Prefeitura de Lima Campos - MA

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMA CAMPOS

ESTADO DO MARANHÃO

EDITAL 001/2007

CONCURSO PÚBLICO 001/07 PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS

A Prefeitura Municipal de Lima Campos/MA, através de sua Secretaria Municipal de Administração torna pública a abertura de inscrição para o Concurso Público para provimento de cargos do Quadro Permanente de Pessoal nos termos do Estatuto e o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Municipais de Lima Campos/MA, na forma e condições estabelecidas neste Edital e seus Anexos.

1.0. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O presente Concurso Público atenderá à legislação em vigor e será organizado e coordenado pela Comissão do Concurso nos termos da Portaria 396/2006.

1.2.O Concurso Público será realizado no Município de Lima Campos/MA para provimento das vagas dispostas no Anexo I deste Edital, observada a oportuna necessidade administrativa, bem com o prazo de validade constante do item 9.0.

1.3.O Concurso Público constará de provas escritas de múltipla escolha e de redação, esta para os cargos de professor.

1.4.O número de vagas, o vencimento, as taxas de inscrição e o conteúdo para estudo e demais informações são os constantes dos Anexos I e II.

2.0. DAS INSCRIÇÕES

2.1. Para a inscrição, o candidato deverá satisfazer as seguintes condições:

2.1.1. Ser Brasileiro nato ou naturalizado.

2.1.2. Estar em dia com suas obrigações eleitorais.

2.1.3. Apresentar a documentação prevista no item 2.4.

2.2. As inscrições estarão abertas no período de 12/02/2007 a 16/02/2007 e de 21/02/2007 a 23/02/2007.

2.3. Os pedidos de inscrição serão recebidos dentro do período acima indicado, no horário das 08h00 as 12h00 e de 14h00 as 18h00, exceto na data de 21/02/2007, cujo horário será de 12h00 as 18h00, no auditório do Colégio Artur Azevedo, sito à Av. JK, s/n., Centro (em frente a Praça Duque de Caxias), no Município de Lima Campos/MA.

2.4. Para inscrição o candidato deverá apresentar:

2.4.1. Requerimento de inscrição preenchido em formulário próprio e fornecido no local da inscrição, no qual o candidato declare atender os requisitos exigidos e se submeter às normas deste Edital.

2.4.2. Original e cópia da cédula de identidade ou documento legal equivalente.

2.4.2.1. Na hipótese de inscrição por procuração, o procurador deverá apresentar, de igual forma e modo, o documento do item 2.4.2.

2.4.3. Originais e cópias do Título de Eleitor e do comprovante de votação do último pleito eleitoral .

2.4.4. Original do documento comprobatório do recolhimento da taxa de inscrição, na forma prevista neste Edital.

2.5. Será aceita inscrição por procuração pública ou privada.

2.5.1. Na hipótese de procuração privada, exigir-se-á o reconhecimento de firma do outorgante.

2.5.2. Não será aceita cópia de procuração, mesmo se autenticada em cartório.

2.6. O candidato ou seu procurador é o responsável pelo correto preenchimento do requerimento de inscrição, não sendo admitida quaisquer alterações posteriores.

2.7. O recolhimento da taxa de inscrição será efetivado em dinheiro em favor da Conta Corrente 32985-1, Agencia 3608-0 do Banco do Brasil, ou Conta Corrente 13657-3, Agencia 1181-9 do Banco Bradesco cuja beneficiária é Magnus Auditores e Consultores Associados.

2.8. Não será aceita inscrição por via postal, internet, condicional ou extemporânea, assim como não será aceito o recolhimento da taxa de inscrição por via eletrônica ou depósito em caixa de atendimento automático ou por qualquer meio que não se possa comprovar o crédito por autenticação mecânica.

2.9. O recolhimento da taxa de inscrição em desacordo com os termos deste Edital ensejará o impedimento da inscrição.

2.10. Em quaisquer hipóteses não será devolvido o valor referente à taxa de inscrição, salvo em caso da não realização do concurso.

2.11. A declaração falsa ou inexata dos dados da ficha de inscrição, bem como a apresentação de documentos falsos, determinará anulação da inscrição e de todos os atos decorrentes, a qualquer tempo.

2.12. Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscreverem no presente Concurso Público, desde que a deficiência de que são portadoras sejam compatíveis com as atribuições do cargo.

2.12.1. Fica destinado o percentual de 5% (cinco por cento) das vagas para pessoas portadoras de deficiência.

2.12.1.1. Após a incidência do percentual acima disposto sobre o número de vagas dos cargos e verificada fração no resultado obtido, esta será desprezada integralmente, não se aplicando qualquer regra de arredondamento.

2.12.2. Os candidatos portadores de deficiência, para fim de pleito ao direito mencionado no item anterior, deverão declarar na ficha de inscrição a respectiva deficiência, juntando o laudo médico atestando sua espécie, grau e/ou nível, bem como sua provável causa.

2.13. Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas aos deficientes, estas admitirão a classificação dos candidatos não-deficientes ou não-declarantes de deficiência.

2.14. O candidato deficiente visual ou amblíope deverá solicitar por escrito à Comissão do Concurso, até o final do período das inscrições, a confecção de provas em braile ou de provas ampliadas.

3.0. DAS PROVAS

3.1. O Concurso Público constará de provas objetivas (eliminatórias) e prova de redação (classificatória).

3.2. A prova objetiva constará de questões de múltipla escolha, com 04 (quatro) opções e única resposta correta.

3.2.1. O conjunto de provas objetivas de múltipla escolha possuirá 40 (quarenta) questões, valorizadas de 0,0 (zero) a 100 (cem) pontos, sendo conferido 2,5 (dois e meio) pontos para cada questão.

3.3. Na hipótese de anulação de questão, a pontuação respectiva será conferida irrestritamente a todos os participantes do Concurso Público.

3.4. A Prova de Redação, de caráter classificatório, contendo no mínimo 20 (vinte) linhas, em letra legível, a respeito de tema a ser fornecido no ato da prova, será valorizada em até 20 (vinte) pontos e será aplicada juntamente com a prova Objetiva de Múltipla Escolha, sendo aplicada para os cargos de Professor Nível Médio e Professor Nível Superior.

3.4.1 Os critérios de correção correspondentes à pontuação serão os seguintes:

a) Pertinência ao tema proposto..............................................................até 3 pts

b) Coerência de idéias ............................................................................até 3 pts

c) Fluência e encadeamento de idéias ....................................................até 3 pts

d) Capacidade de argumentação e boa informatividade.........................até 3 pts

e) Organização coerente e adequada de parágrafos................................até 3 pts

f) Correção lingüística (morfossintaxe, pontuação, ortografia e acentuação) até 5 pts

3.4.2 Só serão corrigidas as redações dos candidatos que alcançarem aprovação na Prova Objetiva de Múltipla Escolha.

4.0. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

4.1. A realização das provas objetivas de múltipla escolha e redação se efetuarão no Município de Lima Campos-MA, em dois turnos (manhã e tarde), sendo cada cargo em único turno, cuja determinação do local será oportunamente através de editais afixados na sede da Prefeitura Municipal de Lima Campos-MA e suas repartições e através do site www.magnusauditores.com.br, de forma a proporcionar efetiva publicidade.

4.1.1. A realização das provas objetivas de múltipla escolha e de redação se dará na seguinte data e horários:

4.1.1.1. Data: 18/03/2007

4.1.1.2.Turno da Manhã: de 08h00 as 12h00

4.1.1.3. Turno da Tarde: de 14h00 as 18h00

4.3. Os locais de realização das provas serão publicados em editais afixados na sede da Prefeitura Municipal de Lima Campos-MA e suas repartições, e através do site www.magnusauditores.com.br, de forma a proporcionar efetiva publicidade.

4.4. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de 30’ (trinta minutos) do horário previsto para o início da aplicação das provas.

4.4.1. Não será admitida a entrada de candidato nos local da realização das provas após as 08h00 ou 14h00, respectivamente ao seu turno.

4.5. O candidato somente poderá portar para fim de submissão das provas:

4.5.1. Caneta esferográfica de tinta azul ou preta para o preenchimento da folha de respostas (serão anuladas as questões assinaladas com canetas de outro tipo ou cor).

4.5.2. Documento legal de identidade.

4.6. Admitir-se-á ao candidato portar lápis e borracha para anotações de caráter pessoal.

4.7. Para o registro das respostas dadas às questões objetivas de múltipla escolha, será fornecida a Folha de Respostas, na qual conterá o nome do candidato, número de inscrição, nome do cargo a cujo provimento o candidato concorre e o local para a assinatura.

4.7.1. Somente será considerada para fim de correção a questão que possuir apenas uma resposta assinalada, sendo considerada nula a questão assinalada com mais de uma resposta ou que apresente emendas ou rasuras.

4.8. Durante as provas não será aceito a utilização de quaisquer aparelhos eletrônicos ou instrumentos mecânicos de cálculo, de transmissão de dados ou assemelhados.

4.9. Será excluído do Concurso Público o candidato que:

4.9.1. Faltar a qualquer das provas de múltipla escolha e de redação.

4.9.2. For surpreendido, durante a realização das provas, em comunicação com outro candidato, utilizando-se de meios e expedientes fraudulentos ou no exercício de atos proibidos neste Edital, em seu benefício ou de outrem.

4.9.3. Atentar contra a disciplina ou desacatar a quem estiver investido de autoridade para supervisionar, coordenação, fiscalizar ou auxiliar a aplicação das provas.

4.9.4. Ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento do fiscal.

4.10. Não será admitido ao local de prova o candidato que se apresentar após o horário estabelecido para seu início e/ou não portar o documento de identidade.

4.11. Não haverá aplicação de prova fora dos locais estabelecidos.

4.12. O candidato, ao terminar a prova, entregará ao fiscal a Folha de Resposta.

4.13. O candidato deverá permanecer em sala pelo menos por 30’ (trinta minutos) após o início das provas, sendo que os 03 (três) últimos candidatos deverão se retirar da sala conjuntamente.

4.14. Não haverá revisão de provas.

5.0. DO RESULTADO FINAL

5.1. O resultado final do candidato será igual à média aritmética obtida em razão do somatório dos pontos das provas objetiva de múltipla escolha, acrescido da pontuação referente à prova de redação e prova de títulos (esta última se houver).

6.0. DA CLASSIFICAÇÃO

6.1. Será desclassificado o candidato que:

6.1.2. Não alcançar o mínimo exigido de 50% (cinquenta por cento) do total dos pontos distribuídos em todas as provas objetivas de múltipla.

6.1.3. Obtiver 0,0 (zero) pontos em quaisquer das provas.

6.2. Os candidatos aprovados para cada cargo serão classificados por ordem decrescente dos pontos apurados em conformidade com o item 5.1.

6.3. Na hipótese de empate, terá preferência para melhor classificação o candidato mais idoso.

6.3.1. Persistindo o empate, terá preferência para melhor classificação o candidato que obtiver a melhor pontuação na prova de língua portuguesa.

6.4. A divulgação da classificação dos candidatos aprovados dar-se-á através de Lista de Ordem de Classificação por Cargo, publicada no Diário Oficial do Estado do Maranhão, jornal de grande circulação, através de editais afixados na sede da Prefeitura Municipal de Lima Campos-MA e suas repartições, e através do site www.magnusauditores.com.br, de forma a proporcionar efetiva publicidade.

7.0. DOS RECURSOS

7.1. O candidato poderá interpor recurso:

7.1.1. Contra questão da prova objetiva de múltipla escolha, nos primeiros dois dias seguintes ao da divulgação do gabarito oficial, divulgação esta que ocorrerá até o primeiro dia útil após a realização das provas.

7.1.2. Contra os resultados, nos primeiros dois dias seguintes ao da divulgação, desde que demonstrado erro material.

7.2. O recurso deverá ser dirigido à Comissão do Concurso, em única e última instância, e entregue, mediante recibo, na sede da Prefeitura Municipal de Lima Campos-MA, na Secretaria de Administração.

7.3. O recurso deverá estar devidamente fundamentado, indicando com precisão o objeto a ser revisado, e dele constar o nome do candidato recorrente, número de inscrição, cargo a que concorre e endereço para correspondência.

7.4. A notificação para conhecimento de julgamento de recurso será feita através de publicação no Diário Oficial do Estado do Maranhão, com divulgação local.

8.0. DA HOMOLOGAÇÃO DOS RESULTADOS

8.1. O resultado do Concurso Público será homologado pelo Prefeito Municipal e publicado no Diário Oficial do Estado do Maranhão.

9.0. DA VALIDADE DO CONCURSO PÚBLICO

9.1. O Concurso Público terá validade de 02 (dois) anos, a contar da data de publicação da homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal de Lima Campos-MA.

10.0. DO PROVIMENTO DOS CARGOS

10.1. O provimento dos cargos obedecerá à estrita ordem de classificação dos candidatos aprovados, em relação às vagas existentes, obedecidos os critérios de oportunidade e conveniência.

10.2. O provimento dos cargos dar-se-á por nomeação e para a posse serão exigidos os seguintes documentos comprobatórios de:

10.2.1. Idade mínima de 18 (dezoito) anos.

10.2.1. Quitação com as obrigações eleitorais.

10.2.2. Quitação com as obrigações militares, se do sexo masculino.

10.2.3. Preenchimento dos requisitos para o exercício do cargo, conforme disposição legal.

10.2.4. Atestado de bons antecedentes criminais, expedido na forma legal.

10.2.5. Atestado favorável de sanidade física e mental, expedido por Serviço Médico Oficial do Município de Lima Campos-MA.

10.2.6. Cópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento.

10.2.7. Cópia autenticada da certidão de nascimento do filho, quando for o caso.

10.2.8. Cópia autenticada do cartão do C.P.F.

10.2.9. Cópia autenticada do documento legal de Identidade.

10.2.10. Cópia autenticada do cartão do PIS/PASEP (se houver).

10.2.11. 02 (duas) fotografias 3x4.

10.2.12. Cópia autenticada dos comprovantes de habilitação legal para o exercício do cargo, quando cabível.

10.2.13. Declaração de não acumulação de cargos públicos, exceto nos casos previstos em lei.

10.2.14. Declaração de bens.

11.0. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1. A jornada semanal de trabalho é de 20 (vinte) horas para professores e 40 (quarenta) horas para os demais cargos.

11.2. O candidato aprovado e classificado será convocado para nomeação através do Diário Oficial do Estado do Maranhão, jornal de grande circulação, e por editais afixados na sede da Prefeitura Municipal de Lima Campos-MA e suas repartições, de forma a proporcionar efetiva publicidade.

11.3. O candidato convocado nos termos acima, deverá se manifestar formalmente, no prazo de 10 (quinze) dias consecutivos a contar da data da última publicação da convocação, sobre a aceitação ou não da referida nomeação.

11.3.1. O candidato convocado que não se manifestar no prazo regular ou não aceitar a nomeação, será considerado desistente, perdendo o direito à nomeação, bem como autorizará a Administração Pública Municipal a nomear o candidato imediatamente subseqüente da Lista de Classificação por Cargo.

11.4. A inscrição no Concurso Público implicará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação irrestrita das condições estabelecidas neste Edital e em seus Anexos que o integram.

11.5. Os servidores públicos municipais que não tenham sido admitidos na forma do art. 37, inc. II da Constituição Federal de 1988, bem como aqueles não amparados pela estabilidade prevista no art. 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, encontram-se sujeitos à demissão, caso não tenha sua situação funcional regularizada por via do Concurso Público regulamentado neste Edital.

11.6. Quaisquer alterações das disposições deste Edital serão efetivadas através de Nota Oficial, a se configurar como parte integrante deste Edital, a ser divulgada na Imprensa Oficial do Estado do Maranhão, jornal de grande circulação, e por editais afixados na sede da Prefeitura Municipal de Lima Campos-MA e suas repartições, e através do site www.magnusauditores.com.br, de forma a proporcionar efetiva publicidade.

11.7. Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão resolvidos pela Comissão do Concurso.

Lima Campos-MA, 05 de fevereiro de 2007.

Francisco Geremias de Medeiros
Prefeito Municipal

ANEXO I

CARGO

 VAGAS

VAGAS P/ DEFICIENTES

VENCIMENTO INICIAL R$

 ESCOLARIDADE

Agente Administrativo

03

00

350,00

Ensino Médio

Digitador

03

00

350,00

Ensino Médio

Professor Nível Médio

60

03

350,00

Magistério

Professor Nível Superior com habilitação em Inglês

02

00

386,00

Ensino Superior em Licenciatura Plena

Professor Nível Superior com habilitação em Pedagogia

04

00

386,00

Ensino Superior em Licenciatura Plena

Professor Nível Superior com habilitação em Português

01

00

386,00

Ensino Superior em Licenciatura Plena

Professor Nível Superior com habilitação em Geografia

01

00

386,00

Ensino Superior

Professor Nível Superior com habilitação em História

01

00

386,00

Ensino Superior

Professor Nível Superior com habilitação em Matemática

01

00

386,00

Ensino Superior

Gari

18

00

350,00

Ensino Fundamental incompleto

Motorista

02

00

350,00

Ensino Fundamental – CNH “D”

Técnico em Laboratório

01

00

350,00

Ensino Médio – Técnico me Laboratório

Auxiliar de Enfermagem

04

00

350,00

Ensino Médio – Auxiliar de Enfermagem

 

CARGO

TIPOS DE PROVAS

NUMERO DE QUESTÕES

Agente Administrativo

Português

Matemática

Conhecimentos Gerais

20

15

05

Digitador

Português

Matemática

Conhecimentos Gerais

20

15

05

Professor Nível Médio

Português

Matemática

Conhecimentos Pedagógicos

Conhecimentos Gerais

Redação

20

05

10

05

...

Professor Nível Superior com habilitação em Inglês

Português

Conhecimentos Pedagógicos

Conhecimentos Específicos

Redação

10

10

20

...

Professor Nível Superior com habilitação em Pedagogia

Português

Conhecimentos Específicos

Redação

15

25

...

Professor Nível Superior com habilitação em Português

Português

Conhecimentos Pedagógicos

Conhecimentos Específicos

Redação

15

05

20

...

Professor Nível Superior com habilitação em Geografia

Português

Conhecimentos Pedagógicos

Conhecimentos Específicos

Redação

10

10

20

...

Professor Nível Superior com habilitação em História

Português

Conhecimentos Pedagógicos

Conhecimentos Específicos

Redação

10

10

20

...

Professor Nível Superior com habilitação em Matemática

Português

Conhecimentos Pedagógicos

Conhecimentos Específicos

Redação

10

10

20

...

Gari

Português

Matemática

Conhecimentos Gerais

10

10

20

Motorista

Português

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Específicos

10

10

20

Técnico em Laboratório

Português

Conhecimentos Especificos

10

30

Auxiliar de Enfermagem

Português

Conhecimentos Especificos

10

30

VALORES DE INSCRIÇÃO

CARGO

 VALOR DE INSCRIÇÃO (R$)

Agente Administrativo

30,00

Digitador

30,00

Professor Nível Médio

30,00

Professores de Nível Superior

 

45,00

Gari

25,00

Motorista

30,00

Técnico em Laboratório

30,00

Auxiliar de Enfermagem

30,00

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMA CAMPOS/MA CONCURSO PÚBLICO – EDITAL 01/2007
PROGRAMA DE PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA. CARGOS DE ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO

GARI

LÍNGUA PORTUGUESA: Emprego de letras Maiúscula e Minúscula, Vogais, Consoantes e Divisão Silábica.

MATEMÁTICA: Relógio/Hora. Identificação de abreviatura do sistema de medida. Identificar partes fracionárias de desenhos. As quatro operações simples (adição, subtração, multiplicação e divisão). Números pares e ímpares. Conjuntos Vazio e Unitário.

CONHECIMENTOS GERAIS: Questões versando sobre conhecimentos da atualidade municipal e estadual. Ferramentas utilizadas na Limpeza.

CARGO DE NÍVEL ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

MOTORISTA

LÍNGUA PORTUGUESA: TEXTO: Interpretação de texto informativo ou literário. FONÉTICA: fonema e letra; classificação dos fonemas (vogais, semivogais e consoantes); encontros vocálicos; encontros consonantais; dígrafos; sílabas; tonicidade das sílabas. ORTOGRAFIA: Emprego das letras maiúsculas e minúsculas; acentuação gráfica; representação das unidades de medida; emprego do hífen.

CONHECIMENTOS GERAIS: Questões versando sobre conhecimentos da atualidade municipal, estadual e federal, nas áreas política, social, econômica, histórica, cultural, científica, tecnológica e saúde.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Código Nacional de Trânsito.

CARGOS DE NÍVEL MÉDIO ADMINISTRATIVO

AGENTE ADMINISTRATIVO - DIGITADOR.

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 – Compreensão de texto literário ou informativo. 2 – Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras, as classes de palavras. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia.

MATEMÁTICA: Conjuntos; Conjuntos numéricos; Funções; Relações; Função modular; Função exponencial; Função logarítima; Progressões aritméticas e geométricas; Conjuntos de números complexos; Polinômios; Geometria – Semelhança de figuras geométricas planas, Relações métricas no triângulo retângulo, Polígonos regulares inscritos na circunferência, relações métricas, Inequação de 1° Grau; Regra de Três Simples; Equação e 1° e 2° Grau.

CONHECIMENTOS GERAIS: Questões versando sobre conhecimentos da atualidade municipal, estadual e federal, nas áreas política, social, econômica, histórica, cultural, científica, tecnológica e saúde.

CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

AUXILIAR DE ENFERMAGEM - TÉCNICO EM LABORATÓRIO.

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 – Compreensão de texto literário ou informativo. 2 – Conhecimentos Lingüísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

AUXILIAR DE ENFERMAGEM: Procedimentos básicos da enfermagem. Técnicas, Tipos de Curativos, Administração de Medicamentos (diluição, dosagem, vias e efeitos colaterais). Medidas de controle das doenças transmissíveis; doenças transmissíveis não imunizáveis e parasitárias. Doenças sexualmente transmissíveis. Doenças transmissíveis imunizáveis. Imunização: Conceito, tipos, principais vacinas e soros utilizados (indicação, contra indicações, doses, vias de administração, efeitos colaterais), conservação de vacinas e soros (cadeia de frio). Esterilização: conceito, método de esterilização. Assistência de enfermagem à mulher no pré-natal. Assistência de enfermagem à criança: No controle das doenças diarréicas, no controle das infecções respiratórias agudas, no controle das verminoses. Assistência de enfermagem ao adulto. Conceito, causas, sinais e sintomas, tratamento e assistência de enfermagem das patologias: hipertensão arterial, pneumonias, hemorragia digestiva, diabetes mellitus, acidente vascular cerebral, traumatismos (distenção, entorços e fraturas). Primeiros Socorros. 

TÉCNICO EM LABORATÓRIO: Fundamentos Básicos: Materiais utilizados. Medidas de volume. Coleta de material para exames. Preparo de soluções diversas. Limpeza e esterilização. Registro de resultados e organização do material de consumo e permanente. Hematologi­a: Confecção e coloração de esfregaços. Execução de exames rotineiros: hematócrito, hemoglobina, hemossedimentação, contagem de hemácias e leucócitos, tempo de sangria e coagulação. Bioquímica: Dosagens bioquímicas de rotina: glicose, colesterol, uréia, creatinina, ácido úrico, triglicérides, transaminases. Imunologia. Sistema ABO, RH, DU, COOMBS. Sorologia - AEO, PCR, LATEX, VDRL. Teste imunológico da gravidez. Urina rotina: Caracteres gerais; Pesquisa de elementos anormais – tiras relativas e reações específicas; Obtenção do sedimento urinário. Parasitologia: Métodos para exames de fezes – HPJ, Bauman Moraes, Kato e Graham. Parasitas intestinais e extra-intestinais de interesse médico.

CARGOS DE NÍVEL MAGISTÉRIO

PROFESSOR NÍVEL MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura e interpretação de Texto. ortografia – acentuação gráfica – estrutura e formação de palavras – verbos: tempo, modo, emprego – substantivos: classificação e emprego – flexão de gênero, número e grau, formação e análise – artigo – adjetivo: conceito, classificação correspondência e locuções adjetivas, flexões – advérbios: classificação, flexão, grau – Pronomes: conceito, classificação – estudo dos numerais – preposição – conjunções – interjeições.

MATEMÁTICA: CONJUNTOS NUMÉRICOS: Números naturais, números inteiros, números racionais, números reais; MATEMÁTICA COMERCIAL: Razão, proporção, medias, grandezas proporcionais, regra de três simples, juros, porcentagem; CALCULO ALGÉBRICO: Polinômios e operações, produtos notáveis, fatoração, operações com frações algébricas, equações e inequações do 1º grau, sistema de equações do 1º grau; GEOMETRIA: Ponto, reta, plano,semi-reta e segmento de reta, polígonos, ângulo, triângulo, quadrilátero.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: As funções sociais da escola no mundo contemporâneo.

O processo educativo. Planejamento escolar. Avaliação escolar. Práticas interdisciplinares na escola. Parâmetros Curriculares Nacionais.

Projeto Político – Pedagógico na escola cidadã. A LDB.

CONHECIMENTOS GERAIS: HISTÓRIA: História do Brasil: Brasil Colonial, Brasil Império, Brasil República, A Democracia no Brasil, O Impeachement no Brasil. História do Maranhão: A primeira Invasão Francesa, Os Holandeses no Maranhão, a Expulsão dos Holandeses, A Revolta de Beckman, O governo do Marquês de Pombal, a Balaiada, O Maranhão na Ditadura Militar.GEOGRAFIA: Geografia do Brasil: O Relevo brasileiro, A Hidrografia brasileira, O Clima e a Vegetação.Geografia do Maranhão: O Relevo, Litoral, Hidrografia, Clima e Vegetação.CIENCIAS: O Estudo da Célula, divisão Celular, Ciclo Vital do Corpo, Matéria: corpo e objeto, Estados Físicos da Água.

CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

PROFESSOR DE NÍVEL SUPERIOR – INGLÊS, MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, PEDAGOGIA E PORTUGUÊS

PORTUGUÊS: Compreensão de texto literário ou informativo. Noções gerais de gramática.

Sugestões Bibliográficas:

1. GRAMÁTICA: Faraco e Moura – Ática

2. CURSO PRÁTICO DE GRAMÁTICA: Ernani Terra – Scipione

3. GRAMÁTICA ILUSTRADA: Hildebrando A. de André – Moderna

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS (exceto para o cargo de professor pedagogo): As funções sociais da escola no mundo contemporâneo. Gestão Democrática da Escola. Didática e democratização do Ensino. Metodologia do ensino. O processo educativo. Planejamento escolar. Avaliação escolar. Práticas interdisciplinares na escola. Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas transversais.Projeto Político – Pedagógico na escola cidadã. A LDB.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

PROFESSOR – PORTUGUÊS: A língua portuguesa como instrumento para levar os alunos a pensar sobre a linguagem para poder compreendê-la adequadamente; O domínio da linguagem como condição de possibilidade de plena participação social; A escola com a função e a responsabilidade de garantir a todos o acesso aos saberes lingüísticos necessários para o exercício de cidadania. A língua como sistema de signos específicos, histórico e social, que possibilita ao homem significar o mundo e a sociedade. O texto como unidade básica de ensino na língua portuguesa; Interpretação de texto informativo ou literário; Redação Oficial; Fonema e letra; Classificação dos fonemas; Sílabas; Tonicidade; Encontros vocálicos e consonantais; Dígrafos; Pronúncia das Palavras; Emprego das letras; Acentuação gráfica; Formas variantes; Parônimos e homônimos; Emprego de maiúsculas e minúsculas; Grafia das unidades de medida; Divisão silábica; Hífen; História da língua portuguesa; história externa; história interna; expansão e localização; A estrutura da palavra; Elementos estruturadores da palavra; Afixos; Processo vernáculos de formação de palavras; Classes de palavras: reconhecimento, emprego e flexões; A estrutura da oração; O período composto e suas orações; Sinais de pontuação; Regência verbal e nominal; Sintaxe de colocação; A ocorrência da crase; Concordância verbal e nominal; As figuras de estilo; As ocorrências de casos de vícios de linguagem. Metodologia de Português.

Sugestões Bibliográficas:

1. CUNHA, Celso. Nova Gramática do Português Contemporâneo. RJ, Nova Fronteira, 1985.

2. CHIAPPINI, Lígia (coord. Geral) e GEREALDINI, João Wanderley (coord.). Aprender e Ensinar com Textos dos Alunos. SP, Cortez, 1997.

3. FERREIRO, Emília e PALÁCIO, Margarita Gomes (org.) Os processos de Leitura e Escrita: Novas Perpectivas, Porto Alegre, Artes Médicas, 1987.

4. TEBEROSKY, Ana. Aprendendo a escrever. Editora Ática, SP, 1994.

PROFESSOR – GEOGRAFIA: A Geografia no ensino fundamental. O conhecimento geográfico e sua importância social. Aprender e ensinar geografia. O uso da cartografia na prática do ensino geográfico. A produção do espaço geográfico brasileiro. Paisagens e diversidade territorial no Brasil. Brasil: contrastes naturais, sociais e econômicos. A regionalização do espaço brasileiro. A ocupação do espaço brasileiro: espaço urbano e espaço agrário. Os recursos naturais e a questão ambiental no Brasil. Produção e circulação da produção no território nacional. A questão energética brasileira. Os efeitos da globalização no Brasil. Globalização: conceito e seus efeitos sobre o espaço geográfico mundial. A nova ordem mundial e a regionalização do espaço planetário. Os focos de tensão mundiais. O desenvolvimento auto-sustentado e a questão ambiental planetária. As relações de poder no espaço mundial.

Referências Bibliográficas:

MEC / SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia / Terceiro e Quarto Ciclos. Brasília, 1998.

MOREIRA, R. O que é Geografia? São Paulo, Brasiliense, 1986.

RUA, João et alli. Para Ensinar Geografia. Rio de Janeiro, Ed. Access, 1993.

OLIVEIRA, Ariovaldo U. (Org) Para Onde Vai o Ensino de Geografia? São Paulo, Ed. Contexto, 1989.

PASSINI, E. Y., ALMEIDA, R. D. O Espaço Geográfico: Ensino e Representação. São Paulo, Ed. Contexto, 1989.

BRANCO, Samuel M. O Meio Ambiente em Debate. São Paulo, Ed. Moderna, 1988.

TEIXEIRA GUERRA, A. J., CUNHA, S.B. (Orgs.) Geomorfologia e Meio Ambiente. Rio de Janeiro, Ed. Bertrand Brasil, 1996.

SANTOS, Milton. Por Uma Outra Globalização: Do Pensamento Único à Consciência. Universal. Rio de Janeiro, Ed. Record, 2000.

MOREIRA, Igor A. G. O Espaço Geográfico. São Paulo, Ed. Ática, 1999.

VESENTINI, José W. Sociedade e Espaço. Ed. Ática, 1999.

PROFESSOR – HISTÓRIA: As comunidades primitivas. As sociedades agrárias: Egito. As sociedades escravistas: Grécia e Roma. Transição do escravismo para o feudalismo. O feudalismo. Transição do feudalismo para o capitalismo – Crise do feudalismo; Absolutismo; a formação dos Estados Nacionais; Mercantilismo; Reforma Protestante; Renascimento; Expansão Marítima/ Colonização da América. Brasil-Colônia. Decadência do Antigo Regime e a Consolidação do Capitalismo-Iluminismo; As revoluções burguesas (A Revolução Inglesa e a Revolução Francesa); a Revolução Industrial; As lutas do proletariado europeu. A crise do Sistema colonial- A independência dos Estados Unidos; As independências na América Latina; O processo de Independência do Brasil. A expansão do capitalismo e a divisão internacional do trabalho – o imperialismo; A América Latina no século XIX; o Império brasileiro. Século XIX – A Primeira Guerra Mundial; A Revolução Russa; O Período entre guerras: a crise de 1929, o fascismo e o nazismo; a Segunda Guerra Mundial; a Guerra Fria; o bloco capitalista e socialista; a descolonização da África e Ásia; O mundo pós Guerra Fria. O Brasil no século XX: A República Velha; A era Vargas (1930-1945); A República Populista (1945-1964); A ditadura militar; O Brasil no final do século XX.

Sugestões Bibliográficas:

1. ANDERSON, Perry. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo. Lisboa: Afrontamento, 1982.

2. LE GOFF, Jacques. A Civilização do Ocidente Medieval. Lisboa: Editorial Estampa, 1984.

3. HOBSBAWN, Eric. A Era das Revoluções . (1789-1848). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972.

4. _________. A Era do Capital. (1848-1875). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

5. ___­_______. A Era dos Extremos (1914-1991). São Paulo- Companhia das Letras. 1995.

6. MOUSNIER, R. “os séculos XV a XVII “ In História Geral das Civilizações, Tomo IV, São Paulo: Difel, 1960.

7. FALCON, Francisco, MOURA, Gerson. A formação do mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Campus, 1985.

8. REMOND, René. O século XX - de 1914 aos nossos dias. São Paulo: Cultrix, 1976.

9. MENDES, JR., A . e outros. Brasil História –texto e consulta. São Paulo: Brasiliense, 1983.

10. PRADO, JR., Caio. Evolução política do Brasil e outros estudos. São Paulo, Brasiliense, 1985.

11. MOTA, Carlos Guilherme. Brasil em perspectiva. São Paulo. Difel, 1968.

PROFESSOR - INGLÊS: Interpretation of test. Simple Present Tense, Present Continuous, Past Simple, Past Continuous, Present Perfect, Past Perfect, Future Tense, Modal Verbs, Passive Voice, Conditionals, Reported Speech, Gerund and Infinitive, Genitive Case, Nouns, Pronouns, Prepositions, Adjectives, Adverbs, Linking Words, Phrasal Verbs.

Sugestões Bibliográficas:

1. BEAUMONT, Digby & GRANDER, Colin. The Hinemann Enghish Grammar. London: Hinemann, 1989.

2. MURPHY, Raymond. English in Use. 2ª ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.

3. SWAN, Michael. Pratical English Usage. 2ª ed. Oxford. Oxford University, 1995.

4. THOMPSON, A.J. A Pratical English Grammar. 4ª ed. Oxford: Oxford University, 1986.

PROFESSOR - MATEMÁTICA: PROFESSOR DE MATEMÁTICA: CONJUNTOS NUMÉRICOS: Números naturais, números inteiros, números racionais, números reais; MATEMÁTICA COMERCIAL: Razão, proporção, médias, grandezas proporcionais, regra de três simples e composta, juros, porcentagem, câmbio; CÁLCULO ALGÉBRICO: Polinômios e operações, produtos notáveis, fatoração, operações com frações algébricas, equações e inequações do 1º grau, sitema de equações do 1º grau, equações do 2º grau; GEOMETRIA: Ponto, reta, plano, semi-reta e segmento de reta, polígonos, ângulo, triângulo, quadrilátero, circunferência e círculo, segmentos proporcionais, Teorema de Tales, Teorema de bissetrizes, semelhança de triângulos, relações métricas no triângulo retângulo, aplicação do Teorema de Pitágoras; MATRIZES: Operações e propriedades; DETERMINANTES: resolução de determinantes de 2ª e 3ª ordens usando Sarrus e Laplace; SISTEMAS LINEARES: Discussão e resolução de sistema, aplicação da Regra de Cramer; GEOMETRIA ESPACIAL: Estudo de figuras sólidas; GEOMETRIA ANALÍTICA: Estudo da reta e da circunferência; TRIGONOMETRIA: Estudo do Ciclo Trigonométrico, funções trigonométricas, relações e identidades; PROGRESSÕES: Estudo de P. A. e P.G.; LOGARITMOS: Propriedades e operações, equações: FUNÇÃO EXPONENCIAL: propriedades e equações; FUNÇÃO MODULAR: Propriedades e equações; ANÁLISE COMBINATÓRIA: Problemas envolvendo arranjos, combinações e permutações.

Sugestões Bibliográficas:

BIGODE, Antônio José Lopes. Matemática Hoje é Feita Assim. 5ª a 8ª série. São Paulo, FTD. 2000; DANTE, Luiz Roberto. Matemática: Contexto & Aplicações. V São Paulo. Ática. 1999; IMENES & LELLIS. Matemática 5ª a 8ª séries. São Paulo. Scipione. 1997; KÁTIA & ROKO. Matemática. V. 1, 2, 3. São Paulo. Saraiva. 1988; PAIVA, Manoel Rodrigues. Matemática. V. 1, 2, 3. São Paulo. Moderna. 1995; Outros livros didáticos que abrangem o programa proposto.

PROFESSOR - PEDAGOGO: A escola e seus sujeitos. As funções sociais da escola no mundo contemporâneo. Sala de aula: espaço aberto para a pluralidade e a diversidade de experiências culturais. Aceleração da aprendizagem. Gestão democrática da escola. Didática e democratização do ensino. Metodologia de ensino. O processo educativo. Planejamento escolar. Avaliação escolar. Práticas interdisciplinares na escola. Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas Transversais. Educação popular. Fundamentos filosóficos, históricos, sociológicos e psicológicos da educação. O intelectual e a educação; Desenvolvimento e Aprendizagem: as abordagens da psicologia; A elaboração conceitual; O desenvolvimento da escrita da criança; A educação como tema da Sociologia; O contexto brasileiro: capitalismo e as explicações da Sociologia; A escola no Brasil; Educação e cidadania; Temas Emergentes. Projeto Político – Pedagógico na escola cidadã. Instrumentos de planejamento coletivo. Planejamento socializado. Ideologia e contra – ideologia na educação brasileira contemporânea. Leis da educação. Educação popular. Relações culturais. Relações de poder. Educação da mulher. Educação e Política. Socialização. Meios de comunicação. A Nova LDB. Política Nacional de Educação. Plano Nacional de Educação. O financiamento da educação. Fundamentos da Educação e da Gestão e Organização Escolar: A Pedagogia: seu objeto, campo de conhecimento e de trabalho, as correntes pedagógicas. A relação entre educação / cultura / ética e cidadania. A didática e as diferentes formas de organizar o ensino; Concepções de gestão da educação escolar; Diferentes formas de estruturação e organização da escola; Formação continuada do professor. A escola inclusiva: Os portadores de necessidades especiais: políticas de inclusão, questões culturais e educação escolar e familiar; Escola e diversidade cultural.

Sugestões Bibliográficas:

Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069/90; PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais; Constituição da República Federativa do Brasil – 1988. Capítulos da Educação e Cultura; EDUCAÇÃO: Um tesouro a descobrir: Relatório da Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para SUPLEMENTO – Educação para a vida com dignidade e esperança – 2ª edição. Lições de Minas. Agosto de 2001.o século XXI – 4ª Edição. São Paulo. Cortez; Brasília, DF – MEC: UNESCO, 2000. ALVES, Nilda & GARCIA, Regina Leite (orgs). O que fazer e o que pensar dos Supervisores e Orientadores Educacionais – 3ª Edição. Edições Loyola. São Paulo, 1986. KRUPPA, Sônia M. Portella. Sociologia da Educação. São Paulo. Cortez, 1994. LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo. Cortez, 1994. Salto para o Futuro: Construindo a Escola Cidad㠖 Projeto Político – Pedagógico – Secretaria da Educação à Distância. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, SEED, 1998. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1974. DALMÁS, Ângelo. Planejamento Participativo na Escola: Elaboração, Acompanhamento e Avaliação. 5ª Edição. Editora Vozes. Petrópolis, 1977. VEIGA, Ilma Passos A . (org). Projeto Político-Pedagógico na Escola : Uma Construção Possível. Editora Papirus. 8ª Edição. São Paulo, 1999. Outros livros que abrangem o programa proposto.

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