Prefeitura de Ponta de Pedras - PA

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA DE PEDRAS

ESTADO DO PARÁ

CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 001/2008

Notícia:   871 oportunidades de emprego em Ponta de Pedras - PA

O PREFEITO MUNICIPAL DE PONTA DE PEDRAS, no uso de suas atribuições legais, torna público que estarão abertas as inscrições para o CONCURSO PÚBLICO destinado ao provimento de cargos efetivos em vagas existentes no Quadro de Pessoal da PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA DE PEDRAS, e formação de cadastro reserva, sendo realizado pela CONED- Consultoria e Assessoria Educacional S/S Ltda, conforme as normas e condições estabelecidas neste Edital e a seguir especificadas.

I - DOS CARGOS, DOS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE E DAS VAGAS

Os cargos ofertados no QUADRO DE CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO, o nível de escolaridade e os requisitos exigidos, a síntese das atividades, o vencimento inicial e o número de vagas, são identificados a seguir:

ESCOLARIDADE EXIGIDA: ALFABETIZAÇÃO / TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 40,00

CARGO / CÓDIGO

REQUISITOS

SÍNTESE DAS ATIVIDADES

VENC. INICIAL

Nº DE VAGAS

ATUAIS

CADASTRO RESERVA

TOTAL

Servente - ZONA URBANA/ 101

-

Atividades relacionadas à limpeza e conservação dos prédios públicos e de seus móveis e equipamentos, serviços de copa e cozinha, preparação e distribuição de merenda; execução de outras atividades correlatas.

415,00

20

30

50

Servente - ZONA RURAL/ 102

-

Atividades relacionadas à limpeza e conservação dos prédios públicos e de seus móveis e equipamentos, serviços de copa e cozinha, preparação e distribuição de merenda; execução de outras atividades correlatas.

415,00

30

30

60

Vigia - ZONA URBANA / 103

-

Atividades de vigilância e segurança do patrimônio municipal

415,00

10

20

30

Vigia - ZONA RURAL / 104

-

Atividades de vigilância e segurança do patrimônio municipal

415,00

10

20

30

Serviços Gerais -

Magarefe / 105

-

Executar, sob supervisão, serviços de abate e cortes de animais no Matadouro Municipal.

415,00

05

10

15

Serviços Gerais - Mensageiro / 106

-

Executar serviços internos e externos; entregar documentos, mensagens e encomendas ou pequenos volumes; executar outras atividades correlatas

415,00

06

10

16

Serviços Gerais -Coveiro/ 107

-

Atividades relativas à limpeza e conservação dos cemitérios, realização de inumações e exumações

415,00

01

05

06

ESCOLARIDADE: ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO / TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 40,00

CARGO / CÓDIGO

REQUISITOS

SÍNTESE DAS ATIVIDADES

VENC. INICIAL

Nº DE VAGAS

ATUAIS

CADASTRO RESERVA

TOTAL

Eletricista de Baixa Tensão / 108

Experiência de 02 anos

Executar serviços de eletricidade nas redes de energia do Município, incluindo as dos prédios públicos municipais.

450,00

02

04

06

Técnico em Som e Vídeo/ 109

Experiência de 01 ano

Operar aparelhos de som, vídeos, TV e similares; fazer pequenos reparos.

500,00

01

02

03

Motorista de Veículos Leves / 201

Experiência de 02 anos / CNH- B

dirigir automóveis, camionetas e similares, e zelar pela conservação dos mesmos

450,00

06

06

12

ESCOLARIDADE: ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO / TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 50,00

CARGO / CÓDIGO

REQUISITOS

SÍNTESE DAS ATIVIDADES

VENC. INICIAL

Nº DE VAGAS

ATUAIS

CADASTRO RESERVA

TOTAL

Auxiliar Administrativo / 110

-

Executar serviços de almoxarife, telefonista, apontador e outras atividades correlatas

415,00

10

10

20

Recepcionista / 111

-

recepcionar as pessoas que procuram os órgãos da Prefeitura, prestando as informações devidas; exercer outras atividades correlatas

435,00

02

04

06

Agente Epidemiológico / 202

Certificado de treinamento em unidade específica de saúde

executar ações de vigilância das epidemias ou endemias: leptospirose, dengue, malária, febre amarela, esquistossomose, leishmaniose e outras

450,00

04

10

14

Auxiliar de Gabinete Odontológico/ 203

Curso de capacitação e Registro no CRO

Orientar a comunidade sobre higiene bucal; auxiliar na prestação de assistência odontológica

480,00

04

04

08

Operador de Computador / 204

Cursos : Windows, Word, Excel, Power Point, Corel Draw, internet, intranet

Digitação de textos, atividades de computação envolvendo conhecimentos básicos na área de informática; uso da Internet

530,00

04

10

14

Agente Comunitário de Saúde - ZONA URBANA / 205

residir na comunidade de atuação

atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias

450,00

10

10

20

Agente Comunitário de Saúde - ZONA RURAL / 206

residir na comunidade de atuação

atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias

450,00

30

30

60

 

ESCOLARIDADE: ENSINO MÉDIO / TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 50,00

CARGO / CÓDIGO

REQUISITOS

SÍNTESE DAS ATIVIDADES

VENC. INICIAL

Nº DE VAGAS

ATUAIS

CADASTRO RESERVA

TOTAL

Assistente de Administração / 207

Cursos básicos de informática: Windows, Word, Excel, Power Point

Executar tarefas técnico-administrativas nas áreas de orçamento e finanças, pessoal, material e patrimônio, serviços de contabilidade, processo de licitação, prestação de contas, empenhos; redação de documentos oficiais; atividades de secretariado; exercer outras atividades correlatas.

450,00

10

10

20

Agente de Vigilância Sanitária / 208

Certificado de treinamento em unidade específica de saúde

fiscalizar mercados, feiras, casas comerciais e indústrias que lidam com produtos de interesse da saúde pública, matadouros e abatedouros; participar nas ações de controle de zoonoses; fiscalizar atos de depredação contra a fauna e a flora do Município; executar as demais ações de vigilância sanitária.

450,00

02

06

08

Secretário Escolar - ZONA URBANA / 209

-

superintender os serviços de secretaria de estabelecimento de ensino da rede municipal

450,00

05

10

15

Secretário Escolar - ZONA RURAL/ 210

-

superintender os serviços de secretaria de estabelecimento de ensino da rede municipal

450,00

05

10

15

Agente de Administração / 211

Noções básicas de Informática

Atividades de auxiliar de biblioteca, cadastrador, arquivista, controlador de estoque, protocolista.

450,00

04

10

14

ESCOLARIDADE: ENSINO MÉDIO / TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 50,00

CARGO / CÓDIGO

REQUISITOS

SÍNTESE DAS ATIVIDADES

VENC. INICIAL

Nº DE VAGAS

Auxiliar Técnico de Laboratório / 212

Curso específico e experiência de 01 ano

atividades envolvendo orientação e execução qualificada, em nível médio, de trabalhos desenvolvidos em laboratórios para fins médicos

480,00

04

06

10

Técnico de Saúde Bucal / 213

Curso específico, experiência de 06 meses e registro no CRO

Prevenção, orientação e aplicação do flúor; orientações gerais sobre saúde bucal

500,00

04

06

10

Microscopista / 214

Curso especifico de microscopista

Ler, analisar, registrar resultados de exames de malária, leishmaniose, etc

450,00

02

04

06

Fiscal Municipal / 215

-

executar atividades auxiliares para o fiel cumprimento da legislação tributária municipal; fiscalização de obras e serviços da Administração Municipal

500,00

04

06

10

Técnico Agropecuário / 216

Curso Técnico em Agropecuária e experiência de 01 ano

atividades de orientação, coordenação e execução de trabalhos, à nível médio, relacionados à pesquisa e aplicação das técnicas agropecuárias

500,00

04

06

10

Técnico de Enfermagem - ZONA URBANA / 217

Curso Técnico de Enfermagem / registro no COREN

Atividades relativas à aplicação de Técnicas de Enfermagem sob orientação e supervisão do Enfermeiro

600,00

20

20

40

Técnico de Enfermagem - ZONA RURAL / 218

Curso Técnico de Enfermagem / registro no COREN

Atividades relativas à aplicação de Técnicas de Enfermagem sob orientação e supervisão do Enfermeiro

600,00

10

10

20

GRUPO MAGISTÉRIO - ZONA URBANA/ TAXA DE INSCRIÇÃO: Professor A - R$ 50,00 e Professor B -R$ 70,00

CARGO

CÓDIGO

REQUISITOS

REMUNERAÇÃO INICIAL

Nº DE VAGAS

ATUAIS

CADASTRO RESERVA

TOTAL

Professor - A (1ª a 4ª séries e Ed. Infantil)

401

Habilitação para o exercício da docência nas 04 primeiras séries e/ou na educação infantil, em nível médio na modalidade normal, ou em nível superior.

Nível Médio - 450,00

Nível Superior - 450,00 + GNS (gratificação de nível superior)

30

40

70

Professor- B

Língua Portuguesa

402

Licenciatura Plena em Letras

450,00 + GNS (gratificação de nível superior)

02

04

06

Professor- B

Matemática

403

Licenciatura Plena em Matemática

450,00 + GNS (gratificação de nível superior)

02

04

06

Professor- B

História

404

Licenciatura Plena em História

450,00 + GNS (gratificação de nível superior)

02

04

06

Professor- B

Geografia

405

Licenciatura Plena em Geografia

450,00 + GNS (gratificação de nível superior)

02

04

06

Professor- B

Ciências

406

Licenciatura Plena em Ciências ou em Ciências Físicas e Biológicas

450,00 + GNS (gratificação de nível superior)

02

04

06

Professor- B

Educação Física

407

Licenciatura Plena em Educação Física

450,00 + GNS (gratificação de nível superior)

02

04

06

Professor- B

Pedagogo

408

Licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitação ou com especialização lato-sensu em Orientação Educacional, Administração Escolar ou Supervisão Escolar

450,00 + GNS (gratificação de nível superior)

06

10

16

OBS: 1. O vencimento do Professor, acima fixado, é para uma jornada semanal de 24 horas.

2. A GNS - gratificação de nível superior varia de 50% a 80%.

GRUPO MAGISTÉRIO - ZONA RURAL/ TAXA DE INSCRIÇÃO: Professor A - R$ 50,00 e Professor B -R$ 70,00

CARGO

CÓDIGO

REQUISITOS

REMUNERAÇÃO INICIAL

Nº DE VAGAS

ATUAIS

CADASTRO RESERVA

TOTAL

Professor - A (1ª a 4ª séries e Ed. Infantil)

501

Habilitação para o exercício da docência nas 04 primeiras séries e/ou na educação infantil, em nível médio na modalidade normal, ou em nível superior.

Nível Médio - 450,00

Nível Superior - 450,00 + GNS (gratificação de nível superior)

40

40

80

Professor- B

Língua Portuguesa

502

Licenciatura Plena em Letras

450,00 + GNS (gratificação de nível superior)

02

05

07

Professor- B

Matemática

503

Licenciatura Plena em Matemática

450,00 + GNS (gratificação de nível superior)

06

06

12

Professor- B

História

504

Licenciatura Plena em História

450,00 + GNS (gratificação de nível superior)

04

04

08

Professor- B

Geografia

505

Licenciatura Plena em Geografia

450,00 + GNS (gratificação de nível superior)

04

04

08

Professor- B

Ciências

506

Licenciatura Plena em Ciências ou em Ciências Físicas e Biológicas

450,00 + GNS (gratificação de nível superior)

04

04

08

OBS: O vencimento do Professor, acima fixado, é para uma jornada semanal de 24 horas.

A GNS - gratificação de nível superior varia de 50% a 80%.

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 70,00

ESCOLARIDADE EXIGIDA: ENSINO SUPERIOR - Registro profissional no respectivo Conselho

CARGO

CÓDIGO

REQUISITOS

REMUNERAÇÃO INICIAL

Nº DE VAGAS

ATUAIS

CADASTRO RESERVA

TOTAL

Assistente Social

301

Graduação em Serviço Social

1.500,00

03

04

07

Biomédico

302

Graduação em Biomedicina ou especialista em Bioquímica

2.000,00

01

04

05

Enfermeiro

303

Graduação em Enfermagem

2.000,00

08

12

20

Enfermeiro Obstetra

304

Graduação em Enfermagem, com especialização em Obstetrícia

2.000,00

01

04

05

Médico

305

Graduação em Medicina

6.000,00

06

08

14

Médico Veterinário

306

Graduação em Medicina Veterinária

2.000,00

01

04

05

Odontólogo

307

Graduação em Odontologia

2.000,00

04

06

10

Nutricionista

308

Graduação em Nutrição

1.800,00

01

04

05

Psicólogo

309

Graduação em Psicologia

1.500,00

02

05

07

1.1 A comprovação dos requisitos e da habilitação será exigida no ato da contratação do candidato aprovado.

1.1.1. Os diplomas ou certificados devem ser oriundos de cursos autorizados ou reconhecidos pelo MEC ou pelo Conselho de Educação competente, emitidos por Instituições de Ensino credenciadas.

1.2 A jornada de trabalho estabelecida para os cargos constantes deste Edital é de 240 horas mensais, exceto para os cargos que possuem jornada de trabalho específica definida em lei.

1.3 O concurso público destina-se a selecionar candidatos para o preenchimento de cargos vagos e para manter cadastro reserva para os que vierem a vagar ou forem eventualmente criados por lei durante o prazo de validade fixado ( 2 anos).

II- DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

São requisitos indispensáveis para nomeação e posse dos candidatos aprovados, além daqueles estabelecidos no item I, deste Edital: 1- Ser brasileiro nato ou naturalizado ou, ainda, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Parágrafo Primeiro do Art. 12 da Constituinte Federal de 1988; 2- Apresentar documentação comprobatória da escolaridade e dos pré-requisitos exigidos para o cargo, que se encontram especificadas no item I deste Edital; 3- ser considerado apto para o exercício da função pública, através do exame médico, pelo qual serão avaliadas as condições físicas e mentais do candidato, procedido pela Secretaria Municipal de Saúde de Ponta de Pedras; 4- comprovação da idade mínima (18 anos); 5- comprovante de estar quite com o serviço militar e com as obrigações eleitorais; 6- estar em situação regular junto aos respectivos órgãos de registro profissional, se for o caso; 7- Não ser ex-servidor da Prefeitura Municipal de Ponta de Pedras, dispensado por justa causa; 8- apresentar declaração de acumulação de cargo, emprego ou função pública; 9- Para os cargos que exigem experiência, comprovar através de: Carteira de Trabalho, emitida pelo MT, acompanhada de declaração da Empresa, detalhando as funções do candidato ou Certidão emitida por órgão federal, estadual ou municipal, também detalhando as funções do candidato ou documento comprobatório de prestação de serviços e inscrição no regime previdenciário, em se tratando de trabalhadores autônomos.

III - DAS INSCRIÇÕES

3.1. - As inscrições poderão ser realizadas em duas modalidades: via Presencial ou via Internet.

3.1.1. Via presencial: No período de 08 a 18 de abril de 2008, o candidato deverá comparecer no Centro Cultural " Bertino Boulhosa", em Ponta de Pedras, no horário de 08 às 12 e 13:30 às 16:00 horas, onde receberá o boleto para pagamento da taxa de inscrição. Após o pagamento da taxa, o candidato deverá retornar ao local anterior, munido do comprovante do pagamento efetuado e de cópia de sua identidade para preenchimento e entrega da ficha de inscrição.

3.1.1.1. A taxa de inscrição será paga conforme está indicado no boleto recebido. Não será aceito pagamento feito através de depósito em envelope.

3.1.1.2. As informações prestadas pelo candidato em seu requerimento de Inscrição são de sua inteira responsabilidade, dispondo a CONED do direito de excluir do concurso, o candidato que não preencher o formulário de forma correta, completa e legível, ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

3.1.1.3. Será admitida a realização de inscrição por terceiros, obedecendo aos procedimentos fixados neste Edital.

3.1.1.4. O candidato inscrito por terceiros assume total responsabilidade pelas informações prestadas, arcando com as conseqüências de eventuais erros no preenchimento do requerimento de inscrição e em sua entrega.

3.1.2- Via Internet- Período: 09 a 25 de abril de 2008. Para solicitar sua inscrição via internet, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.coned.com.br, no período compreendido entre 10 horas do dia 09 de abril de 2008 e 15:30 horas do dia 25 de abril de 2008, e executar os seguintes procedimentos:

- Preencher e enviar o formulário eletrônico com todos os dados solicitados;

- Imprimir o boleto de pagamento bancário com o código de barras;

- Realizar o pagamento, em Agência do Banco BRADESCO ou no Banco Postal de Agências dos Correios, utilizando esse boleto.

3.1.2.1- Na inscrição, via Internet, a taxa respectiva deverá ser paga, através unicamente do boleto com código de barras, diretamente em quaisquer dos caixas das agências ou dos postos do Banco Bradesco ou nos caixas eletrônicos do mesmo Banco.

3.1.2.2. Não serão aceitos pagamentos através de simples depósito bancário (sem o código de barras), para as inscrições feitas via Internet.

3.1.2.3. O prazo final para pagamento da taxa de inscrição solicitada via internet será o dia 25 de abril de 2008, não sendo acatados pedidos de inscrição cujo pagamento não for realizado ou for realizado após essa data.

3.1.2.4. A CONED não se responsabilizará por solicitação de inscrição via internet não recebida por fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados, como falhas de comunicação, congestionamento de linhas ou de servidores, falta de energia elétrica, e outros, ou devido ao não cumprimento, por parte dos candidatos, dos procedimentos estabelecidos para a conclusão desta modalidade de solicitação de inscrição.

3.1.2.5. As solicitações de inscrições via internet somente serão homologadas após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

3.1.2.6. Nesta forma de inscrição, o Manual do Candidato (Edital e conteúdos programáticos) somente será obtido por meio da execução de "download" a partir do endereço eletrônico www.coned.com.br

3.1.2.7. A partir do dia 15 de maio de 2008 o candidato deverá conferir no endereço eletrônico da CONED se os dados da inscrição efetuada pela Internet foram recebidos e se o valor da inscrição foi pago, gerando assim sua inscrição. Em caso negativo, o candidato deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato-SAC, da CONED pelo telefone (0xx91) 3242.6034, no horário das 8:00 às 14:00 horas, ou através da Internet, moutinho@coned.com.br para verificar o ocorrido.

3.2- Os candidatos com mais de uma inscrição para cargos com horários coincidentes das respectivas provas deverão optar, no dia da confirmação de sua inscrição, por uma única delas.

3.3. Não será acatada inscrição formulada por correspondência, via postal, fax e em desacordo com as demais Cláusulas e condições deste Edital.

3.4. Antes de efetuar o recolhimento da taxa, o candidato deverá certificar-se de que possui todas as condições e pré-requisitos para participar do certame. Em nenhuma hipótese haverá devolução da taxa de inscrição, salvo se a prova não for realizada. Outrossim, não serão aceitos pedidos de isenção total ou parcial do pagamento da taxa de inscrição.

3.5. O simples pagamento da taxa não significa que a inscrição está realizada; o candidato deverá ainda efetuar o preenchimento da ficha de inscrição.

IV - DA CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO

4.1. A confirmação da inscrição, na forma presencial, se processará no dia 31 de maio de 2008, de 08 às 14 horas, no mesmo local em que foi realizada a inscrição , quando então, o candidato receberá o CARTÃO DE INSCRIÇÃO contendo dia, hora, local e sala de realização da prova.

4.2. O candidato deverá apresentar o original da identidade, o comprovante de entrega da ficha de inscrição (no caso da inscrição ter sido presencial) ou o comprovante de pagamento da taxa de inscrição através do boleto com código de barras (caso via internet).

4.3. A confirmação da inscrição poderá ser feita por terceiros, desde que seja apresentado o documento de identidade do candidato inscrito.

4.4. O candidato inscrito, tanto via presencial como pela Internet, poderá confirmar sua inscrição através da Internet, acessando o site www.coned.com.br, a partir do dia 19 de maio de 2008.

4.5. O candidato que não confirmar sua inscrição poderá ser considerado desistente do Concurso, a critério da CONED.

4.6. A alteração de cargo somente será efetuada, na hipótese de que o dado expresso pelo candidato em sua ficha de inscrição tenha sido transcrito erroneamente pela CONED.

V - DA FORMA E DOS CONTEÚDOS DAS PROVAS

5.1 - Este Concurso constará de Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos.

5.1.1 - Para os cargos de Professor e Pedagogo haverá ainda uma Prova de Títulos, de caráter exclusivamente classificatório, observando o disposto no item 6.16, deste Edital.

5.1.2 - O tempo máximo de duração da prova objetiva será de 3(três) horas.

5.2 - As Provas Objetivas constarão de questões de múltipla escolha e apresentarão os seguintes desdobramentos:

CARGOS

DISCIPLINAS

NÚMERO DE QUESTÕES

PESO

Servente, Vigia, Serviços Gerais, Eletricista de baixa tensão, técnico de Som e Vídeo.

Língua Portuguesa

Matemática Elementar

10

20

04

03

Auxiliar Administrativo, Recepcionista,

Língua Portuguesa

Matemática

10

20

04

03

Motorista de Veículos Leves, Agente Epidemiológico, Auxiliar de Gabinete Odontológico, Operador de Computador, Agente Comunitário de Saúde, Assistente de Administração, Agente de Vigilância Sanitária, Secretário Escolar, Agente de Administração, Auxiliar Técnico de Laboratório, Técnico de Saúde Bucal, Microscopista, Fiscal Municipal, Técnico Agropecuário, Técnico de Enfermagem.

Língua Portuguesa

Matemática

Conhecimentos Específicos

10

10

10

03

03

04

Assistente Social, Biomédico, Enfermeiro, Enfermeiro Obstetra, Médico, Médico Veterinário, Odontólogo, Nutricionista, Psicólogo.

Língua Portuguesa

Saúde Pública

Conhecimentos Específicos

10

05

15

02

04

04

Pedagogo

Língua Portuguesa

Legislação

Conhecimentos Específicos

10

05

15

02

04

04

Professor B ( 5ª a 8ª séries)

Língua Portuguesa

Didática e Legislação

Conhecimentos Específicos

10

10

10

02

04

04

Professor A ( 1ª a 4ª e educação infantil)

Língua Portuguesa

Matemática

Didática e Legislação

Conhecimentos Específicos:

Estudos Sociais

Ciências

Educação Infantil

10

10

05

07

04

04

03

03

02

02

02

02

VI - DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

6.1- A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 01 de junho de 2008, em Ponta de Pedras.

6.1.1 - A confirmação da data e a informação sobre horário, local e sala constarão no Cartão de Inscrição do Candidato.

6.1.2 - O candidato deverá comparecer ao local de realização da prova com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) minutos do horário fixado para seu início, munido do CARTÃO DE INSCRIÇÃO, DO DOCUMENTO DE IDENTIDADE E DE CANETA ESFEROGRÁFICA, com tinta azul ou preta, preferentemente preta.

6.1.3 - Sessenta minutos antes do horário previsto para o inicio da prova, será aberto o portão para entrada dos candidatos.

6.2- Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte; carteiras funcionais do Ministério Público; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo aprovado pelo artigo 159 da Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997).

6.3- Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias, ocasião em que poderá ser submetido à identificação especial, compreendendo coleta de assinaturas e de impressão digital em formulário próprio.

6.3.1- A identificação especial poderá ser exigida, também, do candidato cujo documento de identificação ocasione dúvidas relativas à fisionomia e/ou à assinatura do portador.

6.4- Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade nem documentos ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados.

6.5- Não será aceita cópia de documento de identidade para a realização da prova.

6.6 - O candidato, ao ingressar no recinto do prédio, deverá dirigir-se para a sala na qual prestará prova, onde, após ser identificado, aguardará seu início.

6.7 - O candidato receberá o Caderno de Prova com as questões já impressas, não sendo permitido pedido de esclarecimento sobre seu enunciado ou modo de resolvê-las.

6.8 - O candidato receberá também o Cartão Resposta, devendo cobrir inteiramente com caneta esferográfica, tinta azul ou preta, o espaço correspondente a alternativa escolhida.

6.9 - A avaliação das provas objetivas, realizada por sistema eletrônico de processamento de dados, levará em consideração, exclusivamente, as respostas transferidas para o Cartão Resposta.

6.10- Não haverá revisão ou vista de prova.

6.11 -Não haverá segunda chamada da Prova do Concurso, assim como designação especial de locais e horários diferentes dos que forem estabelecidos para realização da mesma.

6.12- Em caráter excepcional poderá ser realizada prova em Unidade Hospitalar da sede do Município de Ponta de Pedras para o candidato que comprovadamente apresentar atestado fornecido por médico, com o respectivo CRM, que comprove sua impossibilidade de comparecer ao local estabelecido para a realização da prova; o candidato deverá cientificar a coordenação do Concurso, com antecedência mínima de 24 horas, do horário fixado para a prova.

6.13- Anulada alguma questão da prova Objetiva, os pontos correspondentes serão creditados a todos os candidatos que realizaram a referida prova.

6.14 - Será atribuída nota 0 (zero) às questões da prova: não respondidas, que contenham emenda ou rasura, que contenham mais de uma resposta assinalada ou que não foram marcadas no cartão-resposta.

6.15- Será excluído do concurso o candidato que; 1- deixar de comparecer para realização da prova na data, no local e na hora estabelecida; 2- comparecer após o horário de início da prova; 3- recusar-se a prestar a prova ou retirar-se do recinto durante a realização da mesma, sem a devida autorização; 4- for surpreendido na prática de qualquer forma de comunicação com outros candidatos ou pessoas estranhas, assim como, na utilização de livros notas, máquinas, impressos e equipamentos eletrônicos de comunicação; 5- recusar-se a devolver o exemplar de prova e/ou o CARTÃO - RESPOSTA, assim como, assinar na lista de presença à prova.

6.16- A Prova de Títulos será considerada apenas para os candidatos que tenham obtido um mínimo de 40% (quarenta por cento) do total de pontos da prova objetiva.

6.16.1- A Prova de Títulos para os cargos do Grupo Magistério terá a seguinte composição:

TÍTULOS / ESPECIFICAÇÃO

VALOR POR TÍTULO

QUANTIDADE MÁXIMA DE TÍTULOS

COMPROVANTE

CARGO: PROFESSOR A ( 1ª a 4ª e Ed. Inf.)

a) Curso de Licenciatura Plena, realizada em Instituição reconhecida;

b) Curso de Licenciatura Plena incompleto, com no mínimo 1.500h, em disciplinas cursadas, com aprovação ou Curso de Pós Graduação lato sensu (especialização), em área de Educação, com carga horária mínima de 360h, ministrado por instituição de ensino superior ou por instituição especialmente credenciada.

c) Curso de aperfeiçoamento ou atualização, em área de Educação, realizado a partir de 1996, como profissional do magistério, com carga horária mínima de 60 h.

 

3,0

2,0

1,0

 

01

01

01

a) Diploma devidamente registrado, ou certidão/declaração de conclusão com o respectivo histórico escolar.

b) Declaração da Instituição de Ensino Superior e Histórico Escolar, com a carga horária das disciplinas cursadas com aprovação; ou Certificado, certidão ou declaração de conclusão do curso de especialização, com a carga horária de cada disciplina cursada.

c) Certificado de conclusão, com a carga horária, com timbre e identificação do órgão expedidor; reconhecer a assinatura do emitente se for de órgão particular.

CARGOS: PROFESSOR B (5ª A 8ª) e PEDAGOGO

a) Curso de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) em área da educação

b) Curso de Pós Graduação lato sensu (especialização), em área de Educação, com carga horária mínima de 360h, ministrado por instituição de ensino superior ou por instituição especialmente credenciada.

c) Curso de aperfeiçoamento ou atualização, em área de Educação, realizado a partir de 1996, como profissional do magistério, com carga horária mínima de 60 h.

3,0

2,0

1,0

01

01

01

a) Diploma devidamente registrado ou declaração/certidão de conclusão com o respectivo histórico escolar e o resultado do julgamento da dissertação ou da tese.

b) Certificado, certidão ou declaração de conclusão do curso de especialização, com a carga horária de cada disciplina cursada.

c) Certificado de conclusão, com a carga horária, com timbre e identificação do órgão expedidor; reconhecer a assinatura do emitente se for de órgão particular.

6.16.2 - A comprovação dos títulos, relativos à Formação Acadêmica, deverá ser feita através de cópias dos diplomas ou certificados, acompanhadas dos respectivos originais expedidos por Instituição Oficial ou particular autorizada, nos termos da legislação vigente.

6.16.3- Não será computado como Título o curso de Pós-graduação ou a habilitação (caso do Pedagogo) que se constituírem pré-requisito para a inscrição no Concurso.

6.16.4 - Não serão computados como títulos, os comprovantes de estágios, congressos, seminários, simpósios ou similares e bolsista.

6.16.5- O candidato deverá entregar seus títulos, em Ponta de Pedras, no período, local e horário da confirmação presencial da inscrição (31 de maio de 2008).

VII - DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

7.1. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, obedecendo ao total de pontos obtido na Prova Objetiva, ou se concorrerem aos cargos de Professor ou Pedagogo, ao total de pontos resultante da soma dos pontos da prova objetiva com os pontos da prova de títulos.

7.1.1. A classificação será por cargo ou havendo opção fixada neste Edital, por cargo/zona (urbana ou rural).

7.2. Será considerado APROVADO o candidato que satisfizer, simultaneamente, às duas condições seguintes:

a) obtiver como número representativo da ordem de sua classificação um número menor ou igual ao número de vagas total fixado (atuais + cadastro reserva), no item I, deste Edital, para o cargo ou cargo/zona a que concorre.

b) obtiver um mínimo de 40% (quarenta por cento) do total de pontos da Prova Objetiva.

7.3. Será considerado ELIMINADO, o candidato que não obtiver o rendimento mínimo e a classificação estabelecidos no sub-item 7.2 deste Edital.

7.4. Para a classificação, ficam estabelecidos, em seqüência, os seguintes critérios de desempate:

1. candidato com maior número de pontos nas questões de conhecimentos específicos, se houver;

2. candidato com maior número de pontos nas questões de Língua Portuguesa;

3. candidato com maior número de pontos nas questões de Didática e Legislação, se houver;

4. candidato mais idoso, considerando dia, mês e ano.

VIII - DOS RECURSOS

8.1- Caberá recursos à Comissão de Concursos Públicos da Prefeitura Municipal de Ponta de Pedras:

a) sobre o conteúdo e a aplicação da Prova Objetiva de múltipla escolha, dentro de 02 (dois) dias úteis, a contar do dia seguinte ao da divulgação do gabarito oficial.

b) sobre os resultados, dentro de dois dias úteis, a contar do dia seguinte ao da sua divulgação.

8.2 - Serão rejeitados liminarmente os recursos que não estiverem fundamentados ou aqueles a que se der entrada fora dos prazos estabelecidos.

8.3 - Admitir-se-á um único recurso para cada candidato.

8.4 - Os recursos deverão ser protocolados no setor de protocolo da Prefeitura Municipal, no horário de expediente e endereçados à Comissão de Concursos Públicos da Prefeitura de Ponta de Pedras.

8.5 - O julgamento dos recursos será realizado pela Comissão, à vista de parecer técnico da CONED- Consultoria e Assessoria Educacional.

8.6 - Em hipótese alguma serão aceitos pedidos de revisão de recursos e/ou recursos de recursos.

IX - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1. A inscrição do candidato neste Concurso, implica no conhecimento das normas e condições estabelecidas no presente Edital e na aceitação das mesmas, conforme declaração expressa na ficha de Inscrição.

9.2. Pessoas portadoras de deficiência, nos termos do Art 4º do Dec. Nº 3.298, de 20/12/99, tem assegurado o direito de se inscreverem no presente Concurso Público para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras, ficando reservadas 5% (cinco por cento) das vagas atuais oferecidas, de acordo com o artigo 37, inciso VIII da Constituição Federal.

9.2.1. Na aplicação do percentual acima referido, se o cálculo resultar em número fracionado o resultado será arredondado para o número inteiro imediatamente superior.

9.2.2. Para os cargos em que o número de vagas ofertado é 01(um) não há vaga reservada a candidato portador de deficiência.

9.2.3. As pessoas portadoras de deficiência participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e ao local de aplicação das Provas e à nota mínima exigida.

9.2.4. As vagas reservadas para candidatos portadores de deficiência, que não forem preenchidas, serão revertidas aos candidatos não deficientes.

9.2.5. Não serão consideradas como deficiência os distúrbios de acuidade visual, passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres.

9.2.6. Os candidatos portadores de deficiência devem declarar, na ficha de inscrição, qual o tipo de deficiência e, se for o caso, qual o auxilio didático que necessitam para a realização da prova.

9.2.7. Os candidatos portadores de deficiência estão obrigados a apresentar, no dia 31 de maio de 2008, no local e horário da confirmação presencial da inscrição, em Ponta de Pedras, laudo médico, emitido há no máximo 90 dias, atestando seu enquadramento nos termos do Art. 4º do Dec nº 3.298, de 20/12/99, informando a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da CID, sem o que passarão a concorrer somente às vagas dos não deficientes. OBS. (Ver abaixo modelo do Atestado Médico)

MODELO DE ATESTADO MÉDICO PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Atesto para fins de inscrição no Concurso Público da Prefeitura Municipal de Ponta de Pedras que o Sr(a) ______________________________________ é portador(a) da deficiência _____________________, CID nº ____________, enquadrando-se assim no que estabelece o Art. 4º do Decreto 3.298, de 20/12/1999, sendo compatível a deficiência apresentada pelo paciente com as atribuições do cargo de _______________________, disponibilizado no referido Concurso, conforme Edital 001/2006.

Data __________________ (não superior a 90 dias)

Nome, assinatura, nº do CRM do médico e carimbo.

9.3. A convocação de candidato aprovado para assumir o respectivo cargo é de exclusiva responsabilidade da Prefeitura Municipal de Ponta de Pedras.

9.4- A nomeação dos candidatos aprovados ocorrerá observando-se as necessidades imediatas da Prefeitura Municipal de Ponta de Pedras e de acordo com a legislação vigente.

9.6 - Considerar-se-á como conhecimentos específicos na Prova para o cargo de Professor A (de 1ª a 4ª séries e educação infantil) os relativos às disciplinas Estudos Sociais, Ciências e Educação Infantil.

9.7- Não havendo especificação, as vagas ofertadas poderão ser preenchidas na zona urbana ou na zona rural, conforme necessidade da Administração Municipal.

9.8-O resultado deste Concurso Público será publicado até o dia 19 de junho de 2008, pela Prefeitura Municipal de Ponta de Pedras, no Quadro de Avisos da Prefeitura e pela CONED, via Internet, no site da empresa www.coned.com.br.

9.9- O concurso terá validade de 02 (dois) anos, a contar da data da homologação do resultado pelo Chefe do Poder Executivo Municipal, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Ponta de Pedras.

9.10 - Os casos omissos serão submetidos à apreciação e decisão da Comissão de Concursos Públicos da Prefeitura Municipal de Ponta de Pedras, ouvido a CONED- Consultoria e Assessoria Educacional, empresa responsável pelo planejamento e execução do certame.

9.11- Os conteúdos programáticos a serem observados na elaboração das provas constam no ANEXO I, que é parte integrante deste Edital.

9.12- O presente Edital, entra em vigor na data de sua publicação no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Ponta de Pedras.

Ponta de Pedras, 19 de março de 2008.

Consuelo Maria da Silva Castro
Prefeito Municipal de Ponta de Pedras

ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

PARA OS CARGOS

Servente, Vigia, Serviços Gerais, Eletricista de baixa tensão, Técnico em Som e Vídeo, Motorista

1. LÍNGUA PORTUGUESA

Uso de maiúscula e minúscula; consoantes e vogais; aumentativo e diminutivo de palavras; sinais de pontuação; divisão silábica de palavras e respectiva classificação quanto ao número de sílabas; singular e plural; substantivo próprio e comum; artigos; adjetivos; masculino e feminino; confronto e reconhecimento de frases simples corretas e incorretas.

2. MATEMÁTICA ELEMENTAR

Sistema de numeração decimal; as quatro operações fundamentais com números naturais e suas aplicações; noções de dobro, triplo e metade; medida de tempo, comprimento, superfície, capacidade, massa e volume; noções de maior e menor; sistema monetário brasileiro; resolução de situações - problema; reconhecimento de figuras planas; área e perímetro das principais figuras planas; aplicações de porcentagem.

3. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

3.1. CARGO: MOTORISTA DE VEÍCULOS LEVES

1. LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO: classificação das vias, velocidade das vias, infrações do trânsito, pontuações, categorias de habilitações. 2. REGRAS DE CIRCULAÇÃO: regras de preferência, veículos que gozam de preferência e livre circulação, manobras e conversões. 3. DIREÇÃO DEFENSIVA: conceito e definição, classificação, o método preventivo, fatores que geram acidentes. 4. SINAIS DE TRÂNSITO. 5. PRIMEIROS SOCORROS. 6. Principais Técnicas de manutenção de Veículos. 7. Conhecimentos de Mecânica Básica de Veículos.

I. LÍNGUA PORTUGUESA

Compreensão e Interpretação de Texto; Ortografia: grafia das palavras; acentuação gráfica; pontuação. Fonética: fonema e letra; classificação das palavras quanto ao número de sílabas e tonicidade; encontro vocálico, consonantal e dígrafo; Morfologia - classes de palavras variáveis e invariáveis: flexão. Sintaxe: frase, oração, período simples e composto; termos da oração.

II. MATEMÁTICA

Aritmética: sistema de numeração decimal; divisibilidade; m.d.c. e m.m.c.; operações com números naturais e com números fracionários; problemas envolvendo operações com números naturais e números fracionários. Forma decimal dos números racionais. Geometria: reconhecimento das figuras planas; área e perímetro das figuras planas. Unidades de Medidas: comprimento, superfície, volume, tempo, massa, capacidade, tempo. Matemática Comercial: razão e proporção; regra de três simples e composta; porcentagem; juros simples. Álgebra: expressões algébricas; equações, inequações e sistemas de 1º e 2º graus; problemas de 1º e 2º graus.

III. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

3.1. CARGO: AGENTE EPIDEMIOLÓGICO

1. Noções básicas sobre doenças transmissíveis e não transmissíveis. 2. Noções básicas sobre medidas de prevenção para controle de doenças transmissíveis. 3. Noções básicas sobre doenças de transmissão por vetores. 4. Noções básicas sobre medidas de prevenção para controle de doenças transmitidas por vetores. 5. Noções básicas sobre doenças de notificação obrigatória: Tuberculose, Leptospirose, Dengue, Febre amarela, AIDS, Malária, Leishmaniose, Doença de Chagas, Esquistossomose, Hepatite B/C 6. Conhecer esquema básico de vacinação obrigatório no primeiro ano de vida.

3.2. CARGO: AUXILIAR DE GABINETE ODONTOLÓGICO

A boca. Os dentes: dentição temporária, dentição permanente, configuração dos dentes, erupção dos dentes, molares dos seis anos, funções dos dentes. As arcadas dentárias. A saliva. Placa Bacteriana. Tártaro. Doenças da boca: Cárie, doença periodontal, halitose. Tratamento curativo e preventivo das doenças da boca. Escovação. Importância da alimentação na prevenção da doença bucal. Aplicação tópica do flúor; aplicação de selantes (identificar as faces do dente). Cárie do bebê.

3.3. CARGO: OPERADOR DE COMPUTADOR

a) Hardware : componentes básicos de um microcomputador e seu funcionamento ; principais periféricos.

b) Software - Sistema operacional Windows XP: principais comandos e funções. Noções básicas de utilização dos aplicativos WORD 2003, EXCEL 2003, POWER POINT e Corel Draw.

c) Segurança: Ligar e desligar; ambiente; disquetes; cópia de segurança; vírus e antivírus.

d) Internet: Conceitos básicos; Forma de conexão: permanente, temporária; Correio eletrônico.WWW; Ferramentas de navegação

3.4. AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

1. Saúde da mulher. 2. Saúde da criança. 3. Saúde do adulto. 4. Saúde do Idoso. 5. Doenças sexualmente transmissíveis; gravidez precoce. 6. O trabalho do agente comunitário de saúde. 7. Vacinas; doenças preveníveis por imunizantes. 9. Destinação correta do lixo. 8. Detecção de necessidades de encaminhamento médico quando há suspeita de doenças respiratórias agudas ou crônicas, parasitoses, dermatoses e zoonoses ( dengue, febre-amarela, malária, raiva, esquistossomose, leishmaniose, doença de chagas, escorpionismo).

I. LÍNGUA PORTUGUESA

Compreensão e Interpretação de textos. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis: conceito, classificação e emprego. Sintaxe: frase, oração, período simples e composto; termos da oração; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; colocação dos pronomes átonos. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia; conotação e denotação; figuras de sintaxe, de pensamento e de linguagem.

II. MATEMÁTICA

Aritmética: sistemas de numeração; operações e problemas com números naturais; divisibilidade, múltiplos e divisores, critérios de divisibilidade, números primos; operações e problemas envolvendo números racionais na forma fracionária e na forma decimal. Geometria: reconhecimento de figuras planas; áreas e perímetro de figuras plana; Triângulos, quadriláteros e círculo. Unidades de Medidas: tempo, comprimento, superfície, volume, capacidade e massa. Matemática Comercial: razão e proporção; regra de três simples e composta; porcentagem; juros simples. Álgebra: expressões algébricas; equações e sistemas de 1º e 2º graus; problemas de 1º e 2º graus; funções: domínio e imagem; função linear, função quadrática e função exponencial. Problemas de raciocínio lógico.

III. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

3.1 CARGO: ASSISTENTE DE ADMINISTRAÇÃO

I - Documentos Oficiais: estrutura e organização do requerimento, da certidão, do atestado, da declaração, da ata, do ofício, do memorando, da circular, da ordem de serviço, da exposição de motivos, da portaria, do parecer; da carta; formas de tratamento. II- Noções de informática: Hardware: componentes básicos de um microcomputador e seu funcionamento ; principais periféricos. Software: Sistema operacional Windows XP: principais comandos e funções. Noções básicas de utilização dos aplicativos WORD 2003, EXCEL 2003 e POWER POINT. Internet: Conceitos básicos; Correio eletrônico, WWW; Ferramentas de navegação; Intranet. III. Licitação: Lei 8.666/93 (Arts. 01 a 53) (consultar no site www.coned.com.br); Pregão. IV- Noções de Administração financeira, de recursos humanos e de material.

3.2 CARGO: AGENTE DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Sistema Único de Saúde (SUS). Noções de meio-ambiente: saneamento básico; poluição atmosférica e sonora; coleta, transporte e destinação de lixo. Noções de vigilância nutricional e de alimentos: produção, armazenagem, distribuição e qualidade de alimentos. Condições nutricionais da população em geral. Enfermidades transmitidas por alimentos. Noções das condições higiênico-sanitárias de estabelecimentos de saúde e de uso coletivo. Noções de condições de medicamentos e desinfetantes. Noções de saúde do trabalhador: equipamentos de segurança, situações de risco. Controle de zoonoses; atividades educativas referentes a prevenção e bloqueio da disseminação de doenças transmissíveis.

3.3 CARGO: SECRETÁRIO ESCOLAR I - Documentos Oficiais: estrutura e organização do requerimento, da certidão, do atestado, da declaração, da ata, do ofício, do memorando, da exposição de motivos, da portaria, do parecer; da carta; certificado e diploma, formas de tratamento. II- Legislação Educacional : a) Artigos 1º a 34 e 58 a 67, da Lei 9.394/96- Diretrizes e Bases da Educação Nacional; b) Normas do Conselho Estadual de Educação do Pará: para autorização e reconhecimento de cursos, para elaboração de regimentos escolares, para o funcionamento do sistema de nucleação ou escolas anexas, para o exercício de funções de magistério, de direção e de secretário de escola ( consultar no site www.coned.com.br)

III- Noções de Informática: Windows XP; Word 2003, Excel 2003: principais comandos e aplicações.

3.4 CARGO: AGENTE DE ADMINISTRAÇÃO

I - Documentos Oficiais: estrutura e organização do requerimento, da certidão, do atestado, da declaração, da ata, do ofício, do memorando, da circular, da ordem de serviço, da exposição de motivos, da portaria, do parecer; da carta; formas de tratamento. II- Noções de informática: Hardware: componentes básicos de um microcomputador e seu funcionamento ; principais periféricos. Software: Sistema operacional Windows XP: principais comandos e funções. Noções básicas de utilização dos aplicativos WORD 2003, EXCEL 2003. Internet: Conceitos básicos; Correio eletrônico, WWW; Ferramentas de navegação; Intranet. III- Noções de Biblioteca: Normas gerais de recepção e preparo de material bibliográfico para consulta e empréstimo; Métodos e técnicas de conservação, restauro e recuperação de documentos e livros; Normas gerais de registro, controle e movimentação do acervo bibliográfico; Técnicas de atendimento e orientação dos usuários da biblioteca.

3.5 CARGO: AUXILIAR TÉCNICO DE LABORATÓRIO

1. Obtenção e conservação de amostras biológicas destinadas à análise: técnicas, anticoagulantes usados, fatores de interferência na qualidade das análises. 2. Equipamentos de uso em laboratório, pesagens, volumétrica, microscopia (fotometria-leis de absorção da luz). 3. Princípios bioquímicos implicados nas principais dosagens sangüíneas: glicídios, lipídios, protídeos, componentes inorgânicos, uréia, creatinina, bilirrubinas e enzimas hepáticas. 4. Urina: análise qualitativa, quantitativa e sedimento. 5. Parasitologia Humana: principais métodos para pesquisa de parasitas intestinais; Hematozoários: características morfológicas e ciclo evolutivo. 6. Bacteriologia Humana: métodos bacteriológicos de identificação dos principais agentes etiológicos das infecções genitais, urinárias, respiratórias e das meninges; principais meios de cultura, técnicas de coloração, coprocultura, teste de sensibilidade a antibióticos; hemocultura. 7. Imunologia Clínica: reação de precipitação; fixação de complemento; aglutinação. 8. Técnicas Hematológicas: câmara de contagem; identificação e contagem das células sangüíneas: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e principais células do sangue periférico; contagem de plaquetas e reticulóides; principais colorações; métodos de dosagem da hemoglobina; hematócrito; índices hematimétricos; prova de falcização; curva de resistência globular osmótica; célula L.E. 9. Coagulação: tempo de sangramento e de coagulação; prova do laço; retração do coágulo; tempo de protombina; tempo de tromboplastina parcial ativada; tempo de trombina; fibrinogênio. 10. Tipagem Sangüínea: sistema ABO; fator Rh. 11. Noções de higiene e assepsia.

3.6 CARGO: TÉCNICO DE SAÚDE BUCAL

1. As infecções no consultório Odontológico: infecção comum, infecção cruzada, assepsia e anti-sepsia. 2. Técnicas de lavagem simples das mãos. 3. Procedimento prático de desinfecção e esterilização no consultório Odontológico. 4. Materiais quanto ao grau de contaminação. 5. Processo de esterilização quanto aos artigos (plástico, metal). 6. Rota de circulação do material contaminado. 7. O Técnico de saúde bucal frente ao cirurgião dentista e a ética profissional. 8. Tarefas a sem cumpridas pelo técnico de saúde bucal: a) antes do início dos trabalhos do profissional: tarefas diárias, limpeza geral do consultório, manutenção do equipamento: tarefas de ordem administrativa e de ordem clínica; b) quando do início dos trabalhos diários; c) antes de o Cirurgião-Dentista começar a intervir; d) no desenvolvimento da intervenção clínica; e) após o término dos trabalhos do dia. 9. Noções de anatomia dentária : anatomia do periodonto; odontograma. 10. Identificação da placa bacteriana : doença cárie, doença gengival e doença periodontal. 11. Aplicação tópica do flúor; aplicação de selantes ( identificar as faces do dente). 12. Educação para a saúde bucal: controle da doença cárie e doença periodontal; escovação:motivação e técnicas; uso do fluore e uso do fio dental.

3.7 CARGO : MICROSCOPISTA

I- Malária: Instrumentos e equipamentos usados nos exames maláricos; Métodos de diagnóstico laboratorial de exames maláricos; Ciclo evolutivo dos Plasmódio; Morfologia e Ultra e estrutura: esporozoítos, criptozoítos, trofoítos sanguíneos, esquizontes, gametócitos, microgametas, macrogametas, zigoto ou oocineto, oocisto; Habitat dos plasmódios; Correlação dos diferentes plasmódios com os diversos tipos de malária; Mecanismo de infecção; Quadro Clínico Habitual: início da doença, o acesso malárico, recaídas; Diagnóstico: laboratorial e clínico; Tratamento e profilaxia.

II -Leishmaniose: noções gerais.

3.8. CARGO: FISCAL MUNICIPAL

I - Noções de Direito Tributário: Tributo- definição, natureza jurídica e espécies de tributos; Princípios Constitucionais Tributários; Obrigação Tributária: principal e acessória, fato gerador, sujeito ativo, sujeito passivo, solidariedade, capacidade tributária, domicílio tributário e responsabilidade tributária; Crédito Tributário : lançamento, suspensão, extinção e exclusão do crédito tributário.

II - Noções de Legislação Tributária:Impostos de competência dos Municípios: ISS, IPTU e ITIV. Fato gerador e incidência. Isenções. Contribuintes e responsáveis. Alíquota e base de cálculo. Lançamento. Regime de pagamento.

III- Noções relativas às obras municipais - Tipos de Fundações / Baldrames; Paredes: materiais e revestimentos; Pisos; Tipos de Forro/esquadria; Telhados: tipos, calha, rufo.; Instalações elétricas e hidro-sanitárias.

3.9 CARGO: TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

1. Adubação: tipos de adubos, classificação e calagem. 2. Solo: formação, propriedade, utilização e conservação. 3. Fitotecnia: técnicas de cultivo de culturas alimentares e de fruticultura - manejo e controle de pragas, doenças e invasoras. 4. Mecanização agrícola: preparo de área, máquinas e implementos. 5. Administração agrícola: organização das atividades agrícolas. 6. Zootecnia- Bubalinos e Bovinos: leite e corte, sistema de criação, reprodução, alimentação, manejo sanitário, instalação, formação e manejo de pastagenm; Aves: instalações, alimentação, manejo, vacinação; Suínos: sistema de criação, alimentação, instalação e manejo sanitário.

3.10. CARGO: TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Fundamentos de Enfermagem: técnicas e ações básicas na assistência de enfermagem. Noções básicas de saúde e doença. Legislação e Ética de enfermagem. Administrações de medicações.

Enfermagem médico-cirúrgica: cuidados de enfermagem nos problemas que afetam os sistemas respiratórios, cardiovascular, hematológico, digestivo, endócrino, neurológico e geniturinário; O paciente cirúrgico: cuidados pré, trans e pós-operatórios. Cuidados de enfermagem em situações de emergência. Noções de prevenção e controle de infecção hospitalar.

Enfermagem em Saúde Pública: atenção primária em saúde. Imunizações. Aleitamento materno. Participação na prevenção e controle de doenças crônico-degenerativas, infecto-parasitárias e sexualmente transmissíveis.

Enfermagem materno-infantil: participação na assistência durante o ciclo vital da mulher. Cuidados com o recém-nascido normal e de risco. Cuidados de enfermagem à criança hospitalizada.

CARGOS: PROFESSOR A ( Educação Infantil e 1ª a 4ª séries)

I. LÍNGUA PORTUGUESA

1. Compreensão e Interpretação de textos; 2. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis : conceito, classificação e emprego; 3. Sintaxe: frase, oração, período simples e composto; termos da oração ; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; colocação dos pronomes átonos. 4. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia; conotação e denotação; figuras de sintaxe, de pensamento e de linguagem.

II. MATEMÁTICA

Conjunto: conceito e representação, relação de pertinência, relação de inclusão, igualdade de conjuntos; operações com conjuntos. Sistemas de Numeração: base de um sistema de numeração, sistema decimal, leitura, escrita, valor absoluto e valor relativo, o sistema romano de numeração. Números Naturais: reta numerada, operações com os números naturais, expressões aritméticas. Resolução de problemas Divisibilidade: múltiplos e divisores, divisores de um número, critérios de divisibilidade, decomposição em fatores primos, m.d.c. e m.m.c. Números Racionais: Forma fracionária: representação, classificação, equivalência e simplificação; operações fundamentais; resolução de problemas. Números Racionais - Forma decimal: representação, leitura e compreensão; operações fundamentais. Introdução à Geometria: ponto, reta, plano; área e perímetro das figuras planas. Unidades de Medidas: comprimento, superfície, capacidade, tempo, volume e massa. Razões e proporções, divisão proporcional, regra de três simples e composta, porcentagem.

III - DIDÁTICA E LEGISLAÇÃO

1 - As tendências pedagógicas na educação. 2- As contribuições de Piaget e Vygotsky. 3 - Planejamento de ensino e projeto pedagógico da escola. 4 - Avaliação do ensino/aprendizagem. 5- Educação inclusiva e fracasso escolar. 6- Parâmetros curriculares nacionais de 1ª a 4ª séries-Temas Transversais. 7- Estatuto da Criança e do Adolescente (Art. 53 a 73 e 129 a 144); A Lei nº 9.394 / 96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Arts. 01 a 34, 37 a 38, 58 a 67.

IV- CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

4.1. ESTUDOS SOCIAIS

I - As Regiões Brasileiras - Aspectos físico, econômico e humano: Região Norte; Região Nordeste; Região Sudeste; Região Sul; Região Centro-Oeste.

I I - História do Brasil. O descobrimento do Brasil: os primeiros habitantes. Brasil Colônia: as primeiras expedições; as capitanias hereditárias; os governos gerais; as entradas e bandeiras; a Inconfidência Mineira. Brasil Império: proclamação da Independência; primeiro reinado; período regencial; segundo reinado; abolição da escravatura. Brasil República. Os Governos Militares. A Nova República.

4.2. CIÊNCIAS

I - O Ar Atmosférico: composição; camadas da atmosfera; pressão atmosférica; direção e velocidade dos ventos ; importância do ar e dos ventos . II - Água: composição; ciclo da água; estados físicos e mudanças de estado; qualidade da água III - O Solo: as camadas da terra; o solo e o subsolo; o solo e o plantio; irrigação e drenagem; composição das rochas. IV- Os Animais: classificação; principais características e exemplos dos grandes grupos de invertebrados e de vertebrados; V - Os Vegetais: classificação; principais características e exemplos dos grandes grupos de vegetais. VI - O Corpo Humano: a) células: estruturas e funções; b) tecidos: classificação e principais características; c) órgãos e sistemas: locomoção, digestão, respiração, circulação, excreção, reprodução, coordenação nervosa , órgãos dos sentidos. VII - Meio Ambiente: cadeia alimentar, desequilíbrio ecológico.

4.3. EDUCAÇÃO INFANTIL

1. Objetivos gerais da educação infantil; 2. O atendimento em creches e pré-escolas: características gerais; 3. A concepção de criança enquanto sujeito social e histórico; 4. Brincar- o significado da brincadeira na formação da criança; 5. Interação social- diversidade e individualidade; 6. A aprendizagem significativa e os conhecimentos prévios - a resolução de problemas; 7. O profissional da Educação Infantil- características fundamentais; 8. A organização do currículo - orientações didáticas, objetivos e conteúdos.; 9. A formação pessoal e social - concepção e aprendizagem; 10. A criança de 04 a 06 anos - orientações didáticas quanto aos conteúdos: nome, imagem, independência e autonomia, respeito à diversidade, identidade de gênero, interação, jogos e brincadeiras, cuidados especiais; 11. O erro construtivo; 12. Avaliação formativa: observação e registro. OBS: Consultar o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

I. LÍNGUA PORTUGUESA (comum a todos os cargos)

1. Compreensão e Interpretação de textos; 2. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis: conceito, classificação e emprego; 3. Sintaxe: frase, oração, período simples e composto; termos da oração; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; colocação dos pronomes átonos. 4. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia; conotação e denotação; figuras de sintaxe, de pensamento e de linguagem. 5. Funções de linguagem.

II. DIDÁTICA E LEGISLAÇÃO (comum a todos os cargos)

A Didática na formação do educador; interdisciplinaridade, planejamento de ensino; projeto pedagógico; avaliação no processo ensino x aprendizagem; conselho de classe; conselho escolar; fracasso escolar; educação inclusiva; as contribuições de Piaget e Vygotsky; a Lei 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (arts. 01 a 38, 58 a 71); Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA (arts. 53 a 73, 129 a 144) ; Parâmetros Curriculares Nacionais da disciplina; temas transversais.

III - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

3.1. CARGO: PROFESSOR B - MATEMÁTICA

1.Conjuntos: conceito e representação, relação de pertinência operações; conjuntos numéricos. .2. Divisibilidade: múltiplos e divisores; critérios de divisibilidade; teorema fundamental da aritmética; máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; números primos. 3. Potenciação e Radiciação: definições; relações entre as duas operações; radicais. 4. Razões e Proporções: razão, proporção, médias aritmética, geométrica e ponderada, porcentagem, regra de três simples e composta, juros simples e composto. 5. Álgebra: cálculo algébrico. 6. Funções: domínio e imagem; funções injetoras, sobrejetoras, bijetoras, pares e ímpares. 7. Funções polinomiais do 1º e 2º graus: equações e sistemas de 1º e 2º graus. 8. Funções transcendentes: exponencial, logarítmica e trigonométrica. 9. Geometria Plana: ângulos, triângulos e polígonos; circulo e circunferência; relações métricas no triângulo retângulo e no círculo; relações trigonométricas nos triângulos retângulo e qualquer; área e perímetro de figuras planas.

3.2. CARGO: PROFESSOR B - LÍNGUA PORTUGUESA

I- ASPECTOS GRAMATICAIS: Fonética: vogais e consoantes encontros vocálicos e consonantais, dígrafos e sílabas. Morfologia: Classe das palavras - substantivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição. Estrutura das palavras: radical, afixos e desinências; Sintaxe: análise sintática. Frase. Oração. Período simples e composto. Parágrafo. Noção de Coordenação e Subordinação. Termos essenciais da Oração: sujeito e predicado. Termos integrantes da Oração: objeto direto, objeto indireto, agente da passiva, complemento nominal, complemento verbal. Termos acessórios da Oração: adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto, vocativo. Sintaxe de Concordância: Concordância nominal e verbal. Sintaxe de Regência: regência nominal e verbal. Sintaxe de Colocação: colocação dos termos da oração, colocação de pronomes; Ortografia; Acentuação; Emprego da crase; Pontuação; Semântica: significação das palavras, sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, polissemia, denotação e conotação. Interpretação de textos; Linguagem figurada: classificação das figuras de estilo, de pensamento e de sintaxe no texto. II - LITERATURA BRASILEIRA: Gêneros literários: características; Estilos de época- principais autores e obras dos séculos XIX e XX.

3.3. CARGO: PROFESSOR B -GEOGRAFIA

1. A evolução do Pensamento e suas repercussões no ensino de Geografia. 2. A Geografia como disciplina escolar: histórico, situação atual e perspectivas. 3. A Geografia da Natureza: Os condicionamentos físicos da vida: A litosfera, composição e dinâmica; A hidrosfera, a água e sua importância; A atmosfera e a dinâmica climática. Os seres vivos e o homem no âmbito da evolução geológica da terra. Os grandes domínios biogeográficos da terra. Os grandes domínios morfoclimáticos do território brasileiro e sua situação atual. Os inter-relacionamentos entre a dinâmica da natureza e a dinâmica das sociedades humanas. Os principais problemas ambientais da natureza. 4. A Geografia no Tempo: o alargamento das fronteiras de apropriação do planeta pelas sociedades humanas ao longo da história. 5. A formação Geográfica das Sociedades Contemporâneas: A formação dos estados nacionais modernos; O processo de desenvolvimento - subdesenvolvimento dos países e regiões no âmbito da evolução do capitalismo; As experiências do "socialismo real" e seus desdobramentos. 6. O novo mapa do mundo "a partir da Década de 80 do Século XX"; nacionalismo, grandes blocos econômicos (MERCOSUL, NAFTA, União Européia, etc...) e principais conflitos geopolíticos da atualidade. 7. Os espaços da Produção, da Circulação e do Consumo no Mundo e no Brasil: Características gerais das atividades primárias, secundárias e terciárias e suas expressões no espaço geográfico; A dimensão simbólica do espaço geográfico: cultura e representações espaciais; A industrialização e seus impactos na organização do espaço contemporâneo; A modernização da agricultura e suas conseqüências; A urbanização e as transformações na relação cidade-campo; Metropolização e problemas urbanos; As redes urbanas e a relação cidade-região; Os impactos das novas tecnologias na circulação dos produtos e serviços; A dinâmica populacional. 8. Regionalização do espaço mundial: caracterização geográfica dos principais países/conjuntos gaseconômicos; As propostas atuais de regionalização do espaço mundial e suas limitações; Riqueza e pobreza no contexto internacional; Os núcleos hegemônicos do capitalismo: EUA, Japão e Europa; América Latina; África; Índia; China; Oriente Médio; Rússia; Europa Oriental. 9. Regionalização do Espaço Brasileiro: caracterização geral das regiões e estados federados. Divisões regionais do território brasileiro, histórico e situação atual. A Amazônia. Nordeste: permanências e transformações. As fronteiras geoeconômicas do Centro-Oeste. O Centro-Sul como núcleo hegemônico do Capitalismo no Brasil

3.4. CARGO : PROFESSOR B- HISTÓRIA

1. Escravismo na Antigüidade: Grécia, Roma; As religiões na antiguidade; Feudalismo. 2. A Expansão Comercial: Os contatos com a Ásia, África e Américas. 3. O Brasil e o Sistema Colonial: O Sistema Econômico, A organização político administrativa. 4. O Fim do Sistema Colonial: Contexto Europeu; As Revoluções Americana e Francesa;O fim do colonialismo na América Espanhola e América Portuguesa. 5. A Industrialização: As transformações econômicas, sociais, políticas e culturais. 6. O Imperialismo: América Latina; África; Ásia. 7. A 1ª Guerra Mundial; A revolução socialista na URSS; A crise de 1929; As recuperações econômicas; O projeto das democracias liberais; O projeto dos regimes autoritários - Japão, Alemanha e Itália. 8. A 2ª Guerra Mundial: o Nazismo Alemão, O Fascismo Italiano e o Autoritarismo no Estado Novo brasileiro; a Guerra Fria e as lutas pela democracia ( China, Coréia e Vietnã). 9. O Brasil no modo de produção capitalista na 1ª e 2ª Repúblicas. 10. A Descolonização: Ásia; África. 11. O Brasil de 1930 a 1964; O neocolonialismo; A globalização e o neoliberalismo; Os Governos Militares. A Nova República.

3.5. CARGO: PROFESSOR B - CIÊNCIAS

1. Os seres vivos. Origem e evolução biológica dos seres vivos. Contribuição do organismo: teoria e evolução celular, funcionamento da célula, a organização celular - aspectos físicos, químicos e estruturais. 2. Reprodução celular. 3. Classificação e características gerais dos seres vivos. 4. Características anatômicas do ser humano: aspectos básicos na organização e fisiologia dos sistemas. 5. Herança biológica: a hereditariedade e o meio ambiente. 6. Ecologia: ecossistemas, relações tróficas e biomas. 7. O homem e a biosfera: poluição e degradação ambiental. 8. Substância química e mistura: propriedades gerais, específicas e funcionais. 9. Estados físicos. 10. Análise imediata. 11. Modelos atômicos: de Dalton a Rutherford-Bohr. 12. Distribuição eletrônica em camadas. 13. Número atômico e número de massa. 14. Elemento químico. 15. Íons. 16. Isótopos e suas aplicações. 17. Tabela periódica. 18. Ligações químicas. 19. Propriedades dos compostos iônicos, moleculares e metálicos. 20. Funções inorgânicas: óxidos, bases, ácidos e sais - conceito e principais aplicações. 21. Óxidos, bases, ácidos e sais na atmosfera, hidrosfera e litosfera. 22. Grandezas físicas. 23. Mecânica, cinemática e dinâmica. 24. Trabalho e energia. 25. Energia e sua conservação 26. Termologia. 27. Óptica e ondas. 28. Eletricidade e magnetismo.

3.6. CARGO: PROFESSOR B - EDUCAÇÃO FÍSICA

1. A Educação Física no contexto histórico e sócio-cultural. 2. Os conteúdos nas aulas de Educação Física Escolar: Jogos, Esporte, Lutas, Ginástica, Dança. 3. Os procedimentos didático-metodológicos do ensino da Educação Física. 4. As concepções e as tendências pedagógicas da Educação Física Escolar. 5. As concepções abertas no ensino da Educação Física Escolar. 6. O lúdico nas aulas de Educação Física. 7. O esporte no contexto escolar. 8. As concepções do esporte. 9. O fenômeno esportivo enquanto realidade educacional. 10. A Educação e a Educação Física. 11. A relação do corpo no contexto escolar. 12. A criança e a atividade física: aspectos psicomotores, psicossociais e biológicos. 13. As capacidades motoras nas aulas de Educação Física. 14. As atividades rítmicas e expressivas nas aulas de Educação Física. 15. Avaliação do processo ensino-aprendizagem em Educação Física.

PEDAGOGO

I. LÍNGUA PORTUGUESA

1. Compreensão e Interpretação de textos; 2. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis: conceito, classificação e emprego; 3. Sintaxe: frase, oração, período simples e composto; termos da oração; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; colocação dos pronomes átonos. 4. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia; conotação e denotação; figuras de sintaxe, de pensamento e de linguagem. 5. Funções de linguagem.

II - LEGISLAÇÃO

1.1 Legislação da Educação Brasileira: Constituição Federal de 88 (Arts. 205 a 214), Estatuto da Criança e do Adolescente (arts. 53 a 73, 129 a 140); LDB nº 9.394/96 - Arts. 01 a 38, 58 a 71.

III- CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1.1 Parâmetros curriculares nacionais. 1.2.A natureza do trabalho pedagógico: fundamentação filosófica, política e educacional. 1.3. As contribuições das tendências pedagógicas para a educação 1.4 Psicologia genética: estudo do desenvolvimento das estruturas cognitivas da criança e do adolescente e suas implicações prático-pedagógicas. 1.5 As contribuições de Piaget e Vygotsky à Educação. 1.6. Pedagogia de Projeto: conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. 1.7 Planejamento educacional, de ensino, curricular e projeto pedagógico da escola. 1.8 Concepções de currículo.. 1.09 Modalidades de Gestão. 1.10 Avaliação do ensino x aprendizagem. 1.11 Fracasso escolar. 1.12. A educação inclusiva. 1.13. Cotidiano da escola: interdisciplinaridade, conselho de classe e conselho escolar.

I. LÍNGUA PORTUGUESA (comum a todos os cargos)

1. Compreensão e Interpretação de textos; 2. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis: conceito, classificação e emprego; 3. Sintaxe: frase, oração, período simples e composto; termos da oração; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; colocação dos pronomes átonos. 4. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia; conotação e denotação; figuras de sintaxe, de pensamento e de linguagem. 5. Funções de linguagem.

II - SAÚDE PÚBLICA (comum a todos os cargos)

A Saúde como direito do cidadão e dever do Estado ( CF / 88 ); campos de atuação de Saúde Pública; Lei Orgânica da Saúde; Sistema Único de Saúde- SUS; Norma Operacional Básica do SUS- NOB/96; Norma Operacional da Assistência à Saúde

III- CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

3.1. - CARGO: ASSISTENTE SOCIAL

1. Metodologia do Serviço Social: Unidade I - Correntes Teórico-Metodológicas no Serviço Social Reconceituado: a vertente modemizadora (sistêmica); a vertente crítico-dialética e a vertente fenomenológica. Unidade II - a questão da relação teoria-prática no Serviço Social. Unidade III - As praticas e estratégias da ação profissional do Serviço Social. Unidade IV - Desenvolvimento de comunidade: a ação do serviço social junto com às comunidades: perspectivas de organização e capacitação social.

2. Serviço Social na Educação: Unidade I - O papel do Serviço Social na Organização Escolar. Unidade II - a prática profissional do assistente social na perspectiva da organização escolar. Unidade III - a atuação do Serviço Social na escola, na associação de pais e mestres e nos conselhos de classe e escolar.

3. Política e Planejamento Social: Unidade I - Política Social: perfil histórico das políticas sociais no Brasil. Unidade II - A assistência social no Brasil: perfil histórico. Unidade III - A Lei orgânica da Assistência Social e sua centralidade para a construção da política de assistência social: descentralização, municipalização e participação social.Unidade IV - A assistência enquanto espaço de planejamento social.Unidade V - O Estatuto da Criança e do Adolescente e suas determinações para uma política de atenção à criança e ao adolescente. Unidade VI - Instrumentos de planejamento social (plano, programa, projeto).

4. Administração em Serviço Social: Unidade I - A prática institucionalizada do assistente social nas organizações públicas. Unidade II - A questão da burocracia e do poder nas organizações. Unidade III - A ação profissional do Assistente Social junto ao gerenciamento de Recursos Humanos na instituição pública.

5. Ética e Serviço Social: A Ética Social e a Ética Profissional e a sua aplicação face ao binômio Instituição-Cliente. Os Valores Universais da Profissão e seus Aspectos Éticos e Normativos; Os Preceitos Éticos enquanto Princípios e Diretrizes Norteadores da Prática Profissional.

3.2. CARGO: BIOMÉDICO

Tecnologia laboratorial: utilização e cuidados especiais: vidrarias, autoclaves, estufas, espectofotômetro e microscópios; colheita, acondicionamento, conservação e primeiras manipulações dos materiais biológicos paras exames laboratoriais, preparação do esfregaço sangüíneo. Hematologia Clínica: Características citomorfológicas das células normais e anormais do sangue e sua fisiopatologia séries eritrocítica, grancilocítica, linfocítica e monocítica; Fisiopatologia, classificação e diagnóstico laboratorial das anemias : regenerativas e agenerativas; Hemostasia : mecanismo e exploração clínica (diagnóstico laboratorial ), da hemostasia primária e coagulação; Sistemas sangüíneos e eritrocitários: sistema ABO e RH e sua investigação e interpretação clínica ( tipagem, titulagem e anticorpos, prova de Combs direta e indireta. Bioquímica Clínica: dosagem bioquímica de : triglicerídios, glicose, uréia, creatinina, colesterol total, frações, bilirubinas, transaminases; LCR - exame físico, excame citológico e exame bioquímico; urinálise- caracteres gerais, exame químico qualitativo e exames de sedimento. Microbiologia Clínica: esterilização, desinfecção, assepsia; isolamento e identificação de enterobactérias, germes piogênicos ( estafilococos, estreptococos e neisserias ) ; coleta de material e pesquisa; bacilo de KOCH e bacilo de HANSEN; bacterioscopia de secreções : vaginal, uretral, orofaringe; doenças sexualmente transmissíveis . Imunologia Clínica: diagnóstico sorológico da sífilis; os sistemas sangüíneos eritrocitários : ABO e RH - sua investigação e interpretação clínica, tipagem, titulagem de anticorpos, provas de Combs direta e indireta . Parasitologia Clínica: enteroparasitoses: agente etiológico, morfologia, biologia e diagnóstico laboratorial da amebíase, giardíase, esquistossomose, enterobiose, estrongiloidiase, tricuriase e ancilostomiase; malária : agente etiológico, biologia e diagnóstico laboratorial. Ética profissional.

3.3. CARGO: ENFERMEIRO

Sinais e sintomas: conceitos e alterações; Administração de Medicamentos: cuidados; Cálculos em drogas e soluções; Diagnóstico e cuidados de Enfermagem à pacientes: Cardiopatas, hepatopatas, pneumopatas, nefropatas; Assistência de Enfermagem no pré, trans e pós-operatório: mediatos e imediatos; História natural das doenças transmissíveis; Tipos e técnicas de isolamento em doenças transmissíveis; Doenças segundo isolamento: identificação e cuidados; Assistência de Enfermagem nas emergências: queimados, reanimação, cardio-respiratória, umpacto agudo do miocárdio, choque, edema agudo do pulmão, acidente vascular cerebral, politraumatismo; Princípios gerais de Administração; Elementos de Administração; Metodologia do processo de Enfermagem: histórico, diagnóstico, plano assistencial, evolução e prognóstico; Métodos e Meios em Educação Sanitária; Enfermagem na Assistência Integral à Saúde da Criança: aleitamento materno e desmame, diarréia e TRO, infecções respiratórias agudas, crescimento e desenvolvimento; Enfermagem na Assistência Integral à Saúde da Mulher: pré-natal, parto, puerpério, câncer ginecológico, câncer de mama, planejamento familiar; Enfermagem na Assistência Integral à Saúde do Adulto e do Idoso: hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes melittus (DM); Enfermagem nos programas Nacionais de Controle da Tuberculose e Hanseníase; Imunização; Visita domiciliar. Ética e lei do exercício profissional.

3.4. CARGO: ENFERMEIRO OBSTETRA

Sinais e sintomas: conceitos e alterações; Administração de Medicamentos: cuidados; Cálculos em drogas e soluções; Diagnóstico e cuidados de Enfermagem à pacientes: Cardiopatas, hepatopatas, pneumopatas, nefropatas; Assistência de Enfermagem no pré, trans e pós-operatório: mediatos e imediatos; História natural das doenças transmissíveis; Tipos e técnicas de isolamento em doenças transmissíveis; Doenças segundo isolamento: identificação e cuidados; Assistência de Enfermagem nas emergências: queimados, reanimação, cardio-respiratória, umpacto agudo do miocárdio, choque, edema agudo do pulmão, acidente vascular cerebral, politraumatismo; Princípios gerais de Administração; Elementos de Administração; Metodologia do processo de Enfermagem: histórico, diagnóstico, plano assistencial, evolução e prognóstico; Métodos e Meios em Educação Sanitária. Enfermagem na Assistência Integral à Saúde do Adulto e do Idoso: hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes melittus (DM).

Biosegurança Obstétrica: assistência de enfermagem no ciclo gravidico-puerperal; Anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor masculino e feminino; Gametogênese, fecundação, nidação, placentação, circulação feto-placentária, evolução e vitalidade fetal; Modificações gerais e locais da gravidez no organismo materno. Diagnóstico de gravidez e idade gestacional; Assistência pré-natal; Propedêutica obstétrica: planejamento familiar; fatores do parto: bacia óssea feminina e relações últero-fetais; Mecanismos de parto; Contralidade uterina: Períodos clínicos do parto; Assistência da enfermagem à parturiente; Tecnologia apropriada para assistência ao nascimento e parto; O parto e seu significado emocional; A dinâmica da dor; Assistência ao parto normal, pélvico e gemelar; Assistência imediata ao recém-nascido (RN); saúde perinatal e processo adaptativo neo-natal. Obstetrícia Patológica: Assistência de enfermagem à gestante, parturiente e puérpera com intercorrências clínicas cirúrgicas, obstétricas e ginecológicas; Gestação de alto risco: Na adolescência, na idosa; Hiperêmese Gravídica; Abortamento; Prematuridade e pós-maturidade; Placenta prévia, descolamento prematuro de placenta, coagulopatias; Moléstia trofoblástica; DHEG; Prenhez ectópica; Patologia do sistema amniótico; Isoimunização ao fator Rh; Cardiopatias, diabetes, neuropatias; Doenças infecciosas e parasitárias na gestação; Doenças sexualmente transmissíveis: assistência de enfermagem nas distócias, nas intercorrências do 3º e 4º períodos, nas cirurgias gerais, obstétricas e ginecológicas; Hemoterapia; Anestesia e anaugesia em obstetrícia; Farmacologia aplicada à enfermagem obstétrica. Ética e a lei do exercício profissional.

3.5. CARGO: MÉDICO

Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, clínica, tratamento e prevenção das doenças: cardiovasculares: insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana, arritmias cardíacas, tromboses venosas, hipertensão arterial, choque; pulmonares: insuficiência respiratória aguda e crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia, tuberculose, tromboembolismo pulmonar; sistema digestivo: neoplasias, gastrite e ulcera péptica, colecistopatias, diarréia aguda e crônica, pancreatites, hepatites, insuficiência hepática, parasitoses intestinais, doenças intestinais inflamatórias, doença diverticular de cólon; renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, distúrbios hidroeletrolíticos e do sistema ácido-base, nefrolitíase, infecções urinárias; metabólicas e sistema endócrinos: hipovitaminoses, desnutrição, diabetes mellitus, hipo e hipertiroidismo, doenças da hipófise e da adrenal: hematológicos: anemias hipocrônicas, macrocíticas e hemolíticas, anemia aplastica, leucopenia, púrpuras, distúrbios de coagulação, leucemias e linfomas, acidentes de transfusão: reumatológicas: orteoartrose, gota, lupus eritematoso sistêmico, artrite infecciosa, doenças do colágeno; neurológicas: coma, cefaléias, epilepsia, acidente vascular cerebral, meningites. neuropatias periféricas, encefalopatias; psiquiátricas: alcoolismo, abstinência alcoólica, surtos psicóticos, pânico, depressão; infecciosas e transmissíveis: sarampo, varicela, rubéola, poliomelite difteria, tétano, coqueluche, raiva, febre tifóide, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis. AIDS, doença de chagas, esquitossomose, leischimaniose, malária, tracoma, estreptocócicas. estafilocócicas, doença meningocócica, infecção por anaeróbicos, toxoplasmose. viroses: dermatológicas :escabiose, pediculose, dermatofitose, eczema, dermatite de contato, onicomicose. infecção bacteriana; imunológicas: doença do soro, edema, urticária, anafiloxia; ginecológicas: doença inflamatória da pelve, leucorréias, intercorrência no ciclo gravídico puerperal; intoxicações exógenas: barbitúricos, entorpecentes. Conhecimento da legislação e normas clínicas que norteiam as transferências interhospitalares; Código de Ética Médica.

3.6. CARGO: MÉDICO VETERINÁRIO

1. Inspeção Sanitária e Tecnológica dos Produtos de Origem Animal : Inspeção "ante-morte" dos animais de açougue; Sistema Linfático: sua importância em inspeção de carnes; Principais doenças infecciosas transmissíveis ao homem; Principais doenças parasitárias transmissíveis ao homem; Toxi-infecções alimentares; Beneficiamento do leite de consumo; Controle Químico e Microbiológico de leite e produtos lácticos; Aspectos higiênicos e sanitários do pescado. 2-Patologia Animal: Etiologia. Diagnóstico. Tratamento, controle e erradicação relativos às doenças: Febre Affosa, Raiva, Anaplasmose, Brucelose, Peste Suina, Carências Vitamínico-minerais, Principais ectoparasitoses de bovinos, bubalinos e suínos, Principais doenças das aves e eqüídeos. 3. Bovinocultura de corte e bovinocultura de leite: Raças; Distribuição geográfica no Brasil; Importância econômica; Melhoramento do meio; Produção de carne; Produção de leite. 4. Nutrição Animal e Agrostológica: Valor dos alimentos; Hidratos de carbono, gorduras e proteínas; Macro e micro - elementos minerais; Vitaminas; Concentrados e volumosos; Formação e manejo de pastagem; Forrageiras (gramíneas e leguminosas); Ensilagem e fenação. 5. Fisiopatologia da Reprodução e Inseminação Artificial: Anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor; Gestação, Parto e Lactação; Métodos de diagnóstico de gestação; Fatores que contribuem para alta taxa de fertilidade; importância econômica da Inseminação Artificial; Doenças e distúrbios do aparelho genital do macho e da fêmea. 6. Ética Profissional.

3.7. CARGO: ODONTÓLOGO

- Patologia e Clínica Odontológica: Unidade I - Semiologia : Exame Clínico, Lesões Fundamentais da Mucosa Bucal. Unidade II - Alterações dos Tecidos Mineralizados dos Dentes: Cárie Dentária, Anomalias de Desenvolvimento. Unidade III - Patologia da Polpa: Alterações Inflamatórias; Necrose Pulpar. Unidade IV - Patologia dos Tecidos Periapicais: Pericementite; Abcesso Periapical; Granuloma Radicular; Cisto Radicular. Unidade V - Patologia dos Tecidos Periodontais: Gengivite; Periodontite. Unidade VI - Processos Infecciosos da Cavidade Bucal: Osteomielite de maxilar e mandíbula; Celulite; Viroses. Unidade VII - Cistos e Tumores da Cavidade Bucal : Lesões pré-cancerosas; Neoplasias benignas da cavidade bucal; Neoplasias malignas da cavidade bucal e Processos Proliferativos Não Neoplásicos da Cavidade Bucal.

- Odontologia Social e Preventiva: (Odontologia em Saúde Coletiva): Unidade I - Índices Odontológicos: Índices de cáries dentárias: CPOD, CPOS e CEO; Índice de higiene oral: IH-OS; Índice de placa bacteriana: O'Leary. Unidade II - Métodos de Prevenção e Educação: Prevenção de cárie dentária; Prevenção da doença periodontal. Unidade III - Flúor: Bioquímica, mecanismo de ação e toxicologia; Flúor sistêmico; Flúor tópico. Unidade lV -Recursos Humanos em Odontologia. Unidade V - Biosegurança em Odontologia: Esterilização; proteção do profissional e do paciente.

- Odontopediatria: Unidade I - Anestesia em Odontopediatria: Técnica: Tópica, Infiltrativa e Regional; Acidentes e complicações. Unidade II - Preparo Cavitário em Dentes Decíduos: Cavidades classes I, II, III, IV e V; Cavidades atípicas; Matrizes e porta matrizes. Unidade III - Terapia Pulpar em Odontopediatria: Diagnóstico; Pulpotomias; Medicamentos usados após polpotomias; Tratamento dos dentes decíduos com polpa viva; Tratamento dos dentes decíduos com polpa modificada. Unidade lV - Traumatismo em Dentes Anteriores: Fraturas coronárias; Fraturas radiculares; Deslocamentos. Unidade V - Cirurgia em Odontopediatria: Avulsões de dentes decíduos; Ulectomia; Dentes suprenumerários; Frenectomia.

- Odontologia Restauradora: Unidade I - Adequação do Meio Bucal: Diagnóstico da cárie; Evidenciação da Dentina Cariada; Isolamento absoluto do campo operatório. Unidade II - Tratamento Preventivo das Regiões de Cicatriculas e Fissuras. Unidade III - Preparo Cavitário Moderno: Cavidades classes I, II, III, IV e V; Cavidades atípicas. Unidade lV - Materiais para proteção do Complexo Dentina Polpa: Cimentos: Fosfato de zinco, Óxido de zinco e eugenol e policarboxilato de zinco; Hidróxido de cálcio; Ionômero de vidro; lonosite; Adesivos dentinários. Unidade V - Materiais Restauradores: Amálgama; Resina Composta; lonômero de vidro. Unidade VI-Procedimentos Restauradores: Em amálgama e amalgapin; Em resina composta; Em ionômero de vidro. Unidade VII - Interpretação Radiográfica em Dentística. Unidade VIII - Noções de oclusão em Dentística.

- Cirurgia e Radiologia: Unidade I - Física da Radiação: Ionização e Radioatividade, Propriedades dos Raios-X, Densidade e Contraste das Radiografias. Unidade II - Biologia das Radiações: Mecanismo dos danos causados pelas radiações; Proteção do Operador, do Paciente e Áreas adjacentes. Unidade III - Formação de Imagem: Revelação e controle de qualidade; Técnicas radiográficas; Exames intrabucais; Interpretação radiológica em Odontologia. Unidade IV - Cirurgia Oral Menor: Indicações e contra-indicações, Cuidados pré e pós operatório, Mecanismos e Técnicas, Urgências Odontológicas. Unidade V - Terapêutica e Farmacologia Odontológica: Prescrição, Indicações e contra-indicações.

- Código de Ética Profissional.

3.8. CARGO: NUTRICIONISTA

Fundamentos da Nutrição: conceito e objetivos; importância da nutrição no processo de desenvolvimento; nutrientes : definição, propriedades, funções, digestão, absorção, metabolismo, fontes, transporte e excreção. Nutrição do Ciclo Vital: nutrição na gravidez e lactação, nutrição de bebês; cuidado nutricional do recém-nascido de baixo peso; nutrição na infância e na adolescência; nutrição do envelhecimento. Técnica Dietética: Alimentos: conceitos, coleção, preparo, aquisição, conservação e custos; características físicas, químicas e físico-químicas dos alimentos preparados; planejamento, produção e distribuição de refeições; avaliação. Administração de Serviços de Alimentação: estrutura administrativa dos serviços; recursos humanos; áreas físicas: preparo, distribuição, lactário e administração; equipamentos e instalações; direção dos serviços: comando e supervisão do pessoal- seleção e treinamento; controle do serviço: técnico-administrativo, sanitário, econômico e financeiro; ética profissional. Avaliação Nutricional: tipos: qualitativo e quantitativo, individual e familiar; avaliação da dieta de grupos em período de risco: métodos qualitativo e semi-quantitativo; avaliação do estado nutricional de comunidade : métodos, indicadores e dados demográficos, consumo de alimentos e graus de desnutrição; avaliação de consumos e hábitos alimentares. Educação Nutricional: conceitos, objetivos e aspectos sócio-econômico-culturais; antropologia social e conduta alimentar; hábitos alimentares regionais: fundamentos, evolução e modificação; programa de educação nutricional de trabalhadores e seus familiares. Dietoterapia: modificação da dieta normal para atendimento ao enfermo; métodos especiais de alimentação; cuidados nutricionais na doença; interação entre drogas e nutrientes; doenças da cavidade oral, esôfago e estômago; cuidado nutricional nos distúrbios intestinais, nas doenças hepáticas, sistema biliar e pâncreas exócrino; stress fisiológico: traumatismo, sépse, queimaduras e cirurgia; métodos de suporte nutricional; cuidado nutricional congestiva, na doença renal, na doença neoplástica, na AIDS, na alergia e intolerância alimentar, no distúrbio metabólico, na hipertensão. Higiene e Segurança no Trabalho: evolução, história, conceituação e legislação de interesse do nutricionista; normas legais e técnico-operacional de higiene e segurança no trabalho em refeitórios, cozinha, cantinas e demais locais de refeição nos órgãos municipais. Ética Profissional.

3.9. CARGO: PSICÓLOGO

1. Psicologia Escolar: problemas de aprendizagem-diagnóstico e aconselhamento psicológico, perspectiva histórica da Educação no Brasil, o enfoque psicanalítico, construtivista e interacionista no desenvolvimento da aprendizagem. 2. A criança e o adolescente: Teorias do desenvolvimento da personalidade, conceitos fundamentais de Freud, Vygotsky e Piaget , Fatores que influenciam na socialização, família, escola, meios de comunicação, grupo social. 3. Orientação vocacional: fatores envolvidos na escolha profissional, orientação e o mercado de trabalho, profissão e o perfil individual. 4. Psicologia Organizacional: áreas de atuação do Psicólogo do trabalho recrutamento, seleção, treinamento e avaliação de desempenho. 5. Psicologia Social: comportamento dos indivíduos nos grupos, relação entre a sociedade, grupo, indivíduo e as instituições. 6. Ética profissional. 7. Psicodiagnóstico: na escola, na clínica e na instituição. 8. Saúde mental: transtornos mentais e de comportamento.

CALENDÁRIO

Nº DE ORDEM

EVENTO

DATA

LOCAL

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

01

Inscrições: Via presencial

08 a 18 de abril

08 às 12 h e 13h30min às 16 h

CENTRO CULTURAL

"Bertino Boulhosa"

Cópia do Documento de Identidade

02

Inscrições: Via Internet

09 a 25 de abril

No site www.coned.com.br

-

03

Confirmação da Inscrição Via Internet

A partir de 19 de maio

No site www.coned.com.br

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04

Prova de Títulos (magistério) e Confirmação da inscrição via presencial

31 de maio: 08 às 14 h

CENTRO CULTURAL

"Bertino Boulhosa", em Ponta de Pedras

Original da Identidade e comprovante de entrega da Ficha de Inscrição

05

Prova Objetiva

01 de junho de 2008

Consta no cartão de inscrição o local e horário (recebido quando da confirmação da inscrição)

Original da Identidade e Cartão de Inscrição. (Caneta esferográfica azul ou preta, de preferência preta).

06

Publicação do Gabarito

03 de junho

Quadros de Avisos da Prefeitura e no site www.coned.com.br

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07

Prazo para Recursos

04 e 05 de junho

No Protocolo da Secretaria de Administração da Prefeitura

Requerer, informando o nome, cargo, e as questões em discordância, com as devidas razões.

08

Publicação do Resultado da Prova Objetiva

Até 19 de junho

No Quadro de Avisos da Prefeitura e no site www.coned.com.br

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95252

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