Prefeitura de Paranatama - PE

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANATAMA

ESTADO DE PERNAMBUCO

EDITAL 01/2009

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS

Notícia:   251 vagas de até R$ 1.385,00 para Prefeitura de Paranatama - PE

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PARANATAMA, Estado de Pernambuco, em cumprimento ao Art. 37, inciso II da Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município, torna pública a abertura de inscrições e as normas estabelecidas neste edital para a realização de concurso público de provas e de provas e títulos, para provimento dos cargos de Professor, criados pela Lei 1452/2008, de 18 de dezembro de 2008.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O concurso será regido por este Edital, seus Anexos, pelos princípios gerais do Direito que norteiam a Administração Pública.

1.2. A sua coordenação caberá a Comissão Organizadora do Concurso e aplicado pela COMEDE - Consultoria e Assessoria Medeiros Ltda.

1.1. O concurso destina-se a selecionar candidatos para admissão nos quadros do Município de Paranatama, pelo Regime Estatutário, aos cargos dispostos no anexo II deste Edital, onde se encontram também dispostos os respectivos vencimentos, carga horária e exigência.

1.2. A exigência para a admissão ao cargo deverá ser comprovada no ato da posse.

1.3. O processo seletivo ocorrerá por meio de aplicação de provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório, e provas de títulos, para professores, de caráter meramente classificatório, devendo quando da admissão, o candidato aprovado, ser submetido a procedimento pré-admissional e de exames médicos complementares, de caráter unicamente eliminatório.

1.4. Apenas os candidatos a professor que obtiverem classificação na prova objetiva, submeter-se-ão a prova de títulos.

1.5. Para os cargos de Operador de Máquina e Tratorista, os candidatos aprovados deverão se submeter à prova prática, de caráter eliminatório, em data a ser anunciada.

1.6. O candidato aprovado e classificado poderá ser convocado para ocupar cargo efetivo em todo o Sistema do Município, obedecendo ao critério de necessidades específicas da Municipalidade.

1.7. Toda menção a horário neste Edital terá como referência o horário local (Pernambuco).

2. DOS CANDIDATOS

2.1. São requisitos indispensáveis e cumulativos aos candidatos quando da admissão:

2.1.1. Ter sido aprovado e classificado no Concurso Público, em todas suas etapas, na forma estabelecida neste Edital e seus Anexos;

2.1.2. Estar quite com o serviço militar, se do sexo masculino;

2.1.3. Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, desde que estejam amparados pelo disposto no art. 12, § 1º da Constituição Federal;

2.1.4. Estar quite com obrigação eleitoral;

2.1.5. Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;

2.1.6. Ter habilitação especifica para o exercício do cargo, conforme especificado Anexo II deste Edital;

2.1.7. Ter boa conduta e não estar respondendo a processos, comprovando através de certidões das Justiças Comum (estadual e federal), Militar (estadual e federal) e Eleitoral.

2.1.8. Gozar de boa saúde física e mental comprovada mediante exame médico, determinado pelo Município de PARANATAMA.

2.1.9. Não ter sido demitido/exonerado da Prefeitura Municipal de Paranatama por justa causa, em decorrência de processo administrativo disciplinar ou, ainda, após avaliação da Comissão Permanente de Estágio Probatório.

3. DOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA

3.1. Às pessoas portadoras de deficiências é assegurado o direito da inscrição no Concurso Público de que trata este Edital, desde que a deficiência de que são portadoras seja compatível com as atribuições objeto do cargo em provimento.

3.2. Do total de vagas ofertadas neste Edital, 3% (três por cento) serão reservadas a pessoas com deficiência, desde que haja compatibilidade entre a deficiência da qual o candidato é portador e as atividades previstas para o desempenho da função, de acordo com o disposto no art. 97 da Constituição Estadual, arredondando para o número inteiro seguinte, caso fracionário.

3.3. Os candidatos deverão declarar quando do preenchimento do requerimento de inscrição, ser portador de deficiência, especificando-a.

3.4. O candidato aprovado e classificado, dentro do número de vagas destinadas a deficientes, será convocado para, antes da contratação, submeter-se à perícia médica, promovida pelo Município de Paranatama, e apresentar Laudo Médico original, ou cópia autenticada, emitido nos 12 últimos meses, atestando a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código da Classificação Internacional de Doença (CID), que terá decisão terminativa sobre a sua qualificação como portador de deficiência ou não, bem como sobre o grau de sua deficiência.

3.5. O candidato que necessite de recursos especiais deverá solicitá-lo por escrito, por meio de requerimento, junto a Secretaria de Administração Municipal com no mínimo 05 (cinco) dias de antecedência da aplicação da prova, utilizando modelo formulário Anexo V. A não-solicitação implicará a sua não-concessão.

3.5.1. A solicitação de condições especiais será atendida segundo os critérios de viabilidade e razoabilidade.

3.6. Serão considerados portadores de deficiência os candidatos enquadrados no disposto na Lei nº 7.853, de 24/10/1989, e no Decreto nº 3.298, de 20.12.1999, e suas alterações. Não serão considerados como deficiência visual os distúrbios de acuidade visual passível de correção.

3.7. Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas a deficientes estas serão preenchidas pelos demais candidatos aprovados com estrita observância da ordem de classificação.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. As inscrições serão presenciais e através da internet, no período constante do Calendário de Atividades, Anexo I deste Edital.

4.2. Antes de efetuar o recolhimento da taxa de solicitação da inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os pré-requisitos exigidos neste Edital.

4.3. Não será aceita inscrição condicional ou fora do prazo estabelecido.

4.4. Solicitação de Inscrição presencial:

4.4.1. Presencial.

4.4.2. Local para solicitar inscrição presencial: Biblioteca Municipal, Praça João Correia de Assis, s/n, Centro, PARANATAMA - PE.

4.4.3. Adquirir manual de inscrição ao valor de R$ 5,00 (cinco reais).

4.4.4. Preencher o Requerimento de Inscrição que acompanha o manual.

4.4.5. Pagar a taxa de inscrição em qualquer agência bancária ou posto de pagamentos que utilize o código FEBRABAN.

4.4.6. Entregar o comprovante de pagamento juntamente com o Requerimento de Inscrição do candidato, devidamente preenchido, no endereço acima, onde Candidato receberá o Comprovante do Requerimento de Inscrição devidamente autenticado e validado.

4.4.7. A efetivação da inscrição presencial só ocorrerá quando o candidato constar na lista de inscrições deferidas.

4.4.8. No caso de terceiro requerer inscrição este deve ser mediante procuração simples, especificar, no instrumento de mandato, o cargo ou emprego ao qual se candidata, juntando à inscrição a cópia da Cédula de Identidade do outorgante. O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador.

4.4.9. A divulgação da relação dos candidatos que tiveram seus requerimentos de inscrição deferidos e indeferidos estará disponível no endereço eletrônico www.comede.com.br, conforme calendário de atividades.

4.5. Solicitação de Inscrição pela internet.

4.5.1. A Solicitação de inscrição poderá ser através da internet, no endereço eletrônico www.comede.com.br.

4.5.2. O candidato deverá preencher o requerimento de inscrição e imprimir o boleto de pagamento da taxa de inscrição que poderá ser efetuado até o dia útil seguinte ao termino do prazo para solicitação de inscrição.

4.5.3. O preenchimento do requerimento de inscrição é de inteira responsabilidade do candidato.

4.5.4. A empresa utilizará as informações constates no requerimento de inscrição para manter contato com candidato e encaminhar todos os atos pertinentes ao concurso.

4.5.5. Para os candidatos que requererem sua inscrição por meio da internet não haverá taxa de aquisição do manual do candidato, devendo o mesmo fazer download do edital e seus anexos no endereço eletrônico www.comede.com.br.

4.5.6. O Documento para o pagamento da taxa de inscrição e aquisição do manual estará disponível no endereço eletrônico www.comede.com.br.

4.5.7. A COMEDE - Consultoria e Assessoria Medeiros Ltda. não se responsabilizará por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

4.5.8. As inscrições efetuadas somente serão acatadas após a comprovação de pagamento da taxa de inscrição.

4.5.9. Se a comprovação da inscrição não estiver disponível após 5 (cinco) dias da realização do pagamento, o candidato deverá enviar uma cópia do comprovante de pagamento e formulário de inscrição via fax para o numero 87.38354111.

4.6. Solicitação de Isenção da Taxa de Inscrição

4.6.1. A isenção deverá ser solicitada no local de solicitação da inscrição presencial, mediante requerimento do interessado, Anexo V do edital, disponível no manual do candidato.

4.6.2. O candidato deverá adquirir o manual de inscrição, preencher formulário de requerimento e juntar cópia do seu CadÚnico.

4.6.3. Poderá ser isentado do pagamento da taxa de inscrição o interessado que no dia da publicação oficial deste, já estiver regularmente inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto Federal n° 6.135, de 26/06/2007.

4.6.4. O requerimento para isenção da taxa de inscrição deverá, sob pena de indeferimento, indicar necessariamente: Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico.

4.6.5. A COMEDE consultará o órgão gestor do CadÚnico, para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato.

4.6.6. As informações prestadas no requerimento de isenção serão de inteira responsabilidade do candidato, podendo responder este, a qualquer momento, por crime contra a fé pública, o que acarretará sua eliminação do concurso, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único, art. 10 do Decreto Federal n° 83.936, de 06/09/1979.

4.6.7. Não será concedida isenção de taxa de inscrição ao candidato que: Omitir Informações e/ou torná-las inverídicas; Fraudar e/ou falsificar documentação.

4.6.8. O pedido de isenção de taxa de inscrição será analisado e julgado pela COMEDE.

4.6.9. A relação dos pedidos de isenção de taxa de inscrição será divulgada através do site www.comede.com.br.

4.6.10. O interessado disporá de 02 (dois) dias para contestar o indeferimento através de requerimento, na Secretaria de Administração Municipal, não sendo admitidos pedidos de revisão após tal prazo.

4.6.11. Os interessados que tiverem seus pedidos de isenção indeferidos, para validar a inscrição requerida, deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido no Anexo I deste Edital.

4.7. O período de inscrições poderá ser prorrogado a critério da Administração Municipal.

4.8. As taxas de inscrições corresponderão a: R$ 90,00 (noventa reais) para os cargos de professor do nível superior, R$ 60,00 (sessenta reais) para os cargos de nível intermediário e R$ 30,00 (trinta reais) para os cargos de nível de apoio.

4.9. O candidato é responsável por todas as informações contidas no requerimento de inscrição, sendo eliminado do certame, caso preste uma informação inexata.

4.10. O candidato só poderá inscrever-se utilizando os códigos dispostos no Anexo II deste Edital; caso haja desistência do cargo, o candidato deverá efetuar uma nova inscrição, sem devolução da taxa paga anteriormente.

4.10.1. O candidato que inscreva-se para mais de um cargo terá que optar ao qual concorrer, no caso das provas serem no mesmo horário.

4.11. Os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos no presente Edital serão apresentados por ocasião da posse.

4.12. A relação dos inscritos será divulgada na internet no endereço eletrônico www.comede.com.br, devendo ser observada pelos candidatos, visto que será contado desta data, o prazo de 02 (dois) dias úteis, para qualquer requerimento dos candidatos em relação à sua inscrição (inclusão, alteração de dados, etc.).

4.13. Havendo divergência entre o código e o nome do cargo, será considerado como válida a informação do nome do cargo.

4.14. O candidato que pagar o valor da taxa de inscrição não correspondente ao cargo selecionado constará em relação de inscrições pendentes, e terá que fazer opção a um dos cargos referente ao valor pago, no prazo estabelecido no item anterior, caso contrário, a inscrição será indeferida por haver divergência da taxa paga com o cargo apontado no Requerimento de Inscrição.

4.15. Não será aceito o pagamento da taxa de inscrição por meio de cheque e pagamentos de inscrição mediante depósito em caixa eletrônico "cash".

4.15.1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em seus Anexos, e Editais de retificação das quais não poderá alegar desconhecimento.

5. DA PROVA OBJETIVA

5.1. Nível Básico.

5.1.1. Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Educacionais, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Eletricista, Encarregado Abastecimento D'água, Encarregado de Obras, Gari, Jardineiro, Motorista B e D, Operador de Maquinas, Pedreiro, Pintor, Tratorista e Vigia.

5.1.2. Para os cargos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Educacionais, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Encarregado Abastecimento D'água, Encarregado de Obras, Jardineiro e Vigia, a prova constará de 30 (trinta) questões, sendo 15 (quinze) questões de Língua Portuguesa, 10 (dez) questões de Matemática e 05 (cinco) questões de Conhecimentos Gerais.

5.1.3. Para os cargos de Eletricista, Motorista B e D, Operador de Máquina, Pedreiro, Pintor e Tratorista, a prova constará de 30 (trinta) questões, sendo 10 (dez) questões de Conhecimentos específicos, 10 (dez) questões de Língua Portuguesa, 05 (cinco) questões de Matemática e 05 (cinco) questões de Conhecimentos Gerais.

5.1.4. Todas as questões serão de Múltipla escolha, sendo 01 (uma) correta.

5.2. Nível Médio.

5.2.1. Agente Administrativo, Assistente Administrativo Educacional, Almoxarife, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar Odontológico, Escriturário, Operador de Computador, Professor com Magistério, Técnico Agrícola e Técnico em Enfermagem.

5.2.2. Para os cargos de Agente Administrativo, Assistente Administrativo Educacional, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar Odontológico, Almoxarife e Escriturário, a prova constará de 30 (trinta) questões, sendo 15 (quinze) questões de Língua Portuguesa, 10 (dez) questões de Matemática e 05 (cinco) questões de Conhecimentos Gerais.

5.2.3. Para os cargos de Operador de Computador, Técnico Agrícola e Técnico em Enfermagem, a prova constará de 30 (trinta) questões, sendo 10 (dez) questões de Conhecimentos específicos, 10 (dez) questões de Língua Portuguesa, 05 (cinco) questões de Matemática e 05 (cinco) questões de Conhecimentos Gerais.

5.2.4. Para os cargos de Professor com Magistério, a prova constará de 30 (trinta) questões, sendo 10 (dez) questões de Conhecimentos Pedagógicos específicos, 10 (dez) questões de Língua Portuguesa, 05 (cinco) questões de Matemática e 05 (cinco) questões de Conhecimentos Gerais.

5.2.5. Todas as questões serão de Múltipla escolha, sendo 01 (uma) correta.

5.3. Nível Superior.

5.3.1. Assistente Social, Biomédico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico Ambulatório, Médico Plantonista 12h, Médico Plantonista 24h, Nutricionista, Odontólogo, Professor: Artes, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática, Psicólogo e Veterinário.

5.3.2. Para o cargo de Assistente Social, Biomédico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico Ambulatório, Médico Plantonista 12h, Médico Plantonista 24h, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo e Veterinário, a prova constará de 30 (trinta) questões, sendo 25 (vinte e cinco) questões de conhecimentos específicos, 05 (cinco) questões de Língua Portuguesa.

5.3.3. Para o cargo de Professor: Artes, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática, a prova constará de 30 (trinta) questões, sendo 20 (vinte) questões de conhecimentos específicos, 05 (cinco) questões de conhecimentos pedagógicos e 05 (cinco) questões de Língua Portuguesa.

5.3.4. Para o cargo de Professor - Língua Portuguesa, a prova constará de 30 (trinta) questões, sendo 25 (vinte e cinco) questões de Língua Portuguesa e 05 (cinco) questões de conhecimentos pedagógicos.

5.3.5. Todas as questões serão de múltipla escolha, sendo 01(uma) correta.

5.4. Os programas para todos os cargos estão dispostos no Anexo III.

6. DA REALIZAÇÃO DA PROVA OBJETIVA

6.1. A prova objetiva será na data constante no calendário de atividades em horário e local a serem publicado no Diário Oficial de Pernambuco e na Prefeitura de PARANATAMA.

6.2. O candidato deverá comparecer ao local da realização das provas com antecedência mínima de 01(uma) hora, munido do Documento de Identidade original, Comprovante de Inscrição e caneta esferográfica azul ou preta.

6.3. Serão considerados documentos de identidade: Carteiras expedidas pelos militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Conselhos, Ordens, etc.); Passaporte; Certificado de Reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgãos públicos que, por lei federal, valham como identidade; Carteira de Trabalho; Carteira Nacional de Habilitação (somente o modelo com foto).

6.3.1. Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo sem foto), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.

6.3.2. Não será aceita cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo do documento.

6.3.3. Por ocasião da realização da prova objetiva, o candidato que não apresentar documento de identidade original, na forma definida deste Edital, não poderá fazer as provas e será automaticamente eliminado do concurso público.

6.3.4. Caso o candidato não apresente, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, furto ou roubo, é obrigatória a apresentação do documento original que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, dentro do prazo de validade definido no documento.

6.3.5. Quando o documento de que trata o subitem anterior não mencionar o prazo de validade, considerar-se-á como válido, para fins deste edital, o documento que tenha sido emitido até 30 (trinta) dias antes da realização da Prova de Conhecimentos.

6.3.6. A identificação especial será exigida, também, do candidato cujo documento de identificação apresente dúvidas relativas à fisionomia ou à assinatura do portador.

6.3.7. Para a segurança dos candidatos e a garantia da lisura do certame, poderá haver coleta da impressão digital de todos os candidatos no dia de realização das provas da primeira etapa, como forma de identificação.

6.4. Não será permitida, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos nem a utilização de máquina calculadora e/ou similares, livros, anotações, impressos e/ou qualquer outro material de consulta. Não será permitida, também, a entrada de candidatos portando armas e/ou a utilização de aparelhos eletrônicos (celular, bip, telefone, walkman, receptor, gravador, etc.).

6.4.1. A COMEDE recomenda que o candidato não leve nenhum dos objetos citados no subitem anterior no dia de realização das provas.

6.4.2. A COMEDE não ficará responsável pela guarda de quaisquer dos objetos supracitados.

6.4.3. A COMEDE não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização da prova, nem por danos neles causados.

6.4.4. Não será permitida a entrada de candidatos no ambiente de provas portando armas. O candidato que estiver armado será encaminhado à Coordenação.

6.5. Acarretará a eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, à burla ou a tentativa de burla a quaisquer das normas definidas neste edital e/ou em outros editais relativos ao concurso, nos comunicados e/ou nas instruções constantes de cada prova, bem como o tratamento incorreto e/ou descortês a qualquer pessoa envolvida na aplicação das provas.

6.6. O candidato deverá permanecer obrigatoriamente no local de realização da prova por, no mínimo, uma hora após o seu início.

6.6.1. A inobservância do subitem anterior acarretará a não correção da prova e, conseqüentemente, a eliminação do candidato.

6.6.2. O candidato que insistir em sair do recinto de realização da prova deverá assinar o Termo de Ocorrência, declarando sua desistência do Concurso, lavrado pelo Coordenador Local.

6.7. Os três últimos candidatos a terminar a Prova deverão permanecer juntos na sala, sendo somente liberados após a entrega do material utilizado, ter seus nomes registrados na Ata e estabelecidas suas respectivas assinaturas.

6.8. Iniciada a prova, o candidato não poderá retirar-se da sala sem autorização. Caso o faça, não poderá retornar em nenhuma hipótese.

6.9. Ao terminar a prova, o candidato entregará, obrigatoriamente, ao fiscal de sala, o seu cartão de respostas, a sua prova discursiva e o seu caderno de prova.

a) O candidato poderá levar o caderno de prova, desde que presente na sala nos últimos 20 (vinte) minutos de aplicação das provas.

6.10. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em razão do afastamento de candidato da sala de provas.

6.11. Terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do concurso o candidato que, durante a realização das provas:

a) Usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais para a sua realização;

b) For surpreendido dando e/ou recebendo auxílio para a execução de quaisquer provas;

c) Faltar com a devida cortesia para com qualquer membro da equipe de aplicação da prova, as autoridades presentes e/ou aos demais candidatos;

d) Recusar-se entregar o material de prova ao término do tempo estabelecido.

e) Afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento do fiscal;

f) Ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha de resposta e/ou a folha de rascunho;

g) Descumprir as instruções contidas no caderno de provas;

h) Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;

i) Quando, após as provas, forem constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico, ter o candidato utilizado processos ilícitos, suas provas serão anuladas e ele será automaticamente eliminado do concurso;

j) Não preencher corretamente o requerimento de inscrição, impossibilitando o contato com o candidato.

6.12. No dia de realização da prova objetiva, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação de prova e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao conteúdo das provas.

6.13. Não haverá segunda chamada para nenhuma das provas.

6.14. O tempo máximo de duração, das provas, será de 03(três) horas a partir do início da sua realização, que será determinado pelo fiscal.

6.15. As marcações serão consideradas incorretas quando estiverem em desacordo com o edital e com as instruções da folha de respostas, tais como dupla marcação, marcação rasurada ou emendada e campo de marcação não preenchido integralmente.

7. DA AVALIAÇÃO DA PROVA OBJETIVA

7.1. A prova terá um valor máximo de 100 (cem) pontos.

7.2. O candidato que obtiver nota inferior a 50 (cinqüenta) pontos na prova escrita‑ eliminatória será desclassificado.

7.3. Qualquer candidato que deixar de comparecer a prova escrita-eliminatoria, qualquer que seja o motivo, será, de pronto, desclassificado.

8. DA CLASSIFICAÇÃO DA PROVA OBJETIVA

8.1. Os candidatos serão classificados se obtiverem nota igual ou superior a 50 (cinqüenta) pontos.

8.2. A classificação final dos candidatos obedecerá à ordem decrescente das notas finais por código a que está inscrito.

9. DA PROVA DE TÍTULOS

9.1. A prova de títulos terá valor máximo de 10 (dez) pontos.

9.2. A prova de títulos é de caráter apenas classificatório.

9.3. A prova de títulos realizar-se-á nos 2 (dois) dias subseqüentes a divulgação do resultado preliminar na Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Paranatama

9.4. Serão convocados para avaliações de títulos os candidatos ao cargo de Professor que obtiverem nota igual ou superior a 50 (cinqüenta) pontos na prova objetiva.

9.4.1. Os candidatos que por ventura tiverem nota alterada devido alteração de gabarito ou correção na pontuação terão o prazo de 2(dois) dias após a divulgação da nova relação para entregarem seus títulos.

9.5. Para o cargo de Professor de 1ª a 4ª série, Educação Infantil e EJA os Títulos terão valoração de 3 a 10 pontos, não cumulativos, aplicada apenas aos candidatos classificados na prova objetiva, conforme quadro adiante:

1.0

TÍTULOS DE PÓS-GRADUAÇÃO - (não cumulativos).

Valor Unitário

1.1

Doutorado "Strictu Sensu" ou Livre docência, reconhecida pelo MEC.

10

1.2

Mestrado "Scrictu Sensu", reconhecida pelo MEC.

08

1.3

Especialização "Latu Sensu" com exigência de aproveitamento e freqüência, com duração mínima de 360 horas, reconhecida pelo MEC.

05

1.4

Licenciatura Plena ou Graduação em Pedagogia e/ou nas áreas objeto deste concurso, desde que não sejam pré-requisitos para o emprego.

03

9.6. Para o cargo de Professor do nível superior os Títulos terão valoração de 05 a 10 pontos, não cumulativas, aplicada apenas aos candidatos classificados na prova objetiva, conforme tabela abaixo:

2.0

TÍTULOS DE PÓS-GRADUAÇÃO - (não cumulativos).

Valor Unitário

2.1

Doutorado "Strictu Sensu" ou Livre docência, reconhecida pelo MEC.

10

2.2

Mestrado "Scrictu Sensu", reconhecida pelo MEC.

08

2.3

Especialização "Latu Sensu" com exigência de aproveitamento e freqüência, com duração mínima de 360 horas, reconhecida pelo MEC.

05

9.7. Os títulos dos candidatos aprovados na prova objetiva deverão ser entregues no local de realização das inscrições em data e horário a serem informados após a divulgação do resultado da prova objetiva.

9.8. Os títulos deverão ser apresentados em cópia xerográfica legível, em (três) vias devidamente autenticados, acompanhados do formulário, anexo IV, dentro de envelope tamanho A4.

9.9. A inexatidão da informação, a falta de autenticação e/ou o não comparecimento no período de entrega dos documentos caracterizará a eliminação do candidato.

9.10. A pontuação para os cargos de professor poderá ser de até 110(cento e dez) pontos, sendo 100(cem) pontos da prova objetiva e 10(dez) pontos de títulos.

10. DA PROVA PRÁTICA

10.1. A prova prática será aplicada tão somente aos candidatos inscritos ao cargo de Operador de Máquina e Tratorista.

10.2. Esta prova, de caráter eliminatório, visa verificar a capacidade do candidato em desempenhar as atividades típicas da categoria funcional.

10.3. A prova prática tem caráter eliminatório.

10.4. Serão convocados para prova de prática ao cargo de Operador de Máquina e Tratorista os candidatos classificados na prova objetiva num total de cinco para cada cargo.

10.5. A prova terá um valor máximo de 100 (cem) pontos.

10.6. O candidato que obtiver nota inferior a 60 (sessenta) pontos na prova será considerado INAPTO e consequentemente reprovado.

10.7. A identificação correta do local da aplicação da prova prática e o comparecimento no horário determinado será de inteira responsabilidade do candidato.

10.8. Não haverá segunda chamada e recurso para a prova prática e o comparecimento no horário determinado será de inteira responsabilidade do candidato.

10.9. Os candidatos deverão apresentar-se para a Prova Prática, munidos da seguinte documentação:

10.10. Comprovante de inscrição no concurso;

10.11. Documento original de identidade.

10.12. Os candidatos aos cargos de Operador de Máquina e Tratorista serão avaliados, de acordo com os critérios estabelecidos no Anexo VI.

10.13. O candidato que não executar a Prova Prática de acordo com o estabelecido no Anexo VI será automaticamente eliminado do Concurso.

10.14. Esta Prova não terá nota classificatória, mas apenas a menção APTO ou INAPTO. O candidato avaliado como INAPTO será considerado reprovado no Concurso.

10.15. O candidato que tiver nota igual ou superior 60 (sessenta) pontos será considerado APTO nesta Etapa.

10.16. O início e o término da prova se farão com um aviso do avaliador.

10.17. Não será permitido ao candidato:

a) depois de iniciada a prova, abandonar o local antes da liberação do examinador;

b) dar ou receber qualquer tipo de ajuda técnica ou física.

10.18. Ao sinal de término da prova, o candidato deverá interrompê-la e aguardar sua liberação por parte do examinador. A não obediência a esta orientação acarretará na eliminação do candidato do Certame.

10.19. O resultado da prova será registrado pelo examinador na Ficha de Avaliação do candidato.

10.20. O candidato que vier acidentar-se, durante a Prova Prática, ficando impossibilitado de prosseguir na mesma, estará automaticamente eliminado do Concurso, não cabendo nenhum recurso contra esta decisão.

10.21. Não caberá ao COMEDE ou a Prefeitura de Paranatama nenhuma responsabilidade com o que possa acontecer ao candidato durante a realização desta prova.

10.22. O candidato que deixar de comparecer ou não atender à chamada, para a execução da prova, estará automaticamente eliminado do Concurso.

10.23. A relação dos candidatos aprovados será divulgada no quadro de aviso da Prefeitura de Paranatama e no site www.comede.com.br em 02(dois) dias úteis após a realização da prova.

11. DOS RECURSOS

11.1. O gabarito oficial preliminar estará disponível na data indicada no Anexo I, no site www.comede.com.br.

11.2. Serão admitidos recursos quanto: a) à formulação das questões; b) à opção considerada como certa nas provas objetivas; c) ao resultado das provas e; d) ao resultado final do Concurso Público.

11.3. Admitir-se-á um único recurso para cada candidato, para cada evento, sendo desconsiderado recurso de igual teor.

11.4. Somente serão apreciados os recursos expressos em termos convenientes e que apontarem as circunstâncias que os justifiquem, utilizando o formulário de recurso Anexo V, bem como tiverem indicados o nome do candidato, número de sua inscrição, cargo e endereço para correspondência, se interposto dentro do prazo.

11.5. O(s) ponto(s), da(s) questão (ões) eventualmente anulada(s) será (ão) atribuído(s) a todos os candidatos que participam do certame.

11.6. O prazo para interposição de recurso será de 2(dois) dias após a divulgação oficial, no caso de recurso referente à formulação de quesito, o prazo começa a contar da divulgação das provas, no caso de resultado das provas objetivas e gabaritos, a contar da divulgação oficial de cada um respectivamente.

11.7. O recurso interposto fora do prazo acima especificado, não será aceito.

11.8. Os recursos deverão ser protocolado em 03(três) vias junto à Comissão Organizadora do Concurso, na Secretaria de Administração Municipal, ou enviado via postal - sedex, para a Secretaria de Administração Municipal, Praça João Correia de Assis, 04, Centro, Paranatama/PE, CEP 55.355-000.

12. DO RESULTADO DA PROVA OBJETIVA

12.1. O resultado da prova objetiva ocorrerá no endereço eletrônico www.comede.com.br.

12.2. O gabarito será divulgado no endereço eletrônico www.comede.com.br 02 (dois) dias após a aplicação das provas.

12.3. A listagem geral de aprovados será publicada em ordem decrescente, de acordo com a nota obtida, segundo as informações contidas no Requerimento de Inscrição.

12.3.1. Na listagem geral de aprovados consta todos os candidatos, inclusive os portadores de deficiência.

12.4. A listagem de aprovado dos candidatos portadores de deficiência será publicada, em separado, em ordem decrescente, de acordo com a nota obtida, segundo as informações contidas no Requerimento de Inscrição.

13. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

13.1. Em caso de igualdade de notas, o desempate beneficiará sucessivamente o candidato que:

13.1.1. Tiver maior idade civil, na forma da Lei 10.741 de 1° de outubro de 2003.

13.1.2. Tiver maior número de acertos nas questões específicas da prova objetiva.

13.1.3. Tiver maior número de acertos nas questões de Língua Portuguesa da prova objetiva.

13.1.4. Tiver maior número de acertos nas questões de matemática da prova objetiva.

13.2. Para o Cargo de Professor de Língua Portuguesa, em caso de igualdade de notas, o desempate beneficiará sucessivamente o candidato que:

13.2.1. Tiver maior idade civil, na forma da Lei 10.741 de 1° de outubro de 2003.

13.2.2. Tiver maior número de acertos nas questões de Língua Portuguesa.

13.2.3. Tiver maior número de acertos nas questões de Conhecimentos Pedagógicos.

13.3. Caso a prova objetiva não se aplique algum dos critérios descrito no item acima o critério de desempate inicia-se pelo item seguinte.

14. DOS CRITÉRIOS DE ADMISSÃO

14.1. A admissão obedecerá rigorosamente à ordem de classificação final para cada código de inscrição, ficando a concretização desse ato, condicionada às disposições legais e às necessidades de pessoal do Município de PARANATAMA.

14.2. Para todas as categorias, são condições de admissão:

14.2.1. Estar quite com o serviço militar, se do sexo masculino;

14.2.2. Estar quite com a obrigação eleitoral;

14.2.3. Apresentar cópia da Cédula de Identidade, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento e/ou Casamento e CPF;

14.2.4. Ter habilitação especifica para o exercício do cargo, conforme especificado no Anexo II deste Edital;

14.2.5. Declaração de bens;

14.2.6. Declaração negativa de acumulação de cargo público;

14.2.7. Ter boa conduta e não estar respondendo a processos, comprovando através de certidões das Justiças Comum (estadual e federal), Militar (estadual e federal) e Eleitoral;

14.2.8. Gozar de boa saúde física e mental comprovada mediante exame médico, determinado pelo Município de PARANATAMA;

14.2.9. Uma fotografia recente tipo 3x4;

14.2.10. Idade mínima de 18 anos.

14.3. Para o cargo de Eletricista o candidato deverá comprovar através da carteira profissional experiência na área.

14.4. O candidato deverá comprovar, na data de admissão, as informações constantes na inscrição, utilizadas no critério de desempate, e na prova de títulos.

15. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

15.1. O concurso terá prazo de validade de 01 (um) ano, contado da data de sua homologação, prorrogável por mais 01 (um) ano consecutivos, a critério da Administração Municipal, por Decreto específico.

15.2. O resultado final do concurso será homologado pelo Senhor Prefeito do Município de PARANATAMA.

15.3. A inscrição do candidato importará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação tácita das condições do concurso, tais como se acham estabelecidas neste Edital, seus anexos e alterações.

15.4. É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados oficiais referentes a este concurso público no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, os quais também serão divulgados integralmente na Internet, no endereço eletrônico www.comede.com.br.

15.5. Qualquer correspondência deverá ser postada, via SEDEX, para Comissão Organizadora do Concurso na Secretaria de Administração Municipal, com endereço na Praça João Correia de Assis, 04, Centro, Paranatama/PE, CEP 55.355-000.

15.6. Qualquer requerimento deve utilizar o modelo do Anexo V.

15.7. O candidato que desejar requerer documentos ou informações ou relatar a COMEDE fatos ocorridos durante a realização da primeira etapa do concurso deverá fazê-lo à comissão organizadora do concurso, utilizando os meios dispostos no subitem anterior.

15.8. Não serão dadas, por telefone, informações a respeito de datas, locais e horários de realização das provas. O candidato deverá observar rigorosamente os editais e os comunicados a serem divulgados.

15.9. A inexatidão das informações ou as irregularidades dos documentos eliminarão o candidato ao concurso, tornado sem efeito os atos decorrentes da inscrição.

15.10. A chamada para admissão poderá ser feita por mala direta ou comunicação via Correios, unicamente pelo endereço constante do requerimento de inscrição ou de sua alteração, ou por edital publicado no Diário Oficial do Estado.

15.11. O Município de PARANATAMA excluirá do concurso àquele nomeado que não atender à chamada para admissão, posse, no prazo de 30(trinta) dias, convocando no seu lugar o imediatamente classificado.

15.12. O candidato deverá manter atualizado o seu endereço na Prefeitura Municipal de Paranatama, por meio de requerimento a ser enviado à Secretaria de Administração Municipal, conforme modelo Anexo V, enquanto estiver participando do concurso. Serão de exclusiva responsabilidade do candidato os prejuízos advindos da não atualização de seu endereço.

15.13. O candidato admitido deverá cumprir estágio probatório por período de 03 (três) anos, quando adquirirá a estabilidade após avaliação especial de desempenho, conforme art. 41 da Constituição Federal.

15.14. O candidato residente em PARANATAMA ou em outro Município, se classificado e nomeado, não terá direito à ajuda de custo para se deslocar até o local de trabalho, exceto quando regulamentado em Lei.

15.15. A classificação não assegura ao candidato o direito ao ingresso automático, mas apenas a expectativa de ser admitido, segundo as rigorosas ordens classificatórias, ficando a concretização deste ato, condicionada à observância das disposições legais pertinentes e, sobretudo, ao interesse e conveniência do Município de PARANATAMA.

15.16. O candidato aprovado e classificado, sendo convocado, poderá exercer sua função na zona urbana ou rural de acordo com a necessidade do Município de PARANATAMA.

15.17. Não será fornecido ao candidato, qualquer documento comprobatório de classificação.

15.18. Qualquer alteração no presente Edital será feita através de publicação afixada nos quadros de avisos da Prefeitura e no site www.comede.com.br.

15.19. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Concurso Público, criada por ato do Exmo. Sr. Prefeito do Município de PARANATAMA e de acordo com as normas legais vigentes.

15.20. Publique-se e cumpra-se.

PARANATAMA (PE), 27 de outubro de 2009.

José Teixeira Neto
Prefeito

ANEXO I

Calendário de Atividades

EVENTO

DATA

Período de Inscrição

27 de novembro a 24 de dezembro de 2009

Período de Pedido de isenção da Taxa de Inscrição

27 a 30 de novembro de 2009

Divulgação das isenções deferidas

09 de dezembro de 2009

Recurso contra o indeferimento de isenção

10 e 11 de dezembro de 2009

Decisão final dos recursos

18 de dezembro de 2009

Validação das inscrições

05 de janeiro de 2010

Confirmação de inscrições para quem não teve a inscrição validada

08 de janeiro de 2010

Divulgação dos locais e horários de provas

08 de janeiro de 2010

Data da realização das provas objetivas

10 de janeiro de 2010

Divulgação do Gabarito Preliminar

12 de janeiro de 2010

Recurso contra gabarito preliminar e prova objetiva

13 e 14 de janeiro de 2010

Divulgação do Gabarito Final

25 de janeiro de 2010

Divulgação do Resultado Preliminar

25 de janeiro de 2010

Recurso contra resultado preliminar

26 e 27 de janeiro de 2010

Prova de títulos

26 e 27 de janeiro de 2010

Resultado Prova de Títulos

03 de fevereiro de 2010

Recurso contra resultado prova de títulos

04 e 05 de fevereiro de 2010

Resultado Final

10 de fevereiro de 2010

ANEXO II - CARGOS

Cód.

Cargo

Exigência

Vagas

Vagas reservadas deficientes

Total de Vagas

Vencimento Base em R$

Carga Horária

E-01

Auxiliar Administrativo

Ensino Fundamental Incompleto

07

01

08

465,00

40h/semanais

E-02

Auxiliar de Serviços Educacionais

Sem exigência

35

02

37

465,00

40h/semanais

E-03

Auxiliar de Serviços Gerais

Sem exigência

24

01

25

465,00

40h/semanais

E-04

Coveiro

Sem exigência

01

01

02

465,00

40h/semanais

E-05

Eletricista

Ensino Fundamental Incompleto e experiência na área

01

-

01

600,00

40h/semanais

E-06

Encarregado Abastecimento D'água

Sem exigência

06

01

07

465,00

40h/semanais

E-07

Encarregado de Obras

Sem exigência

01

-

01

465,00

40h/semanais

E-08

Gari

Sem exigência

14

01

15

465,00

40h/semanais

E-09

Jardineiro

Sem exigência

01

-

01

465,00

40h/semanais

E-10

Motorista B

Alfabetizado e CNH categoria B

05

01

06

600,00

40h/semanais

E-11

Motorista D

Alfabetizado e CNH categoria D

01

01

02

700,00

40h/semanais

E-12

Operador de Máquinas

Alfabetizado

01

-

01

700,00

40h/semanais

E-13

Pedreiro

Alfabetizado

01

01

02

600,00

40h/semanais

E-14

Pintor

Ensino Fundamental Completo

01

01

02

465,00

40h/semanais

E-13

Tratorista

Alfabetizado

01

-

01

500,00

40h/semanais

E-14

Vigia

Sem exigência

12

01

13

465,00

40h/semanais

I-15

Agente Administrativo

Ensino Fundamental Completo

07

01

08

500,00

40h/semanais

I-16

Assistente Administrativo Educacional

Ensino Fundamental Completo

09

01

10

500,00

40h/semanais

I-17

Almoxarife

Ensino Fundamental Completo e Curso de Informático

01

-

01

485,00

40h/semanais

I-18

Auxiliar de Laboratório

Ensino Médio

01

-

01

465,00

40h/semanais

I-19

Auxiliar Odontológico

Ensino Médio

01

-

01

465,00

40h/semanais

I-20

Escriturário

Ensino Médio

01

01

02

700,00

40h/semanais

I-21

Operador de Computador

Ensino Fundamental Completo

01

01

02

600,00

40h/semanais

I-22

Professor com Magistério

Titulação em formação para o magistério em nível médio e/ou Normal Médio com habilitação para o magistério.

48

02

50

Conforme PCC

30h/semanais

I-23

Técnico Agrícola

Ensino Fundamental Completo e Curso Técnico

01

01

02

500,00

40h/semanais

I-24

Técnico de Enfermagem

Ensino médio completo e certificado de conclusão do curso técnico de enfermagem, expedido por instituição de ensino reconhecida e estar registrado no Conselho Regional de Enfermagem (COREN)

04

01

05

500,00

40h/semanais

S-25Assistente SocialCurso de Graduação em Serviço Social e Registro no CRESS01-01900,0020h/semanais
S-26BiomédicoCurso de Graduação em Biomedicina e Registro no CRBM01-01900,0020h/semanais
S-27EnfermeiroCurso de Graduação em Enfermagem e Registro no COREN010102900,0020h/semanais
S-28FarmacêuticoCurso de Graduação em Farmácia e Registro no CRF01-01900,0020h/semanais
S-29FisioterapeutaCurso de Graduação em Fisioterapia e Registro no CREFITO01-01900,0020h/semanais
S-30Médico AmbulatórioCurso Superior em Medicina e Registro no CRM0201031.385,0020h/semanais
S-31Médico Plantonista 12hCurso Superior em Medicina e Registro no CRM01-01635,00Por plantão
S-32Médico Plantonista 24hCurso Superior em Medicina e Registro no CRM020103885,00Por plantão
S-33NutricionistaCurso de Graduação em Nutrição e Registro no CRN01-01900,0020h/semanais
S-34OdontólogoCurso de Graduação em Odontologia e Registro no CRO01-01900,0020h/semanais
S-35Professor de ArtesLicenciatura Plena relacionada à área de atuação010102Conforme PCC150h/a
S-36Professor de CiênciasLicenciatura Plena relacionada à área de atuação020103Conforme PCC150h/a
S-37Professor de Educação FísicaLicenciatura Plena relacionada à área de atuação010102Conforme PCC150h/a
S-38Professor de Ensino ReligiosoLicenciatura Plena relacionada à área de atuação01-01Conforme PCC150h/a
S-39Professor de GeografiaLicenciatura Plena relacionada à área de atuação010102Conforme PCC150h/a
S-40Professor de HistóriaLicenciatura Plena relacionada à área de atuação010102Conforme PCC200h/a
S-41Professor de Língua InglesaLicenciatura Plena relacionada à área de atuação010102Conforme PCC200h/a
S-42Professor de Língua PortuguesaLicenciatura Plena relacionada à área de atuação050106Conforme PCC200h/a
S-43Professor de MatemáticaLicenciatura Plena relacionada à área de atuação060107Conforme PCC200h/a
S-44PsicólogoCurso de Graduação em Psicologia e Registro no CRP01-01900,0020h/semanais
S-45VeterinárioCurso de Graduação em Medicina Veterinária e Registro no CRMV010102900,0020h/semanais

ANEXO III

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PARA OS CARGOS DO NÍVEL BÁSICO

Auxiliar de Serviços Educacionais, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Encarregado de Abastecimento D'água, Encarregado de Obras, Gari, Jardineiro e Vigia.

LÍNGUA PORTUGUESA: Análise e compreensão de textos: informações explícitas e implícitas. Divisão silábica. Ortografia e acentuação gráfica.

MATEMÁTICA: Operações fundamentais: Problemas com Adição, Multiplicação, Subtração e Divisão; Sistema métrico decimal; Medidas de massa, medidas de comprimento e medidas de tempo; O Conjunto dos Números Naturais; Potenciação, Regras e Propriedades; Frações e Números Racionais.

CONHECIMENTOS GERAIS: PERNAMBUCO: Divisão, Aspectos Físicos, Humanos e Econômicos, Municípios; Aspectos históricos, Aspectos Culturais e seus dilemas, Aspectos Geográficos, Aspectos Hidrográficos, Aspectos Econômicos, disputas políticas, artes do seu povo, identidades Étnicas.

Conteúdo comum aos cargos de Auxiliar Administrativo, Eletricista, Motorista B e D, Operador de Máquina, Pedreiro, Pintor e Tratorista.

LÍNGUA PORTUGUESA: Análise e compreensão de textos: informações explícitas e implícitas. Divisão silábica. Ortografia e acentuação gráfica.

MATEMÁTICA: Operações fundamentais: Problemas com Adição, Multiplicação, Subtração e Divisão; Sistema métrico decimal; Medidas de massa, medidas de comprimento e medidas de tempo; O Conjunto dos Números Naturais; Potenciação, Regras e Propriedades; Frações e Números Racionais.

CONHECIMENTOS GERAIS: O Mundo em que vivemos: O Sistema Solar, A Terra; Brasil: Localização, Divisão Politico-Administrativa, Aspectos Físicos, Humanos e Econômicos, As regiões geográficas brasileiras; PERNAMBUCO: Divisão, Aspectos Físicos, Humanos e Econômicos, Municípios; Aspectos históricos, Aspectos Culturais e seus dilemas, Aspectos Geográficos, Aspectos Hidrográficos, Aspectos Econômicos, disputas políticas, artes do seu povo, identidades Étnicas; O Descobrimento do Brasil: Os primeiros habitantes capitanias hereditárias, Governos Gerais, Invasões; O Brasil Império: Independência, o primeiro reinado, as Regências, Segundo Reinado; O Brasil Republica: Proclamação da Republica, Os governos Republicanos, Os poderes que governam a Nação e o Estado.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO PARA OS CARGOS DE NÍVEL BÁSICO

ELETRICISTA

Conceito de Condutores, Tipos de Condutores Usuais, Dispositivos de Comando e Proteção. Tipos de Materiais para Instalações Elétricas e Telefônicas. Proteção Contra Choque Elétrico. Emendas e Terminações para Condutores. Montagens elétricas, manutenção corretiva em instalação elétrica. Materiais e instrumentos utilizados na atividade. Confecção de instalações elétricas em prédios públicos. Equipamentos e materiais: conhecimento e finalidades. Leitura de desenhos e esquemas de circuitos elétricos; limpeza e lubrificação de chaves compensadoras, substituição e ajuste de peças defeituosas. Noções de Segurança do trabalho: acidentes do trabalho, causas e prevenção. Normas de segurança: conceito e equipamentos

MOTORISTA B e MOTORISTA D

Regulamento Do Transito; Placas De Regulamento; Placas De Advertência; Conhecimentos Básicos Em Mecânica De Automóveis; Conhecimentos Básicos Em Eletricidade De Automóveis, automóveis Bi-combustível e Tri-combustível, Código De Trânsito Brasileiro. Conhecimentos De Mecânica Em Veículos Automotores: Classificação; Motor De Combustão Interna; Sistemas De Alimentação, Distribuição E Inflamação; Sistema Completo De Carburação Simples E Dupla; Processo De Injeção Eletrônica De Combustível; Processo De Lubrificação De Motores; Refrigeração De Motores; Sistema De Transmissão; Sistema De Freio E De Direção; Chassi E Carroceria; Sistema De Suspensão; Órgãos De Rodagem. Sistema Elétrico De Automóveis; Distribuidor - Suas Funções E Panes Mais Comuns; Alternador - Suas Funções, Tipos De Voltagem, Defeitos Mais Comuns E Como Consertá-Los; Bateria- Amperagem, Tipos E Funções Da Bateria; Sistema De Injeção Eletrônica De Combustível; Velas; Ignição; Platinado; Condensador; Sistema Elétrico Da Refrigeração De Autos; Instalação Elétrica De Autos Em Geral; Fusíveis - Amperagem, Características e Funções. Educação Ambiental. Combustíveis alternativos. Poluentes e não poluentes dos autos.

PEDREIRO

Conceito básico sobre Desenho Técnico, Planta Baixa, Cortes e Fachadas; Ferramentas de Trabalho; Conhecimentos Sobre Assentamento de Tijolo Y2 vez; 1vez e Pilar de Reforço em Parede de Tijolo de Y2 Vez; Conhecimentos Sobre Construção de Parede de Canto em Ângulo Reto de Tijolo de Y2 vez e 1 vez; Ligação de Paredes em Ângulo Reto e em Cruz; Conhecimento Sobre Divisão, Tipo de Bloco de Concreto e Argamassas : Preparação da Argamassa; Assentamento de Parede de Bloco de Concreto; Construção de Parede de Canto em Ângulo Reto com Bloco de Concreto; Conhecimento Sobre Argamassa de Reboco, Chapisco; Pontos de Mestras.

PINTOR

Conhecimentos das ferramentas; Tipos de tintas e bases; Solventes; Normas de segurança; Desintoxicação; Prática da função; Cores Canalizadas (NBR 6493 de Dez/80); Cores de Segurança (ABNT- NB/76 de 1959). Pintura de móveis e utensílios; Preparação de superfície e acabamento final; Aplicação de massa corrida; Tarefas e operações: escovação de paredes, caiação, pintura de paredes e tetos com tinta de emulsão, aplicação de verniz, pintura com tinta látex - PVA, esmalte sintético, pintura de calhas e peças galvanizadas, pintura de esquadrias de ferro e peças de alumínio. Conhecimento e manuseio de materiais necessários ao desempenho das tarefas.

OPERADOR DE MÁQUINA E TRATORISTA

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO: REGRAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO: 01 - Normas gerais de circulação e conduta; 02 - Regra de Preferência; 03 - Conversões; 04 - Classificação de Vias; LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO: 01 - Dos equipamentos obrigatórios; 02 - Dos Documentos de Porte Obrigatório; 03 - Da Habilitação; 04 - Das Infrações; SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO: 01 - a Sinalização de Trânsito; 02 - Gestos e Sinais Sonoros; 03 - Conjunto de Sinais de Regulamentação; 04 - Sinais de Advertência; 05 - Placas de Indicação; CONHECIMENTOS GERAIS DA MÁQUINA: 01 - Operação. Preparativos para funcionamento da Máquina; Parada do Motor; Painel de controle; Combustível, fluidos e lubrificantes; Compartimento do Operador; Principais controles de Operação; Controles da caixa de mudanças; Instruções para o manejo da máquina. 02 - Manutenção e Lubrificação: Principais pontos de lubrificação; Tabelas de manutenção periódica; Sistema de arrefecimento do motor; (radiador, correias, bomba d'água). 03 - Sistema de Combustível. 04 - Sistema Elétrico. 05 - Sistema de Frenagem. 06 - Sistema de Lubrificação do Motor. 07 - Sistema de Purificação de ar do motor. 08 - Conhecimentos Práticos de Operação e Manutenção da Máquina; 09 - Procedimentos de Segurança; 10 - Funcionamento Básico dos Motores; 11 - Direção; 12 - Freios; 13 - Pneus; Educação Ambiental. Combustíveis alternativos. Poluentes e não poluentes dos autos.

CONTEÚDO PARA OS CARGOS DO NÍVEL MÉDIO

CONTEÚDO COMUM PARA OS CARGOS DO NÍVEL MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA: Análise e compreensão de textos: tema e/ou o tópico central; idéias primárias e secundárias; características do tipo e gênero textual utilizado, bem como suas respectivas funções (expressiva, apelativa, poética, referencial, entre outras); relações lógico-discursivas (causalidade, temporalidade, conclusão, oposição, finalidade, condição) e registro formal ou informal da linguagem; implícitos e expressões metafóricas. Morfossintaxe: Função morfológica e sintática das palavras empregadas na oração; Articulação de elementos textuais: coesão e coerência; Ortografia e acentuação gráfica segundo a Nova Ortografia; Pontuação e crase; Semântica: emprego de homônimos e parônimos mais utilizados.

MATEMÁTICA: NÚMEROS NATURAIS E INTEIROS: adição, subtração, multiplicação e divisão; Números primos e compostos; Maior divisor comum e menor múltiplo comum; Sistemas de numeração, sistema decimal; Os Números Reais e operações com números Reais; Calculo de valor de um termo desconhecido em uma igualdade; Números Racionais: frações, números decimais, noções de ordem, potenciação e percentagem, regra de três simples e composta, juros simples e composto; Cálculo Algébrico, Operações com Polinômios; Equações e Inequações do 1º e do 2º Graus; Sistema de medidas de comprimento, de superfície, de volume, de capacidade, de tempo e de massa; Operações Algébricas, Produtos Notáveis; Fatoração Algébrica; Média aritmética Simples e ponderada e média geométrica; Introdução a Geometria nas séries do Ensino Fundamental.

CONHECIMENTOS GERAIS: O Mundo em que vivemos: O Sistema Solar, Os Planetas, A Terra - Composição, Movimentos, Pontos e Localizações; Brasil: Localização, Divisão Politico-Administrativa, Aspectos Físicos, Humanos e Econômicos, As regiões geográficas brasileiras, capitais e principais cidades; PERNAMBUCO: História, Divisão, Aspectos Físicos, Humanos, Culturais e Econômicos, Municípios; Aspectos históricos, Aspectos Culturais e seus dilemas, Aspectos Geográficos, Aspectos Hidrográficos, Aspectos Econômicos, disputas políticas, artes do seu povo, identidades Étnicas; O Descobrimento do Brasil: Os primeiros habitantes; As Capitanias Hereditárias, Governos Gerais e seus governadores, Invasões; O Brasil Império: A Independência, Principais movimentos, o primeiro reinado, as Regências, Segundo Reinado; O Brasil Republica: Proclamação da Republica, Os governos Republicanos; A velha República e a Nova República, seus presidentes, Principais conflitos, revoluções. Os poderes que governam a Nação e o Estado. Atualidades: Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, meio ambiente, tecnologia, desenvolvimento sustentável artes e literatura.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO PARA OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

OPERADOR DE COMPUTADOR

DOS: Principais Comandos; HARDWARE E SOFTWARE: Conceito, Tipos e Funções/Aplicações; WINDOWS 98SE, Me, 2000, XP e VISTA: Windows Explorer, Painel de Controle, Meu computador, Ferramentas de Sistema, Drivespace, Scandisk, Desfragmentador de Disco, Área de Transferência e Backup; INTERNET E INTRANET: Configurações Básicas e Navegação; MICROSOFT OFFICE 2000/2003 WORD: Formatação de textos em geral, Mala direta e Memorandos; EXCEL: Planilhas Eletrônicas, Gráficos e Funções. Manutenção e Instalação de HDs, Placas e Redes. Sistemas operacionais: Windows: 9x/ME/2000/XP professional, Linux. Microsoft Office 2000 / 2003/ 2007. REDES: Introdução e visão geral, a função dos cabos, os padrões existentes, combinações de rede local, gerenciamento através do HUB, cabeamento estruturado, gabinetes de fiação e conexões cruzadas, fios elétricos e aterramentos, da parede à mesa de trabalho, cabo de fibra ótica, teste e certificação de cabos, comunicação sem fio, Tecnologias básicas de rede, interligação de redes e o modelo de arquitetura, mapeamento de endereços de rede, os protocolos (IP, ARP, ICMP, UDP, TCD, DNS, FTP, SMTP, http, HTTPS), segurança e desempenho de redes, Firewalls.

PROFESSOR COM MAGISTÉRIO

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: Lei 9394/96 (LDB); Diretrizes Curriculares Nacionais; Parâmetros Curriculares Nacionais; Concepções e Tendências Pedagógicas Contemporâneas: Projeto Pedagógico Tradicional, Projeto Pedagógico Escola Nova, Projeto Pedagógico Tecnicista, Projeto Pedagógico Progressista; Concepções da teoria sócio-construtivista; Planejamento Escolar Elaboração de planos de ensino e de projetos; O planejamento escolar como organizador da ação educativa; Contribuições da Psicologia para o processo de ensino aprendizagem na Educação; Avaliação Escolar (concepções, funções, instrumentos). A Escola e sua função social. Novas Tecnologias (função e apoio na prática pedagógica). Processo de ensino aprendizagem nas dimensões cognitiva, socioafetiva e Cultural. Gestão Escolar e Processo Político Pedagógico numa perspectiva de inclusão, autonomia e qualidade social. Constituição de competências e processo de avaliação da aprendizagem. Lei 10.639/2003, que trata do ensino obrigatório da História da África e da Cultura Afro-Brasileira nas redes de educação básica, públicas e privadas. Legislação da EJA (Decreto nº 4834 de 08/09/2003; Decreto nº 5475 de 22/06/2005; Portaria 2645 de 22/09/2003; Portaria 602 de 07/03/2006 e Portaria 1352 de 20/07/2006). Lei 11.494 de 20 de junho de 2007 (FUNDEB). Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos - 2007.

TÉCNICO AGRÍCOLA

SOLO: Constituição; Principais propriedades físicas e químicas, Importância da matéria orgânica, Água e solo. FERTILIDADE E ADUBAÇÃO: Elementos essenciais às plantas; Sintomas de deficiência e excesso dos principais nutrientes nas plantas; Corretivos e fertilizantes - finalidade, emprego, identificação dos principais tipos, Cálculos de misturas. CONSERVAÇÃO DO SOLO: Erosão - efeitos nocivos e controle; Demarcação de curvas de nível. IRRIGAÇÃO E DRENAGEM: identificação dos principais tipos de irrigação e empregos; Importância e emprego da drenagem. SEMENTES: Qualidade de uma boa semente; Cuidados com o armazenamento; Testes de germinação e amostragem importantes para a determinação da qualidade. SEMENTEIRAS E VIVEIROS: Técnicas de construção de canteiros; Fumigação de leitos; Produção de mudas - semeadura, repicagem, raleamento e transplantio; Produção de mudas em copinhos de papel e bolsas plásticas; Técnicas de propagação vegetativa; Enxertia - identificação de tipos e usos. POMARES E HORTAS: Instalação e cuidados com uma horta e pomar; Classificação de pomares e hortas; Poda de plantas frutíferas. PAISAGISMO: Identificação e controle das principais ervas daninhas; Principais tratos culturais em plantas ornamentais. FITOTECNICA: identificação e uso dos principais equipamentos e ferramentas destinados aos cuidados com as plantas nas hortas, pomares e paisagismo. DEFENSIVOS AGRÍCOLAS: Identificação e noções sobre grau de toxidade, Técnicas de aplicação: cuidados, época, intervalo e equipamentos de aplicação e proteção. TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO (noções gerais): Agricultura especial - cana-de-açúcar, milho, feijão, macaxeira e batata-doce, hortaliças: tomate, pimentão, alface, repolho, beterraba, cenoura, cebola e coentro; Fruticultura - abacaxi, mamão e banana. ZOOTECNIA ESPECIAL (noções gerais sobre o manejo): apicultura, avicultura (galinhas e codornas), suinocultura. ENGENHARIA RURAL: Determinação de áreas e volumes.

TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Fundamentos de Enfermagem. Lei do exercício profissional. Ética e legislação profissional. Noções de Farmacologia. Admissão, alta, óbito. Assistência de enfermagem ao exame físico.Enfermagem nos exames ange angecomplementares. Assistência de enfermagem aos pacientes graves e agonizantes e preparo do corpo pós morte. Tratamento e assistência de enfermagem em:clínica médica, emergências, clínica medico-cirúrgica, pediatria, psiquiatria, ginecologia e obstetrícia, neonatologia. Doenças infecto parasitárias. Programa de imunização e rede de frios,conservação de vacinas,esquema básico de vacinação,vias de administração.Políticas Públicas de saúde.Saúde do idoso.Procedimentos técnicos relacionados ao conforto e à segurança do paciente:higiene,massagem de conforto,posições para exames,transporte do paciente e paciente terminal.Técnicas básicas: Sinais vitais,medicação, coleta de material para exames,técnicas de curativo, crioterapia, e termoterapia, nebulização, oxigenoterapia e sondagens. Controle de infecção hospitalar: assepsia e antissepsia, esterilização, controle e prevenção de infecção hospitalar Atuação do técnico de enfermagem na unidade de: clínica médica, cirúrgica, pré e pós operatório, emergências, hemorragia, envenenamento, choque, queimaduras, insuficiência respiratória e ressuscitação cardiopulmonar. Saúde da mulher: gravidez e suas complicações, parto e suas complicações, assistência do puerpério e suas complicações,prevenção do câncer cérvico-uterino, e mama, planejamento familiar. SUS: Legislação básica do SUS 8080/90 e 8142/90.NOAS -Norma Operacional de Assistência à Saúde. Política Nacional de Saúde do Idoso (Portaria 1395/ MG-10/12/99. Política de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência (Portaria 1060 GM/05/07/02). Programas: Saúde da Família, saúde da mulher, saúde da criança, saúde bucal, hipertensão, diabetes, tuberculose, hanseníase, saúde mental (Portaria GM 399/2006).

CONTEÚDO PARA OS CARGOS DO NÍVEL SUPERIOR

CONTEÚDO COMUM A TODOS OS CARGOS DO NÍVEL SUPERIOR

Língua Portuguesa: Análise e compreensão de textos: tema e/ou o tópico central; idéias primárias e secundárias; características do tipo e gênero textual utilizado, bem como suas respectivas funções (expressiva, apelativa, poética, referencial, entre outras); registro formal ou informal da linguagem; relações de sentido entre as palavras (sinonímia, antonímia, hiperonímia, homonímia e paronímia); relação metafórica entre as palavras; implícitos; coesão e coerência. Morfossintaxe: Função morfológica e sintática das palavras e emprego na oração; Articulação de elementos textuais: colocação pronominal, regência e concordância nominal e verbal, crase; Relação de sentido no interior do período composto por coordenação e subordinação. Pontuação; Ortografia e acentuação segundo a Nova Ortografia.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

ASSISTENTE SOCIAL

O Serviço Social na divisão social e técnica do trabalho: necessidades, finalidades, demandas e utilidades da profissão. Ética profissional em Serviço Social, Assistência Social como garantia de direitos: seguridade social (saúde, assistência social e previdência). Álcool, tabagismo, outras drogas e redução de danos; Aids: formas de transmissão, epidemia atualmente no Brasil e tratamento; DST: formas de transmissão e tratamento. Legislação profissional. Lei Orgânica da Assistência Social. Lei Orgânica da Saúde. Lei da Pessoa Portadora de Deficiência. SUAS - Sistema único de assistência social. Papel do serviço social no CAPS. Noções básicas de Doenças Mentais. Regulamentação da Profissão do Assistente Social. Código de Ética do Assistente Social. História, Fundamentos Teóricos e Éticos do Serviço Social. Instrumentos e Técnicas de Serviço Social. Planejamento e Pesquisa Social. Políticas Públicas: Políticas Educacionais e Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB); Políticas e Sistema Único de Saúde (SUS); Política Nacional e Estatuto do Idoso; Estatuto da Criança e do Adolescente; O planejamento e a administração como prática do Serviço Social; Serviço Social: prática de ajustamento ou transformação social;. Conhecimento das campanhas sanitárias; vacinações; programas; política e história da saúde pública e sua legislação.

BIOMÉDICO

Tópicos gerais - preparo de soluções; preparo de padrões para controle de qualidade; limpeza de material; sistema internacional de medidas; anticoagulantes; coleta de amostras. Bioquímica - determinações bioquímicas; determinações enzimaticas; determinações das provas funcionais; elelioforese na bioquímica clínica; espectrofotometria. Hematologia - estudo dos glóbulos vermelhos; estudo dos glóbulos brancos; estudo das plaquetas; imuno-hematologia. Bacteriologia - meios de cultura; esterilação; coloração; coproculturas; orofaringeo (cultura do material); geniturinário (cultura de material); hemoculturas; antibiograma. Iconologia - reações de precipitação; reações de aglutinação; reações de hemolose; imunoensaios (técnicas). Parasitologia - protozoários intestinais; helmintos intestinais; hemoparasitas; parasito dos tecidos; tecnícas laboratoriais. Urpanalise - características físicas; pesquisa dos componentes anormais; sedimentos copia. Parte Prática - Bacteriologia; cultura de urina, cultura das secreções orofaringeo; hemocultura. Técnicas sorologicas; precipitações; reações de hemoaglutinação. Parasitologia; métodos direto; sedimentação; conceituação. Bioquímica - determinações dos componentes orgânicos do sangue; determinações dos componentes inorgânicos do sangue; determinações das enzimas de importância química. Provas funcionais - função renal; função hepática; tolerância à glicose. Uroanalise - exame sumário. Hematologia - hemograma; eritrograma; leucograma.

ENFERMEIRO

Ética e legislação do exercício da enfermagem profissional. Assistência de enfermagem em Saúde da Criança - puericultura, AIDPI, criança feliz, teste do pezinho, suplementação de ferro e vitamina A. Assistência de enfermagem à saúde da mulher (planejamento familiar, pré-natal de baixo risco, puerpério, aleitamento materno, prevenção de câncer do colo de útero e mama). Assistência de enfermagem em clínica médica - programa de hipertensão e diabetes. Assistência de enfermagem à saúde do adolescente. Infecções sexualmente transmissíveis/ AIDS. Assistência de enfermagem à saúde do idoso. Assistência de enfermagem em Saúde Mental. Programa de imunização (calendário de vacinação da secretaria estadual de saúde do estado de Pernambuco, rede de frio, vias de administração). Assistência de enfermagem a doenças crônico - Degenerativas. Assistência de enfermagem à saúde do trabalhador. Assistência de enfermagem nas urgências e emergências (primeiros socorros, crises hipertensivas, distúrbios glicêmicos). Doença de notificação compulsória, doenças endêmicas de acordo com o perfil nosológico/ epidemiológico do Município. Enfermagem em saúde pública: Situação da saúde no país: peculiaridades regionais; atividades básicas de enfermagem em saúde pública; a epidemiologia e sua importância no campo da enfermagem; assistência de saúde pública na comunidade; Aplicação de técnicas educativas em enfermagem de saúde pública; Doenças transmissíveis e seu controle; Doenças sexualmente transmissíveis; importância do saneamento no meio ambiente; a prevenção das doenças e seus níveis. Saúde pública: Lei orgânica do SUS (8080/90), Legislação e Ética profissional, Lei 7498/86, NOAS. Legislação Básica do SUS (Leis Federais 8080/90 e 8.142/90). Noas 2002. Programa Estratégia Saúde da Família - PSF (Programa Saúde da Família) - Normas e Bases Operacionais. Pacto pela vida, em defesa do SUS e de Gestão - Port MS 399/2006. Doenças endêmicas de acordo com o perfil nosológico/ epidemiológico do Município: Dengue, esquitossomoses, hansen, turbeculose, DST/ AIDS, Leishimaniose, HAS, ICC - Insuficiência cardíaca congênita, dermatoses, diarréia, pneumonias, parasitoses, viroses, pré-natal de baixo risco, planejamento familiar, asmas, ansiedades, depressão, psicoses, diabetes millitus e vulvovaginites.

FARMACÊUTICO

Farmacologia - dinâmica de absorção, distribuição e eliminação de fármacos. Farmacodinâmica - mecanismos de ação das drogas e concentração da droga e seu efeito; Administração hospitalar: conceito, objetivo, classificação, estrutura organizacional; Farmácia hospitalar: histórico, conceito e objetivos, finalidades, tipologia, estrutura organizacional; Dispensação de medicamentos: individual, coletiva, por cota mista, dose sanitária, atendimento ambulatorial. Administração de materiais: calculo de estoque máximo e mínimo, ponto de requisição ou ressuprimento, controle de estoque por fichas ou processamento de dados, análise do consumo de medicamentos. Controle de qualidade: importância, procedimentos, medicamentos adquiridos, medicamentos produzidos na farmácia; Farmacovigilância: importância, objetivos e procedimentos; Farmácia clínica: objetivos, importância, orientação do paciente, integração com a equipe multiprofissional de saúde; Legislação Farmacêutica - Lei 3.820 de 11.11.60 - noções; Código de Ética Profissional - Resolução 290/90. Tópicos gerais - preparo de soluções; preparo de padrões para controle de qualidade; limpeza de material; sistema internacional de medidas; anticoagulantes; coleta de amostras. Bioquímica - determinações bioquímicas; determinações enzimaticas; determinações das provas funcionais; elelioforese na bioquímica clínica; espectrofotometria. Hematologia - estudo dos glóbulos vermelhos; estudo dos glóbulos brancos; estudo das plaquetas; imuno-hematologia. Bacteriologia - meios de cultura; esterilação; coloração; coproculturas; orofaringeo (cultura do material); geniturinário (cultura de material); hemoculturas; antibiograma. Iconologia - reações de precipitação; reações de aglutinação; reações de hemolose; imunoensaios (técnicas). Parasitologia - protozoários intestinais; helmintos intestinais; hemoparasitas; parasito dos tecidos; técnicas laboratoriais. Urpanalise - características físicas; pesquisa dos componentes anormais; sedimentos copia. Parte Prática - Bacteriologia; cultura de urina, cultura das secreções orofaringeo; hemocultura. Técnicas sorologicas; precipitações; reações de hemoaglutinação. Parasitologia; métodos direto; sedimentação; conceituação. Bioquímica - determinações dos componentes orgânicos do sangue; determinações dos componentes inorgânicos do sangue; determinações das enzimas de importância química. Provas funcionais - função renal; função hepática; tolerância à glicose. Uroanalise - exame sumário. Hematologia - hemograma; eritrograma; leucograma.

FISIOTERAPEUTA

VASCULAR PERIFÉRICO: Fisioterapia na Mastectomia, no Edema Linfático; Tratamento Fisioterapêutico nos amputados dos membros inferiores. CARDIOFISIOTERAPIA: Tratamento fisioterapêutico no pós-operatório das cirurgias cardíacas (avaliação funcional, instruções do paciente, treinamento respiratório), no pós-operatório: programa de reabilitação cardíaca. REUMATOFISIOTERAPIA: Tratamento fisioterapêutico na artrite reumatóide no adulto, na espondilite anquilosante, nas artroses, no ombro doloroso, nas lombalgias. PNEUMOFISIOTERAPIA: Semiologia do sistema respiratório - Provas de funções pulmonares, Tratamento fisioterapêutico nas doenças pulmonares obstrutivas crônicas ( D.P.0C), asma, bronquiectasias, fibrose cística; Treinamento muscular respiratório; Tratamento fisioterápico pré e pós-operatório nas cirurgias tóraco-abdominais, nebulizações, padrões musculares resperatórios, incentivadores respiratórios. FISIOTERAPIA EM PEDIATRIA: Enfermidades cirúrgicas ortopédicas em pediatria, disfunção cerebral (paralisia cerebral), tratamento fisioterápico nos toco-traumatismos (lesões do plexo braquial). NEUROFISIOTERAPIA: Tratamento fisioterapêutico na paralisia facial, na síndrome piramidal, na síndrome medular, na paralisia radial, na paralisia cubital. FISIOTERAPIA EM TRAUMATOLOGIA: Tratamento fisioterapêutico nas fraturas de Colles, nas fraturas de colo de fêmur, nas lesões ligamentares de joelho, nas lesões de menisco, nas lesões cápsulo-ligamentares de ombro.

MÉDICO PLANTONISTA 12h, 24h e MÉDICO AMBULATÓRIO

Cuidados gerais com o paciente em medicina interna. Doenças cardiovasculares: hipertensão arterial, cardiopatia isquêmica, insuficiência cardíaca, miocardiopatias e valvulopatias, arritmias cardíacas. Doenças pulmonares: asma brônquica e doença pulmonar obstrutiva crônica; embolia pulmonar; pneumonias e abscessos pulmonares; doença pulmonar intersticial; hipertensão pulmonar. Doenças gastrointestinais e hepáticas: úlcera péptica, doenças intestinais inflamatórias e parasitárias, diarréia, colelitíase, e colecistite, pancreatite, hepatites virais, e hepatopatias tóxicas, insuficiência hepática crônica, cirrose hepática, Doenças renais: insuficiência renal aguda, e crônica, glomerulonefrites, síndrome nefrótica, litíase renal, Doenças endócrinas: diabetes mellitus, hipotireoidismo e hipertireoidismo, tireoidite e nódulos tireoidianos, distúrbios das glândulas supra-renais, distúrbios das glândulas paratireóides. Doenças reumáticas: artrite reumatóide, espondiloartropatias, colagenoses, gota. Doenças infecciosas e terapia antibiótica: abordagem do paciente febril, malária, estreptococcias, endocardite infecciosa, estafilococcia, meningites, tétano, Febre tifóide, tuberculose, DST, leptospirose, resfriado comum, influenza, malaria, micoses sistêmicas, herpes simples e varicela-zoster, doença de Chagas, leishmanioses, sida e principais infecções oportunista. Distúrbios idroeletrolíticos e acidobásicos. Exames complementares invasivos e não-invasivos de uso corriqueiro na prática clínica diária. Emergências clínicas. Neoplasias: rastreamento e história natural das neoplasias ginecológicas, próstata, cólon e pulmão. Relação médico-paciente. Pré e pós-operatório: avaliação pré-operatória, critérios e complicações da transfusão de hemoderivados, profilaxia e tratamento do tromboembolismo venoso. Pré natal de baixo risco. Crescimento e desenvolvimento infantil e esquema básico vacinal. Doenças da pele: Dermatoses comuns, lesões pigmentares, distúrbios descamativos, dermatites vesiculares, eritemas , doenças bolhosas, e dermatite medicamentosa. Doenças do ouvido: inflamatórias e traumáticas, diagnóstico e tratamento. Doenças do nariz e seios paranasais. Pneumonias. Insuficiência respiratória aguda. Asma brônquica. Doença pulmonar obstrutiva crônica(DPOC) . Embolia pulmonar. Doenças da Pleura. Edema Pulmonar agudo.Pneumotórax. Tuberculose pulmonar. Neoplasias pulmonares. Sinais e sintomas das cardiopatias gerais. Testes diagnósticos.Endocardite infecciosa.Doença cardíaca valvar. Doença das artérias coronárias.Hipertensão arterial e emergências hipertensivas. Insuficiência cardíaca congestiva. Choque cardiogênico. Doenças da circulação e dos vasos. Anemias: Diagnósticos e tratamentos. Leucemias: Classificação, diagnóstico e tratamentos. Linfomas: diagnóstico e tratamento.Distúrbios da coagulação. Transfusões sanguíneas e hemoderivados. Doenças do estômago e duodeno: Hemorragia digestiva alta e baixa. Doenças do Intestino delgado, cólon e reto.Pancreatites aguda e crônica. Apendicite aguda. Colecistite aguda. Hepatites. Cirrose hepática. Neoplasias malignas de : estômago, intestino delgado e cólons, pâncreas, fígado. Distúrbios alérgicos e imunológicos: Imunoglobulinas , imunidade celular, doenças por imunodeficiência, imunogenética,e transplantes.Doenças alérgicas. Pielonefrites agudas e crônicas, glomerulonefrites, insuficiência renal aguda e crônica, doenças císticas dos rins, retenção urinária aguda, cólica renal, neoplasias renais. Diabetes Mellitus: Classificação, diagnóstico e tratamento. Coma hiperglicemico e hipoglicemico.Orientação dietética. Hiper e Hipotireoidismo. Diagnóstico e tratamento. Sinais e sintomas dos distúrbios osteo-articulares: Osteoartroses, artrite aguda e crônica, artrite gotosa, artrite infecciosa, infecções ósseas,e doenças autoimunes: febre reumática e lúpus eritrematoso sistêmico. Doenças da Próstata: Prostatite aguda e crônica, hiperplasia prostática benigna, incontinência urinária, bexiga neurogênica, calculose do sistema urinário, cistites, neoplasia de bexiga e neoplasia prostática. Distúrbios nutritivos; distúrbios do metabolismo das vitaminas. Infecção pelo HIV: Etiologia, fisiopatologia, epidemiologia, achados clínicos, diagnóstico diferencial, prevenção, tratamento e prognóstico. Doenças sexualmente transmissíveis. Agentes quimioterápicos e antibióticos: Indicações, contra-indicações, e efeitos colaterais. Doenças infecciosas e parasitárias: Viroses respiratórias.Mononucleose infecciosa.Rubéola.Varicela.Sarampo.Parotidite epidêmica, poliomielite infantil, raiva, febre tifóide, infecções estafilococicas, infecções estreptocócicas, meningites bacterianas e viróticas, salmoneloses, disenteria bacilar, coqueluche, difteria, tétano, septicemias, hanseníase, leptospirose, micoses superficiais e profundas.toxoplasmose, malária, leishmaniose tegumentar e visceral, amebíase, giardíase, doença de chagas, ancilostomíase, ascaridíase, tricuríase, oxiuríase, estrongiloidíase, filariose, teníase, esquistossomose mansônica. Envenenamentos agudos: diagnóstico e conduta.

NUTRICIONISTA

Nutrição em Saúde Pública: principais nutricionais do Brasil, em especial no Nordeste, - Programas de Assistência Integral à Saúde da Mulher e de Criança: terapia de reidratação oral - TRO, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança - programa de suplementação alimentar - PSA - vigilância alimentar e nutricional - indicadores diretos e indiretos do estado de nutrição comunidades - nutrição nos grupos etários no 1o ano de vida, pré - escolar, no adulto (gestantes e nutrizeis), Patologia da nutrição e Dietoterapia: - metabolismo basal - modificações da dieta normal para atendimento ao enfermo - alterações na nutrição ( obesidade, magresa, doenças carências) - patologias e dietoterapias aparelho digestivo, sistema endocrino, sistema cardiovascular - Técnica Dietética - introdução à técnica dietética - alimento: classificação, princípios nutritivos - seleção, preparo a perdas decorrentes - planejamentos de cardápios - Administração de Serviços de Nutrição: unidade de serviço de alimentação e nutrição - conceituação, tipos de serviços - planejamento físico, funcional, Lay - out, fluxograma peculiaridades da área física e construção social do serviço de alimentação e nutrição - previsão numérica e distribuição.

ODONTÓLOGO

PATOLOGIA ORAL - Alterações no desenvolvimento e crescimento das estruturas orais e para-orais; Cárie dentária e suas seqüelas; Neoplasias benignas de origem não-odontogênica; Lesões pré-malígnas e malignas da cavidade oral; Tumores odontogênicos e não-odontogênicos; Cistos odontogênicos e não­odontogênicos; Manifestações orais das doenças sistêmicas e infecções orais por fungos, vírus e bactérias; Doenças das glândulas salivares; Lesões inflamatórias dos maxilares; Aspectos semiológicos da prática odontológica: anamnese, exames objetivos e complementares. FARMACOLOGIA - Conceitos gerais de vias de introdução e eliminação dos medicamentos e suas posologias; Anestésicos locais, analgésicos, antiinflamatórios, antibióticos, quimioterápicos e coagulantes: uso em odontologia; Pacientes especiais fármacos-dependentes, condutas do profissional de odontologia; Tratamento das emergências médicas no consultório dentário; Interações medicamentosas de interesse do cirurgião-dentista.. DENTÍSTICA - Diagnóstico e plano de tratamento em dentística; Preparo do campo operatório, isolamento relativo e absoluto do campo operatório - instrumental e técnica; Técnicas de aumento de coroa clínica, cirurgia de cunha distal e proximal, espaço biológico - conceitos e importância; Materiais dentários: resina composta, ionômero de vidro, compômeros, amálgama dentário e materiais utilizados na proteção do complexo pulpar; Clareamento dental. CIRURGIA - Períodos pré e pós- operatórios; Exodontia; Acidentes e complicações em cirurgia buco-maxilo-facial; Cirurgia dos dentes inclusos; Princípios gerais de traumatologia buco-maxilo­facial; Tratamento cirúrgico das infecções orais bem como de cistos e tumores da cavidade oral; Cirurgia pré-protética; Instrumental cirúrgico; Anestesiologia. RADIOLOGIA- Princípios gerais de aplicação em odontologia; Conceito e física das radiações; Filmes e métodos de processamento radiográfico; Efeitos biológicos dos RX; Técnicas radiográficas intra e extra-orais; Métodos de localização radiográfica; Interpretação radiográfica das patologias orais; Novos métodos em imagenologia odontológica.BIOSSEGURANÇA EM ODONTOLOGIA - Métodos de controle de infecção e esterilização; Proteção profissional e do paciente. OCLUSÃO - Fundamentos de oclusão e dos movimentos mandibulares; Classificação, diagnóstico e tratamento das disfunções têmporo- mandibulares. ÉTICA E LEGISLAÇÃO ODONTOLÓGICA - O código de ética odontológico.

PSICÓLOGO

Psicologia da família: dinâmica, ciclo de vida familiar e novas contribuições familiares. Psicologia do desenvolvimento. Psicologia geral. Tanatologia. Conhecimento específico das DST, HIV/AID - rotinas de COAS e de SAE. Impacto do diagnóstico: processo de adoecimento, enfrentamento da doença e adesão ao tratamento. Processo de Hospitalização. Psicologia Hospitalar. Psicossomática. Reforma psiquiátrica no Brasil. Equipe interdisciplinar em saúde. Clínica infantil - teoria e técnica. Clínica de adolescente - teoria e prática. Psicoterapia familiar - teoria e prática. Psicoterapia de grupo - teoria e técnica. Clínica da terceira idade - teoria e prática. Saúde do trabalhador - conceitos e prática. Código de ética profissional. Tratamento multidisciplinar da obesidade.

VETERINÁRIO

Anatomia, Fisiologia e Patologia dos animais domésticos (pequenos, médios e grandes) de interesse na produção de alimentos de origem animais; sanidade animal: enfermidade que acontecem os animais; procedimentos de diagnósticos, prevenção e controle. Inspeção sanitária dos produtos de origem animal como fator de qualidade; boas práticas de fabricação e análise de perigos e pontos críticos de controle; higiene e tecnologia dos produtos de origem animal e seus requisitos regulamentares; água de abastecimento e sua significação higiênica nos produtos de origem animal; Legislação Federal e procedimentos de inspeção e controle; enfermidades do homem transmitidas através dos alimentos de origem animal; padrão de identidade e Qualidade dos produtos de origem animal; desenvolvimento de programas de saúde animal; legislação de defesa sanitária animal; conhecimentos básicos de epidemiologia; análise de risco; bioestatística; principais programas de erradicação de doenças em execução no país; doenças nas listas A e B do Escritório Internacional de Epizootias (OIE); clínica médica; enfermidades transmissíveis; métodos de amostragem e análise de produtos de origem animal; legislação Federal sobre reprodução animal; controle de produtos veterinários; conhecimentos sobre organismos e Fóruns Internacionais (OIE, OMC, FAO, ETC...); noções básicas sobre normas e procedimentos operacionais em vigilância agropecuária nacional. Saúde Pública e principais zoonoses; normas e procedimentos do responsável técnico; vigilância sanitária. Acidentes com animais peçonhentos.

CONTEÚDO ESPECÍFICO COMUM A TODOS OS CARGOS DE PROFESSOR

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: Lei 9394/96 (LDB); Diretrizes Curriculares Nacionais; Parâmetros Curriculares Nacionais; Concepções e Tendências Pedagógicas Contemporâneas: Projeto Pedagógico Tradicional, Projeto Pedagógico Escola Nova, Projeto Pedagógico Tecnicista, Projeto Pedagógico Progressista; Concepções da teoria sócio-construtivista; Planejamento Escolar Elaboração de planos de ensino e de projetos; O planejamento escolar como organizador da ação educativa; Contribuições da Psicologia para o processo de ensino aprendizagem na Educação; Avaliação Escolar (concepções, funções, instrumentos). A Escola e sua função social. Novas Tecnologias (função e apoio na prática pedagógica). Processo de ensino aprendizagem nas dimensões cognitiva, socioafetiva e Cultural. Gestão Escolar e Processo Político Pedagógico numa perspectiva de inclusão, autonomia e qualidade social. Constituição de competências e processo de avaliação da aprendizagem. Lei 10.639/2003, que trata do ensino obrigatório da História da África e da Cultura Afro-Brasileira nas redes de educação básica, públicas e privadas. Legislação da EJA (Decreto nº 4834 de 08/09/2003; Decreto nº 5475 de 22/06/2005; Portaria 2645 de 22/09/2003; Portaria 602 de 07/03/2006 e Portaria 1352 de 20/07/2006). Lei 11.494 de 20 de junho de 2007 (FUNDEB). Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos - 2007.

PROFESSOR - ARTES

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: FUNDAMENTOS DO ENSINO DA ARTE - O significado da Arte na Educação, A importância da Criação Artística Reconhecida Historicamente (obra de arte) na Educação Escolar. METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE -Tendências Pedagógicas: Tradicional, Escola Nova, Tecnicista e Crítico-Social. HISTÓRIA DA ARTE-EDUCAÇÃO NO BRASIL - Movimento Escolinha de Arte, Educação Artística: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional No 5692117, Movimento de Arte-Educação, Proposta de Ensino de Arte (nova LDB). LINGUAGENS ARTÍSTICAS - Artes plásticas, Teatro e Música.

PROFESSOR - CIÊNCIAS

AR, ÁGUA, SOLO, ECOLOGIA/PROGRAMAS DE SAÚDE. O UNIVERSO: Como tudo começou; O Sistema Solar; O Planeta Terra. AR ATMOSFÉRICO: Características do Ar Atmosférico; Propriedades do Ar; Os Componentes do Ar; A Atmosfera; Pressão Atmosférica; Meteorologia; Poluição da Atmosfera. A ÁGUA NA NATUREZA: Conheça a água; Estados físicos da água; A água no meio ambiente; A pressão da água; A água, o homem e o ambiente; A água e a saúde. A CROSTA TERRESTRE: As rochas; O solo; Erosão e queimadas; O solo e a saúde. ECOLOGIA: O que é ecologia; Cadeia alimentar. HIGIENE E SAÚDE: Saúde e doença; Preservação da saúde. ORIGEM DA VIDA E EVOLUÇÃO: Matéria viva e matéria bruta; A evolução dos seres vivos; FORMAS DE VIDA MAIS SIMPLES: Os Vírus; Reino Monera; Reino Protista (Filo Protozoa); Os Fungos. O REINO DAS PLANTAS: As Algas; Vegetais Inferiores; Vegetais Superiores; Fisiologia Vegetal; Órgãos Reprodutivos dos Vegetais Superiores. REINO ANIMAL: Animais Inferiores; Vermes Lisos/Anelados e animais de corpo mole. ARTRÓPODES; Equinodermos; Cordados; Anfíbios; Reptéis; Aves; Mamíferos. ECOLOGIA: Os Seres Vivos no Ecossistema; Habitat; Populações e Comunidades; Relações entre os seres vivos; Equilíbrio ecológico. NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO: Da célula ao organismo: Citologia; Histologia; Funções de Nutrição; Alimentos; Saúde e Alimentação; Anatomia e Fisiologia dos Sistemas; Funções de Relação; Sistema de Sustentação; Sistema Muscular; Os Sentidos; Sistemas de Coordenação e Controle; Sistema Reprodutor e Reprodução Humana; O Corpo: desenvolvimento e maturidade. A Química da célula Viva: Água, sais minerais, carboidratos, lipídios, proteínas, enzimas, ácidos nucléicos. Célula: Conceito. Características gerais. Membranas e parede. Citoplasma e organelas, núcleo e componentes nucleares. Superfície celular e as trocas entrem a célula e o meio extracelular. Obtenção e utilização de energia pelas células. Digestão intracelular. Processos de síntese e secreção celular. Reprodução. Tecidos: Conceito. Tecidos animais: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Tecidos vegetais: meristemático, de revestimento, sustentação, condução, proteção,transporte e parênquima. As Grandes Funções Vitais: Nutrição e digestão. Circulação e transporte. Respiração. Excreção. Sistema de proteção sustentação e locomoção; Sistemas integradores; Reprodução e desenvolvimento ontogenético. Os sentidos. Ecologia: Associação entre os seres vivos. Ecossistemas e seus componentes. Dinâmica populacional. Ciclos biogeoquímicos. Os grandes biomas brasileiros. Fatores de desequilíbrio ecológico. Genética: Conceitos básicos. Heredogramas. Leis de Mendel: problemas, Retrocruzamentos. Alelos múltiplos: problemas. Grupos sanguíneos: ABO, MN, fator RH: problemas. Interação gênica: problemas. A herança do sexo: problemas. Determinação do sexo. Linkage e o mapeamento genético. Crossing-over; problemas. Aberração cromossômica. Cariótipo. Fórmulas cromossômicas. Mutações. Genes letais e genes subletais: problemas. Evolução: Origem da vida. Evidências da evolução. Principais teorias da evolução. Mecanismos da evolução. A formação de novas espécies. Evolução dos vertebrados. Evolução do homem. Noções de probabilidade. Noções de genética da população. Higiene e Saúde: Principais endemias do Brasil e seu controle. Doenças se carência. Taxonomia: Classificação natural e artificial. Sistemas de classificação dos seres vivos em uso corrente. Regras de nomenclatura. Zoologia: Características gerais e classificação dos principais filos de animais. Botânica: Características gerais e classificação dos principais grupos de vegetais.

PROFESSOR - EDUCAÇÃO FÍSICA

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: Fases da Educação Física no País. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Metodologia, Avaliação, Cultura Corporal; EMPREGO DA TERMINOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA. FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO: Abordagem neuromuscular, Estrutura e Funções Pulmonares; Permuta e transporte de gases; O sistema cardiovascular; Capacidade funcional do sistema cardiovascular; Músculo esquelético (estrutura e função). TREINAMENTO DESPORTIVO E ATIVIDADES FÍSICAS: Etapas da preparação desportiva; A periodização do treinamento; Velocidade motora; Resistência motora; Força motora; Flexibilidade; Coordenação; Equilíbrio motor; Capacidade de inteligência motora; Aprendizagens de habilidades motoras. PSICOLOGIA DO ESPORTE: Atenção; Concentração; Motivação; Personalidade; Agressão; Emoção; Estresse; Liderança; Desportos: Futsal, Futebol, Voleibol, Handebol, Basquetebol, Ginástica, Natação, Judô.

PROFESSOR - ENSINO RELIGIOSO

O ensino religioso na Escola Pública. A LDB e a Lei 9.475 em relação ao ensino religioso e algumas consideração como: A Pluralidade Religiosa Existente em Nossa Sociedade; A Formação Do Profissional De Ensino Religioso; A Escolha Do Conteúdo Programático. O Ensino Religioso no contexto do Ensino Fundamental. Diversidades culturais religiosas no Brasil e no Mundo, Histórias, tipos, denominações, peculiaridades, costumes, crenças, Deuses, origens, doutrinas, atuações. Conteúdos do Ensino Religioso em diferentes denominações Religiosas.

PROFESSOR - GEOGRAFIA

O PLANETA TERRA: coordenadas geográficas, representações geográficas, principais movimentos e conseqüências. A ATMOSFERA, OS CLIMAS E A VEGETAÇÃO: estrutura, composição e importância da atmosfera; Elementos, fatores e tipos climáticos; As formações vegetais e o clima; Zonas bioclimáticas. A LITOSFERA: Estrutura interna da terra; As placas litosféricas; Relevo terrestre: Agentes endógenos e exógenos; Principais tipos de relevo, o relevo submarino; Rochas e solos: tipos, principais características. A HIDROSFERA: Distribuição das águas oceânicas; O ciclo hidrológico; Os principais movimentos do mar; Principais unidades do relevo submarino; Elementos determinantes da região de um rio; principais bacias hidrográficas do mundo. A POPULAÇÃO MUNDIAL: Crescimento e distribuição da população mundial; estrutura da população; migrações; população urbana e rural; urbanização. AS ATIVIDADES AGRÍCOLAS: Agricultura comercial e de subsistência no mundo tropical; Agricultura moderna nos países desenvolvidos; Pecuária; Impactos ambientais das atividades agrícolas. Extrativismo vegetal e mineral. AS ATIVIDADES INDUSTRIAIS E AS FONTES DE ENERGIA: Evolução da atividade industrial; fatores condicionadores das grandes concentrações industriais; Principais tipos de industria; Relação entre as atividades industriais e as principais fontes energéticas; impactos ambientais causados pela atividade industrial e pela produção de energia. A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO: Os principais aspectos do quadro natural brasileiro; Os domínios morfoclimáticos; as pressões antrópicas sobre os grades biomas brasileiros; a população brasileira; a urbanização brasileira; Impactos ambientais da urbanização; A industrialização do Brasil; A economia agrária brasileira; Problemas da agricultura brasileira; O comercio interno e externo brasileiro; A divisão regional do Brasil; as grandes regiões brasileiras: aspectos naturais e sócio-econômicos; O Nordeste brasileiro.

PROFESSOR - HISTÓRIA

HISTÓRIA GERAL: A economia da antiguidade oriental: Aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais das civilizações egípcia e mesopotâmica; As civilizações da antiguidade clássica: aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais; A formação da sociedade medieval: as invasões bárbaras e suas conseqüências, a economia e a sociedade feudais; O papel da igreja nessa sociedade; as civilizações bizantina e muçulmana; a decadência do feudalismo; O renascimento e sua manifestações nas artes e nas ciências; A ilustração; as reformas religiosas do século XVII; A expansão marítima-comercial e a posse da América pelos europeus; A ação colonizadora das nações européias nesse continente; a formação do Estado moderno e o absolutismo; Os fundamentos do iluminismo e as revoluções burguesas na Inglaterra e na França; As etapas da revolução francesa e o governo de Napoleão Bonaparte; O processo de independência das colônias europeus da América; Os problemas enfrentados pelas nações americanas no Século XIX; A guerra da sucessão; os avanços da ciência e da tecnologia e a revolução industrial; conseqüência sociais e políticas; A burguesia industrial e o proletariado; A expansão do capitalismo europeu na Ásia e África; A concordância imperialista, a questão do nacionalismo e a guerra de 1914-18; As idéias socialistas e a revolução de 1917 na Rússia; O fascismo, o nazismo e a segunda guerra mundial; A descolonização na África e Ásia; A Revolução Chinesa e o desenvolvimento do Japão; Conflitos e contradições na segunda metade do século XX; A norma ordem mundial; as diversas manifestações culturais do século XX. HISTÓRIA DO BRASIL: Características da organização econômica e social dos povos que viviam no Brasil antes da chegada do europeu; os fundamentos da colonização portuguesa; as formas do controle administrativo adotadas na colônia por Portugal; As disputas entre as metrópoles européias e a presença holandesa no Nordeste; A penetração nos sertões pela pecuária e a procura por metais preciosos; a importância da mineração no século XVIII; As manifestações culturais no Brasil colônia; As crise no sistema colonial e os movimentos precursores da independência; a decadência da mineração e a inconfidência mineira de 1789; A conjuração baiana de 1798; O processo da independência: transferência do governo português para o Brasil; Revolução pernambucano da 1817; Reflexo no Brasil da revolução de 1820 em Portugal; A independência do Brasil; O primeiro reinado; situação econômica, crises políticas e revoltas internas; Política externa; A instabilidade do período regência e as diversas revoltas desse período; O Segundo Reinado: A expansão da lavoura cafeeira e sua conseqüência, política interna e externa; Atuação do Brasil na região platina; O longo processo de abolição da escravatura, a crise da monarquia e a proclamação de republica; A cultura brasileira no século XIX; O período Getulista; O Estado Novo e os reflexos da Segunda Guerra mundial no Brasil; Característica da republica brasileira no período de 1946 a 1964; Os fundamentos do populismo e os principais aspectos da crise de 1964; A Republica autoritária de 1964 a 1985 e chamado Milagre Econômico; A luta pela abertura política e a Republica Brasileira hoje; A cultura brasileira no século XIX.

PROFESSOR - LÍNGUA INGLESA

Substantivo: número, gênero, caso possessivo. Artigo: definido, indefinido. Adjetivo: formação, graus. Numeral: cardinais, ordinais. Pronome: pessoais, possessivos, possessivo-adjetivos, reflexivos, objetivos, interrogativos, recíprocos, indefinidos, relativos. Conjugação verbos: tempos verbais - Presente (Simple Present, Present Continuous, Present Perfect tense - Present Perfect continuous, Present Subjuntive, Imperative-affirmative, negative), Passado (Simple Past, Past continuous tense, Past Perfect Continuous tense, Past Subjuntive, Past Perfect Subjuntive), Futuro (Simple Future, Future Perfect, Future Continuous, Continuous tense), Expressões Condicionais (Past conditional, Present conditional, Future conditional). Verbos anômalos ou modais, verbos auxiliares, verbos infinitivo, gerúndio. Uso S. Advérbios: classificação. Preposição: Preposições, locuções conjuntivas, expressões idiomáticas.

PROFESSOR- LINGUA PORTUGUESA

Análise e compreensão de textos: Estratégias de leitura; tema e/ou o tópico central; idéias primárias e secundárias; características dos tipos e gêneros textuais literários e não-literários; funções da linguagem; relações lógico-discursivas (causalidade, temporalidade, conclusão, concessão, entre outras) e registro formal ou informal da linguagem; relações de sentido entre as palavras (sinonímia, antonímia, hiperonímia, paronímia e homonímia); marcas da oralidade; intertextualidade; informações explícitas e implícitas. Morfossintaxe: Processos de formação de palavras; Classes de palavras (classificação, flexão e emprego na oração); Articulação de elementos textuais: coesão e coerência, colocação pronominal, regência e concordância nominal e verbal, crase; Relação de sentido no interior do período composto por coordenação e subordinação. Pontuação. Ortografia e acentuação gráfica segundo as regras da NOVA ORTOGRAFIA; Efeitos de sentido: conotação, denotação, figuras de linguagem. Literatura Brasileira: Escolas Literárias (do Barroco ao Pós-Modernismo); Literatura e ensino no desenvolvimento de habilidades leitoras. Ensino de Língua Portuguesa: Concepções de língua numa perspectiva de interação; letramento; gêneros textuais; processo de escritura e reescritura de textos e formação do leitor crítico.

PROFESSOR - MATEMÁTICA

PROPORCIONALIDADE, JUROS, PORCENTAGENS E MÉDIAS: Conceito de Razões e Proporções : Proporções Contínuas, cálculo de termos desconhecidos de uma proporção; Divisão em parte diretas e inversamente proporcionais; Regra de três simples e composta; Probabilidade; Números e Operações; Problemas abertos e situações problemas relacionados a álgebra e aritmética; Frações e Dizimas periódicas; Cálculo de médias: Aritmética, Ponderada, Geométrica e Harmônica. TEORIA DOS CONJUNTOS: Conjuntos Numéricos, Conjuntos Naturais, Conjuntos dos Inteiros, Conjuntos dos Racionais, Conjuntos dos Reais, Conjuntos dos Complexos. FUNÇÕES: Conceito de funções: domínio, imagem, contradomínio, notação, funções numérica. Funções elementares e funções definidas por várias sentenças; Operações com função. Composição de funções; Classificação de funções. Polinômios: função polinomial. Equações, inequações e sistemas de 1o e 2o graus. Equações redutíveis ao 1o e 2o graus. Funções lineares quadráticas e valor absoluto. Funções exponencial e logarítmica. Progressão Geométrica e Progressão Aritmética. Análise combinatória e binômio de Newtom. Matrizes, determinantes e sistemas de equações lineares. Introdução à geometria, ângulos, triângulos, polígonos, circunferência e círculo. Área das superfícies planas e área e volumes dos sólidos usuais. Geometria no espaço: Postulado da reta e do plano, Intersecção de planos; Paralelismos e perpendicularismos de retas, de planos, de retas e planos. Poliedros, poliedros conexos regulares. Relação de Euler; Prismas e pirâmides: conceito, elementos, classificação, transversais, troncos e relações métricas; Cilindro e Cone: Conceitos, elementos, plano secante, parte da esfera e relações métricas. Sólidos Gerados; funções trigonométricas, equações trigonométricas e resolução de triângulos. Estudo analítico da reta, circunferência, elipse, parábola hipérbole. Questões educacionais relacionadas a ensino e aprendizagem da Matemática. PCN's e orientações curriculares nacionais.

ANEXO IV

Formulário para entrega dos documentos para Prova de Títulos.

CONCURSO:

MUNICÍPIO DE PARANATAMA 01/2009

NOME:

IDENTIDADE:

 

INSCRIÇÃO:

 

CÓD. CARGO

 

CARGO

 

 

QUADRO DE PONTUAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE TÍTULO E COMPROVAÇÃO DE EXPERIÊNCIA

TÍTULOS DE PÓS-GRADUAÇÃO - (não cumulativo)

Valor Unitário

Do Candidato

Da Empresa

Doutorado "Strictu Sensu" ou Livre docência, reconhecida pelo MEC.

10

 

 

Mestrado "Scrictu Sensu", reconhecida pelo MEC.

08

 

 

Especialização "Latu Sensu" com exigência de aproveitamento e freqüência, com duração mínima de 360 horas, reconhecida pelo MEC.

05

 

 

Licenciatura Plena ou Graduação em Pedagogia e/ou nas áreas objeto deste concurso, desde que não sejam pré-requisitos para o emprego.

03

 

 

NUMERO DE FOLHAS ENTREGUE:_________________________________________________________

ENTREGUE POR: ___________________________________________ RG: _________________________

___________________
Assinatura do Candidato

Equipe de Avaliação _______________________________________________________________________

Obs: Entregar formulário em 3 (três) vias e documentos dentro de envelope A4.

1ª via Candidato

2ª via Município

3ª via Empresa

ANEXO V - FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO

CONCURSO PÚBLICO 01/2009

MUNICÍPIO DE PARANATAMA

Data: ___/___/___

Hora: ___:___

Número: ___________

ATENÇÃO

Obs: O candidato deverá usar um formulário para cada evento e para cada questão. Em caso de mais de um evento ou questão só será analisada a primeira.

TIPO:

[_] RECURSO CONTRA FORMULAÇÃO DE QUESTÃO

[_] RECURSO CONTRA RESULTADO DE PROVA OBJETIVA

[_] RECURSO CONTRA GABARITO DE PROVA OBJETIVA

[_] REQUERIMENTO

[_] Outros: ______________________________________________________________________________

QUESTÃO:_________________

INFORMAÇÕES DO CANDIDATO

1.NOME DO CARGO CONCORRIDO

2. CÓDIGO

3. NOME DO(A) CANDIDATO(A)

4. N° DE INSCRIÇÃO

5.ENDEREÇO COMPLETO/N°/COMPLEMENTO

6. N° DO NIS

7.BAIRRO:

8.CIDADE/UF

9.CEP:

10.TELEFONE

11.E-MAIL:

DO OBJETO, ARGUMENTAÇÃO E PEDIDO

12. Descrever sinteticamente o objeto, suas justificativas, a argumentação da contestação e ao final destacar o pedido:
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________

___________________
ASSINATURA

ANEXO VI

PROVA PRÁTICA PARA OPERADOR DE MÁQUINA E TRATORISTA

A Prova Prática consistirá da execução das tarefas especificadas a seguir, de acordo com os quesitos e tempo estipulados pela Banca Examinadora:

OPERADOR DE MÁQUINA E TRATORISTA

Itens

QUESITOS A SEREM AVALIADOS

Pontuação

1

Noções de segurança, no posto de trabalho.

10 pontos

2

Noções de higiene e limpeza no posto de trabalho.

10 pontos

3

Verificação de equipamentos obrigatórios e condições do equipamento antes da saída

10 pontos

4

Condução no trânsito

10 pontos

5

Condução do equipamento

20 pontos

6

Operação dos acessórios do equipamento

20 pontos

7

Obediência às Leis do trânsito e noções básicas de mecânica

20 pontos

115241

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231