Transtornos neuróticos, relacionados ao estresse e somatoformes. Síndromes comportamentais associadas a perturbações fisiológicas e fatores físicos. Transtornos de personalidade e de comportamento em adultos. Retardo mental. Transtornos do desenvolvimento psicológico. Transtornos emocionais e de comportamento com início usualmente ocorrendo na infância e adolescência. Transtornos psiquiátricos relacionados ao envelhecimento. Esquizofrenia. Outros transtornos psicóticos. Transtornos do humor. Transtornos de ansiedade. Transtornos psicossomáticos. Psiquiatria e outras especialidades. Emergências psiquiátricas. Psicoterapias. Terapias biológicas. Psiquiatria infantil. Retardo mental, transtornos da aprendizagem e comunicação. Psiquiatria geriátrica. Psiquiatria hospitalar e comunitária. Transtorno mental não especificado. Emergências em psiquiatria. Drogadição. Reabilitação psicossocial. Serviços residenciais terapêuticos. Preenchimento da declaração de óbito. Políticas de Saúde – Lei nº 8080, de 19/09/1990; Lei nº 8142, de 28/12/1990; Portaria nº 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006. Os preceitos éticos enquanto princípios e diretrizes norteadores da ética profissional

MÉDICO CLÍNICO

Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, clínica, tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares; insuficiência cardíaca, insuficiência coronária, arritmias cardíacas, doença reumática, aneurismas da aorta, insuficiência arterial periférica, tromboses venosas, hipertensão arterial, choques pulmonares: insuficiência respiratória aguda e crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia, tuberculose, trombo-embolismo pulmonar, pneumopatia intestinal, neoplasias; doenças do sistema digestivo: gastrite e úlcera péptica, colicistopatias, diarréia aguda e crônica, pancreatites, hepatites, insuficiência hepática, parasitoses intestinais, doenças intestinais inflamatórias, doença diverticular do cólon, tumores de cólon; doenças renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, distúrbios hidroeletrolíticos e do sistema ácido base, nefrolitíase; infecções urinárias; metabólicas e do sistema endócrino: hipovitaminoses, desnutrição, diabetes mellitus, hipotireoidismo, hipertireoidismo, doenças da hipófise e da adrenal; hematológicos; anemias hipocrônicas, macrocíticas e hemolíticas, anemia aplástica, leucopenia, púrpuras, distúrbios de coagulação, leucemias e linfomas, acidentes de transfusão; doenças reumatológicas; osteoartrose, doença reumatóide juvenil, gota lúpus eritematoso sistêmico, artrite infecciosa, doenças do colágeno; doenças neurológicas: coma, cefaléias, epilepsia, acidente vascular cerebral, meningites, neuropatias periféricas, encefalopatias; doenças psiquiátricas: alcoolismo, abstinência alcoólica, surtos psicóticos, pânico, depressão; doenças infecciosas e transmissíveis: sarampo, varicela, rubéola, difteria, tétano, raiva, febre tifóide, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, doença de Chagas, esquistossomose, leischmaniose, lepstopirose, tracoma, estreptocóccias, doença meningocócica, infecções por anaeróbicos, toxoplasmose, viroses; doenças dermatológicas: escabiose, pediculose, dermatofitoses, eczema, dermatite de contato, onicomicoses, infecções bacterianas; imunológicas: doenças do sono, edema angioneurótico, urticária, anafiloxia; doenças ginecológicas: doença inflamatória pélvica, câncer ginecológico, leucorréias, câncer de mama, intercorrências no ciclo gravídico; noções de vigilância epidemiológica; hepatite B; fisiologia do envelhecimento; neuropsicopatologias: demência, depressão, delirium; particularidades do sistema cardiovascular no idoso. Preenchimento da declaração de óbito. Políticas de Saúde – Lei nº 8080, de 19/09/1990; Lei nº 8142, de 28/12/1990; Portaria nº 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006. Os preceitos éticos enquanto princípios e diretrizes norteadores da ética profissional.

MÉDICO MASTOLOGISTA

Anatomia, desenvolvimento e fisiologia das mamas. Anamnese e exame clínico. Diagnóstico por imagem: mamografia, ultrassonografia, cintilografia, ressonância magnética. Diagnóstico cito ou histológico: punção aspirativa com agulha fina, punção aspirativa com agulha grossa: core-biopsy e mamotomia, biópsia incisional ou excisional. Diagnóstico e terapêutica da patologia benigna: Alteração funcional benigna da mama, fibroadenoma, hamartoma, papiloma, tumor filóides, fluxo papilar, processos inflamatórios: abscesso subareolar recidivante e mastites. Ginecomastias. Câncer de mama: epidemiologia, fatores de risco, diagnóstico, história natural e estadiamento. Câncer de mama – tratamento: in situ/infiltrativo: cirurgia, linfonodo sentinela, radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia, reconstrução mamária, fatores prognósticos, seguimento. Preenchimento da declaração de óbito. Políticas de Saúde – Lei nº 8080, de 19/09/1990; Lei nº 8142, de 28/12/1990; Portaria nº 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006. Os preceitos éticos enquanto princípios e diretrizes norteadores da ética profissional.

MÉDICO UROLOGISTA

Anatomia, embriologia e anomalias do sistema geniturinário. Propedêutica Urológica. Litiase e infecções do trato geniturinário. Traumatismo do sistema geniturinário. Neoplasias benignas e malignas do sistema geniturinário; Prevenção e diagnóstico precoce dos tumores do aparelho genital masculino; Bexiga neurogênica. Doenças Vasculares do aparelho geniturinário. Tuberculose do aparelho geniturinário. Doenças específicas dos testículos. Urgências do aparelho geniturinário. Doenças sexualmente transmissíveis; disfunção erétil; infertilidade. Cirurgias do aparelho geniturinário – Cirurgias vídeo laparoscópica – Transplante renal. Preenchimento da declaração de óbito. Políticas de Saúde – Lei nº 8080, de 19/09/1990; Lei nº 8142, de 28/12/1990; Portaria nº 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006. Os preceitos éticos enquanto princípios e diretrizes norteadores da ética profissional.

MÉDICO GASTROENTEROLOGIA

Doença ácido-péptica; Doenças esofágicas; Neoplasias gastrointestinais; Doença pancreática: câncer, pancreatite; Doença hepática e do trato biliar. Hepatites (A, B e C), vacinas, cirrose, abscesso hepático piogênico; Tumores neuro-endócrinos, síndrome carcinóide; Hemorragias digestivas, sangramento por varizes gastrointestinais; Náuseas, vômitos, obstrução intestinal; AIDS, lupus eritematoso sistemático, manifestações gastrointestinais, vasculites; Álcool , sua repercussão no trato digestivo e seus efeitos. Preenchimento da declaração de óbito. Políticas de Saúde – Lei nº 8080, de 19/09/1990; Lei nº 8142, de 28/12/1990; Portaria nº 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006. Os preceitos éticos enquanto princípios e diretrizes norteadores da ética profissional.

MÉDICO GERIATRA

Epidemiologia do envelhecimento; o idoso na legislação brasileira e políticas nacionais para o envelhecimento; teorias do envelhecimento; biologia e fisiologia do envelhecimento; semiologia do idoso; avaliação funcional e exame mental e psíquico do idoso; afecções do sistema nervoso (transtorno cognitivo leve; demências; depressão; delirium; doenças cerebrovasculares; distúrbios do sono; síndromes extrapiramidais; neuropatias periféricas); afecções do sistema cardiovascular (aterosclerose e fatores de risco para doença cardiovascular; hipertensão arterial; hipotensão ortostática; insuficiência cardíaca; arritmias; doença arterial coronariana; valvulopatias; tromboembolismo pulmonar; trombose venosa profunda; insuficiência venosa crônica; doença arterial periférica); afecções do sistema respiratório (doença pulmonar obstrutiva crônica; pneumonias; tuberculose); afecções do sistema digestivo (hemorragia digestiva; constipação; diarréia; doença diverticular do cólon); afecções do sistema geniturinário (doenças da próstata; infecção urinária; insuficiência renal; disfunção sexual; incontinência urinária); afecções do sistema endócrino (diabetes mellitus; doenças da tireóide; dislipidemia; climatério; obesidade); afecções do sistema hematológico (anemias; leucemias; linfomas; mieloma múltiplo); afecções do sistema osteomuscular e tecido conjuntivo (osteoporose; doença de Paget; osteoartrose; polimialgia reumática e artrite de células gigantes); envelhecimento do sistema imunológico; principais afecções otorrinolaringológicas no idoso; principais afecções oftalmológicas no idoso; principais afecções dermatológicas no idoso; quedas; síncope e vertigens no idoso; síndrome da imobilização; ulceras de pressão; distúrbios hidroeletrolíticos no idoso; neoplasias no idoso; traumas no idoso; avaliação pré-operatória do idoso; tratamento da dor crônica; medicina preventiva e envelhecimento (nutrição; saúde bucal; imunização; atividade física; rastreamento de doenças); maus tratos aos idosos; latrogenia; farmacocinética e farmacodinâmica das drogas no idoso; princípios de reabilitação geriátrica; emergências em geriatria; assistência ao idoso em instituições asilares; assistência domiciliar ao idoso; problemas éticos e legais em medicina geriátrica. Preenchimento da declaração de óbito. Políticas de Saúde – Lei nº 8080, de 19/09/1990; Lei nº 8142, de 28/12/1990; Portaria nº 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006. Os preceitos éticos enquanto princípios e diretrizes norteadores da ética profissional.

MÉDICO CARDIOLOGISTA

Anatomia e fisiologia do aparelho cardiovascular. Semiologia do aparelho cardiovascular; Métodos diagnósticos: eletrocardiografia. Ecocardiografia. Medicina nuclear. Hemodinâmica. Ressonância magnética. Radiologia; Angina do peito; Cardiopatias congênitas cianóticas e acianóticas. Hipertensão arterial. Isquemia isocárdica. Infarto do Miocárdio, Doença reumática. Valvulopatias; Miocardiopatias; Insuficiência cardíaca congestiva. Doença de Chagas. Arritmias cardíacas; Choque circulatório, Marca-passos artificiais; Endocardite infecciosa. Doenças do pericárdio e doenças da aorta; Embolia pulmonar - Hipertensão pulmonar - Cor pulmonar - Infecções pulmonares; Patologias sistêmicas e aparelho cardiovascular. Preenchimento da declaração de óbito. Políticas de Saúde – Lei nº 8080, de 19/09/1990; Lei nº 8142, de 28/12/1990; Portaria nº 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006. Os preceitos éticos enquanto princípios e diretrizes norteadores da ética profissional.

10) PARA O CARGO DE SUPERVISOR EDUCACIONAL

Língua Portuguesa: Textos: verbais e não-verbais; compreensão e interpretação. Conhecimentos lingüísticos: o nome, seus modificadores e flexões; o verbo e flexões; elementos circunstanciais. Palavras relacionais: preposição e conjunção. Estrutura e formação de palavras. Oração e seus elementos constituintes. Coordenação e subordinação. Equivalência e transformação de estruturas frasais. Sintaxe de concordância e regência. Semântica. Sinônimos e antônimos. Acentuação gráfica. Pontuação. Figuras de Linguagem. Funções da Linguagem. Coerência e Coesão.

Redação: Temas da realidade histórico-cultural dos candidatos e do seu mundo de experiência, em cuja redação o candidato deverá evidenciar domínio da língua portuguesa e expressá-la com clareza, originalidade, coesão e coerência.

Conhecimentos Específicos

O Supervisor Educacional suas relações e inter-relações com a cultura da escolas públicas e finalidades educacionais, a organização pedagógica e os atores sociais; Perfil profissional do Supervisor Educacional e a organização do trabalho na escola; Intencionalidade do diagnóstico e operacionalização de propostas pedagógicas em diferentes realidades escolares; Concepções de aprendizagem e as práticas pedagógicas na organização curricular; Princípios e fundamentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais; Estratégias para o desenvolvimento da ação supervisora no cotidiano da escola e da sala de aula; Políticas públicas de acompanhamento e avaliação da escola e do projeto político pedagógico; Ação supervisora e o projeto político pedagógico: metodologia de elaboração, implementação acompanhamento e avaliação; Processo de avaliação curricular e do desempenho de professores e alunos. Ética Profissional.

11) PARA O CARGO DE PROFESSOR NÍVEL I

Conhecimentos Específicos: Textos: verbais e não-verbais; compreensão e interpretação. Conhecimentos lingüísticos: o nome, seus modificadores e flexões; o verbo e flexões; elementos circunstanciais. Palavras relacionais: preposição e conjunção. Estrutura e formação de palavras. Oração e seus elementos constituintes. Coordenação e subordinação. Equivalência e transformação de estruturas frasais. Sintaxe de concordância e regência. Semântica. Sinônimos e antônimos. Acentuação gráfica. Pontuação. Figuras de Linguagem. Funções da Linguagem. Coerência e Coesão. Resolução de problemas envolvendo conhecimentos de: noções de conjuntos, conjuntos dos números reais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, expressões aritméticas, múltiplos e divisores inteiros). Regra de três, porcentagem, juros simples. Sistema métrico decimal, unidades de medida de tempo. Área de figuras geométricas. Meio ambiente. Problemas ambientais globais. Ecossistemas. O homem como agente transformador do ambiente. Origem e evolução dos seres vivos. Sistemas do ser humano e suas respectivas funções. Programas de saúde: prevenção contra acidentes e doenças infecciosas, vacinação. A matéria e suas manifestações. O aluno e os grupos sociais: família, escola e vizinhança. Produção e organização da vida no espaço social: o campo, as relações cidade x campo, o processo industrial. Os recursos naturais. Os elementos culturais da sociedade. Organização socio-política e administrativa do Brasil e do Estado da Bahia. Os espaços regionais do estado da Bahia. O município de Inhampube. O Brasil começa na Bahia: os donos da terra, tribos indígenas de ontem e de hoje, os africanos, o território baiano e seu povoamento.

Redação: Temas da realidade histórico-cultural dos candidatos e do seu mundo de experiência, em cuja redação o candidato deverá evidenciar domínio da língua portuguesa e expressá-la com clareza, originalidade, coesão e coerência

Conhecimentos de Educação: Leitura, escrita e processos de aprendizagem na alfabetização. A educação pública como instrumento de inclusão social. A organização curricular e a aquisição de competências e habilidades. A interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos. A relação da escola com a família. A avaliação da aprendizagem. Seleção e organização dos currículos escolares. As Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9394/96). Teorias Interacionistas. Psicogênese da escrita. Gestão democrática. Pedagogia de projetos.

12) PARA O CARGO DE PROFESSOR NÍVEL IV

Língua Portuguesa: Textos: verbais e não-verbais; compreensão e interpretação. Conhecimentos lingüísticos: o nome, seus modificadores e flexões; o verbo e flexões; elementos circunstanciais. Palavras relacionais: preposição e conjunção. Estrutura e formação de palavras. Oração e seus elementos constituintes. Coordenação e subordinação. Equivalência e transformação de estruturas frasais. Sintaxe de concordância e regência. Semântica. Sinônimos e antônimos. Acentuação gráfica. Pontuação. Figuras de Linguagem. Funções da Linguagem. Coerência e Coesão.

Redação: Temas da realidade histórico-cultural dos candidatos e do seu mundo de experiência, em cuja redação o candidato deverá evidenciar domínio da língua portuguesa e expressá-la com clareza, originalidade, coesão e coerência.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Língua Portuguesa

Textos: verbais e não-verbais; compreensão e interpretação; Conhecimentos lingüísticos: o nome, seus modificadores e flexões; o verbo e flexões; elementos circunstanciais. Palavras relacionais: preposição e conjunção. Estrutura e formação de palavras. Oração e seus elementos constituintes. Coordenação e seu paralelismo de construção. Subordinação e suas relações de dependência e interdependência. Equivalência e transformação de estruturas frasais. Sintaxe de concordância, regência e colocação. Crase. Semântica. Sinônimos e antônimos, homônimos e parônimos; hipônimos e hiperônimos. Acentuação gráfica. Pontuação. Figuras de Linguagem. Funções da Linguagem. Coerência e Coesão.

Conhecimentos de Educação. A educação pública como instrumento de inclusão social. A organização curricular e a aquisição de competências e habilidades. A interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos. A relação da escola com a família. A avaliação da aprendizagem. Seleção e organização dos currículos escolares. As Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9394/96). Teorias Interacionistas. Psicogênese da escrita. Gestão democrática. Pedagogia de projetos.

Matemática

Conjuntos numéricos: conjunto dos números reais e seus subconjuntos; conjunto dos números complexos Álgebra: expressões algébricas; polinômios; sistemas lineares; matrizes e determinantes; funções reais e suas aplicações. Análise combinatória: Binômio de Newton. Tratamento de informação: experimentos aleatórios; espaço amostral, eventos; noções de probabilidade em espaços amostrais finitos; noções de estatística descritiva; distribuição de freqüências; gráficos estatísticos usuais; medidas de posição e de dispersão.

Noções de matemática financeira: juros simples e compostos; descontos simples; capitalização simples e composta. Geometria e medidas: geometria plana; segmentos, ângulos, triângulos, quadriláteros polígonos regulares; circunferência; geometria espacial: áreas e volumes de sólidos geométricos; trigonometria: arcos e ângulos; razões trigonométricas no triângulo retângulo e na circunferência; trigonometria num triângulo qualquer.

Conhecimentos de Educação. A educação pública como instrumento de inclusão social. A organização curricular e a aquisição de competências e habilidades. A interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos. A relação da escola com a família. A avaliação da aprendizagem. Seleção e organização dos currículos escolares. As Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9394/96). Teorias Interacionistas. Psicogênese da escrita. Gestão democrática. Pedagogia de projetos.

História

A História como Ciência: Conceitos de História. Fontes e relações da História com as demais ciências. A diversidade cultural no Antigo Oriente e no Mundo Greco-Romano e o legado cultural dessas civilizações. O Mundo Medieval: origens e desenvolvimento das estruturas econômicas e sociais e políticas. A Igreja e a formação do pensamento no mundo medieval. O mundo islâmico. O mundo muçulmano nos dias atuais. Transição do Feudalismo para o Capitalismo: a crise do século XIV, a expansão marítima européia dos séculos XV e XVI. O Renascimento e a Reforma. O Estado Moderno: colonização e mercantilismo. O Brasil Colonial: as bases econômicas da colonização portuguesa nas terras do Brasil. A estrutura política e administrativa, a sociedade colonial, a crise do Antigo Sistema Colonial. A consolidação do mundo capitalista: a crítica ao Antigo Regime – o Iluminismo e as revoluções burguesas, a Era Napoleônica e sua projeção no Novo Mundo, a Revolução Industrial, a ideologia burguesa e críticas ao capitalismo, expansão da Revolução Industrial e o imperialismo, revoluções liberais e políticas das nacionalidades. O Brasil Imperial e a Primeira República: aspectos sociopolíticos, econômicos e culturais. A Revolução de 1930. O Mundo ocidental no início do século XX até a Primeira Guerra Mundial. O período entre-guerras, no mundo e no Brasil. A Segunda Guerra Mundial. O mundo pós-guerra: bipolaridade e Guerra Fria, descolonização da África e da Ásia, o Brasil pós-Estado Novo: panorama político, econômico, social e cultural do Brasil da década de 40 até a de 90 do século XX. O mundo atual: o fim da Guerra Fria e a crise do socialismo real, questões no Oriente Médio, globalização, neoliberalismo hegemonia norte-americana. A situação dos excluídos. A questão ambiental e o futuro do planeta Terra.

Conhecimentos de Educação. A educação pública como instrumento de inclusão social. A organização curricular e a aquisição de competências e habilidades. A interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos. A relação da escola com a família. A avaliação da aprendizagem. Seleção e organização dos currículos escolares. As Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9394/96). Teorias Interacionistas. Psicogênese da escrita. Gestão democrática. Pedagogia de projetos.

Geografia

A inserção do território brasileiro no processo de produção e organização do espaço geográfico regional, mundial e brasileiro na atualidade. Processo de industrialização e urbanização da edificação do espaço mundial. A especialização da indústria no mundo. A divisão do trabalho e sua influência nas paisagens urbanas. As fases do capitalismo e os diversos momentos da divisão internacional do trabalho. Os recursos naturais do globo terrestre e a questão ambiental. O processo, a apropriação e utilização, conservação e degradação dos grandes conjuntos morfoclimáticos. Os recursos minerais e a escala geológica do tempo. A intervenção do homem na natureza através do processo da industrialização. Recursos naturais — a era dos combustíveis fósseis — carvão mineral. A questão agrária manifestação no campo nos diferentes países — as alterações nas relações de trabalho — os movimentos dos Sem-Terra no Brasil. Aspectos geoeconômicos do Estado da Bahia. A regionalização mundial. Os grandes conjuntos geoeconômicos. O subdesenvolvimento. A geopolítica na atualidade. A reestruturação da ordem mundial. Perspectivas para a organização do espaço mundial — o fenômeno da globalização.

Conhecimentos de Educação. A educação pública como instrumento de inclusão social. A organização curricular e a aquisição de competências e habilidades. A interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos. A relação da escola com a família. A avaliação da aprendizagem. Seleção e organização dos currículos escolares. As Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9394/96). Teorias Interacionistas. Psicogênese da escrita. Gestão democrática. Pedagogia de projetos.

Ciências Físicas e Biológicas

Terra e Universo: Sistema Solar, origem da Terra, estrutura e dinâmica dos ecossistemas naturais e modificados. Interações intra e inter-específicas. O homem como agente transformador do ambiente e os problemas ambientais globais: poluição, efeito estufa, chuva ácida e desmatamento. Vida e Ambiente: origem e evolução dos seres vivos. Classificação e caracterização dos reinos e principais grupos de seres vivos. Ser humano e saúde: conceito e morfologia da célula e tecidos humanos. Sistemas do ser humano e respectivas funções: digestória, respiratória, excretória, circulatória, locomotora, endócrina, nervosa e reprodutora. Alimentos: classificação e importância. Doenças transmitidas pelos alimentos. Doenças infecciosas e parasitárias: prevenção e vacinação. AIDS: princípios da doença e formas de prevenção. Sexo e gravidez na adolescência. Conceitos básicos da hereditariedade. Tecnologia e sociedade: avanços tecnológicos e suas relações com a Física e a Química. Física: eletricidade, máquinas, conceitos básicos de mecânica. Química: estrutura da matéria, substâncias, misturas e combinações. Noções de funções e reações químicas.

Conhecimentos de Educação. A educação pública como instrumento de inclusão social. A organização curricular e a aquisição de competências e habilidades. A interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos. A relação da escola com a família. A avaliação da aprendizagem. Seleção e organização dos currículos escolares. As Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9394/96). Teorias Interacionistas. Psicogênese da escrita. Gestão democrática. Pedagogia de projetos.

Língua Inglesa

Leitura e interpretação de textos autênticos da língua inglesa, jornalísticos e literários. Sinônimos e antônimos, falsos cognatos. Aspectos morfossintáticos. Substantivos: caso, número, gênero, concordância, caso genitivo: Pronomes: classificação, uso, concordância. Adjetivos: classificação, concordância, posição, flexão. Advérbios: classificação, uso, posição na sentença. Conjunções. classificação, uso. Verbos. modo, aspecto, tempos, vozes. Preposições: uso, classificação, combinações nominais e verbais. Discurso direto e indireto. Sintaxe da sentença simples e complexa.

Conhecimentos de Educação. A educação pública como instrumento de inclusão social. A organização curricular e a aquisição de competências e habilidades. A interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos. A relação da escola com a família. A avaliação da aprendizagem. Seleção e organização dos currículos escolares. As Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9394/96). Teorias Interacionistas. Psicogênese da escrita. Gestão democrática. Pedagogia de projetos.

13) PARA O CARGO DE PSICOPEDAGOGO

Língua Portuguesa: Textos: verbais e não-verbais; compreensão e interpretação. Conhecimentos lingüísticos: o nome, seus modificadores e flexões; o verbo e flexões; elementos circunstanciais. Palavras relacionais: preposição e conjunção. Estrutura e formação de palavras. Oração e seus elementos constituintes. Coordenação e subordinação. Equivalência e transformação de estruturas frasais. Sintaxe de concordância e regência. Semântica. Sinônimos e antônimos. Acentuação gráfica. Pontuação. Figuras de Linguagem. Funções da Linguagem. Coerência e Coesão.

Redação: Temas da realidade histórico-cultural dos candidatos e do seu mundo de experiência, em cuja redação o candidato deverá evidenciar domínio da língua portuguesa e expressá-la com clareza, originalidade, coesão e coerência.

Conhecimentos Específicos: Tendências teóricas, filosóficas, psicológicas e pedagógicas.Fundamentos da Psicanálise e cognição. Autoria do pensamento, pensamento e linguagem. Fundamentos da Epistemologia Genética e seus estágios de desenvolvimento. Método clínico de Piaget. Psicogênese da língua escrita e suas hipóteses. Intervenção psicopedagógica frente os distúrbios de aprendizagem. Diagnóstico Psicopedagógico. Dinâmicas de Grupos.Teorias Contemporâneas da Aprendizagem. Práticas educativas e familiares. Processos vinculares. Identidade, subjetividade. A função do psicopedagogo como agente na prática educativa e em equipes interdisciplinares. Ética Profissional.

ANEXO II

QUADRO DE CARGOS
SECRETARIAS: ADMINISTRAÇÃO, AÇÃO SOCIAL, AGRICULTURA, EDUCAÇÃO, OBRAS, SAÚDE.

Cargos

Vagas

Carga Horária

Pré Requisitos Escolaridade

Salário R$

Descrição

Artífice - (pedreiro, carpinteiro, pintor, encanador, calceteiro]

09

40 horas semanais

Nível Elementar

367,50

Execução de serviços de carpintaria, marcenaria, pintura, pedreiro, encanamento, solda em geral.

O Exercício da função poderá exigir a prestação de serviços à noite, domingos e feriados sendo facultado ao servidor o direito de folga, no período normal de trabalho equivalente as horas de serviço prestados neste período.

 

Cargos

Vagas

Carga Horária

Pré Requisitos Escolaridade

Salário R$

Descrição

Auxiliar de Serviços Gerais (servente, porteiro, merendeira, cozinheiro, jardineiro, podador office-boy.)

Zona Rural – 151

Zona Urbana – 132

Total de Vagas: 283

40 horas semanais

Nível Elementar

350,00

Execução sob supervisão, de serviços de entrega limpeza e jardinagem, e auxiliar aos demais cargos na execução de suas tarefas quando assim designado pelo seu chefe.

O Exercício da função poderá exigir a prestação de serviços à noite, domingos e feriados sendo facultado ao servidor o direito de folga, no período normal de trabalho equivalente as horas de serviço prestados neste período.

Eletricista

04

40 Horas Semanais

Nível Elementar

423,50

Execução de serviços de instalação, manutenção e reparo de redes, de instalações e de equipamentos elétricos.

O Exercício da função poderá exigir a prestação de serviços à noite, domingos e feriados sendo facultado ao servidor o direito de folga, no período normal de trabalho equivalente as horas de serviço prestados neste período.

Agente Administrativo

51

40 Horas Semanais

Ensino Médio Incompleto

367,50

Execução de tarefas de apoio administrativo que envolve menos grau de complexidade, digitar programas e dados a serem processados; O Exercício da função poderá exigir a prestação de serviços à noite, domingos e feriados sendo facultado ao servidor o direito de folga, no período normal de trabalho equivalente as horas de serviço prestados neste período.

 

Cargos

Vagas

Carga Horária

Pré Requisitos Escolaridade

Salário R$

Descrição

Operador de Máquinas pesadas

02

40 Horas Semanais

Nível Elementar Experiência de 02 anos

423,50

Execução de trabalhos e operação de máquinas pesadas, bem como zelar pela conservação e funcionamento.

O Exercício da função poderá exigir a prestação de serviços à noite, domingos e feriados sendo facultado ao servidor o direito de folga, no período normal de trabalho equivalente as horas de serviço prestados neste período.

Exigência Carteira de Habilitação C,ou D.

Mecânico

01

40 Horas Semanais

Nível Elementar

385,00

Executar, orientar e supervisionar os trabalhos de mecânica

O Exercício da função poderá exigir a prestação de serviços à noite, domingos e feriados sendo facultado ao servidor o direito de folga, no período normal de trabalho equivalente as horas de serviço prestados neste período

Operador de Máquinas Leves

Zona Rural 39

20 Horas Semanais

Nível Elementar Experiência de 02 anos

2,04 Hora

Execução de trabalhos de operação de máquinas leves (Bombas) bem como cuidar de sua conservação e funcionamento.

O Exercício da função poderá exigir a prestação de serviços à noite, domingos e feriados sendo facultado ao servidor o direito de folga, no período normal de trabalho equivalente as horas de serviço prestados neste período.

 

Cargos

Vagas

Carga Horária

Pré Requisitos Escolaridade

Salário R$

Descrição

Assistente Administrativo Nível III

54

40 Horas Semanais

1º Grau Completo

385,00

Execução de tarefas de Apoio administrativas .

O Exercício da função poderá exigir a prestação de serviços à noite, domingos e feriados sendo facultado ao servidor o direito de folga, no período normal de trabalho equivalente as horas de serviço prestados neste período.

Agente de Fiscalização Sanitária

04

40 Horas Semanais

Ensino Médio Completo

385,00

Atuar junto a comunidade de modo geral, divulgar as normas de higiene sanitária para prevenir a transmissão de doenças através do consumo de alimentos.

O Exercício da função poderá exigir a prestação de serviços à noite, domingos e feriados sendo facultado ao servidor o direito de folga, no período normal de trabalho equivalente as horas de serviço prestados neste período.

Motorista

Total 15

12 Zonas Urbanas

03 Zonas Rurais

40 Horas Semanais

1º Grau Incompleto Habilitação C ou D 02 anos de experiência (inclusive de viagens interestaduais)

423,50

Dirigir veículos automotores, para transporte de pessoas e materiais, obedecendo aos regulamentos de trânsito e aos da Prefeitura.

O Exercício da função poderá exigir a prestação de serviços à noite, domingos e feriados sendo facultado ao servidor o direito de folga, no período normal de trabalho equivalente as horas de serviço prestados neste período.

Carteira de Habilitação tipo C ou D

 

Cargos

Vagas

Carga Horária

Pré Requisitos Escolaridade

Salário R$

Descrição

Operador de Computador

02

40 Horas Semanais

2º Grau Completo e Curso Técnico

945,00

Execução de trabalhos especializados que exige maiores conhecimentos da área de informática.

Digitador

16

40 Horas Semanais

Ensino Médio Incompleto

444,50

Execução de serviços empreendidos no processamento de dados.

O Exercício da função poderá exigir a prestação de serviços à noite, domingos e feriados sendo facultado ao servidor o direito de folga, no período normal de trabalho equivalente as horas de serviço prestados neste período.

Técnico em Contabilidade

02

40 Horas Semanais

Ensino Médio completo

945,00

Efetuar sob supervisão escrituração contábil

O Exercício da função poderá exigir a prestação de serviços à noite, domingos e feriados sendo facultado ao servidor o direito de folga, no período normal de trabalho equivalente as horas de serviço prestados neste período.

Técnico Agrícola

04

40 Horas Semanais

Ensino Médio Completo e Curso Técnico Agrícola

945,00

Executar tarefas de caráter técnico relativas a programação, assistência técnica e controles de trabalhos Agrícolas.

O Exercício da função poderá exigir a prestação de serviços à noite, domingos e feriados sendo facultado ao servidor o direito de folga, no período normal de trabalho equivalente as horas de serviço prestados neste período

 

Cargos

Vagas

Carga Horária

Pré Requisitos Escolaridade

Salário R$

Descrição

Auxiliar de Enfermagem

Zona Urbana – 8

Zona Rural –12

Total de vagas - 20

40 Horas Semanais

Ensino Médio Completo e Curso Técnico (registro no COREN)

423,50

Auxiliar na execução das tarefas de Enfermagem.

Auxiliar de Contabilidade

03

40 Horas Semanais

Ensino Fundamental Completo

626,50

Efetuar sob supervisão escrituração contábil

O Exercício da função poderá exigir a prestação de serviços à noite, domingos e feriados sendo facultado ao servidor o direito de folga, no período normal de trabalho equivalente as horas de serviço prestados neste período.

Advogado

02

24 Horas Semanais

Graduação em Direito (Inscrição na OAB)

1319,50

Prestar assistência em assuntos de natureza Jurídica aos diversos Órgãos da Prefeitura.

Administrador

01

40 Horas Semanais

Graduação em Administração ( Inscrição no CRA)

1319,50

Conceber e executar análises organizacionais e formular medidas objetivando a otimização do desempenho administrativo da Prefeitura.

 

Cargos

Vagas

Carga Horária

Pré Requisitos Escolaridade

Salário R$

Descrição

Enfermeiro

01 Zona Urbana

01 Zona Rural

Total 02 vagas

40 Horas Semanais

Graduação em Enfermagem (Registro no COREN)

1319,50

Planejar, Organizar, supervisionar e executar os serviços de enfermagem no Hospital Municipal, nos postos de saúde, escolas, creches, bem como participar da elaboração e execução de programas voltados para saúde pública.

Assistente Social

02

40 Horas Semanais

Graduação em Serviço Social ( registro no (CRAS) Conselho Regional de Assistência Social

1319,50

Elaboração e execução de programa de assistência e apoio a população do Município e aos servidores municipais identificando, analisando e contribuindo para soluções de natureza social.

Bioquímico

01

40 Horas Semanais

Graduação em Bioquímica 02 anos de experiência

1319,50

Executar os serviços relacionados ao cargo.

Realizar pesquisa sobre a composição, e processos químicos dos organismos vivos, desenvolver experiência testes e análises e estudando a ação química de alimentos, medicamentos e outras substâncias sobre tecidos e funções vitais para incrementar os conhecimentos científicos.

Determinar aplicações práticas na medicina executar tarefas afins e correlatas

Engenheiro

01

40 horas semanais

Graduação em Engenharia ( registro no CREA)

1319,50

Elaborar e supervisionar atividades no âmbito municipal ligadas aos diversos campos da Engenharia, objetivando garantir seu cumprimento.

 

Cargos

Vagas

Carga Horária

Pré Requisitos Escolaridade

Salário R$

Descrição

Médico Clínico

05

24 Horas Semanais

Graduação em Medicina (Registro no Conselho.

1319,50

Prestar assistência Médica no âmbito das diversas área da saúde visando preservar ou recuperar a saúde pública.

Médico Ginecologista

02

24 Horas Semanais

Graduação em Medicina e Especialização (Registro no Conselho.

1319,50

Prestar assistência Médica no âmbito da sua especialidade médica, visando preservar ou recuperar a saúde pública.

Médico Pediatra

01

24 Horas Semanais

Graduação em Medicina e Especialização (Registro no Conselho.

1319,50

Prestar assistência Médica no âmbito da sua especialidade médica, visando preservar ou recuperar a saúde pública

Médico Urologista

01

24 Horas Semanais

Graduação em Medicina e Especialização (Registro no Conselho.

1319,50

Prestar assistência Médica no âmbito da sua especialidade médica, visando preservar ou recuperar a saúde pública.

Médico Gastroenterologista

01

24 Horas Semanais

Graduação em Medicina e Especialização (Registro no Conselho.

1319,50

Prestar assistência Médica no âmbito da sua especialidade médica, visando preservar ou recuperar a saúde pública.

Médico Mastologista

01

24 Horas Semanais

Graduação em Medicina e Especialização (Registro no Conselho.

1319,50

Prestar assistência Médica no âmbito da sua especialidade médica, visando preservar ou recuperar a saúde pública.

Médico Cardiologista

01

24 Horas Semanais

Graduação em Medicina e Especialização (Registro no Conselho.

1319,50

Prestar assistência Médica no âmbito da sua especialidade médica, visando preservar ou recuperar a saúde pública.

 

Cargos

Vagas

Carga Horária

Pré Requisitos Escolaridade

Salário R$

Descrição

Médico Geriatra

01

24 Horas Semanais

Graduação em Medicina e Especialização (Registro no Conselho.

1319,50

Prestar assistência Médica no âmbito da sua especialidade médica, visando preservar ou recuperar a saúde pública

Médico Neurologista

01

24 Horas Semanais

Graduação em Medicina e Especialização (Registro no Conselho.

1319,50

Prestar assistência Médica no âmbito da sua especialidade médica, visando preservar ou recuperar a saúde pública

Médico Psiquiatra

01

24 Horas Semanais

Graduação em Medicina e Especialização (Registro no Conselho).

1319,50

Prestar assistência Médica no âmbito da sua especialidade médica, visando preservar ou recuperar a saúde pública

Médico Oftalmologista

01

24 Horas Semanais

Graduação em Medicina e Especialização (Registro no Conselho.

1319,50

Prestar assistência Médica no âmbito da sua especialidade médica, visando preservar ou recuperar a saúde pública

Médico Veterinário

01

24 Horas Semanais

Graduação em Medicina Veterinária ( o Inscrição no CRMV) e 02 anos de experiência.

1319,50

Prestar Assistência na área de saúde animal visando preservar ou recuperar a saúde animal no município.

Farmacêutico

01

40 Horas Semanais

Graduação em Farmácia e experiência mínima de 02 anos (Registro no Conselho).

1319,50

Executar tarefas relacionadas com dispensação orientação de medicamentos.

Nutricionista

02

40 Horas Semanais

Graduação em Nutrição e 02 anos de experiências

1319,50

Planejar, coordenar e supervisionar serviços ou programas relativos a educação alimentar , nutrição dietética para indivíduos ou coletividade.

 

Cargos

Vagas

Carga Horária

Pré Requisitos Escolaridade

Salário R$

Descrição

Odontólogo

01

24 Horas Semanais

Graduação em Odontologia (registro no Conselho ) e 02 anos de experiência

1319,50

Executar tarefas relacionadas com a saúde bucal da população.

Psicopedagogo

02

20 horas semanais

graduação em Psicopedagogia

Pós-encaminhamentos 700,00

Exercício do trabalho no âmbito específico da sua especialização e orientação institucional adequada; promover psicopedagógicos para as famílias e para os docentes, visando o aperfeiçoamento do processo institucional e o desenvolvimento do aluno.

Supervisor Educacional

01

40 horas semanais

Graduação em Pedagogia e Experiência comprovada com 02 anos na função

1.015,00

Atuar no acompanhamento e assessoramento, avaliação e pesquisas do processo administrativo pedagógico das unidades educacionais; integrar as equipes de trabalho, responder pela orientação das mesmas, de acordo com a política educacional e legislação em vigor; atuar na elaboração das normas e procedimentos legais necessários ao cumprimento da legislação em vigor; executar outras tarefas de mesma natureza ou nível de complexidade.

Auxiliar de Ensino

Total de vagas - 82

Zona Rural 24

Zona Urbana 38

Zona Urbana Creche 20

40 horas semanais

Ensino Médio incompleto

350,00

Orientar a disciplina na escola, complementando as atividades de ensino no que couber e eventualmente poderá substituir a professora na regência da Classe.

 

Cargos

Vagas

Carga Horária

Pré Requisitos Escolaridade

Salário R$

Descrição

Professor Nível ITotal de Vagas 186

Zona Urbana 27

Creche 05

Zona Rural 154

20 Horas SemanaisMagistério355,00Reger a classe, participar na elaboração da Proposta Pedagógica da Unidade Municipal de Ensino, elaborar e cumprir o Plano Técnico de trabalho Pedagógico da escola por cada componente curricular nas unidades Didáticas; selecionar e organizar o material didático destinado aos alunos,, zelar pela aprendizagem dos alunos e desenvolver competências exclusivas do ensino.

 

Professor Nível IV

67 Vagas

Zona Urbana 06

Zona Rural 61

20 Horas Semanais

Graduação Plena nas Licenciaturas Plenas respectivas

507,50

Pré-Requisitos Reger a classe, participar na elaboração da Proposta Pedagógica da Unidade Municipal de Ensino, elaborar e cumprir o Plano Técnico de trabalho Pedagógico da escola por cada componente curricular nas unidades Didáticas; selecionar e organizar o material didático destinado aos alunos, Zelar pela aprendizagem dos alunos e desenvolver competências exclusivas do ensino.

ANEXO III
CRONOGRAMA

EVENTOS

Datas Sugeridas

1.

Publicação do Edital de abertura das inscrições

01/02/2007

2.

Período de Inscrição

05/02 a 07/02/2007

3.

Entrega de Títulos

05/02 a 07/02/2007

4.

Publicação das Inscrições Deferidas

13/02/2007

5.

Divulgação dos locais de Prova

07/03/2007

6.

Prova de Conhecimentos

11/03/2007

7.

Divulgação dos Gabaritos

12/03/2007

8.

Interposição de Recurso

12 e 13/03/2007

9.

Divulgação do Parecer Ciência do Recurso do Gabarito

21/03/2007

10.

Divulgação do Resultado Final do Concurso

22/03/2007

11.

Interposição de Recurso do Resultado Final do Concurso

23/03/2007

12.

Divulgação do Parecer e Ciência do Recurso

28/03/2007

13.

Publicação do (Resultado Final do Concurso após Recurso)

28/03/2007

14.

Homologação do Resultado Final do Concurso e Convocação dos Classificados

29/03/2007

15.

Apresentação dos Convocados

30/03/2007

Praça da Bandeira, nº. 74 – Tel.: (75) 3431–21 08 – CNPJ 13.647.185/0001-72
CEP 48490-000 E-mail.: pmiinhambupe@bol.com.br

81077

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231