O Instituto Militar de Engenharia (IME) divulgou a abertura de Concursos de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa e da Reserva do Quadro de Engenheiros Militares (CFG/Ativa e CFG/Reserva). O objetivo é preencher 70 vagas para a ativa e 30 vagas para a reserva, com exigência de nível médio.
Segundo os editais, as oportunidades são para os cargos de:
- Aluno do Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares (70 vagas)
- Aluno do Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva do Quadro de Engenheiros Militares (30 vagas)
A jornada compreende regime escolar em tempo integral no IME durante cinco anos. O aluno recebe fardamento, alimentação, assistência médica, assistência dentária, assistência psicológica, alojamento e soldo inicial de R$ 1.457,00. Para a ativa, após a conclusão há possibilidade de promoções, e os formados são movimentados para organizações militares do Exército Brasileiro em todo o território nacional, com vínculo mínimo de 3 anos.
As inscrições serão realizadas de 27 de maio de 2026 a 8 de julho de 2026 no site ime.eb.br. A taxa é de R$ 140,00, com pedidos de isenção de 1º a 5 de junho de 2026 para candidatos que se enquadram nos requisitos.
As seleções incluem exame intelectual (primeira fase com prova objetiva de matemática, física e química; segunda fase com provas discursivas e objetivas de matemática, física, química, português e inglês), inspeção de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica e procedimentos de verificação para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas. A primeira fase da prova está prevista para 20 de setembro de 2026 e a segunda fase entre 26 e 29 de outubro de 2026, com aplicação em diversas cidades pelo país.
Mais informações podem ser obtidas nos editais completos.
Transforme sua leitura em escuta: ouça o podcast desta notícia.


























