Prefeitura de Antônio Carlos - MG

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANTÔNIO CARLOS

ESTADO DE MINAS GERAIS

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2008

"Concurso Público de Provas e Provas e Títulos para provimento de cargos vagos e reserva técnica no Quadro de Pessoal Permanente da Prefeitura Municipal de Antônio Carlos, Estado de Minas Gerais".

A Prefeitura Municipal de Antônio Carlos torna público que estão abertas as inscrições ao Concurso Público de Provas e Provas e Títulos para provimento de cargos vagos e reserva técnica no Quadro Permanente de Pessoal da Prefeitura Municipal de Antônio Carlos, o qual se regerá pelas normas deste edital.

1. DAS VAGAS

O número de vagas a serem preenchidas neste Concurso é o constante do ANEXO I, distribuído de acordo com item 2 deste Edital.

2. DOS CARGOS, SUA ESPECIFICAÇÃO, VENCIMENTO E VAGAS.

Os cargos, seus respectivos pré-requisitos, vencimentos e número de vagas são os constantes do ANEXO I do presente Edital.

3. DO REGIME JURÍDICO, PREVIDENCIÁRIO, DO LOCAL DE TRABALHO E DA CARGA HORÁRIA.

3.1. Do Regime Jurídico e Previdenciário:

Estatutário, vinculados ao RGPS do INSS.

3.2. Local de Trabalho:

Prefeitura Municipal de Antônio Carlos e ou, outras instalações no território do Município.

3.3. Carga Horária:

De acordo com o especificado no Anexo I do presente Edital.

4. DAS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS A INSCRIÇÃO.

4.1. Ser brasileiro nato ou naturalizado.

4.2. Estar em dia com as obrigações militares, em se tratando de candidato do sexo masculino.

4.3. Estar em dia com as obrigações eleitorais.

4.4. Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até a data de sua posse no serviço público municipal, se aprovado e classificado.

4.5. Declarar, no requerimento da inscrição, ter escolaridade exigida para o cargo pretendido e que conhece as exigências constantes deste Edital.

4.6. Possuir o pré-requisito exigido no Anexo I deste Edital, na data de sua posse no serviço público municipal, se aprovado e classificado.

5. DAS INSCRIÇÕES E DAS TAXAS.

São os seguintes os dados relativos às inscrições:

5.1. Local: Prefeitura Municipal de Antônio Carlos, no endereço à Rua João de Amorim, 160 - Centro.

5.2. Período: 17/03/2008 a 04/04/2008, exceto sábados, domingos e feriados.

5.3. Horário: de 09:00 às 17:00 horas.

5.4. O candidato deverá apresentar no ato da inscrição, pessoalmente ou através de procurador devidamente credenciado, os seguintes documentos:

a) requerimento preenchido em Antônio Carlos, fornecido no ato de inscrição, no qual o candidato deverá declarar as condições exigidas para inscrição e que se submete às normas expressas neste Edital;

b) fotocópia da carteira de identidade ou documento de valor legal, inclusive do procurador, se for o caso, contendo retrato, filiação, data de nascimento e assinatura;

c) comprovante de recolhimento a favor da Administração do Concurso, sendo que a forma de pagamento das taxas de inscrições, constantes no Anexo I do presente Edital, será informada no próprio local da inscrição;

d) o candidato deverá entregar toda a documentação acima no local próprio onde se encontra o pessoal de apoio às inscrições.

5.5. Não serão aceitas inscrições provisórias ou condicionais.

5.6. O preenchimento incorreto da ficha de inscrição é de responsabilidade única do candidato, ou do seu procurador, bem como a falta de documentação ou informação podendo sua inscrição ser indeferida com quaisquer dessas ocorrências.

5.7. A inscrição feita indevidamente não dará ao candidato o direito de receber de volta a taxa de inscrição e efetuar apenas o pagamento não significa que o candidato se inscreveu.

5.8. Caberá recurso junto à Comissão de Concurso Público da Prefeitura Municipal quanto ao indeferimento ou deferimento de inscrições, desde que interposto dentro de 48 (quarenta e oito) horas, a contar da data da publicação da relação de inscritos, que será afixado no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Antônio Carlos, no local de inscrições e nos endereços eletrônicos www.municipioantoniocarlos.mg.gov.br e www.jmsbhz.com.br.

5.9. O candidato só poderá se inscrever para um único cargo.

5.10. A taxa de inscrição, uma vez paga, não será devolvida, mesmo nos casos de desistência, perda de prazo, indeferimento ou cancelamento da inscrição.

6. DAS PROVAS.

6.1. Os candidatos inscritos no concurso farão provas escritas, a serem realizadas no dia 20 de Abril do corrente ano, em local e horário a serem divulgados posteriormente através do cartão de inscrição e nos locais de inscrição e Quadro de Avisos e Publicações da Prefeitura Municipal, bem como nos endereços eletrônicos www.municipioantoniocarlos.mg.gov.br e www.jmsbhz.com.br.

6.2. As provas terão entre 20 (vinte) e 50 (cinqüenta) questões. A duração, em qualquer dos casos, será de no máximo 03:00 (três) horas, devendo o candidato permanecer em sala pelo prazo mínimo de 60 (sessenta) minutos.

6.2.1. O candidato deverá assinalar nas folhas de respostas, com caneta esferográfica azul ou preta.

6.2.2. Não serão computadas questões não assinaladas, questões que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legíveis.

6.2.3. Será desclassificado o candidato que, durante a realização das provas, for surpreendido em comunicação com outro candidato, bem como se utilizando livros e impressos não permitidos e máquinas de calcular, celular ou qualquer outro equipamento eletrônico.

6.3. A cada prova será atribuído um valor de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

6.4. Não haverá segunda chamada da prova por ausência do candidato, seja qual for o motivo alegado.

6.5. Não será realizada prova fora do local determinado.

6.6. Os tipos de provas para cada cargo são os constantes do ANEXO II deste Edital.

6.7. O programa de prova consta do ANEXO III deste Edital, conforme o cargo pretendido.

6.8. O candidato, ao terminar a prova, devolverá ao fiscal, juntamente com a folha de respostas, o caderno de questões, que ficarão a disposição em protótipos dentro do prazo de recursos quanto a questões de provas.

6.9. Para realização da prova o candidato deverá comparecer ao local previsto, com trinta minutos de antecedência, munido de caneta esferográfica azul ou preta, e documento de identidade original e cartão de inscrição dos quais não serão admitidas cópias ainda que autenticadas, ficando desclassificado o candidato que não apresentá-los.

6.9.1. Não haverá tolerância por atraso, seja qual for o motivo alegado, ficando o candidato automaticamente desclassificado.

6.10. Os candidatos que não alcançarem o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de acerto nas questões da prova escrita ficam desclassificados.

6.11. O cartão de inscrição será distribuído no local de inscrição entre os dias 17 a 19 de abril do corrente ano.

6.11.1. O cartão de inscrição conterá o nome do candidato, o número da inscrição, a data, o horário e o local da prova, o nome do cargo pretendido, sendo sua utilização de verificação e instrução ao candidato.

6.11.2. Ocorrendo qualquer divergência no cartão de inscrição, o candidato deverá procurar a empresa gerenciadora do Concurso Público, no local onde se inscreveu.

6.11.3. Caso o portador de deficiência requeira algum tipo de apoio pela sua declarada deficiência física na transcrição das respostas, esta deverá ser feita pelo fiscal, especificamente determinado para este fim, mediante a presença de duas testemunhas.

7. DOS PROGRAMAS.

Programas para as provas escritas são constantes do Anexo III, parte integrante deste Edital.

8. DO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO

8.1. A classificação final dos candidatos por cargo será feita pelo total de pontos obtidos nas provas aplicadas, que serão:

I - escritas para todos os cargos;

II - escritas e de títulos para cargos que exijam o Ensino Superior.

8.2. Apurado o total final de pontos por cargo e categoria profissional, na hipótese de empate, será dada a preferência, para efeito de classificação, sucessivamente, ao candidato mais idoso.

8.3. Ao deficiente físico aprovado ficam reservados 10% (Dez Por Cento) das vagas oferecidas conforme Anexo I, desde que as atribuições do cargo sejam compatíveis com a deficiência de que sejam portadoras.

8.3.1 - As pessoas portadoras de deficiência participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere a conteúdo, avaliação, duração, horário e local de realização das provas.

8.3.2 - O candidato deverá declarar, quando da inscrição, ser portador de deficiência, especificando-a.

8.3.3 - Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas a portadores de deficiência, estas serão preenchidas pelos demais concursados, com estrita observância da ordem classificatória.

8.3.4 - Havendo parecer médico oficial contrário a condição de portador de deficiência, o candidato automaticamente será incluído na listagem geral.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS.

9.1. Caberá recurso, a ser interposto perante a Comissão de Concurso Público da Prefeitura Municipal de Antônio Carlos que o encaminhará a JMS Assessoria e Consultoria Ltda., que assessorará nas decisões:

a) contra as disposições deste Edital, dentro de 48 (quarenta e oito) horas contados do encerramento das inscrições;

b) contra qualquer questão da prova, dentro de 48 (quarenta e oito) horas a contar da divulgação do gabarito das provas;

c) da lista de aprovados, dentro de 48 (quarenta e oito) horas contadas da publicação dessa;

d) da classificação final, dentro de 48 (quarenta e oito) horas a contar da divulgação da mesma.

9.2. O ingresso na sala de provas será permitido até o horário estabelecido para o início das provas, pelos aplicadores, para contagem das 03 (três) horas de duração.

9.3. Será excluído do presente concurso o candidato que, durante a realização da prova promover perturbação da boa ordem dos trabalhos, quando inclusive será retirado do local das provas.

9.4. Os casos omissos, de dúvidas ou controversos serão resolvidos pela Comissão de Concurso Público, com parecer da Empresa JMS Assessoria e Consultoria Ltda.

9.5. O prazo de validade do presente Concurso é de 02 (dois) anos, a contar da data de sua homologação, prorrogável a critério da Administração, nos limites da Constituição Federal e o seu resultado aproveitado para reserva técnica e vagas criadas posteriormente.

9.6 Não haverá revisão de provas.

9.7. O candidato aprovado no presente Concurso e que for nomeado cumprirá estágio probatório de 03 (três) anos no qual deverá obter avaliação de desempenho considerada satisfatória nas funções por ele exercidas e inerentes ao cargo ou emprego.

9.8. A aprovação e classificação não geram direito a admissão, ficando reservado à Prefeitura Municipal o direito de convocar os concursados na razão direta de suas necessidades.

9.9. A não comprovação, pelo candidato aprovado e classificado, de que atende aos pré-requisitos de idade, de escolaridade, de registro profissional ou experiência implica na sua desclassificação e na convocação do classificado seguinte.

9.10. O candidato aprovado e classificado, ao atender à convocação para posse, deverá apresentar a seguinte documentação:

a) 02 (duas) fotografias 3x4;

b) fotocópia autenticada de certidões de nascimento ou casamento e de filhos;

c) fotocópia autenticada da Carteira de Identidade;

d) fotocópia autenticada do CPF;

e) fotocópia autenticada de Título de Eleitor e comprovante de votação na última eleição;

f) fotocópia autenticada do Certificado de Reservista, se candidato do sexo masculino;

g) laudo médico subscrito por junta de profissionais credenciados pelo Município, atestando a capacidade física e mental para o desempenho das funções do cargo;

h) fotocópia autenticada do Certificado da escolaridade exigida, para o cargo a qual se inscreveu;

i) comprovante de registro profissional no respectivo órgão;

j) declaração de bens e valores que constituam seu patrimônio e declaração de exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública, com respectivo horário.

k) Comprovação de experiência profissional, através de anotação em Carteira de Trabalho ou Certidão de Órgão Público.

9.11. A pontuação por títulos, que dispõe o Item 8.1. deste Edital, terá os seguintes valores:

I- Pós-graduação em nível de mestrado ou doutorado - 5 (cinco) pontos.

II- Curso de Especialização na área com carga horária de 360 horas- 2 (dois) pontos.

9.11.1. Os títulos, referente a cursos, deverão ser protocolados na Prefeitura Municipal de Antônio Carlos nos dias 25 e 28/04/2008, no horário de 09:00 às 17:00 horas, não sendo aceitos os que forem entregues fora do prazo estabelecido.

9.11.2. O número máximo pontos na titulação para os cargos com pré-requisito de Nível Superior de escolaridade será de 07 (sete) pontos.

9.11.3. Os títulos, referente a cursos, deverão ser apresentados em fotocópia autenticada do diploma ou certificado de conclusão, reconhecidos oficialmente pelo MEC - Instituição competente.

9.11.4. Será vedada, após entrega dos certificados, certidões ou declarações, qualquer substituição, inclusão ou complementação;

9.11.5. Os Títulos deverão ser entregues, pela Comissão Fiscalizadora do Concurso Público, à JMS ASSESSORIA E CONSULTORIA LTDA, em Belo Horizonte/MG, acompanhados de relação constando a pontuação de cada candidato, 02 (dois) dias após o encerramento do prazo estabelecido para entrega dos mesmos.

9.12. Por razões de ordem técnica e de segurança, a JMS ASSESSORIA E CONSULTORIA LTDA, empresa responsável pela realização do Concurso, não fornecerá exemplares dos cadernos de questões a candidatos ou a instituições de direito público ou privado, mesmo após o encerramento das provas.

9.12.1. Serão disponibilizados cadernos de questões das Provas Objetivas para a Comissão de Concurso Público pelo período de 48 (quarenta e oito) horas após a publicação do Gabarito Oficial, para que se o candidato assim desejar, promover a interposição de recursos.

9.12.2. Quando a posse do candidato não ocorrer dentro dos prazos previstos, sua nomeação deverá ser considerada sem efeito, devendo ser convocado o próximo candidato da lista de aprovados.

9.13. Este edital será afixado em seu inteiro teor, no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Antônio Carlos, em extrato em órgão oficial do estado, e nos endereços eletrônicos www.municipiodeantoniocarlos.mg.gov.br e www.jmsbhz.com.br, não se responsabilizando o Município e/ou empresa gerenciadora por quaisquer cursos, textos, apostilas e outras publicações quanto aos conteúdos dos programas constantes deste ato, preparadas por pessoas estranhas ao gerenciamento do processo.

Antônio Carlos, 12 de Março de 2008.

Araci Cristina Araújo Carvalho
Prefeita Municipal

Comissão de Concurso Público:

- Sebastião Silveira Duarte

- Silvia Adriana Moreira

- Flávia Cristina da Silveira Teles

ANEXO I

VAGAS PARA PESSOAL EFETIVO

Quadro de Cargos, Vagas, Reserva Técnica, Escolaridade, Pré-Requisitos, Vencimentos, Taxas de Inscrição, e Jornadas de Trabalho.

Cargo

Vagas

Reserva para Deficientes

Escolaridade/Pré-Requisito

Vencimento

Taxa Inscrição

Jornada Trabalho

Auxiliar de Serviços Gerais - Serv. Gerais

02

-

Elementar/Capacidade Física e Mental

415,00

20,00

40Hs. Sem.

Auxiliar de Serviços Públicos - Borracheiro

01

-

Elementar/Capacidade Física e Mental

415,00

20,00

40Hs. Sem.

Auxiliar de Serviços Públicos - Operário

03

-

Elementar/Capacidade Física e Mental

415,00

20,00

40Hs. Sem.

Oficial de Serviços Públicos - Eletricista

01

-

Elementar/Capacidade Física e Mental Exper. Comprovada 06 meses

420,00

25,00

40Hs. Sem.

Oficial de Serviços Públicos - Mecânico

01

-

Elementar/Capacidade Física e Mental Exper. Comprovada 06 meses

420,00

25,00

40Hs. Sem.

Oficial de Serviços Públicos - Pintor

02

-

Elementar/Capacidade Física e Mental Exper. Comprovada 06 meses

420,00

25,00

40Hs. Sem.

Oficial de Serviços Públicos - Carpinteiro

01

-

Elementar/Capacidade Física e Mental Exper. Comprovada 06 meses

420,00

25,00

40Hs. Sem.

Condutor de Veículos

04

-

Elementar/Experiência - CNH "D" - Exper. Comprovada 06 meses

540,00

25,00

40Hs. Sem.

Condutor de Máquinas Pesadas

01

-

Elementar/Experiência - CNH "C" "D" - Exper. Comprovada 06 meses

540,00

25,00

40Hs. Sem.

Técnico de Nível Superior - Contador

01

-

Ensino Sup. Completo Registro no Conselho

967,02

40,00

20Hs. Sem.

Técnico de Nível Superior - Advogado

01

-

Ensino Sup. Completo Registro no Conselho

967,02

40,00

20Hs. Sem.

Técnico Administrativo - Téc. Processamento de Dados

01

-

2°. Grau Completo Curso Específico

450,00

30,00

40Hs. Sem.

Técnico Administrativo - Téc. Contabilidade

01

01

2°. Grau Completo Curso Específico

450,00

30,00

40Hs. Sem.

Assistente Administrativo

03

01

2°. Grau Completo

430,00

30,00

40Hs. Sem.

Médico Especialista - Cardiologia

01

-

Ensino Sup. Completo Registro no Conselho

967,02

40,00

20Hs. Sem.

Médico Especialista - Psiquiatria

01

-

Ensino Sup. Completo Registro no Conselho

967,02

40,00

20Hs. Sem.

Médico Especialista - Ortopedista/Traumatologia

01

-

Ensino Sup. Completo Registro no Conselho

967,02

40,00

20Hs. Sem.

Médico Atenção Básica - Pediatra

01

-

Ensino Sup. Completo Registro no Conselho

967,02

40,00

20Hs. Sem.

Médico Atenção Básica - Ginecologista/Obstetra

01

-

Ensino Sup. Completo Registro no Conselho

967,02

40,00

20Hs. Sem.

Técnico Nível Superior em Gestão

01

-

Qualquer Graduação Nível Superior Completo

967,02

40,00

20Hs. Sem

Técnico Nível Superior em Assistência - Assistente Social

01

-

Ensino Sup. Completo Registro no Conselho

967,02

40,00

20Hs. Sem.

Técnico Nível Superior em Assistência - Psicólogo

01

-

Ensino Sup. Completo Registro no Conselho

967,02

40,00

20Hs. Sem.

Técnico Nível Médio em Radiologia

01

-

2°. Grau Formação Específica

450,00

30,00

20Hs. Sem.

Técnico Nível Médio em Saúde - Técnico em Enfermagem

04

01

2°. Grau - Formação específica - COREN

450,00

30,00

44Hs. Sem.

Técnico Nível Médio em Saúde - Técnico em Patologia Clinica

01

-

2°. Grau - Formação específica - CRF

450,00

30,00

40Hs. Sem.

Pedagogo - Supervisor Pedagógico

03

01

Ensino Sup. Completo com Especialização em Supervisão

600,00

40,00

24Hs. Sem.

Técnico Nível Superior em Saúde - Nutricionista

01

-

Ensino Sup. Completo Registro no Conselho

967,02

40,00

24Hs. Sem.

Assistente Educacional

02

01

2°. Grau Completo

430,00

30,00

40Hs. Sem.

Agente em Assistência Social

02

01

2°. Grau Completo

415,00

25,00

40Hs. Sem.

TOTAL

45

06

-

NEXO IV

Cronograma de Concurso Público

DATA

HS.

ATIVIDADE

LOCAL

13/03/2008

-

Publicação do Edital.

Imprensa Oficial, Prefeitura, Câmara e www.jmsbhz.com.br e www.municipioantoniocarlos.mg.gov.br

17/03/2008

9h.

Início das inscrições de 9 às 17 horas exceto domingos e feriados.

Prefeitura Municipal

04/04/2008

17h.

Encerramento das inscrições.

Prefeitura Municipal

08/04/2008

17h.

Final do prazo de recursos contra o Edital.

Prefeitura Municipal

09/04/2008

17h.

Publicação da decisão de recursos.

Prefeitura Municipal

09/04/2008

17h.

Publicação da relação de inscritos.

Prefeitura Municipal e www.jmsbhz.com.br e www.municipioantoniocarlos.mg.gov.br

11/04/2008

17h.

Prazo final recursos contra deferimento/indeferimento de inscrições.

Prefeitura Municipal

14/04/2008

17h.

Publicação de decisão de recursos.

Prefeitura Municipal e www.jmsbhz.com.br e www.municipioantoniocarlos.mg.gov.br

17/04 a 19/04/2008

9 às 17h.

Entrega comprovante de inscrições com locais e horários das provas.

Prefeitura Municipal www.jmsbhz.com.br e www.municipioantoniocarlos.mg.gov.br

20/04/2008

A publicar

Provas escritas.

A publicar

22/04/2008

9h.

Publicação de gabaritos.

Prefeitura Municipal www.jmsbhz.com.br e www.municipioantoniocarlos.mg.gov.br

24/04/2008

17h.

Prazo final de recursos contra as questões de provas.

Prefeitura Municipal

25/04/2008

17h.

Publicação de decisão de recursos.

Prefeitura Municipal e www.jmsbhz.com.br e www.municipioantoniocarlos.mg.gov.br

25/04/2008

17h.

Publicação da lista de aprovados.

Prefeitura Municipal e www.jmsbhz.com.br e www.municipioantoniocarlos.mg.gov.br

25/04/2008 a 28/04/2008

9 às 17h.

Entrega de Títulos

Prefeitura Municipal

29/04/2008

17h.

Prazo final de recursos contra a lista de aprovados.

Prefeitura Municipal

30/04/2008

17h.

Publicação de decisão de recursos.

Prefeitura Municipal e www.jmsbhz.com.br e www.municipioantoniocarlos.mg.gov.br

30/04/2008

17h.

Publicação da classificação final.

Prefeitura Municipal e www.jmsbhz.com.br e www.municipioantoniocarlos.mg.gov.br

05/05/2008

17h.

Prazo final de recursos contra a classificação final.

Prefeitura Municipal

06/05/2008

17h.

Publicação de decisão em recursos.

Prefeitura Municipal e www.jmsbhz.com.br e www.municipioantoniocarlos.mg.gov.br

07/05/2008

17h.

Entrega do Ato de Homologação do Concurso com cadastro de aprovados e classificados.

Prefeitura Municipal

ANEXO III

PROGRAMAS DE PROVA

NÍVEL ELEMENTAR

CARGOS: Auxiliar de Serviços Gerais e Auxiliar de Serviços Públicos

PROVA ESCRITA

A prova escrita constará de testes dirigidos de percepção que visam medir a capacidade de atuação e acuidade visual e auditiva do candidato e observar a sua capacidade intelectual.

NÍVEL BÁSICO

CARGO: Oficial de Serviços Públicos

A prova escrita constará de testes dirigidos de percepção que visam medir a capacidade de atuação e acuidade visual e auditiva do candidato e observar a sua capacidade intelectual.

NÍVEL BÁSICO

CARGO: Condutor de Veículos e Condutor de Máquinas Pesadas

- A prova escrita constará de testes dirigidos de percepção que visam medir a capacidade de atuação e acuidade visual e auditiva do candidato e observar a sua capacidade intelectual.

- Testes relativos ao Código Nacional de Trânsito

2º GRAU COMPLETO

CARGO: Assistente Administrativo; Técnico de Nível Médio em Radiologia, Técnico de Nível Médio em Saúde - Técnico em Enfermagem, Técnico Administrativo - Técnico em Processamento de Dados, Técnico Administrativo - Técnico em Contabilidade, Técnico Nível Médio em Saúde - Técnico em Patologia Clinica, Agente em Assistência Social e Assistente Educacional.

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e interpretação de texto; Fonemas: Aparelho fonador; Classificação dos fonemas; Classificação das vogais; Encontros vocálicos: Ditongo, Tritongo, Hiato; Classificação das consoantes; Encontros consonantais; Dígrafos; Notações léxicas; Sílaba: Classificação das palavras quanto ao número de sílabas; Divisão silábica; Acento tônico; Classificação das palavras quanto ao acento tônico; Vocábulos átonos e vocábulos tônicos; Vocábulos rizotônicos e arrizotônicos; Acento de insistência; Análise fonética; Ortografia: Alfabeto português; Emprego de certas letras; Emprego das iniciais maiúsculas; Acentuação gráfica; Notações léxicas; Emprego do til; Emprego do trema; Emprego do apóstrofo; Emprego do hífen; Participação das palavras; Sinais de pontuação; Substantivo: Substantivos coletivos; Flexão dos substantivos: gênero, número e grau; Artigo; Adjetivo: Adjetivos eruditos, flexão do adjetivo, plural dos adjetivos compostos, grau do adjetivo e superlativos absolutos sintéticos; Numeral; Pronome: Pronomes pessoais, pronomes de tratamento, pronomes possessivos, pronomes demonstrativos, pronomes relativos, pronomes indefinidos e pronomes interrogativos; Verbo: Tempos verbais, modos do verbo, formas nominais, verbos auxiliares, conjunções, elementos estruturais dos verbos, tempos primitivos e derivados, formação do imperativo, formação dos tempos compostos,verbos regulares, irregulares, e defectivos, conjunção dos verbos ser, estar, ter e haver, verbos regulares 1ª, 2ª e 3ª conjugações, vozes do verbo, conjugação de um verbo na voz passiva analítica, conjugação dos verbos pronominais, verbos irregulares 1ª, 2ª e 3ª conjugação, verbos defectivos, verbos abundantes, conjugação de um verbo com os pronomes oblíquos, pronúncia correta de alguns verbos; Advérbio: Palavras e locuções denotativas; Preposição; Crase; Conjunção: Conjunções coordenativas, conjunções subordinadas; Interjeição; Conectivos; Formas variantes; Análise morfológica; Significação das palavras; Sinônimos; Antônimos; Homônimos; Parônimos; Polissemia; Sentido próprio e sentido figurado; Denotação e conotação. Análise sintática: Frase, tipos de frase, oração, núcleo de um termo e período; Termos essenciais da oração: Sujeito e predicado; Sujeito, tipos de sujeito; Orações sem sujeito; Tipos de predicado; Predicado verbal; Classificação dos verbos quanto à predicação; Predicativo; Termos integrantes da oração: Objeto direto; Objeto direto preposicionado; Objeto direto pleonástico; Objeto indireto; Objeto indireto pleonástico; Complemento nominal; Agente da passiva; Termos acessórios da oração: Adjunto adnominal; Adjunto adverbial; Aposto; Vocativo; Período composto; Orações coordenadas independentes: Orações coordenadas sindéticas; Orações coordenadas assindéticas; Orações principais e subordinadas: Oração principal; Oração subordinada; Classificação das orações subordinadas; Orações subordinadas e coordenadas; Orações subordinadas substantivas; Orações subordinadas adjetivas; Orações subordinadas adverbiais; Orações reduzidas; Estudo complementar do período composto: Orações interferentes; Modelos de análise sintática; Sintaxe de concordância; Concordância verbal: Casos especiais de concordância verbal; Sintaxe de regência: Regência nominal e verbal; Deslocamento de preposições; Sintaxe de colocação: Posposição do sujeito; Antecipação dos termos da oração; Colocação das orações subordinadas; Colocação dos pronomes átonos; Próclise; Êncise; Colocação dos pronomes átonos nos tempos compostos; Colocação dos pronomes átonos nas locuções verbais. Emprego de algumas classes de palavras: Emprego do artigo, adjetivo, numeral, pronomes pessoais, contração dos pronomes oblíquos; O pronome se; Emprego dos pronomes possessivos, demonstrativos, relativos, indefinidos e emprego do advérbio; Emprego dos modos e tempos: Modo indicativo, modo subjuntivo, modo imperativo, particípio e gerúndio; Emprego do infinitivo: Infinitivo não-flexionado, infinitivo pessoal flexionado; Emprego do verbo haver.

Bibliografia

Gramáticas da Língua Portuguesa.

MATEMÁTICA

Sistema de medida; Sistema métrico decimal; Unidade de comprimento; Unidades usuais de tempo; Matemática comercial, Razão e proporções; Grandezas diretas e inversamente proporcionais; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros simples; Problemas com números naturais; Divisibilidade; Potenciação (propriedades); Números Negativos; Equação de 2º grau; Números inteiros; Média aritmética e ponderada; Máximo Divisor Comum; Mínimo Múltiplo Comum; Fração.

Bibliografia

Livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental e Médio

CONHECIMENTOS GERAIS:

- História do Brasil, Geografia do Brasil, Ciências, Atualidades na Política, Economia, Artes e Esportes.

BIBLIOGRAFIA:

Gramática de Língua Portuguesa; Livros Didáticos de História, Geografia, Ciências / Jornais e Revistas.

ENSINO SUPERIOR COMPLETO

CARGO: Técnico de Nível Superior - Advogado; Técnico de Nível Superior - Contador; Médico Especialista e de Atenção Básica; Técnico de Nível Superior em Gestão, Técnico de Nível Superior em Saúde - Nutricionista, Técnico de Nível Superior em Assistência - Assistente Social, Técnico de Nível Superior em Assistência - Psicólogo e Pedagogo - Supervisor Pedagógico.

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e interpretação de texto; Fonemas: Aparelho fonador; Classificação dos fonemas; Classificação das vogais; Encontros vocálicos: Ditongo, Tritongo, Hiato; Classificação das consoantes; Encontros consonantais; Dígrafos; Notações léxicas; Sílaba: Classificação das palavras quanto ao número de sílabas; Divisão silábica; Acento tônico; Classificação das palavras quanto ao acento tônico; Vocábulos átonos e vocábulos tônicos; Vocábulos rizotônicos e arrizotônicos; Acento de insistência; Análise fonética; Ortografia: Alfabeto português; Emprego de certas letras; Emprego das iniciais maiúsculas; Acentuação gráfica; Notações léxicas; Emprego do til; Emprego do trema; Emprego do apóstrofo; Emprego do hífen; Participação das palavras; Sinais de pontuação; Substantivo: Substantivos coletivos; Flexão dos substantivos: gênero, número e grau; Artigo; Adjetivo: Adjetivos eruditos, flexão do adjetivo, plural dos adjetivos compostos, grau do adjetivo e superlativos absolutos sintéticos; Numeral; Pronome: Pronomes pessoais, pronomes de tratamento, pronomes possessivos, pronomes demonstrativos, pronomes relativos, pronomes indefinidos e pronomes interrogativos; Verbo: Tempos verbais, modos do verbo, formas nominais, verbos auxiliares, conjunções, elementos estruturais dos verbos, tempos primitivos e derivados, formação do imperativo, formação dos tempos compostos,verbos regulares, irregulares, e defectivos, conjunção dos verbos ser, estar, ter e haver, verbos regulares 1ª, 2ª e 3ª conjugações, vozes do verbo, conjugação de um verbo na voz passiva analítica, conjugação dos verbos pronominais, verbos irregulares 1ª, 2ª e 3ª conjugação, verbos defectivos, verbos abundantes, conjugação de um verbo com os pronomes oblíquos, pronúncia correta de alguns verbos; Advérbio: Palavras e locuções denotativas; Preposição; Crase; Conjunção: Conjunções coordenativas, conjunções subordinadas; Interjeição; Conectivos; Formas variantes; Análise morfológica; Significação das palavras; Sinônimos; Antônimos; Homônimos; Parônimos; Polissemia; Sentido próprio e sentido figurado; Denotação e conotação. Análise sintática: Frase, tipos de frase, oração, núcleo de um termo e período; Termos essenciais da oração: Sujeito e predicado; Sujeito, tipos de sujeito; Orações sem sujeito; Tipos de predicado; Predicado verbal; Classificação dos verbos quanto à predicação; Predicativo; Termos integrantes da oração: Objeto direto; Objeto direto preposicionado; Objeto direto pleonástico; Objeto indireto; Objeto indireto pleonástico; Complemento nominal; Agente da passiva; Termos acessórios da oração: Adjunto adnominal; Adjunto adverbial; Aposto; Vocativo; Período composto; Orações coordenadas independentes: Orações coordenadas sindéticas; Orações coordenadas assindéticas; Orações principais e subordinadas: Oração principal; Oração subordinada; Classificação das orações subordinadas; Orações subordinadas e coordenadas; Orações subordinadas substantivas; Orações subordinadas adjetivas; Orações subordinadas adverbiais; Orações reduzidas; Estudo complementar do período composto: Orações interferentes; Modelos de análise sintática; Sintaxe de concordância; Concordância verbal: Casos especiais de concordância

verbal; Sintaxe de regência: Regência nominal e verbal; Deslocamento de preposições; Sintaxe de colocação: Posposição do sujeito; Antecipação dos termos da oração; Colocação das orações subordinadas; Colocação dos pronomes átonos; Próclise; Êncise; Colocação dos pronomes átonos nos tempos compostos; Colocação dos pronomes átonos nas locuções verbais. Emprego de algumas classes de palavras: Emprego do artigo, adjetivo, numeral, pronomes pessoais, contração dos pronomes oblíquos; O pronome se; Emprego dos pronomes possessivos, demonstrativos, relativos, indefinidos e emprego do advérbio; Emprego dos modos e tempos: Modo indicativo, modo subjuntivo, modo imperativo, particípio e gerúndio; Emprego do infinitivo: Infinitivo não-flexionado, infinitivo pessoal flexionado; Emprego do verbo haver.

Bibliografia

- Gramáticas da Língua Portuguesa.

MATEMÁTICA:

Sistema de medida; Sistema métrico decimal; Unidade de comprimento; Unidades usuais de tempo; Matemática comercial, Razão e proporções; Grandezas diretas e inversamente proporcionais; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros simples; Problemas com números naturais; Divisibilidade; Potenciação (propriedades); Números Negativos; Equação de 2º grau; Números inteiros; Média aritmética e ponderada; Máximo Divisor Comum; Mínimo Múltiplo Comum; Fração.

Bibliografia

Livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental e Médio.

CONHECIMENTOS GERAIS:

- História do Brasil, Geografia do Brasil, Ciências, Atualidades na Política, Economia, Artes e Esportes.

BIBLIOGRAFIA:

Gramática de Língua Portuguesa; Livros Didáticos de História, Geografia, Ciências / Jornais e Revistas.

PARTE ESPECÍFICA

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

ASSISTENTE EDUCACIONAL

Noções básicas de informática: Word, Excell, Outlook, Internet, cópias de segurança, power point, Internet Explorer e outros aplicativos usuais.

Bibliografia

Livros didáticos e apostilas de ensino da informática.

PARTE ESPECÍFICA

NÍVEL MÉDIO

TÉCNICO ADMINISTRATIVO - TÉCNICO EM CONTABILIDADE

CONTABILIDADE GERAL: Conceitos básicos - Patrimônio, débito, crédito. Método das Partidas Dobradas. Escrituração. Erros de escrituração e correção. Classificação das contas. Função e estrutura das contas. Provisões. Orçamentos. Levantamento de balancetes. Encerramento de exercício. Princípios Fundamentais de Contabilidade. Livros fiscais e comerciais. Componentes patrimoniais: ativo, passivo e patrimônio líquido. Equação fundamental do patrimônio. Fatos contábeis e as respectivas variações patrimoniais. Contas: patrimoniais e de resultado. Conceito de despesas, receitas e resultado. O Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultados. CONTABILIDADE PÚBLICA: Conceito, objeto e regime. Orçamento - conteúdo e forma da proposta orçamentária. Exercício financeiro. Créditos adicionais. Controle da execução orçamentária. Receita e despesas públicas: conceitos e estágios. Receita e despesa extra-orçamentária. Escrituração. Apuração do resultado financeiro e econômico. Inventário: objeto e classificação. Balancetes mensais de receita e despesa. Balanços. ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: Conceitos básicos: Análise horizontal e vertical das demonstrações contábeis. Análise por quocientes. Análise da situação financeira. Análise da situação econômica. Análise da estrutura patrimonial. Interpretação dos indicadores financeiros, econômicos e patrimoniais.

Bibliografia

Livros técnicos e publicações específicas da área.

TÉCNICO ADMINISTRATIVO - TÉCNICO EM PROCESSAMENTO DE DADOS

Assuntos correlatos e gerais da respectiva área. Configuração e instalação de redes. Configuração e instalação de equipamentos, softwares básicos, aplicativos de apoio. Atualização de versões de programas e antivírus. Conhecimento das ferramentas de Internet, elaboração e atualização de páginas em HTML, PHP. Conhecimentos Gerais de Windows e Linux. Desenvolvimento de banco de dados em MySQL. Execução definitiva de programas. Implantação. Pacote Office: Word, Excel, Power Point, Access, BrOffice e utilitários diversos.

Bibliografia

Livros técnicos e publicações específicas da área.

PARTE ESPECÍFICA

NÍVEL MÉDIO EM SAÚDE

TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM RADIOLOGIA

POLÍTICA DE SAÚDE: Política de saúde e organização de serviços, Constituição Federal: Título VIII - da Ordem Social, Cap. II da Seguridade Social. O SUS: princípios, diretrizes e estrutura. Gestão: controle social e financiamento. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Conhecimentos fundamentais de eletricidade aplicados à Radiologia (Teoria eletrônica, medidas elétricas), Conhecimentos fundamentais sobre radiações (tipos de radiações, natureza dos RX, doses e intensidades, propagação dos RX, Lei da distância, absorção e difusão, fluorescência e efeitos fotoquímicos. Ângulos de irradiação, teoria ondulatória, Leis do movimento ondulatório e velocidade de propagação das ondas, significado do comprimento da onda, óptica dos RX), Aparelho de RX (gerador de alta tensão, fenômenos eletromagnéticos, transformador, condensador, tubo de RX, seus componentes e mecanismos de funcionamento, mesa de comando e acessórios), Fundamentos do processo radiográfico (file ecrans, chassis, meios de contrastes, diafragmas, grades, câmara escura, proteção dos visitantes, proteção de pessoal técnico), Noções de efeitos biológicos das radiações ionisantes (efeitos sobre a pele, gônadas, sistemas hematopoiéticos, doses permissíveis); Noções elementares de anatomo-fisiologia humana, Técnica radiológica sistemática das regiões do corpo (técnica exploratória do esqueleto, técnica exploratória do aparelho respiratório, inclusive mediastimo, diafragma e grandes vasos, técnica exploratória do tubo digestivo, técnica exploratória de vesícula biliar, técnica exploratória do aparelho urinário, técnica radiológica de planigrafia linear). LEGISLAÇÃO / ÉTICA: Lei n° 7394/86 que regulamenta o exercício da profissão de Técnico em Radiologia, Decreto n° 92700/86 que regulamenta a Lei n° 7394/86, e Código de Ética Profissional de Técnico em Radiologia.

Bibliografia

Livros técnicos e publicações específicas da área.

TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM SAÚDE - TÉCNICO DE ENFERMAGEM

AIDS - Transmissão e prevenção. Alimentos e suas respectivas vitaminas. Anatomia e Fisiologia: Definição de termos; Órgãos, aparelhos e sistemas. Controle das doenças mais comuns. Doenças transmissíveis evitáveis por vacinação. Enfermagem cirúrgica das enfermidades que necessitam de intervenção cirúrgica. Enfermagem médica das enfermidades que necessitam de tratamento clínico. Higiene pessoal e do Ambiente. Importância das anotações de enfermagem e pediatria. Pré-natal: Objetivos; Cuidados com a gestante; Cuidados com o recém nascido. Primeiros socorros. Vacinas e soros. Vigilância Epidemiológica das doenças transmissíveis. Verminoses. Helmintos. Protozoários. Leis Orgânicas da Saúde e Pacto Pela Saúde.

Bibliografia:

O Agente de Saúde: Manual da Organização Mundial de Saúde". O Agente de Saúde e a Comunidade; Crescimento e Desenvolvimento. Aleitamento Materno e alimentação; Terapia de reidratação oral; Infecções respiratóriaas agudas. Saúde como Compreensão de Vida - Ministério da Saúde. Programas de Saúde - Maria Luiza Becak. Manuais de Vacinação e Procedimentos para Vacinação - Ministério da Saúde - 1988. Guia de Vigilância Epidemiológica.Manual do ministério da Saúde-Brasília-DF. Outras publicações específicas da área a critério do autor.

TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM SAÚDE - TÉC. EM PATOLOGIA CLÍNICA

Fundamentos: vidrarias e acessórios; limpeza, desinfecção e esterilização; biossegurança; controle de qualidade; aparelhos/automação; soluções; coleta, conservação, transporte e processamento primário das principais amostras biológicas. Urinálise: preparo da amostra para análise; exame físico; exame químico; coloração de Gram. Hematologia: preparo da amostra para análise; características gerais do sangue e suas funções; componentes celulares; anticoagulantes; extensão sanguínea; coloração. Microbiologia: esterilização; isolamento de bactérias e semeadura de materiais biológicos; meios de cultura; colorações; antibiograma. Bioquímica: preparo da amostra para análise; soro e plasma; diluição; dosagens bioquímicas; métodos colorimétricos e enzimáticos; curva de calibração; fotocolorimetria. Parasitologia: métodos de análise e suas implicações; parasitismo e moléstias humanas relacionadas. Soro-Imunologia: preparo da amostra; métodos e suas implicações; dosagens sorológicas. Ética, Bioética.

Bibliografia

Livros técnicos e publicações específicas da área.

PARTE ESPECÍFICA

NÍVEL SUPERIOR ADMINISTRATIVO

ADVOGADO

Direito Constitucional: Constituição: Direitos e Garantias Fundamentais. Estado Federal: a União, os Estados, os Municípios, o Distrito Federal e os Territórios. Separação de Poderes: Poder Legislativo, Função dos Tribunais de Contas, Poder Executivo, Poder Judiciário. Funções especiais da administração da Justiça. Orçamento. Bases e Valores de Ordem Econômica e Social. Direito do Consumidor. Direito Ambiental. Da Ordem Econômica e Financeira.Direito Civil: Lei das Pessoas. Ato Jurídico. Bens. Da Propriedade em geral. Dos direitos reais sobre coisas alheias. Dos direitos de vizinhança. Dos registros públicos. Dos Contratos. Do Direito de Família. Do Direito das Sucessões. Estatuto da Criança e do Adolescente. Direito Processual Civil: Jurisdição Contenciosa e Voluntária. Competência. Autos Processuais. Procedimento Ordinário. Sumaríssimo e Especial. Dos Procedimentos Especiais. Das ações Reivindicatórias e Possessórias. Da Ação de Nunciação de Obra Nova. Dos Embargos de Terceiro. Usucapião. Provas. Recurso. Execução. Do processo Cautelar. Mandado de segurança. Ação Popular. Ação Civil Pública. Ação Declaratória Incidental. Mandado de Injunção. Habeas Data. Ação Rescisória. Ação de Consignação em Pagamento. Ação de Despejo. Ação de Desapropriação. Ação de Divórcio e Separação Judicial. Ação de Alimentos. Juizado de Pequenas Causas. Assistência Jurídica. Direito Comercial: Princípios Gerais. Campo de aplicação. A Empresa, o Empresário e o estabelecimento comercial. Nome comercial. Expressões e sinais de propaganda. Sociedades comerciais. Sociedades por cotas de responsabilidade limitada. Sociedades por ações. Contratos comerciais. Títulos de Crédito. O Código de Defesa do Consumidor.Direito Administrativo: Administração Pública. Princípios Constitucionais do Direito Administrativo. Administração Direta e Indireta. Serviço Público. Atos Administrativos. Poder de Polícia. Licitação. Contratos Administrativos. Processo e Procedimento Judicial. Bens Públicos. Agentes públicos. Desapropriação. Limitações Administrativas. Responsabilidade Civil do Estado. Responsabilidade dos Agentes Públicos. Tarifas e Preços Públicos. Orçamento. Direito do Trabalho: Duração e Condições de Trabalho (CLT e Constituição). Da Segurança e da Medicina do trabalho. Da proteção ao trabalho da mulher e do menor. Contrato Individual do Trabalho. Da instituição sindical. Das convenções coletivas. Direitos Sociais na Constituição federal. Direito Processual do Trabalho: Do processo em geral. Dos dissídios individuais. Dos dissídios coletivos. Da Execução. Dos Recursos. Enunciados do TST. Aplicação subsidiária do código do Processo Civil no Direito do Trabalho. Direito Tributário: Definição e conteúdo: noção de tributo e suas espécies. Fontes do Direito Tributário: Fontes Primárias e Fontes Secundárias. O Sistema Constitucional Tributário Brasileiro. Vigência e aplicação da Legislação Tributária. Direito Penal e Processual Penal: Aplicação da Lei Penal. Do Crime. Da Ação Penal. Do processo sem geral: Da Prova, Da Prisão, Da Liberdade Provisória. Dos Processos Especiais: Do processo Sumário. Dos Recursos em Geral.

Bibliografia:

Livros e publicações específicos da área.

CONTADOR

Conceitos básicos de contabilidade. Princípios Fundamentais de Contabilidade. Patrimônio. Componentes patrimoniais: ativo, passivo e patrimônio líquido. Equação fundamental do patrimônio. Fatos contábeis e as respectivas variações patrimoniais. Contas: patrimoniais e de resultado. Conceito de despesas, receitas e resultado. Conceito de débito e crédito. Método das Partidas Dobradas. Provisões. Orçamentos. Balancetes de verificação. Principais livros fiscais e comerciais. As contas do Balanço Patrimonial: Conceito, objetivo, periodicidade e elaboração. Ativo e passivo como aplicação e fontes de recursos. Grupos de contas: significados, de cada grupo das contas. Classificação das contas nos grupos. Critérios de avaliação das contas. Demonstração do Resultado do Exercício: Conceito, objetivo, periodicidade e elaboração. Elementos da demonstração, apropriações, pelo regime de competência, de receitas e despesas, antecipações e diferimentos. Destinação do resultado do exercício. Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos - DOAR. Interpretação do aumento ou diminuição do capital circulante líquido. Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. Notas Explicativas às demonstrações contábeis. Conceito, objeto e regime. Orçamento - conteúdo e forma da proposta orçamentária. Exercício financeiro. Créditos adicionais. Dívida flutuante e fundada. Controle da execução orçamentária. Receita e despesas públicas: conceitos e estágios. Receita e despesa extra-orçamentária. Escrituração. Apuração do resultado financeiro e econômico. Inventário: objeto e classificação. Balancetes mensais de receita e despesa. Balanços. Conceitos básicos. Análise horizontal e vertical das demonstrações contábeis. Análise por quocientes. Análise da situação financeira, por índices: solvência e liquidez. Análise da situação econômica - indicadores de rentabilidade: rentabilidade de vendas, do capital Próprio e do ativo total. Margens: bruta , operacional e líquida. Prazos médios de contas a receber e de fornecedores, índice de cobertura das despesas financeiras. Rotação de estoques , contas a receber, contas a pagar, ativo imobilizado e ativo total. Análise da estrutura patrimonial: grau de imobilização do ativo, dos recursos próprios, e de endividamento. Participação de capital próprio. Interpretação dos indicadores financeiros, econômicos e patrimoniais.

Bibliografia:

Livros e publicações específicos da área.

TÉCNICO NÍVEL SUPERIOR EM GESTÃO

Conceito de administração pública. Princípios da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. A probidade na administração pública. Pessoas alcançadas pela Lei de Improbidade Administrativa. A responsabilidade do servidor público. Regime Jurídico Único. Licitação (Lei Federal n° 8.666/93). Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n.° 101/2000).

Bibliografia:

Livros e publicações específicos da área.

PARTE ESPECÍFICA

NÍVEL SUPERIOR EM SAÚDE

TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR EM SAÚDE - NUTRICIONISTA

Composição química dos alimentos. Digestão de alimentos. Absorção e metabolismo de nutrientes. Alimentação e nutrição de: Lactente; Pré-escolar; Adolescente; Adulto; Gestante; Nutriz. Conduta nutricional em: Gastrite; Úlcera péptica; Diarréias agudas e crônicas; Obstipação; Insuficiência hepática; Disbetes Mellitus; Obesidade e magreza; Doenças e cardiovasculares; Desnitrição na infância. Critérios de avaliação nutricional: Clínico; Bioquímico; Antropométrico (peso x altura, peso x altura x idade, pregas cutâneas). Padrões de referência em avaliação nutricional: National Center Health Statistical - NCHS; Santo André - Classe IV - Marcondes; Inquéritos dietéticos. Doenças carenciais. Vigilância alimentar e nutricional. Políticas de Saúde no Brasil. História e organização atual.

Bibliografia

Publicações e Livros técnicos específicos da área.

MÉDICO ATENÇÃO BÁSICA - PEDIATRA

Indicadores de mortalidade perinatal, neonatal e infantil, Crescimento e desenvolvimento: desnutrição, obesidade e distúrbios do desenvolvimento neuro-psicomotor, Imunizações: ativa e passiva, Alimentação do recém-nascido e lactente: carências nutricionais, desvitaminoses. Patologia do lactente e da criança: Distúrbios cárdio-circulatórios: Cardiopatias congênitas, Choque, Crise Hipertensiva, Insuficiência cardíaca, Reanimação cardiorrespitória. Distúrbios respiratórios: Afecções de vias aéreas superiores, Bronquite, bronquiolite, Estado de mal asmático, Insuficiência respiratória aguda, Pneumopatias agudas e derrames pleurais. Distúrbios metabólicos e endócrinos: Acidose e alcalose metabólicas, Desidratação aguda, Diabetes mellitus, Hipo e hipertireoidismo, Insuficiência supra-renal. Distúrbios neurológicos: Coma, Distúrbios motores de instalação aguda, Estado de mal convulsivo. Distúrbios do aparelho urinário e renal: Glomerulopatias, Infecções do trato urinário, Insuficiência renal aguda e crônica, Síndrome hemolítico-urêmica, Síndrome nefrótica. Distúrbios onco-hematológicos: Anemias carenciais e hemolíticas, Hemorragia digestiva, Leucemias e tumores sólidos, Síndromes hemorrágicas. Patologia do fígado e das vias biliares: Hepatites virais, Insuficiência hepática. Doenças Infecto-contagiosas: AIDS, Diarréias agudas. Doenças infecciosas comuns da infância. Estafilococcias e estreptococcias. Infecção hospitalar. Meningoencegalites virais e fúngícas. Sepse e meningite de etiologia bacteriana. Tuberculose. Viroses respiratórias. Acidentes: Acidentes por submersão. Intoxicações exógenas agudas.

Bibliografia

Publicações e Livros técnicos específicos da área.

MÉDICO ATENÇÃO BÁSICA - GINECOLOGISTA/OBSTETRA

Medicina Social Preventiva: A medida da saúde coletiva: mortalidade, morbidade e indicadores de saúde. Estrutura Epidemiológica: ambiente, agente etiológico, o suscetível e as doenças. Mecanismos de transmissão de doenças: Conceitos, saída do agente, entrada em um novo hospedeiro, transmissão direta, transmissão e prevenção de doenças mais freqüentes. Imunização. Vigilância Epidemiológica. Doenças crônico degenerativas. Atenção primária em saúde. Enfoque de risco e planejamento de ações de saúde. Políticas de saúde no Brasil: História e Organização.

Clínica Médica: Doença pulmonar obstrutiva crônica. Antimicrobianos e infecções bacterianas. Parasitoses intestinais (inclusive esquistossomose). Constipação intersticial e diarréia. Diabetes mellitus. Alcoolismo. Anemias. Tuberculose. Específica: Distúrbios menstruais: endocrinologia sexual feminino. Dimenorréia. Tensão Pré-menstrual. Climatério. Infecções pélvicas. Endomeriose. Prolapso genital. Tumores de útero. Prevenção do câncer ginecológico. Tumores no ovário. Patologia maligna da mama. Assistência Pré-natal. Orientação à gestante. Contrações uterinas. Diagnóstico do trabalho de parto. Quadros hemorrágicos do pós-parto. Abortamento: formas clínicas e diagnóstico. Prenhêz ectópica. Doenças troflobásticas gestacional. Inserção anômala da placenta. Placenta prévia. Deslocamento prematuro da placenta. Doença hipertensiva específica da gravidez. Hipertensão arterial e gravidez.

Bibliografia

Publicações e Livros técnicos e específicos da área.

MÉDICO ESPECIALISTA - PSIQUIATRA

Medicina Social Preventiva: A medida da saúde coletiva: mortalidade, morbidade e indicadores de saúde. Estrutura Epidemiológica: ambiente, agente etiológico, o suscetível e as doenças. Mecanismos de transmissão de doenças: Conceitos, saída do agente, entrada em um novo hospedeiro, transmissão direta, transmissão e prevenção de doenças mais freqüentes. Imunização. Vigilância Epidemiológica. Doenças crônico degenerativas. Atenção primária em saúde. Enfoque de risco e planejamento de ações de saúde. Políticas de saúde no Brasil: História e Organização.

Clínica Médica: Doença pulmonar obstrutiva crônica. Antimicrobianos e infecções bacterianas. Parasitoses intestinais (inclusive esquistossomose). Constipação intersticial e diarréia. Diabetes mellitus. Alcoolismo. Anemias. Tuberculose. Específica: Anamnese psiquitríca: relação médico-paciente. Neuroses. Personalidades psicopáticas. Esquizofrenia. Psicose maníaco-depressiva. Alcoolismo e outras dependências. Oligofrenia. Demências Psicoses orgânicas e sistomáticas. Neurolépticos. Ansiolíticos. Antidepressivos.

Bibliografia

Publicações e Livros técnicos e específicos da área

MÉDICO ESPECIALISTA - CARDIOLOGISTA

Medicina Social Preventiva: A medida da saúde coletiva: mortalidade, morbidade e indicadores de saúde. Estrutura Epidemiológica: ambiente, agente etiológico, o suscetível e as doenças. Mecanismos de transmissão de doenças: Conceitos, saída do agente, entrada em um novo hospedeiro, transmissão direta, transmissão e prevenção de doenças mais freqüentes. Imunização. Vigilância Epidemiológica. Doenças crônico degenerativas. Atenção primária em saúde. Enfoque de risco e planejamento de ações de saúde. Políticas de saúde no Brasil: História e Organização.

Clínica Médica: Doença pulmonar obstrutiva crônica. Antimicrobianos e infecções bacterianas. Parasitoses intestinais (inclusive esquistossomose). Constipação intersticial e diarréia. Diabetes mellitus. Alcoolismo. Anemias. Tuberculose. Específica: Anatomia e fisiologia do aparelho cardiovascular. Semiologia do aparelho cardiovascular. Métodos diagnósticos: eletrocardiografia, ecocardiografia, medicina nuclear, hemodinâmica, ressonância magnética, radiologia. Cardiopatias congênitas cianóticas e acianóticas: diagnóstico e tratamento. Hipertensão arterial. Isquemia miocárdica. Síndromes clínicas crônicas e agudas: fisiopatologia, diagnóstico, tratamento e profilaxia. Doença reumática. Valvopatias. Diagnóstico e tratamento. Miocardiopatias. Diagnóstico e tratamento. Insuficiência cardíaca congestiva. Doença de Chagas. Arritmias cardíacas. Diagnóstico e tratamento. Distúrbios de condução. Marca-passos artificiais. Endocardite infecciosa. Hipertensão pulmonar. Síncope. Doenças do pericárdio. Doenças da aorta. Embolia pulmonar. Cor pulmonar. Patologias sistêmicas e aparelho cardiovascular. Infecções pulmonares.

Bibliografia

Publicações e Livros técnicos e específicos da área.

MÉDICO ESPECIALISTA - ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA

Medicina Social Preventiva: A medida da saúde coletiva: mortalidade, morbidade e indicadores de saúde. Estrutura Epidemiológica: ambiente, agente etiológico, o suscetível e as doenças. Mecanismos de transmissão de doenças: Conceitos, saída do agente, entrada em um novo hospedeiro, transmissão direta, transmissão e prevenção de doenças mais freqüentes. Imunização. Vigilância Epidemiológica. Doenças crônico degenerativas. Atenção primária em saúde. Enfoque de risco e planejamento de ações de saúde. Políticas de saúde no Brasil: História e Organização.

Clínica Médica: Doença pulmonar obstrutiva crônica. Antimicrobianos e infecções bacterianas. Parasitoses intestinais (inclusive esquistossomose). Constipação intersticial e diarréia. Diabetes mellitus. Alcoolismo. Anemias. Tuberculose. Específica: Histologia histopatologia e embriologia do aparelho locomotor. Fisiologia e mineralização do osso. Anatomia do aparelho locomotor. Semiologia e propedêutica do aparelho locomotor. Biomecânica. Doenças osteo-metabólicas. Infecção osteo‑articular. Tromboembolismo. Anomalias congênitas do membro superior. Anomalias congênitas da coluna vertebral. Anomalias congênitas do membro inferior. Displasias. Líquido sinovial. Artrites. Tendinites e tenosinovites. Bursites. Sinovites. Gota. Osteocondrites. Osteonecrose. Miosites. Espondilites. Entesopatias. Artrose. Artrites. Patologias degenerativas do aparelho locomotor. Síndromes compressivas neurológicas. Paralisia cerebral. Tumor ósseo maligno. Tumor ósseo benigno. Pseudotumores. Doença de Paget. Síndromes compartimentais. aralisia obstétrica. Artrogripose. Síndromes que envolvem o aparelho locomotor. Necrose, avascular. Patologias da fise. Deformidades de eixo dos membros inferior e superior. Desvios da coluna vertebral. Lombalgia e lombociatalagia. Hérnia discal. Espondilólise. Espondilolistese. Estenose de canal vertebral. Discrepância de comprimento dos membros. Deformidades adquiridas do pé. Metatarsalgia. Marcha normal. Distúrbios da marcha. Amputações. Artroscopia. Artroplastia. Enxertia óssea e cutânea. Cintilografia óssea. Radiologia ortopédica. Tomografia computadorizada do esqueleto. Ressonância magnética osteoarticular. Lesões nervosas relacionadas e hanseníase. Lesões traumáticas dos nervos periféricos. Tratamento de deformidades e seqüelas da hanseníase. Lesões ortopédicas relacionadas ao diabetes. Pé diabético. Consolidação das fraturas. Cicatrização tendinosa e ligamentar. Biomecânica das fraturas. Classificação das fraturas. Fraturas expostas. Atendimento ao politraumatizado. Fraturas por arma de fogo. Fraturas patológicas. Fratura por estresse. Gangrena gasosa. Complicações das fraturas e das luxações. Tromboembolismo. Infecção pós-traumática. Fixação interna das fraturas. Fixação externa. Métodos de tratamento de fraturas e luxações. Técnica AO. Princípios de osteossíntese. Planejamento pré-operatório. Fraturas e luxações do membro inferior. Fraturas e luxações da pelve. Fraturas e luxações da cintura escapular. Fraturas e luxações do membro superior. Fraturas e luxações da coluna vertebral. Lesões meniscais. Lesões ligamentares. Lesões tendinosas. Instabilidade articular. Luxação, recidivante. Fraturas na criança. Descolamento epifisário. Trauma fisário. Fratura em galho verde. Fratura subperióstica. Deformidade plástica. Fratura obstétrica. Síndrome da criança espancada.

Bibliografia

Publicações e Livros técnicos e específicos da área.

PARTE ESPECÍFICA

NÍVEL SUPERIOR EM ASSISTÊNCIA

TÉCNICO NÍVEL SUPERIOR EM ASSISTÊNCIA - ASSISTENTE SOCIAL

Historia do Serviço Social no Brasil, Serviço Social: clientela, instituições e metodologia; Política nacional de assistência social; Política de proteção à criança, ao adolescente, ao idoso e à pessoa portadora de deficiência; Conselhos paritários; Políticas de Saúde no Brasil - História e Organização atual.

Bibliografia:

IAMAMOTO, Marilda Vilela; CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: Esboço de uma interpretação histórico-metodológica. Parte II. Capítulos I, II, III e IV. São Paul: Cortez, 1982. SANTOS, Leila Lima. Textos de Serviço Social. Partes 2, 3, 4, 5 e 6. São Paulo: Cortez, 1993. SOUZA, Maria Luiza de. Serviço Social e instituição. São Paulo: Cortez, 1985. CAMPOS, Edval, Bernardino e MACIEL, Carlos Albeto Batista. Conselhos Paritários: o enigma da participação e da construção democrática. In: Serviço Social e Sociedade n.° 55 - ano XVIII - Novembro 1997, São Paulo: Cortez. COÊLHO, Ailta Barros de Souza Ramos. Política de Proteção à infância e adolescência e descentralização. In: Serviço Social e Sociedade n.° 60 - Ano XX - julho 1999, São Paulo: Cortez. Lei Federal n.° 8742, de 07 de dezembro de 1993 (Lei Orgânica de Assistência Social - LOAS). Lei Federal n.° 8069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente). Lei Federal n.° 7853, de 24 de outubro de 1989. Lei Federal n.° 8842, de 4 de janeiro de 1994.

TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR EM ASSISTÊNCIA - PSICÓLOGO

Orientação Educacional e Profissional de Acompanhamento a Psicoterapia: Classificação dos métodos de aconselhamento; Psicopatogia: Bordeline; Psicoses orgânicas; Psiconeuroses endógenas; Psicoses afetivas; Esquizofrenias; Neuroses; Distúrbios de personalidades; Toxicomanias; Oligofrenia; Psicopatia; Sociopatia; Alcoolismo; Alucinações; Delírios. O Processo Psicodiagnóstico: Entrevistas; Aplicações de testes; Testes. Hora de jogo; Devolução. Tratamento dos problemas de aprendizagem; Psicoterapia focal e psicoterapia breve de fundamentação psiconalística: teoria, técnica, objetivos e limitações da psicoterapia breve. Noções do aparelho psíquico: mecanismos de defesa, transferência e contratransferência, recalque, pulsão, desejo, sintomas, interpretação dos sonhos, etapas da evolução psicossexual, latência, puberdade e adolescência, diagnóstico funcional da psicopatologia. Grupos: teoria e técnica. Políticas de Saúde no Brasil: História e organização atual.

Bibliografia

KUSNETZOFF, Juan Carlos. Introdução à Psicopatologia Psicanalítica. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. KNOBEL, Maurício. Psicoterapia Breve. São Paulo: EPU. 1986. ROZA, Luiz Alfredo Garcia. Freud e o Inconsciente. 4 Ed. Rio de Janeiro, Jorge Zahas, 1988. PAIN, Sara. Diagnóstico e Tratamento dos Problemas de Aprendizagem. 4 Ed. Porto Alegre: Artes Médicas.

PARTE ESPECÍFICA

NÍVEL SUPERIOR EM MAGISTÉRIO

PEDAGOGO - SUPERVISOR PEDAGÓGICO

Supervisão escolar no contexto sócio-político educacional brasileiro; A prática da supervisão e as metodologias da Educação Infantil e ensino fundamental; A prática da supervisão no processo de alfabetização; Supervisão e currículo; Supervisão e avaliação do ensino; Supervisão e treinamento de recursos humanos; Supervisão e a relação professor/aluno; Projeto político pedagógico da escola; A aprendizagem num enfoque psicológico; Planejamento escolar, uma perspectiva transformadora; Especialista da educação em questão.

Bibliografia

FERREIRO, Emília e outros. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1985. FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 1982. MINAS GERAIS/SEE - PUP - EDUC. Novas proposta curriculares, instrumento de preparação para cidadania. Belo Horizonte: SEE, 1987. SILVA, Maria Aparecida; GARCIA, Daesy Freire. Alternativa para supervisão educacional a nível de unidade escolar. In Informativo MAI de Ensino. Belo Horizonte: Lancer, n.° 178, outubro de 1990. ARROYO, Miguel. Da escola carente: escola possível. São Paulo: Loyola, 1986. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1982. SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez, 1986. CECCON, Claudius; OLIVEIRA, Miguel Darcy; ROSYSKA, D. A vida da escola e a escola da vida. Ed. Vozes, 1985. MELLO, Guiomar Namo. Magistério de 1° Grau: competência técnica ao compromisso político. São Paulo: Cortez, 1982. FREIRE, Madalena et al. Paixão de Aprender. Petrópolis: Vozes, 1992.

ANEXO II

CARGOS, PROVAS E NÚMERO DE QUESTÕES

Cargos

Provas

Número de Questões

Auxiliar de Serviços Gerais

Auxiliar de Serviços Públicos

Teste Dirigido

20

Oficial de Serviços Públicos

Teste Dirigido

20

Condutor de Veículos

Condutor de Máquinas Pesadas

Teste Dirigido

20

Cód. Nac. Trânsito

05

Agente em Assistência Social

Português

20

Matemática

20

Conhec. Gerais

10

Assistente Administrativo

Assistente Educacional

Português

20

Matemática

10

Conhec. Gerais

10

Noções de Inform.

10

Técnico de Nível Médio em Radiologia

Técnico Nível Médio em Saúde - Téc. Enfermagem

Técnico Nível Médio em Saúde - Téc. Pat. Clinica

Técnico Administrativo - Téc. Contabilidade

Téc. Administrativo - Téc. Processamento de Dados

Português

20

Matemática

10

Conhec. Gerais

05

Específica

15

Técnico de Nível Superior em Gestão

Português

20

Matemática

10

Conhec. Gerais

10

Noções Adm. Pub.

10

Técnico de Nível Superior - Advogado

Técnico de Nível Superior - Contador

Médico Especialista

Médico Atenção Básica

Téc. Nível Superior em Assistência - Assist. Social

Téc. Nível Superior em Assistência - Psicólogo

Pedagogo - Supervisor Pedagógico

Téc. Nível Superior em Saúde - Nutricionista

Português

20

Matemática

10

Conhec. Gerais

05

Específica

15