Promotoria de Santa Maria - RS pede suspensão de concurso

MP recomenda suspensão de provas de concurso público em Santa Maria devido a exigência polêmica de experiência.
Sexta-feira, 29 de abril de 2011 às 09h29
Promotoria de Santa Maria - RS pede suspensão de concurso

O Ministério Público de Santa Maria, por intermédio do promotor de Justiça, recomendou ao Município que sejam suspensas as provas do concurso público para os cargos de Agente Administrativo e Fiscal Municipal. O MP também pede que o Município corrija o edital, reabra o prazo para as inscrições e remarque as datas das provas.

O edital para concurso exigia "experiência mínima de um ano como Agente Administrativo I, ou dois anos em atividades correlatas" para o cargo de Agente Administrativo, além de "experiência mínima de um ano como Agente de Fiscalização I, ou dois anos em atividades correlatas", para o cargo de Fiscal Municipal. Ainda, o edital não diz o que o Poder Público considera como "atividades correlatas".

A Promotoria alega que a Administração Pública "somente pode fazer aquilo que a lei lhe permite", sob pena de nulidade do ato praticado. Segundo o Promotor, houve violação da legislação constitucional, "uma vez que a atividade de agente administrativo ou de fiscal municipal é própria da administração pública, não havendo na iniciativa privada nenhuma atividade que se assemelhe a elas, o que reservaria o concurso apenas para aqueles que já são servidores públicos", estabelecendo uma vantagem ilegal.

Dessa forma, o edital viola a Constituição Federal, a qual estabelece o principio da igualdade, que garante a todos o direito de acesso ao serviço público, mediante concurso em iguais condições.

Mais informações: www.mp.rs.gov.br.

Compartilhe: