Prefeitura de São Carlos - SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CARLOS

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAL

DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS

EDITAL DE CONTRATAÇÃO POR PRAZO DETERMINADO

ENFERMEIRO - ÁREA SAÚDE DA FAMÍLIA

Notícia:   Prefeitura de São Carlos - SP divulga errata referente ao Edital para Enfermeiro

A Prefeitura Municipal de São Carlos, por determinação do Ex.mo. Prefeito Municipal, Oswaldo B. Duarte Filho, torna público a abertura de inscrições para o emprego de Enfermeiro - área Saúde da Família, em caráter temporário, conforme prevê a Lei nº 13258 de 22 de dezembro de 2003, durante a validade desta seleção.

I - DOS EMPREGOS E VAGAS

Emprego

Pré-Requisitos

Jornada de Trabalho

Vencimento + Auxilio Alimentação

Enfermeiro - área Saúde da Família

Curso Superior Completo em Enfermagem e Registro no Conselho de Enfermagem de São Paulo e Especialização em Saúde da Família com carga horária mínima de 360 horas e reconhecida pelo MEC

40 horas / semanais

R$ 2.221,00 + 25% de gratificação (PSF)

*A remuneração será composta pelo vencimento mais auxílio alimentação (R$ 2.221,00), Gratificação PSF (R$ 555,25) prêmio assiduidade (R$ 115,68), insalubridade que deverá ser analisado pelo Engenheiro do Trabalho (R$ 124,40) e Prêmio SUS (R$ 350,00), totalizando R$ 3.366,33.

II - DAS ATRIBUIÇÕES

Enfermeiro - área Saúde da Família: Realizar assistência integral (promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde) aos indivíduos e famílias na Unidade de Saúde da Família e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc.), em todas as fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade; Realizar consulta de enfermagem, solicitar exames complementares e prescrever medicações conforme protocolos ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor municipal, observadas as disposições legais da profissão; Planejar, gerenciar, coordenar e avaliar as ações desenvolvidas pelos Agentes Comunitários de Saúde; Supervisionar, coordenar e realizar atividades de educação permanente dos Agentes Comunitários de Saúde e da Equipe de enfermagem; Contribuir e participar das atividades de Educação Permanente do Auxiliar de Enfermagem e Auxiliar de Consultório Odontológico; Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da Unidade Saúde da Família; Enquanto membro da equipe realizar busca ativa e notificação de doenças e agravos de notificação compulsória e de outros agravos e situações de importância local; realizar a escuta qualificada das necessidades dos usuários em todas as ações, proporcionando atendimento humanizado e viabilizando o estabelecimento do vínculo; promover a mobilização e a participação da comunidade, buscando efetivar o controle social; garantir a qualidade do registro das atividades nos sistemas nacionais de informações da Atenção Básica; identificar parceiros e recursos na comunidade que possam potencializar ações intersetoriais com a equipe, sob coordenação da Secretaria Municipal de Saúde; participar do processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a risco.

III - INSCRIÇÕES

1. As inscrições serão realizadas pela internet, entre 10 horas de 13/11/12 a 16 horas de 23/11/12, e implicará a completa ciência e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre as quais o candidato não poderá alegar qualquer espécie de desconhecimento.

2. Objetivando evitar ônus desnecessário, o candidato deverá tomar conhecimento de todos os requisitos exigidos para o Processo Seletivo.

3. São requisitos para a inscrição:

a) ser brasileiro, nato ou naturalizado ou estrangeiro na forma da lei;

b) possuir os requisitos necessários para exercer o emprego;

c) ter 18 (dezoito) anos completos;

4. Para inscrever-se, o candidato deverá:

4.1 acessar o site www.saocarlos.sp.gov.br, durante o período de inscrição (13 a 23/11/12);

4.2 localizar, no site, o "link" correlato ao Processo Seletivo;

4.3 ler integralmente o edital e preencher total e corretamente o cadastro com os dados solicitados;

4.4 imprimir a ficha de inscrição.

5. A efetivação da inscrição só ocorrerá mediante entrega da ficha de inscrição assinada na Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoal, situada à Rua Episcopal (piso Major José Inácio), nº 1575 - Centro, das 08h30 às 18h, no período de 13 a 23/11/12, bem como de cópias autenticadas da documentação abaixo:

5.1. Registro no Conselho de Enfermagem de São Paulo;

5.2. Diploma, Certificado ou Declaração de conclusão dos Cursos de acordo com os pré-requisitos constantes no item I - Dos Empregos e Vagas deste Edital. Não serão aceitos declarações ou qualquer outro documento que não comprovem a conclusão dos Cursos definidos como pré-requisitos, até a data da efetivação da inscrição.

6. Não serão aceitas inscrições por via postal ou extemporâneas

7. Não será considerada efetuada a inscrição que não atender total e corretamente o exposto neste capítulo

IV - DO DEFERIMENTO DAS INSCRIÇÕES

1. Serão deferidas as inscrições dos candidatos que atenderem aos requisitos estabelecidos neste Edital.

2. As inscrições deferidas serão publicadas no Diário Oficial do Município no dia 27/11/12.

IV - DA SELEÇÃO

1. A seleção constará da seguinte fase: Prova Objetiva

1.1 As provas versarão sobre Políticas de Saúde e Conhecimentos Específicos e serão elaboradas de acordo com a especificidade do emprego. A prova será composta por 20 questões Objetivas, sendo 6 de Políticas de Saúde e 14 de Conhecimentos Específicos, conforme segue:

Emprego

Prova Objetiva

Número de Questões

Valor de cada Questão

Data da Prova

Enfermeiro - área Saúde da Família

Políticas de Saúde

6 questões Objetivas

05 pontos

09/12/12

Conhecimentos Específicos

14 questões Objetivas

05 pontos

1.2 A prova Objetiva será de caráter eliminatório e classificatório.

V - DA REALIZAÇÃO DA PROVA OBJETIVA

1. A Prova Objetiva será realizada na cidade de São Carlos, no dia 09/12/12 em local e horário a serem comunicados por meio de publicação no Diário Oficial do Município de São Carlos e disponibilizados no site da prefeitura Municipal de São Carlos (www.saocarlos.sp.gov.br).

2. O candidato deverá comparecer ao local designado para a prova com antecedência de 30 (trinta) minutos, munido de um dos documentos abaixo:

- Cédula de Identidade (RG);

- Carteira de órgão ou conselho de classe;

- Carteira de Trabalho e Previdência Social;

- Certificado Militar;

- Carteira Nacional de Habilitação (com foto).

3. Não serão aceitos protocolos, nem cópias dos documentos acima citados, ainda que autenticadas.

4. Os documentos apresentados deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir a identificação do candidato com clareza.

5. Não será admitida a entrada de candidato na sala de provas após o seu início.

6. Não haverá 2ª chamada, seja qual for o motivo alegado, para justificar o atraso ou a ausência do candidato.

7. Durante as provas não serão permitidas consultas bibliográficas de qualquer espécie nem a utilização de máquina calculadora ou de qualquer equipamento eletrônico.

8. Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que, durante a realização das provas, for surpreendido comunicando-se com outro candidato ou terceiros, verbalmente ou por escrito ou usando de meios ilícitos.

9. O candidato não poderá ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento de um fiscal.

10. O candidato deverá comparecer ao local designado munido de caneta de tinta preta ou azul, lápis preto e borracha. Não será permitido o uso de corretivo na Folha Definitiva de Respostas.

11. O candidato lerá as questões no caderno de questões e responderá na Folha Definitiva de Respostas, que será o único documento válido para correção. O preenchimento da Folha Definitiva de Respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções especificadas na capa do Caderno de Questões. Não haverá substituição de Folha Definitiva de Respostas.

12. A Prova Objetiva terá duração de 3 horas e ao terminar o candidato deverá entregar ao fiscal a Folha Definitiva de Resposta.

13. Por motivo de segurança, os candidatos somente poderão ausentar-se do recinto de provas depois de decorrida uma hora do seu início, podendo levar o caderno de questões.

14. Não haverá em hipótese alguma revisão e/ou vistas de prova.

VI - DO JULGAMENTO DA PROVA 1 - Da Prova Objetiva

1.1 A Prova Objetiva será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos. A cada questão correta serão atribuídos 05 (cinco) pontos.

1.2 Critério de Habilitação na Prova Objetiva

1.2.1 Será considerado habilitado o candidato que acertar pelo menos 50% das questões da Prova Objetiva.

1.2.2 A lista dos candidatos habilitados na Prova Objetiva será publicada no Diário Oficial do Município e disponibilizada no site da Prefeitura Municipal de São Carlos (www.saocarlos.sp.gov.br), conforme o cronograma."

VII - DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

1. A Nota Final do candidato, será composta pela soma dos pontos da Prova Objetiva.

2. Os candidatos habilitados serão classificados por ordem decrescente da nota final.

3. Em caso de empate da Nota Final, terá prioridade o candidato que:

3.1 - Obtiver o maior número de pontos na Prova de Conhecimento Específicos

3.2 - Tiver mais Idade

VIII - DOS RECURSOS

1. Será assegurado aos candidatos o direito a recurso, caso não concorde com a pontuação obtida na Prova Objetiva, conforme divulgado no Diário Oficial do Município, de acordo com cronograma divulgado.

2. Admitir-se-á, por candidato, um único recurso para cada questão da prova.

3. Após o julgamento dos recursos interpostos, será feita nova classificação caso tenha havido alteração na nota do candidato.

4. O recurso:

a) deverá ser apresentado em formato livre e interposto no prazo fixado no cronograma constante deste Edital.

b) deverá ser entregue em mãos ou por procuração, devidamente protocolado, à Rua Episcopal, nº 1575 - Centro - São Carlos na Divisão de Recrutamento e Seleção de Pessoal.

c) deverá estar devidamente fundamentado e conter o nome do candidato, o número do documento de identidade e o endereço para correspondência.

d) quando interposto por procurador só será aceito se estiver acompanhado do respectivo instrumento de mandado, cópia do documento de identidade do procurador e cópia do documento de identidade do candidato. O mandado ficará retido.

5. Será indeferido liminarmente o pedido de recurso apresentado fora do prazo estipulado neste Edital.

IX - DA CONTRATAÇÃO

1. A contratação será realizada pelo regime da Consolidação das Leis de Trabalho - C.L.T., obedecerá à ordem de Classificação Final dos candidatos e de acordo com as necessidades da Prefeitura, com prévia publicação de convocação no Jornal Oficial do Município.

2. O candidato convocado será submetido ao exame de saúde admissional (físico e mental) que o comprove apto para o emprego.

3. Por ocasião da contratação, deverão ser apresentados originais e cópias de:

a) 02 (duas) Foto 3x4 coloridas recentes;

b) Carteira de Identidade - RG (cópia reprográfica);

c) Cadastro de Pessoa Física - CPF (cópia reprográfica);

d) Título de Eleitor e comprovação de estar quites com a justiça eleitoral (cópia reprográfica);

e) Carteira Profissional;

f) Cartão do PIS/PASEP (cópia reprográfica);

g) Certidão de Nascimento (cópia reprográfica), se solteiro ou Certidão de Casamento (cópia reprográfica), se casado;

h) Certificado de Reservista (cópia reprográfica);

i) Comprovante de Residência (cópia reprográfica);

j) Certidão de Casamento (cópia reprográfica);

k) Certidão de Nascimento dos filhos menores de 18 anos (cópia reprográfica);

l) Carteira de Vacinação dos filhos menores de 14 anos (cópia reprográfica);

m) Requisitos citados no item I - Dos Empregos e Vagas deste Edital (cópia reprográfica);

4. O candidato convocado para a contratação que estiver impedido de assumir a vaga, será considerado desclassificado, sendo convocado o próximo habilitado.

5. A contratação será realizada por PRAZO DETERMINADO de até 03 (três) meses, prorrogáveis por igual período, a critério da Administração.

6. O candidato classificado se obriga a manter atualizado o seu endereço junto à Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoal da Prefeitura Municipal.

X - DA VALIDADE

1. O prazo de validade da seleção é de 1 (um) ano, contado a partir da data de publicação dos resultados, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração.

XI - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. Cabe à Comissão designada para este fim a confecção, aplicação e correção das provas e o processamento do processo seletivo.

2. Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, circunstância que será mencionada em Edital ou aviso publicado.

3. A inscrição do candidato importará no conhecimento e aceitação tácita das condições da seleção estabelecidas neste Edital.

4. Será automaticamente excluído do Processo seletivo o candidato que:

a) não comparecer à prova;

b) não entregar ao fiscal a folha definitiva de respostas ao final da prova;

c) usar de meios ilícitos na execução das provas.

5. A aprovação e correspondente classificação não gera direito automático de contratação.

6. O provimento das vagas, ocorrerão de acordo com a necessidade da Prefeitura, durante a validade de Processo Seletivo, obedecendo a ordem de classificação.

7. Não será permitida a acumulação remunerada de cargos e empregos públicos, exceto nas hipóteses previstas no inciso XVI do Art. 37 da Constituição Federal, Lei Orgânica do Município.

8. As convocações para provimento das vagas serão feitas por meio de Diário Oficial do Município, com prazo marcado para o comparecimento, implicando, o não comparecimento, em desistência tácita da vaga.

9. Para efeito de sua contratação fica o candidato sujeito à aprovação em exame médico que o ateste estar em condições físicas e mentais para o desenvolvimento das atividades para as quais está sendo contratado e a apresentação dos documentos que lhe forem exigidos.

10. A inexatidão das informações ou a constatação de irregularidade em documentos, ainda que verificadas posteriormente, eliminará o candidato da seleção.

11. O candidato se responsabiliza por atualizar formalmente os seus dados cadastrais, em caso de aprovação, na Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoal, das 8h às 18h.

12. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão designada para realizar o processo seletivo.

XII - DO PROGRAMA

1. Política de Saúde

Princípios doutrinários do SUS: universalidade, equidade e integralidade.

Princípios organizativos do SUS: regionalização e hierarquização, resolubilidade, descentralização, participação dos cidadãos, complementaridade do setor privado.

Direito dos usuários dos serviços e das ações de saúde no Estado de São Paulo.

Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069 de 1990. Título II - Capítulo I) e Estatuto do Idoso (lei 10.741 de 2003. Título II - Capítulo IV).

2. Conhecimentos Específicos

Programa:Enfermagem Clínica nas áreas de Saúde da Mulher, Criança, Adulto e Idoso, considerando as afecções mais prevalentes em Atenção Primária em Saúde; Promoção e proteção à saúde da criança, da mulher, do adolescente, do adulto e idoso; Assistência de Enfermagem à gestação normal, identificando os diferentes tipos de risco; Cuidados de Enfermagem ao recém-nascido normal e condução da puericultura; Técnicas de Suporte Básico de Vida; Técnica de realização do Exame de Papanicolaou; Auto Exame de mama; Cuidados de enfermagem relativa às cirurgias ambulatoriais mais simples; Técnicas de Desinfecção e Esterilização na Atenção Básica; Relação das Doenças de Notificação Compulsória no Estado de São Paulo; Ações de Vigilância Epidemiológica na Atenção Básica; Conhecimento sobre o ciclo vital, a estrutura e a dinâmica familiar; Conhecimento e utilização das principais técnicas de dinâmica de grupo; Promoção de ações de educação em saúde e ações em parceria com a comunidade; Identificação dos problemas de saúde da comunidade, particularizando grupos mais vulneráveis; Desenvolvimento de ações de caráter multiprofissional ou interdisciplinar; Cadastro familiar e delineamento do perfil de saúde de grupos familiares; Gerenciamento de serviços de saúde; Montagem e operação de sistemas de informação na Atenção Primária à Saúde; Organização de arquivo médico; Montagem, orientação e avaliação de sistema de referência e contra-referência; Atuação intersetorial nos vários níveis de atenção à saúde; Estudos de prevalência e incidência de morbi­mortalidade e de indicadores de saúde na população sob sua responsabilidade; Estudos de demanda e de aspectos específicos da unidade, visando sua adequação à clientela; Implementação, controle e avaliação do programa de imunização da unidade; Orientação e implementação de atividades de treinamento de pessoal e educação permanente para a equipe de saúde; Programa de Saúde da Criança - disponível para consulta no site da Prefeitura Municipal de São Carlos (www.saocarlos.sp.gov.br); Programa de Saúde da Mulher - disponível para consulta no site da Prefeitura Municipal de São Carlos (www.saocarlos.sp.gov.br) Atenção Básica à Saúde: Programa de Saúde da Família como estratégia de reorientação da Atenção Básica à Saúde.

XIII - CRONOGRAMA DE EVENTOS

13 a 23/11/12

Período de Inscrição

13 a 23/11/12

Entrega da Documentação

27/11/12

Publicação das inscrições deferidas

28/11/12

Recurso da fase de deferimento das inscrições

03/12/12

Convocação para prova Objetiva

09/12/12

Realização da Prova Objetiva

11/12/12

Divulgação de Gabarito

12/12/12

Período para interposição de recursos do Gabarito

18/12/12

Publicação do Resultado Final

19/12/12

Período para interposição de recursos do Resultado Final

São Carlos, 12 de Novembro de 2012.

ANA MARIA CARLOS PONCE
Secretária Municipal de Administração e Gestão de Pessoal

157759

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231