Prefeitura de Cedro do Abaeté - MG

PREFEITURA MUNICIPAL DE CEDRO DO ABAETÉ

ESTADO DE MINAS GERAIS

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO

Nº 001/2007 DE 20 DE AGOSTO DE 2007

A Senhora Oldaíra Maria de Andrade, Prefeita Municipal de Cedro de Abaeté - MG - comunica aos interessados que em cumprimento do Artigo 37 da Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988, acrescida das modificações introduzidas conforme inciso II do Art. 3º da Emenda Constitucional nº 19, de 04 de junho de 1998, Art. 19 do ADCT da Constituição Federal já citada,Inciso II do Art.96 da Lei Orgânica Municipal, Arts. 14 da Lei Complementar (Estatuto do Servidor Público Municipal) nº 09/95, de 27 de março de 1995, Leis Complementares Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Servidor Público e do Magistério Municipal, nºs 063/2000., de 26/04/2000, 11/2002, de 09/04/2002, 064/2000, de 26/04/2000, 12/2002,de 27/05/2002, 17/2007, de 02/08/2007 e 18/2007 de 14/08/2007, que dispõem sobre cargos efetivos do Quadro de Pessoal e do Magistério da Prefeitura Municipal de Cedro de Abaeté - MG, bem como e Decretos nºs. 532/2007, 533/2007 e 534/2007, todos datados de 20/08/2007, que Constitui a Comissão de Supervisão do Concurso Público de Provas Objetivas e de Títulos de nº 01/2007, dispõem sobre a Regulamentação de Concursos Públicos e Pontos de Títulos e Cargos e Empregos Públicos Reservados Para Deficientes e, fará realizar Concurso Público, destinado ao preenchimento de Cargos do Quadro Permanente do Executivo Municipal, listados nos itens 3.1.2 a 3.1.9 e no Anexo I, nos termos e condições do presente Edital.

1- INSTRUÇÕES ESPECIAIS:

1.1 - O concurso, a ser executado pela Empresa Impellizzieri Assessoria e Consultoria S/C Ltda, contratada como previsto na Lei 8.666 e suas modificações, publicado na forma da lei, será realizado em cumprimento ao disposto acima, que dispõe sobre cargos efetivos do Quadro de Pessoal e do Magistério da Prefeitura Municipal de Cedro de Abaeté - MG, cujo conhecimento é essencial a todo candidato.

1.2 - O concurso será regido por este Edital e pela legislação pertinente arrolada em sua apresentação e conduzido pela CESA, constituída por Decreto do Executivo Municipal, de nº 532, de 20/08/2007, com decisões referendadas pelo Executivo Municipal.

1.3 - O concurso visa ao provimento de vagas do Quadro de Pessoal e do Magistério da Prefeitura Municipal de Cedro de Abaeté, estabelecidas em leis, quantificadas no anexo I deste edital, acrescidas daquelas que vierem a vagar ou forem criadas no prazo de validade do concurso, preenchidas por candidatos aprovados, obedecidas à ordem de classificação dos inscritos.

1.4 - As nomeações para as vagas contidas no anexo I deste edital e contingenciadas com provimento de cargos ocupados por contratos administrativos, serão rescindidas e providas a partir da data da posse ao concurso por candidato aprovado e classificado.

1.5 - As normas permanentes a respeito de concursos públicos municipais estão dispostas na legislação já mencionada. Este Edital regulamenta exclusivamente a realização do presente concurso. A reserva de quotas por situação especial, estabelecido no inciso III, § 4º 4º do Art. da 41, C.F/88, de 05 /10/88, acrescida das modificações introduzidas conforme inciso II do Art. 3º da E.C. 19/98, de 04/06/98, as atribuições, direitos e deveres dos ocupantes do Quadro de Pessoal são as constantes da legislação relativa ao Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Servidores Civis e do Magistério, dos Estatutos dos Servidores Civis e do Magistério.

1.6 - O Anexo I do presente Edital especifica o cargo, o número de vagas dos cargos criados por lei, a escolaridade e pré-requisitos exigidos do candidato para o cargo ao qual se inscreva, a carga horária, o vencimento e o valor da taxa de inscrição ao Concurso.

1.6.1 - Estabelecido nos termos do inciso VIII do art. 37 da C.F/88, de 05/10/88, o candidato portador de deficiência, aprovado e classificado dentro do número de vagas oferecidas neste processo seletivo será nomeado e terá lotação e exercício em unidades municipais de conformidade com sua classificação específica, e suas opções de preferência, observadas a proporcionalidade entre o quantitativo de vagas destinadas à ampla concorrência e a destinada a portadores de deficiência e a alternativa aos candidatos de ampla concorrência.

1.6.1.1 - A regulamentação de cargos vagos para portador de deficiência está regulamentada pelo Decreto nº 534/2007 de 20/08/2007.

l.6.2 - Os candidatos aprovados somente poderão ser nomeados uma única vez, levando-se em consideração a classificação de cada um, a existência de vaga e o interesse da administração, a existência de reserva financeira e orçamentária e acatamento pleno à Lei de Responsabilidade Fiscal nº 101/2000, de 04/05/2000.

1.6.3 - A aprovação no concurso assegurará apenas a expectativa de direito à nomeação, ficando a concretização desse ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes do exclusivo interesse e conveniência da Administração, da rigorosa ordem de classificação e do prazo de validade do concurso.

2- DAS INSCRIÇÕES:

2.1 - As inscrições serão recebidas no período, locais e horários:

2.1.1 - Período: de 27 de agosto a 28 de setembro 2007.

2.1.2 - Horário: 8:00 às 11:00 horas e 13:00 às 16:00 horas - dias úteis;

2.1.3 - Locais: Prefeitura Municipal

2.1.3.1.- CEDRO DE ABAETÉ-MG

Prefeitura Municipal de Cedro de Abaeté
Rua Coronel José Lobato, 879 - Centro - Telefone: nº 037.3544.1136
CEP: 35.624.000
E-mail pmcedro@centrooestenet.com.br.

Contato:Maria Aparecida de Castro

2.1.3.2. - BELO HORIZONTE/MG - VIA INTERNET - CX. ECONÕMICA FEDERAL

Impellizzieri Assessoria e Consultoria S/C
Rua Estácio de Sá nº 10 conj. 34 - Bairro Gutierrez -
Fone: 31.3335.0231 - 2127.0231 - 9649.1938 -
Site: www.impellizzieri.com.br.
E-mail: contato@impellizzierLcom.br.

Contatos: Glauber Caíres da Silva - Caio Magno M. Gagliano Impellizzeri

2.1.3.3

Sendo a Internet um ambiente sujeito às interrupções no processo de comunicação, podem ocorrer falhas nos procedimentos de inscrição, do que a Impellizzieri Assessoria e Consultoria S/C se isenta de quaisquer responsabilidades.

2.2 - O Candidato, no ato da inscrição, deverá fornecer:

(a) Cópia da Cédula de identidade ou carteira de trabalho com a apresentação dos originais, que também deverá ser apresentado para admissão do candidato na sala onde serão realizadas as provas escritas;

(b) Recibo do depósito de pagamento da taxa de inscrição, no valor expresso no Anexo I, efetivado em entidade bancária, que deverá ser apensado à ficha de inscrição, conforme abaixo:

1 - Banco 756-Banco Cooperativo do Brasil -S/A -SICOOB/CREDIOESTE- Agência:001-9 Conta Poupança nº:60. 139.867-0.

2 - Bco Itaú S/A - Agência nº 3161 - Conta Corrente nº 14.788.3

3 - Cx. Econômica Federal -Agência 2475 - Conta Corrente nº 120.5 - Operação 003

4 - Bco do Brasil S/A - Agência nº 3032.5 - Conta Corrente nº 22.347.6

5 - Bco Bradesco S/A - Agência 2903 - Conta Corrente nº 8707-6 (correio)

(c) - Não será aceito depósito de taxa de inscrição, efetivado em caixa-eletrônico.

2.3 - A inscrição só estará completa com o pagamento da taxa, o preenchimento da ficha própria e sua validação pela assinatura do responsável pelo processo de recebimento das inscrições efetivadas pelo candidato ou seu procurador legal.

2.4 - A inexatidão das declarações ou irregularidades dos documentos, ainda que verificados posteriormente, eliminarão o candidato, sem prejuízo de outras medidas de ordem administrativa, civil ou criminal.

2.5 - Não haverá devolução de qualquer taxa, nem substituição para outro cargo ou outro candidato, após a efetivação da inscrição.

2.6 - A inscrição deverá ser feita pessoalmente ou por procuração, não se aceitando inscrições por via postal, sendo vedada substituição de qualquer dos comprovantes exigidos, apensados à "Ficha de Inscrição".

2.7 - Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da taxa de inscrição seja qual for o motivo alegado.

2.8 - As atribuições destinadas aos ocupantes dos cargos concursados, nos termos do presente Edital, estão descritas no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores do Município e no Anexo II deste Edital.

2.9 - A ficha de inscrição do candidato, terá impresso em seu corpo a seguinte informação: "O candidato, tacitamente, aceita as normas e condições estabelecidas neste edital, e na legislação aqui referida, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento, declarando a total submissão ao editado.

3 - DO PROCESSO SELETIVO:

3.1 - O processo seletivo constará de:

3.1.1 - DAS PROVAS:

3.1.1.1 - Serão propostos para todas as provas o sistema de múltipla escolha, com quatro alternativas para cada enunciado, sendo uma única correta. Rasuras, duplicidade e emendas em questões da "Folha de Resposta Oficial" (gabarito) determinarão a invalidade da questão.

3.1.1.2 - Provas de múltipla escolha, de caráter eliminatório, com duração de 03 (três) horas, valorizadas de 00 (zero) a 100 (cem) pontos, com peso de 2,5 (dois e meio) pontos para cada questão, abrangendo matérias de, Português, Matemática, Gestão Educacional, Conhecimento Gera! e Específica da Área Inscrita, distribuídas para os seguintes cargos:

3.1.2 -PROVA ELIMINATÓRIA -OBJETIVA Nº01- NÍVEL ENSINO ELEMENTAR (alfabetizado)

Para os cargos de:

Coveiro
Operário
Serviçal

15 - Questões de Português

15 - Questões de Matemática

10 - Questões de Conhecimento Gera!

3.1.3 -PROVA ELIMINATÓRIA -OBJETIVA Nº02- NÍVEL ENSINO ELEMENTAR (alfabetizado)

Mecânico
Motorista
Operador de Máquina
Pedreiro

15 - Questões de Português

15 - Questões de Matemática

10 -Específicas do Cargo Concorrido

3.1.4 -PROVA ELIMINATÓRIA- OBJETIVA Nº 03- NÍVEL ENSINO FUNDAMENTAL-COMPLETO

Para os cargos de:

Agente Comunitário de Saúde - A.C.S. - (*)
Auxiliar de Enfermagem

15 - Questões de Português

15 - Questões de Matemática

10 - Questões Específicas do Cargo Concorrido

(*) -A aprovação no Concurso é vá!ida enquanto existir o Convênio para PSF.

3.1.5 - PROVA ELIMINATÓRIA - OBJETIVA Nº 4 - ENSINO MÉDIO - COMPLETO e/ou TÉCNICO

Para os cargos de:

Agente Administrativo
Auxiliar de Consultório Dentário
Educador em Saúde
Técnico Desportivo
Técnico em Enfermagem

- 10 questões de Português

- 10 questões de Matemática

- 20 questões Específicas do Cargo Concorrido

3.1.6 - PROVA ELIMINATÓRIA - OBJETIVA Nº 05 - ENSINO MÉDIO E/OU MAGISTÉRIO

Para os cargos de:

Monitor de Creche
Professor para Ensino Uso Biblioteca "P1ª"
Professor Educação Infantil PEI (creche)

- 10 questões de Português

- 10 questões de Matemática

- 20 questões Específicas do Cargo Concorrido

3.1.7 - PROVA ELIMINATÓRIA - OBJETIVA Nº 06 - ENSINO SUPERIOR

Para os cargos de:

Enfermeiro

- 15 questões de Português

- 25 questões Específicas do Cargo Concorrido

3.1.8- PROVA ELIMINATÓRIA - OBJETIVA Nº 07- ENSINO SUPERIOR

Para os cargos de:

Professor Educação Básica 2 - PEB2 - 5ª a 8ª em:
Português

- 10 questões de Conhecimentos Gerais - 05 questões de Gestão Educacional

- 25 questões Específicas do Cargo Concorrido

3.1.9- PROVA ELIMINATÓRIA - OBJETIVA Nº 08- ENSINO SUPERIOR

Para os cargos de:

Professor Educação Básica 2 - PEB2 - 5ª a 8ª em:
Ciências
Geografia História
Inglês
Matemática

- 10 questões de Português

- 05 questões de Gestão Educacional

- 25 questões Específicas do Cargo Concorrido

3.1.10 - DOS TÍTULOS - PROVA CLASSIFICATÓRIA:

3.1.10.1 - Títulos de Caráter Classificatório: Estabelecido no Inciso II do Art. 96 da Lei Orgânica Municipal, e no Decreto nº 533 de 20/08í2007, que disciplina e regulamenta Concurso Público e estabelece "Pontos de Títulos", de acordo com o disposto no seu Anexo I, será computado somente para candidatos não eliminados nas provas escritas objetivas;

3.1.10.2 - Do Julgamento dos Títulos - A valorização da pontuação de títulos, será da exclusiva competência da CESA -, que registrará no mapa próprio o valor concedido a cada título por ela examinado, reconhecido e acatado, obrigando-se, na forma da lei, à publicação da relação da pontuação auferida, pelo prazo de 02 (dois) dias,consecutivos, para conhecimento de quem interessar possa;

3.1.10.3 - A pontuação publicada sobre pontos de títulos auferidos pela CESA, será somada ao resultado das provas escritas objetiva, divulgadas como "primeira etapa"; estabelecendo-se assim a segunda etapa de resultados parciais.

3.2 - As provas de português e matemática versarão sobre o conteúdo programático divulgado no Anexo III.

3.3 - As provas específicas abrangerão matérias e temas próprios que o cargo venha requerer para que o candidato possa exercer e desempenhar plenamente as atribuições a ele pertinentes.

3.4 - Será anulada a questão que, na folha de respostas, contenha mais de uma alternativa assinalada, emenda ou rasura, ainda que legível, sendo obrigatório à anotação e registro na folha de resposta oficial, em todas as questões.

3.4.1 - Serão desclassificados os candidatos que não obtiverem o mínimo de cinqüenta por cento de acertos nas provas objetivas eliminatórias consignadas nos itens 3.1.2 a 3.1.9 deste edital.

3.5 - O número de questões de cada matéria, admitida para as provas de caráter eliminatório, a escolaridade e o peso de cada questão são especificados e previstos nos itens 3.1.2 a 3.1.9 deste edital.

4 - DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS:

4.1 - As provas serão realizadas, na cidade de Cedro de Abaeté/MG. no dia 20 de outubro de 2007, podendo se darem em dois (02) turnos e/ou em mais dias, se necessário se fizer.

Local para realização das provas:

a) - Escola Estadual José Ribeiro de Andrade na Av. Cel. Francisco Guimarães,302 - Centro - Cedro do Abaeté/MG.

b)- Horário e turnos serão publicados pela Prefeitura Municipal nos classificados de Jornal com abrangência de Circulação Regional, bem como na "Folha Dirigida" (On-Line e Escrita) , Seção Minas Gerais, pela IMPELLIZZIERI ASSESSORIA E CONSULTORIA S/C LTDA. Será ainda divulgado por afixação nos Quadros de Avisos da Prefeitura e Câmara Municipal, nos Órgãos Municipais descentralizados, no site: www.impellizzieri.com.br e nos locais onde se derem às inscrições.

4.1.1 - É da inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos e editais referentes ao concurso, bem como se certificar da data, local e horário da aplicação das provas.

4.2 - O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de trinta minutos do horário fixado para seu início, portando caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis e borracha, comprovantes de sua inscrição, portando Carteira de identidade (RG), ou Carteira Profissional ou do Trabalho, ou documento de fé pública que o identifique. Não serão aceitos Titulo de Eleitor, Certidão de Casamento ou Nascimento bem como outros similares.

4.3 - Durante a realização das provas não será permitida qualquer espécie de consulta, nem o uso ou porte de calculadora, bip, telefone celular, walk-man, ou outro meio de transmissão de som, imagem ou comunicação, bem como relógio que contenha calculadora eletrônica.

4.4 - O candidato, ao terminar a prova, entregará todo o material a ela referente, compreendido do caderno de provas e a via personalizada original da "Folha de Resposta Oficial" totalmente preenchida, que será conferida com seu cartão de inscrição pelo aplicador ou fiscal de sala, antes de sua retirada do local, retendo para si a parte consignada sob a legenda: Cópia do Candidato contendo o cargo concorrido, o número da inscrição e o nome do concursante.

4.5 - Se assim decidir a CESA, após o encerramento das provas poderá ser divulgado, por afixação no quadro de avisos da Prefeitura Municipal, o gabarito extra oficial relativo às questões aplicadas.

4.6 - O desempenho do candidato nas provas será apurado através de "LEITURA ÓTICA" em sua "Folha de Respostas" ou na própria prova se necessário se fizer.

5 - DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS:

5.1 - Será aprovado, na primeira etapa, o candidato que obtiver nota igual ou superior 50% (cinqüenta por cento) de acertos nas provas objetivas escritas de caráter eliminatório.

5.2 - O candidato aprovado fará a entrega de títulos que possuir, contra-recibo da CESA, no prazo de cinco (05) dias úteis a contar do dia subseqüente à data da divulgação e publicação da primeira etapa, (primeiro resultado parcial), para exame, análise e pontuação pela Comissão de Concurso.

5.2.1 - Constatada a autenticidade dos documentos fornecidos, a CESA anotará, em modelo próprio o valor da pontuação consignada aos títulos apresentados, conforme consta do Decreto 533 de 20./08í2007 e em seu anexo I, que Regulamenta e Disciplina Concursos Público e Pontos de Títulos.

5.2.2 - A publicação do resultado da segunda etapa dar-se-á somente após o julgamento e resposta quanto à existência ou não de recursos impetrados contra a pontuação de títulos.

5.2.3 - Recebidos pela Empresa Contratada, os pontos de títulos consignados pela CESA em modelo próprio, serão inseridos ao primeiro resultado parcial, estabelecendo-se assim o resultado da segunda etapa (pontos de provas + pontos de títulos).

5.3 - A nota final de cada candidato corresponderá ao total de pontos obtidos nas provas objetivas escritas de caráter eliminatório, para os candidatos aos cargos especificados nos itens, 3.1.2 a 3.1.9 deste Edital, acrescido dos pontos de títulos atribuídos, nos termos constantes do Decreto 533 de 20 /08 /2007 e seu anexo I.

5.4 - Os candidatos serão classificados da seguinte forma:

5.4.1 - Na divulgação do resultado parcial: O 1º resultado parcial (1ª etapa) dar-se-á em ordem decrescente da soma dos resultados obtidos pelo candidato nas provas objetivas escritas de caráter eliminatório, em ordem alfabética, linguagem global incluindo todos os candidatos aprovados, reprovados ou ausentes, de acordo com item 5.1 acima.

5.4.2 - O 2º resultado parcial (2ª etapa) dar-se-á em ordem decrescente, resultante da soma dos pontos obtidos pelo candidato nas provas objetivas escritas de caráter eliminatório, já consignados e inseridos os pontos de títulos a que fizeram jus.

5.4.3 - A divulgação dos subitens 5.4.1 e 5.4.2, somente será feita após análise e julgamento de recursos interpostos, obedecidos ao contido no item 6 e subitens.

5.4.4 - Na divulgação do resultado final:- O resultado final e a classificação dos candidatos, incluindo todos os concursantes, aprovados, reprovados ou ausentes, efetivar-se-á por ordem decrescente de notas, em listas de classificação, separada por cargos, contendo número de inscrição, nome do candidato e nota final total, representada pela somatória dos pontos obtidos em:

I - provas objetivas escritas eliminatórias;

II- consignados como pontos de títulos conforme disposto no Anexo I do Decreto de nº 533/2007 de 20/08/2007.

III - questões anuladas, caso existam. ( item 6, subitens 6.1.1 a 6.1.4.)

5.5 - Na hipótese de igualdade de pontos, a preferência será considerada pelo critério estabelecido no Decreto 533 de 20/08í2007 e seu anexo I, que assim dispõe:

a) for estável na função pública, na Prefeitura Municipal de Cedro de Abaeté/MG, no cargo concursado; (art. 19, parágrafo 1º e 2º do ADCT)

(b) for detentor do maior tempo de experiência nas atribuições e qualificações exigidas para o desempenho do cargo concorrido, seja ele do âmbito federal, estadual, municipal ou privado, desde que inscrito para cargo com atribuições correlatas.

(c) for detentor do maior nível de escolaridade na área inscrita.

(d) houver obtido maior nota na prova de conhecimento específico, português ou matemática, obedecida a seqüência de inserção;

(e) for casado, união estável, viúvo, divorciado, ou separado judicialmente, com o maior número de dependentes, obedecida à seqüência da inserção.

(f) ter a idade maior, com observância às decisões contidas no Estatuto de Idoso. 6 - DO RECURSO:

6.1 - Caberá recurso pelo reclamante, sem efeito suspensivo, formulado por ofício devidamente fundamentado, relativo a pontos de provas objetivas, no prazo de dois (02) dias úteis, no horário do expediente da Prefeitura Municipal de Cedro de Abaeté, a contar do primeiro dia útil subseqüente à data de publicação do 1º resultado parcial, designado como primeira etapa, que conterá, obrigatoriamente, hora, dia, mês, ano, bem como as assinaturas dos membros da CESA e da Empresa responsável pelo processo concursal, desde que:

a) contra questão da prova, em que seja demonstrado o erro material e que tenha sido registrada por solicitação do candidato, nos termos do item 6.3, na folha de ocorrências existente no recinto de aplicação das provas;

b) contra erro ou omissão na atribuição de pontos ou na classificação;

c) contenha prova documental objetiva e não subjetiva;

d) contenha provas e justificativas pormenorizadas;

e) se trate de um único recurso para cada candidato, relativamente ao conteúdo das questões.

6.1.1. Admitir-se-á um único recurso, por questão, para cada candidato, relativamente ao gabarito e ao conteúdo das questões, desde que devidamente fundamentado.

6.1.2. Se do exame dos recursos resultar anulação da questão, o ponto a ela correspondente será atribuído a todos os candidatos presentes, independentemente da formulação de recurso.

6.1.3. Se, por força de decisão favorável a impugnações, houver modificado o gabarito divulgado após o encerramento da aplicação das provas objetivas eliminatórias e antes de recursos que possam ser interpostos contra questões desta provas serão elas corrigidas de acordo com a, folha de respostas oficial, identificada com o nome do candidato, o número de inscrição, o cargo concorrido e sua assinatura, não se admitindo recurso dessa modificação decorrente de impugnações.

6.1.4. A decisão dos recursos será dada a conhecer, por meio de comunicação expressa para conhecimento da CESA, que a divulgará aos recursantes.

6.2 - O recurso, endereçado a CESA, que após análise e julgamento, prolatará sua decisão e o encaminhará à Empresa Contratada, para os procedimentos legais, deverá ser protocolado, junto a Secretaria de Administração da Prefeitura de Cedro de Abaeté, com hora, dia, mês e ano, não podendo ser aceito após o encerramento do expediente e fora do prazo concedido em Edital.

6.3 - Reclamação sobre a existência de erro em quesitos das provas somente terá provimento quando comunicada, registrada e assinada pelo candidato e pelo aplicador ou fiscal, na folha de ocorrências que se encontrará, para esse fim, à disposição do candidato por ocasião de aplicação das provas.

6.4 - Será ainda admitido recurso interposto contra a pontuação concedida, somente contra erro ou omissão na contagem de "Pontos de Títulos", no prazo de dois (02) dias úteis, a contar da publicação e divulgação dos pontos de títulos (subitem 5.2.2).

7 - DA NOMEAÇÃO:

7.1- O candidato que por qualquer motivo não se apresentar para a posse no prazo de 30 (trinta) dias a contar da data de aviso da nomeação, que lhe será entregue sob protocolo, perderá o direito à vaga, sendo convocado outro candidato aprovado, respeitada rigorosamente, a ordem de classificação. (§ 1º ao 6º do Art. 17 da Lei Complementar 09/95 de 27/03/1995).

7.2 - O candidato aprovado deverá manter, sempre atualizado, seu endereço junto a Prefeitura Municipal de Cedro de Abaeté, durante o prazo de validade deste Concurso, sob pena de se assim não proceder, perder o direito à nomeação ou a posse, após convocação formalmente registrada e publicada na forma expressa em lei pertinente.

7.3 - O Concurso Público regido por este Edital terá o prazo de validade de 2 (dois) anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, por igual período. (CF/88-inciso III art.37).

8 - CONDIÇÕES GERAIS DA PROVA:

8.1- Não se concederá vista a qualquer das provas.

9 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

9.1 - A inscrição do candidato importará no conhecimento prévio deste edital e na aceitação das condições do Concurso Público, tais como se acham aqui estabelecidos, na legislação própria e inseridos em sua ficha de inscrição.

9.2 - Compete a Prefeita Municipal a Homologação do Concurso, com embasamento em relatório contendo o resultado final classificatório, elaborado e apresentado pela CESA, assessorado pela Empresa contratada;

9.2.1 - A publicação da homologação do concurso, nos moldes previstos neste Edital, poderá valer para efeito de prova de título para outros concursos que correspondam ao cargo concorrido.

9.3 - O candidato aprovado no Concurso, quando convocado para manifestar-se acerca de sua nomeação, poderá dela, expressamente desistir, definitiva ou temporariamente.

9.4 - No caso de desistência temporária, o candidato renuncia à sua classificação e passa a posicionar-se em último lugar na lista dos aprovados, no cargo concursado, aguardando nova convocação, que poderá ou não se efetivar, no período de vigência e validade do Concurso Público.

9.5 - Será excluído do concurso, em quaisquer de suas fases, o candidato que:

a) fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;

b) agir em descortesia, violência física ou verbal, ameaçar, constranger ou ofender qualquer dos membros da CESA. ou da equipe de aplicação das provas;

c) for surpreendido em comunicação com outro candidato verbalmente, por escrito ou qualquer outra forma, bem como utilizando livros, anotações, impressos, instrumento eletro-eletrônico não fornecido pela Comissão, ou ainda, for responsável por falsa identidade de pessoas;

d) valendo-se da condição de servidor público, tentar utilizar meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do processo seletivo;

e) negar-se a entregar à fiscalização qualquer objeto não permitido.

9.6. Não serão acatadas ingerências externas que de qualquer modo possam influir direta ou indiretamente no resultado do concurso, a não ser atos ou decisões de pessoas ou órgãos em razão do ofício e em obediência às normas legais reguladoras do processo seletivo, considerando-se tais tentativas de manipulação como atos de improbidade administrativa, como definidos na lei nº 8.429 de 02 jul 92, ou infrações penais, conforme as normas da legislação penal.

9.7 - Os prazos estabelecidos neste edital são preclusivos, contínuos e comuns a todos os candidatos.

9.8 - Reserva-se à Prefeitura Municipal o direito de utilizar qualquer meio de comunicação e divulgação que julgar necessário em qualquer fase do concurso, substituindo-o sem prévio aviso.

9.9 - Este Edital será publicado no quadro de avisos da Prefeitura e Câmara Municipal, divulgado por publicação na Imprensa deste município, ou que nele tenha penetração, e, resumidamente, no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais.

9.10 - Eventuais modificações que possam ser introduzidas neste edital serão levadas ao conhecimento público mediante afixação nos quadros de avisos aqui já referidos, podendo a CESA utilizar‑se dos meios de comunicação existentes no município ou região, para promover a divulgação de quaisquer atos aditivos que se fizerem necessários para prestar informações aos candidatos ou ao público.

9.11 - Não se obrigam às pessoas e órgãos envolvidos no concurso ou na administração municipal ao fornecimento, por via telefônica, postal ou internet, de informações quanto à posição do candidato no concurso, considerando-se mera cortesia à prática destes atos.

9.12. - Expedir-se-á em favor de candidato aprovado competente certificado comprobatório da classificação alcançada pelo concursante no certame, conforme determina o Decreto 533 de 10/08/2007.

9.13 - Todo o processo seletivo, inclusive legislação e atos normativos alusivos ao pleito serão remetidos pela Administração Municipal, contra-recibo, à Promotoria de Justiça e ao Juiz de Direito da Comarca, no decorrer de suas emissões, no sentido de possibilitar o conhecimento, a fiscalização e a instrução probatória em eventuais pleitos às instâncias judiciais.

9.14 - Dos Imprevistos - Ocorrendo imprevisto que dificulte ou impossibilite a realização das provas no dia, local e horário estabelecidos, reserva-se às pessoas ou órgãos relacionados com o processo seletivo o direito de adiar o evento em comunicação fundamentada. A Administração Municipal comunicará aos interessados, pelos meios adequados e pela remessa direta e individual de correspondência aos candidatos inscritos, das alterações, se existentes.

9.15 - Os casos omissos neste edital, e nele não contidos, inclusive quanto à alteração do local de realização de provas, ou dúvidas que surjam durante o processo seletivo ou outros que possam advir, serão analisados e decididos pela CESA e informados expressamente à Impellizzieri Assessoria e Consultoria S/C Ltda, "ad-referendum" da Senhora Prefeita Municipal, bem como, publicados nos moldes determinados por lei.

9.16 - A Chefe do Poder Executivo Municipal homologará o resultado do concurso, após a publicação e divulgação da classificação final, no prazo estabelecido em lei com embasamento no relatório conclusivo elaborado pela CESA.

Cedro de Abaeté , 20 de agosto de 2007

OLDAÍRA MARIA DE ANDRADE
Prefeita Municipal

Anexo I do Edital
Cargos Liberados para Concurso Público

Nome do Cargo

Cargos vagos para concursos

Escolaridade Mínima Concluída

Pré-Requisitos a Comprovar para Posse

Carga Horária Semanal

Valor Vencimento Mês

Valor Taxa Inscrição

Serviçal

8

Alfabetizado

Aprovação Prova Objetiva

40 hs.

400,00

20,00

Motorista

7

Alfabetizado

CNH "D"

40 hs

928,82

46,40

Mecânico

1

Alfabetizado

Aprovação Prova Objetiva

40 hs

928,82

46,50

Pedreiro

2

Alfabetizado

Aprovação Prova Objetiva

40 hs.

853,38

42,70

Operário

12

Alfabetizado

Aprovação Prova Objetiva

40 hs

434,86

21,70

Coveiro

1

Alfabetizado

Aprovação Prova Objetiva

40 hs

853,38

42,70

Operador de Máquina

1

Alfabetizado

Aprovação Prova Objetiva

40 hs

928,82

46,50

Agente Comunitário de Saúde

3

Ensino Fundamental Completo

Residir no Município a data de publicação do Edital do Concurso

40 hs

416,25

20,80

Auxiliar de Enfermagem

2

Ensino Fundamental Completo

Registro Órgão da Classe

40 hs

434,86

21,70

Agente Administrativo

14

Ensino Médio Completo

Conhecimento Informática ( Word, Excel, Informática)

40 hs

516,63

25,80

Monitor

1

Ensino Médio com Magistério

Comprovar Escolaridade

40 hs

516,63

25,80

Professor Educação Básica 2 - 5ª/8ª

6

Curso Normal Nível Superior

Registro .Órgão Classe na Habilitação

25 hs

(*)10,83 Hora aula

39,00

Professor para Ensino Uso Biblioteca P-1ª

2

Ensino Médio com Magistério

Comprovar Escolaridade

25 hs

733,68

36,70

Técnico Desportivo

1

Ensino Médio Completo

Aprovação Prova Objetiva

40 hs

516,63

25,80

Auxiliar de Consultório Dentário

1

Ensino Médio Completo

Registro Órgão da Classe

40 hs

416,25

20,80

Enfermeiro

1

Superior em Enfermagem

Registro Órgão da Classe

40 hs

1.932,78

60,90

Técnico em Enfermagem

6

Ensino Médio Técnico Completo

Registro Órgão da Classe

40 hs

516,63

25,80

Professor Educação Infantil

3

Ensino Médio com Magistério

Comprovar Escolaridade

25 hs

733,68

36,70

Educador em Saúde

1

Ensino Médio Completo

Comprovação de escolaridade

40 hs

416,25

20,80

ANEXO III- EDITAL
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Bibliografia: A que estiver ao alcance do candidato.

OBS: Todos os tópicos apresentados neste programa, considerar-se-á além da parte teórica, também a parte prática.

PARA OS CARGOS DE:

1- Coveiro

2- Operário

3- Serviçal

PORTUGUÊS ELEMENTAR

MATEMÁTICA ELEMENTAR

CONHECIMENTOS GERAIS

PORTUGUÊS ELEMENTAR

- Compreensão de frases

- Identificação de palavras e objetos

- Ortografia

- Pontuação

- Singular - Plural

- Masculino - Feminino

- Antônimo

- Número de sílabas

MATEMÁTICA ELEMENTAR

Adição e Subtração: operações e problemas

Sistema monetário / envolvendo problemas

Relógio - horas, minutos e segundos

Conjuntos : identificação de quantidades de elementos

Conceitos: grande - pequeno

maior - menor

alto - baixo

largo - estreito

curto - comprido

- Números Pares e Ímpares

CONHECIMENTOS GERAIS

- Fatos históricos, geográficos e políticos, passados e atuais, regionais e nacionais, abordados em livros, jornais, revistas e programas de rádio e TV, de acordo com o cargo pleiteado.

- Fatos históricos, geográficos, políticos e curiosos do município.

PARA OS CARGOS DE:

1- Mecânico

2- Motorista

3- Operador de Máquina

4- Pedreiro

PORTUGUÊS ELEMENTAR

MATEMÁTICA ELEMENTAR

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PORTUGUÊS ELEMENTAR

- Compreensão de frases

- Identificação de palavras e objetos

- Ortografia

- Pontuação

- Singular - Plural

- Masculino - Feminino

- Antônimo

- Número de sílabas

MATEMÁTICA ELEMENTAR

Adição e Subtração: operações e problemas

Sistema monetário / envolvendo problemas

Relógio - horas, minutos e segundos

Conjuntos : identificação de quantidades de elementos

Conceitos: grande - pequeno

maior - menor

alto - baixo

largo - estreito

curto - comprido

- Números Pares e Ímpares

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

01- Mecânico

- Reconhecimento de serviços mais comuns no campo de ação de um mecânico.

- Reconhecimento de peças.

- Reconhecimento de equipamentos e equipamentos de segurança.

- Legislação de Trânsito.

- Noções sobre Segurança no Trabalho

- Noções de Ética

. respeito mútuo, justiça, diálogo, solidariedade

- Noções de primeiros socorros.

02- Motorista

- O motorista no trânsito

- Elementos de Mecânica Básica

- Reconhecimento de peças e funções mecânicas

- Equipamentos de Segurança

- Legislação de Trânsito

- Primeiros Socorros

- Direção Defensiva

- Noções de Ética

. respeito mútuo, justiça, diálogo, solidariedade

03- Operador de Máquina

- Reconhecimento de peças.

- Reconhecimento de equipamentos.

- Reconhecimento de serviços mais comuns no campo de ação de um operador de máquina.

- Equipamentos de Segurança.

- Noções sobre Segurança no Trabalho.

- Legislação de Trânsito.

- Primeiros Socorros

- Noções de Ética

. respeito mútuo, justiça, diálogo, solidariedade

04- Pedreiro

- Noções sobre solos

- Noções sobre constituintes do concreto e das argamassas

- Noções de traço e emprego das argamassas

- Noções de aglomerantes ( cal - cimento - gesso )

- Noções sobre agregados miúdos e graúdos ( areia e brita )

- Noções sobre materiais cerâmicos ( tijolos - telhas - manilhas de barro -

azulejos - ladrilhos )

- Noções sobre segurança no trabalho

- Noções de Ética

. respeito mútuo, justiça, diálogo, solidariedade

PARA OS CARGOS DE:

1- Agente Comunitário de Saúde - A.C.S.

2- Auxiliar de Enfermagem

PORTUGUÊS - ENSINO FUNDAMENTAL
MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PORTUGUÊS
ENSINO FUNDAMENTAL

1- Interpretação e compreensão de texto

2- Conhecimentos lingüísticos: Morfo-sintaxe

2.1- Frase: tipos

2.2- Oração

2.3- Estrutura do período simples e composto ( coordenação )

2.4- Termos essenciais da oração

2.5- Termos integrantes da oração

2.6- Termos acessórios da oração

2.7- Orações coordenadas e subordinadas

2.8- Regência verbal e nominal

2.9- Concordância verbal e nominal

3- Pontuação

4- Ortografia

5- Acentuação gráfica

6- Classes de palavras

6.1 - Substantivo

6.2- Adjetivo

6.3- Numeral

6.4- Pronome

6.5- Verbo: emprego de tempos e modos verbais

6.6- Advérbio

6.7- Preposição - Crase

6.8- Conjunções coordenativas

7- Emprego dos porquês

8- Sílaba

8.1- Classificação das palavras quanto ao número de sílabas e acento tônico

8.2- Divisão silábica

8.3- Acento tônico

MATEMÁTICA
ENSINO FUNDAMENTAL

-As quatro operações fundamentais ( adição, subtração, multiplicação e divisão ) incluindo problemas.

- Sistema Monetário incluindo problemas.

- Algarismos: Ordinais; Cardinais; Romanos.

Conjunto

- Conceito. Notação. Pertinência. Igualdade. Subconjunto.

- Conjunto de números reais: quadrados perfeitos, raiz quadrada, números racionais.

- Conjunto dos números inteiros e suas operações. - Expressões, problemas. Conjuntos Numéricos

- Números Naturais: operações, problemas , expressões.

- Múltiplos e Divisores - MMC ( Mínimo Múltiplo Comum ) MDC ( Máximo Divisor Comum )

- Números Fracionários: frações ordinárias e decimais; frações equivalentes; operações com frações; expressões numéricas; problemas; racionalização de denominadores.

- Números Decimais: operações; expressões e problemas; notação especial para frações de denominador 100 ( porcentagem ).

- Radiciação

Expressões Algébricas

- Cálculo literal

- Cálculo com radicais; propriedades e simplificação; operações.

- Equações e inequações do 1º grau.

- Equações fracionárias.

- Equação do 2º grau completa e incompleta.

- Equação biquadradas, irracionais.

- Sistema de Equação do 2º grau.

- Monômios e polinômios: adição, subtração, multiplicação e divisão.

- Fatoração de polinômios.

-MMC de polinômios.

- Potenciação e propriedades.

- Potência com expoente racional.

- Simetria.

Função

- Noção de função.

- Função polinominal do 1º e 2º graus - gráficos.

- Segmentos proporcionais.

Sistema Legal De Unidades De Medir

- Conceitos de medidas, transformações, perímetro, área.

- Superfície de circunferência.

- Volume do cubo e paralelepípedo.

- Medida de capacidade e submúltiplos.

- Medida de massa e submúltiplos.

Geometria

- Ângulos: medidas, elementos, tipos, ângulos complementares, alternos e colaterais.

- Polígonos: número de diagonais e perímetro.

- Semelhança de polígonos.

- Triângulos; Quadriláteros; Círculo.

- Área das principais figuras planas.

Matemática Comercial

- Razão e Proporção

- Grandezas Proporcionais; Regra de Três simples e composta.

- Porcentagem.

- Juros simples

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

01- Agente Comunitário de Saúde A.C.S.

- Noções sobre segurança no trabalho.

- Noções de Ética

. respeito mútuo, justiça, diálogo, solidariedade

- Noções de Postura

- Imunização.

- Tipos de exames laboratoriais e respectivo material.

- Principais doenças.

- Cuidados e procedimentos com as doenças mais comuns.

- Curativos

- Conhecimentos de dados de pressão arterial e temperatura.

- Higiene em geral.

- Programa Agente Comunitário de Saúde.

. Programa Saúde da Família. Saúde Pública

. Programação Local de Saúde. Distritos Sanitários.

-SUS: Organização dos serviços de saúde no Brasil : princípios, diretrizes, controle social, planejamento. Indicadores de saúde, sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária.

02- Auxiliar de Enfermagem

- Introdução à Enfermagem

- Noções de administração da enfermagem

- Unidade de Enfermagem

- Assistência a clientes/pacientes em tratamento clínico.

- Epidemiologia.

- Imunização.

- Medicamento.

- Enfermagem Médica

- Enfermagem Cirúrgica

- Enfermagem Materno Infantil

- Enfermagem Neuro - Psiquiátrica

- Enfermagem na Saúde Pública

- Psicologia aplicada à Ética Profissional

- Noções de toxicologia

- Noções de Primeiros Socorros

- Transporte de acidentados

- Sinais Vitais: Pressão Arterial, Temperatura

- Aplicação de injeções

- Vias de administração de medicamentos

- Curativos

- Colocação e retirada de sonda

- Administração de soro

- Banho no leito

- Transporte de pacientes

- Providências em casos de urgência

- Conferência e acondicionamento de materiais para esterilização

- Assepsia, conservação e limpeza de material, instrumental, ambientes e

equipamentos destinados ao uso médico e cirúrgico

- Armazenagem e distribuição do material para análise clínica

- Transporte e entrega dos pedidos de materiais e de resultados de exames

- Encaminhamento de exames laboratoriais

- Auxílio na passagem do paciente para mesa cirúrgica

- Transporte de plasma e sangue

- Administração de oxigênio

- Cuidados com radiações ionizantes

- Equipamentos de proteção individual

-Saúde Pública: Organização dos serviços de saúde no Brasil - SUS: princípios, diretrizes, controle social, planejamento.

PARA OS CARGOS DE:

1- Agente Administrativo

2- Auxiliar de Consultório Dentário

3- Educador em Saúde

4- Monitor de Creche

5- Professor para Ensino Uso Biblioteca "P1a"

6- Professor Educação Infantil PEI ( creche )

7- Técnico Desportivo

8- Técnico em Enfermagem

PORTUGUÊS - ENSINO MÉDIO
MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PORTUGUÊS
ENSINO MÉDIO

1- Interpretação e compreensão de texto

2- Conhecimentos lingüísticos: Morfo-sintaxe

2.1- Frase: tipos

2.2- Oração

2.3- Estrutura do período simples e composto ( coordenação e subordinação )

2.4- Termos essenciais da oração

2.5- Termos integrantes da oração

2.6- Termos acessórios da oração

2.7- Orações coordenadas e subordinadas

2.8- Regência verbal e nominal

2.9- Concordância verbal e nominal

3- Pontuação

4- Ortografia

5- Acentuação gráfica

6- Classes de palavras

6.1 - Substantivo

6.2- Adjetivo- locução adjetiva

6.3- Numeral

6.4- Pronome

6.5- Verbo: emprego de tempos e modos verbais

6.5.1- Elementos estruturais

6.5.2- Vozes

6.5.3- Auxiliar

6.5.4- Regular

6.5.5- Irregular

6.6- Advérbio - locução adverbial

6.7- Preposição - crase

6.8- Conjunções coordenativas e subordinativas

7- Sílaba

7.1- Divisão silábica

7.2- Acento tônico

MATEMÁTICA
ENSINO MÉDIO

1- Conjunto

1.1- Conceito. Notação. Pertinência. Igualdade. Subconjunto.

1.2- Operações: União, Interseção, Diferença

1.3- Número de elementos - Problemas

2- Conjuntos Numéricos

2.1- Números naturais: Operações fundamentais; fatorização; divisibilidade; máximo divisor comum ( MDC ) e mínimo divisor comum ( MMC ).

2.2- Números inteiros: Números relativos; valor absoluto; operações.

2.3- Números racionais: Fração ( equivalência, simplificação, redução ao mesmo denominador ); operações com frações ordinárias; operações com números decimais; dízimas periódicas; média aritmética ponderada.

2.4- Números reais: A reta real; intervalos; radicais ( propriedades, simplificação, operações, racionalização de denominadores).

3- Expressões Algébricas

3.1- Expressões algébricas: valor numérico; classificação; operações; produtos notáveis; fatoração; MDC e MMC; frações algébricas ( simplificação, operações); polinômios ( identidade, operações, divisibilidade).

3.2- Equações e inequações do 1º grau. Sistemas de equações do 1º grau a duas variáveis.

Problemas do 1º grau.

3.3- Equações do 2º grau: resolução, relações entre coeficientes e raízes.

Sistema do 2º grau a duas variáveis.

Problemas do 2º grau.

4- Sistema Legal De Unidades De Medir

4.1- Unidade de medida de comprimento - Perímetro de polígonos.

4.2- Unidade de medida de superfície - Área de polígonos.

4.3- Unidade de medida de volume - Volume de sólidos.

4.4- Unidade de medida de capacidade. Relação com medida de volume.

4.5- Unidade de medida de massa.

4.6- Unidade de medida de tempo.

5- Matemática Comercial

5.1- Razão e proporção. Grandezas proporcionais. Divisão proporcional.

5.2- Regra de três.

5.3- Porcentagem.

5.4- Juros simples e composto

6- Geometria

6.1- Elementos fundamentais: ponto, reta e plano. Posições relativas de duas retas. Semi‑reta. Segmento de reta. Medida de um segmento de reta-segmentos congruentes.

6.2- Ângulos: Conceito, medida, classificação, congruência. Ângulos complementares e ângulos suplementares. Ângulos adjacentes e ângulos opostos pelo vértice. Ângulos formados por duas retas paralelas e uma transversal.

6.3- Triângulos: conceito, elementos, classificação. Relações entre ângulos de um triângulo. Triângulo retângulo

6.4- Área das figuras planas

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

01- Agente Administrativo

- Noções de Administração Municipal

- Administração de pessoal e material

- Servidor Público

. Direitos

. Deveres

. Carreira

- Direito Constitucional: Conhecimentos sobre noções de Direito Constitucional; organização dos poderes; os poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário; direitos e garantias individuais.

- Documentação Oficial

- Elaboração de atos administrativos ( decretos, leis, projetos, certidões, etc. )

- As organizações e o ambiente

- Os participantes das organizações

- Os objetivos organizacionais

- Conceito de eficácia organizacional

- Racionalidade das organizações

- Comportamento humano nas organizações, as pessoas e as organizações, conceito de incentivos e contribuições, sistema de administração de recursos humanos, subsistema de suprimento de recursos humanos

- Gestão de Recursos Humanos: Técnicas e Procedimentos.Recrutamento de pessoal, seleção e treinamento de pessoal.

- Planos de benefícios sociais, higiene e segurança no trabalho.

- Hierarquia de Lei

- Processo Licitatório

- Relações trabalhistas e previdenciárias, subsistema de desenvolvimento de recursos humanos.

- Const. Federal - Emendas Constitucional nº 19 e 20, de 04/06/98 e 15/12/98

- Const. Federal - art. 19 do ADCT

- Const. Federal - Capítulo I do Título II - Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos: art.5º

- Const. Federal - Capítulo II do Título II - Dos Direitos Sociais - art. 6º e 7º

- Const. Federal - Capítulo IV do Título III - Dos Municípios: art 29 a 31

- Const. Federal - Capítulo VII do Título III - Da Administração Pública: art. 37 a 41

- Banco de dados, sistemas de informações e pacote Off ice. ( Excel, Word )

02- Auxiliar de Consultório Dentário

- Materiais Odontológicos: nomenclatura, utilização, preparo, manipulação, acondicionamento e controle de estoque.

- Equipamento e Instrumental: nomenclatura, utilização, preparo, limpeza, esterilização/desinfecção, acondicionamento, funcionamento, lubrificação, manutenção e conservação.

- Ergonomia: espaço físico, postura, posição de trabalho, etc..

- Placa bacteriana: identificação, morfologia, fisiologia, relações no meio bucal.

- Higiene Dentária: técnicas de escovação supervisionada.

- Anatomia e fisiologia da cavidade bucal.

- Principais doenças na cavidade bucal: cárie, doença periodontal, má oclusão, lesões de mucosa, etc.( conceito, etiologia, evolução, medidas de promoção/prevenção, etc.)

- Manejo de pacientes na clínica odontológica.

- Medidas de prevenção/promoção da saúde bucal, organização de programas coletivos e individuais de promoção de saúde bucal, fluorterapia, educação em saúde bucal, etc.

- Índices epidemiológicos utilizados em odontologia, preenchimento de fichas de controle e fichas clínicas, registros em odontologia.

- Diagnóstico e primeiros socorros de situações de urgência/emergência no consultório dentário.

03- Educador em Saúde

- Noções de Postura

- Noções de Ética

. respeito mútuo, justiça, diálogo, solidariedade

- Curativos

- Conhecimentos de dados de pressão arterial e temperatura.

- Tipos de exames laboratoriais e respectivo material.

- Principais doenças.

- Higiene em geral.

- Prevenção e promoção sanitária.

- Assepsia, conservação e limpeza de material, instrumental, ambientes e equipamentos destinados ao uso médico e cirúrgico

- Educação Infantil

. fundamentos teóricos;

. articulação entre as áreas do conhecimento.

- Conceito de desenvolvimento, aprendizagem, ensino.

04- Monitor de Creche

- Educação Infantil

. fundamentos teóricos;

. articulação entre as áreas do conhecimento.

- Conceito de desenvolvimento, aprendizagem, ensino.

Educação Escolar: desafios e compromissos

a) a relevância do conhecimento, as exigências de um novo perfil de cidadão e as atuais tendências da educação escolar;

b) currículo e cidadania: saberes voltados para o desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas, sociais e culturais;

c) fundamentos e diretrizes do Ensino Fundamental - a progressão continuada;

d)escola inclusiva como espaço de acolhimento, de aprendizagem e de socialização. Estrutura e Funcionamento do Ensino

a) Declaração Universal dos Direitos Humanos ( 1948 )

b) Estatuto da Criança e do Adolescente ( 1990 )

c) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei Federal 9394/ 96

d) Plano Nacional de Educação - PNE. Lei n. 10.172 - ( 2001)

05- Professor para Ensino Uso Biblioteca "P1a"

Educação Escolar: desafios e compromissos

a) a relevância do conhecimento, as exigências de um novo perfil de cidadão e as atuais tendências da educação escolar;

b) currículo e cidadania: saberes voltados para o desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas, sociais e culturais;

c) fundamentos e diretrizes do Ensino Fundamental - a progressão continuada;

d)escola inclusiva como espaço de acolhimento, de aprendizagem e de socialização.

Estrutura e Funcionamento do Ensino

a) Declaração Universal dos Direitos Humanos ( 1948 )

b) Estatuto da Criança e do Adolescente ( 1990 )

c) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei Federal 9394/ 96

d) Plano Nacional de Educação - PNE. Lei n. 10.172 - ( 2001)

- Noções de Postura

- Noções de Ética

- Noções de Segurança no Trabalho

- Tratamento da Informação ( catalogação, classificação e indexação )

- Fontes de informação

- Administração de Unidades de Informação ( Bibliotecas, Centros de Documentação e Sistemas de Informação )

- Estudo de Usuários

- Banco de dados, sistemas de informações e pacote Office. ( Excel, Word )

06- Professor Educação Infantil PEI ( creche )

- Educação Infantil

. fundamentos teóricos;

- Conceito de desenvolvimento, aprendizagem, ensino.

1- Educação Escolar: desafios e compromissos

a) a relevância do conhecimento, as exigências de um novo perfil de cidadão e as atuais tendências da educação escolar;

b) currículo e cidadania: saberes voltados para o desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas, sociais e culturais;

c) fundamentos e diretrizes do Ensino Fundamental - a progressão continuada;

d) escola inclusiva como espaço de acolhimento, de aprendizagem e de socialização.

2- Gestão Escolar e qualidade de ensino

a) o papel do professor na integração escola-família;

b) a formação continuada como condição de construção permanente das competências que qualificam a prática docente.

3- Aprender e ensinar, construir e interagir

a) construção do conhecimento, pertinência cultural e interação social;

b) conhecimentos prévios e seu papel na aprendizagem dos conteúdos escolares;

c) prática reflexiva e construção de competências para ensinar;

d) concepções de aprendizagem e modelos de ensino;

e) a relação professor-aluno; construção de valores éticos e desenvolvimento de atitudes cooperativas, solidárias e responsáveis.

4- Aprendizagem e ensino da Língua

a) alfabetização e ensino da língua;

- a questão da alfabetização na atualidade brasileira

- concepções e contextualização: implicações pedagógicas

- experiências relevantes de alfabetização

- avaliação no processo ensino-aprendizagem.

- os usos escolares da língua escrita( concordância, prática de produção, conhecimentos lingüísticos)

- a influência da escola na aprendizagem da escrita

d) a fala que cabe à escola ensinar;

e) o desenvolvimento infantil segundo Piaget

5- Aprendizagem e ensino da Matemática

a) introdução à metodologia da matemática:

- diferentes concepções de Matemática;

- o ensino da Matemática:

. evolução histórica;

. princípios básicos;

. diferentes abordagens;

b) a proposta curricular da Matemática para a Pré-Escola e as quatro primeiras séries do Ensino Fundamental

c) visão geral:

- fundamentação;

- estrutura;

- conteúdo.

d) posicionamento do professor frente à proposta curricular;

e) diferentes abordagens para o ensino da Matemática e suas implicações;

6- Temas transversais

a) transversalidade e interdisciplinaridade;

b) desenvolvimento moral e socialização;

c) ética:

- respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade;

d) pluralidade cultural:

- pluralidade cultural e a vida das crianças no Brasil;

- constituição da pluralidade cultural no Brasil;

- o ser humano como agente social e produtor de cultura;

- pluralidade cultural e cidadania;

e) Meio Ambiente:

- noções básicas para a questão ambiental;

- os ciclos da natureza;

- sociedade e meio ambiente;

- manejo e conservação ambiental;

f) Saúde:

- auto conhecimento para o auto cuidado;

- vida coletiva;

7- Estrutura e Funcionamento do Ensino

a) Declaração Universal dos Direitos Humanos ( 1948 )

b) Estatuto da Criança e do Adolescente ( 1990 )

c) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei Federal 9394/ 96

d) Plano Nacional de Educação - PNE. Lei n. 10.172 - ( 2001)

Leitura indicada:

PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais

07- Técnico Desportivo

Concepção e Importância Social do Esporte:

- conhecimento do corpo

- esporte na escola

- esporte no município

Esporte no Brasil - visão histórica

Esporte:

- Orientações metodológicas

- Enfoque desenvolvimentista

- O lúdico, o jogo e a criatividade: dinâmicas de recreação e jogos

08- Técnico em Enfermagem

1- Fundamentos de enfermagem: sinais vitais, dados antropométricos

2- Medidas de proteção anti-infecciosa, limpeza, desinfecção, descontaminação, esterilização

3- Cuidados com segurança e proteção individual e coletiva no exercício do trabalho

4- Feridas: conceito, classificação, processo de cicatrização

5- Curativos: técnicas, tipos de curativos

6- Retirada de pontos

7- Enfaixamento

8- Administração de medicamentos, diluição, dosagem, vias e técnicas de administração

9- Primeiros Socorros: parada cardio-respiratória, traumatismos, hemorragias, envenenamento, queimaduras, choque, acidentes com animais peçonhentos, corpos estranhos

10- Coleta de material para exames: urina, sangue, fezes, escarro

11- Vacinação: programa nacional de imunização ( PNI ), calendário básico de vacinas de Minas Gerais, indicações e contra-indicações de vacinas, técnicas de aplicação, reações adversas, rede de frio

12- Assistência de enfermagem à mulher: sexualidade, planejamento familiar, doenças sexualmente transmissíveis, prevenção do câncer cérvico-uterino e de mama, assistência pré-natal à parturiente e à puérpura, assistência nas complicações gravídicas e puerperais

13- Assistência de enfermagem à criança: cuidados com o recém-nascido, crescimento e desenvolvimento, aleitamento materno e orientação para o desmame, controle de doenças diarréicas/desidratação/desnutrição, infecções respiratórias agudas; assistência de enfermagem ao escolar e ao adolescente

14- Assistência de enfermagem ao paciente com doenças crônico-degenerativas: Hipertensão, diabetes mellitus

15- Assistência de enfermagem ao idoso

16- Assistência de enfermagem na área de saúde mental

17- Assistência de enfermagem ao paciente portador de doença infecto-contagiosas e transmissíveis

18- Transmissão e formas de controle de sarampo, difteria, rubéola, caxumba, tétano, raiva humana, poliomielite, coqueluche, tuberculose, hanseníase, meningites, hepatites virais, varicela, AIDS

19- Assistência de enfermagem nas seguintes doenças endêmicas: cólera, dengue, febre amarela e leishmaniose

20- Ética e legislação de enfermagem

21-Saúde Pública: Organização dos serviços de saúde no Brasil - SUS: princípios, diretrizes, controle social, planejamento.

PARA O CARGO DE:

01- Enfermeiro

PORTUGUÊS - ENSINO MÉDIO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PORTUGUÊS
ENSINO MÉDIO

1- Interpretação e compreensão de texto

2- Conhecimentos lingüísticos: Morfo-sintaxe

2.1- Frase: tipos

2.2- Oração

2.3- Estrutura do período simples e composto ( coordenação e subordinação )

2.4- Termos essenciais da oração

2.5- Termos integrantes da oração

2.6- Termos acessórios da oração

2.7- Orações coordenadas e subordinadas

2.8- Regência verbal e nominal

2.9- Concordância verbal e nominal

3- Pontuação

4- Ortografia

5- Acentuação gráfica

6- Classes de palavras

6.1 - Substantivo

6.2- Adjetivo- locução adjetiva

6.3- Numeral

6.4- Pronome

6.5- Verbo: emprego de tempos e modos verbais

6.5.1- Elementos estruturais

6.5.2- Vozes

6.5.3- Auxiliar

6.5.4- Regular

6.5.5- Irregular

6.6- Advérbio - locução adverbial

6.7- Preposição - crase

6.9- Conjunções coordenativas e subordinativas

7- Sílaba

7.1- Divisão silábica

7.2- Acento tônico

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

01- Enfermeiro

Enfermagem Materno-Infantil - Anatomia e fisiologia de reprodução humana, diagnóstico de gravidez, noções de trabalho de parto, parto normal, puerpério normal e patológico. Enfermagem em Saúde Pública - Proteção contra doenças transmissíveis, medidas preventivas, noções de epidemiologia, precauções na administração de vacinas, vigência epidemiológica, natureza, função e atividade, imunologia e tipos de imunidade. - Organização dos serviços de saúde no Brasil - SUS: princípios, diretrizes, controle social, planejamento. Indicadores de saúde, sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária.

Enfermagem Médico-Cirúrgico - Cuidados de enfermagem a pacientes portadores de problemas clínicos e cirúrgicos, assistência ao paciente durante o tratamento de oxigenoterapia, drenagens, paracentese abdominal, diálise peritonial e biopsia. Aspiração traqueal, sonda nasogástrica e uretral. Cuidados com pacientes inconscientes graves e agonizantes. Assistência e cuidados de enfermagem na Unidade de Tratamento Intensivo ( UTI ).

Enfermagem Psiquiátrica - Cuidados a pacientes com transtornos mentais, epilepsia, toxicômanos, neurose e personalidades psicopatas.

Administração do Serviço de Enfermagem - Características, objetivos, planejamento, organização, comando, controle, avaliação e treinamento em serviço.

Atuação de Enfermagem no Controle das Infecções Hospitalares.

Enfermagem em Pediatria - Assistência e cuidados a crianças portadoras de problemas clínico cirúrgicos.

Biossegurança no trabalho - Técnicas, acondicionamento e esterilização instrumental, técnicas de desinfecção do ambiente, doenças ocupacionais, antiséptica, desinfetantes, acidentes de trabalho e sua prevenção. AIDS.

PARA OS CARGOS DE:

1- Professor de Ciências

2- Professor de Geografia

3- Professor de História

4- Professor de Inglês

05- Matemática

PORTUGUÊS - ENSINO MÉDIO
GESTÃO EDUCACIONAL
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PORTUGUÊS
ENSINO MÉDIO

1- Interpretação e compreensão de texto

2- Conhecimentos lingüísticos: Morfo-sintaxe

2.1- Frase: tipos

2.2- Oração

2.3- Estrutura do período simples e composto ( coordenação e subordinação )

2.4- Termos essenciais da oração

2.5- Termos integrantes da oração

2.6- Termos acessórios da oração

2.7- Orações coordenadas e subordinadas

2.8- Regência verbal e nominal

2.9- Concordância verbal e nominal

3- Pontuação

4- Ortografia

5- Acentuação gráfica

6- Classes de palavras

6.1 - Substantivo

6.2- Adjetivo- locução adjetiva

6.3- Numeral

6.4- Pronome

6.5- Verbo: emprego de tempos e modos verbais

6.5.1- Elementos estruturais

6.5.2- Vozes

6.5.3- Auxiliar

6.5.4- Regular

6.5.5- Irregular

6.6- Advérbio - locução adverbial

6.7- Preposição - crase

6.10- Conjunções coordenativas e subordinativas

7- Sílaba

7.1- Divisão silábica

7.2- Acento tônico

GESTÃO EDUCACIONAL

01- A Escola de Ensino Fundamental

- A relevância do conhecimento, as exigências de um novo perfil de cidadão e as atuais tendências da educação escolar;

- Concepção de ensino e aprendizagem

- Currículo e o Ensino Fundamental

· Fundamentos teóricos das diferentes áreas do conhecimento;

· Concepção da alfabetização, leitura e escrita.

- Orientações metodológicas:

· Específicas das diferentes áreas do conhecimento;

· Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento.

- Escola inclusiva como espaço de acolhimento, de aprendizagem e de socialização.

- A relação professor-aluno; construção de valores éticos e desenvolvimento de atitudes cooperativas, solidárias e responsáveis.

02- A educação superior no Brasil:

2.1. Histórico;

2.2. Organização;

2.3. Políticas públicas.

03- Lei Federal 9394/96 - LDBEN

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1- Professor de Ciências

2- Célula: Características físicas e químicas das células.

3- Organização dos seres vivos.

4- Membrana celular e parede celular, estrutura e função.

5- Citoplasma.

6- Núcleo, Estrutura e composição química e função.

7- Divisão celular / Enzimas.

8- Tecidos Animais - morfologia, função, localização e classificação.

9- Tecidos vegetais: morfologia, função, localização e classificação.

10- Reprodução e desenvolvimento: sexuada e assexuada, gametogênese, tipos de ovos, segmentação, Blastulação, Anexos embrionários, Reprodução animal.

11- Função dos Organismos.

12- Ecossistema.

13- Associação entre os seres vivos.

14- Princípios básicos de hereditariedade / grupos sangüíneos.

15- Variedade dos seres vivos: Classificação, características gerais, vírus, regras de nomenclatura, categorias taxonômicas, critérios de separação dos grandes grupos de seres vivos.

16- Os grandes grupos vegetais, características morfológicas e funcionais das bactérias à Angiospermas.

17- O Grandes grupos animais: Características morfológicas e funcionais de Protozoários à Cordados.

18- Higiene e Saneamento: Principais doenças no Brasil.

19- Propriedades dos Materiais: substâncias puras e misturas - elementos e compostos - variação da energia nas mudanças de estado.

20- Soluções líquidas - solubilidade, modos de expressar a concentração de uma solução. Propriedade das soluções.

21- Substâncias orgânicas - conceito, fontes naturais e usos mais comuns.

22- Ligações simples e múltiplas: relações entre ligação química e tipos de reações.

23- Estruturas das substâncias orgânicas: carbono tetraédrico, trigonal e digonal, fórmulas tridimensionais e projeções

24- Esteroisomeria: diasteroisomeria e enantiomeria.

25- Propriedades físicas macroscópicas de compostos orgânicos: pontos de fusão e ebulição, solubilidade em água e em solventes apolares.

26-Relação entre estrutura das substâncias orgânicas e as propriedades.

02- Professor de Geografia

I - NOÇÕES DE CARTOGRAFIA

1.1 - Escala, coordenadas geográficas, fusos horários, representação cartográfica e orientação.

II - MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE

2.1 - Estrutura geológica, Estrutura interna da terra, Evolução e formas de relevo, tectônica de placas, Agentes do relevo terrestre, Atmosfera e clima, Solo, vegetação e fauna, Rios (bacias e regimes fluviais.

III - O HOMEM E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO

3.1 - Recursos naturais: tipos, importância, aproveitamento, as atividades humanas e o meio ambiente;

Recursos energéticos: distribuição espacial, fontes tradicionais, fontes alternativas de energia, reservas energéticas e minerais conhecidas, os grandes problemas ambientais.

IV - POPULAÇÃO MUNDIAL

Análise da população: estrutura, dinâmica, distribuição espacial, população rural e urbana, a urbanização, as cidades e a organização do espaço

V - OS FATORES ECONÔMICOS NA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁ-FICO

4.1 - Atividades agrárias, industrialização, energia, comércio, circulação e transporte.

VI - A NOVA ORDEM MUNDIAL

5.1 - Fatores de organização, economia mundial, mudanças políticas, os grandes focos de tensão no mundo.

VII -O ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO

Estrutura geológica do Brasil, relevo, clima, solo vegetação, bacias hidrográficas, população, questão rural e urbana, conflitos urbanos, atividades econômicas, indústria, comércio e transporte.

A questão do meio ambiente no Brasil.

03-Professor de História

I - HISTÓRIA ANTIGA

1.1 - Império romano, crise do império romano.

II - FORMAÇÃO DO MUNDO MODERNO

1.1 - Transição feudal-capitalista, Crise do feudalismo, Construção da nova ordem na Europa Ocidental, Renascimento e Reforma, Estado absolutista, Política mercantilista, Expansionismo Europeu e o processo colonizador. América, conquista e colonização.

III - ESTADO MODERNO E BURGUESIA

3.1 - As revoluções burguesas, Período Napoleônico, Revolução Industrial, Revolução Francesa, Revolução Americana, Crise do Sistema Colonial, Formação dos Estados Americanos, Independência do Brasil.

IV - CAPITALISMO, EVOLUÇÃO E CRISE E IDÉIAS SOCIALISTAS

4.1 - O Imperialismo e o Capitalismo financeiro, Socialismo, origem e evolução. Primeira Guerra Mundial, Revolução Russa. Brasil,: do Império à República.

V - O MUNDO CONTEMPORÂNEO

5.1 - O Fascismo e a crise das democracias liberais.

A Segunda Guerra Mundial, O fim da Hegemonia européia.

A descolonização afro-asiática

A guerra fria.

Brasil: A Crise do domínio oligárquico, Populismo, Governos Militares, e democratizacão.

As relações internacionais: O Mundo Capitalista Periférico, Blocos Econômicos, Novos Conflitos.

Brasil contemporâneo.

04-Professor de Inglês

I- Interpretação de texto.

II- Gramática

2.1 - Verb tenses: present - simple, continuous and perfect - simple past, future (will/ going to), imperative and modals.

2.2 - Reported Speech;

2.3 - Passive Voice;

2.4 - Pronouns and possessives;

2.5 - Articles;

2.6 - Determiners and pronouns;

2.7 - Prepositions;

2.8 - Phrasal verbs and idioms;

2.9 - Conjunctions and relative clauses.

05-Professor de Matemática

1- Conjunto

1.1- Noção de conjunto; notação; pertinência; igualdade; inclusão; operações.

2- Números

2.1- Números naturais: conjunto dos números naturais; operações fundamentais; divisibilidade; fatorização; máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum.

2.2- Números relativos: conjunto dos números inteiros - operações.

2.3- Números fracionários: conjunto dos números racionais; operações com frações; representação decimal; operações com números decimais; dízimas periódicas.

2.4- Números reais: conjunto dos números reais; representação na reta; radicais; intervalos; valor absoluto.

3- Sistema Legal De Unidades De Medir

3.1- Sistema métrico decimal. Unidades usuais de medida de tempo e ângulo.

4- Matemática Comercial

4.1- Proporcionalidade

4.2- Regra de três

4.3- Porcentagem

4.4- Juros e desconto simples

5- Expressões Algébricas

5.1- Valor numérico; operações produtos notáveis

5.2- Fatoração; MDC e MMC

5.3- Frações algébricas; simplificação; operações

5.4- Polinômios: identidade; operações; divisibilidade

6- Equações e Inequações

6.1- Equações e inequações do 1º grau.

6.2- Equações do 2º grau.

6.3- Sistemas do 1º e 2º graus.

6.4- Problemas do 1º e do 2º graus.

6.5- Estudo do sinal do trinômio de 2º grau.

6.6- Inequações do 2º grau.

7- Função

7.1- Definição

7.2- Domínio e imagem

7.3- Função real de variável real: valor numérico

7.4- Função polinomial do 2º grau

7.5- Função modular

8- Função Exponencial E Função Logarítmica

8.1- Função exponencial

8.2- Equações e inequações exponenciais

8.3- Logaritmo: definição - conseqüências; sistemas; propriedades operatórias; mudança de base.

8.4- Equações e inequações logarítmicas

8.5- Função logarítmica

9- Trigonometria

9.1- Razões trigonométricas no triângulo

9.2- Funções circulares - relações

9.3- Seno, co-seno e tangente dos arcos notáveis.

9.4- Fórmulas para a adição, subtração, multiplicação e divisão de arcos.

9.5- Fórmulas de transformação em produto

9.6- Equações trigonométricas

10-Sucessões

10.1- Progressões aritméticas

10.2- Progressões geométricas

11-Matriz Determinante E Sistema

11.1- Matriz: conceituações, operações

11.2- Matriz inversa

11.3- Determinante: definição; cálculo; propriedades; abaixamento de ordem

11.4- Sistemas lineares nxn: resolução; discussão

12-Análise Combinatória E Binômio De Newton

12.1- Arranjos, permutações e combinações simples

12.2- Binômio de Newton - Termo geral

13-Geometria

13.1- Elementos primitivos

13.2- Semi-reta, semi-plano e segmento

13.3- Ângulos

13.4- Polígonos: triângulos, paralelogramos e trapézios

13.5- Congruência de triângulos

13.6- Circunferência

13.7- Segmentos proporcionais

13.8- Semelhança

13.9- Relações métricas no triângulo retângulo, no triângulo qualquer, no círculo e nos polígonos regulares

13.10- Áreas das figuras planas

13.11- Geometria no espaço tridimensional: axiomas

13.12- Posições relativas entre retas e planos

13.13- Projeções

13.14- Prisma, pirâmide, cilindro, cone e esfera

13.15- Poliedros

14-Geometria Analítica

14.1- Distância entre dois pontos

14.2- Razão - ponto divisor

14.3- Condição de alinhamento de três pontos

14.4- Estudo da reta

14.5- Estudo da circunferência

14.6- Estudo das curvas cônicas

15- Limite E Derivada

15.1- Limite: definição; propriedades; cálculo; limites fundamentais

15.2- Continuidade

15.3- Derivada: definição; taxa de variação; interpretação geométrica; derivadas das funções algébricas

PARA O CARGO DE:

01- Professor de Português

CONHECIMENTOS GERAIS

GESTÃO EDUCACIONAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS GERAIS

- Fatos históricos, geográficos e políticos, passados e atuais, regionais,nacionais e internacionais, abordados em livros, jornais, revistas e programas de rádio e TV, de acordo com o cargo pleiteado.

- Fatos históricos, geográficos, políticos e curiosos do município.

- Política Educacional: Educação e Sociedade

- Legislação suporte da Educação

GESTÃO EDUCACIONAL

01- A Escola de Ensino Fundamental

- A relevância do conhecimento, as exigências de um novo perfil de cidadão e as atuais tendências da educação escolar;

- Concepção de ensino e aprendizagem

- Currículo e o Ensino Fundamental

· Fundamentos teóricos das diferentes áreas do conhecimento;

· Concepção da alfabetização, leitura e escrita.

- Orientações metodológicas:

· Específicas das diferentes áreas do conhecimento;

· Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento.

- Escola inclusiva como espaço de acolhimento, de aprendizagem e de socialização.

- A relação professor-aluno; construção de valores éticos e desenvolvimento de atitudes cooperativas, solidárias e responsáveis.

02- A educação superior no Brasil:

2.1. Histórico;

2.2. Organização;

2.3. Políticas públicas.

03- Lei Federal 9394/96 - LDBEN

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

A - Língua Portuguesa

1) Estudo do Texto

2) Conhecimento da Língua . Ortografia

· Vocabulário

· Pontuação

· Formação de palavras

· O nome e seu emprego

· O pronome e seu emprego

· O verbo - emprego de tempos e modos

· Emprego do verbo haver

· Regência verbal e nominal: aspectos gerais e casos particulares

· Concordância verbal e nominal: aspectos gerais e casos particulares

· Colocação pronominal: aspectos gerais

· Estrutura do período e da oração: aspectos sintáticos e semânticos

· Variação lingüística: as diversas modalidades do uso da língua

B - Literatura

· Estilos de época na literatura brasileira

· Noções de teoria da literatura:

· Aspectos fônicos no poema

· Figuras de linguagem

· A paráfrase, a paródia e a intertextualidade na composição do texto literário

· Gêneros literários ( elementos estruturadores da narrativa e do poema )

Cedro do Abaeté, 20 de agosto de 2007

OLDAÍRA MARIA DE ANDRADE
Prefeita Municipal