Prefeitura de Piçarra - PA

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIÇARRA

ESTADO DO PARÁ

CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2006

O Prefeito Municipal de Piçarra, no uso de suas atribuições legais e em consonância com a legislação Federal, Estadual e Municipal, torna público à realização de Concurso Público para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva em cargos efetivos para os níveis fundamental, médio e superior, mediante as instruções estabelecidas neste Edital:

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O concurso será regido por este edital e será executado pela empresa Atitude Consultoria, Assessoria e Eventos, sob supervisão da Comissão Permanente do Concurso Público nº 001/2006 de Piçarra.

1.2. O concurso público será constituído das seguintes fases:

a) exame de habilidades e conhecimentos aferidos por meio da aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório; e

b) avaliação de títulos, de caráter unicamente classificatório para os cargos de nível superior.

1.3. As provas serão realizadas prioritariamente no município de Piçarra e a divulgação dos locais das provas será feita através do documento de Confirmação de Inscrição que o candidato receberá no período de 01 a 06/12/2006, após a confirmação de pagamento do boleto bancário.

1.4. A Prova Objetiva de Múltipla Escolha será realizada nos dias 07 e 08 de dezembro de 2006, podendo ocorrer pelo período da manhã e/ou tarde em data e horário definido através de documento de Confirmação de Inscrição.

2. DOS CARGOS

2.1. NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO

Cargo 01: Auxiliar de Serviços Gerais

Atribuições: Preparar e distribuir refeições; condicionar os gêneros alimentícios de forma a evitar contaminação e deterioração; operar com fogões e outros aparelhos de preparação, aquecimento e refrigeração de alimentos; lavar louça e utensílios de copa e cozinha; preparar e transportar bandejas com alimentos e recolhê-las; manter o local de trabalho sempre em perfeitas condições de higiene; executar serviços de rouparia, lavanderia, passadeira; limpar e conservar prédios e dependências da Prefeitura Municipal; lavar sanitários; remover lixo e detritos; limpar móveis, utensílios e equipamentos de escritório; zelar pela manutenção de máquinas e equipamentos; distribuir documentos, mensagens, encomendas e outros, interna e externamente, quando solicitado, executar atividade correlata.

Requisito: ensino fundamental incompleto.

Cargo 02: Auxiliar de Limpeza Pública

Atribuições: Executar serviços de limpeza nas vias a nas áreas públicas pertencentes ao município, tanto na zona urbana como na zona rural, coleta regular de lixo domiciliar, serviços emergenciais de limpeza;

Requisito: ensino fundamental incompleto.

Cargo 03: Auxiliar de Vigilância

Atribuições: Executar serviços de vigilância em depósitos de materiais, pátios, áreas abertas e fechadas, centros de esporte, escolas, mercados municipais, obras em execução e prédios onde funcionam repartições públicas, percorrer as dependências dos prédios e áreas próximas, examinando as portas, janelas, portões e outras vias de acesso; tomar, providências preventivas contra roubos e demais depredações do patrimônio público; informar as autoridades competentes sempre que ocorrer irregularidade; exercer outras atividades correlatas.

Requisito: ensino fundamental incompleto.

Cargo 04: Auxiliar de Obras e Instalações

Atribuições: Atividades envolvendo pequenas construções e reformas de prédios, tais como assentar tijolos, ladrilhos, lajotas, levantar paredes, etc; construir, encaixar e montar no local das obras armações de madeiras, armações de telhados, instalar e ajustar esquadrias de madeira e outras peças; fazer instalações elétricas e hidráulicas; executar serviços de pintura em geral; executar outras atividades correlatas.

Requisito: ensino fundamental incompleto.

Cargo 05: Operador de Máquinas Pesadas

Atribuições: Operador de motoniveladoras, carregadeiras, rolo compressor, pá mecânica e outras, execução de serviços de escavação, terraplanagem, nivelamento e descarregamento de materiais; zelar pela qualidade do serviço, controlando o andamento da operação e efetuando os ajustes necessários, praticar as medidas de segurança necessárias a operação e estacionamento de maquinas; efetuar pequenos reparos de emergência; exercer atribuições correlatas.

Requisito: ensino fundamental incompleto e experiência mínima de 1 (um) ano comprovada através de documentos legais (carteira de trabalho e previdência social ou declaração de órgão público federal, estadual ou municipal).

Cargo 06: Motorista

Atribuições: Conduzir ambulâncias, veículos escolares e outros veículos destinados ao transporte de pessoas ou materiais; manter o veículo lubrificado, lavado e abastecido; efetuar pequenos consertos de emergência que dirigir e submetê-los a revisão periódica; informar ao mecânico quanto aos defeitos apresentados pelos veículos, comunicar ao chefe imediato qualquer anormalidade que o veículo porventura venha apresentar; executar atividades correlatas.

Requisito: ensino fundamental incompleto e carteira nacional de habilitação.

Cargo 07: Mecânico

Atribuições: Realizar manutenção preventiva e emergencial da frota municipal de veículos automotivos, solicitar ao chefe imediato as peças necessárias ao conserto dos mesmos, além das atividades correlatas com sua função;

Requisito: ensino fundamental incompleto e experiência mínima de 1 (um) ano comprovada através de documentos legais (carteira de trabalho e previdência social ou declaração de órgão público federal, estadual ou municipal).

2.2. NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO

Cargo 08: Auxiliar Administrativo

Atribuições: executar atividades de nível fundamental, relacionadas ao atendimento geral da Prefeitura Municipal tais como: expedição e controle das correspondência oficiais, almoxarifado, protocolo; exercer outras atividades correlatas. Requisito: ensino fundamental completo.

Cargo 09: Auxiliar de Enfermagem

Atribuições: Aplicar técnicas de enfermagem de baixa complexidade, sob a orientação e supervisão de enfermeiras. Prestar cuidados simples de enfermagem e alimentação; atender chamados dos pacientes ou doentes, acompanhar ou transportar pacientes para o Raio X, laboratório, sala de operação ou outros locais, recolher todo e qualquer material necessário a exame; executar atividades de apoio, como lavagem e preparo de material para esterilização; preparar leito para os pacientes simples e de cirurgia; conferir roupas vindas da lavanderia, administrar a medicação prescrita, fazer curativos simples e executar tratamentos diversos como: lavagens, sondagens, aspirações, nebulizações; realizar atividades correlatas.

Requisito: ensino fundamental completo com certificado de curso de auxiliar de enfermagem.

Cargo 10: Auxiliar de Laboratório

Atribuições: Realizar atividades de coleta de material para exames, esterilizações, atendimento aos pacientes; outras atividades correlatas.

Requisito: ensino fundamental completo com certificado de curso de auxiliar de laboratório.

Cargo 11: Agente de Vigilância Sanitária

Atribuições: Instruir os munícipes sobre o cumprimento da legislação sanitária do município; corrigir, examinar, selecionar e preparar os elementos necessários à realização da fiscalização externa e quando necessário aplicar as sanções legais, além de desenvolver outras atividades correlatas.

Requisito: ensino fundamental completo.

Cargo 12: Agente de Vigilância Epidemiológica

Atribuições: Fazer o controle de epidemias no município, procedendo as devidas notificações epidemiológicas; realizar atividades correlatas.

Requisito: ensino fundamental completo.

2.3. NÍVEL MÉDIO

Cargo 13: Fiscal de Posturas

Atribuições: Instruir os munícipes sobre o cumprimento do Código de Posturas do Município; corrigir, examinar, selecionar e preparar os elementos necessários à realização da fiscalização externa e quando necessário aplicar as sanções legais, além de desenvolver outras atividades correlatas.

Requisito: ensino médio completo.

Cargo 14: Fiscal de Tributos

Atribuições: Instruir o contribuinte sobre o cumprimento da legislação tributária municipal; corrigir, examinar, selecionar e preparar os elementos necessários à realização da fiscalização externa; fazer o cadastramento de contribuintes, bem como o controle e recebimento do tributo; verificar em estabelecimento comercial e industrial e de serviço a existência e autenticidade de livros fiscais, verificar o registro de pagamento de tributos nos documentos em poder dos contribuintes, verificar a evasão ou fraude no pagamento dos tributos, lavrar autos de infração e apreensão; realizar cálculos tributários, inclusive os relacionados à obrigação acessória, desenvolver outras atividades correlatas.

Requisito: ensino médio completo.

Cargo 15: Agente Administrativo

Atribuições: executar atividades de nível médio, referentes a bioestatística, administração de recursos humanos, materiais, financeiros, orçamentários, bem como as relacionadas ao atendimento geral da Prefeitura Municipal tais como: expedição e controle das correspondência oficiais; exercer outras atividades correlatas.

Requisito: ensino médio completo.

Cargo 16: Agente de Vigilância Ambiental

Atribuições: Instruir os munícipes sobre o cumprimento da legislação ambiental do município; corrigir, examinar, selecionar e preparar os elementos necessários à realização da fiscalização externa e quando necessário aplicar as sanções legais, além de desenvolver outras atividades correlatas.

Requisito: ensino médio completo.

Cargo 17: Técnico Agrícola

Atribuições: Prestar assistência no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas e nos trabalhos de vistoria, perícia, avaliação e arbitramento, sob supervisão de um profissional de nível superior, manejar e regular máquinas e implementos agrícolas, dar assistência técnica na aplicação de produtos especializados; executar os procedimentos compreendidos desde o preparo do solo até a colheita, armazenamento e comercialização dos produtos agropecuários; colaborar nos procedimentos de multiplicação de sementes e mudas, bem como nos serviços de drenagem e irrigação; conduzir equipes de instalação, montagem e manutenção de equipamentos agrícolas e instalações rurais; exercer outras atividades correlatas;

Requisito: ensino médio completo e certificado de conclusão do curso de técnico agrícola, expedido por instituição de ensino reconhecida e estar registrado no Conselho Regional de Engenharia ( CREA).

Cargo 18: Técnico em Enfermagem

Atribuições: Atividades relativas de técnicas de enfermagem, sob a orientação e coordenação de um enfermeiro. Prestar cuidados simples de enfermagem; orientar pacientes quanto a prevenção de doenças administrar medicamentos prescritos pelos médicos, fazer pequenos curativos, anotações em prontuários, executar atividades correlatas.

Requisito: ensino médio completo e certificado de conclusão do curso técnico de enfermagem, expedido por instituição de ensino reconhecida e estar registrado no Conselho Regional de Enfermagem (COREN).

Cargo 19: Técnico em Higiene Bucal

Atribuições: Fazer triagem e aprazamento; preparar instrumentais e efetuar a devida esterilização; aplicação tópica de flúor, manipulação de material restaurador, participar dos programas educativos orientando a população sobre a higiene bucal e executar atividades correlatas.

Requisito: ensino médio completo e certificado de conclusão do curso técnico em higiene bucal, expedido por instituição de ensino reconhecida e estar registrado no Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Cargo 20: Técnico em Laboratório

Atribuições: Executar atividades de análises clínico-laboratorial, físico-química e macro biológica; atuar em equipe de saúde nas atividades complementares de diagnósticos; realizar serviços de radiografia; atender ao publico, exercer outras atividades correlatas. Requisito: ensino médio completo e certificado de conclusão do curso técnico em laboratório, expedido por instituição de ensino reconhecida e estar registrado no Conselho Regional de Farmácia (CRF).

Cargo 21: Técnico em Radiologia

Atribuições: Executar atividades de radiologia de média complexidade; realizar serviços de radiografia; atender ao publico, exercer outras atividades correlatas.

Requisito: ensino médio completo e certificado de conclusão do curso técnico em radiologia, expedido por instituição de ensino reconhecida e estar registrado no Conselho Regional de Radiologia (CRR).

Cargo 22: Professor (Alfabetização e Séries Iniciais do Ensino Fundamental)

ATRIBUIÇÃO: Docência em educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental; participar da elaboração da proposta pedagógica da escola; elaborar e cumprir plano de trabalho segundo proposta pedagógica da escola; zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; ministrar os dias letivos e horas aulas; participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; desincumbir-se das demais tarefas indispensáveis ao atingimento dos fins educacionais da escola e ao processo de ensino-aprendizagem;

Requisito: certificado devidamente registrado de conclusão de curso médio nas modalidades normal ou magistério, ou diploma, devidamente registrado de conclusão do curso de graduação plena em Pedagogia ou Normal Superior, documentos expedidos por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

2.4. NÍVEL SUPERIOR

Cargo 23: Médico

Atribuições: Atividades relativas ao planejamento, direção, supervisão, coordenação, assessoramento e execução de programas de saúde. Planejar, supervisionar e executar trabalhos médico-cirúrgicos; participar de estudos e pesquisas na sua área de atuação. Fazer orientações quanto à prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde; avaliar seus resultados; apresentar relatórios; executar atribuições correlatas.

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão do curso de Medicina, expedido por instituição de nível superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro profissional no Conselho Regional de Medicina ( CRM ).

Cargo 24: Médico Veterinário

Atribuições: Analisar vistorias realizadas; inspecionar e reinspecionar produtos destinados a uso e consumo no comércio em geral; fiscalizar mercados, feiras, casas comerciais e industriais que lidam com produtos de interesse da saúde pública, matadouros e abatedouros; efetuar o controle de focos de zoonoses; emitir laudos e pareceres sobre assuntos de sua especialidade; fornecer dados estatísticos; executar atribuições correlatas.

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão do curso de Medicina Veterinária, expedido por instituição de nível superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro profissional no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV ).

Cargo 25: Engenheiro Agrônomo

Atribuições: Supervisionar, planejar, coordenar e executar em grau de maior complexidade de trabalhos ligados a área do desenvolvimento agropecuário do município; elaborar estudos objetivando o fornecimento de subsídios para desenvolvimento agropecuário do município; elaborar relatórios e pareceres pertinentes a sua área de atuação; exercer outras atividades correlatas. Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão do curso de Agronomia, expedido por instituição de nível superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro profissional no Conselho Regional de Engenharia (CREA).

Cargo 26: Engenheiro Civil

Atribuições: Supervisionar, planejar, coordenar e executar em grau de maior complexidade de trabalhos topográficos; elaborar projetos de edificações de logradouros, prédios e moradias para a população de baixa renda; fiscalizar o cumprimento do código de postura municipal, em obras e construções; elaborar estudos objetivando o fornecimento de subsídios ou planejamento urbano; efetuar medições e cálculos de nivelamento; elaborar relatórios e pareceres pertinentes a sua área de atuação; exercer outras atividades correlatas.

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão do curso de Engenharia Civil, expedido por instituição de nível superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro profissional no Conselho Regional de Engenharia (CREA).

Cargo 27: Assistente Social

Atribuições: Supervisionar, planejar, coordenar e executar em grau de maior complexidade trabalhos ligados à área de promoção social do município, orientar atividades ligadas a saúde e a educação, sempre que necessário; elaborar relatórios e pareceres pertinentes a sua área de atuação; exercer outras atividades correlatas.

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão do curso de Serviço Social, expedido por instituição de nível superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro profissional no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).

Cargo 28: Nutricionista

Atribuições: Elaborar o cardápio da merenda escolar e da Unidade Mista da Saúde, realizar treinamento dos servidores responsáveis pela preparação desses alimentos; elaborar relatórios e pareceres pertinentes a sua área de atuação exercer outras atividades correlatas. Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão do curso de Nutrição, expedido por instituição de nível superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro profissional no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN ).

Cargo 29: Zootecnista

Atribuições: Desenvolver trabalhos voltados ao planejamento e desenvolvimento da propriedade rural, contemplando, dentre outras questões, o melhoramento das pastagens, bem como, o melhoramento genético do rebanho; elaborar relatórios e pareceres pertinentes a sua área de atuação e executar outras atividades correlatas;

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão do curso de Zootecnia, expedido por instituição de nível superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro profissional no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

Cargo 30: Psicólogo

Atribuições: Acompanhar o desenvolvimento das atividades educacionais do município, com a atenção especial a qualificação e orientação dos professores; elaborar relatórios e pareceres pertinentes a sua área de atuação e exercer outras atividades correlatas. Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão do curso de Psicologia, expedido por instituição de nível superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro profissional no Conselho Regional de Psicologia (CRP)

Cargo 31: Odontólogo

Atribuições: Atividades de planejamento, supervisão, coordenação especializada, em grau de maior complexidade, relacionadas a assistência buco-dentária. Executar assistência buco-maxilo-facial e odontológica profilática em estabelecimentos de ensino ou unidades de respectivo tratamento; executar trabalhos de prótese em geral; compor dentaduras, com inclusão de dentes artificiais; ajustar e fixar dentaduras artificiais, coroas e trabalhos de pontes; tratar de situações patológicas da boca e da face; cumprir exames solicitados pelo órgão de biometria; aplicar medidas tendentes a melhoria do nível de saúde oral das populações carentes de recurso e avaliar seus resultados; promover educação para saúde através de aula, palestras, impressos, escritos e outros instrumentos; executar atribuições correlatas.

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão do curso de Odontologia, expedido por instituição de nível superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro profissional no Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Cargo 32: Farmacêutico

Atribuições: Realizar atividades especializadas em grau de maior complexidade como coordenação, planejamento, execução referentes a sua área de atuação, com atenção especial a farmácia da Unidade Municipal de Saúde e a distribuição de medicamentos pela zona rural; apresentar relatórios e avaliação de suas atividades; executar atribuições correlatas

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão do curso de Farmácia, expedido por instituição de nível superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro profissional no Conselho Regional de Farmácia (CRF).

Cargo 33: Bioquímico

Atribuições: Atividades de planejamento e execução especializada, em grau de maior complexidade, relacionadas com a pesquisa e análise clinico-laboratorial, físico-química e microbiológica. Atuar em equipe de saúde, a nível tecnológico, nas atividades complementares de diagnósticos; realizar analise físico-químicas de interesse para o saneamento básico do município; realizar serviços de radiografia, excluída a interpretação; atuar, sob supervisão médica em serviços de radiodiagnóstico; realizar análises clínicas-laboratóriais; assinando os respectivos laudos; planejar e executar pesquisas cientifica na área de sua especialidade desenvolver ações de vigilância epidemiológicas das patologias, estudos epidemiológicos e bioestatísticos e avaliar seus resultados; apresentar relatórios; executar atribuições correlatas.

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão do curso de Bioquímica, expedido por instituição de nível superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro profissional no Conselho Regional de Farmácia (CRF).

Cargo 34: Fisioterapêuta

Atribuições: Atividades relativas ao planejamento, direção, supervisão, coordenação, assessoramento e execução de técnicas de fisioterapia no tratamento de pacientes; realizar atividades correlatas.

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão do curso de Fisioterapia, expedido por instituição de nível superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro profissional no Conselho Regional de Fisioterapia (CREFITO).

Cargo 35: Enfermeiro

Atribuições: Atividades de planejamento, direção, coordenação, assessoramento, execução de programas de saúde; Participar de equipes interdisciplinares na elaboração de políticas de saúde publica; planejar, coordenar, supervisionar, executar e avaliar programa de saúde; participar de estudos e pesquisas na área da saúde; orientar pacientes, realizar consultas de enfermagem, avaliar seus resultados; apresentar relatórios; executar atribuições correlatas.

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão do curso de Enfermagem, expedido por instituição de nível superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro profissional no Conselho Regional de Enfermagem ( COREN ).

Cargo 36: Pedagogo

Atribuições: Atividade de suporte pedagógico direto à docência na educação básica, fundamental e/ou médio, voltadas direto para o planejamento, administração, supervisão, orientação e inspeção escolar; coordenar a elaboração e a execução da proposta pedagógica da escola; administrar o pessoal e os recursos materiais e financeiros da escola, tendo em vista o atingimento de seus objetivos pedagógicos; assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aulas estabelecidas; zelar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente; prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento; promover a articulação com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola; informar pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como, sobre a execução da proposta pedagógica da escola; coordenar no âmbito da escola, as atividades de planejamento, avaliação e desenvolvimento profissional; acompanhar o processo de desenvolvimento dos estudantes, em colaboração com os docentes e as famílias; elaborar estudos, levantamentos qualitativos e quantitativos indispensáveis ao desenvolvimento do sistema educacional do município; elaborar, acompanhar e avaliar os planos, programas e projetos voltados para o desenvolvimento do sistema e/ou rede de ensino da escola, em relação a aspectos pedagógicos, administrativos, financeiros de pessoal e de recursos materiais; acompanhar e supervisionar o funcionamento das escolas, zelando pelo cumprimento da legislação e norma educacionais e pelo padrão de qualidade de ensino.

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão do curso de graduação plena em Pedagogia, expedido por instituição de nível superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Cargo 37: Professor de Português

Atribuições: Docência em séries finais do ensino fundamental, participar da elaboração da proposta pedagógica da escola; elaborar e cumprir plano de trabalho segundo proposta pedagógica da escola; zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; ministrar os dias letivos e horas aulas; participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; desincumbir-se das demais tarefas indispensáveis ao atingimento dos fins educacionais da escola e ao processo de ensino-aprendizagem;

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão do curso de graduação de nível superior de licenciatura plena em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, expedido por instituição de nível superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Cargo 38: Professor de Matemática

Atribuições: Docência em séries finais do ensino fundamental, participar da elaboração da proposta pedagógica da escola; elaborar e cumprir plano de trabalho segundo proposta pedagógica da escola; zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; ministrar os dias letivos e horas aulas; participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; desincumbir-se das demais tarefas indispensáveis ao atingimento dos fins educacionais da escola e ao processo de ensino-aprendizagem;

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão do curso de graduação de nível superior de licenciatura plena em Matemática, expedido por instituição de nível superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Cargo 39: Professor de Inglês

Atribuições: Docência em séries finais do ensino fundamental, participar da elaboração da proposta pedagógica da escola; elaborar e cumprir plano de trabalho segundo proposta pedagógica da escola; zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; ministrar os dias letivos e horas aulas; participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; desincumbir-se das demais tarefas indispensáveis ao atingimento dos fins educacionais da escola e ao processo de ensino-aprendizagem;

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão do curso de graduação de nível superior de licenciatura plena em Letras com habilitação em Língua Inglesa, expedido por instituição de nível superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Cargo 40: Professor de História

Atribuições: Docência em séries finais do ensino fundamental, participar da elaboração da proposta pedagógica da escola; elaborar e cumprir plano de trabalho segundo proposta pedagógica da escola; zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; ministrar os dias letivos e horas aulas; participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; desincumbir-se das demais tarefas indispensáveis ao atingimento dos fins educacionais da escola e ao processo de ensino-aprendizagem;

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão do curso de graduação de nível superior de licenciatura plena em História, expedido por instituição de nível superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Cargo 41: Professor de Geografia

Atribuições: Docência em séries finais do ensino fundamental, participar da elaboração da proposta pedagógica da escola; elaborar e cumprir plano de trabalho segundo proposta pedagógica da escola; zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; ministrar os dias letivos e horas aulas; participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; desincumbir-se das demais tarefas indispensáveis ao atingimento dos fins educacionais da escola e ao processo de ensino-aprendizagem;

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão do curso de graduação de nível superior de licenciatura plena em Geografia, expedido por instituição de nível superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Cargo 42: Professor de Ciências

Atribuições: Docência em séries finais do ensino fundamental, participar da elaboração da proposta pedagógica da escola; elaborar e cumprir plano de trabalho segundo proposta pedagógica da escola; zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; ministrar os dias letivos e horas aulas; participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; desincumbir-se das demais tarefas indispensáveis ao atingimento dos fins educacionais da escola e ao processo de ensino-aprendizagem;

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão do curso de graduação de nível superior de licenciatura plena em Ciências Físicas e Biológicas ou em Ciências Naturais, expedido por instituição de nível superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Cargo 43: Professor de Educação Física

Atribuições: Docência em séries finais do ensino fundamental, participar da elaboração da proposta pedagógica da escola; elaborar e cumprir plano de trabalho segundo proposta pedagógica da escola; zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; ministrar os dias letivos e horas aulas; participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, a avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; desincumbir-se das demais tarefas indispensáveis ao atingimento dos fins educacionais da escola e ao processo de ensino-aprendizagem;

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão do curso de graduação de nível superior de licenciatura plena em Educação Física, expedido por instituição de nível superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Cargo 44: Professor de Educação Artística

Atribuições: Docência em séries finais do ensino fundamental, participar da elaboração da proposta pedagógica da escola; elaborar e cumprir plano de trabalho segundo proposta pedagógica da escola; zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; ministrar os dias letivos e horas aulas; participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, a avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; desincumbir-se das demais tarefas indispensáveis ao atingimento dos fins educacionais da escola e ao processo de ensino-aprendizagem;

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão do curso de graduação de nível superior de licenciatura plena em Educação Artística ou em Letras com habilitação em Artes, expedido por instituição de nível superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

3. DAS VAGAS

3.1. AS VAGAS SERÃO DISTRIBUÍDAS NA FORMA DOS QUADROS A SEGUIR:

Quadro 01: Ensino Fundamental Incompleto

CARGO

DESCRITIVO

VAGAS

VENCIMENTO BASE (R$)

01

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

120

350,00

02

AUXILIAR LIMPEZA PÚBLICA

18

350,00

03

AUXILIAR DE VIGILÂNCIA

35

350,00*

04

AUXILIAR DE OBRAS E INSTALAÇÕES

10

350,00**

05

OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS

08

350,00**

06

MOTORISTA

15

350,00**

07

MECÂNICO

01

350,00**

TOTAL DE VAGAS 207

* acrescido de vantagens previstas em lei.
** acrescido de gratificações previstas em lei.

Quadro 02: Ensino Fundamental Completo

CARGO

DESCRITIVO

VAGAS

VENCIMENTO BASE (R$)

08

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

25

403,17

09

AUXILIAR DE ENFERMAGEM

08

403,17*

10

AUXILIAR DE LABORATÓRIO

01

403,17

11

AGENTE DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

04

403,17

12

AGENTE DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

08

403,17

TOTAL DE VAGAS 46

* acrescido de vantagens previstas em lei. Quadro 03: Ensino Médio

CARGO

DESCRITIVO

VAGAS

VENCIMENTO BASE (R$)

13

FISCAL DE POSTURAS

02

600,00

14

FISCAL DE TRIBUTOS

03

600,00

15

AGENTE ADMINISTRATIVO

40

600,00

16

AGENTE DE VIGILÂNCIA AMBIENTAL

03

600,00

17

TÉCNICO AGRÍCOLA

02

600,00

18

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

10

600,00*

19

TÉCNICO EM HIGIENE BUCAL

01

600,00

20

TÉCNICO EM LABORATÓRIO

01

600,00

21

TÉCNICO EM RADIOLOGIA

01

600,00

22

PROFESSOR (ALFABETIZAÇÃO E SÉRIES INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL)

100

350,00*

TOTAL DE VAGAS 163

* acrescido de vantagens previstas em lei. Quadro 04: Ensino Superior

CARGO

DESCRITIVO

VAGAS

VENCIMENTO BASE (R$)

23

MÉDICO

03

3.500,00*

24

MÉDICO VETERINÁRIO

01

1.500,00**

25

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

01

1.500,00**

26

ENGENHEIRO CIVIL

01

1 .500,00**

27

ASSISTENTE SOCIAL

01

1.500,00**

28

NUTRICIONISTA

01

1.500,00**

29

ZOOTECNISTA

01

1.500,00**

30

PSICOLOGO

01

1.500,00**

31

ODONTÓLOGO

01

1.100,00**

32

FARMACÊUTICO

01

1.100,00**

33

BIOQUÍMICO

02

1.100,00**

34

FISIOTERAPEUTA

01

1.100,00**

35

ENFERMEIRO

06

1.100,00**

36

PEDAGOGO

05

960,00*

37

PROFESSOR (PORTUGUÊS)

06

480,00*

38

PROFESSOR (MATEMÁTICA)

03

480,00*

39

PROFESSOR (INGLÊS)

01

480,00*

40

PROFESSOR (HISTÓRIA)

02

480,00*

41

PROFESSOR (GEOGRAFIA)

04

480,00*

42

PROFESSOR (CIÊNCIAS)

01

480,00*

43

PROFESSOR (EDUCAÇÃO FÍSICA)

01

480,00*

44

PROFESSOR (EDUCAÇÃO ARTÍSTICA)

01

480,00*

TOTAL DE VAGAS 45

* acrescido de vantagens previstas em lei.
** acrescido de gratificações previstas em lei.

4. DAS VAGAS DESTINADAS AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

4.1. Os portadores de deficiência, assim entendidos aqueles que se enquadram nas categorias discriminadas no artigo 4º do Decreto Federal nº 3.298/99 e suas alterações, têm assegurado o direito de inscrição no presente concurso público, desde que a deficiência seja compatível com as atribuições do cargo em provimento para o qual concorrem.

4.2. Das vagas destinadas a cada cargo e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso, 5% ficarão reservadas aos candidatos portadores de deficiência. Na aplicação do percentual a que se refere esse subitem, o resultado será arredondado para o número inteiro imediatamente superior, se a parte fracionária for igual ou maior a 0,5, e para o número imediatamente anterior, se a parte fracionária for inferior a 0,5.

4.3. Para concorrer a uma dessas vagas, o candidato deverá:

a) no ato da inscrição, declarar-se portador de deficiência;

b) apresentar laudo médico, original e cópia simples ou cópia autenticada, emitido nos últimos doze meses, atestando a espécie e o grau ou o nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), no ato de recebimento do formulário de Confirmação de Inscrição ou, impreterivelmente, no período de 01 a 06/12/2006 no Posto de Atendimento Fixo localizado na Prefeitura Municipal de Piçarra.

4.4. O Laudo Médico, original e cópia simples ou cópia autenticada, terá validade somente para este Concurso Público e não será devolvido, assim como não serão fornecidas cópias desse laudo.

4.5. Os candidatos que se declararem portadores de deficiência, se aprovados e classificados no concurso público, deverão submeter-se à perícia médica promovida pela Prefeitura Municipal de Piçarra, que verificará sobre a sua qualificação como portador de deficiência ou não, bem como sobre o grau de deficiência incapacitante para o exercício do cargo, nos termos do artigo 43 do Decreto Federal nº 3.298/99 e suas alterações.

4.6. A reprovação do candidato na perícia médica ou o não-comparecimento à perícia acarretará a perda do direito às vagas destinadas aos candidatos em tais condições.

4.7. O candidato portador de deficiência, reprovado na perícia médica por não ter sido considerado deficiente, figurará na lista de classificação geral do cargo.

4.8. O candidato portador de deficiência, reprovado na perícia médica em virtude de incompatibilidade da deficiência com as atribuições do cargo será eliminado do concurso.

4.9. As vagas destinadas aos portadores de deficiência que não forem providas por falta de candidatos portadores de deficiência serão preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem geral da classificação por cargo.

4.10. Após a investidura do candidato, a deficiência não poderá ser argüida para justificar a concessão de aposentadoria, salvo as hipóteses excepcionais de agravamento imprevisível da deficiência que impossibilitem a permanência do servidor em atividade.

5. DAS CONDIÇÕES PARA INVESTIDURA DO CARGO

5.1. A investidura do cargo se dará em consonância com as Leis Municipais vigentes:

a) Lei no 016/1997: Dispõe sobre o regime jurídico único dos servidores públicos do município de Piçarra, das autarquias e das fundações públicas municipais.

b) Lei no 094/2006: Dispõe sobre o Plano de Carreiras, Cargos e Salários dos profissionais do Sistema de Saúde Pública do Município de Piçarra.

c) Lei no 095/2006: Dispõe sobre o Plano de Carreira, Cargos e Salários do Magistério Público Municipal e dá outras providências.

d) Lei no 096/2006: Dispõe sobre o Plano de Carreira, Cargos e Salários da Prefeitura Municipal de Piçarra e dá outras providências.

5.2. Para assumir os cargos os candidatos aprovados deverão:

a) Ser brasileiro.

b) Estar em dias com as obrigações eleitorais.

c) Estar em dias com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino.

d) Ter no mínimo 18 ( dezoito ) anos na data da posse.

e) Ter aptidão física e mental, atestada previamente por inspeção médica oficial.

f) Ter habilitação prévia em concurso púbico e possuir, na data da posse, os requisitos exigidos para o exercício do cargo conforme estabelecido na legislação citada no item anterior.

g) A não-comprovação de qualquer dos requisitos especificados nos subitens anteriores impedirá a posse do candidato.

5.3. O regime de trabalho dos servidores será de no máximo 40 (quarenta) horas semanais, compreendido em cinco dias de 08 (oito) horas cada, cujo horário será fixado de acordo com o interesse e conveniência da Prefeitura Municipal de Piçarra, salvo quando a lei estabelecer duração adversa.

6. DAS INSCRIÇÕES

6.1. Antes de efetuar o cadastramento e recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche os requisitos citados no presente Edital, sob pena do candidato ser impedido de tomar posse do cargo mesmo que aprovado neste concurso.

6.2. Os valores das taxas de inscrição são os especificados abaixo:

Nível de Escolaridade

Valor (R$)

Cargos com Escolaridade até o Ensino Fundamental

30,00

Cargos com Escolaridade de Ensino Médio

45,00

Cargos com Escolaridade de Nível Superior

60,00

6.3. O pagamento da taxa de inscrição será efetuado exclusivamente através de boleto bancário, que será emitido, após o cadastramento do candidato, no período de 09 a 23 de novembro de 2006, mediante apresentação de Documento Oficial de Identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF), no Posto Fixo de Atendimento que funcionará na sede da Prefeitura Municipal de Piçarra, nos horários de 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 17:00 horas de segunda a sexta e aos sábados de 08:00 às 12 horas. Eventualmente, as inscrições serão realizadas nos Postos Volantes de Atendimento em locais a serem divulgados pela empresa organizadora do concurso.

6.4. No ato do cadastramento e emissão do boleto bancário, o candidato receberá o formulário de Orientações Gerais, contendo as disciplinas com os respectivos conteúdos programáticos e uma síntese das normas e prazos previstos neste Edital.

6.5. O pagamento do boleto bancário poderá ser efetuado até o dia 24 de novembro de 2006 em qualquer estabelecimento bancário.

6.6. O pagamento do boleto bancário implicará na concordância por parte do candidato com todas as normas e prazos deste Edital e deferimento de sua inscrição no concurso público da Prefeitura Municipal de Piçarra.

6.7. O candidato deverá comparecer no período de 01 a 06/12/2006 no Posto Fixo de Atendimento instalado na Prefeitura Municipal de Piçarra, munido de Documento Oficial de Identidade e comprovante de pagamento do boleto bancário para receber o formulário de Confirmação da Inscrição, que informa a data, horário e local das provas, incluindo orientações sobre as normas a serem seguidas durante a realização da prova. O formulário de Confirmação da Inscrição deverá ser mantido em poder do candidato durante todas as fases do certame.

6.8. No caso de recebimento do formulário de Confirmação da Inscrição por Procuração, o Procurador deverá apresentar procuração devidamente assinada, com firma (assinatura) reconhecida, juntamente com Documento Oficial de Identidade, original e cópia simples ou cópia autenticada.

6.7. Será indeferida a Confirmação da Inscrição do candidato que não efetuar o pagamento da taxa de inscrição no período de 09 a 24/11/2006, conforme as normas do presente Edital.

6.8. Outras Informações:

a) O cadastramento e o pagamento da taxa de inscrição através de boleto bancário implica no deferimento da inscrição do candidato no Concurso. Contudo, recomenda-se que o candidato faça procuração do formulário de Confirmação da Inscrição no período de 01 a 06/12/2006 no Posto Fixo de Atendimento instalado na Prefeitura Municipal de Piçarra para evitar transtornos no dia da realização das provas (Item 6.5);

b) Não haverá, sob qualquer pretexto, a inscrição provisória ou condicional ou a devolução dos valores da taxa de inscrição;

c) Não haverá isenção total ou parcial da taxa de inscrição;

d) O candidato poderá concorrer a apenas um cargo;

e) O candidato deverá efetuar apenas uma única inscrição no Concurso. Em caso de mais de uma inscrição, será considerada a mais recente.

7. DO PROCESSO SELETIVO

7.1. Será aplicado exame de conhecimentos, mediante aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, abrangendo os objetos de avaliação constantes deste edital, e avaliação de títulos, de caráter unicamente classificatório, conforme os quadros a seguir:

TIPO DE PROVA

ÁREA DE CONHECIMENTO

NÚMERO DE QUESTÕES

VALOR DE CADA QUESTÃO

VALOR TOTAL

P1

Conhecimentos básicos

20

1,0 ponto

20,0 pontos

P2

Conhecimentos básicos
Conhecimentos específicos

20
10

1,0 ponto
2,0 pontos

40,0 pontos

8. DAS PROVAS OBJETIVAS

8.1. Haverá dois tipos de provas objetivas:

a) Tipo P 1 : para os cargos de níveis fundamental completo e incompleto.

b) Tipo P 2 , para os cargos de níveis médio e superior.

8.2. Para cada questão existirão 04 (quatro) alternativas de respostas (A, B, C e D), da qual apenas uma será correta, de acordo com o comando da questão.

8.3. O conteúdo programático de cada disciplina da Prova Objetiva de Múltipla Escolha estará disponível no formulário de Orientações Gerais entregue ao candidato no ato do cadastramento e emissão de boleto bancário, conforme previsto no item 6.4 do presente Edital.

8.4. As provas serão realizadas preferencialmente na cidade de Piçarra nos dias 07 e 08 de dezembro de 2006 no horário fixado e local estabelecido no formulário de Confirmação da Inscrição.

8.5. Nos dias de prova, os candidatos deverão comparecer ao local definido com 1 (uma) hora de antecedência do horário fixado para o seu início, munidos de:

a) Formulário de Confirmação da Inscrição;

b) Documento Oficial de Identidade com foto;

c) Caneta esferográfica tinta preta (tipo bic ou faber castell);

d) Sem os documentos referidos neste item, o candidato não poderá submeter-se às provas.

8.6. Será de inteira responsabilidade do candidato a transcrição das respostas das provas objetivas para o cartão-resposta, que será o único documento válido para a correção das provas. Em hipótese alguma haverá substituição do cartão-resposta por erro do candidato.

8.7. Será atribuída nota 0 (zero) as questões da prova:

a) Não respondidas no cartão-resposta;

b) Que contenham emendas ou rasuras no cartão-resposta;

c) Que contenham mais de uma resposta assinaladas no cartão-resposta;

d) Que não forem marcadas no cartão-resposta.

8.8. Não haverá, sob hipótese alguma:

a) realização de provas:

- fora da data marcada;

- fora do local e horário estabelecido;

- de segunda chamada.

b) vista de qualquer uma das provas;

8.9. Em caráter excepcional serão realizadas provas em Clínica ou Hospital para o candidato que comprovadamente apresentar atestado fornecido por médico, com o respectivo CRM.

9. DA AVALIAÇÃO DOS TÍTULOS

9.1. A avaliação de títulos será de caráter unicamente classificatório e serão válidos apenas para os candidatos a cargos de nível superior, obedecendo a seguinte pontuação:

TÍTULO

DOCUMENTO AVALIADO

VALOR DE CADA TÍTULO

Especialização

Certificado/declaração de curso de especialização em nível de pós-graduação lato sensu, acompanhado de histórico escolar, com carga horária mínima de 360 horas/aulas, na formação exigida para a área a que concorre

0,5 ponto

Mestrado

Diploma/declaração devidamente registrado de conclusão de mestrado, acompanhado de histórico escolar, na formação exigida para a área a que concorre

1,0 ponto

Doutorado

Diploma/declaração devidamente registrado de conclusão de doutorado, acompanhado de histórico escolar, na formação exigida para a área a que concorre

1,5 ponto

MÁXIMO DE PONTOS

1,5 ponto

9.2. Serão avaliados os documentos entregues, original e cópia simples ou cópia autenticada, durante o recebimento do formulário de Confirmação da Inscrição exclusivamente no período de 01 a 06/12/2006.

9.3. No ato da entrega dos títulos, o candidato deverá preencher e devolver assinado o formulário de Entrega de Documentos a ser fornecido junto com o formulário de Confirmação da Inscrição, no qual assinalará as cópias dos documentos que serão anexados para análise e julgamento. Para cada documento declarado, serão aceitas cópias simples mediante apresentação do documento original ou cópias autenticadas. Os documentos apresentados não serão devolvidos ou fornecidos cópias após a divulgação do resultado final do Concurso Público.

9.4. Não serão aceitos documentos originais.

9.5. Receberá nota zero o candidato que não entregar os títulos na forma, no prazo, no horário e no local estipulados neste edital.

9.6. Não serão aceitos títulos encaminhados via postal, via fax e/ou via correio eletrônico.

9.7. A pontuação prevista na avaliação de títulos não é cumulativa e o candidato deverá apresentar apenas os documentos que comprovem a maior titularidade.

9.8. O resultado final do concurso para aqueles que se submeterem a avaliação de títulos será resultante da soma da prova objetiva com o valor do título apresentado.

10. DO PROCESSO CLASSIFICATÓRIO

10.1. Será reprovado na prova objetiva tipo P 1 o candidato que obtiver nota inferior a 6,0 pontos.

10.2.Será reprovado na prova objetiva tipo P 2 o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:

a) obtiver nota inferior a 12,0 pontos na prova;

b) obtiver nota inferior a 6,0 pontos nas questões de conhecimentos básicos;

c) obtiver nota inferior a 6,0 pontos nas questões de conhecimentos específicos.

10.3.Os candidatos aprovados serão classificados por cargo/área de atuação, em ordem decrescente do total de pontos obtidos, e chamados para assumirem os cargos, objeto do concurso, de acordo com a necessidade da Administração Municipal.

10.4.Em caso de empate, na soma final dos pontos obtidos, entre candidatos, o desempate obedecerá os seguintes critérios:

a) Tiver idade superior a 60 anos, conforme artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso;

b) Obtiver a maior nota nas questões de conhecimentos específicos;

c) Maior tempo de serviço prestado a administração publica municipal, desde que entregue cópia simples acompanhada do original ou cópia autenticada de documento comprobatório de tempo de serviço anexa ao formulário de Entrega de Documentos exclusivamente no período de 01 a 06/12/2006;

d) Persistindo o empate, decidir-se-á em favor do mais idoso.

10.5. Serão homologados somente os candidatos da lista dos aprovados até o limite de duas vezes a quantidade de vagas oferecidas para cada cargo/área de atuação.

11. DOS RECURSOS

11.1.O candidato terá prazo de 24 horas, a contar da divulgação do gabarito da prova e da divulgação do resultado final para interpor recurso, que será julgado pela Comissão Organizadora do Concurso com supervisão da Comissão Permanente do Concurso, no prazo de 48 horas.

11.2.Não cabe recurso da decisão da comissão organizadora.

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 .Homologada a classificação, o Prefeito Municipal de Piçarra publicará na Prefeitura Municipal de Piçarra, a relação dos aprovados cujo provimento obedecerá à necessidade da Administração Municipal.

12.2.Será eliminado do concurso público o candidato que:

a) For descortês ou agir incorretamente com qualquer membro da equipe responsável pela execução e coordenação do concurso;

b) Apresentar declaração falsa ou inexata;

c) For flagrado com falsa identificação pessoal;

d) For surpreendido em qualquer tipo de comunicação oral, escrita, mímica, consultas a textos, eletrônica ou outra qualquer forma não autorizada pela Comissão Organizadora do Concurso - que caracterizar atitude fraudulenta durante a realização das provas;

e) Tentar subornar por qualquer meio pessoas envolvidas no processo seletivo com objetivo de assegurar sua própria classificação ou de terceiros, nas diferentes etapas do concurso;

f) Não preencher os requisitos exigidos para ingresso na Prefeitura Municipal de Piçarra, constantes do item 5, subitem 5.2;

g) Faltar a qualquer uma das provas;

h) For considerado inapto em qualquer etapa do concurso (prova escrita, inspeção de saúde, apresentação dos comprovantes dos documentos necessários à contratação), independente do aproveitamento nas demais etapas.

12.3.A Aprovação/Classificação não assegura o direito à nomeação do candidato, constituindo-se em mera expectativa de direito.

12.4.O presente concurso terá validade de 02 (dois) anos a contar da data da publicação na Prefeitura Municipal de Piçarra, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Prefeitura Municipal de Piçarra, desde que a referida prorrogação seja publicada antes de vencido o prazo de validade original.

12.5.Os candidatos aprovados/classificados, chamados a assumir os cargos desse concurso público, submeter-se-ão a um estágio probatório de 3 anos, de acordo com o estabelecido nas Leis vigentes que dispõe sobre a avaliação de desempenho dos servidores em estágio probatório.

12.6.A publicação oficial do resultado na Prefeitura Municipal de Piçarra, será documento comprobatório da aprovação/ classificação do candidato, para qualquer fim, não sendo fornecido qualquer outro documento.

12.7.A Prefeitura Municipal de Piçarra não arcará com quaisquer despesas de deslocamento de candidatos para a realização das provas e/ou mudança de candidato para investidura no cargo.

12.8.A inscrição do candidato importará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação expressa das normas, tais como se acham estabelecidas neste Edital.

12.9.A Comissão Permanente do Concurso resolverá os casos omissos neste Edital.

13. DOS OBJETOS DE AVALIAÇÃO

13.1. A avaliação se dará por meio de provas e/ou provas e títulos com o objetivo de avaliar habilidades e conhecimentos dos candidatos.

13.2. Os itens das provas objetivas poderão avaliar habilidades que vão além de mero conhecimento memorizado, abrangendo compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação, valorizando a capacidade de raciocínio.

13.3. Cada item das provas objetivas poderá contemplar mais de uma habilidade e conhecimentos relativos a mais de uma área de conhecimento.

13.4. Os conhecimentos básicos exigidos nas provas objetivas serão os seguintes:

NÍVEL DE ESCOLARIDADE

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Fundamental incompleto

Português: Compreensão de pequenos textos. Ortografia. Divisão Silábica. Gênero (masculino e feminino). Número (singular e plural)
Matemática: Números naturais: leitura e representação, pares e ímpares, adição e subtração; Seqüência numérica; Problemas envolvendo adição e subtração; Conceito de maior e menor.

Fundamental completo

Português: Compreensão de textos. Acentuação gráfica. Pontuação. Divisão silábica. Substantivos e adjetivos (gênero, número e grau). Verbos (tempos e modos). Fonética e fonologia. Encontros vocálicos e consonantais. Morfologia. Classes de palavras: artigo, substantivo, adjetivo, pronome, numeral e verbo e suas flexões.
Matemática: Números naturais: operações e problemas, múltiplos e divisores; Razão e proporção: Regra de três simples: Juros simples; Porcentagem; Sistemas de medidas: decimais e não-decimais.
Legislação: Constituição Federal Artigo 37, incisos de I a XVII e Lei Municipal 89/2005 que dispõe sobre a avaliação de desempenho dos servidores.

Médio

Português: Interpretação de texto, Ortografia oficial. Vocábulos sinônimos e antônimos. Flexão nominal e verbal. Emprego dos pronomes pessoais e das formas de tratamento. Colocação pronominal. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Formação de palavras. Emprego das conjunções e preposições. Emprego dos sinais de pontuação. Crase.
Matemática: Números naturais: operações e problemas, múltiplos e divisores; Razão e proporção: Regra de três simples: Juros simples; Porcentagem; Sistemas de medidas: decimais e não-decimais.
Legislação: Constituição Federal Artigo 37, incisos de I a XVII e Lei Municipal 89/2005 que dispõe sobre a avaliação de desempenho dos servidores.

Superior

Português: Linguagem verbal e não verbal: compreender e interpretar. Níveis da linguagem na modalidade oral e escrita. Ortografia oficial. Coerência textual. Coesão textual. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Colocação pronominal. Pontuação.
Matemática: Números naturais: operações e problemas, múltiplos e divisores; Razão e proporção: Regra de três simples: Juros simples; Porcentagem; Sistemas de medidas: decimais e não-decimais.
Legislação: Constituição Federal Artigo 37, incisos de I a XVII e Lei Municipal 89/2005 que dispõe sobre a avaliação de desempenho dos servidores.

13.5. Os Conhecimentos específicos exigidos nas provas objetivas são:

CARGOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Fiscal de Posturas, Fiscal de Tributos, Agente de Vigilância Ambiental, Agente Administrativo

Noções básicas de informática : Hardware: periféricos e dispositivos de entrada, saída e armazenamento de dados. Software: tipos de software e conceitos básicos de sistemas operacionais. Noções de ambiente Windows; conceitos de organização e gerenciamento de arquivos e pastas: Word, Excel e Internet). Conhecimentos gerais: Organização social e política do Brasil. Atualidades: principais acontecimentos nacionais e regionais abordados nos diferentes veículos de comunicação.

Técnico em Enfermagem

Fundamentos de enfermagem: técnicas e ações básicas na assistência de enfermagem. Noções básicas de saúde e doença. Legislação e ética de enfermagem. Administração de medicação. Enfermagem médico: cuidados de enfermagem nos problemas que afetam os sistemas respiratórios, cardiovascular, hematológico, digestivo, endócrino, neurológico e geniturinário. Noções de prevenção e controle de infecção hospitalar. Enfermagem em saúde pública: atenção primária à saúde.

Técnico em Laboratório

Biosegurança: boas práticas de laboratórios, equipamentos de proteção individual e coletiva. Descontaminação e descarte de materiais. Riscos químicos e biológicos. Principais regras de segurança. Preparos de meio de cultura, soluções e reagentes. Processos de esterilização e armazenamento. Preparo de material, montagens de técnicas e organização do laboratório. Execução das diversas técnicas de uso comum em laboratórios de análise clínicas.

Técnico Agrícola

Gestão: administração rural, economia rural, comercialização rural, administração da produção agroindustrial: matérias-primas na agroindústria. Higiene agroindustrial. Indústrias rurais e processamento agroindustrial. Produção vegetal: uso e manejo do solo. Climatologia. Desenvolvimento vegetativo. Propagação e plantio. Manejo de pragas. Doenças e plantas daninhas. Plano de colheita. Horticultura. Máquinas e equipamentos na agricultura. Produção animal: peixes, aves, suínos, bovinos e eqüinos.

Técnico em Higiene Bucal

O Atendente de Consultório Dentário. A importância e as vantagens do pessoal auxiliar em odontologia e do trabalho em equipe de saúde bucal. Requisitos do Atendente de Consultório Dentário para o exercício profissional no serviço público: trabalho em equipe, profissionalismo, qualidade e excelência de resultados. Ética profissional nas equipes de saúde bucal. Relações Humanas (equipe de saúde bucal X paciente). Funções do Atendente de Consultório Dentário dentro das equipes de saúde bucal. Delegação de tarefas ao Atendente de Consultório Dentário. Medidas universais de biossegurança. Noções básicas de odontologia de promoção de saúde: prevenção de cárie, doença periodontal, má oclusão, câncer bucal. O Atendente de Consultório Dentário nos programas educativos de promoção de saúde bucal. Prevenção das doenças ocupacionais na prática odontológica.

Técnico em Radiologia

Noções de Anatomia Humana: sistema músculo-esonético, sistema respiratório, sistema digestivo, sistema genito‑urinário, sistema nervoso central, sistema cardiovascular. Propriedades das Radiações: Obtenção da Radiação X, Propriedade Biológica - Noções de Proteção, Propriedade Fotográfica, Convenção Luminosa. Técnicas de Realização de Exames: Radiografias de Crânio, Radiografias de Seis da Face, Radiografias de Cavum, Radiografias de Mastóides, Radiografias de Órbitas, Radiografias de Coluna Cervical, Radiografias de Coluna Dorsal, Radiografias de Coluna Lombo-Sacra, Radiografias de Sacro e Coccix, Radiografias de Sacro-Ilíacas, Radiografias de Bacia, radiografia de Tórax, Radiografias de Arcos Costais e Esterno, Radiografias de Coração e Vasos da Base, Radiografias de Abdômen, Radiografias de Segmentos Apendiculare, Radiografias de Articulações.

Professor (Alfabetização e séries iniciais do ensino fundamental)

Projeto pedagógico, planejamento e planos; Avaliação Escolar; Competência na profissão do professor; Interação escola-família-comunidade; Importância dos recursos tecnológicos na escola; Prática educativa: ensino, estudo ativo, relações professor/aluno; Interdisciplinaridade e transversalidade; Direitos humanos; As Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9394/96 - análise do seu significado para a educação brasileira). Projeto pedagógico, planejamento e planos; Avaliação Escolar; Competência na profissão do professor; Interação escola-família‑comunidade; Importância dos recursos tecnológicos na escola; Leitura, Escrita e Processos de Aprendizagem na Alfabetização (diferentes concepções de alfabetização; relação entre alfabetização e letramento; analfabetismo funcional; importância da alfabetização e do sucesso escolar na vida das pessoas; estratégias de leitura; procedimentos que os não alfabetizados utilizam para Ler/aprender a ler; procedimentos que os não-alfabetizados utilizam para interpretar a própria escrita; evolução das idéias dos não leitores sobre a leitura; evolução das hipóteses sobre a escrita alfabética; papel da memória na aprendizagem de um conteúdo conceitual complexo como o sistema alfabético de escrita); Prática educativa: ensino, estudo ativo, relações professor/aluno.

Médico

Interpretação de sinais e sintomas. Assistência médica aos pacientes: cirúrgica, cardiovascular, gastro-instestinal, respiratório, renal, endócrino, neurológico e urgência-emergência. Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Vigilância Ambiental. Conselho e Fundo Municipal de Saúde. Doenças transmissíveis. Saúde da criança, da mulher e do idoso. Doenças de notificação compulsória. Princípios e diretrizes do SUS. Lei Orgânica da Saúde - Lei 8.080 e Lei 8.142. Norma Operacional Básica do SUS. Norma operacional de assistência a Saúde. Programa de Saúde da Família (PSF). Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Bioética em medicina.

Médico Veterinário

Microbiologia dos Alimentos: (Microorganismos e Controle dos Alimentos; Características dos Microorganismos de Contaminação), Alimento de Origem Animal: (Pescado: característica do Pescado Fresco e do Pescado Alterado, Métodos Físicos e Químicos para Controle do Pescado; Carne: Transformação do Músculo em Carne "Descida de PH, Acidificação, Maturação e Putrefação da Carne", Etapas do Abate "Bovinos, Suínos e Aves", Inspeção Anti-morte, Linha de Inspeção, Embutidos e Curados; Leite: Tecnologia do Leite, Cuidado na Ordenha, Cuidado com Leite Ordenhado e Resfriado, principais Análises do Leite, Falsificação do Leite, Determinação de Molhegem e Desnatamento; Doenças Transmissíveis pelos Alimentos: (Controle Sanitário; Tuberculose; Brucelose; Botulismo; Leptospirose e Febre Aftosa), Zoonoses: (Conceito; Principais Zoonoses, Leptospirose; Leishmaniose, Toxoplasmose, Principais Indicadores em Saúde Pública.

Engenheiro Agrônomo

O Conceito de Agroecossistema: estrutura e funcionamento.; Solos: Sistema Brasileiro de Classificação de Solos; Fertilidade do Solo; Interpretação de Análise do Solo; A transição da agricultura tradicional/convencional à agricultura agroecológica. Desenvolvimento Rural Sustentável; Culturas alimentares principalmente: arroz, milho, feijão, mandioca.; Culturas industriais: Cacau, dendê, pimenta-do-reino. Sistemas Agroflorestais Sustentáveis;.Agrotóxicos: Conceito, características dos produtos e impacto do uso de agrotóxicos no ambiente. Noções de mecanização agrícola; Cooperativismo; Gestão Participativa.

Engenheiro Civil

Meio Ambiente: Poluição e Contaminação do meio ambiente (ar-água-solo). Infra-estrutura Urbana: projetos geométricos, terraplenagem, pavimentação e manutenção de pavimentos - infra-estrutura sanitária (sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem de águas pluviais). Gerenciamento e Tecnologia das Construções: programação de obras, projeto e execução de obras civis, materiais de construção civil, mecânica dos solos. Estruturas: análise estrutural, sistemas de concreto armado, de aço e de madeira (dimensionamento e técnicas construtivas). Instalações Prediais: sistemas prediais elétricos e hidro-sanitários. Fiscalização Legislação Específica para Obras. Patologia das Obras de Engenharia Segurança e Higiene do Trabalho.

Assistente Social

Fundamentos históricos e teóricos do serviço social. Ética e regulamentação da profissão. Política brasileira de segurança social, setoriais e por seguimento. Assistência: saúde e previdência, criança e adolescente, idoso, portadores de necessidades especiais. Processo de trabalho do serviço social. Gestão de planejamento social.

Nutricionista

Condições higiênico-sanitárias dos alimentos. Contaminação dos alimentos. Nutrição nas diferentes fases de vida: infância, adolescência, adulto e idoso. Nutrição na gravidez. Cuidado nutricional em doenças de má-absorção, anemia, câncer e AIDS. Desnutrição. Pneumopatas agudos e crônicos. Macronotrientes e oligoelementos. Nutrição enteral e parenteral em pediatria. Insuficiência renal, hepática e cardíaca. Cuidado nutricional com recém-nascido de baixo peso e alto risco.

Zootecnista

Citologia e embriologia; Anatomia dos Animais Doméstico; Zoologia; Parasitologia; Fertilidade do Solo; Higiene dos Alimentos e Instalações; Pastagens e Plantas Forrageiras; Microbiologia; Nutrição de Não Ruminantes; Manejo de Pastagens; Bioclimatologia Animal; Processamento e Tecnologia de Produtos de Origem Animal; Melhoramento Genético Animal; Bovinocultura de Corte; Bovinocultura de Leite; Avicultura; Cunicultura e Ranicultura; Ovinocultura e Caprinocultura; Suinocultura; Aqüicultura; Eqüinocultura e Cotornicultura; Bubalinocultura de Corte e Leite; Animais Silvestres; Nutrição de Ruminantes; Biotecnologia da Reprodução Animal; Genética; Fisiologia da Reprodução; Nutrição e Alimentação Animal.

Psicólogo

Ética profissional. Teorias da personalidade. Psicopatologia. Técnicas psicoterápicas. Psicodiagnóstico. Psicoterapia de problemas específicos. Fundamentos da medida psicológica. Psicologia Organizacional: Teorias e tendências no mundo do trabalho. A pesquisa no campo da Psicologia do Trabalho e Organizacional. Análise do trabalho.; Condições de trabalho, segurança no trabalho e saúde ocupacional. As contribuições teóricas e metodológicas atuais na esfera trabalho-saúde.; Avaliação de desempenho: objetivos, métodos, implantação e acompanhamento. Treinamento: levantamento de necessidades, planejamento, execução e avaliação. Poder, controle, participação e liderança nas organizações. Motivação, satisfação e envolvimento no trabalho. Comprometimento organizacional, qualidade de vida e cidadania organizacional.

Odontólogo

Biossegurança em odontologia. Diagnóstico das principais doenças bucais. Noções sobre terapêutica odontológica. Técnica e tipos dos anestésicos locais utilizados em odontologia básica. Controle químico-mecânico de placa dental. Emergências médicas em odontologia. Bioética em odontologia.

Farmacêutico

Princípios de farmacologia. Logística do abastecimento. Seleção, aquisição, análise, armazenamento e distribuição de medicamentos e correlatos. Gerenciamento de estoque. Desenvolvimento e/ou manipulação de fórmulas magistrais e oficiais. Portaria 344/98-SVS/MS (12/05/1998). Assistência farmacêutica. Farmaco vigilância. Farmácia Clínica.

Bioquímico

Hematologia:coleta, esfregaço e coloração. Contagem manual e automatizada de hemáceas, leucócitos e plaquetas. Técnicas de coagulação. Bioquímica. Sistemas analíticos e aplicação. Principais técnicas em bioquímica clínica. Microbiologia: meios de cultura: classificação e utilização dos mais utilizados em laboratórios de análises clínicas. Esterilização em laboratórios de análises clínicas. Coleta e transporte de amostras clínicas para o exame microbiológico. Classificação das bactérias e cultura das principais bactérias. Os principais exames laboratoriais para diagnóstico das endemias amazônicas.

Fisioterapeuta

Avaliação Funcional, Conduta Fisioterapeuta em Queimados, Tratamento Fisioterápico na Traumatologia, Tratamento Fisioterápico nas Seqüelas Ortopédicas dos Membros Superiores e Inferiores, Conduta Fisioterápica nas Afecções Respiratórias, Fisioterapia na UTI, Acidentes na Infância: (Prevenção e Primeiros Cuidados), O Controle Periférico e Reeducação Funcional de Pacientes Neurológicos, Critérios de Avaliação e Alta em Fisioterapia, Atuação do Fisioterapeuta nas Disfunções da 3ª Idade.

Enfermeiro

Ética e legislação profissional. Princípios e administração de medicamentos e vacinas. Atuação do enfermeiro na prevenção e controle de infecção hospitalar. Assistência de enfermagem em saúde mental. Assistência de enfermagem aos pacientes nas clínicas cirúrgicas, cardiovascular, gastro-intestinal, respiratório, renal, neurológico e endócrino. Enfermagem em situação de urgência e emergência. Programas em saúde pública. Assistência de enfermagem nas doenças infecto-contagiosas. Vigilância epidemiológica e sanitária. Programa Nacional de Imunização. Programa de Saúde da Família (PSF). Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).

Pedagogo

Ética e Educação. Aprendizagem - Processo e Fatores que interferem e aplicação das Teorias Psicológicas à Educação. A Compreensão da Educação como Processo Social. A LDB: Princípios e Fins da Educação; Níveis e Modalidades de Ensino. Planejamento de Ensino: Componentes do Plano Didático. O Projeto Pedagógico da Escola: Concepção, Características, Processos. Currículo e Matriz Curricular: Teorias do Currículo. Fundamentos Condicionantes e Metodologia do Planejamento Curricular. Gestão Escolar: Gestão Democrática da Escola. Eficiência e Eficácia Escolar. Clima de Trabalho na Escola. Organização. Assistência à Educação / Coordenação / Controle. Avaliação. A Dinâmica da Escola: Projeto Pedagógico. Estrutura Funcional. Currículo. A Função e a Prática do Gestor na organização e articulação do Trabalho Pedagógico: Práticas Pedagógicas Integradas no cotidiano Escolar. Tempos e Espaços Escolar: Os Aspectos legais para o seu funcionamento. O Regimento Escolar sua importância, elaboração e aplicabilidade.

Professor (Educação

Artística)

Projeto pedagógico, planejamento e planos; Avaliação Escolar; Competência na profissão do professor; Interação escola-família-comunidade; Importância dos recursos tecnológicos na escola; Prática educativa: ensino, estudo ativo, relações professor/aluno; Interdisciplinaridade e transversalidade; Direitos humanos; As Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9394/96 - análise do seu significado para a educação brasileira).Parte I - O ensino de arte na Educação Básica: O significado da Arte na Educação; A Arte como conhecimento; As linguagens artísticas e suas especificidades (Arte Visuais, Música, Teatro e Dança); Arte, Cultura e Sociedade. Parte II - Tendências pedagógicas e o Ensino da Arte: Tendência Idealista- Liberal; Tendências Realista-Progressista; Os fundamentos teóricos-metodológicos no aprender e ensinar Arte; Componentes curriculares básico que inter-relacionam no planejamento (objetivos, conteúdos, métodos de ensino, meios de comunicação, avaliação).

Professor (Português)

Projeto pedagógico, planejamento e planos; Avaliação Escolar; Competência na profissão do professor; Interação escola-família-comunidade; Importância dos recursos tecnológicos na escola; Prática educativa: ensino, estudo ativo, relações professor/aluno; Interdisciplinaridade e transversalidade; Direitos humanos; As Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9394/96 - análise do seu significado para a educação brasileira). Análise textual. Coesão e Coerência. Processo de formação de palavras. Colocação prenominal. Regência verbal e nominal. Concordância verbal e nominal. Ortografia , acentuação e pontuação.Teoria Literária. Conceito de Literatura estilos de época. Movimentos literários. Literatura brasileira: Colonial, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo, Tendências Contemporâneas.

Professor (Matemática)

Projeto pedagógico, planejamento e planos; Avaliação Escolar; Competência na profissão do professor; Interação escola-família-comunidade; Importância dos recursos tecnológicos na escola; Prática educativa: ensino, estudo ativo, relações professor/aluno; Interdisciplinaridade e transversalidade; Direitos humanos; As Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9394/96 - análise do seu significado para a educação brasileira). Conjuntos. Conjuntos Numéricos. Funções do 1º e 2º graus. Funções Exponenciais. Progressões Aritméticas. Progressões Geométricas. Razões e Proporções. Matrizes. Análise Combinatória. Probabilidades. Sistema de Medidas: comprimento, superfície, massa, capacidade, tempo e volume.Matrizes e Determinantes: operações com matrizes, cálculo de determinantes e sistemas lineares. Tópicos de Matemática Financeira. Probabilidade.

Professor (Inglês)

Projeto pedagógico, planejamento e planos; Avaliação Escolar; Competência na profissão do professor; Interação escola-família-comunidade; Importância dos recursos tecnológicos na escola; Prática educativa: ensino, estudo ativo, relações professor/aluno; Interdisciplinaridade e transversalidade; Direitos humanos; As Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 93 94/96 - análise do seu significado para a educação brasileira). Compreensão e produção de textos em Língua Inglesa. Sentence - Simple. Compound and complex sentences. Statements, questions, commands, exclamations. Negative sentences. Nouns. Determiners and pronouns. Verbs. Adjectives. Adverbs. Prepositions.

Professor (História)

Projeto pedagógico, planejamento e planos; Avaliação Escolar; Competência na profissão do professor; Interação escola-família-comunidade; Importância dos recursos tecnológicos na escola; Prática educativa: ensino, estudo ativo, relações professor/aluno; Interdisciplinaridade e transversalidade; Direitos humanos; As Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9394/96 - análise do seu significado para a educação brasileira). O Brasil Colonial. O Processo de Independência. A Corte Portuguesa no Brasil. O Império brasileiro. Primeiro Império.Constituição de 1 824.Período Regencial. Segundo Império. Guerra do Paraguai. Abolicionismo.Brasil República. Primeira República ( 1889 - 1930).Da Revolução de !930 ao Estado Novo ( 1937 - 1945). De 1945 aos tempos atuais. A globalização da economia e a era da informação. A Amazônia no contexto histórico do Brasil. O Pará no contexto Amazônico e Brasileiro.

Professor (Geografia)

Projeto pedagógico, planejamento e planos; Avaliação Escolar; Competência na profissão do professor; Interação escola-família-comunidade; Importância dos recursos tecnológicos na escola; Prática educativa: ensino, estudo ativo, relações professor/aluno; Interdisciplinaridade e transversalidade; Direitos humanos; As Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9394/96 - análise do seu significado para a educação brasileira). O espaço geográfico brasileiro. Principais aspectos do natural brasileiro. A questão ambiental no Brasil. A ocupação produtiva do espaço brasileiro. O crescimento e a dinâmica da população brasileira. A urbanização no Brasil. A agricultura brasileira. Os conflitos agrários. Os desequilíbrios regionais no país. Aspectos geográficos das grandes regiões brasileiras, segundo classificação do IBGE. A Região Norte do Brasil. Os principais problemas sociais e econômicos da região.

Professor (Ciências)

Projeto pedagógico, planejamento e planos; Avaliação Escolar; Competência na profissão do professor; Interação escola-família-comunidade; Importância dos recursos tecnológicos na escola; Prática educativa: ensino, estudo ativo, relações professor/aluno; Interdisciplinaridade e transversalidade; Direitos humanos; As Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9394/96 - análise do seu significado para a educação brasileira). Terra e Universo. Terra e Ambiente. Seres Vivos: organização funcional e utilização como recurso natural. Ecossistemas. Ser humano e Saúde. Reprodução e sexualidade. Organismo Humano. Anatomia, fisiologia e programa de saúde dos aparelhos: digestivo, circulatório, respiratório e excretor. Reprodução humana e sexualidade numa abordagem biopsicossocial. Tecnologia e sociedade. Os recursos tecnológicos e as conseqüências para saúde pessoal e ambiental. Transformação dos ciclos naturais.

Professor (Educação Física)

Projeto pedagógico, planejamento e planos; Avaliação Escolar; Competência na profissão do professor; Interação escola-família-comunidade; Importância dos recursos tecnológicos na escola; Prática educativa: ensino, estudo ativo, relações professor/aluno; Interdisciplinaridade e transversalidade; Direitos humanos; As Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9394/96 - análise do seu significado para a educação brasileira). A Educação Física frente à LDB 9.394/96. A Educação Física como componente curricular na Educação Básica. Função Social. Planejamento e Avaliação em Educação Física escolar. Esporte Escolar: o processo de Ensino Aprendizagem‑treinamento. A Técnica. A Tática. A Regra. A Competição. O Desporto Escolar.

Piçarra-Pa, 07 de novembro de 2006.

Jairo Luiz Lunardi
Prefeito Municipal de Piçarra

78230

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231