Prefeitura de Araucária - PR

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAUCÁRIA

ESTADO DO PARANÁ

EDITAL N° 009/2008 - SMRH

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE ARAUCÁRIA, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o disposto nas Leis Municipais nºs 1703/2006, 1704/2006 e 1769/2007

TORNA PÚBLICO

que estarão abertas as inscrições para o CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS ESPECÍFICAS, destinado ao provimento de Cargos do Município de Araucária no REGIME ESTATUTÁRIO, para o Quadro Setorial da Saúde Pública, que se regerá de acordo com as instruções especiais que ficam fazendo parte integrante deste Edital.

TÍTULO I

1. DOS CARGOS, REGIME DE TRABALHO, NÚMERO DE VAGAS E REMUNERAÇÃO

GRUPO DE PROFISSIONAIS UNIVERSITÁRIOS DA SAÚDE

CARGO

N° DE VAGAS (*)

JORNADA DE TRABALHO (horas semanais)

Remuneração Básica R$

Insalubridade R$

TOTAL BRUTO R$

BIÓLOGO

01

40

2.307,80

346,17

2.653,97

ENFERMEIRO

01

30

2.125,20

318,78

2.443,98

FARMACÊUTICO (**)

Formação de cadastro de reserva

40

2.307,80

346,17

2.653,97

FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO

01

20

1.802,84

270,42

2.073,26

FISIOTERAPEUTA

01

30

2.125,20

318,78

2.443,98

FONOAUDIÓLOGO

01

20

1.802,84

270,42

2.073,26

CIRURGIÃO DENTISTA

01

20

1.907,87

286,18

2.194,05

PSICÓLOGO (**)

Formação de cadastro de reserva

20

1.802,84

270,42

2.073,26

(**) Para formação de cadastro de reserva.

GRUPO DE ESPECIALISTAS DA SAÚDE

CARGO

N° DE VAGAS (*)

J TRABALHO (horas semanais)

Remuneração Básica R$

Gratificação R$

Insalubridade R$

TOTAL BRUTO R$

MÉDICO CARDIOLOGISTA PEDIÁTRICO

01

20

1.907,87

1.760,00

286,18

3.954,05

MÉDICO CIRURGIÃO GERAL

01

20

1.907,87

1.760,00

286,18

3.954,05

MÉDICO DERMATOLOGISTA

01

20

1.907,87

1.760,00

286,18

3.954,05

MÉDICO ENDOCRINOLOGISTA

01

20

1.907,87

1.760,00

286,18

3.954,05

MÉDICO ENDOCRINOLOGISTA PEDIÁTRICO

01

20

1.907,87

1.760,00

286,18

3.954,05

MÉDICO NEUROLOGISTA

01

20

1.907,87

1.760,00

286,18

3.954,05

MÉDICO NEUROLOGISTA PEDIÁTRICO

01

20

1.907,87

1.760,00

286,18

3.954,05

MÉDICO PNEUMOLOGISTA

01

20

1.907,87

1.760,00

286,18

3.954,05

MÉDICO UROLOGISTA

01

20

1.907,87

1.760,00

286,18

3.954,05

GRUPO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE

CARGO

N° DE VAGAS (*)

JORNADA DE TRABALHO (horas semanais)

Remuneração Básica R$

Insalubridade R$

TOTAL BRUTO R$

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

01

40

1.240,99

186,14

1.427,13

GRUPO DE AUXILIAR DE SAÚDE

CARGO

N° DE VAGAS (*)

JORNADA DE TRABALHO (horas semanais)

Remuneração Básica R$

Insalubridade R$

TOTAL BRUTO R$

AUXILIAR DE CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO

01

40

888,83

133,32

1.022,15

GRUPO DE GESTÃO INSTITUCIONAL

CARGO

N° DE VAGAS (*)

JORNADA DE TRABALHO (horas semanais)

Remuneração Básica R$

Gratificação R$

Insalubridade R$

TOTAL BRUTO R$

ADMINISTRADOR

01

40

2.087,80

-

-

2.087,80

(*) Condicionada à disponibilidade orçamentária e financeira do exercício em que se dará a nomeação.

TÍTULO II

2. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DOS CARGOS

2.1 OS PROFISSIONAIS DEVERÃO:

· Exercer as atividades de acordo com o preconizado pelo Conselho de Classe.

· Cumprir as normas emanadas pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos da Prefeitura do Município de Araucária e as da respectiva Secretaria a que será lotado.

· Os profissionais lotados na Secretaria Municipal de Saúde deverão realizar atividades que estejam de acordo com a Política Nacional de Saúde preconizada pelo Ministério de Saúde.

· As atividades poderão ser realizadas em regime de plantão, com atendimento de urgência e emergência em sua área técnica.

· Atender o perfil profissiográfico nos termos do anexo IV da Lei Municipal Nº 1704/06, parte integrante deste Edital (Anexo I).

TÍTULO III

3. DA INSCRIÇÃO, DA TAXA, DO REQUERIMENTO E DEMAIS EXIGÊNCIAS NO ATO

3.1 O pedido de inscrição será efetuado exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico www.araucaria.pr.gov.br.

3.2 Não será aceita inscrição por via postal, fax ou correio eletrônico.

3.3 Antes de efetuar a inscrição, o interessado deverá conhecer este Edital na íntegra e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a investidura no cargo pleiteado, sendo que o pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, nem haverá isenção total ou parcial, salvo em caso de anulação plena deste Concurso Público.

3.4 Para efetuar a inscrição, é indispensável o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato, em situação regular na Receita Federal.

3.5 O período de inscrição será efetuado das 08 horas do dia 22 de abril de 2008 às 18 horas do dia 05 de maio de 2008, devendo o candidato preencher, obrigatoriamente, de forma completa e correta todos os campos da ficha de solicitação de inscrição, fazer a conferência das informações, imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de inscrição em qualquer agência bancária do território nacional, ou pela Internet via "bankline" até, inclusive, o dia 06 de maio de 2008.

3.6 A inscrição no Concurso Público implica, desde logo, o conhecimento e tácita aceitação pelo candidato de todas as condições estabelecidas neste Edital, devendo declarar na ficha de solicitação de inscrição que tem ciência e aceita que quando convocado deverá entregar todos os documentos comprobatórios exigidos para o cargo, por ocasião da nomeação.

3.7 O boleto bancário referido no item 3.5 (três ponto cinco) deverá ser impresso pelo candidato, após a conclusão do preenchimento da ficha de solicitação de inscrição.

3.8 O valor da taxa de inscrição será:

3.8.1 Grupo de Profissionais Universitários da Saúde - R$ 100,00 (Cem Reais);

3.8.2 Grupo de Especialistas da Saúde - R$ 100,00 (Cem Reais);

3.8.3 Grupo de Gestão Institucional - 100,00 (Cem Reais);

3.8.4 Grupo de Assistência à Saúde - R$ 70,00 (Setenta Reais);

3.8.5 Grupo de Auxiliar de Saúde - R$ 50,00 (Cinqüenta Reais).

3.9 As inscrições serão indeferidas:

3.9.1 Se for efetuado o pagamento após a data citada no item 3.5 (três ponto cinco);

3.9.2 No caso do pagamento da taxa de inscrição ser realizado com cheque que venha a ser devolvido, por qualquer motivo, a Comissão Especial do Concurso Público, além do indeferimento, reserva-se ao direito de tomar as medidas legais cabíveis.

3.10 É de competência da Comissão, através de sua Presidência, o indeferimento das inscrições que não atenderem às exigências do presente Edital. As inscrições indeferidas serão afixadas no Saguão do Paço Municipal de Araucária e divulgadas no site www.araucaria.pr.gov.br a partir do dia 14 de maio de 2008.

3.11 O Candidato poderá recorrer do indeferimento da inscrição, mediante requerimento devidamente fundamentado, dirigido ao Presidente da Comissão Especial de Concurso, protocolando-o até às 16h 30min do dia 16 de maio de 2008, no andar térreo do Paço Municipal de Araucária.

3.12 A Comissão não se responsabiliza por solicitação de inscrição via Internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

3.13 Não será aceita inscrição condicional ou extemporânea.

3.14 A inscrição somente será considerada confirmada após a identificação eletrônica do pagamento da taxa.

3.15 O comprovante de pagamento da inscrição deverá ser mantido em poder do candidato, devendo ser apresentado quando houver necessidade.

3.16 As informações prestadas no pedido de inscrição via Internet serão de exclusiva responsabilidade do candidato, dispondo a Comissão Especial do Concurso Público do direito de excluir do certame o candidato que não preencher o formulário de forma completa e correta, pressupondo-se, pela formalização desses atos, o conhecimento pormenorizado deste Edital, com a conseqüente aceitação de todos os seus termos.

3.17 A declaração falsa ou inexata de dados constantes da Ficha de Inscrição acarretará em insubsistência da inscrição, nulidade de aprovação e/ou da classificação, além da perda dos direitos, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis.

3.18 A efetivação da inscrição implica a sujeição deste Edital em todos os seus termos.

3.19 Não deverão se inscrever candidatos que já foram servidores públicos do Município de Araucária dispensados por justa causa, exonerados por inaptidão ao cargo em Avaliação de Estágio Probatório e/ou demitidos após conclusão de Inquérito Administrativo Disciplinar.

3.20 Caso haja efetivação da inscrição em mais de um cargo, será considerada apenas a última.

TÍTULO IV

4. DA PROVA

4.1 A Prova de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, realizar-se-á no dia 01 de junho de 2008, com início às 09 horas e término às 12 horas. O ensalamento e local da prova será divulgado pelo site www.araucaria.pr.gov.br a partir do dia 20 maio de 2008.

4.1.1 Em hipótese alguma será fornecido o ensalamento ou resultado da classificação obtida no concurso via telefone.

4.1.2 Será de exclusiva responsabilidade do candidato a verificação do local da prova.

4.2 Os candidatos deverão apresentar-se no local da prova com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do início previsto no item 4.1 (quatro ponto um).

4.3 Os candidatos deverão apresentar-se para a Prova de Conhecimentos munidos de:

4.3.1 comprovante de inscrição do concurso;

4.3.2 documento original de identidade;

4.3.3 caneta esferográfica com tinta azul ou preta, escrita grossa.

4.3.3.1 O candidato impossibilitado de apresentar, no dia da aplicação da Prova de Conhecimentos, cédula de identidade original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar boletim de ocorrência de órgão policial em conjunto com outro documento oficial que contenha fotografia e assinatura.

4.4 Constarão na Prova de Conhecimentos 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas cada, das quais somente uma será aceita como resposta.

CARGO

QUESTÕES

PESO POR QUESTÃO

MÉDICOS

05 (cinco) Língua Portuguesa

0,22

10 (dez) Saúde Pública

0,22

10 (dez) Clínica Médica

0,22

15 (quinze) Conhecimentos Específicos

0,30

ADMINISTRADOR

10 (dez) Língua Portuguesa

0,20

05 (cinco) Raciocínio Lógico Matemático

0,20

25 (vinte e cinco) Conhecimentos Específicos

0,28

DEMAIS CARGOS

05 (cinco) Língua Portuguesa

0,20

10 (dez) Saúde Pública

0,20

25 (vinte e cinco) Conhecimentos Específicos

0,28

4.4.1 Os conteúdos programáticos e/ou as referências bibliográficas estão contidos no Anexo II deste Edital.

4.5 O candidato deverá transcrever as respostas da Prova de Conhecimentos para a Folha de Respostas, que será o único instrumento válido para a sua correção, sendo que o prejuízo advindo do preenchimento incorreto será de inteira responsabilidade do candidato.

4.6 O candidato que deixar de assinar a Folha de Respostas e/ou a Lista de Presença será eliminado do Concurso Público.

4.7 Não será permitida, sob nenhuma hipótese, a entrada de candidatos no local da prova:

a) após o horário previamente determinado;

b) portando celular, aparelhos de som, calculadoras de quaisquer espécie, livros, cadernos e outros materiais de consulta;

c) acompanhados de crianças ou mesmo de adultos.

4.7.1 Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação da prova em razão do afastamento de Candidato da sala de prova.

4.7.2 A Candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova deverá levar um acompanhante responsável pela guarda da criança que ficará em sala reservada para essa finalidade.

4.7.3 Todos os pertences pessoais do candidato, tais como bolsas, mochilas, pastas, etc., deverão permanecer em local previamente indicado pelo Fiscal em sala, durante a realização da prova.

4.8 Não haverá segunda chamada ou repetição de prova. O candidato não poderá alegar desconhecimento sobre a data, local e horário da realização da prova como justificativa de sua ausência. O não comparecimento à prova, qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência do candidato e resultará na sua eliminação do Concurso Público.

4.9 O gabarito da prova será afixado em Edital no Paço Municipal de Araucária e divulgado no site www.araucaria.pr.gov.br a partir das 14h do dia 02 de junho de 2008.

4.10 O Candidato poderá solicitar anulação de questão ou mudança de gabarito, mediante requerimento devidamente fundamentado com provas pertinentes, dirigido ao Presidente da Comissão Especial de Concurso, protocolando-o até às 16h 30min do dia 04 de junho de 2008, no andar térreo do Paço Municipal de Araucária.

4.11 Requerimentos fora do prazo serão preliminarmente indeferidos.

4.12 Por decisão da Comissão Especial de Concurso, após análise dos recursos realizada pela através da Empresa contratada, há possibilidade de anulação de questão(ões) e, nesta hipótese, cada questão anulada será considerada como respondida corretamente pelos candidatos.

4.13 Considerar-se-á APROVADO o Candidato que obtiver na Prova de Conhecimentos nota igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero) pontos.

4.14 No caso de igualdade de classificação final, dar-se-á preferência sucessivamente ao candidato que:

a) obtiver na Prova Objetiva maior pontuação em Conhecimentos Específicos;

b) tiver idade igual ou superior a sessenta anos, até o último dia de inscrição neste Concurso, conforme artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso;

c) menor idade, considerando ano, mês e dia de nascimento.

4.15 A divulgação do resultado final do Concurso está prevista para o dia 16 de junho de 2008.

4.16 É de responsabilidade da empresa ANFAE - Projetos Educacionais Ltda., a elaboração, a correção da prova, a entrega de gabarito, a análise e a resposta de eventuais recursos de questão(ões) da prova e apresentação do resultado final dos classificados.

TÍTULO V

5. DO EXAME MÉDICO E DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

5.1 O Candidato, quando convocado para nomeação, deverá, obrigatoriamente, submeter-se a Avaliação Física, Mental, Psicológica e Fonoaudiológica, em caráter eliminatório, a ser efetuada pelo Departamento de Saúde Ocupacional do Município de Araucária em local e horário previamente designados, ou se for de sua conveniência, poderá requerer o seu deslocamento para o final de lista, uma única vez, mediante pedido a ser efetuado em formulário próprio, fornecido pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos.

5.1.1 A Avaliação Física, Mental e Fonoaudiológica poderá utilizar-se de todos os recursos disponíveis para avaliação da aptidão ao cargo, conforme anexo IV da Lei Municipal nº 1704/2006.

5.1.2 A Avaliação Psicológica utilizará testes de acordo com as resoluções nºs 25/2001 e 01/2002 do Conselho Federal de Psicologia, sendo esta avaliação de caráter eliminatório, na qual o candidato será considerado indicado ou contra-indicado para o cargo.

5.1.2.1 Não será permitida a saída do candidato do recinto quando estiverem sendo aplicados testes de Avaliação Psicológica.

5.1.2.2 O candidato não poderá levar consigo os cadernos de testes.

5.1.2.3 Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a Avaliação Psicológica.

5.1.3 Será facultado ao candidato considerado CONTRA-INDICADO, e somente a este, solicitar o resultado da Avaliação por meio de entrevista devolutiva, no prazo máximo de 03 (três) dias úteis da data da avaliação, no protocolo geral do Paço Municipal. A entrevista devolutiva ocorrerá em até 5 dias da data do protocolo.

TÍTULO VI

6. DA NOMEAÇÃO E DA POSSE

6.1 A Nomeação fica condicionada ao atendimento dos requisitos básicos para a investidura constante deste Edital e da legislação vigente.

6.2 É vedada a acumulação ilegal de cargos nos termos no art. 37 da Constituição Federal.

6.3 A Nomeação seguirá, rigorosamente, a ordem classificatória no Concurso e atenderá aos requisitos de Aprovação em Exame de Saúde Física, Mental e Psicológica como constam no TÍTULO V do presente Edital.

6.4 Os Candidatos serão convocados para a nomeação através de Edital de chamamento no Diário Oficial do Estado e terão o prazo improrrogável de 10 (dez) dias da publicação, para se apresentarem na Secretaria Municipal de Recursos Humanos, a fim de cumprirem com todas as formalidades exigíveis para a concretização do ato, no prazo supracitado.

6.5 O candidato convocado deverá comparecer na Secretaria Municipal de Recursos Humanos do Município de Araucária, sob pena de eliminação sumária e perda dos direitos decorrentes, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis, devendo apresentar os documentos abaixo relacionados, em fotocópias autenticadas:

a) Cédula de Identidade;

b) CPF em situação regular perante a Receita Federal do Brasil;

c) PIS/PASEP;

d) Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição;

e) Certificado de Reservista (em caso de candidato do sexo masculino);

f) Certidão de Nascimento dos filhos com até 18 anos;

g) Atestado de antecedentes criminais do domicílio;

h) Certidão de Nascimento/Casamento ou Certidão de Óbito (do cônjuge quando for o caso de viúvo(a));

i) Carteira de Vacinação dos filhos menores de 05 (cinco) anos;

j) Carteira de Trabalho (parte da foto, frente e verso, e o último contrato);

k) Diploma e/ou Certificado de conclusão do curso específico;

l) Registro no Conselho de Classe e comprovante de pagamento da anuidade atualizado;

m) Declaração de não acúmulo de cargo, com firma reconhecida (em original fornecida pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos), nos termos no art. 37 da Constituição Federal, sob pena de ser responsabilizado civil e criminalmente;

n) Uma foto 3x4, recente;

o) Declaração de bens ou última declaração de isento.

6.5 A posse dar-se-á nos prazos legais, após a publicação do ato de nomeação no Diário Oficial do Estado, considerando-se eliminado o Candidato que deixar de comparecer no dia, hora e local aprazados, para assinar o termo correspondente.

TÍTULO VII

7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1 É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este concurso no Diário Oficial do Estado e divulgados na internet, no endereço eletrônico www.araucaria.pr.gov.br.

7.2 Não serão fornecidas, por telefone, informações a respeito de datas, locais e horário de realização da prova, bem como resultados do concurso. O candidato deverá observar rigorosamente os editais e os comunicados a serem divulgados conforme o item 7.1 (sete ponto um).

7.3 Durante a aplicação da prova, o candidato que for surpreendido em comunicação com outras pessoas, verbalmente, por escrito ou de qualquer outra forma, bem como utilizando-se de livros, anotações, impressos ou similares, equipamentos eletrônicos de qualquer espécie, estará automaticamente eliminado do Concurso.

7.4 No dia da realização da Prova de Conhecimentos, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação dessa e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao seu conteúdo e/ou critérios de avaliação e de classificação.

7.5 O prazo de validade do presente Concurso é de 02 (dois) anos, contados a partir da data de publicação de sua homologação no Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

7.6 O Concurso obedecerá a ordem rigorosa de classificação, não assegurando ao Candidato aprovado o direito de ingresso automático no Serviço Público Municipal de Araucária, ficando a concretização do ato de nomeação condicionada a disponibilidade orçamentária e financeira e às observâncias das disposições legais pertinentes ao interesse e conveniência da Administração.

7.7 O Candidato aprovado obriga-se a manter atualizado seu endereço perante a Secretaria Municipal de Recursos Humanos do Município de Araucária, sendo considerada como recebida a correspondência remetida para o endereço fornecido, constante dos dados informados na inscrição por ele preenchido, mesmo que devolvido pela Empresa de Correios.

7.8 As Certidões de Aprovação e Classificação dos Candidatos do presente Concurso somente serão fornecidas durante o período de vigência do mesmo, por meio de requerimento efetivado no protocolo geral da Prefeitura.

7.9 Os casos omissos deste Edital serão resolvidos pela Comissão Especial de Concurso Público, nomeada pelo Decreto nº 21.381/2008.

Prefeitura do Município de Araucária, 17 de abril de 2008.

OLIZANDRO JOSÉ FERREIRA
Prefeito do Município de Araucária

RUTH LOMONACO GUIDOTI KASECKER
Presidente da Comissão Especial de Concurso

ANEXO II

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Este anexo faz parte do Edital nº 009/2008 da Prefeitura do Município de Araucária. Diz respeito aos Conteúdos Programáticos para as questões da Prova de Conhecimentos.

Questões que porventura envolvam conteúdos de aspectos legais terão por base a legislação em vigor na data de publicação deste Edital.

O Candidato deve estar atento ao item 4.4 (quatro ponto quatro) do Edital em referência aos conteúdos que serão objeto da Prova de Conhecimentos para cada cargo.

PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA (comum a todos os cargos)

01. Ortografia Oficial: emprego de letras; 02. Separação de Sílabas; 03. Acentuação Gráfica; 04. Acento Indicativo de Crase; 05. Estrutura da Palavra: radicais e afixos; 06. Formação da palavra: composição e derivação; 07. Classes de Palavras: reconhecimento e uso. 08. Substantivo, Adjetivo, Pronome e Verbo. 09. Formas Pronominais de Tratamento. 10. Emprego de Tempos e Modos. 11. Vozes do Verbo. 12. Sintaxe de Colocação. 13. Concordância Verbal e Nominal. 14. Regência Verbal e Nominal. 15. Termos da oração. 16. Predicação Verbal. 17. Estrutura do Período: coordenação e subordinação. 18. Nexos oracionais: valor semântico e sintático das conjunções. 19. Semântica. 20. Sinonímia e Antonímia. 21. Coesão e Coerência. 22. Tipologia e Estrutura de Texto. 23. Variedade Lingüística. 24. Compreensão e Interpretação de Texto.

PROGRAMA DE SAÚDE PÚBLICA (comum a todos os cargos, exceto Administrador)

1. Política Nacional de Saúde; 02. Vigilância em Saúde (Epidemiológica, Ambiental e Sanitária); 03. Saneamento Básico; 04. Educação em Saúde; 05. Atenção Integral à Saúde da Criança; 06. Atenção Integral à Saúde da Mulher; 07. Atenção Integral à Saúde do Adulto; 08. Trabalho em Equipe Multidisciplinar e Multiprofissional; 09. Saúde do Trabalhador; 10. Saúde Mental; 11. Saúde Bucal; 12. Sistema Único de Saúde; 13. Indicadores de Saúde; 14. Registro de Eventos Vitais; 15. Doenças Endêmicas; 16. Noções Básicas de Meio Ambiente e Ecologia; 17. Lei Federal nº 8.080, de 19 de setembro de 1990; 18. Lei Federal nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990; 19. Norma Operacional Básica - NOB 01/91, NOB 01/93 e NOB 01/96; 20. Norma Operacional da Assistência à Saúde - NOAS 01/2001; 21. Emenda Constitucional nº 29; 22. Diretrizes do Pacto pela Saúde; 23. Organização dos Serviços de Saúde no Brasil; 24. Processo de Trabalho em Saúde; 25. Participação e Controle Social no SUS; 26. Gestão de Sistema e Serviços de Saúde; 27. Descentralização e a Municipalização da Saúde no Brasil; 28. Sistema de Informação em Saúde; 29. Regulação em Saúde; 30. Epidemiologia em Saúde Coletiva; 31. Processo Saúde & Doença; 32. Promoção da Saúde e Prevenção das Doenças; 33. Planejamento e Avaliação de Serviços; 34. Política Nacional de Humanização; 35. Ética e Bioética.

PROGRAMA DE CLÍNICA MÉDICA (exclusivo para o Grupo de Especialistas da Saúde)

Manifestações clínicas, diagnóstico, manejo terapêutico e forma de acompanhamento das seguintes doenças: 01. Cardiologia - 1.1 Dislipidemias; 1.2 Doença Arterial Coronariana (Angina, Infarto Agudo do Miocárdio); 1.3 Insuficiência Cardíaca; 1.4 Miocardiopatias; 1.5 Hipertensão Arterial Sistêmica; 1.6 Arritmias Cardíacas (Supraventriculares e Ventriculares); 1.7 Morte Cardíaca Súbita; 1.8 Endocardite Infecciosa; 1.9 Pericardites; 1.10 Embolia Pulmonar e Cor pulmonale; 1.11 Parada Cardiorespiratória e Ressucitação Cardiopulmonar. 2. Dermatologia - 2.1 Alopecias; 2.2 Acne; 2.3 Urticária; 2.4 Psoríase; 2.5 Dermatoviroses, Dermatoses Ectoparasitárias, Micoses, Hanseníase e Leishmaniose Tegumentar Americana; 2.6 Nevos, Dermatoses Pré-cancerosas e Neoplasias; 2.7 Dermatoses Ocupacionais. 3. Endocrinologia - 3.1 Acromegalia/gigantismo, prolactinomas e pan-hipopituitarismo; 3.2 Hipertireoidismo e Hipotireoidismo, Tireoidites, Nódulos Tireoidianos e Neoplasias; 3.3 Diabetes mellitus e suas complicações; 3.4 Doenças ósteo-metabólicas; 3.5 Síndrome de Cushing, Síndromes de Insuficiência Adrenocortical; 3.6 Obesidade e Síndrome Metabólica. 04. Gastroenterologia - 4.1 Doença do Refluxo Gastroesofágico, Esôfago de Barrett e Infecções (Cândida sp, Herpes vírus e Citomegalovírus); 4.2 Síndromes Dispépticas, Doença Ulcerosa Péptica e Helicobacter pylori; 4.3 Síndromes diarreicas, Constipação Intestinal, Doença Inflamatória Intestinal e Síndrome do Intestino Irritável; 4.4 Doença Hepática Gordurosa Não-Alcóolica, Hepatites Virais (agudas e crônicas), Hepatite Alcoólica e Hipertensão Portal; 4.5 Cirrose Hepática e suas complicações (ascite, peritonite bacteriana espontânea, encefalopatia hepática, síndrome hepatorenal e hepatopulmonar, hemorragia digestiva varicosa), Hepatite Fulminante e Carcinoma Hepatocelular; 4.6 Pancreatite aguda e crônica; 4.7 Hemorragia Digestiva Alta e Baixa; 4.8 Neoplasias. 05. Hematologia - 5.1 Anemias; 5.2 Doenças Linfoproliferativas e Mieloproliferativas Malignas; 5.3 Linfomas; 5.4 Mielodisplasias; 5.5 Mieloma Múltiplo; 5.6 Tromboses e Alterações da Coagulação. 06. Nefrologia - 6.1 Síndromes Nefríticas e Nefróticas; 6.2 Insuficiência Renal Aguda e Crônica; 6.3 Alterações do Metabolismo do Sódio, Potássio, Magnésio e Cálcio; 6.4 Nefropatia Diabética e Lúpica; 6.5 Litíase renal; 6.6 Infecção do Trato Urinário. 07. Neurologia - 7.1 Infecções do Sistema Nervoso Central; 7.2 Cefaléias Primárias e Secundárias; 7.3 Epilepsia; 7.4 Parkinsonismo, Tremor, Síndromes Coreicas e Distomias; 7.5 Esclerose Múltipla; 7.6 Acidente Vascular Cerebral (Isquêmico e Hemorrágico); 7.7 Coma. 08. Pneumologia - 8.1 Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e Asma; 8.2 Derrames Pleurais; 8.3 Pneumonias; 8.4 Tuberculose; 8.5 Hipertensão Pulmonar; 8.6 Neoplasias. 09. Psiquiatria - 9.1 Dependência Química; 9.2 Transtornos do Humor; 9.3 Psicoses; 9.4 Transtornos Alimentares; 9.5 Suicídio. 10. Reumatologia - 10.1 Artrite Reumatóide, Lúpus Eritematoso Sistêmico e Esclerose Sistêmica; 10.2 Vasculites Sistêmicas, Miopatias Inflamatórias e Espondiloartropatias Soronegativas; 10.3 Gota; 10.4 Fibromialgia; 10.5 Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT); 10.6 Osteopenia e Osteoporose; 10.7 Artrites Infecciosas. 11. Doenças Infecciosas - 11.1 AIDS; 11.2 Sepse e Choque Séptico; 11.3 Tétano, Celulite/Erisipela e Leptospirose; 11.4 Raiva; 11.5 Doença de Chagas, Malária e Calazar; 11.6 Dengue e Febre Amarela; 11.7 Infecções Fúngicas; 11.8 Calendário Vacinal; 11.9 Antibióticos, Antifúngicos e Antivirais.

PROGRAMA DE RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO (exclusivo para o cargo de Administrador)

Esta prova objetiva medir a habilidade do candidato em entender a estrutura lógica de relações arbitrarias entre pessoas, lugares, coisas, ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura destas relações. Nenhum conhecimento mais profundo de lógica formal será necessário para resolver as questões. As questões das provas poderão tratar das seguintes áreas da matemática: 01. Trigonometria. 02. Álgebra linear. 03. Probabilidades. 04. Combinações, Arranjos e Permutação. 05. Geometria Básica. 06. Regra de Três Simples e Composta. 07. Porcentagem. 08. Sistema Legal de Medidas.

GRUPO DE PROFISSIONAIS UNIVERSITÁRIOS DA SAÚDE

· BIÓLOGO:

01. CITOLOGIA - 1.1 Composição química da célula; 1.2 Componentes citoplasmáticos; 1.3 Núcleo celular; 02. GENÉTICA - 2.1 Genética Molecular - estrutura e funcionamento do DNA e RNA; 2.2 Primeira Lei de Mendel; 2.3 Segunda Lei de Mendel; 2.4 Lei de Morgan; 2.5 Genética de Populações - equilíbrio de Hardy-Weinberg; 03. BOTÂNICA - 3.1 Citologia Vegetal; 3.2 Histologia Vegetal; 3.3 Fisiologia Vegetal; 3.4 Sistemática Vegetal; 04. ZOOLOGIA - 4.1 Principais características dos Reinos Animais; 4.2 Principais métodos reprodutivos nos animais; 4.3 Principais parasitoses em humanos no Brasil; 05. ECOLOGIA - 5.1 Ciclos Biogeoquímicos: Nitrogênio, Carbono, Oxigênio, Água; 5.2 Relações entre os seres vivos; 5.3 Poluição; 5.4 Créditos de Carbono; 5.5 Evolução Humana.

· CIRURGIÃO DENTISTA:

Programa - 01. Ergonomia; 02. Biossegurança; 03. Semiologia; 04. Patologia geral; 05. Promoção de saúde e prevenção das doenças bucais; 06. Diagnóstico das lesões bucais; 07. Diagnóstico e tratamento das doenças periodontais; 08. Diagnóstico e tratamento das doenças da polpa dentária; 09. Princípios básicos de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial; 10. Anestésicos locais e técnicas anestésicas; 11. Noções de primeiros socorros; 12. Odontopediatria; 13. Técnicas e Materiais restauradores em Odontologia; 14. Materiais dentários; 15. Terapêutica; 16. Políticas de Saúde Bucal no Brasil.

· ENFERMEIRO:

Programa - 01. Código de Ética de Enfermagem; 02. Políticas de Saúde do Ministério da Saúde; 03. Doenças infecciosas imunopreviníveis e Programa Nacional de Imunização; 04. Política Integral de Atenção às Urgências; 05. Doenças de notificação compulsória; 06. Suporte Básico de Vida; 07. Suporte Avançado de Vida; 08. Assistência de enfermagem nas urgências clínicas; 09. Consulta de enfermagem e trabalho educativo com grupos; 10. Assistência de enfermagem nas ações de vigilância epidemiológica; 11. Assistência de enfermagem à saúde da mulher; 11. Assistência de enfermagem ao recém-nascido; 12. Assistência de enfermagem à saúde da criança e do adolescente; 13. Assistência de enfermagem ao adulto; 14. Assistência de enfermagem a pacientes em tratamento clínico e cirúrgico; 15. Procedimentos de assepsia e antissepsia; 16. Precauções universais; 17. Fundamentos de enfermagem; 18. Processo de Enfermagem.

· FARMACÊUTICO:

Programa - 01. Biossegurança; 02. Controle e gerenciamento da qualidade: 2.1 Controle de Qualidade: conceito, aspectos gerais, fatores que afetam a qualidade do produto, requisitos para um sistema de qualidade total, auditoria do sistema da qualidade e gestão da qualidade; 2.2 Garantia da qualidade: conceito, princípio da garantia da qualidade, objetivo, requisitos básicos, gestão da qualidade, auditoria da qualidade (finalidade e procedimentos); 03. Epidemiologia: métodos de estudos epidemiológicos (inquérito, investigação). 04. Vigilância epidemiológica: conceito, propósito, funções, coleta de dados e informações, investigação epidemiológica, busca ativa de casos. 05. Análise e gerenciamento de risco: 5.1 Conceito e caracterização do risco sanitário; 5.2 Identificação do dano; dose-resposta; avaliação da exposição; ações corretivas político-administrativas no âmbito do sistema de saúde, serviço e impacto na sociedade (o que fazer, planejamento, procedimentos, avaliação da exposição do risco, conseqüências econômicas, políticas e sociais) incerteza da avaliação; decisão e ação; política da comunicação; 5.3 Identificação do dano e suas causas, diferença entre risco, incerteza e erro; 5.4 Monitoramento dos fatores de risco; 06. Inspeção: 6.1 Aspectos gerais: conceito, finalidade, características, etapas para realização de uma inspeção, procedimentos, processo de condução; 6.2 Tipos de inspeção para fins de certificação, investigação, concessão de autorização de funcionamento de estabelecimento, rotina periódica. 07. Seleção de medicamentos, programação, aquisição, armazenamento, distribuição, prescrição, dispensação, atenção farmacêutica, avaliação e promoção do uso racional de medicamentos, estoque mínimo e estoque máximo; 08. Informação sobre medicamentos; 09. Farmacoeconomia; 10. Farmacovigilância, medicina baseada em evidências. 11. Farmacologia Geral: princípios gerais de farmacocinética, princípios gerais de farmacodinâmica, interações medicamentosas, efeitos adversos; 11.1. Fármacos que atuam sobre o sistema nervoso: hipnóticos, sedativos, antitussígenos, psicotrópicos, anticonvulsivantes, analgésicos, antitérmicos, antiinflamatórios e antihistamínicos; 11.2 Fármacos que atuam sobre o sistema cardiovascular, hematopoiético e renal (SCVHR): cardiovasculares, hematológicos e diuréticos; 11.3. Fármacos que atuam sobre o trato gastrointestinal: antiácidos, colagogos, coloréticos, laxantes e purgantes; 11.4. Fármacos antimicrobianos; 11.5. Fármacos antiparasitários; 11.6. Fármacos antivirais; 11.7. Fármacos contraceptivos. 07. Farmacotécnica: 7.1. Classificação dos medicamentos; 7.2. Vias de transmissão; 7.3. Conservação; 7.4. Dispensação e acondicionamento de medicamentos; 7.5. Formas farmacêuticas; 7.6. Fórmulas farmacêuticas; 7.7. Fundamentos teóricos.

FARMACÊUTICO - BIOQUÍMICO:

Programa - 01. Conhecimentos gerais: 1.1 coleta preservação, transporte e processamento primário das principais amostras biológicas em laboratório de análises clínicas; 1.2 controle de qualidade e estatística em laboratório de análises clínicas; 1.3 biossegurança em laboratório de análises clínicas; 1.4 automação em laboratório de análises clínicas; 1.5 princípios básicos da química clínica: cálculos e reagentes. 02. Soro­Imunologia: 2.1 método diagnóstico em imunologia clínica; 2.2 diagnóstico laboratorial de doenças infecciosas (sífilis, chagas, toxoplasmose e rubéola); 2.3 diagnóstico laboratorial das hepatites virais; 2.4 diagnóstico laboratorial da AIDS; 2.5 diagnóstico laboratorial de doenças autoimunes. 03. Bioquímica: 3.1 avaliação laboratorial da função renal; 3.2 avaliação laboratorial da função hepática; 3.3 avaliação laboratorial da função endócrina; 3.4 avaliação laboratorial da função cardiovascular. 04. Hematologia: 4.1 hematopoiese; 4.2 investigação laboratorial de anemias; 4.3 investigação laboratorial das doenças mieloproliferativas; 4.4 investigação laboratorial das disfunções da hemostasia e coagulação; 4.5 imunohematologia (sistemas sangüíneos e doença hemolítica do recém-nato). 05. Urinálise: 5.1 fisiologia renal; 5.2 doenças renais; 5.3 composição da urina; 5.4 exame físico e químico da urina e correlações clínicas; 5.5 exame microscópico da urina e correlações clínicas. 06. Microbiologia: 6.1 características estruturais metabólicas e patogenicidade de célula bacteriana; 6.2 mecanismo de ação dos antibacterianos; 6.3 exame bacteriológicos da urina, incluindo contagem de colônias; 6.4 principais colorações utilizadas em microbiologia; 6.5 teste de susceptibilidade antimicrobianos; 6.6 cultura, identificação bioquímica de secreções; 6.7 diagnóstico, etiologia, patologia e epidemiologia das micoses. 07. Parasitologia: 7.1 métodos para diagnóstico de helmintíases humanas; 7.2 métodos para diagnóstico de protozooses humanas; 7.3 métodos para diagnóstico de trichomonídeos humanos; 7.4 protozoários emergentes diagnóstico e aspectos gerais. 08. Ética, Bioética e Deontologia em Farmácia Bioquímica.

· FISIOTERAPEUTA:

Programa - 01. Fisioterapia Aplicada à Neurologia: 1.1 neuroanatomia e neurofisiologia; 1.2 avaliação fisioterápica aplicada à neurologia; 1.3 afecções neurológicas e neuromusculares:acidente vascular cerebral, traumatismo cranioencefálico, lesão medular, lesões de nervos periféricos, esclerose múltipla, doença de Parkinson, polineuropatias, doenças do neurônio motor inferior, distúrbios neuromusculares; 1.4 neurologia pediátrica: desenvolvimento motor normal, reflexos neurológicos, paralisia cerebral, espinha bífida, distrofias musculares; 1.5 recursos fisioterápicos: Método Bobath e Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva. 02. Fisioterapia Aplicada à Geriatria: 2.1 anatomia, biologia e fisiologia do envelhecimento; 2.2 propedêutica do idoso; 2.3 aspectos neurológicos, ortopédicos, cardiológicos, pulmonares e reumatológicos do envelhecimento; 2.4 patologias prevalentes na 3ª idade: cardiopatias, vasculopatias, afecções pulmonares, osteoporose e artropatias; 2.5 recursos fisioterápicos: cinesiologia, eletrotermoterapia. 03. Fisioterapia Aplicada à Pneumologia: 3.1 anatomia e fisiologia do sistema pulmonar; 3.2 avaliação fisioterápica aplicada à Pneumologia; 3.3 infecções pulmonares e DPOC; 3.4 recursos fisioterápicos: manobras desobstrutivas, cinesioterapia respiratória, drenagem postural. 04. Fisioterapia Aplicada à Ortopedia e Reumatologia: 4.1 anatomia e fisiologia do Sistema Musculoesquelético; 4.2 propedêutica ortopédica; 4.3 síndromes dolorosas regionais e sistêmicas, doenças degenerativas, doenças inflamatórias do tecido conjuntivo, doenças ortopédicas gerais; 4.4 recursos fisioterápicos. 05. Fisioterapia Preventiva. 06. Ética, Bioética e Deontologia em Fisioterapia.

· FONOAUDIÓLOGO:

Programa - 01. Conceitos básicos da comunicação oral e escrita, voz, fala, audição, linguagem e estruturas que envolvem todos estes processos. 02. Distúrbios da linguagem oral e escrita, suas relações com o sistema nervoso e auditivo. 03. As patologias fonoaudiológicas que compreendem a linguagem oral: atraso de linguagem, afasia, conceitos, etiologias, sintomas, diagnóstico, prognóstico, avaliação e tratamento. 04. As implicações nos distúrbios da linguagem oral e escrita, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. 05. O sistema estomatognático e as interferências na competência da motricidade oral - avaliação e tratamento. 06. O desenvolvimento normal da fala e as patologias fonoaudiológicas: dislalias, disartrias, disfluencias (gagueira). 07. Fundamentação teórica, etiológicas, avaliação e tratamento. 08. Mecanismo de produção vocal, sistema respiratório e de ressonância e as patologias fonoaudiológicas nas disfonias; disfonias neurológicas disfonia infantil, atendimento em grupo ao paciente disfônico, trabalho corporal no atendimento do disfônic. 09. Voz profissional - atuação fonoaudiológica com cantores, teatrólogos, telemarketing, locutores de rádio. Função auditiva: periférica e central. 10. Escala do desenvolvimento normal da audição. 11. Audição normal e patológica: graus e tipos de perda auditivas. 12. Avaliação audiológica e importância dos achados. 13. Diagnóstico. 14. Indicação e seleção de AASI. 15. Desenvolvimento da comunicação do deficiente auditivo. 16. Fonoaudiologia e o trabalho interdisciplinar. 17. Fonoaudiologia e Psiquiatria. 18. Fonoaudiologia e terceira idade.

· PSICÓLOGO:

Programa - 01. Alterações das funções e estruturas psicológicas; 02. Atividades e papel do psicólogo nas unidades escolares e de saúde; 03. Centros de Referência em Assistência Social (CRAS); 04. Desenvolvimento de programas de educação preventiva na área de dependências químicas; 05. Desenvolvimento psicológico e as políticas de saúde de atenção à infância, adolescência, adulto e idoso; 06. Direitos dos pacientes, familiares e equipe na legislação brasileira; 07. Educação em saúde; 08. Elaboração de documentos; 09. Equipe multidisciplinar e interdisciplinar e os encaminhamentos de ações de saúde mental (inclusive preventivas) nas unidades de saúde; 10. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); 11. Ética profissional; 12. Fundamentos de Psicologia Comunitária; 13. Fundamentos de Psicologia Hospitalar, Comunitária, Escolar; 14. Fundamentos de Psicologia Hospitalar; 15. Medidas sócio-educativas; 16. Métodos e técnicas de avaliação psicológica; 17. Procedimentos frente a situações específicas da unidade, demonstrando conhecimento e articulação entre as características específicas do local e das possibilidades de intervenção do psicólogo; 18. Processos psicológicos básicos e seus fundamentos; 19. Psicoterapia breve; 20. Psicoterapia de grupo, individual e combinada; 21. Psicoterapia Familiar e cognitiva; 22. Responsabilidade social e ambiental; 23. Sistema Único de Assistência Social (SUAS); 24. Sistema único de saúde; 25. Teorias e sistemas em Psicologia do Desenvolvimento: a infância e a adolescência; 26. Testes Psicológicos; 27. Transtornos mentais e de comportamento.

GRUPO DE ESPECIALISTAS DA SAÚDE

· MÉDICO CARDIOLOGISTA PEDIÁTRICO:

Programa - 01. Epidemiologia das enfermidades cardiovasculares congênitas e adquiridas do feto ao adolescente; 02. Genética e enfermidades cardiovasculares; 03. Anatomia do coração normal; 04. Fisiologia cardiovascular normal; 05. Análise segmentar das cardiopatias congênitas; 06. Exame clínico cardiovascular normal e nas cardiopatias adquiridas e congênitas; 07. Eletrocardiograma normal e nas cardiopatias adquiridas e congênitas; 08. Radiografia de tórax normal e nas cardiopatias adquiridas e congênitas; 09. Ecocardiografia doppler normal e nas cardiopatias adquiridas e congênitas (pulsada, colorida, tecidual) e as diversas técnicas de estudos ecocardiográficos doppler (transtorácico, ecocardiografia de stress, fetal e transesofágica); 10. Outras modalidades de obtenção de diagnóstico por imagem: ressonância magnética, radioisótopos; 11. Hemodinâmica diagnóstica e intervencionista: indicações para o estudo hemodinâmico angiográfico nas cardiopatias adquiridas e congênitas; posições angiográficas no estudo das enfermidades cardiovasculares; principais indicações para intervenção por cateteres nos defeitos cardiovasculares congênitos; 12. Teste ergométrico na criança; 13. Fisiopatologia dos curtos circuitos esquerdo > direita; 14. Fisiopatologia dos curtos circuitos direito > esquerda; 15. Enfermidades estruturais congênitas (incidência, anatomia, fisiopatologia, exame clínico, exames complementares para diagnóstico tratamento seguimento); 16. Enfermidades estruturais adquiridas: incidência, anatomia, fisiopatologia, exame clínico, exames complementares para diagnóstico, tratamento, seguimento; 17. Farmacologia das drogas cardiovasculares de uso na criança e no adolescente.

· MÉDICO CIRURGIÃO GERAL:

Programa - 01. Princípios básicos da técnica cirúrgica; 02. Fatores de risco no paciente cirúrgico; 03. Cuidados pré e pós-operatórios; 04. Cicatrização e cuidados com a ferida cirúrgica; 05. Infecções e antibioticoterapia em cirurgia; 06. Nutrição em cirurgia; 07. Terapia intensiva em cirurgia; 08. Hemostasia e terapia transfusional; 09. Bases da cirurgia de tireóide e paratireóide, cirurgia torácica, cirurgia vascular, cirurgia urológica, cirurgia de hérnias, cirurgia do aparelho digestivo e de obesidade mórbida; 10. Princípios gerais de oncologia cirúrgica; 11. Abdome agudo não-traumático; 12. Princípios de cirurgia vídeo-laparoscópica; 13. Bases das cirurgias ambulatoriais; 14. Hemorragias digestivas e hipertensão portal; 15. Avaliação inicial e medidas prioritárias de suporte básico e avançado no paciente politraumatizado; 16. Resposta endócrina-metabólica ao trauma; 17. Queimaduras; 18. Choque e falência de múltiplos órgãos; 19. Transplantes de órgãos sólidos e doação de órgãos.

· MÉDICO DERMATOLOGISTA:

Programa - 01. Pele normal: 1.1 Anatomia e fisiologia da pele; 02. Patologia cutânea: 2.1 Fisiopatologia e imunologia cutânea; 03. Alterações morfológicas cutâneas epidermo-dérmicas: 3.1 Erupções eczematozas; 3.2 Erupções eritemato-escamosas; 3.3 Erupções pápulo-nodulares; 3.4 Erupções purpúricas; 3.5 Erupções urticadas; 3.6 Erupções pápulos-pruriginosas; 3.7 Erupções vésico-bolhosas; 3.8 Erupções pustulosas; 3.9 Afecções atrófico-escleróticas; 3.10 Afecções ulcerosas; 3.12 Afecções queratolíticas; 04. Afecções dos anexos cutâneos: 4.1 Foliculares; 4.2 Hidroses; 4.3 Tricoses; 4.4 Onicoses; 05. Alterações do colágeno: 5.1 Afecções do conectivo; 5.2 Afecções da hipoderme; 5.3 Afecções da cartilagem e dos vasos; 06. Infecções e infestações: 6.1 Dermatoses por vírus; 6.2 Dermatoses por Riquétsias; 6.3 Piodermites e outras dermatoses por bactérias; 6.4 Tuberculoses e micobaterioses atípicas; 6.5 Hanseníase; 6.6 Sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis; 6.7 Micoses superficiais; 6.8 Micoses profundas; 6.9 Prototecoses; 6.10 Leishmanioses e outras dermatoses parasitárias; 6.11 Dermatozoonoses; 07. Dermatoses por noxas químicas, físicas e mecânicas: 7.1 Erupções por drogas; 7.2 Reações aos agentes mecânicos, calor e frio; 7.3 Otodermatoses; 7.4 Radiodermites; 08. Inflamações e granulomas não infecciosos: 8.1 Inflamações não infecciosas; 8.2 Granulomas não infecciosos; 09. Dermatoses metabólicas: 9.1 Avitaminoses e dermatoses nutricionais; 9.2 Amiloidose; 9.3 Hialinoses; 9.4 Afecções por alterações do metabolismo dos aminoácidos e purinas; 9.5 Dislipidoses; 9.6 Porfirias; 9.7 Mucopolissacaridoses; 9.8 Alterações do metabolismo do cálcio, ferro, zinco e cobre; 9.9 Alterações cutâneas no diabetes; 10. Afecções psicogênicas, psicossomáticas e neurogênicas; 11. Dermatoses por imunodeficiência: 11.1 Dermatoses por imunodeficiências primárias; 11.2 Síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS); 11.3 Dermatoses por imunodeficiência iatrogênica nos transplantados; 12. Afecções congênitas e hereditárias: 12.1 Síndromes familiares com tumores cutâneos múltiplos; 12.2 Afecções hereditárias da queratinização; 12.3 Doenças bolhosas hereditárias; 12.4 Doenças poiquilodérmicas e displasias ectodérmicas; 12.5 Alterações hereditárias mesenquimais, pigmentares e malformações; 13. Cistos e neoplasias: 13.1 Cistos; 13.2 Nevos organóides; 13.3 Tumores epiteliais benignos; 13.4 Afecções epiteliais pré-malignas e tumores intra-epidérmicos; 13.5 Tumores epiteliais malignos; 13.6 Tumores mesenquimias e neurais; 13.7 Nevos pigmentares e melanomas; 13.8 Leucemias, linfomas, pseudolinfomas; 13.9 Mastocitoses; 13.10 Histiocitoses; 13.11 Manifestações cutâneas paraneoplásicas e metástases cutâneas; 14. Terapêutica: 14.1 Terapêutica tópica; 14.2 Terapêutica sistêmica: principais medicamentos de uso sistêmico em dermatologia; 14.3 Cirurgia dermatológica; 14.4 Eletrocirurgia, eletrocoagulação, eletrólise e iontoforese; 14.5 Quimiocirurgia; 14.6 Actinoterapia, laserterapia, radioterapia.

· MÉDICO ENDOCRINOLOGISTA:

Programa - 01. Diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2: diagnóstico, emergências clínicas, complicações na infecção, cirurgia e gravidez, tratamento; 02. Hipertireoidismo e Hipotireoidismo; 03. Hiperparatireoidismo - Hipoparatireoidismo; 04. Nódulos tireoidianos; 05. Câncer de tireóide; 06. Tumores funcionantes antero-hipofisários; 07. Diabetes insipidus; 08. Tireoidites; 09. Tireoidopatias e gravidez; 10. Metabolismo do cálcio e fósforo; 11. Diagnóstico diferencial das hipercalcemias; 12. Osteoporose; 13. Osteomalácia; 14. Patologia da medula adrenal; 15. Síndromes de hiperfunção adreno-cortical; 16. Insufuciência supra-renal; 17. Síndrome dos ovários policísticos; 18. Tumores virilizantes e feminilizantes; 19. Hipogonadismos; 20. Estados inter-sexuais; 21. Doença micro e macro vascular do diabético; 22. Dislipidemias.

· MÉDICO ENDOCRINOLOGISTA PEDIÁTRICO:

Programa - 01. Diabetes tipo 1 e tipo 2; 1.1 Complicações agudas (cetoacidoses e estado hipermolar); 1.2 Complicações crônicas; 02. Hipertireoidismo e Hipotireoidismo; 03. Síndrome de Cushing (hipercortisolismo); 04. Insuficiência adrenal; 05. Hiperparatireoidismo - Hipoparatireoidismo; 06. Acromegalia; 07. Déficit de GH; 08. Obesidade; 09. Panhipopituitarismo; 10. Puberdade precoce; 11. Ambigüidade genital; 12. Causas de baixa estatura constitucional e familiar; 13. Neonato pequeno para a idade gestacional.

· MÉDICO NEUROLOGISTA:

Programa - 01. Semiologia Neurológica; 02. Acidente vascular cerebral; 03. Doenças neuromusculares; 04. Expressão neurológica das doenças sistemáticas; 05. Cefaléias; 06. Epilepsia; 07. Doenças desmielinizantes; 08. Doenças degenerativas; 09. Distúrbios da consciência; 10. Síndrome liquóricas; 11. Tumores cerebrais; 12. Hidrocefalias; 13. Traumatismo craniano; 14. Doenças dismetabólicas; 15. Prodedêutica armada em neurologia; 16. Doenças Extrapiramidais; 17. Epidemiologia; 18. Medicina Social e Preventiva; 19. Morte encefálica: diagnóstico e conduta - doação de órgãos.

· MÉDICO NEUROLOGISTA PEDIÁTRICO:

Programa - 01. Neuroanatomia; 02. Neurofisiologia; 03. Neurodesenvolvimento; 04. Semiologia neurológica; 05. Neuropatologia; 06. Neuroquímica; 07. Neuroinmunologia; 08. Neurofarmacologia; 09. Neuropediatria; 10. Neurologia geral e neurologia pediátrica; 11. Neuropsicologia pediátrica; 12. Neurocirurgia; 13. Neuroradiologia; 14. Neurogenética; 15. Neurologia neonatal; 16. Neuroftalmologia; 17. Neurotologia.

· MÉDICO PNEUMOLOGISTA:

Programa - 01. Anatomofisiologia do sistema respiratório. Farmacologia do sistema respiratório. Mecanismos de defesa pulmonar. Vias respiratórias superiores e inferiores. Correlações fisiopatológicas e clínicas; 02. Métodos de diagnóstico clínico, radiológico, tomografia computadorizada, ressonância magnética, radiografia digital. Radiologia intervencionista do tórax. Ultra-sonografia do tórax e cintigrafia pulmonar; 03. Métodos de diagnóstico bioquímico, hematológico, bacteriológico (microbactérias atípicas), imunológico, citopatológico, histopatológico, funcional (funções e biópsias); o eletrocardiograma em pneumologia; 04. Clínica - infecções respiratórias agudas. Pneumonias e broncopneumonias. Manifestações pulmonares na Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Pneumopatias intersticiais. Supurações broncopulmonares. Tuberculose. Sarcoidose. Micoses pulmonares. Doenças da pleura. Pneumotórax. Câncer de pulmão; 05. Tumores pleurais, costais, partes moles e outros, tumores do mediastino, poluição atmosférica, doenças pulmonares obstrutivas crônicas. Asma. Transplante de pulmão; 06. Distúrbios da respiração durante o sono; 07. Aspergilose broncopulmonar alérgica e alveolite alérgica extrínseca (pneumopatias de hipersensibilidade); 08. Insuficiência respiratória; 09. Avaliação do pré e pós-operatório - risco cirúrgico. Fisioterapia respiratória; 10. Pneumopatias profissionais. Síndrome pulmão-rim. Outras doenças de causa desconhecida, manifestações pulmonares das colagenoses; 11. Tromboembolismo pulmonar. Edema pulmonar. Hipertensão pulmonar e "cor pulmonale"; 12. Malformações do sistema respiratório - traumatismo torácico - doenças do diafragma - Síndrome da Angústia Respiratória no adulto (SARA). O sistema respiratório nas atividades de mergulho e hiperbáricas - afogamento; 13. Endoscopia brônquica.

· MÉDICO UROLOGISTA:

Programa - 01. Anatomia, embriologia e anomalias do sistema geniturinário; 02. Propedêutica urológica; 03. Litiase e infecções do trato geniturinário; 04. Traumatismo do sistema geniturinário; 05. Neoplasias benignas e malignas do sistema geniturinário; prevenção e diagnóstico precoce dos tumores do aparelho genital masculino; bexiga neurogênica; 06. Doenças vasculares do aparelho geniturinário; 07. Tuberculose do aparelho geniturinário; 08. Doenças específicas dos testículos; 09. Urgências do aparelho geniturinário; 10. Doenças sexualmente transmissíveis; disfunção erétil; infertilidade; 11. Cirurgias do aparelho geniturinário - cirurgias vídeo laparoscópica - transplante renal;

12. Urologia pediátrica; 13. Tratamento clínico e cirúrgico da incontinência urinária; 14. Tratamento clínico da insuficiência renal.

GRUPO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE

· TÉCNICO EM ENFERMAGEM:

Programa - 01. Atribuição do profissional técnico de enfermagem e sua inserção na equipe de saúde; 02. Funcionamento dos Sistemas: Locomotor, Pele e Anexos; Sistema Cardiovascular, Sistema Linfático, Sistema Respiratório, Sistema Urinário e Órgãos Genitais, Sistema Nervoso, Sistema Sensorial e Sistema Endócrino, para prestar informações e executar procedimentos; 03. Agentes infecciosos e ectoparasitos: vírus, bactérias, fungos, protozoários e artrópodes; 04. Principais doenças transmitidas por vírus, bactérias, fungos, protozoários e artrópodes; 05. O meio ambiente: saneamento básico; 06. Esterilização e desinfecção de materiais; 07. Fundamentos da Assistência de Enfermagem; 08. Aplicação de oxigenoterapia e nebulização; 09. Medidas antropométricas em crianças e adultos; 10. Técnicas assépticas: lavagem de mãos e manuseio de material esterilizado; 11. Tratamento de feridas; 12. Imunizações: princípios das imunizações, conservação e aplicação de vacinas; 13. Assistência de enfermagem à saúde da criança e do adolescente; à saúde da mulher; à saúde do adulto e do idoso; 14. Uso de equipamentos de proteção individual; 15. Código de Ética e Lei do Exercício Profissional.

GRUPO DE AUXILIAR DE SAÚDE

· AUXILIAR DE CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO:

Programa - 01. Anatomia odontológica; 02. Ergonomia; 03. Conservação e manutenção de materiais; 04. Instrumentos e equipamentos odontológicos; 05. Controle de Limpeza da unidade de serviço; 06. Controle e realização de rotina de desinfecção/esterilização; 07. Ética profissional; 08. Instrumentação de dentistas junto à cadeira operatória; 09. Materiais dentários; 10. Microbiologia e Parasitologia; 11. Preparação de materiais restauradores e de moldagens; 12. Revelação de radiografias intra-orais; 13. Riscos ocupacionais em odontologia e sua prevenção.

GRUPO DE GESTÃO INSTITUCIONAL

· ADMINISTRADOR:

Programa - 01. Dinâmica das organizações: 1.1 A Organização como um sistema social; 1.2 Cultura organizacional; 1.3 Motivação e liderança; 1.4 Comunicação; 1.5 Processo decisório; 1.6 Descentralização; 1.7 Delegação; 02. Processo Grupal nas Organizações: 2.1 Comunicação interpessoal e intergrupal; 2.2 Trabalho em equipe; 2.3 Relação chefe/subordinado; 03. Reengenharia Organizacional: 3.1 Análise de processos de trabalho; 3.2 Eliminação de desperdícios; 3.3 Ênfase no cliente; 3.4 Preocupação com a qualidade; 04. Qualidade e Produtividade nas Organizações: 4.1 Princípio de Deming; 4.2 Relação cliente/fornecedor; 4.3 Principais ferramentas da qualidade; 05. Administração de Pessoa e Recursos Humanos: 5.1 Recrutamento e seleção de pessoal; 5.2 Cargos e salários; 5.3 Administração do desempenho; 5.4 Treinamento e desenvolvimento; 06. Planejamento Organizacional: 6.1 Planejamento estratégico, tático e operacional; 07. Impacto do ambiente nas organizações - visão sistêmica: 7.1 Turbulência; 7.2 Adaptação; 7.3 flexibilidade organizacional; 08. Noções de estatística descritiva; 09. Orçamento: 9.1 Conceitos; 9.2 Finalidade; 9.3 Elaboração de orçamento; 9.4 Orçamento de custeio; 9.5 Orçamento de investimento; 10. Administração Financeira: 10.1 Conceito; 10.2 Objetivos; 10.3 Função financeira nas organizações; 10.4 Fluxo de caixa; 10.5 Liquidez x rentabilidade; 11. Contabilidade Geral: 11.1 Conceito; 11.2 Usuários da contabilidade; 11.3 Patrimônio; 11.4 Conceitos de ativos; 11.5 Passivos; 11.6 Receitas; 11.7 Despesas e resultado; 11.8 Leitura prática das principais demonstrações contábeis; 12. Organização e métodos: 12.1 Gestão de documentos; 12.2 Administração de processos; 13. Conhecimentos de processos de ISO 9000 - Sistemas de qualidade; 14. Políticas, Planejamento e Administração em Saúde: 14.1 Fundamentos de Administração da Saúde; 15. Comportamento Organizacional em Instituições de Saúde; 16. Ética em Saúde; 17. Administração Hospitalar; 18. Gestão Ambiental; 19. Gestão da Documentação do Paciente; 20. Instalações de Serviços de Saúde; 21. Planejamento em Saúde; 22. Planos de Assistências a Saúde; 23. Ciências Sociais em Saúde; 24. Epidemiologia e Estatística Vital; 25. Organização e Sistemas de Saúde; 26. NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL, ADMINISTRATIVO E SANITÁRIO: Princípios fundamentais da República Federativa do Brasil. Direitos e garantias fundamentais (artigo 5°, "caput" e incisos I, II, X, XI, XII, XIII, XXXIII, XXXIV, XXXV, LV, LVI, LX e LXXVIII da Constituição Federal). Administração Pública (artigos 37 a 41 da Constituição Federal). Orçamentos (artigos 165 a 169 da Constituição Federal). Lei Municipal n° 1.703/2006 (Regime jurídico dos servidores públicos do Município de Araucária). Administração Pública direta e indireta. Princípios da Administração Pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência. Poderes da administração: de polícia, hierárquico, regulamentar e disciplinar. Licitações e contratos administrativos: princípios; modalidades e tipos de licitação; distinções entre dispensa e inexigibilidade; cláusulas exorbitantes. Saúde: artigos 196 a 200 da Constituição Federal. Lei Federal n° 8.080/90. Lei Federal n° 8.142/90.

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