Companhia Águas de Joinville - SC

COMPANHIA ÁGUAS DE JOINVILLE

CNPJ/MF - 07.226.794/0001-55

CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 001/2012

Notícia:   Companhia Águas de Joinville - SC abre concurso público com 12 vagas

A Companhia Águas de Joinville torna público que fará realizar Concurso Público destinado ao provimento das vagas existentes e para formação de Reserva Técnica, que se regerá pelas normas estabelecidas neste Edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O concurso público será regido por este edital, organizado e executado pela Sociedade Educacional de Santa Catarina - SOCIESC;

1.2 O Concurso Público destina-se ao provimento das 12 (doze) vagas existentes atualmente e à formação de cadastro reserva para o provimento das que ocorrerem dentro do prazo de validade do Concurso, indicadas no Anexo I deste Edital, o qual contém os códigos dos cargos, cargos, quantidade de vagas por cargo, salários mensais iniciais, salários mensais de efetivação, pré-requisitos (escolaridade mínima exigida e experiência mínima exigida) e descrição sumária do cargo;

1.3 A jornada de trabalho é de 44 (quarenta e quatro) horas semanais para todos os níveis/cargos/especialidades deste Edital;

1.4 O período de trabalho é no horário diurno, exceto para o cargo de Operador de Estação, cuja jornada de trabalho é estabelecida por meio de uma escala de turno. Maiores informações a respeito das unidades de trabalho da Companhia poderão ser obtidas através do site www.aguasdejoinville.com.br;

1.5 As contratações oriundas deste Edital serão regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT;

1.6 Benefícios oferecidos: vale-refeição ou alimentação (no valor de R$ 352,66), auxílio creche, assistência médica e odontológica (extensiva aos dependentes) entre outros benefícios que poderão ser acessados através do site www.aguasdejoinville.com.br;

1.7 O inteiro teor do Edital estará disponível no "site" www.sociesc.org.br/concursos, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse documento.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 O período das inscrições será das 10h00min do dia 16 de abril até às 18h00min do dia 15 de maio de 2012, horário oficial de Brasília;

2.2 O Processo de Inscrição ao Concurso Público previsto neste Edital dar-se-á através da Internet, devendo o candidato proceder conforme descrito a seguir:

2.2.1 Para inscrever-se, o candidato deverá acessar na Internet, o "site" da Sociedade Educacional de Santa Catarina - www.sociesc.org.br/concursos, durante o período de inscrições, preencher o Formulário Eletrônico de Inscrição e imprimir o boleto para o pagamento do valor da inscrição;

2.2.2 É de responsabilidade exclusiva do candidato o preenchimento correto de todos os dados solicitados no Formulário Eletrônico de Inscrição e até o dia 15 de maio de 2012 e efetuar o pagamento na rede bancária do boleto que o sistema gerou com o valor da inscrição, utilizando o código de barras;

2.2.3 O processo de inscrição somente se completa e se efetiva com a confirmação do pagamento do valor de inscrição correspondente ao cargo;

2.2.4 A SOCIESC não se responsabiliza por solicitações de inscrição não-recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados;

2.2.5 Não haverá inscrição condicional e nem por correspondência. Verificado, a qualquer tempo, o recebimento de inscrição que não atenda a todos os requisitos, será ela cancelada.

2.3 O valor da taxa de inscrição para cada um dos níveis de escolaridade é o seguinte:

a) R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cargos de nível fundamental;

b) R$ 60,00 (sessenta reais) para os cargos de nível médio/técnico;

c) R$ 80,00 (oitenta reais) para os cargos de nível superior.

2.3.1 O pagamento da importância correspondente à inscrição poderá ser efetuado em dinheiro ou em cheque, e somente será considerada efetuada após a compensação;

2.3.2 Se por qualquer razão, o cheque for devolvido, a inscrição do candidato será automaticamente tornada sem efeito;

2.3.3 Não serão aceitos pagamentos de inscrições por depósito em caixa eletrônico, via postal, fac-símile, transferência eletrônica, DOC, DOC eletrônico, ordem de pagamento ou depósito comum em conta corrente, condicional e/ou extemporânea ou por qualquer outra via que não a especificada neste Edital;

2.3.4 São considerados desistentes os candidatos que tenham realizado sua inscrição via internet e não pago o respectivo boleto bancário nos termos do item 2.2.2;

2.3.5 O valor da inscrição, uma vez pago, não será restituído;

2.3.6 A partir de 17 de maio de 2012, o candidato deverá conferir, no "site" www.sociesc.org.br/concursos, se a inscrição efetuada pela Internet foi confirmada. Em caso negativo, o candidato deverá entrar em contato com a SOCIESC pelo telefone (47) 3461-0525, para verificar o ocorrido. Tais providências deverão ser tomadas impreterivelmente até as 17h00min do dia 21 de maio de 2012.

2.4 Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da inscrição, seja qual for o motivo alegado, exceto aos candidatos beneficiados pela Lei Municipal 3.275/96, alterada pela Lei Municipal 3.974/99, conforme disposto no item 2.4.1;

2.4.1 O candidato beneficiado pela Lei Municipal 3.275/96, alterada pela Lei Municipal 3.974/99, deverá efetuar sua inscrição pela Internet e apresentar pessoalmente ou por procurador na SOCIESC Campus Marquês de Olinda à Rua Gothard Kaesemodel, 833, bairro Anita Garibaldi, Joinville-SC no horário das 8h00min às 12h00min e das 13h00min às 17h00min, o boleto bancário, o original e a fotocópia do documento comprobatório. Tais providências deverão ser tomadas impreterivelmente até as 17h00min do dia 03 de maio de 2012;

2.4.2 A partir de 08 de maio de 2012 o candidato que protocolou Pedido de Isenção nos termos do item 2.4.1 deverá consultar na Internet no endereço eletrônico www.sociesc.org.br/concursos se o seu pedido foi aceito, caso contrário, deverá imprimir uma segunda via do boleto e pagá-lo até a data de vencimento para manter sua inscrição.

2.5 O candidato deverá inscrever-se para apenas 01 (um) dos cargos deste Concurso Público;

2.5.1 Havendo mais de uma inscrição em desacordo com o item 2.5, serão canceladas as mais antigas, permanecendo a última inscrição realizada.

2.6 São requisitos legais para admissão nos cargos previstos neste edital, devendo o candidato atender e comprovar cumulativamente no ato da convocação, apresentando prova de:

a) ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do § 1º, artigo 12, da Constituição Federal;

b) encontrar-se no pleno gozo de seus direitos civis e políticos;

c) estar quite com as obrigações militares e eleitorais;

d) conhecer e estar de acordo com as exigências do presente edital;

e) ter a idade mínima de 18 (dezoito) anos até a data da admissão;

f) não ter sido demitido a bem do serviço público, de acordo com o art. 137 da Lei nº 8.112/90.

2.7 Ao preencher seu Formulário Eletrônico de Inscrição e efetuar o pagamento do respectivo boleto, o candidato está declarando formalmente que atende os requisitos legais relacionados no item 2.6 deste Edital;

2.8 Uma vez efetuada a inscrição, não serão aceitos pedidos de alteração quanto à identificação do candidato ou quanto ao cargo escolhido;

2.8.1 Os eventuais erros de digitação de informações pessoais, ocorridos quando da inscrição, deverão ser corrigidos em formulário específico (disponível no site), que deverá ser entregue na SOCIESC Campus Marquês de Olinda à Rua Gothard Kaesemodel, 833, bairro Anita Garibaldi, Joinville-SC no horário das 8h00min às 12h00min e das 13h00min às 17h00min;

2.8.2 O candidato que não solicitar as correções dos dados será o único responsável pelas conseqüências advindas de sua omissão.

2.9 O candidato que necessitar de condições especiais para a realização de provas deverá, até o dia 15 de maio de 2012, protocolar na SOCIESC Campus Marquês de Olinda à Rua Gothard Kaesemodel, 833, bairro Anita Garibaldi, Joinville-SC no horário das 8h00min às 12h00min e das 13h00min às 17h00min, requerimento (conforme formulário disponível no site) indicando as condições especiais de prova que necessita e os fundamentos;

2.9.1 O pedido relativo ao item 2.9 - provas especiais não se constitui no pedido para concorrer a vagas reservadas a portadores de deficiência previsto no item 3;

2.9.2 Não haverá prova em braile. Os candidatos deficientes visuais poderão requerer prova ampliada ou o auxilio de um fiscal ledor para realizar sua prova.

2.10 As inscrições somente serão confirmadas após a comprovação do pagamento do valor da inscrição;

2.11 A Inscrição do candidato importa no conhecimento e na aceitação tácita das condições estabelecidas no presente Edital.

3. DOS CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

3.1 Aos candidatos portadores de deficiência é assegurado o direito de se inscrever neste concurso público desde que as atribuições do cargo pretendido sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores e a eles serão reservados 5% (cinco por cento) do total das vagas existentes e das que surgirem no prazo de validade deste Concurso, de acordo com o artigo 37, inciso VIII da Constituição Federal e Decreto Federal 3.298/99, conforme discriminado neste Edital;

3.2 Consideram-se pessoas portadoras de deficiência aquelas que se enquadrem nas categorias discriminadas no Artigo 4º do Decreto Federal 3.298/99 e suas alterações;

3.3 No ato da inscrição o candidato portador de deficiência, deverá declarar em campo específico do Formulário Eletrônico de Inscrição, essa condição e a deficiência da qual é portador;

3.4 O candidato portador de deficiência que no ato da inscrição não declarar essa condição, não poderá interpor recurso em favor de sua situação;

3.5 O candidato portador de deficiência deverá protocolar na SOCIESC - Campus Marquês de Olinda à Rua Gothard Kaesemodel, 833, bairro Anita Garibaldi, Joinville-SC requerimento (conforme formulário disponível no site) anexando a este o Laudo Médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID, bem como a provável causa da deficiência. Também deverá ser anexada a este laudo uma cópia do comprovante de inscrição. Tais providências deverão ser tomadas impreterivelmente até as 17h00min do dia 15 de maio de 2012;

3.6 O candidato portador de deficiência que não apresentar o laudo médico conforme especificado no item 3.5, não será considerado como deficiente para concorrer às vagas reservadas, mesmo que tenha assinalado tal opção no Formulário Eletrônico de Inscrição, neste caso a inscrição será revertida, para que o candidato concorra as demais vagas não reservadas;

3.7 Na realização da prova, as adaptações necessárias aos candidatos portadores de deficiência, dentro das possibilidades da Executora do Concurso, somente serão efetuadas para aqueles que comunicarem as condições especiais de necessitam nos termos do item 2.9;

3.8 As pessoas portadoras de deficiência, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto Federal 3.298/99, particularmente em seu artigo 4°, participarão do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e ao local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos;

3.9 Após a data de publicação das listas de classificação final, os candidatos portadores de deficiência aprovados e classificados nas vagas respectivas, deverão submeter-se à perícia médica, para verificação da compatibilidade de sua deficiência com o exercício das atribuições do cargo pretendido, de acordo com a legislação em vigor;

3.10 Caso o candidato portador de deficiência seja considerado inapto para o cargo, será nomeado o candidato imediatamente posterior. Vaga reservada e não provida por falta de candidatos portadores de deficiência ou por reprovação dos concorrentes é revertida para a classificação geral;

3.11 O candidato portador de deficiência que não realizar sua inscrição de acordo com as regras deste capítulo do Edital não poderá alegar esta condição em seu benefício, não sendo cabível qualquer recurso de sua condição neste caso.

4. DAS ETAPAS DO CONCURSO PÚBLICO

4.1 O Concurso constará de 02 (duas) etapas, conforme discriminado a seguir:

1ª etapa - Provas Objetivas de caráter eliminatório e classificatório;

2ª etapa - Prova Prática (para o cargo de Operador de Estação) de caráter eliminatório.

5. DAS PROVAS OBJETIVAS

5.1 O Concurso Público constará das provas objetivas de Conhecimentos Gerais composta de 15 (quinze) questões e de Conhecimentos Específicos composta de 15 (quinze) questões;

5.2 Os conteúdos programáticos exigidos por cada nível de formação requerida e conhecimentos específicos por tipo de cargo estão descritos a seguir:

5.2.1 ENSINO FUNDAMENTAL

Prova de Conhecimentos Gerais, composta por 15 (quinze) questões a partir do seguinte programa: Língua Portuguesa: Interpretação de texto; Sinônimos e antônimos; Sentido próprio e figurado das palavras; Ortografia oficial; Acentuação Gráfica; Pontuação; Substantivo e adjetivo: Emprego de pronomes, preposições e conjunções; Concordância verbal e nominal; Crase; Regência.

Matemática: Números inteiros: operações e propriedades; Números racionais: representação fracionária e decimal: operações e propriedades; Razão e proporção; Porcentagem; Regra de três simples; Equação do 1° grau; Resolução de sistemas de equações do 1° grau, equação do 2° grau, Inequações. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade; Relação entre grandezas: tabelas e gráficos; Raciocínio Lógico.

Prova de Conhecimentos Específicos, composta por 15 (quinze) questões a partir do seguinte programa:

a) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE AUXILIAR TÉCNICO OPERACIONAL:

Sistemas de água e esgoto: princípios básicos; Identificação e uso de ferramentas para hidráulica, eletricidade e mecânica; Redes Hidráulicas, componentes, inspeção, manutenção e reparos; Bombas Hidráulicas; Tipos de tubulação; Tipos de conexão; Materiais utilizados; Ligações de água; Ligações de esgoto; Válvulas; Noções básicas de conservação e manutenção. Noções básicas de higiene e limpeza. Cuidados elementares com o patrimônio. Utilização de materiais e equipamentos de limpeza. Guarda e armazenagem de materiais e utensílios. Habilidades manuais no desempenho das tarefas: sequência correta das operações; uso correto de ferramentas, utensílios e equipamentos; manutenção e conservação de ferramentas, utensílios e equipamentos; dosagem dos produtos para limpeza; Noções básicas de segurança e higiene do trabalho. Relacionamento humano no trabalho. Importância da disciplina no trabalho. Noções básicas de Qualidade e Produtividade. Conhecimentos básicos inerentes às atividades do cargo.

5.2.2 ENSINO MÉDIO / TÉCNICO

Prova de Conhecimentos Gerais, composta por 15 (quinze) questões a partir do seguinte programa: Língua Portuguesa: Interpretação de texto; Sinônimos e antônimos; Sentido próprio e figurado das palavras; Ortografia oficial; Acentuação Gráfica; Pontuação; Substantivo e adjetivo: flexão de gênero, número e grau; Verbos: regulares, irregulares e auxiliares; Emprego de pronomes, preposições e conjunções; Emprego e sentido que imprime às relações que estabelecem; Concordância verbal e nominal; Crase; Regência.

Matemática: Números inteiros: operações e propriedades; Números racionais: representação fracionária e decimal, operações e propriedades; Razão e proporção; Equação de 1º e de 2º grau; Equações exponenciais; Inequações de 1º e de 2º grau; Sistemas de equação de 1º grau; Funções: Constante, do 1° Grau, 2° grau, e Exponencial; Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade; Relação entre grandezas: tabelas e gráficos; Porcentagem; Regra de três simples e composta; Raciocínio Lógico; Resolução de Situações-Problema; Geometria; Trigonometria.

Microinformática: Sistema Operacional Windows XP Professional SP2 - Português, Windows Explorer, Internet (browsers/navegadores) e Ferramentas do Pacote Microsoft Office Professional 2007 - Português (Word, Excel e PowerPoint).

Prova de Conhecimentos Específicos, composta por 15 (quinze) questões a partir do seguinte programa:

a) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE AGENTE ADMINISTRATIVO(A):

Administração Geral: departamentalização: conceitos, tipos e princípios. Delegação de poderes: centralização e descentralização. Funções essenciais da organização: técnica, financeira, segurança, contábil, administrativa, operações e pessoal. Funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle. Tipos de liderança. Motivação. Comunicação. Organização: Conceitos. Finalidade e utilidades. Tipologia. Características. Princípios gerais. Gráficos de organização: conceitos, tipos, elaboração, finalidades, simbologia. Manuais, regulamentos, normas organizacionais. Serviço de protocolo e arquivo: tipos de arquivo, acessórios do arquivo, fases do arquivamento: técnicas, sistemas e métodos. Protocolo: recepção, classificação, registro e distribuição de documentos. Expedição de correspondência: registro e encaminhamento. Recepção: informações, encaminhamento, atendimento à clientes, registro, manuseio e transmissão de informações. Apresentação pessoal: vestuário, postura, etc. Relacionamento interpessoal: a importância do autoconhecimento, as diferenças individuais, temperamento, caráter, personalidade, superação de conflitos no relacionamento, capacidade de empatia. Elementos da comunicação: emissor e receptor, canais de comunicação, mensagens, códigos e interpretação, obstáculos à comunicação, a voz e suas funções. Meios modernos de comunicação. Ética no exercício profissional: a imagem da organização, imagem profissional, sigilo e postura.

b) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE AGENTE COMERCIAL DE CAMPO:

Sistemas de água e esgoto: princípios básicos; Identificação e uso de ferramentas para hidráulica, eletricidade e mecânica; Redes Hidráulicas, componentes, inspeção, manutenção e reparos; Bombas Hidráulicas; Conhecimento da Capacidade de Hidrômetros; Identificação de problemas técnicos e mecânicos com hidrômetros; Tipos de tubulação; Tipos de conexão; Materiais utilizados; Ligações de água; Ligações de esgoto; Válvulas; Registros; Calibradores para reparos, aferição e regulagem de instrumentos; Unidades de Medida: extensão, peso, vazão, volume, pressão e nível; Identificação, seleção e leitura de instrumentos analógicos e digitais de medição de vazão, pressão e nível. Segurança no trabalho e Utilização de EPI's. Demais atividades inerentes ao cargo.

c) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE AGENTE COMERCIAL DE MEDIÇÃO:

Hidráulica; Tubulações usuais de redes de água; Registros; Hidrômetros: conceitos; tipo de hidrômetros: hidrômetro taquimétrico e hidrômetro volumétrico; vazão em um hidrômetro; tipos de vazão em um hidrômetro; campos de medição; erros de indicação; sistemas de transmissão de um hidrômetro; classe metrológica dos hidrômetros; inscrições e marcas obrigatórias no hidrômetro; numeração dos hidrômetros; instalações de hidrômetros. Leitura dos hidrômetros e transcrição de dados.

d) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE DESENHISTA CADISTA:

Os instrumentos e materiais de desenhos. Padronização do Desenho e Normas Técnicas Vigentes - Tipos, Formatos, Dimensões e Dobradura de Papel; Conceitos Fundamentais do Desenho Técnico: simbologias, convenções e elementos gráficos do desenho técnico; Escalas e proporção; Sistemas de representação: projeções ortogonais e perspectivas. Orçamento de obras: qualificação de serviços, composição de preços, cronograma físico-financeiro, medições de serviços executados. Noções fundamentais do desenho topográfico; O Desenho Digital através do Programa AutoCAD: Os elementos da interface do programa AutoCAD; As ferramentas de construção, edição, dimensionamento e organização do desenho.

e) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE ENCANADOR(A):

Sistemas de água e esgoto: princípios básicos; Identificação e uso de ferramentas para hidráulica, eletricidade e mecânica; Redes Hidráulicas, componentes, instalação, inspeção, manutenção e reparos; Bombas Hidráulicas; Conhecimento da Capacidade de Hidrômetros; Tipos de tubulação; Tipos de conexão;

Materiais utilizados; Ligações de água; Ligações de esgoto; Válvulas; Registros; Tipos de Poços e Bombas d'água; Unidades de Medida: extensão, peso, vazão, volume, pressão e nível; Instrumentos de Controle. Conservação em instalações hidráulicas, rede de esgotos, rede de tubulação, instrumentos de controle de pressão, válvulas, entre outros. Organização e limpeza do local de trabalho. Segurança no trabalho e Utilização de EPI's. Demais atividades inerentes ao cargo.

f) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE FISCAL DE SERVIÇOS:

Sistemas de água e esgoto: princípios básicos; Redes Hidráulicas, componentes, inspeção, manutenção e reparos; Bombas Hidráulicas; Tipos de tubulação; Tipos de conexão; Materiais utilizados; Válvulas; Registros; Unidades de Medida: extensão, peso, vazão, volume, pressão e nível; Sistemas construtivos: etapas da obra, materiais de construção, manutenção e resistência mecânica dos materiais; Problemas de construção. Lei 8666/93. Demais atividades inerentes ao cargo.

g) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE OPERADOR(A) DE ESTAÇÃO:

Dosadores de produtos químicos; Conhecimento de medidas como volume, peso, vazão, etc; Análises físico-químicas e bacteriológicas: conhecimento de análises laboratoriais de rotinas, tais como, pH, turbidez, cloro, cor, "Jar test", DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), sólidos, temperatura; Equipamentos, reagentes e vidraria; Preparo de soluções: técnicas de diluição para o preparo de produtos químicos; técnicas de preparo de soluções dos produtos químicos utilizados nas análises de rotina; Controle de estoque de produto químicos: formas de armazenamento dos produtos químicos, tais como cloro, cal hidratada, sulfato de alumínio, flúor, etc; formas de transporte e manuseio dos produtos químicos; Manutenção de ETA/ETE: Maneiras de utilização dos materiais de expediente, limpeza e higiene; Noções de limpeza e conservação das instalações internas e externas da ETA/ETE; Equipamentos utilizados em ETAs e ETEs; Controle de vazões: medidores utilizados em ETAs e ETEs; diferentes formas de medição de vazões (vertedores, calha parshall, etc); Coleta de amostras: conhecimento da importância de executar corretamente uma coleta de amostra; identificação da unidade de uma ETA e ETE; Monitoramento e operação de ETA/ETE: tipos possíveis de estações de tratamento de água e esgotos; Processos físicos, químicos e biológicos em ETEs e ETAs; Noções de segurança e higiene do trabalho das tarefas realizadas; Noções de controle ambiental; Noções de unidade de recalque e adução de água bruta e tratada; Portaria 518/2004 do Ministério da Saúde; Resolução CONAMA 357/2005.

h) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE TÉCNICO(A) EM EDIFICAÇÕES:

Tecnologia da Construção; Desenho Arquitetônico; Segurança e higiene do trabalho; Topografia; Materiais de construção; Geotecnia; Noções de Projeto de instalações hidro sanitárias e elétricas; Noções de Sistemas estruturais; Legislação e Regulamentação do uso e ocupação do solo urbano; Análise técnica e Orçamento de projetos de obras estruturais.

i) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE TÉCNICO(A) EM INFORMÁTICA:

Fundamentos de computação. Organização e arquitetura de computadores. Componentes de um computador (hardware e software). Conceitos da arquitetura cliente-servidor. Sistemas operacionais: funcionamento e configuração do Windows, noções de Unix e Linux. Redes de computadores: princípios e fundamentos de comunicação de dados; principais meios de transmissão de dados; noções sobre operação e manutenção de redes. Estações e servidores. Hardware: histórico, arquitetura e funcionamento dos microcomputadores do padrão IBM-PC; arquitetura geral de um microprocessador (diagrama de blocos), registradores, conceito de microprograma, linguagem de máquina e assembly; mapeamento de memória e I/O, placas-mãe e chipsets, tipos de memória, memória RAM (estática e dinâmica), barramentos ISA, EISA, MCA, PCI, PCMCIA, AGP, USB e FireWire, floppies e discos rígidos (SCSI e IDE), interfaces e monitores de vídeo, incluindo placas 3D; dispositivos de entrada e saída; instalação, configuração e utilização de periféricos (scanner, kit multimídia, DVD) e de modems; instalação, montagem, configuração e manutenção de microcomputadores e impressoras (matriciais, jato de tinta e laser). Segurança: senhas, criptografia, backup e arquivamento, vírus e os programas de proteção e remoção.

j) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE TÉCNICO(A) EM LOGÍSTICA:

Introdução à logística; gestão de suprimentos; gestão de armazenagem; gestão e controle de estoques; classificação ABC de materiais; sistemas just in time e kanban; gestão de transportes e modais; gestão da distribuição; logística da cadeia de suprimentos; gestão estratégica de armazenagem, transporte e distribuição; equipamentos de transporte e armazenagem; gestão de patrimônio e seguros; sistemas de informações logísticas; sistemas de segurança; ciclo de recursos materiais e produção; saúde e segurança do trabalho.

k) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE TÉCNICO(A) EM SANEAMENTO:

Sistemas Urbanos de Água e Esgotos: sistemas urbanos de água: importância do abastecimento de água; elementos para execução do projeto; mananciais abastecedores, adução, sistemas e processos de tratamento de água, redes de distribuição de água, reservação, estações elevatórias de água, ramais prediais, micro e macromedição, perdas; sistemas urbanos de esgoto: importância dos sistemas públicos de esgoto; sistema de coleta de águas residuárias: ramais prediais, redes coletoras, coletores tronco, interceptores, estações elevatórias, emissários, estação de tratamento, tipos de sistemas de esgotos, líquidos a esgotar; quantidade de líquidos a esgotar; hidráulica dos coletores de esgoto, tipos de tratamento de águas residuárias, disposição final e reuso de águas residuárias; Orçamento de projetos de obras de saneamento; Análise técnica de projetos; Noções de instalações prediais: instalações prediais de água fria; instalações prediais de esgoto sanitário; fossas sépticas: emprego, funcionamento, dimensionamento; disposição do efluente das fossas sépticas: sumidouro, valas de infiltração e filtração: emprego, funcionamento, dimensionamento e teste de percolação; Saneamento Ambiental: ciclo hidrológico, recursos hídricos naturais, captação e abastecimento de águas, reserva de água: poço, cisternas, reservatórios; tratamento da água: fervura, desinfecção, filtração; distribuição de água; excretas, decomposição, destino; lagoas de estabilização: emprego, funcionamento, localização, dimensionamento; resíduos sólidos: classificação, características, acondicionamento, coleta, transporte e destinação final; Portaria 518/2004 do Ministério da Saúde; Resolução CONAMA 357/2005; Lei Federal 11.445/2007 (Lei do Saneamento Básico).

l) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE TÉCNICO(A) QUÍMICO(A):

Propriedades dos Materiais: Estados físicos e mudanças de estado. Variações de energia e do estado de agregação das partículas. Cor, aspecto, cheiro e sabor, temperatura de fusão, temperatura de ebulição, densidade e solubilidade. Substâncias puras e critérios de pureza. Misturas homogêneas e heterogêneas. Métodos de separação. Periodicidade Química: Potencial de ionização e afinidade eletrônica. Periodicidade das propriedades macroscópicas: temperaturas de fusão e ebulição, caráter metálico de substâncias simples. Ligações Químicas e Interações Intermoleculares: Propriedades de Substâncias e Soluções: correlação com os modelos de ligações químicas e de interações intermoleculares. Modelos de ligações químicas e interações intermoleculares. Substâncias iônicas, moleculares, covalentes e metálicas. Funções Inorgânicas: Conceitos, notação e nomenclatura de óxidos, ácidos, bases e sais comuns. Propriedades. pH: conceito, escala, uso, cálculo de pH. Reações de neutralização. Reações Químicas e Estequiometria: Reação química: conceito e evidências. Equações químicas: balanceamento e uso na representação de reações químicas comuns. Massa atômica, mol e massa molar: conceitos e cálculos. Aplicações das leis de conservação de massa, das proporções definidas e do princípio de Avogadro. Cálculos estequiométricos. Soluções Líquidas: Soluções e solubilidades. O efeito da temperatura na solubilidade. Concentração de soluções. Cálculos. Técnicas de preparo de soluções. Termoquímica: Os princípios da Termodinâmica. Obtenção de calores de reação por combinação de reações químicas; a Lei de Hess. Cálculos. Produção de energia pela queima de combustíveis: carvão, álcool e hidrocarbonetos. Aspectos químicos e efeitos sobre o meio ambiente. Cinética: Fatores que afetam as velocidades das reações. Leis de velocidades. Cálculos de velocidades e ordem da reação. Energia de ativação. Equilíbrio Químico: Conceito. As características do equilíbrio. Equilíbrio químico e o princípio de Lê Chatelier. Cálculos de equilíbrio. Eletroquímica: Equações de reações de oxidação/redução: balanceamento e obtenção a partir daquelas referentes à semi-reações. Potencial de redução, série eletroquímica e cálculos de força motriz. Pilhas e eletrólise. Química Orgânica: Fórmulas moleculares e estruturais. Relações entre propriedades e estruturas. Notação e nomenclatura sistemática - IUPAC. Isomeria constitucional e estereoisomeria: identificação de isômeros constitucionais em substâncias alifáticas e aromáticas, identificação de diasteroisômeros em substâncias cíclicas. Reações orgânicas: de compostos alifáticos insaturados: adição de H2 e Br2; de álcoois: oxidação e eliminação; de aldeídos e cetonas: oxidação e redução; de esterificação e de saponificação. Laboratório Químico: Utilização de equipamentos e vidrarias comuns nos laboratórios químicos. Laboratório químico: regras de segurança.

5.2.3 ENSINO SUPERIOR COMPLETO:

Prova de Conhecimentos Gerais composta por 15 (quinze) questões a partir do seguinte programa: Língua Portuguesa: Interpretação de texto; Ortografia; Acentuação; Pontuação; Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio; Preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem; Vozes Verbais: Ativa e Passiva; Colocação pronominal; Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal; Crase; Sinônimos e antônimos; Sentido próprio e figurado das palavras.

Matemática: Números Reais: Conjuntos Numéricos, Desigualdade, Valor Absoluto, Intervalos; Equação de 1º e de 2º grau; Equações exponenciais; Inequações de 1º e de 2º grau; Funções: Definição, Gráficos, Operações, Funções Elementares: Constante, do 1° Grau, Modular, Quadrática, Polinomial e Racional; Funções Especiais: Exponencial, Logarítmica e Trigonométrica; Matrizes e resolução de sistemas lineares; Porcentagem; Regra de três simples e composta; Raciocínio Lógico; Resolução de Situações-Problema; Geometria; Trigonometria.

Microinformática: Sistema Operacional Windows XP Professional SP2 - Português, Windows Explorer, Internet (browsers/navegadores) e Ferramentas do Pacote Microsoft Office Professional 2007 - Português (Word, Excel e PowerPoint).

Prova de Conhecimentos Específicos composta por 15 (quinze) questões a partir do seguinte programa:

a) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE ADVOGADO(A):

DIREITO CONSTITUCIONAL: Constituição: conceito; tipos e princípios fundamentais; Poder Constituinte; In­constitucionalidade das leis e atos normativos; Sistemas de controle; Direitos e garantias fundamentais; Di­reitos de Deveres individuais e coletivos; Direitos sociais; A nacionalidade; Os direitos políticos; Organização do Estado; Administração Pública; A segurança Pública; As finanças públicas; Noção de orçamento; Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101, de 04 de abril de 2000). DIREITO AMBIENTAL: Noções básicas. Legislações federais, defesas e recursos no âmbito administrativo, como também na esfera judicial; implicações penais; Legislação sobre saneamento básico. DIREITO ADMINISTRATIVO: A Administração Pública e os poderes estatais; Função administrativa; O regime jurídico administrativo; Princípios do direito administrativo e da Administração Pública Brasileira; Poderes da Administração Pública: hierárquico; discipli­nar, de polícia; regulamentar; Limites de sua atuação; Ato administrativo; Licitações Públicas: conceito prin­cípios, competência para legislar, dispensa e inexigibilidade, modalidades, procedimentos, recursos adminis­trativos; As Leis Federais nº 8.666/93, 8.883/94 e 8987/95; Contratos administrativos. Espécies: contrato de obra pública e prestação de serviços; contratos de fornecimento; concessão de serviço e obras púbicas; Contrato de Gestão; Consórcios e Convênios; Serviços Públicos; Órgãos Públicos; Processo Administrativo; Controles de Administração. DIREITO CIVIL: Espécies, eficácia no tempo e no espaço, retroatividade e irre­troatividade das leis, revogação interpretação; Das pessoas: conceito, capacidade, domicílio, desconsidera­ção da personalidade jurídica; Dos bens: classificação, bem de família; Fatos jurídicos; Negócios jurídicos; Da responsabilidade civil por danos causados ao meio ambiente, ao patrimônio artístico e cultural e ao con­sumidor; Da prescrição e da decadência. Da posse e sua classificação; Das obrigações por atos ilícitos; Da responsabilidade civil; Dos contratos e das várias espécies de contrato. DIREITO DO TRABALHO: Respon­sabilidade solidária; Contrato individual de trabalho; Particularidades em relação ao Poder Público; Remune­ração, salário mínimo, piso salarial, salário profissional, proteção, décimo-terceiro salário, adicionais, irreduti­bilidade e equiparação salarial; Duração do trabalho, jornada de trabalho, períodos de descanso, remuneração do serviço extraordinário, trabalho noturno repouso semanal e normas especiais de proteção ao trabalho da mulher; Licença a gestante e estabilidade; Direito Coletivo do trabalho; Convenção e acordo coletivo de trabalho; Processo trabalhista. DIREITO COMERCIAL: Do direito de empresa: da sociedade, es­pécies; Das sociedades comerciais: conceito, personalidade jurídica, tipos; Sociedades por quota de respon­sabilidade limitada: formação de seu nome, limite de responsabilidade dos sócios, poderes de gerência e sua delegação, posição dos sócios dissidentes; Sociedades por ações: formação de capital, limite de responsabi­lidade dos acionistas, órgãos societários. DIREITO PENAL: Dos crimes contra a Administração Pública; Cri­mes praticados por funcionários públicos; Noções gerais sobre peculato, emprego irregular de verbas ou rendas públicas concussão, corrupção passiva, prevaricação, condescendência criminosa, advocacia admi­nistrativa, abono de função, exercício funcional ilegal, violação do sigilo funcional; Dos crimes contra a Admi­nistração Pública: crimes praticados por particular; Noções gerais. DIREITO TRIBUTÁRIO: Poder tributário; Sistema tributário; Discriminação das rendas tributárias; Limitações constitucionais ao poder de tributar: prin­cípios da legalidade e anterioridade; Imunidades; Espécies tributárias: impostos, taxas, contribuição de me­lhoria e contribuições especiais; Preço público; Obrigação tributária; Espécies e elementos. DIREITO DE DEFESA DO CONSUMIDOR: Normas aplicáveis no âmbito do Código de Defesa do Direito do Consumidor.

b) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE ANALISTA DE COMPRAS E LICITAÇÕES:

Lei 8.666/93 - modalidade de licitação, limites, tipos de licitação, princípios, prazos, dispensa e inexigibilida­de, fase interna e externa do processo; Contratos - garantia de proposta e garantia de execução contratual, acréscimo contratual, prazos, revisão, reajuste e repactuação; Lei 10.520/2002 e Decreto 3.555/2000. Pre­gão - diferencial do pregão, adoção do pregão, tipos, bens e serviços comuns, funções do pregoeiro, termo de referencia, casos de obrigatoriedade (Decretos 5.504/2005 e 5.450/2005), credenciamento, sessão públi­ca, fases do certame, impugnação e recursos.

c) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS - PSICÓLOGO(A):

Psicologia: conceituação; principais correntes teóricas e áreas de conhecimento - motivação, aprendizagem, comunicação, liderança. O Psicólogo e as múltiplas áreas de intervenção: o Psicólogo e a saúde; o Psicólo­go e a educação; o Psicólogo e as instituições sociais e as organizações. Seleção e Orientação de pessoal: conceitos; objetivos; instrumentos e técnicas de seleção; os testes psicológicos; a entrevista; dinâmicas de grupo e jogos em seleção; elaboração de laudos psicológicos; orientação educacional e profissional. Treina­mento e Desenvolvimento: o comportamento humano nas organizações; a dinâmica das relações interpessoais; aconselhamento psicológico; conceitos básicos em treinamento de pessoal; técnicas de treinamento. Psicologia dos grupos: formas de atendimento grupal na organização pública; tipos de grupo; processos gru­pais; A Ética na prática da psicologia.

d) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS:

Legislação trabalhista - conceitos básicos de admissão, remuneração, benéficos e exoneração; metodologi­as de diagnóstico de necessidade de treinamento; modelos de desenhos de cargos (clássico, humanístico, contingencial); sistema de avaliação de desempenho; planejamento estratégico de gestão de pessoas; com­ponentes da remuneração; conceitos de administração de salários; métodos de remuneração.

e) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE ANALISTA DE SUPORTE:

Rede de Computadores Microsoft: Funcionamento de rede, incluindo TCP, DNS e IIS, Protocolos de internet (POP3, IMAP4, SMTP e HTTP); Microsoft Windows Server 2003: Criação e gerenciamento de contas, domí­nio, terminal server, grupo police e demais funções correlatas; Microsoft Exchange Server 2003: Instalação e Configuração, Recipients, Pastas públicas, Listas de endereços, Gerenciamento e armazenamento de da­dos, Recursos de Hardware, Back-up e Restore; SQL Server 2000: Instalação, Configuração, Administração e Solução de Problemas; Tecnologias de comunicação: Frame Relay, MPLS e equipamentos de comunica­ção (modens, roteadores, centrais telefônicas e software correlatos).

f) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE ANALISTA ECONÔMICO FINANCEIRO(A):

Noções básicas de economia; Noções gerais de Microeconomia: demanda, oferta, equilíbrio e alterações no equilíbrio do mercado; elasticidade; A produção e seus custos; Estruturas de mercado; Noções gerais de macroeconomia; Teoria da determinada da renda; Desemprego; Indicadores econômicos e financeiros; Lei nº 6.404 e legislação complementar; Balanço e demonstrações das variações patrimoniais; Métodos de avaliação de fluxo de caixa; Análise econômica e financeira; Lei da Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101, de 04 de abril de 2000); Lei nº 8.666/93; Lei nº 8.429/92; Matemática Comercial e Financeira: Taxas de Mark-up, Juros Simples, Juros Compostos, Taxas de Juros, Descontos, Séries Uniformes de Pagamentos (Sistema Price), Amortização, Fluxo de caixa, TIR - Taxa Interna de Retorno e VPL - Valor Presente Líquido.

g) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE ASSISTENTE SOCIAL:

Fundamentos Históricos do Serviço Social; Teoria da Ação em Serviço Social; Pesquisa Social Aplicada ao Serviço Social; Determinantes históricos e sociais do desenvolvimento de comunidade; As diretrizes políticas e sociais do Governo; A função do Serviço Social; Planejamento Social; Abordagem Individualizada em Ser­viço Social; Abordagem Grupal em Serviço Social; Ética Profissional em Serviço Social; Formação Social, Econômica e Política do Brasil; Relação Estado / Sociedade; Realidade social brasileira; gênero, etnia e vio­lência urbana; Pobreza e desigualdade social no Brasil. Elaboração, implementação, monitoramento e avali­ação de políticas e programas sociais: conceitos, metodologias e indicadores sociais.

h) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE AUDITOR(A) INTERNO(A):

Lei nº 6.404 e legislação complementar; Demonstrações Financeiras; Lei da Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101, de 04 de abril de 2000); Lei nº 8.666/93; Lei nº 8.429/92; Consolidação de demons­trações contábeis; Análise econômica e financeira; Imposto de Renda de Pessoa Jurídica; Contribuição So­cial sobre o Lucro líquido; IRRF; ISS; PIS; COFINS; Sistema de custos e informações gerenciais; Práticas e procedimentos de Auditoria; Planejamento Orçamentário; Matemática Comercial e Financeira: Taxas de Mark-up, Juros Simples, Juros Compostos, Taxas de Juros, Descontos, Séries Uniformes de Pagamentos (Sistema Price), Amortização, Fluxo de caixa, TIR - Taxa Interna de Retorno e VPL - Valor Presente Líqui­do.

i) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE BIÓLOGO(A):

Ecologia: funcionamento dos ecosistemas, nicho ecológico, dinâmica de populações; ecologia de comunida­des; Poluição ambiental; Biogeografia; Agroecologia; Noções de química geral; biologia geral e hidrologia; Limnologia; Lei nº 6.938 de 31/8/1981 (política Nacional de Meio Ambiente); Lei nº 9.605 de 1998 (crimes ambientais); Decreto nº 3.179/99 (regulamenta a lei nº 9605 de 18/7/2000) (sistema Nacional de unidades de Conservação da Natureza); Resolução do CONAMA nº 001/86 (EIA/RIMA); Resolução CONAMA 357/05 (Controle de Água Bruta; Portaria 518/04 (Controle da Qualidade da Água Tratada); Técnicas de Laboratório: higiene, organização e segurança em laboratório; Conhecimentos de aparelhos, instrumentos e utensílios para análises; Conhecimentos de aparelhos, instrumentos e utensílios para análises; Análises bacteriológi­cas e parasitológicas de água, esgoto e lodo ativado; Processos de Tratamento de Água e de esgotos; Pa­râmetros físico-químicos de água e de esgotos, tais como: cor, pH, turbidez e alcalinidade DBO, DQO, OD; Gestão e manejo dos recursos ambientais; Conhecimento de epidemiologia de veiculação hídrica; Noções relativas às normas ISO 9001/2008 e 14001.

j) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE ENGENHEIRO(A) AMBIENTAL:

Hidráulica; Geologia; Mecânica; Eletricidade Aplicada; Mecânica dos Solos; Recursos Naturais; Materiais e Corrosão; Hidrologia; Legislação Ambiental; mineralogia; Processos Químicos Industriais; Higiene e Segu­rança Industrial; Materiais Metálicos e Poliméricos; Biotecnologia; controle da poluição atmosférica; Trata­mento de Resíduos Sólidos; Tratamento de Águas de Abastecimento e Saúde ambiental; Estatística.

k) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE ENGENHEIRO(A) CIVIL:

Geologia Aplicada à Engenharia; Resistência dos Materiais; Topografia; Urbanismo; Hidráulica; Materiais de Construção; Teoria das Estruturas; Estradas; Hidrologia Aplicada; Mecânica dos Solos; Concreto Armado; Saneamento; Fundações; Planejamento; Orçamento e Controle de Obras; Planejamento Urbano; Sanea­mento Urbano; Equipamentos Urbanos; Gerenciamento na Construção Civil; Instalações Prediais; Tráfego e Transporte; Cadastro Fiscal Imobiliário.

l) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE ENGENHEIRO(A) DE SEGURANÇA DO TRABALHO:

Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações; Higiene do Trabalho; Proteção do Meio Ambiente; Proteção contra Incêndios e Explosões; Gerência de Riscos; Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento; Administração Aplicada à Engenharia de Segurança; O Ambiente e as Doenças do Trabalho; Ergonomia; Legislação e Normas Técnicas; Estatística.

m) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE ENGENHEIRO(A) MECÂNICO:

Resistência dos materiais; Hidráulica; Elementos de construção de máquinas; Tecnologia dos materiais; En­saios mecânicos; Desenho técnico mecânico; Máquinas operatrizes; Eletrotécnica geral; Tecnologia de sol­dagem; Conceitos e fundamentos aplicados à manutenção industrial; Conceitos sobre gerenciamento de pro­jetos e recursos; Conceitos sobre Normas de Segurança do Trabalho e proteções na área de instalações mecânicas.

n) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE GEÓGRAFO(A):

Conceito e natureza jurídica do município. Administração e organização do município na ordem constitucio­nal. Sistemas de sustentação natural e seu aproveitamento, desenvolvimento e preservação. Tratamento administrativo e legal dos recursos naturais. Planejamento físico do sistema de sustentação natural dos nú­cleos urbanos e rurais. Cartografia básica, temática e fotointerpretação. Análise demográfica. Fatores locaci­onais para o planejamento econômico. Regionalização e regiões. Urbanismo, geografia urbana, estruturas e sistema urbano. Sistemas de informações, pesquisa sócio-econômicas e planejamento urbano. Atribuições técnicas do geógrafo de acordo com sua regulamentação profissional.

o) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE JORNALISTA:

Teoria da Comunicação; A Comunicação e os Meios de Comunicação; Comunicação de Massa/Indústria Cultural; O texto jornalístico: características, estrutura; Técnicas de redação jornalística; Técnicas de entre­vista e reportagem; Texto opinativo, informativo, interpretativo; As informações e sua extensão; As diversas formas de jornalismo; Elaboração de pauta; Produção de releases, comunicados, notas oficiais, etc.; Veícu­los de Comunicação Internos e Externos; O perfil do profissional; Ética no jornalismo; Ética e Informação; Assessoria de Imprensa; O papel do Assessor de Comunicação/Imprensa; Clipping, Clipping Eletrônico; Co­municação Empresarial; Comunicação Integrada; Planejamento e elaboração de planos de comunicação; Jornalismo Científico; Comunicação e jornalismo nas novas mídias; Perfil do jornalismo com o advento das novas tecnologias; Webjornalismo.

p) CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE SECRETÁRIO(A) EXECUTIVO(A):

Conhecimentos básicos de Administração, Psicologia, Sociologia e Informática. Postura Profissional e ge­renciamento de equipes; Redação de documentos; Gerenciamento de informações; Organização de arquivo; Planejamento e organização de eventos; Relações entre Secretariado, Relações Públicas e Assessoria de Imprensa. Ética profissional.

6. DA PRESTAÇÃO DAS PROVAS OBJETIVAS

6.1 A aplicação das provas está prevista para o dia 03 de junho de 2012;

6.2 Havendo alteração da data prevista, as provas poderão ocorrer em sábados ou domingos ou feriados;

6.3 O candidato deverá consultar a partir do dia 29 de maio de 2012 no "site" www.sociesc.org.br/concursos o local, data e horário das provas;

6.4 Somente será admitido para realizar a prova o candidato que estiver munido de documento original de identidade;

6.4.1 Serão considerados documentos de identidade as carteiras e/ou cédulas de identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores ou por Ordens e Conselhos de Classe e Carteira Nacional de Habilitação (com foto);

6.4.2 Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia da realização das provas, documento original de identidade por motivo de perda, roubo ou furto, deverá apresentar o registro original de Boletim de Ocorrência expedido por Órgão Policial no prazo máximo de 30 (trinta) dias, devendo o candidato ser identificado em formulário específico com coleta de sua assinatura e impressão digital e Boletim anexo;

6.4.3 Não serão aceitos, por serem documentos destinados a outros fins, Boletim de Ocorrência expedidos a mais de 30 (trinta) dias, Protocolos, Certidão de Nascimento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação (sem foto), Carteira de Estudante, Crachás, Identidade Funcional de natureza pública ou privada e/ou qualquer outro documento não especificado no item 6.4.1;

6.4.4 Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir a identificação do candidato com clareza.

6.5 Ao candidato só será permitida a realização da prova na data, no local e horário constantes no Edital; 6.5.1 Não será admitido no local de prova o candidato que se apresentar após o horário determinado;

6.5.2 Não haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado, para justificar o atraso ou a ausência do candidato;

6.5.3 O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização da prova objetiva munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta e comprovante de inscrição, bem como do documento original de identidade, conforme disposto no item 6.4.1;

6.5.4 A prova terá duração máxima de 3 (três) horas. Não será concedido tempo adicional seja qual for o motivo alegado.

6.6 Durante as provas não serão permitidas consultas bibliográficas de qualquer espécie, nem a utilização ou porte de calculadora, relógio, pager, telefone celular ou qualquer outro equipamento eletroeletrônico;

6.7 No ato da realização das provas objetivas, serão fornecidos o Caderno de Questões e a Folha Definitiva de Respostas. O candidato não poderá retirar-se da sala de prova levando qualquer um desses materiais, sem autorização e acompanhamento do fiscal;

6.7.1 O candidato lerá as questões no Caderno de Questões e marcará suas respostas na Folha Definitiva de Respostas;

6.7.2 Ao terminar seu preenchimento, o candidato entregará ao fiscal o Caderno de Questões e a Folha Definitiva de Respostas;

6.7.3 Não serão computadas questões não respondidas, nem questões que contenham mais de uma resposta (mesmo que uma delas esteja correta), emenda ou rasura, ainda que legível. Não deverá ser feita nenhuma marca fora do campo reservado às respostas ou à assinatura, pois qualquer marca poderá ser lida pelas leitoras óticas, prejudicando o desempenho do candidato;

6.7.4 Os candidatos somente poderão se retirar do local das provas objetivas, após 1h30min (uma hora e trinta minutos) do início das mesmas;

6.7.5 O candidato somente poderá retirar-se do local de realização da prova levando o caderno de provas após 02h45min (duas horas e quarenta e cinco minutos) do início das mesmas;

6.7.6 Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala de prova somente poderão entregar as respectivas provas e se retirarem do local, simultaneamente.

6.8 Será excluído do Concurso Público o candidato que, além das hipóteses previstas neste Edital:

a) Se apresentar após o horário estabelecido para a realização da prova;

b) Se apresentar para a prova em outro local que não seja o previsto no edital;

c) Não comparecer à prova, seja qual for o motivo alegado;

d) Não apresentar um dos documentos de identidade exigidos nos termos deste edital, para a realização da prova;

e) Se ausentar da sala de prova sem o acompanhamento de um fiscal;

f) Se ausentar do local de prova antes de decorrido o prazo mínimo de 1h30min (uma hora e trinta minutos) do início da prova;

g) For surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de calculadoras, livros, notas ou impressos não permitidos;

h) Estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletroeletrônico (calculadora, relógio, pager, telefone celular, etc.);

i) Lançar mão de meios ilícitos para execução da prova;

j) Não devolver integralmente o material solicitado;

k) Recusar-se a proceder a autenticação digital do cartão resposta ou de outros documentos;

l) Tornar-se culpado de incorreções e/ou descortesias com qualquer membro da equipe encarregada da realização das provas;

m) Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

6.9 O Gabarito Preliminar das Provas, será publicado no "site" www.sociesc.org.br/concursos da SOCIESC até as 23h59min do dia de aplicação das mesmas.

7. DAS PROVAS PRÁTICAS

7.1 Haverá Prova Prática para o cargo de Operador de Estação, onde serão avaliados os conhecimentos e/ou habilidades dos candidatos quanto às atividades inerentes do cargo em questão;

7.2 Serão convocados para as provas práticas previstas no item 4.1, os candidatos aprovados nas provas objetivas, pré-classificados até 25 (vinte e cinco) vezes o número de vagas previsto para o cargo;

7.2.1 Havendo empate na última posição da pré-classificação, para aplicação do item 7.2, serão convocados todos os candidatos com a mesma média;

7.2.2 Os candidatos pré-classificados para a prova prática serão convocados por edital publicado na internet com pelo menos 05 (cinco) dias de antecedência à data de sua realização, sendo naquele informada a data, local e horário de realização da prova;

7.2.3 Do edital de convocação constará apenas a nominata dos candidatos, em ordem alfabética, seu número de inscrição, o local de realização de sua prova, e a menor nota dentre os candidatos pré-classificados, não sendo, portanto divulgadas nesta ocasião, as notas da prova objetiva dos candidatos individualmente;

7.2.4 As provas práticas serão avaliadas através do conceito "APTO" e "NÃO APTO";

7.2.5 Serão considerados aprovados na prova prática os candidatos que obtiverem o conceito "APTO";

7.2.6 As provas práticas serão realizadas pela SOCIESC com suporte técnico da Companhia Águas de Joinville.

8. DO JULGAMENTO DAS PROVAS

8.1 A Prova Objetiva terá caráter eliminatório e classificatório. Será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, conforme fórmula:

Pontos da Prova Objetiva = NACG X 2,66 + NACE X 4

Onde:

NACG = Número de Acertos na Prova de Conhecimentos Gerais

NACE = Número de Acertos na Prova de Conhecimentos Específicos

8.2 Será considerado habilitado o candidato que obtiver acerto em ao menos 50% (cinquenta por cento) das questões de cada prova (Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos) e classificado até as posições limite:

a) 25 (vinte e cinco) vezes o número de vagas ofertadas, para os cargos em que não houver previsão de prova prática;

b) 50 (cinquenta) classificados para cargos em "Reserva Técnica";

c) Havendo empate na última posição da classificação, serão considerados habilitados todos os candidatos com a mesma média;

d) Todos os que forem considerados "aptos" na prova prática, para o cargo de Operador de Estação.

8.3 Serão reprovados os candidatos que, mesmo tendo obtido a nota mínima nas provas, não obtiverem classificação até a posição limite referida no item anterior (8.2).

8.4 Os candidatos considerados habilitados serão ordenados e classificados, em função do nível/cargo a que concorrer, segundo a ordem decrescente da nota da prova objetiva.

9. DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

9.1 Os candidatos habilitados serão classificados em ordem decrescente da nota final, em listas de classificação para cada cargo;

9.2 Na hipótese de igualdade de nota final terá preferência, sucessivamente, na ordem de classificação, o candidato que:

a) Possuir idade superior a 60 (sessenta) anos ( Art 27, parágrafo único do Estatuto do Idoso - Lei 10.741/2003)

b) obtiver maior nota na prova de Conhecimentos Específicos;

c) obtiver maior nota na prova de Língua Portuguesa;

d) obtiver maior nota na prova de Matemática;

e) possuir idade mais elevada.

10. DOS PEDIDOS DE REVISÃO E DOS RECURSOS

10.1 É admitido pedido de revisão quanto:

a) à formulação das questões objetivas e respectivos quesitos;

b) à opção considerada como certa nas provas objetivas.

10.2 É admitido pedido de recurso quanto aos resultados finais do Concurso Público;

10.3 O candidato que desejar interpor pedido de revisão quanto à formulação das questões e respectivos quesitos ou quanto à opção considerada como certa na prova objetiva (itens 10.1.a e 10.1.b) deverá fazê-lo, na forma do ítem 10.4, em até 2 (dois) dias úteis após a publicação dos gabararitos das provas, devendo protocolá-los junto a SOCIESC Campus Marquês de Olinda à Rua Gothard Kaesemodel, 833, bairro Anita Garibaldi, Joinville-SC no horário das 8h00min às 12h00min e das 13h00min às 17h00min, com a menção expressa que se relacionam a este Edital;

10.4 O pedido de revisão deverá obedecer ao padrão estabelecido na Internet no endereço eletrônico www.sociesc.org.br/concursos, devendo ser observados, entre outros, os seguintes requisitos:

a) ser digitado e assinado em duas vias;

b) ser fundamentado;

c) ser apresentado em folhas separadas, para questões diferentes, quando for o caso.

10.5 Os pedidos de revisão que não estiverem de acordo com o disposto nos itens acima serão preliminarmente indeferidos;

10.6 Não serão aceitos pedidos de revisão interpostos por fac-símile, telex, internet, ou qualquer meio postal, sendo que os intempestivos serão desconsiderados e os inconsistentes ou em desacordo com o modelo, constante no endereço eletrônico www.sociesc.org.br/concursos, serão indeferidos;

10.7 No caso de alteração na indicação da resposta correta de uma questão no gabarito preliminar, o mesmo será alterado para a forma correta no gabarito definitivo;

10.8 Em caso de anulação de questão(ões), os pontos a ela(s) correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos;

10.9 Após a avaliação pela Banca de Provas os resultados dos mesmos serão expressos como "Deferido" ou "Indeferido";

10.10 A listagem com os resultados dos Pedidos de Revisão será publicada na Internet, no endereço eletrônico www.sociesc.org.br/concursos, e dela constará as seguintes informações: cargo, número da questão, número de inscrição e resultado;

10.11 Os recursos relativos ao item 10.2 deverão ser protocolados junto à SOCIESC Campus Marquês de Olinda à Rua Gothard Kaesemodel, 833, bairro Anita Garibaldi, Joinville-SC no horário das 8h00min às 12h00min e das 13h00min às 17h00min, em até 2 (dois) dias úteis após a publicação do respectivo aviso ou ato, com a menção expressa que se relacionam a este Edital;

10.12 Somente serão apreciados os recursos expressos em termos convenientes e que apontarem as circunstâncias que os justifiquem, bem como tiverem indicados o nome do candidato, número de sua inscrição e cargo;

10.13 O pedido de revisão ou recurso interposto fora do respectivo prazo não será aceito, sendo para tanto considerada a data do respectivo protocolo;

10.14 Serão preliminarmente indeferidos:

a) Pedidos de revisão ou recursos que o teor seja desrespeitoso com a Banca de Provas;

b) Pedidos de revisão ou recursos impetrados em desacordo com as regras e procedimentos deste Capítulo do Edital;

c) Pedidos de revisão ou recursos sem a devida fundamentação;

d) Pedidos de revisão ou recursos intempestivos.

11. DA COMPROVAÇÃO DE PRÉ-REQUISITOS

11.1 Após a homologação do resultado do concurso, a Companhia Águas de Joinville convocará apenas os candidatos habilitados, de acordo com sua necessidade e de acordo com a lista de classificação, para comprovação dos pré-requisitos exigidos, conforme explicitado no Anexo I deste Edital;

11.2 A convocação dos candidatos será feita por telegrama;

11.3 Os candidatos convocados deverão apresentar à comissão avaliadora, na data, horário e local indicado, os seguintes documentos, originais ou autenticados:

a) Carteira de Trabalho e Previdência Social original;

b) Carteira de Identidade;

c) Cadastro de Pessoa Física - CPF;

d) Comprovação de Escolaridade;

e) Curriculum Vitae;

f) Comprovação de Experiência conforme especificado no item 11.4;

g) Registro Profissional no órgão de classe, quando o cargo exigir;

h) Carteira Nacional de Habilitação, quando o cargo exigir;

i) Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição (se houve dois turnos, o candidato deve apresentar os dois comprovantes);

j) Comprovação de estar quite com o Serviço Militar (para candidatos do sexo masculino);

k) Certidão Negativa de Antecedentes Criminais do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, ou do Estado onde residiu nos últimos 5 (cinco) anos;

l) Certidão Negativa de Antecedentes Criminais do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Santa Catarina, para os candidatos que foram Policiais Militares.

11.4 A Comprovação da Experiência exigida conforme descrito no Anexo I deste Edital dar-se-a mediante a apresentação dos seguintes documentos:

a) Registro em Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Declaração da Empresa onde presta ou prestou serviços ou Contrato de Trabalho ou Recibos de Pagamento, desde que contenham o cargo ou função exercida pelo candidato, em papel timbrado, contendo CNPJ/MF e assinatura da Gerência, com firma reconhecida;

b) Registro/Inscrição na Prefeitura Municipal e comprovante de Contribuição Previdenciária, acompanhados de Declaração da Prestação de Serviços para cliente(s), no caso de autônomos;

c) Para o cargo de advogado, além do disposto nas alíneas anteriores, poderá ser utilizado para comprovação do efetivo exercício da atividade de advocacia, cópias autenticadas de atos privativos de advogado praticados junto a órgãos do Poder Judiciário.

11.5 Não será computado como experiência profissional, o tempo de estágio;

11.6 A não comprovação de quaisquer dos pré-requisitos definidos para o cargo, mediante documentação específica, acarretará na desclassificação e conseqüente eliminação do candidato;

11.7 Não serão aceitos recursos interpostos quanto aos resultados da comprovação de pré-requisitos proferidos pela comissão avaliadora.

12. DO EXAME MÉDICO PRÉ-ADMISSIONAL E AVALIAÇÃO DO PERFIL PSICOLÓGICO

12.1 Concluídas as etapas anteriores, os candidatos serão submetidos ao Exame Médico Pré-admissional e à Avaliação do Perfil Psicológico, que serão realizados com base nas funções inerentes ao cargo, considerando-se as condições de saúde desejáveis ao exercício das mesmas, incluindo-se entre eles, os portadores de deficiência;

12.2 Apenas serão encaminhados para contratação os candidatos aprovados no Exame Médico Pré-admissional e na Avaliação do Perfil Psicológico;

12.3 O Exame Médico Pré-admissional e a Avaliação do Perfil Psicológico serão realizados pela Companhia Águas de Joinville ou, se necessário, por entidades credenciadas pela mesma;

12.4 Não serão aceitos recursos interpostos quanto aos resultados do Exame Médico, da Avaliação do Perfil Psicológico e de outros procedimentos Pré-admissionais.

13. DA CONTRATAÇÃO

13.1 Serão convocados para contratação somente os candidatos aprovados em todas as etapas estabelecidas no Capítulo 4 - DAS ETAPAS DO CONCURSO PÚBLICO, Capítulo 11 - DA COMPROVAÇÃO DE PRÉ-REQUISITOS e Capítulo 12 - DO EXAME MÉDICO PRÉ-ADMISSIONAL E AVALIAÇÃO DO PERFIL PSICOLÓGICO;

13.2 A contratação do candidato habilitado, ocupante de cargos, empregos, funções ou mesmo aposentados no âmbito do serviço público municipal, federal e estadual, fica condicionada ao cumprimento do artigo 37, parágrafo 10, da Constituição Federal.

14. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

14.1 A inscrição do candidato importa no conhecimento das presentes instruções e na aceitação das condições do Concurso Público, tais como se acham estabelecidas neste Edital;

14.2 Para atender conveniências administrativas, a Companhia Águas de Joinville poderá alterar o seu Plano de Cargos e Salários vigente. Todos os parâmetros considerados para as presentes instruções se referem aos termos do regulamento em vigor. Qualquer alteração porventura ocorrida no atual sistema, por ocasião da admissão ou readmissão de candidatos, significará, por parte destes, a integral e irrestrita adesão ao novo Plano de Cargos e Salários;

14.3 O(a) candidato(a) convocado(a) para a realização de qualquer fase vinculada a este Concurso Público e que não a atender, no prazo estipulado pela Companhia Águas de Joinville, será considerado(a) desistente, sendo automaticamente excluído(a) deste Concurso Público;

14.4 A inexatidão de afirmativas e/ou irregularidades de documentos, ainda que verificada posteriormente, eliminará o candidato do Concurso Público, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição;

14.5 Sem prejuízo das sanções criminais cabíveis, poderá ser anulada a inscrição ou a prova do candidato, se verificada falsidade de declaração ou irregularidade na prestação da prova;

14.6 A homologação do resultado deste Concurso Público será efetuada por cargo ou por grupos, a critério da Companhia Águas de Joinville;

14.7 Este Concurso Público terá validade de 2 (dois) anos a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período;

14.8 Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação no Concurso Público, valendo para esse fim, a portaria de homologação do concurso;

14.9 Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, ou até a data da convocação dos candidatos para a prova correspondente, circunstância que será mencionada em Edital ou aviso a ser publicado;

14.10 A aprovação do candidato neste Concurso Público não implicará na obrigatoriedade da sua contratação, cabendo à Companhia Águas de Joinville o direito de preencher somente o número de vagas estabelecido neste edital;

14.11 Todos os avisos e resultados do Concurso Público serão publicados no "site" www.sociesc.org.br/concursos, e/ou Jornal do Município de Joinville;

14.12 Os casos não previstos, no que tange a realização deste concurso público, serão resolvidos conjuntamente pela SOCIESC e pela Companhia Águas de Joinville.

Joinville, 13 de abril de 2012

Luiz Alberto de Souza
DIRETOR PRESIDENTE

CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2012
ANEXO 1- CÓDIGOS, CARGOS, NÍVEIS, VAGAS, SALÁRIOS MENSAIS INICIAIS, PRÉ-REQUISITOS (ESCOLARIDADE MÍNIMA EXIGIDA E EXPERIÊNCIA MÍNIMA EXIGIDA) E DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO.

Cargos de Nível Superior

Código - CargoNº de
Vagas
Salário Mensal Inicial em R$ (reais)Salário Mensal de Efetivação em R$ (reais)Escolaridade MínimaExperiência Mínima (em meses)Descrição Sumária do Cargo
05.01 - ADVOGADO(A)RT**4.673,004.906,65Ensino Superior em Direito com Registro no Conselho de Classe e CNH Categoria B.06 meses de experiência comprovada no efetivo exercício da atividade de advocacia.Representar legalmente a companhia, judicialmente e extrajudicialmente, bem como emitir pareceres sobre assuntos de natureza jurídica.
04.15 - ANALISTA DE COMPRAS E LICITAÇÕESRT3.853,004.045,65Ensino Superior em Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Direito, Gestão Pública e CNH categoria B.06 meses em elaboração de editais de licitação, contratos administrativos e comprovação da participação em comissão de licitação.Executar atividades inerentes aos processos licitatórios e administrativos de contratos ligados a suprimentos; Comprar materiais e contratar serviços; Realizar cotações de preços; Elaborar editais de licitações; Emitir ordens de compra e serviços; Participar de comissões de licitação, bem como atuar como Presidente ou Pregoeiro.
04.04 - ANALISTA DE RECURSOS HUMANOSRT**3.230,003.391,50Ensino Superior em Administração, Gestão de Pessoas, Psicologia ou outra formação superior compatível e CNH categoria B.06 meses em processamento de folha de pagamento, admissão e demissão, ponto e demais sistemas de gestão de pessoas.Executar controles, propor ações, gerir sistemas de gestão de pessoas. Elaborar e processar folha de pagamento; Supervisionar processos de admissão/demissão, férias e do ponto, entre outros.
04.18 - ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS - PSICÓLOGO(A)RT**3.230,003.391,50Ensino Superior Psicologia, registro no Conselho de Classe e CNH categoria B.06 meses em aplicações de testes psicológicos, elaboração de laudos e gestão de programas na área de treinamento e desenvolvimento.Executar controles, propor ações, gerir sistemas de gestão de pessoas e elaborar e promover ações necessárias para o desenvolvimento sócio‑funcional dos empregados da Cia. Realizar avaliações psicológicas, aplicar testes psicológicos, emitir laudos e demais documentos compatíveis com o cargo.
04.10 - ANALISTA DE SUPORTERT**3.230,003.391,50Ensino Superior em Ciência da Computação ou Sistemas de Informação e CNH categoria B.06 meses atuando em ambiente de rede Microsoft e em atividades de especificação, planejamento, assistência e manutenção de softwares.Executar tarefas voltadas à especificação, planejamento, assistência à instalação, documentação e manutenção de softwares básicos, de apoio, de teleprocessamento e de comunicação de dados instalados na empresa, visando garantir o perfeito funcionamento do ambiente operacional e de comunicação de dados.
04.06 - ANALISTA ECONÔMICO FINANCEIRO(A)RT**3.230,003.391,50Ensino Superior em Administração, Economia ou Contabilidade com registro no respectivo conselho e CNH categoria B.06 meses na elaboração de diagnósticos, estudos, pesquisas e levantamentos de informações econômico-financeiras.Realizar diagnósticos, estudos, pesquisas e levantamentos de informações que forneçam subsídios à formulação de diretrizes, planos e ações à implantação, manutenção e funcionamento de atividades relacionadas à área econômico-financeira. Executar as operações econômicas e financeiras da Cia.
04.11 - ASSISTENTE SOCIALRT**2.721,002.857,05Ensino Superior em Serviço Social com registro no conselho de classe e CNH categoria B.06 meses em atividades de desenvolvimento e acompanhamento de programas sociais.Elaborar estudos de impacto social; Acompanhar os planos de ações sociais na execução de obras e desenvolver programas de cunho social para os empregados.
04.01 - AUDITOR(A) INTERNO(A)RT**4.673,004.906,65Ensino Superior em Contabilidade com registro no conselho de classe e CNH categoria B.06 meses em trabalhos de auditoria contábil, financeira, patrimonial e operacional em empresas.Planejar e executar trabalhos de auditoria de natureza contábil, financeira, orçamentária, patrimonial e operacional nas áreas, bem como verificar periodicamente se os procedimentos internos estão de acordo com as normas internas e legislação vigente.
04.08 - BIÓLOGO(A)RT* *3.230,003.391,50Ensino Superior em Biologia, com registro no conselho de classe e CNH categoria B.06 meses na realização de ensaios microbiológicos e análises laboratoriais.Definir procedimentos e realizar ensaios microbiológicos, além de análises físico-químicas.
05.03 - ENGENHEIRO(A) AMBIENTALRT**5.287,00*5.287,00*Ensino Superior em Engenharia Ambiental com registro no Conselho de Classe e CNH categoria B.06 meses em atividades de gestão ambiental e projetos ambientais e de apoio a áreas de operações, bem como inspecionando o cumprimento das normas e legislação vigentes.Elaborar relatórios técnicos ambientais sobre os sistemas de abastecimento de água e de esgoto,para fins de licenciamento ambiental e outros. Promover o controle da poluição nas atividades das áreas de atuação da Companhia Águas de Joinville. Planejar e executar ações de gestão ambiental.
05.04 - ENGENHEIRO(A) CIVILRT**5.287,00*5.287,00*Ensino Superior em Engenharia Civil com registro no Conselho de Classe e CNH categoria B.06 meses em elaboração de projetos e fiscalização de obras.Executar, analisar e acompanhar projetos, obras e serviços, bem como a fiscalizar quanto à regularidade ante as normas e legislações vigentes.
05.08 - ENGENHEIRO(A) DE SEGURANÇA DO TRABALHORT**5.287,00*5.287,00*Ensino Superior em Engenharia, com Especialização em Segurança do Trabalho, registro no Conselho de Classe e CNH categoria B.06 meses de atividades em programas de Segurança e de Medicina do Trabalho em empresas e na implementação de normas, procedimentos e planos de contingência.Estudar as instalações existentes na Companhia para avaliar riscos funcionais; elaborar relatórios técnicos de vistorias realizadas e de medidas adotadas; Consolidar programas de prevenção de riscos e de medicina do trabalho; Elaborar/implementar normas, procedimentos de segurança e planos de contingência. Analisar, propor e inspecionar a utilização de EPI's.
05.06 - ENGENHEIRO(A) MECÂNICORT**5.287,00*5.287,00*Ensino Superior em Engenharia Mecânica, registro no Conselho de Classe e CNH categoria B.06 meses ematividades de manutenção em equipamentos mecânicos, hidráulicos e pneumáticos.Orientar e executar serviços de manutenção em equipamentos mecânicos, hidráulicos e pneumáticos; Elaborar projetos e implantação de montagens na área de saneamento.
04.17 - GEÓGRAFO(A)012.721,002.857,05Ensino Superior em Geografia com registro no conselho de classe e CNH categoria B.Não.Elaborar levantamentos, estudos e pesquisas relacionadas ao âmbito da Geografia de interesse da empresa e, em especial, ao cadastro comercial e operacional da Companhia. Desenvolver atividades de geoprocessamento e sistemas de informações geográficas relacionadas a estes cadastros ou a projetos de expansão dos sistemas de água e esgoto.
04.02 - JORNALISTART**2.721,002.857,05Curso Superior em Comunicação Social - habilitação Jornalismo e CNH categoria B.Não.Realizar diagnóstico, estudos, pesquisas, entrevistas e levantamentos que forneçam subsídios às atividades relacionadas com a comunicação social. Interagir com a imprensa, órgãos de governo e público externo.
04.16 - SECRETÁRIO(A) EXECUTIVO(A)012.721,002.857,05Ensino Superior em Secretariado Executivo, registro no conselho de classe e CNH categoria B.06 meses secretariando executivos em organizações.Prestar assessoria nas atividades administrativas da direção da empresa e Órgãos Deliberativos (Conselhos e Acionistas).

Cargos de Nível Médio/Técnico

Código - CargoN° de VagasSalário Mensal Inicial em R$ (reais)Salário Mensal de Efetivação em R$ (reais)Escolaridade MínimaExperiência Mínima (em meses)Descrição Sumária do Cargo
01.03 - AGENTE ADMINISTRATIVO(A)RT**1.117,001.172,85Ensino MédioNão.Receber e atender ordens de compra/serviços, operacionalizando-as no sistema; Atender e intermediar contatos telefônicos; Recepcionar e prestar serviços de apoio a clientes, fornecedores e visitantes; Classificar documentos, distribuir e/ou efetuar o respectivo arquivamento; Executar trabalhos de digitação de documentos, textos, ofícios e memorandos; Prestar serviços aos clientes externos, tais como abertura de religações, fornecimento de segundas vias, alterações cadastrais entre outros; Controlar material de expediente e limpeza; Efetuar orçamentos; Participar na elaboração de termos de referência; Executar outras atividades correlatas.
01.04 - AGENTE COMERCIAL DE CAMPORT1.117,001.172,85Ensino Médio e CNH categoria AB.Não.Efetuar a leitura de hidrômetros, emitir e entregar simultaneamente faturas de água e esgoto, seguindo roteiro pré-estabelecido; desenvolver atividades para interrupção e religação no abastecimento de águas; atualizar dados do cadastro comercial. Realizar trabalhos em campo a pé, utilizando transporte coletivo, dirigindo automóvel e/ou moto quando solicitado, para execução das atividades. Instalar lacres nas caixas de proteção. Executar outras atividades correlatas.
01.05 - AGENTE COMERCIAL DE MEDIÇÃORT1.288,001.352,40Ensino Médio e CNH categoria AB.Não.Analisar e aferir o funcionamento adequado de hidrômetros em campo ou em laboratório através de testes em bancada; Substituir hidrômetros danificados ou reprovados nas aferições, recuperando-os quando possível; Emitir laudos técnicos das aferições efetuadas; Orientar clientes sobre dúvidas referentes à consumo e/ou vazamentos; Efetuar correção de dados cadastrais quando necessário; Receber e inspecionar hidrômetros novos e já utilizados;.
03.11 - DESENHISTA CADISTART1.758,001.845,90Ensino Médio e Curso Profissionalizante.06 meses em atividades de execução de desenhos de projetos, envolvendo detalhamentos de arquitetura e engenharia civil.Executar desenhos de projetos de sistemas de água e esgoto em AutoCAD; Atualizar, implementar, ampliar e corrigir cadastro da rede de abastecimento de água e coleta de esgoto; atuar na manutenção do cadastro comercial.
02.02 - ENCANADOR(A)RT1.288,001.352,40Ensino Médio e Curso Profissionalizante, com CNH categoria C.06 meses em atividades de instalação e manutenção de redes hidráulicas.Executar instalações, reparos e manutenção das redes de água e esgoto. Instalar e substituir hidrômetros e demais serviços de encanamento.
03.02 - FISCAL DE SERVIÇOSRT1.758,001.845,90Ensino Médio e CNH categoria AB.Não.Executar a fiscalização em campo de serviços planejados, bem com vistorias nas ligações de água e esgoto e demais serviços determinados pelo superior imediato.
02.03 - OPERADOR(A) DE ESTAÇÃORT2.006,002.106,30Ensino Técnico em Saneamento, Química ou Meio Ambiente, com Registro no Respectivo Conselho de Classe e CNH Categoria B.Não.Operar estação de tratamento de água e esgoto; Realizar analise laboratorial padrão de água e esgoto, dosagem de produtos químicos e controle de funcionamento de bombas de recalque; e demais atividades correlatas.
03.06 - TÉCNICO(A) QUÍMICO(A)RT**2.321,002.437,05Ensino Técnico em Química com Registro no Conselho de Classe e CNH categoria B.06 meses em atividades de análises laboratoriais.Efetuar coletas em campo e as análises bacteriológicas, físico-químicas e hidrobiológicas da água e esgoto, preparando soluções reagentes e emitindo laudos técnicos; Analisar qualidade de insumos.
03.10 - TÉCNICO(A) EM INFORMÁTICART**2.006,002.106,30Ensino Técnico em Informática e CNH categoria B.06 meses em manutenção de equipamentos de microinformática e de rede de teleinformática em ambiente de rede Microsoft.Executar tarefas voltadas à manutenção de equipamentos e instalação de softwares de microinformática e de rede de teleinformática, responsabilizando-se pela assistência técnica, manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos. Instalar e testar equipamentos adquiridos; controlar estoque de peças de reposição.
03.14 - TÉCNICO(A) EM LOGÍSTICART2.321,002.437,05Ensino Técnico em Logística e CNH Categoria B.06 meses em atividades de análise, programação e identificação de necessidades de suprimentos.Efetuar análise crítica do relatório de necessidade das áreas e identificar necessidades prévias de suprimentos; Elaborar levantamento de estoques e pendências de entrega por fornecedores; Planejar semanalmente a programação e reprogramação, conforme alterações da programação da solicitações de materiais efetuadas pelas áreas; Analisar estoque diário e controlar o nível de itens faltantes; Realizar a programação de materiais de maior valor agregado e/ou complexidade técnica, avaliar média de consumo, níveis de estoque, tempo de ressuprimento e condições dos fornecedores.
03.16 - TÉCNICO(A) EM EDIFICAÇÕES012.321,002.437,05Ensino Técnico em Edificações, com Registro no Conselho de Classe e CNH categoria B.06 meses em atividades de fiscalização de construções, reformas e outras obras civis e no desenvolvimento de planos de manutenção preventiva e corretiva em obras.Fiscalizar construções de reservatórios de água, estações de tratamento de água e esgoto, estações elevatórias e de recalque, reformas e outras obras civis executadas pela Companhia Águas de Joinville. Desenvolver plano de manutenção preventiva e corretiva das edificações. Realizar estudos de melhoria na infraestrutura dos sistemas de abastecimento de água e coleta de esgoto. Elaborar termos de referência e orçamento das obras civis a serem executadas. Auxiliar na elaboração de projetos de engenharia. Executar programas, acompanhar a operação e fiscalizar os serviços e obras dos sistemas de saneamento, em todas as fases. Dirigir veículo e operar máquinas e equipamentos relacionados com a atividade, quando necessário.
03.07 - TÉCNICO(A) EM SANEAMENTO072.321,002.437,05Ensino Técnico em Saneamento com Registro no Respectivo Conselho de Classe e CNH Categoria B.Não.Executar programas, acompanhar a operação e fiscalizar os serviços e obras dos sistemas de saneamento, em todas as fases. Diagnosticar o desempenho do abastecimento de água, esgotamento sanitário e processos laboratoriais, emitindo relatórios técnicos. Recomendar dosagens de produtos químicos. Acompanhar / realizar a instalação e montagem de novos equipamentos. Realizar estudos para controle de águas não contabilizadas, bem como pesquisar vazamentos. Executar serviços de aferição em macro medidores. Efetuar e coordenar manobras de abertura e fechamento de válvulas e comportas, rodízio de funcionamento de equipamentos, de acordo com orientação recebida. Elaborar procedimentos operacionais, instruções de trabalho e manuais de equipamentos junto com as demais equipes envolvidas, quando necessário. Dirigir veículo e operar máquinas e equipamentos relacionados com a sua atividade, quando necessário.

Cargos de Nível Fundamental

Código - CargoNº de VagasSalário Mensal Inicial em R$ (reais)Salário Mensal de Efetivação em R$ (reais)Escolaridade MínimaExperiência Mínima (em meses)Descrição Sumária do Cargo
01.07 - AUXILIAR TÉCNICO OPERACIONAL021.117,001.172,85Ensino Fundamental e curso profissionalizante ou de especialização em instalações hidráulicas e CNH categoria B.Não.Auxiliar/executar a instalação e remanejamento de ramais de ligação de água e esgoto; Auxiliar/executar a intervenção de cavalete e instalação e substituição de hidrômetros; Executar serviços de ampliação de rede incluindo a escavação manual de valas; Realizar vistorias; Efetuar a limpeza em reservatórios, decantadores e barragens; Desenvolver atividades auxiliares de operação nas unidades operacionais de sistemas de água ou esgoto; Efetuar manobras e descargas de redes; Executar pesquisas de vazamentos e vistorias em ligações de água e esgoto; Desenvolver atividades de operação de conjuntos moto­bombas em estações elevatórias; Efetuar limpeza dos equipamentos e do local de trabalho, incluindo pátios e demais instalações; Carregar/descarregar materiais e equipamentos; Executar a limpeza de grades e vertedouros e controlar o nível dos reservatórios; Auxiliar na execução de serviços de manutenção em redes e equipamentos; Realizar coleta de amostras; Registrar dados operacionais em sistemas informatizados; Executar outras atividades correlatas. Dirigir veículos.

Legenda:

RT = Reserva Técnica (Formação de Cadastro Reserva).

*Conforme Lei Federal 4.950-A de 1966, é garantida a remuneração equivalente a 8,5 salários mínimos para a categoria.

** Observado o Cadastro Reserva, referente ao Concurso Público 001/2008 válido até 24/06/2012 e para o cargo de Operador de Estação, o Concurso Público 002/2010, válido até 12/12/2012.

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