SEDUC - Secretaria de Estado da Educação - MA

SEDUC - SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

ESTADO DO MARANHÃO

EDITAL Nº 003/2009 - SEDUC

Notícia:   6.406 vagas destinadas a Secretaria de Estado da Educação - MA

PROCESSO SELETIVO MERITÓRIO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR E DO ENSINO MÉDIO REGULAR

O GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação - SEDUC, tendo em vista o disposto na Lei Estadual n.º 6.915/1997 de 11 de abril de 1997 e no Decreto Estadual n.º 23.115/2007 de 01 de setembro de 2007, torna público, para conhecimento dos interessados, que realizará Processo Seletivo Meritório para Contratação Temporária de Professores para atuarem no Ensino Fundamental Regular e no Ensino Médio Regular, no ano letivo de 2010, nas escolas estaduais situadas nos municípios das Unidades Regionais de Educação de acordo com a demanda constante nos anexos, deste Edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES:

1.1. O Processo Seletivo Meritório para contratação temporária de professor será regido por este Edital e sua realização está sob a responsabilidade da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão - FSADU, com a Supervisão da Comissão de Processo Seletivo, designada pela Portaria nº 1.574 de 06 de agosto de 2009, publicada no Diário Oficial do Estado nº 152, de 10 de agosto de 2009, do Secretário de Estado da Educação,obedecidas as normas deste Edital.

1.2. O Processo Seletivo Meritório constará de prova objetiva de múltipla escolha , prova analítico - discursiva e prova de títulos, realizado em etapa única e não haverá pagamento de taxa de inscrição.

1.3. O presente Edital estará disponível para consulta no quadro de avisos da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão - SEDUC, situada à Rua Cond'eu, nº 140 - Bairro Retiro Natal, em São Luís - MA; no quadro de avisos da Secretaria Adjunta de Ensino - SAE-SEDUC, situada à Rua Virgílio Domingues,nº 741, Bairro São Francisco, em São Luís - MA; nos municípios sedes das Unidades Regionais de Educação, nos locais indicados no Anexo I, deste Edital; no quadro de avisos da Fundação Sousândrade, situada à Rua da Alegria, nº 258, Centro, CEP 65020- 010, em São Luís - MA e, ainda, nos endereços eletrônicos www.educacao.ma.gov.br e www.fsadu.org.br.

1.4. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a divulgação de todos os atos, editais, avisos, comunicados e outras informações pertinentes a esse processo seletivo, os quais serão sempre afixados nos locais especificados no item anterior e nos endereços eletrônicos, acima mencionados.

2. DOS CONTRATOS

2.1. Serão oferecidas 5.190 contratos para professores da Educação Básica, sendo que 3.530 para o Ensino Médio Regular e 1.660 para o Ensino Fundamental Regular.

2.2. Os candidatos classificados, dentro do limite de vagas, serão contratados pela Secretaria de Estado da Educação/SEDUC, por prazo determinado de 10 (dez) meses, em regime de 20 horas de trabalho semanais, e perceberão, a título de pagamento mensal o vencimento fixado no Decreto Estadual nº 23.115/07, de 28/05/07.

2.3. A indicação dos requisitos básicos, do número de contratos e vencimentos para cada nível e modalidade de ensino e, ainda, a distribuição de contratos por unidade regional/ município/disciplina estão discriminados nos Anexos II, III, IV e V, deste Edital.

2.4 A descrição sintética das atribuições específicas do cargo de professor consta no Anexo VI, deste Edital.

2.5 A lotação do candidato contratado será efetuada no município indicado no ato da inscrição.

2.6 A jornada de trabalho do professor será de 20 (vinte) horas semanais, podendo ocorrer durante os turnos diurno e/ou noturno, de acordo com a conveniência e necessidade da SEDUC, no município de opção do candidato.

2.6.1. Caso haja atrasos no período letivo, os contratados obrigar-se-ão a compensar a carga horária da disciplina para a qual foi contratado.

3. DOS CONTRATOS DESTINADOS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

3.1. Às pessoas com deficiência, que pretendam fazer uso das prerrogativas previstas no inciso VIII ,do Artigo 37, da Constituição Federal e no disposto no Decreto n.º 3298 /1999 ficam reservadas 5% (cinco por cento) das vagas existentes, certificando-se, para tanto, que atendem às exigências necessárias para o desempenho das atividades relativas ao contrato.

3.2. Consideram-se pessoas com deficiência aquelas que se enquadrarem nas categorias discriminadas no Artigo 4.º do Decreto n.º 3.298/1999.

3.3. Para concorrer aos contratos reservados às pessoas com deficiência, o candidato deverá, na Ficha de Inscrição, declarar a deficiência que apresenta, observando - se as exigências das atividades relativas à categoria do contrato a que concorre, descritas de forma sintética no Anexo VI deste Edital, são compatíveis com a deficiência que apresenta.

3.4. O candidato deverá declarar, quando da inscrição, ser portador de deficiência especificando-a no formulário de inscrição e, encaminhar à Fundação Sousândrade laudo médico atestando a especificidade, grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código de Classificação Internacional de Doença - CID, bem como informar a provável causa. O encaminhamento citado será para o endereço indicado a seguir: Rua da Alegria, nº 258, Centro, CEP 65020- 010, em São Luís - MA. O laudo médico será entregue juntamente com os Títulos.

3.5. O candidato com deficiência que, no ato da inscrição, não declarar essa condição, ou deixar de atender ao disposto no Subitem

3.4., não poderá interpor recurso em favor de sua situação e, portanto, não será considerado pessoa com deficiência.

3.6 Os candidatos com deficiência, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto n.º 3.298/1999, participarão do Processo Seletivo Meritório em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação dos critérios de aprovação, ao dia, horário e local de aplicação das provas, e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos. Os benefícios previstos deverão ser requeridos por escrito à Fundação Sousândrade, durante o período de inscrições, encaminhados via fax para o telefone 98 - 3232 2997 ou entregue diretamente na Fundação Sousândrade, situada na Rua da Alegria, nº 258, Centro, em São Luís - MA.

3.7 O candidato que, no ato da inscrição, declarar-se pessoa com deficiência, se aprovado e classificado no Processo Seletivo Meritório, figurará em listagem específica e também na listagem geral dos candidatos aprovados e classificados para a categoria de sua opção, devendo, quando convocado, submeter-se à perícia médica promovida por Equipe Multiprofissional designada pela Secretaria de Estado da Educação do Maranhão - SEDUC, que terá decisão terminativa sobre sua condição de pessoa com deficiência e sobre o grau de tal deficiência, com a finalidade de verificar se a deficiência que apresenta realmente o habilita a concorrer aos contratos reservados para candidatos em tais condições, assim como, também, se as atribuições das atividades do contrato para o qual foi aprovado e classificado são compatíveis com tal deficiência.

3.7.1 O candidato com deficiência visual, deverá, além do envio da documentação indicada no item 3.4, deverá solicitar, por escrito, até o término das inscrições, a confecção da prova especial em BRAILLE ou ampliada ou a necessidade de leitura de sua prova, especificando o tipo de deficiência.

3.7.2 Aos deficientes visuais (cegos) que solicitarem prova especial em Braille serão oferecidas provas neste sistema e suas resposta deverão ser transcritas também em Braille.

3.7.3 Aos deficientes visuais (amblíopes) que solicitarem prova especial ampliada serão oferecidas provas neste sistema.

3.8 A não observância do disposto no Subitem 3.4., ou a não constatação da deficiência na perícia, acarretará a perda do direito às vagas reservadas aos candidatos em tais condições, passando a concorrer como se não fosse pessoa com deficiência.

3.9 Caso não haja inscrição de candidatos que se declarem pessoas com deficiência, ou os que se inscreverem em tais condições forem reprovados na perícia, os contratos reservados a eles serão preenchidos pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação para cada categoria.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. DO PERÍODO

4.1.1. As inscrições para o presente Processo Seletivo Meritório serão realizadas no período de 6 a 15/01/2010 exclusivamente no site da SEDUC, no endereço eletrônico www.educacao.ma.gov.br.

4.2. DOS REQUISITOS

4.2.1. Para a inscrição, o candidato deverá satisfazer as seguintes condições:

a) ser brasileiro ou gozar das prerrogativas previstas no Artigo 12, Parágrafo 1.º, da Constituição Federal;

b) estar em dia com as obrigações eleitorais;

c) estar quite com o serviço militar, quando do sexo masculino;

d) preencher os requisitos básicos exigidos para a categoria pretendida, conforme indicado nos Anexos II e IV, deste Edital;

e) conhecer e estar de acordo com as exigências deste Edital e da legislação pertinente.

4.3. DOS PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO

4.3.1. As inscrições para a Processo Seletivo Meritório serão realizadas, exclusivamente no site da SEDUC, no endereço eletrônico: www.educacao.ma.gov.br por meio do Formulário de Inscrição via Internet, no horário, ininterrupto, de 9:00 h do dia 6/01/2010 até as 23:59 h do dia 15/01/2010.

4.3.2. Para inscrever-se o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.educacao.ma.gov.br durante o período das inscrições e, por meio dos links referentes ao Processo Seletivo, efetuar sua inscrição, conforme os procedimentos indicados a seguir:

a) certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos, de acordo com o previsto no subitem 4.2;

b) preencher o Formulário de Inscrição;

c) indicar no Formulário de Inscrição via Internet, o cargo/disciplina/município de contratação para o qual deseja concorrer;

d) assumir total responsabilidade pelo correto preenchimento do Formulário de Inscrição;

e) transmitir os dados pela Internet;

4.3.3 O candidato só poderá concorrer para apenas uma modalidade de contrato/disciplina/município.

4.3.4 O candidato que efetivar mais de uma inscrição terá apenas a última inscrição validada. Não sendo possível identificar a última inscrição efetivada, todas serão canceladas.

4.3.5 Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos para alteração de opção de categoria/disciplina/município de contratação.

4.3.6 A Fundação Sousândrade e a Secretaria de Estado da Educação não se responsabilizam por situações de inscrição não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, falta de energia elétrica etc, que impossibilitem a transmissão dos dados.

4.3.7 O descumprimento das inscrições implicará a não efetivação da inscrição.

4.3.8 Não serão aceitas as solicitações de inscrição que não atenderem rigorosamente ao estabelecido neste edital.

4.3.9 A qualquer tempo, poder-se-á anular a inscrição, provas ou contratação desde que sejam identificadas falsidades de declarações ou irregularidades nas provas ou documentos.

4.3.10 As informações prestadas no Formulário de Inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, reservando-se à Secretaria de Estado da Educação e à Fundação Sousândrade o direito de excluir do Processo Seletivo aquele que não preencher esse documento oficial de forma completa, correta e legível e /ou fornecer dados inverídicos ou falsos.

5 DA CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO

5.1 A confirmação da inscrição dar-se-á através da retirada do Documento de Confirmação de Inscrição, no período de 26 a 30/01/2010, no endereço eletrônico: www.educacao.ma.gov.br.

5.2 O Documento de Confirmação de Inscrição conterá: dados pessoais do candidato, categoria/disciplina/município a que concorre, sala e prédio onde realizará prova, local/ data para entrega dos títulos.

5.3 É de exclusiva responsabilidade do candidato a obtenção do Documento de Confirmação de Inscrição, bem como a conferência dos dados contidos nesse documento.

5.4 O comprovante de inscrição deverá ser mantido em poder do candidato e apresentado no local de realização de provas, juntamente com seu documento de identidade indicado no Formulário de Inscrição.

5.5 A relação dos candidatos cujas inscrições forem indeferidas, será divulgada nos locais indicados no Anexo I, deste Edital e no endereço eletrônico: www.educacao.ma.gov.br

6. DAS PROVAS

6.1 O Processo Seletivo Meritório constará de prova objetiva de múltipla escolha, prova analítico-discursiva e prova de títulos, conforme especificações indicadas no Anexo VII.

6.2 A aplicação das provas para todos os cargos /disciplinas está prevista para o dia 31 /01/2010, no horário das 9 h às 13 h, e será realizada nos municípios sede das Unidades Regionais de Educação, conforme Anexo I deste Edital.

6.3 DA PROVA OBJETIVA

6.3.1 A prova objetiva constará de 15 questões de múltipla escolha de Fundamentos da Educação, com 5 alternativas de respostas, havendo apenas uma alternativa correta em cada questão. Cada questão objetiva valerá 2 pontos.

6.3.2 Na prova objetiva o candidato deverá assinalar as respostas na Folha de Resposta, que será o único documento válido para a correção da prova. Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos do preenchimento indevido da Folha de Resposta. Serão consideradas marcações indevidas as que estiverem em desacordo com este Edital ou com a Folha de Resposta, tais como marcações rasuradas ou emendadas ou campo de marcação não preenchido integralmente.

6.3.3 As questões da prova objetiva versarão sobre conteúdos de Fundamentos da Educação, indicados nos Anexos X e XI.

6.4 DA PROVA ANALÍTICO - DISCURSIVA

6.4.1 A prova analítico-discursiva constará de cinco questões discursivas relativas aos Conhecimentos Específicos da categoria / disciplina a que concorre e avaliará o candidato quanto ao domínio do conteúdo, capacidade de raciocínio e expressão escrita de suas ideias

6.4.2 Cada questão da prova analítico - discursiva valerá de 0(zero) a 10(dez) pontos, com intervalos de 2,5 ( dois e meio pontos).

6.4.3 As questões discursivas versarão sobre os Conteúdos Programáticos indicados no Anexo X e XI, conforme a categoria/disciplina que o candidato concorre.

6.4.4 Na prova analítico - discursiva, o candidato deverá, obrigatoriamente, desenvolver a solução de cada questão à caneta de tinta azul ou preta no espaço indicado. Os rascunhos não serão considerados.

6.4.5 Não será admitido o uso de qualquer outra forma de papel para rascunho ou como parte ou resposta definitiva diversa das existentes no caderno.

6.4.6 Será atribuída nota zero à questão da prova analítico - discursiva cujo desenvolvimento seja feito a lápis, ou em desacordo ao item 6.4.4.

6.5 DA PROVA DE TÍTULOS

6.5.1 Serão considerados , conforme a categoria, somente os títulos constantes nos Anexos VIII e IX, limitada a sua pontuação ao valor máximo de 20 pontos.

6.5.2 Os Títulos dos candidatos inscritos no Processo Seletivo Meritório serão recebidos no município onde o candidato fará provas, de 30/01 a 05/02/2010, em data, horário e local estabelecidos no Documento de confirmação da Inscrição.

6.5.3 O recebimento e a avaliação dos títulos serão de responsabilidade da Fundação Sousândrade - FSADU.

6.6 O candidato deverá comparecer ao local designado para as respectivas provas, constante do Documento de Confirmação de Inscrição, munido de:

a- Comprovante de Confirmação de Inscrição;

b- Caneta de tinta azul ou preta, lápis preto nº2 e borracha;

c- Original de um de seus documentos de identificação, dentro do prazo de validade, conforme o caso, Cédula de Identidade (RG), Carteira de Órgão ou Carteira de Casse, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Certificado Militar, Carteira Nacional de Habilitação( modelo novo com foto) ou Passaporte.

6.7 Não será admitido na sala ou local de provas o candidato que se apresentar após o horário estabelecido para seu início;

6.8 O candidato somente poderá retira-se do local de aplicação das provas depois de transcorrido uma hora do início das mesmas.

6.9 O candidato só poderá levar o seu Caderno de Questões depois de transcorrido duas horas do tempo previsto para o início das Provas.

6.10 No ato da realização das Provas serão fornecidos Cadernos de Questões e Folhas de Resposta com os dados do candidato, para aposição da assinatura no campo próprio e transcrição das respostas com caneta esferográfica.

6.11 A correção das provas envolverá os seguintes momentos:

- prova objetiva de múltipla escolha - correção eletrônica através de planilhas- resposta:

- prova analítico-discursiva - correção feita por banca examinadora específica para cada matéria.

7. DA APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO FINAL

7.1 Será eliminado do Processo Seletivo Meritório, o candidato que:

I - faltar as provas;

II - obtiver nota zero em quaisquer das provas objetiva ou discursiva;

III - estiver fora do triplo das vagas ofertadas por categoria, disciplina e município, considerando-se a ordem decrescente da nota de desempenho nas provas objetiva e discursiva.

7.1.1 Ocorrendo empate na última classificação correspondente ao triplo do número de vagas oferecidas por categoria, disciplina e município todos os candidatos nessa situação serão incluídos na última colocação.

7.2 A avaliação de Títulos terá caráter apenas classificatório e será procedida somente para os candidatos não eliminados na forma do disposto no item 7.1.

7.3 A Nota Final do candidato será o somatório das notas obtidas na prova objetiva e na prova discursiva, acrescida da pontuação dos Títulos.

7.4 Serão considerados aprovados os candidatos não eliminados na forma do disposto no item 7.1.

7.5 O preenchimento das vagas por categoria, município e disciplina será por meio de processo classificatório, obedecendo à ordem decrescente da Nota Final, na conformidade do item 7.3.

7.6 Os casos de empate na classificação final de cada categoria, município e disciplina serão resolvidos com a aplicação sucessiva dos seguintes critérios:

a) obtiver maior nota na prova discursiva;

b) Obtiver maior nota na prova objetiva;

c) Obtiver maior nota na prova de Títulos;

d) For mais idoso.

8. DOS RECURSOS

8.1 Serão admitidos Recursos contra:

a) o indeferimento da Inscrição;

b) a formulação de questões objetivas, discursivas e gabarito preliminar;

c) a classificação no Processo Seletivo Meritório, indicada no resultado final.

8.2 O candidato que desejar interpor recurso relativo a qualquer uma das ações indicadas no Subitem 8.1. terá o prazo de até 2 (dois) dias úteis, contados a partir do dia subsequente ao da divulgação dessas ações , devendo o recurso ser dirigido à Coordenação do Processo Seletivo , entregue diretamente na Fundação Sousândrade , no endereço indicado no subitem 1.3 ou enviado via fax, para o telefone 98-3232 2997, devendo, ainda, ser devidamente fundamentado, indicando, com precisão, os pontos a serem revisados, nome do candidato, número de inscrição, categoria a que concorre, endereço, telefone para contato, além de estar devidamente assinado.

8.3 O candidato que interpor recurso via fax deve certificar-se de que o documento foi transmitido de forma legível e solicitar que lhe seja enviado, também, via fax, comprovante do protocolo onde é indicado o número do processo que foi atribuído ao recurso, sendo tal protocolo o único documento que confirma que o recurso foi entregue.

8.4 A notificação para conhecimento do resultado dos recursos será feita mediante Edital afixado no quadro de avisos da Fundação Sousândrade, situada á Rua da Alegria, nº 258, Centro, em São Luís /MA ; no quadro de avisos da Secretaria Adjunta de Ensino - SAE-SEDUC, situada à Rua Virgílio Domingues, nº 741, Bairro São Francisco, em São Luís- MA; no quadro de avisos da Superintendência de Administração de Recursos Humanos - SARH da SEDUC, situada na Av. Getúlio Vargas, nº 1908, Monte Castelo, em São Luís/MA; nos municípios sedes das Unidades Regionais de Educação, nos locais indicados no Anexo I, deste Edital; e, ainda, nos endereços da Internet www.educacao.ma.gov.br e www.fsadu.org.br.

8.5 Não serão aceitos recursos interpostos fora dos prazos previstos neste Edital, bem como recursos via postal ou via correio eletrônico.

8.6 Os recursos que não estiverem de acordo com o estabelecido no Subitem 8.2. serão indeferidos.

9. DA HOMOLOGAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO

9.1. Após a apreciação dos recursos interpostos, relativo ao item 8., o Resultado Final do Processo Seletivo Meritório será homologado pelo Secretário de Estado da Educação do Maranhão e divulgado no Diário Oficial do Estado, no endereço eletrônico www.educacao.ma.gov.br.

9.2. A Secretaria de Estado da Educação colocará à disposição dos candidatos, para consulta, no endereço eletrônico www.educacao.ma.gov.br as listagens contendo o resultado final do Processo Seletivo com a pontuação de todos os candidatos.

10. DO PRAZO DE VALIDADE

10.1. O prazo de validade do presente Processo Seletivo Meritório será de 10 (dez) meses, a contar da data do início do ano letivo.

11. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA CONTRATAÇÃO

11.1. Os candidatos aprovados e classificados, dentro do número de vagas referentes aos contratos previstos para cada categoria a que concorram, serão contratados obedecendo, rigorosamente, a ordem de classificação.

11.2. A contratação do candidato está condicionada ao atendimento das seguintes exigências:

a) ter sido classificado no Processo Seletivo Meritório, de acordo com o número de contratos oferecidos para a categoria a que concorreu;

b) comprovar os requisitos exigidos no Subitem 4.2. deste Edital, bem como registro no órgão de classe competente, quando a categoria assim o exigir;

c) ter idade mínima de 18 (dezoito) anos até a data da contratação;

d) ter aptidão física e mental para o exercício das atividades da categoria, incluindo-se a compatibilidade, apurada na perícia médica promovida por equipe multiprofissional, designada pela Secretaria de Estado da Educação do Maranhão SEDUC, no caso de candidato portador de deficiência, de que as atribuições da categoria para a qual foi aprovado e classificado são compatíveis com a deficiência de que é portador;

e) apresentar outros documentos que se fizerem necessários, por ocasião da contratação.

11.3. O candidato que for servidor público, ou possuir qualquer vínculo com órgão público da administração direta ou indireta que implique acúmulo de cargos, está impedido de celebrar contrato.

11.4 O candidato que tiver prestado serviço à SEDUC nos últimos 02 anos, através de contrato, e que não tenha cumprido com todas as cláusulas contratuais, e que, por esse motivo, tenha sido sentenciado com o cancelamento e/ou devolvido pela instituição que prestou serviço, fica impedido de ser contratado.

11.5. O candidato que não puder prestar serviço no local para o qual se inscreveu será eliminado do Processo Seletivo Meritório.

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1. O candidato poderá obter informações referentes ao Processo Seletivo Meritório na Secretaria Adjunta de Ensino - SAE - SEDUC, situada à Rua Virgílio Domingues, 741, São Francisco, em São Luís- MA; na da Fundação Sousândrade, situada á Rua da Alegria, nº 258, Centro, em São Luís /MA; nos endereços constantes no Anexo I, deste Edital e no endereço eletrônico: www.educacao.ma.gov.br e, ainda, pelo telefone (98) 3232-2997.

12.2 Não será aceito simultaneidade de inscrições nos Processos Seletivos disciplinados pelos Editais nº 003/2009-SEDUC, 004/2009-SEDUC, 005/2009-SEDUC, 006/2009-SEDUC e 007/2009-SEDUC, ficando válida a última inscrição registrada pelos Servidores de Dados da SUINF / SEDUC.

12.3. A inscrição do candidato implicará a aceitação expressa das normas para o Processo Seletivo Meritório, contidas neste Edital e nos demais documentos a serem oportunamente divulgados.

12.4 Verificado, a qualquer tempo, que o candidato não atende a qualquer dos requisitos estabelecidos neste Edital, o candidato será eliminado do Processo Seletivo.

12.5. A aprovação no presente Processo Seletivo Meritório assegurará apenas a expectativa de direito à contratação, ficando a concretização desse ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes, ao exclusivo interesse, oportunidade e conveniência da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão - SEDUC, à rigorosa observância da ordem de classificação e ao prazo de validade deste Processo Seletivo.

12.6. O candidato deverá manter atualizado seu endereço e telefone junto à Secretaria de Estado da Educação - SEDUC, enquanto estiver participando deste Processo Seletivo Meritório, sendo de sua inteira responsabilidade os prejuízos decorrentes da não atualização.

12.7. As disposições contidas no presente Edital poderão sofrer alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou a etapa que lhe disser respeito.

12.8. Os dispositivos legais e normativos com entrada em vigor após a data da publicação deste Edital não serão objeto de avaliação do Processo Seletivo Meritório.

12.9. O foro para dirimir quaisquer questões relacionadas à realização do Processo Seletivo Meritório, de que trata este Edital é o da cidade de São Luís/MA.

12.10. Os casos omissos serão resolvidos pela Fundação Sousândrade, em conjunto com a Comissão do Processo Seletivo da SEDUC, ouvidas as Assessorias Jurídicas das instituições envolvidas.

São Luís/MA, 28 de dezembro de 2009.

Maria das Graças Magalhães Tajra
Secretária Adjunta de Ensino Presidente da Comissão do Processo Seletivo

Prof. César Pires
Secretário de Estado da Educação

ANEXO I DO EDITAL Nº 003/2009 - SEDUC

PROCESSO SELETIVO MERITÓRIO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR E DO ENSINO MÉDIO REGULAR

QUADRO DE UNIDADES REGIONAIS DE EDUCAÇÃO/MUNICÍPIOS SEDE E ENDEREÇOS

UNIDADE REGIONAL

MUNICÍPIO

LOCAL

ENDEREÇO

METROPOLITANA

São Luís

RH/Monte Castelo (Antigo Prédio do DER)

Av. Getúlio Vargas nº 1908 - Monte Castelo

AÇAILÂNDIA

Açailândia

Centro de Ensino Antônio Carlos Beckman

Rua Marly Sarney S/N - Centro

BACABAL

Bacabal

Unidade Regional de Educação de Bacabal

Rua Antônio Valentim Brito nº 20 - Centro

BALSAS

Balsas

Centro de Ensino Dom Daniel Comboni

Pça Dr. Rousivelte Cury, S/N - Centro

BARRA DO CORDA

B. do Corda

Unidade Integrada Frederico Figueiras

Rua Issac Martins nº 378 - Centro

CHAPADINHA

Chapadinha

Unidade Regional de Educação de Chapadinha

Av. Ataliba Vieira de Almeida, nº 1.316 - Prédio IPEM

CAXIAS

Caxias

Unidade Regional de Educação de Caxias

Rua Conselheiro Furtado, nº 256 - Centro

CODÓ

Codó

Centro de Ensino Colares Moreira

Pça. Alcebíades Silva nº 1.728 - Centro

IMPERATRIZ

Imperatriz

Centro de Ensino Dorgival Pinheiro de Sousa

Rua Simplício Moreira S/N - Centro

ITAPECURU-MIRIM

Itapecuru-Mirim

Unidade Regional de Educação de Itapecuru-Mirim

Rua Januário Siqueira S/N Rodoviária

PEDREIRAS

Pedreiras

Unidade Regional de Educação de Pedreiras

Pça. do Cinquentenário, nº 01 Centro

PINHEIRO

Pinheiro

Centro de Ensino Rubem Almeida

Rua Maria Pinho Paiva, S/N - Sta Luzia

PRESIDENTE DUTRA

Pres. Dutra

Unidade Regional de Educação de Pres. Dutra

Pça. São Sebastião S/N - Centro

ROSÁRIO

Rosário

Unidade Regional de Educação de Rosário

Rua General Lott S/N - Vila Bacurau

SANTA INÊS

Santa Inês

Unidade Regional de Educação de Santa. Inês

Rua da Capoeira nº 123 - Centro

SÃO JOÃO DOS PATOS

São J. dos Patos

Unidade Regional de Educação de São João dos Patos

Rua Joaquim Távora nº 47 - Centro

TIMON

Timon

Unidade Regional de Educação de Timon

Av. Viana Vaz nº 186 - Centro

VIANA

Viana

Unidade Regional de Educação de Viana

Rua Prof. Antônio Lopes Nº 633 - Centro

ZÉ DOCA

Zé Doca

Centro de Ensino Bandeirante

Rua Rio Branco S/N - Centro

ANEXO II DO EDITAL Nº 003/2009 - SEDUC

PROCESSO SELETIVO MERITÓRIO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR E DO ENSINO MÉDIO REGULAR

REQUISITOS BÁSICOS /DISCIPLINAS OFERTADAS E VENCIMENTOS

PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR

Nº DE ORDEM

DISCIPLINAS

REQUISITOS

VENCIMENTO (R$)

01

LÍNGUA PORTUGUESA

Curso Superior de Licenciatura Plena na área específica para a qual está concorrendo, devidamente registrado pelo órgão competente; ou

Curso Superior desde que acompanhado de certificado obtido em Programa Especial de Formação Pedagógica com habilitação na disciplina a que está concorrendo, devidamente registrado pelo órgão competente; ou

Curso Superior de Licenciatura Plena (Incompleto), na área específica, que já tenha cursado no mínimo, 50% da Carga Horária, devidamente comprovado com declaração da instituição, acompanhado do Histórico Escolar.

734,00

734,00

547,73

02

LÍNGUA ESTRANGEIRA / INGLÊS

03

HISTÓRIA

04

GEOGRAFIA

05

MATEMÁTICA

06

CIÊNCIAS

07

EDUCAÇÃO FÍSICA

08

ENSINO RELIGIOSO

09

FILOSOFIA

10

ARTE

11

1ª A 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL (polivalente)

Curso Superior de Licenciatura Plena em Pedagogia ou Licenciatura Plena nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental devidamente registrado pelo órgão competente; ou

Curso de Nível Médio na Modalidade Normal, devidamente registrado pelo órgão competente; ou

Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia ou Licenciatura Plena nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, incompleto, desde que já tenha cursado no mínimo 50% da carga horária, devidamente comprovado com Declaração da Instituição, acompanhado do Histórico Escolar

734,00

498,43

547,73

ANEXO III DO EDITAL Nº 003/2009

DEMONSTRATIVO DE VAGAS OFERECIDAS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSORES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR - ANO LETIVO 2010

UNIDADE REGIONAL DE SÃO LUÍS

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L
í
n
g
u
a

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

C
i
ê
n
c
i
a
s

E
d.

F
í
s
i
c
a

E
n
s
i
n
o

R
e
l
i
g
i
o
s
o

F
i
l
o
s
o
f
i
a

A
r
t
e



a



(P
o
l
i
v
a
l
e
n
t
e)

ALCÂNTARA

-

-

-

1

-

-

-

-

-

-

-

1

PAÇO DO LUMIAR

5

5

2

2

4

3

5

1

1

2

18

48

RAPOSA

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

9

11

3

3

9

8

6

-

3

1

14

67

SÃO LUÍS

32

25

13

13

38

29

18

3

9

19

96

295

TOTAL

46

41

18

19

51

40

29

4

13

22

128

411

 

UNIDADE REGIONAL DE AÇAILÂNDIA

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L
í
n
g
u
a

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

C
i
ê
n
c
i
a
s

E
d.

F
í
s
i
c
a

E
n
s
i
n
o

R
e
l
i
g
i
o
s
o

F
i
l
o
s
o
f
i
a

A
r
t
e



a



(P
o
l
i
v
a
l
e
n
t
e)

ACAILANDIA

10

5

3

4

9

5

4

2

2

2

5

51

BOM JESUS DAS SELVA

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

BURITICUPU

1

1

1

-

-

-

-

-

-

-

-

3

CIDELÂNDIA

1

1

1

1

-

1

1

-

-

1

-

7

ITINGA DO MARANHÃO

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

S. FRANCISCO DO BREJÃO

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

S. PEDRO DA ÁGUA BRANCA

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

V. NOVA DOS MARTÍRIOS

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

TOTAL

12

7

5

5

9

6

5

2

2

3

5

61

 

UNIDADE REGIONAL DE BACABAL

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L
í
n
g
u
a

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

C
i
ê
n
c
i
a
s

E
d.

F
í
s
i
c
a

E
n
s
i
n
o

R
e
l
i
g
i
o
s
o

F
i
l
o
s
o
f
i
a

A
r
t
e



a



(P
o
l
i
v
a
l
e
n
t
e)

Altamira do Maranhão

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Bacabal

1

6

1

1

1

3

1

-

1

-

14

29

Bom Lugar

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Brejo de Areia

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Conceição do Lago Açu

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Lago Verde

1

1

-

-

-

-

-

-

-

-

-

2

Marajá do Sena

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Olho D'Água das Cunhas

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Paulo Ramos

-

1

-

-

-

-

-

-

-

-

-

1

São Luiz Gonzaga do Ma

1

1

-

-

-

-

-

-

-

-

-

2

Vitorino Freire

1

1

1

-

1

1

-

-

-

-

-

5

TOTAL

4

10

2

1

2

4

1

0

1

0

14

39

 

UNIDADE REGIONAL DE BARRA DO CORDA

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L
í
n
g
u
a

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

C
i
ê
n
c
i
a
s

E
d.

F
í
s
i
c
a

E
n
s
i
n
o

R
e
l
i
g
i
o
s
o

F
i
l
o
s
o
f
i
a

A
r
t
e



a



(P
o
l
i
v
a
l
e
n
t
e)

Arame

1

1

-

1

1

-

1

-

1

1

-

7

Barra do Corda

6

3

1

2

6

5

5

1

2

1

-

32

Fernando Falcão

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Grajaú

6

3

1

2

4

3

3

1

1

2

-

26

Itaipava do Grajaú

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Jenipapo dos Vieiras

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Sítio Novo

1

1

1

1

1

-

-

-

-

1

-

6

Tuntum

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

TOTAL

14

8

3

6

12

8

9

2

4

5

0

71

 

UNIDADE REGIONAL DE BALSAS

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L
í
n
g
u
a

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

C
i
ê
n
c
i
a
s

E
d.

F
í
s
i
c
a

E
n
s
i
n
o

R
e
l
i
g
i
o
s
o

F
i
l
o
s
o
f
i
a

A
r
t
e



a



(P
o
l
i
v
a
l
e
n
t
e)

Alto Parnaíba

1

1

-

-

-

1

-

-

-

-

-

3

Balsas

7

5

7

3

8

5

5

2

-

2

16

60

Carolina

4

3

1

1

3

3

3

-

-

3

-

21

Feira Nova do Maranhão

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Formosa da Serra Negra

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Fortaleza dos Nogueiras

2

2

2

1

2

3

1

-

-

1

7

21

Loreto

1

1

1

1

1

1

-

-

-

-

-

6

Nova Colinas

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Riachão

1

-

1

1

1

1

-

-

-

-

5

10

Sambaíba

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

São Félix de Balsas

-

-

1

-

1

-

-

-

-

1

-

3

São Pedro dos Crentes

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

São Rdo das Mangabeiras

2

2

1

1

1

1

-

-

-

-

1

9

Tasso Fragoso

-

1

-

1

 

 

-

-

-

-

-

2

TOTAL

18

15

14

9

17

15

9

2

0

7

29

135

 

UNIDADE REGIONAL DE CAXIAS

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L
í
n
g
u
a

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

C
i
ê
n
c
i
a
s

E
d.

F
í
s
i
c
a

E
n
s
i
n
o

R
e
l
i
g
i
o
s
o

F
i
l
o
s
o
f
i
a

A
r
t
e
s



a



(P
o
l
i
v
a
l
e
n
t
e)

Afonso Cunha

-

-

-

-

1

-

-

-

-

1

-

2

Aldeias Altas

1

-

1

1

1

1

1

-

-

-

-

6

Caxias

15

8

5

9

11

8

8

3

6

6

4

83

Coelho Neto

2

1

1

2

1

1

1

1

1

1

-

12

Duque Bacelar

1

1

1

1

2

1

1

-

-

-

-

8

São João do Sóter

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

TOTAL

19

10

8

13

16

11

11

4

7

8

4

111

 

UNIDADE REGIONAL DE CODÓ

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L
í
n
g
u
a

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

C
i
ê
n
c
i
a
s

E
d.

F
í
s
i
c
a

E
n
s
i
n
o

R
e
l
i
g
i
o
s
o

F
i
l
o
s
o
f
i
a

A
r
t
e



a



(P
o
l
i
v
a
l
e
n
t
e)

Alto Alegre do Maranhão

-

1

1

-

1

1

-

1

-

1

-

6

Codó

4

2

2

2

6

2

3

1

-

-

-

22

Coroatá

-

1

-

1

-

2

1

1

-

-

-

6

Peritoró

-

1

-

-

1

1

1

-

-

-

-

4

São Mateus

1

-

1

1

2

2

2

-

1

-

-

10

Timbiras

-

-

-

-

-

1

-

-

1

-

-

2

TOTAL

5

5

4

4

10

9

7

3

2

1

0

50

 

UNIDADE REGIONAL DE CHAPADINHA

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L
í
n
g
u
a

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

C
i
ê
n
c
i
a
s

E
d.

F
í
s
i
c
a

E
n
s
i
n
o

R
e
l
i
g
i
o
s
o

F
i
l
o
s
o
f
i
a

A
r
t
e



a



(P
o
l
i
v
a
l
e
n
t
e)

Água Doce

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Anapurus

-

-

-

-

1

1

-

-

-

-

3

5

Araioses

2

1

1

1

1

1

-

-

-

-

1

8

Brejo

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

3

3

Buriti

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Chapadinha

2

1

2

2

1

1

1

-

-

-

8

18

Magalhães de Almeida

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Mata Roma

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Milagres do Maranhão

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Paulino Neves

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Santa Quitéria do Maranhão

-

-

-

1

-

-

1

1

1

-

-

4

Santana do Maranhão

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

São Bernardo

1

-

-

-

-

1

-

1

-

-

3

6

Tutoia

-

-

1

1

-

-

1

1

-

-

-

4

TOTAL

5

2

4

5

3

4

3

3

1

0

18

48

 

UNIDADE REGIONAL DE IMPERATRIZ

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L
í
n
g
u
a

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

C
i
ê
n
c
i
a
s

E
d.

F
í
s
i
c
a

E
n
s
i
n
o

R
e
l
i
g
i
o
s
o

F
i
l
o
s
o
f
i
a

A
r
t
e



a



(P
o
l
i
v
a
l
e
n
t
e)

Amarante do Maranhão

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Buritirana

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Campestre do Maranhão

1

1

1

1

1

1

1

1

-

1

-

9

Davinópolis

1

-

-

-

-

1

-

1

1

-

-

4

Estreito

1

-

-

1

-

1

1

-

-

1

-

5

Governador Edison Lobão

1

1

1

1

-

1

1

1

-

1

-

8

Governador Ribamar Fiquene

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Imperatriz

5

1

-

1

3

2

1

1

-

-

-

14

João Lisboa

-

1

-

-

-

1

-

-

-

-

-

2

Lageado Novo

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Montes Altos

1

1

1

1

1

1

1

1

1

1

-

10

Porto Franco

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

São João do Paraíso

1

-

1

1

1

1

1

-

-

1

-

7

Senador La Rocque

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

TOTAL

11

5

4

6

6

9

6

5

2

5

0

59

 

UNIDADE REGIONAL DE ITAPECURU-MIRIM

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L
í
n
g
u
a

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

C
i
ê
n
c
i
a
s

E
d.

F
í
s
i
c
a

E
n
s
i
n
o

R
e
l
i
g
i
o
s
o

F
i
l
o
s
o
f
i
a

A
r
t
e



a



(P
o
l
i
v
a
l
e
n
t
e)

Anajatuba

1

1

1

1

1

1

1

1

1

1

-

10

Belágua

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Cantanhede

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Itapecuru-Mirim

5

1

1

3

5

1

2

-

2

1

-

21

Matões do Norte

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Miranda do Norte

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Nina Rodrigues

-

1

1

1

3

1

1

-

1

1

-

10

Pirapemas

2

1

1

1

1

1

1

-

1

1

1

11

Presidente Vargas

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

São Benedito do Rio Preto

5

2

3

4

4

4

-

2

2

2

-

28

Urbano Santos

1

1

1

1

3

3

1

1

1

1

-

14

Vargem Grande

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

1

1

TOTAL

14

7

8

11

17

11

6

4

8

7

2

95

 

UNIDADE REGIONAL DE PEDREIRAS

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L
í
n
g
u
a

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

C
i
ê
n
c
i
a
s

E
d.

F
í
s
i
c
a

E
n
s
i
n
o

R
e
l
i
g
i
o
s
o

F
i
l
o
s
o
f
i
a

A
r
t
e



a



(P
o
l
i
v
a
l
e
n
t
e)

Bernardo do Mearim

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Esperantinópolis

1

-

-

-

-

-

-

-

-

1

-

2

Igarapé Grande

1

1

1

-

1

1

1

-

-

1

-

7

Lago da Pedra

1

1

1

1

2

1

1

-

-

1

1

10

Lago do Junco

1

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

1

Lago dos Rodrigues

1

1

1

1

1

1

-

-

-

-

-

6

Lagoa Grande do Maranhão

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Lima Campos

1

-

1

1

-

-

2

-

-

-

-

5

Pedreiras

2

2

-

-

1

-

1

-

-

-

6

12

Poção de Pedras

1

1

-

-

1

-

-

-

-

-

-

3

São Rdo do Doca Bezerra

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

São Roberto

-

1

-

-

-

1

-

-

-

-

-

2

Trizidela do Vale

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

TOTAL

9

7

4

3

6

4

5

0

0

3

7

48

 

UNIDADE REGIONAL DE PINHEIRO

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L
í
n
g
u
a

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

C
i
ê
n
c
i
a
s

E
d.

F
í
s
i
c
a

E
n
s
i
n
o

R
e
l
i
g
i
o
s
o

F
i
l
o
s
o
f
i
a

A
r
t
e



a



(P
o
l
i
v
a
l
e
n
t
e)

Apicum-Açu

2

1

1

1

1

1

1

-

-

1

-

9

Bacuri

3

1

1

1

3

1

1

1

1

1

-

14

Bequimão

1

1

1

1

1

-

-

1

1

1

-

8

Cedral

1

1

-

-

1

1

-

-

-

-

-

4

Central do Maranhão

1

1

1

1

1

1

1

1

1

1

-

10

Cururupu

4

2

1

1

3

1

1

1

1

1

1

17

Guimarães

2

-

1

1

1

-

-

-

1

1

1

8

Mirinzal

1

1

1

1

2

1

1

1

1

1

-

11

Pedro do Rosário

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Peri-Mirim

1

1

1

1

1

1

1

1

1

1

-

10

Pinheiro

2

1

1

1

1

1

-

-

-

-

-

7

Porto Rico do Maranhão

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Presidente Sarney

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Santa Helena

1

1

1

1

2

1

 

1

-

1

-

9

Serrano do Maranhão

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Turiaçu

1

-

-

-

-

-

-

1

-

1

-

3

Turilândia

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

TOTAL

20

11

10

10

17

9

6

8

7

10

2

110

 

UNIDADE REGIONAL DE PRESIDENTE DUTRA

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L
í
n
g
u
a

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

C
i
ê
n
c
i
a
s

E
d.

F
í
s
i
c
a

E
n
s
i
n
o

R
e
l
i
g
i
o
s
o

F
i
l
o
s
o
f
i
a

A
r
t
e



a



(P
o
l
i
v
a
l
e
n
t
e)

Capinzal do Norte

1

1

1

1

1

1

1

-

-

-

-

7

Dom Pedro

3

2

1

1

3

-

-

-

-

-

1

11

Fortuna

3

-

-

-

1

3

1

-

-

-

1

9

Gonçalves Dias

1

3

1

-

2

1

1

-

-

-

1

10

Governador Archer

1

2

-

-

-

-

-

-

-

-

-

3

Governador Eugênio Barros

1

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

1

Governador Luís Rocha

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Graça Aranha

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Joselândia

1

1

1

1

1

1

-

-

-

-

-

6

Presidente Dutra

6

3

2

2

6

4

-

-

-

-

7

30

Santa Filomena

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Santo Antônio dos Lopes

1

-

-

-

1

-

-

-

-

-

-

2

São Domingos

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

1

1

São José dos Basílios

-

-

-

1

-

-

-

-

-

-

-

1

Senador Alexandre Costa

1

-

1

1

1

-

-

-

-

-

1

5

TOTAL

19

12

7

7

16

10

3

0

0

0

12

86

 

UNIDADE REGIONAL DE ROSÁRIO

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L
í
n
g
u
a

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

C
i
ê
n
c
i
a
s

E
d.

F
í
s
i
c
a

E
n
s
i
n
o

R
e
l
i
g
i
o
s
o

F
i
l
o
s
o
f
i
a

A
r
t
e



a



(P
o
l
i
v
a
l
e
n
t
e)

Axixá

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Bacabeira

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Barreirinhas

1

1

-

-

1

-

-

-

-

-

1

4

Cachoeira Grande

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Humberto de Campos

3

3

1

1

1

1

1

1

-

-

-

12

Icatu

1

1

1

1

-

1

-

-

1

1

3

10

Morros

2

1

-

-

1

-

1

-

1

1

1

8

Presidente Juscelino

1

1

-

-

1

-

1

-

-

-

-

4

Primeira Cruz

3

1

1

-

2

1

1

-

-

-

1

10

Rosário

15

7

2

3

13

3

5

1

-

-

-

49

Santa Rita

1

3

1

1

3

1

-

1

-

-

-

11

Santo Amaro

2

1

-

1

-

1

1

-

-

1

-

7

TOTAL

29

19

6

7

22

8

10

3

2

3

6

115

 

UNIDADE REGIONAL DE SANTA INÊS
MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L
í
n
g
u
a

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

C
i
ê
n
c
i
a
s

E
d.

F
í
s
i
c
a

E
n
s
i
n
o

R
e
l
i
g
i
o
s
o

F
i
l
o
s
o
f
i
a

A
r
t
e



a



(P
o
l
i
v
a
l
e
n
t
e)

Alto Alegre do Pindaré

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Bela Vista do Maranhão

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Bom Jardim

-

-

-

-

1

-

-

-

-

-

-

1

Igarapé do Meio

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Monção

1

1

1

1

1

-

-

1

-

-

-

6

Pindaré

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Pio XII

1

1

1

1

-

1

1

1

-

-

-

7

Santa Inês

2

1

-

-

2

-

1

-

-

-

-

6

Santa Luzia

1

1

1

1

1

1

-

-

-

1

-

7

São João do Caru

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Satubinha

-

-

1

1

-

-

1

-

-

-

-

3

Tufilândia

-

-

-

-

-

-

 

-

-

-

-

0

TOTAL

5

4

4

4

5

2

3

2

0

1

0

30

 

UNIDADE REGIONAL DE SÃO JOÃO DOS PATOS

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L
í
n
g
u
a

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

C
i
ê
n
c
i
a
s

E
d.

F
í
s
i
c
a

E
n
s
i
n
o

R
e
l
i
g
i
o
s
o

F
i
l
o
s
o
f
i
a

A
r
t
e



a



(P
o
l
i
v
a
l
e
n
t
e)

Benedito Leite

1

1

-

-

-

-

-

-

-

-

-

2

Buriti Bravo

-

-

-

-

-

-

1

-

-

-

-

1

Colinas

2

-

1

1

-

2

1

1

-

1

-

9

Jatobá

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Mirador

5

3

1

1

5

1

1

-

-

1

9

27

Nova Iorque

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Paraibano

1

1

-

-

-

-

-

-

-

-

-

2

Passagem Franca

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Pastos Bons

1

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

1

São Domingos do Azeitão

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

São João dos Patos

1

-

-

-

1

1

-

-

1

-

-

4

Sucupira do Norte

-

-

1

1

-

-

1

1

-

-

-

4

Sucupira do Riachão

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

TOTAL

11

5

3

3

6

4

4

2

1

2

9

50

 

UNIDADE REGIONAL DE TIMON

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L
í
n
g
u
a

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

C
i
ê
n
c
i
a
s

E
d.

F
í
s
i
c
a

E
n
s
i
n
o

R
e
l
i
g
i
o
s
o

F
i
l
o
s
o
f
i
a

A
r
t
e



a



(P
o
l
i
v
a
l
e
n
t
e)

Barão de Grajaú

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Lagoa do Mato

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Matões

1

1

1

1

-

1

1

-

-

-

-

6

Parnarama

1

-

1

1

-

-

-

-

-

1

-

4

São Francisco do Maranhão

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Timon

1

1

1

1

1

1

1

-

-

-

-

7

TOTAL

3

2

3

3

1

2

2

0

0

1

0

17

 

UNIDADE REGIONAL DE VIANA

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L
í
n
g
u
a

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

C
i
ê
n
c
i
a
s

E
d.

F
í
s
i
c
a

E
n
s
i
n
o

R
e
l
i
g
i
o
s
o

F
i
l
o
s
o
f
i
a

A
r
t
e



a



(P
o
l
i
v
a
l
e
n
t
e)

Arari

3

3

1

1

1

1

1

-

-

-

-

11

Bacurituba

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Cajapió

1

1

1

-

-

-

-

-

-

-

-

3

Cajari

1

1

-

1

-

-

-

-

-

-

-

3

Matinha

1

1

-

-

1

-

-

-

1

-

-

4

Olinda Nova do Maranhão

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Palmeirândia

1

1

1

-

-

-

-

-

-

-

-

3

Penalva

1

1

1

1

1

1

1

-

-

-

-

7

São Bento

2

2

1

2

3

2

1

-

-

-

5

18

São João Batista

1

1

-

-

-

-

1

-

-

-

-

3

São Vicente de Ferrer

3

2

1

-

1

-

1

-

-

-

-

8

Viana

4

2

1

2

1

2

1

1

1

1

-

16

Vitória do Mearim

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

TOTAL

18

15

7

7

8

6

6

1

2

1

5

76

 

UNIDADE REGIONAL DE ZÉ DOCA

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L
í
n
g
u
a

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

C
i
ê
n
c
i
a
s

E
d.

F
í
s
i
c
a

E
n
s
i
n
o

R
e
l
i
g
i
o
s
o

F
i
l
o
s
o
f
i
a

A
r
t
e



a



(P
o
l
i
v
a
l
e
n
t
e

)

Amapá do Maranhão

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Araguanã

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Boa Vista do Gurupi

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Cândido Mendes

5

2

2

2

3

2

1

-

-

1

-

18

Carutapera

1

1

-

-

1

1

-

-

-

-

-

4

Centro do Guilherme

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Centro Novo do Maranhão

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Godofredo Viana

1

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

1

Governador Newton Bello

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Governador Nunes Freire

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Junco do Maranhão

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Luís Domingues

1

1

1

1

-

-

-

-

1

-

-

5

Maracaçumé

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Maranhãozinho

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Nova Olinda do Maranhão

1

1

-

-

-

-

-

-

-

-

-

2

Presidente Médice

-

1

1

-

-

-

-

-

-

-

-

2

Santa Luzia do Paruá

-

1

1

-

-

-

-

-

-

-

-

2

Zé Doca

3

1

2

2

3

1

2

-

-

-

-

14

TOTAL

12

8

7

5

7

4

3

0

1

1

0

48

TOTAL GERAL

274

193

121

128

231

166

128

45

53

80

241

1660

ANEXO IV DO EDITAL Nº 003/2009 - SEDUC

PROCESSO SELETIVO MERITÓRIO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR E DO ENSINO MÉDIO REGULAR

REQUISITOS BÁSICOS /DISCIPLINAS OFERTADAS E VENCIMENTOS

PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO REGULAR

Nº DE ORDEM

DISCIPLINAS

REQUISITOS

VENCIMENTO (R$)

01

LÍNGUA PORTUGUESA

Curso Superior de Licenciatura Plena na área específica para a qual está concorrendo, devidamente registrado pelo órgão competente; ou

Curso Superior desde que acompanhado de certificado obtido em Programa Especial de Formação Pedagógica com habilitação na disciplina a que está concorrendo, devidamente registrado pelo órgão competente; ou

Curso Superior de Licenciatura Plena (Incompleto), na área específica, desde que já tenha cursado no mínimo 50% da Carga Horária, devidamente comprovado com declaração da instituição, acompanhado do Histórico Escolar.

734,00

734,00

547,73

LÍNGUA

02

ESTRANGEIRA/

INGLÊS

03

LÍNGUA

ESTRANGEIRA/ ESPANHOL

04

HISTÓRIA

05

GEOGRAFIA

06

MATEMÁTICA

07

QUÍMICA

08

FÍSICA

09

BIOLOGIA

10

EDUCAÇÃO FÍSICA

11

FILOSOFIA

12

SOCIOLOGIA

13

ARTE

ANEXO V DO EDITAL Nº 003/2009

DEMONSTRATIVO DE VAGAS OFERECIDAS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSORES PARA O ENSINO MÉDIO REGULAR - ANO LETIVO 2010

UNIDADE REGIONAL DE SÃO LUÍS

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L.

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

E
s
p
a
n
h
o
l

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

Q
u
í
m
i
c
a

F
í
s
i
c
a

B
i
o
l
o
g
i
a

E
d
u
c.

F
í
s
i
c
a

F
i
l
o
s
o
f
i
a

S
o
c
i
o
l
o
g
i
a

A
r
t
e

ALCÂNTARA

1

1

-

1

1

1

-

-

-

-

-

-

-

5

PAÇO DO LUMIAR

4

2

-

2

4

2

4

5

2

3

1

2

4

35

RAPOSA

2

1

-

2

1

1

1

1

1

1

1

2

1

15

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

2

2

-

5

3

2

6

4

3

10

1

1

2

41

SÃO LUÍS

9

1

-

17

8

9

7

8

5

23

4

3

19

113

TOTAL

18

7

0

27

17

15

18

18

11

37

7

8

26

209

 

UNIDADE REGIONAL DE AÇAILÂNDIA

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L.

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

E
s
p
a
n
h
o
l

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

Q
u
í
m
i
c
a

F
í
s
i
c
a

B
i
o
l
o
g
i
a

E
d
u
c.

F
í
s
i
c
a

F
i
l
o
s
o
f
i
a

S
o
c
i
o
l
o
g
i
a

A
r
t
e

Açailândia

10

6

-

13

10

2

4

6

5

7

4

3

2

72

Bom Jesus das Selvas

2

1

-

1

1

2

1

1

1

1

2

1

1

15

Buriticupu

4

4

-

5

5

5

2

2

4

3

5

4

2

45

Cidelândia

2

1

-

1

1

1

-

1

2

1

1

1

1

13

Itinga do Maranhão

4

2

-

2

1

1

1

1

3

1

2

3

1

22

São Francisco do Brejão

2

1

-

1

1

1

-

1

-

-

1

1

-

9

São Pedro da Água Branca

1

1

-

1

1

1

1

1

1

1

1

-

1

11

Vila Nova dos Martírios

3

2

-

1

2

2

1

1

1

1

-

1

1

16

TOTAL

28

18

0

25

22

15

10

14

17

15

16

14

9

203

 

UNIDADE REGIONAL DE BACABAL

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L.

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

E
s
p
a
n
h
o
l

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

Q
u
í
m
i
c
a

F
í
s
i
c
a

B
i
o
l
o
g
i
a

E
d
u
c.

F
í
s
i
c
a

F
i
l
o
s
o
f
i
a

S
o
c
i
o
l
o
g
i
a

A
r
t
e

Altamira do Maranhão

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

1

-

1

Bacabal

2

-

-

2

1

1

4

3

2

2

-

-

1

18

Bom Lugar

1

-

-

1

-

1

-

-

-

-

1

1

-

5

Brejo de Areia

1

1

-

1

1

2

-

-

-

-

1

1

-

8

Conceição do Lago Açu

1

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

1

Lago Verde

-

1

-

-

-

-

-

-

-

1

-

-

-

2

Marajá do Sena

-

-

-

-

-

1

-

-

-

-

-

-

-

1

Olho D'Água das Cunhas

4

2

-

1

1

3

2

-

3

-

-

-

-

16

Paulo Ramos

-

1

-

2

1

-

1

-

-

-

-

-

-

5

São Luiz Gonzaga do Ma

1

1

-

1

-

-

1

1

1

1

1

-

-

8

Vitorino Freire

2

3

-

2

3

3

1

-

5

1

-

-

1

21

TOTAL

12

9

0

10

7

11

9

4

11

5

3

3

2

86

 

UNIDADE REGIONAL DE BARRA DO CORDA

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L.

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

E
s
p
a
n
h
o
l

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

Q
u
í
m
i
c
a

F
í
s
i
c
a

B
i
o
l
o
g
i
a

E
d
u
c.

F
í
s
i
c
a

F
i
l
o
s
o
f
i
a

S
o
c
i
o
l
o
g
i
a

A
r
t
e

Arame

3

2

-

-

1

1

1

1

1

1

2

3

2

18

Barra do Corda

9

7

-

13

13

7

7

7

7

6

8

7

8

99

Fernando Falcão

1

-

-

-

-

1

1

-

-

-

1

1

-

5

Grajaú

7

4

-

12

9

7

4

7

5

4

4

5

3

71

Itaipava do Grajaú

4

3

-

3

3

2

1

1

2

-

1

1

-

21

Jenipapo dos Vieiras

4

2

-

2

2

2

2

1

2

-

1

1

1

20

Sítio Novo

4

2

-

3

1

2

1

1

1

1

1

1

1

19

Tuntum

4

2

-

6

3

4

3

3

3

-

4

4

2

38

TOTAL

36

22

0

39

32

26

20

21

21

12

22

23

17

291

 

UNIDADE REGIONAL DE BALSAS

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L.

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

E
s
p
a
n
h
o
l

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

Q
u
í
m
i
c
a

F
í
s
i
c
a

B
i
o
l
o
g
i
a

E
d
u
c.

F
í
s
i
c
a

F
i
l
o
s
o
f
i
a

S
o
c
i
o
l
o
g
i
a

A
r
t
e

Alto Parnaíba

1

-

-

1

-

1

-

1

1

-

-

-

-

5

Balsas

7

5

-

11

10

5

5

5

5

4

9

4

7

77

Carolina

2

1

-

1

3

1

1

1

2

4

1

-

2

19

Feira Nova do Maranhão

-

1

-

1

1

1

1

1

-

-

1

-

-

7

Formosa da Serra Negra

4

2

-

1

2

2

1

3

1

1

3

2

1

23

Fortaleza dos Nogueiras

3

-

-

1

1

2

1

1

3

-

1

1

1

15

Loreto

3

1

-

1

1

-

1

-

1

1

1

1

-

11

Nova Colinas

-

-

-

1

1

1

1

-

-

-

-

-

-

4

Riachão

3

1

-

2

1

2

-

1

2

1

1

1

1

16

Sambaíba

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

1

-

-

1

São Félix de Balsas

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

1

-

1

São Pedro dos Crentes

1

-

-

-

-

-

-

-

-

-

1

1

-

3

São Rdo das Mangabeiras

3

-

-

1

1

1

-

1

1

-

1

-

-

9

Tasso Fragoso

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

1

-

-

1

TOTAL

27

11

0

21

21

16

11

14

16

11

21

11

12

192

 

UNIDADE REGIONAL DE CAXIAS

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L.

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

E
s
p
a
n
h
o
l

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

Q
u
í
m
i
c
a

F
í
s
i
c
a

B
i
o
l
o
g
i
a

E
d
u
c.

F
í
s
i
c
a

F
i
l
o
s
o
f
i
a

S
o
c
i
o
l
o
g
i
a

A
r
t
e

Afonso Cunha

-

-

-

-

-

1

1

1

-

-

-

1

-

4

Aldeias Altas

1

-

-

-

-

1

1

1

1

1

1

1

1

9

Caxias

9

7

-

8

10

9

5

9

2

13

-

9

12

93

Coelho Neto

1

1

-

3

4

-

-

1

1

3

2

1

1

18

Duque Bacelar

1

-

-

-

-

-

-

-

-

-

1

1

-

3

São João do Sóter

2

1

-

1

1

1

1

1

1

1

1

1

1

13

TOTAL

14

9

0

12

15

12

8

13

5

18

5

14

15

140

 

UNIDADE REGIONAL DE CODÓ

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L.

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

E
s
p
a
n
h
o
l

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

Q
u
í
m
i
c
a

F
í
s
i
c
a

B
i
o
l
o
g
i
a

E
d
u
c.

F
í
s
i
c
a

F
i
l
o
s
o
f
i
a

S
o
c
i
o
l
o
g
i
a

A
r
t
e

Alto Alegre do Maranhão

1

-

-

-

1

-

1

1

1

1

1

1

-

8

Codó

4

4

-

9

10

3

2

4

3

5

3

2

6

55

Coroatá

4

2

-

8

9

1

3

3

2

8

4

3

8

55

Peritoró

1

1

-

3

4

1

2

2

2

1

1

1

1

20

São Mateus

4

1

-

3

3

1

2

2

2

3

1

-

1

23

Timbiras

1

1

-

1

1

-

1

1

-

-

1

-

-

7

TOTAL

15

9

0

24

28

6

11

13

10

18

11

7

16

168

 

UNIDADE REGIONAL DE CHAPADINHA

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L.

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

E
s
p
a
n
h
o
l

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

Q
u
í
m
i
c
a

F
í
s
i
c
a

B
i
o
l
o
g
i
a

E
d
u
c.

F
í
s
i
c
a

F
i
l
o
s
o
f
i
a

S
o
c
i
o
l
o
g
i
a

A
r
t
e

Água Doce

1

-

-

1

-

2

-

1

-

-

1

1

-

7

Anapurus

4

1

-

4

1

2

1

1

2

1

1

1

1

20

Araioses

3

2

-

1

-

1

-

-

-

-

-

1

-

8

Brejo

1

-

-

-

-

1

1

1

-

-

1

-

-

5

Buriti

4

2

-

7

3

3

2

1

2

1

2

3

-

30

Chapadinha

3

2

-

9

5

6

6

1

3

4

1

-

1

41

Magalhães de Almeida

7

1

-

4

1

1

1

1

1

1

1

1

-

20

Mata Roma

6

1

-

2

1

2

1

1

1

-

-

1

1

17

Milagres do Maranhão

1

-

-

-

-

-

1

-

-

-

-

-

-

2

Paulino Neves

3

-

-

4

4

4

1

1

2

-

2

1

-

22

Santa Quitéria do Maranhão

2

1

-

2

4

1

2

1

1

1

1

1

-

17

Santana do Maranhão

1

-

-

1

-

-

1

1

1

-

-

1

-

6

São Bernardo

7

2

-

8

6

2

3

-

2

3

3

1

3

40

Tutoia

-

-

-

3

1

1

1

1

-

-

-

-

-

7

TOTAL

43

12

0

46

26

26

21

11

15

11

13

12

6

242

 

UNIDADE REGIONAL DE IMPERATRIZ

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L.

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

E
s
p
a
n
h
o
l

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

Q
u
í
m
i
c
a

F
í
s
i
c
a

B
i
o
l
o
g
i
a

E
d
u
c.

F
í
s
i
c
a

F
i
l
o
s
o
f
i
a

S
o
c
i
o
l
o
g
i
a

A
r
t
e

Amarante do Maranhão

1

1

-

-

1

1

1

2

1

-

1

1

1

11

Buritirana

3

1

-

1

1

1

1

1

1

-

1

1

1

13

Campestre do Maranhão

1

1

-

-

1

1

1

1

1

-

1

1

-

9

Davinópolis

1

1

-

1

-

1

-

1

-

-

1

1

1

8

Estreito

1

1

-

1

2

1

2

2

2

-

-

-

-

12

Governador Edison Lobão

-

-

-

1

1

1

1

1

1

-

1

1

1

9

Governador Ribamar Fiquene

2

1

-

1

1

1

1

-

1

-

-

1

-

9

Imperatriz

7

7

-

9

4

9

6

7

8

10

3

2

6

78

João Lisboa

-

-

-

-

-

1

1

-

1

1

1

1

-

6

Lageado Novo

1

1

-

-

1

2

-

1

1

-

1

1

-

9

Montes Altos

1

-

-

-

-

-

-

-

1

-

1

1

-

4

Porto Franco

1

1

-

-

-

-

1

1

-

1

-

-

1

6

São João do Paraíso

3

2

-

1

1

1

1

1

2

-

1

1

-

14

Senador La Rocque

3

1

-

2

2

2

1

2

1

1

1

1

-

17

TOTAL

25

18

0

17

15

22

17

20

21

13

13

13

11

205

 

UNIDADE REGIONAL DE ITAPECURU-MIRIM

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L.

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

E
s
p
a
n
h
o
l

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

Q
u
í
m
i
c
a

F
í
s
i
c
a

B
i
o
l
o
g
i
a

E
d
u
c.

F
í
s
i
c
a

F
i
l
o
s
o
f
i
a

S
o
c
i
o
l
o
g
i
a

A
r
t
e

Anajatuba

6

2

-

4

3

5

2

2

3

2

4

 

1

34

Belágua

1

1

-

2

1

1

1

1

-

-

1

2

-

11

Cantanhede

-

-

-

-

-

1

-

1

1

1

-

1

-

5

Itapecuru-Mirim

6

7

-

10

7

4

3

4

3

4

5

3

-

56

Matões do Norte

1

-

-

1

1

-

1

-

-

-

1

1

-

6

Miranda do Norte

-

-

-

1

1

1

-

1

1

1

-

-

1

7

Nina Rodrigues

2

1

-

1

-

-

1

1

-

-

-

-

-

6

Pirapemas

-

1

-

1

1

1

-

1

1

1

1

1

1

10

Presidente Vargas

4

4

-

2

2

3

1

1

1

-

-

1

-

19

São Benedito do Rio Preto

6

2

-

2

3

3

1

2

1

1

1

2

1

25

Urbano Santos

3

3

-

7

1

1

1

1

1

1

1

2

1

23

Vargem Grande

5

2

-

6

5

4

3

2

2

2

4

4

2

41

TOTAL

34

23

0

37

25

24

14

17

14

13

18

17

7

243

 

UNIDADE REGIONAL DE PEDREIRAS

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L.

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

E
s
p
a
n
h
o
l

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

Q
u
í
m
i
c
a

F
í
s
i
c
a

B
i
o
l
o
g
i
a

E
d
u
c.

F
í
s
i
c
a

F
i
l
o
s
o
f
i
a

S
o
c
i
o
l
o
g
i
a

A
r
t
e

Bernardo do Mearim

1

-

-

-

-

1

1

1

1

-

1

-

-

6

Esperantinópolis

4

3

-

1

4

5

1

-

2

1

1

-

-

22

Igarapé Grande

1

2

-

1

-

1

1

1

1

1

1

-

-

10

Lago da Pedra

5

4

-

5

2

4

5

2

5

1

1

1

-

35

Lago do Junco

1

2

-

2

-

1

1

-

1

1

-

-

-

9

Lago dos Rodrigues

1

1

-

1

-

1

-

1

1

-

-

-

-

6

Lagoa Grande do Maranhão

1

1

-

-

-

1

1

1

1

-

-

1

-

7

Lima Campos

2

1

-

1

1

1

1

1

1

1

-

-

-

10

Pedreiras

3

3

-

-

-

2

1

2

2

1

-

-

-

14

Poção de Pedras

4

3

-

4

3

3

2

3

4

1

1

1

2

31

São Rdo do Doca Bezerra

1

-

-

1

1

1

-

1

-

-

-

-

-

5

São Roberto

1

1

-

1

-

1

-

1

1

-

-

-

-

6

Trizidela do Vale

1

1

1

1

-

-

-

1

1

1

-

-

-

7

TOTAL

26

22

1

18

11

22

14

15

21

8

5

3

2

168

 

UNIDADE REGIONAL DE PINHEIRO

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L.

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

E
s
p
a
n
h
o
l

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

Q
u
í
m
i
c
a

F
í
s
i
c
a

B
i
o
l
o
g
i
a

E
d
u
c.

F
í
s
i
c
a

F
i
l
o
s
o
f
i
a

S
o
c
i
o
l
o
g
i
a

A
r
t
e

Apicum-Açu

2

1

-

1

1

1

1

1

1

1

1

1

-

12

Bacuri

2

1

-

2

1

2

1

1

2

1

1

1

-

15

Bequimão

1

1

-

1

1

1

2

2

3

2

-

-

-

14

Cedral

1

-

-

1

-

-

1

-

-

1

1

1

-

6

Central do Maranhão

1

1

-

1

1

1

1

1

1

1

1

1

-

11

Cururupu

2

1

-

4

2

1

2

1

3

2

1

1

1

21

Guimarães

-

1

-

1

-

-

-

1

-

-

1

-

-

4

Mirinzal

1

1

-

1

1

1

1

1

-

-

1

1

-

9

Pedro do Rosário

3

2

-

2

1

3

3

2

1

1

1

1

1

21

Peri-Mirim

1

1

-

1

 

1

1

1

1

1

1

1

-

10

Pinheiro

2

2

-

4

3

1

1

3

3

6

-

-

1

26

Porto Rico do Maranhão

1

-

-

1

1

1

1

1

1

-

1

1

-

9

Presidente Sarney

3

1

-

1

1

2

1

1

1

1

1

1

1

15

Santa Helena

3

2

-

1

1

1

2

3

3

1

-

-

1

18

Serrano do Maranhão

2

1

-

1

-

1

1

1

-

-

1

1

-

9

Turiaçu

4

2

-

3

3

2

3

1

3

2

1

1

1

26

Turilândia

3

2

-

3

1

1

2

2

1

2

1

1

1

20

TOTAL

32

20

0

29

18

20

24

23

24

22

14

13

7

246

 

UNIDADE REGIONAL DE PRESIDENTE DUTRA

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L.

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

E
s
p
a
n
h
o
l

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

Q
u
í
m
i
c
a

F
í
s
i
c
a

B
i
o
l
o
g
i
a

E
d
u
c.

F
í
s
i
c
a

F
i
l
o
s
o
f
i
a

S
o
c
i
o
l
o
g
i
a

A
r
t
e

Capinzal do Norte

1

1

-

-

1

-

1

1

1

-

1

-

-

7

Dom Pedro

2

1

-

1

1

1

1

1

1

1

-

-

-

10

Fortuna

1

1

-

1

1

1

1

1

1

1

1

1

1

12

Gonçalves Dias

3

-

-

1

-

1

1

1

1

-

1

1

-

10

Governador Archer

1

1

-

1

-

1

1

1

1

-

-

-

-

7

Governador Eugênio Barros

1

-

-

1

1

1

1

1

1

-

1

1

-

9

Governador Luís Rocha

-

-

-

1

-

-

-

-

-

-

1

1

-

3

Graça Aranha

-

1

-

-

-

1

-

-

-

-

1

1

-

4

Joselândia

1

-

-

-

-

-

1

1

1

-

-

-

-

4

Presidente Dutra

2

2

-

1

3

1

1

3

1

1

-

-

1

16

Santa Filomena

1

-

-

-

-

1

-

-

-

-

1

-

-

3

Santo Antônio dos Lopes

1

-

-

1

1

2

1

1

1

-

-

1

-

9

São Domingos

4

2

-

1

1

2

1

2

1

1

1

1

-

17

São José dos Basílios

1

-

-

-

-

-

-

1

-

-

-

-

-

2

Senador Alexandre Costa

1

1

-

-

1

1

-

-

-

-

1

1

-

6

TOTAL

20

10

0

9

10

13

10

14

10

4

9

8

2

119

 

UNIDADE REGIONAL DE ROSÁRIO

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L.

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

E
s
p
a
n
h
o
l

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

Q
u
í
m
i
c
a

F
í
s
i
c
a

B
i
o
l
o
g
i
a

E
d
u
c.

F
í
s
i
c
a

F
i
l
o
s
o
f
i
a

S
o
c
i
o
l
o
g
i
a

A
r
t
e

Axixá

1

1

-

-

1

1

-

1

-

1

1

1

-

8

Bacabeira

1

2

-

1

2

1

1

2

2

-

1

2

-

15

Barreirinhas

9

11

-

11

3

5

1

5

5

1

2

1

1

55

Cachoeira Grande

2

2

-

3

-

1

1

3

2

-

-

-

-

14

Humberto de Campos

4

1

-

1

1

1

1

1

1

1

-

-

-

12

Icatu

4

3

-

3

3

1

1

2

1

1

1

1

1

22

Morros

3

1

-

-

1

1

1

2

1

1

-

-

1

12

Presidente Juscelino

2

1

-

2

1

1

-

2

1

-

1

-

-

11

Primeira Cruz

1

-

-

1

-

1

1

1

-

-

1

-

-

6

Rosário

6

4

-

6

3

3

1

4

2

7

-

1

-

37

Santa Rita

3

5

-

4

3

1

2

2

3

1

2

2

1

29

Santo Amaro

1

-

-

-

-

1

-

1

-

-

1

-

-

4

TOTAL

37

31

0

32

18

18

10

26

18

13

10

8

4

225

 

UNIDADE REGIONAL DE SANTA INÊS

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L.

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

E
s
p
a
n
h
o
l

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

Q
u
í
m
i
c
a

F
í
s
i
c
a

B
i
o
l
o
g
i
a

E
d
u
c.

F
í
s
i
c
a

F
i
l
o
s
o
f
i
a

S
o
c
i
o
l
o
g
i
a

A
r
t
e

Alto Alegre do Pindaré

4

3

-

4

3

3

1

3

4

2

1

1

1

30

Bela Vista do Maranhão

-

-

-

1

-

1

-

1

-

-

-

1

-

4

Bom Jardim

2

1

-

2

1

2

1

1

2

1

1

1

1

16

Igarapé do Meio

1

-

-

1

1

-

-

1

1

-

1

-

-

6

Monção

2

3

-

2

2

1

1

1

3

-

1

1

1

18

Pindaré

4

1

-

4

3

3

1

1

3

1

-

-

1

22

Pio XII

-

1

-

1

2

3

1

1

2

1

-

-

-

12

Santa Inês

3

2

-

3

6

4

-

2

1

3

-

-

-

24

Santa Luzia

7

4

-

7

6

4

3

5

7

2

1

1

1

48

São João do Caru

2

-

-

1

1

1

1

1

1

-

1

-

-

9

Satubinha

1

-

-

-

-

1

1

1

1

-

1

-

-

6

Tufilândia

1

-

-

-

1

1

-

-

1

-

-

-

-

4

TOTAL

27

15

0

26

26

24

10

18

26

10

7

5

5

199

 

UNIDADE REGIONAL DE SÃO JOÃO DOS PATOS

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L.

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

E
s
p
a
n
h
o
l

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

Q
u
í
m
i
c
a

F
í
s
i
c
a

B
i
o
l
o
g
i
a

E
d
u
c.

F
í
s
i
c
a

F
i
l
o
s
o
f
i
a

S
o
c
i
o
l
o
g
i
a

A
r
t
e

Benedito Leite

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

1

-

1

Buriti Bravo

1

-

-

-

-

1

1

1

1

-

-

1

-

6

Colinas

4

2

-

3

2

2

1

2

2

1

1

1

1

22

Jatobá

3

1

-

1

1

1

1

1

1

-

1

1

-

12

Mirador

1

1

-

3

3

1

1

3

4

1

1

1

1

21

Nova Iorque

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

0

Paraibano

1

1

-

1

-

1

2

2

2

-

1

1

-

12

Passagem Franca

-

-

-

-

-

1

-

-

-

-

-

-

-

1

Pastos Bons

3

-

-

2

2

4

2

3

3

-

1

1

1

22

São Domingos do Azeitão

-

-

-

-

-

1

1

-

1

-

-

1

-

4

São João dos Patos

1

1

-

1

-

-

1

1

1

1

1

-

-

8

Sucupira do Norte

1

1

-

1

-

2

1

-

-

-

1

1

-

8

Sucupira do Riachão

1

1

-

-

-

1

1

-

1

-

-

1

-

6

TOTAL

16

8

0

12

8

15

12

13

16

3

7

10

3

123

 

UNIDADE REGIONAL DE TIMON

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L.

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

E
s
p
a
n
h
o
l

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

Q
u
í
m
i
c
a

F
í
s
i
c
a

B
i
o
l
o
g
i
a

E
d
u
c.

F
í
s
i
c
a

F
i
l
o
s
o
f
i
a

S
o
c
i
o
l
o
g
i
a

A
r
t
e

Barão de Grajaú

-

-

-

1

-

1

-

-

1

1

-

-

-

4

Lagoa do Mato

1

1

-

1

1

1

-

1

1

-

-

1

-

8

Matões

1

1

-

2

1

1

1

-

1

1

1

1

1

12

Parnarama

2

3

-

1

4

3

1

1

1

1

2

1

-

20

São Francisco do Maranhão

-

-

-

1

-

-

1

-

-

-

1

-

-

3

Timon

1

2

-

2

1

1

3

1

1

3

1

1

1

18

TOTAL

5

7

0

8

7

7

6

3

5

6

5

4

2

65

 

UNIDADE REGIONAL DE VIANA

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L.

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

E
s
p
a
n
h
o
l

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

Q
u
í
m
i
c
a

F
í
s
i
c
a

B
i
o
l
o
g
i
a

E
d
u
c.

F
í
s
i
c
a

F
i
l
o
s
o
f
i
a

S
o
c
i
o
l
o
g
i
a

A
r
t
e

Arari

1

1

-

1

1

-

2

1

2

1

-

-

-

10

Bacurituba

-

1

-

1

-

1

-

1

-

-

-

-

-

4

Cajapió

3

1

-

1

1

1

1

1

1

-

-

-

-

10

Cajari

-

1

-

1

-

-

1

1

-

-

-

-

-

4

Matinha

2

1

-

1

1

1

1

1

-

-

-

-

-

8

Olinda Nova do Maranhão

1

2

-

1

1

1

1

2

2

1

-

-

-

12

Palmeirândia

-

-

-

-

-

1

1

1

1

-

-

-

-

4

Penalva

2

1

-

1

1

1

1

1

1

-

-

-

-

9

São Bento

1

1

-

1

1

1

2

2

3

-

-

-

-

12

São João Batista

1

1

-

1

1

1

1

2

3

1

-

-

1

13

São Vicente de Ferrer

4

1

-

2

1

1

3

2

3

1

-

-

-

18

Viana

4

2

-

1

1

2

6

7

5

2

-

-

1

31

Vitória do Mearim

2

1

-

1

1

1

5

2

5

1

-

-

1

20

TOTAL

21

14

0

13

10

12

25

24

26

7

0

0

3

155

 

UNIDADE REGIONAL DE ZÉ DOCA

MUNICÍPIOS

DISCIPLINAS

T
O
T
A
L

G
E
R
A
L

L.

P
o
r
t
u
g
u
e
s
a

L.

E
s
t
r.

I
n
g
l
ê
s

E
s
p
a
n
h
o
l

H
i
s
t
ó
r
i
a

G
e
o
g
r
a
f
i
a

M
a
t
e
m
á
t
i
c
a

Q
u
í
m
i
c
a

F
í
s
i
c
a

B
i
o
l
o
g
i
a

E
d
u
c.

F
í
s
i
c
a

F
i
l
o
s
o
f
i
a

S
o
c
i
o
l
o
g
i
a

A
r
t
e

Amapá do Maranhão

1

-

-

1

1

1

-

1

1

1

-

-

-

7

Araguanã

3

1

-

1

1

1

1

1

1

1

1

-

-

12

Boa Vista do Gurupi

1

-

-

1

1

1

1

1

1

-

-

-

-

7

Cândido Mendes

3

3

-

4

4

1

2

3

2

2

1

-

1

26

Carutapera

5

3

-

3

3

1

2

2

4

1

1

-

1

26

Centro do Guilherme

3

1

-

1

1

1

1

1

1

1

1

-

1

13

Centro Novo do Maranhão

3

1

-

1

2

2

1

1

3

2

1

1

1

19

Godofredo Viana

1

1

-

-

-

-

1

1

1

1

-

-

-

6

Governador Newton Bello

1

1

-

1

-

1

-

-

-

1

1

-

-

6

Governador Nunes Freire

4

2

-

3

2

2

1

1

1

2

1

1

1

21

Junco do Maranhão

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

1

-

-

1

Luís Domingues

1

-

-

1

-

1

-

-

-

1

1

-

-

5

Maracaçumé

2

3

-

4

2

1

2

2

2

2

3

-

1

24

Maranhãozinho

3

1

-

2

1

1

1

1

1

1

1

-

1

14

Nova Olinda do Maranhão

1

1

-

1

1

1

1

1

1

2

1

-

-

11

Presidente Médice

1

1

-

-

-

1

-

-

-

-

-

-

-

3

Santa Luzia do Paruá

4

-

-

2

1

1

1

1

-

2

1

-

1

14

Zé Doca

4

1

-

4

3

3

3

5

4

4

1

1

3

36

TOTAL

41

20

0

30

23

20

18

22

23

24

16

3

11

251

TOTAL GERAL MÉDIO

477

285

1

435

339

324

268

303

310

250

202

176

160

3.530

ANEXO VI DO EDITAL Nº 003/2009 - SEDUC

PROCESSO SELETIVO MERITÓRIO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR E DO ENSINO MÉDIO REGULAR

DESCRIÇÃO SINTÉTICA DAS ATRIBUIÇÕES DO CARGO DE PROFESSOR

- Participar de todo processo ensino-aprendizagem, em ação integrada escola-comunidade;

- Elaborar planos curriculares e de ensino;

- Ministrar aulas da educação básica

- Elaborar, acompanhar e avaliar planos, programas e projetos de que necessite a unidade escolar ou sistema de ensino estadual

- Inteirar-se a proposta político-pedagógico do sistema estadual de ensino e interagir-se com as suas políticas estaduais;

- Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

- Zelar pela aprendizagem dos alunos;

- Estabelecer estratégia de recuperação para os alunos de menor rendimento;

- Ministrar os dias letivos e horas-aulas estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;

- Colaborar com as atividades de articulação da Escola com as famílias e comunidades.

ANEXO VII DO EDITAL 003/2009

PROCESSO SELETIVO MERITÓRIO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR E DO ENSINO MÉDIO REGULAR

QUADRO DEMONSTRATIVO DE ESPECIFICAÇÕES E PONTUAÇÃO DAS PROVAS

Nº DE ORDEM

ESPECIFICAÇÕES

Nº DE ITENS

QUANTITATIVO DE PONTOS

CARÁTER

1

PROVA OBJETIVA

- Questões de múltipla escolha de Fundamentos da Educação

15

30

Eliminatório e Classificatório

2

PROVA ANALÍTICO-DISCURSIVA

- Questões analítico-discursiva sobre Conhecimentos Específicos da área/categoria que concorrer

5

50

3

PROVA DE TÍTULOS

 

20

Classificatório

TOTAL

100

ANEXO VIII DO EDITAL 003/2009 - SEDUC

PROCESSO SELETIVO MERITÓRIO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR E DO ENSINO MÉDIO REGULAR

TABELA PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE TÍTULOS - Professor do Ensino Fundamental -1 ª a 4ª série (1º ao 5º ano)

Nº DE ORDEM

ESPECIFICAÇÃO DOS TÍTULOS

COMPROVANTE

QUANT.

VALOR UNITÁRIO

PONTOS MÁXIMO

1.

FORMAÇÃO

 

 

 

 

1.1

Licenciatura Plena em Pedagogia ou Licenciatura Plena nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Diploma ou certidão devidamente registrado pelo órgão competente

01

7

7

1.2

Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia ou Licenciatura Plena nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, incompleto, desde que já tenha cursado no mínimo 50% da carga horária.

Declaração da Instituição,

acompanhado do Histórico Escolar

01

4

1.3

Curso de Nível Médio na Modalidade Normal

Diploma devidamente registrado pelo órgão competente

01

3

2

PÓS-GRADUAÇÃO

 

 

 

 

2.1

Título de Doutor em área relacionada à Educação ou à área de Formação

Diploma ou certidão devidamente registrado pelo órgão competente

01

13

13

2.2

Título de Mestre em área relacionada à Educação ou à área de Formação

Diploma ou certidão devidamente registrado pelo órgão competente

01

10

2.3

Título de Especialista em área relacionada à Educação ou à área de Formação

Certificado devidamente registrado pelo órgão competente

01

7

TOTAL DE PONTOS

20

ANEXO IX DO EDITAL 003/2009 - SEDUC

PROCESSO SELETIVO MERITÓRIO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR E DO ENSINO MÉDIO REGULAR

TABELA PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE TÍTULOS - Professor do Ensino Fundamental - 5ª a 8ª série (6º ao 9º ano) e Professor do Ensino Médio

Nº DE ORDEM

ESPECIFICAÇÃO DOS TÍTULOS

COMPROVANTE

QUANT. MÁXIMO

VALOR UNITÁRIO

PONTOS MÁXIMO

1.

FORMAÇÃO

 

 

 

 

1.1

Licenciatura Plena na área específica para a qual está concorrendo, devidamente registrado pelo órgão competente; ou

Curso Superior Completo desde que acompanhado de Certificado obtido em Programa de Formação Pedagógica com habilitação na disciplina a que está concorrendo

Diploma ou certidão devidamente registrado pelo órgão competente

01

07

07

1.2

Curso Superior de Licenciatura Plena (Incompleto), na área específica, desde que já tenha cursado no mínimo 50% da Carga Horária.

Declaração da instituição, acompanhado do Histórico Escolar

01

03

2.

PÓS-GRADUAÇÃO

 

 

 

 

2.1

Título de Doutor em área relacionada à Educação ou a área de Formação

Diploma ou certidão devidamente registrado pelo órgão competente

01

13

13

2.2

Título de Mestre em área relacionada à Educação ou a área de Formação

Diploma ou certidão devidamente registrado pelo órgão competente

01

10

2.3

Título de Especialista em área relacionada à Educação ou a área de Formação

Certificado devidamente registrado pelo órgão competente

01

7

TOTAL DE PONTOS

20

ANEXO X DO EDITAL 003/2009

PROCESSO SELETIVO MERITÓRIO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO

REGULAR

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS DISCIPLINAS DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR

PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL - 5ª a 8ª Série (6º ao 9º ano) - DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Paradigmas da Educação. A função social da escola. O projeto político-pedagógico da escola. A sala de aula e a prática pedagógica: currículo escolar, planejamento e avaliação, interação professor/aluno, recursos didáticos. Interdisciplinaridade e Transversalidade: ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, cultura étnico-racial, trabalho e consumo. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. Desafios da Educação Brasileira: analfabetismo, evasão, repetência, qualidade de ensino. Formação e valorização do professor. Educação inclusiva/Educação Especial. Gestão Democrática da Educação. Evolução histórica da Educação Brasileira.

PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL - 5ª a 8ª Série (6º ao 9º ano) - DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

Compreensão e interpretação de textos: verbais, não-verbais, informativos, publicitários e literários. Concepções de linguagem. Língua, fala e discurso. Variação linguística: emprego da língua formal e informal. Funções da linguagem. Textualidade: coesão e coerência. A intertextualidade na leitura e na produção de textos. Tipologia textual. Aspectos morfossintáticos e semânticos da língua: emprego das classes de palavras, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, ocorrência de crase, pontuação gramatical e estilística. A semântica e a estilística da frase: noção de conotação, denotação, polissemia, sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia. Figuras de linguagem. Gêneros literários. Estrutura da narrativa: tempo, espaço, ação, personagens, foco narrativo e tipos de discurso: direto, indireto e indireto-livre. A linguagem poética.

PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL - 5ª a 8ª Série (6º ao 9º ano) - DISCIPLINA: LÍNGUA ESTRANGEIRA - INGLÊS

Os PCNs e o ensino de Língua Estrangeira - Inglês. Compreensão de textos em forma de dissertação ou diálogo, extraídos de livros, revistas, jornais ou manuais, podendo ser adaptados ou não. O idioma estrangeiro e o acesso à informações. Compreensão e uso de funções comunicativas. Questões sobre vocabulário. Gramática: Substantivo; Números; Genitive Case; Pronomes; Adjetivos: posição/ordem; Graus do Substantivo. Quantitativo: números ordinais e cardinais. Verbos: Modal Verbs; Verbos Regulares e Irregulares. Voz Passiva e Ativa. Subjuntivo. Imperativo. Gerúndio. Tag Questions. Artigos Definidos e Indefinidos. Preposições. Gerúndio depois de preposição. Conjunções. Sufixos e Prefixos Cognatos e Falsos Cognatos.

PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL - 5ª a 8ª Série (6º ao 9º ano) - DISCIPLINA: MATEMÁTICA

Conjuntos Numéricos: Naturais, Inteiros, Racionais, Reais. Aritmética: razões e proporções. Regra de Três. Porcentagem. Juros. Representação decimal de número real. Potenciação e Radiciação. Álgebra: Função: função crescente; função decrescente; função par; função ímpar; representação gráfica de uma função (gráficos); funções polinomiais; estudo completo das funções polinomiais de 1º e 2º graus; Equações e Inequações de 1º e 2º graus. Sistemas de equações lineares. Multiplicação e divisão de polinômios. Fatoração de polinômios. Raízes de equações polinomiais. Geometria euclidiana plana: conceitos primitivos e postulados. Ângulos. Triângulos. Quadriláteros, Polígonos e Circunferência. Congruência de triângulos. Teorema do ângulo externo e suas consequências. Teorema de Tales. Semelhança de triângulos. Relações métricas no triângulo. Áreas de figuras planas poligonais e circulares. Geometria espacial: conceitos primitivos e postulados. Poliedros. Cálculo de superfície e volume dos principais sólidos geométricos. Trigonometria: medidas de ângulos. Medidas de arcos. Tratamento de informação - tabelas e gráficos. Os PCNs e o ensino de Matemática.

PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL - 5ª a 8ª Série (6º ao 9º ano) - DISCIPLINA: HISTÓRIA

Idade Antiga: Conceito, Periodização, Fontes Históricas, Grécia, Roma, A formação dos Reinos Bárbaros, Expansão do Cristianismo, A Igreja na Estrutura do Cristianismo. Idade Média: Feudalismo, Formação, Instituições e Relações. A Expansão Comercial e as Cruzadas, Formação das Monarquias Nacionais. A Crise do Feudalismo. Idade Moderna: Humanismo, Renascimento, Reforma e Contra-Reforma. Os Estados Nacionais e o Absolutismo Monárquico (Portugal, Espanha, Inglaterra, e França), o Mercantilismo, O Expansionismo Espanhol e Português. O Antigo Sistema Colonial. As Revoluções Inglesas do séc. XVII. O Iluminismo e o Despotismo Esclarecido. A Revolução Industrial. Idade Contemporânea: A Revolução Francesa e o Império Napoleônico. As Revoluções Liberais de 1830. As Revoluções de 1948. As Doutrinas Sociais do séc. XIX. O Imperialismo Europeu e o Neoliberalismo. 1ª Guerra Mundial. A Revolução Russa. A Crise de 1929. O Nazi-Facismo. A 2ª Guerra Mundial. A Guerra Fria e o Mundo Polarizado. A Descolonização da Ásia e África. A Crise do Bloco Socialista. A Nova Ordem Mundial. A Globalização Capitalista. O Neoliberalismo. História da América A América no séc. XIX: A Formação dos Estados Nacionais e Liberais na América Latina. Os EUA no séc. XIX: A América na 1ª metade do séc. XX. A Revolução Mexicana. A Crise do Modelo Oligárquico na América Latina. O Populismo na América. A Revolução Cubana, a América na Nova Ordem Mundial. A Redemocratização da América Latina. História / Brasil / Maranhão: Brasil Pré-colonial: O ameríndio brasileiro. As primeiras expedições e o sentido da colonização. Capitanias Hereditárias. Governo Geral, Economia e Sociedade colonial. A União Ibérica. As Invasões estrangeiras. Os Movimentos Nativistas. Ação Missionária no Maranhão. A 1ª fase da Colonização no Maranhão (1615 - 1755) 2ª fase da Colonização no Maranhão. A Crise no Antigo Sistema Colonial. Os Movimentos Emancipacionistas. A Independência do Brasil. A Adesão do Maranhão à Independência. O 1º Reinado. O Período Regencial. A Balaiada. O 2º Reinado. A Política Externa Brasileira. Economia, Política Sociedade e Cultura Maranhense no séc. XIX. A Crise do Império e a Proclamação da República. A República das Espadas e a República Oligárquica. A Economia, movimentos sociais e urbanos. As Oligarquias no Maranhão. A Indústria Têxtil e a Emergência do Babaçu na economia Maranhense. A Semana da Arte Moderna. A Crise da República Oligárquica. As Revoltas tenentistas. A Revolução de 30 e o período de Vargas As Políticas Econômicas e Sociais. O Populismo no Brasil, Nacionalismo e Desenvolvimento. O Movimento Operário. O Sistema Partidário. A Crise do Populismo. O Maranhão no período Populista: Oligarquia Vitorinista. A Crise na Indústria Têxtil. O Período Militar no Brasil A política econômica e seus efeitos sociais. A Repressão Militar e sua contestação. A Crise do Regime Militar. A Crise Econômica. A Abertura Política. A Reorganização dos Movimentos Sociais. O Maranhão no Período Militar. As Oligarquias Maranhenses. A Penetração do grande capital e suas consequências sociais. Os Conflitos Agrários. A Nova República Brasileira. História da África e dos afrodescendentes: A historiografia da África e a África.

PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL - 5ª a 8ª Série (6º ao 9º ano) - DISCIPLINA: GEOGRAFIA

Leitura e Representação do Espaço Geográfico: Formas de representação, leitura e interpretação de documentos cartográficos, coordenadas geográficas e UTM, fusos horários. A paisagem natural e suas interações ambientais: Composição, estrutura e dinâmica da atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera. A natureza segundo o funcionamento integrado dos componentes físicos e antrópicos. Conceitos de Geossistema e desenvolvimento sustentável. Problemas ambientais: ocupação, exploração, poluição, consumo e formas de produção. Conceitos Demográficos, Econômicos e Geopolíticos: Composição, estrutura e dinâmica da população, os sistemas econômicos, a industrialização e circulação de mercadorias, a globalização dos espaços, relações sócio-econômicos internacionais, recursos naturais e fontes de energia. Espaço Geográfico Brasileiro e Maranhense: Localização e situação. O ambiente natural. Composição estrutura e dinâmica dos elementos da paisagem: geologia, relevo, solos, clima, vegetação e hidrografia. Domínios morfoclimáticos. O ambiente humanizado: composição, estrutura e dinâmica da população. Produção, circulação e consumo de bens e mercadoria. A urbanização, a regionalização e as relações internacionais, brasileiro e maranhenses. Produção e Gestão do Espaço Geográfico: O espaço rural e urbano: delimitação, diversidade, composição, formas de ocupação e aproveitamento, evolução e modernização. Relações campo-cidade e cidade-campo. Atividades produtivas: agropecuária, agroindústria, localização industrial, relações de trabalho no campo e na cidade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS DISCIPLINAS DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL - 5ª a 8ª Série (6º ao 9º ano) - DISCIPLINA: CIÊNCIAS

Ciência e Tecnologia: A matéria e suas propriedades gerais e específicas. Diversidade de materiais. Substâncias e misturas. Transformações de matéria orgânica, de materiais e de substâncias. Recursos Naturais, a energia e os materiais elaborados. Os alimentos transgênicos e a inseminação artificial. História da Ciência. O Universo: O Sistema Solar. O Planeta Terra. Saúde e Qualidade de Vida: Influência da água e do ar na saúde. Substâncias Tóxicas. Alimentação equilibrada. Dietas. Desnutrição. Sexualidade e Reprodução Humana. Mudanças na adolescência. Drogas: lícitas e ilícitas. Agentes químicos das drogas. Os seres vivos no ambiente: Origem da vida, evolução dos seres vivos. Adaptação dos seres vivos. Os PCNs e o ensino de Ciências.

PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL - 5ª a 8ª Série (6º ao 9º ano) - DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA

Educação Física: Histórico, Características e Importância Social. Ordenamentos legais da

educação física escolar: LDB, DCN´s e PCN´s. A Constituição Federal: da Educação, da Cultura e do Desporto. Tendências Pedagógicas da Educação Física na escola: desenvolvimentista, construtivista, crítico-emancipatória, concepção de aulas abertas, aptidão física e crítico-superadora. . A Educação Física como instrumento de comunicação, expressão, lazer e cultura: a Educação Física e a pluralidade cultural. Materiais e equipamentos indispensáveis nas aulas de Educação Física. Conteúdos da educação física - Jogos: Concepção de Jogo; Jogos Cooperativos, Recreativos e Competitivos; Jogo Simbólico; Jogo de Construção; Jogo de Regras; Pequenos Jogos; Grandes Jogos; Jogos e Brincadeiras da Cultura Popular; Lutas: Lutas de distância, lutas de corpo a corpo; fundamentos das lutas; Danças: danças populares brasileiras; danças populares urbanas; danças eruditas clássicas, modernas, contemporâneas e jazz; danças e coreografias associadas a manifestações musicais; Esportes: individuais - atletismo, natação. Coletivos: futebol de campo, futsal, basquete, vôlei, handebol. Esportes com bastões e raquetes. Esportes sobre rodas. Técnicas e táticas. Regras e penalidades. Organização de eventos esportivos; Dimensão Social do esporte. Ginásticas: de manutenção da saúde, aeróbica e musculação; de preparação e aperfeiçoamento para a dança; de preparação e aperfeiçoamento para os esportes, jogos e lutas; ginástica olímpica e rítmica desportiva. Elementos organizativos do ensino da Educação Física: objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação escolar. Plano de ensino e plano de aula. Educação Física e educação especial. Princípios norteadores para o ensino da Educação Física: inclusão, diversidade, corporeidade, ludicidade, reflexão crítica do esporte, problematização de valores estéticos.

PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL - 5ª a 8ª Série (6º ao 9º ano) - DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO

Religião: sentido etimológico; Elementos constitutivos da religião; Formas religiosas. Fundamentos do fenômeno religioso universal. Fatores externos: A religião como superestrutura do poder econômico (Marxismo), Teoria sociológica (Durkhein); Fatores intrínsecos: Os estágios da evolução religiosa (teoria de Augusto Conte), A religião enquanto neurose universal de culpa (Freud), Religião e psique humana (C.G.Iung). O fenômeno religioso - Importância e evolução; Tradição Religiosa (religião) e fenômeno religioso; O fenômeno religioso e a resposta para a vida além-morte. O conhecimento religioso e os seus enfoques epistemológicos: Enfoque sociológico; Enfoque antropológico; Enfoque teológico. Classificação das Tradições Religiosas (religiões) em matrizes: Indígena; Africana; Ocidental; Oriental. O novo paradigma do Ensino Religioso a partir da lei 9.475 - Ensino Religioso: disciplina, PCN do Ensino Religioso, O perfil do professor, O Ensino Religioso a partir das concepções de religião e as leis de ensino no Brasil.

PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL - 5ª a 8ª Série (6º ao 9º ano) - DISCIPLINA: FILOSOFIA

Filosofia, Antropologia e Educação. Filosofia e o problema do conhecimento humano: questões fundamentais. Filosofia e Ciência. Filosofia Política, Ideologia e Cidadania. Ética,Moral e Filosofia. Filosofia e a Lógica Formal e Dialética. Cultura, Estética e Filosofia. Filosofia Clássica: abordagem histórica. Filosofia Medieval: abordagem histórica. Filosofia Moderna: abordagem histórica. Filosofia Contemporânea: abordagem histórica.

PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL - 5ª a 8ª Série (6º ao 9º ano) - DISCIPLINA: ARTE

História da Arte no Brasil do período colonial à contemporaneidade: Período colonial, o Barroco no Brasil; século XIX no Brasil: a influência estrangeira; a modernização da arte; o modernismo; século XX no Brasil: a arte contemporânea. Arte Indígena e Afro Brasileira. O Ensino de Arte e seus processos criativos. Arte Audiovisual: Fotografia e Cinema. Cultura popular e multiculturalismo. Elementos fundamentais da música. Elementos da Linguagem visual. Gêneros musicais. Fundamentos e Metodologias no Ensino de Arte: História do Ensino de Arte. Os PCNs e o ensino de Arte. Fundamentos Teóricos das artes cênicas. Novas tecnologias no campo da Arte e do Ensino. Avaliação em Arte-educação.

PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL - 1ª a 4ª Série (1º ao 5º ano) DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Paradigmas Educacionais. A função social da escola. O projeto político-pedagógico da escola. A sala de aula e a prática pedagógica: currículo escolar, planejamento e avaliação, interação professor/aluno, recursos didáticos. Interdisciplinaridade e Transversalidade: ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, cultura étnico-racial. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96. As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: concepção de criança, educar e cuidar, perfil profissional do professor, objetivos gerais da educação infantil, instituição de educação infantil/projeto educativo. Desafios da Educação Brasileira: analfabetismo, evasão, repetência, qualidade de ensino. Formação e valorização do professor. Educação inclusiva/Educação Especial. Gestão Democrática da Educação. Evolução histórica da Educação Brasileira.

PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL - 1ª a 4ª Série (1º ao 5º ano) DISCIPLINA: CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Formação Pessoal e Social da Criança: construção da identidade e autonomia. A Música na Educação Infantil: comunicação e expressão por meio da linguagem musical. O Trabalho com as Artes Visuais na Educação Infantil: o fazer artístico e apreciação em artes visuais. Linguagem Oral e Escrita na Educação infantil e Séries iniciais do Ensino Fundamental: falar e escutar; práticas de leitura e interpretação de textos; práticas de produção textual; ortografia; pontuação; aspectos gramaticais. Os conhecimentos sobre Natureza e Sociedade na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar; os lugares e suas paisagens; objetos e processos de transformação; a cartografia como instrumento na aproximação dos lugares; pluralidade cultural - povos e etnias; os seres vivos; o ar e a água; lixo e reciclagem; conservação do meio ambiente; corpo humano. Os Conhecimentos Matemáticos na Educação Infantil e nas Séries iniciais do Ensino Fundamental: números e sistema de numeração; grandezas e medidas; localização, espaço e forma; operações fundamentais; frações; noções de estatística. Avaliação em Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Os Recursos Didáticos e sua utilização na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

ANEXO XI DO EDITAL 003/2009

PROCESSO SELETIVO MERITÓRIO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR E ENSINO MÉDIO REGULAR

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS DISCIPLINAS PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO REGULAR

PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO REGULAR

DISCIPLINA :FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Paradigmas da Educação. A função social da escola. O projeto político-pedagógico da escola. A sala de aula e a prática pedagógica: currículo escolar, planejamento e avaliação, interação professor/aluno, recursos didáticos. Interdisciplinaridade e Transversalidade: ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, cultura étnico-racial, trabalho e consumo. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96. As Diretrizes Curriculares Nacionais de Ensino Médio. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Desafios da Educação Brasileira: analfabetismo, evasão, repetência, qualidade de ensino. Formação e valorização do professor. Educação inclusiva/Educação Especial. Gestão Democrática da Educação. Evolução histórica da Educação Brasileira.

PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO REGULAR - DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

A Linguagem e a Comunicação Humana - As concepções de linguagem: linguagem como expressão do pensamento, linguagem como instrumento de comunicação e linguagem como interação. As funções da linguagem. Língua, fala e discurso. Dialeto padrão e variedades Linguísticas. Níveis de Linguagem. Língua oral e língua escrita. História externa da língua portuguesa: origem e evolução. Constituição do léxico português. Características do português no Brasil. Componentes da língua: fonológico, morfológico, sintático, semântico e pragmático. Processo de formação de palavras em português. Estrutura das palavras. Processos sintáticos: regência, concordância e colocação pronominal. Aspectos estilístico-semânticos da linguagem: homonímia, paronímia, sinonímia, antonímia, polissemia e figuras de linguagem. Leitura e Produção Textual - Leitura parafrástica e leitura polissêmica. Os textos: descritivo, narrativo e dissertativo. Textualidade: coesão e coerência A coordenação e subordinação. Intertextualidade, hipertextualidade e apropriações discursivas/textuais. Recursos argumentativos. Linguagem e Literatura Conceito de literatura. Os níveis de significação da palavra: denotação e conotação. Os gêneros literários. As linguagens da literatura: poema, texto narrativo e teatro. As literaturas portuguesa e brasileira: contexto sócio-histórico e análises de textos nos diversos estilos literários. Trovadorismo. Humanismo. Classicismo. Quinhentismo. Barroco. Arcadismo. Romantismo. Realismo (Naturalismo/Parnasianismo). Simbolismo. Pré-Modernismo. Modernismo (fases). Literatura contemporânea. Tendências contemporâneas no Brasil e em Portugal.

PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO REGULAR - DISCIPLINA: LÍNGUA ESTRANGEIRA - INGLÊS

Os PCNs e o ensino de Língua Estrangeira - Inglês. Língua e Cultura. Linguagem e comunicação. O idioma estrangeiro e o acesso à informações. Leitura e interpretação de textos. Gramática (sendo sempre explorada dentro de um contexto). Substantivos: Gênero, número. Caso Possessivo. Pronomes (todos os tipos). Adjetivos (grau comparativo e superlativo). Numerais. Verbos: auxiliares (to be supposed to) anômalos, regulares e irregulares, uso enfático do Do, Voz Ativa e Voz Passiva. Subjuntivo, Infinitivo, Gerúndio e Particípio,Tag. Questions, Reported Speech (Discurso Indireto). Artigos: Definido e Indefinido. Preposições - (as mais usadas) Preposições usadas com adjetivos e particípios. Sufixos: less,ness, ly, ship, ward, em, ism, hard.

PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO REGULAR - DISCIPLINA: LÍNGUA ESTRANGEIRA - ESPANHOL

Aspectos gerais da cultura e tradição dos países hispano-falantes: músicas, danças, hábitos, costumes, comidas típicas e religião. Conteúdos e Temas referentes à cultura espanhola, latino-americana e brasileira. Leitura, interpretação e análise de mensagens e textos: textos literários em verso ou em prosa; textos informativos; textos narrativos, descritivos e expositivos; textos extraverbais; textos de referência; textos eletrônicos. Diversidades na fonética espanhola: seseo, ceceo e yeismo. Artigos e contrações. As preposições A, EM,DE e os verbos de movimento. Formas HAY, ESTÁ e ESTÁN. Regras de pontuação e ditongação. Sinais de pontuação. Ortografia textual. Verbos regulares e irregulares. Verbos de ações habituais, reflexivos, e não reflexivos. Os comparativos. Pronomes e adjetivos demonstrativos, possessivos. Pronomes pessoais. Pronomes Interrogativos. MUY e mucho, también e tampoco. Substantivo. Número dos substantivos. Marcadores temporais. A apócope. As conjunções. Famílias lexicais e campos semânticos: sinônimos e antônimos. Palavras heterosemánticas, heterotónicas e heterogenéricas. Organização do léxico, o significado das palavras; modismos e frases feitas. Locuções adverbiais. Denotação e conotação. Sentido. Preposições. Locuções prepositivas.

PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO REGULAR - DISCIPLINA: MATEMÁTICA

Cálculo Aritmético em Situações Reais: Proporcionalidade: razão, proporção, divisão proporcional, regra de três simples e composta, porcentagem e juros simples. Conjuntos Numéricos: representação, relações, operações com conjuntos numéricos. Análise Combinatória:fatorial, princípios da contagem, arranjo simples, combinação simples e permutação simples sem/com repetição. Binômio de Newton: números binomiais, termo geral e triângulo de pascal. Noções Probabilidades. Medidas e Formas na Leitura do Mundo: Ângulos. Triângulos. Teoremas: Pitágoras e Talles. Quadriláteros. Polígonos regulares. Círculo e circunferência. Polígonos inscritos e circunscritos. Principais Figuras Planas. Postulados: Ponto, Reta, Plano. Paralelismo e Perpendicularismo: reta e plano. Sólidos Geométricos (áreas e volumes): prisma, pirâmide, cilindro, cone e esfera. Transcrição de Fenômenos na Forma de Funções: Conjuntos: subconjunto, conjunto das partes e operações com conjuntos. Relações: definição, produto cartesiano e gráfico. Função: definição, domínio, contra-domínio, imagem, gráfico, tipos, composta e inversa. Outras Funções: polinominais, várias sentenças abertas, modular, exponencial, logarítmica e inequações. Funções Trigonométricas: relações no triângulo retângulo, arcos e ângulos, seno, coseno, tangente, cotangente, secante e cossecante, relações e identidades, transformações, equações, inequações e resolução de triângulos. Progressões: aritméticas e geométricas. Álgebra e Geometria: Estudando a Unidade na Diversidade: Matrizes: conceitos, igualdade, tipos, operações e propriedades em particular as quadradas e seus Determinantes. Ponto, Reta, Circunferência e Cônicas. Sistemas Lineares: definição, classificação, resolução e discussão. Polinômio: Operações, raízes, teorema do resto, teorema fundamental da álgebra. Números Complexos: origem, operações, módulo, conjugado, representação gráfica, forma polar e forma de Moivie.

PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO REGULAR - DISCIPLINA: FÍSICA

Mecânica - Cinemática: Movimento uniforme. Movimento uniformemente variado. Queda livre. Lançamento oblíquo. Movimento circular uniforme. Dinâmica: Leis de Newton. Plano Inclinado. Força de atrito. Trabalho. Potência. Energia Cinética. Energia potencial. Principio de conservação de energia. Estática: Equilíbrio estático de um ponto material. Momento resultante. Máquinas simples. Hidrostática: Empuxo. Princípio de Arquimedes. Pressão atmosférica. Teorema de Stevin. Teorema de Pascal. Prensa hidráulica. Gravitação: Leis de Kepler. Lei da gravitação universal. Termologia: Termometria. Dilatação Térmica de sólidos e líquidos. Calorimetria. Transmissão de calor. Leis dos gases ideais. Termodinâmica. Ondulatória: Classificação das ondas. Ondas periódicas. Movimento de ondas em cordas. Interferência e ondas estacionárias. Acústica: velocidade do som em meios diferentes. Fenômenos sonoros. Efeito Doppler. Óptica: Princípios da óptica geométrica. Leis da reflexão da luz. Leis da refração da luz. Formação de imagens em espelhos planos e esféricos. Associação de 2 espelhos planos. Lentes esféricas. Instrumentos ópticos. Óptica da visão. Eletricidade: Corrente elétrica. Diferença de potencial. Resistência elétrica. Lei de Ohm. Associação de resistores. Eletricidade estática. Eletrização. Lei de Coulomb. Campo Elétrico. Associação de capacitores. Magnetismo: Imãs. Campo Magnético. Força Magnética. Lei de Ampère. Lei de Lenz e Lei de Farady. Aplicações da indução eletromagnética. Ondas Eletromagnéticas: Características das ondas eletromagnéticas. Ondas de rádio. Microondas. Luz visível, raios Infravermelhos e ultravioleta. Física Moderna: A Relatividade de Einstein e suas consequências. Efeito fotoelétrico. O principio da incerteza. Fissão e fusão nuclear.

PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO REGULAR - DISCIPLINA: QUÍMICA

Introdução: Principais fatos históricos da Química. Aplicações da química sobre a vida do Planeta, relacionando-as diretamente com a ação do homem. Matéria e sua constituição; Fenômenos físicos e químicos; Substância pura e mistura; Estrutura Atômica: Partículas atômicas fundamentais; Modelos atômicos (Thonson, Rutherford-Bohr); Número atômico e número de massa; Elementos químicos: Isótopos, isóbaros, isótonos; Configurações eletrônicas. Classificação periódica dos elementos: Tabela periódica atual e sua estrutura: Propriedades periódicas e aperiódicas. Ligações químicas: Ligações iônicas; Ligações covalentes; Geometria molecular; Polaridade das ligações; Ligações inter e intramoleculares; Ligações metálicas; Tipos de fórmula; Oxirredução Funções inorgânicas: Conceitos; Classificação e Nomenclatura; Função óxido; Função base; Função sal. Hidretos metálicos; Propriedades e preparação das funções inorgânicas. Reação Química: Reação e equação química; Classificação das reações químicas; Balanceamento das equações químicas. Leis das combinações químicas: Leis ponderais, Leis volumétricas; Cálculo estequiométrico. Introdução aos estudos dos gases: Gases ideais e suas leis; Princípio do Avogadro; Equação de Clayperon; Lei das Pressões Parciais; Misturas gasosas; Teoria cinética dos gases. Soluções: Conceito; Classificação; Unidades e tipos de concentração; Diluição; Volumetria de neutralização. Efeitos energéticos nas reações químicas: Calores de reação, formação, combustão, dissolução e decomposição. Eletroquímica: Reações de oxidação; Espontaneidade de uma reação; Células eletroquímicas e eletrolíticas; Aspectos qualitativo e quantitativo da eletrólise. Equilíbrio Químico: Processos reversíveis; Fatores que deslocam o equilíbrio; Princípio de Le Chatelier. Equilíbrio Iônico: Constante de ionização; Produto iônico da água e pH; Solução tampão. Estudo do Carbono: Hibridação do carbono; Ligações sigma e pi;Classificação dos átomos, cadeias carbônicas; Radicais orgânicos e nomenclatura. Funções Orgânicas: Conceito e grupamento funcional; Fórmula geral e estrutural; Classificação; Nomenclatura-IUPAC. Isomeria: Isomeria plana; Isomeria espacial. Estudo das Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos (alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, ciclanos, hidrocarbonetos aromáticos); Haletos orgânicos; Funções orgânicas oxigenada (álcool, fenóis, éteres, aldeídos,cetonas, ácidos carboxílicos e esteres); Funções orgânicas nitrogenadas (aminas, amidas, nitrilas e nitrocompostos); Propriedades físicas e químicas.

PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO REGULAR - DISCIPLINA: BIOLOGIA

Citologia: Teorias sobre a vida na Terra: Abiogênese, Biogênese e Hipótese de Oparin, Bioquímica Celular, Compostos orgânicos e inorgânicos. Morfologia celular: estrutura e funções da membrana, parede celular, citoplasma, orgânulos citoplasmáticos e núcleo celular. Metabolismo celular: ação enzimática, fermentação, respiração, fotossíntese, síntese e autoduplicação do DNA, síntese proteica e código genético. Divisão celular (mitose e meiose). Reprodução e embriologia: Tipos de Reprodução, Gametogênese, Fecundação. Embriologia Animal: o desenvolvimento embrionário (segmentação, gastrulação, organogênese), desenvolvimento embrionário do anfioxo e dos anfíbios, anexos embrionários, desenvolvimento embrionário dos mamíferos. Histologia: O surgimento da multicelularidade e suas vantagens, diferenciação celular, tecido epitelial (características e classificação), tecido conjuntivo (características, tipos de tecido, a origem do tecido conjuntivo), tecido muscular (características, tipos de tecidos), tecido nervoso. Vírus: Estrutura, diversidade e reprodução, bacteriófagos, doenças causadas por vírus (AIDS, HPV, etc.) Reino Monera: Morfologia das bactérias autotróficas e heterotróficas, importância das bactérias, doenças causadas por bactérias, cianobactérias, morfofisiologia das cianofíceas, Quimiossíntese. Reino Protista: Algas unicelulares ou coloniais eucariontes: Estrutura e reprodução das Euglenophytas, Pyrrophytas e Crysophytas. Características gerais dos protozoários: Flagelados, Esporozoários. Ciliados e Sarcondíneos, doenças causadas por protistas. Reino Fungi: Classificação dos fungos,características gerais, estrutura e reprodução dos Zygomycotina, Basidiomycotina, Deuteromycotina, Ascomycotina. Importância dos fungos. Líquen. Reino Plantae: Classificação das plantas. Clorophyta, Phodophyta, Bryophyta e Pteridophyta (características gerais, reprodução, ciclo de vida,importância). Gimnospermas (origem, reprodução, ciclo de vida, distribuição no mundo e no Brasil). Principais diferenças em relação a uma Angiosperma: origem reprodução, ciclo de vida, tipos de reprodução (sexuada e assexuada), principais características das monocotiledôneas e dicotiledôneas; tecidos vegetais, morfologia da flor, tipos de polinização, estrutura e classificação dos frutos e sementes; organografia e anatomia da raiz, caule e folha. Tecidos de condução, sustentação e revestimento. Fisiologia: transpiração, hormônios e respostas aos estímulos. Reino Animalia: Classificação e regras de nomenclatura zoológica. Anatofisiologia Comparada. Características gerais e reprodução dos filos: Porífera, Cnidária, Platyhelminthes, Nematoda, Annelida, Mollusca, Arthropoda, Echinodermata e Chordata. Genética: Conceitos fundamentais: gene, genes, letais, cromossomos, alelo, dominância, recessividade, co-dominância, pleitropia e epistácia, leis de Mendel. Teoria Cromossômica de herança (ligação gênica). Tipos de Herança: com e sem dominância, herança quantitativa, herança ligada ao sexo, influenciada ao sexo, herança limitada ao sexo, alelos múltiplos, interação gênica e cromossômicas na espécie humana, origem e características das mutações. Variabilidade Genética: sexo, recombinação genética, permuta genética. Evolução: Lamarckismo, Darvinismo e Neodarvinismo. Genética de populações e a formação de novas espécies: o equilíbrio de Hardy-Weiberg, raciação, especiação, raciação adaptativa e convergência. Evidências da evolução orgânica. Evolução dos grandes grupos e evolução do homem. Ecologia:Conceitos básicos: indivíduo, população, espécie, comunidade, ecossistema, cadeias e teias alimentares, habitat, nicho ecológico, fluxo de energia, pirâmides de energia e biomassa. Ciclo de matéria e ciclos biogeoquímicos (ciclo da água, de nitrogênio, do carbono e do fósforo). Dinâmica de populações e comunidades: Relações entre os seres vivos. Equilíbrio ecológico, adaptações, sucessão ecológica. Biomas aquáticos: marinhos, de água doce e estuários. Biomas terrestres: desertos, tundra, taiga, florestas temperadas e tropicais, manguezal, zona costeira, campos cerrados, caatingas, cocais. Fatores de desequilíbrio ecológico: alterações bióticas do ecossistema, introdução e extinção de espécies no ecossistema, alterações abióticas do ecossistema, poluição, controle dos problemas ecológicos. Noções de biodiversidade.

PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO REGULAR - DISCIPLINA: HISTÓRIA

Idade Antiga: Conceito, Periodização, Fontes Históricas, Grécia, Roma, Reinos Bárbaros, A Expansão do Cristianismo, A Igreja na Estrutura do Cristianismo. Idade Média: Feudalismo,Formação, Instituições e Relações. A Expansão Comercial e as Cruzadas, Formação das Monarquias Nacionais. A Crise do Feudalismo. Idade Moderna: Humanismo, Renascimento, Reforma e Contra-Reforma. Os Estados Nacionais e o Absolutismo Monárquico (Portugal, Espanha, Inglaterra, e França), o Mercantilismo, O Expansionismo Espanhol e Português. O Antigo Sistema Colonial. As Revoluções Inglesas do séc. XVII. O Iluminismo e o Despotismo Esclarecido. A Revolução Industrial. Idade Contemporânea: A Revolução Francesa e o Império Napoleônico. As Revoluções Liberais de 1830. As Revoluções de 1948. As Doutrinas Sociais do séc. XIX. O Imperialismo Europeu e o Neoliberalismo. 1ª Guerra Mundial. A Revolução Russa. A Crise de 1929. O Nazi-Facismo. A 2ª Guerra Mundial. A Guerra Fria e o Mundo Polarizado. A Descolonização da Ásia e África. A Crise do Bloco Socialista. A Nova Ordem Mundial. A Globalização Capitalista. O Neoliberalismo. História da América: A América no séc. XIX: A Formação dos Estados Nacionais e Liberais na América Latina. Os EUA no séc. XIX: A América na 1ª metade do séc. XX. A Revolução Mexicana. A Crise do Modelo Oligárquico na América Latina. O Populismo na América. A Revolução Cubana, a América na Nova Ordem Mundial. A Redemocratização da América Latina. História / Brasil / Maranhão: Brasil Pré-colonial: O ameríndio brasileiro. As primeiras expedições e o sentido da colonização. Capitanias Hereditárias. Governo Geral, Economia e Sociedade colonial. A União Ibérica. As Invasões estrangeiras. Os Movimentos Nativistas. Ação Missionária no Maranhão. A 1ª fase da Colonização no Maranhão (1615 - 1755) 2ª fase da Colonização no Maranhão. A Crise no Antigo Sistema Colonial. Os Movimentos Emancipacionistas. A Independência do Brasil. A Adesão do Maranhão à Independência. A Balaiada. O 1º Reinado. O Período Regencial. O 2º Reinado. A Política Externa Brasileira. Economia, Política Sociedade e Cultura Maranhense no séc. XIX. A Crise do Império e a Proclamação da República. A República das Espadas e a República Oligárquica. A Economia, movimentos sociais e urbanos. As Oligarquias no Maranhão. A Indústria Têxtil e a Emergência do Babaçu na economia Maranhense. A Semana da Arte Moderna. A Crise da República Oligárquica. As Revoltas tenentistas. A Revolução de 30 e o período de Vargas As Políticas Econômicas e Sociais. O Populismo no Brasil, Nacionalismo e Desenvolvimento. O Movimento Operário. O Sistema Partidário. A Crise do Populismo. O Maranhão no período Populista: Oligarquia Vitorinista. A Crise na Indústria Têxtil. O Período Militar no Brasil A política econômica e seus efeitos sociais. A Repressão Militar e sua contestação. A Crise do Regime Militar. A Crise Econômica. A Abertura Política. A Reorganização dos Movimentos Sociais. O Maranhão no Período Militar. As Oligarquias Maranhenses. A Penetração do grande capital e suas consequências sociais. Os Conflitos Agrários. A Nova República Brasileira. História da África e dos Afrodescendentes: a historiografia e a África. O Egito e as sua realizações Culturais e Tecnológicas. Os Impérios de Ghana e do Mali. Heranças Étnico-culturais e político-econômicas dos africanos no Brasil.

PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO REGULAR - DISCIPLINA: GEOGRAFIA

Leitura e Representação do Espaço Geográfico: Formas de representação, leitura e interpretação de documentos cartográficos, coordenadas geográficas e UTM, fusos horários. A Paisagem Natural e suas Interações Ambientais: Composição, estrutura e dinâmica da atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera. A natureza segundo o funcionamento integrado dos componentes físicos e antrópicos. Conceitos de Geossistema e desenvolvimento sustentável. Problemas ambientais: ocupação, exploração, poluição, consumo e formas de produção. Conceitos Demográficos, Econômicos e Geopolíticos: Composição, estrutura e dinâmica da população, os sistemas econômicos, a industrialização e circulação de mercadorias, a globalização dos espaços, relações sócio-econômicos internacionais, recursos naturais e fontes de energia. Espaço Geográfico Brasileiro e Maranhense: Localização e situação. O ambiente natural: composição estrutura e dinâmica dos elementos da paisagem: geologia,relevo, solos, clima, vegetação e hidrografia. Domínios morfoclimáticos. O ambiente humanizado: composição, estrutura e dinâmica da população. Produção, circulação e consumo de bens e mercadoria. A urbanização, a regionalização e as relações internacionais brasileiro e maranhenses. Produção e Gestão do Espaço Geográfico: o espaço rural e urbano:delimitação, diversidade, composição, formas de ocupação e aproveitamento, evolução e modernização. Relações campo-cidade e cidade-campo. Atividades produtivas: agropecuária,agroindústria, localização industrial, relações de trabalho no campo e na cidade.

PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO REGULAR - DISCIPLINA: SOCIOLOGIA

Epistemologia das Ciências Sociais - Regras do método Sociológico. Sujeito e Objeto, interlocutor e informante, teoria ator-rede. O pensamento de Popper, Kuhn e Feyerabend. Metodologia e métodos das Ciências Sociais - Trabalho de campo, survey, análise de discurso, grupo focal, tipos de entrevista. Correntes teóricas principais - Positivismo, interacionismo, evolucionismo, difusionismo, estruturalismo, funcionalismo, sociologia compreensiva, materialismo histórico, relativismo, perspectivismo, pós-modernismo, fenomenologia, história dos conceitos, liberalismo, socialismo, social democracia. Conceitos a serem manejados - Fato social, ação social, indivíduo e sociedade, redes sociais, divisão social do trabalho, estratificação social, dominação, poder simbólico, conflito e mudança social, cultura, ideologia; instituições, carisma, tradição, modernidade e pós modernidade, urbanização, rural-urbano, estado, habitus, poder simbólico, parentesco, sistemas partidários, sistemas eleitorais, regimes de governo, formas clássicas de governo (monarquia, aristocracia, democracia) e sistemas de governo (parlamentarismo e presidencialismo), formas de estado, burocracia. Cenários privilegiados de análise - Movimentos Sociais, Espaços Segregados, Populações Marginalizadas, Migração, Relações Raciais, Movimentos Culturais, Violência e Segurança Pública, Elites políticas e financeiras, Justiça, Educação, Consumo, Trabalho, Meio ambiente, Planejamento Urbano. Sociologia e Ensino: O ensino de Sociologia e suas indagações na atualidade: a tradução do saber sociológico para o aluno; as estratégias didáticas; a seleção de conteúdos; os objetivos da Sociologia no ensino médio; a contribuição das aulas de Sociologia para o desenvolvimento do senso crítico.

PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO REGULAR - DISCIPLINA: FILOSOFIA

Temas e áreas da Filosofia: Metafísica, Ética, Política, Teoria do Conhecimento, Lógica e Estética - os conceitos fundamentais e delimitações das respectivas áreas. A sistematização do conhecimento filosófico. As atitudes relacionadas ao despertar para o filosofar. A especificidade da reflexão filosófica. A articulação entre os temas da Filosofia e a História da Filosofia. A Filosofia e suas origens na Grécia Clássica: mito e logos, o pensamento filosófico; a relação entre Filosofia e a pólis, as condições históricas e suas relações com a filosofia nascente. Filosofia Antiga: as questões propostas pelos présocráticos. A maiêutica socrática. Platão. Platão: a realidade, o conhecimento e a polis. Aristóteles: os princípios da metafísica, da política e da ética. Filósofos do período: présocráticos,Sócrates, Platão e Aristóteles. O período helenista: a filosofia estoica, a filosofia epicurista e os modelos de vida feliz. Filósofos do período: Epicuro, filósofos estóicos. Filosofia medieval: a Patrística; as relações entre Fé e Razão, a questão do livre arbítrio; a querela dos universais. A sistematização escolástica. Filósofos do período: Agostinho, Abelardo, Tomás de Aquino, Guilherme de Occam. Filosofia moderna (séculos XV ao Iluminismo) e seus temas: o antropocentrismo moderno, o humanismo, a revolução científica moderna, o surgimento do sujeito do conhecimento e o aparecimento do indivíduo; racionalismo, empirismo e apriorismo; a importância do método. A emergência do Estado Moderno: as teorias políticas do período (Hobbes, Locke, Rousseau). Filósofos do período: Thomas Morus, Pico Della Mirandola, F. Bacon, Galileu, Descartes, Leibniz, Hobbes, Locke,Hume, Rousseau, Kant. Filosofia Contemporânea (século XIX até nossos dias): a instrumentalidade da razão; as relações entre ciência e técnicas; a noção de ideologia; a inserção das questões econômicas e sociais; os questionamentos da filosofia da existência; a linguagem; a comunicação, as tecnologias de informação e a sociedade do espetáculo; as relações entre saber e poder. Filósofos do período: Hegel, Comte, Marx & Engels, Nietzsche, a primeira geração da Escola de Frankfurt, Heidegger, Sartre, Wittgenstein, Foucault. Filosofia e Ensino: O ensino de Filosofia e suas indagações na atualidade: a tradução do saber filosófico para o aluno; as estratégias didáticas; a seleção de conteúdos; os objetivos da Filosofia no ensino médio; a contribuição das aulas de Filosofia para o desenvolvimento do senso crítico.

PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO REGULAR - DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA

Educação Física: Histórico, Características e Importância Social. Ordenamentos legais da educação física escolar: LDB, DCN´s e PCN´s. A Constituição Federal: da Educação, da Cultura e do Desporto. Tendências Pedagógicas da Educação Física na escola:desenvolvimentista, construtivista, crítico-emancipatória, concepção de aulas abertas, aptidão física e crítico-superadora. A Educação Física como instrumento de comunicação,expressão, lazer e cultura: a Educação Física e a pluralidade cultural. Materiais e equipamentos indispensáveis nas aulas de Educação Física. Conteúdos da educação física - Jogos: Concepção de Jogo; Jogos Cooperativos, Recreativos e Competitivos; Jogo Simbólico; Jogo de Construção; Jogo de Regras; Pequenos Jogos; Grandes Jogos; Jogos e Brincadeiras da Cultura Popular; Lutas: Lutas de distância, lutas de corpo a corpo;fundamentos das lutas; Danças: danças populares brasileiras; danças populares urbanas;danças eruditas clássicas, modernas, contemporâneas e jazz; danças e coreografias associadas a manifestações musicais; Esportes: individuais - atletismo, natação. Coletivos:futebol de campo, futsal, basquete, vôlei, handebol. Esportes com bastões e raquetes. Esportes sobre rodas. Técnicas e táticas. Regras e penalidades. Organização de eventos esportivos; Dimensão Social do esporte. Ginásticas: de manutenção da saúde, aeróbica e musculação; de preparação e aperfeiçoamento para a dança; de preparação e aperfeiçoamento para os esportes, jogos e lutas; ginástica olímpica e rítmica desportiva. Elementos organizativos do ensino da Educação Física: objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação escolar. Plano de ensino e plano de aula. Educação Física e educação especial. Princípios norteadores para o ensino da Educação Física: inclusão, diversidade, corporeidade, ludicidade, reflexão crítica do esporte, problematização de valores estéticos.

PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO REGULAR - DISCIPLINA: ARTE

Artes Visuais: Elementos Compositivos da Linguagem Visual: Ponto, Linha, Plano Superfície, Forma, Textura, Perspectiva, Cor, Espaços Cheios Vazios. História da Arte: Arte Indígena e Afro Brasileira; Civilizações Antigas: Egito, Grécia e Roma. Idade Média: bizantina, romântica e gótica. Arte Sacra Maranhense. Renascimento; Barroco (Europa e Brasil); Arquitetura Luso - Brasileira; Século XIX: Neoclassicismo; A Missão Artística Francesa no Brasil; Romantismo e Naturalismo; Impressionismo. Período Moderno do Século XX: Fauvismo; Surrealismo; Futurismo. A Semana de Arte Moderna no Brasil. Arte Contemporânea e sua influência no Brasil. Audiovisuais: fotografia e cinema. Artes Cênicas - Teatro Renascentista; Teatro Espanhol; Teatro Elisabetano e Shakespeare; Teatro Italiano e Comédia Del'arte; Teatro Clássico Francês, (Racine e Moliére); Teatro do Século XIX: Romantismo Alemão e Francês; Goethe e Schiller/Alexandre Dumas e Victor Hugo; Teatro Brasileiro; Primórdios do teatro no Brasil, Teatro Jesuítico e Teatro Brasileiro do Século XIX: João Caetano e sua influência, Teatro Nacionalista e a Comédia. Século XX: Teatro Naturalista/Realista, (Emile Zola, Henrick Ibsen, Anton Tchekov). Teatro no Maranhão: Aspectos Gerais do Teatro no Maranhão: principais movimentos até a década de 50 e segundo período do século XX; Teatro Artur Azevedo e sua história;

Movimentos de grupos não profissionais: Tema, Laborarte, Mutirão. Música - História da música: ênfase na cronologia, estudo dos principais gêneros musicais; Idade Média, Renascimento e Maneirismo musicais, Barroco (o Melodrama, a Ópera e a Música Sacra). Classicismo, Romantismo e Naturalismo Musicais; Século XX: Formação histórica da música popular urbana brasileira até a atualidade. Sociologia da música: Embate entre as tradições populares e o universo musical pop no Brasil; Indústria Cultural e a Música; A música brasileira (erudita e popular) e sua inserção na cultura do ocidente.

116266

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231