Governo - PR autoriza contratação de professores para universidades estaduais

Governo nomeia 122 novos professores para universidades estaduais do Paraná em meio a limites fiscais, totalizando 652 contratações desde o início do ano.
Terça-feira, 2 de outubro de 2012 às 15h40
Governo - PR autoriza contratação de professores para universidades estaduais

O governador Beto Richa assinou decreto nomeando 122 novos professores para cinco universidades estaduais. Eles foram aprovados em concursos públicos e estavam aguardando a nomeação para assumir os cargos nos respectivos Centros de Estudos. Até agora, desde o início do ano, o governo já admitiu 467 docentes e 185 agentes universitários, totalizando 652 contratações.

"Estamos atendendo às reivindicações das universidades na medida do possível, por causa dos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal", afirmou o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal. "Mas este é um processo que não para; sempre que houver necessidade e margem legal, faremos novas contratações", disse.

As vagas atuais estão assim distribuídas: 57 para a Universidade Estadual de Londrina (UEL), 53 para a Universidade Estadual de Maringá (UEM), duas para a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), oito para a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e uma para a Faculdade de Artes do Paraná (FAP).

No caso da UEL, a contratação dos professores beneficia nove centros de estudos. Também foi autorizada a contratação temporária de 57 agentes universitários aprovados em processo seletivo simplificado para implantação e funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva Adulto 3, do Hospital Universitário (HU). Outros 13 servidores da área de Saúde aprovados em concurso público serão convocados para exercer o cargo de agente universitário, também para suprir as necessidades do HU.

Na UEM foram nomeados 53 professores efetivos. Eles devem substituir temporários, aposentados e exonerados. Somados aos 36 nomeados na semana passada, a UEM terá 89 novos professores efetivos nos próximos meses. A convocação ocorrerá após a publicação do decreto no Diário Oficial.

Os professores haviam sido aprovados em concursos públicos em 2010 e 2011. De acordo com a diretora de Recursos Humanos da UEM, Amália Donegá, as vagas estavam em aberto por causa da grande expansão da universidade.

TESTE SELETIVO - Ao mesmo tempo, a Pró-Reitoria de Recursos Humanos da Universidade de Londrina abre, nesta segunda-feira (1º), as inscrições para teste seletivo para contratação de professor temporário para as subáreas de Física Geral e Estatística, do Centro de Ciências Exatas (CCE). O edital completo, com datas, documentos necessários e valores das inscrições, pode ser acessado no endereço eletrônico www.uel.br/prorh. Nesse site o candidato poderá ter acesso ao requerimento de inscrição e ao boleto bancário para pagamento da taxa.

A UEL está oferecendo uma vaga para professor de Física Geral, para contrato de 20 horas semanais. A inscrição deverá ser feita entre 1º e 5 de outubro, na Secretaria do Departamento de Física. Os candidatos devem apresentar cópia do RG, CPF, requerimento de inscrição, comprovante de pagamento da taxa de inscrição, disponíveis no site, e Curriculum Vitae devidamente comprovado. Informações pelo telefone (43) 3371-4266.

Para a subárea de Estatística, o Departamento busca selecionar um professor para o cadastro de reserva. As inscrições devem ser encaminhadas diretamente ao Departamento de Estatística, entre 1º e 5 de outubro. Informações pelo telefone (43) 3371-4346.

Também a UEPG está com inscrições abertas para o concurso público de provas e títulos para contratação de professores para o Departamento de Medicina. No total são 37 vagas para vinte áreas de conhecimento, com destaque para a área de Medicina da Família e Comunidade que oferta 11 vagas (20 horas semanais). Os interessados devem se inscrever até 15 de outubro, através do endereço eletrônico www.pitangui.uepg.br/concurso. A taxa de inscrição no valor de R$ 180 deverá ser recolhida na Caixa Econômica Federal, via boleto bancário impresso pelo candidato.

Fonte: www.aen.pr.gov.br

Compartilhe: