Governo - PR recompõe quadro funcional de áreas essenciais para o cidadão

Governo do Paraná anuncia contratação de quase 63 mil servidores em setores essenciais; quadro funcional será recomposto em 2011 e 2012.
Sexta-feira, 6 de janeiro de 2012 às 12h53
Governo - PR recompõe quadro funcional de áreas essenciais para o cidadão

Apesar das dificuldades financeiras, o Governo do Paraná vai aos poucos recompondo o quadro funcional com a contratação de servidores para setores essenciais do serviço público, como segurança, educação e saúde. De janeiro a novembro de 2011, o Estado já anunciou a contratação de 62.992 servidores efetivos e temporários - estes contratados por Processo Seletivo Simplificado (PSS).

São funcionários que irão melhorar e aprimorar o serviço público, atendendo à meta do governo de oferecer um atendimento mais qualificado e profissional. "Nossa atenção prioritária foi para as áreas que afetam diretamente a população. Mesmo com as dificuldades financeiras, estamos nos esforçando para não deixar a máquina pública travada. Providenciamos importantes contratações e anúncios para o funcionalismo", disse o governador Beto Richa, destacando que os novos servidores irão reforçar o atendimento de áreas que apresentavam defasagem de pessoal.

O secretário de Administração e Previdência, Luiz Eduardo Sebastiani, disse que além das áreas prioritárias, outras contratações foram realizadas para fortalecer a parte operacional do Estado. Segundo ele, novas contratações serão realizadas em 2012, motivadas por aposentadorias e também pela expansão das receitas, que permitirá avançar no processo de recomposição de quadros. "Queremos fazer contratações que garantam o atendimento adequado à população em áreas como segurança, saúde e educação, mas tudo com muita responsabilidade financeira", disse.

Sebastiani destaca que o governo estadual acompanha com rigor o limite para gastos com folha de pagamento, que de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal é de 60% da receita corrente líquida. "Este ano, nossa meta foi recompor o quadro funcional que estava defasado por aposentadorias, comprometendo o atendimento ao cidadão", disse ele, lembrando que as aposentadorias são custeadas pelo fundo previdenciário, desonerando a folha de pagamento.

De acordo com o secretário, antes de autorizar a abertura de um concurso público ou processo seletivo, o governo estadual verifica rigorosamente as vagas existentes e as possibilidades financeiras para bancar o custo das contratações. Assim, a expansão do quadro de pessoal obedeceu os limites de dispêndios definidos pela legislação.

Fonte: www.aen.pr.gov.br

Compartilhe: