Prefeitura de Breves - PA

PREFEITURA MUNICIPAL DE BREVES

ESTADO DO PARÁ

CONCURSO PÚBLICO DE BREVES

EDITAL Nº 001/2008

Notícia:   269 vagas de até R$ 5.400,00 para a Prefeitura de Breves - PA

O PREFEITO MUNICIPAL DE BREVES, no uso de suas atribuições legais, de acordo com os termos do que preceitua o art. 37, inciso II, da Constituição Federal, art. 106 da Lei Orgânica do Município de Breves e art. 9º da Lei nº. 1.061/92 - Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos de Breves - torna público a realização de Concurso Público para provimento de 269 (duzentos e sessenta e nove) vagas remanescentes aos cargos efetivos do Quadro de Pessoal da Prefeitura Municipal de Breves, bem como formação de Cadastro de Reserva, conforme as normas e condições estabelecidas neste Edital.

1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 - O Concurso seguirá expressamente este Edital e será executado pela ORGANIZAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL - ORDEM.

1.2 - A seleção para os cargos de acordo com este Edital compreenderá de provas objetivas e ainda, uma prova de títulos de caráter exclusivamente classificatório aos cargos de Magistério e de Técnico em Nível Superior.

1.3 - As provas serão realizadas no Município de Breves/Pará.

2- DA DIVULGAÇÃO

A divulgação oficial das informações referentes a este Concurso será feita através da publicação de Editais, Extratos de Editais ou Avisos.

Essas informações estarão à disposição dos candidatos através de:

2.1 - Divulgação no mural da Prefeitura Municipal de Breves, sito à Praça 3 de outubro nº. 2203, bairro do Centro, Breves⁄Pará.

2.2 - Divulgação eletrônica pelo site http: www.ordem-pa.org.br.

2.3 - Publicação no Diário Oficial do Estado.

3- DOS CARGOS:

3.1 - Os cargos oferecidos, pré-requisitos, número de vagas, nível de escolaridade exigido, vencimentos e taxa de inscrição são estabelecidos conforme quadro abaixo:

ESCOLARIDADE: ALFABETIZAÇÃO

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 30,00 (trinta reais)

CARGO / CÓDIGO

PRÉ - REQUISITOS

VENCIMENTOS

VAGAS IMEDIATAS

CADASTRO DE RESERVA

Zelador / PMB-01

Conhecimentos inerentes ao cargo.

R$ 415, 00

03

10

Auxiliar de Serviços Gerais / Zona Rural PMB-02

Conhecimentos inerentes ao cargo.

R$ 415,00

-

50

ESCOLARIDADE: 4ª. SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 30,00 (trinta reais)

CARGO / CÓDIGO

PRÉ-REQUISITOS

VENCIMENTOS

VAGAS IMEDIATAS

CADASTRO DE RESERVA

Bombeiro Encanador / PMB-03

Certificado de curso reconhecido ou experiência comprovada mínima de 1 (um) ano.

R$ 415, 00

01

03

Eletricista de Autos / PMB-04

Certificado de curso reconhecido ou experiência comprovada mínima de 1 (um) ano

R$ 415, 00

01

-

Mecânico de Máquinas Pesadas / PMB-05

Certificado de curso reconhecido ou experiência comprovada mínima de 1 (um) ano.

R$ 415,00

02

-

Operador de Máquinas Pesadas / PMB-06

CNH categoria " D" e experiência comprovada mínima de 1 (um) ano.

R$ 450,00

02

03

Pedreiro / PMB-07

Experiência comprovada mínima de 1 (um) ano.

R$ 415, 00

02

-

ESCOLARIDADE: ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 35,00 (trinta e cinco reais)

CARGO / CÓDIGO

PRÉ-REQUISITOS

VENCIMENTOS

VAGAS IMEDIATAS

CADASTRO DE RESERVA

Auxiliar Administrativo / PMB-08

Conhecimentos inerentes ao cargo.

R$ 415,00

-

15

Auxiliar de Enfermagem / PMB-09

Curso de Auxiliar de Enfermagem, experiência mínima de 1 (um) ano e registro no órgão de classe.

R$ 415,00

15

20

ESCOLARIDADE: NÍVEL MÉDIO

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 45,00 (quarenta e cinco reais)

CARGO / CÓDIGO

PRÉ-REQUISITOS

VENCIMENTOS

VAGAS IMEDIATAS

CADASTRO DE RESERVA

Agente Ambiental/PMB-10

Conhecimentos inerentes ao cargo.

R$ 415,00

02

01

Agente Administrativo / PMB-11

Conhecimentos de informática e documentos oficiais.

R$ 415,00

07

-

Agente Comunitário Social / PMB-12

Conhecimentos relativos a prática de serviços sociais à comunidade.

R$ 415,00

02

04

Agente de Inspeção Sanitária / PMB-13

Treinamento comprovado na área.

R$ 415,00

01

02

ESCOLARIDADES: NÍVEL MÉDIO/CURSO TÉCNICO

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 45,00 (quarenta e cinco reais)

CARGO / CÓDIGO

PRÉ-REQUISITOS

VENCIMENTOS

VAGAS IMEDIATAS

CADASTRO DE RESERVA

Técnico em Enfermagem / PMB-14

Curso Técnico em Enfermagem, registro no órgão de classe e experiência mínima de 1 (um) ano.

R$ 470,00

20

40

Técnico de Laboratório / PMB-15

Curso Técnico de Laboratório e experiência comprovada mínima de 1 (um) ano de microscopia em doenças endêmicas: malária, leishmaniose, doença de chagas.

R$ 415,00

03

08

ESCOLARIDADE: MAGISTÉRIO - NÍVEL MÉDIO/ MODALIDADE NORMAL

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 45,00 (quarenta e cinco reais)

CARGO / CÓDIGO

PRÉ-REQUISITOS

VENCIMENTOS / C.H.

VAGAS IMEDIATAS

CADASTRO DE RESERVA

Professor de Nível Médio/Zona Rural - PMB-16

Nível Médio: Magistério e Modalidade Normal

R$ 415,00/100h

160

-

ESCOLARIDADE: MAGISTÉRIO - NÍVEL SUPERIOR COMPLETO/ LICENCIATURA PLENA - ZONA URBANA

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 60,00 (sessenta reais)

CARGO / CÓDIGO

PRÉ-REQUISITOS

VENCIMENTOS / C.H.

VAGAS IMEDIATAS

Professor Licenciado Pleno em Educação Artística / PMB-17

Licenciatura Plena em Educação Artística.

R$ 468,00/100h

05

Professor Licenciado Pleno em Educação Física / PMB-18

Licenciatura Plena em Educação Física..

R$ 468,00/100h

02

Professor Licenciado Pleno em Ensino Religioso / PMB-19

Licenciatura Plena específica de formação para o ensino religioso ou ciências da religião.

R$ 468,00/100h

04

Professor Licenciado Pleno em Geografia / PMB-20

Licenciatura Plena em Geografia.

R$ 468,00/100h

03

Professor Licenciado Pleno em Língua Portuguesa / PMB-21

Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Portuguesa.

R$ 468,00/100h

03

Professor Licenciado Pleno em Inglês / PMB-22

Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Inglesa.

R$ 468,00/100h

06

Professor Licenciado Pleno em Matemática / PMB-23

Licenciatura Plena em Matemática.

R$ 468,00/100h

03

ESCOLARIDADE: MAGISTÉRIO - NÍVEL SUPERIOR COMPLETO/ LICENCIATURA PLENA - ZONA RURAL

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 60,00 (sessenta reais)

CARGO / CÓDIGO

PRÉ-REQUISITOS

VENCIMENTOS / C.H.

CADASTRO DE RESERVA

Professor Licenciado Pleno em Educação Artística / PMB-24

Licenciatura Plena em Educação Artística.

R$ 468,00/100h

02

Professor Licenciado Pleno em Educação Física / PMB-25

Licenciatura Plena em Educação Física..

R$ 468,00/100h

01

Professor Licenciado Pleno em Ensino Religioso / PMB-26

Licenciatura Plena específica de formação para o ensino religioso ou ciências da religião.

R$ 468,00/100h

02

Professor Licenciado Pleno em Geografia / PMB-27

Licenciatura Plena em Geografia.

R$ 468,00/100h

02

Professor Licenciado Pleno em Língua Portuguesa / PMB-28

Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Portuguesa.

R$ 468,00/100h

03

Professor Licenciado Pleno em Inglês / PMB-29

Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Inglesa.

R$ 468,00/100h

02

Professor Licenciado Pleno em Matemática / PMB-30

Licenciatura Plena em Matemática.

R$ 468,00/100h

03

ESCOLARIDADE: NÍVEL SUPERIOR COMPLETO

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 60,00 (sessenta reais)

CARGO / CÓDIGO

PRÉ-REQUISITOS

VENCIMENTOS

VAGAS IMEDIATAS

CADASTRO DE RESERVA

Assistente Social / PMB-3 1

Curso de Graduação em Serviço Social e registro no órgão de classe

R$ 1.000,00 + 80% GNS

03

-

Biomédico / PMB-32

Curso de Graduação em Biomedicina e registro no órgão de classe.

R$ 1.000, 000 + 80% GNS

01

03

Enfermeiro / PMB-33

Curso de Graduação em Enfermagem e registro no órgão de classe

R$ 1.000,00 + 80% GNS

02

10

Enfermeiro Especialista em Obstetrícia / PMB-34

Curso de Graduação em Enfermagem, especialização em obstetrícia e registro no órgão de classe.

R$ 1.000,00 + 80% GNS

01

03

Enfermeiro Especialista em Saúde Mental / PMB-35

Curso de Graduação em Enfermagem, especialização em saúde mental e registro no órgão de classe.

R$ 1.000,00 + 80% GNS

01

03

Engenheiro Sanitário / PMB-36

Curso de Graduação em Engenharia Sanitária e registro no órgão de classe.

R$ 1.000, 000 + 80% GNS

01

-

Médico Especialista em Clínica Geral / PMB-37

Curso de Graduação em Medicina, certificado de conclusão de Residência Médica na especialidade a que concorre e/ou título de especialista e registro no CRM.

R$ 3.000, 000 + 80% GNS

03

10

Médico Especialista em Ginecologia e Obstetrícia / PMB-38

Curso de Graduação em Medicina, certificado de conclusão de Residência Médica na especialidade a que concorre e/ou título de especialista e registro no CRM

R$ 3.000, 000 + 80% GNS

01

03

Médico Especialista em Pediatria / PMB-39

Curso de Graduação em Medicina, certificado de conclusão de Residência Médica na especialidade a que concorre e/ou título de especialista e registro no CRM

R$ 3.000, 000 + 80% GNS

01

03

Médico Especialista em Traumatologia e Ortopedia / PMB-40

Curso de Graduação em Medicina, certificado de conclusão de Residência Médica na especialidade a que concorre e/ou título de especialista e registro no CRM

R$ 3.000, 000 + 80% GNS

01

03

Médico Especialista em Psiquiatria / PMB-41

Curso de Graduação em Medicina, certificado de conclusão de Residência Médica na especialidade a que concorre e/ou título de especialista e registro no CRM.

R$ 3.000, 000 + 80% GNS

01

03

Nutricionista / PMB-42

Curso de Graduação em Nutrição e registro no órgão de classe.

R$ 1.000, 000 + 80% GNS

02

-

Odontólogo / PMB-43

Curso de Graduação em Odontologia e registro no órgão de classe

R$ 1.000, 000 + 80% GNS

02

08

Odontólogo Especialista em Endodontia / PMB-44

Curso de Graduação em Odontologia, certificado de conclusão na especialidade a que concorre e/ou título de especialista e registro no órgão de classe

R$ 1.000, 000 + 80% GNS

01

03

Psicólogo / PMB-45

Curso de Graduação em Psicologia e registro no órgão de classe

R$ 1.000, 000 + 80% GNS

01

02

3.2 - A comprovação da habilitação será exigida no ato da contratação do candidato aprovado.

3.3 - A jornada de trabalho estabelecida para os cargos constantes deste Edital, é de até 40 (quarenta) horas semanais, com exceção dos que possuem jornada de trabalho definida em lei.

3.4 - O Concurso Público destina-se a preencher cargos atualmente vagos, bem como formar cadastro de reserva.

4 - DAS VAGAS DESTINADAS A PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

4.1 - Aos portadores de deficiências é assegurado o direito de inscrição no presente Concurso Público para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com as deficiências de que são portadores, para os quais serão reservadas 20% (vinte por cento) das vagas do cargo pleiteado, conforme preceitua o art. 6º, §§ 2º. e 3º. da Lei Municipal nº. 1.601/92 - Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Breves.

4.2 - Os portadores de deficiências que desejarem concorrer às vagas reservadas deverão declarar tal intenção no Formulário de Inscrição e, se necessário, solicitar condições especiais para realizar a Prova Objetiva.

4.3 - No ato de inscrição deverão apresentar Laudo Médico com assinatura e o número de inscrição do médico no CRM. O Laudo Médico (original ou cópia simples) deverá indicar a espécie, grau e/ou nível de deficiência de que são portadores, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças. O laudo médico ficará anexado ao Requerimento de Inscrição.

4.4 - Na falta do laudo médico o candidato não será considerado como deficiente apto para concorrer às vagas reservadas, mesmo que tenha assinalado tal opção no Requerimento de Inscrição.

4.5 - A relação dos candidatos que tiverem a inscrição deferida para concorrer na condição de portador de deficiência, será divulgada no site da ORDEM (www.ordem-pa.org.br).

5- DOS REQUISITOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO

5.1 - Ter sido aprovado no Concurso Público.

5.2 - Ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos, na data da posse.

5.3 - Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou cidadão português, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo de direitos políticos, nos termos do § 1º, artigo 12, da Constituição Federal de 1988.

5.4 - Ter cumprido o serviço militar ou dele ter sido dispensado, se do sexo masculino.

5.5 - Ter a situação regularizada perante a legislação eleitoral.

5.6 - Ter concluído, até a data da posse, o(s) curso(s) exigido(s) para o cargo a que se candidatou. Não será considerado, como curso concluído, a hipótese de o candidato estar cumprindo período de recuperação ou dependência, fato que implicará sua desclassificação.

5.7 - Apresentar documentação comprobatória da escolaridade e dos requisitos básico para o cargo.

5.8 - Ter registro no Órgão de Classe competente, quando assim exigido.

5.9 - Para os cargos que exigem experiência, comprovar através de: Carteira de Trabalho, ou Declaração da Empresa, ou Certidão do Órgão respectivo, detalhando as funções desenvolvidas.

5.10 - Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, avaliadas pela Secretaria Municipal de Saúde do Município de Breves.

6- DAS INSCRIÇÕES NO CONCURSO PÚBLICO

6.1 - Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o Edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos. Uma vez efetivada a inscrição não será permitida, em hipótese alguma, a mudança do cargo de opção.

6.2 - As inscrições serão realizadas em 02 (duas) etapas:

- Primeira Etapa:

6.3 - As inscrições serão efetuadas no período de 12 a 17 de maio de 2008.

6.4 - Para a realização da inscrição o candidato deverá primeiramente efetuar o pagamento do valor da taxa de inscrição através de depósito bancário ou transferência bancária em favor da ORGANIZAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL - ORDEM, nas seguintes instituições bancárias: BANCO DO BRASIL, AGÊNCIA 3074-0, CONTA CORRENTE Nº. 27.345-7; CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, AGÊNCIA 1578, CONTA CORRENTE Nº. 56-7; BANCO DO ESTADO DO PARÁ, AGÊNCIA 25, CONTA CORRENTE Nº. 301.771-0.

ATENÇÃO: EM HIPÓTESE ALGUMA SERÃO ACEITOS DEPÓSITOS ATRAVÉS DO SISTEMA DE "ENVELOPES".

6.5 - O candidato após efetuar o pagamento da taxa de inscrição, deverá obter o Formulário de Inscrição na Casa da Cultura, situada na Av. Rio Branco, esquina com a Dr. Assis, na cidade de Breves/PA, no horário das 9h às 17h.

6.6 - Somente o pagamento do valor da taxa de inscrição NÃO significa inscrição ao Concurso.

6.7 - Será admitida a realização de inscrição por terceiros.

6.8 - Em nenhuma hipótese haverá devolução da taxa de inscrição.

6.9 - Não haverá isenção total ou parcial do pagamento da taxa de inscrição.

- Segunda Etapa

6.10 - O candidato deverá preencher o Formulário de Inscrição sem emendas ou rasuras, e devolvê-lo na Casa da Cultura, situada na Av. Rio Branco, esquina com a Dr. Assis, na cidade de Breves/PA, no horário das 9h às 17h, com cópia do documento oficial de identidade, comprovante original de pagamento da taxa de inscrição, que serão retidos juntamente com o Formulário de Inscrição.

6.11 - Ao devolver o Formulário de Inscrição e os documentos, o candidato receberá uma cópia do Edital e o Comprovante de Inscrição provisório, o qual deverá apresentar na data da confirmação da Inscrição, ocasião em que receberá seu Cartão de Inscrição definitivo.

6.12 - INSCRIÇÃO VIA INTERNET

6.12.1 - Para inscrição via Internet, o candidato deverá adotar os seguintes procedimentos:

a) Estar ciente de todas as informações sobre o Concurso Público, através do presente Edital, que está disponível na página da ORDEM (www.ordem-pa.org.br).

b) Inscrever-se no período de 12 a 17 de maio de 2008, através do formulário específico disponível na página citada.

c) Imprimir o boleto bancário que deverá ser pago, em qualquer estabelecimento bancário ou casas lotéricas, impreterivelmente, até a data de vencimento constante no mesmo. O pagamento após a data de vencimento implicará no cancelamento da inscrição. O estabelecimento bancário confirmará o seu pagamento junto à ORDEM.

ATENÇÃO: A INSCRIÇÃO VIA INTERNET SÓ SERÁ EFETIVADA APÓS A CONFIRMAÇÃO DO PAGAMENTO FEITO EXCLUSIVAMENTE POR MEIO DO BOLETO BANCÁRIO GERADO APÓS O PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO; ASSIM, O CANDIDATO QUE OPTOU PELA INSCRIÇÃO VIA INTERNET NÃO PODERÁ EFETUAR O PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO ATRAVÉS DE DEPÓSITO BANCÁRIO.

d) Após o pagamento do boleto bancário, o candidato não precisará adotar qualquer outro procedimento.

e) Verificar a Confirmação de Inscrição, a partir de 04 de junho de 2008, na página da ORDEM anteriormente citada e imprimi-la.

OBS: EM CASO DE REPETIÇÃO DE INSCRIÇÃO, SOMENTE A ÚLTIMA TERÁ VALIDADE.

6.12.2 - A ORDEM não se responsabiliza por solicitações de inscrição via Internet NÃO-RECEBIDAS por quaisquer motivos, seja de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

6.12.3 - IMPORTANTE: Os candidatos portadores de deficiências que optarem pela inscrição via Internet também deverão cumprir as exigências contidas no subitem 4.3 deste Edital e enviar até 17 de maio de 2008, o Laudo Médico mencionado no referido subitem ao Departamento de Concursos, sito à Tv. do Chaco, nº. 2456, Bairro do Marco, Belém/PA, CEP: 66.093-410, com identificação do candidato, registro geral, CPF/MF, e emprego a que concorre.

6.12.4 - Para efeito de verificação dos prazos indicados para envio de documentação, será considerada a data de postagem.

7- DA CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO:

7.1 - O Candidato confirmará sua Inscrição no período de 04 a 06 de junho de 2008, na Casa da Cultura, situada na Av. Rio Branco, esquina com a Dr. Assis, na cidade de Breves/PA, no horário das 9h às 17h, devolvendo o Comprovante de Inscrição provisório e recebendo o CARTÃO DE INSCRIÇÃO definitivo onde conterá o número de Inscrição, data, horário e local da realização da prova.

7.2 - O candidato que efetuou a inscrição através da Internet não precisará se deslocar ao Município de Breves para a confirmação da inscrição, bastando obter seu Cartão de Inscrição no endereço eletrônico da ORDEM, a partir de 04 de junho de 2008.

7.3 - É obrigação do Candidato ao receber o CARTÃO DE INSCRIÇÃO DEFINITIVO, conferir os seguintes dados: nome, número do documento de identidade e cargo ao qual se inscreveu, e, quando for o caso, informação de ter optado por concorrer as vagas reservadas para portadores de deficiência e/ou haver solicitado condição especial para realização das provas.

7.4 - O Candidato deverá guardar em seu poder o CARTÃO DE INSCRIÇÃO para ser apresentado na data e local de realização da prova.

7.5 - Os Cartões de Inscrição também estarão disponíveis na Internet a partir de 04 de junho de 2008.

7.6 - O candidato inscrito por terceiros assume total responsabilidade pelas informações prestadas.

8- DAS PROVAS DE HABILIDADES E DE CONHECIMENTOS:

8.1 - Este Concurso é constituída de Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos.

8.2 - As provas objetivas constarão de questões de múltipla escolha, com as seguintes divisões por disciplina:

CARGOS

DISCIPLINAS

NÚMERO DE QUESTÕES

PESO

Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Administrativo, Bombeiro / Encanador, Eletricista de Autos, Mecânico de Máquinas Pesadas, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro e Zelador.

Língua Portuguesa

10

5

Matemática

10

5

Auxiliar de Enfermagem, Agente Ambiental, Agente Administrativo, Agente Comunitário Social, Agente de Inspeção Sanitária, Técnico em Enfermagem, Técnico de Laboratório.

Língua Portuguesa

05

4

Matemática

05

4

Conhecimentos Específicos

10

6

Professor de Nível Médio.

Língua Portuguesa

05

5

Matemática

05

5

História

02

5

Geografia

02

5

Ciências

02

5

Educação Infantil

02

5

Formação Geral, Didática e Legislação.

02

5

Professor de Nível Superior (Licenciatura Plena).

Língua Portuguesa

08

5

Conhecimentos Específicos

10

5

Formação Geral, Didática e Legislação.

02

5

Técnico em Nível Superior

Língua Portuguesa

05

2

Conhecimentos Específicos.

15

6

8.3 - Para os cargos de Magistério e de Técnico em Nível Superior haverá ainda uma Prova de Títulos, de caráter classificatório.

8.4 - A prova terá duração máxima de 03 (três) horas, no Município de Breves, e está prevista sua aplicação para o dia 08 de junho de 2008, no horário das 9h às 12h, nas seguintes Escolas:

- BOM JESUS

- ELIZETE FONA NUNES

- ODÍZIA CORRÊA FARIAS

- EMERENTINA MOREIRA DE SOUZA

- LAURO SODRÉ

- MIGUEL BITAR

- SANTO AGOSTINHO

9- DAS PROVAS

9.1 - Os programas de todas as disciplinas encontram-se no presente Edital.

9.2 - O candidato deverá comparecer ao local definido para a realização da prova com uma hora de antecedência do horário fixado para o seu início, munidos de:

a) Cartão de Inscrição no Concurso;

b) Carteira de Identidade original com a qual se inscreveu.

c) Caneta esferográfica, tinta preta ou azul. ATENÇÃO: a caneta tipo "porosa" pode ocasionar erro na leitura eletrônica do Cartão Resposta, motivo pelo qual deve ser evitada.

9.3 - Os portões dos locais de aplicação das provas serão abertos com antecedência de uma hora do horário previsto para início das provas.

9.4 - Sem a apresentação dos documentos referidos no item anterior, o candidato não poderá submeter-se à prova.

9.5 - Não será aceita cópia de documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo do documento.

9.6 - Caso o candidato não possa apresentar no dia da realização da prova, documento de identidade original, por motivo de perda ou roubo, deverá apresentar documento de registro de ocorrência em órgão policial, expedido a no máximo 90 (noventa) dias, ocasião que será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de dados, de assinaturas e etc.

9.7 - Não será admitido na sala de provas o candidato que se apresentar após o horário estabelecido para o início da mesma.

9.8 - O candidato só poderá entregar as provas após 60 (sessenta) minutos do início da prova.

9.9 - O candidato ao ingressar no recinto do prédio, deverá dirigir-se para a sala na qual prestará prova, onde, após ser identificado, aguardará seu início.

9.10 - O candidato receberá o Caderno de Prova com as questões já impressas, não sendo permitido pedido de esclarecimento sobre seu enunciado ou modo de resolvê-las.

9.11 - O candidato receberá também o Cartão de Respostas.

9.12 - O candidato não deverá amassar, molhar, dobrar, rasgar ou, de qualquer modo danificar o seu Cartão de Respostas.

9.13 - As questões das provas objetivas serão do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E) e uma somente uma resposta correta.

9.14 - O candidato deve transcrever suas respostas do Caderno de Questões para o Cartão de Respostas, cobrindo inteiramente com caneta esferográfica, tinta azul ou preta, o espaço correspondente à alternativa escolhida. A avaliação das provas objetivas, realizada por sistema eletrônico de processamento de dados, levará em consideração, exclusivamente, as respostas transferidas para o Cartão de Respostas.

9.15 - O Cartão de Respostas deverá ser preenchido corretamente, pois não haverá substituição do mesmo por erro do candidato.

9.16 - Será atribuída nota 0 (zero) às questões da prova: não respondidas, que contenham emenda ou rasura, que contenham mais de uma resposta assinalada ou que não foram marcadas no Cartão de Respostas.

9.17 - Não será admitido que o Cartão de Respostas seja marcado por outra pessoa, salvo em caso de candidato que tenha solicitado atendimento especial. Nesse caso, se necessário, o candidato será acompanhado por agente da Coordenação do Concurso.

9.18 - O candidato só poderá levar o Caderno de Questões, decorrido o tempo de duas horas do início da prova.

9.19 - Ao final da prova, os 3 (três) últimos candidatos deverão permanecer em sala sendo liberados somente quando todos tiverem concluído a prova.

9.20 - Não serão aplicadas provas em local, data ou horário diferentes dos determinados em edital ou comunicado.

9.21 - Em caráter excepcional, será realizada a prova em Unidade Hospitalar, para o candidato que apresentar atestado que comprove sua impossibilidade de comparecer no local estabelecido para realização da prova fornecido por médico, com o respectivo CRM; o candidato deverá informar a Coordenação do Concurso, com antecedência de 24 horas do horário estabelecido para o início da Prova.

9.22 - Não haverá segunda chamada para realização das provas. O não comparecimento do candidato implica em sua eliminação do certame.

9.23 - Não haverá prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas, salvo de por motivo de força maior, ou se o início das mesmas sofrer atraso, sendo em qualquer situação obedecido rigorosamente o disposto no item 8.4 do presente Edital.

10 - DA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS (somente para os cargos de magistério e técnico em nível superior)

10.1 - A Prova de Títulos será aplicada aos candidatos que venham a adquirir no mínimo de 40% (quarenta por cento) do total de pontos da prova objetiva.

10.2 - A PROVA DE TÍTULOS SE CONSTITUI DE ACORDO COM O QUADRO ABAIXO, OBSERVADOS OS LIMITES DE PONTOS E TERÁ NO MÁXIMO 10 (DEZ) PONTOS, DEVENDO A ENTREGA DOS TÍTULOS SEREM EFETIVADA NO MESMO PERÍODO E LOCAL DA CONFIRMAÇÃO DAS INSCRIÇÕES.

CARGO: PROFESSOR DE NÍVEL MÉDIO

TÍTULOS / ESPECIFICAÇÃO

VALOR DE CADA TÍTULO

VALOR MÁXIMO DOS TÍTULOS

COMPROVANTE

Curso de Graduação em Licenciatura Plena, realizado em Instituição autorizada.

3 pontos

3 pontos

Diploma ou Certidão da instituição superior, com o respectivo histórico escolar do curso.

Curso de Especialização em área da educação, com carga horária mínima de 360horas, nos termos da legislação vigente.

2 pontos

2 pontos

Certificado de conclusão do curso de especialização, com a carga horária especificada.

Curso de Aperfeiçoamento ou Atualização em área da educação, realizado a partir de 1996, como profissional do magistério, com carga horária mínima de 60horas.

1 ponto

2 pontos

Certificado de conclusão do curso, com a carga horária especificada e identificação do órgão que o expediu.

Exercício de atividade profissional, não cumulativa com outras quaisquer no mesmo período, na administração pública, em cargo/emprego na área específica a que concorre. Para efeito de pontuação não será considerada fração de ano.

1 ponto a cada três anos.

2 pontos

Certidão do Poder Público, em papel timbrado, subscrita por autoridade competente, atestando o cargo/emprego exercido e o período (início e fim).

Aprovação em Concurso Público para provimento de vaga em cargo específico da área que concorre.

0,5 ponto

1 ponto

Certidão do Poder Público correspondente,

subscrita por autoridade competente, atestando a aprovação e indicando o cargo.

CARGO: PROFESSOR NÍVEL SUPERIOR

TÍTULOS / ESPECIFICAÇÃO

VALOR DE CADA TÍTULO

VALOR MÁXIMO DOS TÍTULOS

COMPROVANTE

Curso de Pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) em área da educação.

3 pontos

3 pontos

Diploma ou Certidão da instituição, superior, com o respectivo histórico escolar do curso

Curso de Especialização, em área da educação, com carga horária mínima de 360horas, nos termos da legislação vigente.

2 pontos

2 pontos

Certificado de conclusão do curso de especialização, com a carga horária especificada.

Curso de Aperfeiçoamento ou Atualização, em área da educação, realizados a partir de 1996, como profissional do Magistério, com carga horária mínima de 60horas (cada).

1 ponto

2 pontos

Certificado de conclusão do curso, com a carga horária especificada e identificação do Órgão que o expediu.

Exercício de atividade profissional, não cumulativa com outras quaisquer no mesmo período, na administração pública, em cargo/emprego na área específica a que concorre. Para efeito de pontuação não será considerada fração de ano.

1 ponto a cada três anos.

2 pontos

Certidão do Poder Público, em papel timbrado, subscrita por autoridade competente, atestando o cargo/emprego exercido e o período (início e fim).

Aprovação em Concurso Público para provimento de vaga em cargo específico da área que concorre.

0,5 ponto

1 ponto

Certidão do Poder Público correspondente, subscrita por autoridade competente, atestando a aprovação e indicando o cargo.

CARGO: TÉCNICO EM NÍVEL SUPERIOR (EXCEÇÃO DE PROFESSOR)

TÍTULOS / ESPECIFICAÇÃO

VALOR DE CADA TÍTULO

VALOR MÁXIMO DOS TÍTULOS

COMPROVANTE

Doutorado em área específica a que concorre.

3 pontos

3 pontos

Diploma ou Certidão da Instituição Superior, acompanhando o Histórico Escolar.

Mestrado em área específica a que concorre.

2 pontos

2 pontos

Diploma ou Certidão da Instituição Superior, acompanhando o Histórico Escolar.

Curso de Pós-graduação, em nível de Especialização, com carga horária mínima de 360horas.

2 pontos

2 pontos

Certificado de conclusão do curso, com a carga horária especificada e identificação do Órgão que o expediu.

Exercício de atividade profissional, não cumulativa com outras quaisquer no mesmo período, na administração pública, em cargo/emprego na área específica a que concorre. Para efeito de pontuação não será considerada fração de ano.

1 ponto a cada três anos.

2 pontos

d) Certidão do Poder Público, em papel timbrado, subscrita por autoridade competente, atestando o cargo/emprego exercido e o período (início e fim).

Aprovação em Concurso Público para provimento de vaga em cargo específico da área que concorre.

0,5 ponto

1 ponto

Certidão do Poder Público correspondente, subscrita por autoridade competente, atestando a aprovação e indicando o cargo.

10.3 - A comprovação dos títulos deverá ser realizada através de cópias dos documentos, devendo o candidato apresentar os originais, para conferência, no momento da entrega.

10.4 - Receberá nota zero na Prova de Títulos o candidato que não entregar os títulos na forma, no prazo e no local estipulados no Edital. 10.5 - Diplomas e Certificados emitidos no exterior, e em língua estrangeira, somente serão considerados se traduzidos por tradutor juramentado para a língua pátria.

10.6 - Não será computado como Título o curso de Graduação, Pós-graduação, cursos e outros que se constituir pré-requisito para a inscrição no Concurso.

10.7 - Não será computado como Título, comprovante de encontros, estágios, monitoria, congressos, seminários, simpósios, jornadas, bolsas e outros.

10.8 - Nas inscrições efetuadas através da Internet, os títulos deverão ser enviados via correios, ao endereço da sede da ORDEM - Tv. do Chaco, nº. 2456, Bairro do Marco, Belém/PA, CEP: 66.093-410, no período de 04 a 06 de junho de 2008.

11- DO PROCESSO CLASSIFICATÓRIO

11.1 - Os candidatos aprovados serão classificados em ordem decrescente de total de pontos obtidos, e chamados para assumirem os cargos, objeto do Concurso, até o limite das vagas aqui fixadas.

11.2 - Os candidatos terão computados os pontos obtidos da prova objetiva com a soma dos pontos da prova de títulos.

11.3 - Para aprovação, o candidato deverá obter nota igual ou superior a 50% (cinqüenta por cento) do total dos pontos.

11.4 - Em caso de empate, na soma final dos pontos obtidos, entre candidatos, o desempate obedecerá aos seguintes critérios:

11.4.1 - maior tempo de serviço prestado à Administração Pública do Município de Breves;

11.4.2 - candidato mais idoso;

11.4.3 - maior número de pontos nas questões de Conhecimentos Específicos, quando for o caso;

11.4.4 - maior número de pontos nas questões de Língua Portuguesa;

11.5 - O critério de desempate estabelecido no item 10.4.1, será considerado mediante informação fornecida pelo candidato, podendo ser confirmada pela Prefeitura Municipal de Breves.

11.6 - ATENÇÃO: o candidato que prestar informação errônea acerca do tempo de serviço prestado ao Município de Breves, poderá ser desclassificado do certame, conforme previsão constante no item 13.2 deste Edital.

12-DOS RECURSOS

12.1- Os gabaritos oficiais preliminares das provas, e o resultado preliminar da avaliação dos títulos serão afixados na Sede da Prefeitura Municipal de Breves, e disponibilizado no site da ORDEM (www.ordem-pa.org.br).

12.2 - O candidato que deseja recorrer dos gabaritos oficiais preliminares e dos resultados preliminares da avaliação dos títulos deverá fazê-lo no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, a contar do dia seguinte ao da divulgação.

12.3 - No site da ORDEM ficará disponível o formulário do recurso.

12.4 - O Recurso deverá ser claro, consistente e objetivo, na forma digitada ou datilografada, sob pena de ser preliminarmente indeferido e será julgado pela Comissão Organizadora do Concurso.

12.5 - Admitir-se-á um único recurso para cada etapa, sendo desconsiderado recurso de igual teor.

12.6 - Somente serão julgados os recursos interpostos dentro do prazo com identificação do nome do Concurso Público, nome do candidato, cargo que está concorrendo, número de sua inscrição e assinatura.

12.7 - Os recursos deverão ser direcionados à Comissão do Concurso Público, em duas vias e apresentados no protocolo da Prefeitura Municipal de Breves, no horário de funcionamento da referida repartição.

12.8 - Não serão aceitas solicitações de revisão de recursos.

12.9 - Se, do exame de recurso, resultar anulação de item integrante da prova, a pontuação correspondente a esse item será atribuída a todos os candidatos, independentes de terem recorrido.

12.10 - Recursos cujo conteúdo desrespeite a Comissão do Concurso serão preliminarmente indeferidos, e os Candidatos sujeitam a eliminação, conforme item 13.2 do presente Edital.

13 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1 - A inscrição do candidato neste concurso, implica no conhecimento das normas e condições estabelecidas no presente Edital e na aceitação das mesmas, conforme declaração expressa no Formulário de Inscrição.

13.2 - Será eliminado do Concurso Público o candidato que:

· For descortês ou agir incorretamente com qualquer membro da equipe responsável pela execução e coordenação do Concurso;

· Atrasar-se ou não comparecer à Prova;

· Afastar-se do local das provas sem o acompanhamento do fiscal, antes de ter concluído as mesmas;

· Deixar de assinar a Lista de Presença;

· Apresentar declaração falsa ou inexata;

· For flagrado com falsa identificação pessoal;

· For surpreendido em qualquer tipo de comunicação - oral, escrita, mímica, consultas a textos, eletrônicas ou outra forma qualquer não autorizada pela Comissão Geral do Concurso - que caracterizar atitude fraudulenta, durante a realização da prova;

· Tentar subornar, por quaisquer meios, pessoas envolvidas no Concurso Público com o objetivo de assegurar sua própria classificação ou de terceiros;

· São vedados os portes e/ou uso de armas, de aparelhos sonoros, agendas, relógios não convencionais, telefones celulares, aparelhos eletrônicos e outros.

· A Organização para o Desenvolvimento Municipal - ORDEM, não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos ocorridos durante a realização das provas, nem danos causados aos mesmos;

· Não entregar o material da prova ao término do tempo previsto para sua execução;

· Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, cometendo um comportamento indevido.

13.3 - A aprovação/classificação no Concurso Público não assegura o direito à contratação do candidato, constituindo-se em mera expectativa de direito.

13.4 - O presente Concurso terá validade de 2 (dois) anos a contar da data da homologação do resultado do Concurso, podendo ser prorrogada, por igual período, uma única vez, a critério da PREFEITURA MUNICIPAL DE BREVES.

13.5 - O candidato aprovado/classificado que for convocado para contratação, fica obrigado a declarar por escrito a aceitação do cargo. O não pronunciamento, em tempo hábil, implica na exclusão do processo.

13.6 - A homologação do resultado do Concurso Público, com a relação dos aprovados e classificados, será publicada na sede da Prefeitura Municipal de Breves.

13.7 - Após a divulgação do resultado final do Concurso público, a Prefeitura Municipal de Breves responsabilizar-se-á pela continuidade do Certame e pelos procedimentos pré-admissionais.

13.8 - A Comissão Organizadora resolverá os casos omissos, e as dúvidas de interpretação deste edital.

13.9 - Quaisquer alterações nas regras deste Edital, só serão realizadas através de outro Edital.

13.10 - O presente Edital entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Estado do Pará e no Quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Breves.

Breves, 2 de Maio de 2008.

LUIZ FURTADO REBELO
Prefeito Municipal de Breves

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CARGOS: Auxiliar de Serviços Gerais e Zelador.

NÍVEL DE ESCOLARIDADE: Alfabetização

I - LÍNGUA PORTUGUESA: 1- Uso de maiúscula e minúscula. 2- Uso de consoantes e vogais. 3- Divisão silábica das palavras. 4- Substantivo próprio e comum. 5- Aumentativo e diminutivo. 6- Singular e plural. 7- Masculino e feminino. 8- Formação de frases simples. 9- Formação de palavras com: ch, nh, lh, rr, ss, qua, que, qui, ça, ce, çi, co., h, gua, gue, gui, s, z, j, g, x. 10- Sinais de pontuação. 11- Sinônimo e Antônimo. 12- Ordem Alfabética.

II - MATEMÁTICA: 1- Sistemas de numeração decimal: centena e dezena. 2- As quatro operações fundamentais com números naturais. 3- Números pares e ímpares 4- Medidas (tempo, capacidade e massa) 5- Sistema monetário brasileiro. 6- Numerais ordinais. 7- Problemas envolvendo as operações de adição e subtração.

CARGOS: Bombeiro/Encanador, Eletricista de Auto, Mecânico de Máquinas Pesadas, Operador de Máquinas Pesadas e Pedreiro. NÍVEL DE ESCOLARIDADE: 4ª. Série do Ensino Fundamental

I - LÍNGUA PORTUGUESA: 1- Leitura e interpretação de textos. 2- Sistema Ortográfico Vigente. 3- Classificação das palavras quanto ao número de sílabas e tonicidade. 4- Classes de palavras: substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome e verbo. 5- Flexão do substantivo: número (singular e plural); gênero (masculino e feminino); grau (aumentativo e diminutivo). 8- Encontros vocálico, consonantal e dígrafo. 9- Sinônimo e Antônimo.

II - MATEMÁTICA: 1- Operações com números naturais. 2- Problemas envolvendo as quatro operações. 4- Sistema legal de unidades de medidas brasileira. 5- Aplicação de porcentagem. 6- Equação do 1º grau. 7- Perímetro e área das principais figuras geométricas planas.

CARGOS: Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Enfermagem.

NÍVEL DE ESCOLARIDADE: Ensino Fundamental Completo

I - LÍNGUA PORTUGUESA: 1- Leitura e interpretação de textos. 2- Ortografia: grafia das palavras; acentuação gráfica; pontuação. 3- Fonética: fonema e letra. 4- Classificação das palavras quanto ao número de sílabas e tonicidade, encontro vocálico, encontro consonantal e dígrafo. 5- Morfologia - classes de palavras variáveis e invariáveis: flexão. 5- Sintaxe: frase, oração, período simples e composto, termos da oração; 6- Concordância nominal e verbal.

II - MATEMÁTICA: 1- Conjuntos Numéricos: números naturais, inteiros, racionais e irracionais (operações, propriedades e resolução de problemas). 2- Múltiplos e Divisores: Máximo Divisor Comum (M..D.C) e Mínimo Múltiplo Comum (M..M.C); propriedades e aplicações. 3- Unidades de Medidas: comprimento, superfície, tempo, massa, volume e capacidade. 4- Razão e Proporção. 5- Regra de Três Simples e Composta. 6- Porcentagem. 7- Equações de 1º e 2º Graus. 8- Geometria: área e perímetro das principais figuras planas.

III - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

- Auxiliar de Enfermagem

1-Ética Profissional: princípios básicos de ética e relação humanas - COFEN e COREN. Direitos e deveres do auxiliar de enfermagem. 2- Noções de Farmacologia: Principais drogas e indicações, cálculo de medicação, cuidados de enfermagem. 3- Fundamentos de Enfermagem: Procedimentos terapêuticos: medicação, venóclise, oxigenoterapia e inaloterapia, medicação tópica e retal, compressas frias e quentes, sondagem nasogástrica, curativos, lavagem intestinal, assistência de enfermagem na coleta de material e realização de exames, banho no leito. 4- Enfermagem Médico-Cirúrgica - Sinais e Sintomas: tratamento e assistência de enfermagem em clinica médica e doença transmissível, Clinica Cirúrgica: centro de material - Emergências. 5- Enfermagem Materno Infantil: Obstetrícia, Ginecologia: Planejamento Familiar e Pediatria. 6- Enfermagem em Saúde Pública: Imunizações, testes de reações imunológicas, vigilância sanitária, saneamento básico pré e pós consulta.

CARGOS: Agente Administrativo, Agente Ambiental, Agente Comunitário Social, Agente de Inspeção Sanitária, Técnico em Enfermagem e Técnico de Laboratório..

NÍVEL DE ESCOLARIDADE: Ensino Médio/Técnico Completo

I - LÍNGUA PORTUGUESA: 1- Leitura e interpretação de textos. 2- Ortografia, divisão silábica, encontros vocálicos e encontros consonantais, pontuação e acentuação. 3- Emprego de crase. 4- Flexão nominal e verbal. 5- Concordância nominal e verbal. 6- Regência nominal e verbal. 7- Análise sintática: termos da oração. 8- Emprego dos verbos impessoais e conjunções. 9- Frase, oração, período: processo de coordenação e subordinação. 10. Semântica: significação das palavras: sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, polissemia, denotação e conotação.

II - MATEMÁTICA: 1- Conjuntos Numéricos: números naturais, inteiros, racionais e irracionais (operações, propriedades e resolução de problemas). 2- Potenciação e Radiciação (propriedades e aplicações) 3- Múltiplos e Divisores: Máximo Divisor Comum (M.D.C) e Mínimo Múltiplo Comum (M.M.C); propriedades e aplicações. 4- Unidades de Medidas: comprimento, superfície, tempo, massa, volume e capacidade. 5- Razão e Proporção. 6- Regra de Três Simples e Composta. 7- Porcentagem. 8- Juro Simples e Composto. 9- Expressões Algébricas. 10- Equações de 1º e 2º Graus. 11- Inequações. 12- Sistemas de 1º e 2º Graus. 13- Geometria: área, perímetro e volume das principais figuras planas. 14- Relações métricas no triângulo retângulo.

III - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

- Agente Administrativo:

1- Estrutura e organização de documentos oficiais: certidão, ofício, memorando, declaração, atestado, relatório, mensagem, fax, apostila, correio eletrônico, postaria. 2- Formas de tratamento. 3- Noções de informática: conhecimentos básicos de microcomputadores, noções básicas dos sistemas operacionais Windows e dos aplicativos Word e Excel: principais comandos e funções.

- Agente Ambiental:

1- Legislação Federal: Constituição Federal - Título VIII, Capítulo VI (Do Meio Ambiente). 2- Política Nacional de Meio Ambiente (Lei Federal nº. 6938/1981 e Decreto Federal nº. 9927/90). 3- Política Nacional de Meio Ambiente (Lei Federal nº. 9795/99). 4- Crimes Ambientais (Lei Federal nº. 9605/1998). 5- Legislação Estadual: Constituição Estadual/1989 - Título IX, Capítulo IV (DA ORDEM SOCIAL). 6- Legislação Municipal: Lei Orgânica do Município de Breves.

- Agente Comunitário Social:

1- Noções sobre a rede de serviços sociais (Assistência Social, Saúde, Educação, Previdência Social). 2- Noções sobre direitos sociais: crianças, adolescente, idoso, mulher, pessoas com deficiências, trabalho, habitação e saneamento. 3- Ética no relacionamento interpessoal. 4- Elementos para identificação de problemas sociais: trabalho infantil, violência doméstica e abuso sexual.

- Agente de Inspeção Sanitária:

1 - Especificações de garantia de qualidade dos alimentos vendidos em feiras, supermercados, açougues e outros. 2 - Condições legais de funcionamento e condições de higiene de: mercados, feiras, matadouros, consultórios médicos, odontológicos, hospitais e clinicas médicas, fábricas de produtos alimentícios e outros. 3 - Ciclo de vida e doenças transmitidas por: mosquitos e larvas, baratas e cupins, ratos. 4 - Principais venenos comercializados: droga de ação; modo de usar; método para desintoxicação. 5 - Noções de direito municipal. 6- Tributos Municipais. 7- Alvará de Saúde. 8- Fundamentos legais e técnicos da vigilância sanitária.

- Técnico em Enfermagem:

1- Fundamentos de enfermagem. 2- Noções de administrações em Unidade de Enfermagem. 3- Enfermagem materno-infantil. 4- Enfermagem neuro-psiquiatria. 5- Enfermagem em centro cirúrgico. 6- SUS (Sistema Único de Saúde) 7- Infecção hospitalar. 8- Enfermagem na geriatria: envelhecimento biológico normal, distúrbio mental, assistência domiciliar. 9- Enfermagem em Saúde Pública. 10- Psicologia aplicada e ética profissional. 11- Dietoterapia. 12- Prática de Enfermagem na comunidade. 13- Sondagens: gástrica, enteral e uretral.

- Técnico de Laboratório:

-Obtenção e conservação de amostras biológicas destinadas à análise: técnicas, anticoagulantes usados, fatores de interferência na qualidade das análises. 2- Equipamentos de uso em laboratório, pesagens, volumétrica, microscopia (fotometria-leis de absorção da luz). 3- Princípios bioquímicos implicados nas principais dosagens sangüíneas: glicídios, lipídios, protídeos, componentes inorgânicos, uréia, creatinina, bilirrubinas e enzimas hepáticas. 4- Urina: análise qualitativa, quantitativa e sedimento. 5- Parasitologia Humana: principais métodos para pesquisa de parasitas intestinais; hematozoários: características morfológicas e ciclo evolutivo. 6- Bacteriologia Humana: métodos bacteriológicos de identificação dos principais agentes etiológicos das infecções genitais, urinárias, respiratórias e das meninges; principais meios de cultura, técnicas de coloração, coprocultura, teste de sensibilidade a antibióticos; hemocultura. 7- Imunologia Clínica: reação de precipitação; fixação de complemento; aglutinação. 8- Técnicas Hematológicas: câmara de contagem; identificação e contagem das células sangüíneas: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e principais células do sangue periférico; contagem de plaquetas e reticulóides; principais colorações; métodos de dosagem da hemoglobina; hematócrito; índices hematimétricos; prova de falcização; curva de resistência globular osmótica; célula L.E. 9- Coagulação: tempo de sangramento e de coagulação; prova do laço; retração do coágulo; tempo de protombina; tempo de tromboplastina parcial ativada; tempo de trombina; fibrinogênio. 10- Tipagem Sangüínea: sistema ABO; fator RH. 11- Noções de higiene e assepsia.

CARGO: Magistério - Professor de Nível Médio - Zona Rural

NÍVEL DE ESCOLARIDADE: Nível Médio - Modalidade Normal

I - LÍNGUA PORTUGUESA: 1- Leitura e interpretação de textos. 2- Ortografia, divisão silábica, encontros vocálicos e encontros consonantais, pontuação e acentuação. 3- Emprego de crase. 4- Flexão nominal e verbal. 5- Concordância nominal e verbal. 6- Regência nominal e verbal. 7- Análise sintática: termos da oração. 8- Emprego dos verbos impessoais e conjunções. 9- Frase, oração, período: processo de coordenação e subordinação. 10. Semântica: significação das palavras: sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, polissemia, denotação e conotação.

II - MATEMÁTICA: 1- Conjuntos Numéricos: números naturais, inteiros, racionais e irracionais (operações, propriedades e resolução de problemas). 2- Potenciação e Radiciação (propriedades e aplicações) 3- Múltiplos e Divisores: Máximo Divisor Comum (M.D.C) e Mínimo Múltiplo Comum (M.M.C); propriedades e aplicações. 4- Unidades de Medidas: comprimento, superfície, tempo, massa, volume e capacidade. 5- Razão e Proporção. 6- Regra de Três Simples e Composta. 7- Porcentagem. 8- Juro Simples e Composto. 9- Expressões Algébricas. 10- Equações de 1º e 2º Graus. 11- Inequações. 12- Sistemas de 1º e 2º Graus. 13- Geometria: área, perímetro e volume das principais figuras planas. 14- Relações métricas no triângulo retângulo.

III - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

1. HISTÓRIA: 1- O descobrimento do Brasil: os primeiros habitantes. 2- Brasil Colônia: as primeiras expedições, as capitanias hereditárias, os governos gerais, as entradas e bandeiras, a Inconfidência Mineira. 3- Brasil Império: Proclamação da Independência, primeiro reinado, período regencial, segundo reinado, abolição da escravatura. 4- Brasil República: Proclamação da República a Constituição.

2. GEOGRAFIA: 1- As Regiões Brasileiras - Aspectos físico, econômico e humano: Região Norte; Região Nordeste; Região Sudeste; Região Sul e Região Centro-Oeste.

3- CIÊNCIAS: 1- O Ar Atmosférico: composição; camadas da atmosfera; pressão atmosférica; direção e velocidade dos ventos; importância do ar e dos ventos. 2- Água: composição; ciclo da água; estados físicos e mudanças de estado; qualidade da água. 3- O Solo: as camadas da terra; o solo e o subsolo; o solo e o plantio; irrigação e drenagem; composição das rochas. 4- Os Animais: classificação, principais características e exemplos dos grandes grupos de invertebrados; principais características e exemplos dos grandes grupos de vertebrados. 5- Os Vegetais: classificação; principais características e exemplos dos grandes grupos de vegetais. 6- O Corpo Humano: Células: estruturas e funções; Tecidos: classificação e principais características; Órgãos e sistemas: locomoção, digestão, respiração, circulação, excreção, reprodução, coordenação nervosa, órgãos dos sentidos. 7- Meio Ambiente: cadeia alimentar, desequilíbrio ecológico.

4- EDUCAÇÃO INFANTIL: 1- Objetivos gerais da educação infantil. 2- O atendimento em creches e pré-escolas: características gerais. 3- A concepção de criança enquanto sujeito social e histórico. 4- Brincar o significado da brincadeira na formação da criança. 5- Interação social-diversidade e individualidade. 6- A aprendizagem significativa e os conhecimentos prévios - a resolução de problemas. 7- O profissional da Educação Infantil - características fundamentais. 8- A organização do currículo - orientações didáticas, objetivos e conteúdos. 9- A formação pessoal e social - concepção e aprendizagem. 10- A criança de 0 a 03 anos - orientações didáticas quanto aos conteúdos: auto-estima, escolha, faz-de-conta, interação, imagem, cuidados e segurança. 11- A criança de 04 a 06 anos - orientações didáticas quanto aos conteúdos: nome, imagem, independência e autonomia, respeito à diversidade, identidade de gênero, interação, jogos e brincadeiras, cuidados especiais.

OBS: Consultar o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

IV - CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

1- FORMAÇÃO GERAL: 1- Educação e Cidadania; a educação pública como instrumento de inclusão social. 2- A participação do professor na elaboração e na implementação do Projeto Político-Pedagógico da escola; cotidiano escolar e formação continuada de professores. 3- Relação Ensino aprendizagem; Teorias da Aprendizagem; A atuação docente no desenvolvimento de crianças e adolescentes. 4- Contribuições da Psicologia á Educação no estudo do desenvolvimento e da aprendizagem; Teorias da aprendizagem e do desenvolvimento. 5- Objetivos Gerais do Ensino Fundamental.

2- DIDÁTICA: 1- As tendências pedagógicas na educação. 2- Planejamento da educação, de ensino e curricular. 3- O processo de ensino e seus componentes: objetivos, conteúdos e métodos. 4- Avaliação do ensino/aprendizagem: a avaliação tradicional, diagnóstica, mediador e dialógica - Práticas Sociais de avaliação e o papel do erro na avaliação. 5- Currículo: seleção e organização de conteúdos; pluralismo cultural e temas transversais; interdisciplinaridade. 6- Construtivismo: pressupostos filosóficos, definição e aplicação.

3- LEGISLAÇÃO: 1- Constituição Federal - Artigos 205 a 214. 2- Lei 9.394/96 (LDB) - Artigos 01 a 34; 37 a 38; 58 a 67.

CARGOS: Magistério - Professor de Nível Superior

NÍVEL DE ESCOLARIDADE: Licenciatura Plena

I - LÍNGUA PORTUGUESA: 1- Leitura e interpretação de textos. 2- Significação das palavras. 3- Emprego da crase. 4- Ortografia oficial. 5- Acentuação Gráfica. 6- Flexão nominal e flexão verbal. 7- Pronomes: emprego, colocação dos pronomes oblíquos e átonos. 8- Verbos: conjugação e vozes, regulares, irregulares e impessoais. 9- Sintaxe da oração e do período. 10- Concordância nominal e concordância verbal. 11- Regência nominal e regência verbal. 12- Linguagem formal e informal. 13- Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia; conotação e denotação; figuras de sintaxe, de pensamento e de linguagem. 14- Funções de linguagem. 15- Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis: conceito, classificação e emprego. 16- Sintaxe: frase, oração, período simples e composto; termos da oração.

II - DIDÁTICA E LEGISLAÇÃO: 1- As tendências pedagógicas na educação. 2- Planejamento da educação, de ensino e curricular. 3- O processo de ensino e seus componentes: objetivos, conteúdos e métodos. 4- Avaliação do ensino/aprendizagem. 5- Artigos 205 e 214 da Constituição Federal. 6- Lei 9.394/96 (LDB) - Artigos 01 a 34; 37 e 38; 58 a 67.

III - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

-Professor Licenciado Pleno em Educação Artística:

1- Fundamentos estéticos e artísticos da educação escolar em arte. 2- Arte e conhecimento: interdisciplinaridade no currículo escolar. 2- Conteúdos, métodos e procedimentos escolares em artes visuais, artes cênicas e música. 3- O ensino escolar das linguagens artísticas no Brasil e sua história. 4- As artes visuais, as artes cênicas, a música e sua história no Brasil e no mundo. 5- principais obras e artistas dos estilos da arte: renascentista, barroco, impressionista, expressionista e da arte brasileira.

- Professor Licenciado Pleno em Educação Física:

1- Relações fundamentais: Educação Física e Educação. Educação Física e Motricidade Humana. Educação Física e Esporte. Educação Física e Saúde. Educação Física e Sociedade. Educação Física e Cidadania. 2- Educação Física enquanto componente curricular: possibilidade de experiências corporais: recreação e jogos; iniciação ao desporto; dança. Possibilidades de experiências prático-teóricas, cognitivas, sociais e afetivas: atividades lúdicas; a competição/cooperação/sociabilização. A reflexão/análise/compreensão/síntese da realidade física corporal.

- Professor Licenciado Pleno em Ensino Religioso:

1- O Ser Humano e o Fenômeno Religioso: fundamentos históricos, filosóficos, psicológicos e sociológicos das tradições religiosas; as tradições religiosas como elementos indissociáveis das culturas; religiosidade amazônica e suas matrizes culturais; o símbolo e o sagrado; o mito e o rito; os textos sagrados; a descrição das representações dos transcendentes nas tradições religiosas; matriz religiosa brasileira; respostas para a vida além da morte - a ressurreição, a reencarnação, a ancestralidade e o nada; diálogo inter-religioso. 2- O Ensino religioso como Área de Conhecimento; a escolarização do ensino religioso no Brasil. 3- Metodologia do ensino religioso; tratamento didático do ensino religioso. 4- Parâmetro curricular do ensino religioso. 5- O Ensino religioso e o projeto político-pedagógico da escola. 6- Avaliação da aprendizagem no ensino religioso. 7- O Ensino religioso na Legislação Brasileira: Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases; Lei Federal nº. 9.475 de junho de 1977, Lei Federal nº. 9.394 de 20/12/1996, Parecer CP nº. 97/99 e Resolução nº. 2 de abril de 1998.

- Professor Licenciado Pleno em Geografia:

UNIDADE I - O Espaço Geográfico Mundial: 1.1. A relação sociedade-natureza: do meio natural ao meio técnico-científico informacional. 1.2. Espaço e Território no mundo globalizado - implicações sócio-espaciais do processo de globalização. 1.3. A reordenação do espaço mundial: modos de produção, suas especificidades e repercussões na organização do espaço. 1.4. O espaço agrário mundial. 1.5. O espaço urbano industrial. 1.6. A população mundial: dinâmica, crescimento e distribuição. 1.7. A regionalização do espaço geográfico mundial da bipolarização à multipolarização. 1.8. Formação e perspectivas dos mega-blocos regionais: NAFTA, ALCA, União Européia, Bacia do Pacífico e APEC. UNIDADE II - O Espaço Regional Latino-Americano: 2.1. Caracterização do espaço regional latino-americano tendo em vista suas identidades sociais, econômicas e culturais. 2.2. As tentativas de integração regional: Pacto Andino e MERCOSUL. UNIDADE III - O Espaço Geográfico Brasileiro: 3.1. O Brasil como potência regional. 3.2. As diferentes formas de regionalização do espaço brasileiro: morfoclimática, político-administrativa, para fins de planejamento e geo-econômica. 3.3. As regiões geo-econômicas do espaço brasileiro: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. a) Formação histórico-territorial; b) Produção econômica e apropriação da natureza. c) Dinâmica da população e organização do espaço rural e urbano.

- Professor Licenciado Pleno em Letras com habilitação em Língua Portuguesa:

1- Conhecimentos Lingüísticos: A lingüística, Ciência da linguagem; Funções da linguagem; Características da linguagem oral e escrita; Variação lingüística e suas implicações para a prática pedagógica; O texto e o Discurso: sua produção em situação escolar; Compreensão e interpretação de textos; Concepção e tipo de gramática; Norma culta e conceito de "certo e errado"; Exercitar a língua ou ensinar gramática: a questão metodológica; A produção de material didático em Língua Portuguesa. 2- Conhecimentos Gramaticais: Noções Gerais de Fonética e Fonologia; Ortografia: Acentuação Gráfica; Crase; Pontuação; Morfossintaxe do verbo, substantivo, adjetivo, pronome; Sintaxe: estrutura do período, Termos da oração e coordenação e subordinação; Semântica: Conotação e Denotação; Sinônimo, Antônimo e Parônimos; papéris semânticos e funções sintáticas; Estilística: linguagem figurada: classificação das figuras no texto. 3- Literatura Brasileira: Gêneros Literários: características; Estilos de época: principais autores e obras dos séculos XIX e XX.

- Professor Licenciado Pleno em Letras com habilitação em Língua Inglesa:

1- Pronome (pessoais, demonstrativos, possessivos, interrogativos). 2- Substantivos. 3- Adjetivos. 4-- Artigos definidos e indefinidos. 5 Numerais ordinais e cardinais. 6- Verbos: to be; presente simples; presente progressivo; there to be. 7- Horas, dias da semana, meses e estações no ano. 8- Advérbios. 9- Falsos cognatos. 10- Preposições. 11- Conjunções. 12- Verbos; presente x presente contínuo; passado; passado x passado contínuo; presente perfeito; presente perfeito x presente perfeito contínuo; passado perfeito; passado perfeito x passado perfeito contínuo; futuro; condicional; modais; voz passiva-ativa; infinitivo e o gerúndio. 13- Question Tag. 14- Discurso indireto. 15- Phrasal verbs. 16- Modo imperativo. 17- Leitura e interpretação de textos em língua inglesa. 18- Metodologia de ensino de inglês.

- Professor Licenciado Pleno em Matemática:

1- Conjuntos: conceito e representação, relação de pertinência, operações; conjuntos numéricos. 2- Divisibilidade: múltiplos e divisores; critérios de divisibilidade; teorema fundamental da aritmética; máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; números primos. 3- Sistema Métrico Decimal: unidades de medidas de comprimento, superfície, capacidade, volume e massa. 4- Potenciação e Radiciação: definições; relações entre as duas operações; radicais. 5- Razões e Proporções: razão, proporção, médias aritmética, geométrica e ponderada, porcentagem, regra de três simples e composta, juros simples e composto. 6- Álgebra: cálculo algébrico. 7- Funções: domínio e imagem; funções injetoras, sobrejetoras, bijetoras, pares e ímpares. 8. Funções polinomiais do 1º e 2º graus: equações e sistemas de 1º e 2º graus. 9- Funções transcendentes: exponencial, logarítmica e trigonométrica. 10- Geometria Plana: ângulos, triângulos e polígonos; circulo e circunferência; relações métricas no triângulo retângulo e no círculo; relações trigonométricas nos triângulos retângulos e qualquer; área e perímetro de figuras planas.

CARGOS: Assistente Social, Biomédico, Enfermeiro, Enfermeiro Especialista em Obstetrícia, Enfermeiro Especialista em Saúde Mental, Engenheiro Sanitário, Médico Especialista em Clínica Geral, Médico Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Médico Especialista em Pediatria, Médico Especialista em Traumatologia e Ortopedia, Médico Especialista em Psiquiatria, Nutricionista, Odontólogo, Odontólogo Especialista em Endodontia e Psicólogo.

NÍVEL DE ESCOLARIDADE: Superior

I - LÍNGUA PORTUGUESA: 1- Leitura e interpretação de textos. 2- Significação das palavras. 3- Emprego da crase. 4- Ortografia oficial. 5- Acentuação Gráfica. 6- Flexão nominal e flexão verbal. 7- Pronomes: emprego, colocação dos pronomes oblíquos e átonos. 8- Verbos: conjugação e vozes, regulares, irregulares e impessoais. 9- Sintaxe da oração e do período. 10- Concordância nominal e concordância verbal. 11- Regência nominal e regência verbal. 12- Linguagem formal e informal. 13- Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia; conotação e denotação; figuras de sintaxe, de pensamento e de linguagem. 14- Funções de linguagem. 15- Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis: conceito, classificação e emprego. 16- Sintaxe: frase, oração, período simples e composto; termos da oração.

II - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

- Assistente Social:

1- O debate contemporâneo sobre o Serviço Social: as demandas sociais para a profissão. 2- Políticas sociais públicas, cidadania e direitos sociais no Brasil. 3- Avaliação de políticas sociais e de proteção ambiental. 4- Pesquisa e planejamento em Serviço Social: a construção do conhecimento, metodologias qualitativas. 5- Assistência social com garantia de direitos - Seguridade Social (Saúde, Assistência Social e Previdência). 6- Prática profissional em diversos campos de atuação na Saúde Pública: Assistência à Saúde e Vigilância à Saúde. A intervenção do Assistente Social nas Condições e Relações do Trabalho. 7- O Assistente Social na construção e desenvolvimento do projeto político-pedagógico: atuação multidisciplinar. 8- Estratégias e procedimentos teórico-metodológicos em Serviço Social - articulação com a situação de intervenção. 9- Reforma psiquiátrica no Brasil. Nova lógica assistencial em Saúde Mental. Reabilitação psicossocial, clínica da subjetividade, compreensão do sofrimento psíquico e interdisciplinaridade. 10- Álcool, tabagismo, outras drogas e redução de danos. 11- Noções básicas de psicopatologia. 12- Ética e Legislação Profissional. 13- Estatuto do Idoso e política estadual do idoso. 14- Estatuto da criança e adolescente. 15- Lei orgânica da assistência social. 16- Norma Operacional Básica da Assistência Social / NOB. 17- Legislação sobre Portadores de Necessidades Especiais. 18- Política Nacional e Estadual de Assistência Social. 19- Atuação dos Conselhos de Assistência Social e dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente. 20- Normas para municipalização da gestão da assistência social.

- Biomédico:

1- Procedimentos Gerais. 1.1 Preparo de pacientes, coleta, separação, preparo, acondicionamento e guarda de amostras biológicas. 1.2 Normas de biossegurança em laboratório e hemoterapia. 1.3 Técnicas de lavagem, esterilização e preparo de vidrarias. 1.4 Validação e controle de qualidade laboratorial. 2 Hematologia. 2.1 Coloração em hematologia. 2.2 Morfologia de hemácias e leucócitos. 2.3 Contagem manual em câmara de hemácias e leucócitos. 2.4 Dosagem de hemoglobina e determinação de hematócrito. 2.5 Índices hematimétricos e contagem diferencial. 2.6 Automação em hematologia. 2.7 Coagulação, tempo de coagulação e tempo de sangramento; tempo de protrombina e tempo de tromboplastina parcial ativada. 2.8 Dosagem dos fatores da coagulação. 2.9 Contagem de reticulócitos e velocidade de hemossedimentação; diagnóstico laboratorial das leucemias e patologias hematológicas. 2.10 Hemostasia. 3 Bioquímica. 3.1 Princípios básicos: fotometria, turbidimetria, nefelometria, eletroforese de hemoglobinas e proteínas. 3.2 Automação em bioquímica. 3.3 Dosagens de analitos, hormonais e enzimáticas. 3.4 Propriedades e preparo de água reagente tipo I. 4 Microbiologia. 4.1 Coleta e transporte de amostras clínicas para o exame microbiológico. 4.2 Processamento das amostras para cultura de bactérias aeróbias. 4.3 Processamento das amostras para cultura de fungos. 5 Biologia Molecular. 5.1 Extração de ácidos nucléicos, reação em cadeia da polimerase (PCR), qualitativa e quantitativa, seqüenciamento de nucleotídeos. 6 Biologia Celular. 6.1 Cultura de células sangüíneas (medula óssea e sangue periférico), análise citogenética por bandamento G e teste DEB, Citometria de Fluxo. 7 Imunogenética. 7.1 Métodos de biologia molecular para tipagem do sistema HLA, conhecimento do sistema de histocompatibilidade principal para compatibilização doador x receptor. 8 Hemoterapia. 8.1 Triagem e coleta de doadores de sangue. 8.2 Reações adversas da doação. 8.3 Técnicas de fracionamento e armazenamento de hemocomponentes. 8.4 Imunohematologia. 8.5 Sistemas de grupos sangüíneos, testes imunohematológicos; tipagem sangüínea, teste de antiglobulina direta, pesquisa de anticorpos irregulares, teste de compatibilidade pré­transfusional, técnicas para identificação de anticorpos anti-eritrocitários; eluição, absorção, ZZAP e enzimas; fenotipagem eritrocitária, reações transfusionais, biologia molecular em medicina transfusional, técnicas moleculares. 8.6 Antígenos e anticorpos plaquetários e granulocitários. 9 Imunologia Geral. 9.1 Sistema e resposta imune, sistema complemento. 9.2 Classes de imunoglobulinas, estrutura, função e produção de anticorpos, ligação antígeno-anticorpo, mecanismos de defesa imune. 9.3 Diagnósticos sorológicos de doenças transmissíveis por transfusão: reações de precipitação, de hemaglutinação, de imunofluorescência, imunoenzimáticas, de imunoblotting. 9.4 Técnicas moleculares para diagnóstico de patógenos. 9.5 Fracionamento do sangue. 9.6 Conservação de hemocomponentes.

- Enfermeiro:

1. Sinais e sintomas: conceitos e alterações; Administração de Medicamentos: cuidados; Cálculos em drogas e soluções; Diagnóstico e cuidados de Enfermagem à pacientes: Cardiopatas, hepatopatas, pneumopatas, nefropatas; Assistência de Enfermagem no pré, trans e pós- operatório: mediatos e imediatos; História natural das doenças transmissíveis; Tipos e técnicas de isolamento em doenças transmissíveis; Doenças segundo isolamento: identificação e cuidados; Assistência de Enfermagem nas emergências: queimados, reanimação, cardio-respiratória, impacto agudo do miocárdio, choque, edema agudo do pulmão, acidente vascular cerebral, politraumatismo; Princípios gerais de Administração; Elementos de Administração; Metodologia do processo de Enfermagem: histórico, diagnóstico, plano assistencial, evolução e prognóstico; Métodos e Meios em Educação Sanitária; Enfermagem na Assistência Integral à Saúde da Criança: aleitamento materno e desmame, diarréia e TRO, infecções respiratórias agudas, crescimento e desenvolvimento; Enfermagem na Assistência Integral à Saúde da Mulher: pré-natal, parto, puerpério, câncer ginecológico, câncer de mama, planejamento familiar; Enfermagem na Assistência Integral à Saúde do Adulto e do Idoso: hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes melittus (DM); Enfermagem nos programas Nacionais de Controle da Tuberculose e Hanseníase; Imunização; Visita domiciliar.

- Enfermeiro Especialista em Obstetrícia:

1- Assistência de enfermagem humanizada nas doenças hipertensivas específicas da gestação (pré-eclâmpsia e eclâmpsia). 2-Assistência de enfermagem humanizada nas hemorragias da gravidez. 3-Assistência de enfermagem humanizada nas patologias da gestação de alto risco .4- Assistência de enfermagem humanizada no pré-parto, parto e puerpério. 5- Assistência de enfermagem humanizada a gestantes portadoras do vírus HIV. 6- Assistência de enfermagem humanizada ao recém-nascido em sala de parto e alojamento conjunto. 7- Aleitamento materno. 8- Assistência de enfermagem humanizada na infecção puerperal. 9- Organização dos serviços de saúde no Brasil: Sistema Único de Saúde - princípios e diretrizes, controle social; Indicadores de saúde. 10- Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária; Endemias/epidemias: situação atual, medidas e controle de tratamento; Planejamento e programação local de saúde.

- Enfermeiro Especialista em Saúde Mental:

1- Histórico do SUS. Princípios e políticas atuais em atenção à saúde. História da psiquiatria e da reforme psiquiátrica. Novo paradigma. 2- Política atual de Saúde Mental: Conceitos, princípios, Portarias. Conceitos Saúde Mental X Doença Mental. Centro de Atenção Psicossocial - CAPS. 3- Família na contemporaneidade: Conceitos, Uso/abuso de álcool e outras drogas: Proposta de redução de danos, Humanização, acolhimento e encaminhamento responsável. Subjetividade e Cidadania. 4- O trabalho multidisciplinar na área da saúde. 5- Planejamento estratégico em saúde e saúde mental. 6- Oficinas terapêuticas. 7- Legislação e Política do Sistema Único de Saúde (SUS): Constituição Federal, Lei 8080, Lei 8142, NOB 01/96, NOAS-SUS 01/2001, NOAS-SUS 01/2002; Bioética e Saúde Pública; Programa Saúde da Família; Fundamentos Epidemiológicos em Saúde Pública.

- Engenheiro Sanitário:

1- Hidráulica: escoamento nos encanamentos e condutos livres e forçados. 2- Hidrostática: pressões e empuxos; transientes hidráulicos; fórmulas para cálculos de encanamentos: perdas de carga em tubulações e condutos livres, fórmula universal; rugosidade; instalações de recalque; hidrometria: medidores, velocímetros (hidrômetros), venturis, medidores Parshall, placas de orifícios; vertedores e ressaltos hidráulicos. Sistemas urbanos de abastecimento de água: mananciais; ciclo hidrológico; consumo de água; captação de águas subterrâneas e superficiais; adutoras, reservação; redes de distribuição; dimensionamento de blocos de ancoragem. 3- Sistemas urbanos de esgotos: sistemas de esgotamento; características bacteriológicas dos efluentes; emissários; interceptores; coletores; redes de esgotos. 4- Saneamento: conceitos básicos de qualidade da água; tratamento de efluentes de esgotos e águas residuárias. 5- Topografia: aplicação da topografia na construção civil. 6- Noções de eletricidade: sistemas monofásicos e trifásicos; motores de indução; tipos de aplicação de transformadores. 7- Noções de mecânica dos solos e fundações. 8- Geologia aplicada a engenharia; classificação e propriedade dos solos; compactação dos solos; compressibilidade dos solos. 9- Noções de meio ambiente: noções de ecologia; poluição do ar; água e solo; distribuição de água no planeta; contaminação da água e origem dos resíduos sólidos.

- Médico Especialidade Clínica Geral

1- Cuidados gerais com o paciente em medicina interna. 2- Doenças cardiovasculares: hipertensão arterial, cardiopatia isquêmica, insuficiência cardíaca, miocardiopatias e valvulopatias, arritmias cardíacas. 3- Doenças pulmonares: asma brônquica e doença pulmonar obstrutiva crônica; embolia pulmonar; pneumonias e abcessos pulmonares; doença pulmonar intersticial; hipertensão pulmonar. 4- Doenças gastrointestinais e hepáticas: úlcera péptica, doenças intestinais inflamatórias e parasitárias, diarréia, colelitíase e colecistite, pancreatite, hepatites virais e hepatopatias tóxicas, insuficiência hepática crônica. 5- Doenças renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, síndrome nefrótica, litíase renal. 6- Doenças endócrinas: diabetes mellitus, hipotireoidismo e hipertireoidismo, tireoidite e nódulos tireoidianos, distúrbios das glândulas supra-renais, distúrbios das glândulas paratireóides. 7- Doenças reumáticas: artrite reumatóide, espondiloartropatias, colagenoses, gota. 8- Doenças infecciosas e terapia antibiótica. 9- Distúrbios hidroeletrolíticos e acidobásicos. 10- Exames complementares invasivos e não-invasivos de uso corriqueiro na prática clínica diária. 11- Emergências clínicas. 12- Doenças de notificação compulsória.

-Médico Especialidade Ginecologia e Obstetrícia

1- Anatomia clínico cirúrgica dos órgãos genitais femininos. Propedêutica ginecológica. 2- Planejamento familiar. Saúde da mulher. Métodos anticoncepcionais: classificação, indicações e contra-indicações. 3- Lesões colposcópicas típicas e atípicas. 4- Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST); Prevenção do Câncer. 5- Neoplasias benignas e malignas da mama, vulva, vagina, ovários, colo, corpo uterino e endométrio. 6- Hemorragia genital etiologia, diagnóstico e tratamento. Dismenorréia, climatério. 7- Urgência ginecológicas. Dor abdominal e ou pélvica em ginecologia. 8- Vulvoscopia: indicação; tratamento das lesões. 9- Videolaparoscopia em ginecologia: diagnóstica e cirúrgica. 10- Incontinência urinária. Fístula uro e enterogenital. Prolapso genital. 11- Diagnóstico da gravidez - pré-natal - parto normal - cesariana - puerpério normal e patológico. 12- Abortamento, gravidez ectópica - mecanismo do parto - assistência ao parto normal - fases Clínicas do parto - parto prematuro - parto prolongado e parto gemelar; aborto previsto em lei. 13- Humanização do parto e papel das Doulas; exercícios de atenuação da dor. Violência contra a mulher. 14- Hemorragia do 3º trimestre (DPP - NI - placenta prévia - rotura uterina); Urgências obstétricas. 15- Pré-eclampsia e eclampsia. Doença hemolítica perinatal. Sofrimento fetal (agudo e crônico). DHEG (doença hipertensiva específica da gestação). Diabete e gravidez. Climatério. 16- Aleitamento materno. 17- Medicina legal. 18- Indicadores de mortalidade materna e peri-natal. Comitês de mortalidade materna. 19- Epidemiologia básica. 20- Sistema de agravos notificáveis.

- Médico Especialidade Pediatria

1- Crescimento e desenvolvimento: problemas do crescimento e desenvolvimento do recém-nascido à puberdade (adolescência); imunizações (vacinação); alimentação da criança. 2- Distúrbios nutritivos: desidratação aguda por diarréia e vômitos; desnutrição protéico­calórica. 3- Problemas neurológicos: meningites; meningoencefalites; tumores intracranianos; tétano; convulsões. 4- Problemas oftalmológicos: conjuntivites; alterações oculares nas hipovitaminoses. 5- Problemas do ouvido, nariz, boca e garganta: otites; infecções das vias aéreas superiores; rinites; sinusites; adenóides. 6- Distúrbios respiratórios: bronquiolite; bronquites; asma; tuberculose pulmonar; pneumonias; fibrose cística (mucoviscidose). 7- Distúrbios cardiológicos: cardiopatias congênitas cianóticas e acianóticas; endocardite infecciosa; miocardite; doença de Chagas. 8- Problemas do aparelho digestivo: vômitos e diarréia; diarréia crônica; doença celíaca; alergia alimentar; parasitoses intestinais; patologias cirúrgicas; hepatites; diabetes infanto-juvenil. 9- Problemas urinários: infecções do trato urinário; hematúria; glomerulonefrite difusa aguda e glomerulopatias; síndrome nefrótica; refluxo vésico-ureteral; válvulas da uretra posterior. 10- Problemas hematológicos: anemias carenciais; anemia aplástica; anemia falciforme; anemias hemolíticas; leucemias; púrpuras (trombocitopênica e anafilactóide); hemofilia. 11- Hepatoesplenomegalia e adenomegalia: mononucleose; adenite cervical; toxoplasmose; calazar; blastomicose. 12- A febre e as infecções na infância: a criança febril; febre tifóide; salmonelose; malária; brucelose; interpretação e conduta na criança com reação de Mantoux positivo; síndromes de deficiência imunológica na infância. 13- Tumores na infância: tumor de Wilms; neuroblastoma; doença de Hodgkin; linfomas; rabdomiossarcoma. 14- Antibióticos e quimioterápicos. 15- Síndrome da Criança Espancada.

- Médico Especialidade em Traumatologia e Ortopedia

1. Afecções ortopédicas comuns na infância. Epifisiólise proximal do fêmur. Poliomielite: fase aguda e crônica. Osteomielite aguda e crônica. Pioartrite. 2. Tuberculose ósteo-articular. Paralisia obstétrica. 3. Ortopedia em geral; branquialgias, artrite degenerativa da coluna cervical; síndrome do escaleno anterior e costela cervical. 4. Ombro doloroso. Lombociatalgias: artrite degenerativa da coluna lombo- sacra; hérnia de disco; espondilose. 5. Tumores ósseos benignos e malignos. 6. Fraturas e luxações da coluna cervical, dorsal e lombar. Fratura da pélvis. Fratura do acetábulo. Fratura e luxação dos ossos dos pés. Fratura e luxação dos joelhos. Lesões meniscais e ligamentares. Fratura diafisária do fêmur. Fratura tanstrocanteriana. Fratura do colo do fêmur, do ombro; da clavícula e extremidade superior e diáfise do úmero; da extremidade distal do úmero. 7. Luxação do cotovelo e fratura da cabeça do rádio. 8. Fratura diafisária dos ossos do antebraço. Fratura de Colles e Smith. 9. Luxação do carpo. Fratura do escafóide. 10. Traumatologia da mão: fratura metacarpiana e falangeana. Ferimento da mão. 11. Sistema de informações.

- Médico Especialidade em Psiquiatria:

1. Concepção psicossomática/psicoimunologia (depressão - câncer). 2. Observação psiquiátrica: anamnese, exame somático, exame mental e exames complementares. 3. Transtornos mentais orgânicos. 4. Álcool, tabagismo, outras drogas e redução de danos. 5. Esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e delirantes. 6. Transtorno do humor. 7. Transtornos neuróticos relacionados ao stress e somatoformes. 8. Terapêuticas biológicas em psiquiatria. 9. Transtornos emocionais e do comportamento com início usualmente na infância e adolescência. 10. Saúde mental: psiquiatria preventiva e da comunidade; atuação nos centros de atenção psicossocial e nos programas de saúde diversos. 11. Reforma psiquiátrica no Brasil, nova lógica assistencial em saúde mental: superação do modelo asilar, reabilitação psicossocial, clínica da subjetividade, compreensão do sofrimento psíquico, interdisciplinaridade; psicopatologia; assistência integral às pessoas em situação de risco; violência contra a criança, adolescente, mulher e idoso.

- Nutricionista:

1 - Fundamentos da Nutrição: conceito e objetivos; importância da nutrição no processo de desenvolvimento; nutrientes: definição, propriedades, funções, digestão, absorção, metabolismo, fontes, transporte e excreção. 2- Nutrição do Ciclo Vital: nutrição na gravidez e lactação, nutrição de bebês; cuidado nutricional do récem-nascido de baixo peso; nutrição na infância e na adolescência; nutrição do envelhecimento. 3- Técnica Dietética: Alimentos: conceitos, coleção, preparo, aquisição, conservação e custos; características físicas, químicas e físico-químicas dos alimentos preparados; planejamento, produção e distribuição de refeições; avaliação. 4- Administração de Serviços de Alimentação: estrutura administrativa dos serviços; recursos humanos; áreas físicas: preparo, distribuição, lactário e administração; equipamentos e instalações; direção dos serviços: comando e supervisão do pessoal- seleção e treinamento; controle do serviço: técnico-administrativo, sanitário, econômico e financeiro; ética profissional. 5- Avaliação Nutricional: tipos: qualitativo e quantitativo, individual e familiar; avaliação da dieta de grupos em período de risco: métodos qualitativo e semi-quantitativo; avaliação do estado nutricional de comunidade: métodos, indicadores e dados demográficos, consumo de alimentos e graus de desnutrição; avaliação de consumos e hábitos alimentares. 6- Educação Nutricional: conceitos, objetivos e aspectos sócio-econômico-culturais; antropologia social e conduta alimentar; hábitos alimentares regionais: fundamentos, evolução e modificação; programa de educação nutricional de trabalhadores e seus familiares. 7- Dietoterapia: modificação da dieta normal para atendimento ao enfermo; métodos especiais de alimentação; cuidados nutricionais na doença; interação entre drogas e nutrientes; doenças da cavidade oral, esôfago e estômago; cuidado nutricional nos distúrbios intestinais, nas doenças hepáticas, sistema biliar e pâncreas exócrino; stress fisiológico: traumatismo, sépse, queimaduras e cirurgia; métodos de suporte nutricional; cuidado nutricional congestivo, na doença renal, na doença neoplástica, na AIDS, na alergia e intolerância alimentar, no distúrbio metabólico, na hipertensão. 8- Higiene e Segurança no Trabalho: evolução, história, conceituação e legislação de interesse do nutricionista; normas legais e técnico-operacional de higiene e segurança no trabalho em refeitórios, cozinha, cantinas e demais locais de refeição nos órgãos municipais.

- Odontólogo

1- Patologia e Clínica Odontológica: Unidade I - Semiologia : Exame Clínico, Lesões Fundamentais da Mucosa Bucal. Unidade II - Alterações dos Tecidos Mineralizados dos Dentes: Cárie Dentária, Anomalias de Desenvolvimento. Unidade III - Patologia da Polpa: Alterações Inflamatórias; Necrose Pulpar. Unidade IV - Patologia dos Tecidos Periapicais: Pericementite; Abcesso Periapical; Granuloma Radicular; Cisto Radicular. Unidade V - Patologia dos Tecidos Periodontais: Gengivite; Periodontite. Unidade VI - Processos Infecciosos da Cavidade Bucal: Osteomielite de maxilar e mandíbula; Celulite; Viroses. Unidade VII - Cistos e Tumores da Cavidade Bucal : Lesões pré-cancerosas; Neoplasias benignas da cavidade bucal; Neoplasias malignas da cavidade bucal e Processos Proliferativos Não Neoplásicos da Cavidade Bucal. 2- Odontologia Social e Preventiva: (Odontologia em Saúde Coletiva): Unidade I - Índices
Odontológicos: Índices de cáries dentárias: CPOD, CPOS e CEO; Índice de higiene oral: IH-OS; Índice de placa bacteriana: O'Leary. Unidade II - Métodos de Prevenção e Educação: Prevenção de cárie dentária; Prevenção da doença periodontal. Unidade III - Flúor: Bioquímica, mecanismo de ação e toxicologia; Flúor sistêmico; Flúor tópico. Unidade lV -Recursos Humanos em Odontologia. Unidade V - Biosegurança em Odontologia: Esterilização; proteção do profissional e do paciente. 3- Odontopediatria: Unidade I - Anestesia em Odontopediatria: Técnica: Tópica, Infiltrativa e Regional; Acidentes e complicações. Unidade II - Preparo Cavitário em Dentes Decíduos: Cavidades classes I, II, III, IV e V; Cavidades atípicas; Matrizes e porta matrizes. Unidade III - Terapia Pulpar em Odontopediatria: Diagnóstico; Polpotomias; Medicamentos usados após polpotomias; Tratamento dos dentes decíduos com polpa viva; Tratamento dos dentes decíduos com polpa modificada. Unidade lV - Traumatismo em Dentes Anteriores: Fraturas coronárias; Fraturas radiculares; Deslocamentos. Unidade V - Cirurgia em Odontopediatria: Avulsões de dentes decíduos; Ulectomia; Dentes suprenumerários; Frenectomia. 4- Odontologia Restauradora: Unidade I - Adequação do Meio Bucal: Diagnóstico da cárie; Evidenciação da Dentina Cariada; Isolamento absoluto do campo operatório. Unidade II - Tratamento Preventivo das Regiões de Cicatriculas e Fissuras. Unidade III - Preparo Cavitário Moderno: Cavidades classes I, II, III, IV e V; Cavidades atípicas. Unidade lV - Materiais para proteção do Complexo Dentina Polpa: Cimentos: Fosfato de zinco, Óxido de zinco e eugenol e policarboxilato de zinco; Hidróxido de cálcio; Ionômero de vidro; lonosite; Adesivos dentinários. Unidade V - Materiais Restauradores: Amálgama; Resina Composta; lonômero de vidro. Unidade VI- Procedimentos Restauradores: Em amálgama e amalgapin; Em resina composta; Em ionômero de vidro. Unidade VII - Interpretação Radiográfica em Dentística. Unidade VIII - Noções de oclusão em Dentística. 5- Cirurgia e Radiologia : Unidade I - Física da Radiação : Ionização e Radioatividade, Propriedades dos Raios-X, Densidade e Contraste das Radiografias. Unidade II - Biologia das Radiações : Mecanismo dos danos causados pelas radiações; Proteção do Operador, do Paciente e Áreas adjacentes. Unidade III - Formação de Imagem : Revelação e controle de qualidade; Técnicas radiográficas; Exames intrabucais; Interpretação radiológica em Odontologia. Unidade IV - Cirurgia Oral Menor : Indicações e contra-indicações, Cuidados pré e pós operatório, Mecanismos e Técnicas, Urgências Odontológicas. Unidade V - Terapêutica e Farmacologia Odontológica : Prescrição, Indicações e contra-indicações. .

- Odontólogo Especialista em Endodontia:

1- Controle de infecção e biossegurança. Hábitos bucais deletérios. 2- Atendimento de pacientes com necessidades especiais. 3-Tratamento das emergências médicas. 4- Meios e recursos de esterilização, desinfecção e anti-sepsia. 5- Exames laboratoriais. 6- Sinais vitais. 7- Fisiologia da dor. 8- Efeitos biológicos das radiações ionizantes. 9- Técnicas radiográficas e interpretação radiográfica intra e extra bucais. 10- AIDS e a prática odontológica. 11- Controle da infecção cruzada na prática odontológica. 12- Fármacos empregados no tratamento do choque anafilático. Atendimento do paciente cardiopata, nefro pata, hepatopata, diabético e com discrasias sanguíneas. 13- Gestantes. 14- Dores odontogênicas. 15- Dores não dontogênicas que envolvem o complexo bucomaxilofacial. 16- Anatomia da face. 17- Diagnóstico e planejamento terapêutico. 18- Histopatologia e doenças da polpa dentária. 19- Patologia pulpoperiapical e considerações imunológicas. 20- Microbiologia do endodonto. 21- Obturação do sistema de canais radiculares. 22- Diagnóstico diferencial em endodontia. Anatomia interna, cavidade de acesso e localização dos canais. 23- Radiologia em endodontia. 24- Tratamento conservador pulpar. 25- Biopulpectomia e necropulpectomia. 26- Cirurgia paraendodôntica. 27- Endodontia em pacientes especiais. 28- Medicação sistêmica em endodontia. 29- Clareamento em dentes desvitalizados. 30- Traumatismo dental. 31- Emergências endodônticas. 32- Reabsorções dentárias. 33- Abordagem endodôntica de dentes traumatizados.

- Psicólogo:

1- A Psicologia como Ciência. Diferentes escolas, diferentes campos de atuação e tendências teóricas. 2- Psicopatologia e o Método Clínico. Modos de funcionamento normal e patológico do psiquismo humano. 3- A Ética, sua relação com a cultura e sua influência na constituição do psiquismo. 4- Psicologia Social e os Fenômenos de Grupos: a comunicação, as atitudes, o processo de socialização, os grupos sociais e seus papéis. 5- Análise Institucional, suas práticas de intervenção, seus conceitos, agentes e analisadores. 6- Cidadania e Formação Social. O conceito de cidadão, suas origens, seus fundamentos e valores. 7- Família, suas perspectivas teóricas e influência no processo de socialização e da política social. 8- Psicologia e sua relação com as práticas sociais; a questão da interdisciplinaridade; teorias e práticas psicoterapêuticas, individuais e de grupo e a reabilitação psicossocial. 9- Problemas do desenvolvimento sociocognitivo.

96261

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231