Polícia Militar - PR convoca 250 candidatos remanescentes do último concurso

250 novos policiais militares se apresentam em Curitiba para reforçar a segurança no Paraná, após chamamento do governo.
Sexta-feira, 15 de abril de 2011 às 16h40
Polícia Militar - PR convoca 250 candidatos remanescentes do último concurso

Duzentos e cinquenta candidatos aprovados no último concurso oferecido pelo Governo do Paraná, por meio da Polícia Militar do Paraná, se apresentaram nesta sexta-feira (8 de abril de 2011) no Quartel do Comando Geral, em Curitiba, para ingressarem na corporação. Estas pessoas completam uma liberação feita pelo governo do Estado, no fim do ano passado, para chamar 500 aprovados no concurso. Nesta fase se apresentaram os últimos 250 autorizados.

Esta é a 5ª convocação, referente ao concurso público lançado no final de 2009 e realizado no início de 2010. Do total de candidatos apresentados, 11 são mulheres e 239 homens. "Este chamamento é o reaproveitamento do concurso realizado pelo Governo do Estado no ano que se passou e que ainda está válido", diz o Comandante Geral da PM.

É importante lembrar, que o Concurso é valido por um ano a partir da data de lançamento e pode ser renovado por mais um, para aproveitamento dos candidatos. "Com certeza a validação deste edital será renovada pelo atual Governador, que num esforço conjunto com o Secretário de Segurança fará o possível para colocar a médio e longo prazo o policiamento necessário nas ruas de todo o Paraná, fazendo com que todos os municípios, todos os bairros tenham mais segurança", destaca.

Apresentação - Durante a apresentação dos candidatos, além do Centro de Recrutamento e Seleção da PM (CRS), estiveram presentes para o cadastramento, coordenadores de cursos de formação de unidades que transformarão estas pessoas em policiais militares.

De acordo com o coordenador do CRS, a vinda dos 250 futuros policiais é muito importante para o aumento da segurança em todo o estado. "Isso é fundamental para a PM, primeiro porque vai oxigenar o nosso efetivo e também porque vai injetar o elemento mais importante na corporação, que é o homem", afirma.

A partir de agora os convocados ingressarão na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (ESFAEP), que dura em média um ano. "Por um período extenso e bastante peculiar, os policiais irão se habilitar a exercer a profissão efetiva, responsável pela segurança pública do estado do Paraná", diz o policial. Depois da conclusão os então soldados da Polícia Militar serão distribuídos nas diferentes unidades policiais do estado.

Para ele, uma das futuras alunas, é um avanço contra o preconceito existente em relação à mulher num espaço como este [militar]. "É uma profissão muito admirada e um desafio para mim, por que as mulheres são questionadas devido ao porte físico delas ser considerado pela maioria inferior ao masculino", disse ela.

Outro futuro policial que avaliou a profissão policial militar como honrada. "Também estou ingressando nesta carreira pela estabilidade e todos os benefícios que ela oferece; é uma profissão nobre", disse. "Espero servir ao máximo o estado e a população paranaense", completou.

Um candidato diz que também ingressou na PM pela estabilidade oferecida. "A possibilidade de uma carreira e a idéia de ser integrante de uma profissão respeitada me agrada muito; além disso, espero cumprir o lema da PM que é Servir e Proteger", destacou o futuro policial.

Concurso - Inicialmente o concurso foi lançado para preencher 1.100 vagas para policiais militares e 400 para bombeiros militares, sendo que a inclusão no curso de formação destes selecionados se deu em julho do ano passado, após os vários testes. Depois o Governo do Estado autorizou a inserção de mais 500 integrantes, dos quais 250 já estão em curso desde o final de 2010, e a outra metade se apresentou nesta sexta-feira (8 de abril de 2011).

Mais informações através do endereço eletrônico www.policiamilitar.pr.gov.br.

Compartilhe: