Prefeitura de Corinto - MG

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORINTO

ESTADO DE MINAS GERAIS

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2007

Notícia:   Oportunidades na Prefeitura de Corinto - MG

"Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de Cargos vagos no Quadro de Pessoal Permanente da Prefeitura Municipal de Corinto".

A Prefeitura Municipal de Corinto torna público que estarão abertas às inscrições ao Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de Cargos vagos nas classes de seu Quadro de Pessoal Permanente, o qual se regerá pelas normas deste Edital.

1. DAS VAGAS

O número de vagas a serem preenchidas neste Concurso é o constante do Anexo I deste Edital.

2. DOS CARGOS, SUA ESPECIFICAÇÃO, VENCIMENTO E VAGAS

Os Cargos, seus respectivos pré-requisitos, vencimentos e número de vagas são os constantes do Anexo I do presente Edital.

3. DO REGIME JURÍDICO, DO LOCAL DE TRABALHO E DA CARGA HORÁRIA

3. 1 - Regime Jurídico Estatutário.

3. 2 - Local de Trabalho: Prefeitura Municipal de Corinto, em sua sede ou outras instalações no território do Município e outras jurisdições mediante termo de convênio.

3. 3 - Carga Horária: De acordo com o especificado no Anexo I do presente Edital.

4. DAS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS À INSCRIÇÃO

4.1 - Ser brasileiro (art. 12 da Constituição da República).

4.2 - Estar em dia com as obrigações militares, em se tratando de candidato do sexo masculino.

4.3 - Estar em dia com as obrigações eleitorais.

4.4 - Ter idade mínima de 21 (vinte e um) anos para os Cargos de Operador de Balsa, Motorista, Operador de Máquinas (Trator de Pneu e Similares) e Operador de Máquinas (Patrol, Retroescavadeira, Pá Carregadeira e Trator de Esteira) e 18 (dezoito) anos completos, para os demais Cargos, até a data do encerramento das inscrições.

4.5 - Declarar no requerimento da inscrição, ter a escolaridade exigida para o Cargo pretendido e que conhece as exigências constantes deste Edital.

4.6 - Possuir o pré-requisito exigido no Anexo I deste Edital para o Cargo pretendido, na data de sua posse no serviço público municipal, se aprovado e classificado.

4.7 - Gozar de sanidade físico-mental;

5. DAS INSCRIÇÕES E TAXAS

São os seguintes os dados relativos às inscrições:

5.1 - Local: Prefeitura Municipal de Corinto, localizada na Av. Getúlio Vargas, 200 - Centro - Corinto/MG.

5.2 - Período: De 02 a 20 de abril de 2007.

5.3 - Horário: De 12:00 as 17:00 Horas.

5.4 - O candidato deverá apresentar, no ato da inscrição, pessoalmente ou através de procurador
devidamente credenciado, os seguintes documentos:

a) requerimento preenchido no ato da inscrição, no qual o candidato declara conhecer as condições exigidas para a inscrição e que se submete às normas expressas neste Edital;

b) fotocópia da Carteira de Identidade ou documento de valor legal, inclusive do seu procurador, se for o caso, contendo retrato, filiação, data de nascimento e assinatura;

c) comprovante de recolhimento da taxa de inscrição, em Conta Corrente da Prefeitura Municipal de Corinto, de acordo com os valores estipulados no Anexo I deste Edital;

5.5 - Não serão aceitas inscrições provisórias ou condicionais.

5.6 - O preenchimento incorreto da ficha de inscrição é de responsabilidade única do candidato, ou do seu procurador, bem como a falta de documentação, ficando suas inscrição indeferida com quaisquer dessas ocorrências.

5.7 - A inscrição feita indevidamente não dará ao candidato o direito de receber de volta a taxa de inscrição e efetuar apenas o pagamento não significa que o candidato se inscreveu.
5.8 - Caberá recurso junto à Comissão de Concurso Público da Prefeitura Municipal, nomeada através de portaria da Prefeita Municipal, ouvida a ADPM, quanto ao indeferimento ou deferimento de inscrições, desde que interposto dentro de 48 (quarenta e oito) horas, a contar da data do referido indeferimento ou deferimento, que será afixado no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Corinto.

5.9 - O candidato só poderá se inscrever para um único Cargo.

5.10 - A taxa de inscrição, uma vez paga, não será devolvida, mesmo nos casos de reopção, desistência, perda de prazo, indeferimento, cancelamento ou dupla inscrição.

5.11 - Às pessoas portadoras de deficiência, de acordo com o artigo 37, VIII da Constituição Federal, é assegurado o direito de se inscreverem neste concurso desde que haja compatibilidade entre as atribuições do Cargo e a deficiência de que são portadoras.

5.12 - No ato da inscrição, o candidato portador de deficiência está obrigado a declarar, no próprio requerimento de inscrição, a deficiência de que é portador e se necessita de condições especiais para se submeter às provas previstas neste edital.

5.13 - Aos candidatos portadores de deficiência, serão reservados 10% (dez por cento) das vagas oferecidas, para cada Cargo, desprezadas as frações.

5.14 - Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas a portadores de deficiência, estas serão preenchidas pelos demais concursados, observada a ordem de classificação.

5.15 - No que se refere a todo o processo seletivo, os portadores de deficiência participarão deste Concurso Público em igualdade de condições com os demais candidatos.

5.16 - Os candidatos que, no ato da inscrição, se declararem portadores de deficiência, se selecionados neste Concurso Público, terão seus nomes publicados na lista geral de classificados e em lista à parte, contendo apenas os nomes dos portadores de deficiência que optaram por concorrer às vagas específicas.

6. DO CARTÃO DE INFORMAÇÃO

6.1 - Os candidatos deverão apanhar o Cartão de Informação na Prefeitura Municipal de Corinto, localizada Av. Getúlio Vargas, 200 - Centro - Corinto/MG, no dias 17 e 18 de maio de 2007, no horário de 12:00 as 17:00 Horas.

6.2 - O cartão de informação conterá o nome do candidato, o número da inscrição, a data, o horário e local da prova e o nome do Cargo pretendido.
6.3 - Ocorrendo qualquer divergência no cartão de informação, o candidato deverá procurar a Comissão de Concurso Público, na Prefeitura Municipal de Corinto, para sanar a divergência.

7. DAS PROVAS

7.1 - Das Provas Escritas

7.1.1 - Os candidatos inscritos no concurso farão provas escritas, a serem realizadas em 20 de maio de 2007, às 9:00 h, em local a ser divulgado posteriormente.

7.1.2 - As provas escritas serão realizadas em 02 (duas) categorias, a saber: teste de nível elementar (alfabetizado) de natureza psico-motora, de múltipla escolha, e provas de múltipla escolha. A duração das provas escritas será de 03:00 (três horas), devendo o candidato permanecer em sala pelo prazo mínimo de 45 (quarenta e cinco) minutos.

7.1.3 - O teste de nível elementar conterá 20 (vinte) questões valendo 05 (cinco) pontos cada, totalizando 100 (cem) pontos.

7.1.4 - As demais provas conterão 50 (cinqüenta) questões valendo 02 (dois) pontos cada, totalizando 100 (cem) pontos.

7.1.5 - Os candidatos ao Cargo de Coveiro, farão prova escrita de nível elementar, de natureza psico-motora, conforme especificado no Anexo III.

7.1.6 - Os candidatos aos Cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Operador de Balsa, Vigilante, Mestre de Ofício - Bombeiro, Mestre de Ofício - Eletricista, Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas (Trator de Pneu e Similares) e Operador de Máquinas (Patrol, Retroescavadeira, Pá Carregadeira e Trator de Esteira), farão provas escritas de múltipla escolha, contendo 25 (vinte e cinco) questões de português e 25 (vinte e cinco) questões de matemática, conforme especificado no Anexo III.

7.1.7 - Os candidatos aos Cargos de Auxiliar Governamental, Fiscal de Tributos Municipais, Fiscal de Vigilância Sanitária, Secretário Escolar, Auxiliar de Secretaria e Auxiliar de Biblioteca, farão provas escritas de múltipla escolha, contendo 20 (vinte) questões de português, 20 (vinte) questões de matemática e 10 (dez) questões de noções de informática, conforme especificado no Anexo III.

7.1.8 - Os candidatos aos Cargos de Agente de Controle de Zoonoses, Professor Educação Infantil - PEI e Professor Educação Básica - PEB1 e Assistente Educacional, farão provas escritas de múltipla escolha, contendo 20 (vinte) questões de português, 20 (vinte) questões de matemática e 10 (dez) questões específicas, conforme especificado no Anexo III.

7.1.9 - Os candidatos aos Cargos de Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Professor Educação Básica - Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa, Ciências, História, Geografia, Educação Física, Educação Artística, Educação Religiosa, Supervisor Pedagógico, Nutricionista, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Cirurgião geral, Médico Angiologista, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Dermatologista, Médico Ginecologista, Médico Ortopedista, Médico Otorrinolaringologista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Médico Urologista, Médico Veterinário, Psicólogo farão provas escritas de múltipla escolha, contendo 25 (vinte e cinco) questões de português e 25 (vinte e cinco) questões especificas, conforme especificado no Anexo III.

7.1.10 - O candidato deverá assinalar suas respostas, na folha de respostas, com caneta esferográfica azul ou preta.

7.1.11 - Não serão computadas questões não assinaladas, questões que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legíveis.

7.1.12 - Será desclassificado o candidato que, durante a realização das provas, for surpreendido em comunicação com outro candidato, bem como utilizando livros, anotações e impressos não permitidos e máquinas de calcular.

7.1.13 - Não haverá segunda chamada da prova escrita por ausência do candidato, seja qual for o motivo alegado.

7.1.14 - Não será realizada prova fora do local determinado.

7.1.15 - O Candidato, ao terminar a prova, devolverá ao fiscal, juntamente com a folha de respostas, o caderno de questões.

7.1 .16 - Para a realização da prova o candidato deverá comparecer ao local previsto com 30 (trinta) minutos de antecedência, munido de caneta esferográfica azul ou preta, do cartão de informação e do documento de identidade original apresentado no ato da inscrição. Não será aceita cópia, ainda que autenticada, ficando desclassificado o candidato que não apresentar o documento.

7.1.17 - Não haverá tolerância por atraso, seja qual for os motivos alegados, ficando o candidato automaticamente desclassificado.

7.1.18 - Os portões do local de realização das provas serão fechados transcorridos 15 (quinze) minutos após o início das provas, conforme previsto no item 7.1.1, não sendo permitido o ingresso de candidatos ao local após este prazo.

7.1.19 - Os candidatos que não alcançarem o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de acertos nas questões da prova escrita serão automaticamente desclassificados.

7.2 - Do Exame Prático de Direção

7.2.1 - Os candidatos aos Cargos de Motorista, Operador de Máquinas (Trator de Pneu e Similares) e Operador de Máquinas (Patrol, Retroescavadeira, Pá Carregadeira e Trator de Esteira), farão também Exame Prático de Direção, de caráter eliminatório, segundo sua categoria profissional.

7.2.2 - O Exame Prático de Direção será realizado dia 09 ou 10 de junho de 2007, o local e horário serão divulgados posteriormente;

7.2.3 - Somente farão o Exame Prático de Direção os candidatos classificados que alcançarem o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de acertos nas questões da prova escrita, nos termos do item 7.1.19;

7.2.4 - O candidato será avaliado, no Exame Prático de Direção, em função da pontuação negativa por faltas cometidas durante todas as etapas do exame, atribuindo-se a seguinte pontuação:

I - uma falta eliminatória: reprovação;

II - uma falta grave: 03 (três) pontos negativos;

III - uma falta média: 02 (dois) pontos negativos;

IV - uma falta leve: 01 (um) ponto negativo.

7.2.5 - Será considerado reprovado no Exame Prático de Direção o candidato que cometer falta eliminatória ou cuja soma dos pontos negativos ultrapasse a 6 (seis).

7.2.6 - Constituem faltas no Exame Prático de Direção:

7.2.6.1 - Faltas Eliminatórias:

a) desobedecer à sinalização semafórica e de parada obrigatória;

b) avançar sobre o meio fio;

c) não colocar o veículo na área balizada, em no máximo três tentativas, no tempo estabelecido;

d) avançar sobre o balizamento demarcado quando da colocação do veículo na vaga;

e) usar a contramão de direção;

f) não completar a realização de todas as etapas do exame;

g) avançar a via preferencial;

h) provocar acidente durante a realização do exame;

i) exceder a velocidade indicada na via;

j) cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza gravíssima.

7.2.6.2 - Faltas Graves:

a) desobedecer à sinalização da via, ou do agente da autoridade de trânsito;

b) não observar as regras de ultrapassagem ou de mudança de direção;

c) não observar a preferência do pedestre quando ele estiver atravessando a via transversal na qual o veículo vai entrar, ou ainda quando o pedestre não tenha concluído a travessia, inclusive na mudança de sinal;

d) manter a porta do veículo aberta ou semi-aberta durante o percurso da prova ou parte dele;

e) não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente;

f) não usar devidamente o cinto de segurança;

g) perder o controle da direção do veículo em movimento;

h) cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza grave.

7.2.6.3 - Faltas Médias:

a) executar o percurso da prova, no todo ou parte dele, sem estar o freio de mão inteiramente livre;

b) trafegar em velocidade inadequada para as condições adversas do local, da circulação, do veículo e do clima;

c) interromper o funcionamento do motor, sem justa razão, após o início da prova;

d) fazer conversão incorretamente;

e) usar buzina sem necessidade ou em local proibido;

f) desengrenar o veículo nos declives;

g) colocar o veículo em movimento, sem observar as cautelas necessárias;

h) usar o pedal da embreagem, antes de usar o pedal de freio nas frenagens;

i) entrar nas curvas com a engrenagem de tração do veículo em ponto neutro;

j) engrenar ou utilizar as marchas de maneira incorreta, durante o percurso; k) cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza média.

7.2.6.4 - Faltas Leves:

a) provocar movimentos irregulares no veículo, sem motivo justificado;

b) ajustar incorretamente o banco de veículo destinado ao condutor;

c) não ajustar devidamente os espelhos retrovisores;

d) apoiar o pé no pedal da embreagem com o veículo engrenado e em movimento;

e) utilizar ou Interpretar incorretamente os instrumentos do painel do veículo;

f) dar partida ao veículo com a engrenagem de tração ligada;

g) tentar movimentar o veículo com a engrenagem de tração em ponto neutro;

h) cometer qualquer outra infração de natureza leve.

7.2.7 - Será desclassificado do concurso público o candidato que for reprovado no Exame Prático de Direção.

7.2.8 - Avaliar-se-á quanto à prova prática a capacidade, atenção e percepção dos candidatos no trato das questões ligadas à sua categoria profissional, a habilidade no manuseio de equipamentos, bem como o conhecimento de normas de segurança no trabalho.

7.2.9 - Não haverá segunda chamada do Exame Prático de Direção por ausência do candidato, seja qual for o motivo alegado.

7.2.10 - Não será realizado Exame Prático de Direção fora do local determinado.

7.2.11 - Para a realização do Exame Prático o candidato deverá comparecer ao local previsto com 30 (trinta) minutos de antecedência, munido do cartão de informação e do documento de identidade original apresentado no ato da inscrição. Não será aceita cópia, ainda que autenticada, ficando desclassificado o candidato que não apresentar o documento.

7.2.12 - Não haverá tolerância por atraso, seja qual for os motivos alegados, ficando o candidato automaticamente desclassificado.

7.3 - Da Prova Prática de Digitação

7.3.1 - Os candidatos aos Cargos de Auxiliar Governamental, Fiscal de Tributos Municipais, Fiscal de Vigilância Sanitária, Secretário Escolar, Auxiliar de Secretária, Auxiliar de Biblioteca e Assistente Educacional farão também Prova Prática de Digitação, de caráter classificatório.

7.3.2 - A Prova Prática de Digitação será realizada dia 09 ou 10 de junho de 2007, o local e o horário a serão divulgados posteriormente;

7.3.3 - Somente farão a Prova Prática de Digitação os candidatos classificados que alcançarem o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de acertos nas questões da prova escrita, nos termos do item 7.1.19;

7.3.4 - A Prova Prática de Digitação constará de cópia de texto impresso, em microcomputador, em editor de texto Word for Windows.

7.3.4.1 - A Prova Prática de Digitação será avaliada quanto: produção e erros (número e tipos de erros cometidos na transcrição).

7.3.4.2 - Em princípio, a nota 100 (cem) será atribuída à transcrição sem erros, em que o candidato tenha produzido, no mínimo, 500 (quinhentos) toques líquidos em 5 (cinco) minutos, ou seja 100 (cem) toques líquidos por minuto, conforme a tabela abaixo:

TL (Toques Líquidos) Mínimo de

Nota Máxima

100

100

90

90

80

80

70

70

60

60

50

50

Menor que 50

0 (zero)

7.3.4.3 - Os toques líquidos serão calculados levando-se em conta, no tempo estipulado, o número de toques brutos, de diminuindo-se os erros cometidos, segundo a seguinte formula:

TL = TB - ERROS MINUTOS
Onde:

TL = Toques Líquidos por minuto

TB = Toques Brutos

ERROS = Descontos por erros cometidos

7.3.4.4 - Os toques brutos correspondem à totalidade do número de toques dado pelo candidato, incluindo vírgulas, espaços, pontos e mudanças de parágrafo.

7.3.4.5 - Os erros serão observados toque a toque, comparando-se a transcrição feita pelo candidato com o texto original, considerando-se 1 (um) erro cada uma das seguintes ocorrências:

a) Inversão de letras; omissão e/ou excesso de letras, sinais e/ou acentos; letras, sinais e/ou acentos errados; duplicação de letras;

b) Falta de espaço entre palavras; espaço a mais entre palavras ou letras;

c) Falta ou uso indevido de maiúsculas;

d) Tabulação desigual; falta de tabulação e colocação de tabulação onde não existe.

7.3.5 - Não haverá segunda chamada da Prova Prática de Digitação por ausência do candidato, seja qual for o motivo alegado.

7.3.6 - Não será realizada Prova Prática de Digitação fora do local determinado.

7.3.7 - A prova de digitação de texto em microcomputador será assinada pelo candidato, após a sua impressão;

7.3.8 - Para a realização da Prova Prática de Digitação o candidato deverá comparecer ao local previsto com 30 (trinta) minutos de antecedência, munido do cartão de informação e do documento de identidade original apresentado no ato da inscrição. Não será aceita cópia, ainda que autenticada, ficando desclassificado o candidato que não apresentar o documento.

7.3.9 - Não haverá tolerância por atraso, seja qual for os motivos alegados, ficando o candidato automaticamente desclassificado.
8 - DAS PROVAS DE TÍTULOS PARA OS CARGOS DO MAGISTÉRIO - ART.206, V, CF/88

8.1 - Serão considerados títulos, com a seguinte pontuação:

1 - Doutorado stricto sensu, concluído no Brasil ou no exterior, devidamente relacionado com o conteúdo ocupacional da função de professor e obtido até a data da publicação do Edital: 3 (três) pontos;

2 - Mestrado stricto sensu, concluído no Brasil ou no exterior, devidamente relacionado com o conteúdo ocupacional da função de professor e obtido até a data da publicação do Edital: 2 (dois) pontos;

3 - Especialização ou Aperfeiçoamento lato sensu, de no mínimo 360 horas, concluída no Brasil ou no exterior, devidamente relacionado com o conteúdo ocupacional da função de professor e obtido até a data da publicação do Edital: 1 (um) ponto.

8.2 - Só serão pontuados apenas um título de Especialização ou Aperfeiçoamento, um de Mestrado e um de Doutorado.

8.3 - O total máximo de pontos por título atribuído a cada candidato será de 6 (seis) pontos.

8.4 - Só serão analisados os títulos dos candidatos aprovados, que alcançarem o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de acertos nas questões da prova escrita, nos termos do item 7.1.19.

8.5 - Os títulos deverão ser entregues pelos candidatos na Prefeitura Municipal de Corinto, localizada a Av. Getúlio Vargas, 200 - Centro - Corinto/MG, nos dias 18 e 19 de junho de 2007, no horário de 12:00 as 17:00 Horas.

8.6 - Os títulos deverão ser apresentados em cópia reprográfica, acompanhados do original, para serem vistados pelo receptor ou em cópias autenticadas, não sendo aceitos protocolos de documentos ou fax símile.

8.7 - Cada título será considerado uma única vez.
8.8 - Os documentos relacionados a títulos adquiridos no exterior, somente serão considerados, quando vertido ao vernáculo, por tradutor juramentado, com indicação da carga horária e nota de aproveitamento, devidamente revalidados pela autoridade brasileira competente.

8.9 - É de exclusiva responsabilidade do candidato à apresentação de comprovação dos títulos, inclusive na hipótese de se referirem a documentos emitidos, averbados ou arquivados em unidade da Administração.

9. DOS PROGRAMAS

Os programas para as provas escritas são os constantes do Anexo III, parte integrante deste Edital.

10. DO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO

10.1 - A classificação final dos candidatos por Cargo será feita pela soma dos pontos obtidos na Prova Escrita e na Prova Prática de digitação, acrescida da pontuação obtida em títulos, quando for o caso.

10.2 - Apurado o total final de pontos por Cargo ou categoria profissional, na hipótese de empate, será dada preferência, para efeito de classificação, sucessivamente ao candidato:

a) com mais tempo de serviço público municipal prestado no Município de Corinto, com mais tempo de serviço público prestado a outros municípios, estadual ou federal, nessa ordem;

b) mais idoso.

11. DO COMPROVANTE DE TEMPO DE SERVIÇO PÚBLICO

11.1 - O comprovante de Tempo de Serviço Público Municipal, Estadual e/ou Federal, deverá ser expedido pela Repartição Pública competente na qual o candidato presta ou prestou serviço.

11.2 - O Tempo de Serviço Público, servirá exclusivamente para efeito de desempate nos termos da letra "a" do item 10.2. Em hipótese alguma, será pontuado.
11.3 - O comprovante de Tempo de Serviço deverá ser entregue na Prefeitura Municipal de Corinto, localizada Av. Getúlio Vargas, 200 - Centro - Corinto/MG, nos dias 18 e 19 de junho de 2007, no horário de 12:00 as 17:00 horas.

11.4 - Somente deverão ser entregues os comprovantes de Tempo de Serviço, dos candidatos aprovados que alcançarem o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de acertos nas questões da prova escrita, nos termos do item 7.7.

12. DOS RECURSOS

12.1 - Caberá recurso, a ser interposto perante a Comissão de Concurso Público da Prefeitura Municipal de Corinto que o encaminhará a ADPM - Administração Pública para Municípios Ltda, que a assessorará nas decisões:

a) contra disposições deste Edital, dentro de 48 (quarenta e oito) horas contadas da sua publicação;

b) contra qualquer questão da prova, dentro de 48 (quarenta e oito) horas contadas da publicação dos gabaritos;

c) da aprovação ou reprovação conforme listagem, dentro de 48 (quarenta e oito) horas contadas da sua publicação;

d) da classificação final, dentro de 48 (quarenta e oito) horas contadas da sua divulgação.

12.2 - O recurso contra o resultado das provas escritas limitar-se-á ao eventual erro material e de soma dos pontos obtidos.

12.3 - Admitir-se-á um único recurso, por questão, para cada candidato, relativamente ao gabarito ou ao conteúdo das questões, desde que devidamente fundamentado.

12.4 - Se do exame dos recursos resultar anulação de questão, os pontos a ela correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente da formulação de recurso.

12.5 - Se, por força de decisão favorável ao recurso, houver modificação do gabarito divulgado anteriormente, as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito definitivo, não se admitindo recurso dessa modificação.

12.6 - O recurso deverá ser apresentado em formulário próprio, conforme modelo fornecido pela Comissão de Concurso Público da Prefeitura Municipal de Corinto, com as seguintes especificações:

a) formulários separados para questões diferentes;

b) indicação do número da questão, da resposta marcada pelo candidato e da resposta divulgada pela Comissão de Concurso Público da Prefeitura Municipal de Corinto;

c) argumentação lógica e consistente;

d) nome, número e assinatura do candidato recorrente;

e) o recurso deverá ser datilografado ou digitado, sob pena de ser preliminarmente indeferido, e ser entregue em duas vias (original e cópia).

12.7 - Não será conhecido o recurso que:

a) for interposto fora do prazo;

b) for interposto por via postal, fax ou correio eletrônico, assim como interposto por procurador.

c) não estiver de acordo com as exigências especificadas nos itens 12.2, 12.3 e 12.6 deste edital.

13. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1 - O ingresso na sala de provas será permitido até o horário estabelecido no item 7.1.18, para o início das provas, pelos aplicadores, para a contagem das três horas de duração.

13.2 - Os casos omissos, de dúvidas ou controvérsias serão resolvidos pela Comissão de Concurso Público, assessorada pela ADPM - Administração Pública para Municípios Ltda.

13.3 - O prazo de validade do presente Concurso é de 2 (dois) anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

13.4 - Não haverá revisão da prova.

13.5 - O candidato aprovado no presente Concurso e que for nomeado tornar-se-á efetivo depois de cumprido o estágio probatório previsto constitucionalmente, no qual deverá obter avaliação de desempenho considerada satisfatória nas funções por ele exercidas e inerentes ao Cargo.

13.6 - A aprovação no Concurso Público, ainda que no limite das vagas existentes, assegurará ao candidato apenas expectativa de direito à nomeação segundo a rigorosa ordem de classificação por Cargo, ficando a concretização desse ato condicionado à observância das disposições legais pertinentes e ao exclusivo interesse e conveniência da Administração Municipal.
13.7 - A não comprovação, pelo candidato aprovado e classificado, de que atende aos pré-requisitos de idade ou escolaridade implica na sua desclassificação e na convocação do classificado seguinte.

13.8 - O candidato aprovado e classificado, ao atender à convocação para posse, deverá apresentar os documentos abaixo relacionados, além de outros a critério da Administração:

a) 02 (duas) fotografias 3x4;

b) fotocópia autenticada das certidões de nascimento ou casamento e de filhos;

c) fotocópia autenticada do Título de Eleitor e comprovante de votação na última eleição;

d) fotocópia autenticada do Certificado de Reservista, se candidato do sexo masculino;

e) fotocópia autenticada do cartão de PIS/PASEP;

f) fotocópia autenticada do CPF;

g) laudo médico subscrito por junta de profissionais credenciados pelo Município, atestando a capacidade física e mental para o desempenho das funções do Cargo;

h) fotocópia autenticada do Diploma e Registro Profissional de Categoria, com a habilitação específica da área para a qual se inscreveu;

i) declaração de bens e valores que constituam seu patrimônio;

j) declaração de exercício ou não de outro Cargo, emprego ou função pública, municipal, estadual, distrital ou federal, com respectivo horário. (Art. 37, XVI e Art. 40, §6º, CF/88 );

k) certidão de antecedentes, expedida pelo Instituto de Identificação de Minas Gerais.

13.9 - Sendo verificada inexatidão de afirmativa ou irregularidade de documento, anular-se-á todos os atos decorrentes da inscrição.

13.10 - Este Edital será afixado, em inteiro teor, no quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Corinto, na sede da ADPM - Administração Pública para Municípios Ltda, e no site www.mgcidades.com.br, não se responsabilizando Prefeitura e/ou Empresa por quaisquer cursos, textos, apostilas e outras publicações quanto aos programas constantes deste ato.

13.11 - São partes integrantes deste Edital de Concurso os Anexos I, II e III.

Corinto, 23 de março de 2007.

JANUZIA PEREIRA LELIS
Prefeita Municipal

A Comissão de Concurso:

ANEXO I

Cargo

COVEIRO

Vagas por Cargo

02 vagas

Escolaridade

Elementar

Jornada de Trabalho

40 horas semanais

Vencimento

R$ 360,00

Taxa de Inscrição

R$ 35,00

Cargo

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

Vagas por Cargo

36 vagas

Escolaridade

Ensino Fundamental Incompleto (4a• Série Completa)

Jornada de Trabalho

40 horas semanais

Vencimento

R$ 360,00

Taxa de Inscrição

R$ 40,00

Cargo

OPERADOR DE BALSA

Vagas por Cargo

01 vaga

Escolaridade

Ensino Fundamental Incompleto (4a• Série Completa)

Pré-requisito

Habilitação Específica da Marinha Mercante

Jornada de Trabalho

40 horas semanais

Vencimento

R$ 360,00

Taxa de Inscrição

R$ 40,00

Cargo

VIGILANTE

Vagas por Cargo

03 vagas

Escolaridade

Ensino Fundamental Incompleto (De 1 a • a 4a• Séries)

Jornada de Trabalho

40 horas semanais

Vencimento

R$ 360,00

Taxa de Inscrição

R$ 40,00

Cargo

AUXILIAR GOVERNAMENTAL

Vagas por Cargo

05 Vagas

Escolaridade

Ensino Fundamental Completo

Pré-requisito

Conhecimentos de Informática (Word/Excel/ Internet)

Jornada de Trabalho

40 horas semanais

Vencimento

R$ 360,00

Taxa de Inscrição

R$ 45,00

Cargo

AGENTE DE CONTROLE DE ZOONOSE

Vagas por Cargo

13 Vagas

Escolaridade

Ensino Fundamental Completo

Jornada de Trabalho

40 horas semanais

Vencimento

R$ 360,00

Taxa de Inscrição

R$ 45,00

Cargo

AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO

Vagas por Cargo

01 Vaga

Escolaridade

Ensino Fundamental Completo

Pré-requisito

Curso de Auxiliar de Consultório Dentário e Registro no Conselho Regional de Odontologia - CRO

Jornada de Trabalho

40 horas semanais

Vencimento

R$ 360,00

Taxa de Inscrição

R$ 45,00

Cargo

FISCAL DE TRIBUTOS MUNICIPAIS

Vagas por Cargo

01 Vaga

Escolaridade

Ensino Médio Completo

Pré-Requisito

Conhecimentos de Informática (Word/Excel/ Internet)

Jornada de Trabalho

40 horas semanais

Vencimento

R$ 380,00

Taxa de Inscrição

R$ 50,00

Cargo

MESTRE DE OFÍCIO - BOMBEIRO

Vagas por Cargo

01 Vaga

Escolaridade

Ensino Médio Completo

Pré-requisito

Carteira Nacional de Habilitação - Categoria "B"

Jornada de Trabalho

40 horas semanais

Vencimento

R$ 360,00

Taxa de Inscrição

R$ 50,00

Cargo

MESTRE DE OFÍCIO - ELETRICISTA

Vagas por Cargo

01 Vaga

Escolaridade

Ensino Médio Completo

Pré-requisito

Carteira Nacional de Habilitação - Categoria "B"

Jornada de Trabalho

40 horas semanais

Vencimento

R$ 360,00

Taxa de Inscrição

R$ 50,00

Cargo

MECÂNICO

Vagas por Cargo

01 Vaga

Escolaridade

Ensino Médio Completo

Pré-requisito

Carteira Nacional de Habilitação - Categoria "B"

Jornada de Trabalho

40 horas semanais

Vencimento

R$ 360,00

Taxa de Inscrição

R$ 50,00

Cargo

MOTORISTA

Vagas por Cargo

16 Vagas

Escolaridade

Ensino Médio Completo

Pré-requisito

Carteira Nacional de Habilitação - Categoria "D"

Jornada de Trabalho

40 horas semanais

Vencimento

R$ 450,00

Taxa de Inscrição

R$ 50,00

Cargo

OPERADOR DE MÁQUINAS (TRATOR DE PNEU E

 

SIMILARES)

Vagas por Cargo

03 Vagas

Escolaridade

Ensino Médio Completo

Pré-requisito

Carteira Nacional de Habilitação - Categoria "D"

Jornada de Trabalho

40 horas semanais

Vencimento

R$ 400,00

Taxa de Inscrição

R$ 50,00

Cargo

OPERADOR DE MÁQUINAS (PATROL /

 

RETROESCADEIRA, PÁ CARREGADEIRA E TRATOR

 

DE ESTEIRA)

Vagas por Cargo

01 Vaga

Escolaridade

Ensino Médio Completo

Pré-requisito

Carteira Nacional de Habilitação - Categoria "D"

Jornada de Trabalho

40 horas semanais

Vencimento

R$ 400,00

Taxa de Inscrição

R$ 50,00

Cargo

AUXILIAR DE ENFERMAGEM

Vagas por Cargo

07 Vagas

Escolaridade

Ensino Médio Completo

Pré-requisito

Curso de Auxiliar de Enfermagem e Registro no

Jornada de Trabalho

COREN

40 horas semanais

Vencimento

R$ 360,00

Taxa de Inscrição

R$ 50,00

Cargo

FISCAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Vagas por Cargo

01 Vaga

Escolaridade

Ensino Médio Completo

Pré-requisito

Conhecimentos de Informática (Word/Excel/ Internet)

Jornada de Trabalho

40 horas semanais

Vencimento

R$ 380,00

Taxa de Inscrição

R$ 50,00

Cargo

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Vagas por Cargo

02 Vagas

Escolaridade

Ensino Médio Completo

Pré-requisito

Curso de Técnico em Enfermagem e Registro no

 

COREN

Jornada de Trabalho

40 horas semanais

Vencimento

R$ 400,00

Taxa de Inscrição

R$ 50,00

Cargo

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL PEI

Vagas por Cargo

25 Vagas

Escolaridade

Ensino Médio Completo na Modalidade Normal

 

(Magistério)

Jornada de Trabalho

24 horas semanais

Vencimento

R$ 450,00

Taxa de Inscrição

R$ 50,00

Cargo

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA PEB1

Vagas por Cargo

30 Vagas

Escolaridade

Ensino Médio Completo na Modalidade Normal

 

(Magistério)

Jornada de Trabalho

24 horas semanais

Vencimento

R$ 450,00

Taxa de Inscrição

R$ 50,00

CargoPROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA PEB2 - LÍNGUA PORTUGUESA
Vagas por Cargo08 Vagas

Escolaridade

Ensino Superior em Curso de Licenciatura de Graduação Plena

Pré-requisito

Habilitação em Língua Portuguesa

Jornada de Trabalho

18 aulas semanais

Vencimento

R$ 550,00

Taxa de Inscrição

R$ 60,00

Cargo

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA PEB2 - MATEMÁTICA

Vagas por Cargo

08 Vagas

Escolaridade

Ensino Superior em Curso de Licenciatura de Graduação Plena.

Pré-requisito

Habilitação em Língua Matemática

Jornada de Trabalho

18 aulas semanais

Vencimento

R$ 550,00

Taxa de Inscrição

R$ 60,00

Cargo

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA PEB2 - LÍNGUA ESTRANGEIRA - INGLÊS

Vagas por Cargo

04 Vagas

Escolaridade

Ensino Superior em Curso de Licenciatura Graduação Plena.

Pré-requisito

Habilitação em Língua Inglesa

Jornada de Trabalho

18 aulas semanais

Vencimento

R$ 550,00

Taxa de Inscrição

R$ 60,00

CargoPROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA PEB2 - CIÊNCIAS

Vagas por Cargo

04 Vagas

Escolaridade

Ensino Superior em Curso de Licenciatura de Graduação Plena

Pré-requisito

Habilitação em Ciências

Jornada de Trabalho

18 aulas semanais

Vencimento

R$ 550,00

Taxa de Inscrição

R$ 60,00

Cargo

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA PEB2 - HISTÓRIA

Vagas por Cargo

03 Vagas

Escolaridade

Ensino Superior em Curso de Licenciatura de Graduação Plena.

Pré-requisito

Habilitação em História

Jornada de Trabalho

18 aulas semanais

Vencimento

R$ 550,00

Taxa de Inscrição

R$ 60,00

Cargo

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA PEB2 - GEOGRAFIA

Vagas por Cargo

02 Vagas

Escolaridade

Ensino Superior em Curso de Licenciatura de Graduação Plena

Pré-requisito

Habilitação em Geografia

Jornada de Trabalho

18 aulas semanais

Vencimento

R$ 550,00

Taxa de Inscrição

R$ 60,00

Cargo

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA PEB2 - EDUCAÇÃO FÍSICA

Vagas por Cargo

07 Vagas

Escolaridade

Ensino Superior Completo em Educação Física

Jornada de Trabalho

18 aulas semanais

Vencimento

R$ 550,00

Taxa de Inscrição

R$ 60,00

Cargo

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA PEB2 - EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

Vagas por Cargo

02 Vagas

Escolaridade

Ensino Superior Completo em Educação Artística

Jornada de Trabalho

18 aulas semanais

Vencimento

R$ 550,00

Taxa de Inscrição

R$ 60,00

Cargo

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA PEB2 - EDUCAÇÃO RELIGIOSA

Vagas por Cargo

02 Vagas

Escolaridade

Ensino Superior em Curso de Licenciatura de Graduação Plena.

Jornada de Trabalho

18 aulas semanais

Vencimento

R$ 550,00

Taxa de Inscrição

R$ 60,00

CargoSECRETÁRIO ESCOLAR
Vagas por Cargo04 Vagas
EscolaridadeEnsino Médio Completo
Pré-requisito

Curso Técnico em Secretário de Escola e Conhecimentos de Informática (Word/Excel/ Internet)

Jornada de Trabalho

30 horas semanais

Vencimento

R$ 400,00

Taxa de Inscrição

R$ 50,00

Cargo

AUXILIAR DE SECRETARIA

Vagas por Cargo

02 Vagas

Escolaridade

Ensino Médio Completo

Pré-requisito

Conhecimentos em Informática (Word/Excel/ Internet)

Jornada de Trabalho

30 horas semanais

Vencimento

R$ 380,00

Taxa de Inscrição

R$ 50,00

Cargo

ASSISTENTE EDUCACIONAL

Vagas por Cargo

01 Vaga

Escolaridade

Ensino Médio Completo na Modalidade Normal (Magistério)

Pré-requisito

Conhecimentos de Informática (Word/Excel/ Internet)

Jornada de Trabalho

40 horas semanais

Vencimento

R$ 400,00

Taxa de Inscrição

R$ 50,00

CargoAUXILIAR DE BIBLIOTECA
Vagas por Cargo03 Vagas
Escolaridade Pré-requisitoEnsino Médio Completo

Jornada de Trabalho

Conhecimentos em Informática (Word/Excel/ Internet) 40 horas semanais

Vencimento

R$ 380,00

Taxa de Inscrição

R$ 50,00

Cargo

SUPERVISOR PEDAGÓGICO

Vagas por Cargo

05 Vagas

Escolaridade

Ensino Superior em Curso de Licenciatura em Pedagogia e Graduação Plena.

Pré-requisito

Habilitação em Supervisão Pedagógica

Jornada de Trabalho

30 horas semanais

Vencimento

R$ 750,00

Taxa de Inscrição

R$ 60,00

Cargo

NUTRICIONISTA

Vagas por Cargo

01 Vaga

Escolaridade

Ensino Superior Completo em Nutrição

Pré-requisito

Registro no Conselho Regional de Nutrição - CRN

Jornada de Trabalho

30 horas semanais

Vencimento

R$ 1.000,00

Taxa de Inscrição

R$ 60,00

Cargo

CIRURGIÃO DENTISTA

Vagas por Cargo

01 Vaga

Escolaridade

Ensino Superior Completo em Odontologia

Pré-requisito

Registro no Conselho Regional de Odontologia - CRO

Jornada de Trabalho

30 horas semanais

Vencimento

R$ 1.050,00

Taxa de Inscrição

R$ 60,00

Cargo

ENFERMEIRO

Vagas por Cargo

02 Vagas

Escolaridade

Ensino Superior Completo em Enfermagem

Pré-requisito

Registro no Conselho Regional de Enfermagem - COREN

Jornada de Trabalho

40 horas semanais

Vencimento

R$ 910,00

Taxa de Inscrição

R$ 60,00

Cargo

FARMACÊUTICO/BIOQUÍMICO

Vagas por Cargo

01 Vaga

Escolaridade

Ensino Superior Completo em Farmácia-Bioquímica

Pré-requisito

Registro no Conselho Regional de Farmácia - CRF

Jornada de Trabalho

40 horas semanais

Vencimento

R$ 910,00

Taxa de Inscrição

R$ 60,00

CargoFISIOTERAPEUTA
Vagas por Cargo02 Vagas

Escolaridade

Ensino Superior Completo em Fisioterapia

Pré-requisito

Registro no Conselho Regional de Fisioterapia - CREFITO

Jornada de Trabalho

30 horas semanais

Vencimento

R$ 910,00

Taxa de Inscrição

R$ 60,00

Cargo

FONOAUDIÓLOGO

Vagas por Cargo

01 Vaga

Escolaridade

Ensino Superior Completo em Fonoaudiólogo

Pré-requisito

Registro no Conselho Regional de Fonoaudiólogo

Jornada de Trabalho

40 horas semanais

Vencimento

R$ 910,00

Taxa de Inscrição

R$ 60,00

Cargo

PSICÓLOGO

Vagas por Cargo

02 Vagas

Escolaridade

Ensino Superior Completo em Psicologia

Pré-requisito

Registro no Conselho Regional de Psicologia - CRP

Jornada de Trabalho

40 horas semanais

Vencimento

R$ 910,00

Taxa de Inscrição

R$ 60,00

Cargo

MÉDICO CIRURGIÃO GERAL

Vagas por Cargo

01 Vaga

Escolaridade

Ensino Superior Completo em Medicina

Pré-requisito

Registro no Conselho Regional de Medicina - CRM

Jornada de Trabalho

20 horas semanais

Vencimento

R$ 2.000,00

Taxa de Inscrição

R$ 60,00

Cargo

MÉDICO ANGIOLOGISTA

Vagas por Cargo

01 Vaga

Escolaridade

Ensino Superior Completo em Medicina

Pré-requisito

Registro no Conselho Regional de Medicina - CRM

Jornada de Trabalho

20 horas semanais

Vencimento

R$ 2.000,00

Taxa de Inscrição

R$ 60,00

Cargo

MÉDICO CARDIOLOGISTA

Vagas por Cargo

01 Vaga

Escolaridade

Ensino Superior Completo em Medicina

Pré-requisito

Registro no Conselho Regional de Medicina - CRM

Jornada de Trabalho

20 horas semanais

Vencimento

R$ 2.000,00

Taxa de Inscrição

R$ 60,00

Cargo

MÉDICO CLÍNICO GERAL

Vagas por Cargo

02 Vagas

Escolaridade

Ensino Superior Completo em Medicina

Pré-requisito

Registro no Conselho Regional de Medicina - CRM

Jornada de Trabalho

20 horas semanais

Vencimento

R$ 2.000,00

Taxa de Inscrição

R$ 60,00

Cargo

MÉDICO DERMATOLOGISTA

Vagas por Cargo

01 Vaga

Escolaridade

Ensino Superior Completo em Medicina

Pré-requisito

Registro no Conselho Regional de Medicina - CRM

Jornada de Trabalho

20 horas semanais

Vencimento

R$ 2.000,00

Taxa de Inscrição

R$ 60,00

Cargo

MÉDICO GINECOLOGISTA

Vagas por Cargo

02 Vagas

Escolaridade

Ensino Superior Completo em Medicina

Pré-requisito

Registro no Conselho Regional de Medicina - CRM

Jornada de Trabalho

20 horas semanais

Vencimento

R$ 2.000,00

Taxa de Inscrição

R$ 60,00

Cargo

MÉDICO ORTOPEDISTA

Vagas por Cargo

01 Vaga

Escolaridade

Ensino Superior Completo em Medicina

Pré-requisito

Registro no Conselho Regional de Medicina - CRM

Jornada de Trabalho

20 horas semanais

Vencimento

R$ 2.000,00

Taxa de Inscrição

R$ 60,00

Cargo

MÉDICO OTORRINOLARINGOLOGISTA

Vagas por Cargo

01 Vaga

Escolaridade

Ensino Superior Completo em Medicina

Pré-requisito

Registro no Conselho Regional de Medicina - CRM

Jornada de Trabalho

20 horas semanais

Vencimento

R$ 2.000,00

Taxa de Inscrição

R$ 60,00

Cargo

MÉDICO PEDIATRA

Vagas por Cargo

02 Vagas

Escolaridade

Ensino Superior Completo em Medicina

Pré-requisito

Registro no Conselho Regional de Medicina - CRM

Jornada de Trabalho

20 horas semanais

Vencimento

R$ 2.000,00

Taxa de Inscrição

R$ 60,00

Cargo

MÉDICO PSIQUIATRA

Vagas por Cargo

01 Vaga

Escolaridade

Ensino Superior Completo em Medicina

Pré-requisito

Registro no Conselho Regional de Medicina - CRM

Jornada de Trabalho

20 horas semanais

Vencimento

R$ 2.000,00

Taxa de Inscrição

R$ 60,00

Cargo

MÉDICO UROLOGISTA

Vagas por Cargo

01 Vaga

Escolaridade

Ensino Superior Completo em Medicina

Pré-requisito

Registro no Conselho Regional de Medicina - CRM

Jornada de Trabalho

20 horas semanais

Vencimento

R$ 2.000,00

Taxa de Inscrição

R$ 60,00

Cargo

MÉDICO VETERINÁRIO

Vagas por Cargo

01 Vaga

Escolaridade

Ensino Superior Completo em Veterinária

Jornada de Trabalho

40 horas semanais

Vencimento

R$ 2.000,00

Taxa de Inscrição

R$ 60,00

  

ANEXO II - Cronograma / Concurso Público

PERÍODO / DATA

HORÁRIO

ATIVIDADE

LOCAL

23/03/2007

17:00 horas

Publicação do Edital

Imprensa Oficial, Prefeitura Municipal

27/03/2007

17:00 horas

Final do Prazo de Recursos contra o Edital

Prefeitura Municipal

29/03/2007

17:00 horas

Publicação da Decisão dos Recursos contra o Edital

Prefeitura Municipal

02 a 20/04/2007

12:00 as 17:00 hs

Inscrições - Exceto Sábados, Domingos e Feriados

Prefeitura Municipal

09/05/2007

17:00 horas

Publicação da Relação de Inscritos

Prefeitura Municipal

11/05/2007

17:00 horas

Prazo Final Recurso - Deferimento / Indeferimento de Inscrições

Prefeitura Municipal

15/05/2007

17:00 horas

Publicação da Decisão dos Recursos - Deferimento / Indeferimento de Inscrições

Prefeitura Municipal

17 e 18/05/2007

12:00 as 17:00 hs

Entrega do Cartão de Informação de Inscrição com Indicação do Local das Provas

Prefeitura Municipal

20/05/2007

09:00 horas

Provas Escritas

A Publicar

20/05/2007

14:00 horas

Publicação de Gabaritos

Prefeitura Municipal

22/05!2007

17:00 horas

Prazo Final de Recursos - Questões de Provas

Prefeitura Municipal

24/05/2007

17:00 horas

Publicação de Decisão dos Recursos

Prefeitura Municipal

04/06/2007

17:00 horas

Publicação da Relação dos Candidatos Aprovados

Prefeitura Municipal

06/06/2007

17:00 horas

Prazo Final Recursos - Relação dos Candidatos Aprovados

Prefeitura Municipal

08/06/2007

17:00 horas

Publicação da Decisão dos Recursos

Prefeitura Municipal

09 e 10/06/2007

A definir

Exame Prático de Direção e Prova Prática de Digitação

A Publicar

12/06/2007

17:00 horas

Prazo Final Recursos - Exame Prático e Prova Prática de Digitação

Prefeitura Municipal

14/06/2007

17:00 horas

Publicação da Decisão dos Recursos

Prefeitura Municipal

18 e 19/06/2007

12:00 as 17:00 hs

Entrega dos Títulos dos Candidatos Aprovados para os Cargos do Magistério.

Prefeitura Municipal

18 e 19/06/2007

12:00 as 17:00 hs

Entrega dos Comprovantes do Tempo de Serviço Público

Prefeitura Municipal

27/06/2007

17:00 horas

Publicação da Classificação Final dos Candidatos Aprovados

Prefeitura Municipal

29/06/2007

17:00 horas

Prazo Final Recursos - Classificação Final dos Candidatos Aprovados

Prefeitura Municipal

03/07/2007

17:00 horas

Publicação da Decisão dos Recursos

Prefeitura Municipal

04/07/2007

17:00 horas

Entrega do Ato de Homologação do Concurso com Relação dos Candidatos Aprovados e Classificados.

Prefeitura Municipal

ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL: ELEMENTAR

Cargo: Coveiro

• As provas consistirão em testes de natureza psico-motora, objetivando medir o NÍVEL de atenção, além da capacidade auditiva, visual e motora do candidato.ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL: ENSINO MÉDIO COMPLETO

Cargo: Auxiliar de Enfermagem

PORTUGUÊS

- Leitura e interpretação de texto.

- Fonética

· Fonemas

· Sílaba

· Acentuação Gráfica

· Ortografia Oficial

· Ortoepia

· Significação de Palavras

- O Uso da Crase

- Morfologia

· Família das Palavras

· Substantivo e Artigo

· Adjetivo

· Pronome

· Numeral

· Verbo

· Advérbio

· Preposição, Conjunção e Interjeição

- Estrutura e Formação de Palavras

· Elementos formadores da palavra

· Radicais Gregos

· Radicais Latinos

· Prefixos eruditos - gregos e latinos

· Sufixos

· Processo de Formação de Palavras

- Sintaxe

· Termos da Oração

· Período

· Sintaxe de Concordância

· Sintaxe de Regência

· Vozes do Verbo

· Sintaxe de Colocação

- Pontuação

· Generalidade sobre o emprego dos sinais de pontuação

· Vírgula

· Ponto e ponto vírgula

· Dois pontos, pontos de interrogação e exclamação

· Reticências e aspas

· Parênteses, colchetes e travessão.

ESPECÍFICA

· Noções de anatomia e microbiologia;

· Administração de medicamentos: vias orais, parenterais e outras;

· Curativos: materiais utilizados e cuidados com sua utilização;

· Tipos de ferimentos, procedimentos. Limpeza, assepsia, anti-sepsia, desinfecção e esterilização: conceitos, importância, indicações;

· Noções de primeiros socorros, dados vitais, oxigenoterapia, sondagem gástrica, vesical, lavagem intestinal gástrica, aplicação quentes e frias, massagens, observação de sinais e sintomas;

· Assistência de enfermagem ao paciente cirúrgico: cuidado no pré e pós-operatório terminologia cirúrgica;

· Código de ética profissional;

· Termos técnicos na enfermagem;

· Assistência de enfermagem à mulher no ciclo gravídico puerperal;

· Assistência de enfermagem ao paciente em situações clínicas;

· Assistência de enfermagem em situações de urgências e emergências;

· Assistência de enfermagem à criança do período neonatal à adolescência;

· Doenças infectas contagiosas;

· Doenças crônicas degenerativas.

Bibliografia

- Publicações e Livros Técnicos específicos da área.

- Livros do Ensino Médio de Português.ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL: ENSINO FUNDAMENTAL

Cargo: Auxiliar de Consultório Dentário

PORTUGUÊS

· Interpretação de texto;

· Ortografia;

· Encontros Vocálicos: ditongos, tritongos e hiatos;

· Pontuação;

· Acentuação Gráfica: silaba, divisão silábica, sílaba tônica, regras de acentuação gráfica e uso da crase;

· Morfologia: nomes (substantivos) e adjetivos: flexão e emprego;

· Verbos: flexão, emprego de tempos e modos;

· Pronomes: flexão e formas de tratamento;

· Sintaxe: estrutura do período simples, regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal (casos simples).

ESPECÍFICA:

· Manipulação e preparo de materiais odontológicos.

· Anatomia bucal: estruturas e função.

· Cárie dental: conceito, etiologia, controle.

· Doença periodontal: conceito, etiologia, controle.

· Placa bacteriana: identificação, fisiologia, relação com dieta, saliva e flúor.

· Biossegurança: ergonomia (ambiente de trabalho, posições de trabalho) e controle de infecção cruzada (paramentação/proteção individual).

· Métodos de esterilização e desinfecção: normas e rotina, expurgo e preparo de material e desinfecção do meio e assepsia do equipamento e superfícies, etc.

· Medidas de prevenção: terapia com flúor, selantes, raspagem e polimento coroário, instrução de higiene oral e educação para a saúde.

· Organização da clínica odontológica e trabalho em equipe.

· Epidemiologia: índices epidemiológicos em saúde bucal.

· Proteção pulpar e materiais restauradores: utilização, preparação, técnicas de inserção, condensação e polimento.

· Instrumental e equipamento: utilização e emprego.

· Passos e instrumentos utilizados na clínica odontológica.

· Técnica de incidência radiográfica e revelação.

Bibliografia

- Publicações e Livros Técnicos específicos da área.

- Livros do Ensino Fundamental de Português.ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL: ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO

Cargos: Auxiliar de Serviços Gerais, Operador de Balsa e Vigilante.

PORTUGUÊS

· Interpretação de texto;

· Ortografia;

· Encontros Vocálicos: ditongos, tritongos e hiatos;

· Pontuação;

· Acentuação Gráfica: silaba, divisão silábica, sílaba tônica, regras de acentuação gráfica e uso da crase;

· Morfologia: nomes (substantivos) e adjetivos: flexão e emprego;

· Verbos: flexão, emprego de tempos e modos;

· Pronomes: flexão e formas de tratamento;

· Sintaxe: estrutura do período simples, regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal (casos simples).

MATEMÁTICA

· Conjunto dos Números Naturais

· Operações Fundamentais com Números Naturais

· Mínimo Múltiplo Comum e Máximo Divisor Comum

· Conjunto dos Números Racionais

· Operações com Números Racionais

· Potenciação, radiciação e expressões numéricas de números racionais.

· Números inteiros.

· Operações com números inteiros.

· Equações do primeiro grau.

· Razão e Proporção

· Expressões algébricas.

· Porcentagem e juros.

· Regras de três simples e compostas.

Bibliografia

- Livros do Ensino Fundamental de Português e Matemática.

ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL: ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

Cargo: Auxiliar Governamental

PORTUGUÊS

· Interpretação de texto;

· Ortografia;

· Encontros Vocálicos: ditongos, tritongos e hiatos;

· Pontuação;

· Acentuação Gráfica: silaba, divisão silábica, sílaba tônica, regras de acentuação gráfica e uso da crase;

· Morfologia: nomes (substantivos) e adjetivos: flexão e emprego;

· Verbos: flexão, emprego de tempos e modos;

· Pronomes: flexão e formas de tratamento;

· Sintaxe: estrutura do período simples, regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal (casos simples).

MATEMÁTICA

· Conjunto dos Números Naturais

· Operações Fundamentais com Números Naturais

· Mínimo Múltiplo Comum e Máximo Divisor Comum

· Conjunto dos Números Racionais

· Operações com Números Racionais

· Potenciação, radiciação e expressões numéricas de números racionais.

· Números inteiros.

· Operações com números inteiros.

· Equações do primeiro grau.

· Razão e Proporção

· Expressões algébricas.

· Porcentagem e juros.

· Regras de três simples e compostas.INFORMÁTICA

· Noções fundamentais: Termos e expressões técnicas de informática, conceitos básicos - bit, byte, hardware, software e etc.

· Aplicação dos principais hardwares do Computador, discos (HD, CDROM), processadores, tipos de impressoras (lazer, jato de tinta, matricial), Scaners.

· Ambiente Windows - Funções, aplicações, gerenciamento de Arquivos e principais recursos.

· Processador de texto, definição e aplicação, práticas de digitação e conhecimentos operacionais do Microsoft Word caracterização e aplicabilidade; configuração de página e texto; parágrafo; cabeçalho; rodapé; colunar; capitular; notas; seções; modo de exibição; barra de ferramentas; marcadores e numeração; copiar/recortar/colar; auto texto e estilos.

· Microsoft Excel: Planilha eletrônica - elaboração de tabelas e gráficos.

· Conceitos de internet e de intranet.

Bibliografia

- Publicações e Livros Técnicos específicos de informática.

- Gramáticas da Língua Portuguesa.

- Livros do Ensino Fundamental de Matemática e Português.NÍVEL: ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

Cargo: Agente de Controle de Zoonoses

PORTUGUÊS

· Interpretação de texto;

· Ortografia;

· Encontros Vocálicos: ditongos, tritongos e hiatos;

· Pontuação;

· Acentuação Gráfica: silaba, divisão silábica, sílaba tônica, regras de acentuação gráfica e uso da crase;

· Morfologia: nomes (substantivos) e adjetivos: flexão e emprego;

· Verbos: flexão, emprego de tempos e modos;

· Pronomes: flexão e formas de tratamento;

· Sintaxe: estrutura do período simples, regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal (casos simples).

MATEMÁTICA

· Conjunto dos Números Naturais

· Operações Fundamentais com Números Naturais

· Mínimo Múltiplo Comum e Máximo Divisor Comum

· Conjunto dos Números Racionais

· Operações com Números Racionais

· Potenciação, radiciação e expressões numéricas de números racionais.

· Números inteiros.

· Operações com números inteiros.

· Equações do primeiro grau.

· Razão e Proporção

· Expressões algébricas.

· Porcentagem e juros.

· Regras de três simples e compostas.ESPECÍFICA

· Conceituação das Zoonoses;

· Classificação: Zoonoses Diretas, Ciclozoonoses, Metazoonoses, Saprozoonoses;

· Vias de Transmissão: Direta ou Indireta

· Doenças Transmitidas por animais: raiva, leishmaniose, leptospirose, toxoplasmose e outras;

· Importância em Saúde Pública: Ações de controle e diagnóstico, vigilância entomológica.

Bibliografia

- Publicações e Livros Técnicos específicos da área.

- Gramáticas da Língua Portuguesa.NÍVEL: ENSINO MÉDIO COMPLETO

Cargos: Mestre de Ofício - Bombeiro e Eletricista, Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas (Trator de Pneu e Similares) e Operador de Máquinas ( Patrol, Retroescavedeira, Pá Carregadeira e Trator de Esteira).

PORTUGUÊS

- Leitura e interpretação de texto.

- Fonética

· Fonemas

· Sílaba

· Acentuação Gráfica

· Ortografia Oficial

· Significação de Palavras

- O Uso da Crase

- Morfologia

· Família das Palavras

· Substantivo e Artigo

· Adjetivo

· Pronome

· Numeral

· Verbo

· Advérbio

· Preposição, Conjunção e Interjeição

- Pontuação

· Generalidade sobre o emprego dos sinais de pontuação

· Vírgula

· Ponto e ponto vírgula

· Dois pontos, pontos de interrogação e exclamação

· Reticências e aspas

· Parênteses, colchetes e travessão.MATEMÁTICA

· Números Naturais: Sistemas de numeração decimal, algarismos arábicos e romanos, conjunto dos números naturais, descrição de um conjunto pôr propriedade, operações fundamentais com números naturais, expressões numéricas, potenciação e radiciação e propriedades. Resolução de problemas.

· Divisores e Múltiplos em N e Divisibilidade: Números primos, decomposição em fatores primos, divisores de um número, máximo divisor comum, múltiplo de um número e mínimo múltiplo comum. Resolução de problemas.

· O conjunto dos Números Inteiros: Operações com números inteiros. Expressões numéricas.

· Números Racionais, Absolutos e Frações: Leitura de frações, tipos de frações, frações equivalentes, números racionais absolutos, simplificação de frações, redução de frações a um mesmo denominador, comparação de frações, adição e subtração, multiplicação e divisão, potenciação, frações e números decimais, divisão de números naturais, decimais exatos, dízimas periódicas, Resolução de Problemas.

· Razões e Proporções.

· Regra de Três Simples e Compostas.

· O conjunto dos números reais.

· Unidades de Medidas: Comprimento, área, volume, massa, tempo. Resolução de problemas.

Bibliografia

- Gramáticas da Língua Portuguesa.

- Livros do Ensino Médio de Matemática e Português.NÍVEL: ENSINO MÉDIO COMPLETO

Cargos: Fiscal de Tributos Municipais, Fiscal de Vigilância Sanitária, Secretário Escolar, Auxiliar de Secretaria e Auxiliar de Biblioteca.

PORTUGUÊS

- Leitura e interpretação de texto.

- Fonética

· Fonemas

· Sílaba

· Acentuação Gráfica

· Ortografia Oficial

· Ortoepia

· Significação de Palavras

- O Uso da Crase

- Morfologia

· Família das Palavras

· Substantivo e Artigo

· Adjetivo

· Pronome

· Numeral

· Verbo

· Advérbio

· Preposição, Conjunção e Interjeição

- Estrutura e Formação de Palavras

· Elementos formadores da palavra

· Radicais Gregos

· Radicais Latinos

· Prefixos eruditos - gregos e latinos

· Sufixos

· Processo de Formação de Palavras

- Sintaxe

· Termos da Oração
Período

· Sintaxe de Concordância

· Sintaxe de Regência

· Vozes do Verbo

· Sintaxe de Colocação

- Pontuação

· Generalidade sobre o emprego dos sinais de pontuação

· Vírgula

· Ponto e ponto vírgula

· Dois pontos, pontos de interrogação e exclamação

· Reticências e aspas

· Parênteses, colchetes e travessão.

MATEMÁTICA

· Números Naturais: Sistemas de numeração decimal, algarismos arábicos e romanos, conjunto dos números naturais, descrição de um conjunto pôr propriedade, operações fundamentais com números naturais, expressões numéricas, potenciação e radiciação e propriedades. Resolução de problemas.

· Divisores e Múltiplos em N e Divisibilidade: Números primos, decomposição em fatores primos, divisores de um número, máximo divisor comum, múltiplo de um número e mínimo múltiplo comum. Resolução de problemas.

· O conjunto dos Números Inteiros: Operações com números inteiros. Expressões numéricas.

· Números Racionais, Absolutos e Frações: Leitura de frações, tipos de frações, frações equivalentes, números racionais absolutos, simplificação de frações, redução de frações a um mesmo denominador, comparação de frações, adição e subtração, multiplicação e divisão, potenciação, frações e números decimais, divisão de números naturais, decimais exatos, dízimas periódicas, Resolução de Problemas.

· Equações e Inequações do 1° e 2 graus.

· Razões e Proporções.

· Regra de Três Simples e Compostas.

· O conjunto dos números reais.

· Expressões Algébricas.

· Operações com Polinômios.

· Produtos Notáveis e fatoração.

· Função Polinomial do 1° e 2° graus.

· Geometria: Ângulos reto, agudo e obtuso, operações com medidas de ângulos, triângulos, soma dos ângulos de um triângulo, quadrilátero, propriedades, perímetro, circunferência. Resolução de problemas.

· Unidades de Medidas: Comprimento, área, volume, massa, tempo. Resolução de problemas.

INFORMÁTICA

· Noções fundamentais: Termos e expressões técnicas de informática, conceitos básicos - bit, byte, hardware, software e etc.

· Aplicação dos principais hardwares do Computador, discos (HD, CDROM), processadores, tipos de impressoras (lazer, jato de tinta, matricial), Scaners.

· Ambiente Windows - Funções, aplicações, gerenciamento de Arquivos e principais recursos.

· Processador de texto, definição e aplicação, práticas de digitação e conhecimentos operacionais do Microsoft Word caracterização e aplicabilidade; configuração de página e texto; parágrafo; cabeçalho; rodapé; colunar; capitular; notas; seções; modo de exibição; barra de ferramentas; marcadores e numeração; copiar/recortar/colar; Auto texto e estilos.

· Microsoft Excel: Planilha eletrônica - elaboração de tabelas e gráficos.

· Conceitos de internet e de intranet.

Bibliografia

- Publicações e Livros Técnicos específicos de informática.

- Gramáticas da Língua Portuguesa.

- Livros do Ensino Médio de Matemática e Português.ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL: ENSINO MÉDIO COMPLETO

Cargo: Técnico em Enfermagem

PORTUGUÊS:

- Leitura e interpretação de textos.

- Fonética:

· Fonemas

· Sílaba

· Acentuação Gráfica

· Ortografia Oficial

· Ortoépia

· Significação de Palavras

- Morfologia:

· Família das Palavras

· Substantivo e Artigo

· Adjetivo

· Pronome

· Numeral

· Verbo

· Advérbio

· Preposição, Conjunção e Interjeição

- Estrutura e Formação de Palavras

· Elementos formadores da palavra

· Radicais Gregos

· Radicais Latinos

· Prefixos eruditos - gregos e latinos

· Sufixos

· Processo de Formação de Palavras

- Sintaxe

· Termos da Oração

· Período

· Sintaxe de Concordância

· Sintaxe de Regência

· Vozes do Verbo

· Sintaxe de Colocação

- Pontuação

· Generalidade sobre o emprego dos sinais de pontuação

· Vírgula

· Ponto e ponto vírgula

· Dois pontos, pontos de interrogação e exclamação

· Reticências e aspas

· Parênteses, colchetes e travessão.

ESPECÍFICA

· Atividades básicas de enfermagem;

· Assistência de enfermagem de saúde pública na comunidade;

· Doenças transmissíveis e seu controle, doenças sexualmente transmissíveis;

· Administração em enfermagem: princípios administrativos: planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de enfermagem;

· Responsabilidade do enfermeiro para com o paciente, a família e a comunidade;

· Enfermagem médico-cirúrgica: princípios básicos para o atendimento e cuidados de enfermagem à pacientes portadores de problemas clínicos e cirúrgicos;

· Administração de medicamentos por via endovenosa e hemotransfusão, leitura de dispositivos de vigilância total e cardíaca, leitura de reação às provas dérmicas, aspiração traqueal, sondagem nasogástrica e vesical, controle hídrico.

· Princípios e técnicas de assepsia e anti-sepsia - desinfecção corrente e terminal;

· Interpretação de sinais e sintomas;

· Assistência ao paciente e ao médico durante tratamentos complexos: oxigenoterapia, drenagem, paracentese, provas de função real e digestiva, diálise perintoneal, biopsias, alimentação parenteral;

· Assistência a pacientes geriátricos;

· Cuidados pré e pós-operatórios;

· Enfermagem materna infantil: anatomia e fisiologia da reprodução humana;

· Assistência de enfermagem ao paciente pediátrico.

Bibliografia

- Publicações e Livros Técnicos específicos da área.

- Gramáticas da Língua Portuguesa.

ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL: ENSINO MÉDIO COMPLETO ( MAGISTÉRIO )

Cargos: Professor de Educação Infantil - PEI, Professor de Educação Básica - PEB 1 e Assistente Educacional.

PORTUGUÊS

- Leitura e interpretação de texto.

- Fonética

· Fonemas

· Sílaba

· Acentuação Gráfica

· Ortografia Oficial

· Ortoepia

· Significação de Palavras

- O Uso da Crase

- Morfologia

· Família das Palavras

· Substantivo e Artigo

· Adjetivo

· Pronome

· Numeral

· Verbo

· Advérbio

· Preposição, Conjunção e Interjeição

- Estrutura e Formação de Palavras

· Elementos formadores da palavra

· Radicais Gregos

· Radicais Latinos

· Prefixos eruditos - gregos e latinos

· Sufixos

· Processo de Formação de Palavras

- Sintaxe

· Termos da Oração

· Período

· Sintaxe de Concordância

· Sintaxe de Regência

· Vozes do Verbo

· Sintaxe de Colocação

- Pontuação

· Generalidade sobre o emprego dos sinais de pontuação

· Vírgula

· Ponto e ponto vírgula

· Dois pontos, pontos de interrogação e exclamação

· Reticências e aspas

· Parênteses, colchetes e travessão.

MATEMÁTICA

· Números Naturais: Sistemas de numeração decimal, algarismos arábicos e romanos,

conjunto dos números naturais, descrição de um conjunto pôr propriedade, operações

fundamentais com números naturais, expressões numéricas, potenciação e radiciação e

propriedades. Resolução de problemas.

· Divisores e Múltiplos em N e Divisibilidade: Números primos, decomposição em fatores primos, divisores de um número, máximo divisor comum, múltiplo de um número e mínimo múltiplo comum. Resolução de problemas.

· O conjunto dos Números Inteiros: Operações com números inteiros. Expressões numéricas.

· Números Racionais, Absolutos e Frações: Leitura de frações, tipos de frações, frações equivalentes, números racionais absolutos, simplificação de frações, redução de frações a um mesmo denominador, comparação de frações, adição e subtração, multiplicação e divisão, potenciação, frações e números decimais, divisão de números naturais, decimais exatos, dízimas periódicas, Resolução de Problemas.

· Equações e Inequações do 1° e 2 graus.

· Razões e Proporções.

· Regra de Três Simples e Compostas.

· O conjunto dos números reais.

· Expressões Algébricas.

· Operações com Polinômios.

· Produtos Notáveis e fatoração.

· Função Polinomial do 1° e 2° graus.

· Geometria: Ângulos reto, agudo e obtuso, operações com medidas de ângulos, triângulos, soma dos ângulos de um triângulo, quadrilátero, propriedades, perímetro, circunferência. Resolução de problemas.

· Unidades de Medidas: Comprimento, área, volume, massa, tempo. Resolução de problemas. ESPECÍFICA:

- Conhecimentos de Didática

· Conceito de didática, objeto de estudo

· Didática instrumental x fundamental

· A multidimensionalidade de processo ensino-aprendizagem

· A escola de primeiro grau no contexto nacional

· Acesso e permanência na escola.

· Fracasso escolar/repetência e evasão.

· Gestão democrática da escola pública.

· Os professores educadores, profissionais da educação.

· Função social e política da educação.

· Educação e democracia.

· A didática e o trabalho do professor.

· A avaliação no ensino.

· Currículo de primeiro grau.

- Elementos do planejamento

· Objetivo

· Seleção de conteúdos

· Metodologia

· Recursos Didáticos

· Relação Professor x Aluno

· Plano de Trabalho

· Controle e avaliação de rendimento escolar

- Metodologia da Língua Portuguesa: Alfabetização, aspectos lingüísticos, leitura, produção de texto e literatura.

- Metodologia da Matemática: O ensino da matemática nas quatro séries iniciais do ensino
fundamental. O ensino dos processos operatórios. O conceito do espaço e o ensino da geometria.

- Metodologia dos Estudos Sociais: Orientações didáticas para o estudo de história e geografia do 1º ciclo do ensino fundamental.

- Metodologia de Ciências: Domínio do corpo. Percepção do mundo. Meio ambiente. Saúde e Bem Estar e qualidade de vida.Bibliografia

- Publicações e Livros Técnicos específicos da área.

- Gramáticas da Língua Portuguesa.

- Livros didáticos do segundo grau de matemática.ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

PROGRAMA DE PROVAS DE PORTUGUÊS PARA TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

PORTUGUÊS

- Leitura e interpretação de texto.

- Fonética

· Fonemas

· Sílaba

· Acentuação Gráfica

· Ortografia Oficial

· Ortoepia

· Significação de Palavras

- Morfologia

· Família das Palavras

· Substantivo e Artigo

· Adjetivo

· Pronome

· Numeral

· Verbo

· Advérbio

· Preposição, Conjunção e Interjeição

- Estrutura e Formação de Palavras

· Elementos formadores da palavra

· Radicais Gregos

· Radicais Latinos

· Prefixos eruditos - gregos e latinos

· Sufixos

· Processo de Formação de Palavras

- Sintaxe

· Termos da Oração

· Período

· Sintaxe de Concordância

· Sintaxe de Regência

· Vozes do Verbo

· Sintaxe de Colocação

- Pontuação

· Generalidade sobre o emprego dos sinais de pontuação

· Vírgula

· Ponto e ponto vírgula

· Dois pontos, pontos de interrogação e exclamação

· Reticências e aspas

· Parênteses, colchetes e travessão.

Bibliografia

- Gramáticas da Língua Portuguesa.ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL SUPERIOR

Cargo: Professor de Educação Básica PEB2 - Língua Portuguesa

ESPECÍFICA:

- Estudo e texto informativo e/ou literário.

- Conhecimentos lingüísticos:

· Ortografia;

· Encontros vocálicos consonantais e dígrafos;

· O nome e seu emprego;

· O verbo: flexão e emprego de tempos e modos;

· O pronome e seu emprego;

· Regência verbal e nominal;

· Concordância verbal e nominal;

· Estrutura da oração e do período:

- Aspectos sintáticos e semânticos;

- Processo de coordenação e subordinação.

· Figuras de Linguagem;

· Séries sinonímicas, homínicas e paronímicas.

· Pontuação:

- A variação lingüística - as diversas modalidades do uso da língua.

· Formação de palavras.

· Literatura:

- Estilos de época de literatura brasileira, do barroco à Literatura Contemporânea.

Bibliografia

- Publicações e Livros Técnicos específicos da área.ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL SUPERIOR

Cargo: Professor de Educação Básica PEB2 - Matemática

ESPECÍFICA:

- Conjuntos Numéricos:

· números naturais;

· números inteiros;

· números racionais;

· números reais.

- Relações e funções

· Noções sobre relações e funções;

· Função do 1° grau;

· Função do 2° grau.

- Matemática comercial:

· razão;

· Proporção,

· Médias;

· Grandezas proporcionais,

· Regra de Três;

· Juros;

· Porcentagem;

· Câmbio.

- Equações, inequações e sistemas:

· Equação do 1° grau;

· Equação do 2° grau;

· Sistema de equações do 1° grau;

· Sistema de equações do 2° grau.

- Cálculo algébrico:

· Polinômios e operações;

· Produtos naturais;

· Fatoração;

· Operações com frações algébricas.

- Geometria:

· Ponto, reta, plano;

· Semi-reta e segmento de reta;

· Polígono;

· ângulo;

· Triângulo;

· Quadriláteros;

· Circunferência e círculo;

· Segmentos proporcionais;

· Teorema de Tales;

· Teorema das bissetrizes;

· Semelhanças de Triângulos;

· Relações métricas no triângulo retângulo;

· Aplicação do Teorema de Pitágoras.

- Unidades de Medidas de:

· Comprimento;

· Superfície;

· Volume,

· Capacidade e Massa.

Bibliografia

- Publicações e Livros Técnicos específicos da área.ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL SUPERIOR

Cargo: Professor de Educação Básica PEB2 - Ciências

ESPECÍFICA:

- Trabalhando o Corpo:

· Modificações externas do corpo;

· Alimentação;

· Atividades físicas do indivíduo e suas reações para o desenvolvimento harmônico do organismo;

· Relação entre saúde e nutrição,

· Higiene e saúde: abordagem biológica, social, política e conômica;

· Células, tecidos, órgãos, Aparelhos, Sistema;

· Célula animal e vegetal;

· condições de vida determinante do estado de saúde.

- Organismo saudável / doente:

· Transformação e manutenção dos alimentos em energia básica;

· Importância e evolução da gentética.

- Hereditariedade:

· Transmissão dos caracteres hereditários;

· Cromossomos;

· Gens recessivos e dominantes;

· Primeira Lei de Mendel;

· Herança e meio;

· Herança ligada ao sexo;

· Grupos sangüíneos;

· Fator RH - Eritoblastose fetal;

· Casamento consangüíneo;

· Doenças sexualmente transmissíveis: abordagem biológica, social, política e econômica.

- O meio e suas inter-relações:

· Relações ecológicas;

· Flora e fauna do estado e do país;

· Utilização adequada dos recursos;

· Matéria;

· Transformações da energia no meio-ambiente e suas aplicações;

· Força / movimento dos corpos;

· Segurança / primeiros socorros;

· Plantas tóxicas e medicinais;

· Vícios sociais;

· Animais peçonhentos;

· Microorganismos;

· Doenças causadas e/ou transmitidas por: vírus, bactérias, protozoários, vermes, artrópodes.

- Matéria:

· Propriedades físicas;

· Estados físicos e mudanças de estado da matéria;

· Estrutura da matéria;

· Substância simples e composta;

· Misturas e métodos de separação;

· Fenômenos físicos e químicos;

· Reações químicas;

· Ligações químicas - Valência;

· Funções químicas: óxidos, ácidos, sais e bases.

- Energia:

· Força / Movimento dos corpos;

· Equilíbrio dos corpos;

· Trabalho e energia;

· Calor e temperatura;

· Ondas;

· Luz;

· Eletricidade;

· Magnetismo.

- Explorando o Universo:

· Viagem pelo espaço;

· As descobertas espaciais e suas influências;

· Desenvolvimento da astronáutica e suas implicações sociais, políticas e econômicas;

· Medidas: tempo, espaço, velocidade;

· Recursos usados para medidas a grandes distâncias;

· Importância dos grandes satélites espaciais,

· Evolução da telecomunicação no Brasil;

· Previsão de tempo e fenômenos meteorológicos;

· Evolução aero-fotogramétrica,

· Gravitação;

· Movimento dos corpos celestes,

· Forças de interação no movimento dos astros.

Bibliografia

- Publicações e Livros Técnicos específicos da área.ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL SUPERIOR

Cargo: Professor de Educação Básica PEB2 - História

ESPECÍFICA:

- A história e o ofício do historiado

- Importância da História e o caráter globalizante do processo histórico:

· As fontes históricas e o tempo histórico.

- As comunidades primitivas:

· Os caçadores e coletores;

· Os pastores e agricultores;

· A natureza das comunidades primitivas;

· As transformações ocorridas em algumas comunidades primitivas.

- As comunidades antigas:

· O modo de produzir, organizar-se e pensar dos incas e egípcios;

· O modo de produzir, organizar-se e pensar dos gregos e romanos.

- A transição do escravismo para o feudalismo:

· A decadência do Império Romano do Ocidente: a crise do escravismo;

· As penetrações bárbaras e a formação dos impérios bárbaros (germanos);

· O Oriente - bisantinos e árabes: contribuições para a cultura ocidental.

- As novas relações de trabalho na Europa Ocidental e o feudalismo:

· Economia, sociedade e organização política;

· A cultura medieval;

· A igreja.

- A transição do feudalismo para o capitalismo:

· A crise feudal;

· A modernidade européia;

· O sistema colonial.

- A consolidação do capitalismo:

· O capitalismo: conceito e características;

· A luta política da burguesia européia;

· A revolução industrial;

· As lutas do proletariado europeu;

· A conjuntura européia.

- A crise do sistema colonial.

- A expansão capitalista e a divisão internacional do trabalho (século XIX e início do XX):

· A abertura de novos mercados para o capitalismo europeu ocidental - o imperialismo;

· A expansão territorial e a consolidação do capitalismo norte-americano;

· A estruturação do Estado na América Latina - o caudilhismo;

· O império brasileiro, trabalho e economia brasileira no século XIX;

· A república brasileira (1889/1 920).

- O capitalismo financeiro e monopolista, suas crises estruturais: o neo-imperialismo e a vida socialista:

· A introdução ao mundo contemporâneo: quadro geral;

· A conjuntura européia do início do século XX;

· A disputa e o enfrentamento entre o capitalismo e o socialismo;

· O Neo-imperialismo e a América Latina;

· O Neo-imperialismo e a luta de libertação da Ásia e da África: quadro geral;

· O Brasil (1920/1 960).

- O capitalismo dependente, o subdesenvolvimento e as vias de superação :

· Revolução e alinhamento internacional;

· Processos revolucionários;

· Alinhamento;

· O Brasil de 1960 aos dias atuais;

· O mundo contemporâneo: questões atuais.

Bibliografia

- Publicações e Livros Técnicos específicos da área.ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL SUPERIOR

Cargo: Professor de Educação Básica PEB2 - Geografia

ESPECÍFICA:

- Geografia Física (No Brasil e no Mundo)

· Relevo

· Vegetação

· Os tipos de clima

· Hidrografia

· Solos

- Integração entre sociedade e natureza no espaço imediato de vida do aluno.

- As transformações desse espaço, via trabalho, considerando o aproveitamento político-econômico dos elementos naturais.

- A produção do Espaço Geográfico Brasileiro:

· O processo de industrialização na produção do espaço urbano, suas implicações na produção do espaço rural e na sociedade.

- O processo de produção do espaço geográfico brasileiro:

· A regionalização como resultado da apropriação econômico-social politicamente diferenciada.

- As Regiões Brasileiras: Norte, Nordeste, Centro - Oeste, Sul e Sudeste:

· O processo de industrialização, a produção do espaço urbano-rural e suas interações;

· A questão da terra;

· O problema do abastecimento;

· Os problemas urbanos e rurais;

· A realidade social nordestina.

- A relação sociedade / natureza no mundo contemporâneo:

· A apropriação diferenciada dos fatores de produção, a divisão internacional do trabalho e a construção de um espaço mundial também diferenciado.

- O mundo capitalista desenvolvido:

· A abordagem das relações políticas, econômicas e sociais;

· A produção do espaço urbano-industrial;

· A produção do espaço agrário,

· A apropriação e a desagregação da natureza.

- As relações sociedade/ natureza no mundo capitalista.

- O mundo capitalista subdesenvolvido:

· As relações de dependência de tecnologia e de capitais;

· A urbanização e as alterações na relação cidade-campo;

· A questão ambiental.

- O mundo de economia planificada:

· A abordagem das relações políticas, econômicas e sociais;

· A produção do espaço urbano industrial;

· A produção do espaço agrário;

· A crise da Comunidade dos Estados Independentes;

· A apropriação e a desagregação da natureza.

Bibliografia

- Publicações e Livros Técnicos específicos da área.ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL SUPERIOR

Cargo: Professor de Educação Básica PEB2 - Educação Física

ESPECÍFICA

· O papel da educação física no desenvolvimento infantil.

· Filosofias subjacentes às concepções de educação física.

· Educação física e processo histórico.

· O professor de educação física como intelectual: indicações para um educação física crítico-social dos conteúdos.

· Critérios para avaliação.

· Sistema de formação e treinamento esportivo.

· Desenvolvimento das capacidades inerentes ao rendimento esportivo.

· Aprendizagem motora, treinamento técnico, capacidade de jogo e treinamento tático.

· A educação física como variável no ensino de primeiro grau.

· Atenção, competição, motivação, agressão, emoção e concentração no desenvolvimento das atividades. Métodos de ensino, procedimentos, técnicas e recursos utilizados em educação física.

· Adequação dos métodos de acordo com a idade e a modalidade desportiva.

· Desenvolvimento do ser humano.

· Relação entre educação física e as outras disciplinas.

Bibliografia

- Publicações e Livros Técnicos específicos da área.ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL SUPERIOR

Cargo: Professor de Educação Básica PEB2 - Língua Estrangeira - Inglês

ESPECÍFICA:

· Compreensão de textos em Língua Inglesa;

· Artigos A/AN, THE e seu uso correto;

· Substantivos: Plural dos substantivos; Gênero dos substantivos; Uso do "Genitive case" Çs)..

· Adjetivos: Demonstrativos (this, that, these, those); Indefinidos (some, any, no, much, many, little, few); Comparativos e superlativos - Formas regulares e irregulares; Possessivos (my, your..).

· Pronomes: Pronomes pessoais (I, you, he...Me, you, him...); Possessivos (Mine, yours...); Pronomes indefinidos (someone, anyone, no one, none, something ...); Pronomes relativos (who, whom, which, whose, that).

· Formas verbais de verbos regulares e irregulares e os verbos anômalos: Simple Present; Present Continuous; Simple Past; Past Continuous; Future tense (will); Near Future; Present Perfect; Present Perfect Continuous; Past Perfect.

· Estrutura das orações interrogativas e negativas: Yes\no questions; Information (wh-) questions; "Question words" (Who,what,where,when,why, how, which ...) and their usage in information (wh-) questions.

· Advérbios: Advérbios de frequência (always, never, often, seldom ...); Advérbios de modo ("ly").

· Preposições: IN, ON, AT, used as Time and as Place prepositions; Other most common place prepositions (in front of, behind, over, under etc..); The most common two-word or phrasal verbs ( look for, give up etc..). 9. Conjunções: The most common ones (like, as, unless, though, although, because, also, too etc.. ).

Bibliografia

- Publicações e Livros Técnicos específicos da área.ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL SUPERIOR

Cargo: Professor de Educação Básica PEB2 - Educação Artística

ESPECÍFICA:

· Fundamentos históricos, filosóficos e psico-pedagógicos da Educação Artística.

· Aspectos conceituais do ensino da arte.

· Arte como expressão.

· Arte como linguagem e arte como área de conhecimento.

· Abordagens metodológicas do ensino da arte.

· Contextualização, reflexão e fazer artístico.

· Artes visuais e percepção visual.

· História da arte: movimentos artísticos, originalidade e continuidade.

· Elementos de artes visuais: forma, luz, cor, espaço, tempo, textura, movimento e volume.

· Elementos formais das Artes Visuais, da Dança, da Música e do teatro.

· Educação artística e educação estética.

· A construção do conhecimento em arte.

Bibliografia

- Publicações e Livros Técnicos específicos da área.ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL SUPERIOR

Cargo: Professor de Educação Básica PEB2 - Educação Religiosa

ESPECÍFICA:

· Elementos históricos do ensino religioso;

· O ensino religioso e a participação social, cultura e transferência;

· Culturas e tradições religiosas;

· As escrituras sagradas;

· O ensino religioso/teologias;

· A origem do fenômeno religioso;

· Objetivos do ensino religioso para o ensino fundamental;

· Metodologia de ensino religioso;

· Ética: ensino religioso na formação ética e moral, a ética na fronteira do outro.

Bibliografia

- Publicações e Livros Técnicos específicos da área.ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL SUPERIOR

Cargo: Supervisor Pedagógico

ESPECÍFICA

· Supervisor Pedagógico e a educação básica na legislação nacional: a política educacional de Minas Gerais.

· Supervisor Pedagógico: suas relações e inter-relações com a cultura das escolas políticas e finalidades educacionais, a organização pedagógica e os atores sociais.

· Perfil profissional do Supervisor Pedagógico.

· Supervisão Pedagógica e a organização do trabalho na escola.

· Intencionalidade do diagnóstico e operacionalização de propostas pedagógicas em diferentes realidades escolares.

· Concepções de aprendizagem e as práticas pedagógicas em diferentes realidades escolares.

· Concepções de aprendizagem e as práticas pedagógicas na organização curricular.

· Princípios e fundamentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

· Estratégias para o desenvolvimento da ação supervisora no cotidiano da escola e da sala de aula.

· Políticas públicas de acompanhamento e avaliação da escola e do projeto político pedagógico.

· Ação supervisora e o projeto político pedagógico: metodologia de elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação.

· Processo de avaliação nacional, estadual, curricular e do desempenho de professores e alunos.

Bibliografia

- Publicações e Livros Técnicos específicos da área.ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL SUPERIOR

Cargo: Nutricionista

ESPECÍFICA:

· Epidemiologia: indicadores de saúde, mecanismos de transmissão de doenças, conceitos;

· Higiene e Legislação: Responsabilidade técnica do Nutricionista, vigilância sanitária, temperaturas de conservação dos alimentos, higiene dos alimentos;

· Administração em Saúde Pública: Regulamentação do SUS, Conselhos Estadual e Municipal de Saúde, Medicina Comunitária;

· Bioquímica: Metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipidios;

· Nutrição Materna Infantil: Recomendações na gestação, desenvolvimento da criança, lactação;

· Dietoterapia: Recomendações nutricionais, absorção de nutrientes, cuidados nutricionais em enfermidades;

· Técnica Dietética: Cálculos das necessidades energéticas, aquisição de alimentos, fontes de alimentos;

· Avaliação Nutricional: Métodos, indicadores de crescimento, antropometria, enfermidades por deficiência de nutrientes;

· Administração do Serviço de Alimentação: serviço de nutrição e dietética: recursos humanos, objetivos, tipos de serviços, dimensionamento de pessoal, administração de materiais e custos.

Bibliografia

- Publicações e Livros Técnicos específicos da área.ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL: SUPERIOR

Cargo: Farmacêutico/Bioquímico

ESPECÍFICA

- Hematologia Clínica:

· Técnicas Gerais;

· Obtenção e preparo das amostras;

· Controle de qualidade em hematologia;

- Técnicas/ interpretações básicas de exames da série vermelha: Eritograma.

- Técnicas/ interpretações básicas de exames da série branca: Leucograma.

- Técnicas e interpretações básicas de exames de coagulograma.

- Bioquímica clínica:

· Técnicas gerais;

· Obtenção e preparo das amostras;

· Fundamentos básicos de fotometria;

· Controle de qualidade em hematologia.

- Carboidratos: métodos laboratoriais e interpretação clínica.

- Nitrogenados não protéicos: métodos laboratoriais e interpretação clínica.

- Lípides: métodos laboratoriais e interpretação clínica.

- Uroanálise.

- Fisiologia Renal:

· Obtenção de amostras;

· Exame Físico, químico e microscópico;

· Controle de qualidade em uroanálise.

- Fluído Cerebrospinal (l íquor):

· Formação e fisiologia;

· Colheita da amostra;

· Líqua no setor de hematologia;

· Líqua no setor de bioquímica;

· Líqua no setor de microbiologia;

· Líqua no setor de sorologia.

- Imunologia Clínica:

· Técnicas básicas e interpretação de exames imunohematológicos: ABO, RH, DY, Coombs direto e indireto;

· Técnicas básicas e interpretação de exames sorológicos: AED, PCR, Fator Reumatóide, VDRH.

· Técnicas imunológicas especiais, Imunofluerescência, Radio-imunoensaio, Elisa.

- Parasitologia Clínica:

· Patogenia, sintomatologia, epidemiologia e profilaxia das parasitoses humanas (ascaridíase, ten íase, cisticercose, amebíase, estrogilodíase, ancelostomose, enterobiose, malária, toxoplasmose, leishmaniose e doenças de Chagas);

· Fundamento e interpretação das técnicas utilizadas no diagnóstico das parasitoses humanas relacionadas no item anterior.

- Bacteriologia clínica:

· Esterilização e desinfecção;

· Obtenção de amostras;

· Corantes e métodos de coloração;

· Bacteriologia do sist. Respiratório (pneumonias, difteria, tuberculose);

· Bacteriologia das doenças venéreas;

· Bacteriologia das meningites;

· Bacteriologia do sistema urinário (infecções urinárias);

· Hemocultura;

· Coprocultura;

· Atuação do laboratório no controle da infecção hospitalar.

- Políticas de Saúde no Brasil:

· História e Organização Atual.

Bibliografia

- Publicações e Livros Técnicos específicos da área.ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL: SUPERIOR

Cargo: Fisioterapeuta

ESPECÍFICA

- Noções de anatomia humana incluindo órgãos e sistemas

- Análise cinesiológica dos movimentos

- Provas de função muscular

- Goniometria

- Desenvolvimento neuro-psicomotor da criança

- Uso de técnicas de enfaixamento

- Fisiologia da contração muscular

- Eletrodiagnóstico e eletroterapia

- Termoterapia

- Actinoterapia

- Hidroterapia

- Mecanoterapia

- Massoterapia

- Tração e manipulação vertebral

- Cinesioterapia

- Postura corporal

- Marcha

- Patologias, avaliação, prevenção de incapacidade, prescrição e tratamento fisioterápico em:

· doenças do aparelho locomotor

· portadores de paralisia celebral

· doenças neurológicas

· doenças do aparelho cardiovascular

· doenças do aparelho respiratório

· em geriatria

· em hanseníase

Bibliografia

- Publicações e Livros Técnicos específicos da área.ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL: SUPERIOR

Cargo: Cirurgião Dentista

ESPECÍFICA

- Epidemiologia:

· Processo saúde/doença;

· Níveis de atenção em saúde;

· Caracterização e hierarquização dos problemas de saúde bucal;

· Levantamento epidemiológico e índices em saúde bucal;

- Prevenção:

· Programas preventivos/Manutenção preventiva;

· Etinologia da cárie e da doença peridontal;

· Diagnóstico da lesão cariosa;

· Risco de cárie;

· Diagnósticos da doença periodontal;

· Medidas preventivas de aplicação nos âmbitos individual e coletivo.

- Dentística:

· Materiais restauradores;

· Amalgama;

· Cimentos restauradores;

· Resinas compostas;

· Prepáros cavitários de classe I, II, III, IV, V e cavidades atípicas;

· Associação de resinas compostas e ionômero;

· Materiais protetores do complexo dentina-polpa.

· Prótese

- Odontopediatria:

· Cronologia da erupção das dentições;

· Diagnóstico e terapia pulpar (decíduos e permanentes);

· Preparos cavitários;

· Tratamento endodôntico radical e conservador

- Infecções da Boca:

· Infecções bacterianas;

· Infecções micóticas;

· Infecções virótica;

· Infecções parasitárias.

- Cirurgia:

· Noções cirúrgicas;

· Exame do paciente;

· Período pré-opertório;

· Acidentes operatórios;

· Períodos pós-operatório;

· Exodontia.

- Tratamento Conservador da Polpa Dental:

· Pulpotomia em dentes permanentes;

· Curetagem pulpar;

· Capeamento direto;

· Capeamento indireto.

- Urgência.

- Biosegurança e Riscos Ocupacionais:

· Vias de contaminação;

· Métodos para controle no consultório;

· Doenças ocupacionais;

· Agentes mecânicos, físicos, químicos e bioquímicos.

Bibliografia

- Publicações e Livros Técnicos específicos da área.ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL SUPERIOR

Cargo: Enfermeiro

ESPECÍFICA

· Administração em Enfermagem de Saúde Pública;

- Serviço de Enfermagem (conceito, objetivos, função, instrumentos administrativos);

- Recursos humanos (conceito, treinamento, dimensionamento de pessoal, previsão, provisão e escalas de pessoal);

- Recursos materiais (previsão, aquisição, transporte, conservação e controle).

· Legislação em Enfermagem: Lei do exercício profissional.

· Esterilização: conceito, princípios e técnicas.

· Técnicas básicas de enfermagem: curativos, aplicações parenterais, verificação de sinais vitais.

· Epidemiologia - conceito:

- Epidemiologia descritiva e analítica;

- Indicadores de saúde;

- Vigilância Epidemiológica.

· Assistência de enfermagem à Mulher na prevenção de câncer cérvico-uterino e de mama, no pré-natal (modificações anátomo-funcionais da gravidez, diagnóstico de gravidez, avaliação de risco perinatal) e no planejamento familiar.

· Assistência de Enfermagem à criança no controle do crescimento e desenvolvimento infantil, das doenças diarréicas, das infecções respiratórias agudas e de verminoses.

· Assistência de enfermagem ao Adulto: conceito, sinais e sintomas, exames complementares, tratamento e assistência de enfermagem das principais patologias que afetam a saúde do adulto (insuficiência cardíaca congestiva, hipertensão arterial, tromboflebites, gastrites, diabetes mellitus, asma, bronquite e cirrose hepática).

· Assistência de enfermagem no controle das doenças transmissíveis: agentes e formas de transmissão, sinais e sintomas, prevenção, Assistência de enfermagem e vigilância

epidemiológica das principais doenças transmissíveis (tuberculose, hanseníase,
esquistossomose, doença de Chagas, raiva, sífilis, gonorréia e AIDS).

· Imunização: conceito, imunidade celular e hormonal, vacinas utilizadas na saúda pública, cadeia de frio.

Bibliografia

- Publicações e Livros Técnicos específicos da área.
ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL SUPERIOR

Cargo: Fonoaudiólogo

ESPECÍFICA

· Introdução à patologia e à terapêutica da linguagem.

· A aquisição e o desenvolvimento da linguagem.

· As bases neurobiológicas da linguagem

· O sistema auditivo: bases anatômicas e funcionais.

· O sistema fonador: bases anatômicas e funcionais.

· Fundamentos da Lingüística em Fonoaudiologia.

· Disfonias, Disartrias, Dislalias, Disglossias.

· Reeducação após laringectomia.

· Intervenção fonoaudiológica na surdez infantil.

· Próteses auditivas.

· Atraso da linguagem.

· Disfaisa infantil e afasia congênita.

· Fonoaudiologia e paralisia cerebral infantil.

· Os distúrbios da aprendizagem da linguagem escrita.

· Afasias do adulto.

· Alexias e agrafias.

· Disfemia.

· Sistemas aumentativos e alternativos de comunicação.

Bibliografia

- Publicações e Livros Técnicos específicos da área.ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL SUPERIOR

Cargo: Psicólogo

ESPECÍFICA

· Orientação educacional e profissional de aconselhamento e psicoterapia: classificação dos métodos de aconselhamento

· Psicopatologia: borderline; psicoses orgânicas; psiconeuroses endógenas; psicoses afetivas; esquizofrenias; neuroses; distúrbios de personalidade; toxicomania; oligofrenia; psicopatia; sociopatia; alcoolismo; alucinações; delírios.

· O processo psicodiagnóstico: entrevistas; aplicação de testes; testes; hora de jogo; devolução.

· Tratamento dos problemas de aprendizagem.

· Psicoterapia focal, e psicoterapia breve de fundamentação psicanalítica: teoria, técnica, objetivos e limitações da psicoterapia breve.

· Noções do aparelho psíquico, mecanismos de defesa, transferência e contratransferência, recalque, pulsão, desejo, sintomas, interpretação dos sonhos, etapas da evolução psicossexual, latência, puberdade e adolescência, diagnóstico funcional em psicopatologia.

· Grupos: teoria e técnica.

· Políticas de Saúde no Brasil: história e organização atual.

Bibliografia

- Publicações e Livros Técnicos específicos da área.ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL SUPERIOR

Cargo: Médico Cirurgião Geral

MEDICINA SOCIAL PREVENTIVA:

· A medida da Saúde Coletiva: mortalidade, morbidade e indicadores de saúde.

· Estrutura Epidemiológica: ambiente, agente etiológico, o suscetível e as doenças.

· Mecanismos de transmissão de doenças: conceitos, saída do agente, entrada em um novo hospedeiro, transmissão direta, transmissão e prevenção de doenças mais freqüentes.

· Imunização.

· Vigilância Epidemiológica.

· Doenças crônico-degenerativas.

· Atenção primária em saúde.

· Enfoque de risco e planejamento de ações de saúde.

· Ética Profissional.

· Políticas de Saúde no Brasil: História e organização atual.

CLÍNICA MÉDICA:

· Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

· Antimicrobianos e infecções bacterianas.

· Parasitoses intestinais (inclusive Esquistossomose).

· Constipação intersticial e diarréia.

· Diabetes mellitus.

· Alcoolismo.

· Anemias.

· Tuberculose.

ESPECÍFICA

· Bases da cirurgia: repostas endócrinas e metabólicas ao trauma.

· Equilíbrio hidroeletrolítico e nutrição.

· Choque.

· Infecção e cirurgia.

· A cirurgia e a ética médica.

· Resposta sistêmica à inflamação e lesão.

· Nutrição e cirurgia.

· Infecção cirúrgica.

· Queimaduras.

· Cicatrização.

· Complicações cirúrgicas.

· Afecções cirúrgicas da pele e tecido celular subcutâneo.

· Afecções cirúrgicas do pâncreas.

· Afecções cirúrgicas da mama;

· Afecções cirúrgicas da supra-renal.

· Afecções cirúrgicas da cabeça e pescoço.

· Afecções cirúrgicas da parede torácica.

· Afecções cirúrgicas da pleura.

· Afecções cirúrgicas do pulmão e mediastino.

· Afecções cirúrgicas do estomago e do duodeno.

· Urgência em cirurgia vascular.

· Cirurgia do Tórax, traquéia, tireóide e paratireóide

Bibliografia

- Publicações e Livros Técnicos específicos da área.ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL SUPERIOR

Cargo: Médico Angiologista

MEDICINA SOCIAL PREVENTIVA:

· A medida da Saúde Coletiva: mortalidade, morbidade e indicadores de saúde.

· Estrutura Epidemiológica: ambiente, agente etiológico, o suscetível e as doenças.

· Mecanismos de transmissão de doenças: conceitos, saída do agente, entrada em um novo hospedeiro, transmissão direta, transmissão e prevenção de doenças mais freqüentes.

· Imunização.

· Vigilância Epidemiológica.

· Doenças crônico-degenerativas.

· Atenção primária em saúde.

· Enfoque de risco e planejamento de ações de saúde.

· Ética Profissional.

· Políticas de Saúde no Brasil: História e organização atual.

CLÍNICA MÉDICA:

· Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

· Antimicrobianos e infecções bacterianas.

· Parasitoses intestinais (inclusive Esquistossomose).

· Constipação intersticial e diarréia.

· Diabetes mellitus.

· Alcoolismo.

· Anemias.

· Tuberculose.

ESPECÍFICA

· Coagulação e anticoagulantes.

· Bases de reconstrução cirúrgica vascular.

· Próteses e enxertos.

· Simpatectomias.

· Amputações de mmii.

· Diagnóstico clínico da doença arterial periférica.

· Métodos não invasivos nas doenças arteriais.

· Arteriografia.

· Oclusões arteriais periféricas.

· Aneurismas da aorta abdominal.

· Doença aterosclerótica.

· Oclusões aorto-ilíacas.

· Oclusões fêmoro-poplíteas.

· Aneurismas arteriais periféricos.

· Arterites.

· Pé diabético.

· Diagnóstico clínico das doenças venosas periféricas.

· Métodos não invasivos nas doenças venosas.

· Flebografia.

· Varizes dos mmii.

· Trombose venosa dos mmii (superficial e profunda); Flebites.

· Doenças Linfáticas.

Bibliografia

- Publicações e Livros Técnicos específicos da área.ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL SUPERIOR

Cargo: Médico Cardiologista

MEDICINA SOCIAL PREVENTIVA:

· A medida da Saúde Coletiva: mortalidade, morbidade e indicadores de saúde.

· Estrutura Epidemiológica: ambiente, agente etiológico, o suscetível e as doenças.

· Mecanismos de transmissão de doenças: conceitos, saída do agente, entrada em um novo hospedeiro, transmissão direta, transmissão e prevenção de doenças mais freqüentes.

· Imunização.

· Vigilância Epidemiológica.

· Doenças crônico-degenerativas.

· Atenção primária em saúde.

· Enfoque de risco e planejamento de ações de saúde.

· Ética Profissional.

· Políticas de Saúde no Brasil: História e organização atual.

CLÍNICA MÉDICA:

· Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

· Antimicrobianos e infecções bacterianas.

· Parasitoses intestinais (inclusive Esquistossomose).

· Constipação intersticial e diarréia.

· Diabetes mellitus.

· Alcoolismo.

· Anemias.

· Tuberculose.

ESPECÍFICA

· Anatomia do Sistema Cardiovascular;

· Semiologia do aparelho cardiovascular;

· Métodos propedêuticos de diagnóstico;

· Febre reumática;

· Hipertensão arterial;

· Insuficiência cardíaca;

· Arritmias cardíacas;

· Insuficiência coronariana;

· Miocardiopatias;

· Endocardites;

· Cardiopatias congênitas;

· Dislipidemia;

· Doenças valvulares;

· Doenças da aorta;

· Doenças do pericárdio.

Bibliografia

- Publicações e Livros Técnicos específicos da área.ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL SUPERIOR

Cargo: Médico Clínico Geral

MEDICINA SOCIAL PREVENTIVA:

· A medida da Saúde Coletiva: mortalidade, morbidade e indicadores de saúde.

· Estrutura Epidemiológica: ambiente, agente etiológico, o suscetível e as doenças.

· Mecanismos de transmissão de doenças: conceitos, saída do agente, entrada em um novo hospedeiro, transmissão direta, transmissão e prevenção de doenças mais freqüentes.

· Imunização.

· Vigilância Epidemiológica.

· Doenças crônico-degenerativas.

· Atenção primária em saúde.

· Enfoque de risco e planejamento de ações de saúde.

· Ética Profissional.

· Políticas de Saúde no Brasil: História e organização atual.

ESPECÍFICA

CLÍNICA MÉDICA:

· Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

· Asma.

· Insuficiência Coronariana.

· Hipertensão Arterial Sistêmica.

· Insuficiência Cardíaca Congestiva.

· Antimicrobianos e infecções bacterianas.

· Parasitoses intestinais ( inclusive Esquistossomose).

· Constipação intersticial e diarréia.

· Diabetes mellitus.

· Hiper e Hopotiroidismo.

· Glomerulonefrites.

· Alcoolismo.

· Anemias.

· Úlceras pépticas grastoduodenal e gastrites.

· Artrite reumatóide.

· Tuberculose.

· Doenças do Pâncreas.

· Doenças do fígado.

Bibliografia

- Publicações e Livros Técnicos específicos da área.ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL SUPERIOR

Cargo: Médico Dermatologista

MEDICINA SOCIAL PREVENTIVA:

· A medida da Saúde Coletiva: mortalidade, morbidade e indicadores de saúde.

· Estrutura Epidemiológica: ambiente, agente etiológico, o suscetível e as doenças.

· Mecanismos de transmissão de doenças: conceitos, saída do agente, entrada em um novo hospedeiro, transmissão direta, transmissão e prevenção de doenças mais freqüentes.

· Imunização.

· Vigilância Epidemiológica.

· Doenças crônico-degenerativas.

· Atenção primária em saúde.

· Enfoque de risco e planejamento de ações de saúde.

· Ética Profissional.

· Políticas de Saúde no Brasil: História e organização atual.

CLÍNICA MÉDICA:

· Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

· Antimicrobianos e infecções bacterianas.

· Parasitoses intestinais (inclusive Esquistossomose).

· Constipação intersticial e diarréia.

· Diabetes mellitus.

· Alcoolismo.

· Anemias.

· Tuberculose.

ESPECÍFICA

· Anatomia e fisiologia da pele.

· Imunopatologia cutânea.

· Histopatologia das doenças de pele.

· Dermatoses eczematosas.

· Dermatoses eritemato-pápulo- escamosas.

· Dermatose seborréica, psoriasis, ptiriasis rósea de Gilbert, liquen plano, outras formas de liquen.

· Púrpuras.

· Pruridos: estrófulo, nodular de Hyde, Hebra, astealósico, anogenital, idiopática.

· Dermatoses vésico-bolhosas: pênfigos, Duhring Brock, dermatose linear por IgA, herpes gestationes, impetigo herpertiforme.

· Acnes.

· Micoses.

· Dermatoses ulcerosas.

· Doenças do tecido conjuntivo.

· Infecções bacterianas da pele.

· Doenças sexualmente transmissíveis - AIDS.

· Micoses superficiais.

· Micoses profundas.

· Dermatoviroses.

· Escabioses e outras dermatoses parasitárias.

· Dermatoses metabólicas.

· Reações de hipersensibilidade da pele: urticária, E. polimorfo, Stevens Jonhson, Lyell e S. SS. SS.

· Dermatoses congênitas e hereditárias.

· Tumores da pele.

· Linformas e outros processos malígnos.

· Terapêutica tópica das dermatoses.

· Cirurgia dermatológica. Leishmaniose.

· M. H. M. Hansen.

· Aspectos macroscópicos e microscópicos do exame micológico direto e cultura.

· Terapêutica sistêmica das dermatoses.

· Manifestação cutânea das doenças sistêmicas.

Bibliografia

- Publicações e Livros Técnicos específicos da área.ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL SUPERIOR

Cargo: Médico Ginecologista

MEDICINA SOCIAL PREVENTIVA:

· A medida da Saúde Coletiva: mortalidade, morbidade e indicadores de saúde.

· Estrutura Epidemiológica: ambiente, agente etiológico, o suscetível e as doenças.

· Mecanismos de transmissão de doenças: conceitos, saída do agente, entrada em um novo hospedeiro, transmissão direta, transmissão e prevenção de doenças mais freqüentes.

· Imunização.

· Vigilância Epidemiológica.

· Doenças crônico-degenerativas.

· Atenção primária em saúde.

· Enfoque de risco e planejamento de ações de saúde.

· Ética Profissional.

· Políticas de Saúde no Brasil: História e organização atual.

CLÍNICA MÉDICA:

· Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

· Antimicrobianos e infecções bacterianas.

· Parasitoses intestinais (inclusive Esquistossomose).

· Constipação intersticial e diarréia.

· Diabetes mellitus.

· Alcoolismo.

· Anemias.

· Tuberculose.

ESPECÍFICA:

I - OBSTETRÍCIA

· Placenta humana.

· Sistema amniótico.

· Modificações gravídicas locais e gerais.

· Duração da prenhez.

· Fatores do parto: bacia obstétrica, contração uterina, feto de termo, nomenclatura obstétrica.

· Propedêutica obstétrica.

· Assistência pré-natal.

· Parto: determinismo, fenômenos maternos, mecânicos, plásticos e assistência.

· Avaliação da vitalidade e maturidade fetal.

· Puerpério: fisiologia e assistência.

· Gestação múltipla.

· Patologias específicas à gestação: hipermese gravídicas e DHEG.

· Patologias inespecíficas à gestação.

· Anomalias da evolução da gestação: abortamento, prematuridade, gestação prolongada, óbito fetal.

· Patologias da placenta, do cordão umbilical e das membranas.

· Patologias do parto, dequitação e puerpério.

· Aspectos médico-legais da Clínica Obstétrica.

· Imunizações em obstetrícia.

II - GINECOLOGIA

· Anatomia.

· Embriologia.

· Períodos da evolução genital e funções dos órgãos genitais.

· Mecanismo neuroendócrino do ciclo menstrual.

· Ciclos dos órgãos genitais. Ciclo menstrual e suas alterações.

· Propedêutica.

· Hemorragia uterina disfuncional.

· Tumores do ovário.

· Noções básicas de embriologia e histologia das mamas.

· Anatomia e fisiologia das mamas.

· Fatores de risco para o câncer de mamas.

· Patologia benigna e maligna da mama: diagnóstico e tratamento.

Bibliografia:

- Publicações e livros técnicos específicos da área.

ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL SUPERIOR

Cargo: Médico Ortopedista

MEDICINA SOCIAL PREVENTIVA:

· A medida da Saúde Coletiva: mortalidade, morbidade e indicadores de saúde.

· Estrutura Epidemiológica: ambiente, agente etiológico, o suscetível e as doenças.

· Mecanismos de transmissão de doenças: conceitos, saída do agente, entrada em um novo hospedeiro, transmissão direta, transmissão e prevenção de doenças mais freqüentes.

· Imunização.

· Vigilância Epidemiológica.

· Doenças crônico-degenerativas.

· Atenção primária em saúde.

· Enfoque de risco e planejamento de ações de saúde.

· Políticas de Saúde no Brasil: História e organização atual.

CLÍNICA MÉDICA:

· Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

· Antimicrobianos e infecções bacterianas.

· Parasitoses intestinais (inclusive Esquistossomose).

· Constipação intersticial e diarréia.

· Diabetes mellitus.

· Alcoolismo.

· Anemias.

· Tuberculose.

ESPECÍFICA:

· Afecções ortopédicas comuns na infância.

· Epifisiólise proximal do fêmur.

· Poliomielite - Fase aguda e crônica.

· Tuberculose ósteo-articular.

· Paralisia obstétrica.

· Osteomielite aguda e crônica.

· Pioartrite.

· Ortopedia em geral: cervicobraquialgia-artrite degenerativa da coluna cervical, síndrome do escaleno anterior e costela cervical.

· Ombro doloroso.

· Lombociatalgia-artrite degenerativa da coluna lombo-sacro; Hérnia de disco; Espondilose­espondilolistese.

· Tumores ósseos benignos e malignos.

· Traumatologia-fratura e luxações da coluna cervical, dorsal e lombar; fratura da pélvis; fratura do acétabulo; fratura e luxação dos ossos dos pés; fratura e luxação do tornozelo; fratura diafisária dos ossos dos pés; fratura e luxação do joelho; lesões meniscais e ligamentares; fratura diafisária do fêmur; fratura transtrocanteriana; fratura do colo do fêmur; Fratura do ombro; Fratura da clavícula e extremidades superiores e diáfise do úmero; fratura de extremidade distal do úmero; luxação do cotovelo e fratura da cabeça do rádio; fratura e luxação da montegia; fratura diafisária dos ossos do antebraço; Fratura de Cales e Smith; luxação do carpo - fratura do escafóide carpal.

· Traumatologia da mão - Fratura metacarpiana e falangiana; ferimento da mão; Lesões dos Tendões flexores e extensores dos dedos.

· Anatomia e radiologia em Ortopedia e Traumatologia - Anatomia do sistema osteo-articular; Radiologia, Tomografia, Ressonância Nuclear Magnética e Ultra-sonografia do sistema osteo-articular; anatomia do sistema muscular; anatomia dos vasos e nervos; anatomia cirúrgica: vias de acesso e cirurgia ortopédica e traumatológica e Anomalias Congênitas.

Bibliografia:

- Publicações e livros técnicos específicos da área.ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL SUPERIOR

Cargo: Médico Otorrinolaringologista

MEDICINA SOCIAL PREVENTIVA:

· A medida da Saúde Coletiva: mortalidade, morbidade e indicadores de saúde.

· Estrutura Epidemiológica: ambiente, agente etiológico, o suscetível e as doenças.

· Mecanismos de transmissão de doenças: conceitos, saída do agente, entrada em um novo hospedeiro, transmissão direta, transmissão e prevenção de doenças mais freqüentes.

· Imunização.

· Vigilância Epidemiológica.

· Doenças crônico-degenerativas.

· Atenção primária em saúde.

· Enfoque de risco e planejamento de ações de saúde.

· Políticas de Saúde no Brasil: História e organização atual.

CLÍNICA MÉDICA:

· Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

· Antimicrobianos e infecções bacterianas.

· Parasitoses intestinais (inclusive Esquistossomose).

· Constipação intersticial e diarréia.

· Diabetes mellitus.

· Alcoolismo.

· Anemias.

· Tuberculose.

ESPECÍFICA

· Anatomofisiologia clínica das fossas e seios paranasais, laringe, faringe e órgão da audição.

· Semiologia, sintomatologia e diagnósticos das principais afecções da laringe, glândulas salivares, órgão auditivo e seios paranasais.

· Testes básicos da avaliação auditiva: caracterização audiológica das principais patologias do ouvido.

· Câncer da laringe e hipofaringe: glândulas salivares e seios paranasais.

· Doenças ulcerogranulomatosas em otorrinolaringologia.

· Deficiências auditivas.

· Anomalias congênitas da laringe.

· Neuroanatomofisiologia do sistema vestibular.

· Afecções e síndromes otoneurológicas.

· Paralisia facila periférica.

· Afecções benignas do pescoço.

Bibliografia:

- Publicações e livros técnicos específicos da área.ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL SUPERIOR

Cargo: Médico Pediatra

MEDICINA SOCIAL PREVENTIVA:

· A medida da Saúde Coletiva: mortalidade, morbidade e indicadores de saúde.

· Estrutura Epidemiológica: ambiente, agente etiológico, o suscetível e as doenças.

· Mecanismos de transmissão de doenças: conceitos, saída do agente, entrada em um novo hospedeiro, transmissão direta, transmissão e prevenção de doenças mais freqüentes.

· Imunização.

· Vigilância Epidemiológica.

· Doenças crônico-degenerativas.

· Atenção primária em saúde.

· Enfoque de risco e planejamento de ações de saúde.

· Ética Profissional.

· Políticas de Saúde no Brasil: História e organização atual.

CLÍNICA MÉDICA:

· Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

· Antimicrobianos e infecções bacterianas.

· Parasitoses intestinais (inclusive Esquistossomose).

· Constipação intersticial e diarréia.

· Diabetes mellitus.

· Alcoolismo.

· Anemias.

· Tuberculose.

ESPECÍFICA:

· Crescimento e desenvolvimento: Neuropsicomotor, normalidade e distúrbios mais comuns, monitorização do crescimento, puberdade.

· Alimentação: necessidades e higiene alimentar.

· Aleitamento materno: aspectos nutricionais, imunológicos, psicoafetivos e socioeconômicos.

· Imunização: composição das vacinas, contra-indicações.

· Higiene do ambiente físico: habitação, creche, escola.

· Neonatologia: exame físico e diagnóstico das condições do recém-nascido (RN), cuidados ao RN de termo e prematuro.

· Acidentes na infância: causas mais comuns e prevenção.

· Distrofias: desnutrição protéico-calórica, raquitismo carencial.

· Distúrbios hidroeletrolíticos e do equilíbrio ácido-básico: desidratação, terapia de reidratação oral (TRO), fluidoterapia parenteral.

· Afecções agudas do aparelho respiratório mais comuns na infância.

· Afecções agudas do aparelho digestivo mais comuns na infância.

· Afecções ortopédicas na infância: infecciosas (osteomielite e artrite), congênitas e posturais (pé torto, luxação do quadril, pés planos, escoliose).

· Afecções do aparelho cárdio-circulatório: endocardite infecciosa, cardiopatias congênitas, insuficiência cardíaca congestiva.

· Afecções do aparelho urinário: infecções do trato urinário, gromerulonefrite aguda, síndrome nefrótica.

· Afecções endocrinológicas: diabetes mellitus, hipotireoidismo congênito.

· Afecções do sistema nervoso central: síndrome convulsiva, meningite e encefalite.

· Imunopatologia: AIDS (aspectos epidemiológicos), asma, febre reumática, artrite reumatóide juvenil.

· Doenças onco-hematológicas: anemia ferropriva, anemia falciforme, diagnóstico precoce das neoplasias mais freqüentes na infância.

· Doenças infecto-contagiosas próprias da infância e tuberculose, parasitoses mais comuns na infância: aspectos clínicos e epidemiológicos.

· Afecções dermatológicas mais comuns na infância.

· Afecções cirúrgicas de urgência mais comuns na infância.

· Relação médico-paciente.

· A criança vitimizada.

Bibliografia:

- Publicações e livros técnicos específicos da área.ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL SUPERIOR

Cargo: Médico Psiquiatra

MEDICINA SOCIAL PREVENTIVA:

· A medida da Saúde Coletiva: mortalidade, morbidade e indicadores de saúde.

· Estrutura Epidemiológica: ambiente, agente etiológico, o suscetível e as doenças.

· Mecanismos de transmissão de doenças: conceitos, saída do agente, entrada em um novo hospedeiro, transmissão direta, transmissão e prevenção de doenças mais freqüentes.

· Imunização.

· Vigilância Epidemiológica.

· Doenças crônico-degenerativas.

· Atenção primária em saúde.

· Enfoque de risco e planejamento de ações de saúde.

· Ética Profissional.

· Políticas de Saúde no Brasil: História e organização atual.

CLÍNICA MÉDICA:

· Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

· Antimicrobianos e infecções bacterianas.

· Parasitoses intestinais (inclusive Esquistossomose).

· Constipação intersticial e diarréia.

· Diabetes mellitus.

· Alcoolismo.

· Anemias.

· Tuberculose.

ESPECÍFICA

· Saúde Mental Comunitária: Definição; Diferenciação em relação à psiquiatria convencional.

· Conhecimentos gerais dos transtornos psiquiátricos, a saber:

o Transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de substância psicoativa;

o Esquizofrenia e transtornos delirantes;

o Transtornos do humor;

o Transtornos alimentares;

o Transtornos neuróticos, relacionados ao estresse e somatoformes;

o Transtornos mentais de comportamentos associados ao puerpério, não classificados em outros locais;

o Transtornos de personalidade e de comportamentos em adultos;

o Transtornos hipercinéticos (infância e adolescência);

o Transtornos de conduta (infância e adolescência);

o Transtornos mistos de conduta e emoção (infância e adolescência).

Bibliografia:

- Publicações e livros técnicos específicos da área.ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL SUPERIOR

Cargo: Médico Urologista

MEDICINA SOCIAL PREVENTIVA:

· A medida da Saúde Coletiva: mortalidade, morbidade e indicadores de saúde.

· Estrutura Epidemiológica: ambiente, agente etiológico, o suscetível e as doenças.

· Mecanismos de transmissão de doenças: conceitos, saída do agente, entrada em um novo hospedeiro, transmissão direta, transmissão e prevenção de doenças mais freqüentes.

· Imunização.

· Vigilância Epidemiológica.

· Doenças crônico-degenerativas.

· Atenção primária em saúde.

· Enfoque de risco e planejamento de ações de saúde.

· Ética Profissional.

· Políticas de Saúde no Brasil: História e organização atual.

CLÍNICA MÉDICA:

· Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

· Antimicrobianos e infecções bacterianas.

· Parasitoses intestinais (inclusive Esquistossomose).

· Constipação intersticial e diarréia.

· Diabetes mellitus.

· Alcoolismo.

· Anemias.

· Tuberculose.

ESPECÍFICA

· Anatomia cirúrgica e imaginologia do trato urinário e genital.

· Traumatismo urogenital.

· Tumores renais.

· Tumores de próstata.

· Tumores de bexiga.

· Tumores da supra-renal.

· Tumores do Uroepitálio alto.

· Tumores de testículo.

· Tumores de pênis.

· Litíase Urinária.

· Infecções Urinárias.

· Tuberculose urogenital.

· Transplante renal.

· Uropediatria.

· Infertilidade Masculina.

· Disfunção Erétil.

· Urologia Feminina.

· Uroneurologia.

· Endourologia e Cirurgia Videolaparoscópica.

· Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Bibliografia:

- Publicações e livros técnicos específicos da área.ANEXO III - PROGRAMA DE PROVAS

NÍVEL SUPERIOR

Cargo: Médico Veterinário

ESPECÍFICA

- Epidemiologia:

· Introdução;

· O método epidemiológico;

· Epidemiologia descritiva e Epidemiologia analítica;

· Noções de demografia e estimativas de populações;

· Componentes ecológicos das doenças transmissíveis;

· Interrelações agente-hospedeiro-ambiente;

· Fontes de infecção;

· Mecanismos de transmissão;

· O processo epidêmico;

· Programa de Combate a doenças;

· Modelos de estudos epidemiológicos de zoonoses;

· Epidemiologia das doenças transmitidas pôr veículo comum.

- Doenças Bacterianas:

· Introdução;

· Gênese e desenvolvimento das doenças infecciosas bacterianas (estreptocóccicas, estafilocóccicas, mamites, bruceloses, corinebacterioses, tuberculoses, campilobacterioses, salmoneloses, colibaciloses, carbúnculo hemático, mormo, erisipelas, leptospirose, botulismo, carbúnculo sintomático, gangrena gasosa).

- Doenças pôr vírus, clamídias e micoplasmas:

· Introdução;

· Aspectos imunológicos (raiva, febre aftosa, estomatite vesicular, varíolas, cinomose, peste suína clássica, peste suína africana, anemia infecciosa eqüina, renotraqueíte infecciosa bovina, leucose bovina, clamidioses, anaplasmoses).

- Doenças Parasitárias e Micóticas:

· Introdução;

· Parasitoses do trato instestinal e outros órgãos abdominais (dictiocaulose e metastrogilose, babesioses, eimerioses, tricomonoses, tripanossomíases, leishmanioses, toxoplasmoses, ectoparasitoses, micoses);

- Reprodução Animal de pequeno, médio e grande porte.

- Inspeção de produtos de origem animal: leite e derivados, carne e derivados, aves, ovos, pescado e mel.

- Tecnologia de produtos de origem animal.

- Saneamento:

· A água e sua importância higiênica, saneamento, tratamento e abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta e destino de resíduos sólidos, drenagem de águas pluviais e saneamento como instrumento de controle de endemias. A água e sua importância higiênica;

- Aspectos qualitativos e quantitativos das fontes de abastecimento:

· Epidemiologia das doenças de veiculação hídrica.

- Aspectos sanitários da construção de poços rasos;

- Qualidade da água:

· Exame bacteriológico da água;

· Tratamento da água destinada aos animais domésticos;

- Solo e sua significação higiênica;

- Ar e sua significação higiênica;

- Destino de resíduos orgânicos no meio rural;

- Desinfetantes e métodos de desinfecção;

- Controle de roedores;

- Produção e controle de produtos biológicos:

· Introdução;

· Vacinas e antígenos usados no Brasil;

- Planificação em saúde animal:

· Legislação sanitária;

- Políticas de Saúde no Brasil:

· História e organização atual.EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N.º 001/2007

EXTRATO

A Prefeita Municipal, no uso de suas atribuições legais, assessorado pela ADPM - Administração Pública Para Municípios Ltda faz saber que está aberto, nesta Prefeitura, o Processo de Concurso Público, para preenchimento em seu Quadro de Pessoal Permanente das seguintes vagas: Coveiro - 02 vagas, Auxiliar de Serviços Gerais - 36 vagas, Operador de Balsa - 01 vaga, Vigilante - 03 Vagas, Auxiliar Governamental - 05 vagas, Agente de Controle de Zoonoses - 13 Vagas, Auxiliar de Consultório Dentário - 01 vaga, Fiscal de Tributos Municipais - 01 Vaga, Mestre de Ofício - Bombeiro - 01 Vaga, Mestre de Ofício - Eletricista - 01 Vaga, Mecânico - 01 Vaga, Motorista - 16 Vagas, Operador de Máquinas (Trator de Pneu e Similares) - 03 vagas , Operador de Máquinas (Patrol, Retroescavadeira, Pá Carregadeira e Trator de Esteira) - 01 vaga, Auxiliar de Enfermagem - 07 vagas, Fiscal de Vigilância Sanitária - 01 vaga, Técnico em Enfermagem - 02 vagas, Professor Educação Infantil PEI - 25 vagas, Professor Educação Básica - PEB1 - 30 vagas, Professor Educação Básica - Língua Portuguesa - 08 vagas, Matemática - 08 vagas, Língua Inglesa - 04 vagas, Ciências - 04 vagas, História - 03 vagas, Geografia - 02 vagas, Educação Física - 07 vagas, Educação Artística - 02 vagas, Educação Religiosa - 02 vagas, Secretário Escolar - 04 vagas, Auxiliar de Secretária - 02 vagas, Assistente Educacional - 01 vaga, Auxiliar de Biblioteca - 03 vagas, Supervisor Pedagógico - 05 vagas, Nutricionista - 01 vaga, Cirurgião Dentista - 01 vaga, Enfermeiro - 02 vagas, Farmacêutico/Bioquímico - 01 vaga e Fisioterapeuta - 02 vagas, Fonoaudiólogo - 01 vaga, Médico Cirurgião geral - 01 vaga, Médico Angiologista - 01 vaga, Médico Cardiologista - 01 vaga, Médico Clínico Geral - 02 vagas, Médico Dermatologista - 01 vaga, Médico Ginecologista - 02 vagas, Médico Ortopedista - 01 vaga, Médico Otorrinolaringologista - 01 vaga, Médico Pediatra - 02 vagas, Médico Psiquiatra - 01 vaga, Médico Urologista - 01 vaga, Médico Veterinário - 01 vaga, Psicólogo - 02 vagas. As inscrições poderão ser realizadas na Prefeitura Municipal, localizada à Av. Getúlio Vargas, 200 - Centro, no período de 02 a 20 de abril de 2007, no horário de 12:00 as 17:00 hs. As provas serão realizadas no dia 20 de maio de 2007. O Edital completo está à disposição dos interessados no local das inscrições e no site www.mgcidades.com.br. Corinto, 23 de março de 2007. Januzia Pereira Lelis. Prefeita Municipal.

83148

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231