Prefeitura de Queluz - SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUELUZ

ESTADO DE SÃO PAULO

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL Nº 01/2013

Notícia:   Prefeitura de Queluz - SP abre seleção com vagas de níveis médio e superior

Ladeira Laurindo José da Silva, 40 - Queluz/SP
CEP: 12.800-000 Tel.: (12) 3147.1405 / 3147.1396

Processo seletivo para preenchimento, em caráter temporário, de funções docentes e administrativas da Secretaria Municipal de Educação.

A Prefeitura Municipal de Queluz, conforme legislação vigente, torna pública a abertura das inscrições e estabelece normas referentes ao Processo Seletivo de Provas e Títulos para admissão temporária de:

- Escriturário

- Inspetor de Alunos

- Monitor de Transporte

- Prof. PEB I (Educação Infantil)

- Prof. PEB I (Ens. Fund. 1º ao 5º ano)

- Prof. II (Ens. Fund. 6º ao 9º ano) em: Ciências, Português, Matemática, História, Geografia, Ed. Física e Inglês.

- Prof. II (Ens. Fund. 1º ao 9º ano) em: Artes, Educação Física.

- Estagiário de educação física (futsal, handebol e tênis de mesa)

- Professor de educação física (futsal, handebol e tênis de mesa)

- Coordenador de educação física (futsal, handebol e tênis de mesa)

Todo o processo reger-se-á em conformidade com as instruções especiais constante deste edital:

Quadro de Funções, Carga Horária, Remuneração e Valor das Inscrições Exigência: Ensino Médio Completo:

Cargo

Carga Horária

Remuneração

Valor Inscrição

Escriturário (com conhecimento prático em informática)

40 h/s

812,23

R$ 32,00

Inspetor de Alunos

40 h/s

678,00

R$ 32,00

Monitor de Transporte

40 h/s

678,00

R$ 32,00

Exigência: Ensino Superior Completo na área ou Estudante de graduação na área:

Cargo

Carga Horária

Remuneração

Valor Inscrição

Prof. PEB I (Educação Infantil)

30 h/s

1.398,13

R$ 42,00

Prof. PEB I (Ens. Fund. anos iniciais)

30 h/s

1.398,13

R$ 42,00

Prof. II (Ens. Fund. Anos finais) em: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Arte, História, Geografia, Ed. Física e Inglês

*

9,69 h/aula

R$ 42,00

Estagiário de educação física (projeto)

4 h/dia

350,00

R$ 42,00

Professor de educação física (projeto)

40 h/s

678,00

R$ 42,00

Coordenador de educação física (projeto)

40 h/s

950,00

R$ 42,00

* A carga horária dependerá da jornada do professor licenciado ou afastado, cuja vaga ficará disponível.

** No caso de estudantes, os mesmos deverão estar cursando a partir do 3º Semestre da Graduação, e serão classificados em lista diferente dos habilitados na área, sendo chamados somente após o final da lista dos habilitados.

I . Das Disposições Preliminares

1. O processo seletivo destina-se ao preenchimento temporário de funções de docentes e administrativas da Secretaria Municipal de Educação.

2. É de exclusiva responsabilidade do candidato o conhecimento integral dos termos destas instruções.

3. O candidato aprovado será admitido, em caráter temporário, respeitada a ordem de classificação obtida neste processo de seleção.

4. O processo seletivo, para todos os efeitos, tem validade de um ano a partir da data de sua homologação, não podendo ser prorrogado.

5. O candidato aprovado será admitido conforme as eventuais necessidades do Poder Público Municipal.

6. A aprovação confere ao candidato o direito à preferência na admissão conforme sua classificação.

7. O candidato aprovado que declinar das classes e/ou aulas disponíveis oferecidas fica impossibilitado de concorrer a novas atribuições até que a lista dos classificados seja totalmente percorrida.

8. Os vencimentos corresponderão ao nível inicial da tabela de vencimentos.

9. A admissão em caráter temporário será regido sob as normas da CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas.

10. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet através do site www.neteduc.com.br.

II . Das Inscrições

2.1 Ao se inscrever o candidato aceita de forma irrestrita as condições contidas neste Edital, que constitui as normas que regem o Processo Seletivo, não podendo delas alegar desconhecimento.

- Ser brasileiro ou gozar das prerrogativas legais.

- Ter idade mínima de 18 anos completos na data de contratação.

- Estar quite com a justiça eleitoral.

- Estar quite com o serviço militar, para candidatos do sexo masculino.

- Não ter sofrido, no exercício de função pública, qualquer tipo de penalidade.

- Não ser aposentado por invalidez.

- Não ter sofrido limitação de funções.

- Possuir o requisito exigido para o exercício da atividade, conforme o quadro de funções deste Edital.

- Não ter contrato de trabalho rescindido por ter sido reprovado na avaliação de desempenho realizada pela Prefeitura Municipal, ao longo dos últimos 2 anos.

- Não ser servidor investido em cargo comissionado, exceto se optar pela exoneração.

- Não ser servidor da Administração Direta ou Indireta da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, exceto na hipótese de acumulação lícita, conforme determina o artigo 37, XVI, da Constituição da República Federativa do Brasil.

2.2 As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, do dia 17/01/2013 à 30/01/2013, sendo o dia 30/01/2013 o último dia para recolhimento da taxa de inscrição, respeitando o horário da rede bancária.

2.3 O Município de Queluz não se responsabiliza por solicitações de inscrições via internet não recebidas e/ou não confirmadas, decorrentes de problemas técnicos em microcomputadores, falhas de comunicação ou outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

2.4 A partir do primeiro dia útil após o pagamento da taxa de inscrição, o candidato poderá conferir a regularidade do registro de dados de sua inscrição, no site www.neteduc.com.br, sendo que o candidato cujo nome não conste na lista oficial divulgada, terá que solicitar a confirmação via internet no próprio site. No dia 31/01/2013, no site www.neteduc.com.br, estarão todas as inscrições confirmadas e efetivadas.

2.5 O candidato que fizer qualquer declaração falsa, inexata, ou ainda, que não possa satisfazer todas as condições estabelecidas neste Edital, terá sua inscrição cancelada e, em consequência, serão anulados todos os atos dela decorrentes, mesmo tendo sido aprovado na prova.

2.6 Em hipótese alguma haverá a devolução da taxa de inscrição, mesmo que por desistência ou erro do candidato.

2.7 O(a) candidato(a) poderá se inscrever para mais de uma função desde que não choquem os horários das provas, não sendo permitido inscrições do mesmo candidato para duas provas no mesmo horário.

III . Das Provas

1. O Processo Seletivo constará das seguintes provas:

EXIGÊNCIA: ENSINO MÉDIO COMPLETO.

Funções: Escriturário, Inspetor de Alunos, Monitor de Transporte

Provas: 30 (trinta) questões, de múltipla escolha, sendo 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de matemática e 10 questões de conhecimentos específicos da área que o candidato concorre.

Referência bibliográfica completa: em anexo

EXIGÊNCIA: ENSINO SUPERIOR COMPLETO.

Funções: Prof. PEB I Educação Infantil, Prof. PEB I Ensino Fundamental 1º ao 5º ano, Prof. PEB II, Estagiário, Professor e Coordenador de educação física (projeto).

Provas: 30 (trinta) questões, de múltipla escolha, sendo 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de matemática e 10 questões de legislação e conhecimentos específicos da área que o candidato concorre.

Referência bibliográfica completa: em anexo

2. As provas terão caráter classificatório e serão realizadas no dia 03 de fevereiro de 2013 (domingo), conforme locais e horários que serão divulgados no site www.neteduc.com.br.

3. O tempo de duração das provas será de 2 horas.

4. Os candidatos poderão inscrever-se para mais uma prova desde que às mesmas não sejam no mesmo bloco de horário.

5. O resultado das provas e títulos será publicado, às 17 hs do dia 06/02/2013, no site www.neteduc.com.br e na Sede da Secretaria Municipal da Educação de Queluz.

III . Da prestação das Provas

1. O candidato deverá se fazer presente no local de prova, ao menos, quinze minutos antes de seu início.

2. O não comparecimento do candidato à prova implicará na sua eliminação, por desistência, do Processo Seletivo.

3. Não haverá segunda chamada ou repetição de prova, ou ainda devolução do valor da inscrição seja por qualquer motivo.

4. A apresentação de Documento Oficial de Identidade (Original e Legível), pelo candidato é obrigatória para a realização das provas.

5. Não será permitida a presença em sala de provas do candidato que não estiver presente antes do horário de seu inicio.

6. A folha de respostas, deverá-ser assinalada com caneta esferográfica preta ou azul.

7. Na folha de resposta, as questões não-assinaladas, contendo mais de uma alternativa assinalada ou rasurada serão consideradas ERRADAS.

8. Ao término da prova, o candidato deverá entregar, ao fiscal de sala, a folha de respostas, e o caderno de questões.

9. Não será concedida vista de prova sob qualquer alegação.

10. Será excluído do concurso o candidato que:

a. apresentar-se após o horário estabelecido;

b. não apresentar o documento de identidade exigido;

c. ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento de um fiscal;

d. for surpreendido em comunicação com outras pessoas ou fazendo uso de material não permitido;

e. lançar mão de meios ilícitos para a realização das provas;

f. perturbar, por qualquer motivo, a ordem dos trabalhos.

11. É proibido atender celular ou utilizar-se de equipamento eletrônico durante a prova.

IV . Dos Títulos (somente para funções do ensino superior)

1. São considerados títulos somente os cursos de pós graduação (especialização), mestrado e doutorado reconhecidos no campo de atuação em que estiver inscrito o candidato.

2. Para efeito de pontuação, atribui-se:

a. 3 (três) pontos para doutorado;

b. 2 (dois) pontos para mestrado;

c. 1 (um) ponto para pós graduação modalidade especialização de, no mínimo, 360 horas;

3. Os pontos atribuídos aos títulos de especialização, mestre e doutor não serão considerados cumulativamente.

4. As cópias das títulações (xérox) deverão ser entregues no dia da prova, antes do início das mesmas, ao professor responsável na própria sala.

5. Serão aceitos somente cópia do diploma, cópia de certificado de conclusão ou cópia de declaração de conclusão. Não serão aceitos somente históricos ou qualquer outro tipo de documento.

V . Da Classificação dos Candidatos

1. O candidato será classificado após a realização da prova escrita.

2. A classificação final resultará da soma dos pontos obtida na prova com títulos.

3. Os classificados constarão de lista ordenada decrescentemente em função do resultado final.

4. São critérios para desempate na classificação.

a. Maior idade;

b. Maior número de filhos.

VI . Da Divulgação dos Resultados

A divulgação do resultado de provas e títulos será dada no dia 06 de fevereiro de 2013 às 17hs, no site www.neteduc.com.br, na Sede da Secretaria Municipal da Educação de Queluz e Diretoria de Recursos Humanos.

VII . Dos Recursos

1. Para a interposição de recurso, fica estabelecido o dia 07/02/2013 das 09hs às 16hs na sede da Secretaria Municipal da Educação de Queluz.

2. Os recursos deverão ser dirigidos à Secretaria Municipal da Educação e contendo nome do candidato, cargo pretendido, endereço e fundamentação do pedido.

3. O recurso poderá versar sobre formulação das questões, opção considerada correta na prova objetiva e resultado final do processo seletivo.

4. Recurso interposto fora do prazo, ou sem qualquer dos dados solicitados no item 3, não será apreciado.

5. Na hipótese de anulação de alguma questão, esta será considerada acerto para todos os candidatos presentes.

VIII . Do Cronograma

Publicação do Edital: 17/01/2013.

Período das inscrições: 17/01/2013 à 30/01/2013. (Pelo site: www.neteduc.com.br).

Comprovante de inscrição: 31/01/2013. (Pelo site: www.neteduc.com.br).

Divulgação dos horários das provas: 31/01/2013 às 13hs. (Pelo site: www.neteduc.com.br).

Realização das provas: 03/02/2013 (domingo).

Entrega dos Títulos de pós graduação: 03/02/2013, antes do início das provas na própria sala de aula.

Publicação dos resultados parciais: 06/02/2013 às 17hs. (Pelo site: www.neteduc.com.br).

Recebimento dos Recursos: 07/02/2013 das 09 às 16hs na Secretaria da Educação de Queluz

Julgamento e publicação final: 08/02/2013. (Pelo site: www.neteduc.com.br).

IX . Disposições Finais

Para o profissional que por incompatibilidade de horário ou qualquer outro motivo não assumir a vaga oferecida no prazo de 48 (quarenta e oito) horas da convocação, perderá o direito à vaga.

1. Os candidatos aprovados no processo seletivo serão chamados para o desempenho de suas atribuições de acordo com a ordem de classificação e necessidades da Secretaria requisitante.

2. Após o prazo de 48 (quarenta e oito) horas, o candidato que não comparecer dará direito à Diretoria de Recursos Humanos de convocar o próximo classificado.

3. Os candidatos selecionados deverão apresentar os seguintes documentos no ato da admissão:

uma foto 3x4, recente;

Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS com cópia das páginas da foto e verso;

Comprovante de cadastramento no PIS/PASEP (uma cópia);

Certidão de casamento; se solteiro (a), Certidão de nascimento (uma cópia);

Certidão de nascimento dos filhos, dependentes legais (uma cópia);

Declaração de matricula para filhos cursando Nível Superior, entre 21 e 24 anos;

Caderneta de vacinação (cartão da criança) para os menores de 7 anos (uma cópia);

Atestado de frequência à escola para os maiores de 7 e menores de 14 anos (uma cópia);

Certificado de reservista ou prova de alistamento no Serviço Militar (uma cópia) Cadastro de Pessoa Física do Ministério da Fazenda - CPF (uma cópia):

Cédula de Identidade- RG (uma cópia);

Título de eleitor, com último comprovante de votação (uma cópia);

Comprovante de residência, ex.: conta luz, telefone, etc. (uma cópia);

Comprovante de escolaridade - CONFORME EXIGIDO PARA O CARGO (uma cópia autenticada);

Certificado de curso específico - ensino superior - CONFORME EXIGIDO PARA O CARGO (uma cópia autenticada);

4. Não poderão participar do processo seletivo candidatos não habilitados para a função.

5. Os candidatos selecionados, quando convocados, serão submetidos a Inspeção Médica Oficial e só poderão ser contratados aqueles que forem julgados aptos física e mentalmente para o exercício da função.

6. O candidato que vier a ser contratado celebrará termo de contrato temporário regido pelas normas contidas na Consolidação das Leis Trabalhistas e na da Lei Municipal vigente.

7. O Processo Seletivo terá validade de 12 meses, improrrogáveis, contado a partir da data de publicação do resultado.

8. Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.

9. O planejamento e a execução deste processo seletivo ficarão sob responsabilidade da empresa especializada contratada pela Prefeitura Municipal de Queluz (NetEduc Tecnologia Educacional).

10. Os casos omissos do presente edital serão resolvidos pela Secretaria Municipal da Educação de Queluz.

Queluz, 17 de janeiro de 2013.

Ana Bela Costa Torino
Prefeita Municipal

ANEXO I

Conteúdo Bibliográfico

Cargos: Escriturário, Inspetor de Alunos e Monitor de Transporte.

Requisito: Ensino Médio Completo e Conhecimentos de Informática.

Língua Portuguesa

Interpretação de texto, fonema, sílaba, ortografia, acentuação, gráfica, pontuação, classe de palavras, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, substantivo, adjetivo, preposição, numeral, uso da Crase, sentido próprio e figurado da palavra, termos integrantes da oração, entre outros, respectivos ao Ensino Médio.

Matemática

Operações com números reais, mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum, razão e proporção, porcentagem, regra de três, média aritmética, juros simples e composto, sistema de equações do 1º e 2º graus, relação entre grandezas, tabelas e gráficos, sistema de medidas, noções de geometria e raciocínio lógico para a resolução de problemas, respectivos ao Ensino Médio.

Conhecimentos Específicos do cargo

Conceitos, teorias e práticas dos cargos de: Escriturário, Inspetor de Alunos e Monitor de Transporte.

Legislação

LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.

ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.

Processos de ensino e aprendizagem, relações entre educação, escola e sociedade.

Cargos: Prof. PEB I (Educação Infantil), Prof. PEB I (Ensino Fundamental anos iniciais),

Requisito: Normal Superior ou Licenciatura Plena em Pedagogia. Ou ainda, estudante universitário de pedagogia que estejam no mínimo, no terceiro semestre do curso.

Língua Portuguesa

Interpretação de texto, fonema, sílaba, ortografia, acentuação, gráfica, pontuação, classe de palavras, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, substantivo, adjetivo, preposição, numeral, uso da Crase, sentido próprio e figurado da palavra, termos integrantes da oração, entre outros, respectivos ao Ensino Médio.

Matemática

Operações com números reais, mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum, razão e proporção, porcentagem, regra de três, média aritmética, juros simples e composto, sistema de equações do 1º e 2º graus, relação entre grandezas, tabelas e gráficos, sistema de medidas, noções de geometria e raciocínio lógico para a resolução de problemas, respectivos ao Ensino Médio.

Conhecimentos Específicos

LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.

ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.

Processos de ensino e aprendizagem, relações entre educação, escola e sociedade.

Processos de ensino e aprendizagem, relações entre educação, escola e sociedade e Referenciais Curriculares da Educação Infantil.

Conhecimentos básicos de primeiros socorros, noções de recreação, noções de esportes, lazer, noções de higiene pessoal com crianças de 0 à 5 anos, noções de como alimentar crianças, aptidão e habilidades para lidar com crianças.

Referências Bibliográficas dos Conhecimentos Pedagógicos

- Parâmetros Curriculares Nacionais e legislações vigentes, Constituição Federal/88 - Arts. 5º, 37 ao 41, 205 ao 214, 227 ao 229, Lei Federal n.º 11.494/07 - Fundeb e Resolução CNE/CEB nº. 02/98 - Institui as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental.

- A criança e o número - Constance Kamii - Editora Papirus;

- Avaliação Mediadora - Jussara Hoffmann - Editora Mediação;

- A Psicologia da Criança - Jean Piaget e B. Inhelder - Editora Bertrand Brasil S.A. Rio de Janeiro;

- Ferreiro, Emília; Teberosky. Psicogênese da língua escrita. Artmed, 1999;

- Manual da Educação Infantil de 0 à 3 anos. Artmed - 1998;

- O Educador e a Moralidade Infantil - Uma visão construtivista - Telma Pileggi Vinha - Mercado de Letras Edições e Livraria Ltda - Campinas - SP;

- Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Infantil - Publicação do MEC - 1998;

- Pensamento Pedagógico Brasileiro - Moacir Gadotti;

- Piaget - O diálogo com a criança e o desenvolvimento do raciocínio - Maria da Glória Seber.

Cargos: Prof. PEB II (Ensino Fundamental anos finais) em: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Arte, História, Geografia, Ed. Física e Inglês.

Requisito: Licenciatura plena na área. Ou ainda, estudante de graduação nestas áreas.

Serão admitidos aluno da graduação que estejam, no mínimo, no terceiro semestre da faculdade, e o mesmo será classificado em lista própria diferente do profissional habilitado.

Língua Portuguesa

Interpretação de texto, fonema, sílaba, ortografia, acentuação, gráfica, pontuação, classe de palavras, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, substantivo, adjetivo, preposição, numeral, uso da Crase, sentido próprio e figurado da palavra, termos integrantes da oração, entre outros, respectivos ao Ensino Médio.

Matemática

Operações com números reais, mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum, razão e proporção, porcentagem, regra de três, média aritmética, juros simples e composto, sistema de equações do 1º e 2º graus, relação entre grandezas, tabelas e gráficos, sistema de medidas, noções de geometria e raciocínio lógico para a resolução de problemas, respectivos ao Ensino Médio.

Legislação e Área Pedagógica

LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, processos de ensino e aprendizagem, relações entre educação, escola e sociedade e PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais e legislações vigentes, Constituição Federal/88 - Arts. 5º, 37 ao 41, 205 ao 214, 227 ao 229, Lei Federal n.º 11.494/07 - Fundeb e Resolução CNE/CEB nº. 02/98 - Institui as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental.

Conhecimentos Pedagógicos

Reflexões sobre alfabetização, concepções de linguagem e escrita, pensamento e linguagem, teorias sobre o desenvolvimento da linguagem, a formação e o desenvolvimento dos conceitos científicos na infância, interação social e moralidade, origem da escrita e apropriação pela criança, as relações entre ensino e aprendizagem em sala de aula, a metodologia nas áreas do conhecimento, a importância dos jogos na educação, a língua escrita numa perspectiva interacionista, a leitura infantil e a produção de textos, planejamento e propostas pedagógicas, reflexões sociológicas sobre uma pedagogia da liberdade, ação educativa e violência, o diálogo como minimizador da violência, avaliação da aprendizagem, temas transversais em educação, a construção do conhecimento na escola e planejamento de projetos didáticos.

Referências Bibliográficas dos Conhecimentos Pedagógicos

- Uma Nova Metodologia de Educação Pré-Escolar - Orly Zucatto Mantovani de Assis - Editora Artes Médicas;

- Piaget para a educação pré-escolar - Constance Kamii Rheta Devries - Editora Artes Médicas;

- Atividades na Pré-Escola - Idalina Ladeira Ferreira; Sarah P. Souza Caldas, Editora Saraiva;

- Pré-Escola: Uma Nova Fronteira Educacional - Paulo Nathanael Pereira de Souza, Editora - Livraria Pioneira São Paulo;

- Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas Fundação para o livro Escolar;

- Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil - Publicação do MEC - 1998;

- Prática Psicomotora na Pré-Escola - Vera Miranda Gomes, Editora Ática;

- Pré Escola, tempo de educar - Maria Lucia Thiessen, Ana Rosa Beal, Editora Ática;

- Plano Escolar - caminho para a autonomia - Akiko Oyafuso e Eny Maia - Extra Publishing Comi Ltda;

- Por que Planejar? Como Planejar? - Maximiliano Menegolla e Ilza Martins Sant'Anna - Editora Vozes;

- Piaget. Vygotsky. Wallon - teorias Psicogenéticas em discussão - Yves De La Taille - Summus Editorial Ltda;

- Piaget - O diálogo com a criança e o desenvolvimento do raciocínio - Maria da Glória Seber. - Psicologia na Educação - Davis, Claudia - Editora Cortez;

- Uma Escola para o povo - Nidelcoff, Maria Tereza - Editora Brasiliense;

- Temas Transversais e Educação - Maria Dolors Busquets e outros - Editora Ática;

- A importância do ato de Ler - Paulo Freire - Editora Cortez;

- Reflexões sobre alfabetização - Emília Ferreiro - Editora Cortez;

Professor PEB-II - Língua Portuguesa

Ortografia, acentuação, classes, análise sintática, concordância nominal e verbal, regência verbal e nominal, pronomes, pontuação, crase, formação das palavras, análise e interpretação de texto, uso do hífen e divisão silábica.

Professor PEB-II - Matemática

Sistema de numeração decimal, números naturais, divisibilidade, cálculo literal, proporção, regra de três, estatística, teoremas principais, progressão aritmética e geométrica, matemática financeira, juros, função exponencial, relação entre grandezas, tabelas e gráficos, sistema de medidas, geometria plana e espacial e raciocínio lógico para a resolução de problemas.

Professor PEB-II - Ciências

Água, ar, solo, seres vivos, ecologia, biologia, esquema corporal, reprodução humana, saúde, tabagismo, alcoolismo, toxicomanias, doenças transmissíveis, estrutura corpuscular, coleta seletiva de lixo, efeito estufa, Terra e Universo, natureza e saúde, ecossistema, processos de separação de elementos, biodiversidade e organismos.

Professor PEB-II - Arte

A história da arte geral, a história da arte no Brasil, educação musical na escola, o teatro, o jogo dramático teatral, harmonia das cores, geometria, projeções geométricas, elementos básicos das composições artísticas, o ensino da educação artística, metodologia do ensino da arte, o desenvolvimento expressivo e suas relações com o desenvolvimento biológico, afetivo, cognitivo e sócio cultural do ser humano.

Professor PEB-II - História

Brasil colonial, pacto colonial, agricultura, mineração, Brasil independente: 1º Reinado, 2º Reinado, Regência, Brasil Republicano, queda do Império, revolução de 30, Estado Novo, Governos militares, História Antiga, História Clássica, Feudalismo, Renascimento, Reformas religiosas, Revolução Industrial, Revolução Francesa, Independência do Brasil e das Américas, Brasil Colônia, as tensões sociais, industrialização, urbanização e revoluções.

Professor PEB-II - Geografia

Aspectos físicos do território brasileiro, aproveitamento econômico, meio ambiente, desequilíbrios ambientais, espaço geográfico, dinâmica populacional, a nova ordem mundial e a globalização, as transformações no leste europeu, os grandes blocos internacionais de poder, interações entre sociedade e natureza, a população brasileira, atividades industriais, agricultura, pecuária e extrativismo mineral, fontes de energia, Tratados de livre comércio, NAFTA, Comunidade Européia e desmembramentos de países.

Professor PEB-II - Inglês

Leitura e compreensão de texto em inglês, vocabulário geral, gramática, adjetivos e pronomes, verbos, formas afirmativas, negativas e interrogativas, tempos verbais, preposições, advérbios e numerais.

Cargos: Estagiário, Professor, Coordenador - Educação Física.

Requisito: Licenciatura plena na área. Ou ainda, estudante de graduação na área.

Serão admitidos aluno da graduação que estejam, no mínimo, no terceiro semestre da faculdade, e o mesmo será classificado em lista própria diferente do profissional habilitado.

Língua Portuguesa

Interpretação de texto, fonema, sílaba, ortografia, acentuação, gráfica, pontuação, classe de palavras, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, substantivo, adjetivo, preposição, numeral, uso da Crase, sentido próprio e figurado da palavra, termos integrantes da oração, entre outros, respectivos ao Ensino Médio.

Matemática

Operações com números reais, mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum, razão e proporção, porcentagem, regra de três, média aritmética, juros simples e composto, sistema de equações do 1º e 2º graus, relação entre grandezas, tabelas e gráficos, sistema de medidas, noções de geometria e raciocínio lógico para a resolução de problemas, respectivos ao Ensino Médio.

Legislação e Área Pedagógica

LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, processos de ensino e aprendizagem, relações entre educação, escola e sociedade e PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais e legislações vigentes, Constituição Federal/88 - Arts. 5º, 37 ao 41, 205 ao 214, 227 ao 229, Lei Federal n.º 11.494/07 - Fundeb e Resolução CNE/CEB nº. 02/98 - Institui as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental.

Conhecimentos Pedagógicos

Reflexões sobre alfabetização, concepções de linguagem e escrita, pensamento e linguagem, teorias sobre o desenvolvimento da linguagem, a formação e o desenvolvimento dos conceitos científicos na infância, interação social e moralidade, origem da escrita e apropriação pela criança, as relações entre ensino e aprendizagem em sala de aula, a metodologia nas áreas do conhecimento, a importância dos jogos na educação, a língua escrita numa perspectiva interacionista, a leitura infantil e a produção de textos, planejamento e propostas pedagógicas, reflexões sociológicas sobre uma pedagogia da liberdade, ação educativa e violência, o diálogo como minimizador da violência, avaliação da aprendizagem, temas transversais em educação, a construção do conhecimento na escola e planejamento de projetos didáticos.

Referências Bibliográficas dos Conhecimentos Pedagógicos

- Uma Nova Metodologia de Educação Pré-Escolar - Orly Zucatto Mantovani de Assis - Editora Artes Médicas;

- Piaget para a educação pré-escolar - Constance Kamii Rheta Devries - Editora Artes Médicas;

- Atividades na Pré-Escola - Idalina Ladeira Ferreira; Sarah P. Souza Caldas, Editora Saraiva;

- Pré-Escola: Uma Nova Fronteira Educacional - Paulo Nathanael Pereira de Souza, Editora - Livraria Pioneira São Paulo;

- Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas Fundação para o livro Escolar;

- Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil - Publicação do MEC - 1998;

- Prática Psicomotora na Pré-Escola - Vera Miranda Gomes, Editora Ática;

- Pré Escola, tempo de educar - Maria Lucia Thiessen, Ana Rosa Beal, Editora Ática;

- Plano Escolar - caminho para a autonomia - Akiko Oyafuso e Eny Maia - Extra Publishing Comi Ltda;

- Por que Planejar? Como Planejar? - Maximiliano Menegolla e Ilza Martins Sant'Anna - Editora Vozes;

- Piaget. Vygotsky. Wallon - teorias Psicogenéticas em discussão - Yves De La Taille - Summus Editorial Ltda;

- Piaget - O diálogo com a criança e o desenvolvimento do raciocínio - Maria da Glória Seber.

- Psicologia na Educação - Davis, Claudia - Editora Cortez;

- Uma Escola para o povo - Nidelcoff, Maria Tereza - Editora Brasiliense;

- Temas Transversais e Educação - Maria Dolors Busquets e outros - Editora Ática;

- A importância do ato de Ler - Paulo Freire - Editora Cortez;

- Reflexões sobre alfabetização - Emília Ferreiro - Editora Cortez;

Conhecimentos específicos da área

Biodinâmica e comportamento da atividade física, abordagens da educação física escolar, motricidade humana, corporeidade, cineantropometria, crescimento e desenvolvimento corporal, primeiros socorros, organização de eventos, regras dos jogos esportivos, atividade física, condicionamento e performance.