Prefeitura de Lajeado - RS

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEADO

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

EDITAL DE CONCURSO Nº 106-03/2007

CARMEN REGINA PEREIRA CARDOSO, Prefeita Municipal de Lajeado, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais, nos termos do art. 37 da Constituição Federal, Lei Municipal nº 7.005/2003 e alterações posteriores, torna público que estão abertas as inscrições ao Concurso Público Municipal para o emprego de PROFESSOR ÁREA II - Séries Finais nas disciplinas de EDUCAÇÃO ARTÍSTICA, COMPUTAÇÃO, MATEMÁTICA e LÍNGUA PORTUGUESA, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, submetido ao Regime Geral de Previdência Social - RGPS e Decretos nº 6.005/2003 e nº 6.446/2005 (Regulamento de Concursos). A execução do concurso será realizada pela coordenação técnico-administrativa da LVS CONCURSOS LTDA.

1- DOS EMPREGOS, ESCOLARIDADE E OUTROS REQUISITOS, VAGA(S), CARGA HORÁRIA, VENCIMENTO DO EMPREGO E TAXA DE INSCRIÇÃO:

1.1- Tabela dos empregos:

Empregos

Disciplinas

Vaga(s)

Escolaridade e outros requisitos para provimento

Carga Horária Semanal

Vencimento Básico Dez/07

Taxa de Inscrição

Professor Área II - Séries Finais

Educação Artística

2

Curso Superior de Licenciatura Plena na disciplina de inscrição

20h

R$ 737,87

R$ 35,00

Computação

2

Matemática

Cadastro Reserva

Português

Cadastro Reserva

1.2 O provimento do emprego será efetuado para as vagas acima descritas e outras que vierem a vagar.

1.3- A classificação no concurso não assegura ao candidato o direito de admissão imediata e automática no emprego público municipal, mas apenas a expectativa de nele ser admitido, segundo rigorosa ordem de classificação, ficando a concretização desse ato, condicionada às disposições legais pertinentes e, sobretudo, ao interesse e necessidade do serviço público municipal.

2- DAS VAGAS DESTINADAS A CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA:

2.1- Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de inscrição no Concurso Público de que trata este Edital, conforme artigo 37, inciso VIII da Constituição Federal, Art. 1° da Lei Municipal nº 6.782/2002.

2.2- Fica assegurado às pessoas portadoras de deficiência o percentual de 10% (dez por cento) das vagas existentes e das futuras, até a extinção da validade do Concurso Público.

2.3- Caso o número de vagas oferecidas impossibilite a obtenção de 10% (dez por cento), será oferecido aos deficientes uma vaga após 7 (sete) preenchidas por não deficientes.

2.4- A homologação do Concurso Público far-se-á em lista separada para os portadores de deficiência, constando em ambas a nota final de aprovação e classificação ordinal em cada uma das listas.

2.5- As pessoas portadoras de deficiência participarão do Concurso Público em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere às provas, ao seu conteúdo, à sua avaliação e critérios de aprovação, duração, horário e local de realização das provas.

2.6- Na hipótese de não haver candidatos inscritos no Concurso Público ou não ocorrendo aprovação de candidatos portadores de deficiência para o preenchimento de vaga ao emprego previsto, esta será preenchida pelos demais candidatos aprovados, obedecendo rigorosa ordem de classificação.

3- DA REALIZAÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO:

3.1- Data da realização das provas escritas: 10 de janeiro de 2008.

3.2- O horário e o local de realização das provas escritas serão divulgados por Edital no dia 03 de janeiro de 2008, no painel de publicações da Equipe de Pessoal do Município, nos sites: www.lajeado-rs.com.br, www.lvsconcursos.com.br e na imprensa local.

4- DAS INSCRIÇÕES:

Período

Horário

Local

De 10 a 21 de dezembro de 2007.

Das 08h30min às 11h e das 13h30min às 15h de segunda a sexta-feira.

Prefeitura Municipal (2º andar), Rua Júlio May, 242, Lajeado/RS

4.1- A inscrição terá que ser feita pessoalmente pelo candidato, ou por procuração, com poderes específicos. Em caso de inscrição por procuração, deverá ser entregue o respectivo instrumento de mandato, reconhecido em cartório, contendo poder específico para inscrição no Concurso Público, acompanhado de cópia do documento de identidade do procurador, além da apresentação dos demais documentos indispensáveis à inscrição do candidato, acompanhados dos originais ou autenticados.

4.2- O candidato, antes de efetuar o pagamento da taxa de inscrição, deverá verificar se possui todos os requisitos exigidos neste Edital, sendo que, não haverá devolução do valor pago, salvo se for cancelada a realização do Concurso Público.

4.3 - A inscrição de candidato que optar pela reserva de vaga para portador de deficiência, será submetida à análise de uma Comissão Multiprofissional nomeada para este fim, ficando o candidato, desde já, convocado para comparecer junto à Unidade Básica de Saúde do bairro Montanha, sito à Rua João Sebastiany, n.º 1312, às 16 horas do dia 21 de dezembro de 2007 para avaliação pessoal da deficiência apresentada por atestado na inscrição. A comissão emitirá parecer sobre o enquadramento do tipo ou grau de deficiência e sua compatibilidade com o emprego deste Concurso Público.

4.4- O candidato que não comparecer ao local, data e horário estipulado no item acima, será avaliado somente através do atestado apresentado na inscrição.

4.5- Não comprovada a deficiência, a reserva de vaga será desconsiderada, passando o candidato a fazer parte do grupo geral de inscrições e em caso de incompatibilidade o candidato não terá a sua inscrição homologada.

4.6- Os candidatos portadores de deficiência que necessitem de algum atendimento especial para a realização das provas, deverão declará-lo na ficha de inscrição para que sejam tomadas as providências cabíveis.

4.7- O candidato é responsável pelas informações prestadas na ficha de inscrição, ficando ciente que está de acordo com as exigências e normas previstas neste Edital. Se aprovado, deverá manter atualizado seu endereço junto à Prefeitura Municipal durante a validade do Concurso Público.

4.8- Quando houver divergência de nomes nos documentos apresentados no ato de inscrição, deverá ser anexado Certidão de Casamento, Divórcio ou de inserção de nome.

4.9- Não serão admitidas inscrições condicionais ou por correspondência, via postal ou fax.

5- CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO:

5.1- Ter recolhido taxa de inscrição para o Concurso Público em qualquer agência bancária, no valor fixado no item 1.1, deste Edital, através de boleto bancário, a ser retirado junto ao local das inscrições e Secretaria da Fazenda do Município.

5.2- O candidato deverá comparecer ao local munido de original e cópia da seguinte documentação:

a) Documento de identidade: Cédula de identidade civil (RG).

b) Cadastro de Pessoa Física (CPF);

c) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição. (original)

d) Ficha de inscrição, devidamente preenchida, conforme Anexo IV deste Edital.

e) Atestado médico, em receituário próprio, comprovando detalhadamente a deficiência nos termos do Código Internacional de Doenças (CID), quando se tratar de inscrição às vagas destinadas a portador de deficiência.

f) Entrega dos títulos, nos termos fixados no Anexo III e V deste Edital;

6- DA DIVULGAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES:

6.1- A divulgação das inscrições será dado a conhecer por meio de Edital, no qual constará as inscrições deferidas e indeferidas.

6.2- Das inscrições indeferidas, cabe recurso, que deverá ser fundamentado e protocolado junto à Prefeitura Municipal, no prazo estipulado no cronograma de eventos deste Edital.

6.3- A não apresentação de recurso no prazo estabelecido ou o indeferimento do mesmo, acarretará no cancelamento do pedido de inscrição e na conseqüente eliminação do candidato no presente Concurso Público.

6.4- O Edital de homologação, com a respectiva relação dos candidatos inscritos e homologados, será publicado no prazo estipulado no cronograma de eventos deste Edital.

7- REQUISITOS E DOCUMENTAÇÃO PARA ADMISSÃO:

7.1- São requisitos básicos para investidura no serviço público municipal para admissão:

I- ser brasileiro nato ou naturalizado ou gozar das prerrogativas constantes do art. 12 da Constituição Federal;

II- ter idade mínima de dezoito anos;

7.2- Serão exigidos no ato de admissão do candidato, os requisitos e documentos abaixo relacionados, além das condições acima:

· Duas fotos 3 x 4 recente;

· Diploma, certificado ou atestado de conclusão da escolaridade descrita no item "1.1" deste Edital;

· Alvará de folha corrida - fornecida pelo Fórum;

· Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

· Atestado médico (Exame admissional de médico da Prefeitura);

· Certidão de Nascimento ou Casamento;

· Declaração de bens;

· Cópia do CPF e Carteira de Identidade;

· Título Eleitoral com comprovante de votação (última eleição) ou certidão de estar quites com a justiça eleitoral;

· Cartão do PIS ou PASEP, caso tiver;

· Certificado de Reservista (se for o caso);

· Certidão de Nascimento e cartão de vacinação do(s) filho(s) menores de 14 anos;

· Declaração de que não ocupa outro cargo e/ou emprego ou aposentadoria, incompatível a esta admissão.

7.3- O exame médico admissional será exclusivamente eliminatório e realizar-se-á com base nas atividades inerentes ao emprego ao qual o candidato foi aprovado, considerando-se as condições de saúde necessárias para o exercício das mesmas.

7.4- É de inteira responsabilidade do candidato, o acompanhamento das informações referentes ao Concurso Público em que se inscreveu.

8- DAS PROVAS:

8.1- O concurso constará de provas ESCRITAS e de TÍTULOS, com base nos programas constantes nos Anexos I, II, III e cronograma de eventos no Anexo V deste edital.

8.2- A prova escrita terá o peso máximo de 90 (noventa) pontos, que serão assim distribuídas:

Tipos de provas

Pontuação Nº questões Peso por questão Caráter

Específica

45 pontos 15 3,0 pontos

O conjunto da prova escrita é de caráter eliminatório.

Português

20 pontos

10

2,0 pontos

Didática

10 pontos

5

2,0 pontos

Informática

10 pontos

5

2,0 pontos

Estrutura

5 pontos

5

1,0 ponto

8.3- O conjunto da prova escrita é de caráter eliminatório, sendo que serão considerados aprovados somente os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 45,00 (quarenta e cinco) pontos no conjunto da prova, ou seja, mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de aprovação.

8.4- Da Prova de Títulos:

8.4.1- Somente serão somados os pontos desta prova para os candidatos que obtiverem aprovação na prova escrita. No prazo estipulado no Anexo V, os candidatos deverão apresentar os títulos, conforme Anexo III deste Edital.

8.4.2- A prova de títulos é de caráter classificatório e terá o peso máximo de 10 (dez) pontos.

8.4.3- Poderão ser apresentados no máximo 10 (dez) títulos por candidato e a entrega dos mesmos é facultativa.

8.4.4- Para a apresentação dos títulos é essencial que os mesmos contenham registro da entidade promotora e data a partir do ano de 2000, sendo que não serão avaliados os títulos que não contenham esses requisitos.

8.5- Da pontuação final:

8.5.1- A nota final dos candidatos aprovados será o somatório dos pontos obtidos na prova escrita e de títulos.

8.5.2- A lista final de classificação das provas dos concursos apresentará apenas os candidatos aprovados.

8.5.3 - Os candidatos aprovados serão classificados na ordem decrescente de pontos obtidos.

8.5.4- Em caso de empate na pontuação final, terá preferência o candidato que obtiver maior nota em:

1º - Prova Específica;

2º - Prova de Português;

3º - Prova de Didática;

4º - Prova de Estrutura;

5º - Prova de Informática;

6º - Prova de Títulos.

8.5.5- Prevalecendo o empate, o desempate será feito mediante sorteio, a cargo da Banca Executiva, em data, local e horário fixados no Cronograma de Eventos deste Edital.

9- DA IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO, DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS E DO PROCESSO DE DESIDENTIFICAÇÃO e IDENTIFICAÇÃO DE PROVAS:

9.1- O candidato receberá, no ato de inscrição, um cartão de identificação, que deverá ser apresentado na realização das provas, juntamente com documento de identidade com foto.

9.2- O candidato deverá comparecer ao local das provas, munido do cartão de identificação, documento de identidade com foto, caneta esferográfica ponta grossa de cor azul ou preta, com antecedência mínima de meia hora em relação ao horário marcado para início das provas.

9.3- Caso o candidato não apresente no dia da realização das provas o cartão de identificação ou documento de identidade, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá ser apresentado outro documento válido com foto. Ao candidato, somente será permitida a realização da prova, se o seu nome constar na lista de presença e a exatidão dos dados forem comprovadas através da ficha de inscrição e de todos os documentos juntados à mesma.

9.4- É de inteira responsabilidade do candidato informar-se acerca da data, local, horário e sala de aplicação da prova escrita. Não haverá segunda chamada em qualquer das provas, seja qual for o motivo alegado.

9.5- Não será permitida a entrada de candidato no prédio de realização das provas que se apresentar após o horário fixado, bem como não será aplicada prova fora do local e horário designado por Edital.

9.6- Durante as provas não será permitido ao candidato, sob pena de exclusão do concurso:

I - comunicar-se com os demais candidatos ou com pessoas estranhas aos Concursos;

II - consultar livros ou apontamentos, bem como utilizar-se de instrumentos próprios, salvo os expressamente permitidos no Edital;

III - ausentar-se do recinto, a não ser momentaneamente, em casos especiais, devidamente acompanhado de Fiscal;

IV - portar-se inconvenientemente, perturbando, de qualquer forma, o bom andamento dos trabalhos.

V - consulta de qualquer espécie, uso de máquina calculadora, telefone celular, fones de ouvido ou outro equipamento eletrônico, bem como a prática de quaisquer atos que fraudem o caráter competitivo dos concursos, sob pena de seu afastamento.

9.7- O candidato deverá assinalar suas respostas da prova objetiva no cartão de respostas (cartão óptico) com caneta esferográfica de ponta grossa de cor azul ou preta (o equipamento eletrônico não lê a assinalação feita com outro tipo de caneta).

9.8- Não serão computadas as questões não-assinaladas no cartão de respostas, bem como as questões que contenham mais de uma assinalação, emenda ou rasura ainda que legível. Em nenhuma hipótese haverá substituição de cartão de respostas, sendo que é de inteira responsabilidade do candidato o preenchimento correto do cartão.

9.9- Na hipótese de anulação de questões, estas serão consideradas como respondidas corretamente por todos os candidatos.

9.10- Para garantir a lisura dos concursos, será feito o processo de desidentificação das provas que consistirá no seguinte: no final da prova será destacado o canhoto do caderno de provas que contém o n° de identificação, nome do candidato, n° de inscrição e emprego. A Banca Examinadora, juntamente com os candidatos que permanecerem no local até a entrega da última prova, lacrará os canhotos de provas em envelopes apropriados, ficando os mesmos sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal. A Banca Examinadora procederá à correção utilizando os cartões de respostas, tendo neles apenas o número de identificação e impressão digital de um candidato e fiscal de provas.

9.11- A identificação das provas consistirá de ato público, onde serão apresentados os envelopes lacrados no dia da prova contendo os canhotos de Identificação do candidato, em data, local e horário definido no Anexo V deste Edital.

9.12. O Caderno de Provas será ao final de sua resolução entregue ao Candidato.

9.13- Será automaticamente eliminado do certame o candidato que não houver comparecido ao local de realização das provas até o horário fixado no Edital.

10- DA PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS E PRAZOS PARA RECURSOS:

10.1- O resultado final das provas será divulgado em Edital, no qual constará:

a) o número de identificação e nome do candidato;

b) o total de pontos obtidos;

c) o prazo para interposição de recursos.

10.2- Do resultado das provas ou do resultado final do Concurso, cabem os seguintes recursos, desde que fundamentados e protocolados também no prazo de 03 (três) dias úteis dentro do prazo legal, conforme cronograma de eventos deste Edital, a serem entregues no protocolo geral da Prefeitura, no horário das 8h às 11h30min e das 13h30 às 16h:

a) Interposição de recurso para Banca Examinadora.

b) Reconsideração do despacho da autoridade municipal.

10.3- Para garantir o sigilo quanto à identidade dos candidatos e possibilitar a respectiva desidentificação, o pedido deverá ser instruído em duas partes separadas, a saber:

1ª parte: o requerimento, que deverá conter:

a) O nome completo e o número de inscrição do candidato.

b) A indicação do nome do emprego para o qual está prestando o concurso, bem como o número do respectivo Edital de Abertura.

2ª parte: A indicação do nome do emprego para o qual está prestando o concurso, as razões do recurso, contendo a exposição detalhada dos fundamentos recursais para cada questão, a matéria da prova em questão ou questões impugnadas. Só será deferido o requerimento se o candidato comprovar que houve erro da Banca Examinadora ou atribuição de notas diferentes para soluções iguais.

10.4- Não será conhecido o recurso:

a) interposto fora do prazo legal;

b) que estiver em desconformidade com as normas exigidas neste Edital;

c) que apresentar qualquer sinal de identificação do candidato.

d) que contiver argumentações idênticas a recursos já apresentados.

10.5- Se houver a necessidade de alteração de gabarito, anterior à divulgação do resultado, em virtude de erro material, será divulgado novo Edital, sendo as provas corrigidas de acordo com essa alteração efetuada, o que também deverá ser observado para fins de interposição de recursos pelos candidatos.

10.6- Se houver necessidade de alteração de gabarito, após a divulgação do resultado, a questão será anulada.

10.7- Na hipótese de anulação de questão, os pontos a ela correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos, independente de terem recorrido.

11- DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

11.1- O concurso será válido por 02 (dois) anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante Edital do Executivo Municipal, nos termos da Constituição Federal.

11.2- Os candidatos, chamados através de Edital, terão o prazo de 30 (trinta) dias para admissão ao emprego, devendo apresentar-se em 5 (cinco) dias úteis para aceitação e confirmação de seu nome, a contar da data do Edital (comunicação), sendo facultado ao Município o direito de convocar o candidato seguinte.

11.3 - O candidato que não aceitar a vaga terá que assinar o termo de desistência, facultando-se o Município o direito de convocar o candidato seguinte.

11.4 - O Município reserva-se o direito de lotar o candidato nos seus serviços de acordo com suas conveniências e necessidades.

11.5- Todas as publicações serão feitas por afixação no quadro mural junto a Equipe de Pessoal do Município, nos sites: www.lajeado-rs.com.br, www.lvsconcursos.com.br e minuta do Edital de Abertura do Concurso na imprensa local.

11.6- Qualquer cidadão, diretamente ou via postal, poderá denunciar irregularidade ou ilegalidade, eventualmente ocorrida neste concurso, perante o Tribunal de Contas do Estado, na forma da Lei n.º 9.478/91.

GABINETE DA PREFEITA MUNICIPAL DE LAJEADO, AOS 06 DIAS DO MÊS DE DEZEMBRO DE 2007.

Carmen Regina Pereira Cardoso
Prefeita

Registre-se. Publique-se.

Data Supra. Eliana Ahlert Heberle
Secretária de Administração

ANEXO I

CONTEÚDOS DA PROVA ESPECÍFICA PARA A DISCIPLINA DE INFORMÁTICA:

1. Sistemas Operacionais: Conhecimentos básicos avançados em Microsoft Windows/98, Microsoft Windows XP, Microsoft Windows Vista, MS-Dos e Linux.

2. Softwares: Conhecimentos avançados em Microsoft Office e Microsoft BrOffice.org.

3. Internet: Conhecimentos básicos de configuração, browsers, protocolos e configuração de e-mails.

4. Hardware: Configurar equipamentos (microcomputadores, impressoras e outros), configuração/manutenção de hardware, conhecimentos de periféricos (entrada e saída).

5. Linguagens de Programação: Noções sobre linguagens de programação (nome, descrição e utilidades); Linguagens de Programação: Técnicas de Programação, Lógica de Programação.

BIBLIOGRAFIA INDICADA:

1. www.clubedohardware.com.br

2. www.microsoft.com

3. www.portaldaprogramacao.com.br

4. www.openoffice.org.br

5. Office 2003 - Mariana dos Santos Martins de Oliveira

6. Revistas Info Exame 2003 a 2005

7. NORTON, P. Introdução à Informática. São Paulo: Makron Books, 1996.

8. SEBESTA, R.W. Conceitos de Linguagens de Programação. Porto Alegre: Bookman, 2000.

9. FERREIRA, E. Rubem - Linux - Guia do Administrador do Sistema. São Paulo: Novatec, 2003

10. RISSETTI, Gerson e PUGA, Sandra - Lógica de Programação e Estruturas de Dados - São Paulo: Pearson Hall, 2006.

CONTEÚDOS DA PROVA ESPECÍFICA PARA A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA:

1. A arte como objeto de conhecimento e seu papel na escola.

2. A educação estética.

3. A produção artística e o ensino de arte.

4. O ensino de arte e a compreensão da cultura visual.

5. Ensino de arte e multiculturalismo.

6. Abordagens conceituais e metodológicas da arte na educação.

7. O ensino da arte no Brasil: história e perspectivas atuais.

8. Princípios e critérios para o planejamento em Arte.

9. O papel do professor no ensino de arte.

10. Leitura de imagens na escola.

11. A construção da linguagem gráfico-plástica na criança e no adolescente.

12. O ensino de arte e o cotidiano escolar.

BIBLIOGRAFIA INDICADA:

1. BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1996.

2. ______ . Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte,1998.

3. ______ . Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.

4. ______ . (Org.) Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.

5. BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane G.; SALES, Heloisa. M. Artes Visuais: da exposição à sala de aula. São Paulo: EDUSP, 2005.

6. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. 5ª a 8ª Séries. Brasília, 1998, v. Arte.

7. COSTA, Cristina. Questões de Arte: a natureza do belo, da percepção e do prazer estético. São Paulo: Moderna, 1999.

8. Educação & Realidade. Dossiê Arte e Educação: Arte, criação e aprendizagem, Porto Alegre, v. 30, n. 2, p. 303-307, jul/dez. 2005.

9. HERNANDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

10. ______. Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.

11. KEHRWALD, Isabel Petry. Ler e escrever em artes visuais. In: NEVES, Iara C. B. et al. Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006.

12. MARTINS, Miriam Celeste, PICOSQUE, Gisa e GUERRA, M.Terezinha Telles. A didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

13. MASON, Rachel. Por uma arte-educação multicultural. Tradução de Rosana Horio Monteiro. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2001.

14. PILLAR, Analice Dutra. (Org.). A educação do olhar. Porto Alegre: Mediação, 1999.

15. ______. Desenho e escrita como sistemas de representação. Porto Alegre: Artes Médicas: 1996a.

16. Projeto - Revista de Educação: Artes Plásticas. Porto Alegre: Editora Projeto, v. 3, n. 5. Porto Alegre, 2001.

17. RICHTER, Ivone. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

18. ROSSI, Maria Helena Wagner. Imagens que falam: leitura da arte na escola. Porto Alegre: Mediação, 2003.

19. WILSON, Brent; WILSON, Marjorie. Uma visão iconoclasta das fontes das imagens nos desenhos de crianças. In: BARBOSA, Ana Mae (org.) Arte-Educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997.

CONTEÚDOS DA PROVA ESPECÍFICA PARA A DISCIPLINA DE PORTUGUÊS:

1. Fonologia e fonética: Noções gerais de fonética e fonologia; Ortografia; Acentuação

2. Morfologia: As classes de palavras

3. Sintaxe: Termos essenciais da oração; Termos integrantes da oração; Termos acessórios da oração; Período composto por coordenação e subordinação; Regência verbal e regência nominal; Concordância verbal e concordância nominal

4. Suplemento ou apêndice: Crase; Pontuação; Funções do QUE e do SE; Figuras de linguagem

5. Textos: Leitura, compreensão e interpretação

BIBLIOGRAFIA INDICADA:

1. BARROS, Enéas Martins. Nova Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo, Atlas.

2. KASPARY, Adalberto José. O Português das Comunicações Administrativas. FDRH.

3. TERRA, Ernani. Curso Prático de Gramática. Scipione.

4. TERRA, Ernani. Minigramática. Scipione.

5. CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo, Nacional.

6. CUNHA. Celso Ferreira da. Gramática da Língua Portuguesa. 20 Ed. RJ.

CONTEÚDOS DA PROVA ESPECÍFICA PARA A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA:

1.Conjuntos: conceito, simbologia, subconjuntos, união, intersecção, diferença, complementar e problemas.

2. Conjuntos Numéricos: naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais.

3. Intervalos Reais.

4. Equações, problemas e sistemas de equações de 1º e 2º graus.

5. Função Polinomial do 1º Grau.

6. Função Quadrática.

7. Função Exponencial e equações exponenciais.

8. Função Logarítmica e equações logarítmicas.

9. Progressões Aritméticas.

10. Progressões Geométricas.

11. Trigonometria.

12. Matrizes.

13. Determinantes.

14. Sistemas de Equações Lineares.

15. Análise Combinatória: arranjos, permutações e combinações.

16. Probabilidade e estatística.

17. Números Complexos: operações na forma algébrica e trigonométrica.

18. Geometria Plana: área e perímetro do quadrado, retângulo, triângulo, paralelogramo, losango, trapézio, hexágono regular e círculo.

19. Geometria Espacial: área e volume de prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas.

20. Geometria Analítica: distância entre dois pontos e equações da reta.

21. Equações polinomiais.

22. Noções de Matemática Financeira: porcentagem, juros simples e compostos, operações sobre mercadorias e câmbio.

23. Proporcionalidade: razão, proporção, regra de três simples e regra de três composta.

BIBLIOGRAFIA INDICADA:

1. BIANCHINI, Edwaldo e PACCOLA, Herval. Curso de Matemática: volume único. Ed. Moderna.

2. DANTE, Luiz Roberto. Matemática Contexto e Aplicações: volume único. Ed. Ática.

3. DINIZ, Maria Ignes de Souza Vieira e SMOLE, Kátia Cristina Stocco. Matemática - Ensino Médio. Ed. Saraiva.

4. PAIVA, Manoel. Matemática: volume único. Ed. Moderna.

5. SPINELLI, Walter e SOUZA, M. Helena S..Matemática Comercial e Financeira. Ed. Ática.

CONTEÚDOS DA PROVA DE PORTUGUÊS GERAL PARA TODAS AS DISCIPLINAS:

1. Fonologia e fonética: Noções gerais de fonética e fonologia; Ortografia; Acentuação

2. Morfologia: As classes de palavras

3. Sintaxe: Termos essenciais da oração; Termos integrantes da oração; Termos acessórios da oração; Período composto por coordenação e subordinação; Regência verbal e regência nominal; Concordância verbal e concordância nominal

4. Suplemento ou apêndice: Crase; Pontuação; Funções do QUE e do SE; Figuras de linguagem

5. Textos: Leitura, compreensão e interpretação

BIBLIOGRAFIA INDICADA:

1. BARROS, Enéas Martins. Nova Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo, Atlas.

2. KASPARY, Adalberto José. O Português das Comunicações Administrativas. FDRH.

3. TERRA, Ernani. Curso Prático de Gramática. Scipione.

4. TERRA, Ernani. Minigramática. Scipione.

5. CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo, Nacional.

6. CUNHA. Celso Ferreira da. Gramática da Língua Portuguesa. 20 Ed. RJ.

CONTEÚDOS DA PROVA DE DIDÁTICA PARA TODAS AS DISCIPLINAS:

1. Funções da escola no contexto da realidade brasileira

2. Enfoques da didática nas tendências pedagógicas

3. Os estágios do desenvolvimento cognitivo.

4. Planejamento em educação: importância; conceito; características básicas

5. O plano de ensino e seus elementos

6. Projetos de trabalho na prática educativa

7. Interdisciplinaridade / Temas transversais

8. Múltiplas Inteligências

9. Pesquisa Pedagógica

10. A diversidade humana

11. Escola e Cidadania

12. Gestão Democrática

13. Construção Social do conhecimento

14. As finalidades da educação: objetivos; formulação de objetivos

15. Competências e Habilidades

16. Organização curricular da escola

17. Conteúdos de ensino: importância; seleção e organização

18. Métodos, procedimentos e recursos de ensino: conceitos, caracterização, seleção, organização e utilização

19. Avaliação da aprendizagem: conceito; funções; técnicas e instrumentos

20. A relação pedagógica: professor / aluno / saber

21. Os pilares da Educação

BIBLIOGRAFIA INDICADA: ARROYO, Miguel. Ofício de Mestre. Editora Vozes. CAMARGO. Ieda de (organizadora). Currículo Escolar: propósitos e práticas. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1999. GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. Editora Loyola. GANDIN, Danilo e CRUZ, Carlos H. Carrilho. Planejamento na sala de aula. 7ª ed. Porto Alegre, 1998. MASETTO, Marcos. Didática: a aula como centro. FTD. Coleção aprender ensinar, 1997. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2ª edição. Editora Cortez. PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas. ________. Construir as competências desde a Escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. SACRISTAN, J. Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artes Médicas. ________. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança. Editora Libertad. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Artmed. Porto Alegre, 1998. HERNANDEZ, F; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre. Artes Médicas, 1998 FUSARI, José Carlos. O planejamento do trabalho pedagógico; algumas indagações e tentativas de respostas, Idéias. São Paulo, FDE, 1990 ANTUNES, Celso. A Criatividade em Sala de Aula. Petrópolis: Vozes, 2004. BENINCÁ, Elli. Formação de Professores: Um diálogo entre a teoria e a prática. Passo Fundo: UPF, 2002. DELORS, Jacques. Educação Um Tesouro a Descobrir: Relatório para Unesco...São Paulo: Cortez, 2003. DEMO, Pedro. Complexidade e Aprendizagem:a dinâmica não linear do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2002. FREIRE, Paulo.Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mito e desafio: Uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 1996. LIBANEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. LUCKESI, Cipriano. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 1998 PIAGET, Jean. Seis estudos de Psicologia. TIBA, Içami. Ensinar Aprendendo: como superar os desafios de relacionamento professor/aluno em tempo de globalização. São Paulo: Gente, 1998. VASCONCELLOS, Celso. Avaliação: concepção dialética libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 1995. VASCONCELLOS, Celso. Construção do Conhecimento em Sala de Aula.São Paulo: Libertad, 2000. VASCONCELLOS, Celso. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. São Paulo: Libertad, 2000. VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987. MIZUKAMI, Maria das Graças Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1989. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - DOCUMENTO INTRODUTÓRIO. BRASÍLIA, 1996.

CONTEÚDOS DA PROVA DE INFORMÁTICA PARA TODAS AS DISCIPLINAS:

1. Noções de Informática:

- Conhecimentos em Microsoft Windows/98, Microsoft Windows XP, MS-Dos e Linux.

- Conhecimentos avançados em Microsoft Office e Microsoft BrOffice.org.

- Conhecimentos gerais em Internet Explorer e Outlook Express.

BIBLIOGRAFIA INDICADA:

1. Site da microsoft: http://windowsupdate.microsoft.com/default.htm

2. Guia do usuário Word.

3. Revistas Info Exame.

4. www.openoffice.org.br

5. www.clubedohardware.com.br

6. www.microsoft.com

7. www.novell.com

8. www.portaljava.com

9. www.portaldaprogramacao.com.br

CONTEÚDOS DA PROVA DE ESTRUTURA PARA TODAS AS DISCIPLINAS:

1. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e suas alterações: na íntegra.

2. Estatuto da Criança e do Adolescente: na íntegra.

BIBLIOGRAFIA INDICADA:

1. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.

2. LEI FEDERAL Nº 8.069/90 -Estatuto da criança e do adolescente.

ANEXO II

ATRIBUIÇÕES DO EMPREGO

Descrição Analítica: Elaborar e cumprir o plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola e interpretar os dados relativos à realidade de sua classe; zelar pela aprendizagem do aluno; estabelecer os mecanismos de avaliação; implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; organizar registros de observação dos alunos; participar das atividades extra-classe; realizar trabalho integrado com o apoio pedagógico; participar dos períodos dedicados ao planejamento à avaliação e ao desenvolvimento profissional; ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos; colaborar com as atividades e articulação da escola com as famílias e a comunidade; integrar órgãos complementares da escola; executar outras tarefas afins com a educação.

ANEXO III

PROVA DE TÍTULOS

1- TABELA DE PONTUAÇÃO:

ITENS

PONTOS

OBSERVAÇÃO

I. Pós-Graduação:

- Especialização

- Mestrado

- Doutorado

 

3,0

4,0

5,0

A comprovação deverá ser mediante apresentação de Diploma, Certificado, Atestado ou Declaração expedido pela entidade promotora. Será avaliado somente o curso que estiver concluído e que não tenha sido utilizado como critério de inscrição.

II- Cursos, Encontros, Seminários, Simpósios, Jornadas, Congressos, Conferências, Projetos, Treinamentos, Workshops, Dias Acadêmicos, Dias de Formação e Qualificação de Professores, Fóruns, Minicursos, Palestras, Semanas Acadêmicas, Oficinas, Ciclos e Núcleos de acordo com a carga horária abaixo:

 

A comprovação deverá ser mediante apresentação de Certificado, Atestado ou Declaração, sendo que os mesmos deverão conter registro. Somente serão aceitos títulos relacionados com a educação e/ou com a habilitação, área ou disciplina de inscrição e que tenham sido realizados a partir do ano de 2003, sendo que não serão aceitos títulos de cursos realizados em data inferior a essa.

- sem carga horária

- até 19 horas

- de 20 a 40 horas

- de 41 a 80 horas

- de 81 a 120 horas

- de 121 a 160 horas

- de 161 a 200 horas

- acima de 201 horas

0,25

0,5

1,0

1,5

2,0

2,5

3,0

3,5

 

III- Serão pontuados os cursos de Informática, Relações Humanas e Língua Estrangeira conforme os critérios do item II.

IV- Os títulos apresentados em Língua Estrangeira somente serão considerados quando traduzidos para Português e revalidados por instituição brasileira.

V- Para os títulos com carga horária definida em dias ou meses serão pontuados na seguinte forma: 08 horas corresponderá a 01 dia e 80 horas a 01 mês.

VI- Não serão pontuados:

- títulos sem conteúdo específico e que não tenham relação com o cargo;

- boletins de matrícula, históricos escolares ou de outras formas que não estejam determinadas neste anexo;

- aproveitamento de disciplinas em curso superior;

- artigos publicados em livros, jornais ou revistas;

- programas de extensão, campanhas ou atividades comunitárias voluntárias ou não;

- apresentação de trabalhos, pôsteres, painéis, artigos e projetos;

- participação em Cursos, Encontros, Seminários, Simpósios, Jornadas, Congressos, Conferências, Projetos, Treinamentos, Workshops, Dias Acadêmicos, Dias de Formação e Qualificação de Professores, Fóruns, Minicursos, Palestras, Semanas Acadêmicas, Oficinas, Ciclos e Núcleos de acordo como integrante ou participante de comissão executora ou organizadora, docente, palestrante, assistente, organizador ou coordenador;

- tempos de serviço, monitorias, estágios curriculares, extra-curriculares ou voluntários realizados e serviços prestados remunerados ou não;

- títulos de menor ou igual valor que o Diploma, Certificado ou Atestado de Licenciatura Plena.

2- DA APRESENTAÇÃO DOS TÍTULOS:

- Os títulos deverão ser apresentados em xerox, em folhas numeradas e rubricadas, juntamente com os originais.

- As cópias dos títulos serão conferidas no ato de apresentação com os originais, sendo estes devolvidos ao candidato, ficando as cópias para fins de avaliação pela Comissão Examinadora.

- Os candidatos deverão apresentar uma relação dos títulos juntamente com o xerox. A relação deverá ser preenchida em duas vias conforme modelo do presente Edital, e de acordo com a numeração de cada título. Uma via da relação dos títulos destina-se a Comissão Examinadora que será juntada ao processo de inscrição e a segunda será devolvida ao candidato, como recibo.

- Se o nome do candidato, nos documentos apresentados na prova de títulos, for diferente do nome que consta na ficha de inscrição, deverá ser anexado Certidão de Casamento, Divórcio ou de inserção de nome.

- Não serão aceitos acréscimos de outros títulos, uma vez entregues. No prazo para recurso, poderão ser encaminhados documentos somente para complementar ou esclarecer dados e dúvidas de títulos apresentados no prazo de entrega dos mesmos.

RELAÇÃO DE TÍTULOS PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEADO CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL PARA O EMPREGO DE PROFESSOR ÁREA II - SÉRIES FINAIS DISCIPLINA DE INSCRIÇÃO: ___________________________________________

NOME DO CANDIDATO: _________________________________________________________________

Nº TÍTULO

DESCRIÇÃO (RESUMO)

Nº HORAS

Nº REGISTRO

NOTA (Banca)

01

 

 

 

 

02

 

 

 

 

03

 

 

 

 

04

 

 

 

 

05

 

 

 

 

06

 

 

 

 

07

 

 

 

 

08

 

 

 

 

09

 

 

 

 

10

 

 

 

 

Recebi os títulos acima descritos.

As cópias conferem com o original

Em ____/ dezembro de 2007.

ASSINATURA CANDIDATO _______________________

Assinatura do resp. inscrição _________________________

ANEXO IV

Instruções: preencha todos os itens da tabela abaixo, exceto número de inscrição, que será preenchido na entrega da ficha junto ao local das inscrições. Imprima a Ficha de Inscrição e assine no local destinado.

Prefeitura Municipal de Lajeado

Concurso Público - Edital n.º ...-03/2007

PROFESSOR ÁREA II - SÉRIES FINAIS NA DISCIPLINA DE__________________________

Ficha de inscrição n.º

Nome completo:

Endereço:

n.º:

Apto.:

Bairro:

Cidade:

CEP:

R.G. n.º:

CPF n.º:

Estado civil:

Telefone Residencial:

Celular:

Telefone para Contato:

E-mail:

Escolaridade:

 

Disciplina: ( ) Ed. Artística ( ) Computação ( ) Matemática ( ) Língua Portuguesa

Deficiente físico: ( ) não ( ) sim - Condição Especial:

Declaro serem verídicas as informações acima, bem como tenho conhecimento das instruções constantes no Edital n.º ...-03/2007 e me comprometo a aceitá-las tal como estabelecidas.

Lajeado, _____ / 12 / 2007.

_______________________________

Assinatura do candidato

Via da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Lajeado

Concurso Público - Edital n.º ...-03/2007

CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO DO(A) CANDIDATO(A)

PROFESSOR ÁREA II - SÉRIES FINAIS NA DISCIPLINA DE _______________________________

Inscrição n.º

Declaramos que _________________________________________ apresentou a documentação necessária para o ato de inscrição, conforme o Edital n.º ...-03/2007.

*O candidato deverá apresentar-se com meia hora de antecedência do horário de início das provas, munido com cartão de identificação, documento de identidade e caneta esferográfica azul ou preta, de ponta grossa, para a realização das provas escritas.

Lajeado, _______ de dezembro de 2007.

Assinatura do funcionário _____________________________

ANEXO V

CRONOGRAMA DE EVENTOS

PERÍODO DE INSCRIÇÕES E ENTREGA DE TÍTULOS: 10 a 21 de dezembro de 2007.

DIVULGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: 26 de dezembro.

PRAZO PARA RECURSO, QUANTO AS INSCRIÇÕES INDEFERIDAS: 27, 28 de dezembro de 2007 e 02 de janeiro de 2008.

HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: 03 de janeiro de 2008.

DIVULGAÇÃO DO LOCAL E HORÁRIO DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS ESCRITAS: 03 de janeiro de 2008.

REALIZAÇÃO DAS PROVAS ESCRITAS: 10 de janeiro de 2008.

HORÁRIO E LOCAL: O candidato deverá apresentar-se no local com meia hora de antecedência do horário de início das provas, munido com cartão de identificação, documento de identidade e caneta esferográfica azul ou preta, de ponta grossa, para a realização das provas escritas.

DIVULGAÇÃO DO GABARITO OFICIAL DAS PROVAS ESCRITAS: no dia 11 de janeiro, após as 10h, no painel de publicações da Equipe de Pessoal do Município e nos sites www.lajeado-rs.com.br e www.lvsconcursos.com.br.

RESULTADO DAS PROVAS ESCRITAS E DE TÍTULOS: 15 de janeiro, podendo o candidato acompanhar o processo de identificação das provas, a partir das 8h30, tendo por local o Salão de Eventos, 2º andar da Prefeitura Municipal de Lajeado.

PUBLICAÇÃO DO RESULTADO DAS PROVAS ESCRITAS E DE TÍTULOS: 16 de janeiro.

INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS: 17, 18 e 21 de janeiro.

DECISÃO DE RECURSOS PELA BANCA EXAMINADORA: 22 e 23 de janeiro.

DESPACHO DA AUTORIDADE QUANTO A DECISÃO DA BANCA: 24 de janeiro.

RECURSO DE RECONSIDERAÇÃO: 25, 28 e 29 de janeiro.

DECISÃO DO RECURSO DE RECONSIDERAÇÃO PELA PREFEITA MUNICIPAL: 30 de janeiro.

DESPACHO DA AUTORIDADE: 31 de janeiro.

PUBLICAÇÃO DO EDITAL DE CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS EMPATADOS EM TODAS AS PROVAS, PARA FINS DE SORTEIO: 31 de janeiro.

SORTEIO PÚBLICO DOS CANDIDATOS EMPATADOS: 01 de fevereiro, às 9h, no Salão de Eventos, 2º andar, da Prefeitura Municipal de Lajeado.

HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DOS CONCURSOS: 06 de fevereiro de 2008.

CASO NÃO HAJA RECURSOS:

PUBLICAÇÃO DO EDITAL DE CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS EMPATADOS EM TODAS AS PROVAS, PARA FINS DE SORTEIO: 22 de janeiro.

SORTEIO PÚBLICO DOS CANDIDATOS EMPATADOS: 23 de janeiro, às 9h, no Salão de Eventos, 2º andar da Prefeitura Municipal de Lajeado.

HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DO CONCURSO: 24 de janeiro de 2008.