Prefeitura de São José - SC

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ

ESTADO DE SANTA CATARINA

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

EDITAL Nº 005/2012 - ALTERADO PELAS RETIFICAÇÕES I E II

Notícia:   São José - SC retifica o certame 005/2012

Abre inscrições e define normas para o Processo Seletivo destinado à formação de cadastro reserva para contratação em caráter temporário, de Docentes e Apoio Pedagógico, do Quatro de Pessoal do Magistério do Município de São José.

O Prefeito Municipal de São José e o Secretário Municipal de Educação tornam público que farão realizar Processo Seletiva para formação de cadastro reserva de Decentes que serão admitidos em caráter temporário para o ano letivo de 2013, nos termos do parágrafo 2º, do art. 78, da lei Orgânica Municipal e Lei Municipal nº 4.670, de 15 de setembro de 2008 e suas alterações.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Processo Seletivo será realizado sob a responsabilidade da Fundação de Estudos e Pesquisa Socioeconômicos- FEPESE, localizada no Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Trindade, CEP 88.040-900, Florianópolis, SC, telefones (48)) 3953 1000, 3953 1032 e-mail: educasaoojose@fepesee.org.br.

1.2 O edital do Processo Seletivo, os demais comunicados e avisos aos candidatos, a relação de inscritos, os gabaritos e provas, os julga mentos realizados, convocações e todos os demais atos do Processo Seletivo, serão publicados no sitio do Processo Seletivo na Internet: http://educasaojose.fepese.org.br.

1.3 Os documentos, requerimentos, recursos relacionados ao presente Processo Seletivo, salvo expressa determinação do edital, devem ser entregues pessoalmente ou por procurador devidamente constituído nos horários e locais abaixo determinados:

Posto de Atendimento 1 - FEPESE
Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima
Universidade Federal de Santa Catarina
88040-900-Trindade
Florianópolis, SC.

Horário de atendimento: Dias úteis das 8h às 17h.

Posto de Atendimento 2 - Município de São José
Prefeitura Municipal de São José
Avenida Acioni Souza Filho, nº 403,
Praia Comprida São José, SC.

Horário de atendimento: A partir de 5/11/2012-dias úteis das 9h às 17h.

1.4 A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na aceitação irrestrita das instruções e das condições do Processo Seletivo, tais como se acham estabelecidas neste Edital, bem como em eventuais aditamentos, comunicações, instruções e convocações relativas ao certame, que passarão a fazer parte do instrumento convocatório como se nele estivessem transcritos e acerca dos quais não poderá o candidato alegar desconhecimento.

1.5 O Processo Seletivo terá validade unicamente para o ano letivo de 2013.

1.6 A aprovação e classificação no Processo Seletivo não criam direito à imediata nomeação do candidato, que será concretizada na medida das necessidades do município e disponibilidades orçamentárias.

1.7 A prova escrita do presente Processo Seletivo será realizada na data provável de 09 de dezembro de 2012, no Município de São José.

2. CARGOS, CONDIÇÕES, ESCOLARIDADE, CARGA HORÁRIA E REMUNERAÇÃO.

2.1 São requisitos básicos para a inscrição, que deverão ser comprovados unicamente quando da nomeação:

1. Ser brasileiro;

2. Ter a idade mínima de 18 (dezoito) anos para o ingresso;

3. Estar em dia com o serviço militar;

4. Estar em gozo dos direitos políticos;

5. Estar legalmente habilitado para o exercício do cargo.

2.2 Os cargos objeto do presente Processo Seletivo, a carga horária e as exigências de escolaridade são descritas na tabela abaixo:

CARGO

ÁREA/DISCIPLINA

REQUISITOS E ESCOLARIDADE

2º PROFESSOR

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Licenciatura de Graduação Plena em Pedagogia com Habilitação em Educação Especial;ou Graduação Plena em Pedagogia.

Auxiliar de Ensino

LIBRAS

Licenciatura e/ou Bacharelado Letras LIBRAS; ou Graduação Plena com proficiência em Interpretação em LIBRAS; ou Graduação Plena com formação continuada em LIBRAS com no mínimo 80h.

Auxiliar de Ensino

EDUCAÇÃO INFANTIL

Licenciatura de Graduação Plena em Pedagogia.

Auxiliar de Ensino

ENSINO FUNDAMENTAL

Licenciaturas e Graduação Plena em Pedagogia.

Auxiliar de Sala

EDUCAÇÃO INFANTIL

Licenciatura de Graduação Plena em Pedagogia.

Professor

ALFABETIZAÇÃO- ANOS INICIAIS1º, 2º e 3º ANOS

Licenciatura de Graduação Plena em Pedagogia.

Professor

ALFABETIZAÇÃO - Educação de Jovens e Adultos

Licenciatura de Graduação Plena em Pedagogia

Professor

ANOS INICIAIS- 4º E 5º ANOS.

Licenciatura de Graduação Plena em Pedagogia.

Professor

ARTES

Licenciatura de Graduação Plena em Artes, Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Desenho ou Educação Artística.

Professor

ARTES VISUAIS

Licenciatura de Graduação Plena em Artes ou Educação Artística ou Artes Visuais ou Desenho.

Professor

BIOLOGIA

Licenciatura de Graduação Plena em Biologia;

Professor

CIÊNCIAS

Licenciatura de Graduação Plena em Ciências.

ProfessorCERÂMICALicenciatura de Graduação Plena em Artes, ou Educação Artística, ou Pedagogia com no mínimo 200 h cursos de aperfeiçoamento em Cerâmica.
ProfessorEDUCAÇÃO ESPECIAL/AEELicenciatura de Graduação Plena em Pedagogia com Habilitação em Educação Especial; ou Graduação Plena Pedagogia com ou cursando pós-graduação em Educação Especial; ou Licenciatura em Pedagogia com certificação de freqüência em curso de complementação/aprofundamento em Educação Especial.
ProfessorEDUCAÇÃO FÍSICA- ED. INFANTIL/ ENS. FUNDAMENTALLicenciatura de Graduação Plena em Educação Física.
ProfessorEDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL/ CONVENIADASLicenciatura de Graduação Plena em Pedagogia.
ProfessorESPANHOLLicenciatura de Graduação Plena em Espanhol ou Letras- habilitação em Espanhol.
ProfessorESPORTES COLETIVOSLicenciatura de Graduação Plena em Educação Física.
ProfessorCAPOEIRALicenciatura de Graduação Plena em Educação Física.
ProfessorLUTAS ESPORTIVASLicenciatura de Graduação Plena em Educação Física.
ProfessorDANÇALicenciatura de Graduação Plena em Educação Física ou Licenciatura Plena em Dança ou, Licenciatura Plena em Artes Cênicas ou Licenciatura em Artes com habilitação em Artes Cênicas.
ProfessorGINÁSTICA RÍTMICALicenciatura de Graduação Plena em Educação Física.
ProfessorTEATROHabilitado: Licenciatura de Graduação Plena em Educação Artística; ou Artes com Habilitação em Artes Cênicas.
ProfessorFILOSOFIALicenciatura de Graduação Plena em Filosofia.
ProfessorFÍSICALicenciatura de Graduação Plena em Física.
ProfessorGEOGRAFIALicenciatura de Graduação Plena em Geografia.
ProfessorHISTÓRIALicenciatura de Graduação Plena em História.
ProfessorINFORMÁTICABacharelado ou Licenciatura de Graduação em Informática; ou Informática Educacional.
ProfessorINGLÊSLicenciatura de Graduação Plena em Inglês ou Letras- habilitação em Inglês.
ProfessorLIBRAS/AEELicenciatura e/ou Bacharelado Letras LIBRAS; ou Graduação Plena Pedagogia Educação Especial e/ou com curso de complementação/aprofundamento em Educação Especial com formação continuada em LIBRAS com no mínimo 200h; ou Graduação Plena Pedagogia com formação continuada em LIBRAS com no mínimo 200h.
ProfessorMATEMÁTICALicenciatura de Graduação em Matemática.
ProfessorMÚSICA- CORAL/FLAUTALicenciatura de Graduação Plena em Educação Artística ou em Artes, com Habilitação em Música.
ProfessorMÚSICA - BANDAS E FANFARRAS- PERCUSSÃO/SOPRO/LINHA DE FRENTELicenciatura de Graduação Plena Educação Artística ou em Artes com Habilitação em Música; Licenciatura Plena em Pedagogia, Licenciatura Plena em Dança; Licenciatura Plena em Educação Artística ou em Artes, com Habilitação em Artes Cênicas.
ProfessorNOÇÕES DE DIREITOCurso superior de Direito.
ProfessorPORTUGUÊSLicenciatura de Graduação Plena em Português ou Letras- habilitação em Língua Nacional.
ProfessorQUÍMICALicenciatura de Graduação em Química.
ProfessorSOCIOLOGIALicenciatura de Graduação Sociologia.
ProfessorXADREZHabilitado: Licenciatura Plena em qualquer disciplina. Curso de Formação de Professor de Xadrez de no mínimo 20 horas.
ProfessorArtesanato - Artes AplicadasCurso de formação na disciplina específica com no mínimo 200 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
ProfessorArtesanato - Bordado a MãoCurso de formação na disciplina específica com no mínimo 200 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
ProfessorArtesanato Bordado a MáquinaCurso de formação na disciplina específica com no mínimo 200 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
ProfessorArtesanato - Corte e CabeloCurso de formação na disciplina específica com no mínimo 200 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
ProfessorArtesanato - Corte e CosturaCurso de formação na disciplina específica com no mínimo 200 horas e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
ProfessorArtesanato - Corte e Costura LingerieCurso de formação na disciplina específica com no mínimo 200 horas e Ensino Fundamental completo.
ProfessorArtesanato - CrivoCurso de formação na disciplina específica com no mínimo 200 horas e Ensino Fundamental completo.
ProfessorArtesanato - ManicureCurso de formação na disciplina específica com no mínimo 150 horas e Ensino Fundamental completo.
ProfessorArtesanato -PatchworkCurso de formação na disciplina específica com no mínimo 200 horas e Ensino Fundamental completo.
ProfessorArtesanato - Pintura em MadeiraCurso de formação na disciplina específica com no mínimo 200 horas e Ensino Fundamental completo.
ProfessorArtesanato - Pintura em PorcelanaCurso de formação na disciplina específica com no mínimo 200 horas e Ensino Fundamental completo.
ProfessorArtesanato - Pintura em TecidoCurso de formação na disciplina específica com no mínimo 200 horas e Ensino Fundamental completo.
ProfessorArtesanato - Pintura em TelaCurso de formação na disciplina específica com no mínimo 200 horas e Ensino Fundamental completo.
ProfessorArtesanato - TearCurso de formação na disciplina específica com no mínimo 200 horas e Ensino Fundamental completo.
ProfessorArtesanato - Tricô e CrochêCurso de formação na disciplina específica com no mínimo 200 horas e Ensino Fundamental completo.

2.2.1 Para os cargos de Auxiliar de Ensino- das áreas/ disciplinas Educação Infantil e Ensino Fundamental, Auxiliar de Sala, Professor dos anos iniciais Alfabetização e Educação Infantil, serão aceitos diplomas dos cursos de Magistério e Curso Normal Superior.

2.2.1 Para os cargos de Auxiliar de Ensino- das áreas/ disciplinas Educação Infantil e Ensino Fundamental, Auxiliar de Sala, Professor dos anos iniciais Alfabetização, Educação Infantil e 2º Professor - área Educação Especial, serão aceitos diplomas dos curso de Magistério e Curso normal Superior.

2.3 A comprovação da formação mínima exigida do candidato na área / disciplina de inscrição deverá ser feita, quando da convocação, com a apresentação de diploma devidamente registrado no órgão competente.

2.4 Os candidatos que não possuírem a escolaridade/ requisitos exigidos, poderão inscrever-se no processo seletivo, na qualidade de não habilitados, satisfazendo as seguintes condições:

1. Para o cargo de Professor de Teatro: Certificado de Conclusão de Nível Médio e Declaração de no mínimo 2 anos de atuação como Aluno ou Professor de Teatro, Certificado este expedido pela Instituição Educacional onde atuou.

2. Para o cargo de Professor de Música- coral/flauta: Certificado de Conclusão de Nível Médio e Declaração que comprove no mínimo 2 anos de atuação como Aluno ou Professor de CORAL / FLAUTA, Declaração esta que deverá ser expedida por Instituições Educacionais.

3. Para o cargo de Professor de Música - bandas e fanfarras- percussão/sopro/linha de frente: Certificado de Conclusão de Nível Médio e Declaração de no mínimo 2 anos de atuação como Aluno ou Professor de Bandas ou Fanfarras. Declaração esta expedida pela Instituição Educacional.

4. Para o cargo de Professor de Xadrez: Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Curso de Formação de Professor de Xadrez de no mínimo 20 horas.

5. Para o cargo de Professor das demais disciplinas: Diploma de curso de ensino médio ou declaração que esteja cursando a partir da 5ª fase da graduação na área/disciplinas específicas em que estejam se candidatando.

2.5 Não serão admitidas inscrições para candidatos não habilitados em Educação Física.

2.6 Os candidatos que se inscreverem para artes visuais, cerâmica, dança, capoeira, teatro, esportes coletivos, musica (coral e flauta), lutas esportivas e xadrez poderão atuar tanto na Educação Integral, no Mais Educação e Projetos escolares.

2.7 Vencimentos mensais:

CARGO

CARGA HORÁRIA

VENCIMENTO

AUXILIAR DE ENSINO

20 HORAS SEMANAIS

R$ 843,36

30 HORAS SEMANAIS

R$ 1.265,03

40 HORAS SEMANAIS

R$ 1.686,71

AUXILIAR DE SALA

30 HORAS SEMANAIS

R$ 1.088,25

PROFESSOR

20 HORAS SEMANAIS

R$ 773,09

30 HORAS SEMANAIS

R$ 1.159,64

40 HORAS SEMANAIS

R$ 1.546,17

PROFESSOR

Licenciatura Plena

20 HORAS/AULA

R$ 1.103,80

Licenciatura Curta

R$ 996,80

Ensino Médio

R$ 789,00

PROFESSOR ARTESANATO

20 HORAS SEMANAIS

R$ 685,64

40 HORAS SEMANAIS

R$ 1.371,30

2.8 O vencimento mensal dos professores será acrescido da gratificação de regência de classe, quando couber, correspondente ao percentual de 10% (dez por cento).

2.9 A escolaridade e demais exigências deverão ser comprovadas unicamente quando da nomeação.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1 A participação no Processo Seletivo iniciar-se-á pela inscrição, que deverá ser efetuada no prazo e nas condições estabelecidas neste edital.

3.2 A inscrição somente será efetuada via INTERNET, no endereço eletrônico do Processo Seletivo http://educasaojose.fepese.org.br no período entre as 12h do dia 1º de novembro 2012 e 16h do dia 30 de novembro de 2012.

3.3 O candidato só poderá se inscrever para um único cargo/ disciplina.

3.4 São de inteira responsabilidade dos candidatos os dados informados, bem como o correto preenchimento do Requerimento de Inscrição.

3.5 É de responsabilidade do candidato a atualização do endereço constante da inscrição. Sua eventual alteração deve ser comunicada até o dia 9/12/2012 por e-mail ou carta encaminhada à FEPESE e, após esta data, diretamente à Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de São José.

3.6 Para realizar a inscrição o candidato deverá proceder da seguinte maneira:

a) Acessar via Internet, o endereço eletrônico do Processo Seletivo: http://educasaojose.fepese.org.br;

b) Preencher integralmente o Requerimento de Inscrição;

c) Conferir atentamente os dados informados;

d) Imprimir o Requerimento de Inscrição;

e) Imprimir o Boleto Bancário referente à taxa de inscrição do cargo escolhido, e efetuar o pagamento em qualquer agência bancária, em postos de autoatendimento ou home banking, até o último dia de inscrições.

3.7 A taxa de inscrição é de R$ 50,00 (cinquenta reais) para todos os cargos e habilitações.

3.8 Os candidatos sem acesso à Internet poderão dispor de equipamentos e ter ajuda de pessoal treinado para orientar a sua inscrição na sede da FEPESE ou no Posto de Atendimento no Município de São José, cujos endereços e horários de funcionamento estão descritos no item 1.3 deste edital.

3.9 O atendimento aos candidatos é limitado à disponibilidade de pessoal e equipamentos, sendo ele o único responsável pelas informações prestadas e demais atos relativos à sua inscrição. Em determinados horários e dias poderá ocorrer a formação de filas. No último dia de inscrições só serão atendidos os candidatos que tiverem chegado aos locais determinados até às 16 horas.

8 3.10 Nos locais de atendimento aos candidatos não será possível efetuar o pagamento da taxa de inscrição.

3.11 A FEPESE e a Prefeitura Municipal de São José não se responsabilizarão por solicitação de inscrição não recebida por falhas de comunicação, congestionamento de linhas telefônicas ou outros fatores de ordem técnica que impossibilitarem a transferência dos dados, impressão dos documentos ou pagamento da taxa de inscrição no prazo determinado.

3.12 O pagamento da inscrição só poderá ser feito mediante a utilização do boleto de pagamento, com o respectivo código de barras, disponível no sitio do Processo Seletivo na Internet: http://educasaojose.fepese.org.br/. No caso de perda do boleto original uma segunda via poderá ser obtida no mesmo endereço.

3.13 O agendamento do pagamento e o respectivo demonstrativo não se constituem documentos comprobatórios do pagamento da taxa de inscrição.

3.14 Será cancelada a inscrição e anulados os atos decorrentes, do candidato que prestar declarações falsas, inexatas ou que não satisfizer a todas as condições estabelecidas neste edital, mesmo que o candidato tenha sido aprovado e que o fato seja constatado posteriormente.

3.15 A inscrição não poderá ser feita por qualquer outro meio. Também não será aceita inscrição condicional ou fora do prazo estabelecido.

3.16 Verificando-se mais de uma inscrição de um mesmo candidato, será considerada apenas a inscrição paga mais recente.

3.17 O valor referente ao pagamento da inscrição não será restituído.

3.18 - DA ISENÇÃO DE PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA DOADORES DE SANGUE

3.18.1 Será concedida a isenção da taxa de inscrição aos candidatos doadores de sangue ou que integrem Associação de Doadores e que contribua, comprovadamente para estimular de forma direta e indireta à doação.

3.18.2 Para ter direito à isenção o candidato deverá entregar na FEPESE ou em um Posto de Atendimento, até o dia 20 de novembro de 2012, requerimento de próprio punho pedindo a isenção da taxa de inscrição que deve ser acompanhado dos seguintes documentos:

1) Cópia do Requerimento de Inscrição.

2) Para o candidato doador de sangue: Documento expedido pela entidade coletora discriminando o número e a data em que foram realizadas as doações, não podendo ser inferior a 03 (três) vezes anuais.

3) Para o candidato integrante de Associação de Doadores: documento específico firmado por entidade coletora oficial ou credenciada, que deverá relacionar minuciosamente as atividades desenvolvidas pelo interessado declarando que o mesmo contribui para estimular a doação de sangue.

3.18.3 Não serão aceitos requerimentos entregues por qualquer outro meio.

3.18.4 O deferimento dos pedidos de isenção será publicado no sitio do certame na Internet na data provável de 23 de novembro de 2012.

3.18.5 Os candidatos que tiverem o seu pedido de isenção indeferido deverão, para participar do certame, efetuar o pagamento da taxa de inscrição na data determinada pelas normas do edital.

4. DOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

4.1 É assegurado às pessoas portadoras de deficiência o direito de inscrição neste Processo Seletivo, desde que suas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras.

4.2 Os portadores de deficiência integrarão lista de chamada especial e será convocado para nomeação 1 (um) candidato classificado na referida lista, a cada 9 (nove) candidatos chamados pela classificação geral.

4.3 Serão consideradas deficiências somente àquelas conceituadas na medicina especializada, de acordo com os padrões mundialmente estabelecidos, e que se enquadrem nas categorias descritas no artigo 4º do Decreto Federal nº 3.298/99, na Lei Estadual nº 12.870/04 e respectivas alterações.

4.4 No ato da inscrição, a pessoa portadora de deficiência deverá indicar, no espaço apropriado constante do Requerimento de Inscrição, sua deficiência e as condições especiais de que necessitar para realizar as provas.

4.5 O candidato portador de deficiência que necessitar de tempo adicional para realização das provas deverá requerê-lo no ato da inscrição e entregar, em um dos Postos de Atendimento, até o último dia de inscrições, laudo médico que justifique a necessidade de tempo adicional, firmado por médico especialista.

4.6 Após realizar sua inscrição pela INTERNET, todos os candidatos inscritos para as vagas reservadas aos portadores de deficiência deverão entregar em um dos Postos de Atendimento, até o último dia de inscrição, pessoalmente ou por procurador devidamente constituído, Laudo Médico com a descrição da deficiência e o respectivo enquadramento na CID (Classificação Internacional de Doenças).

4.7 Os candidatos portadores de deficiência aprovados no presente Processo Seletivo submeter-se-ão, quando convocados para contratação, a avaliação de equipe multiprofissional que terá a decisão terminativa sobre: a qualificação do candidato como deficiente ou não e o grau de deficiência, capacitante ou não para o exercício do cargo.

4.8 O candidato portador de deficiência participará deste Processo Seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo das provas, avaliação, critérios de aprovação, horário, data, local de aplicação e nota mínima exigida para os demais candidatos.

4.9 Na falta de candidatos classificados para as vagas reservadas aos portadores de deficiência, estas serão preenchidas pelos demais classificados com estrita observância da ordem de classificação.

4.10 O candidato que precisar de condições especiais, decorrentes de exigência médica, para acessar o local das provas ou para realizá-la, deverá indicar sua condição no requerimento de inscrição e entregar na sede da FEPESE, até o último dia de inscrições, requerimento com seus pedidos, acompanhado de laudo médico que justifique a condição especial e da cópia do requerimento de inscrição e do comprovante de pagamento da respectiva taxa de inscrição.

4.11 Os pedidos de condições especiais serão atendidos, respeitadas a viabilidade e a razoabilidade das petições.

4.12 Os candidatos serão comunicados, por aviso publicado no sitio do Processo Seletivo http://educasaojose.fepese.org.br/, na data provável de 3 de dezembro 2012, do deferimento ou não dos pedidos de condições especiais.

4.13 Os candidatos que desejarem usufruir os benefícios da Lei Municipal Nº 5006/2010, de 14/09/2010, deverão entregar na sede da FEPESE, até o dia 16 de novembro 2012, requerimento com seu pedido, acompanhado da documentação exigida na referida lei. A FEPESE publicará, na data provável de 20 de novembro 2012, aviso com o deferimento ou não dos pedidos dos candidatos.

4.14 A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas, além de requerer no formulário de inscrição atendimento especial, deverá levar no dia da prova um acompanhante maior de 18 anos. A criança ficará sob a sua guarda e responsabilidade em sala reservada para essa finalidade. No momento da amamentação a candidata poderá ausentar-se da sala em companhia de um fiscal. O tempo dispensado para a amamentação não será acrescido ao tempo normal da duração da prova.

5. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

5.1 As inscrições que preencherem todas as condições deste Edital serão homologadas e deferidas pela autoridade competente. O ato de homologação e a lista das inscrições não homologadas serão divulgados na data provável de 3 de dezembro 2012 no endereço eletrônico http://educasaojose.fepese.org.br/.

6. DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

6.1 O Processo Seletivo, para todos os cargos, constará de duas etapas: Primeira etapa: Prova escrita com questões objetivas de caráter classificatório; Segunda etapa: Prova de títulos de caráter classificatório.

7. DA PROVA ESCRITA

7.1 A prova escrita será realizada no dia 9 de dezembro 2012, com a duração de 3 (três) horas, conforme o cronograma abaixo, em locais que serão divulgados na data provável de 5 de dezembro de 2012, no sitio do Processo Seletivo na Internet: http://educasaojose.fepese.org.br.

EVENTO

HORÁRIO

Abertura dos portões para ingresso dos candidatos

14 horas

Fechamento dos portões (a partir deste horário não mais será permitida entrada de candidatos sob qualquer alegação).

14h50 minutos

Abertura dos envelopes e início da distribuição dos cadernos de provas aos candidatos.

14h50 minutos

Início da resolução da prova.

15 horas

Tempo mínimo para entrega da prova e ou retirada do candidato.

16 horas

Término da resolução da prova. A partir deste momento serão recolhidos os cadernos de prova e cartões dos candidatos remanescentes.

18horas

7.2 A prova escrita para o cargo de Professor - Artesanato terá 25 questões objetivas com 5 (cinco) alternativas de resposta cada uma, das quais uma única será a correta.

7.3 A prova escrita para os demais cargos/ áreas/ disciplinas terá 30 (trinta) questões objetivas com 5 (cinco) alternativas de resposta cada uma, das quais uma única será a correta.

7.4 As áreas de conhecimento sobre as quais versarão a prova, o número de questões, o valor de cada uma delas e a nota mínima exigida para classificação, constam no quadro abaixo:

7.4.1. Para Professor - Artesanato

Área de Conhecimento

Nº de questões

Valor da questão

Valor total

Nota mínima

Português

10

0,25

2,50

0,25

Conhecimentos da área/ disciplina

15

0,50

7,50

1,00

74.1. Para demais cargos/ disciplinas/ áreas de conhecimento

Área de Conhecimento

Nº de questões

Valor da questão

Valor total

Nota mínima

Português

5

0,10

0,50

0,10

Temas Atuais

5

0,10

0,50

0,10

Temas de Educação

10

0,40

4,00

0,80

Conhecimentos da área/ disciplina

10

0,50

5,00

1,00

7.5 Será classificado unicamente o candidato que obtiver a nota mínima constante do quadro acima.

7.6 Os programas sobre os quais a prova escrita será elaborada encontram-se em anexo a este Edital.

7.7 O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas no horário e data estabelecidos pelo edital munido de documento de identificação válido original, não sendo permitido o acesso ao local de prova do candidato que chegar após o horário determinado para seu início ou que não apresentar a devida identificação.

7.8 São considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública e pelo Corpo de Bombeiros Militar, pelos Conselhos e Ordens fiscalizadores de exercício profissional, passaporte, certificado de reservista, carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação, com foto.

7.9 Em caso de perda, furto ou roubo do documento de identidade original, o candidato deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias.

7.10 Só serão aceitos documentos no prazo de validade e em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato e sua assinatura.

7.11 O candidato só poderá ter consigo no local de prova a ele determinado:

a) Caderno de provas e cartão resposta;

b) Caneta esferográfica feita com material transparente com tinta de cor azul ou preta;

c) Documento de identificação e cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

d) Se assim o desejar: água acondicionada em vasilhame transparente sem rótulos ou etiquetas.

7.12 O candidato receberá para realizar a prova um caderno de questões e um cartão-resposta. Deve ler e conferir todos os dados, informações e instruções, bem como verificar se o caderno de questões corresponde ao seu nome, número de inscrição e disciplina para a qual se candidatou, se contem todas as questões e se está impresso sem falhas ou defeitos que possam comprometer a leitura e resolução da prova.

7.13 O candidato deverá transcrever para o cartão resposta, utilizando caneta de material transparente com tinta das cores azul ou preta, a alternativa correta de cada uma das questões.

7.14 A prova será corrigida unicamente pela marcação feita no cartão resposta e não terão validade, quaisquer anotações feitas no caderno de questões.

7.15 O cartão resposta não será substituído por erro do candidato.

7.16 Será atribuída nota 0,00 (zero) à questão:

1. Cuja resposta não coincida com o gabarito oficial;

2. Que contenha emenda(s) e/ou rasura(s), ainda que legível (is);

3. Com mais de uma opção de resposta assinalada;

4. Não assinalada no cartão de respostas;

5. Preenchida fora das especificações contidas no cartão resposta ou nas instruções da prova.

7.17 Ao terminar a prova entregará, obrigatoriamente, ao fiscal da sala o cartão de respostas devidamente assinado e o caderno de provas.

7.18 A prova e o cartão resposta não poderão ser entregues antes de 1(uma) hora após o seu início.

7.19 Por razões de segurança, é vedado ao candidato retirar-se do local de prova, mesmo que desistente ou excluído do Processo Seletivo, antes de decorrida 1 (uma) hora do início da prova.

7.20 Os três (3) últimos candidatos de cada sala só poderão entregar a prova e o cartão resposta ao mesmo tempo.

7.21 A prova e o gabarito provisório serão divulgados no endereço eletrônico http://educasaojose.fepese.org.br/a partir das 20 horas do dia da sua realização.

7.22 Não haverá, em qualquer hipótese, segunda chamada para nenhuma das provas, nem a realização de prova fora do horário e local marcados para todos os candidatos.

7.23 Não serão fornecidos exemplares ou cópias dos cadernos de questões, bem como o original ou cópia do cartão de respostas, mesmo após o encerramento do Processo Seletivo.

7.24 Durante a prova não será permitido (a):

a) A comunicação entre os candidatos;

b) A consulta a qualquer obra ou anotação;

c) O uso de óculos escuros- salvo por indicação médica que deve ser apresentada ao fiscal, relógio, telefones celulares ou qualquer outro equipamento eletroeletrônico, bem como bonés, chapéus ou qualquer outra cobertura ou o porte de armas;

d) A saída do candidato de sala sem o acompanhamento de um fiscal;

e) Fumar ou ingerir alimentos e bebidas, exceto água acondicionada de acordo com o item 7.10 (d).

7.25 Os candidatos que trouxerem para o local de prova quaisquer materiais, objetos e ou equipamentos não permitidos, deverão entregá-los, sem outro aviso, antes do início da prova, ao fiscal da sala, sob pena de serem excluídos do Processo Seletivo.

7.26 A simples posse, mesmo que desligado ou uso de qualquer material, objeto ou equipamento não permitido, no local da prova, corredores ou banheiros, implicará na exclusão do candidato do Processo Seletivo, sendo atribuída nota zero à prova escrita e desconsiderados os títulos apresentados.

7.27 O candidato poderá, para atender às normas de segurança, ser filmado e ou submetido e a revista pessoal e ou de seus pertences, a varredura eletrônica e ou identificação datiloscópica.

8 DA PROVA DE TÍTULOS

8.1 A Prova de Títulos é constituída pela análise e pontuação de documentos apresentados pelos candidatos comprobatórios da conclusão de cursos de aperfeiçoamento, atualização ou pós-graduação, desde satisfeitos os critérios estabelecidos no presente edital.

TABELA DE EXIGÊNCIAS E PONTUAÇÃO

Título/ documento

Nº máximo

Pontuação

Pontuação máxima

Certificado ou diploma de cursos de aperfeiçoamento e ou atualização na disciplina/ cargo a que concorre ou em Educação, com duração de 20 a 100 horas.

5

01

05

Certificado ou diploma de cursos de aperfeiçoamento e ou atualização na disciplina/ cargo a que concorre ou em Educação, com duração de 101 a 200 horas.

5

02

10

Certificado ou diploma de cursos de aperfeiçoamento e ou atualização na disciplina/ cargo a que concorre ou em Educação, com duração de 201 a 300 horas.

5

03

15

Certificado ou diploma de cursos de aperfeiçoamento e ou atualização na disciplina/ cargo a que concorre ou em Educação, com duração superior a 300 horas.

5

04

20

Certificado de curso de pós-graduação em nível de especialização na disciplina/ cargo a que concorre ou em Educação.

1

20

20

Certificado de curso de pós-graduação em nível de mestrado na disciplina/ cargo a que concorre ou em Educação.

1

40

30

Certificado de curso de pós-graduação em nível de doutorado na disciplina/ cargo a que concorre ou em Educação.

1

60

50

Pontuação máxima

 

100

8.2 Só serão computados os pontos recebidos na Prova de Títulos dos candidatos aprovados na Prova escrita.

8.3 Os títulos apresentados devem ser regularmente emitidos por estabelecimento de ensino, reconhecido pelo MEC ou por órgãos públicos dos governos federal, estadual e ou municipal.

8.3.1 Só serão computados os certificados de cursos de atualização realizados no período de 1º de janeiro de 2009 a 1º de novembro de 2012.

8.4 Para participar da Prova de Títulos o candidato deverá entregar em um dos Postos de Atendimento, até o último dia de inscrição, cópias xerográficas de boa qualidade, dos títulos de atualização, aperfeiçoamento ou pós-graduação, organizados em uma pasta com grampos, ou volume grampeado ou encadernado, na seguinte ordem:

A. Requerimento de Inscrição na Prova de Títulos (Anexo 2) devidamente preenchido e assinado;

B. Cópias xerográficas dos documentos comprobatórios de cursos de aperfeiçoamento ou atualização na ordem em que foram registrados no requerimento de que trata o item A;

C . Cópia xerográfica do documento comprobatório do curso de pós-graduação (especialização-mestrado ou doutorado).

8.5 Os títulos de cursos de pós-graduação não serão avaliados cumulativamente, sendo computado-caso o candidato entregue mais de um diploma ou certificado, o de maior valor acadêmico.

8.6 Os títulos de cursos de pós-graduação em nível de mestrado e ou doutorado obtidos no exterior deverão ser validados por instituição nacional, na forma da lei.

8.7 Os documentos redigidos em língua estrangeira, acompanhados por tradução feita por tradutor oficial.

8.8 Não serão pontuados:

1. Certidões, atestados ou quaisquer outros documentos que não sejam certificados ou diplomas emitidos na forma da lei e da exigida no presente edital, salvo certidão emitida pela Secretaria do Programa de Pós Graduação atestando ter o candidato concluído todas as etapas do curso de pós-graduação, defendido e ter sido aprovada sem ressalvas a monografia ou dissertação ou tese e lhe ter sido concedido o devido grau, desde que o curso tenha sido concluído após o dia 1º de novembro de 2011.

2. Os títulos não entregues no prazo e locais determinados;

3. Títulos obtidos em cursos que não sejam relacionados à disciplina para a qual o candidato está inscrito ou à área de Educação;

4. Diplomas ou certificados de cursos de atualização com duração inferior a 20 horas.

5. Os títulos que se constituírem requisito básico para o exercício do cargo.

6. Os títulos apresentados em número excedente ao previsto no edital.

7. Os documentos borrados, rasurados, riscados, incompletos ou cujo inteiro teor não seja facilmente legível.

8.9 O candidato declara, para fins de direito, que é titular dos documentos protocolados emitidos com grafia diferente do nome que consta no requerimento de inscrição e que apresentará, no prazo máximo de 24 (vinte quatro) horas quando solicitado por qualquer meio, a retificação de registro civil, sentença judicial ou outro documento legalmente emitido que fundamente a alteração ou divergência existente. A não comprovação implicará no cancelamento da inscrição e exclusão automática do Processo Seletivo, sem prejuízo das sanções legais.

8.10 A nota da prova de títulos será obtida pela aplicação da fórmula abaixo:

NPT: TP/100

Sendo:
NPT = Nota da prova de títulos.
TP = Total de pontos (soma dos pontos obtidos)

8.11 A nota da prova de títulos será somada a da prova escrita para obtenção da nota final.

9 DA CLASSIFICAÇÃO

9.1 A nota final do candidato será a soma da nota da prova escrita com questões objetivas e da nota na prova de títulos.

9.2 Os candidatos que tiverem obtido a nota mínima na prova escrita com questões objetivas serão classificados de acordo com a nota final e o grupo para o qual se inscreveram.

9.3 A classificação será feita por área/disciplina, em ordem decrescente da nota final obtida, expressa com 2 (duas) casas decimais, sem arredondamento, em duas listas:

a) Grupo 1: Lista de classificação dos candidatos habilitados;

b) Grupo 2: Lista de classificação dos candidatos não habilitados;

9.4 São candidatos habilitados os que preenchem todos os requisitos de escolaridade, formação e habilitação constantes do edital;

9.5 São candidatos não habilitados os que não preenchem qualquer um dos requisitos de escolaridade, formação e habilitação constantes do edital;

9.6 A classificação será feita de acordo com as informações prestadas no Requerimento de Inscrição, que deverão ser comprovadas exclusivamente quando da efetiva contratação. A não comprovação da habilitação declarada implicará na desclassificação do candidato.

9.7 Ocorrendo empate na pontuação, aplicar-se-á para o desempate, o disposto no parágrafo único do artigo 27 da Lei Federal 10.741/03, para os candidatos que se enquadrarem na condição de idoso 15 nos termos do Artigo 1º da mencionada Lei (possuírem 60 anos completos ou mais).

9.8 Para os candidatos que não se enquadrarem no item anterior, na hipótese de igualdade de pontos, o desempate será feito através dos seguintes critérios, por ordem de preferência:

a) Maior número de acertos nas questões de Conhecimentos Específicos da disciplina;

b) Maior número de acertos nas questões de Temas de Educação;

c) Maior número de acertos nas questões de Português;

d) Maior número de acertos nas questões de Temas Atuais.

e) Maior idade.

9.9 Os portadores de deficiência integrarão listas de classificação em separado, observando-se os mesmos critérios aplicados na classificação dos candidatos de livre concorrência.

10. DOS RECURSOS

10.1 Será admitido recurso do indeferimento da inscrição, do gabarito provisório das questões da prova escrita, do resultado da prova de títulos e do resultado final. Os recursos quanto ao indeferimento da inscrição deverão ser interpostos pelo candidato ou seu procurador até às 18 horas do dia subsequente à publicação da homologação das inscrições. Os recursos quanto do gabarito provisório das questões da prova escrita, do resultado da prova de títulos e do resultado final deverão ser interpostos, exclusivamente, pelo candidato ou seu procurador, desde que devidamente fundamentados até às 18 horas do segundo dia subsequente à publicação no sitio do Processo Seletivo, do ato contra o qual deseja recorrer.

10.2 Para interposição do recurso o candidato deverá:

1. Acessar ao sitio do Processo Seletivo, http://educasaojose.fepese.org.br e clicar no link RECURSOS;

2. Preencher on line o requerimento conforme o modelo indicado e enviá-lo pela Internet;

3. Se desejar interpor recurso contra mais de uma questão, preencher e enviar tantos requerimentos quanto forem as questões que desejar impugnar.

10.2.1 Os recursos só serão examinados se forem interpostos no prazo determinado e se devidamente fundamentados, com argumentação lógica e consistente.

10.3 Não serão aceitos recursos interpostos por fac-símile, telex, e-mail, ou qualquer outro meio, sendo que os intempestivos serão desconsiderados e os inconsistentes ou em desacordo com o disposto nas normas do edital, serão indeferidos.

10.4 As decisões dos recursos serão dadas a conhecer coletivamente no endereço: http://educasaojose.fepese.org.br/. As respostas individuais poderão ser obtidas no mesmo endereço no link RECURSOS E REQUERIMENTOS.

10.5 Os pontos correspondentes às questões da prova escrita eventualmente anuladas por erro de formulação serão atribuídos a todos os candidatos.

10.6 Em função de alteração de gabarito, anulação de questão ou correção de erro material a pontuação do candidato e ou sua classificação poderão ser alteradas para maior ou menor.

10.7 Comissão de Processo Seletivo constitui-se em última instância para recurso ou revisão, sendo soberana em suas decisões. Não caberão, recursos ou revisões adicionais.

11. DA CONTRATAÇÃO

11.1 Os candidatos classificados serão contratados, obedecendo a ordem de classificação por disciplina/área, na medida das necessidades da Secretaria de Educação, convocando-se inicialmente os integrantes do grupo 1 da classificação (HABILITADOS) e ao término deste, os 16 integrantes do grupo 2 (NÃO HABILITADOS).

11.2 A classificação neste Processo Seletivo Público não assegura ao candidato o direito de contratação automática. A decisão de contratação é de competência do Prefeito Municipal, dentro da disponibilidade de vagas no decorrer do ano letivo, observada a ordem de classificação dos candidatos.

11.3 A escolha de vagas será feita pessoalmente pelo candidato classificado ou através de procuração específica, em data e local que serão comunicados no endereço eletrônico do processo seletivo.

11.4 Após a 1ª (primeira) escolha de vagas, havendo vagas remanescentes, será comunicada a data para realização da 2ª (segunda) e 3ª (terceira) chamadas públicas dos candidatos, obedecendo rigorosamente à ordem de classificação.

11.5 Em caso de alteração dos números de telefone informados no ato de inscrição, o candidato deverá encaminhar requerimento à Comissão responsável pelo Processo Seletivo Público junto à Secretaria Municipal de Educação, indicando sua disciplina, número de identidade e CPF.

11.6 O candidato a ser contratado no ato da escolha de vagas receberá a relação de documentos que deverão ser apresentados conforme agenda específica.

12. DO FORO

12.1 O foro para dirimir qualquer questão relacionada com o Processo Seletivo de que trata este Edital é o da Comarca de São José, SC.

13. DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIA

13.1 Fica delegada competência à FEPESE para:

a) divulgar o Processo Seletivo;

b) receber as inscrições e respectivos valores das inscrições;

a) deferir e indeferir as inscrições;

b) elaborar, aplicar, julgar, corrigir e avaliar as provas escrita e de títulos;

c) receber e julgar os recursos previstos neste Edital;

d) prestar informações sobre o Processo Seletivo, no período de realização do mesmo.

14. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

14.1 Será excluído do Processo Seletivo o candidato que:

a) fizer, em qualquer fase ou documento, declaração falsa ou inexata;

b) tornar-se culpado por agressões ou descortesias para com qualquer membro da equipe encarregada de realização das provas;

c) for surpreendido, durante a aplicação das provas, em comunicação com outro candidato, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma;

d) for flagrado, utilizando-se de qualquer meio, visando burlar a prova, ou que apresentar falsa identificação pessoal;

e) não observar quaisquer das normas de segurança do presente edital;

f) ausentar-se da sala de prova durante a sua realização, sem estar acompanhado de um fiscal.

São José, 29 de outubro de 2012.

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

ANEXO I

PROGRAMAS

Conhecimentos gerais para o cargo de Professor- Artesanato/ Artes aplicadas/ bordado à mão/ bordado a máquina/ corte e cabelo/ corte e costura/ corte e costura lingerie/ crivo/ manicure/ patchwork/ pintura em madeira/ pintura em porcelana/ pintura em tecido/ pintura em tela/ tear/ tricô e crochê.

LÍNGUA PORTUGUESA

Compreensão e interpretação de texto(s). Ortografia. Acentuação gráfica. Pronomes: emprego, forma de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Emprego de crase. Pontuação. Classes gramaticais variáveis: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo. Termos integrantes da oração: objeto direto e indireto, agente da passiva e complemento, discursos direto e indireto.

Conhecimentos gerais para os demais cargos.

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Elementos da organização textual. Elos sintáticos. Denotação e conotação. A metáfora e a metonímia. Funções da linguagem. Variação linguística: as diversas modalidades do uso da língua. O nome e seu emprego. O pronome e seu emprego. Emprego de tempos e modos verbais. Regência nominal e verbal. Concordância nominal e verbal. Estrutura do período e da oração: aspectos sintáticos e semânticos. Ortografia. Pontuação.

TEMAS ATUAIS

Análise dos acontecimentos importantes ocorridos no Brasil e no Mundo, nos anos de 2011 e 2012, suas causas e consequências, nas áreas de economia, política, relações internacionais, cultura, educação, sociedade, saúde e ecologia.

TEMAS DE EDUCAÇÃO

Aprendizagem e desenvolvimento humano; O direito à educação e a função social da escola pública contemporânea; Legislação educacional e políticas educacionais; Interdisciplinaridade. Teorias da aprendizagem. Ética e sociedade educacional; Projeto Político Pedagógico: princípios e finalidades; Educação, tecnologia e sociedade; Avaliação educacional; Currículo e educação das relações étnico- raciais; Fundamentos e princípios da Educação Inclusiva; Participação social do jovem e adulto na sociedade contemporânea; Educação ambiental; As diretrizes curriculares de referências na Educação Básica; conhecimento e cultura. Leitura e escrita compromisso de todos. Compreensão e interpretação de textos; Processos de letramento nas práticas de ensino; Políticas e diretrizes da educação integral; O estatuto da criança e do adolescente. Proposta Curricular de São José.

Conhecimentos específicos

Cargo de Auxiliar de Ensino

LIBRAS

Fundamentos e princípios da Educação Inclusiva. A função do intérprete escolar da Língua Brasileira de Sinais na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Legislação Educacional; Princípios que fundamentam a prática na educação infantil: educar e cuidar; As Legislações que nortearam a Educação Especial e a legislação vigente; Inclusão Escolar de alunos surdos na Educação Infantil e Ensino Fundamental. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; As identidades que configuram o sujeito da Educação de Jovens e Adultos; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos

EDUCAÇÃO INFANTIL

Educação Infantil na perspectiva histórica; O papel social da educação infantil; Educar e cuidar; A organização do tempo e do espaço na educação infantil; A documentação Pedagógica (planejamento, registro, avaliação); Princípios que fundamentam a prática na educação infantil: Pedagogia da infância, dimensões humanas; direitos da infância. As instituições de educação infantil como espaço de produção das culturas infantis. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Política Nacional de Educação: pelo direito das crianças de 0 (zero) a 06 (seis) anos à educação.

ENSINO FUNDAMENTAL

A infância e sua singularidade na educação básica. Avaliação e as diferentes dimensões humanas. A ludicidade no processo educativo. Gestão Pedagógica: planejamento, registro e avaliação. Didática e Metodologia do Ensino. Alfabetização e Letramento. A importância da Literatura Infantil e o trabalho com gêneros textuais.Cargo de Auxiliar de Sala

EDUCAÇÃO INFANTIL

Educação Infantil na perspectiva histórica; O papel social da educação infantil; Educar e cuidar; A organização do tempo e do espaço na educação infantil; A documentação Pedagógica (planejamento, registro, avaliação); Princípios que fundamentam a prática na educação infantil: Pedagogia da infância, dimensões humanas; direitos da infância e relação creche família; As instituições de educação infantil como espaço de produção das culturas infantis. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Política Nacional de Educação: pelo direito das crianças de 0 (zero) a 06 (seis) anos à educação.

Cargo de Professor

ALFABETIZAÇÃO/ANOS INICIAIS

Alfabetização e letramento. Concepções de infância Processo de ensinar e aprender. as diferentes dimensões humanas, direitos da infância, Didática e Metodologia do Ensino em Anos Iniciais. Linguagem oral e escrita. A importância dos instrumentos avaliativos para o enriquecimento do registro no processo avaliativo. A formação do pensamento lógico da criança. A importância da literatura infantil e o trabalho com gêneros textuais. Alfabetização nos diferentes momentos históricos. A importância da consciência fonológica na alfabetização. A tecnologia a favor da alfabetização. A importância da ludicidade no processo de aprendizagem. Organização do trabalho pedagógico na sala de aula. Produção de textos. Precursores e seguidores da Literatura Infantil no Brasil. Conceitos Metodológicos específicos das áreas do conhecimento de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e Artes do Ensino Fundamental nos Anos Iniciais. Temas Transversais.

ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Gêneros textuais, produção e reestruturação de textos, análise linguística; O universo do adulto analfabeto: seus valores, suas crenças, seus sentimentos, suas concepções sobre o mundo, suas representações sociais, sua experiências no mundo do trabalho, sua cultura. Campos Numéricos - Números Naturais, Números Racionais; Campos Geométricos - Geometria Espacial, Geometria Plana, Sistema de Medidas; Estatística; Ciências Naturais: meio biótico e abiótico, recursos tecnológicos, interdependências, saúde, temas transversais.

ARTES/ ARTES VISUAIS

História e metodologia do ensino de Arte. A arte e a educação. O ensino da arte no currículo: legislação e prática. O conhecimento artístico como produção e fruição. Arte, linguagem e comunicação. Teoria e prática em arte na escola. Elementos básicos das linguagens artísticas. Diversidade das formas de arte e concepções estéticas da cultura regional, nacional e internacional. O currículo de arte no ensino fundamental. Folclore catarinense e nacional. Diversidade cultural no ensino de artes. A importância do ver, fazer e pensar o processo artístico na educação escolar.

CERÂMICA

História e metodologia do ensino de Arte. A arte e a educação. O ensino da arte no currículo: legislação e prática. O conhecimento artístico como produção e fruição. Arte, linguagem e comunicação. Teoria e prática em arte na escola. Elementos básicos das linguagens artísticas. Diversidade das formas de arte e concepções estéticas da cultura regional, nacional e internacional. O currículo de arte no ensino fundamental. Folclore catarinense e nacional. Diversidade cultural no ensino de artes. A importância do ver, fazer e pensar o processo artístico na educação escolar. Cerâmica artística e utilitária. Secagem e queima. Engobe e esmaltação. O forno, técnicas de queima.

BIOLOGIA

Características dos seres vivos e dos seres brutos. Citologia: compostos químicos orgânicos e inorgânicos da célula. Estrutura e organelas celulares. Formas de obtenção de energia para a célula. Respiração aeróbica e anaeróbica. Fotossíntese. Reprodução celular. Mitose e meiose. Embriologia: gametogênese. Classificação dos óvulos. Segmentação. Gastrulação. Organogênese. Histologia animal e vegetal. Fisiologia animal e vegetal: Fisiologia humana. Evolução: Teorias da Biogênese e abiogênese, Teorias de Lamarck e Darwin. Origem das Variações: mutação, recombinação, fluxo gênico. Seleção natural e adaptação. A origem das espécies. Evolução do homem. Os seres vivos: taxonomia animal e vegetal. Vírus. Reino Monera. Reino Protista. Reino Fungi. Reino Planta e. Algas pluricelulares. Briófitas. Pteridófitas. Gimnospermas. Angiospermas. Reino Animália: Filo poríferos. Filo celenterado. Filo platelminto. Filo asquelmintos. Filo molusco. Filo anelídeos. Filo artrópodes. Filo cordados. Genética: Leis de Mendel. Heredogramas. Grupos sanguíneos. Pleiotropia. Noções de probabilidade. Herança quantitativa. Determinação genética do sexo. Herança relacionada ao sexo. Ecologia: Estrutura dos ecossistemas. O fluxo de energia e o ciclo da matéria nos ecossistemas. Sucessão ecológica. Relações entre os seres vivos de uma comunidade. Ecologia das populações. Os biomas aquáticos e terrestres.

CAPOEIRA/DANÇA/GINÁSTICA RÍTMICA/LUTAS ESPORTIVAS/TEATRO

Metodologia do ensino da arte. História da arte universal e brasileira. Elementos formais das artes visuais, da dança, da música e do teatro. Educação artística e educação estética. O ensino de arte de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais.

CIÊNCIAS

A Ciência como produção humana. Concepção de Ciência. Ensino de Ciências no Brasil. O currículo de Ciências no Ensino Fundamental. O Método Científico e suas aplicações. Conceitos primitivos e unificadores. Metodologia do ensino de Ciências. Os seres vivos e o ambiente. Características dos seres vivos. Níveis de organização e propriedades dos seres vivos. Os reinos dos seres vivos. Noções básicas de Ecologia: Biomas/Ecossistema - meio biótico e meio abiótico. Cadeia alimentar, relações e equilíbrio ecológico. Sustentabilidade. Alimentação saudável. O ser humano e a saúde: profilaxia das doenças infectocontagiosas e sexualmente transmissíveis. Sexualidade e sexo. Teorias sobre a origem da vida. Teorias da Evolução. Botânica: classificação, importância, partes e funções dos vegetais. Zoologia dos invertebrados e vertebrados. Desenvolvimento histórico da química. Evolução dos modelos atômicos. Guerra Química e Bacteriológica. Física do cotidiano. Temas Transversais. Relações etnicorraciais, relações de gênero, cultura, tecnologia e eco cidadania. Consumo. Produção e destino do lixo.

EDUCAÇÃO ESPECIAL - AEE (Atendimento Educacional especializado)

Fundamentos e princípios da Educação Inclusiva. Documentos norteadores da Educação Especial e a legislação vigente. O Atendimento Educacional Especializado; Legislação Educacional; Inclusão escolar de alunos com deficiência. Diretrizes curriculares gerais nacionais para Educação Básica; Princípios que fundamentam a prática na educação infantil: educar e cuidar; dimensões humanas; A criança como sujeito de direitos; A organização do tempo e do espaço na educação infantil; A brincadeira, as interações e as diferentes linguagens como eixos norteadores do trabalho educativo-pedagógico; Desenvolvimento Infantil; Gestão Pedagógica: planejamento, registro e avaliação na Educação Infantil e Ensino Fundamental; A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Tecnologia Assistiva e suas modalidades. Desenho Universal.

EDUCAÇÃO FÍSICA- ED. INFANTIL/ EDUCAÇÃO FÍSICA- ENS. FUNDAMENTAL/ ESPORTES COLETIVOS

Objetivos da Educação Física no Ensino Fundamental. Motricidade humana. Recreação e lazer. Perspectivas para o lazer. Formação profissional na Educação Física. Consciência corporal. Educação Física e Esportes no Brasil. Orientação didático-pedagógica na Educação Física - habilidades e desenvolvimento. Jogos cooperativos. O esporte, a criança e o adolescente. Motivação para a atividade física e o esporte. Lesões e alterações osteomusculares na criança e no adolescente. A influência do exercício físico, os aspectos fisiológicos do crescimento e desenvolvimento. Composição corporal e estilo de vida. Atividade física, aptidão física e saúde. Obesidade, controle de peso e atividade física. O currículo escolar na Educação Física. Aprendizagem e Performance Motora. Educação Física, esporte e lazer na legislação brasileira. Avaliação e Educação Física. Dimensões pedagógicas do esporte. Esporte na escola. Manifestações do esporte. Esporte e mídia. Educação Especial e Educação Física. A pessoa com deficiência e a atividade física. Esporte e atividade física enquanto fenômeno social de integração e inclusão; Educação Física Adaptada. Temas Transversais.

EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL/CONVENIADAS

Educação Infantil na perspectiva histórica; O papel social da educação infantil; Educar e cuidar; A organização do tempo e do espaço na educação infantil; A documentação Pedagógica (planejamento, registro, avaliação); Princípios que fundamentam a prática na educação infantil: Pedagogia da infância, dimensões humanas; direitos da infância e relação creche família; As instituições de educação infantil como espaço de produção das culturas infantis. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Política Nacional de Educação: pelo direito das crianças de 0 (zero) a 06 (seis) anos à educação.

ESPANHOL

Aspectos didácticos para eldesarrollo de lascuatro destrezas (leer, oír, escribir y hablar); aspectos didácticos para eldesarrollo de las destrezas de comprensión: utilización de materiales audio visuale senlas clases; estratégias para análisis de texto: comprensión e interpretación; aspectos metodológicos de laenseñanza de español y elportugués; aspectos metodológicos de laenseñanza de español/LE en Brasil; enfoques contrastivos entre elespañol y elportugués; fenomenología del contacto portugués-español; variabilidade españolenel mundo: peculiaridades peninsulares y extra peninsulares.

Importante: As questões e alternativas de respostas da prova poderão ser redigidas em Língua Espanhola.

FILOSOFIA

As origens da Filosofia. A evolução da Filosofia. As diferentes filosofias (grega, medieval, moderna e contemporânea) e suas relações com a educação e ciência. O Renascimento e a educação humanista.Concepções de homem. Conhecimento. Lógica. Ética. Moral. Ciência. Política. Estética. Verdade. Razão. Temas Transversais.

FÍSICA

A Física, o universo e o planeta Terra: O homem e o universo - o que é matéria? As propriedades gerais e específicas da matéria. Os quatro estados da matéria. A energia e suas transformações. Cinemática, estática e dinâmica: Conceitos fundamentais: Repouso, movimento, deslocamento, velocidade, aceleração e gravidade. O conceito de força. A hidrostática. A gravitação universal. As leis de Newton. Eletricidade e magnetismo: A eletricidade estática - conceito, características e principais aplicações. A corrente elétrica. O magnetismo - conceito, campo magnético e eletricidade e principais aplicações. Imãs - conceito, atração e repulsão entre os polos. O polo magnético da Terra. Som e luz: Conceito, características da onda sonora e suas finalidades. Conceitos fundamentais da óptica geométrica. Lentes, instrumentos e óptica da visão. O som e a luz como características fisiológicas no corpo humano. Aplicações do conhecimento físico no cotidiano.

GEOGRAFIA

Geografia Física, Humana e Econômica. Aspectos geográficos do Município de São José; Geografia de Santa Catarina; Geografia do Brasil; Geografia Mundial. Cartografia; Leitura de Paisagens; Relação Dinâmica entre Sociedade e Natureza; Meio Rural e Meio Urbano; Produção e Distribuição de Riquezas; População; Brasil - Diversidade Natural / Divisão Geo-econômica; Brasil - Diversidade Cultural segundo o IBGE; Brasil - Campos - Cidades. Espaços em transformação; Brasil - Regiões Geo-econômicas; Relações Econômicas do Brasil: Dinâmica Natural do Planeta Terra; Mundo Desenvolvido e Subdesenvolvido; A antiga e a Nova Ordem Mundial; A Globalização e os Avanços Tecnológicos e Científicos: Geopolítica - Conflitos Mundiais Contemporâneos. Temas Transversais.

HISTÓRIA

A Pré-História; as sociedades da antiguidade; a sociedade medieval; as transformações econômicas, políticas e sociais ocorridas com o desenvolvimento do comércio e da vida urbana; a expansão marítima e o processo de colonização da América; reforma protestante; renascimento cultural; o iluminismo; a revolução industrial; a Revolução Francesa, conflitos mundiais do século XX; a escravidão e a resistência negra no Brasil; economia e sociedade do Brasil Colônia; o processo de independência do Brasil; as lutas internas do Primeiro Império; as questões internas e as lutas externas no Segundo Império; a República Velha; A República Nova; Os governos militares e a redemocratização; a História de Santa Catarina; a História de São José; o mundo contemporâneo: a globalização, o conflito no Oriente Médio, o terrorismo, os problemas do meio-ambiente.

INFORMÁTICA

Histórico e conceitos fundamentais da área de tecnologias digitais (computadores e Internet). Novas mídias e tecnologias digitais na educação. Software livre e Linux educacional. Plataformas de educação á distância. Uso das tecnologias digitais (aplicações específicas) nas diferentes disciplinas. Implicações do uso das tecnologias na aprendizagem e na escola. Diferentes abordagens e metodologias para o uso das TIC´s na educação (instrucionista x construtivista x interacionista). A formação do professor para o uso pedagógico do computador. Diferentes modelos de inserção das tecnologias na escola. Computadores e mudanças nas instituições educacionais. A tecnologia digital e a construção de projetos pedagógicos. As tecnologias digitais e o projeto político pedagógico da escola. Legislação de ensino e uso do computador. Temas Transversais.

INGLÊS

Compreensão e analise de textos modernos; Artigos; substantivos (gênero, número, caso genitivo, composto "countable" e "uncountable"); Pronomes (pessoais retos e oblíquos, reflexivos, relativos); Adjetivos e pronomes possessivos, interrogativos, indefinidos, demonstrativos; Adjetivos e advérbio (ênfase nas formas comparativas e superlativas); preposições; Verbos (tempos, formas e modos: regulares, irregulares, "nonfinites", modais; formas: afirmativa, negativa, interrogativa e imperativa; forma causativa de "have", "question tags") "Phrasal verbs" (mais usados); Numerais; Discurso direto e indireto; grupos nominais; Períodos simples e compostos por coordenação e subordinação (uso de marcadores de discurso); Aspectos metodológicos teóricos e práticos ligados à abordagem do ensino-aprendizagem da língua inglesa.

Importante: As questões de Conhecimentos da Disciplina e respectivas alternativas, poderão ser formuladas em Língua Inglesa.

LIBRAS - AEE (Atendimento Educacional especializado)

Fundamentos e princípios da educação inclusiva. Inclusão escolar de alunos surdos. Legislação educacional que dispõe sobre a língua brasileira de sinais. Linguagem e cognição. A Língua Brasileira de Sinais. Diretrizes curriculares gerais nacionais para Educação Básica; O Atendimento Educacional Especializado para pessoas com surdez; Tecnologia Assistiva e suas modalidades. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Diretrizes curriculares gerais nacionais para Educação Básica; Princípios que fundamentam a prática na educação infantil: educar e cuidar; Gestão Pedagógica: planejamento, registro e avaliação.

MATEMÁTICA

Concepções de Matemática; Educação Matemática; Tendências Pedagógicas do Ensino da Matemática no Brasil. A didática e a metodologia do ensino da Matemática. A história da Matemática. Razão e Proporção. Média aritmética e ponderada. Regra de três simples e composta, porcentagens e juros simples. Campos Numéricos: o sistema de numeração, números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais (identificação, propriedades e operações), números decimais, potência de 10, cálculo com radicais. Campos algébricos: expressões algébricas, polinômios, produtos notáveis, fracionárias do 1º grau. Campos Geométricos: sistemas de medidas (comprimento, área, capacidades e massa). Ângulos: operações, ângulos complementares e suplementares opostos pelo vértice. Teorema de Tales. Teorema de Pitágoras. Trigonometria. Razões trigonométricas. Polígonos convexos (triângulos e quadriláteros). Relações métricas no triângulo. Relações métricas de um triângulo qualquer. Circunferência. Tratamento de informação. Temas Transversais.

MÚSICA- BANDAS E FANFARRAS/PERCUSSÃO/SOPRO/LINHA DE FRENTE/ CORAL/FLAUTA

A educação musical no contexto atual; O ensino de música na educação básica; Pressupostos metodológicos do ensino de música; A avaliação em educação musical. Música e sociedade; A diversidade cultural no ensino de música; Etnomusicologia; História da música: da antiguidade aos tempos atuais.

NOÇÕES DE DIREITO

História do Direito. Direitos civis, políticos e humanos na História do Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil- 1.1. Título I; 1.2. Título II/Capítulo I; 1.3. Título III/Capítulo IV. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Estatuto da criança e do Adolescente ECA; 4. Lei Federal nº 10.741, de 1º/10/2003 - Estatuto do Idoso.

PORTUGUÊS

A didática e a metodologia do ensino da Língua Portuguesa. Texto e discurso: Conteúdo temático, configuração estrutural e estilo; Intertextualidade/interdiscursividade: Eu e o outro; Intertextualidade - Textos recorrentes. Interdiscursividade; A semântica textual: conteúdo e forma/estruturação frasal e textual; Coesão/coerência: Emprego de diferentes procedimentos linguísticos na superfície textual, lexicais (repetição, substituição, associação), e/ou gramaticais (emprego de pronomes, conjunções, numerais, elipses), ou seja, o sentido global do texto (coerência); Dialogismo, polissemia, polifonia e heterogeneidade discursiva. Literatura brasileira Língua e interdisciplinaridade. Temas Transversais.

QUÍMICA

Os Constituintes Fundamentais da Matéria Inorgânica e Orgânica: O átomo como unidade da matéria: do atomismo grego ao modelo atômico de Bohr; propriedades das partículas prótons, elétrons e nêutrons. Configuração eletrônica; Os tipos de átomos: classificação periódica dos elementos; aspectos macroscópicos dos elementos, relação entre configuração eletrônica e localização na classificação periódica; massa atômica, número atômico e isotopia. Carga elétrica e sua conservação; bases moleculares da vida - genes, vírus e célula: tipos, componentes morfológicos e químicos; código genético. As Substâncias e suas transformações; Conceitos de substância pura e suas propriedades: pontos de fusão, de ebulição e densidade absoluta; conceito de mistura, suas classificações e técnicas de separação; Soluções: características, concentração comum e em quantidade de matéria; diluição de soluções; Funções químicas. Reações químicas. Cálculo estequiométrico simples relacionando quantidade de matéria, massa e volume nas condições normais; Cinética reacional: velocidade de reação e fatores de interferência. Equilíbrio químico Conservação da energia interna: capacidade térmica, calor específico, calor latente; calorimetria envolvendo mudanças de estados, gases ideais. Conservação de energia nas transformações químicas. Temas Transversais.

SOCIOLOGIA

O diálogo metodológico com as demais áreas das Ciências Sociais. A leitura interdisciplinar dos fenômenos sociais que permita a articulação de fatos, conceitos, processos e tendências de forma contextualizada, ressaltando-se especificidades. O enfoque teórico-metodológico da avaliação interdisciplinar. Valorização da autonomia intelectual. A produção de conhecimento e a apreensão de habilidades e competências. Avaliação entre o conteúdo e a capacidade de observar, interpretar, analisar e criticar fenômenos e processos sociais, também como sujeitos da ação social. Eixos interdisciplinares: conceito de espaço e de tempo. O espaço social e suas representações culturais. Noções de pesquisa social. Aplicação de conceitos da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias: identidade, alteridade, continuidade, ruptura, ideologia, cultura, território, estado nacional, nacionalismo, soberania, etnocentrismo e sistemas políticos. Processo de globalização e fragmentação - territorial, econômica, política e cultural - no mundo contemporâneo. Movimentos sociais: tensões sociopolíticos, geopolíticas e econômicas no mundo atual e os conflitos nacionalistas, regionalistas e étnico-culturais. Relação entre sociedade e natureza no mundo industrial moderno. Dinâmica da população brasileira ao longo do processo histórico: aspectos do crescimento, estrutura e mobilidade no espaço e a desigualdade/ heterogeneidade no processo de formação da identidade nacional; interação, resistência e produção cultural dos diferentes grupos étnicos. Origens históricas da questão da terra no Brasil: os conflitos, a estrutura agrária e fundiária e a modernização no campo. Cidadania, participação política e sociedade de consumo no Brasil do século XX: as lutas e a organização dos trabalhadores rurais e urbanos; as disputas entre elites econômico-sociais; a resistência à ditadura militar e a organização da sociedade democrática em debate.

XADREZ

História do Xadrez. Didática do ensino do Xadrez. Regras básicas de Xadrez. Fundamentos aplicados nos desportos coletivos e individuais. Sistemas táticos ofensivos e defensivos. Organizações de competições esportivas e eventos de Lazer. Sistemas de disputas em competições esportivas. Terminologia aplicada ao Lazer e à recreação, necessários para sua compreensão, tais como: ludicidade, jogo, esporte, brincadeira, tempo-espaço. A ludicidade através das várias dimensões do conhecimento, filosófica, histórica, sociológica e psicológica.

PROFESSOR- ARTESANATO/ ARTES APLICADAS/ BORDADO A MÃO/ BORDADO A MÁQUINA/ CORTE E CABELO/ CORTE E COSTURA/ CORTE E COSTURA LINGERIE/ CRIVO/ MANICURE/ PATCHWORK/ PINTURA EM MADEIRA/ PINTURA EM PORCELANA/ PINTURA EM TECIDO/ PINTURA EM TELA/ TEAR/ TRICÔ E CROCHÊ.

Conceito de artesanato. Origem e histórico do artesanato. A relação do artesanato e a reciclagem. O artesanato e o meio ambiente. Técnicas especificas (produção manual e a máquina). Materiais utilizados. Composição cromática e seus efeitos. Reciclagem de materiais na composição. Tipos de produtos confeccionados. Conceito de Arte e Artes Aplicadas.

2º PROFESSOR

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Fundamentos e princípios da Educação Inclusiva. As Legislações que nortearam a Educação Especial e a legislação vigente. Inclusão escolar de alunos com deficiência. A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Gestão Pedagógica: planejamento, registro e avaliação no ensino fundamental e educação infantil; Diretrizes curriculares gerais nacionais para Educação Básica; Ensino de 9 anos; Educação Integral: inclusão e articulação de novos tempos e espaços; Tecnologia Assistiva e suas modalidades com ênfase na comunicação alternativa. Princípios que fundamentam a prática na educação infantil: educar e cuidar; dimensões humanas; A criança como sujeito de direitos; Relação creche‐família; A organização do tempo e do espaço na educação infantil; A brincadeira, as interações e as diferentes linguagens como eixos norteadores do trabalho educativo-pedagógico; Desenvolvimento Infantil.

ANEXO 2

REQUERIMENTO- PROVA DE TÍTULOS

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

Nome

Cargo

CPF

Nº inscrição

 

 

 

IMPORTANTE:

Disciplina para a qual se inscreveu:

Área/ Disciplina em que é licenciado

Caso não seja licenciado escreva nenhuma.

Instruções

Preencha, com cuidado, todas as informações exigidas.

Para entregar organize em uma pasta ou grampeie todos os documentos, na seguinte ordem:

1) Requerimento de inscrição;

2) Certificados ou diplomas de cursos de atualização ou aperfeiçoamento, da menor carga horária para maior carga horária;

3) Certificado (é aceito um único) de curso de pós-graduação.

Preencha com atenção o requerimento de inscrição;

Imprima ou copie o requerimento de inscrição;

REQUERIMENTO

Venho perante a Banca Examinadora da Prova de Títulos do Processo Seletivo da Prefeitura Municipal de São José, requerer o recebimento dos títulos abaixo relacionados que declaro serem cópias autenticas e de igual teor dos documentos originais, dos quais sou legítimo portador.

Estou ciente de que só serão pontuados os títulos que atenderem a todas as disposições das normas editalícias e que a constatação de qualquer divergência entre os originais dos documentos e cópias apresentadas implicará na exclusão do Processo Seletivo sem prejuízo das sanções legais.

DOCUMENTOS APRESENTADOS

1. CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO OU ATUALIZAÇÃO- DURAÇÃO DE 40/ 100 HORAS

MÁXIMO 5 (CINCO)- ORGANIZE E ENTREGUE NA ORDEM ABAIXO

INSTITUIÇÃO MINISTRANTE

DATA DE CONCLUSÃO

DURAÇÃO

(1)

 

 

(2)

 

 

(3)

 

 

(4)

 

 

(5)

 

 

2. CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO OU ATUALIZAÇÃO- DURAÇÃO DE 101/ 200 HORAS

MÁXIMO5 (CINCO)- ORGANIZE E ENTREGUE NA ORDEM ABAIXO

INSTITUIÇÃO MINISTRANTE

DATA DE CONCLUSÃO

DURAÇÃO

(1)

 

 

(2)

 

 

3 CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO OU ATUALIZAÇÃO- DURAÇÃO DE 201/ 300 HORAS

MÁXIMO 5 (CINCO)- ORGANIZE E ENTREGUE NA ORDEM ABAIXO

INSTITUIÇÃO MINISTRANTE

DATA DE CONCLUSÃO

DURAÇÃO

(1)

 

 

(2)

 

 

(3)

 

 

(4)

 

 

(5)

 

 

4 CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO OU ATUALIZAÇÃO- DURAÇÃO SUPERIOR A 300 HORAS

MÁXIMO 5 (CINCO)- ORGANIZE E ENTREGUE NA ORDEM ABAIXO

INSTITUIÇÃO MINISTRANTE

DATA DE CONCLUSÃO

DURAÇÃO

(1)

 

 

(2)

 

 

(3)

 

 

(4)

 

 

(5)

 

 

5 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO-ESPECIALIZAÇÃO OU MESTRADO OU DOUTORADO

AVALIAÇÃO NÃO CUMULATIVA- SERÁ AVALIADA UM ÚNICO DIPLOMA

INSTITUIÇÃO MINISTRANTE

DATA DE CONCLUSÃO

GRAU OBTIDO

 

 

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

São José, ______ de __________________ 2012.

____________________________________
ASSINATURA DO CANDIDATO