Prefeitura de Capivari - SP

PREFEITURA DO MUNICIPAL DE CAPIVARI

ESTADO DE SÃO PAULO

PROCESSO SELETIVO DE PROVAS N° 003/2011 - OFICINAS - SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

Notícia:   Capivari - SP publica retificação dos editais 002 e 003/2011

A PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPIVARI, Estado de São Paulo, TORNA PÚBLICA - a abertura de inscrições para o PROCESSO SELETIVO DE PROVAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO n° 003/2011, para preenchimento de funções-atividades previstas nas oficinas indicadas no Quadro de Funções, em caráter temporário; que será realizado através da INTEGRI BRASIL ASSESSORIA E CONSULTORIA - tendo o acompanhamento e supervisão da Comissão Organizadora, especialmente nomeada nos termos do Decreto n° 5582/2011, de 06 de Setembro de 2011 - submetendo-se às instruções especiais contidas neste Edital e demais atos complementares.

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 A seleção destina-se à contratação de pessoal por tempo determinado, de até 12 meses pelo Processo Seletivo Edital nº 003/2011, para atender necessidade temporária, de excepcional interesse Público durante sua vigência, conforme necessidade detectada pela SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CAPIVARI.

1.2 O Processo Seletivo terá as provas em caráter eliminatório e classificatório de acordo com o presente Edital.

1.3 A Descrição Sumária das Funções, Requisitos Básicos e Carga Horária Semanal, encontram-se dispostos no ANEXO I - DESCRIÇÃO DAS FUNÇÕES e no quadro do item 2.

1.4 O Conteúdo Programático das provas e bibliografia encontram-se dispostos no ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E BIBLIOGRÁFICO.

2. DAS FUNÇÕES

a) FUNÇÕES COM EXIGÊNCIA DE FUNDAMENTAL INCOMPLETO

FUNÇÃO

Requisitos Básicos

Carga Horária Semanal

Vencimento Base

Taxa de Inscrição

1.01 - Professor/ Instrutor de Oficina de Banda.

Ensino Fundamental Incompleto com conhecimento específico na área.

h/a

R$ 9,59

R$ 15,00

b) FUNÇÕES COM EXIGÊNCIA DE ENSINO MÉDIO COMPLETO

FUNÇÃO

Requisitos Básicos

Carga Horária Semanal

Vencimento Base

Taxa de Inscrição

2.01 - Professor de Oficina de Capoeira.

Ensino Médio Completo ou Magistério em Nível Médio com certificado específico na área.

h/a

R$ 9,59

R$ 30,00

2.02 - Professor de Oficina de Musicalização.

Ensino Médio Completo ou Magistério em Nível Médio com certificado específico na área.

h/a

R$ 9,59

R$ 30,00

2.03 - Professor de Oficina de Dança.

Ensino Médio Completo ou Magistério em Nível Médio com certificado específico na área.

h/a

R$ 9,59

R$ 30,00

2.04 - Professor de Oficina de Xadrez.

Ensino Médio Completo ou Magistério em Nível Médio com certificado específico na área.

h/a

R$ 9,59

R$ 30,00

2.05 - Professor de Oficina de Artes.

Licenciatura em Educação Artística ou Pedagogia ou Normal Superior ou estudante dos cursos citados com 50% do curso concluído ou Magistério em Nível Médio.

h/a

R$ 9,59

R$ 30,00

2.06 - Professor de Oficina de Saúde e Qualidade de Vida.

Licenciatura em Ciências ou Biologia ou Pedagogia ou Normal Superior ou Magistério em Nível Médio.

h/a

R$ 9,59

R$ 30,00

2.07 - Professor de Oficina de Informática.

Licenciatura das Disciplinas do Currículo Básico do Ensino Fundamental ou Pedagogia ou Normal Superior ou estudante dos cursos citados com 50% do curso concluído ou Magistério em Nível Médio com certificado específico na área.

h/a

R$ 9,59

R$ 30,00

2.08 - Professor de Oficina de Teatro.

Licenciatura ou bacharelado em Artes Cênicas ou Educação Artística ou estudante dos cursos citados com 50% do curso concluído ou Magistério em Nível Médio.

h/a

R$ 9,59

R$ 30,00

2.09 - Professor de Oficina de Jogos Pedagógicos e Recreação.

Licenciatura em Pedagogia ou Normal Superior ou Magistério em Nível Médio.

h/a

R$ 9,59

R$ 30,00

2.10 - Professor de Oficina e Leitura e Produção de Texto.

Licenciatura em Letras ou Pedagogia ou Normal Superior Magistério em Nível Médio.

h/a

R$ 9,59

R$ 30,00

2.11 - Professor de Oficina de Experiências Matemáticas.

Licenciatura em Matemática ou Ciências com habilitação em Matemática ou Pedagogia ou Normal Superior ou Magistério em Nível Médio.

h/a

R$ 9,59

R$ 30,00

c) FUNÇÕES COM EXIGÊNCIA DE ENSINO SUPERIOR

FUNÇÃO

Requisitos Básicos

Carga Horária Semanal

Vencimento Base

Taxa de Inscrição

3.01 - Professor de Oficina de Natação.

Licenciatura Plena em Educação Física com registro no CREF e/ou CRF-P
(provisionado)

h/a

R$ 9,59

R$ 45,00

2.1 - DOS PERÍODOS DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS

Fica definida que a realização das provas Escritas será em períodos diferentes para as FUNÇÕES constantes no quadro 2.2 visando permitir a quem se interessar à possibilidade de inscrição para duas FUNÇÕES.

2.2- Das FUNÇÕES e Períodos de Provas

1° PERÍODO - MANHÃ

2° PERÍODO - TARDE

1.01 - Professor / Instrutor de oficina de Banda

2.02 - Professor de Oficina de Musicalização

2.01 - Professor de Oficina de Capoeira

2.03 - Professor de Oficina de Dança

2.05 - Professor de Oficina de Artes

2.04 - Professor de Oficina de Xadrez

2.06 - Professor de Oficina Saúde e Qualidade de Vida

2.08 - Professor de Oficina de Teatro

2.07 - Professor de Oficina de Informática

2.10 - Professor de Oficina de Leitura e Produção de Texto

2.09 - Professor de Oficina de Jogos Pedagógicos e Recreação

3.01 - Professor de Oficina de Natação

2.11 - Professor de Oficina de Experiências Matemáticas

 

2.3- CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

A inscrição implica no conhecimento e aceitação expressa de todo o dispositivo neste Edital.

2.3.1 - São condições para inscrição/contratação:

a) Ser brasileiro ou estrangeiro nos termos da Emenda Constitucional nº 19/98;

b) Ter 18 (dezoito) anos completos, até a data da posse;

c) Estar quite com o Serviço Militar para candidatos do sexo masculino, que deverá ser comprovado através de certidão emitida por órgão competente;

d) Estar em gozo dos seus direitos civis e políticos;

e) Estar quite com a Justiça Eleitoral, que deverá ser comprovado através de comprovante de votação na última eleição ou comprovante de justificativa;

f) Preencher as exigências da função segundo os Requisitos exigidos no presente Edital;

g) Não ter sido exonerado a bem do serviço Seletivo (federal, estadual ou municipal) em consequência de processo administrativo (justa causa ou a bem do serviço público);

h) Ser aprovado no presente processo seletivo.

2.3.2- Neste Processo Seletivo, não haverá previsão de vagas destinadas às pessoas portadoras de deficiência física, uma vez que não há a descrição do número de vagas, pois as mesmas serão oferecidas de acordo com as necessidades de FUNÇÕES da Secretaria Municipal da Educação.

3. DA REALIZAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

As inscrições poderão ser realizadas da seguinte forma:

3.1 INSCRIÇÃO PRESENCIAL

De 26 de setembro a 07 de outubro de 2011 pessoalmente ou por procuração das 09h00min às 16h00min, de segunda a sexta-feira (exceto sábados, domingos e feriados), diretamente na Casa da Cultura, localizada na Rua Saldanha Marinho, 188 - Centro - CAPIVARI/SP, munido obrigatoriamente, do (a):

I - RG - cópia (xerox) do documento de identidade com foto.

II - CPF - cópia simples.

III - FICHA DE INSCRIÇÃO, devidamente preenchida e assinada, fornecida no local de inscrição.

IV - ORIGINAL DO COMPROVANTE DE PAGAMENTO da taxa de inscrição correspondente à FUNÇÃO pretendida, que poderá ser recolhida, via depósito bancário - em favor da INTEGRI BRASIL em um dos seguintes bancos:

a) Banco do Brasil - Agência 6523-4 - C/C 002526-7

b) Banco Santander Banespa - Agência 0065 - C/C 13.002934-1

3.1.1 A Ficha de Inscrição, fornecida no local indicado, deverá ser devidamente preenchida em todos os campos e assinada pelo Candidato, DECLARANDO, sob as penas da lei, que os dados anotados naquele formulário são verdadeiros. Declarando ainda que tenha pleno conhecimento e aceita integralmente, as normas, condições e exigências estabelecidas no presente Edital; assumindo ter ciência dos requisitos gerais.

3.1.2 Poderá ser feita inscrição por terceiros mediante procuração simples (não haverá necessidade do reconhecimento de firma na procuração), acompanhada de cópia legível do documento de identidade e do C.P.F do candidato e do documento de identidade do mandatário. Deverá ser apresentada para cada candidato ou para cada FUNÇÃO inscrito uma procuração específica, a qual ficará retida. O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas na ficha de inscrição por seu procurador, arcando com as consequências de eventuais erros de preenchimento.

3.1.3 A empresa responsável pelo Processo poderá, excepcionalmente, abrir postos de recebimento no próprio local da inscrição caso verifique a necessidade de agilização dos trabalhos, visando atender ao interesse público.

3.2 - INSCRIÇÃO VIA INTERNET

3.2.1 No período de 24 de setembro a 16 de outubro de 2011, devendo para tanto:

Acessar o site www.integribrasil.com.br, localizar no canto superior direito o atalho CADASTRE-SE AQUI, preencher todos os dados solicitados e clicar no botão SALVAR. Localizar o "link" correspondente ao Processo Seletivo n° 003/2011 - OFICINAS - Da Secretaria da Educação da PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPIVARI/SP e clicar em (+) mais detalhes; localizar a FUNÇÃO pretendida e clicar em gerar boleto (localizado abaixo da FUNÇÃO desejada) imprimir o Boleto Bancário e efetuar o pagamento.

Nota Importante: Consultar o Edital antes de efetivar a inscrição.

3.2.2 Efetuar o pagamento da Taxa de Inscrição, no valor correspondente à FUNÇÃO pretendida, na Rede Bancária ou Casas Lotéricas, até a data de vencimento estipulado no Boleto Bancário.

3.2.3 Não será aceito pagamento de inscrição após a data de vencimento impresso no boleto bancário.

3.2.4 O valor da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma.

3.2.5 A inscrição somente será validada após a confirmação do recebimento do crédito pela instituição financeira competente.

3.2.6 A INTEGRI BRASIL e a PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPIVARI, não se responsabilizarão por solicitações de inscrição via Internet não recebidas e /ou não confirmadas decorrentes de problemas técnicos em microcomputadores, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de transmissão ou outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

3.2.7 Na opção de inscrição via Internet, NÃO deverá ser enviada cópia de documento de identidade, sendo de responsabilidade exclusiva dos candidatos os dados cadastrais informados na ficha de inscrição, sob penas da lei.

3.3 A taxa de inscrição a título de ressarcimento de despesas com material e serviços, é a que está estabelecida no item 2 - QUADRO DE FUNÇÕES, constante do Edital, a favor de INTEGRI BRASIL - Assessoria e Consultoria Ltda., empresa responsável pelo Processo.

3.4 O pagamento da taxa poderá ser feito em dinheiro ou em cheque do candidato no valor da inscrição (um cheque para cada inscrição), acarretando, no caso desse ser devolvido, por qualquer motivo, o cancelamento da inscrição. É importante verificar os horários das provas para efetuar mais de uma inscrição. A Integri Brasil não devolverá valores pagos por inscrições realizadas para as funções nos quais as provas ocorrerão no mesmo horário.

3.5 No dia da realização da prova, o candidato deverá levar o comprovante de inscrição (Boleto Bancário) além do documento de Identidade original, com foto.

3.6 Não serão aceitas inscrições via postal, fax, condicional, provisória ou fora do período da inscrição estabelecido neste edital.

3.7 A inscrição implicará na completa ciência e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, sobre as quais não se poderá alegar desconhecimento.

3.8 Decorridos 05 (cinco) dias do encerramento das inscrições, o candidato deverá conferir, nos endereços da internet www.capivari.sp.gov.br - www.integribrasil.com.br - http://educacao.capivari.sp.gov.br se a inscrição foi deferida e os dados estão corretos. Em caso negativo, o candidato deverá entrar em contado com a INTEGRI BRASIL, através do e-mail contato@integribrasil.com.br; ou de segunda a sexta-feira das 08h30min às 17h30min horas, pelo telefone (11) 4022.7166;

3.8.1 Na hipótese de haver caso(s) de indeferimento(s) das inscrições, haverá manifestação escrita, que será divulgada através de publicação no Jornal O Semanário após o encerramento das mesmas. Em não havendo tal manifestação, todas as inscrições considerar-se-ão deferidas;

3.8.2 O candidato será responsável por qualquer erro, omissão, bem como pelas informações prestadas, na inscrição realizada pela Internet.

3.9 Não serão aceitas as solicitações de inscrição que não atenderem rigorosamente ao estabelecido neste Edital.

3.10 A Comissão Organizadora do Processo não se responsabilizará por eventuais coincidências de datas e horários de inscrições ou provas e quaisquer outras atividades.

3.11 Será considerado documento de identidade as carteiras e/ou cédulas de identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar ou pelo Ministério das Relações Exteriores, Carteira Nacional de Habilitação (modelo atual com foto), cédula de identidade para estrangeiros (no prazo de validade). Também será aceita Cédula de identidade fornecida por órgãos ou conselhos de classe que, por Lei Federal, valem como documento de identidade, como por exemplo, as emitidas pelos conselhos regionais ou autarquias corporativas e a carteira de trabalho e previdência social.

3.12 Informações referentes ao Processo Seletivo poderão ser obtidas nos sites www.capivari.sp.gov.br - www.integribrasil.com.br - http://educacao.capivari.sp.gov.br, ou de segunda a sexta feira das 08h30min às 17h30min, pelo telefone (11) 4022.7166.

4 - CONDIÇÕES ESPECIAIS

4.1 O candidato que necessitar de prova especial (letra ampliada) ou de sala ou condição especial deverá requerê-la durante o período de inscrição, em campo específico da Ficha de Inscrição própria; ou solicitá-la, via SEDEX a INTEGRI BRASIL ASSESSORIA E CONSULTORIA LTDA - Rua Santana, 465 - Centro - ITU - SP - CEP 13.300220 - até a data do encerramento das inscrições. O candidato que não o fizer, seja qual for o motivo alegado, não terá a prova especial preparada. A solicitação de condição especial será atendida obedecendo a critérios de viabilidade e de razoabilidade.

4.2 A candidata que tiver a necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. A candidata nesta condição que não levar acompanhante, não realizará a prova.

4.3 O interessado em inscrever-se no presente Processo Seletivo poderá requerer o percentual de desconto no valor da inscrição, de que trata a Lei Municipal N° 3488/2009 e Decreto Municipal N° 5432/2010 - para os casos que especifica, devendo para tanto:

a) Preencher e protocolar o Requerimento de Solicitação de Desconto/Isenção - no período de 26 de Setembro a 30 Setembro de 2011 - junto à Casa da Cultura localizada localizado na Rua Saldanha Marinho, 188 - Centro - CAPIVARI/SP - Centro - Capivari - SP, fazendo juntada da documentação exigida conforme o caso, na forma do ANEXO III (isenção);

b) Efetuar o preenchimento Completo da Ficha de Inscrição disponível no local, exclusivamente Via Presencial.

c) Ainda dentro do período reservado para as inscrições, será divulgada a relação dos requerimentos deferidos e indeferidos, através dos sites www.integribrasil.com.br - www.capivari.sp.gov.br e http://educacao.capivari.sp.gov.br, bem como por afixação nos locais de praxe da Prefeitura e por publicação no Jornal O Semanário.

d) O candidato que tiver seu pedido de desconto/isenção indeferido poderá inscrever-se dentro do prazo previsto para as inscrições nas condições gerais do presente Processo, bastando para tanto efetuar o recolhimento do valor da inscrição.

5. DAS PROVAS

5.1 Das Provas Objetivas:

5.1.2 O Processo Seletivo constará de prova escrita para todos os candidatos inscritos; de caráter eliminatório e classificatório, com questões de múltipla escolha, visando à capacitação para o emprego, cujas matérias versarão sobre o programa especificado no Anexo II, que faz parte integrante e inseparável do presente Edital.

5.1.3 A prova escrita constará de 25 (vinte e cinco) questões e será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, na forma de testes, de múltipla escolha, com 04 alternativas cada uma, valendo 04 (quatro pontos) cada questão.

5.1.4 O candidato que não obtiver pontos estará automaticamente eliminado do Processo Seletivo.

5.1.5 A duração da prova escrita será de 02h30min (duas horas e trinta minutos). Iniciadas as provas nenhum candidato poderá se retirar da sala antes de completada "01 hora", a partir do início da realização da prova.

5.1.6 Os dois últimos candidatos deverão permanecer na sala para acompanhar a finalização das provas, lacrar e assinar os envelopes.

5.1.7 O Gabarito Oficial estará disponível no site www.integribrasil.com.br em até 24 (vinte e quatro) horas após a aplicação das respectivas provas, bem como o Caderno de Questões que ficará disponível no site durante o prazo de recurso.

5.1.8 Não haverá segunda chamada ou repetição de prova.

5.1.9 O candidato não poderá alegar desconhecimento sobre a realização da prova para justificativa de sua ausência.

6. DA CONVOCAÇÃO DAS PROVAS

6.1 DA CONVOCAÇÃO PARA A PROVA ESCRITA

6.2 As provas serão realizadas na cidade de CAPIVARI/SP, cuja data está prevista para o dia 20 de novembro de 2011, em local e horário a serem definidos após o encerramento das inscrições e convocados por meio de edital.

6.3 Poderá, contudo, haver mudanças na data prevista dependendo do número de inscritos e a disponibilidade de locais para a realização das provas; sendo que a confirmação da data, locais e período serão divulgados por Edital, até 05 (cinco) dias antes da data de realização da prova, através de publicação no Jornal O Semanário; pela internet nos endereços www.capivari.sp.gov.br - www.integribrasil.com.br e http://educacao.capivari.sp.gov.br, ainda por afixação nos Locais de praxe da Prefeitura.

6.4 Não haverá convocação oficial por e-mail, via correio ou por qualquer outro meio, não previsto neste Edital.

6.5 O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização da prova escrita com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos munido, OBRIGATORIAMENTE, de:

a) Caneta de tinta Azul ou preta

b) lápis preto e borracha;

c) Do comprovante de inscrição;

d)Documento Original de IDENTIDADE.

6.6 Somente estarão habilitados para a realização da prova os candidatos cujas inscrições foram consideradas homologadas e constantes das listagens publicadas.

6.7 As respostas deverão ser assinaladas pelos candidatos com caneta esferográfica azul ou preta.

6.8 Por razões de segurança, de ordem técnica e de direitos autorais adquiridos, não serão fornecidos exemplares do caderno de questões a candidatos ou Instituições de Direito Seletivo ou Privado, mesmo após o encerramento do Processo Seletivo.

6.9 Não haverá, em hipótese alguma, segunda chamada, vista, revisão de provas, seja qual for o motivo alegado.

6.10 Ao candidato só será permitida a realização da prova na data, no local e horários constantes no Edital de Convocação, a ser divulgado e publicado na forma deste edital.

6.11 As instruções dadas pelos fiscais, assim como as contidas na prova, deverão ser respeitadas pelos candidatos.

7. DO JULGAMENTO DAS PROVAS

7.1 - DO JULGAMENTO DAS PROVAS ESCRITAS

7.2 Não serão computadas as questões em branco ou assinaladas à lápis, as questões com duas ou mais alternativas assinaladas e as questões rasuradas. Não deverá ser feita nenhuma marca fora do campo reservado às respostas ou à assinatura, pois qualquer marca poderá ser lida incorretamente pelo sistema de correção.

7.3 Os pontos correspondentes às questões porventura anuladas serão atribuídos a todos os candidatos, independente da formulação de recursos.

7.4 O candidato que não obtiver pontos estará automaticamente eliminado do Processo Seletivo.

7.5 Possíveis recursos pendentes serão tratados independentes das divulgações previstas, sendo que os candidatos nesta situação terão suas notas condicionadas ao acatamento definitivo ou não do recurso.

8. DA CLASSIFICAÇÃO

8.1 A nota final do candidato habilitado no Processo Seletivo será igual a pontuação obtida na Prova Escrita.

8.2 A divulgação do Resultado será feita em ordem Alfabética e por FUNÇÃO.

8.3 A lista de classificação final será em ordem decrescente de acordo com a nota final.

8.4 Haverá 01 lista de classificação final para todos os candidatos classificados.

8.5 Em caso de igualdade na classificação definitiva terá preferência, o candidato que tiver mais idade. Permanecendo o empate, terá preferência sucessivamente, o candidato que: a) tiver maior quantidade de filhos menores de 18 anos; b) sorteio.

9. DOS RECURSOS

9.1 O candidato poderá apresentar recurso no prazo de 02 (dois) dias úteis contados, respectivamente, a partir:

a) Da divulgação do edital de abertura;

b) Do indeferimento e do impedimento das inscrições;

c) Da aplicação das provas e da divulgação dos gabaritos oficiais;

d) Da publicação dos resultados das provas;

e) O recurso deverá ser apresentado na forma deste edital, podendo utilizar-se do modelo disponível no ANEXO IV - FORMULÁRIO PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO, deste edital, que também estará disponível nos endereços eletrônicos: www.integribrasil.com.br e www.capivari.sp.gov.br.

9.2 O recurso deverá ser apresentado com as seguintes especificações:

a) Capa constando o nome, o número de inscrição, o número do RG, a função e a assinatura do candidato;

b) Argumentação lógica e consistente;

c) Ser entregue em duas vias originais, datilografadas ou digitadas, sob pena de ser preliminarmente indeferido.

9.3 Recursos inconsistentes e/ou fora das especificações estabelecidas neste edital serão preliminarmente indeferidos.

9.4 O pedido de revisão ou recurso deverá ser encaminhado à Comissão de Processo e protocolado na PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPIVARI, nos dias úteis, durante o horário de expediente.

9.5 Recebido o pedido de revisão ou recurso, a Comissão do Processo e a Integri Brasil decidirão pela manutenção, reforma do pedido ou ato recorrido, dando-se ciência da referida decisão ao interessado.

9.6 O recurso apresentado fora do prazo estabelecido será indeferido.

9.7 Se do exame de recursos resultarem anulação de questão(ões) ou de item(ns) de questão(ões), a pontuação correspondente a essa(s) questão(ões) e/ou item(s) será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

10. DA CONVOCAÇÃO E DAS SESSÕES DE ATRIBUIÇÕES

10.1 As vagas disponíveis serão afixadas nos painéis da sede da Secretaria Municipal da Educação de Capivari, situada a Rua Madre Valéria, 287, Centro - Capivari - SP, todas às segundas-feiras, a partir das 9 horas.

10.2 Não haverá convocação para as Sessões de Atribuições via Fax, Email, telegrama ou telefone, ficando desde já estabelecido que, o candidato classificado e interessado deverá comparecer às SESSÕES DE ATRIBUIÇÕES que acontecerão todas às segundas-feiras nos horários especificados no item 10.3, conforme sua Habilitação.

10.3 As Sessões de Atribuições ocorrerão todas às SEGUNDAS-FEIRAS, na sede da Secretaria Municipal da Educação de Capivari, situada à Rua Madre Valéria, 287, Centro - Capivari - SP, conforme os horários e habilitações, a saber:

HORÁRIO

HABILITAÇÃO

15:00h - (quinze horas )

Professores Instrutores - OFICINAS

10.4 Poderá, contudo, haver mudanças na data das Sessões de Atribuições previstas no item 10.3 dependendo de datas comemorativas municipais, feriados e pontos facultativos, sendo que, para essas eventuais alterações, a confirmação da nova data será previamente divulgada no próximo dia útil subsequente por afixação nos locais de praxe da Secretaria Municipal da Educação.

10.5 O candidato classificado que não comparecer às Sessões de Atribuições, seja por qual for o motivo, estará excluído apenas da sessão em que não compareceu, permanecendo na lista final de classificação, e se ainda houver interesse, o mesmo poderá participar da próxima Sessão de Atribuição conforme sua classificação.

10.6 O não comparecimento do candidato implica na desistência voluntária da vaga, sendo convocado o próximo da listagem, não podendo o mesmo, alegar qualquer desconhecimento quanto a sua convocação.

10.7 Não serão aceitos Atestados Médicos e ou comprovantes para justificar a ausência do candidato às Sessões de Atribuições, pois as mesmas não configuram dias de trabalho.

10.8 Recursos e/ou reclamações quanto ao desconhecimento das datas das convocações, bem como a ausência do candidato nas Sessões de Atribuições serão preliminarmente indeferidos conforme o item 10.9 e item 12.1 deste edital completo.

10.9 A atribuição das vagas para o candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

10.10 As convocações acontecerão conforme demanda da Secretaria Municipal da Educação, e quando houver as vagas, estas serão afixadas no quadro de avisos da sede da Secretaria Municipal da Educação de Capivari, conforme item 10.1, devendo, portanto, os interessados acompanharem as publicações.

11. DA CONTRATAÇÃO

SÃO CONDIÇÕES PARA A CONTRATAÇÃO:

11.1 Ter sido classificado e aprovado no presente Processo Seletivo. A contratação será feita respeitando-se rigorosamente a ordem da Lista de Classificação Final.

11.2 Estar em dia com as obrigações eleitorais.

11.3 Apresentar certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, em caso de candidato do sexo masculino.

11.4 Ter idade mínima de dezoito anos completos na data da contratação.

11.5 Declarar, em formulário a ser fornecido pelo Departamento Pessoal da Secretaria Municipal da Educação, não ter sido demitido a bem do serviço público de cargo efetivo em decorrência de Inquérito Administrativo, ou demitido de cargo temporário, por justa causa.

11.6 Declarar que não está sendo processado nem ter sofrido penalidades por prática de atos desabonadores no exercício profissional.

11.7 Apresentar outros documentos que forem exigidos pelo Departamento Pessoal da Secretaria Municipal da Educação à época da contratação.

11.8 Ser considerado apto ao exercício da função, em exame médico, a ser realizado pela Medicina do Trabalho da Prefeitura Municipal de CAPIVARI / SP, que avaliará sua aptidão física e mental para o exercício do emprego.

11.9 Apresentar comprovação de que Atende aos REQUISITOS exigidos para a Função, através da apresentação de Carteira Profissional; Registros no Órgão de Classe; e ainda cópias de certificados e ou diplomas para comprovação da Escolaridade Exigida.

11.10 Não registrar antecedentes criminais, que deverá ser comprovado através de certidão emitida pela Secretaria de Segurança Pública.

11.11 Declarar que não acumula cargos, empregos ou funções públicas, em formulário fornecido pela Superintendência de Recursos Humanos.

11.12 A não apresentação das condições exigidas nos requisitos e ou Identificado, a qualquer tempo irregularidade na apresentação dos documentos acima mencionados, o candidato responsável será eliminado do Processo Seletivo.

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 A inscrição do candidato implicará o conhecimento das presentes instruções e a tácita aceitação das condições do Processo Seletivo, tais como se acham estabelecidas no Edital.

12.2 A inexatidão das afirmativas ou irregularidades de documentação, ainda que verificadas posteriormente, eliminará o candidato do Processo Seletivo, cancelando-se todos os atos decorrentes da inscrição.

12.3 O prazo de validade do Processo Seletivo será de até 12 MESES para todas as funções.

12.4 O Processo Seletivo será homologado pelo Senhor Prefeito e nos termos da Legislação vigente.

12.5 Na falta de cédula de identidade original poderão ser admitidos, na sala de provas, os candidatos que apresentarem documentos outros, como: carteira de trabalho, carteira de órgão de classe, certificado militar, carteira de habilitação com foto, desde que, permitam com clareza, a sua identificação. Não serão aceitos quaisquer outros documentos diferentes dos acima definidos.

12.6 A organização, aplicação, correção e recursos das provas ficarão a cargo da INTEGRI BRASIL ASSESSORIA E CONSULTORIA com a supervisão da Comissão Organizadora.

12.7 O Docente poderá vir a perder, durante o ano letivo, as aulas atribuídas, em razão de deixar de corresponder às expectativas do desenvolvimento das atividades, mediante cláusulas contratuais.

Para que chegue ao conhecimento de todos e ninguém possa alegar ignorância, é expedido o presente edital, que fica à disposição por afixação nos locais de costume da Prefeitura e pela Internet nos endereços www.capivari.sp.gov.br, www.integribrasil.com.br e http://educacao.capivari.sp.gov.br, bem como o resumo será divulgado no Jornal O Semanário e, se possível; em outros meios de comunicação, visando atender ao restrito interesse público.

CAPIVARI/SP, 22 de setembro de 2011.

LUIS DONISETE CAMPACI
PREFEITO MUNICIPAL

ANEXO I - DESCRIÇÃO DAS FUNÇÕES

A) FUNÇÃO COM EXIGÊNCIA DO NÍVEL ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO

1.01 - PROFESSOR / INSTRUTOR DE OFICINA DE BANDA:

Organizar, coordenar e executar oficinas específicas de Banda de música, despertando o potencial interpretativo dos alunos; Trabalhar de forma a desenvolver a formação cultural, artística musical, social e cívica dos jovens, contribuindo para o desenvolvimento de valores culturais, estimulando a participação nas manifestações populares e o culto ao civismo, proporcionando uma melhor formação da juventude; Desenvolver projetos integrados com demais áreas artísticas, bem como participar dos projetos e eventos desenvolvidos pela escola. Apresentar-se em datas cívicas e festivas municipais e nacionais desenvolvidas neste Município, no recebimento de autoridades estaduais e federais, em desfiles festivos, na abertura de jogos estudantis, intermunicipais, tardes e noites culturais, apresentações e feiras Educacionais e outros eventos afins.

B) FUNÇÃO COM EXIGÊNCIA DO NÍVEL ENSINO MÉDIO COMPLETO

2.01 - PROFESSOR DE OFICINA DE CAPOEIRA:

Desenvolver nos alunos uma práxis de capoeira sob o enfoque da cultura popular e corporal, enquanto campo de conhecimento elaborado e reelaborado a partir de experiências concretas dos homens; Aprimorar diversas condutas psicomotoras, destacando-se dentre elas a coordenação motora geral, a lateralidade e a organização espaço temporal, a resistência, a flexibilidade, a agilidade, a destreza e a expressão corporal; Incentivar o sentido de comunidade, estimulando o convívio com outras pessoas, praticando a cooperação, a lealdade, a cortesia, e o respeito mútuo, além de requerer constantemente a disciplina; Desenvolver a prática de Capoeira Jogo, estimulando a criatividade de movimentos; Favorecer e enriquecer a cultura popular Brasileira.

2.02 - PROFESSOR DE OFICINA DE MUSICALIZAÇÃO:

Despertar o gosto pela música e aprender e conviver com ela;

Contribuir para o desenvolvimento cognitivo e emocional;

Compreender a importância da música na sociedade e na vida dos indivíduos reverenciando valores culturais, difundindo o senso estético, promovendo associabilidade e a expressividade;

Desenvolver a sensibilidade, criatividade e senso crítico por meio do contato com a linguagem artístico-musical; Desenvolver a percepção auditiva e a memória musical, cirando, interpretando e apreciando músicas e diversos estilos; Pesquisar, explorar, improvisar, compor e interpretar sons de diversas naturezas e procedências;

Desenvolver autoconfiança, senso estético crítico, concentração, capacidade de análise e síntese, trabalhando em equipe com diálogo, respeito e cooperação.

2.03 - PROFESSOR DE OFICINA DE DANÇA:

Expressar e comunicar através de gestos e movimentos, acompanhados ou não de música, de canto, ou de ritmos peculiares; Introduzir o sentido de parceria e cooperação, e auxiliar o desenvolvimento motor trabalhando com a sincronia de movimentos; Propiciar conhecimento e aproximação entre indivíduos e culturas distintas; Trabalhar na teoria e na prática propostas para o ensino de dança que integrem o fazer, a apreciação e a contextualização artísticas; Trabalhar com um mecanismo harmonizador, respeitando as emoções, os estados fisiológicos, desenvolvendo habilidades de movimentos, exercendo possibilidades de autoconhecimento.

2.04 - PROFESSOR DE OFICINA DE XADREZ:

Desenvolver nos alunos uma atitude favorável em relação ao xadrez que permita apreciá-lo como elemento gerador de cultura; Oportunizar e incentivar a prática do xadrez visando favorecer o desenvolvimento do pensamento lógico, a concentração, a responsabilidade e respeito pelos participantes; Compreender e solucionar problemas pela análise do contexto geral em que estão inseridos; Ampliar o interesse pelas atividades individuais; Melhorar o desempenho escolar em todas as áreas de estudos e, em particular, em Matemática.

2.05 - PROFESSOR DE OFICINA DE ARTES:

Observar as relações entre a arte e a literatura da realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível; Compreender e utilizar a arte como linguagem, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando e percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade, a criatividade e a reflexão ao realizar e desenvolver produções artísticas; Criar formas artísticas incluindo tudo que entra em jogo na ação criadora: recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e técnicas, a relação entre perceber, imaginar e realizar um trabalho de arte; Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e o conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, sabendo receber e elaborar críticas;

Propiciar o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e de SAR sentido à experiência humana.

2.06 - PROFESSOR DE OFICINA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA:

Aprofundar conhecimentos e desenvolver boas práticas para o alcance da promoção e manutenção da saúde e sustentabilidade da vida; Compreender conceitos e procedimentos básicos sobre atividades físicas, exercícios, saúde e qualidade de vida e como eles se relacionam; Conhecer e cuidar do próprio corpo valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e a saúde coletiva; Proporcionar a oportunidade de aprendizado sobre temas em saúde, a fim de promover saúde e qualidade de vida saudável por meio de uma proposta de educação interativa; Contribuir para que os alunos adquiram conhecimentos que venham garantir um ótimo estado de saúde física, emocional, mental, social.

2.07 - PROFESSOR DE OFICINA DE INFORMÁTICA:

Apresentar o computador como fonte mediadora entre o aluno e o professor, permitindo a construção de conhecimento; Conhecer os princípios básicos que envolvem o funcionamento do computador e de seus periféricos; Reconhecer a importância da informática como ferramenta para novas estratégias de aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento; Perceber a praticidade e a agilidade que a informática proporciona ao usuário; Fazer com que os alunos utilizem a informática educacional para realizar pesquisas relacionadas com outras áreas do saber; Facilitar o acesso dos alunos aos laboratórios de informática; Apropriarem-se criticamente os conhecimentos sobre a tecnologia de comunicação digital, utilizando-o para produção de novos conhecimentos, de forma crítica e criativa; Potencializar o avesso às diversas tecnologias, preparando-os para a vida futura, inserindo o aluno no contexto da sociedade atual; Possibilitar a utilização das tecnologias da informação e comunicação da forma mais adequada à realização de suas ações como estudante e cidadão; Utilizar a informática como recurso didático no processo ensino-aprendizagem e como ferramenta nas tarefas do dia-a-dia; Apresentar o computador como fonte mediadora entre o aluno e o professor permitindo através de sua exploração a construção do conhecimento.

2.08 - PROFESSOR DE OFICINA DE TEATRO

Compreender o teatro em suas dimensões artísticas, estética, histórica, social e antropológica; Favorecer possibilidades de compartilhar descobertas, idéias, sentimentos, atitudes, ao permitir a observação de diversos pontos de vista, estabelecendo a relação do indivíduo com o coletivo e desenvolvendo a socialização; Compreender a organização dos papéis sociais como etnias, diferenças culturais e raciais, de costumes e crenças, para a construção da linguagem teatral; Conhecer e distinguir diferentes momentos da História do Teatro, os aspectos estéticos predominantes, a tradição dos estilos e a presença dessa tradição na produção teatral contemporânea.

2.09 - PROFESSOR DE OFICINA DE JOGOS PEDAGÓGICOS E RECREAÇÃO

Contribuir no desenvolvimento cognitivo e afetivo, além de estimular a criatividade, preparando para uma melhor condição de vida; Vivenciar estímulos motores e raciocínio lógico; Favorecer a consolidação de hábitos higiênicos, o desenvolvimento corporal e mental, a melhoria da aptidão física, o despertar do espírito comunitário, da criatividade, da socialização, além de outras atividades que concorrem para completar a formação da personalidade; Desenvolver atividades de visem o aperfeiçoamento onde será estimulada a coordenação motora, destreza, flexibilidade, correr, rolar, equilibrar, através das atividades recreativas; Beneficiar diversos aspectos do desenvolvimento social, emocional, lingüístico, cultural, motor e entre outros.

2.10 - PROFESSOR DE OFICINA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS

Formar leitores críticos com o olhar direcionado para a leitura do mundo globalizado e aberto a conhecer e a suscitar um pensamento crítico e criativo em relação às leituras realizadas; Promover e expandir o uso de leitura e produção de textos diversificados; Despertar o gosto pela leitura; Utilizar diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade lingüística valorizada socialmente, sabendo adequá-las às circunstâncias da situação comunicativa de que participam; Compreender os textos orais e escritos com os quais se defrontam em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e inferindo as intenções de quem os produz; Utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem, sabendo como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações contidas nos textos; Identificar aspectos relevantes, organizar notas, elaborar roteiros, compor textos coerentes a partis de trechos oriundos de diferentes fontes, fazer resumos, etc. Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos, experiências, idéias e opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar os dos outros, contrapondo-os quando necessário; Usar conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão sobre a língua para expandirem as possibilidades de uso da linguagem e a capacidade de análise crítica; Viabilizar o aumento do domínio da leitura e da escrita, nas diversas situações do nosso cotidiano e inserindo o computador e a internet como instrumentos de conhecimento, para que os mesmos desenvolvam sua percepção das múltiplas possibilidades de expressão linguística e sua capacitação como leitora e co-leitor dos mais variados gêneros textuais representados de nossa cultura.

2.11 - PROFESSOR DE OFICINA DE EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS

Resolver situações-problemas, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, intuição, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis; Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo a

sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.

C) FUNÇÃO COM EXIGÊNCIA DO NÍVEL ENSINO SUPERIOR

3.01 - PROFESSOR DE OFICINA DE NATAÇÃO

Participar de diferentes atividades corporais, procurando adotar atitude cooperativa e solidária sem discriminar os colegas pelo desempenho ou razões sociais, físicas, raciais, sexuais ou culturais; Preparar alunos de forma lúdica aliada às técnicas dos estilos da natação desenvolvendo valores onde o respeito individual do aprendizado é fator importante para a prática dessa modalidade; Permitir o desenvolvimento de noções espaciais vividas na exploração do meio aquático com o corpo no mesmo lugar, em deslocamento, em grande ou pequena profundidade; Valorizar e adquirir hábitos saudáveis inserindo a natação como esporte que contribui para manutenção de uma vida saudável; Contribuir para o bom funcionamento do sistema cardiorrespiratório, o fortalecimento muscular, a flexibilidade, além de outros benefícios como o desenvolvimento sociabilização, autoconfiança e autocontrole.

ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E BIBLIOGRÁFICO

a) FUNÇÕES COM EXIGÊNCIA DE FUNDAMENTAL INCOMPLETO

FUNÇÃO: 1.01- PROFESSOR/INSTRUTOR DE OFICINA DE BANDA

LÍNGUA PORTUGUESA: 05 QUESTÕES - De acordo com o novo acordo ortográfico

Leitura, compreensão e interpretação de texto; Alfabeto e ordem alfabética, vogal e consoante; Sílaba: separação silábica, classificação das palavras quanto ao número de sílabas; Sinônimos e antônimos; Acentuação: acento agudo, circunflexo e grave; Frases: afirmativa, negativa, interrogativa e exclamativa; Sinais de pontuação; Ortografia; Substantivo (comum, próprio, coletivo, simples e composto); masculino e feminino; singular e plural; diminutivo e aumentativo; Pronomes: pessoais e de tratamento; Verbo: presente, passado e futuro.

MATEMÁTICA: 05 QUESTÕES

Números naturais: representação dos Números Naturais, antecessor e sucessor; - Operações - adição, subtração, multiplicação e divisão; Sistemas de Numeração; decimal e horário; Sistema de Numeração Romana; Números Racionais e sua representação fracionária: a ideia de fração; Sistemas de medidas - comprimento, massa, volume e superfície; Números multiplicativos: dobro, metade; Questões de raciocínio lógico na forma de problemas.

LEGISLAÇÕES E PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS - 10 QUESTÕES.

BRASIL - LEI FEDERAL Nº 9394/96; Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional; e suas Alterações;

BRASIL - LEI FEDERAL Nº 8069/90; Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.; e suas alterações; Art. 1º ao 4º, 15 ao 18 e 53 ao 59; 208; 232 e 245.

BRASIL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Parâmetro Curricular Nacional 1ª a 4ª séries- vol. 1 - introdução aos Parâmetros.

BRASIL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Parâmetro Curricular Nacional 1ª a 4ª séries - vol. 6 - Artes.

BRASIL - Série Mais Educação - Educação Integral - Texto de referência para o debate nacional - Portal MEC - disponível em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cadfinaleducintegral.pdf

MOTA, Silvia Maria Coelho - ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: DA CONCEPÇÃO À PRÁTICA - 2006 - Rio de Janeiro - disponível em: http://www.fae.ufmg.br/estrado/cdviseminario/trabalhos/eixotematico1/escoladetempoint.pdf e www.integribrasil.com.br

GONÇALVES, Antonio Sérgio - Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral: Artigo publicado nos "Cadernos Cenpec" n.º 2 - Educação Integral - 2º semestre 2006 disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/estempointegral/Reflexoesedintegral.pdf e www.integribrasil.com.br

DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortezo.

ATUALIDADES E CONHECIMENTOS SOBRE O MUNICÍPIO DE CAPIVARI - 05 QUESTÕES

Atualidades; notícias sobre os temas sócio-econômicos; políticos e esportivos da atualidade, veiculadas pela imprensa escrita, falada e televisiva; Criação da comarca de Capivari; Histórico da Comarca de Capivari; Dados gerais do Município; Evolução Administrativa; Imigração no Município; Desenvolvimento econômico; patrimônio cultural; Nossa Gente - personalidades; Lazer; cultura; Geografia; Bens tombados; Fatos políticos; Símbolos oficiais - Brasão; Bandeira e Hino e Estatísticas de Desenvolvimento.

b) FUNÇÕES COM EXIGÊNCIA DE ENSINO MÉDIO COMPLETO

FUNÇÃO: 2.01 - PROFESSOR DE OFICINA DE CAPOEIRA

LÍNGUA PORTUGUESA: 05 QUESTÕES - De acordo com o novo acordo ortográfico

Encontros Vocálicos e Consonantais; Dígrafos; Divisão silábica; Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Substantivo; Adjetivo; Pronome; Verbo. Termos essenciais da oração; Sentido conotativo e denotativo. Compreensão e Interpretação de texto. MATEMÁTICA: 05

Regra de três simples; Equações com chaves, colchetes e parênteses sem álgebra; dobro; triplo; quádruplo; múltiplos; adição e subtração com casas decimais; multiplicação e divisão com 2 e 3 números no divisor. Raciocínio lógico. Resolução de situações problema.

PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS - 10 QUESTÕES.

BRASIL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Parâmetro Curricular Nacional 1ª a 4ª séries- vol. 1 - introdução aos Parâmetros.

BRASIL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Parâmetro Curricular Nacional 1ª a 4ª séries- vol. 6 - Artes

BRASIL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Parâmetro Curricular Nacional 1ª a 4ª séries- vol. 7 - Educação Física

MOTA, Silvia Maria Coelho - ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: DA CONCEPÇÃO À PRÁTICA - 2006 - Rio de Janeiro - disponível em: http://www.fae.ufmg.br/estrado/cdviseminario/trabalhos/eixotematico1/escoladetempoint.pdf e www.integribrasil.com.br

GONÇALVES, Antonio Sérgio - Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral: Artigo publicado nos "Cadernos Cenpec" n.º 2 - Educação Integral - 2° semestre 2006 disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/estempointegral/Reflexoesedintegral.pdf e www.integribrasil.com.br

DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortezo.

ATUALIDADES E CONHECIMENTOS SOBRE O MUNICÍPIO DE CAPIVARI - 05 QUESTÕES

Atualidades; notícias sobre os temas sócio-econômicos; políticos e esportivos da atualidade, veiculadas pela imprensa escrita, falada e televisiva; Criação da comarca de Capivari; Histórico da Comarca de Capivari; Dados gerais do Município; Evolução Administrativa; Imigração no Município; Desenvolvimento econômico; patrimônio cultural; Nossa Gente - personalidades; Lazer; cultura; Geografia; Bens tombados; Fatos políticos; Símbolos oficiais - Brasão; Bandeira e Hino e Estatísticas de Desenvolvimento.

FUNÇÃO: 2.02- PROFESSOR DE OFICINA DE MUSICALIZAÇÃO

LÍNGUA PORTUGUESA: 05 QUESTÕES - De acordo com o novo acordo ortográfico

Encontros Vocálicos e Consonantais; Dígrafos; Divisão silábica; Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Substantivo; Adjetivo; Pronome; Verbo. ciais da oração; Sentido conotativo e denotativo. Compreensão e Interpretação de texto.

MATEMÁTICA: 05 QUESTÕES

Regra de três simples; Equações com chaves, colchetes e parênteses sem álgebra; dobro; triplo; quádruplo; múltiplos; adição e subtração com casas decimais; multiplicação e divisão com 2 e 3 números no divisor. Raciocínio lógico. Resolução de situações problema.

PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS - 10 QUESTÕES.

BRASIL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Parâmetro Curricular Nacional 1ª a 4ª séries- vol. 1 - introdução aos Parâmetros.

BRASIL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Parâmetro Curricular Nacional 1ª a 4ª séries- vol. 6 - Artes

MOTA, Silvia Maria Coelho - ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: DA CONCEPÇÃO À PRÁTICA - 2006 - Rio de Janeiro - disponível em: http://www.fae.ufmg.br/estrado/cdviseminario/trabalhos/eixotematico1/escoladetempoint.pdf e www.integribrasil.com.br

GONÇALVES, Antonio Sérgio - Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral: Artigo publicado nos "Cadernos Cenpec" n.º 2 - Educação Integral - 2° semestre 2006 disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/estempointegral/Reflexoesedintegral.pdf e www.integribrasil.com.br

DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortezo.

ATUALIDADES E CONHECIMENTOS SOBRE O MUNICÍPIO DE CAPIVARI - 05 QUESTÕES

Atualidades; notícias sobre os temas sócio-econômicos; políticos e esportivos da atualidade, veiculadas pela imprensa escrita, falada e televisiva; Criação da comarca de Capivari; Histórico da Comarca de Capivari; Dados gerais do Município; Evolução Administrativa; Imigração no Município; Desenvolvimento econômico; patrimônio cultural; Nossa Gente - personalidades; Lazer; cultura; Geografia; Bens tombados; Fatos políticos; Símbolos oficiais - Brasão; Bandeira e Hino e Estatísticas de Desenvolvimento.

FUNÇÃO: 2.03- PROFESSOR DE OFICINA DE DANÇA

LÍNGUA PORTUGUESA: 05 QUESTÕES - De acordo com o novo acordo ortográfico

Encontros Vocálicos e Consonantais; Dígrafos; Divisão silábica; Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Substantivo; Adjetivo; Pronome; Verbo. Termos essenciais da oração; Sentido conotativo e denotativo. Compreensão e Interpretação de texto.

MATEMÁTICA: 05 QUESTÕES

Regra de três simples; Equações com chaves, colchetes e parênteses sem álgebra; dobro; triplo; quádruplo; múltiplos; adição e subtração com casas decimais; multiplicação e divisão com 2 e 3 números no divisor. Raciocínio lógico. Resolução de situações problema.

PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS - 10 QUESTÕES.

BRASIL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Parâmetro Curricular Nacional 1ª a 4ª séries- vol. 1 - introdução aos Parâmetros.

BRASIL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Parâmetro Curricular Nacional 1ª a 4ª séries- vol. 6 - Artes

BRASIL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Parâmetro Curricular Nacional 1ª a 4ª séries- vol. 7 - Educação Física

MOTA, Silvia Maria Coelho - ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: DA CONCEPÇÃO À PRÁTICA - 2006 - Rio de Janeiro - disponível em: http://www.fae.ufmg.br/estrado/cdviseminario/trabalhos/eixotematico1/escoladetempoint.pdf e www.integribrasil.com.br

GONÇALVES, Antonio Sérgio - Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral: Artigo publicado nos "Cadernos Cenpec" n.º 2 - Educação Integral - 2° semestre 2006 disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/estempointegral/Reflexoesedintegral.pdf

e www.integribrasil.com.br

DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortezo.

ATUALIDADES E CONHECIMENTOS SOBRE O MUNICÍPIO DE CAPIVARI - 05 QUESTÕES

Atualidades; notícias sobre os temas sócio-econômicos; políticos e esportivos da atualidade, veiculadas pela imprensa escrita, falada e televisiva; Criação da comarca de Capivari; Histórico da Comarca de Capivari; Dados gerais do Município; Evolução Administrativa; Imigração no Município; Desenvolvimento econômico; patrimônio cultural; Nossa Gente - personalidades; Lazer; cultura; Geografia; Bens tombados; Fatos políticos; Símbolos oficiais - Brasão; Bandeira e Hino e Estatísticas de Desenvolvimento.

FUNÇÃO: 2.04 - PROFESSOR DE OFICINA DE XADREZ

LÍNGUA PORTUGUESA: 05 QUESTÕES - De acordo com o novo acordo ortográfico

Interpretação de texto, Sinônimos e Antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia oficial. Acentuação. Substantivo e adjetivo: Flexão de gênero, número e grau. Verbos: regulares, irregulares e auxiliares. Emprego de pronomes. Preposições e conjunções. Concordância verbal e nominal. Crase. Regência.

MATEMÁTICA: 05 QUESTÕES

Números Inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples. Equação de 1° grau. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Relação entre grandezas; tabelas e gráficos. Raciocino Lógico. Resolução de situações problema.

PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS - 10 QUESTÕES.

BRASIL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Parâmetro Curricular Nacional 1ª a 4ª séries- vol. 1 - introdução aos Parâmetros.

BRASIL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Parâmetro Curricular Nacional 1ª a 4ª séries- vol. 7 - Educação Física

MOTA, Silvia Maria Coelho - ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: DA CONCEPÇÃO À PRÁTICA - 2006 - Rio de Janeiro - disponível em: http://www.fae.ufmg.br/estrado/cdviseminario/trabalhos/eixotematico1/escoladetempoint.pdf e www.integribrasil.com.br

GONÇALVES, Antonio Sérgio - Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral: Artigo publicado nos "Cadernos Cenpec" n.º 2 - Educação Integral - 2° semestre 2006 disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/estempointegral/Reflexoesedintegral.pdf e www.integribrasil.com.br

DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortezo.

ATUALIDADES E CONHECIMENTOS SOBRE O MUNICÍPIO DE CAPIVARI - 05 QUESTÕES

Atualidades; notícias sobre os temas sócio-econômicos; políticos e esportivos da atualidade, veiculadas pela imprensa escrita, falada e televisiva; Criação da comarca de Capivari; Histórico da Comarca de Capivari; Dados gerais do Município; Evolução Administrativa; Imigração no Município; Desenvolvimento econômico; patrimônio cultural; Nossa Gente - personalidades; Lazer; cultura; Geografia; Bens tombados; Fatos políticos; Símbolos oficiais - Brasão; Bandeira e Hino e Estatísticas de Desenvolvimento.

FUNÇÃO: 2.05- PROFESSOR DE OFICINA DE ARTES

LÍNGUA PORTUGUESA: 05 QUESTÕES - De acordo com o novo acordo ortográfico

Interpretação de texto, Sinônimos e Antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia oficial. Acentuação. Substantivo e adjetivo: Flexão de gênero, número e grau. Verbos: regulares, irregulares e auxiliares. Emprego de pronomes. Preposições e conjunções. Concordância verbal e nominal. Crase. Regência.

MATEMÁTICA: 05 QUESTÕES

Números Inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples. Equação de 1° grau. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Relação entre grandezas; tabelas e gráficos. Raciocino Lógico. Resolução de situações problema.

PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS - 10 QUESTÕES.

BRASIL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Parâmetro Curricular Nacional 1ª a 4ª séries- vol. 1 - introdução aos Parâmetros.

BRASIL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Parâmetro Curricular Nacional 1ª a 4ª séries- vol. 6 - Artes

BRASIL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Parâmetro Curricular Nacional 1ª a 4ª séries- vol. 7 - Educação Física

MOTA, Silvia Maria Coelho - ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: DA CONCEPÇÃO À PRÁTICA - 2006 - Rio de Janeiro - disponível em: http://www.fae.ufmg.br/estrado/cdviseminario/trabalhos/eixotematico1/escoladetempoint.pdf e www.integribrasil.com.br

GONÇALVES, Antonio Sérgio - Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral: Artigo publicado nos "Cadernos Cenpec" n.º 2 - Educação Integral - 2° semestre 2006 disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/estempointegral/Reflexoesedintegral.pdf e www.integribrasil.com.br

DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortezo.

ATUALIDADES E CONHECIMENTOS SOBRE O MUNICÍPIO DE CAPIVARI - 05 QUESTÕES

Atualidades; notícias sobre os temas sócio-econômicos; políticos e esportivos da atualidade, veiculadas pela imprensa escrita, falada e televisiva; Criação da comarca de Capivari; Histórico da Comarca de Capivari; Dados gerais do Município; Evolução Administrativa; Imigração no Município; Desenvolvimento econômico; patrimônio cultural; Nossa Gente - personalidades; Lazer; cultura; Geografia; Bens tombados; Fatos políticos; Símbolos oficiais - Brasão; Bandeira e Hino e Estatísticas de Desenvolvimento.

FUNÇÃO: 2.06- PROFESSOR DE OFICINA DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

LÍNGUA PORTUGUESA: 05 QUESTÕES - De acordo com o novo acordo ortográfico

Interpretação de texto, Sinônimos e Antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia oficial. Acentuação. Substantivo e adjetivo: Flexão de gênero, número e grau. Verbos: regulares, irregulares e auxiliares. Emprego de pronomes. Preposições e conjunções. Concordância verbal e nominal. Crase. Regência.

MATEMÁTICA: 05 QUESTÕES

Números Inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples. Equação de 1° grau. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Relação entre grandezas; tabelas e gráficos. Raciocino Lógico. Resolução de situações problema.

PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS - 10 QUESTÕES.

BRASIL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Parâmetro Curricular Nacional 1ª a 4ª séries- vol. 1 - introdução aos Parâmetros.

BRASIL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Parâmetro Curricular Nacional 1ª a 4ª séries- vol. 7 - Educação Física

MOTA, Silvia Maria Coelho - ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: DA CONCEPÇÃO À PRÁTICA - 2006 - Rio de Janeiro - disponível em: http://www.fae.ufmg.br/estrado/cdviseminario/trabalhos/eixotematico1/escoladetempoint.pdf e www.integribrasil.com.br

GONÇALVES, Antonio Sérgio - Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral: Artigo publicado nos "Cadernos Cenpec" n.º 2 - Educação Integral - 2° semestre 2006 disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/estempointegral/Reflexoesedintegral.pdf e www.integribrasil.com.br

DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortezo.

ATUALIDADES E CONHECIMENTOS SOBRE O MUNICÍPIO DE CAPIVARI - 05 QUESTÕES

Atualidades; notícias sobre os temas sócio-econômicos; políticos e esportivos da atualidade, veiculadas pela imprensa escrita, falada e televisiva; Criação da comarca de Capivari; Histórico da Comarca de Capivari; Dados gerais do Município; Evolução Administrativa; Imigração no Município; Desenvolvimento econômico; patrimônio cultural; Nossa Gente - personalidades; Lazer; cultura; Geografia; Bens tombados; Fatos políticos; Símbolos oficiais - Brasão; Bandeira e Hino e Estatísticas de Desenvolvimento.

FUNÇÃO: 2.07- PROFESSOR DE OFICINA DE INFORMÁTICA

LÍNGUA PORTUGUESA: 05 QUESTÕES - De acordo com o novo acordo ortográfico

Interpretação de texto, Sinônimos e Antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia oficial. Acentuação. Substantivo e adjetivo: Flexão de gênero, número e grau. Verbos: regulares, irregulares e auxiliares. Emprego de pronomes. Preposições e conjunções. Concordância verbal e nominal. Crase. Regência.

MATEMÁTICA: 05 QUESTÕES

Números Inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples. Equação de 1° grau. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Relação entre grandezas; tabelas e gráficos. Raciocino Lógico. Resolução de situações problema.

PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS - 10 QUESTÕES.

BRASIL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Parâmetro Curricular Nacional 1ª a 4ª séries- vol. 1 - introdução aos Parâmetros.

MOTA, Silvia Maria Coelho - ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: DA CONCEPÇÃO À PRÁTICA - 2006 - Rio de Janeiro - disponível em: http://www.fae.ufmg.br/estrado/cdviseminario/trabalhos/eixotematico1/escoladetempoint.pdf e www.integribrasil.com.br

GONÇALVES, Antonio Sérgio - Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral: Artigo publicado nos "Cadernos Cenpec" n.º 2 - Educação Integral - 2° semestre 2006 disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/estempointegral/Reflexoesedintegral.pdf e www.integribrasil.com.br

DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortezo.

ATUALIDADES E CONHECIMENTOS SOBRE O MUNICÍPIO DE CAPIVARI - 05 QUESTÕES

Atualidades; notícias sobre os temas sócio-econômicos; políticos e esportivos da atualidade, veiculadas pela imprensa escrita, falada e televisiva; Criação da comarca de Capivari; Histórico da Comarca de Capivari; Dados gerais do Município; Evolução Administrativa; Imigração no Município; Desenvolvimento econômico; patrimônio cultural; Nossa Gente - personalidades; Lazer; cultura; Geografia; Bens tombados; Fatos políticos; Símbolos oficiais - Brasão; Bandeira e Hino e Estatísticas de Desenvolvimento.

FUNÇÃO: 2.08- PROFESSOR DE OFICINA DE TEATRO

LÍNGUA PORTUGUESA: 05 QUESTÕES - De acordo com o novo acordo ortográfico

Interpretação de texto, Sinônimos e Antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia oficial. Acentuação. Substantivo e adjetivo: Flexão de gênero, número e grau. Verbos: regulares, irregulares e auxiliares. Emprego de pronomes. Preposições e conjunções. Concordância verbal e nominal. Crase. Regência.

MATEMÁTICA: 05 QUESTÕES

Números Inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples. Equação de 1° grau. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Relação entre grandezas; tabelas e gráficos. Raciocino Lógico. Resolução de situações problema.

PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS - 10 QUESTÕES.

BRASIL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Parâmetro Curricular Nacional 1ª a 4ª séries- vol. 1 - introdução aos Parâmetros.

BRASIL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Parâmetro Curricular Nacional 1ª a 4ª séries- vol. 6 - Artes

BRASIL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Parâmetro Curricular Nacional 1ª a 4ª séries- vol. 7 - Educação Física

MOTA, Silvia Maria Coelho - ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: DA CONCEPÇÃO À PRÁTICA - 2006 - Rio de Janeiro - disponível em: http://www.fae.ufmg.br/estrado/cdviseminario/trabalhos/eixotematico1/escoladetempoint.pdf e www.integribrasil.com.br

GONÇALVES, Antonio Sérgio - Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral: Artigo publicado no "Cadernos Cenpec" n.º 2 - Educação Integral - 2° semestre 2006 disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/estempointegral/Reflexoesedintegral.pdf e www.integribrasil.com.br

DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortezo.

ATUALIDADES E CONHECIMENTOS SOBRE O MUNICÍPIO DE CAPIVARI - 05 QUESTÕES

Atualidades; notícias sobre os temas sócio-econômicos; políticos e esportivos da atualidade, veiculadas pela imprensa escrita, falada e televisiva; Criação da comarca de Capivari; Histórico da Comarca de Capivari; Dados gerais do Município; Evolução Administrativa; Imigração no Município; Desenvolvimento econômico; patrimônio cultural; Nossa Gente - personalidades; Lazer; cultura; Geografia; Bens tombados; Fatos políticos; Símbolos oficiais - Brasão; Bandeira e Hino e Estatísticas de Desenvolvimento.

FUNÇÃO: 2.09- PROFESSOR DE OFICINA DE JOGOS PEDAGÓGICOS E RECREAÇÃO

LÍNGUA PORTUGUESA: 05 QUESTÕES - De acordo com o novo acordo ortográfico

Interpretação de texto, Sinônimos e Antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia oficial. Acentuação. Substantivo e adjetivo: Flexão de gênero, número e grau. Verbos: regulares, irregulares e auxiliares. Emprego de pronomes. Preposições e conjunções. Concordância verbal e nominal. Crase. Regência.

MATEMÁTICA: 05 QUESTÕES

Números Inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples. Equação de 1° grau. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Relação entre grandezas; tabelas e gráficos. Raciocino Lógico. Resolução de situações problema.

PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS - 10 QUESTÕES.

BRASIL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Parâmetro Curricular Nacional 1ª a 4ª séries- vol. 1 - introdução aos Parâmetros.

BRASIL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Parâmetro Curricular Nacional 1ª a 4ª séries- vol. 6 - Artes

BRASIL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Parâmetro Curricular Nacional 1ª a 4ª séries- vol. 7 - Educação Física

MOTA, Silvia Maria Coelho - ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: DA CONCEPÇÃO À PRÁTICA - 2006 - Rio de Janeiro - disponível em: http://www.fae.ufmg.br/estrado/cdviseminario/trabalhos/eixotematico1/escoladetempoint.pdf e www.integribrasil.com.br

GONÇALVES, Antonio Sérgio - Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral: Artigo publicado nos "Cadernos Cenpec" n.º 2 - Educação Integral - 2° semestre 2006 disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/estempointegral/Reflexoesedintegral.pdf e www.integribrasil.com.br

DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortezo.

ATUALIDADES E CONHECIMENTOS SOBRE O MUNICÍPIO DE CAPIVARI - 05 QUESTÕES

Atualidades; notícias sobre os temas sócio-econômicos; políticos e esportivos da atualidade, veiculadas pela imprensa escrita, falada e televisiva; Criação da comarca de Capivari; Histórico da Comarca de Capivari; Dados gerais do Município; Evolução Administrativa; Imigração no Município; Desenvolvimento econômico; patrimônio cultural; Nossa Gente - personalidades; Lazer; cultura; Geografia; Bens tombados; Fatos políticos; Símbolos oficiais - Brasão; Bandeira e Hino e Estatísticas de Desenvolvimento.

FUNÇÃO: 2.10 - PROFESSOR DE OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

LÍNGUA PORTUGUESA: 05 QUESTÕES - De acordo com o novo acordo ortográfico

Interpretação de texto, Sinônimos e Antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia oficial. Acentuação. Substantivo e adjetivo: Flexão de gênero, número e grau. Verbos: regulares, irregulares e auxiliares. Emprego de pronomes. Preposições e conjunções. Concordância verbal e nominal. Crase. Regência.

MATEMÁTICA: 05 QUESTÕES

Números Inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples. Equação de 1° grau. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Relação entre grandezas; tabelas e gráficos. Raciocino Lógico. Resolução de situações problema.

PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS - 10 QUESTÕES.

BRASIL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Parâmetro Curricular Nacional 1ª a 4ª séries- vol. 1 - Introdução aos Parâmetros.

BRASIL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Parâmetro Curricular Nacional 1ª a 4ª séries- vol.2 - Língua Portuguesa MOTA, Silvia Maria Coelho - ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: DA CONCEPÇÃO À PRÁTICA - 2006 - Rio de Janeiro - disponível em: http://www.fae.ufmg.br/estrado/cdviseminario/trabalhos/eixotematico1/escoladetempoint.pdf e www.integribrasil.com.br

GONÇALVES, Antonio Sérgio - Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral: Artigo publicado no "Cadernos Cenpec" n.º 2 - Educação Integral - 2° semestre 2006 disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/estempointegral/Reflexoesedintegral.pdf e www.integribrasil.com.br

DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortezo.

ATUALIDADES E CONHECIMENTOS SOBRE O MUNICÍPIO DE CAPIVARI - 05 QUESTÕES

Atualidades; notícias sobre os temas sócio-econômicos; políticos e esportivos da atualidade, veiculadas pela imprensa escrita, falada e televisiva; Criação da comarca de Capivari; Histórico da Comarca de Capivari; Dados gerais do Município; Evolução Administrativa; Imigração no Município; Desenvolvimento econômico; patrimônio cultural; Nossa Gente - personalidades; Lazer; cultura; Geografia; Bens tombados; Fatos políticos; Símbolos oficiais - Brasão; Bandeira e Hino e Estatísticas de Desenvolvimento.

FUNÇÃO: 2.11 - PROFESSOR DE OFICINA DE EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS

LÍNGUA PORTUGUESA: 05 QUESTÕES - De acordo com o novo acordo ortográfico

Interpretação de texto, Sinônimos e Antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia oficial. Acentuação. Substantivo e adjetivo: Flexão de gênero, número e grau. Verbos: regulares, irregulares e auxiliares. Emprego de pronomes. Preposições e conjunções. Concordância verbal e nominal. Crase. Regência.

MATEMÁTICA: 05 QUESTÕES

Números Inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples. Equação de 1° grau. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Relação entre grandezas; tabelas e gráficos. Raciocino Lógico. Resolução de situações problema.

PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS - 10 QUESTÕES.

BRASIL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Parâmetro Curricular Nacional 1ª a 4ª séries- vol. 1 - Introdução aos Parâmetros.

BRASIL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Parâmetro Curricular Nacional 1ª a 4ª séries- vol.3 - Matemática

MOTA, Silvia Maria Coelho - ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: DA CONCEPÇÃO À PRÁTICA - 2006 - Rio de Janeiro - disponível em: http://www.fae.ufmg.br/estrado/cdviseminario/trabalhos/eixotematico1/escoladetempoint.pdf e www.integribrasil.com.br

GONÇALVES, Antonio Sérgio - Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral: Artigo publicado nos "Cadernos Cenpec" n.º 2 - Educação Integral - 2° semestre 2006 disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/estempointegral/Reflexoesedintegral.pdf e www.integribrasil.com.br

DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortezo.

ATUALIDADES E CONHECIMENTOS SOBRE O MUNICÍPIO DE CAPIVARI - 05 QUESTÕES

Atualidades; notícias sobre os temas sócio-econômicos; políticos e esportivos da atualidade, veiculadas pela imprensa escrita, falada e televisiva; Criação da comarca de Capivari; Histórico da Comarca de Capivari; Dados gerais do Município; Evolução Administrativa; Imigração no Município; Desenvolvimento econômico; patrimônio cultural; Nossa Gente - personalidades; Lazer; cultura; Geografia; Bens tombados; Fatos políticos; Símbolos oficiais - Brasão; Bandeira e Hino e Estatísticas de Desenvolvimento.

c) FUNÇÕES COM EXIGÊNCIA DE ENSINO SUPERIOR

FUNÇÃO: 3.01 - PROFESSOR DE OFICINA DE NATAÇÃO

LÍNGUA PORTUGUESA: 05 QUESTÕES - De acordo com o novo acordo ortográfico

Análise e interpretação de textos; Tema global e/ou tópico central do parágrafo; argumento principal defendido pelo autor; objetivo, finalidade e intenções do autor; informações veiculadas; diversidade textual e sua função social; características do tipo e do gênero em que se realiza o processo de interlocução na situação comunicativa; marcas da oralidade; marcas linguísticas a partir das quais se pode identificar o autor, o destinatário do texto e o tipo de relações sociais entre eles; fatores de textualidade: coerência e coesão; as relações lógico-discursivas (casualidade, temporalidade, conclusão, concessão, etc.) estabelecidas entre os parágrafos, períodos ou orações; relação do texto com outros textos; sentido conotativo das palavras (figuras de linguagem); o nível formal ou informal da linguagem. Morfossintaxe: processos de formação de palavras; radicais, prefixos e sufixos; colocação pronominal, regência e concordância nominal e verbal; padrão escrito no nível culto: ortografia, acentuação gráfica, pontuação; avaliação da aprendizagem no ensino de Língua portuguesa: a construção de competências e habilidades.

MATEMÁTICA: 05 QUESTÕES

Números naturais; Sistema de numeração decimal e números racionais; Operações com números naturais e racionais; Espaço e forma: representação geométrica de figuras planas e espaciais simples; Grandezas e medidas; Tratamento de informação: resolução de problemas; geometria experimental ou manipulativa; medidas; estatísticas; probabilidade; raciocínio combinatório; estimativas; arredondamentos; cálculo mental/escrito.

PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS - 10 QUESTÕES.

BRASIL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Parâmetro Curricular Nacional 1ª a 4ª séries- vol. 1 - Introdução aos Parâmetros.

BRASIL - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - Parâmetro Curricular Nacional 1ª a 4ª séries- vol. 7 - Educação Física

MOTA, Silvia Maria Coelho - ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: DA CONCEPÇÃO À PRÁTICA - 2006 - Rio de Janeiro - disponível em: http://www.fae.ufmg.br/estrado/cdviseminario/trabalhos/eixotematico1/escoladetempoint.pdf e www.integribrasil.com.br

GONÇALVES, Antonio Sérgio - Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral: Artigo publicado no "Cadernos Cenpec" n.º 2 - Educação Integral - 2º semestre 2006 disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/estempointegral/Reflexoesedintegral.pdf e www.integribrasil.com.br

DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortezo.

ATUALIDADES E CONHECIMENTOS SOBRE O MUNICÍPIO DE CAPIVARI - 05 QUESTÕES

Atualidades; notícias sobre os temas sócio-econômicos; políticos e esportivos da atualidade, veiculadas pela imprensa escrita, falada e televisiva; Criação da comarca de Capivari; Histórico da Comarca de Capivari; Dados gerais do Município; Evolução Administrativa; Imigração no Município; Desenvolvimento econômico; patrimônio cultural; Nossa Gente - personalidades; Lazer; cultura; Geografia; Bens tombados; Fatos políticos; Símbolos oficiais - Brasão; Bandeira e Hino e Estatísticas de Desenvolvimento.

ANEXO III - FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO DE DESCONTO NO VALOR DA INSCRIÇÃO

NOME COMPLETO:

Telefone:

CPF:

R.G: (Identidade com Foto):

Endereço:

Bairro:

Cargo Pretendido: ( )

 

 

Eu candidato(a) acima qualificado, venho, REQUERER a Redução do pagamento da inscrição para o Processo Seletivo de Provas n°. 003/2011, nos termos da LEI MUNICIPAL Nº 3488/2009, DECRETO MUNICIPAL N° 3488/2010 E DECRETO MUNICIPAL Nº 5543/2011 o que para tanto apresento as seguintes PROVAS documentais:

> COMPROVAÇÃO: O interessado deverá apresentar a ORIGINAL E CÓPIA SIMPLES, dos documentos conforme situação:

I - ESTUDANTE

( ) I - Certidão, e/ou Declaração, expedida por Instituição de Ensino - Pública ou Privada.

( ) II - Carteira de identidade estudantil, devidamente dentro de sua validade, ou ainda, documento similar expedido pela instituição de ensino, seja pública ou privada, ou ainda por representação discente.

( ) OUTROS: Citar: ________________________________________________________________________

I I - ( ) DESEMPREGADO ou ( ) RENDA INFERIOR A DOIS SALÁRIOS MÍNIMOS - CTPS N°_________________ Série_______

( ) Carteira de trabalho, comprovando estar sem vínculo empregatício, no momento da inscrição; ou que no momento da inscrição recebe no máximo 02 salários Mínimos Vigentes (R$ 1.090,00 ).

( ) OUTROS: Citar: ________________________________________________________________________

III - HIPOSSUFICIÊNCIA FINANCEIRA

( ) Declaração de hipossuficiência financeira, de próprio punho, conforme determina a lei n.º 1060/50, combinada com a lei 7115/83, que prevê sobre a prova documental, com firma devidamente reconhecida, cuja veracidade estará sob as penas da lei civil e penal.

( ) Declaração e ou Certidão expedida por órgãos oficiais atestando a hipossuficiência financeira.

> Deverá constar na declaração de hipossuficiência, qualificação pessoal do candidato, como: Nome completo, número de RG, profissão, estado civil e endereço do requerente.

Capivari / SP, ______de ___________________ de 2011.

________________________________
Responsável pelo Recebimento

________________________________
Assinatura do Requerente

AVALIAÇÃO - DECISÃO DA COMISSÃO

I - ( ) INDEFERIDO: MOTIVO: _____________________________________________________________

II - ( ) DEFERIDO: DESCONTO CONCEDIDO: ( ) 50 % ou ( )100 %

NOME:______________________________ ASSINATURA: _________________DATA __/__ /____ 2011

 

PROTOCOLO

NOME COMPLETO:
Telefone: CPF: R.G:
(Identidade com Foto):
Endereço: Bairro:
Inscrição Nº Cargo Pretendido: ( )

____________________________
Assinatura do Requerente

____________________________
Responsável pelo Recebimento

*** IMPRIMIR OBRIGATORIAMENTE NO VERSO DA PÁGINA ANTERIOR***

Igualmente, DECLARO sob as penas da lei, que as informações prestadas são verdadeiras e se enquadra nas condições previstas no item 4.3, do Edital nº 003/2011 e estou ciente das condições e deverei acompanhar o Edital de Deferimento do Pedido de Isenção, que será divulgado pela Internet nos endereços www.capivari.sp.gov.br; e www.integribrasil.com.br e no - Jornal de Circulação Municipal Oficial dentro do período das inscrições, e em caso do não atendimento às exigências implicara no indeferimento do pedido de isenção da taxa de inscrição, não havendo previsão legal para interposição de recurso.

Capivari /SP, ______de ___________________________ de 2011.

_____________________________
Assinatura do Requerente
Responsável pelo Recebimento

ATENÇÃO

No dia 04 de Outubro de 2011 consultar se o Requerimento foi DEFERIDO, em listagens a ser divulgada através dos sites www.integribrasil.com.br e www.capivari.sp.gov.br, bem como por afixação nos locais de praxe da Prefeitura.

a) Deferido o requerimento o candidato deverá providenciar a efetivação da inscrição e o pagamento do valor já com desconto, no último dia (07 de OUTUBRO de 2011), exclusivamente via presencial, por depósito bancários nos termos do item 3.1 do Edital pessoalmente ou por procuração das 09h00min às 16h00min, diretamente na "Casa da Cultura" localizado na RUA: SALDANHA MARINHO, 188, CENTRO - CAPIVARI/SP.

b) O candidato que tiver seu pedido de desconto/isenção indeferido poderá inscrever-se dentro do prazo previsto para as inscrições nas condições gerais do presente concurso, bastando para tanto efetuar o recolhimento do valor da inscrição.

ANEXO IV - FORMULÁRIO PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

ATENÇÃO!

a) PREENCHER O FORMULÁRIO - DATILOGRAFADO OU DIGITADO.

b) ENTREGAR O FORMULÁRIO EM DUAS VIAS, UMA VIA SERÁ DEVOLVIDA COM PROTOCOLO.

. TIPO DE RECURSO:

( )CONTRA O EDITAL

( )CONTRA GABARITO DE PROVA OBJETIVA

( )CONTRA INDEFERIMENTO DE INSCRIÇÃO

( ) CONTRA RESULTADO DE PROVA E TÍTULOS

( )CONTRA A APLICAÇÃO DA PROVA OBJETIVA

( ) OUTROS:

. INFORMAÇÕES DO CANDIDATO:

NOME COMPLETO:

RG:

CARGO (MENCIONAR COM O CÓDIGO):

ENDEREÇO: Nº

BAIRRO:

CIDADE:

CEP:

TELEFONE: ( )

EMAIL:

. DO OBJETO DO RECURSO, ARGUMENTAÇÃO E PEDIDO:

Descrever sinteticamente o objeto da Insurgência, suas justificativas, a argumentação da contestação e protocolar junto a PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPIVARI.
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________

CAPIVARI /SP, _____ DE _________________DE 2011.

ASSINATURA (CANDIDATO): _______________________________________

137238

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231