SECAD - Secretaria de Estado da Administração - TO

SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DO QUADRO

GERAL DE SERVIDORES DO PODER EXECUTIVO

EDITAL Nº 001 / QUADRO GERAL / 2008, DE 22 DE OUTRUBRO DE 2008

Notícia:   6.352 vagas para a Secretaria de Estado da Administração - TO

A SECRETÁRIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO, no uso das atribuições que lhe conferem o Ato n° 5.320, de 21 de novembro de 2007, do Senhor Governador do Estado, torna pública a abertura de inscrições e estabelece as normas para a realização de concurso público de provas, para provimento de cargos do Quadro-Geral do Poder Executivo do Estado do Tocantins, observadas as disposições constitucionais e legais referentes à matéria, especialmente a Lei 1.534, de 29 de dezembro de 2004, Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios dos Servidores Públicos do Quadro Geral do Poder Executivo, e Lei 1.818, de 23 de agosto de 2007, Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Tocantins, e alterações, bem assim as normas contidas neste edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O concurso público para o ingresso nos cargos do Quadro-Geral do Poder Executivo do Estado do Tocantins é de provas, de responsabilidade da Secretaria da Administração do Estado do Tocantins, elaborado, organizado e realizado pela FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS - UNITINS, por intermédio de sua Coordenação de Concursos e Seleção da Fundação Universidade do Tocantins (CCS/UNITINS), conforme contrato número 032/2008, lavrado nos autos do processo número 2008/2495/000006, com o apoio das Comissões instituídas pela PORTARIA SECAD N° 954 - DSG, de 22 de outubro de 2008, da Secretária da Administração e PORTARIA/FUNDAÇÃO UNITINS/GRE/N°. 876/2008;

1.1.1. Poderá se inscrever neste concurso público brasileiro nato ou naturalizado, ou cidadão português e, em caso deste último, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do artigo 12, §1°, da Constituição da República.

1.2. O concurso público visa ao provimento de 6.352 vagas para cargos do Quadro-Geral do Poder Executivo do Estado do Tocantins, conforme descrito nos Anexos I, II e III deste edital, e para a constituição de cadastro de reserva.

1.2.1 Cadastro de reserva é o conjunto de candidatos aprovados que tenham obtido classificação além do número de vagas oferecido por cargo/perfil/município.

1.2.2 Os candidatos que compõem o cadastro de reserva somente serão nomeados, observado o município para o qual tenham concorrido se, durante o período de validade do concurso ocorrer o surgimento de novas vagas, ou, ainda, para a investidura em vaga oferecida pelo presente edital, cujo candidato nomeado não venha a tomar posse, ou, empossado, tenha a sua posse tornada insubsistente ou sem efeito.

1.3. O concurso será realizado em etapa única, especificada a seguir:

1.3.1. O concurso de que trata este edital compreenderá o exame de conhecimentos, mediante aplicação de provas teórica-objetivas, de caráter eliminatório e classificatório.

1.3.2. As provas teórica-objetivas serão realizadas nas cidades de Araguaína/TO, Dianópolis/TO, Guaraí/TO, Gurupi/TO, Palmas/TO, Paraíso do Tocantins/TO, Porto Nacional/TO e Tocantinópolis/TO.

1.3.2.1. Em face da indisponibilidade de locais suficientes ou adequados nas cidades de realização das provas, estas poderão ser realizadas em outras cidades, mediante prévia notificação aos candidatos com antecedência de pelo menos 10 dias antes da realização das provas.

2. DOS CARGOS

2.1. Os cargos, perfis, requisitos, atribuições genéricas e remuneração estão descritos no Anexo 1 deste edital.

2.2. As vagas, oferecidas por Município, são as descritas nos Anexo II e III deste edital.

2.3. As atribuições dos cargos, bem assim a respectiva remuneração, correspondente à classe e referências iniciais da respectiva carreira, e que podem ser alteradas em razão de aplicação da legislação posterior, são as descritas no Anexo 1 deste edital.

2.4. A jornada de trabalho para os cargos do Quadro Geral do Poder Executivo será de quarenta horas semanais em regime de tempo integral.

3. DAS VAGAS DESTINADAS AOS CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

3.1. Aos portadores de deficiência, assim entendidos aqueles que se enquadram nas categorias discriminadas no Decreto Federal n° 3.298/99, art. 4°, e suas alterações, é assegurado o direito de inscrição no presente concurso público desde que a deficiência de que sejam portadores sejam compatíveis com as atribuições dos cargos, conforme descrição no Anexo 1 deste edital.

3.2. Serão reservadas 5% do total de vagas por cargo previstos neste edital aos candidatos portadores de deficiência, em atendimento ao disposto no art. 72, § 42, da Lei 1.818/07, na conformidade do disposto no Anexo III deste Edital.

3.3. O candidato que, no ato da inscrição, se declarar portador de deficiência concorrerá em igualdade de condições com os demais candidatos, na conformidade do disposto no art. 41, do Decreto Federal 3.298, de 20 de Dezembro de 1999.

3.4. Para concorrer a uma dessas vagas, o candidato deverá:

a) no ato da inscrição, declarar-se portador de deficiência;

b) encaminhar laudo médico (cópia simples), emitido nos últimos 12 (doze) meses, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), bem como a provável causa da deficiência.

3.4.1. O candidato portador de deficiência deverá entregar, até o dia 04 de dezembro de 2008, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas (exceto sábado, domingo e feriados), pessoalmente, por terceiro ou enviar por SEDEX, o laudo médico (cópia simples) a que se refere a alínea "b" do subitem 3.4. deste Edital, juntamente com a cópia do comprovante de inscrição, na CCS/UNITINS, Concurso SECAD, situada na Quadra 108 Sul, Alameda 11, Lote 03, Cx. Postal 173 - CEP.: 77.020-112, Palmas/TO.

3.4.2. O fornecimento do laudo médico (cópia simples), por qualquer via, é de responsabilidade exclusiva do candidato. A CCS/UNITINS não se responsabilizará por qualquer tipo de extravio que impeça a chegada do referido laudo no seu destino.

3.5. O candidato portador de deficiência, no ato da efetivação da inscrição, poderá requerer atendimento especial para o dia de realização das provas, indicando as condições de que necessita para a realização destas, conforme previsto no art. 40, parágrafos 1° e 2°, do Decreto Federal n° 3.298/99.

3.6. O laudo médico (cópia simples) terá validade somente para este concurso e não será devolvido, assim como não serão fornecidas cópias desse mesmo laudo.

3.6.1. A relação dos candidatos que tiveram a inscrição deferida para concorrer na condição de portadores de deficiência será publicada no Diário Oficial do Estado do Tocantins e divulgada na Internet, no site do concurso http://secad.unitins.br, em Edital próprio, com, no mínimo, 20 (vinte) dias de antecedência da realização das provas.

3.6.1.1. O candidato disporá de 24 horas, a partir da divulgação da relação citada no subitem anterior, para contestar as razões do indeferimento, pessoalmente ou por meio do fax 63 3218-2952, ou via sedex, nos endereços citados no subitem 3.4.1. deste Edital. Após esse período não serão aceitos pedidos de revisão.

3.6.1.2. Em caso de pedido de revisão tido por procedente, a lista de que trata o item anterior será novamente publicada, com as alterações decorrentes, no Diário Oficial do Estado do Tocantins e divulgada na Internet, no site do concurso http://secad.unitins.br, com antecedência mínima de 10 dias antes da realização das provas.

3.6.1.3. Sendo indeferidos os pedidos de revisão, será publicado no Diário Oficial do Estado do Tocantins e divulgada na Internet, no site do concurso http://secad.unitins.br, no prazo de que trata o subitem anterior, simples aviso noticiando os indeferimentos.

3.6.1.4. O deferimento da participação do candidato no certame sob a condição de portador de deficiência não implica reconhecimento da compatibilidade entre a deficiência da qual é portador e o exercício das atribuições do cargo, nem no reconhecimento definitivo de sua condição de deficiente, situações estas que serão verificadas na forma do subitem 3.9 deste Edital.

3.7. A inobservância do disposto no subitem 3.4. deste Edital, acarretará a perda do direito ao pleito das vagas reservadas aos candidatos em tal condição e o não-atendimento às condições especiais necessárias à realização das provas.

3.8. Os candidatos que, no ato da inscrição, declararem-se portadores de deficiência, se aprovados e classificados no concurso, terão seus nomes publicados em lista à parte e, caso obtenham classificação necessária, figurarão também na lista de classificação geral.

3.9. Os candidatos que se declararem portadores de deficiência, aprovados no concurso público, deverão submeter-se à avaliação, a ser realizada em Palmas/TO, em data previamente comunicada mediante edital convocatório, publicado no Diário Oficial do Estado do Tocantins e divulgado na Internet, no site do concursohttp://secad.unitins.br.

3.9.1. A avaliação de que trata o subitem anterior será promovida por equipe multiprofissional, sob responsabilidade da CCS/ UNITINS, e que atestará ou não a compatibilidade entre as atribuições do cargo e a deficiência do candidato para o exercício do respectivo cargo, nos termos do art. 43 do Decreto Federal n° 3.298/99. 3.10. Os candidatos deverão comparecer à avaliação, de que trata o subitem anterior, munidos do laudo médico (documento original) que ateste a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), conforme especificado no Decreto Federal n° 3.298/99, bem como a provável causa da deficiência.

3.11. A inobservância do disposto no subitem 3.9. deste Edital, ou a não habilitação pela avaliação médica ou, ainda, o não comparecimento à avaliação, acarretarão a perda do direito às vagas reservadas aos candidatos em tais condições.

3.12. Se durante a avaliação a condição de deficiente não for reconhecida, o candidato figurará na lista de classificação geral.

3.13. O candidato portador de deficiência não habilitado, em virtude de incompatibilidade da deficiência com as atribuições do cargo, será eliminado do concurso.

3.14. As vagas definidas no Anexo III deste Edital, que não forem providas por falta de candidatos portadores de deficiência aprovados, serão preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação no cargo/ perfil/ município.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. As inscrições para o concurso público de que trata este Edital, serão realizadas exclusivamente via Internet, no site do concurso http://secad.unitins.br, solicitada no período entre 10:00 horas do dia 17 de novembro de 2008 e até as 23 horas e 59 minutos do dia 26 de novembro de 2008, observado o horário oficial de Brasília/DF.

4.1.1. O candidato deverá acessar o site do concurso http://secad.unitins.br, para preenchimento do formulário de inscrição e impressão do DARE - Documento de Arrecadação Estadual, referente à taxa de inscrição que corresponder ao cargo escolhido.

4.1.1.1. Ao preencher o formulário de inscrição, o candidato deverá assinalar no campo próprio o cargo e o município para o qual pretende concorrer, observado o disposto nos anexos II e III a este Edital, e a cidade na qual pretende realizar a prova, na conformidade do subitem 1.3.2 deste Edital.

4.1.1.2. Após a impressão, o DARE poderá ser pago no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, no Banco Itaú, no Banco da Amazônia, no Bradesco e em casas lotéricas, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses respectivos agentes.

4.1.1.3. O DARE poderá ser reimpresso através do site do concurso http://secad.unitins.br para o pagamento da taxa de inscrição.

4.1.1.4. O recolhimento da taxa de inscrição por meio do DARE deverá ser efetuado obedecendo ao horário previsto para recebimento em cada uma das instituições bancárias citadas no subitem 4.1.1.2, deste Edital, até o dia 27 de novembro de 2008.

4.2. A inscrição será aceita mediante o cumprimento das normas deste Edital e da confirmação do pagamento do DARE.

4.3. O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio do DARE e de acordo com o nível do cargo escolhido, conforme quadro a seguir:

CARGOVALOR DA TAXA
Nível FundamentalR$ 35,00

Nível Médio

R$ 60,00

Nível Superior

R$ 90,00

4.4. Informações complementares acerca da inscrição estarão disponíveis no site do concurso http://secad.unitins.br.

4.5. A CCS/UNITINS não se responsabilizará por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

4.6. O comprovante de inscrição do candidato estará disponível no site do concurso http://secad.unitins.br, após o aceite da inscrição, a partir de 2 de dezembro de 2008, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse documento.

4.7. Antes de iniciar o processo de inscrição, o candidato deverá conhecer o Edital e certificar-se de que preenche todos os pré-requisitos exigidos. Uma vez efetivada a inscrição, não será permitida, em hipótese alguma, a sua alteração.

4.8. É vedada a transferência do valor pago a título de taxa para terceiros ou para outros concursos.

4.9. As informações prestadas durante o processo de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a CCS/UNITINS do direito de excluir do concurso aquele que não cumprir com as normas previstas neste Edital.

4.10. O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do certame por conveniência da Instituição.

4.11. Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição.

4.12. O comprovante de inscrição deverá ser mantido em poder do candidato e apresentado nos locais de realização das provas, juntamente com o documento pessoal de identificação, conforme subitem 11.7, deste Edital.

4.13. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas, deverá levar acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar acompanhante não realizará as provas.

4.14. O candidato deverá declarar, na efetivação da inscrição, que tem ciência e aceita as normas deste Edital e que, caso aprovado, entregará, por ocasião da posse, os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para a investidura no correspondente cargo.

5. DAS PROVAS

5.1. As provas poderão ser aplicadas em qualquer dia da semana, inclusive sábado, domingo ou feriado, da seguinte forma:

5.1.1. DAS PROVAS TEÓRICA-OBJETIVAS

5.1.1.1. As provas teórica-objetivas para os cargos de NÍVEL SUPERIOR ou de NÍVEL MÉDIO (com exigência de conhecimentos específicos) terão caráter classificatório e eliminatório, constituídas de 50 (cinqüenta) questões, elaboradas com base nos programas constantes do Anexo IV e Quadro Demonstrativo de Provas do Anexo V do presente Edital.

5.1.1.2. As provas teórica-objetivas para os cargos de NÍVEL MÉDIO (sem exigência de conhecimentos específicos) ou de NÍVEL FUNDAMENTAL terão caráter classificatório e eliminatório, constituídas de 40 (quarenta) questões, elaboradas com base nos programas constantes do Anexo IV e Quadro Demonstrativo de Provas do Anexo V do presente Edital.

5.1.1.3. As questões das provas teórica-objetivas serão de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas (A, B, C,D e E) e 01 (uma) única resposta correta, de acordo com o comando da questão.

5.1.1.4. Os locais e a data de realização das provas serão divulgados pela Comissão com, no mínimo, de 20 (vinte) dias de antecedência, por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado do Tocantins, fixado na sede da Reitoria da Unitins em Palmas/TO e disponibilizado na internet no site do concursohttp://secad.unitins.br, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

5.1.1.5. A duração das provas será de 04 (quatro) horas corridas.

5.1.1.6. No horário destinado às provas, está incluso o tempo destinado à leitura dos avisos gerais e à transcrição das respostas para os espaços próprios no cartão-resposta oficial.

5.1.1.7. Os portões dos prédios, onde ocorrerão as provas serão fechados no horário definido para o inicio destas. O candidato que chegar ao local de provas após o horário determinado, não poderá entrar, ficando eliminado automaticamente do certame.

5.1.1.8. O candidato deverá transcrever, com caneta esferográfica de tinta azul, fabricada em material transparente, as respostas das provas teórica-objetivas para o cartão de respostas, que será o único documento válido para a correção eletrônica. O preenchimento do cartão de respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas contidas no mesmo e na capa do caderno de provas. Em nenhuma hipótese, haverá substituição do cartão de respostas por erro de preenchimento pelo candidato.

5.1.1.8.1. O candidato é responsável pela conferência de seus dados pessoais, em especial seu nome, seu número de inscrição e o número de seu documento de identidade.

5.1.1.8.2. Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos das marcações feitas indevidamente no cartão de respostas. Serão consideradas marcações indevidas as que estiverem em desacordo com este edital e com as orientações constantes do cartão de respostas, tais como: marcação rasurada ou emendada, campo de marcação não-preenchido integralmente e marcação dupla.

5.1.1.8.3. O candidato não deverá, de qualquer modo, danificar o seu cartão de respostas, arcando com os prejuízos advindos da impossibilidade de realização da leitura óptica.

6. DA AVALIAÇÃO E DA APROVAÇÃO

6.1. Todos os candidatos terão suas provas teórica-objetivas corrigidas por meio de processamento eletrônico.

6.2. As provas teórica-objetivas para o cargo de NÍVEL SUPERIOR ou de NÍVEL MÉDIO (com exigência de conhecimentos específicos) serão avaliadas em até 100 (cem) pontos, sendo que cada questão valerá 2 (dois) pontos.

6.2.1. Será reprovado nas provas teórica-objetivas e eliminado do concurso o candidato ao cargo de NÍVEL SUPERIOR ou de NÍVEL MÉDIO (com exigência de conhecimentos específicos), que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:

a) Obtiver nota inferior a 6 (seis) pontos na prova de Língua Portuguesa;

b) Obtiver nota inferior a 6 (seis) pontos na prova de Conhecimentos Gerais;

c) Obtiver nota inferior a 12 (doze) pontos na prova de Conhecimentos Específicos;

6.3. As provas teórica-objetivas para o cargo de NÍVEL MÉDIO (sem exigência de conhecimentos específicos) ou de NÍVEL FUNDAMENTAL serão avaliadas em até 80 (oitenta) pontos, sendo que cada questão valerá 2 (dois) pontos.

6.3.1. Será reprovado nas provas teórica-objetivas e eliminado do concurso o candidato ao cargo de NÍVEL MÉDIO (sem exigência de conhecimentos específicos) ou de NÍVEL FUNDAMENTAL, que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:

a) Obtiver nota inferior a 8 (oito) pontos na prova de Língua Portuguesa;

b) Obtiver nota inferior a 8 (oito) pontos na prova de Conhecimentos Gerais.

6.4. A nota final do candidato ao cargo de NÍVEL SUPERIOR ou de NÍVEL MÉDIO (com exigência de conhecimentos específicos), será a somatória das notas alcançadas nas provas teórica-objetivas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.

6.5. A nota final do candidato ao cargo de NÍVEL MÉDIO (sem exigência de conhecimentos específicos) ou de NÍVEL FUNDAMENTAL, será a somatória das notas alcançadas nas provas teórica-objetivas de Língua Portuguesa e Conhecimentos Gerais.

7. DA CLASSIFICAÇÃO

7.1. Após o cálculo da nota final, os candidatos aprovados serão classificados e ordenados por cargo/perfil/município, de acordo com os valores decrescentes da nota final obtida nas provas teórica-objetivas, sendo considerados aprovados os candidatos que alcançarem a pontuação mínima exigida no item 6, deste Edital e classificados os candidatos aprovados até o número exato de vagas oferecidas neste Edital para o cargo/perfil/município a que concorreu, respeitando os critérios de desempate descritos nos subitens 7.2 e 7.3, deste Edital.

7.1.1. Será publicada também uma lista com a classificação dos candidatos com deficiência que forem aprovados.

7.2. Em caso de empate na classificação dos candidatos ao cargo de NÍVEL SUPERIOR ou de NÍVEL MÉDIO (com exigência de conhecimentos específicos), serão observados, sucessivamente, os seguintes critérios:

a) Maior pontuação na prova de Conhecimentos Específicos;

b) Maior pontuação na prova de Conhecimentos Gerais;

c) Maior pontuação na prova de Língua Portuguesa;

d) Maior idade.

7.3. Em caso de empate na classificação dos candidatos ao cargo de NÍVEL MÉDIO (sem exigência de conhecimentos específicos) ou de NÍVEL FUNDAMENTAL, serão observados, sucessivamente, os seguintes critérios:

a) Maior pontuação na prova de Conhecimentos Gerais;

b) Maior pontuação na prova de Língua Portuguesa;

c) Maior idade.

8. DOS RECURSOS

8.1. Os gabaritos oficiais preliminares das provas teórica-objetivas serão divulgados na Internet, no site do concurso http://secad.unitins.br, em até 48h após o término do prazo de aplicação destas.

8.2. O candidato que desejar interpor recurso ao gabarito oficial preliminar das provas teórica-objetivas disporá de 2 (dois) dias úteis para fazê-lo, a contar do dia subseqüente ao da divulgação desses gabaritos, no horário das 08:00 horas às 12:00 horas e das 14:00 horas às 18:00 horas, horário oficial do Estado do Tocantins, na CCS/UNITINS, situada na Quadra 108 Sul, Alameda 11, Lote 03, Palmas/TO, pessoalmente, ou via SEDEX, com data de postagem dentro do prazo estipulado neste subitem, endereçado à CCS/UNITINS, situada na Quadra 108 Sul, Alameda 11, Lote 03, Caixa Postal 173, CEP: 77.020-112, Palmas/TO.

8.3. Para interpor recurso ao gabarito oficial preliminar das provas teórica-objetivas, o candidato deverá utilizar o Modelo de Interposição de Recurso, disponível no site do concurso http://secad.unitins.br, e seguir as instruções ali contidas. O recurso não poderá conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que o identifique, sob pena de ser preliminarmente indeferido. Neste caso, o candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito.

8.4. Se do exame de recurso resultar anulação de questão integrante da prova teórico- objetiva, os pontos correspondentes a essas questões serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

8.5. Se houver alteração de alternativas, por força de recurso ao gabarito oficial preliminar, nas questões integrantes da prova teórica-objetiva, essa alteração valerá para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

8.6. Todos os recursos serão analisados e as alterações de gabarito serão divulgadas no site do concurso http://secad.unitins.br, quando da divulgação do gabarito definitivo. Não serão encaminhadas respostas individuais aos candidatos.

8.7. Não será aceito recurso por via fax, via correio eletrônico ou, ainda, fora do prazo.

8.8. Em hipótese alguma, serão aceitos pedidos de revisão de recursos, recursos de recursos e/ou recurso de gabarito oficial definitivo.

8.9. Recurso, cujo teor desrespeite a banca, será sumariamente indeferido.

9. DA HOMOLOGAÇÃO DO CONCURSO

9.1. Da Homologação: após a publicação do resultado final do certame, será procedida sua homologação por ato do Chefe do Poder Executivo do Estado do Tocantins.

10. DA NOMEAÇÃO, DA POSSE, DOS REQUISITOS DA INVESTIDURA NO CARGO E DA LOTAÇÃO

10.1. Da Nomeação:

10.1.1. O candidato aprovado e classificado no certame, será nomeado no respectivo cargo por ato do Chefe do Poder Executivo.

10.2 Da Posse:

10.2.1. O candidato nomeado terá o prazo de trinta dias para tomar posse no cargo, contado da publicação do ato de nomeação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública e, sob pena de tornar-se sem efeito o ato de nomeação, terá até quinze dias de prazo para o início do exercício no cargo, contados da data da posse.

10.2.2. A posse no cargo estará condicionada à apresentação da documentação comprobatória dos requisitos para investidura e ao atendimento das demais condições constitucionais, legais e regulamentares próprias da investidura em cargo público.

10.3. DOS REQUISITOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO

10.3.1. A investidura no cargo ocorre com a posse, seguida de exercício. 10.3.2. São requisitos básicos para investidura no cargo:

10.3.2.1. Ser aprovado e classificado no concurso público.

10.3.2.2. Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou cidadão português e, em caso deste último, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do art. 12, §1°, da Constituição da República.

10.3.2.3. Estar em dia com as obrigações eleitorais para todos os candidatos, e militares para os candidatos do sexo masculino.

10.3.2.4. Possuir o nível de escolaridade e demais pré-requisitos exigidos para o exercício do cargo em que foi aprovado, e, quando for o caso, registro no respectivo órgão de classe.

10.3.2.5. Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse.

10.3.2.6. Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, de acordo com o parecer da Junta Médica Oficial do Estado do Tocantins.

10.3.2.7. Submeter-se à inspeção médica realizada pela Junta Médica Oficial do Estado, na conformidade do art. 15, da Lei 1.818/07, quando, além de outros exames que, por determinação da Junta Médica Oficial do Estado, venham a se fazer necessários, o candidato deverá apresentar os seguintes exames médicos:

a) sangue: Hemograma completo e contagem de plaquetas, Glicemia de jejum, tipagem sangüínea, HBS AG, VDRL; exame bioquímico do sangue: glicose, uréia, creatinina, TGO, TGP, colesterol total, HDL-Colesterol e Triglicérides;

b) Urina: EAS;

c) Eletrocardiograma com laudo, emitido por médico cardiologista;

d) Radiografia do tórax em PA e perfil;

e) exame oftalmológico completo: acuidade visual, com e sem correção, fundoscopia, motricidade ocular, tonometria, biomicroscopia e senso cromático;

f) Laudo Psiquiátrico, emitido por médico psiquiátrico.

10.3.2.8. Apresentar os seguintes documentos:

a) comprovante de vacina contra a febre amarela, com prazo de validade não-vencido;

b) uma foto 3X4 recente;

c) documento de identidade, observado o disposto na letra "a", do subitem 11.7 deste Edital;

d) Cadastro de Pessoa Física - CPF;

e) Certidão de Nascimento ou de Casamento, ou, se viúvo(a), Certidão de Óbito do cônjuge;

f) Título Eleitoral;

g) Comprovante de inscrição no PIS/PASEP, ou extrato de inexistência de registro;

h) Comprovante de informações previdenciárias, passada pelo Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins-IGEPREV.

10.4. Da Lotação: a lotação do candidato nomeado se dará no município para o qual concorreu, tendo em vista, exclusivamente, o interesse da Administração Pública.

10.4.1. O candidato que for convocado para prover vaga no município para o qual se inscreveu e que, por alguma razão, não possa, no momento, atender à convocação será excluído do concurso.

10.4.2. Em caso de não haver mais candidatos classificados em um município e permanecer a necessidade de preenchimento de vaga(s), a administração poderá proceder a convocação de candidatos do mesmo cargo/perfil (quando houver) de outro município, obedecendo, rigorosamente, a ordem de classificação geral.

10.4.3. O candidato que for convocado para prover vaga em um município distinto de sua opção original, ao aceitar a vaga, renunciará de sua classificação no município de inscrição.

10.4.4. O candidato que for convocado para prover vaga em um Município distinto de sua opção original e que, por alguma razão, não possa, no momento, atender àquela convocação, não será excluído do Concurso. Deverá, no entanto, assinar Termo de Desistência da localidade oferecida, permanecendo no seu município de opção original. A Secretaria da Administração se reserva ao direito de convocar o candidato classificado imediatamente a seguir.

11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1. A inscrição do candidato implica a aceitação de todas as condições do Concurso contidas nos comunicados oficiais inerentes e neste Edital.

11.2. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este concurso, no Diário Oficial do Estado do Tocantins e divulgados na Internet, no site do concurso http://secad.unitins.br.

11.3. O candidato poderá obter informações referentes ao concurso na CCS/UNITINS, localizada na, Quadra 108 Sul, Alameda 11, Lote 03, Cx. Postal 173 - CEP: 77.020-112, Palmas/TO, ou via Internet, no site do concurso http://secad.unitins.br, ressalvado o disposto no subitem 11.5 deste Edital.

11.4. O candidato que desejar relatar à CCS/UNITINS fatos ocorridos durante a realização do concurso poderá fazê-lo encaminhando correspondência para a Caixa Postal 173, CEP 77.020-112; ou enviá-la para o endereço eletrônico ccs@unitins.br.

11.5. Não serão dadas, por telefone, informações a respeito de datas, locais e horários de realização das provas. O candidato deverá observar rigorosamente os editais e os comunicados a serem divulgados na forma do subitem 11.2 deste Edital.

11.6. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta azul, fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição e do documento de identificação original.

11.7. Serão considerados documentos de identificação: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos, etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais expedidas por órgãos públicos que, por lei, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo aprovado pelo art. 159, da Lei n° 9.503, de 23 de setembro de 1997).

11.7.1. Não serão aceitos como documentos de identificação: certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, nem documentos ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados.

11.7.2. Não será aceita cópia do documento de identificação, ainda que autenticada, nem protocolo do referido documento.

11.8. Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar documento de identificação original, na forma definida no subitem 11.7 deste Edital, não poderá fazer as provas e será automaticamente eliminado do concurso público.

11.9. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identificação original, utilizado para a realização de sua inscrição, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, 60 (sessenta) dias antes da realização das provas, e será exigida a apresentação de outro documento de identificação com foto, assinatura do candidato e que tenha fé pública. Não sendo possível a apresentação de outro documento, a CCS/UNITINS poderá optar por submeter o candidato à identificação especial, compreendendo coleta de dados, de assinaturas e de impressão digital em formulário próprio.

11.9.1. A identificação especial será exigida, também, ao candidato cujo documento de identificação apresente dúvidas relativas à fisionomia ou à assinatura do portador.

11.10. Para a segurança dos candidatos e a garantia da lisura do certame, a CCS/UNITINS poderá proceder, como forma de identificação, a coleta da impressão digital de todos os candidatos no dia de realização das provas.

11.11. Não serão aplicadas provas em local, data ou horário diferentes dos predeterminados em edital próprio ou em comunicado oficial.

11.12. Não será admitido ingresso de candidato no local de realização das provas após o horário fixado para o seu início.

11.14. O candidato somente poderá retirar-se do local de realização das provas, levando o caderno de provas, 1 (uma) hora antes do término da mesma, limitado ao encerramento dos trabalhos.

11.13. O candidato que se retirar do ambiente de provas, sem acompanhamento do fiscal, não poderá retornar a este, em hipótese alguma.

11.14. O candidato somente poderá retirar-se do local de realização das provas, levando o caderno de provas, 1 (uma) hora antes do término da mesma, limitado ao encerramento dos trabalhos.

11.15. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas, em razão do afastamento de candidato da sala de provas.

11.16. Não haverá segunda chamada para a realização das provas. O não-comparecimento a estas implicará a eliminação automática do candidato.

11.17. Não será permitida, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos, nem a utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, celulares ou qualquer aparelho eletrônico, impressos ou qualquer outro material de consulta, inclusive códigos e/ou legislação.

11.18. O candidato terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do concurso se, durante a sua realização:

a) for surpreendido dando ou recebendo auxílio para o desenvolvimento das provas;

b) utilizar-se de livros, máquinas de calcular ou equipamento similar, dicionário, notas ou impressos que não forem expressamente permitidos ou que se comunicar com outro candidato;

c) for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, tais como bip, telefone celular, walkman, MP3 player, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc., bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc. e, ainda, lápis, lapiseira e/ou borracha;

d) faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, com as autoridades presentes ou com os demais candidatos;

e) recusar-se a entregar o material das provas ao término do tempo destinado para a sua realização;

f) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;

g) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha de respostas;

h) descumprir as instruções contidas no caderno de provas ou no cartão de respostas;

i) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;

j) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do concurso;

k) não permitir a coleta de sua assinatura e/ou de sua impressão digital.

11.19. A CCS/UNITINS recomenda que o candidato não leve qualquer dos objetos citados no subitem anterior, letras "b" e "c", ao local de provas, no dia da sua realização.

11.19.1. A CCS/UNITINS não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização das provas, nem por danos neles causados.

11.19.2. Não será permitida a entrada de candidatos no ambiente de provas portando armas. O candidato que estiver armado será encaminhado à Coordenação.

11.20. No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação destas e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao seu conteúdo e/ou aos critérios de avaliação e de classificação.

11.21. Se, a qualquer tempo, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual, grafológico ou por investigação policial, que o candidato utilizou-se de processo ilícito para realização da sua prova, esta será anulada e ele será automaticamente eliminado do concurso.

11.22. O prazo de validade do concurso esgotar-se-á após 2 (dois) anos, contados a partir da data da publicação da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

11.23. Em caso de surgimento de novas vagas, no decorrer do prazo de validade do concurso, serão chamados os candidatos aprovados de acordo com a ordem de classificação.

11.24.0 resultado final do concurso será homologado pelo Governador do Estado, publicado no Diário Oficial do Estado do Tocantins e divulgado na Internet, no site do concurso http://secad.unitins.br.

11.25. O candidato deverá manter atualizado seu endereço, perante a CCS/UNITINS, enquanto estiver participando do concurso público, por meio de requerimento a ser enviado à CCS/UNITINS. São de exclusiva responsabilidade do candidato os prejuízos advindos da não-atualização de seu endereço.

11.26. Legislação com vigência após a data de publicação deste Edital, bem como alterações em dispositivos legais e normativos a ele posteriores, não serão objeto de avaliação nas provas do concurso.

11.27. Quaisquer alterações nas regras fixadas neste Edital só poderão ser feitas por meio de outro edital.

11.28. Todas as despesas decorrentes da participação deste concurso público, inclusive deslocamentos para os locais de inscrição ou de recadastramento e realização das provas, serão de inteira responsabilidade dos candidatos.

11.29. Os casos omissos serão resolvidos pela Secretária da Administração, com o apoio das Comissões de que trata o subitem 1.1 deste Edital.

Palmas/TO, 22 de outubro de 2008.

SANDRA CRISTINA GONDIM
Secretária da Administração

ANEXO 1 - EDITAL N.° 001/QUADRO GERAL/2008, DE 22 DE OUTUBRO DE 2008.

Relação de Cargos, Perfil, Requisitos, Atribuições Genéricas e Remuneração

Cargos de Nível Superior - Quadro Geral

CARGO/ÁREA

PERFIL

REQUISITOS

ATRIBUIÇÕES GENÉRICAS

REMUNERAÇÃO

Cargo 1: Administrador

 

Curso superior em Administração Pública ou de Empresas com registro profissional.

Planejamento, execução, acompanhamento e controle das atividades técnicas de gestão dos sistemas de pessoal, patrimônio, serviços, transporte, controle interno e outros, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 2: Analista de Comunicação Social

 

Curso Superior em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas.

Planejamento, execução, acompanhamento e controle das atividades da Administração Pública voltadas à publicidade, propaganda e relações públicas, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 3: Analista de Comunicação Social

Publicidade e Propaganda

Curso Superior em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda

Cargo 4: Analista de Comunicação Social

Relações Públicas

Curso Superior em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas.

Cargo 5: Analista de Suporte Técnico

 

Curso Superior na área de Informática ou em Engenharia da Computação.

Atividades administrativas e técnicas relacionadas ao desenvolvimento, gerência, administração, implantação e manutenção de redes e de conjunto de componentes físicos de um computador ou de seus periféricos, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 6: Analista em Desenvolvimento Social

 

Curso Superior em Serviço Social.

Planejamento, execução, acompanhamento e controle de atividades técnicas e administrativas referentes à Assistência Social, envolvendo formulação de políticas sociais públicas e a implementação dos programas e outras ações de interesse da área de atuação, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 7: Analista em Tecnologia da Informação

 

Curso Superior na área de Informática ou em Engenharia da Computação.

Atividades administrativas e técnicas relacionadas ao desenvolvimento, à implantação e à manutenção de sistemas, projetos e desenvolvimento de programas de computador, planejamento de hipertextos, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 8: Analista em Turismo

 

Curso Superior em Turismo

Planejamento, fiscalização, organização de eventos turísticos, elaboração de projetos de eco-turismo, participação em planejamento estadual para o turismo e o aproveitamento sustentável das vocações regionais. Expedir laudos técnicos desempenhar o serviço de elaboração e execução, fiscalização e controle de planejamento ambiental, organizacional e estratégicos afetos à implementação e manutenção das políticas de meio ambiente e outras ações de interesse da área de atuação, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 9: Analista Técnico-Administrativo

 

Curso Superior em qualquer área

Planejamento, execução, acompanhamento e controle das atividades técnicas e administrativas voltadas ao desenvolvimento da área meio, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 10: Analista Técnico-Administrativo

Habilitação em Filosofia

Curso Superior em Filosofia

Cargo 11: Analista Técnico-Administrativo

Habilitação em Letras

Curso Superior em Letras

Cargo 12: Analista Técnico-Administrativo

Redator

Curso Superior em qualquer área

Cargo 13: Analista Técnico-Jurídico

 

Curso Superior em Ciências Jurídicas ou Direito

Planejamento, execução, acompanhamento e controle das atividades de assistência técnico jurídica, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 14: Analista Veicular

 

Curso Superior em Direito,

Administração, Economia ou Ciências Contábeis.

Planejar, implementar e executar ações de investigação de veículos de acordo com as normas legais vigentes, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 15: Antropólogo

 

Curso Superior em ciências sociais com habilitação em antropologia

Planejamento, supervisão, coordenação, orientação e execução de atividades relacionadas com antropologia, voltadas à ciência, à produção, à extensão, utilizando-se das aplicações da ciência e tecnologia para o desenvolvimento, e executar outras atividades correlatas a sua área de atuação de acordo com sua formação profissional respeitado os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 16: Arquiteto

 

Curso Superior em Arquitetura com

registro profissional.

Planejamento, execução, acompanhamento e controle das atividades técnicas e administrativas da área de Arquitetura, de acordo com a área de atuação, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 17: Biblioteconomista

 

Curso Superior em Biblioteconomia

com registro profissional.

Planejamento, execução, acompanhamento e controle das atividades técnicas e administrativas relacionadas à biblioteconomia e ao controle das Bibliotecas, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 18: Biólogo

 

Curso Superior em Biologia com

registro profissional.

Planejamento, execução, acompanhamento e controle das atividades da administração, voltadas à ciência, à extensão, à saúde e ao bem-estar social na área de biologia, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 19: Conciliador de Defesa do Consumidor

 

Curso Superior em Ciências Jurídicas ou Direito

Prestar orientação jurídica sobre relações de consumo; realizar audiências de conciliação; requisitar, se necessário, diligências para instrução de processo administrativo junto aos estabelecimentos industriais, comerciais e prestadores de serviços privado e público no âmbito do Estado do Tocantins; requisitar informações e/ou documentos para instrução de processos instaurados, nos termos do § 4° do art. 55 da Lei Federal 8.078/90 e § 2° do art 33 do Decreto Federal 2.181/97; ministrar palestras referentes ao Código de Defesa dos Consumidores; executar outras atividades inerentes à defesa do consumidor, respeitado os regulamentos de serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 20: Contador

 

Curso Superior em Ciências Contábeis com Registro Profissional

Planejamento, execução, acompanhamento e controle das atividades da administração voltadas para as finanças, contabilidade pública, e controle interno, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 21: Economista

 

Curso Superior em Ciências

Econômicas ou Economia com Registro Profissional

Planejamento, execução, acompanhamento e controle das atividades da administração voltadas para as finanças, economia, e controle interno, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 22: Enfermeiro do Trabalho

 

Curso Superior em Enfermagem com registro profissional e no Ministério do Trabalho.

Planejar, organizar, dirigir e executar atividades técnico-administrativas da área, com vistas a promover programas de prevenção e manutenção da saúde do servidor público, adequação dos locais e práticas de trabalho, respeitado os regulamentos de serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 23: Engenheiro Agrícola

 

Curso Superior em Engenharia Agrícola com registro profissional.

Planejamento, execução, acompanhamento e controle das atividades técnicas e administrativas referentes à Engenharia Agrícola, envolvendo projetos, utilizando-se da aplicação de tecnologia adequada à racionalização do uso de equipamentos e máquinas voltadas à agricultura sustentável, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 24: Engenheiro Agrimensor

 

Curso Superior em Engenharia Agrimensura com registro profissional

Planejamento, execução, acompanhamento e controle dos projetos

administrativos e técnicos voltados ao estudo do solo, levantamento e medição de terrenos, interdisciplinar com a engenharia civil, utilizando-se das aplicações da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento da área de atuação, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 25: Engenheiro Agrônomo

 

Curso Superior em Engenharia Agronômica ou Agronomia com registro profissional.

Planejamento, execução, acompanhamento e controle das atividades técnicas e administrativas da Engenharia Agronômica, envolvendo os projetos voltados ao desenvolvimento da agropecuária e do agronegócio, utilizando-se das aplicações da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento da área de atuação, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 26: Engenheiro Ambiental

 

Curso Superior em Engenharia Ambiental com registro profissional.

Planejamento, execução, acompanhamento e controle das atividades técnicas e administrativas referentes à Engenharia Ambiental, envolvendo projetos interdisciplinares voltados ao desenvolvimento auto-sustentável do meio ambiente, utilizando-se das aplicações da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento da área de atuação, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 27: Engenheiro Cartógrafo

 

Curso Superior em Engenharia Cartográfica com registro profissional.

Planejamento, execução, acompanhamento e controle das atividades técnicas e administrativas da Engenharia Cartográfica, envolvendo procedimentos de aquisição, processamento, representação e análise da geo-informação nas formas analógica e digital para representação e reprodução de documentos cartográficos, utilizando-se das aplicações da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento da área de atuação, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 28: Engenheiro Civil

 

Curso Superior em Engenharia Civil com registro profissional.

Planejamento, execução, acompanhamento e controle das atividades técnicas e administrativas da Engenharia Civil, assegurando o cumprimento legal de normas e padrões técnicos, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 29: Engenheiro Civil

Especializado em Engenharia Rodoviária

Curso Superior em Engenharia Civil com registro profissional e especialização em Engenharia Rodoviária.

Cargo 30: Engenheiro de Alimentos

 

Curso Superior em Engenharia de Alimentos com registro profissional.

Planejamento, execução, acompanhamento e controle dos projetos

administrativos e técnicos voltados à produção, adequação e qualidade nutricional dos alimentos, utilizando-se das aplicações da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento da área de atuação, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 31: Engenheiro de Segurança do Trabalho

 

Curso Superior em Engenharia de Segurança do Trabalho com registro profissional ou Curso de graduação em Engenharia ou Arquitetura, com pós- graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Planejamento, execução, acompanhamento e controle das atividades técnicas e administrativas da área de segurança do trabalho, com vistas à implementação de ações preventivas e corretivas para garantir a segurança do trabalho e o cumprimento das normas, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 32: Engenheiro Eletricista

 

Curso Superior em Engenharia Elétrica com registro profissional.

Planejamento, execução, acompanhamento e controle das atividades técnicas e administrativas da Engenharia Elétrica, utilizando-se das aplicações da ciência e tecnologia para o desenvolvimento da área de atuação, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 33: Engenheiro Florestal

 

Curso Superior em Engenharia Florestal com registro profissional.

Planejamento, execução, acompanhamento e controle das atividades técnicas e administrativas da Engenharia Florestal, envolvendo projetos relativos ao cultivo, preservação, expansão e aproveitamento racional das reservas florestais e biológicas, com apoio da ciência e da tecnologia, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 34: Engenheiro Mecânico

 

Curso Superior em Engenharia Mecânica com registro profissional.

Planejamento, execução, acompanhamento e controle das atividades técnicas e administrativas da Engenharia Mecânica, utilizando-se das aplicações da ciência e tecnologia para o desenvolvimento da área de atuação, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 35: Engenheiro Químico

 

Curso Superior em Engenharia Química com registro profissional

Planejamento, execução, acompanhamento e controle das atividades técnicas e administrativas da Engenharia Química, utilizando-se das aplicações da ciência e tecnologia para o desenvolvimento da área de atuação, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 36: Engenheiro Sanitarista

 

Curso Superior em Engenharia Sanitária com registro profissional.

Planejamento, execução, acompanhamento e controle das atividades técnicas e administrativas da Engenharia Sanitária, envolvendo projetos para o saneamento básico, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 37: Estatístico

 

Curso Superior em Estatística

Planejamento,execução,acompanhamento e controle das atividades da administração na área de estatística,respeitados os regulamentos do serviço

R$ 2.020,00

Cargo 38: Extensionista Rural - Área Ambiental

Biólogo

Curso Superior em Biologia com Registro Profissional e Carteira Nacional de Habilitação - categoria "B".

Executar atividades de educação ambiental junto às comunidades rurais; realizar projetos de licenciamento ambiental; realizar Estudo de Impacto Ambiental - EIA e Relatório de Impacto Ambiental - RIMA; elaborar projetos ambientais, realizar licenciamento florestal da propriedade rural, elaborar projetos para outorga d'agua, irrigação, projetos agroindustriais; elaborar projetos de tecnologia agroecológia de produção sustentável e realizar outras atividades correlatas.

R$ 2.020,00

Cargo 39: Extensionista Rural - Área Ambiental

Engenheiro Ambiental

Curso Superior em Engenharia Ambiental com Registro Profissional e Carteira Nacional de Habilitação - categoria "B".

Cargo 40: Extensionista Rural - Área Ambiental

Engenheiro Florestal

Curso Superior em Engenharia Florestal com Registro Profissional e Carteira Nacional de Habilitação - categoria "B".

Cargo 41: Extensionista Rural - Área Ambiental

Geógrafo

Curso Superior em Geografia com Registro Profissional e Carteira Nacional de Habilitação - categoria "B".

Cargo 42: Extensionista Rural - Área Econômica

Engenheiro Agrícola

Curso Superior em Engenharia Agrícola com Registro e Carteira Nacional de Habilitação - categoria "B".

Executar as atividades de assistência técnica e extensão rural junto às comunidades rurais, de acordo com Política Nacional de Assistência Técnica de Extensão Rural - ATER; coordenar e/ou executar treinamentos visando à profissionalização dos agricultores familiares; Aplicar métodos, técnicas e prover meios para transferência de tecnologias na área de sua competência; elaborar e acompanhar a implantação e execução de projetos e planos de crédito rural de financiamento das atividades agropecuárias; executar atividades de educação ambiental; realizar estudo de realidade e diagnóstico das comunidades rurais trabalhadas; realizar outras atividades correlatas.

R$ 2.020,00

Cargo 43: Extensionista Rural - Área Econômica

Engenheiro Agrônomo

Curso Superior em Agronomia com registro profissional e Carteira Nacional de Habilitação - categoria "B".

Cargo 44: Extensionista Rural - Área Econômica

Engenheiro de Alimentos

Curso Superior em Engenharia de Alimentos com Registro e Carteira Nacional de Habilitação - categoria "B".

Cargo 45: Extensionista Rural - Área Econômica

Engenheiro de Pesca

Curso Superior em Engenharia de Pesca com Registro Profissional e Carteira Nacional de Habilitação - categoria "B".

Cargo 46: Extensionista Rural - Área Econômica

Medico Veterinário

Curso Superior em Medicina Veterinária com Registro Profissional e Carteira Nacional de Habilitação - categoria "B".

Cargo 47: Extensionista Rural - Área Econômica

Zootecnista

Curso Superior em Zootecnia com Registro Profissional e Carteira Nacional de Habilitação - categoria "B".

Cargo 48: Extensionista Rural - Área Social

Assistente Social

Curso Superior em Serviço Social com Registro Profissional e Carteira Nacional de Habilitação - categoria "B".

Elaborar, coordenar e executar ações nas áreas de assistência, previdência e educação; estudar a realidade social dos agricultores familiares e propor medidas e benefícios que venham ao encontro de suas necessidades; coordenar e/ou executar treinamentos visando a profissionalização dos agricultores familiares, na área de sua competência; organizar e apoiar eventos que potencializem o desenvolvimento pleno das atividades rurais; orientar e assessorar as ações de desenvolvimento humano, economia solidária, educação, alimentação e educação ambiental; realizar outras atividades correlatas.

R$ 2.020,00

Cargo 49: Extensionista Rural - Área Social

Economista Doméstico

Curso Superior em Economia Doméstica com Registro Profissional e Carteira Nacional de Habilitação - categoria "B".

Car o 50: Extensionista Rural - 9 Área Social

Nutricionista

Curso Superior em Nutrição com Registro Profissional e Carteira Nacional de Habilitação - categoria "B".

Cargo 51: Extensionista Rural - Área Social

Pedagogo

Curso Superior em Pedagogia com Registro Profissional e Carteira Nacional de Habilitação - categoria "B".

Cargo 52: Geógrafo

 

Curso Superior em Geografia com registro profissional.

Planejamento, execução, acompanhamento e controle das atividades técnicas e administrativas relacionadas à geografia, voltadas à ciência, ao progresso urbano, social e econômico, utilizando-se das aplicações da ciência e tecnologia para o desenvolvimento da área de atuação, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 53: Geólogo

 

Curso Superior em Geologia com registro profissional.

Planejamento, execução, acompanhamento e controle das atividades técnicas e administrativas relacionadas à geologia, voltadas à ciência, à produção, à extensão e ao desenvolvimento, utilizando-se das aplicações da ciência e tecnologia para o desenvolvimento da área de atuação, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 54: Gerontólogo

 

Curso Superior com especialização em gerontologia.

Planejamento, supervisão, coordenação, orientação e execução de atividades relacionadas com gerontologia, voltadas à ciência, à produção, à extensão, utilizando-se das aplicações da ciência e tecnologia para o desenvolvimento e executar outras atividades correlatas a sua área de atuação de acordo com a sua formação profissional, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 55: Gestor Público

 

Curso superior com pós-graduação stricto sensu ou lato sensu em gestão pública com carga horária de pelo menos 360 horas.

Atribuições de alta complexidade e responsabilidade que compreendem: planejamento, execução, acompanhamento, controle e avaliação dos programas de governo, com atuação na pesquisa, análise e formulação de programas e projetos que confiram eficiência, eficácia e efetividade à gestão de políticas públicas. Pode exercer funções de supervisão, coordenação, direção e assessoramento para articulação e integração dos programas da área com os implementados pelo conjunto ou parte da ação governamental, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 3.451,00

Cargo 56: Historiador

 

Curso Superior em História com registro profissional.

Elaborar e analisar projetos específicos da área de preservação da cultura, com base na investigação dos acontecimentos e conhecimentos científicos, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 57: Inspetor Agropecuário

 

Curso Superior em Medicina Veterinária ou Agronomia, com registro profissional. P

Planejamento, execução, acompanhamento e avaliação dos procedimentos inerentes à inspeção e fiscalização da atividade agropecuária no Estado, com ações de prevenção, apuração e autuação de práticas contrárias à legislação vigente, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 58: Inspetor de Recursos Naturais

 

Curso Superior em Antropologia, Arqueologia, Biologia, Climatologia, Metereologia, Geologia, Geografia, História, Paleontologia, Química Industrial, Sociologia, Medicina Veterinária, Zootecnia e Engenharias: Agronômica, Agrícola, Agrimensura, Ambiental, Cartográfica, de Minas, de Pesca, Florestal, Química e Sanitária

Planejamento, execução, acompanhamento, controle e avaliação das atividades e procedimentos técnico administrativos inerentes à inspeção, objeto de sua área de atuação utillizando-se das aplicações da ciência e tecnologia para o desenvolvimento auto-sustentável e à preservação e conservação do meio ambiente, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 59: Inspetor de Recursos Naturais

Antropologia / Sociologia

Curso Superior em Antropologia ou Sociologia

Cargo 60: Inspetor de Recursos Naturais

Biologia

Curso Superior em Biologia

Cargo 61: Inspetor de Recursos Naturais

Engenharia Agrícola

Curso Superior em Engenharia Agrícola

Cargo 62: Inspetor de Recursos Naturais

Engenharia Agronômica

Curso Superior em Engenharia Agronômica

Cargo 63: Inspetor de Recursos Naturais

Engenharia Ambiental

Curso Superior em Engenharia Ambiental

Cargo 64: Inspetor de Recursos Naturais

Engenharia Florestal

Curso Superior em Engenharia Florestal

Cargo 65: Inspetor de Recursos Naturais

Engenharia Sanitária

Curso Superior em Engenharia Sanitária

Cargo 66: Inspetor de Recursos Naturais

Geografia

Curso Superior em Geografia

Cargo 67: Inspetor de Recursos Naturais

Química Industrial

Curso Superior em Química Industrial

Cargo 68: Inspetor de Serviços Fiscais

 

Curso Superior em Administração, Economia, Ciências Contábeis ou Direito.

Planejar, acompanhar, avaliar e executar todos os procedimentos inerentes à inspeção e fiscalização objeto de sua área de atuação, com vistas às ações de prevenção, apuração e autuação de práticas contrárias à legislação vigente, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 69: Jornalista

 

Curso Superior em Jornalismo ou Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e registro profissional.

Planejamento, execução, acompanhamento e controle das atividades da Administração Pública voltadas à área do jornalismo, da comunicação social e da assessoria de imprensa, de acordo com a área de atuação, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 70: Médico do Trabalho

 

Curso Superior em Medicina com registros profissional e no Ministério do Trabalho.

Planejamento, execução, acompanhamento e controle das normas vigentes relativas à prática da Medicina do Trabalho, prevenir e tratar doenças causadas pelo ambiente de trabalho ou por práticas profissionais atuando de forma interdisciplinar para melhor atendimento à demanda, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 71: Médico Veterinário

 

Curso Superior em Medicina Veterinária com registro profissional.

Planejamento, execução, acompanhamento e controle das atividades técnicas e administrativas relacionadas à veterinária, nas áreas social e da saúde, realizando pesquisas e laudos, utilizando-se das aplicações da ciência e tecnologia para o desenvolvimento da área de atuação, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 72: Museólogo

 

Curso Superior em Museologia ou História com pós-graduação lato sensu em Museologia.

Pesquisar, documentar, inventariar, classificar e catalogar o acervo museológico. Executar procedimentos para preservação de acervo, de acordo com parâmetros técnicos, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 73: Pedagogo

 

Curso Superior em Pedagogia com registro profissional.

Planejar, elaborar, coordenar, monitorar e avaliar projetos educacionais e de qualificação profissional. Desenvolver atividades de reeducação na área de atuação, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 74: Pedagogo

Segurança de Trânsito

Curso Superior em Pedagogia com registro profissional e Especialização em Segurança de Trânsito

Cargo 75: Psicólogo Organizacional

 

Curso Superior em Psicologia com registro profissional.

Planejamento, execução, acompanhamento e controle das atividades técnicas e administrativas voltadas ao recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoal, com vistas a suprir as necessidades da administração pública, auxiliando-a a se tornar eficiente e eficaz, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 76: Químico

 

Curso Superior em Química ou Engenharia Química com registro profissional.

Planejamento, execução, acompanhamento e controle das atividades da Administração voltadas à ciência, à extensão, à saúde e ao bem-estar social na área da Química, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 77: Repórter Fotográfico

 

Curso Superior em Jornalismo ou em Comunicação Social com registro profissional ou equivalência legal.

Coordenação e execução de atividades relacionadas ao foto-jomalismo, acompanhando, registrando e estudando os acontecimentos com a eficiência e a qualidade exigidas pela administração pública, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 78: Sociólogo

 

Curso superior em Ciências Sociais ou Sociologia

Planejamento, execução, acompanhamento e controle das atividades da administração voltadas para a ciência, a extensão, saúde e bem estar social, nas áreas de sociologia, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargo 79: Zootecnista

 

Curso Superior em Zootecnia com registro profissional.

Planejamento, execução, acompanhamento e controle das atividades técnicas e administrativas referentes à Zootecnia, envolvendo a realização de experiências para a otimização da criação de animais e a prestação de assistência aos criadores. Incentivar o uso de novas metodologias e práticas de melhoria para investimento na área de reprodução animal, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 2.020,00

Cargos de Nível Médio - Quadro Geral

CARGO

PERFIL

REQUISITOS

ATRIBUIÇÕES GENÉRICAS

REMUNERAÇÃO

Cargo 80: Almoxarife

 

Ensino Médio Completo

Execução e controle de armazenamento e de estocagem de materiais, do acompanhamento de dados para reposição e demais atividades correlatas, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 825,00

Cargo 81: Assistente Administrativo

 

Ensino Médio Completo

Executar tarefas relacionadas à rotina administrativa do órgão de lotação, incluídas as atividades que exijam atendimento, digitação e arquivo, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 713,00

Cargo 82: Cenotécnico

 

Ensino Médio Completo

Assistir tecnicamente à operação de equipamentos e à utilização de instalações de apoio à realização de espetáculos culturais e artísticos, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 713,00

Cargo 83: Desenhista

 

Ensino Médio Completo com curso técnico profissionalizante em Desenho

Executar ou auxiliar a execução de tarefas e trabalhos de informática, elaboração ou a interpretação de desenhos e pinturas, utilizando-se de programas de computador e instrumentos próprios, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 825,00

Cargo 84: Examinador Veicular

 

Ensino Médio Completo e Carteira Nacional de Habilitação Categoria "B"

Adotar os procedimentos de acordo com as normas vigentes quanto ao exame e à inspeção de veículos e respectivos documentos, à vistoria em veículos e expedição dos laudos respectivos, à análise de documentos de veículos para autorização de regravação ou modificação de chassis e motores, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 825,00

Cargo 85: Fiscal Agropecuário

 

Curso Técnico em Agropecuária ou Agrícola ou Ensino Médio Completo com curso profissionalizante na área agropecuária ou agrícola.

Executar atribuições relacionadas à fiscalização e ao controle da agropecuária, de acordo com a legislação. Executar ou auxiliar trabalhos de campo nas áreas de pesquisa, assistência e tecnologia aplicáveis à agropecuária, respeitados os regulamentos do serviço

R$ 1.000,00

Cargo 86: Fiscal Ambiental

Curso Técnico em: Saneamento Básico; Recursos Hídricos; Agrimensura; Agropecuária; Agrícola; Mineração; Saneamento Ambiental; Laboratório; Aqüicultura; Edificações, outros cursos técnicos na área do meio ambiente.

Ensino Médio Completo

Executar ou auxiliar a execução de atividades relacionadas à fiscalização e ao controle do risco de poluição dos recursos naturais renováveis, de acordo com as normas legais vigentes. Orientar os usuários de fontes potencialmente poluidoras quanto a medidas de prevenção cabíveis, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 1.000,00

Cargo 87: Fiscal das Relações de Consumo

 

Ensino Médio Completo

Fiscalizar os estabelecimentos industriais, comerciais e prestadores de serviço privado e público, no âmbito do Estado do Tocantins, visando ao fiel cumprimento da legislação de proteção e defesa do consumidor, efetuar diligências no atendimento de reclamações formuladas pelos consumidores, notadamente aquelas que necessitam verificação no local, com vistas à comprovação de possível prática infrativa; fiscalizar as empresas, coletar documentos, dados e informações para fins de instruir procedimentos administrativos, após a solicitação do Conciliador de Defesa do Consumidor ou outra autoridade do órgão; lavrar autos de infração, de apreensão, constatação e termo de depósito por infringência as normas previstas na legislação consumerista; proceder à notificação das empresas, com fulcro no § 4° do art. 55 da Lei Federal 8.078/90, solicitando a apresentação de documentos e/ou informações necessárias para apuração de práticas infrativas contra o consumidor, proceder a notificação dos estabelecimentos (art 42 do Decreto Federal 2.181/97), oportunizando-lhes prazos de dez dias para apresentação de defesa escrita, com relação ao processo administrativo instaurado; proceder a inutilização de produtos que sejam impróprios ao uso e consumo (art. 56, III, da Lei Federal 8.078/90); interditar estabelecimentos, por decisão da autoridade administrativa do órgão de defesa do consumidor (art. 56, X, da Lei Federal 8.078/90); requisitar auxílio policial nos casos de impedimento da aplicação do Decreto Federal 2.181/97; emitir relatórios sobre as atividades executadas; executar outras atividades inerentes à defesa do consumidor, respeitados os regulamentos de serviço.

R$ 1.000,00

Cargo 88: Fiscal de Trânsito

 

Ensino Médio Completo e Carteira Nacional de Habilitação Categoria "B"

Efetuar a fiscalização de trânsito, autuar e aplicar as medidas administrativas cabíveis pelas infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (excetuadas as relacionadas nos incisos VI e VIII do art. 24 deste Código, no exercício regular do Poder de Polícia de Trânsito). Desempenhar tarefas nas Circunscrições Regionais de Trânsito conforme determina o CTB, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 1.000,00

Cargo 89: Fiscal Metrológico

 

Ensino Médio Completo

Executar atribuições relacionadas à fiscalização e ao controle das normas legais do sistema de pesos e medidas. Executar ou auxiliar trabalhos de campo nas áreas de pesquisa, assistência e tecnologia aplicáveis à área da metrologia, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 1.000,00

Cargo 90: Fotógrafo

 

Curso Técnico em Fotografia ou Ensino Médio Completo com curso profissionalizante na área de fotografia.

Executar ou auxiliar a execução de tarefas e trabalhos relacionados com as atividades na área de fotografia, incluídas as atividades de montagem, revelação fotográfica, além de trabalhos de câmara escura, entre outras, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 825,00

Cargo 91: Guarda de Parque

 

Ensino Médio Completo

Monitoramento e controle ambiental, orientação e educação ambiental nas unidades de conservação e seu entorno objeto de trabalho, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 713,00

Cargo 92: Técnico Agrícola

 

Curso Técnico Agrícola ou Ensino Médio Completo com curso profissionalizante na área agrícola.

Executar ou apoiar a execução de atividades relacionadas com pesquisas e projetos de campo nas áreas de assistência e de tecnologia aplicáveis à prática de plantio, manejo de máquinas, uso de defensivo e similares e a comercialização, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 1.000,00

Cargo 93: Técnico Agropecuário

 

Curso Técnico Agropecuário ou Ensino Médio Completo com curso profissionalizante na área agropecuária.

Executar ou apoiar tarefas relacionadas com pesquisas e trabalhos de campo nas áreas de assistência, tecnologia e educação relacionadas à eficiência e produtividade na área da agropecuária, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 1.000,00

Cargo 94: Técnico Eletricista

 

Curso Técnico Eletricista ou Ensino Médio Completo com curso profissionalizante na área eletricista.

Planejar e elaborar estudos e projetos elétricos, participar do desenvolvimento de processos que operam sistemas elétricos e realizar a manutenção dos serviços, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 825,00

Cargo 95: Técnico em Agrimensura

 

Curso Técnico em Agrimensura ou Ensino Médio Completo com curso profissionalizante na área de agrimensura.

Desenvolver trabalhos técnicos de levantamentos topográficos de demarcação de áreas urbanas e rurais, cálculos topográficos, desenhos de plantas, cartas, memórias descritivas e outras atividades semelhantes, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 825,00

Cargo 96: Técnico em Contabilidade

 

Curso Técnico em Contabilidade ou Ensino Médio Completo com curso profissionalizante em Contabilidade

Elaborar e corrigir balanços, saldos, demonstrativos e relatórios, e manter o controle contábil, emitindo pareceres, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 825,00

Cargo 97: Técnico em Defesa do Consumidor

 

Nível Médio Completo

Receber os consumidores, efetuar o processamento das reclamações consumeristas, registrando-as no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor - SINDEC; proceder à alimentação do sistema com registro de todos atos praticados no curso do processo administrativo; expedir notificações, termos de arquivamento, certidões e demais documentos necessários ao regular andamento do processo administrativo; prestar informações e orientações aos consumidores; executar outras atividades inerentes à defesa do consumidor, repeitados os regulamentos do serviço.

R$ 825,00

Cargo 98: Técnico em Edificações

 

Curso Técnico em Edificações ou Ensino Médio Completo com curso profissionalizante na área de edificações.

Executar, preparar e acompanhar estudos, projetos e obras relativos à construção, reparação e conservação de edifícios e outras obras de engenharia civil, utilizando procedimentos de caráter técnico, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 825,00

Cargo 99:Técnico em Eletrônica

 

Curso Técnico em Eletrônica ou Ensino Médio Completo com curso profissionalizante na área de eletrônica.

Desenvolver estudos e pesquisas relacionados à manutenção corretiva, preventiva e preditiva dos dispositivos de circuito eletrônico,promover mudanças no processo de produção e automação, treinar, acompanhar e avaliar usuários, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 825,00

Cargo 100:Técnico em Extensão Rural

Habilitação em Técnica Agrícola

Curso Técnico Agrícola e Carteira Nacional de Habilitação categoria "B".

Prestar assistência técnica e extensão rural aos produtores rurais, em especial àqueles que praticam a agricultura familiar, em conformidade com a regulamentação do exercício profissional; participar da elaboração e execução dos programas de extensão rural nos municípios atendidos pelo Estado; elaborar e acompanhar a implantação de projetos de crédito rural dentro dos limites estabelecidos pela legislação; realizar treinamento visando a capacitação dos agricultores familiares; realizar estudos de realidade e diagnóstico das comunidades a serem trabalhadas; executar atividades de educação ambiental e realizar outras atividades correlatas.

R$ 1.000,00

Cargo 101:Técnico em Extensão Rural

Habilitação em Técnica Agropecuária

Curso Técnico em Agropecuária e Carteira Nacional de Habilitação categoria "B".

Cargo 102: Técnico em Informática

 

Curso Técnico em Programação de Microcomputador ou Ensino Médio Completo com técnico em informática

Executar ou auxiliar a execução de tarefas e trabalhos relacionados com as atividades na área de informática, incluindo atividades de desenvolvimento de projetos e programas básicos de computador, instalação, configuração, operação e manutenção de microcomputadores, redes de computadores e planejamento de hipertextos, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 825,00

Cargo 103: Técnico em Operações de Suporte e Desenvolvimento

 

Ensino Médio Completo ou Curso Técnico de acordo com a área de interesse da Administração Pública, abrangendo: comunicação social, turismo, planejamento de hipertextos, suporte a informática, estatística, biblioteca e de infra-estrutura em geral.

Executar atividades de suporte e desenvolvimento das áreas de programas socioculturais e de turismo, de tecnologias e de infra-estrutura em geral. Atua, ainda, na área de suporte aos programas específicos da área de desenvolvimento social, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 825,00

Cargo 104: Técnico em Saneamento Ambiental

 

Curso Técnico em Saneamento Ambiental ou Ensino Médio Completo com curso profissionalizante na área de saneamento ambiental.

Executar atividades de suporte ao planejamento, acompanhamento e controle de projetos na área de saneamento ambiental, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 825,00

Cargo 105: Técnico em Segurança do Trabalho

 

Curso Técnico em Segurança do Trabalho ou Ensino Médio Completo com curso profissionalizante na área de segurança do trabalho.

Planejar, coordenar e executar ações de segurança e higiene no trabalho. Implantar medidas de prevenção da área. Supervisionar os ambientes de trabalho e treinar usuários do serviço, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 825,00

Cargos de Nível Fundamental - Quadro Geral

CARGO

PERFIL

REQUISITOS

ATRIBUIÇÕES GENÉRICAS

REMUNERAÇÃO

Cargo 106: Auxiliar Administrativo

 

Ensino Fundamental Completo

Auxiliar a execução de tarefas e trabalhos de baixa complexidade, no órgão de lotação, respeitados os regulamentos do serviço

R$ 473,00

Cargo 107: Motorista

Categoria B

Ensino Fundamental Completo e Carteira Nacional de Habilitação Categoria "B"

Dirigir veículo, realizara manutenção, auxiliarem carga e descarga, além de informar ao superior qualquer ocorrência com o veículo, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 587,00

Cargo 108: Motorista

Categoria C

Ensino Fundamental Completo e Carteira Nacional de Habilitação Categoria "C"

Cargo 109: Motorista

Categoria D

Ensino Fundamental Completo e Carteira Nacional de Habilitação Categoria "D"

Cargo 110: Motorista

Categoria E

Ensino Fundamental Completo e Carteira Nacional de Habilitação Categoria "E"

Cargo 111: Motorista

Categoria AB

Ensino Fundamental Completo e Carteira Nacional de Habilitação Categoria "AB"

Cargo 112: Motorista

Categoria AC

Ensino Fundamental Completo e Carteira Nacional de Habilitação Categoria "AC"

Cargo 113: Motorista

Categoria AD

Ensino Fundamental Completo e Carteira Nacional de Habilitação Categoria "AD"

Cargo 114: Operador de Máquinas

 

Ensino Fundamental Completo e Carteira Nacional de Habilitação Categoria "D"

Operar todo tipo de máquinas, incluindo agrícolas, realizar pequenos reparos, quando necessário, e zelar pela sua limpeza e manutenção, respeitados os regulamentos do serviço

R$ 587,00

Cargo 115: Operador de Máquinas

Escavadeira Hidráulica

Cargo 116: Operador de Máquinas

Motoniveladora Patrol

Cargo 117: Operador de Máquinas

Pá Mecânica

Cargo 118: Operador de Máquinas

Retroescavadeira

Cargo 119: Operador de Máquinas

Rolo Compactador

Cargo 120: Operador de Máquinas

Trator de Esteira

Cargo 121: Operador de Máquinas

Trator de Pneus (Roçadeira)

Cargo 122: Operador de Navegação Fluvial

 

Ensino Fundamental Completo e Habilitação para Navegação, Categoria ARRAIS.

Conduzir, controlar e coordenar os comandos da embarcação, zelar pelo bom funcionamento, economia, limpeza e conservação da embarcação e maquinário e efetuar reparos de emergência, respeitados os regulamentos do serviço.

R$ 587,00

ANEXO II - EDITAL N.° 001/QUADRO GERAL / 2008, DE 22 DE OUTUBRO DE 2008.

Distribuição dos cargos e vagas por município

MUNICÍPIO CARGO

PERFIL

QTDE

ABREULÂNDIA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

AGUIARNÓPOLIS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

3

OPERADOR DE NAVEGAÇÃO FLUVIAL

 

1

ALIANÇA DO TOCANTINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

3

EXAMINADOR VEICULAR

 

2

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

FISCAL DE TRANSITO

 

2

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

ALMAS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

8

EXTENSIONISTA RURAL

ASSISTENTE SOCIAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

ALVORADA

ADMINISTRADOR

 

2

ANALISTA TÉCNICO ADMINISTRATIVO

ANALISTA TÉCNICO ADMINISTRATIVO

2

ANALISTA TÉCNICO JURÍDICO

 

1

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

9

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

5

EXAMINADOR VEICULAR

 

2

EXTENSIONISTA RURAL

ASSISTENTE SOCIAL

1

FISCAL DE TRANSITO

 

2

MOTORISTA

CATEGORIA B

3

PEDAGOGO

 

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

 

1

ANANÁS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

7

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AMBIENTAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

MEDICO VETERINÁRIO

1

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

2

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

ANGICO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

1

EXTENSIONISTA RURAL

MEDICO VETERINÁRIO

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

APARECIDA DO RIO NEGRO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

3

ARAGOMINAS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

8

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

ARAGUACEMA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

8

EXTENSIONISTA RURAL

ASSISTENTE SOCIAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AMBIENTAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

ZOOTECNISTA

1

FISCAL AMBIENTAL

 

5

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AGRONÔMICA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AMBIENTAL

1

PEDAGOGO

 

1

TÉCNICO ELETRICISTA

 

1

ARAGUAÇU

ANALISTA TÉCNICO ADMINISTRATIVO

ANALISTA TÉCNICO ADMINISTRATIVO

1

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

11

EXAMINADOR VEICULAR

 

2

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

3

FISCAL DE TRANSITO

 

2

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

2

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

ARAGUAÍNA

ADMINISTRADOR

 

7

ALMOXARIFE

 

2

ANALISTA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

 

2

ANALISTA TÉCNICO ADMINISTRATIVO

ANALISTA TÉCNICO ADMINISTRATIVO

6

ANALISTA TÉCNICO JURÍDICO

 

6

ANALISTA VEICULAR

 

1

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

70

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

13

BIBLIOTECONOMISTA

 

2

CONCILIADOR DE DEFESA DO CONSUMIDOR

 

3

CONTADOR

 

2

ECONOMISTA

 

2

ENGENHEIRO CIVIL

 

1

EXAMINADOR VEICULAR

 

7

EXTENSIONISTA RURAL

ECONOMISTA DOMESTICO

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÍCOLA

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AMBIENTAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO DE ALIMENTOS

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO DE PESCA

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO FLORESTAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

ZOOTECNISTA

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

8

FISCAL AMBIENTAL

 

7

FISCAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO

 

4

FISCAL DE TRANSITO

 

18

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

4

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

 

4

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

BIOLOGIA

2

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AGRÍCOLA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AGRONÔMICA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AMBIENTAL

1

INSPETOR DE SERVIÇOS FISCAIS

 

2

MEDICO DO TRABALHO

 

1

MOTORISTA

CATEGORIA B

14

MOTORISTA

CATEGORIA C

1

MOTORISTA

CATEGORIA D

19

MOTORISTA

CATEGORIA E

3

OPERADOR DE MAQUINAS

ESCAVADEIRA HIDRÁULICA

2

OPERADOR DE MAQUINAS

PA MECÂNICA

2

OPERADOR DE MAQUINAS

RETROESCAVADEIRA

1

OPERADOR DE MAQUINAS

ROLO COMPACTADOR

1

OPERADOR DE MAQUINAS

TRATOR DE ESTEIRA

4

OPERADOR DE MAQUINAS

TRATOR DE PNEUS (ROÇADEIRA)

3

PEDAGOGO

 

4

TÉCNICO ELETRICISTA

 

3

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

 

1

TÉCNICO EM DEFESA DO CONSUMIDOR

 

14

TÉCNICO EM ELETRÔNICA

 

3

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

 

10

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

 

4

ARAGUANA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

5

EXTENSIONISTA RURAL

ZOOTECNISTA

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

 

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

ARAGUATINS

ADMINISTRADOR

 

1

ANALISTA TÉCNICO JURÍDICO

 

3

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

31

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

5

CONCILIADOR DE DEFESA DO CONSUMIDOR

 

1

EXAMINADOR VEICULAR

 

2

EXTENSIONISTA RURAL

ECONOMISTA DOMESTICO

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AMBIENTAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO DE ALIMENTOS

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO DE PESCA

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO FLORESTAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

MEDICO VETERINÁRIO

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

11

FISCAL AMBIENTAL

 

5

FISCAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO

 

3

FISCAL DE TRANSITO

 

4

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

3

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

BIOLOGIA

2

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AGRÍCOLA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AGRONÔMICA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AMBIENTAL

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA FLORESTAL

1

MOTORISTA

CATEGORIA B

4

MOTORISTA

CATEGORIA C

1

MOTORISTA

CATEGORIA D

3

OPERADOR DE NAVEGAÇÃO FLUVIAL

 

1

PEDAGOGO

 

1

TÉCNICO EM DEFESA DO CONSUMIDOR

 

5

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGRÍCOLA

1

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

 

3

ARAPOEMA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

8

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

2

FISCAL AMBIENTAL

 

5

PEDAGOGO

 

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

ARRAIAS

ANALISTA TÉCNICO JURÍDICO

 

2

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

24

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

4

EXAMINADOR VEICULAR

 

2

EXTENSIONISTA RURAL

ASSISTENTE SOCIAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

EXTENSIONISTA RURAL

PEDAGOGO

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

FISCAL AMBIENTAL

 

5

FISCAL DE TRANSITO

 

4

HISTORIADOR

 

1

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

BIOLOGIA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AGRONÔMICA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AMBIENTAL

1

MOTORISTA

CATEGORIA AB

1

MOTORISTA

CATEGORIA B

5

MOTORISTA

CATEGORIA D

1

PEDAGOGO

 

2

TÉCNICO ELETRICISTA

 

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

AUGUSTINÓPOLIS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

12

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

1

EXAMINADOR VEICULAR

 

2

EXTENSIONISTA RURAL

ECONOMISTA DOMESTICO

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

FISCAL DE TRANSITO

 

4

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

2

MEDICO DO TRABALHO

 

1

MOTORISTA

CATEGORIA D

2

PEDAGOGO

 

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGRÍCOLA

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

 

2

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

 

1

AURORA DO TOCANTINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

EXTENSIONISTA RURAL

ZOOTECNISTA

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGRÍCOLA

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

AXIXA DO TOCANTINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

8

EXTENSIONISTA RURAL

ASSISTENTE SOCIAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AMBIENTAL

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

BABAÇULÂNDIA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

3

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

EXTENSIONISTA RURAL

ZOOTECNISTA

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

BANDEIRANTES DOTO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

3

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

2

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

BARRA DO OURO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

5

BARROLÂNDIA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

6

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

BERNARDO SAYÃO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

7

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

1

EXTENSIONISTA RURAL

ASSISTENTE SOCIAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

2

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

BOM JESUS DO TOCANTINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

6

BRASILÂNDIA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

3

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

1

BRASÍLIA

ADMINISTRADOR

 

4

ANALISTA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

 

1

ANALISTA TÉCNICO ADMINISTRATIVO

ANALISTA TÉCNICO ADMINISTRATIVO

5

ANALISTA TÉCNICO JURÍDICO

 

2

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

6

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

4

CONTADOR

 

1

ECONOMISTA

 

2

FOTOGRAFO

 

1

MOTORISTA

CATEGORIA B

3

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

 

2

BREJINHO DE NAZARÉ

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

2

EXTENSIONISTA RURAL

ECONOMISTA DOMESTICO

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

EXTENSIONISTA RURAL

ZOOTECNISTA

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

BURITI DO TOCANTINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

1

EXTENSIONISTA RURAL

ZOOTECNISTA

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

5

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

2

CACHOEIRINHA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

CAMPOS LINDOS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

CARIRI DO TOCANTINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

5

CARMOLÂNDIA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

CARRASCO BONITO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

3

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

CASEARA

ADMINISTRADOR

 

1

ANALISTA EM DESENVOLVIMENTO SOCIAL

 

1

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

6

ENGENHEIRO DE ALIMENTOS

 

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

EXTENSIONISTA RURAL

MEDICO VETERINÁRIO

1

GUARDA DE PARQUE

 

9

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

 

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

BIOLOGIA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AMBIENTAL

2

OPERADOR DE NAVEGAÇÃO FLUVIAL

 

4

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

 

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGRÍCOLA

1

CENTENÁRIO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

6

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGRÍCOLA

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

CHAPADA DA NATIVIDADE

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

6

CHAPADA DE AREIA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

2

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

COLINAS DO TOCANTINS

ADMINISTRADOR

 

1

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

37

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

7

CONCILIADOR DE DEFESA DO CONSUMIDOR

 

1

EXAMINADOR VEICULAR

 

5

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

4

FISCAL AMBIENTAL

 

5

FISCAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO

 

3

FISCAL DE TRANSITO

 

6

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

3

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

BIOLOGIA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AGRONÔMICA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AMBIENTAL

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

GEOGRAFIA

1

INSPETOR DE SERVIÇOS FISCAIS

 

1

MOTORISTA

CATEGORIA B

5

MOTORISTA

CATEGORIA C

1

MOTORISTA

CATEGORIA D

1

PEDAGOGO

 

1

TÉCNICO EM DEFESA DO CONSUMIDOR

 

5

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

 

1

COLMÉIA

ANALISTA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

 

1

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

8

EXAMINADOR VEICULAR

 

2

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AMBIENTAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

MEDICO VETERINÁRIO

1

EXTENSIONISTA RURAL

PEDAGOGO

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

5

FISCAL DE TRANSITO

 

7

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

2

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

 

1

COMBINADO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

6

EXAMINADOR VEICULAR

 

2

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

FISCAL DE TRANSITO

 

4

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

2

CONCEIÇÃO DO TOCANTINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

6

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

EXTENSIONISTA RURAL

MEDICO VETERINÁRIO

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

COUTO MAGALHÃES

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

9

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

2

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

EXTENSIONISTA RURAL

MEDICO VETERINÁRIO

1

OPERADOR DE NAVEGAÇÃO FLUVIAL

 

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

CRISTALÂNDIA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

9

EXAMINADOR VEICULAR

 

2

EXTENSIONISTA RURAL

ASSISTENTE SOCIAL

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

2

FISCAL DE TRANSITO

 

4

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

2

CRIXÁS DO TOCANTINS

 

 

 

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

3

DARCINÓPOLIS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

EXTENSIONISTA RURAL

ZOOTECNISTA

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

DIANÓPOLIS

ALMOXARIFE

 

2

ANALISTA TÉCNICO JURÍDICO

 

3

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

30

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

6

CONCILIADOR DE DEFESA DO CONSUMIDOR

 

1

ENGENHEIRO CIVIL

 

1

ENGENHEIRO MECÂNICO

 

1

EXAMINADOR VEICULAR

 

2

EXTENSIONISTA RURAL

ASSISTENTE SOCIAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

FISCAL AMBIENTAL

 

5

FISCAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO

 

3

FISCAL DE TRANSITO

 

6

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

BIOLOGIA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AGRÍCOLA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AGRONÔMICA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AMBIENTAL

1

MOTORISTA

CATEGORIA B

4

MOTORISTA

CATEGORIA D

15

MOTORISTA

CATEGORIA E

2

OPERADOR DE MAQUINAS

 

1

OPERADOR DE MAQUINAS

MOTONIVELARORA PATROL

8

OPERADOR DE MAQUINAS

ROLO COMPACTADOR

1

OPERADOR DE MAQUINAS

TRATOR DE ESTEIRA

3

OPERADOR DE MAQUINAS

TRATOR DE PNEUS (ROÇADEIRA)

3

PEDAGOGO

 

1

TÉCNICO ELETRICISTA

 

1

TÉCNICO EM DEFESA DO CONSUMIDOR

 

5

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGRÍCOLA

1

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

 

2

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

 

2

DIVINÓPOLIS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

6

EXTENSIONISTA RURAL

ASSISTENTE SOCIAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

DOIS IRMÃOS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

6

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

3

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

DUERE

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

5

EXTENSIONISTA RURAL

MEDICO VETERINÁRIO

1

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

ESPERANTINA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

8

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

1

EXTENSIONISTA RURAL

ASSISTENTE SOCIAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AMBIENTAL

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGRÍCOLA

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

FÁTIMA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

8

EXTENSIONISTA RURAL

ZOOTECNISTA

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGRÍCOLA

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

FIGUEIRÓPOLIS

ANALISTA TÉCNICO ADMINISTRATIVO

ANALISTA TÉCNICO ADMINISTRATIVO

1

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

5

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

1

EXTENSIONISTA RURAL

ASSISTENTE SOCIAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

EXTENSIONISTA RURAL

ZOOTECNISTA

1

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

FILADÉLFIA

ADMINISTRADOR

 

1

ANALISTA EM DESENVOLVIMENTO SOCIAL

 

1

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

7

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

EXTENSIONISTA RURAL

ZOOTECNISTA

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

3

FISCAL DE TRANSITO

 

3

GUARDA DE PARQUE

 

5

HISTORIADOR

 

1

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

 

2

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

BIOLOGIA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AMBIENTAL

1

OPERADOR DE NAVEGAÇÃO FLUVIAL

 

1

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

 

1

FORMOSO DO ARAGUAIA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

15

EXAMINADOR VEICULAR

 

2

EXTENSIONISTA RURAL

ASSISTENTE SOCIAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AMBIENTAL

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

2

FISCAL AMBIENTAL

 

5

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

3

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

BIOLOGIA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AGRÍCOLA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AMBIENTAL

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

GEOGRAFIA

1

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

 

1

FORTALEZA DO TABOCÃO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

6

EXTENSIONISTA RURAL

ZOOTECNISTA

1

GOIANORTE

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

GOIATINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

7

EXTENSIONISTA RURAL

ASSISTENTE SOCIAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

MEDICO VETERINÁRIO

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

2

FISCAL AMBIENTAL

 

5

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

2

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

BIOLOGIA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AMBIENTAL

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

GEOGRAFIA

1

PEDAGOGO

 

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

GUARAÍ

ALMOXARIFE

 

2

ANALISTA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

 

2

ANALISTA TÉCNICO JURÍDICO

 

2

ANALISTA VEICULAR

 

1

ARQUITETO

 

1

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

31

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

6

CONCILIADOR DE DEFESA DO CONSUMIDOR

 

1

ENGENHEIRO AMBIENTAL

 

1

ENGENHEIRO CIVIL

 

2

ENGENHEIRO MECÂNICO

 

1

EXAMINADOR VEICULAR

 

7

EXTENSIONISTA RURAL

ASSISTENTE SOCIAL

1

FISCAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO

 

3

FISCAL DE TRANSITO

 

6

INSPETOR DE SERVIÇOS FISCAIS

 

1

MOTORISTA

CATEGORIA B

4

MOTORISTA

CATEGORIA C

5

MOTORISTA

CATEGORIA D

11

MOTORISTA

CATEGORIA E

1

OPERADOR DE MAQUINAS

MOTONIVELARORA PATROL

9

OPERADOR DE MAQUINAS

PA MECÂNICA

1

OPERADOR DE MAQUINAS

RETROESCAVADEIRA

3

OPERADOR DE MAQUINAS

TRATOR DE ESTEIRA

6

OPERADOR DE MAQUINAS

TRATOR DE PNEUS (ROÇADEIRA)

2

PEDAGOGO

 

2

TÉCNICO EM DEFESA DO CONSUMIDOR

 

5

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

 

4

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

 

2

GURUPI

ADMINISTRADOR

 

3

ALMOXARIFE

 

2

ANALISTA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

 

2

ANALISTA TÉCNICO JURÍDICO

 

3

ANALISTA VEICULAR

 

1

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

58

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

9

CONCILIADOR DE DEFESA DO CONSUMIDOR

 

4

ENGENHEIRO MECÂNICO

 

1

EXAMINADOR VEICULAR

 

7

EXTENSIONISTA RURAL

ECONOMISTA DOMESTICO

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÍCOLA

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AMBIENTAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO DE ALIMENTOS

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO DE PESCA

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO FLORESTAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

ZOOTECNISTA

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

2

FISCAL AMBIENTAL

 

5

FISCAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO

 

4

FISCAL DE TRANSITO

 

13

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

3

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

 

2

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

BIOLOGIA

2

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AGRÍCOLA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AGRONÔMICA

4

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AMBIENTAL

1

INSPETOR DE SERVIÇOS FISCAIS

 

2

MOTORISTA

CATEGORIA B

3

MOTORISTA

CATEGORIA D

18

OPERADOR DE MAQUINAS

ESCAVADEIRA HIDRÁULICA

3

OPERADOR DE MAQUINAS

PA MECÂNICA

2

OPERADOR DE MAQUINAS

RETROESCAVADEIRA

5

OPERADOR DE MAQUINAS

TRATOR DE ESTEIRA

7

OPERADOR DE MAQUINAS

TRATOR DE PNEUS (ROÇADEIRA)

3

PEDAGOGO

 

2

TÉCNICO ELETRICISTA

 

2

TÉCNICO EM DEFESA DO CONSUMIDOR

 

14

TÉCNICO EM ELETRÔNICA

 

2

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

 

4

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

 

2

IPUEIRAS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

3

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

ITACAJÁ

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

6

EXAMINADOR VEICULAR

 

2

EXTENSIONISTA RURAL

ZOOTECNISTA

1

FISCAL DE TRANSITO

 

4

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

ITAGUATINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

2

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

1

EXTENSIONISTA RURAL

ASSISTENTE SOCIAL

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

ITAPIRATINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

5

ITAPORA DO TOCANTINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

2

JAÚ DO TOCANTINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

8

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGRÍCOLA

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

JUARINA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

1

LAGOA DA CONFUSÃO

ADMINISTRADOR

 

1

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

9

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

2

FISCAL AMBIENTAL

 

5

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

BIOLOGIA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AGRÍCOLA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AGRONÔMICA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AMBIENTAL

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

GEOGRAFIA

1

PEDAGOGO

 

1

LAGOA DO TOCANTINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

5

LAJEADO

ADMINISTRADOR

 

1

ANALISTA EM DESENVOLVIMENTO SOCIAL

 

1

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

6

GUARDA DE PARQUE

 

5

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

 

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

BIOLOGIA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AMBIENTAL

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA FLORESTAL

1

TÉCNICO EM CONTABILIDADE 1

LAVANDEIRA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

5

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

1

LIZARDA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

EXTENSIONISTA RURAL

MEDICO VETERINÁRIO

1

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

2

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGRÍCOLA

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

LUZINÓPOLIS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

5

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

EXTENSIONISTA RURAL

MEDICO VETERINÁRIO

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

MARIANÓPOLIS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

5

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

MATEIROS

ADMINISTRADOR

 

1

ANALISTA EM DESENVOLVIMENTO SOCIAL

 

1

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

7

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

GUARDA DE PARQUE

 

7

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

 

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

BIOLOGIA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AMBIENTAL

1

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

 

1

MAURILÂNDIA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

2

MIRACEMA DO TOCANTINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

17

CONCILIADOR DE DEFESA DO CONSUMIDOR

 

1

EXAMINADOR VEICULAR

 

2

EXTENSIONISTA RURAL

ECONOMISTA DOMESTICO

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AMBIENTAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO DE ALIMENTOS

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO DE PESCA

1

EXTENSIONISTA RURAL

ZOOTECNISTA

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

3

FISCAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO

 

3

FISCAL DE TRANSITO

 

4

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

2

MOTORISTA

CATEGORIA AB

1

MOTORISTA

CATEGORIA B

3

TÉCNICO EM DEFESA DO CONSUMIDOR

 

5

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

 

3

MIRANORTE

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

5

EXAMINADOR VEICULAR

 

2

EXTENSIONISTA RURAL

ASSISTENTE SOCIAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

FISCAL DE TRANSITO

 

4

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

MONTE DO CARMO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

5

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

MONTE SANTO DO TOCANTINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

2

MURICILÂNDIA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

5

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

2

NATIVIDADE

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

8

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

1

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

 

6

EXAMINADOR VEICULAR

 

2

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

EXTENSIONISTA RURAL

ZOOTECNISTA

1

FISCAL DE TRANSITO

 

2

MOTORISTA

CATEGORIA B

1

PEDAGOGO

 

2

TÉCNICO AGROPECUÁRIO

 

3

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

 

1

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

 

2

NAZARÉ

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

EXTENSIONISTA RURAL

ZOOTECNISTA

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

2

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

NOVA OLINDA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

8

EXTENSIONISTA RURAL

ASSISTENTE SOCIAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AMBIENTAL

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

NOVA ROSALÂNDIA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

NOVO ACORDO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

EXTENSIONISTA RURAL

ASSISTENTE SOCIAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

EXTENSIONISTA RURAL

MEDICO VETERINÁRIO

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

2

OPERADOR DE NAVEGAÇÃO FLUVIAL

 

1

NOVO ALEGRE

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

6

NOVO JARDIM

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

2

OLIVEIRA DE FÁTIMA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

PALMAS

ADMINISTRADOR

 

158

ALMOXARIFE

 

18

ANALISTA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

 

5

ANALISTA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

6

ANALISTA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

RELAÇÕES PUBLICAS

2

ANALISTA DE SUPORTE TÉCNICO

 

23

ANALISTA EM DESENVOLVIMENTO SOCIAL

 

45

ANALISTA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

 

107

ANALISTA EM TURISMO

 

9

ANALISTA TÉCNICO ADMINISTRATIVO

ANALISTA TÉCNICO ADMINISTRATIVO

75

ANALISTA TÉCNICO ADMINISTRATIVO

HABILITAÇÃO EM FILOSOFIA

1

ANALISTA TÉCNICO ADMINISTRATIVO

HABILITAÇÃO EM LETRAS

1

ANALISTA TÉCNICO ADMINISTRATIVO

REDATOR

4

ANALISTA TÉCNICO JURÍDICO

 

145

ANALISTA VEICULAR

 

2

ANTROPÓLOGO

 

1

ARQUITETO

 

25

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

1213

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

181

BIBLIOTECONOMISTA

 

7

BIÓLOGO

 

12

CENOTECNICO

 

1

CONCILIADOR DE DEFESA DO CONSUMIDOR

 

3

CONTADOR

 

83

DESENHISTA

 

2

ECONOMISTA

 

42

ENFERMEIRO DO TRABALHO

 

4

ENGENHEIRO AGRÍCOLA

 

4

ENGENHEIRO AGRIMENSOR

 

3

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

 

14

ENGENHEIRO AMBIENTAL

 

21

ENGENHEIRO CARTÓGRAFO

 

1

ENGENHEIRO CIVIL

 

77

ENGENHEIRO CIVIL

ESPECIALIZADO EM ENGENHARIA RODOVIÁRIA

2

ENGENHEIRO DE ALIMENTOS

 

5

ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

 

1

ENGENHEIRO ELETRICISTA

 

11

ENGENHEIRO FLORESTAL

 

3

ENGENHEIRO MECÂNICO

 

7

ENGENHEIRO QUÍMICO

 

1

ENGENHEIRO SANITARISTA

 

1

ESTATÍSTICO

 

12

EXAMINADOR VEICULAR

 

8

EXTENSIONISTA RURAL

BIÓLOGO

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÍCOLA

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRONÔMICA

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AMBIENTAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO DE ALIMENTOS

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO DE PESCA

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO FLORESTAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

GEÓGRAFO

1

EXTENSIONISTA RURAL

MEDICO VETERINÁRIO

1

EXTENSIONISTA RURAL

NUTRICIONISTA

1

EXTENSIONISTA RURAL

PEDAGOGO

1

EXTENSIONISTA RURAL

ZOOTECNISTA

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

8

FISCAL AMBIENTAL

 

12

FISCAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO

 

4

FISCAL DE TRANSITO

 

55

FISCAL METROLOGICO

 

7

FOTOGRAFO

 

7

GEÓGRAFO

 

7

GEÓLOGO

 

6

GERONTÓLOGO

 

1

GESTOR PÚBLICO

 

14

HISTORIADOR

 

3

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

3

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

 

11

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ANTROPOLOGIA/SOCIOLOGIA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

BIOLOGIA

7

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AGRÍCOLA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AGRONÔMICA

7

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AMBIENTAL

6

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA FLORESTAL

9

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA SANITÁRIA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

QUÍMICA INDUSTRIAL

2

INSPETOR DE SERVIÇOS FISCAIS

 

11

JORNALISTA

 

9

MEDICO DO TRABALHO

 

2

MEDICO VETERINÁRIO

 

1

MOTORISTA

CATEGORIA AB

21

MOTORISTA

CATEGORIA AC

2

MOTORISTA

CATEGORIA AD

2

MOTORISTA

CATEGORIA B

93

MOTORISTA

CATEGORIA C

26

MOTORISTA

CATEGORIA D

88

MOTORISTA

CATEGORIA E

2

MUSEOLOGO

 

1

OPERADOR DE MAQUINAS

 

3

PEDAGOGO

 

31

PEDAGOGO

ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA DE TRANSITO

8

PSICÓLOGO ORGANIZACIONAL

 

12

QUÍMICO

 

1

REPÓRTER FOTOGRÁFICO

 

12

SOCIÓLOGO

 

5

TÉCNICO AGRÍCOLA

 

7

TÉCNICO AGROPECUÁRIO

 

11

TÉCNICO ELETRICISTA

 

26

TÉCNICO EM AGRIMENSURA

 

6

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

 

20

TÉCNICO EM DEFESA DO CONSUMIDOR

 

22

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

 

1

TÉCNICO EM ELETRÔNICA

 

13

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

 

102

TÉCNICO EM OP DE SUP E DESENVOLVIMENTO

 

1

TÉCNICO EM SANEAMENTO AMBIENTAL

 

8

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

 

13

ZOOTECNISTA

 

1

PALMEIRANTE

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

6

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

EXTENSIONISTA RURAL

MEDICO VETERINÁRIO

1

PALMEIRAS DO TOCANTINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

3

PALMEIRÓPOLIS

ANALISTA TÉCNICO ADMINISTRATIVO

ANALISTA TÉCNICO ADMINISTRATIVO

1

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

2

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

1

EXAMINADOR VEICULAR

 

2

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

EXTENSIONISTA RURAL

MEDICO VETERINÁRIO

1

FISCAL DE TRANSITO

 

2

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

PARAÍSO DO TOCANTINS

ADMINISTRADOR

 

1

ALMOXARIFE

 

2

ANALISTA TÉCNICO JURÍDICO

 

2

ANALISTA VEICULAR

 

1

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

44

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

6

CONCILIADOR DE DEFESA DO CONSUMIDOR

 

1

ENGENHEIRO AMBIENTAL

 

1

EXAMINADOR VEICULAR

 

6

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO DE ALIMENTOS

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO DE PESCA

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO FLORESTAL

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

5

FISCAL AMBIENTAL

 

4

FISCAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO

 

3

FISCAL DE TRANSITO

 

6

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

3

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

BIOLOGIA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AGRONÔMICA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AMBIENTAL

2

INSPETOR DE SERVIÇOS FISCAIS

 

1

MOTORISTA

CATEGORIA B

4

MOTORISTA

CATEGORIA D

20

MOTORISTA

CATEGORIA E

4

OPERADOR DE MAQUINAS

ESCAVADEIRA HIDRÁULICA

3

OPERADOR DE MAQUINAS

MOTONIVELARORA PATROL

7

OPERADOR DE MAQUINAS

PÁ MECÂNICA

2

OPERADOR DE MAQUINAS

RETROESCAVADEIRA

4

OPERADOR DE MAQUINAS

TRATOR DE ESTEIRA

8

OPERADOR DE MAQUINAS

TRATOR DE PNEUS (ROÇADEIRA)

4

PEDAGOGO

 

1

TÉCNICO ELETRICISTA

 

1

TÉCNICO EM DEFESA DO CONSUMIDOR

 

5

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

 

3

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

 

1

PARANÁ

ADMINISTRADOR

 

1

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

7

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

FISCAL AMBIENTAL

 

5

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

BIOLOGIA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AGRONÔMICA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AMBIENTAL

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

GEOGRAFIA

1

MOTORISTA

CATEGORIA C

1

PEDAGOGO

 

1

PAU D'ARCO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

6

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

EXTENSIONISTA RURAL

ZOOTECNISTA

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

2

OPERADOR DE NAVEGAÇÃO FLUVIAL

 

1

PEDRO AFONSO

ANALISTA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

 

1

ANALISTA TÉCNICO ADMINISTRATIVO

ANALISTA TÉCNICO ADMINISTRATIVO

1

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

24

CONCILIADOR DE DEFESA DO CONSUMIDOR

 

1

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

 

4

EXAMINADOR VEICULAR

 

2

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

6

FISCAL AMBIENTAL

 

5

FISCAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO

 

3

FISCAL DE TRANSITO

 

6

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

2

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

BIOLOGIA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AGRÍCOLA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AGRONÔMICA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AMBIENTAL

1

MOTORISTA

CATEGORIA B

6

MOTORISTA

CATEGORIA D

1

PEDAGOGO

 

2

TÉCNICO AGROPECUÁRIO

 

3

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

 

1

TÉCNICO EM DEFESA DO CONSUMIDOR

 

5

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

 

4

PEIXE

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

7

EXTENSIONISTA RURAL

ASSISTENTE SOCIAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AMBIENTAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

MEDICO VETERINÁRIO

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGRÍCOLA

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

PEQUIZEIRO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

1

EXTENSIONISTA RURAL

ASSISTENTE SOCIAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

ZOOTECNISTA

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGRÍCOLA

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

PINDORAMA DO TOCANTINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

3

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

EXTENSIONISTA RURAL

MEDICO VETERINÁRIO

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

PIRAQUÊ

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

3

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

PIUM

ANALISTA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

 

1

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

5

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

EXTENSIONISTA RURAL

MEDICO VETERINÁRIO

1

EXTENSIONISTA RURAL

PEDAGOGO

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

2

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

2

PONTE ALTA DO BOM JESUS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

2

PONTE ALTA DO TOCANTINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

5

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

EXTENSIONISTA RURAL

MEDICO VETERINÁRIO

1

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGRÍCOLA

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

PORTO ALEGRE DO TOCANTINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

2

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGRÍCOLA

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

PORTO NACIONAL

ALMOXARIFE

 

1

ANALISTA TÉCNICO JURÍDICO

 

2

ANALISTA VEICULAR

 

1

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

32

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

6

CONCILIADOR DE DEFESA DO CONSUMIDOR

 

1

ENGENHEIRO CIVIL

 

1

ENGENHEIRO MECÂNICO

 

1

EXAMINADOR VEICULAR

 

6

EXTENSIONISTA RURAL

ECONOMISTA DOMESTICO

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÍCOLA

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AMBIENTAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO DE ALIMENTOS

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO DE PESCA

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO FLORESTAL

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

7

FISCAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO

 

3

FISCAL DE TRANSITO

 

6

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

3

INSPETOR DE SERVIÇOS FISCAIS

 

1

MEDICO DO TRABALHO

 

1

MOTORISTA

CATEGORIA B

6

MOTORISTA

CATEGORIA D

13

MOTORISTA

CATEGORIA E

7

OPERADOR DE MAQUINAS

 

8

OPERADOR DE MAQUINAS

ESCAVADEIRA HIDRÁULICA

2

OPERADOR DE MAQUINAS

MOTONIVELARORA PATROL

7

OPERADOR DE MAQUINAS

PA MECÂNICA

2

OPERADOR DE MAQUINAS

RETROESCAVADEIRA

4

OPERADOR DE MAQUINAS

TRATOR DE ESTEIRA

3

OPERADOR DE MAQUINAS

TRATOR DE PNEUS (ROÇADEIRA)

3

TÉCNICO ELETRICISTA

 

1

TÉCNICO EM DEFESA DO CONSUMIDOR

 

5

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

 

2

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

 

1

PRAIA NORTE

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

6

PRESIDENTE KENNEDY

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

PUGMIL

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

2

RECURSOLÂNDIA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

6

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

RIACHINHO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

2

RIO DA CONCEIÇÃO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

RIO DOS BOIS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

7

RIO SONO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

8

EXTENSIONISTA RURAL

ASSISTENTE SOCIAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

EXTENSIONISTA RURAL

MEDICO VETERINÁRIO

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

2

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

2

SAMPAIO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

SAN DOLÂNDIA

ANALISTA TÉCNICO ADMINISTRATIVO

ANALISTA TÉCNICO ADMINISTRATIVO

1

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

2

SANTA FÉ DO ARAGUAIA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

3

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AMBIENTAL

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

2

OPERADOR DE NAVEGAÇÃO FLUVIAL

 

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

SANTA MARIA DO TOCANTINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

5

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

SANTA RITA DO TOCANTINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

2

SANTA ROSA DO TOCANTINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

5

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

SANTA TEREZA DO TOCANTINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

SANTA TEREZINHA DO TOCANTINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

3

SÃO BENTO DO TOCANTINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

5

SÃO FÉLIX DO TOCANTINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

3

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

SÃO MIGUEL DO TOCANTINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

5

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

1

SÃO SALVADOR DO TOCANTINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

1

EXTENSIONISTA RURAL

ASSISTENTE SOCIAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

EXTENSIONISTA RURAL

ZOOTECNISTA

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGRÍCOLA

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

SÃO SEBASTIÃO DO TOCANTINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

3

SÃO VALÉRIO DA NATIVIDADE

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

SILVANÓPOLIS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

3

EXTENSIONISTA RURAL

ZOOTECNISTA

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

4

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

2

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

SÍTIO NOVO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

8

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

SUCUPIRA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

TAGUATINGA

ADMINISTRADOR

 

1

ANALISTA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

 

1

ANALISTA TÉCNICO ADMINISTRATIVO

ANALISTA TÉCNICO ADMINISTRATIVO

3

ANALISTA TÉCNICO JURÍDICO

 

1

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

15

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

2

EXAMINADOR VEICULAR

 

2

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AMBIENTAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO DE ALIMENTOS

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO DE PESCA

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO FLORESTAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

ZOOTECNISTA

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

3

FISCAL AMBIENTAL

 

5

FISCAL DE TRANSITO

 

2

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

BIOLOGIA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AGRONÔMICA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AMBIENTAL

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

GEOGRAFIA

1

MOTORISTA

CATEGORIA B

1

MOTORISTA

CATEGORIA C

1

PEDAGOGO

 

1

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

 

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

 

3

TAIPAS DO TOCANTINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

TALISMÃ

ADMINISTRADOR

 

2

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

43

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

1

MOTORISTA

CATEGORIA B

1

TOCANTÍNIA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

6

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

TOCANTINÓPOLIS

ADMINISTRADOR

 

1

ALMOXARIFE

 

1

ANALISTA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

 

1

ANALISTA TÉCNICO JURÍDICO

 

1

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

18

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

3

CONCILIADOR DE DEFESA DO CONSUMIDOR

 

1

ENGENHEIRO CIVIL

 

1

ENGENHEIRO MECÂNICO

 

1

EXAMINADOR VEICULAR

 

6

EXTENSIONISTA RURAL

ASSISTENTE SOCIAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AMBIENTAL

1

EXTENSIONISTA RURAL

ZOOTECNISTA

1

FISCAL AMBIENTAL

 

5

FISCAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO

 

3

FISCAL DE TRANSITO

 

6

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AGRÍCOLA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AGRONÔMICA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AMBIENTAL

2

INSPETOR DE SERVIÇOS FISCAIS

 

1

MOTORISTA

CATEGORIA B

11

MOTORISTA

CATEGORIA D

17

MOTORISTA

CATEGORIA E

1

OPERADOR DE MAQUINAS

ESCAVADEIRA HIDRÁULICA

1

OPERADOR DE MAQUINAS

MOTONIVELARORA PATROL

8

OPERADOR DE MAQUINAS

RETROESCAVADEIRA

2

OPERADOR DE MAQUINAS

TRATOR DE ESTEIRA

5

OPERADOR DE MAQUINAS

TRATOR DE PNEUS (ROÇADEIRA)

4

OPERADOR DE NAVEGAÇÃO FLUVIAL

 

1

PEDAGOGO

 

1

TÉCNICO EM DEFESA DO CONSUMIDOR

 

5

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

 

2

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

 

1

TUPIRAMA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

6

TÉCNICO ELETRICISTA

 

1

TUPIRATINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

1

WANDERLÂNDIA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

7

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

XAMBIOÁ

ADMINISTRADOR

 

1

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

8

EXAMINADOR VEICULAR

 

2

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

FISCAL AMBIENTAL

 

5

FISCAL DE TRANSITO

 

4

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

BIOLOGIA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AGRONÔMICA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AMBIENTAL

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

GEOGRAFIA

1

MOTORISTA

CATEGORIA B

1

MOTORISTA

CATEGORIA C

1

OPERADOR DE NAVEGAÇÃO FLUVIAL

 

1

PEDAGOGO

 

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

 

1

ANEXO III - EDITAL N.° 001/QUADRO GERAL/2008, DE 22 DE OUTUBRO DE 2008.

Distribuição dos cargos e vagas para portadores de deficiência por município

MUNICÍPIO CARGO

PERFIL QTDE

ALVORADA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

1

ANGICO

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGRÍCOLA

1

ARAGUAÇU

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

1

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

ARAGUAINA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

17

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

2

CONCILIADOR DE DEFESA DO CONSUMIDOR

 

1

EXAMINADOR VEICULAR

 

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AMBIENTAL

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

2

FISCAL AMBIENTAL

 

1

FISCAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO

 

1

FISCAL DE TRANSITO

 

2

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

MOTORISTA

CATEGORIA D

1

PEDAGOGO

 

1

TÉCNICO EM DEFESA DO CONSUMIDOR

 

1

ARAGUATINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

3

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

3

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

ARAPOEMA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

1

FISCAL AMBIENTAL

 

1

ARRAIAS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

2

AUGUSTINÓPOLIS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

1

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

CASEARA

GUARDA DE PARQUE

 

1

OPERADOR DE NAVEGAÇÃO FLUVIAL

 

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

COLINAS DO TOCANTINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

3

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

COLMEIA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

1

DIANÓPOLIS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

2

MOTORISTA

CATEGORIA D

1

TÉCNICO EM EXTENSÃO RURAL

HABILITAÇÃO EM TÉCNICA AGROPECUÁRIA

1

FORMOSO DO ARAGUAIA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

1

GUARAÍ

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

2

EXAMINADOR VEICULAR

 

1

OPERADOR DE MAQUINAS

MOTONIVELARORA PATROL

2

GURUPI

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

11

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

1

EXAMINADOR VEICULAR

 

1

FISCAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO

 

1

FISCAL DE TRANSITO

 

2

MOTORISTA

CATEGORIA D

1

OPERADOR DE MAQUINAS

TRATOR DE ESTEIRA

1

OPERADOR DE MAQUINAS

TRATOR DE PNEUS (ROÇADEIRA)

1

TÉCNICO EM DEFESA DO CONSUMIDOR

 

1

MATEIROS

GUARDA DE PARQUE

 

1

MIRACEMA DO TOCANTINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

1

NATIVIDADE

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

1

NOVA OLINDA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

1

PALMAS

ADMINISTRADOR

 

10

ALMOXARIFE

 

2

ANALISTA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

1

ANALISTA DE SUPORTE TÉCNICO

 

2

ANALISTA EM DESENVOLVIMENTO SOCIAL

 

3

ANALISTA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

 

7

ANALISTA EM TURISMO

 

1

ANALISTA TÉCNICO ADMINISTRATIVO

ANALISTA TÉCNICO ADMINISTRATIVO

6

ANALISTA TÉCNICO JURÍDICO

 

10

ANALISTA VEICULAR

 

1

ANTROPÓLOGO

 

1

ARQUITETO

 

2

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

54

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

12

BIBLIOTECONOMISTA

 

1

BIÓLOGO

 

1

CONCILIADOR DE DEFESA DO CONSUMIDOR

 

1

CONTADOR

 

5

DESENHISTA

 

1

ECONOMISTA

 

3

ENFERMEIRO DO TRABALHO

 

1

ENGENHEIRO AGRÍCOLA

 

1

ENGENHEIRO AGRIMENSOR

 

1

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

 

2

ENGENHEIRO AMBIENTAL

 

2

ENGENHEIRO CIVIL

 

5

ENGENHEIRO DE ALIMENTOS

 

1

ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

 

1

ENGENHEIRO ELETRICISTA

 

1

ENGENHEIRO FLORESTAL

 

1

ENGENHEIRO MECÂNICO

 

1

ENGENHEIRO SANITARISTA

 

1

ESTATÍSTICO

 

1

EXAMINADOR VEICULAR

 

2

EXTENSIONISTA RURAL

ECONOMISTA DOMÉSTICO

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÍCOLA

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO DE ALIMENTOS

2

EXTENSIONISTA RURAL

MEDICO VETERINÁRIO

1

EXTENSIONISTA RURAL

PEDAGOGO

1

EXTENSIONISTA RURAL

ZOOTECNISTA

1

FISCAL AGROPECUÁRIO

 

2

FISCAL AMBIENTAL

 

3

FISCAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO

 

1

FISCAL DE TRANSITO

 

6

FISCAL METROLÓGICO

 

1

FOTÓGRAFO

 

1

GEÓGRAFO

 

1

GEÓLOGO

 

1

GERONTÓLOGO

 

1

GESTOR PÚBLICO

 

1

HISTORIADOR

 

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

 

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

BIOLOGIA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AGRÍCOLA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AGRONÔMICA

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA AMBIENTAL

2

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

ENGENHARIA FLORESTAL

1

INSPETOR DE RECURSOS NATURAIS

QUÍMICA INDUSTRIAL

1

INSPETOR DE SERVIÇOS FISCAIS

 

2

JORNALISTA

 

1

MÉDICO DO TRABALHO

 

1

MÉDICO VETERINÁRIO

 

1

MOTORISTA

CATEGORIA AB

1

MOTORISTA

CATEGORIA B

12

MOTORISTA

CATEGORIA C

2

MOTORISTA

CATEGORIA D

3

MUSEÓLOGO

 

1

PEDAGOGO

 

3

PSICÓLOGO ORGANIZACIONAL

 

1

QUÍMICO

 

1

REPÓRTER FOTOGRÁFICO

 

1

SOCIÓLOGO

 

1

TÉCNICO AGRÍCOLA

 

1

TÉCNICO AGROPECUÁRIO

 

1

TÉCNICO ELETRICISTA

 

2

TÉCNICO EM AGRIMENSURA

 

1

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

 

2

TÉCNICO EM DEFESA DO CONSUMIDOR

 

3

TÉCNICO EM ELETRÔNICA

 

1

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

 

9

TÉCNICO EM SANEAMENTO AMBIENTAL

 

1

TÉCNICO EM SEGURANÇA NO TRABALHO

 

2

PARAÍSO DO TOCANTINS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

FISCAL AMBIENTAL

 

1

MOTORISTA

CATEGORIA D

1

OPERADOR DE MAQUINAS

RETROESCAVADEIRA

1

PEDRO AFONSO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

2

PORTO NACIONAL

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

 

1

EXTENSIONISTA RURAL

ENGENHEIRO AMBIENTAL

1

INSPETOR AGROPECUÁRIO

 

1

MOTORISTA

CATEGORIA D

1

MOTORISTA

CATEGORIA E

1

OPERADOR DE MÁQUINAS

 

1

OPERADOR DE MAQUINAS

ESCAVADEIRA HIDRÁULICA

1

OPERADOR DE MAQUINAS

PA MECÂNICA

1

RIO SONO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

1

SÍTIO NOVO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

1

TAGUATINGA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

2

TALISMÃ

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

4

TOCANTINÓPOLIS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

2

MOTORISTA

CATEGORIA D

1

XAMBIOÁ

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

 

1

ANEXO IV - EDITAL N.° 001/QUADRO GERAL/2008, DE 22 DE OUTUBRO DE 2008.

OBJETOS DE AVALIAÇÃO (HABILIDADES E CONHECIMENTOS)

1 HABILIDADES

1.1 Os itens das provas objetivas avaliarão habilidades que vão além de mero conhecimento memorizado, abrangendo compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação, valorizando a capacidade de raciocínio.

1.2 Cada item das provas objetivas poderá contemplar mais de uma habilidade e conhecimentos relativos a mais de uma área de conhecimento.

2 CONHECIMENTOS

2.1 Nas provas objetivas, serão avaliados, além das habilidades, conhecimentos, conforme especificação a seguir.

2.1.1 CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Sistema operacional Windows. 2 Noções do ambiente Microsoft Office. 3 Conceitos relacionados à Internet. 4 Navegadores. 5 Correio eletrônico. 6 Segurança da informação.

ATUALIDADES: 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas. 2 Aspectos físicos, geográficos, históricos, sociais, culturais, demográficos, econômicos e divisão político-administrativo do Estado do Tocantins.

LEGISLAÇÃO ESTADUAL: Estatuto do Servidor (Lei n.° 1.818/2007).

2.1.2 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

CARGO 1: Administrador: 1 Dinâmica das organizações. 1.1 A Organização como um sistema social. 1.2 Cultura organizacional. 1.3 Motivação e liderança. 1.4 Comunicação. 1.5 Processo decisório. 1.6 Descentralização. 1.7 Delegação. 2 Processo Grupal nas Organizações. 2.1 Comunicação interpessoal e intergrupal. 2.2 Trabalho em equipe. 2.3 Relação chefe/subordinado. 3 Reengenharia Organizacional. 3.1 Ênfase no cliente. 4 Qualidade e Produtividade nas Organizações. 4.1 Princípio de Deming. 4.2 Relação cliente/fornecedor. 4.3 Principais ferramentas da qualidade. 5 Administração de Pessoal e Recursos Humanos. 5.1 Recrutamento e seleção de pessoal. 5.2 Cargos e salários. 5.3 Administração do desempenho. 5.4 Treinamento e desenvolvimento. 6 Planejamento Organizacional: planejamento estratégico, tático e operacional. 7 Impacto do ambiente nas organizações - visão sistêmica. 8 Administração Pública. 8.1 Estrutura administrativa: conceito, elementos, poderes do Estado. 8.2 Organização Administrativa. 8.3 Princípios fundamentais da Administração pública. 9 Poderes e deveres do Administrador Público. 9.1 Improbidade Administrativa. 10 Servidores públicos. 11 Responsabilidade civil da Administração Pública. 12 Controle da Administração Pública. 12.1 Tipos e formas de controle. 12.2 Controle interno e externo. 12.3 Controle pelos Tribunais de Contas. 12.4 Controle Judiciário. 13 Processo Administrativo Disciplinar (Lei n.° 9.784/99). 14 Atos administrativos: conceitos, requisitos, atributos, classificação, espécies e invalidação, anulação, revogação, efeitos. 15 Contratos administrativos: conceito, características, formalização. Execução do contrato: direito e obrigação das partes, acompanhamento, inexecução do contrato: causas justificadoras, conseqüências da inexecução, revisão, rescisão e suspensão do contrato. 16 Licitações (Lei n.° 8.666/93 e atualizações) princípios, obrigatoriedade, dispensa e inexigibilidade, modalidades, procedimentos, fases. Lei n.° 10.520/02 que institui modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências. 17. Lei Complementar n.° 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal disposições preliminares, execução orçamentária, do cumprimento das metas, da transparência, controle e fiscalização. 18 Orçamento Público.18.1 Princípios orçamentários. 18.2 Diretrizes orçamentárias. 18.3 Processo orçamentário.

CARGO 2: Analista de Comunicação Social: 1 Teorias da Comunicação: história e conceitos das principais teorias de comunicação. Papel dos meios de comunicação na construção da realidade social. Teorias sobre a produção da notícia e seus efeitos. 2 Imagem empresarial e Comunicação Integrada: Identidade institucional; Questões públicas e Relações Públicas; Administração de crises; Relações com o Governo; Lobby; Relações com a Imprensa; A notícia como estratégia de promoção da imagem empresarial; O planejamento da comunicação integrada; Imprensa, Relações Públicas e Publicidade em Comunicação Empresarial. 3 Economia, negócios, cultura e política. Realidade socioeconômica e política brasileira; conjuntura econômica internacional; indústria mundial de energia, petróleo e gás; gestão empresarial, marketing, desenvolvimento sustentável, arte, antropologia, relações internacionais, geopolítica.

CARGO 3: Analista de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda: 1 Teorias da Comunicação: história e conceitos das principais teorias de comunicação. Papel dos meios de comunicação na construção da realidade social. Teorias sobre a produção da notícia e seus efeitos. 2 Imagem empresarial e Comunicação Integrada: Identidade institucional; Questões públicas e Relações Públicas; Administração de crises; Relações com o Governo; Lobby; Relações com a Imprensa; A notícia como estratégia de promoção da imagem empresarial; O planejamento da comunicação integrada; Imprensa, Relações Públicas e Publicidade em Comunicação Empresarial. 3 Economia, negócios, cultura e política. Realidade socioeconômica e política brasileira; conjuntura econômica internacional; indústria mundial de energia, petróleo e gás; gestão empresarial, marketing, desenvolvimento sustentável, arte, antropologia, relações internacionais, geopolítica. 4 Publicidade e Propaganda. Planejamento de Comunicação. Criação e Direção de Arte. Design. Atendimento. Mídia. Redação Publicitária. Produção Gráfica. Produção de Rádio, TV e Cinema. Cibercultura e Produção Digital. Pesquisa de Opinião e Mercado. Pesquisa de Mídia. Promoção e Merchandising. Ética e Legislação Publicitária. Marketing Cultural e Esportivo.

CARGO 4: Analista de Comunicação Social - Relações Públicas: 1 Teorias da Comunicação: história e conceitos das principais teorias de comunicação. Papel dos meios de comunicação na construção da realidade social. Teorias sobre a produção da notícia e seus efeitos. 2 Imagem empresarial e Comunicação Integrada: Identidade institucional; Questões públicas e Relações Públicas; Administração de crises; Relações com o Governo; Lobby; Relações com a Imprensa; A notícia como estratégia de promoção da imagem empresarial; O planejamento da comunicação integrada; Imprensa, Relações Públicas e Publicidade em Comunicação Empresarial. 3 Economia, negócios, cultura e política. Realidade socioeconômica e política brasileira; conjuntura econômica internacional; indústria mundial de energia, petróleo e gás; gestão empresarial, marketing, desenvolvimento sustentável, arte, antropologia, relações internacionais, geopolítica. 4 Relacionamento das organizações com seus públicos: interno; comunidade; mídia; governo. 5 Relações Públicas como função política e administrativa. 6 Planos, projetos e programas de Relações Públicas. Gerenciamento de programas de Relações Públicas. 7 Relações Públicas no governo federal, estadual e municipal. 8 Relações Públicas e responsabilidade social. 9 Técnicas administrativas aplicadas às Relações Públicas. Veículos escritos de comunicação dirigida: correspondência; mala-direta; manuais; relatórios. 10 Redes, níveis, direções e barreiras da comunicação organizacional. 11 Comunicação e Relações Públicas no contexto da globalização. 12 Legislação e ética de Relações Públicas.

CARGO 5: Analista de Suporte Técnico: 1 Noções gerais sobre microcomputadores. 1.1 Organização, arquiteturas CISC e RISC e componentes funcionais de computadores (hardware e software) e sistemas operacionais. 1.2 Processamento distribuído e processamento paralelo. 1.3 Sistemas Operacionais: introdução, história e conceitos básicos, gerenciamento de memória. 1.4 Entradas e saídas de dados. 1.5 HTML, Scripts, C-Ansi, SQL. 2 Ambientes operacionais corporativos e infra-estrutura de servidores. 2.1 Ambiente Windows. 2.1.1 TCP/IP, DHCP, DNS, WINS, NAT. 2.1.2 Diretório de Serviços Active Directory, planejamento, convenção de nomes, autoridades administrativas, Schema Policy, Group Policy. 2.1.3 Configuração de Serviços de Web. 2.1.4 Administração de contas de usuários e grupos. 2.1.5 Clustering. 2.1.6 Segurança em Redes Windows: autenticação, permissões, atribuições administrativas, domínios, unidades organizacionais, comunicações seguras entre clientes e servidores Windows. 2.2 Ambiente Unix/Linux: 2.2.1 Conceitos de kernel e Shell. 2.2.2 Sistema de arquivos: comandos para manipulação de arquivos e diretórios, permissão e acesso a arquivos, utilização de LVM, redirecionamento de entrada e saída. 2.2.3 Comandos para gerenciamento de processos. 2.2.4 Utilização de kerberos e LDAP para autenticação. 2.2.5 Programação em bash shell e korn shell para AIX e Linux. 2.2.6. Tunning e performance. 2.3 Armazenamento de dados e cópias de segurança. 2.3.1 Conceitos de DAS, SAN e NAS. 2.3.2 Componentes de uma rede SAN. 2.3.3 RAID. 2.3.4 Conceitos de Fibre Channel Switches. 2.3.5 Replicações síncronas e assíncronas. 2.3.6 Áreas de cachê. 2.3.7 Conceitos de cópias de segurança lan free e server free. 2.3.8 Cópias totais, incrementais e diferenciais. 2.3.9 Snap shots, clones e imagens. 2.3.10 Mídias para cópias de segurança: conceitos de mídias helicoidais e lineares, DLT, LTO e DAT. 2.3.11 Armazenamento óptico: CD, DVD. 3 Segurança da informação. 3.1 Melhores práticas em políticas de segurança. 3.2 Identificação de tipos de códigos maliciosos (vírus, worms, phishing, spam, adware). 3.3 Firewalls: instalação, configuração, utilização, administração. 3.4 Aker Firewall: instalação, configuração, utilização, administração. 3.5 VPN. 3.6 Algoritmos e protocolos de criptografia: RSA, DES, 3DES, SHA1, PKCS#7, AES. 3.7 Boas práticas para configuração de segurança corporativa (Linux, AIX e Windows), conceitos de segurança da ISO NBR/IEC 17.799, blindagem de servidores. 3.8 Proteção a ataques em redes corporativas, DDOS, DOS, spoofing, port scan, section hijacking, honey pots, buffer overflow. 4 Bancos de dados. 4.1 Fundamentos; organização de arquivos e métodos de acesso. 4.2 Sistemas gerenciadores de banco de dados. 4.3 Linguagens de definição e manipulação de dados. 4.4 Controle de proteção, integridade e concorrência. 4.5 Banco de dados relacionais distribuídos. 4.6 Projeto de bancos de dados. 4.7 Backup, recuperação, administração/configuração, tunning e detecção de problemas em banco de dados. 4.8 Microsoft SQL Server: fundamentos, administração e configuração, performance e detecção de problemas. 4.9 Oracle: fundamentos, administração e configuração, performance e detecção de problemas. 4.10 ADABAS: fundamentos, administração e configuração, performance e detecção de problemas. 4.11 PostgreSQL: fundamentos, administração e configuração, performance e detecção de problemas. 4.12 MySQL: fundamentos, administração e configuração, performance e detecção de problemas. 5 Redes de computadores. 5.1 Tipos e topologias de redes. 5.1.1 Redes geograficamente distribuídas, redes locais, topologias ponto a ponto e multiponto. 5.1.2 Topologias Ethernet: camada física, camada de enlace de dados, quadro, controle de fluxo, controle de erro, detecção e correção de erros, protocolos de janela deslizante, sub-camada de acesso ao meio, alocação de canal estática e dinâmica, CSMA/CD, protocolo de camada MAC. 5.1.3 Fast ethernet. 5.1.4 Gigabit ethernet. 5.1.5 IEEE-802.2 LLC. 5.1.6 Comutação (switching) na camada de enlace de dados. 5.1.7 Spanning tree protocol (IEEE 802.1d). 5.1.8 Repetidores, hubs, bridges, switches, roteadores, gateways. 5.1.9 VLAN (IEEE 802.1Q). 5.2 Camadas de rede e de transporte. 5.2.1 Comutação de pacotes. 5.2.2 Protocolos de roteamento: menor caminho; flooding; distance vector; EIGRP, OSPF, BGP, RIP, DVMRP, VRRP. 5.2.3 Algoritmos de controle de congestionamento; controle de jitter. 5.2.4 O protocolo IP: endereçamento ARP, IP, IPv4, IPv6, CIDR. 5.2.5 Estabelecimento e liberação de conexão. 5.2.6 Controle de fluxo; UDP; TCP. 5.3 Monitoração. 5.3.1 Configuração, qualidade, recuperação e mudanças. 5.3.2 Correção de desvios e falhas. 5.3.3 Ocorrências e mensagens de gerenciamento de rede e ações decorrentes. 5.3.4 Integridade, confiabilidade e confidencialidade das informações. 5.3.5 Níveis de serviços. 5.3.6 Operação, testes e homologação de equipamentos, circuitos de comunicação e produtos voltados para a rede. 5.3.7 Procedimentos operacionais (scripts) de gerência do ambiente de redes locais e de redes de longa distância. 5.3.8 Softwares aplicativos e plataformas operacionais (sistemas operacionais, antivírus, diretórios, servidores de arquivos, sistemas de impressão, distribuição de programas) em rede local. 5.3.9 Monitoramento e mapeamento de tráfego em rede. 5.3.10 Métricas e indicadores de desempenho de redes: aferição e coleta. 5.3.11 Gestão de rede. 5.4 Camada de aplicação/serviço: 5.4.1 DNS, DHCP, NAT, SSH, FTP, TFTP, transferência de arquivos, NFS, NIS, RPC, XDR, HTTP, NNTP, Proxy, e-mail, web. 5.5 Qualidade de Serviço (QoS): requisitos de latência, jitter, largura de banda, perda de pacote e disponibilidade para voz, vídeo interativo, vídeo streaming e dados, Técnicas de obtenção de qualidade de serviço, Serviços integrados, Serviços diferenciados, Classe de serviço (CoS) IEEE-802.1 Q/p; IP byte tipo de serviço (ToS). 5.6 MPLS. 5.6.1 Arquitetura. 5.6.2 Operação em frame-mode e cell-mode, alocação de rótulos e distribuição. 5.6.3 Redes privadas virtuais (VPN) baseadas em MPLS: topologias típicas, tabelas de encaminhamento e roteamento; Route targets e distinguishers; atributo de extended community do BGP. 5.6.4 Topologias full-meshed e hub-and-spoke. 5.6.5 Túneis. 5.6.6 Multiprotocol Label Switching Architecture (RFC 3031), MPLS Support of Differentiated Services (RFC 3270), MPLS Label Stack Encoding (RFC 3032). 5.7 Redes de longa distância (WAN). 5.7.1 Frame Relay. 5.7.2 Modo de Transferência Assíncrono (ATM). 5.7.3 Técnicas de codificação de sinal. 5.7.4 Fibras ópticas multimodo e monomodo. 5.7.5 SDH, SONET, Packet over SONET. 5.8 Redes sem fio: Padrão IEEE 802.11 Wireless LAN. 5.9 Gerência de Rede: conceitos, fundamentos, protocolos, implantação e ferramentas do tipo Ethereal e MRTG. 5.10 Topologias. 5.11 Normas técnicas: 5.11.1 NBR 14565: Norma Brasileira Procedimentos Básicos para Elaboração de Projetos de Cabeamento de Telecomunicações para Rede Interna Estruturada 5.11.2 ISO/IEC 11801: Especificações de Sistemas de Cabeamento Estruturado 5.11.3 TIA/EIA-568-A: Especificações de Sistemas de Cabeamento Estruturado 5.11.4 TIA/EIA-568-A-1: Especificações da Propagação Delay e Delay Skew para o cabo UTP de 4 pares 5.11.5 TIA/EIA-568-A-2: Correções e acréscimos para a Norma 568-A (adendo n° 2 da 568-A). 5.11.6 TIA/EIA-568-B.1: Especificação de um sistema genérico de cabeamento de telecomunicações para edifícios comerciais. 5.11.7 TIA/EIA-568-B.2: Especificações dos componentes de cabeamento, transmissão, modelos de sistemas e os procedimentos de medição necessários para a verificação do cabeamento de par trançado. 5.11.8 TIA/EIA-568-B.3: Especificações dos requerimentos dos componentes e transmissão para um sistema de cabeamento de fibra óptica. (ex. cabos, conectores). 5.11.9 TIA/EIA-568-B.1-1: Este adendo refere-se ao raio mínimo de curvatura dos patch cords UTP e ScTP. 5.11.10 TIA-568-B.1-2: Este adendo especifica os requerimentos adicionais para o aterramento do cabeamento ScTP e do hardware de conexão utilizados dentro de um edifício comercial. 5.11.11 TIA-568-B.1-3: Este adendo refere-se às distâncias suportadas e a atenuação do canal para as aplicações de fibra óptica através do tipo de fibra. Este adendo acrescenta a informação na tabela E-1. Duas novas aplicações (10/100BASE-SX e 10G Ethernet) e um novo tipo de fibra (fibra multímodo 50/125 um otimizada laser 850-nm) estão endereçadas na tabela 1. 5.11.12 TIA-568-B.1-4: O propósito deste adendo é reconhecer o cabeamento de par trançado categoria 6 e os cabos de fibra óptica multímodo 50/125 um otimizada laser 850 nm pela revisão das sub-cláusulas 4.4, 4.5, 5.3 e 11.2.2 da norma TIA-568-B.1. 5.11.13 TIA/EIA-568-B.2-1: Este documento especifica os requerimentos para perda de inserção, NEXT, ELFEXT, perda de retorno, atraso de propagação e requerimentos de delay skew para o cabeamento e hardware de conexão categoria 6. 5.11.14 TIA/EIA-568-B.2-2: Este documento produz correções para a norma 568-B.2. 5.11.15 TIA/EIA­568-B.2-3: O propósito deste adendo é adicionar a cláusula I.2.5 a norma TIA/EIA-568-B.2. 5.11.16 TIA/EIA-568-B.2-4: Este documento especifica os requerimentos de confiabilidade de conexões sem solda para o connecting hardware de cobre utilizado em telecomunicações dos edifícios comerciais. 5.11.17 TIA-568-B.2-5: O propósito deste adendo é corrigir certas referências na norma TIA/EIA-568-B.2. 5.11.18 TIA/EIA-568-B.3-1: Este adendo especifica os requerimentos adicionais de componentes e transmissão para os cabos de fibra ótica 50/125 um, capaz de suportar a transmissão serial de 10 Gb/s até 300 m (984 ft), utilizando lasers com comprimento de onda de 850 nm. 5.11.19 TIA/EIA-569: Especificações de Infra-estrutura do Cabeamento Estruturado. 5.11.20 TIA/EIA-606-A: Este documento permite que o mesmo seja utilizado com diretrizes e escolha de classes de administração para a manutenção da infra- estrutura de telecomunicações. 5.11.21 TIA/EIA-607: Especificações de Aterramento e Links dos Sistemas de Cabeamento Estruturado. 5.11.22 TIA/EIA-862: Esta norma especifica o padrão de cabeamento genérico para os sistemas de automação predial dos edifícios comerciais. 5.11.23 TIA/EIA TSB: 67 - Especificações da Performance de Transmissão para Testes em Campo do cabeamento UTP Cat. 5 -1. Teste básico de link (Basic link test) - 2. Teste de canal (Channel test). 5.11.24 TIA/EIA TSB - 72: Diretrizes do Cabeamento Centralizado de Fibra Óptica. 5.11.25 TIA/EIA TSB - 95: Especificações da Performance de Transmissão para Testes em Campo do cabeamento UTP Categoria 5E -(Em andamento). 6 Controle de Versão. 6.1 Instalação, configuração e administração de servidores e repositórios. 6.2 Sistemas: Subversion, CVS. 6.3 Repositório (repository). 6.4 Revisões (revisions). 6.5 Tronco (trunk). 6.6 Ramificações (branches). 6.7 Rótulos (tags). 6.8 Modelos de controle de versão. 6.9 Cópia de trabalho (working copy). 6.10 Sincronização de mudanças concorrentes. 6.11 Histórico de alterações. 7 Organização e métodos. 7.1 Formalização e controle. 7.2 Gerência de projetos. 7.3 Técnicas de reunião. 7.4 Técnicas de entrevista. 8 Virtualização de servidores: instalação, configuração, utilização, administração.

CARGO 6: Analista em Desenvolvimento Social: 1 Ambiente de atuação do Assistente Social. 1.1 Instrumental de pesquisa em processos de investigação social: elaboração de projetos, métodos e técnicas qualitativas e quantitativas. 1.2 Propostas de intervenção na área social: planejamento estratégico, planos, programas, projetos, e atividades de trabalho. 1.3 Avaliação de programas e políticas sociais. 1.4 Estratégias, instrumentos e técnicas de intervenção: sindicância, abordagem individual, técnica de entrevista, abordagem coletiva, trabalho com grupos, em redes, e com famílias, atuação na equipe interprofissional (relacionamento e competências). 1.5 Trabalho social em situação de rua. 1.6 Diagnóstico. 1.7 Organização de comunidade e movimentos sociais. 2 Estratégias de trabalho institucional. 2.1 Conceitos de Instituição. 2.2 Estrutura brasileira de recursos sociais. 2.3 Uso de recursos institucionais e comunitários. 2.4 Redação e correspondências oficiais: laudo e parecer (sociais e psicossociais), estudo de caso, informação e avaliação social. 3 Atuação em programas de prevenção e tratamento. 3.1 Uso do álcool, tabaco e outras drogas: questão cultural, social, e psicológica. 3.2 Doenças sexualmente transmissíveis. 3.3 Aids. 3.4 Atendimento às vítimas. 4 Políticas Sociais. 4.1 Relação Estado/Sociedade. 4.2 Contexto atual e o neoliberalismo. 4.3 Políticas de Seguridade e Previdência Social. 4.4 Política Nacional do Idoso. 5 Legislação de Serviço Social. 5.1 Níveis, áreas e limites de atuação do profissional de Serviço Social. 5.2 Ética profissional. 6 Políticas, diretrizes, ações e desafios na área da família, da criança e do adolescente. 6.1 Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 6.2 A defesa de direitos da criança e do adolescente. 6.3 O papel dos conselhos, centros de defesa e delegacias. 6.4 A adoção e a guarda: normas, processos jurídico e psicosocial, adoção à brasileira e adoção internacional. 6.5 Violência contra crianças e adolescentes e combate à violência. 6.6 Formas de violência contra crianças e adolescentes: maus tratos, abuso sexual, negligência e abandono. 6.7 Prostituição infanto-juvenil. 6.8 Extermínio, seqüestro e tráfico de crianças 6.9 Exploração sexual no trabalho e no tráfico de drogas. 6.10 Sexo turismo. 6.11 A violência dos jovens, as gangues. 6.12 Delinqüência infanto-juvenil: visão psicológica, cultural e sociológica. 6.13 Trajetórias delinqüênciais e o papel da família e da Justiça. 6.14 Meninos e meninas de rua: questão econômica e social e a questão do abandono. 6.15 Trabalho infanto-juvenil. 6.16 Novas modalidades de família: diagnóstico, abordagem sistêmica e estratégias de atendimento e acompanhamento. 6.17 Alternativas para a resolução de conflitos: conciliação e mediação.

CARGO 7: Analista em Tecnologia da Informação: 1 Informática. 1.1 Conceitos básicos. 1.2 Conceitos fundamentais sobre processamento de dados. 1.3 Sistema de numeração, aritmética de complementos e ponto flutuante. 1.4 Organização e arquitetura e componentes funcionais de computadores. 1.5 Características físicas dos principais periféricos e dispositivos de armazenamento secundário. 1.6 Representação e armazenamento de informação. 1.7 Organização lógica e física de arquivos. 1.8 Métodos de acesso. 1.9 Conceito e funções dos principais softwares básicos e aplicativos. 2 Linguagens de programação. 2.1 Uso da linguagem ANSI-C. 2.2 Uso da linguagem C++. 2.3 Uso da linguagem Java. 2.4 Uso da linguagem SQL. 2.5 Uso da linguagem Natural. 2.6 Uso da linguagem PHP. 2.7 Uso da linguagem Delphi. 2.8 Uso da linguagem Visual Basic. 2.9 Uso da linguagem VB.NET. 2.10 Uso da linguagem C#.NET. 2.11 Ferramentas de programação visual. 2.12 Programação estruturada. 2.13 Programação orientada a objetos. 3 Sintaxe e semântica das linguagens. 3.1 Tipos de dados. 3.2 Operadores e expressões. 3.3 Apontadores e arranjos. 3.4 Estruturas de controle, seleção, repetição e desvio. 3.5 Estruturas de dados: listas, pilhas, filas, árvores; métodos de ordenação, pesquisa e hashing. 4 Lógica formal: símbolos para conjunção, disjunção e negação: enunciados condicionais e implicação material. 4.1 Formas de enunciado, de raciocínio e de argumentos. 4.2 Paradoxos da implicação material: as três "leis do pensamento lógico". 4.3 Quantificação. 4.4 Provas formais de validade e de invalidade. 5 Análise essencial. Modelo essencial. Modelo ambiental. 5.1 Diagrama de contexto e lista de eventos. 5.2 Diagrama de fluxo de dados. 5.3 Diagrama de entidade - relacionamento. 5.4 Diagrama de transição de estados. 5.5 Dicionário de dados. 5.6 Especificação de processos. 6 Análise de negócio e requisitos. 6.1 Planejamento estratégico de sistemas de Informações. 6.2 Análise e diagnóstico das necessidades de informação dos clientes; especificação de requisitos. 7 Análise e projeto de sistemas. 7.1 Técnicas de prototipação. 7.2 Metodologias de gerenciamento e desenvolvimento de sistemas. 7.2.1 Scrum. 7.2.2 Programação Extrema (Extreme Programming - XP). 7.3 Práticas de desenvolvimento de sistemas. 7.3.1 Padrões de Codificação (Coding Standards). 7.3.2 Desenvolvimento Orientado a Testes (Test Driven Development). 7.3.3 Refatoração (Refactoring). 7.3.4 Integração Contínua (Continuous Integration). 7.4 Análise orientada a objetos. 7.5 UML. 7.6 Modelagem e normalização de dados. 7.7 Administração de componentes reusáveis e repositórios. 8 Modelagem de dados utilizando o modelo de Entidade - Relacionamento. 8.1 Entidades e relacionamentos. 8.2 Mapeamento de cardinalidade. 8.3 Chaves de entidade. 8.4 Auto-relacionamento. 8.5 Agregação. 8.6 Mapeamento de restrições de integridade. 8.7 Generalização e especialização. 9 Banco de dados. 9.1 Conceitos e fundamentos. 9.2 Abstração de dados. 9.3 Instância e esquemas. 9.4 Independência de dados. 9.5 Normalização e dependência funcional. 9.6 Mapeamento a partir do modelo Entidade-Relacionamento. 9.7 Álgebra relacional. 9.8 Restrições e integridade. 9.9 SQL. 9.10 Sistemas gerenciadores de banco de dados (Microsoft SQL Server, Oracle, ADABAS, PostgreSQL, MySQL). 9.11 Administração de bancos de dados (Microsoft SQL Server, Oracle, ADABAS, PostgreSQL, MySQL). 10 Áreas conexas. 10.1 Arquitetura cliente/servidor. 10.2 Plataforma WEB. 11 Sistemas operacionais. 11.1 UNIX. 11.2 Linux. 11.3 Windows. 12 Internet, intranet e extranet. 12.1 Protocolo TCP/IP. 12.2 Serviços HTTP. 12.3 DNS, SMTP. 12.4 Browsers: Internet Explorer, Mozilla. 13 Controle de Versão. 13.1 Sistemas: Subversion, CVS. 13.2 Repositório (repository). 13.3 Revisões (revisions). 13.4 Tronco (trunk). 13.5 Ramificações (branches). 13.6 Rótulos (tags). 13.7 Modelos de controle de versão. 13.8 Cópia de trabalho (working copy). 13.9 Sincronização de mudanças concorrentes. 13.10 Histórico de alterações. 14 Organização e métodos. 14.1 Formalização e controle. 14.2 Gerência de projetos. 14.3 Técnicas de reunião. 14.4 Técnicas de entrevista.

CARGO 8: Analista em Turismo: 1 Conceituação e organização. 2 Dimensão dinâmica do Turismo. 3 Análise estrutural do Turismo. 4 Metodologia de pesquisa em Turismo. 5 Elementos históricos do Turismo. 6 Administração de empresas de Turismo. 7 Legislação sobre o Turismo. 8 Análise macroeconômica do Turismo. 9 Sociologia do Lazer e do Turismo. 10 Hotelaria. 11 Turismo, meio ambiente e patrimônio cultural. 12 Fundamentos geográficos do Turismo. 13 Sistema de transportes. 14 Turismo, bens culturais e elementos de museologia. 15 Marketing em Turismo. 16 Turismo e cultura popular. 17 Agências de viagem. 18 Elementos de estatística no Turismo. 19 Teorometria. 20 Técnica publicitária. 21 Técnicas de relações públicas e eventos em Turismo. 22 Planejamento e organização do Turismo.

CARGO 9: Analista Técnico-Administrativo: 1 Noções de administração financeira, de recursos humanos e de material. 2 Matemática financeira: juros simples e compostos; taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente. 3 Noções de Estatística: gráficos e tabelas; médias, moda, mediana e desvio-padrão. 4 Noções de probabilidade. 5 Lei de Responsabilidade Fiscal - Lei Complementar n.° 101/00.

CARGO 10: Analista Técnico-Administrativo - Habilitação em Filosofia: I NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO. 1 Noções de administração financeira, de recursos humanos e de material. 2 Matemática financeira: juros simples e compostos; taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente. 3 Noções de Estatística: gráficos e tabelas; médias, moda, mediana e desvio-padrão. 4 Noções de probabilidade. 5 Lei de Responsabilidade Fiscal - Lei Complementar n.° 101/00. II FILOSOFIA. 1 Conceituação e natureza. 2 Filosofia do Direito. 3 Fontes do Direito. 3.1 Jusnaturalismo. 3.2 Positivismo Jurídico. 3.3 Direito Alternativo.

CARGO 11: Analista Técnico-Administrativo - Habilitação em Letras: I NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO. 1 Noções de administração financeira, de recursos humanos e de material. 2 Matemática financeira: juros simples e compostos; taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente. 3 Noções de Estatística: gráficos e tabelas; médias, moda, mediana e desvio-padrão. 4 Noções de probabilidade. 5 Lei de Responsabilidade Fiscal - Lei Complementar n.° 101/00. II LETRAS. 1 Redação e técnica. 2 Discurso e a comunicação. 3 Conhecimentos de Lingüística, Literatura e Estilística aplicados ao discurso; funções da linguagem; níveis de linguagem; análise de gêneros e estilos de textos; textos literários e não- literários, textos objetivos e subjetivos; textos informativos, didáticos, argumentativos; a racionalidade e a emotividade; a pessoalidade e a impessoalidade na criação de textos; lirismo e linguagem poética; denotação e conotação; figuras de linguagem; vícios de linguagem.

CARGO 12: Analista Técnico-Administrativo - Redator: I NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO. 1 Noções de administração financeira, de recursos humanos e de material. 2 Matemática financeira: juros simples e compostos; taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente. 3 Noções de Estatística: gráficos e tabelas; médias, moda, mediana e desvio-padrão. 4 Noções de probabilidade. 5 Lei de Responsabilidade Fiscal - Lei Complementar n.° 101/00. II REDAÇÃO. 1 Redação e técnica. 2 Discurso e a comunicação. 3 Conhecimentos de Lingüística, Literatura e Estilística aplicados ao discurso; funções da linguagem; níveis de linguagem; análise de gêneros e estilos de textos; textos literários e não- literários, textos objetivos e subjetivos; textos informativos, didáticos, argumentativos; a racionalidade e a emotividade; a pessoalidade e a impessoalidade na criação de textos; lirismo e linguagem poética; denotação e conotação; figuras de linguagem; vícios de linguagem. 4 Retórica e teoria da argumentação. 5 Produção de textos.

CARGO 13: Analista Técnico-Jurídico: I NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL. 1 Os Poderes do Estado e as respectivas funções. 2 Formas de Estado. 3 Formas e sistemas de governo. 4 Teoria Geral da Constituição. 5 Controle de constitucionalidade no Direito Brasileiro. 6 Princípios fundamentais da Constituição da República Federativa do Brasil. 7 Direitos e Garantias Fundamentais. 8 Organização do Estado Brasileiro. 9 Organização dos Poderes. 10 Finanças Públicas. 11 Ordem econômica e financeira. II NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO. 1 Administração Pública: espécies, formas e características. 2 Princípios da Administração Pública. 3 Teoria geral da função pública. 4 Espécies de regimes jurídicos, sua natureza e características. 5 O servidor público e a Constituição Federal de 1988. 6 Regime Jurídico dos Servidores Públicos. 7 Serviço público: conceito e natureza; modalidades e formas de prestação. 8 Regime jurídico da licitação e dos contratos. Administração: análise da legislação; obrigatoriedade, dispensa, inexigibilidade e vedação de licitação; procedimentos, anulação e revogação; modalidades de licitação. 9 Teoria geral do Ato Administrativo: conceitos, classificação, espécies, elementos, requisitos e atributos do ato administrativo: o ato administrativo e os direitos dos administradores. 10 Poderes administrativos. 11 Controle da Administração Pública: espécie de controle e suas características; seus efeitos na prestação dos serviços públicos. 12 Controle da Administração Pública: conceito, tipos, forma - controle externo, controle interno, controle parlamentar, controle social, controle jurisdicional. 13 Responsabilidade Civil da Administração. III DIREITO CIVIL. 1 Conceito. 2 Negócio jurídico: espécies; manifestação da vontade; vícios da vontade; defeitos do negócio jurídico; invalidade do negócio jurídico. 3 Teoria da imprevisão. 4 Ato jurídico: fato e ato jurídico; modalidades e formas do ato jurídico. 5 Efeitos do ato jurídico: nulidade; atos ilícitos; abuso de direito; fraude à lei. 6 Prescrição e decadência. 7 Obrigações: conceito; obrigação de dar, de fazer e não fazer; obrigações alternativas, divisíveis, indivisíveis, solidárias; cláusula penal. 8 Extinção das obrigações: pagamento - objeto e prova, lugar e tempo de pagamento; mora; compensação, novação, transação; direito de retenção. 9 Contratos: disposições gerais; extinção; espécies. 10 Responsabilidade civil. IV NOÇÕES DE DIREITO DO TRABALHO. 1 Contrato de trabalho: conceito, elementos, requisitos, características, sujeitos, prescrição, alteração, interrupção e suspensão. 2 Duração do trabalho. 3 Direitos constitucionais do empregado. 4 Extinção do contrato de trabalho. V AUDITORIA NO SETOR PÚBLICO. Princípios, procedimentos; avaliação de controles internos; papéis de trabalho; relatórios e pareceres. VI NOÇÕES DE DIREITO TRIBUTÁRIO. Princípios gerais do Direito Tributário, impostos, taxas e contribuições de melhoria. As competências constitucionais ao poder de tributar. Fato gerador, base de calculo e contribuinte. Lançamento, imunidades e isenções. Extinção da obrigação tributária.

CARGO 14: Analista Veicular: 1 Código de Trânsito Brasileiro, Lei 9.503, de 23/09/2007, anexos e alterações e as Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN. 2 Planejamento, supervisão, coordenação, controle, organização e/ ou execução de planos, programas, projetos e ações nas áreas de habilitação de condutores e de registro e licenciamento de veículos, de acordo com o CTB - Código de Trânsito Brasileiro. 3 Veículos: classificação, características, identificação, segurança veicular, vistoria e inspeção técnica de veículos, peso e dimensões. 4 Identificação veicular. 5 Numeração VIN e NBR 6.066. 6 Identificação documental. 7 O registro e o licenciamento do veículo. 8 0 auto de infração. 9 0 termo de apreensão de veículo. 10 Penalidades e medidas administrativas. 11 Noções de Direito Constitucional: A Constituição Brasileira. 12 Competências da União, Estados e Municípios. 13 Princípios da Administração Pública. 14 Noções de Direito Administrativo: organização administrativa do Estado do Tocantins. 15 Administração Direta, Indireta, Autarquia, Fundação, Empresa Pública e Sociedade de Economia Mista. 16 Atos administrativos: conceito, atributos, elementos, classificação, vinculação e discricionariedade. 17 O DETRAN/TO e o seu Regimento Interno.

CARGO 15: Antropólogo: 1 Antropologia clássica. 2 Estruturalismo. 3 Antropologia contemporânea. 4 Antropologia urbana. 5 Movimentos sociais rurais. 6 Religião, símbolo e poder. 7 Estrutura social e etnologia sul-americana. 8 Práticas culturais no contexto urbano. 9 Antropologia na sociedade multirracial brasileira. 10 Antropologia política. 11 Antropologia jurídica. 12 Teorias do contato interétnico e etnodesenvolvimento. 13 Teoria da Fila.

CARGO 16: Arquiteto: 1 Projeto de arquitetura. 1.1 Métodos e técnicas de desenho e projeto. 1.2 Programação de necessidades físicas das atividades. 1.3 Estudos de viabilidade técnico- financeira. 1.4 Informática aplicada à arquitetura. 1.5 Controle ambiental das edificações (térmico, acústico e luminoso). 2 Projetos complementares: especificação de materiais e serviços e dimensionamento básico. 2.1 Instalações elétricas e hidrossanitárias. 2.2 Elevadores. 2.3 Ventilação/exaustão. 3 Programação, controle e fiscalização de obras. 3.1 Orçamento e composição de custos, levantamento de quantitativos, planejamento e controle físico-financeiro. 4 Acompanhamento de obras. 4.1 Coberturas e impermeabilização. 4.2 Esquadrias. 4.3 Pisos e revestimentos. 5 Legislação e perícia. 5.1 Normas técnicas, legislação profissional. 5.2 Legislação ambiental e urbanística. 6 Projeto de urbanismo. 6.1 Métodos e técnicas de desenho e projeto urbano. 6.2 Dimensionamento e programação dos equipamentos públicos e comunitários. 6.3 Sistema viário (hierarquização, dimensionamento e geometria). 6.4 Sistemas de infra-estrutura de parcelamentos urbanos: energia, pavimentação e saneamento ambiental (drenagem, abastecimento, coleta e tratamento de esgotos, coleta e destinação de resíduos sólidos). 7 Planejamento urbano. 7.1 Gestão urbana e instrumentos de gestão (planos diretores, análise de impactos ambientais urbanos, licenciamento ambiental, instrumentos econômicos e administrativos). 7.2 Aspectos sociais e econômicos do planejamento urbano. 7.3 Sustentabilidade urbana (Agenda Habitat e Agenda 21). 8 Conhecimentos gerais de planejamento urbano e meio ambiente. 9 Legislação ambiental estadual e federal. 10 Plano de gestão e de conservação de cidades. 11 Conhecimento de AutoCAD. 12 Estatuto da Cidade - diretrizes gerais da política urbana - Lei n.° 10.257, de 10/07/2001.13 Acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências a edificações, espaço, mobiliário e equipamentos urbanos - NBR 9050. 14 Lei Federal n.° 6.766/79. 15 Metodologia de Projeto de Arquitetura e de Desenho Urbano. 16 O Conforto humano nas edificações. 17 Industrialização e racionalização das construções. 18 Linguagem e representação do Projeto Arquitetônico.

CARGO 17: Biblioteconomista: 1 Fundamentos das ciências da informação. 1.1 Pesquisa: conceitos. Metodologia da pesquisa científica. Pesquisa bibliográfica. 1.2 Ciência da informação: contexto na sociedade atual. Informação: conceitos e tipologias. 1.3 Biblioteconomia, arquivologia e museologia: conceitos básicos. Bibliotecário: legislação, formação e mercado de trabalho. O moderno profissional da informação. Ética profissional. Organização e tratamento da informação. Controle bibliográfico dos registros do conhecimento. Representação descritiva e temática: políticas, etapas, padrões, princípios, processos e produtos. 2 Recursos e serviços de informação. 2.1 Normas técnicas: tipologia, funções, aplicabilidade. Organismos nacionais e internacionais de normalização. Documentos técnico-científicos: planejamento, elaboração e normalização. Normas técnicas para a área de documentação: referência bibliográfica (de acordo com as normas da ABNT - NBR 6023), resumos, abreviação de títulos, de periódicos e publicações seriadas, sumário, preparação de índices de publicações, preparação de guias de bibliotecas, centros de informação e documentação. 2.2 Documentos eletrônicos: produção, armazenamento, conservação e disseminação. Ética e privacidade dos dados. 2.3 Tecnologias da informação: redes de informação eletrônicas e não eletrônicas; serviços de provisão e acesso. Serviço de informação em bibliotecas públicas e escolares: processo de referência. Interação usuários versus bibliotecário. A entrevista de referência. Bibliotecário de referência: funções. Educação de usuários. Informação comunitária: geração, comunicação e uso. 2.4 Fontes de informação: tipos, características e aplicabilidade. 2.5 Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação. 2.6 Resumos e índices: tipos e funções. 3 Gestão de sistemas de informação. 3.1 Administração: conceitos e funções. Administração de recursos humanos, financeiros e materiais. Gestão de recursos informacionais: organização, preservação e manutenção dos suportes de informação. Ambiente físico da unidade de informação: organização, preservação, manutenção, controle e segurança. 3.2 Ergonomia: princípios e funções. Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde do Trabalhador (NR-17/Ergonomia-117.000-7) do Ministério do Trabalho (Brasil): aplicabilidade às unidades de informação. 3.3 Gestão de serviços informacionais: fluxos e processos de trabalho. Controle e avaliação de serviços de informação. Informatização em unidades de informação. Estudos de comunidades e de usuários como base para o desenvolvimento de sistemas de informação. 3.4 Desenvolvimento de coleções: políticas, processos de pesquisa, processo de seleção e aquisição. Marketing em sistemas de informação: bibliotecas públicas e escolares. 4 Documentação: conceitos básicos e finalidades da documentação geral e jurídica. 5 Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. 6 Catalogação (AACR-2) catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios. 7 Estrutura e características das publicações: DOU. 8 Serviço de referência: organização de serviços de notificação corrente (serviços de alerta), disseminação seletiva da informação (DSI): estratégia de busca de informação, planejamento, etapas de elaboração, atendimento ao usuário. 9 Bibliografia: conceituação, teorias, classificação, histórico e objetivos. 10 Licitação: conceito, finalidades, princípios e objeto; obrigatoriedade, dispensa, inexigibilidade e vedação; modalidades, procedimento, revogação e anulação; sanções; normas gerais de licitação.

CARGO 18: Biólogo: 1 Bioquímica básica e biomoléculas. 2 Metabolismo e regulação da utilização de energia. 3 Proteínas e enzimas. 4 Macromoléculas informacionais, transmissão da informação genética. 4.1 Técnicas de identificação utilizando o DNA. 4.2 Genética de populações. 4.3 Técnica de PCR. 5 Comunicação e regulação geral do organismo. 6 Biologia molecular e engenharia genética. 6.1 Organismos geneticamente modificados. 7 Melhoramento genético. 8 Biotecnologia vegetal. 9 Biotecnologia animal. 10 Biotecnologia microbiana e fermentações. 11 Legislação de propriedade industrial: generalidades, marcas e patentes. 12 Bioestatística. 13 Monitoramento ambiental. 13.1 Ecossistemas aquáticos continentais, costeiros e oceânicos. 13.2 Ecotoxicologia. 13.3 Cultivo e manutenção de organismos aquáticos. 13.4 Ensaios de toxicidade de efluentes e de produtos solúveis e insolúveis com organismos de diversos níveis tróficos. 13.5 Avaliação de impactos ambientais. 13.6 Valoração de danos ambientais. 14 Legislação ambiental. 15 Economia ambiental. 16 Política ambiental e desenvolvimento sustentável. 17 Gestão ambiental. 18 Planejamento ambiental, planejamento territorial, vocação e uso do solo, urbanismo. 19 Conservação de recursos naturais. 20 Ecologia de populações. 21 Manejo de fauna. 22 Taxonomia vegetal. 23 Anatomia vegetal. 23 Biogeografia. 24 Avaliação de Impacto Ambiental. 25 Controle biológico de pragas e doenças 26 Reflorestamento e reciclagem de resíduos orgânicos. 27 Fitopatologia. 28 Inventário e avaliação do patrimônio natural.

CARGO 19: Conciliador de Defesa do Consumidor: 1 Lei n° 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor) 2 Dec. 2.181/97 (regulamenta o CDC). 3 Lei n° 7.347/85 (Lei da Ação Civil Pública). 4 Lei n°9.656/98 (Dispõe sobre Planos Privados de Saúde). 5 Lei n°9.870/99 e Dec. 3.274/99 (Anuidades Escolares). 6 Resolução 456 da ANEEL (Dispõe sobre as condições gerais de fornecimento de energia elétrica). 7 Lei n°9.472/97 (Lei Geral das Telecomunicações). 8 Resoluções da ANATEL: n° 85/00 (Regulamento do STFC - Serviço Telefônico Fixo Comutado) e n° 477/07 e anexo (Regulamento do Serviço Móvel Pessoal) 9 Lei n°10.926/04 e Dec. 5.903/06 (Dispõe sobre a afixação de preços ao consumidor). 10 Lei n°10.671/03 (Estatuto do Torcedor). 11 Lei n°10.741/03 (Estatuto do Idoso). 12 Dec. 2.521/98 (Transporte Interestadual). 13 Lei n°9.427/96 (Lei de concessão dos Serviços Públicos. 14 Circular 2.766/97 - BACEN. 15 Instrução Normativa n° 003/2008 da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor. 16 Noções de Direito Constitucional ( 1 Os Poderes do Estado e as respectivas funções. 2 Formas de Estado. 3 Formas e sistemas de governo. 4 Teoria Geral da Constituição. 5 Controle de constitucionalidade no Direito Brasileiro. 6 Princípios fundamentais da Constituição da República Federativa do Brasil. 7 Direitos e Garantias Fundamentais. 8 Organização do Estado Brasileiro. 9 Organização dos Poderes. 10 Finanças Públicas. 11 Ordem econômica e financeira). 17 Noções de Direito Administrativo (1 Administração Pública: espécies, formas e características. 2 Princípios da Administração Pública. 3 Teoria geral da função pública. 4 Espécies de regimes jurídicos, sua natureza e características. 5 O servidor público e a Constituição Federal de 1988. 6 Regime Jurídico dos Servidores Públicos. 7 Serviço público: conceito e natureza; modalidades e formas de prestação. 8 Regime jurídico da licitação e dos contratos. Administração: análise da legislação; obrigatoriedade, dispensa, inexigibilidade e vedação de licitação; procedimentos, anulação e revogação; modalidades de licitação. 9 Teoria geral do Ato Administrativo: conceitos, classificação, espécies, elementos, requisitos e atributos do ato administrativo: o ato administrativo e os direitos dos administradores. 10 Poderes administrativos. 11 Controle da Administração Pública: espécie de controle e suas características; seus efeitos na prestação dos serviços públicos. 12 Controle da Administração Pública: conceito, tipos, forma - controle externo, controle interno, controle parlamentar, controle social, controle jurisdicional. 13 Responsabilidade Civil da Administração). 18 Direito Civil (1 Conceito. 2 Negócio jurídico: espécies; manifestação da vontade; vícios da vontade; defeitos do negócio jurídico; invalidade do negócio jurídico. 3 Teoria da imprevisão. 4 Ato jurídico: fato e ato jurídico; modalidades e formas do ato jurídico. 5 Efeitos do ato jurídico: nulidade; atos ilícitos; abuso de direito; fraude à lei. 6 Prescrição e decadência. 7 Obrigações: conceito; obrigação de dar, de fazer e não fazer; obrigações alternativas, divisíveis, indivisíveis, solidárias; cláusula penal. 8 Extinção das obrigações: pagamento - objeto e prova, lugar e tempo de pagamento; mora; compensação, novação, transação; direito de retenção. 9 Contratos: disposições gerais; extinção; espécies. 10 Responsabilidade civil).

CARGO 20: Contador: 1 Lei n.° 6.404/1976 e legislação complementar. 2 Contabilidade Pública: Plano de contas único para os órgãos da administração direta. 2.1 Registros contábeis de operações típicas em unidades orçamentárias ou administrativas (sistemas orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação). 2.2 Balanço e demonstrações das variações patrimoniais exigidas pela Lei n.° 4.320/1964. 3. Consolidação de demonstrações contábeis. 4 Análise econômico-financeira. 5 Orçamento público: elaboração, acompanhamento e fiscalização. 5.1 Créditos adicionais, especiais, extraordinários, ilimitados e suplementares. 5.2 Plano plurianual. 5.3 Projeto de lei orçamentária anual: elaboração, acompanhamento e aprovação. 5.4 Princípios orçamentários. 5.5 Diretrizes orçamentárias. 5.6 Processo orçamentário. 5.7 Métodos, técnicas e instrumentos do orçamento público. 5.8 Normas legais aplicáveis. 5.9 SIDOR, SIAFI. 5.10 Receita pública: categorias, fontes, estágios; dívida ativa. 5.11 Despesa pública: categorias, estágios. 5.12 Suprimento de fundos. 5.13 Restos a pagar. 5.14 Despesas de exercícios anteriores. 5.15 Conta única do Tesouro. 5.16 Tomadas e prestações de contas. 6 Efeitos inflacionários sobre o patrimônio das empresas. 7 Avaliação e contabilização de investimentos societários no país. 8 Destinação de resultado. 9 Imposto de renda de pessoa jurídica. 10 IRRF. 11 ICMS. 12 PASEP. 13 COFINS. 14 Custos para avaliação de estoques. 15 Custos para tomada de decisões. 16 Sistemas de custos e informações gerenciais. 17 Matemática financeira. 17.1 Regra de três simples e composta, percentagens. 17.2 Juros simples e compostos: capitalização e desconto. 17.3 Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, real e aparente. 17.4 Rendas uniformes e variáveis. 17.5 Planos de amortização de empréstimos e financiamentos. 17.6 Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento. 17.7 Avaliação de alternativas de investimento. 17.8 Taxas de retorno, taxa interna de retorno. 18 Lei n.° 8.666/1993 e suas alterações posteriores. 19 Lei n.° 10.520/02 e alterações posteriores. 20 Lei Complementar n.° 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).

CARGO 21: Economista: 1 Análise macroeconômica. 1.1 Contabilidade nacional. 1.2 Renda nacional. 1.3 Produto nacional. 1.4 Consumo. 1.5 Poupança. 1.6 Investimento. 1.7 Política fiscal e monetária. 1.8 Inflação. 1.9 Moeda e crédito. 1.10 Desenvolvimento econômico. 2 Análise microeconômica. 2.1 Oferta e procura. 2.2 Equilíbrio do consumidor. 2.3 Equilíbrio da firma. 2.4 O mecanismo de formação de preços. 2.5 Regimes de concorrência. 2.6 Teoria da produção. 3 Economia internacional. 3.1 Balanço de pagamentos. 3.2 Comércio internacional. 3.3 Taxas de câmbio. 3.4 Sistema financeiro internacional. 4 Economia brasileira. 4.1 A industrialização brasileira. 4.2 O desenvolvimento econômico. 4.3 O processo inflacionário brasileiro. 4.4 Orçamento da União. 5 Matemática financeira. 5.1 Regra de três simples e composta, percentagens. 5.2 Juros simples e compostos: capitalização e desconto. 5.3 Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, real e aparente. 5.4 Rendas uniformes e variáveis. 5.5 Planos de amortização de empréstimos e financiamentos. 5.6 Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento. 5.7 Avaliação de alternativas de investimento. 6 Avaliação econômica de projetos. 6.1 Taxa interna de retorno e valor presente líquido de um fluxo de caixa. 6.2 Comparação de alternativas de investimento e financiamento. 7 Contabilidade Geral. 7.1 Noções de contabilidade. 7.2 Análise das demonstrações financeiras. 8 Administração Financeira. 8.1 Análise de fluxo de caixa. 8.2 Análise de capital de giro. 8.3 Princípios gerais de alavancagem. 8.4 Análise do equilíbrio operacional. 9 Contabilidade gerencial. 9.1 Relações custo - volume - lucro. 9.2 Sistemas de custeamento. 9.3 Orçamento. 9.4 Centro de lucro e preços de transferências. 9.5 Padrões de comportamento de custos. 9.6 Contabilidade por responsabilidade. 10 Aspectos Tributários - conceito, principais tributos e seus impactos nos negócios empresariais.

CARGO 22: Enfermeiro do Trabalho: 1 Atuação do enfermeiro do trabalho na prevenção de doenças relacionadas ao trabalho. 2 Processo de enfermagem na saúde ocupacional: histórico, diagnóstico, prescrição, evolução e prognóstico. 3 Bioética e a enfermagem do trabalho. 4 Moral, ética e deontologia. Ergonomia: conceito e suas evoluções, fatores interferentes nos postos de trabalho, as cargas provenientes do trabalho, avaliação do trabalho, considerações sobre algumas posturas. 5 Saúde mental e do trabalho: o nível psicossocial, o nível sociopsicossocial, o nível sociodinâmico e mecanismos de defesa. 6 Inumização do trabalhador: vacinas, antígenos e anticorpos; imunidade ativa e passiva; fatores inerentes ao organismo que recebe a vacina; componentes e origem das vacinas; requisitos básicos de uma vacina; controle de qualidade, rede de frio e contra-indicações gerais; situações em que se recomenda o adiamento da vacina; associação de vacinas, vacinação em situações especiais, profilaxia do tétano após ferimento, ações gerais de enfermagem, doenças de notificação compulsória. 7 Higiene e segurança ocupacional. 8 Doenças relacionadas ao trabalho: classificação as doenças do trabalho de acordo com os sistemas e aparelhos. 9 Sistema tegumentar. 10 Sistema respiratório. 11 Sistema nervoso e órgãos dos sentidos. 12 Sistema digestivo. 13 Sistema urinário. 14 Sistema músculoesquelético. 15 Sistema cardio-vascular. 16 Ginástica laboral: objetivos, benefícios e como fazer. 17 Primeiros socorros. 18 Saúde do trabalhador no âmbito do SUS. 19 Ética e legislação profissional.

CARGO 23: Engenheiro Agrícola: 1 Administração agrícola. 1.1 Organização e operação das atividades agrícolas. 1.2 Planejamento e desenvolvimento das atividades agrícolas. 2 Edafologia. 2.1 Gênese, morfologia e classificação de solos. 2.2 Capacidade de uso e conservação de solos. 2.3 Fertilidade de solos, fertilizantes e corretivos. 2.4 Microbiologia de solos. 3 Fitotecnia e ecologia agrícola. 3.1 Agrometeorologia. 3.2 Recursos naturais renováveis. 3.3 Grandes culturas anuais e perenes. 3.4 Horticultura. 3.5 Fruticultura. 3.6 Silvicultura. 3.7 Parques e jardins. 3.8 Recursos naturais renováveis. 3.9 Desenvolvimento agrícola sustentado. 3.10 Sistemas agrossilvopastoris. 3.11 Tecnologia de sementes. 4 Fitossanidade. 4.1 Fitopatologia. 4.2 Entomologia agrícola. 4.3 Ciência de plantas daninhas. 4.4 Manejo integrado de doenças, pragas e plantas daninhas. 5 Mecanização agrícola. 5.1 Máquinas e implementos agrícolas. 5.2 Implementos para tração animal. 6 Manejo da água. 6.1 Hidrologia e hidráulica aplicadas à agricultura. 6.2 Irrigação e drenagem para fins agrícolas. 7 Geoprocessamento. 8 Geoposicionamento. 9 Cartografia. 10 Construções e energia rural. 10.1 Construções rurais e suas instalações complementares. 10.2 Fontes de energia nas atividades agropecuárias. 11 Sociologia e desenvolvimento rural. 11.1 Economia e crédito rural. 11.2 Extensão rural. 12 Topografia - levantamentos planialtimétricos.

CARGO 24: Engenheiro Agrimensor: 1 Geodésia geométrica. 1.1 Conceitos introdutórios. 1.2 Geometria do elipsóide. 1.3 Cálculo direto e inverso. 1.4 Sistemas de referência em uso e usados no Brasil. 1.5 Sistemas geocêntricos de referência. 1.6 Transformação coordenadas entre sistemas de referência. 1.7 Tipos de coordenadas e conversões. 1.8 Geodésia tridimensional. 1.9 Altitudes. 2 Geodésia física. 2.1 Introdução a teoria do potencial. 2.2 Campo da gravidade normal. 2.3 Campo da gravidade terrestre. 2.4 Reduções gravimétricas. 2.5 Determinação da gravidade. 2.6 Determinação gravimétrica das ondulações geodais. 2.7 Outros métodos para determinação do geóide. 3 Ajustamento de observações. 3.1 Classificação dos erros. 3.2 Sistema de equações lineares e o M.M.Q. 3.3 Ajustamento de observações diretas. 3.4 Método dos parâmetros. 3.5 Variação de coordenadas. 3.6 Elipse dos erros. 3.7 Fotometria. 3.8 Atualização cartográfica por sensoriamento remoto. 3.9 Cartografia automatizada. 3.10 Cartas temáticas. 3.11 Levantamentos e atualização cartográfica (sede + UR). 4 Conceitos básicos. 4.1 Geodésia e cartografia. 4.2 Sistemas de projeção cartográfica. 4.3 Cartografia digital. 4.4 Sensoriamento remoto e fotogrametria. 4.5 Modelagem digital do terreno. 4.6 Banco de dados e ferramentas de geoprocessamento. 4.7 Processamento digital de imagens. 4.8 Interpretação visual e automática de imagens óticas e de radar. 4.9 Posicionamento geodésico e reambulação. 4.10 Banco de dados. 5 Conceitos específicos. 5.1 Foto interpretação. 5.2 Levantamento aerofotogramétrico. 5.3 Fotogrametria analógica. 5.4 Fotogrametria analítica. 5.5 Aerotriangulação. 5.6 Posicionamento geodésico e reambulação. 5.7 Processamento digital de imagens. 5.8 Interpretação visual e automática de imagens óticas e de radar. 5.9 Estrutura e modelagem de dados e de metadados para produção cartográfica digital e de sistemas de informação geográfica - SIG. 5.10 Processos de produção cartográfica digital (levantamentos/aquisição de dados, compilação cartográfica, editoração cartográfica e geração de originais por reprodução eletrônica). 6 Sistemas de geoinformações. 7 Geoprocessamento. 8 Cadastramento georeferenciado.

CARGO 25: Engenheiro Agrônomo: 1 Administração agrícola. 1.1 Organização e operação das atividades agrícolas. 1.2 Planejamento e desenvolvimento das atividades agrícolas. 2 Edafologia. 2.1 Gênese, morfologia e classificação de solos. 2.2 Capacidade de uso e conservação de solos. 2.3 Fertilidade de solos, fertilizantes e corretivos. 2.4 Microbiologia de solos. 3 Fitotecnia e ecologia agrícola. 3.1 Agrometeorologia. 3.2 Recursos naturais renováveis. 3.3 Grandes culturas anuais e perenes. 3.4 Horticultura. 3.5 Fruticultura. 3.6 Silvicultura. 3.7 Parques e jardins. 3.8 Recursos naturais renováveis. 3.9 Desenvolvimento agrícola sustentado. 3.10 Sistemas agrossilvopastoris. 3.11 Tecnologia de sementes. 4 Fitossanidade. 4.1 Fitopatologia. 4.2 Entomologia agrícola. 4.3 Ciência de plantas daninhas. 4.4 Manejo integrado de doenças, pragas e plantas daninhas. 5 Mecanização agrícola. 5.1 Máquinas e implementos agrícolas. 5.2 Implementos para tração animal. 6 Manejo da água. 6.1 Hidrologia e hidráulica aplicadas à agricultura. 6.2 Irrigação e drenagem para fins agrícolas. 7 Geoprocessamento. 8 Geoposicionamento. 9 Cartografia. 10 Construções e energia rural. 10.1 Construções rurais e suas instalações complementares. 10.2 Fontes de energia nas atividades agropecuárias. 11 Sociologia e desenvolvimento rural. 11.1 Economia e crédito rural. 11.2 Extensão rural. 12 Zootecnia. 12.1 Agrostologia. 12.2 Produção animal. 12.3 Nutrição animal. 13 Tecnologia de alimentos. 13.1 Transformação de alimentos. 13.2 Conservação de alimentos. 13.3 Secagem, beneficiamento e armazenamento de sementes e grãos. 14 Topografia - levantamentos planialtimétricos.

CARGO 26: Engenheiro Ambiental: 1 Engenharia ambiental. 2 Biologia ambiental. 3 Expressão gráfica. 4 Microbiologia ambiental. 5 Química ambiental. 6 Estatística aplicada à engenharia ambiental. 7 Métodos topográficos, geodésicos e cartográficos. 8 Economia ecológica. 9 Ciência dos materiais. 10 Fenômenos de transporte. 11 Termodinâmica. 12 Geologia ambiental. 13 Sociologia e meio ambiente. 14 Gestão de resíduos sólidos. 15 Qualidade e tratamento de água. 16 Qualidade de solo. 17 Geoquímica ambiental. 18 Análise ambiental. Análise de demandas regionais. 19 Vistoria e elaboração de pareceres. 20 Política Nacional de Meio Ambiente: sistemas de meio ambiente e instrumentos de gestão ambiental. 21 Espaços especialmente protegidos (Lei 9.985/2000 e Decreto regulamentador - grupos e categorias de Unidades de Conservação e CONAMAs 302, 303 e 369). 22 Desenvolvimento Sustentável. 23 Conservação, manejo e uso dos recursos naturais renováveis. 24 Licenciamento: Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). 25 Biossegurança. 26 Degradação e poluição ambiental. 27 Impactos ambientais das políticas públicas. 28 Zoneamento ecológico-econômico.

CARGO 27: Engenheiro Cartógrafo: 1 Geodésia geométrica. 1.1 Conceitos. 1.2 Geometria do elipsóide. 1.3 Cálculo direto e inverso. 1.4 Sistema de referência em uso e usados no Brasil. 1.5 Sistemas geocêntricos de referência. 1.6 Transformação de coordenadas entre sistemas de referência. 1.7 Tipos de coordenadas e conversões. 1.8 Geodésia tridimensional. 1.9 Altitudes. 2 Ajustamento de observações. 2.1 Classificação dos erros. 2.2 Sistema de equações lineares e o M.M.Q. 2.3 Ajustamento de observações diretas. 2.4 Elipse dos erros. 2.5 Atualização cartográfica por sensoriamento remoto. 2.6 Cartografia automatizada. 3 Conceitos básicos. 3.1 Geodésia e cartografia. 3.2 Sistema de projeção cartográfica. 3.3 Cartografia digital. 3.4 Sensoriamento remoto e fotogrametria. 3.5 Modelagem digital do terreno. 3.6 Banco de dados e ferramentas de geoprocessamento. 3.7 Processamento digital de imagens. 3.8 Posicionamento geodésico e reambulação. 3.9 Banco de dados. 4 Conceitos específicos. 4.1 Levantamento aerofotogramétrico. 4.2 Processos de produção cartográfica digital (levantamentos/aquisição de dados, compilação cartográfica, editoração cartográfica e geração de originais por reprodução eletrônica). 5 Sistemas de geoinformações. 6 Geoprocessamento. 7 Cadastramento georeferenciado. 8 Análise e elaboração de Planos de Urbanização e Loteamentos - Lei n.° 6.766/79.9 Estatuto da Cidade - Regularização Fundiária - Lei n.° 10.257/01.

CARGO 28: Engenheiro Civil: 1 Programação de obras. 1.1 Engenharia de custos, orçamento e composição de custos unitários, parciais e totais: levantamento de quantidades. 1.2 Planejamento e cronograma físico-financeiro. 2 Projeto e execução de obras civis. 2.1 topografia e terraplenagem; locação de obra; sondagens; instalações provisórias. 2.2 Canteiro de obras; proteção e segurança, depósito e armazenamento de materiais, equipamentos e ferramentas 2.3 Fundações. 2.4 Escavações. 2.5 Escoramentos. 2.6 Estruturas metálicas, de madeira e de concreto; formas; armação; alvenaria estrutural; estruturas pré-fabricadas 2.7 Controle tecnológico. 2.8 Argamassas. 2.9 Instalações prediais. 2.10 Alvenarias e revestimentos. 2.11 Esquadrias. 2.12 Coberturas. 2.13 Pisos. 2.14 Impermeabilização. 2.15 Segurança e higiene do trabalho. 2.16 Ensaios de recebimento da obra. 2.17 Desenho técnico. 3 Materiais de construção civil. 3.1 Aglomerantes - gesso, cal, cimento Portland. 3.2 Agregados 3.3 Argamassa. 3.4 Concreto: dosagem; tecnologia do concreto. 3.5 Aço. 3.6 Madeira. 3.7 Materiais cerâmicos. 3.8 Vidros. 3.9 Tintas e vernizes. 4 Mecânica dos solos. 4.1 Empuxos de terra; estruturas de arrimo; estabilidade de taludes; estabilidade das fundações superficiais e estabilidade das fundações profundas. 5 Análise estrutural. 5.1 Esforços em uma seção: esforço normal, esforço cortante, torção e momento fletor. 5.2 Relação entre esforços. 5.3 Apoio e vínculos. 5.4 Diagrama de esforços. 5.5 Estudos das estruturas isostáticas (vigas simples, vigas Gerber, quadros, arcos e treliças); deformações e deslocamentos em estruturas isostáticas; linhas de influência em estruturas isostáticas; esforços sob ação de carregamento, variação de temperatura e movimentos nos apoios. 5.6 Estudos das estruturas hiperestáticas; métodos dos esforços; método dos deslocamentos. 6 Dimensionamento do concreto armado. 6.1 Características mecânicas e reológicas do concreto. 6.2 Tipos de aço para concreto armado; fabricação do aço; características mecânicas do aço; estados limites; aderência; ancoragem e emendas em barras de armação. 6.3 dimensionamento de seções retangulares sob flexão. 6.4 Cisalhamento. 6.5 Dimensionamento de peças de concreto armado submetidas a torção. 6.6 Dimensionamento de pilares. 6.7 Detalhamento de armação em concreto armado. 7 Instalações prediais. 7.1 Instalações elétricas. 7.2 Instalações hidráulicas. 7.3 Instalações de esgoto. 7.4 Instalações de telefone e instalações especiais (proteção e vigilância, gás, ar comprimido, vácuo e água quente, sonorização). 8 Estruturas de aço. 9 Estruturas de madeira. 10 Fiscalização. 10.1 Acompanhamento da aplicação de recursos (medições, emissão de fatura etc.). 10.2 Controle de materiais (cimento, agregados aditivos, concreto usinado, aço, madeira, materiais cerâmicos, vidro etc.). 10.3 Controle de execução de obras e serviços. 10.4 Documentação da obra: diários e documentos de legalização. 11 Legislação específica para obras de engenharia civil: normas da ABNT, noções da Lei n.° 10.257/2001 (denominada Estatuto da Cidade). 12 Patologia das obras de engenharia civil. 13 Engenharia de avaliações: legislação e normas, metodologia, níveis de rigor, laudos de avaliação. 14 Segurança do trabalho. 14.1 Evolução: aspectos políticos econômicos e sociais. 14.2 Realidade e tendências. 14.3 Acidente de trabalho: teoria dos acidentes e estatísticas. 14.4 Investigação de acidentes do trabalho: método árvore de causas. 14.5 Legislação de segurança do trabalho. 14.6 Legislação previdenciária aplicada ao acidente do trabalho. 14.7 Programas de prevenção de acidentes do trabalho. 15 Prevenção e controle de risco em máquinas, equipamentos e instalações. 15.1 Proteção de máquinas e ferramentas: segurança com caldeira e vasos de pressão. 15.2 Movimentação, transporte, manuseio e armazenamento de materiais. 15.3 Riscos em obras de construção, demolição e reforma. 15.4 Os riscos elétricos e seu controle. 15.5 Proteções coletivas e individuais. 16 Higiene do trabalho. 16.1 Conceito e classificação dos riscos ocupacionais - agentes físicos, químicos e biológicos. 16.2 Objetivos da higiene ocupacional. 16.3 Ruídos e vibrações. 16.4 Iluminação. 16.5 Riscos respiratórios. 16.6 Medidas de controle dos riscos ocupacionais. 16.7 Ventilação e exaustão. 16.8 Programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA). 16.9 Programa de proteção respiratória. 17 Proteção do meio ambiente. 17.1 Poluição ambiental. 17.2 Tratamento de resíduos. 18 Prevenção e combate a incêndios. 18.1 Incêndios. 18.2 Proteção e prevenção física e química do fogo. 18.3 O comportamento do fogo e a integridade estrutural. 18.4 Sistemas de detecção e alarme de incêndios. 18.5 Sistemas e equipamentos para o combate de incêndios. 19 Ergonomia. 19.1 Introdução à análise ergonômica. 19.2 Metodologia de análise ergonômica. 19.3 Análise ergonômica de demanda e da tarefa. 19.4 Os comportamentos do homem no trabalho. 19.5 Análise ergonômica da atividade: modelos, métodos e técnicas. 19.6 Métodos de tratamento de dados em ergonomia. 19.7 Diagnóstico e recomendações ergonômicas. 20 Doenças profissionais e do trabalho. 20.1 Agentes patogênicos causadores de doenças profissionais ou do trabalho. 20.2 Programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO). 20.3 Toxicologia. 20.4 Controles biológicos de exposição. 21 Legislação. 21.1 Normas regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho - NR. 22 Licitações e contratos da administração pública (Lei n.° 8.666/1993). Modalidades de licitação. Tipos de licitação. Fases de licitação. Elementos técnicos do edital de licitação: projeto básico, projeto executivo, orçamentos. 23 Engenharia legal. NBR 13752. Perícias de engenharia na construção civil. 24 Engenharia de avaliações: métodos; níveis de rigor; depreciação; fatores de homogeneização; desapropriações; laudos de avaliação (NBR 14653, antiga NBR 5676. Avaliação de Imóveis Urbanos). 25 Fiscalização. Ensaios de recebimento da obra. Acompanhamento da aplicação de recursos (medições, emissão de fatura etc.). Controle de execução de obras e serviços. Documentação da obra: diários, documentos de legalização, ARTs. 26 Engenharia de custos. Levantamento dos serviços e seus quantitativos. Orçamento analítico e sintético.

CARGO 29: Engenheiro Civil - Engenharia Rodoviária: 1 Estudos geotécnicos. 2 Projetos de obras rodoviárias: terraplanagem, pavimentação, drenagem, meio-ambiente, sinalização e obras complementares. 3 Materiais para obras rodoviárias: características físicas. 4 Principais ensaios técnicos: de solo, de materiais betuminosos e de agregados. 5 Especificações de serviços: terraplanagem (corte, aterros, bota-fora etc.); pavimentação: reforço do sub-leito, sub-base, base e revestimento asfáltico; drenagem e obras de arte especiais; principais equipamentos utilizados. 6 Análise Orçamentária: Sistema de Custos Rodoviários do DNIT-Sicro. Metodologia e conceitos, produtividade e equipamentos. 7 Acompanhamento de obras: apropriação de serviços. 8 Construção: organização do canteiro de obras; execução de serviços de terraplanagem, pavimentação, drenagem e sinalização. 9 Principais impactos ambientais e medidas mitigadoras. 10 Fiscalização: acompanhamento da aplicação de recurso (medições, cálculos de reajustamento, mudança de data-base, emissão de fatura etc.), análise e interpretação de documentação técnica (editais, contratos, aditivos contratuais, cadernos de encargos, projetos, diário de obras etc.). 11 Controle de materiais: cimento, agregados, aditivos, materiais betuminosos; controle de execução de obras e serviços.

CARGO 30: Engenheiro de Alimentos: 1 Tecnologia de alimentos. 1.1 Transformação de alimentos. 1.2 Conservação de alimentos. 1.3 Secagem, beneficiamento e armazenamento de sementes e grãos. 2 Noções de microbiologia de alimentos. 3 Noções de doenças transmitidas por alimentos (DTA).

CARGO 31: Engenheiro de Segurança do Trabalho: 1 Legislação específica. 1.1 Lei n.° 6514, de 22/12/77. 1.2 Normas Regulamentadoras (NR) aprovadas pela Portaria n.° 3214, de 08/06/78 e legislações complementares. 1.3 Consolidação das Leis do Trabalho. 1.4 Convenção OIT. 2 Acidente de trabalho: conceitos, legislação, registro, comunicação, análise e estatística. 3 Prevenção e controle de riscos. 4 Proteção contra incêndios e explosões. 5 Gerenciamento de riscos. 6 Higiene industrial. 7 Ergonomia. 8 Doenças do trabalho. 9 Proteção ao meio-ambiente; Controle de resíduos e efluentes industriais; Legislação Ambiental. 10 Sistema de Gestão BS 8800, OHSAS 18001, ISO 14000. 11 Transporte de produtos perigosos; Transferência de Produtos Químicos. 12 Responsabilidade civil e criminal. 13 Política de Segurança e Saúde no Trabalho: planejamento, implementação e operação.

CARGO 32: Engenheiro Eletricista: 1 Circuito Elétricos. 1.1 Elementos de circuitos. 1.2 Leis de Kirchhoff. 1.3 Análise nodal e por malha.1.4 Circuitos em corrente contínua e em corrente alternada. 1.5 Circuitos com acoplamentos. 1.6 Solução de circuitos no tempo e na freqüência. 2 Eletromagnetismo. 2.1 Princípios gerais. 2.2 Campos eletrostático, magnetostático e eletromagnetostático. 2.3 Energia, potência, tensão e momentos eletromagnéticos. 2.4 Ondas TEM. 2.5 Reflexão e refração de ondas planas. 2.6 Conversores CC-CC, CC-CA, CA-CC e CA­CA. 2.7 Controle Eletrônico de Máquinas Elétricas. 3 Teoria de Controle. 3.1 Análise e síntese de sistemas lineares escalares, contínuos e discretos, nos domínios do tempo e da freqüência. 3.2 Sistemas Lineares. 3.3 Controle Linear. 3.4 Sistemas Digitais. 3.5 Síntese Moderna de Circuitos Modernos. 3.6 Comunicações análogas. 3.7 Conservação de Energia. 3.8 Controle Digital. 3.9 Comunicações Digitais. 3.10 Organização dos Computadores. 3.11 Materiais em Engenharia. 3.12 Comutação Analógica e Digital. 3.13 Microcomputadores. 3.14 Microeletrônica. 3.15 Circuitos de Potência. 3.16 Processamento de Sinais. 3.17 Conversão analógica digital e digital analógica. 4 Princípios de Ciências dos Materiais. 4.1 Características e propriedades dos materiais condutores, isolantes, e magnéticos. 4.2 Materiais estruturais. 5 Máquinas Elétricas. 5.1 Princípios fundamentais de conversão eletromecânica de energia. 5.2 Características, aplicações, princípio de funcionamento, operação, ligações e ensaio de máquinas de corrente contínua (geradores e motores), transformadores (monofásicos e trifásicos), máquinas síncronas e trifásicas (geradores e motores), motores de indução monofásicos e trifásicos. 5.3 Acionamentos elétricos. 6 Subestações e Equipamentos Elétricos. 6.1 Objetivos, custos, localização no sistema, diagramas unifilares básicos, arranjos típicos, tipos de barramento, malhas de terra, sistema auxiliares. 6.2 Equipamentos de manobra em alta tensão: chaves e disjuntores, pára-raios. 6.3 Transformadores de força. 6.4 Manutenção dos equipamentos elétricos. 7 Proteção de Sistemas de Energia. 7.1 Relés e suas funções. 7.1.1 Princípios e características de operação dos relés eletromecânicos. 7.1.2 Tipos básicos de relés. 7.2 Transformadores de corrente e transformadores de potencial. 7.3 Proteção de máquinas elétricas. 8 Proteção de barramentos de baixa tensão domiciliares e industriais. 9 Projetos de instalações prediais e industriais. 10 Orçamentação. 10.1 Composição de custos unitários, parciais e totais: levantamento de quantidades. 10.2 Planejamento e Cronograma físico-financeiro. 11 Informática aplicada a Engenharia (Excel, World, AutoCAD). 12 Fiscalização. 12.1 Acompanhamento da aplicação de recursos (medições, emissão de fatura etc.). 12.2 Controle de materiais elétricos 12.3 Controle de execução de obras e serviços. 12.4 Documentação da obra: diários e documentos de legalização.

CARGO 33: Engenheiro Florestal: 1 Ecologia florestal: caracterização ambiental, ecossistemas marginais, sucessão ecológica, análise de vegetação, recuperação de áreas degradadas. 2 Mecanização e exploração florestal: equipamentos de exploração florestal, exploração de baixo impacto, planejamento da exploração, estradas e ramais de exploração, pátio de estocagem, elaboração de projetos técnicos de exploração florestal. 3 Proteção florestal: incêndios - causas, efeitos e prevenção; combate a incêndios florestais, técnicas de conservação do solo, manejo em solos de várzea e terra firme para fins conservacionistas, erosão, práticas conservacionistas. 4 Inventário florestal: inventário piloto, processos de amostragem, planejamento de inventários florestais, elaboração de projetos de inventários florestais. 5 Implantação, condução e manejo de povoamentos florestais: sementes e viveiros florestais; plantio - preparo de área, espaçamento, adubação, desbaste, limpeza, desrama; ordenamento florestal - rotação, cortes e planejamento de desbastes. 6 Silvicultura tropical: classificação dos sistemas silviculturais, tratamentos silviculturais aplicados à regeneração natural, planejamento da regeneração de povoamentos florestais. 7 Sistemas agroflorestais: tipos de sistemas, espécies recomendadas para sistemas agroflorestais, utilização de culturas intercalares como base do sistema, importância para a pequena propriedade. 8 Manejo de florestas tropicais: estágio atual do manejo florestal, princípios básicos do manejo de florestas tropicais, estudo de diversidade, utilização das florestas secundárias, as normas e regulamentos dos planos de manejo. 9 Indústria e tecnologia de madeira: planejamento de serraria, maximização do aproveitamento, utilização de madeira serrada, classificação de madeira, industrialização de madeira laminada e compensada, industrialização de madeira aglomerada. 10 Política e legislação agrária: aspectos socioeconômicos e ambientais, políticas e administração pública de ambiente, política de desenvolvimento florestal, instrumentos para gestão ambiental, zoneamento ambiental, avaliação de impacto ambiental. 11 Elaboração e avaliação de projetos: seleção de projetos para investimento, elaboração e conteúdo básico de projetos, projetos de florestamento e(ou) reflorestamento, análise de projetos - projetos de estudos ambientais e PCAs.

CARGO 34: Engenheiro Mecânico: 1 Instalações hidráulicas. 2 Ensaios mecânicos. 3 Instrumentação. 4 Vibrações mecânicas. 5 Máquinas térmicas. 6 Materiais de construção mecânica. 7 Resistência dos materiais. 8 Mecânica aplicada a máquinas. 9 Elementos de máquina. 10 Termodinâmica. 11 Mecânica dos fluidos. 12 Princípios de Transferência de Calor: condução, convecção, radiação. 13 Técnicas de soldagem. 14 Projeto, instalação e manutenção. 14.1 Sistemas de transportes vertical e horizontal (elevadores, monta-cargas, escadas e esteiras rolantes). 14.2 Ar condicionado, refrigeração, ventilação e exaustão mecânica. 14.3 Máquinas térmicas e instalações pertinentes (sistemas de aquecimento solar, caldeiras, elétrico, gás GLP). 14.4 Sistemas de prevenção e combate a incêndio (detecção, alarme e combate). 15 Informática aplicada à Engenharia (Excel, Word, AutoCAD).

CARGO 35: Engenheiro Químico: 1 Físico-química. 2 Termodinâmica química: equações de estado, desvios da idealidade. 2.1 Primeira Lei da Termodinâmica. 2.2 Termoquímica. 2.3 Segunda Lei da Termodinâmica. 2.4 Terceira Lei da Termodinâmica: potencial químico, equilíbrio químico. 2.5 Equilíbrio entre fases. 3 Cinética química. 4 Eletroquímica: células galvânicas e eletrolíticas. 5 Corrosão eletroquímica. 6 Combustão: estequiometria, cinética e mecanismos de combustão; balanços de energia e de massa na combustão; poder calorifico de combustíveis. 7 Fundamentos e aplicações da engenharia química. 7.1 Reatores químicos. 7.2 Cinética das relações químicas. 7.3 Classificação dos reatores e princípios de cálculos dos reatores ideais. 7.4 Balanços materiais e energéticos. 7.5 Associações de reatores em série e paralelo. 8 Operações unitárias da indústria química. 9 Transporte de fluidos compressíveis: equações fundamentais de balanço de energia e massa. 10 Cálculos de perda de carga, distribuída e localizada. 11 Bombas: tipos de bombas; curvas das bombas; curvas dos sistemas de bombeamento; escolha das bombas. 12 Medidores de vazão: manômetros, venturi, rotâmetros. 13 Caracterização de partículas sólidas: análise granulométrica, peneiramento. 14 Filtração: equações fundamentais para obtenção de tortas incompressíveis. 15 Determinação dos parâmetros de filtração. 16 Filtração a pressão constante, a vazão constante e a pressão e vazão variáveis. 17 Sedimentação e centrifugação: equações fundamentais para suspensões diluídas. 18 Transporte de calor: mecanismos, leis básicas e coeficientes de troca de calor. 19 Equações fundamentais. 20 Trocadores de calor: tipos e dimensionamento. 21 Evaporadores: simples e múltiplos efeitos. 22 Psicrometria: relações psicrométricas ar-vapor d'água; equações fundamentais. 23 Difusão mássica. 24 Lei de Fick; coeficiente de difusão. 25 Destilação: equilíbrio líquido-vapor, diagramas de equilíbrio, separação por flash. 26 Recursos químicos. 27 Balanços materiais e balanços energéticos com e sem reações químicas. 28 Aplicações de balanços materiais e energéticos aos processos químicos. 29 Fluxograma de processos. 30 Produtos químicos fundamentais: matérias primas e utilidades para a obtenção de alguns produtos químicos orgânicos e inorgânicos: ácido nítrico, ácido sulfúrico, cloro, hidróxido de sódio, eteno, acetileno, polímeros. 31 Águas industriais e potáveis: tratamentos para remoção de cor, turvação, dureza, íons metálicos. 32 Materiais para a indústria química: materiais empregados, seleção, corrosão. 33 Instrumentação e controle de processos: seleção de instrumentos de medidas; tipos de controladores; exemplos de controle em alguns equipamentos de processo.

CARGO 36: Engenheiro Sanitarista: 1 Noções de saúde pública, epidemiologia e saneamento. 2 Sistemas de abastecimento de água. 3 Qualidade da água. 4 Tratamento de água de abastecimento. 5 Controle de poluição da água. 6 Sistemas de esgotos sanitários. 7 Tratamento de águas residuárias. 8 Resíduos sólidos e limpeza pública. 9 Sistemas de drenagem urbana. 10 Controle de poluição do ar.

CARGO 37: Estatístico: 1 Cálculos de probabilidades. 2 Inferência estatística. 3 Estatística computacional. 4 Análise matemática. 5 Demografia. 6 Métodos numéricos. 7 Pesquisa operacional. 8 Técnica de amostragem. 9 Análise de correlação e regressão. 10 Controle estatístico de qualidade. 11 Processos estocásticos. 12 Análise de dados discretos. 13 Análise multivariada. 14 Análise das séries temporais. 15 Análise exploratória de dados. 16 Medidas de tendência central. 17 Medidas de dispersão. 18 Medidas de assimetria. 19 Medidas de curtose. 20 Distribuições conjuntas.

CARGO 38: Extensionista Rural: Área Ambiental - Biologia: 1 Bioquímica básica e biomoléculas. 2 Metabolismo e regulação da utilização de energia. 3 Proteínas e enzimas. 4 Macromoléculas informacionais, transmissão da informação genética. 4.1 Técnicas de identificação utilizando o DNA. 4.2 Genética de populações. 4.3 Técnica de PCR. 5 Comunicação e regulação geral do organismo. 6 Biologia molecular e engenharia genética. 6.1 Organismos geneticamente modificados. 7 Melhoramento genético. 8 Biotecnologia vegetal. 9 Biotecnologia animal. 10 Biotecnologia microbiana e fermentações. 11 Legislação de propriedade industrial: generalidades, marcas e patentes. 12 Bioestatística. 13 Monitoramento ambiental. 13.1 Ecossistemas aquáticos continentais, costeiros e oceânicos. 13.2 Ecotoxicologia. 13.3 Cultivo e manutenção de organismos aquáticos. 13.4 Ensaios de toxicidade de efluentes e de produtos solúveis e insolúveis com organismos de diversos níveis tróficos. 13.5 Avaliação de impactos ambientais. 13.6 Valoração de danos ambientais. 14 Legislação ambiental. 15 Economia ambiental. 16 Política ambiental e desenvolvimento sustentável. 17 Gestão ambiental. 18 Planejamento ambiental, planejamento territorial, vocação e uso do solo, urbanismo. 19 Conservação de recursos naturais. 20 Ecologia de populações. 21 Manejo de fauna. 22 Taxonomia vegetal. 23 Anatomia vegetal. 23 Biogeografia. 24 Avaliação de Impacto Ambiental. 25 Controle biológico de pragas e doenças 26 Reflorestamento e reciclagem de resíduos orgânicos. 27 Fitopatologia. 28 Inventário e avaliação do patrimônio natural.

CARGO 39: Extensionista Rural: Área Ambiental - Engenharia Ambiental: 1 Engenharia ambiental. 2 Biologia ambiental. 3 Expressão gráfica. 4 Microbiologia ambiental. 5 Química ambiental. 6 Estatística aplicada à engenharia ambiental. 7 Métodos topográficos, geodésicos e cartográficos. 8 Economia ecológica. 9 Ciência dos materiais. 10 Fenômenos de transporte. 11 Termodinâmica. 12 Geologia ambiental. 13 Sociologia e meio ambiente. 14 Gestão de resíduos sólidos. 15 Qualidade e tratamento de água. 16 Qualidade de solo. 17 Geoquímica ambiental. 18 Análise ambiental. Análise de demandas regionais. 19 Vistoria e elaboração de pareceres. 20 Política Nacional de Meio Ambiente: sistemas de meio ambiente e instrumentos de gestão ambiental. 21 Espaços especialmente protegidos (Lei 9.985/2000 e Decreto regulamentador - grupos e categorias de Unidades de Conservação e CONAMAs 302, 303 e 369). 22 Desenvolvimento Sustentável. 23 Conservação, manejo e uso dos recursos naturais renováveis. 24 Licenciamento: Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). 25 Biossegurança. 26 Degradação e poluição ambiental. 27 Impactos ambientais das políticas públicas. 28 Zoneamento ecológico-econômico.

CARGO 40: Extensionista Rural: Área Ambiental - Engenharia Florestal: 1 Ecologia florestal: caracterização ambiental, ecossistemas marginais, sucessão ecológica, análise de vegetação, recuperação de áreas degradadas. 2 Mecanização e exploração florestal: equipamentos de exploração florestal, exploração de baixo impacto, planejamento da exploração, estradas e ramais de exploração, pátio de estocagem, elaboração de projetos técnicos de exploração florestal. 3 Proteção florestal: incêndios - causas, efeitos e prevenção; combate a incêndios florestais, técnicas de conservação do solo, manejo em solos de várzea e terra firme para fins conservacionistas, erosão, práticas conservacionistas. 4 Inventário florestal: inventário piloto, processos de amostragem, planejamento de inventários florestais, elaboração de projetos de inventários florestais. 5 Implantação, condução e manejo de povoamentos florestais: sementes e viveiros florestais; plantio - preparo de área, espaçamento, adubação, desbaste, limpeza, desrama; ordenamento florestal - rotação, cortes e planejamento de desbastes. 6 Silvicultura tropical: classificação dos sistemas silviculturais, tratamentos silviculturais aplicados à regeneração natural, planejamento da regeneração de povoamentos florestais. 7 Sistemas agroflorestais: tipos de sistemas, espécies recomendadas para sistemas agroflorestais, utilização de culturas intercalares como base do sistema, importância para a pequena propriedade. 8 Manejo de florestas tropicais: estágio atual do manejo florestal, princípios básicos do manejo de florestas tropicais, estudo de diversidade, utilização das florestas secundárias, as normas e regulamentos dos planos de manejo. 9 Indústria e tecnologia de madeira: planejamento de serraria, maximização do aproveitamento, utilização de madeira serrada, classificação de madeira, industrialização de madeira laminada e compensada, industrialização de madeira aglomerada. 10 Política e legislação agrária: aspectos socioeconômicos e ambientais, políticas e administração pública de ambiente, política de desenvolvimento florestal, instrumentos para gestão ambiental, zoneamento ambiental, avaliação de impacto ambiental. 11 Elaboração e avaliação de projetos: seleção de projetos para investimento, elaboração e conteúdo básico de projetos, projetos de florestamento e(ou) reflorestamento, análise de projetos - projetos de estudos ambientais e PCAs.

CARGO 41: Extensionista Rural: Área Ambiental - Geografia: 1 O espaço Tocantinense. 1.1 Economia do estado do Tocantins. 1.2 Problemas urbanos e agrários. 2 O espaço brasileiro. As regiões brasileiras. As várias regionalizações: IBGE, geoeconômica e de planejamento. Aspectos econômicos, sociais e físicos das regiões brasileiras. Relações econômicas e diplomáticas do Brasil com o exterior. Mercosul e ALCA. 3 O espaço mundial. A nova ordem mundial. Evolução do capitalismo e suas implicações na transformação do espaço mundial. Revolução técnico- científica. Blocos econômicos. Conflitos geopolíticos e éticos atuais na Ásia, África, Europa e América. China - a nova potência. Estados Unidos - a super potência. 4 O meio ambiente. 4.1 Os desequilíbrios ambientais nos grandes ecossistemas e nas sociedades contemporâneas. 4.2 Conseqüências das agressões ao meio ambiente em âmbito local, regional e mundial. 4.3 As conferências e propostas mundiais sobre o meio ambiente.

CARGO 42: Extensionista Rural: Área Econômica - Engenharia Agrícola: 1 Administração agrícola. 1.1 Organização e operação das atividades agrícolas. 1.2 Planejamento e desenvolvimento das atividades agrícolas. 2 Edafologia. 2.1 Gênese, morfologia e classificação de solos. 2.2 Capacidade de uso e conservação de solos. 2.3 Fertilidade de solos, fertilizantes e corretivos. 2.4 Microbiologia de solos. 3 Fitotecnia e ecologia agrícola. 3.1 Agrometeorologia. 3.2 Recursos naturais renováveis. 3.3 Grandes culturas anuais e perenes. 3.4 Horticultura. 3.5 Fruticultura. 3.6 Silvicultura. 3.7 Parques e jardins. 3.8 Recursos naturais renováveis. 3.9 Desenvolvimento agrícola sustentado. 3.10 Sistemas agrossilvopastoris. 3.11 Tecnologia de sementes. 4 Fitossanidade. 4.1 Fitopatologia. 4.2 Entomologia agrícola. 4.3 Ciência de plantas daninhas. 4.4 Manejo integrado de doenças, pragas e plantas daninhas. 5 Mecanização agrícola. 5.1 Máquinas e implementos agrícolas. 5.2 Implementos para tração animal. 6 Manejo da água. 6.1 Hidrologia e hidráulica aplicadas à agricultura. 6.2 Irrigação e drenagem para fins agrícolas. 7 Geoprocessamento. 8 Geoposicionamento. 9 Cartografia. 10 Construções e energia rural. 10.1 Construções rurais e suas instalações complementares. 10.2 Fontes de energia nas atividades agropecuárias. 11 Sociologia e desenvolvimento rural. 11.1 Economia e crédito rural. 11.2 Extensão rural. 12 Topografia - levantamentos planialtimétricos.

CARGO 43: Extensionista Rural: Área Econômica - Engenharia Agronômica: 1 Administração agrícola. 1.1 Organização e operação das atividades agrícolas. 1.2 Planejamento e desenvolvimento das atividades agrícolas. 2 Edafologia. 2.1 Gênese, morfologia e classificação de solos. 2.2 Capacidade de uso e conservação de solos. 2.3 Fertilidade de solos, fertilizantes e corretivos. 2.4 Microbiologia de solos. 3 Fitotecnia e ecologia agrícola. 3.1 Agrometeorologia. 3.2 Recursos naturais renováveis. 3.3 Grandes culturas anuais e perenes. 3.4 Horticultura. 3.5 Fruticultura. 3.6 Silvicultura. 3.7 Parques e jardins. 3.8 Recursos naturais renováveis. 3.9 Desenvolvimento agrícola sustentado. 3.10 Sistemas agrossilvopastoris. 3.11 Tecnologia de sementes. 4 Fitossanidade. 4.1 Fitopatologia. 4.2 Entomologia agrícola. 4.3 Ciência de plantas daninhas. 4.4 Manejo integrado de doenças, pragas e plantas daninhas. 5 Mecanização agrícola. 5.1 Máquinas e implementos agrícolas. 5.2 Implementos para tração animal. 6 Manejo da água. 6.1 Hidrologia e hidráulica aplicadas à agricultura. 6.2 Irrigação e drenagem para fins agrícolas. 7 Geoprocessamento. 8 Geoposicionamento. 9 Cartografia. 10 Construções e energia rural. 10.1 Construções rurais e suas instalações complementares. 10.2 Fontes de energia nas atividades agropecuárias. 11 Sociologia e desenvolvimento rural. 11.1 Economia e crédito rural. 11.2 Extensão rural. 12 Zootecnia. 12.1 Agrostologia. 12.2 Produção animal. 12.3 Nutrição animal. 13 Tecnologia de alimentos. 13.1 Transformação de alimentos. 13.2 Conservação de alimentos. 13.3 Secagem, beneficiamento e armazenamento de sementes e grãos. 14 Topografia - levantamentos planialtimétricos.

CARGO 44: Extensionista Rural: Área Econômica - Engenharia de Alimentos: 1 Tecnologia de alimentos. 1.1 Transformação de alimentos. 1.2 Conservação de alimentos. 1.3 Secagem, beneficiamento e armazenamento de sementes e grãos. 2 Noções de microbiologia de alimentos. 3 Noções de doenças transmitidas por alimentos (DTA).

CARGO 45: Extensionista Rural: Área Econômica - Engenharia de Pesca: : 1 Cultivo e exploração sustentável de recursos pesqueiros, fluviais e lacustres e sua industrialização. 2 Aqüicultura. 3 Processamento de pescado. 4 Pesquisa e produção de alevinos. 5 Piscigranjas. 6 Ordenamento dos recursos pesqueiros. 7 Política de fomento à pesca e à aqüicultura. 8 Monitoramento da pesca em reservatórios, lagoas e rios. 9 Estatística pesqueira. 10 Reprodução de espécies nativas da ictiofauna. 11 Manejo e gestão dos estoques pesqueiros. 12 Manejo da ictiofauna. 13 Repovoamento de reservatórios, rios e lagoas com espécies nativas. 14 Legislação da pesca.

CARGO 46: Extensionista Rural: Área Econômica - Medicina Veterinária: 1 Anatomia, fisiologia e patologia dos animais domésticos (pequenos, médios e grandes) de interesse na produção de alimentos. 2 Sanidade animal. 2.1 diagnóstico, prevenção e controle. 2.2 Doenças de notificação obrigatória. 3 Conhecimentos básicos de epidemiologia; análise de risco; bioestatística. 4 Desenvolvimento de programas sanitários. 5 Clínica médico-veterinária. 6 Inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal: boas práticas de fabricação e análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC). 7 Métodos de amostragem e análise. 7.1 Produtos de origem animal. 7.2 Produtos para alimentação animal. 8 Fiscalização de produtos de uso veterinário. 8.1 Soros, vacinas e antígenos (biológicos). 8.2 Antimicrobianos, antiparasitários e quimioterápicos. 8.3 Controle da produção de soros, vacinas e antígenos para salmonelose, micoplasmose, newcastle, brucelose, raiva, peste suína e febre aftosa. 8.4 Ensaios de segurança (inocuidade, esterilidade e eficiência) para produtos injetáveis. 9 Análises microbiológicas em produtos de origem animal e de alimentos para animais. 9.1 Análise físico- química de produtos de origem animal e de alimentos para animais. 9.1.1 Análise centesimal. 9.1.2 Cromatografia líquida de alta eficiência para análise de corantes e vitaminas em leite. 9.1.3 Absorção atômica. 10 Noções básicas de biossegurança. 11 Higiene de alimentos - zoonoses. 11.1 Doenças transmitidas por alimentos. 11.2 Identidade e qualidade de alimentos. 12 Legislação federal - Defesa Sanitária Animal. 12.1 Inspeção de produtos de origem animal. 12.2 Alimentos para animais. 12.3 Produtos veterinários. 12.4 Programas sanitários básicos. 12.5 Vigilância sanitária internacional.

CARGO 47: Extensionista Rural: Área Econômica - Zootecnista: 1 Legislação federal sobre fiscalização de produtos destinados à alimentação animal. 2 Legislação federal sobre melhoramento animal. 3 Nutrição animal. 3.1 Nutrição de monogástricos. 3.2 Nutrição de ruminantes. 4 Plantas forrageiras e pastagens. 5 Melhoramento animal. 6 Influência do ambiente na produção animal. 7 Inspeção industrial e sanitária de alimentos para animais. 8 Métodos de amostragem e análise de produtos destinados à alimentação animal. 9 Análises microbiológicas e físico-químicas de produtos destinados à alimentação animal. 10 Noções básicas de biossegurança. 11 Conhecimentos básicos sobre organismos internacionais e blocos econômicos regionais (OMC, FAO, OMS, CIPP, Codex Alimentarius, COSAVE, UE e MERCOSUL). 12 Noções básicas sobre normas e procedimentos operacionais em vigilância agropecuária internacional, com foco na comercialização de produtos destinados à alimentação animal.

CARGO 48: Extensionista Rural: Área Social - Assistência Social: 1 Ambiente de atuação do Assistente Social. 1.1 Instrumental de pesquisa em processos de investigação social: elaboração de projetos, métodos e técnicas qualitativas e quantitativas. 1.2 Propostas de intervenção na área social: planejamento estratégico, planos, programas, projetos, e atividades de trabalho. 1.3 Avaliação de programas e políticas sociais. 1.4 Estratégias, instrumentos e técnicas de intervenção: sindicância, abordagem individual, técnica de entrevista, abordagem coletiva, trabalho com grupos, em redes, e com famílias, atuação na equipe interprofissional (relacionamento e competências). 1.5 Trabalho social em situação de rua. 1.6 Diagnóstico. 1.7 Organização de comunidade e movimentos sociais. 2 Estratégias de trabalho institucional. 2.1 Conceitos de Instituição. 2.2 Estrutura brasileira de recursos sociais. 2.3 Uso de recursos institucionais e comunitários. 2.4 Redação e correspondências oficiais: laudo e parecer (sociais e psicossociais), estudo de caso, informação e avaliação social. 3 Atuação em programas de prevenção e tratamento. 3.1 Uso do álcool, tabaco e outras drogas: questão cultural, social, e psicológica. 3.2 Doenças sexualmente transmissíveis. 3.3 Aids. 3.4 Atendimento às vítimas. 4 Políticas Sociais. 4.1 Relação Estado/Sociedade. 4.2 Contexto atual e o neoliberalismo. 4.3 Políticas de Seguridade e Previdência Social. 4.4 Política Nacional do Idoso. 5 Legislação de Serviço Social. 5.1 Níveis, áreas e limites de atuação do profissional de Serviço Social. 5.2 Ética profissional. 6 Políticas, diretrizes, ações e desafios na área da família, da criança e do adolescente. 6.1 Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 6.2 A defesa de direitos da criança e do adolescente. 6.3 O papel dos conselhos, centros de defesa e delegacias. 6.4 A adoção e a guarda: normas, processos jurídico e psicosocial, adoção à brasileira e adoção internacional. 6.5 Violência contra crianças e adolescentes e combate à violência. 6.6 Formas de violência contra crianças e adolescentes: maus tratos, abuso sexual, negligência e abandono. 6.7 Prostituição infanto-juvenil. 6.8 Extermínio, seqüestro e tráfico de crianças 6.9 Exploração sexual no trabalho e no tráfico de drogas. 6.10 Sexo turismo. 6.11 A violência dos jovens, as gangues. 6.12 Delinqüência infanto-juvenil: visão psicológica, cultural e sociológica. 6.13 Trajetórias delinqüênciais e o papel da família e da Justiça. 6.14 Meninos e meninas de rua: questão econômica e social e a questão do abandono. 6.15 Trabalho infanto-juvenil. 6.16 Novas modalidades de família: diagnóstico, abordagem sistêmica e estratégias de atendimento e acompanhamento. 6.17 Alternativas para a resolução de conflitos: conciliação e mediação.

CARGO 49: Extensionista Rural: Área Social - Economia Doméstica: 1 Princípios de administração do lar. 2 Programas educativos. 3 Promoção de qualidade de vida familiar. 4 Educação do consumidor. Utilização adequada de bens de consumo doméstico. 5 Pesquisa de opinião junto ao consumidor para indústria e comércio. 6 Orçamento familiar.

CARGO 50: Extensionista Rural: Área Social - Nutrição: 1 Nutrição básica: carboidratos, proteínas e lipídeos. 2 Digestão, absorção, transporte, metabolismo e excreção, classificação, função e fontes. 3 Minerais e vitaminas. 4 Água, eletrólitos, fibras: conceito, classificação, função, fontes. 5 Terapia nutricional nas patologias cardiovasculares, do sistema digestório, endócrinas e do metabolismo renal, nas alergias e tolerâncias alimentares, na desnutrição energético-protéica. 6 Nutrição em Saúde Coletiva: epidemiologia nutricional, determinantes da desnutrição, obesidade, anemia, hipovitaminose A. 7 Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; Vigilância Nutricional. 8 Nutrição materno-infantil; alimentação da nutriz; amamentação: leite humano; alimentação complementar. 9 Avaliação nutricional: conceitos e métodos utilizados em todos os grupos etários. 10 Técnica dietética: conceito, classificação e característica. 11 Pré-preparo e preparo de alimentos, utilização integral dos alimentos.

CARGO 51: Extensionista Rural: Área Social - Pedagogia: 1 Fundamentos da educação. 1.1 Relação educação e sociedade: dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica. 1.2 Bases legais da educação nacional: Constituição da República, LDB (Lei n.° 9.394/96) e Parâmetros Curriculares Nacionais. 1.3 Desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas. 2 A supervisão: concepção e prática. 2.1 Liderança e relações humanas no trabalho: tipos de liderança, mecanismos de participação; normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal. 2.2 Organização do trabalho na escola pública: articulação da ação supervisora com as diferentes instâncias e agentes educativos na construção da cidadania e na melhoria da qualidade do ensino. 2.3 Pesquisa participante como instrumento de inovação e de avaliação do ensinar e aprender. 3 Papel político pedagógico e organicidade do ensinar, aprender e pesquisar. 3.1 Função sociocultural da escola 3.2 Escola: comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural. 3.3 Processo de planejamento: concepção, importância, dimensões e níveis. 3.4 Projeto político-pedagógico da escola: concepção, princípios e eixos norteadores. Gestão educacional decorrente da concepção do projeto político-pedagógico. 3.5 Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação. 3.6 Comunicação e interação grupal no processo de planejamento: constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais. 4 Currículo e construção do conhecimento. 5 Processo de ensino-aprendizagem. 5.1 Relação professor/aluno. 5.2 Bases psicológicas da aprendizagem. 5.3 Planejamento de ensino em seus elementos constitutivos: objetivos e conteúdos de ensino; métodos e técnicas; multimídia educativa e avaliação educacional. 5.4 Metodologia de projetos: um caminho entre a teoria e a prática. Interdisciplinaridade e globalização do conhecimento. 5.5 Análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta. 5.6 Educação continuada dos profissionais da escola.

CARGO 52: Geógrafo: 1 O espaço Tocantinense. 1.1 Economia do estado do Tocantins. 1.2 Problemas urbanos e agrários. 2 O espaço brasileiro. As regiões brasileiras. As várias regionalizações: IBGE, geoeconômica e de planejamento. Aspectos econômicos, sociais e físicos das regiões brasileiras. Relações econômicas e diplomáticas do Brasil com o exterior. Mercosul e ALCA. 3 O espaço mundial. A nova ordem mundial. Evolução do capitalismo e suas implicações na transformação do espaço mundial. Revolução técnico-científica. Blocos econômicos. Conflitos geopolíticos e éticos atuais na Ásia, África, Europa e América. China - a nova potência. Estados Unidos - a super potência. 4 O meio ambiente. 4.1 Os desequilíbrios ambientais nos grandes ecossistemas e nas sociedades contemporâneas. 4.2 Conseqüências das agressões ao meio ambiente em âmbito local, regional e mundial. 4.3 As conferências e propostas mundiais sobre o meio ambiente.

CARGO 53: Geólogo: 1 Mineralogia. 2 Gemologia. 3 Caracterização tecnológica de minerais. 4 Geomorfologia. 5 Petrografia e Petrologia sedimentar, ígnea e metamórfica. 6 Geologia estrutural. 7 Mecânica das rochas. 8 Métodos geofísicos e geoquímicos. 9 Geoprocessamento. 10 Geoposicionamento. 11 Cartografia. 12 Geologia de engenharia. 13 Hidrogeologia. 14 Geologia econômica. 15 Geologia histórica. 16 Tectônica de placas. 17 Prospecção mineral. 18 Economia mineral. 19 Legislação mineral. 20 Planejamento, desenvolvimento de minas e avaliação de jazidas. 21 Lavra de mina subterrânea. 22 Lavra de mina a céu aberto. 23 Tratamento de minérios. 24 Perfuração e desmonte de rochas. 25 Segurança na mineração. 26 Planejamento e gerenciamento ambiental na mineração. 27 Legislação Ambiental. 28 Uso e gestão de recursos hídricos.

CARGO 54: Gerontólogo: 1 Aspectos gerais do envelhecimento e gerontologia. 1.1 Transição demográfica e epidemiológica. 1.2 Teorias sobre o envelhecimento. 1.3 Aspectos biológicos e fisiológicos do envelhecimento. 1.4 Política Nacional do Idoso, aspectos legais e éticos. 1.5 O idoso na sociedade. 1.6 Equipe Multidisciplinar, modalidades de atendimento. 1.7 Prevenção e promoção de saúde. 1.9 Sexualidade no idoso.

CARGO 55: Gestor Público: 1 Estrutura e estratégia organizacional. Cultura organizacional e mudança no setor público. Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada. O paradigma do cliente na gestão pública. 2 Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público. Processos participativos de gestão pública: conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade. 3 Governo eletrônico. Transparência da administração pública. Controle social e cidadania. 4 Novas tecnologias de gestão (reengenharia, qualidade, planejamento estratégico, Balanced ScoreCard) e tecnologias da informação e comunicação: impactos sobre a configuração das organizações públicas e sobre os processos de gestão. 5 Excelência nos serviços públicos. Gestão por resultados na produção de serviços públicos. 6 Gestão Estratégica de Pessoas. 6.1 Conceito e tipologia de competências. Conceitos de complexidade da atividade e de espaço ocupacional. Gestão de Pessoas por Competências. Competência como elo entre indivíduo e organização. Modelo Integrado de Gestão por Competências. 6.2 Possibilidades e limites da gestão de pessoas como diferencial competitivo para o negócio. 6.3 Possibilidades e limites da gestão de pessoas no setor público. 7 Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais.

CARGO 56: Historiador: 1 Teoria e metodologia da História: o fato histórico, o processo histórico e a questão da objetividade. 2 Caminhos da História Ocidental; historiografia brasileira; tendências e debates. 3 Das comunidades primitivas às sociedades medievais; a comunidade primitiva; caracterização e desagregação; as sociedades do Antigo Oriente; as sociedades escravistas da Antiguidade Clássica; a crise do escravismo; a transição do escravismo ao feudalismo; a sociedade feudal da Europa Ocidental; a crise da sociedade feudal e o renascimento da vida urbana. 4 Das sociedades modernas às sociedades atuais; a formação dos Estados nacionais; o absolutismo e a sua prática econômica; o mercantilismo; expansão marítima e comercial européia; o colonialismo; a Reforma: fator de desenvolvimento do capitalismo; o Renascimento: expressão do movimento humanista; a crise do Antigo Regime; tempo de revoluções; a Revolução Industrial; as revoluções burguesas; a nova ordem burguesa; democracia e liberalismo; lutas sociais no século XIX; anarquismo e socialismo; a expansão do capitalismo e a emergência do imperialismo; a crise do capitalismo e as guerras mundiais; a Revolução Russa e a expansão do socialismo; o processo de descolonização; Guerra Fria e as revoluções do Terceiro Mundo; os anos 80/90 e a nova ordem mundial. 5 História da sociedade brasileira; o Brasil antes da colonização; as sociedades indígenas; a organização do sistema colonial no Brasil; a economia açucareira e as economias de subsistência; a expansão territorial brasileira; Entradas e Bandeiras, a ocupação da Amazônia, a pecuária e a mineração; a crise dos sistema colonial e o processo de independência; a formação do Estado Nacional brasileiro; o Segundo Reinado e a integração ao mercado mundial; o processo de Proclamação da República; a República Oligárquica; organização e crise; a Era Vargas e a industrialização; o Estado Populista: características e contradições - nacionalismo e desenvolvimento; a internacionalização econômica e o golpe de 1964; o regime militar e o reordenamento econômico, social e político brasileiro; a Nova República; a democratização e a questão da modernidade econômica.

CARGO 57: Inspetor Agropecuário: 1 Noções básicas sobre as principais doenças veiculadas por alimentos de origem animal: tipos, causas, conseqüências e prevenção da transmissão. 2 Abate humanitário. 3 Inspeção ante e post mortem: aspectos macroscópicos do animal. 4 Classificação dos produtos e subprodutos de origem animal e vegetal quanto ao interesse econômico. 5 Normas de inspeção dos produtos e subprodutos de origem animal e vegetal. 6 Aspectos higiênico-sanitários nos processos de ordenha manual ou mecânica de rebanho leiteiro. 7 Noções básicas das boas práticas e de análise de risco e pontos críticos de controle na industrialização de produtos agropecuários. 8 A água na indústria de alimentos: origem, qualidade e destino da água servida. 9 Acondicionamento e destino do lixo na indústria de alimentos. 10 Tecnologia básica, controle e avaliação higiênico-sanitária nos estabelecimentos de abate e estocagem de carnes, na indústria de produtos e subprodutos de origem animal e de seus derivados: matéria prima, manipuladores, utensílios e equipamentos, ambiente. 11 Ingredientes, aditivos e coadjuvantes de aplicação usual na industrialização de alimentos: especificações gerais da legislação federal vigente, noções gerais sobre o aspecto toxicológico e de saúde coletiva.

CARGO 58: Inspetor de Recursos Naturais: 1 Engenharia ambiental. 2 Biologia ambiental. 3 Expressão gráfica. 4 Microbiologia ambiental. 5 Química ambiental. 6 Estatística aplicada à engenharia ambiental. 7 Métodos topográficos, geodésicos e cartográficos. 8 Economia ecológica. 9 Ciência dos materiais. 10 Fenômenos de transporte. 11 Termodinâmica. 12 Geologia ambiental. 13 Sociologia e meio ambiente. 14 Gestão de resíduos sólidos. 15 Qualidade e tratamento de água. 16 Qualidade de solo. 17 Geoquímica ambiental. 18 Análise ambiental. Análise de demandas regionais. 19 Vistoria e elaboração de pareceres. 20 Política Nacional de Meio Ambiente: sistemas de meio ambiente e instrumentos de gestão ambiental. 21 Espaços especialmente protegidos (Lei 9.985/2000 e Decreto regulamentador - grupos e categorias de Unidades de Conservação e CONAMAs 302, 303 e 369). 22 Desenvolvimento Sustentável. 23 Conservação, manejo e uso dos recursos naturais renováveis. 24 Licenciamento: Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). 25 Biossegurança. 26 Degradação e poluição ambiental. 27 Impactos ambientais das políticas públicas. 28 Zoneamento ecológico-econômico.

CARGO 59: Inspetor de Recursos Naturais - Antropologia / Sociologia: 1 Antropologia clássica. 2 Estruturalismo. 3 Antropologia contemporânea. 4 Antropologia urbana. 5 Movimentos sociais rurais. 6 Religião, símbolo e poder. 7 Estrutura social e etnologia sul- americana. 8 Práticas culturais no contexto urbano. 9 Antropologia na sociedade multirracial brasileira. 10 Antropologia política. 11 Antropologia jurídica. 12 Fundamentos teórico- metodológicos: fato social e ação social; explicação e compreensão; positivismo e interpretação do sentido; História: evolução, progresso e desenvolvimento. 13 Principais conceitos: sociedade e indivíduo; estrutura e função; diferenciação social; divisão social do trabalho; estratificação social; dominação social; conflito e mudança social; educação; linguagem; cultura: valores, idéias e ideologias; instituições; comportamento; racionalidade e irracionalidade: lei e moral; carisma: tradição e modernidade; urbanização. 14 Principais correntes de pensamento sociológico: funcionalismo; marxismo; sociologia compreensiva; teoria crítica da sociedade.

CARGO 60: Inspetor de Recursos Naturais - Biologia: 1 Bioquímica básica e biomoléculas. 2 Metabolismo e regulação da utilização de energia. 3 Proteínas e enzimas. 4 Macromoléculas informacionais, transmissão da informação genética. 4.1 Técnicas de identificação utilizando o DNA. 4.2 Genética de populações. 4.3 Técnica de PCR. 5 Comunicação e regulação geral do organismo. 6 Biologia molecular e engenharia genética. 6.1 Organismos geneticamente modificados. 7 Melhoramento genético. 8 Biotecnologia vegetal. 9 Biotecnologia animal. 10 Biotecnologia microbiana e fermentações. 11 Legislação de propriedade industrial: generalidades, marcas e patentes. 12 Bioestatística. 13 Monitoramento ambiental. 13.1 Ecossistemas aquáticos continentais, costeiros e oceânicos. 13.2 Ecotoxicologia. 13.3 Cultivo e manutenção de organismos aquáticos. 13.4 Ensaios de toxicidade de efluentes e de produtos solúveis e insolúveis com organismos de diversos níveis tróficos. 13.5 Avaliação de impactos ambientais. 13.6 Valoração de danos ambientais. 14 Legislação ambiental. 15 Economia ambiental. 16 Política ambiental e desenvolvimento sustentável. 17 Gestão ambiental. 18 Planejamento ambiental, planejamento territorial, vocação e uso do solo, urbanismo. 19 Conservação de recursos naturais. 20 Ecologia de populações. 21 Manejo de fauna. 22 Taxonomia vegetal. 23 Anatomia vegetal. 23 Biogeografia. 24 Avaliação de Impacto Ambiental. 25 Controle biológico de pragas e doenças 26 Reflorestamento e reciclagem de resíduos orgânicos. 27 Fitopatologia. 28 Inventário e avaliação do patrimônio natural.

CARGO 61: Inspetor de Recursos Naturais - Engenharia Agrícola: 1 Administração agrícola. 1.1 Organização e operação das atividades agrícolas. 1.2 Planejamento e desenvolvimento das atividades agrícolas. 2 Edafologia. 2.1 Gênese, morfologia e classificação de solos. 2.2 Capacidade de uso e conservação de solos. 2.3 Fertilidade de solos, fertilizantes e corretivos. 2.4 Microbiologia de solos. 3 Fitotecnia e ecologia agrícola. 3.1 Agrometeorologia. 3.2 Recursos naturais renováveis. 3.3 Grandes culturas anuais e perenes. 3.4 Horticultura. 3.5 Fruticultura. 3.6 Silvicultura. 3.7 Parques e jardins. 3.8 Recursos naturais renováveis. 3.9 Desenvolvimento agrícola sustentado. 3.10 Sistemas agrossilvopastoris. 3.11 Tecnologia de sementes. 4 Fitossanidade. 4.1 Fitopatologia. 4.2 Entomologia agrícola. 4.3 Ciência de plantas daninhas. 4.4 Manejo integrado de doenças, pragas e plantas daninhas. 5 Mecanização agrícola. 5.1 Máquinas e implementos agrícolas. 5.2 Implementos para tração animal. 6 Manejo da água. 6.1 Hidrologia e hidráulica aplicadas à agricultura. 6.2 Irrigação e drenagem para fins agrícolas. 7 Geoprocessamento. 8 Geoposicionamento. 9 Cartografia. 10 Construções e energia rural. 10.1 Construções rurais e suas instalações complementares. 10.2 Fontes de energia nas atividades agropecuárias. 11 Sociologia e desenvolvimento rural. 12 Topografia - levantamentos planialtimétricos.

CARGO 62: Inspetor de Recursos Naturais - Engenharia Agronômica: 1 Administração agrícola. 1.1 Organização e operação das atividades agrícolas. 1.2 Planejamento e desenvolvimento das atividades agrícolas. 2 Edafologia. 2.1 Gênese, morfologia e classificação de solos. 2.2 Capacidade de uso e conservação de solos. 2.3 Fertilidade de solos, fertilizantes e corretivos. 2.4 Microbiologia de solos. 3 Fitotecnia e ecologia agrícola. 3.1 Agrometeorologia. 3.2 Recursos naturais renováveis. 3.3 Grandes culturas anuais e perenes. 3.4 Horticultura. 3.5 Fruticultura. 3.6 Silvicultura. 3.7 Parques e jardins. 3.8 Recursos naturais renováveis. 3.9 Desenvolvimento agrícola sustentado. 3.10 Sistemas agrossilvopastoris. 3.11 Tecnologia de sementes. 4 Fitossanidade. 4.1 Fitopatologia. 4.2 Entomologia agrícola. 4.3 Ciência de plantas daninhas. 4.4 Manejo integrado de doenças, pragas e plantas daninhas. 5 Mecanização agrícola. 5.1 Máquinas e implementos agrícolas. 5.2 Implementos para tração animal. 6 Manejo da água. 6.1 Hidrologia e hidráulica aplicadas à agricultura. 6.2 Irrigação e drenagem para fins agrícolas. 7 Geoprocessamento. 8 Geoposicionamento. 9 Cartografia. 10 Construções e energia rural. 10.1 Construções rurais e suas instalações complementares. 10.2 Fontes de energia nas atividades agropecuárias. 11 Sociologia e desenvolvimento rural. 11.1 Economia e crédito rural. 11.2 Extensão rural. 12 Zootecnia. 12.1 Agrostologia. 12.2 Produção animal. 12.3 Nutrição animal. 13 Tecnologia de alimentos. 13.1 Transformação de alimentos. 13.2 Conservação de alimentos. 13.3 Secagem, beneficiamento e armazenamento de sementes e grãos. 14 Topografia - levantamentos planialtimétricos.

CARGO 63: Inspetor de Recursos Naturais: Engenharia Ambiental: 1 Engenharia ambiental. 2 Biologia ambiental. 3 Expressão gráfica. 4 Microbiologia ambiental. 5 Química ambiental. 6 Estatística aplicada à engenharia ambiental. 7 Métodos topográficos, geodésicos e cartográficos. 8 Economia ecológica. 9 Ciência dos materiais. 10 Fenômenos de transporte. 11 Termodinâmica. 12 Geologia ambiental. 13 Sociologia e meio ambiente. 14 Gestão de resíduos sólidos. 15 Qualidade e tratamento de água. 16 Qualidade de solo. 17 Geoquímica ambiental. 18 Análise ambiental. Análise de demandas regionais. 19 Vistoria e elaboração de pareceres. 20 Política Nacional de Meio Ambiente: sistemas de meio ambiente e instrumentos de gestão ambiental. 21 Espaços especialmente protegidos (Lei 9.985/2000 e Decreto regulamentador - grupos e categorias de Unidades de Conservação e CONAMAs 302, 303 e 369). 22 Desenvolvimento Sustentável. 23 Conservação, manejo e uso dos recursos naturais renováveis. 24 Licenciamento: Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). 25 Biossegurança. 26 Degradação e poluição ambiental. 27 Impactos ambientais das políticas públicas. 28 Zoneamento ecológico-econômico.

CARGO 64: Inspetor de Recursos Naturais: Engenharia Florestal: 1 Ecologia florestal: caracterização ambiental, ecossistemas marginais, sucessão ecológica, análise de vegetação, recuperação de áreas degradadas. 2 Mecanização e exploração florestal: equipamentos de exploração florestal, exploração de baixo impacto, planejamento da exploração, estradas e ramais de exploração, pátio de estocagem, elaboração de projetos técnicos de exploração florestal. 3 Proteção florestal: incêndios - causas, efeitos e prevenção; combate a incêndios florestais, técnicas de conservação do solo, manejo em solos de várzea e terra firme para fins conservacionistas, erosão, práticas conservacionistas. 4 Inventário florestal: inventário piloto, processos de amostragem, planejamento de inventários florestais, elaboração de projetos de inventários florestais. 5 Implantação, condução e manejo de povoamentos florestais: sementes e viveiros florestais; plantio - preparo de área, espaçamento, adubação, desbaste, limpeza, desrama; ordenamento florestal - rotação, cortes e planejamento de desbastes. 6 Silvicultura tropical: classificação dos sistemas silviculturais, tratamentos silviculturais aplicados à regeneração natural, planejamento da regeneração de povoamentos florestais. 7 Sistemas agroflorestais: tipos de sistemas, espécies recomendadas para sistemas agroflorestais, utilização de culturas intercalares como base do sistema, importância para a pequena propriedade. 8 Manejo de florestas tropicais: estágio atual do manejo florestal, princípios básicos do manejo de florestas tropicais, estudo de diversidade, utilização das florestas secundárias, as normas e regulamentos dos planos de manejo. 9 Indústria e tecnologia de madeira: planejamento de serraria, maximização do aproveitamento, utilização de madeira serrada, classificação de madeira, industrialização de madeira laminada e compensada, industrialização de madeira aglomerada. 10 Política e legislação agrária: aspectos socioeconômicos e ambientais, políticas e administração pública de ambiente, política de desenvolvimento florestal, instrumentos para gestão ambiental, zoneamento ambiental, avaliação de impacto ambiental. 11 Elaboração e avaliação de projetos: seleção de projetos para investimento, elaboração e conteúdo básico de projetos, projetos de florestamento e(ou) reflorestamento, análise de projetos - projetos de estudos ambientais e PCAs.

CARGO 65: Inspetor de Recursos Naturais: Engenharia Sanitária: 1 Noções de saúde pública, epidemiologia e saneamento. 2 Sistemas de abastecimento de água. 3 Qualidade da água. 4 Tratamento de água de abastecimento. 5 Controle de poluição da água. 6 Sistemas de esgotos sanitários. 7 Tratamento de águas residuárias. 8 Resíduos sólidos e limpeza pública. 9 Sistemas de drenagem urbana. 10 Controle de poluição do ar.

CARGO 66: Inspetor de Recursos Naturais - Geografia: 1 O espaço Tocantinense. 1.1 Economia do estado do Tocantins. 1.2 Problemas urbanos e agrários. 2 O espaço brasileiro. As regiões brasileiras. As várias regionalizações: IBGE, geoeconômica e de planejamento. Aspectos econômicos, sociais e físicos das regiões brasileiras. Relações econômicas e diplomáticas do Brasil com o exterior. Mercosul e ALCA. 3 O espaço mundial. A nova ordem mundial. Evolução do capitalismo e suas implicações na transformação do espaço mundial. Revolução técnico- científica. Blocos econômicos. Conflitos geopolíticos e éticos atuais na Ásia, África, Europa e América. China - a nova potência. Estados Unidos - a super potência. 4 O meio ambiente. 4.1 Os desequilíbrios ambientais nos grandes ecossistemas e nas sociedades contemporâneas. 4.2 Conseqüências das agressões ao meio ambiente em âmbito local, regional e mundial. 4.3 As conferências e propostas mundiais sobre o meio ambiente.

CARGO 67: Inspetor de Recursos Naturais - Química Industrial: 1 Físico-química. 1.1 Energia e o primeiro princípio da termodinâmica. 1.2 Segundo princípio da termodinâmica. 1.3 Entropia e o terceiro princípio da termodinâmica. 1.4 Espontaneidade e equilíbrio. 1.5 Equilíbrio químico. 1.6 Equilíbrio em células galvânicas. 1.7 Cinética química: leis empíricas e mecanismos. 1.8 Gases. 2 Química analítica. 2.1 Erros e tratamentos estatísticos de dados analíticos. 2.2 Fundamentos da análise titulométrica. 2.3 Titulometria de neutralização. 2.4 Complexometria com EDTA. 2.5 Titulometria de oxi-redução. 2.6 Espectroscopia de absorção ultra-violeta e visível. 2.7 Espectroscopia de absorção infra-vermelho. 2.8 Fosforecência e fluorescência. 2.9 Espectroscopia de absorção: chama e absorção atômica. 2.10 Métodos potenciométricos. 2.11 Métodos cromatográficos. 2.12 Conlometria. 2.13 Polarografia e técnicas correlatas. 2.14 Espectometria de massa. 3 Química inorgânica. 3.1 Ligação química e estrutura molecular. 3.2 Ácidos e bases. 3.3 A química dos ânions e cátions. 3.4 Tabela periódica e a química dos elementos. 3.5 A química de coordenação. 4 Química Orgânica. 4.1 Teoria estrutural. 4.2 Alcanos, alquenos, alquinos, compostos aromáticos, compostos halogenados, álcoois, fenóis, éteres, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos e seus derivados e compostos nitrogenados: nomenclatura, propriedades e reações. 5 Técnicas de extração. 6 Análise de fertilizantes e agrotóxicos.

CARGO 68: Inspetor de Serviços Fiscais: I NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO. 1 Noções de administração financeira, de recursos humanos e de material. 2 Matemática financeira: juros simples e compostos; taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente. 3 Noções de Estatística: gráficos e tabelas; médias, moda, mediana e desvio-padrão. 4 Noções de probabilidade. 5 Lei de Responsabilidade Fiscal - Lei Complementar n.° 101/00. II NOÇÕES DE CONTABILIDADE GERAL. 1 Formas jurídicas das sociedades. 2 Incorporação, cisão e fusão. 3 Princípios fundamentais de contabilidade. 4 Plano de contas. 5 Fatos e lançamentos contábeis. 6 Principais livros e documentos fiscais, contábeis e societários. 7 Apuração do resultado e encerramento de exercício social. 8 Provisão para imposto de renda. 9 Destinação de lucros. 10 Demonstrações contábeis societárias (Lei n.° 6.404/76), classificação, critérios gerais e de avaliação patrimonial e divulgação. 11 Notas explicativas. 12 Normas contábeis aplicáveis a empresas da iniciativa privada. 13 Registros de operações típicas de empresas comerciais, industriais e de serviços e problemas contábeis diversos. III NOÇÕES DE DIREITO TRIBUTÁRIO. 1 Sistema Tributário Nacional. 2 Princípios Constitucionais. 3 Competência da União, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municípios para instituir tributos, contribuições e empréstimos compulsórios. 4 Limitações constitucionais da competência tributária. 5 Código Tributário Nacional 6 Normas gerais de direito tributário. 7 Tributo. Conceito. 8 Natureza jurídica específica dos tributos. 9 Impostos, taxas, contribuições de melhoria, contribuições parafiscais e empréstimos compulsórios. 10 Competência tributária. 11 Legislação tributária: emendas à constituição, leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias, tratados e convenções internacionais, decretos legislativos, resoluções do Senado, decretos e normas complementares. 12 Vigência, aplicação, interpretação e integração da legislação tributária. 13 Relação jurídica tributária: elementos estruturais, obrigação tributária principal e acessória. 14 Fato gerador. 15 Sujeito ativo e passivo. 16 Solidariedade. 17 Capacidade tributária. 18 Domicílio tributário. 19 Responsabilidade tributária. 20 Responsabilidade dos sucessores. 21 Responsabilidade de terceiros. 22 Responsabilidade por infrações. 23 Crédito tributário. Conceito. Constituição. 24 Hipóteses de alteração do lançamento. 25 Modalidades de lançamento. 26 Suspensão da exigibilidade do crédito tributário. 27 Extinção do crédito tributário. 28 Pagamento indevido. 29 Exclusão do crédito tributário. 30 Garantias e privilégios do crédito tributário. 31 Administração tributária. 32 Fiscalização. 33 Dívida ativa. 34 Certidões negativas. IV LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DO ESTADO DO TOCANTINS. V ECONOMIA. 1 Noções de macroeconomia. 1.1 Agregados macroeconômicos. 1.2 Balanço de pagamentos. 1.3 Política monetária 1.4 Política fiscal. 1.5 Política cambial 1.6 Desenvolvimento regional. 2 Noções de microeconomia. 2.1 Teoria da oferta e da demanda. 2.2 Teoria da firma. 2.3 Tipos de mercado. 2.4 Fatores de produção.

CARGO 69: Jornalista: 1 Teorias da Comunicação: história e conceitos das principais teorias de comunicação. Papel dos meios de comunicação na construção da realidade social. Teorias sobre a produção da notícia e seus efeitos. 2 Imagem empresarial e Comunicação Integrada: Identidade institucional; Questões públicas e Relações Públicas; Administração de crises; Relações com o Governo; Lobby; Relações com a Imprensa; A notícia como estratégia de promoção da imagem empresarial; O planejamento da comunicação integrada; Imprensa, Relações Públicas e Publicidade em Comunicação Empresarial. 3 Economia, negócios, cultura e política. Realidade socioeconômica e política brasileira; conjuntura econômica internacional; indústria mundial de energia, petróleo e gás; gestão empresarial, marketing, desenvolvimento sustentável, arte, antropologia, relações internacionais, geopolítica. 4 Jornalismo e meios de comunicação de massa: história e conceitos. Veículos de comunicação de massa no Brasil: história, estrutura e funcionamento. Características, linguagens e técnicas de produção, apuração, entrevista, redação e edição para jornal, revista, rádio, internet, TV e vídeo. As condições de produção da notícia. Princípios e orientações gerais para redigir um texto jornalístico. 5 Jornalismo institucional: história, atribuições, organização, estrutura e funcionamento. Produção da notícia e as rotinas da assessoria de imprensa. Papel do assessor. Atendimento à imprensa. Técnicas de redação. Sugestões de pauta, releases e artigos. Organização de entrevistas. Produtos de uma assessoria de imprensa. Mecanismos de controle da informação. Pauta institucional. Canais e estratégias de comunicação interna. Publicações jornalísticas empresariais: história, planejamento, conceitos e técnicas. Métodos e técnicas de pesquisa.

CARGO 70: Médico do Trabalho: 1 Organização dos serviços de saúde do trabalhador. 1.1 Organização Internacional do Trabalho e Normas Internacionais do Trabalho. 1.2 Recomendações 112/59 da OIT - Convenção 161/85 da OIT-NR4_SESMT, NR5 - CIPA, NR7 - PCMSO, NR9 - PPRA. 2 Doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho. 2.1 Conceito, relação saúde/doença/ambiente do trabalho. 2.2 Doenças ocupacionais e profissionais. 2.3 Doenças causadas por agentes físicos, químicos e biológicos. 2.4 Doenças relacionadas aos sistemas cardiovascular, digestivo, endócrino, hemolinfático, neuropsíquico, osteomuscular, respiratório, tegumentar, urogenital, oftálmico e otolaringológico. 2.5 Doenças infecciosas ocupacionais e câncer. 3 Acidentes no trabalho ou portador de uma doença do trabalho - Reabilitação profissional - mudança de cargo/função. 4 Toxicologia ocupacional. 4.1 Agentes tóxicos, exposições e vias de introdução. 4.2 Classificação das intoxicações - limites permissíveis para agentes tóxicos no ambiente de trabalho. 5 Ergonomia - cargas e solicitações no trabalho - formas de trabalho humano. 5.1 Fadiga e monotonia, vibrações intensas - iluminação. 6 Saúde ambiental e repercussões na saúde individual e coletiva. 6.1 Mapeamento de riscos - ações de saúde, de segurança do trabalho e dos agentes funcionais - campanhas de prevenção de saúde, planejamento, implantação e execução de programa. 6.2 AIDS, Alcoolismo, Tabagismo e uso de drogas nas empresas. 7 Legislação previdenciária e acidentária (CLT). 7.1 Decreto 3048/99 - Direito do Trabalho - regulamentação atual de insalubridade - NR 15 da Portaria n.° 3.214/78.8 Laudo pericial e os processos trabalhistas - proteção do trabalhador, da mulher e do menor. 9 Vigilância sanitária - legislação estadual e municipal - epidemiologia e saúde do trabalhador. 9.1 Sistema de abastecimento de água, desinfecção da água, águas residuárias. 9.2 Aspectos de biossegurança. 10 Atendimento de urgências em medicina pré-hospitalar para vítimas de acidentes e mal súbito - Perícia Médica - Sigilo Profissional Atestado e Boletim Médico. 11 A Patologia do Trabalho numa perspectiva ambiental. 12 Saúde do Trabalhador no âmbito do SUS. Vigilância à Saúde do Trabalhador. 13 Investigação e análise dos acidentes de trabalho - conceito do acidente do trabalho, medidas técnicas e administrativas de prevenção. Metodologia de abordagem: individual e coletiva dos trabalhadores, com o uso de ferramentas epidemiológicas. 14 Epidemiologia das doenças profissionais no Brasil, aspectos toxicológicos e sua prevenção.

CARGO 71: Médico Veterinário: 1 Anatomia, fisiologia e patologia dos animais domésticos (pequenos, médios e grandes) de interesse na produção de alimentos. 2 Sanidade animal. 2.1 diagnóstico, prevenção e controle. 2.2 Doenças de notificação obrigatória. 3 Conhecimentos básicos de epidemiologia; análise de risco; bioestatística. 4 Desenvolvimento de programas sanitários. 5 Clínica médico-veterinária. 6 Inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal: boas práticas de fabricação e análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC). 7 Métodos de amostragem e análise. 7.1 Produtos de origem animal. 7.2 Produtos para alimentação animal. 8 Fiscalização de produtos de uso veterinário. 8.1 Soros, vacinas e antígenos (biológicos). 8.2 Antimicrobianos, antiparasitários e quimioterápicos. 8.3 Controle da produção de soros, vacinas e antígenos para salmonelose, micoplasmose, newcastle, brucelose, raiva, peste suína e febre aftosa. 8.4 Ensaios de segurança (inocuidade, esterilidade e eficiência) para produtos injetáveis. 9 Análises microbiológicas em produtos de origem animal e de alimentos para animais. 9.1 Análise físico-química de produtos de origem animal e de alimentos para animais. 9.1.1 Análise centesimal. 9.1.2 Cromatografia líquida de alta eficiência para análise de corantes e vitaminas em leite. 9.1.3 Absorção atômica. 10 Noções básicas de biossegurança. 11 Higiene de alimentos - zoonoses. 11.1 Doenças transmitidas por alimentos. 11.2 Identidade e qualidade de alimentos. 12 Legislação federal - Defesa Sanitária Animal. 12.1 Inspeção de produtos de origem animal. 12.2 Alimentos para animais. 12.3 Produtos veterinários. 12.4 Programas sanitários básicos. 12.5 Vigilância sanitária internacional.

CARGO 72: Museólogo: 1 Museus e museologia, em geral e em particular de ciência e técnica: conceituação; história e a interface com as ciências sociais, naturais e exatas; o Patrimônio Cultural (referências materiais e imateriais) e sua relação com a memória social, público e museus; políticas e legislação cultural (federal, estadual e municipal). 2 Museologia aplicada. 2.1 Processamento técnico de acervos (documentação e informação): investigação (estudos analíticos), inventário, catalogação, classificação e indexação. 3 Preservação e conservação preventiva de acervos: procedimentos básicos especialmente sobre materiais em madeira, metal e vidro; gerenciamento e monitoramento ambiental; higienização; acondicionamento. 4 Reservas técnicas: conceituação, instalação e funcionamento. 5 Comunicação e difusão de acervos em geral e em particular na área de C&T. 6 Técnicas expositivas e ações educativas e culturais.

CARGO 73: Pedagogo: 1 Fundamentos da educação. 1.1 Relação educação e sociedade: dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica. 1.2 Bases legais da educação nacional: Constituição da República, LDB (Lei n.° 9.394/96) e Parâmetros Curriculares Nacionais. 1.3 Desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas. 2 A supervisão: concepção e prática. 2.1 Liderança e relações humanas no trabalho: tipos de liderança, mecanismos de participação; normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal. 2.2 Organização do trabalho na escola pública: articulação da ação supervisora com as diferentes instâncias e agentes educativos na construção da cidadania e na melhoria da qualidade do ensino. 2.3 Pesquisa participante como instrumento de inovação e de avaliação do ensinar e aprender. 3 Papel político pedagógico e organicidade do ensinar, aprender e pesquisar. 3.1 Função sociocultural da escola 3.2 Escola: comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural. 3.3 Processo de planejamento: concepção, importância, dimensões e níveis. 3.4 Projeto político-pedagógico da escola: concepção, princípios e eixos norteadores. Gestão educacional decorrente da concepção do projeto político-pedagógico. 3.5 Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação. 3.6 Comunicação e interação grupal no processo de planejamento: constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais. 4 Currículo e construção do conhecimento. 5 Processo de ensino-aprendizagem. 5.1 Relação professor/aluno. 5.2 Bases psicológicas da aprendizagem. 5.3 Planejamento de ensino em seus elementos constitutivos: objetivos e conteúdos de ensino; métodos e técnicas; multimídia educativa e avaliação educacional. 5.4 Metodologia de projetos: um caminho entre a teoria e a prática. Interdisciplinaridade e globalização do conhecimento. 5.5 Análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta. 5.6 Educação continuada dos profissionais da escola.

CARGO 74: Pedagogo - Segurança do Trânsito: I PEDAGOGIA. 1 Fundamentos da educação. 1.1 Relação educação e sociedade: dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica. 2 A supervisão: concepção e prática. 2.1 Liderança e relações humanas no trabalho: tipos de liderança, mecanismos de participação; normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal. 2.2 Organização do trabalho na escola pública: articulação da ação supervisora com as diferentes instâncias e agentes educativos na construção da cidadania e na melhoria da qualidade do ensino. 2.3 Pesquisa participante como instrumento de inovação e de avaliação do ensinar e aprender. 3 Papel político pedagógico e organicidade do ensinar, aprender e pesquisar. 3.1 Função sociocultural da escola 3.2 Escola: comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural. 3.3 Processo de planejamento: concepção, importância, dimensões e níveis. 3.4 Projeto político-pedagógico da escola: concepção, princípios e eixos norteadores. Gestão educacional decorrente da concepção do projeto político-pedagógico. 3.5 Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação. 3.6 Comunicação e interação grupal no processo de planejamento: constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais. 4 Currículo e construção do conhecimento. 5 Processo de ensino-aprendizagem. 5.1 Relação professor/aluno. 5.2 Bases psicológicas da aprendizagem. 5.3 Planejamento de ensino em seus elementos constitutivos: objetivos e conteúdos de ensino; métodos e técnicas; multimídia educativa e avaliação educacional. 5.4 Metodologia de projetos: um caminho entre a teoria e a prática. Interdisciplinaridade e globalização do conhecimento. 5.5 Análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta. 5.6 Educação continuada dos profissionais da escola. 6 Educação para o trânsito. II SEGURANÇA DO TRÂNSITO.

CARGO 75: Psicólogo Organizacional: 1 Organizações: estrutura, processos e dinâmica. 2 Teoria das organizações e concepções de trabalho. 3 Cultura e clima organizacional. 4 Motivação e satisfação no trabalho. 5 Poder, liderança e conflitos nas organizações. 6 Equipes de trabalho e grupos nas organizações. 7 Ergonomia da atividade e psicopatologia do trabalho. 8 Bem-estar, saúde e qualidade de vida no contexto das organizações. 9 Conhecimento, aprendizagem e desempenho humano nas organizações. 10 Rotação de pessoal. 11 Absenteísmo. 12 Recrutamento de pessoal: fontes de recrutamento e meios de recrutamento. 13 Seleção de pessoal: planejamento, técnicas, avaliação e controle de resultados. 14 Avaliação de desempenho: objetivos, métodos, implantação e acompanhamento. 15 Análise de cargos: objetivos e métodos. 16 Treinamento: levantamento de necessidades, planejamento, execução e avaliação. 17 Atribuições e ética do Psicólogo Organizacional e do Trabalho.

CARGO 76: Químico: 1 Físico-química. 1.1 Energia e o primeiro princípio da termodinâmica. 1.2 Segundo princípio da termodinâmica. 1.3 Entropia e o terceiro princípio da termodinâmica. 1.4 Espontaneidade e equilíbrio. 1.5 Equilíbrio químico. 1.6 Equilíbrio em células galvânicas. 1.7 Cinética química: leis empíricas e mecanismos. 1.8 Gases. 2 Química analítica. 2.1 Erros e tratamentos estatísticos de dados analíticos. 2.2 Fundamentos da análise titulométrica. 2.3 Titulometria de neutralização. 2.4 Complexometria com EDTA. 2.5 Titulometria de oxi-redução. 2.6 Espectroscopia de absorção ultra-violeta e visível. 2.7 Espectroscopia de absorção infra­vermelho. 2.8 Fosforecência e fluorescência. 2.9 Espectroscopia de absorção: chama e absorção atômica. 2.10 Métodos potenciométricos. 2.11 Métodos cromatográficos. 2.12 Conlometria. 2.13 Polarografia e técnicas correlatas. 2.14 Espectometria de massa. 3 Química inorgânica. 3.1 Ligação química e estrutura molecular. 3.2 Ácidos e bases. 3.3 A química dos ânions e cátions. 3.4 Tabela periódica e a química dos elementos. 3.5 A química de coordenação. 4 Química Orgânica. 4.1 Teoria estrutural. 4.2 Alcanos, alquenos, alquinos, compostos aromáticos, compostos halogenados, álcoois, fenóis, éteres, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos e seus derivados e compostos nitrogenados: nomenclatura, propriedades e reações. 5 Técnicas de extração. 6 Análise de fertilizantes e agrotóxicos.

CARGO 77: Repórter Fotográfico: 1 Teorias da Comunicação: história e conceitos das principais teorias de comunicação. Papel dos meios de comunicação na construção da realidade social. Teorias sobre a produção da notícia e seus efeitos. 2 Imagem empresarial e Comunicação Integrada: Identidade institucional; Questões públicas e Relações Públicas; Administração de crises; Relações com o Governo; Lobby; Relações com a Imprensa; A notícia como estratégia de promoção da imagem empresarial; O planejamento da comunicação integrada; Imprensa, Relações Públicas e Publicidade em Comunicação Empresarial. 3 Economia, negócios, cultura e política. Realidade socioeconômica e política brasileira; conjuntura econômica internacional; indústria mundial de energia, petróleo e gás; gestão empresarial, marketing, desenvolvimento sustentável, arte, antropologia, relações internacionais, geopolítica. 4 Jornalismo e meios de comunicação de massa: história e conceitos. Veículos de comunicação de massa no Brasil: história, estrutura e funcionamento. Características, linguagens e técnicas de produção, apuração, entrevista, redação e edição para jornal, revista, rádio, internet, TV e vídeo. As condições de produção da notícia. Princípios e orientações gerais para redigir um texto jornalístico. 5 Jornalismo institucional: história, atribuições, organização, estrutura e funcionamento. Produção da notícia e as rotinas da assessoria de imprensa. Papel do assessor. Atendimento à imprensa. Técnicas de redação. Sugestões de pauta, releases e artigos. Organização de entrevistas. Produtos de uma assessoria de imprensa. Mecanismos de controle da informação. Pauta institucional. Canais e estratégias de comunicação interna. Publicações jornalísticas empresariais: história, planejamento, conceitos e técnicas. Métodos e técnicas de pesquisa.

CARGO 78: Sociólogo: 1 Fundamentos teórico-metodológicos: fato social e ação social; explicação e compreensão; positivismo e interpretação do sentido; História: evolução, progresso e desenvolvimento. 2 Principais conceitos: sociedade e indivíduo; estrutura e função; diferenciação social; divisão social do trabalho; estratificação social; dominação social; conflito e mudança social; educação; linguagem; cultura: valores, idéias e ideologias; instituições; comportamento; racionalidade e irracionalidade: lei e moral; carisma: tradição e modernidade; urbanização. 3 Principais correntes de pensamento sociológico: funcionalismo; marxismo; sociologia compreensiva; teoria crítica da sociedade. 4 Sociologia no Brasil - principais temas: cultura brasileira; identidade nacional: Estado e poder; estratificação social, dependência e desenvolvimento; movimentos sociais; Estado, sociedade e educação.

CARGO 79: Zootecnista: 1 Legislação federal sobre fiscalização de produtos destinados à alimentação animal. 2 Legislação federal sobre melhoramento animal. 3 Nutrição animal. 3.1 Nutrição de monogástricos. 3.2 Nutrição de ruminantes. 4 Plantas forrageiras e pastagens. 5 Melhoramento animal. 6 Influência do ambiente na produção animal. 7 Inspeção industrial e sanitária de alimentos para animais. 8 Métodos de amostragem e análise de produtos destinados à alimentação animal. 9 Análises microbiológicas e físico-químicas de produtos destinados à alimentação animal. 10 Noções básicas de biossegurança. 11 Conhecimentos básicos sobre organismos internacionais e blocos econômicos regionais (OMC, FAO, OMS, CIPP, Codex Alimentarius, COSAVE, UE e MERCOSUL). 12 Noções básicas sobre normas e procedimentos operacionais em vigilância agropecuária internacional, com foco na comercialização de produtos destinados à alimentação animal.

2.1.3 CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA OS SEGUINTES CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

83- Desenhista;

84- Examinador Veicular;

85- Fiscal Agropecuário;

87- Fiscal das Relações de Consumo;

88- Fiscal de Trânsito;

90- Fotógrafo;

92- Técnico Agrícola;

93- Técnico Agropecuário;

94- Técnico Eletricista;

95- Técnico em Agrimensura;

96- Técnico em Contabilidade;

97- Técnico em Defesa do Consumidor;

98- Técnico em Edificações;

99- Técnico em Eletrônica;

100-Técnico em Extensão Rural/ Habilitação em Técnico Agrícola;

101- Técnico em Extensão Rural/ Habilitação em Técnico Agropecuária;

102-Técnico em Informática;

104-Técnico em Saneamento Ambiental;

105-Técnico em Segurança do Trabalho.

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Sistema operacional Windows. 2 Noções do ambiente Microsoft Office. 3 Conceitos relacionados à Internet. 4 Navegadores. 5 Correio eletrônico. 6 Segurança da informação.

ATUALIDADES: 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas. 2 Aspectos físicos, geográficos, históricos, sociais, culturais, demográficos, econômicos e divisão político-administrativa do Estado do Tocantins.

LEGISLAÇÃO ESTADUAL: Estatuto do Servidor (Lei n.° 1.818/2007).

2.1.4 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

CARGO 83: Desenhista: 1 Traçados no plano. 1.1 Arco capaz. 1.2 Quadrilátero inscritível. 2 Proporcionalidade e semelhança. 2.1 Teoremas do cateto e da altura. 2.2 Figuras semelhantes. 2.3 Figuras planas equivalentes. 3. Potencia. 3.1 Eixo e centro radial. 3.2 Secção áurea. 3.3 Retificação da circunferência. 4 Polígonos. 4.1 Retas e pontos notáveis no triângulo. 4.2 Análise e construção de polígonos regulares. 4.4 Construção de polígonos regulares de "n" lados conhecendo-se o lado ou o raio da circunferência circunscrita. 5 Transformações geométricas. 5.1 Projetividade e homografia. 5.2 Homologia e afinidade. 5.3 Inversão. 5.4 Teorema das três homologias. Retas-limite de uma homologia. 6 Tangências. 6.1 Tangências como aplicação dos conceitos de potência e inversão. Problemas de Apolônio. 7 Curvas cíclicas. 7.1 Ciclóide. 7.2 Epiciclóide. 7.3 Hipociclóide. 7.4 Envolvente da circunferência. 7.5 Curvas de transição. 7.6 Lemniscata de Bernouilli. 8 Curvas cônicas. 8.1 Tangências e interseções com uma reta. 8.2 Elipse. 8.3 Hipérbole. 8.4 Parábola. 8.5 Tangências e interseções com uma reta. 9 Sistemas de representação. 10 Fundamentos de projeção. 10.1 Distintos sistemas de representação. 11 Vistas e respectiva normatização. 11 Sistema diédrico. 11.1 Métodos: abatimento, giro e mudança de plano. 11.2 Paralelismo e perpendicularidade. 11.3 Interseções e distâncias. 11.4 Magnitudes reais de distâncias, ângulos e superfícies. 11.5 Representação de superfícies poliédricas e de revolução. 11.6 Representação dos poliedros regulares. 11.7 Interseção com retas e planos. 11.8 Seções e desenvolvimentos. 12 Sistema axonométrico ortogonal. 12.1 Escalas axonométricas. 12.2 Magnitudes reais de segmentos e ângulos. 12.3 Representação de figuras poliédricas e de revolução. 12.4 Interseção com retas e planos. 12.5 Seções. 12.6 Relações entre os sistemas axonométrico e diédrico. 12.7 Traçado de perspectivas a partir das vistas fundamentais e vice- versa. 13 Sistema axonométrico oblíquo. 13.1 Fundamentos. 13.2 Coeficiente de redução. 13.3 Magnitudes reais de segmentos e ângulos. 13.4 Representação de figuras poliédricas e de revolução. Interseção com retas e planos. 13.5 Seções. 13.6 Traçado de perspectiva cavaleira a partir das vistas fundamentais e vice-versa. 14 Sistema cônico de perspectiva linear. 14.1 Fundamento e elementos do sistema. 1.4.2 Perspectiva central e oblíqua. 14.3 Métodos de representação. 14.3.1 Marcas e pontos de fuga. 14.3.2 Pontos métricos e de fuga. 14.4 Representação de superfícies poliédricas e de revolução. 14.5 Interseção com retas e planos. 14.6 Traçado de perspectivas de exteriores. 15 Normalização. 15.1 Desenho industrial. 15.2 Desenho de arquitetura e construção civil. 16 Desenho assistido por computador: AutoCAD.

CARGO 84: Examinador Veicular: 1 Sistema Nacional de Trânsito: Finalidade, Composição, Competências. 2 Educação para o Trânsito. 3 Noções de Direção Defensiva. 4 Uso correto do veículo. 5 Normas Gerais de Circulação e Conduta. 6 Sinalização de Trânsito. 7 Veículos: registro, licenciamento, condução de escolares. 8 Habilitação: requisitos aprendizagem, exames, permissão para dirigir, categorias. 9 Primeiros Socorros. 10 Proteção do meio ambiente. 11 Cidadania. 12 Noções de mecânica básica de autos. 13 Operação da Fiscalização e do Policiamento Ostensivo de Trânsito. 14 Infrações, Penalidades e Multas. 15 Medidas Administrativas. 16 Processo Administrativo. 18 Crimes de Trânsito.

CARGO 85: Fiscal Agropecuário: 1 Uso e conservação dos solos. 2 Adubação em geral. 2.1 Tipos e classificação de fertilizantes e corretivos. 3 Irrigação e drenagem. 4 Conhecimentos gerais de fitotecnia. 4.1 Grandes culturas anuais. 4.2 Grandes culturas perenes. 4.3 Olericultura. 4.4 Fruticultura. 4.5 Silvicultura. 4.6 Pastagens. 5 Mecanização agrícola. 5.1 Máquinas e implementos agrícolas. 5.2 Regulagem de equipamentos agrícolas. 5.3 Manutenção de máquinas e implementos agrícolas. 6 Noções de fitossanidade. 6.1 Identificação das principais pragas agrícolas. 6.2 Manejo de pragas. 6.3 Uso correto de agrotóxicos. 7 Conhecimentos gerais de zootecnia. 7.1 Bovinocultura. 7.2 Avicultura. 7.3 Ovinocultura. 7.4 Caprinocultura. 7.5 Piscicultura. 7.6 Suinocultura. 8 Noções de sanidade animal. 9 Noções de higiene e de segurança individual, coletiva e de instalações. Noções de segurança no trabalho e de primeiros socorros.

CARGO 87: Fiscal das Relações de Consumo: 1 Lei n° 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor) 2 Dec. 2.181/97 (regulamenta o CDC).

CARGO 88: Fiscal de Trânsito: 1 Sistema Nacional de Trânsito: Finalidade, Composição, Competências. 2 Educação para o Trânsito. 3 Noções de Direção Defensiva. 4 Uso correto do veículo. 5 Normas Gerais de Circulação e Conduta. 6 Sinalização de Trânsito. 7 Veículos: registro, licenciamento, condução de escolares. 8 Habilitação: requisitos aprendizagem, exames, permissão para dirigir, categorias. 9 Primeiros Socorros. 10 Proteção do meio ambiente. 11 Cidadania. 12 Noções de mecânica básica de autos. 13 Operação da Fiscalização e do Policiamento Ostensivo de Trânsito. 14 Infrações, Penalidades e Multas. 15 Medidas Administrativas. 16 Processo Administrativo. 18 Crimes de Trânsito.

CARGO 90: Fotógrafo: 1 Recursos manuais da câmera fotográfica. 1.1 Controle de movimento. 1.2 Profundidade de campo. 1.3 Fotometragem e objetivas. 2 Filmes e filtros. 3 Iluminação natural, artificial e flash. 4 Processamento e revelação de filmes.

CARGO 92: Técnico Agrícola: 1 Uso e conservação dos solos. 2 Adubação em geral. 2.1 Tipos e classificação de fertilizantes e corretivos. 3 Irrigação e drenagem. 4 Conhecimentos gerais de fitotecnia. 4.1 Grandes culturas anuais. 4.2 Grandes culturas perenes. 4.3 Olericultura. 4.4 Fruticultura. 4.5 Silvicultura. 4.6 Pastagens. 5 Mecanização agrícola. 5.1 Máquinas e implementos agrícolas. 5.2 Regulagem de equipamentos agrícolas. 5.3 Manutenção de máquinas e implementos agrícolas. 6 Noções de fitossanidade. 6.1 Identificação das principais pragas agrícolas. 6.2 Manejo de pragas. 6.3 Uso correto de agrotóxicos. 7 Conhecimentos gerais de zootecnia. 7.1 Bovinocultura. 7.2 Avicultura. 7.3 Ovinocultura. 7.4 Caprinocultura. 7.5 Piscicultura. 7.6 Suinocultura. 8 Noções de sanidade animal. 9 Noções de higiene e de segurança individual, coletiva e de instalações. Noções de segurança no trabalho e de primeiros socorros.

CARGO 93: Técnico Agropecuário: 1 Uso e conservação dos solos. 2 Adubação em geral. 2.1 Tipos e classificação de fertilizantes e corretivos. 3 Irrigação e drenagem. 4 Conhecimentos gerais de fitotecnia. 4.1 Grandes culturas anuais. 4.2 Grandes culturas perenes. 4.3 Olericultura. 4.4 Fruticultura. 4.5 Silvicultura. 4.6 Pastagens. 5 Mecanização agrícola. 5.1 Máquinas e implementos agrícolas. 5.2 Regulagem de equipamentos agrícolas. 5.3 Manutenção de máquinas e implementos agrícolas. 6 Noções de fitossanidade. 6.1 Identificação das principais pragas agrícolas. 6.2 Manejo de pragas. 6.3 Uso correto de agrotóxicos. 7 Conhecimentos gerais de zootecnia. 7.1 Bovinocultura. 7.2 Avicultura. 7.3 Ovinocultura. 7.4 Caprinocultura. 7.5 Piscicultura. 7.6 Suinocultura. 8 Noções de sanidade animal. 9 Noções de higiene e de segurança individual, coletiva e de instalações. Noções de segurança no trabalho e de primeiros socorros.

CARGO 94: Técnico Eletricista: 1 Grandezas elétricas e magnéticas. Sistema Internacional de Unidades. 2 Simbologia. Diagramas elétricos. 3 Desenho técnico. 4 Circuitos elétricos. 5 Circuitos de corrente contínua. 6 Circuitos trifásicos. 11 Medidas elétricas. 12 Máquinas elétricas. 13 Transformadores. 14 Geradores e motores. 15 Acionamentos e controles elétricos. 16 Equipamentos elétricos. 17 Aterramento. 18 Instalações elétricas de alta e baixa tensão. 19 Iluminação. 20 Manutenção elétrica. 21 Equipamentos elétricos em baixa e alta tensão. 22 Geração e distribuição de energia elétrica. 23 Proteção e controle de sistemas elétricos. 24 Sistemas de corrente contínua e alternada. 25 Instrumentos de medição e ferramentas. 26 Condutores e isolantes. 27 Normas técnicas (ABNT, NEMA).

CARGO 95: Técnico em Agrimensura: 1 Conhecimento dos processos e aparelhos para execução de serviços topográficos: levantamento cadastral; nivelamento; levantamento de faixas e áreas; transporte de RN e coordenadas; GPS. 2 Conhecimento de normas de desenho técnico. 3 Conhecimento de desenho em AutoCAD e microstation.

CARGO 96: Técnico em Contabilidade: 1 Conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade. 2 Patrimônio: componentes, equação fundamental do patrimônio, situação líquida, representação gráfica. 3 Atos e fatos administrativos: conceitos, fatos permutativos, modificativos e mistos. 4 Contas: conceitos, contas de débitos, contas de créditos e saldos. 5 Plano de contas: conceitos, elenco de contas, função e funcionamento das contas. 6 Escrituração: conceitos, lançamentos contábeis, elementos essenciais, fórmulas de lançamentos, livros de escrituração, métodos e processos. 7 Contabilização de operações contábeis diversas: juros, descontos, tributos, aluguéis, variação monetária/cambial, folha de pagamento, compras, vendas e provisões, depreciações e baixa de bens. 8 Análise e conciliações contábeis: conceitos, composição de contas, análise de contas, conciliação bancária 9 Balancete de verificação: conceitos, modelos e técnicas de elaboração. 10 Balanço patrimonial: conceitos, objetivo, composição. 11 Demonstração de resultado de exercício: conceito, objetivo, composição. 12 Noções de matemática financeira. 13 Noções de finanças 14 Conceitos básicos de orçamento. 15 Aspectos introdutórios dos princípios de tributos e seus impactos nas operações das empresas.

CARGO 97: Técnico em Defesa do Consumidor: 1 Lei n° 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor) 2 Dec. 2.181/97 (regulamenta o CDC).

CARGO 98: Técnico em Edificações: 1 Controle tecnológico de concreto e materiais constituintes e controle tecnológico de solos. 2 Fundações e Estruturas. 2.1 Movimentação de terra, formas, escoramento, armação e concretagem. 2.2 Fundações superficiais e profundas. 2.2.1 Tipos. 2.2.2 Execução. 2.2.3 Controle. 2.3 Estruturas 2.3.1 Pré-moldadas. 2.3.2 In loco. 3 Terraplenagem, drenagem, arruamento e pavimentação. 3.1 Serviços topográficos. 3.2 Execução e Controle. 4 Edificações. 4.1 Materiais de construção. 4.2 Instalações prediais (hidráulicas, sanitárias e elétricas) e serviços complementares. 5 Leitura e interpretação de projetos de instalações prediais e de plantas de locação, forma e armação. 6 Normas ABNT. 7 Noções de desenho em meio eletrônico (AUTOCAD).

CARGO 99 Técnico em Eletrônica: 1 Noções de eletrônica analógica, amplificadores operacionais; transdutores, diodos etc. 2 Noções de eletrônica digital (Lógica Boleana; portas e circuitos mais comuns; circuitos CMOS e TTL). 3 Noções de metrologia, medição de nível, pressão, temperatura, vazão e instrumentação oceanográfica e geofísica-acústica. 4 Noções de controle automático de processos, redes, protocolos de comunicação, fibraótica, controladores lógicos programáveis e sistemas digitais de supervisão e controle. 5 Materiais, tipos e bitolas de tubulação relativa a instrumentação, tipos de instrumentos e detalhes de instalação, identificação e simbologia de instrumentos, suportes e painéis. 6 Plantas de tubulação, isométricos, fluxogramas e normas técnicas (ISA, ANSI, ASTM e ASME). 7 Diagramas elétricos, simbologia, sistemas de comunicação, noções de desenho em meio eletrônico (AUTOCAD).

CARGO 100: Técnico em Extensão Rural - Técnico Agrícola: 1 Uso e conservação dos solos. 2 Adubação em geral. 2.1 Tipos e classificação de fertilizantes e corretivos. 3 Irrigação e drenagem. 4 Conhecimentos gerais de fitotecnia. 4.1 Grandes culturas anuais. 4.2 Grandes culturas perenes. 4.3 Olericultura. 4.4 Fruticultura. 4.5 Silvicultura. 4.6 Pastagens. 5 Mecanização agrícola. 5.1 Máquinas e implementos agrícolas. 5.2 Regulagem de equipamentos agrícolas. 5.3 Manutenção de máquinas e implementos agrícolas. 6 Noções de fitossanidade. 6.1 Identificação das principais pragas agrícolas. 6.2 Manejo de pragas. 6.3 Uso correto de agrotóxicos. 7 Conhecimentos gerais de zootecnia. 7.1 Bovinocultura. 7.2 Avicultura. 7.3 Ovinocultura. 7.4 Caprinocultura. 7.5 Piscicultura. 7.6 Suinocultura. 8 Noções de sanidade animal. 9 Noções de higiene e de segurança individual, coletiva e de instalações. Noções de segurança no trabalho e de primeiros socorros.

CARGO 101: Técnico em Extensão Rural - Técnico Agropecuária: 1 Uso e conservação dos solos. 2 Adubação em geral. 2.1 Tipos e classificação de fertilizantes e corretivos. 3 Irrigação e drenagem. 4 Conhecimentos gerais de fitotecnia. 4.1 Grandes culturas anuais. 4.2 Grandes culturas perenes. 4.3 Olericultura. 4.4 Fruticultura. 4.5 Silvicultura. 4.6 Pastagens. 5 Mecanização agrícola. 5.1 Máquinas e implementos agrícolas. 5.2 Regulagem de equipamentos agrícolas. 5.3 Manutenção de máquinas e implementos agrícolas. 6 Noções de fitossanidade. 6.1 Identificação das principais pragas agrícolas. 6.2 Manejo de pragas. 6.3 Uso correto de agrotóxicos. 7 Conhecimentos gerais de zootecnia. 7.1 Bovinocultura. 7.2 Avicultura. 7.3 Ovinocultura. 7.4 Caprinocultura. 7.5 Piscicultura. 7.6 Suinocultura. 8 Noções de sanidade animal. 9 Noções de higiene e de segurança individual, coletiva e de instalações. Noções de segurança no trabalho e de primeiros socorros.

CARGO 102: Técnico em Informática: 1 Informática. 1.1 Conceitos básicos. 1.2 Conceitos fundamentais sobre processamento de dados. 1.3 Sistema de numeração, aritmética de complementos e ponto flutuante. 1.4 Organização e arquitetura e componentes funcionais de computadores. 1.5 Características físicas dos principais periféricos e dispositivos de armazenamento secundário. 1.6 Representação e armazenamento de informação. 1.7 Organização lógica e física de arquivos. 1.8 Métodos de acesso. 1.9 Conceito e funções dos principais softwares básicos e aplicativos. 1.10 Sistemas Operacionais: introdução, história e conceitos básicos, gerenciamento de memória. 1.11 HTML, Scripts. 1.12 Microsoft Office 2005: Word, Excel, Access, PowerPoint. 1.13 BrOffice versão 2.3.1: Writer, Calc, Impress, Base. 2 Linguagens de programação. 2.1 Noções gerais sobre as seguintes linguagens de programação e ferramentas de programação visual: 2.1.1 ANSI-C. 2.1.2 C++. 2.1.3 Java. 2.1.4 SQL. 2.1.5 Natural. 2.1.6 PHP. 2.1.7 Delphi. 2.1.8 Visual Basic. 2.1.9 VB.NET. 2.1.10 C#.NET. 2.2 Programação estruturada. 2.3 Programação orientada a objetos. 3 Sistemas operacionais. 3.1 UNIX. 3.2 Linux. 3.3 Windows. 4 Internet, intranet e extranet. 4.1 Protocolo TCP/IP. 4.2 Serviços HTTP. 4.3 Browsers: Internet Explorer, Mozilla. 5 Bancos de dados. 5.1 Conceitos e fundamentos. 5.2 Abstração de dados. 5.3 Instância e esquemas. 5.4 Independência de dados. 5.5 Restrições e integridade. 5.6 SQL. 5.7 Sistemas gerenciadores de bancos de dados (Microsoft SQL Server, Oracle, ADABAS, PostgreSQL, MySQL). 6 Controle de Versão. 6.1 Sistemas: Subversion, CVS. 6.2 Repositório (repository). 6.3 Revisões (revisions). 6.4 Tronco (trunk). 6.5 Ramificações (branches). 6.6 Rótulos (tags). 6.7 Modelos de controle de versão. 6.8 Cópia de trabalho (working copy). 6.9 Sincronização de mudanças concorrentes. 6.10 Histórico de alterações.

CARGO 104: Técnico em Saneamento Ambiental: 1 Ciências Ambientais. 2 Noções de Geologia. 3 Tecnologia Ambiental. 4 Hidráulica. 5 Topografia. 6 Saneamento. 6.1 Fundamentos do Saneamento. 6.2 Instalações Hidro-sanitárias. 6.3 Saneamento Ambiental. 7 Materiais de Construção. 7.1 Materiais Aplicados. 8 Controle Ambiental. 8.1 Ciências e Saneamento. 8.2 Administração e Controle da Qualidade Ambiental. 8.3 Ecologia e Impacto Ambiental. 8.4 Sistema de Limpeza Urbana. 8.5 Projetos em Meio Ambiente.

CARGO 105: Técnico em Segurança do Trabalho: 1 Introdução à segurança e saúde do trabalhador: conceituação. 2 Órgãos e instituições relacionadas à segurança e à saúde do trabalhador - siglas e atribuições. 3 Acidente do trabalho. 4 Legislação de segurança e saúde do trabalhador: leis, portarias, decretos e normas regulamentadoras. 5 Órgão de segurança e medicina do trabalho nas empresas. 6 Noções de psicologia do trabalho. 7 Primeiros socorros. 8 Proteção contra incêndio. 9 Fundamentos de segurança do trabalho. 10 Fundamentos de higiene do trabalho. 11 Noções de ventilação industrial. 12 Doenças transmissíveis e doenças ocupacionais. 13 Noções de ergonomia. 14 Estatística aplicada à segurança do trabalho. 15 Saneamento do meio. 16 Equipamento de proteção individual.

2.1.5 CONHECIMENTOS PARA OS SEGUINTES CARGOS DE NÍVEL MÉDIO :

80- Almoxarife;

81- Assistente Administrativo;

82- Cenotécnico;

86- Fiscal Ambiental;

89- Fiscal Metrológico;

91- Guarda de Parque;

103- Técnico em Operações de Suporte e Desenvolvimento.

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Sistema operacional Windows. 2 Noções do ambiente Microsoft Office. 3 Conceitos relacionados à Internet. 4 Navegadores. 5 Correio eletrônico. 6 Segurança da informação.

ATUALIDADES: 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas. 2 Aspectos físicos, geográficos, históricos, sociais, culturais, demográficos, econômicos e divisão político-administrativa do Estado do Tocantins.

LEGISLAÇÃO ESTADUAL: Estatuto do Servidor (Lei n.° 1.818/2007).

2.1.6 CONHECIMENTOS PARA OS CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL:

106- Auxiliar Administrativo;

107 a 113- Motorista;

114 a 121- Operador de Máquinas;

122- Operador de Navegação Fluvial.

LÍNGUA PORTUGUESA. 1 Compreensão de texto. 2 Ortografia: acentuação, emprego de letras e divisão silábica. 3 Pontuação. 4 Classes e emprego de palavras. 5 Gênero e número dos substantivos. 6 Coletivos. 7 Sintaxe da oração. 8 Concordância. 9 Significado das palavras: sinônimos, antônimos, denotação e conotação.

ATUALIDADES. atualidades sócio-político-econômicas.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA. 1 Conceito de Internet e Intranet. 2 Principais navegadores para Internet. 3 Correio Eletrônico. 4 Principais aplicativos comerciais para edição de textos e planilhas. 5 Procedimento para a realização de cópias de segurança. 6 Sistema de arquivo, sistema de entrada, saída e armazenamento e métodos de acesso.

ANEXO V EDITAL N.° 001/QUADRO GERAL / 2008, DE 22 DE OUTUBRO DE 2008.

QUADRO DEMONSTRATIVO DE PROVAS

CARGO

PROVAS/CONTEÚDOS

CARATER

N° DE QUESTÕES

CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

Língua Portuguesa

Classificatório e
Eliminatório

15

Conhecimentos Gerais

Classificatório e
Eliminatório

15

Conhecimentos Específicos

Classificatório e
Eliminatório

20

 

CARGOS DE NÍVEL MÉDIO (com exigência de conhecimentos específicos)

Língua Portuguesa

Classificatório e
Eliminatório

15

Conhecimentos Gerais

Classificatório e
Eliminatório

15

Conhecimentos Específicos

Classificatório e
Eliminatório

20

 

CARGOS DE NÍVEL MÉDIO (sem exigência de conhecimentos específicos)

Língua Portuguesa

Classificatório e
Eliminatório

20

Conhecimentos Gerais

Classificatório e
Eliminatório

20

 

CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL

Língua Portuguesa

Classificatório e
Eliminatório

20

Conhecimentos Gerais

Classificatório e
Eliminatório

20

102260

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231