Prefeitura de Cascavel - PR

PREFEITURA MUNICIPAL DE CASCAVEL

ESTADO DO PARANÁ

EDITAL DE CONCURSO Nº 080/2012

Notícia:   Prefeitura de Cascavel - PR abre 838 vagas com salários de até 12,6 mil

O Prefeito Municipal de Cascavel, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, considerando o disposto no inciso II do artigo 37 da constituição federal e nos termos da Lei Municipal n.º 5.598, de 15/09/2010,

TORNA PÚBLICO

A realização de concurso público para provimento de vagas e formação de cadastro reserva para os cargos efetivos abaixo relacionados, mediante as condições estabelecidas neste edital, sendo executado pelo Instituto Superior de Educação, Tecnologia e Pesquisa Saber Ltda.

CARGOS DE NÍVEL BÁSICO: Agente Comunitário de Saúde - Áreas: Aclimação, Brasmadeira, Cancelli, Cataratas, Claudete, Colméia, Espigão Azul, Faculdade, Floresta, Guarujá, Interlagos, Morumbi, Navegantes, Pacaembu, Palmeiras, Parque São Paulo, Parque Verde, Periolo, Santa Bárbara, Santa Cruz, São João e Vila Tolentino, Auxiliar de Manutenção de Instalações, Auxiliar de Manutenção de Veículos, Auxiliar de Serviços Gerais, Carpinteiro, Coveiro, Eletricista, Eletricista de Veículo, Marceneiro, Mecânico de Máquinas Agrícolas e Rodoviárias, Motorista I, Motorista II, Operador de Escavadeira Hidráulica, Operador de Motoniveladora, Operador de Pá Carregadeira, Operador de Retroescavadeira, Operador de Trator de Esteira, Operador de Trator de Pneu, Pedreiro, Tratador de Animais e Zelador;

CARGOS DE NÍVEL MÉDIO: Agente Administrativo, Agente Funerário, Atendente de Serviços em Saúde, Auxiliar em Saúde Bucal, Monitor de Biblioteca, Professor, Professor de Educação Infantil, Técnico Agrícola, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática e Técnico em Saúde Bucal;

CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR: Engenheiro Cartográfico, Engenheiro Civil, Fonoaudiólogo, Médico 40 horas - Funções: Generalista, Infectologista e Pediatra; Médico Veterinário e Terapeuta Ocupacional.

O detalhamento dos cargos contendo o quantitativo de vagas, reserva para deficientes, requisitos, carga horária, vencimentos, atribuições sumária e valor da taxa de inscrição de cada cargo está disposto no Anexo I deste Edital.

A atribuição detalhada dos cargos previstos neste edital poderá ser consultada no endereço eletrônico www.cascavel.pr.gov.br/portal_servidor/manual-de-cargos.pdf sendo que essa está em constante atualização devido ao desenvolvimento, atualização e modernização do serviço público municipal e das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.

1 DAS INSCRIÇÕES

1.1. As inscrições poderão ser realizadas por meio da Internet, de acordo com o subitem 1.2 deste Edital, no período de 19/11/2012 a 30/11/2012 ou pessoalmente, conforme subitem 1.3 deste Edital, neste mesmo período, no 1º andar da Prefeitura Municipal de Cascavel, situada na Rua Paraná, 5000, Centro, nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h.

1.2. INSCRIÇÕES PELA INTERNET: Para inscrever-se via internet, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.saber.srv.br e efetuar sua inscrição conforme os procedimentos estabelecidos a seguir:

1.2.1. Ler atentamente este Edital de Concurso e anexos, sendo que, antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá certificar-se de que possui todos os requisitos exigidos para investidura no cargo.

1.2.2. Preencher corretamente o formulário de inscrição, conferir e transmitir os dados pela Internet.

1.2.3. Imprimir o comprovante de inscrição e o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição correspondente, que poderá ser efetuado em qualquer agência bancária ou nas Casas Lotéricas.

1.2.4. Para a inscrição via internet não será exigido o envio de qualquer documentação à Prefeitura Municipal de Cascavel, salvo nos casos previstos nos subitens 1.6 e 1.13 deste Edital.

1.3. INSCRIÇÕES PRESENCIAIS: Serão disponibilizados terminais de computador com acesso à internet e pessoal capacitado para a realização das inscrições dos candidatos, devendo ser observado o que segue:

1.3.1. Ler atentamente este Edital de Concurso e anexos, sendo que, antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá certificar-se de que possui todos os requisitos exigidos para investidura no cargo.

1.3.2. Apresentar-se no 1º andar da Prefeitura Municipal de Cascavel, situada na Rua Paraná, 5000, Centro, munido de CPF e documento oficial de identificação com foto.

1.3.2.1. São considerados documentos oficiais de identidade para fins deste Edital a Carteira de Identidade, a Carteira de Identidade Profissional, a Carteira Nacional de Habilitação com foto, Passaporte ou a Carteira de Trabalho e Previdência Social.

1.3.3. Conferir os dados lançados no formulário de inscrição.

1.4. O candidato deverá efetuar o pagamento da importância referente à taxa de inscrição no prazo máximo de 02 (dois) dias, a contar da realização da inscrição, limitado a 03/12/2012.

1.4.1. Caso ocorra a expiração do prazo estabelecido para o pagamento, o candidato deverá acessar novamente o site www.saber.srv.br ou procurar o posto de atendimento na Prefeitura Municipal de Cascavel até o dia 03/12/2012, nos horários previstos no subitem 1.1 para emissão da 2ª via do boleto bancário.

1.4.2. Não serão homologadas as inscrições cujo boleto bancário tenha sido quitado por meio de agendamento bancário com compensação após 03/12/2012.

1.4.3. Não serão homologadas as inscrições cujos pagamentos forem efetuados após o prazo estabelecido no subitem 1.4.

1.5. As inscrições somente serão efetivadas após a confirmação, por meio de compensação bancária, do pagamento da taxa de inscrição.

1.6. Será concedida isenção da taxa de inscrição, nos seguintes casos:

1.6.1. Ao candidato Doador Fidelizado de Sangue, conforme Resolução da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná - SESA n.º 329/2009, condicionado à comprovação por meio de certificação expedida pelas Unidades Hemoterápicas Públicas e privadas contratadas e/ou conveniadas/consorciadas ao SUS, devendo ser observado o que segue:

1.6.1.1. O candidato deverá efetuar requerimento de isenção da taxa de inscrição, anexo V deste Edital, acompanhado de cópia autenticada ou original do Certificado de Doador Fidelizado válido, expedido por unidade hemoterápica na forma do previsto no item 1.6.1, e protocolar no posto de atendimento das inscrições, na Prefeitura Municipal de Cascavel, endereçado à Comissão Organizadora de Concursos, no período de 19/11/2012 a 30/11/2012.

1.6.2. Ao candidato desempregado, condicionado à comprovação por meio da Carteira de trabalho, do cadastro na Agência do Trabalhador do Município de Cascavel e que possua renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, devendo estar devidamente inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, conforme Decreto Federal n.º 6.135, de 2007, devendo comprovar, ainda, domicílio eleitoral no Município de Cascavel de no mínimo 90 (noventa) dias.

1.6.2.1. O candidato deverá declarar sua condição de desempregado em requerimento próprio, Anexo V deste Edital, no posto de atendimento das inscrições, na Prefeitura Municipal de Cascavel, endereçado à Comissão Organizadora de Concursos, no período de 19/11/2012 a 30/11/2012, juntamente com os seguintes documentos comprobatórios:

1.6.2.1.1. Original e cópia autenticada da Carteira de Trabalho da primeira e segunda página do documento (número e qualificação) e da página de registro do último emprego;

1.6.2.1.2. Comprovante de cadastro do trabalhador emitido pela Agência do Trabalhador de Cascavel-Pr;

1.6.2.1.3. Original da Folha Resumo, atualizado nos últimos 12 (doze) meses, do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico.

1.6.2.1.4. Quitação eleitoral emitida pelo Tribunal Superior Eleitoral - TSE, que comprove seu domicílio eleitoral há no mínimo 90 (noventa) dias a contar da data de publicação do Edital de Abertura do Concurso.

1.6.2.1.4.1. Poderá ser apresentado o documento de quitação eleitoral emitido via internet pelo site do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, www.tse.gov.br.

1.6.3. Caso o pedido de isenção da taxa de inscrição seja indeferido, o candidato terá o prazo de 48 (quarenta e oito) horas, contadas da publicação de edital com a decisão no Órgão Oficial Eletrônico do Município, sendo disponibilizado link nos endereços eletrônicos www.saber.srv.br e www.cascavel.pr.gov.br/portal_servidor/concursos-andamento.php para emissão de novo boleto bancário a fim de fazer o recolhimento da respectiva taxa de inscrição, sob pena de não ter sua inscrição homologada.

1.7. Não serão devolvidos valores referentes à taxa de inscrição, sob nenhuma hipótese.

1.8. Os candidatos ao cargo de Agente Comunitário de Saúde deverão inscrever-se no concurso público para a área de atuação, a qual deverá coincidir com sua área de residência, sendo observados, rigorosamente, os limites da área pretendida, conforme especificado no Anexo III - Mapas Representativos das Áreas de Atuação do Agente Comunitário de Saúde e Anexo IV - Descrições das Áreas de Atuação do Agente Comunitário de Saúde.

1.9. Os candidatos poderão inscrever-se para mais de um cargo constante neste Edital, desde que não haja coincidência de data e/ou horário de realização das provas.

1.9.1. Em hipótese alguma poderá haver alteração da inscrição. O candidato que, após efetuado o pagamento, desejar alterar o cargo, poderá fazê-lo somente mediante preenchimento e pagamento de nova inscrição.

1.9.2. O candidato que se inscrever para mais de um cargo, cujas provas sejam realizadas no mesmo turno, terá suas inscrições homologadas, devendo o candidato fazer a opção por um dos cargos no momento da realização da prova.

1.10. Depois de efetivada a inscrição, os dados pessoais do candidato somente poderão ser alterados, em caso de incorreção, mediante protocolo, utilizando-se do Formulário de Recurso, Anexo IX deste Edital, endereçado à Comissão Organizadora de Concursos, ou no dia de realização da prova escrita, mediante registro na ata de sala.

1.11. Ao inscrever-se o candidato se responsabilizará pela veracidade e exatidão das informações prestadas, aceitando de forma irrestrita as condições contidas neste Edital, não podendo delas alegar desconhecimento.

1.12. O Município de Cascavel e o Instituto Saber não se responsabilizarão por solicitações de inscrições via Internet não recebidas em virtude de falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, falta de energia elétrica ou outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência dos dados.

1.13. Os candidatos com deficiência deverão protocolar até as 17h do dia 30/11/2012, na Prefeitura Municipal de Cascavel, endereçada à Comissão Organizadora de Concursos, solicitação de reserva de vagas, conforme Anexo VI, acompanhada de laudo médico, original ou cópia autenticada, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde - CID, com a provável causa da deficiência, nos termos da Lei Municipal n.º 5.598/2010 e do Decreto Federal n.º 3.298/1999.

1.13.1. O candidato poderá utilizar o Modelo de Laudo Médico disponibilizado como Anexo VII deste Edital devendo ser preenchido por Médico da área da deficiência.

1.13.2. Caso julgue necessário, a Equipe Multiprofissional poderá solicitar exames e/ou laudos complementares, os quais deverão ser apresentados dentro dos prazos estabelecidos pela Equipe, sendo que os custos serão arcados pelos candidatos.

1.13.3. Não serão aceitos laudos médicos emitidos há mais de 180 (cento e oitenta) dias da data de publicação deste Edital.

1.13.4. Os laudos médicos protocolados não serão devolvidos aos candidatos.

1.14. A Comissão Organizadora de Concursos publicará aviso de homologação das inscrições no Órgão Oficial Eletrônico do Município e divulgará a relação das inscrições homologadas nos endereços eletrônicos www.saber.srv.br e www.cascavel.pr.gov.br/portal_servidor/concursos-andamento.php.

2 DAS VAGAS DESTINADAS A CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA

2.1. É assegurado o direito de inscrição no Concurso de que trata este Edital às pessoas com deficiência, em igualdade de condições com os demais candidatos, para provimento de cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que sejam portadores, nos termos da Lei Municipal nº 5.598/2010 e do Decreto Federal n.º 3.298/1999 e suas atualizações.

2.2. São reservadas 5% (cinco por cento) das vagas abertas por este Edital às pessoas com deficiência, de conformidade com o inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal e com a Lei Municipal nº 5.598/2010.

2.3. O direito de concorrer à reserva de vagas será analisado pela Equipe Multiprofissional e pela Comissão Organizadora de Concursos que, após avaliação do laudo médico, protocolado conforme previsto no subitem 1.13, deliberará se o candidato com deficiência atende aos critérios estabelecidos na Lei Municipal nº 5.598/2010 e no Decreto Federal n.º 3.298/1999.

2.4. Caso o candidato inscrito como pessoa com deficiência não se enquadre nas categorias no Decreto Federal n.º 3.298/1999, a homologação de sua inscrição se dará na listagem geral de candidatos e não na listagem específica para pessoas com deficiência.

2.5. O candidato não terá direito à reserva de vagas caso não apresente o laudo médico e/ou os exames complementares, nos termos do subitem 1.13, e caso não se enquadre nas categorias de deficiência estabelecidas pelo Decreto Federal n.º 3.298/1999, consequentemente, não terá direito a adaptação ou condições especiais que trata o item 2.6 para realizar as provas.

2.6. O candidato com deficiência que necessitar de adaptação e/ou condições especiais para a realização das provas de quaisquer etapas do certame deverá requerê-las à Comissão Organizadora de Concursos, por meio de formulário específico, Anexo VI, até o dia 30/11/2012, com justificativa emitida por especialista da área de sua deficiência, indicando os recursos necessários para a realização das provas, nos termos da Lei Municipal nº 5.598/2010.

2.6.1. Em virtude das dimensões do equipamento eletrônico para leitura óptica, o candidato com deficiência visual que solicitar condição especial para realizar a prova escrita não terá seu cartão-resposta ampliado, porém poderá requerer um profissional para auxiliá-lo no preenchimento.

2.6.2. O candidato portador de deficiência que necessitar de tempo adicional para realização da prova deverá requerê-lo nos termos do item 2.6 devendo, ainda, apresentar justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência.

2.6.3. O atendimento às condições solicitadas ficará sujeito à análise da Equipe Multiprofissional e da Comissão Organizadora de Concursos quanto à necessidade e razoabilidade do pedido.

2.6.4. O direito de concorrer à reserva de vagas ao candidato com deficiência no Concurso Público, não implica no reconhecimento da compatibilidade da deficiência com as atribuições do cargo, a qual será avaliada por meio de exame médico pré-admissional e no estágio probatório, nos termos da Lei Municipal n.º 5.598/2010 e do Decreto Federal n.º 3.298/1999.

2.6.5. Não serão aceitos documentos enviados via postal, correio eletrônico ou via fax.

2.7. Os candidatos com deficiência participarão da seleção em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere às etapas do concurso, ao conteúdo das provas, aos critérios de aprovação, ao horário e local de aplicação das provas e à pontuação mínima exigida.

2.8. Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas à pessoas com deficiência, estas serão preenchidas pelos demais candidatos, com estrita observância da ordem de classificação.

2.9. A não observância, pelo candidato, de quaisquer das disposições previstas no item 2 e seus subitens deste Edital, implicará na perda do direito de concorrer às vagas reservadas à pessoas com deficiência.

3 DAS ETAPAS DO CONCURSO

3.1. O concurso será constituído das seguintes etapas:

- PROVA ESCRITA, de caráter eliminatório e classificatório, onde serão avaliados os conhecimentos gerais e específicos. A prova escrita será aplicada para todos os candidatos e será composta de questões objetivas de múltipla escolha, sendo que para os candidatos dos cargos de Agente Administrativo, Atendente de Serviços em Saúde, Monitor de Biblioteca, Professor e Professor de Educação Infantil haverá, ainda, elaboração de texto dissertativo, conforme previsto no item 3.2;

- PROVA DE TÍTULOS, de caráter classificatório, visando aferir o aperfeiçoamento acadêmico relativo ao cargo, a ser aplicada aos candidatos aprovados na primeira etapa (prova escrita), para os cargos de Professor e Professor de Educação Infantil, conforme previsto no item 3.3;

- PROVA PRÁTICA, de caráter eliminatório e classificatório, a ser aplicada aos candidatos aprovados na primeira etapa (prova escrita), para os candidatos dos cargos de Auxiliar de Manutenção de Veículos, Carpinteiro, Coveiro, Eletricista, Eletricista de Veículo, Marceneiro, Mecânico de Máquinas Agrícolas e Rodoviárias, Motorista I, Motorista II, Operador de Escavadeira Hidráulica, Operador de Motoniveladora, Operador de Pá Carregadeira, Operador de Retroescavadeira, Operador de Trator de Esteira, Operador de Trator de Pneu, Pedreiro e Técnico em Edificações conforme item 3.4;

- EXAME PRÉ-ADMISSIONAL, de caráter eliminatório, tendo a finalidade de verificar as condições físicas, mentais e psicológicas necessárias ao desempenho das funções do cargo público postulado e consistirá de exame médico clínico e, se necessário exames complementares, bem como, de avaliação psicológica, a ser aplicado a todos os candidatos aprovados nas etapas anteriores e convocados para posse no cargo, conforme previsto no item 3.5.

3.2. DA PROVA ESCRITA

3.2.1. A prova escrita para os cargos abaixo relacionados está prevista para ser realizada no dia 20/01/2013, sendo que os locais de realização serão divulgados em edital, a ser publicado no Órgão Oficial Eletrônico do Município e disponibilizado nos endereços eletrônicos www.saber.srv.br e www.cascavel.pr.gov.br/portal_servidor/concursos-andamento.php.

3.2.2. Aos cargos em que o conteúdo de Língua Portuguesa compõe a Prova Escrita, serão utilizadas as regras gramaticais previstas no novo acordo ortográfico.

3.2.3. As provas escritas para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Manutenção de Instalações, Auxiliar de Manutenção de Veículos, Auxiliar de Serviços Gerais, Carpinteiro, Coveiro, Eletricista, Eletricista de Veículo, Marceneiro, Mecânico de Máquinas Agrícolas e Rodoviárias, Motorista I, Motorista II, Operador de Escavadeira Hidráulica, Operador de Motoniveladora, Operador de Pá Carregadeira, Operador de Retroescavadeira, Operador de Trator de Esteira, Operador de Trator de Pneu, Pedreiro, Tratador de Animais e Zelador serão compostas de 40 (quarenta) questões objetivas, de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas diferentes, sendo apenas uma correta, com pesos iguais entre si, conforme segue:

CONTEÚDO

QUANTIDADE DE QUESTÕES

CONHECIMENTOS GERAIS

Língua Portuguesa

10

Matemática

10

Ética, cidadania e política

05

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Conhecimentos do Cargo

15

TOTAL

40

3.2.4. As provas escritas para os cargos de Agente Funerário, Auxiliar em Saúde Bucal, Técnico Agrícola, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática e Técnico em Saúde Bucal serão compostas de 40 (quarenta) questões objetivas, de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas diferentes, sendo apenas uma correta, com pesos iguais entre si, conforme segue:

CONTEÚDO

QUANTIDADE DE QUESTÕES

CONHECIMENTOS GERAIS

Língua Portuguesa

05

Matemática

05

Ética, cidadania e política

10

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Conhecimentos do Cargo

20

TOTAL

40

3.2.5. As provas escritas para os cargos de Agente Administrativo e Atendente de Serviços em Saúde serão compostas de 40 (quarenta) questões objetivas, de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas diferentes, sendo apenas uma correta, com pesos iguais entre si, e da produção de um texto dissertativo (redação), conforme segue:

CARGO: AGENTE ADMINISTRATIVO

CONTEÚDO

QUANTIDADE DE QUESTÕES

TOTAL PONTOS

CONHECIMENTOS GERAIS

Língua Portuguesa

05

10

Matemática

05

10

Noções de Informática

05

10

Noções de Direito Constitucional e Administrativo

10

20

Ética, cidadania e política

05

10

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Conhecimentos do Cargo

10

20

TOTAL

40

80

 

TEXTO DISSERTATIVO (REDAÇÃO)

20

TOTAL PROVA ESCRITA

100

CARGO: ATENDENTE DE SERVIÇOS EM SAÚDE

CONTEÚDO

QUANTIDADE DE QUESTÕES

TOTAL PONTOS

CONHECIMENTOS GERAIS

Língua Portuguesa

05

10

Matemática

05

10

Noções de Informática

05

10

Ética, cidadania e política

05

10

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Conhecimentos do Cargo

10

20

Noções do Sistema Único de Saúde (SUS)

10

20

TOTAL

40

80

 

TEXTO DISSERTATIVO (REDAÇÃO)

20

TOTAL PROVA ESCRITA

100

3.2.5.1. Somente será corrigida a Redação dos candidatos que obtiverem o mínimo de 60% (sessenta por cento) de aproveitamento dos pontos na Prova Escrita Objetiva, isto é, que atingirem no mínimo 48 pontos.

3.2.5.2. A Redação deverá ser constituída de texto dissertativo, com no mínimo 25 (vinte e cinco) e no máximo 30 (trinta) linhas, versando sobre tema da atualidade, sendo considerados, na correção, a capacidade de estruturação lógica do texto, a coerência entre a fundamentação e a conclusão, a clareza da exposição e o domínio da norma culta na modalidade escrita do idioma. Será atribuída nota 0 (zero) à dissertação desenvolvida em desacordo com o tema proposto.

3.2.5.2.1. A correção da redação do cargo de Agente Administrativo e Atendente de Serviços em Saúde se dará seguindo os seguintes critérios:

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO

VALOR

1. Estruturação lógica do texto

- Atribuição do título

- Estrutura (introdução, desenvolvimento e conclusão)

2

2. Coerência entre a fundamentação e a conclusão

- Concatenação do texto dissertativo

- Elaboração da proposta de intervenção

4

3. Clareza na exposição das idéias

- Conhecimento dos mecanismos lingüísticos da dissertação

4

4. Domínio da norma culta na modalidade escrita do idioma, incluindo: ortografia, acentuação e crase, flexão e emprego das palavras, concordância nominal e verbal, regência nominal.(1)

10

TOTAL

20

(1) Desconto de 0,5 pontos para cada erro

3.2.5.2.2. Será corrigida a redação transcrita na folha definitiva da redação, sendo desconsiderada a redação entregue na folha provisória utilizada como rascunho.

3.2.6. As provas escritas para os cargos de Monitor de Biblioteca, Professor e Professor de Educação Infantil serão compostas de 40 (quarenta) questões objetivas, de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas diferentes, sendo apenas uma correta, e da produção de um texto dissertativo (redação), conforme segue:

CARGO: MONITOR DE BIBLIOTECA

CONTEÚDO

QUANTIDADE DE QUESTÕES

PESO

TOTAL

CONHECIMENTOS GERAIS

Língua Portuguesa

05

2

10

Matemática

05

2

10

Noções de Informática

05

2

10

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Fundamentos da Educação

15

2

30

Conhecimentos do Cargo

10

2

20

TOTAL

40

-

80

 

TEXTO DISSERTATIVO (REDAÇÃO)

20

TOTAL PROVA ESCRITA

100

CARGO: PROFESSOR

CONTEÚDO

QUANTIDADE DE QUESTÕES

PESO

TOTAL

CONHECIMENTOS GERAIS

Matemática

05

2

10

Língua Portuguesa

05

2

10

História

05

2

10

Geografia

05

2

10

Ciências

05

2

10

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Fundamentos da Educação

15

2

30

TOTAL

40

-

80

 

 

 

 

TEXTO DISSERTATIVO (REDAÇÃO)

20

TOTAL PROVA ESCRITA

100

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

CONTEÚDO

QUANTIDADE DE QUESTÕES

PESO

TOTAL

CONHECIMENTOS GERAIS

Matemática

05

2

10

Língua Portuguesa

05

2

10

História

05

2

10

Geografia

05

2

10

Ciências

05

2

10

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Noções de Higiene, Primeiros Socorros E Cuidados Infantis

05

2

10

Fundamentos da Educação

10

2

20

TOTAL

40

-

80

 

TEXTO DISSERTATIVO (REDAÇÃO)

20

TOTAL PROVA ESCRITA

100

3.2.6.1. Somente será corrigida a Redação dos candidatos que obtiverem o mínimo de 60% (sessenta por cento) de aproveitamento dos pontos na Prova Escrita Objetiva, isto é, isto é, que atingirem no mínimo 48 pontos.

3.2.6.2. A Redação deverá ser constituída de texto dissertativo, com no mínimo 25 (vinte e cinco) e no máximo 30 (trinta) linhas, versando sobre tema da atualidade, sendo considerados, na correção, a capacidade de estruturação lógica do texto, a coerência entre a fundamentação e a conclusão, a clareza da exposição e o domínio da norma culta na modalidade escrita do idioma. Será atribuída nota 0 (zero) à dissertação desenvolvida em desacordo com o tema proposto.

3.2.6.2.1. A correção da redação dos cargos de Monitor de Biblioteca, Professor e Professor de Educação Infantil se dará seguindo os seguintes critérios:

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO

VALOR

5. Estruturação lógica do texto

- Atribuição do título

- Estrutura (introdução, desenvolvimento e conclusão)

2

6. Coerência entre a fundamentação e a conclusão

- Concatenação do texto dissertativo

- Elaboração da proposta de intervenção

4

7. Clareza na exposição das idéias

- Conhecimento dos mecanismos lingüísticos da dissertação

4

8. Domínio da norma culta na modalidade escrita do idioma, incluindo: ortografia, acentuação e crase, flexão e emprego das palavras, concordância nominal e verbal, regência nominal.(1)

10

TOTAL

20

(1) Desconto de 0,5 pontos para cada erro

3.2.6.2.2. Será corrigida a redação transcrita na folha definitiva da redação, sendo desconsiderada a redação entregue na folha provisória utilizada como rascunho.

3.2.7. As provas escritas para os cargos de Engenheiro Cartográfico, Engenheiro Civil, Fonoaudiólogo, Médico 40 horas, Médico Veterinário e Terapeuta Ocupacional serão compostas de 40 (quarenta) questões objetivas, de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas diferentes, sendo apenas uma correta, com pesos iguais entre si, conforme segue:

CONTEÚDO

QUANTIDADE DE QUESTÕES

Conhecimentos Gerais

10

Conhecimentos Específicos do Cargo

30

TOTAL

40

3.2.8. A nota máxima será de 100 (cem) pontos, exigindo-se, para aprovação, no mínimo 60% (sessenta por cento) de aproveitamento, isto é, 60 (sessenta) pontos.

3.2.8.1. Para os candidatos inscritos para os cargos de Agente Administrativo, Atendente de Serviços em Saúde, Monitor de Biblioteca, Professor e Professor de Educação Infantil, a aprovação se dará mediante o seguinte aproveitamento:

3.2.8.1.1. No mínimo 60% (sessenta por cento) de aproveitamento na prova escrita objetiva; e

3.2.8.1.2. No mínimo 60% (sessenta por cento) de aproveitamento no texto dissertativo (Redação).

3.2.8.2. O resultado da prova escrita será apresentado com duas casas decimais, arredondando-se o número para cima caso o algarismo da terceira casa decimal seja igual ou superior a cinco.

3.2.9. As provas escritas de todos os cargos terão a duração de 04 (quatro) horas, contadas a partir da autorização dada pelo fiscal de sala para início das mesmas.

3.2.10. O candidato deverá comparecer ao local da prova escrita munido do comprovante de inscrição e caneta esferográfica azul ou preta, sendo imprescindível a apresentação de qualquer um dos documentos citados no subitem 3.6.1, para ingresso à sala de provas.

3.2.11. O candidato não poderá ausentar-se da sala durante a realização da prova escrita, a não ser momentaneamente, em casos especiais e na companhia de um fiscal itinerante.

3.2.12. O cartão de respostas será considerado como único e definitivo documento para efeito de correção da prova escrita objetiva, devendo ser assinado e preenchido corretamente pelo candidato, de acordo com as instruções contidas na capa da prova e/ou no cartão de respostas, não podendo haver substituição em virtude de erro ou rasura do candidato.

3.2.12.1. Não serão computadas as questões não assinaladas, assim como aquelas que contenham mais de uma resposta ou, ainda, que contenham emenda, rasura ou preenchidas fora do padrão estabelecido no cartão de respostas, ainda que legíveis, sendo de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos de marcações feitas incorretamente no cartão de respostas.

3.2.13. No decorrer da prova, se o candidato observar qualquer anormalidade gráfica de alguma questão, poderá solicitar ao fiscal de sala o registro na Ata de Sala, a qual será encaminhada para análise da Comissão Organizadora de Concursos.

3.2.13.1. Se da análise das Atas de Sala resultar anulação de questões, os pontos correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos presentes à prova, independentemente da formulação de recursos.

3.2.13.2. Se da análise das Atas de Sala resultar alteração do gabarito preliminar, essa alteração valerá para todos os candidatos presentes à prova, independentemente da formulação de recursos.

3.2.14. Ao término da prova, os candidatos poderão levar o caderno de prova, respeitado o previsto no subitem 3.2.15.

3.2.15. O candidato deverá permanecer obrigatoriamente na sala de prova por, no mínimo, uma hora após o início da mesma, sob pena de eliminação do concurso.

3.2.16. Durante a realização das provas não serão permitidas consultas de qualquer natureza, uso de telefone celular, óculos escuros, fones de ouvido, chapéus, bonés ou quaisquer outros aparelhos eletrônicos ou similares.

3.3. PROVA DE TÍTULOS

3.3.1. A prova de títulos, de caráter classificatório, será aplicada aos candidatos aos cargos de Professor e Professor de Educação Infantil com o objetivo de aferir o aperfeiçoamento acadêmico relativo ao cargo.

3.3.2. Os candidatos aos cargos de Professor e Professor de Educação Infantil deverão apresentar o(s) título(s) no 1º andar da Prefeitura Municipal de Cascavel, sito à Rua Paraná, nº 5.000, no período de 19/11/2012 a 30/11/2012, nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h, em envelope aberto, sendo que após conferência da documentação, este será devidamente lacrado e assinado pelo candidato e pelo responsável do recebimento.

3.3.3. Somente serão aceitos os títulos a seguir relacionados, observados os limites de pontuação:

TÍTULO

PONTOS

a) Licenciatura plena em cursos de graduação na área de Educação, exceto os cursos tidos como requisito do cargo

05

b) Curso de pós-graduação "latu sensu" na área de Educação, com carga horária mínima de 360 horas

10

c) Curso de pós-graduação "stricto sensu" na área de Educação

05

d) Curso de doutorado na área de educação

05

3.3.3.1 Os cursos de Licenciatura Plena em Pedagogia e Normal Superior somente serão admitidos para fins da pontuação prevista na alínea "a" do item 3.3.3. quando devidamente acompanhado do comprovante de conclusão do Ensino Médio, na modalidade Normal - Magistério.

3.3.4. Somente serão considerados para pontuação os títulos dos candidatos classificados na prova escrita.

3.3.5. No ato da entrega, o candidato deverá apresentar o Formulário para Apresentação de Títulos, Anexo VIII deste Edital, devidamente preenchido e assinado, no qual relacionará os títulos apresentados, anexando cópia autenticada dos respectivos documentos.

3.3.6. A comprovação dos títulos se dará por meio de fotocópia autenticada do diploma de conclusão do curso de graduação ou fotocópia autenticada do certificado de conclusão de curso de pós-graduação.

3.3.6.1. Para comprovação de conclusão de cursos de graduação ou pós-graduação concluídos, cujo respectivo diploma/certificado se encontre em tramitação para registro, serão aceitos documentos comprobatórios de conclusão de curso emitidos pelas instituições de ensino, acompanhados, obrigatoriamente, do histórico escolar.

3.3.7. O documento comprobatório de conclusão de curso previsto no item 3.3.6.1 (certidão, certificado, declaração ou equivalente) deverá conter, obrigatoriamente, a identificação da instituição de ensino, o nome do curso, a graduação obtida, a data de colação de grau, o número do ato de autorização e/ou reconhecimento, quando couber, devendo, ainda, ter a assinatura e identificação do responsável pela lavratura do respectivo documento.

3.3.7.1. Os títulos apresentados deverão referir-se a cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), ou autorizados pelos respectivos órgãos competentes, nos casos de cursos de pós-graduação.

3.3.8. A nota máxima na Prova de Títulos será de 20 (vinte) pontos.

3.3.9. Não será admitido, sob hipótese alguma, o pedido de inclusão ou substituição de documentos após a apresentação dos títulos.

3.3.10. Na impossibilidade de comparecimento do candidato, serão aceitos os títulos entregues por terceiros, mediante apresentação de documento de identidade original do procurador e de procuração simples, acompanhada de cópia legível de documento de identidade do candidato.

3.3.10.1. Serão de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas por seu procurador no ato da entrega dos títulos, arcando com as conseqüências de eventuais erros de seu representante.

3.3.11. Não serão aceitos títulos encaminhados via postal, correio eletrônico ou via fax.

3.3.12. As cópias apresentadas não serão devolvidas em hipótese alguma.

3.4. DA PROVA PRÁTICA

3.4.1. Participarão da prova prática os candidatos inscritos para os cargos de Auxiliar de Manutenção de Veículos, Carpinteiro, Coveiro, Eletricista, Eletricista de Veículo, Marceneiro, Mecânico de Máquinas Agrícolas e Rodoviárias, Motorista I, Motorista II, Operador de Escavadeira Hidráulica, Operador de Motoniveladora, Operador De Pá Carregadeira, Operador de Retroescavadeira, Operador de Trator de Esteira, Operador de Trator de Pneu, Pedreiro e Técnico em Edificações, classificados na primeira etapa do concurso (prova escrita), sendo que as datas, horários e locais de realização das provas serão divulgados em edital a ser publicado no Órgão Oficial Eletrônico do Município, nos endereços eletrônicos www.saber.srv.br e www.cascavel.pr.gov.br/portal_servidor/concursos-andamento.php.

3.4.2. A nota máxima será de 100 (cem) pontos, exigindo-se, para aprovação, no mínimo 60% (sessenta por cento) de aproveitamento, isto é, 60 (sessenta) pontos.

3.4.3. As provas práticas terão a seguinte composição:

3.4.3.1. Para os cargos de Auxiliar de Manutenção de Veículos, Carpinteiro, Eletricista, Eletricista de Veículo, Marceneiro, Mecânico de Máquinas Agrícolas e Rodoviárias, a prova prática consistirá no desenvolvimento de atividades práticas, na presença de examinadores, abrangendo os conhecimentos necessários aos profissionais no exercício do cargo, onde serão avaliados os seguintes itens:

a) Organização do trabalho;

b) Uso correto de instrumentos e equipamentos;

c) Habilidade e destreza no desenvolvimento das tarefas;

d) Conhecimento prático sobre as atividades desenvolvidas.

3.4.3.2. Para os cargos de Coveiro e Pedreiro a prova prática consistirá no desenvolvimento de atividades práticas, na presença de examinadores, abrangendo os conhecimentos necessários aos profissionais no exercício do cargo, onde serão avaliados os seguintes itens:

a) Preparação de massa;

b) Alinhamento e levantamento de paredes de tijolos;

c) Reboco e calfinamento de paredes;

d) Assentamento de pisos e revestimentos;

e) Uso correto de instrumentos e equipamentos;

f) Outras atividades relativas à função.

3.4.3.3. Para os cargos de Motorista I e Motorista II a prova prática consistirá de teste de direção veicular, na presença de examinadores, em percurso a ser determinado no momento da prova, onde serão avaliados os seguintes itens:

a) Verificação das condições do veículo;

b) Partida e parada;

c) Uso do câmbio e dos freios;

d) Localização do veículo na pista;

e) Observação de normas e das placas de sinalização;

f) Velocidade desenvolvida;

g) Obediência às situações do trajeto;

h) Colocação em vaga (baliza).

3.4.3.3.1. A prova prática será valorada da seguinte forma: o candidato inicia com 100 (cem) pontos, sendo-lhe subtraído o somatório dos pontos perdidos relativos às faltas cometidas durante a realização da prova, de acordo com a seguinte pontuação:

FALTAS

PONTOS

- Gravíssimas

30

- Graves

20

- Médias

10

- Leves

5

3.4.3.3.2. A pontuação final será calculada de acordo com a seguinte fórmula: Pontuação da Prova Prática = (100 pontos - S PP), sendo "S PP" = somatória dos pontos perdidos.

3.4.3.3.2.1. Os candidatos quando convocados para a realização da prova prática, deverão comparecer ao local designado munidos da Carteira Nacional de Habilitação - CNH com foto, original ou fotocópia autenticada, dentro do prazo de validade, observando, ainda, a categoria mínima exigida para o cargo, sendo que a não observância desses critérios implicará na eliminação do candidato.

3.4.3.4. O candidato deverá fazer uso de óculos ou lentes de contato, quando houver tal exigência na Carteira Nacional de Habilitação, não sendo permitida a realização da prova sem tais acessórios, implicando o descumprimento desta exigência na eliminação do candidato do concurso.

3.4.3.5. Para os cargos de Operador de Escavadeira Hidráulica, Operador de Motoniveladora, Operador de Pá Carregadeira, Operador de Retroescavadeira, Operador de Trator de Esteira, Operador de Trator de Pneu, a prova prática consistirá na operação da máquina específica, na presença de examinadores, em tarefa a ser determinada no momento da prova, onde serão avaliados os seguintes itens:

a) Verificação das condições da máquina;

b) Verificação dos itens e procedimentos de segurança;

c) Partida, movimentação e parada;

d) Uso dos instrumentos de manuseio, e

e) Obediência às situações do trajeto.

3.4.3.5.1. A prova prática será aplicada levando-se em consideração os mesmos critérios dispostos nos itens 3.1.3.3.2 e seus subitens.

3.4.3.5.2. Os candidatos quando convocados para a realização das provas práticas deverão comparecer ao local designado munidos da Carteira Nacional de Habilitação - CNH com foto, original ou fotocópia autenticada, dentro do prazo de validade, observando, ainda, a categoria mínima exigida para os cargos, sendo que a não observância desses critérios implicará na eliminação do candidato.

3.4.3.5.3. O candidato deverá fazer uso de óculos ou lentes de contato, quando houver tal exigência na Carteira Nacional de Habilitação, não sendo permitida a realização da prova sem tais acessórios, implicando o descumprimento desta exigência na eliminação do candidato do concurso.

3.4.4. Para o cargo de Técnico em Edificações a prova prática consistirá na operação do sistema de CAD em consonância com o conteúdo programático estabelecido para a prova objetiva de conhecimentos específicos do cargo.

3.4.5. Os horários, datas e locais, bem como os demais critérios de avaliação das provas práticas serão divulgados em edital específico, por ocasião da convocação dos candidatos para realização desta etapa.

3.5. DO EXAME PRÉ-ADMISSIONAL

3.5.1. O exame pré-admissional, de caráter eliminatório, tem a finalidade de verificar as condições físicas e mentais necessárias ao desempenho das funções do cargo público postulado e será realizado pela Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho da Prefeitura Municipal de Cascavel, consistindo em exame clínico, avaliação psicológica e, se necessário, em exames complementares.

3.5.1.1. Quando exigidos exames complementares, para melhor comprovar o estado físico e de saúde do candidato, fica este obrigado a cumprir os prazos que forem estabelecidos pelo médico do trabalho do Município para a entrega dos respectivos resultados, sob pena de ser eliminado do concurso público.

3.5.2. O candidato será submetido ao exame médico pré-admissional, sendo considerado inapto nessa etapa o candidato que tiver condição física e/ou de saúde incompatível com o cargo público, devidamente atestado pelo médico do trabalho.

3.5.3. Será considerado habilitado, no exame médico, o candidato que obtiver o resultado de APTO para o cargo.

3.5.4. A avaliação psicológica é parte integrante do concurso conforme regulamenta o Decreto Municipal n.º 10.376/2012, sendo eliminado o candidato considerado inapto nesta fase.

3.5.5. A avaliação psicológica será aplicada ao candidato quando convocado, consistindo na aplicação de baterias de testes psicológicos, de aptidão, sanidade mental, de personalidade, visando aferir se o candidato possui perfil adequado ao exercício das atividades inerentes ao cargo pretendido.

3.5.6. Será considerado inapto o candidato que não atender aos requisitos de aferição estabelecidos para cada teste ou que apresente características, quer estruturais, quer situacionais, que denotem comprometimento nas esferas psíquicas ou neurológicas.

3.5.7. Não haverá por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação da avaliação psicológica.

3.5.8. O candidato somente poderá ausentar-se do recinto da aplicação da avaliação psicológica após o término da aplicação dos testes.

3.5.9. O candidato não poderá levar consigo os cadernos de testes.

3.5.10. Será considerado habilitado, nesta fase, o candidato que obtiver o resultado de APTO para o cargo.

3.5.10.1. A inaptidão nesta avaliação não significa a pressuposição da existência de transtornos mentais, indicando apenas que o candidato não atende aos parâmetros exigidos para o exercício das atribuições preestabelecidas para o cargo pretendido.

3.5.11. Será desclassificado o candidato que se recusar a responder algum dos testes da avaliação psicológica.

3.5.12. Será eliminado do concurso público o candidato que não comparecer no dia, horário e local determinados para realização do exame médico pré-admissional e avaliação psicológica ou que for considerado inapto nessa etapa.

3.5.12.1. Não haverá segunda chamada para realização do exame pré-admissional, seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou ausência do candidato.

3.6. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE AS ETAPAS DO CONCURSO

3.6.1. Para fins deste Edital, considera-se documento oficial de identificação a Carteira de Identidade, a Carteira de Identidade Profissional, a Carteira Nacional de Habilitação com foto, Passaporte ou a Carteira de Trabalho e Previdência Social.

3.6.1.1. Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato.

3.6.1.2. O candidato impossibilitado de apresentar, no dia da aplicação das provas, documento de identificação original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar documento que ateste o registro de ocorrência em órgão policial emitido há no máximo 180 (cento e oitenta) dias a contar da data de realização das provas, e cópia do documento de identificação.

3.6.2. Não haverá possibilidade de constituição de banca especial para a realização de nenhumas das provas deste concurso.

3.6.3. É de inteira responsabilidade do candidato a correta identificação dos locais de aplicação das provas e o comparecimento nos dias e horários determinados.

3.6.4. Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada para realização das provas, seja qual for o motivo alegado pelo candidato, importando a ausência na sua eliminação do concurso.

3.6.5. O candidato deverá assinar lista de presença em todas as etapas do concurso, sob pena de ser considerado ausente.

3.6.6. Não será permitida a permanência de acompanhante do candidato ou de pessoas estranhas ao concurso nas dependências do local de aplicação da prova escrita, salvo na hipótese prevista no subitem 3.6.7.

3.6.7. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova escrita deverá levar um acompanhante, o qual ficará em local reservado e será responsável pela guarda da criança, observado as condições previstas no item 3.2.11.

3.6.8. Não haverá compensação do tempo de amamentação no tempo de duração das provas.

3.6.9. Terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do Concurso o candidato que durante a realização das provas:

a) for surpreendido, em ato flagrante, comunicando-se com outro candidato ou utilizando-se de consultas a equipamentos ou aparelhos eletrônicos não permitidos, quando da realização da prova escrita;

b) comparecer ao local das provas embriagado ou praticar quaisquer atos que venham a perturbar a ordem normal dos trabalhos;

c) utilizar-se de quaisquer recursos ilícitos ou fraudulentos;

d) for descortês para com quaisquer dos examinadores, coordenadores, fiscais ou autoridades presentes;

e) for responsável por falsa identificação pessoal.

3.6.10. Ao término das provas, o candidato deverá deixar imediatamente o recinto, sendo terminantemente proibido fazer contato com candidatos que ainda não tenham terminado a prova, sob pena de ser excluído do concurso.

3.6.11. Observadas as regras previstas neste edital, os examinadores designados terão autonomia na elaboração das provas, bem como, na análise e correção destas.

4 DA CLASSIFICAÇÃO

4.1. Serão considerados aprovados no concurso os candidatos que obtiverem no mínimo 60% (sessenta por cento) de aproveitamento na prova escrita, no mínimo 60% (sessenta por cento) de aproveitamento na prova prática, quando houver, e forem considerados aptos no exame pré-admissional.

4.1.1. Quanto aos candidatos inscritos para os cargos de Agente Administrativo, Atendente de Serviços em Saúde, Monitor de Biblioteca, Professor e Professor de Educação Infantil, serão considerados aprovados, em relação à prova escrita, os que obtiverem, no mínimo, 60% (sessenta por cento) de aproveitamento na prova escrita objetiva e no mínimo 60% (sessenta por cento) de aproveitamento no texto dissertativo (redação).

4.1.2. O resultado final será apresentado com duas casas decimais, arredondando-se o número para cima caso o algarismo da terceira casa decimal seja igual ou superior a cinco.

4.2. Para o cálculo da nota final dos cargos para os quais serão realizadas provas práticas, será considerado peso 01 (um) para a prova escrita e peso 02 (dois) para a prova prática.

4.3. Os candidatos aprovados serão classificados por meio de listas nominais, em ordem decrescente, de acordo com a média das notas obtidas nas provas escrita e prática, quando houver.

4.3.1. Havendo igualdade de notas, os critérios de desempate serão os seguintes, por ordem de prioridade:

a) idade igual ou superior a 60 anos, completados até o último dia de inscrição neste concurso, de acordo com o previsto no parágrafo único do artigo 27 da Lei nº 10.741, de 01/10/2003 (Estatuto do Idoso);

b) maior número de acertos nas questões de conhecimentos específicos do cargo;

c) maior nota na prova prática, quando houver;

d) o candidato mais idoso, não abrangido no item "a";

e) persistindo o empate, por sorteio.

4.3.2. O resultado final do concurso será homologado por meio de edital publicado no Órgão Oficial Eletrônico do Município, disponibilizado nos endereços eletrônicos www.saber.srv.br e www.cascavel.pr.gov.br/portal_servidor/concursos-andamento.

4.3.3. Os candidatos que concorrerão à reserva de vagas, nos termos do item 2 deste Edital, terão sua classificação divulgada na listagem geral de candidatos e em lista especial para esse fim.

5 DOS PRAZOS PARA RECURSOS

5.1. O candidato poderá interpor recurso nos seguintes casos e prazos:

5.1.1. Com relação à homologação das inscrições, no prazo de 03 (três) dias úteis, a contar da publicação do edital de homologação das inscrições.

5.1.2. Com relação à prova escrita (questões objetivas), no prazo de 03 (três) dias úteis, a contar da realização da prova, desde que fundamentado e acompanhado da bibliografia pesquisada.

5.1.3. Com relação às respostas divulgadas no gabarito, no prazo de 03 (três) dias úteis, a contar da sua divulgação

5.1.4. Com relação ao resultado da prova escrita, no prazo de 03 (três) dias úteis, a contar da publicação do edital de resultado da prova.

5.1.5. Com relação à prova prática, no prazo de 03 (três) dias úteis, a contar da realização da prova.

5.1.6. Com relação ao resultado da prova prática, no prazo de 03 (três) dias úteis, a contar da data de publicação do edital de resultado das provas.

5.1.7. Com relação ao resultado do exame pré-admissional, no prazo de 03 (três) dias úteis, a contar da ciência do resultado, devendo o recurso ser fundamentado com laudo psicológico e/ou de Médico do Trabalho.

5.2. Os recursos deverão ser protocolados na Prefeitura Municipal de Cascavel e dirigidos à Comissão Organizadora de Concursos, devendo ser utilizado o formulário de recurso, Anexo IX deste Edital, disponibilizado nos endereços eletrônicos www.saber.srv.br e www.cascavel.pr.gov.br/portal_servidor/concursos-andamento.php.

5.2.1. O candidato que residir fora do Município de Cascavel poderá enviar o protocolo de recurso, devidamente preenchido e assinado, através dos correios pelo serviço de SEDEX, devendo ser postado dentro dos prazos para os recursos previstos no item 5.1 endereçado à Comissão Organizadora de Concurso no endereço Rua Paraná, 5000 - Centro - CEP 85.810-011, Cascavel-Pr.

5.2.2. O candidato deverá ser claro, objetivo e consistente na elaboração do recurso, explicitando, obrigatoriamente, qual a situação pleiteada (anulação, alteração, revisão), bem como a devida fundamentação quanto ao requerido. Recursos inconsistentes, intempestivos ou não fundamentados adequadamente serão preliminarmente indeferidos.

5.2.3. O candidato que se utilizar para fundamentação de recurso sites de internet, esses deverão ser oficiais da área em questão.

5.2.4. Quando o recurso se referir à Prova Escrita (questões objetivas) esse deverá ser elaborado de forma individualizada, ou seja, 01 (um) recurso para cada questão.

5.2.5. Não serão considerados os recursos apresentados fora da condição prevista no item 5.2 e seus subitens, formulados fora do prazo, encaminhados via correio eletrônico ou via fax, ou, ainda, cujo teor desrespeite a Comissão de Concurso.

5.2.6. Se da análise dos recursos da Prova Escrita (questões objetivas) resultar em anulação de questões, os pontos correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos presentes às provas.

5.2.7. Se da análise dos recursos da Prova Escrita resultar em alteração do gabarito preliminar, essa alteração valerá para todos os candidatos presentes à prova.

5.3. Caso o candidato constate alguma incorreção na execução do concurso, este poderá a qualquer tempo no transcorrer do processo de concurso, por meio do formulário de recurso, Anexo IX deste Edital, protocolar seu questionamento endereçado à Comissão Organizadora de Concursos, devendo apresentar a devida fundamentação.

5.4. A Comissão Organizadora julgará os recursos com relação às fases do concurso a partir do parecer da Empresa ou da Equipe de Coordenação do certame, levando em consideração para esta análise a clareza, objetividade e consistência do parecer emitido para a resposta do recurso ao candidato, ficando sob responsabilidade da Empresa e da Equipe a análise do mérito dos recursos.

5.5. As decisões proferidas pela Comissão Organizadora de Concursos serão dadas a conhecer aos candidatos no endereço eletrônico www.saber.srv.br e www.cascavel.pr.gov.br/portal_servidor/concursos-andamento.php e têm caráter irrecorrível na esfera administrativa, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

6 DO APROVEITAMENTO

6.1. O candidato deverá atender, cumulativamente, no ato da posse no cargo, aos seguintes requisitos:

6.1.1. Ser brasileiro nato ou naturalizado ou se estrangeiro, gozar de prerrogativas legais que o habilite a participar do certame;

6.1.2. Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos até a data para posse prevista no Edital de Convocação;

6.1.3. Não estar condenado por sentença criminal transitada em julgado e não cumprida, atestado por declaração assinada pelo candidato;

6.1.4. Não ter sido demitido do serviço público, atestado por declaração assinada pelo candidato;

6.1.5. Não estar aposentado em decorrência de cargo, função ou emprego público, de acordo com o previsto no §10 do artigo 37 da Constituição Federal, atestado por declaração assinada pelo candidato;

6.1.6. Não estar em exercício ou investido em cargo, função ou emprego público em qualquer das esferas de governo, ressalvado os casos previstos no inciso XVI do artigo 37 da Constituição Federal, atestado por declaração assinada pelo candidato;

6.1.7. Possuir habilitação legal para o exercício do cargo público pretendido;

6.1.8. Estar apto física, mental e psicologicamente para o pleno exercício das atribuições do cargo, comprovado mediante exame pré-admissional; e

6.2. Para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, o requisito de residir na área de atuação deverá ser comprovado pelo candidato por ocasião da convocação para a posse no cargo, no prazo estipulado no Edital de Convocação, devendo apresentar comprovante de residência atual e comprovante de que reside na área de atuação desde a data de publicação deste Edital.

6.3. O candidato aprovado e convocado para a posse deverá comprovar que preenche os requisitos exigidos para o cargo, previstos no item 6.1 deste edital, sob pena de perder os direitos advindos de sua aprovação, devendo, ainda, apresentar os seguintes documentos:

a) Carteira de Identidade (R.G.) original e fotocópia;

b) comprovante de vacinação das vacinas contra Tétano e Febre Amarela atualizadas;

c) Certificado de Reservista, original e fotocópia, para candidatos do sexo masculino;

d) Título Eleitoral, original e fotocópia;

e) comprovante de estar quite com as obrigações eleitorais;

f) Cadastro de Pessoa Física (CPF), original e fotocópia;

g) Carteira Nacional de Habilitação na categoria exigida para o cargo, quando o cargo assim o exigir;

h) Carteira de Trabalho e Previdência Social original e fotocópia autenticada das páginas onde conste o número da carteira e a qualificação civil;

i) cópia autenticada em cartório do comprovante da escolaridade exigida para o cargo público;

j) Carteira de Identificação Profissional ou documento equivalente habilitando o exercício da profissão no Estado do Paraná, quando o cargo assim o exigir;

k) comprovante de regularidade da última anuidade do Conselho de Classe correspondente, quando o cargo assim o exigir;

l) certidão de nascimento ou casamento, original e fotocópia;

m) certidão de nascimento dos filhos menores de 21 (vinte e um) anos, original e fotocópia, quando houver;

n) comprovante de residência atualizado, expedido há, no máximo, 30 (trinta) dias, para os candidatos ao cargo de Agente Comunitário de Saúde e 3 (três) meses para os demais candidatos, a contar da data de publicação do edital de convocação, original e fotocópia;

o) comprovante de residência, expedido há, no máximo, 30 (trinta) dias da data de publicação deste Edital, para os candidatos ao cargo de Agente Comunitário de Saúde, original e fotocópia;

p) cartão de inscrição no PIS/PASEP, original e fotocópia;

q) certidão negativa de antecedentes criminais da justiça Estadual e Federal, das Varas Criminais e da Vara de Execução Penal, da Comarca onde residir, extraídas da Justiça Estadual e Federal, emitidas há no máximo 90 (noventa) dias da data da posse;

r) 1 foto 3 x 4 recente;

s) outros documentos que se fizerem necessários à época da posse, conforme definido no Edital de Convocação.

6.4. Em relação aos candidatos ao cargo de Agente Comunitário de Saúde, para cumprimento do disposto na alínea "n" e "o" do subitem 6.3 serão considerados como documentos comprobatórios de residência:

6.4.1. Fatura de água, luz ou telefone, em nome do candidato, expedida há, no máximo, 30 (trinta) dias, a contar da data de publicação do edital de abertura do concurso público, e a contar da data de publicação do edital de convocação, no caso do comprovante de residência atual;

6.4.2. Contrato de locação de imóvel, em nome do candidato, em vigor na data de publicação dos respectivos editais, com assinatura das partes firmada em cartório;

6.4.3. Correspondência ou documento expedido por órgãos oficiais das esferas Municipal, Estadual ou Federal, emitidos há, no máximo, 30 (trinta) dias, a contar da data de publicação do edital de abertura do concurso público e a contar da data de publicação do edital de convocação, no caso do comprovante de residência atual;

6.4.4. Correspondência de instituição bancária ou de administradora de cartão de crédito, em nome do candidato, expedida há, no máximo, 30 (trinta) dias, a contar da data de publicação do Edital de Abertura do Concurso Público, ou a contar da data de publicação do edital de convocação, no caso do comprovante de residência atual;

6.4.5. Declaração, firmada em cartório, do proprietário ou locatário do imóvel onde reside o candidato, de que o candidato reside em imóvel de sua propriedade ou por ele locado, acompanhada do respectivo comprovante de residência do locatário, quando couber, expedida há, no máximo, 30 (trinta) dias, a contar da dada de publicação dos respectivos editais.

6.4.6. Contrato de locação ou arrendamento da terra, em vigor na data de publicação deste edital, nota fiscal do produtor rural fornecida pela Prefeitura Municipal de Cascavel ou documento de assentamento fornecido pelo INCRA, expedidos há, no máximo, 30 (trinta) dias, a contar da data de publicação deste edital, para os candidatos residentes em área rural;

6.5. Também serão considerados como válidos os comprovantes de residência, relacionados nos subitens 6.4.1 a 6.4.6, que estejam em nome dos pais, filhos ou cônjuge do candidato, mediante a devida comprovação do parentesco por meio de documento de identidade reconhecido pela legislação federal e a apresentação de declaração, firmada em cartório, do respectivo familiar.

6.6. Os documentos citados no item 6.5 poderão ser apresentados na forma original ou fotocópia autenticada.

6.7. A comprovação da escolaridade exigida para o cargo deverá ser feita por meio da seguinte documentação:

a) Histórico Escolar, para os cargos de nível fundamental e nível médio;

b) Diploma de Graduação, para os cargos de nível superior;

c) Diploma de Graduação mais o Certificado de Conclusão de curso de pós-graduação, para os cargos de Médico e Engenheiro Cartográfico, quando couber.

6.8. Quando da convocação para a posse, o candidato poderá apresentar, para fins de comprovação de conclusão de curso de graduação ou pós-graduação, cujo respectivo diploma/certificado se encontre em tramitação para registro, documento comprobatório de conclusão de curso (certidão, certificado ou equivalente), emitido pela instituição de ensino, acompanhado, obrigatoriamente, do histórico escolar, observado o disposto nos subitens seguintes, bem como o previsto no item 6.8.3.

6.8.1. Os documentos comprobatórios de escolaridade a que se refere o item 6.8 deverão conter, obrigatoriamente, a identificação da instituição de ensino, o nome do curso, a habilitação obtida, a carga horária do curso, a data de colação de grau, quando tratar-se de curso de graduação, ou a data de conclusão do curso, quando tratar-se de pós-graduação, o número do ato de autorização e/ou reconhecimento, quando couber, devendo, ainda, ter a assinatura e identificação do responsável pela lavratura do respectivo ato.

6.8.2. Sendo a comprovação da escolaridade realizada por meio da documentação prevista no item 6.8, o candidato deverá apresentar o respectivo diploma ou certificado no prazo de 18 (dezoito) meses, a contar da data de colação de grau no curso, ou da conclusão do curso de pós-graduação, sob pena de anulação da nomeação.

6.8.2.1. Caso o candidato, quando convocado, tenha colado grau há mais de 18 (dezoito) meses, no caso de graduação ou concluído o curso há mais de 18 (dezoito) meses, no caso de pós-graduação, este deverá apresentar, obrigatoriamente, o respectivo diploma de conclusão da graduação ou o certificado de conclusão de curso de pós-graduação, sob pena de perder todos os direitos advindos do concurso.

6.8.3. Não se aplica o previsto no item 6.8 para fins de comprovação de conclusão de programas de capacitação em serviço, devendo, nesses casos, a habilitação ser comprovada por meio do diploma de graduação e demais documentos previstos no subitem 6.8.4 e 6.8.4.1.

6.8.4. Os candidatos que se utilizarem de programa de capacitação em serviço a fim de comprovar a habilitação necessária para o cargo, deverão apresentar, além do diploma de graduação, documentos que comprovem vínculo empregatício anterior à data de matrícula no referido programa, em instituição regular de ensino pública ou privada, nos quais conste o exercício de atividade docente, sendo necessária, ainda, a apresentação de comprovante de escolaridade de Ensino Médio, conforme especificado na Resolução n.º 193/2007 do Conselho Estadual de Educação.

6.8.4.1. Serão considerados como documentos comprobatórios, para fins de comprovação de vínculo empregatício:

a) Contrato de Trabalho; ou

b) Registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social; ou

c) Ato de nomeação ou termo de posse; ou

d) Comprovante oficial de pagamento do mês da matrícula, onde conste a função exercida.

6.9. Quando convocado, o candidato deverá comparecer para apresentação da documentação prevista no subitem 6.3 deste Edital e realização do exame pré-admissional, nos dias e horários estabelecidos no Edital de Convocação.

6.9.1. O candidato que for convocado e recusar a admissão ou deixar de assumir o exercício do cargo público no prazo estipulado no edital de convocação, perderá todos os direitos advindos de sua aprovação no concurso.

6.9.2. No caso do candidato convocado não cumprir algum dos requisitos previstos no item 6.1 ou não apresentar algum dos documentos previstos no item 6.3, deverá assinar o termo de perda de direito, sendo excluído do concurso.

6.9.3. No caso do candidato convocado não aceitar assumir a vaga, deverá assinar o termo de desistência, sendo excluído do concurso.

6.9.4. O prazo para posse do candidato poderá ser estendido a critério da Administração, nos prazos e condições estabelecidos na Lei Municipal n.º 5.598/2010.

6.10. É facultado ao candidato aprovado solicitar o deslocamento para o final da ordem de classificação, uma única vez, após a convocação e dentro do prazo determinado para posse previsto no Edital de Convocação.

6.10.1. O candidato declarará, em formulário próprio, estar ciente de que pode ocorrer a expiração do prazo de validade do concurso sem o seu aproveitamento.

6.10.2. Para solicitar deslocamento para o final da ordem de classificação, o candidato deverá assinar o termo de alteração de classificação, nos termos da Lei Municipal n.º 5.598/2010.

6.11. A convocação respeitará a ordem da homologação da classificação final e processar-se-á dentro do prazo total de validade do concurso, de acordo com a necessidade da Administração Municipal não havendo obrigatoriedade da convocação dos candidatos aprovados além da quantidade de vagas estabelecidas neste edital.

6.12. O Município de Cascavel não se responsabilizará por eventuais prejuízos ao candidato decorrentes de:

a) telefone e endereço não atualizados;

b) endereço de difícil acesso;

c) correspondência recebida por terceiros;

d) correspondência devolvida pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT.

7 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1. As cópias autenticadas de documentos necessários para o cumprimento das etapas previstas neste Edital poderão ser feitas em cartório ou no Setor de Reprografia da Prefeitura Municipal de Cascavel.

7.2. Os candidatos convocados, nomeados e empossados serão regidos pelo Regime Estatutário, nos termos da Lei Municipal n.º 2.215/1991, ficando sujeitos a estágio probatório, com duração de 03 (três) anos.

7.3. É de inteira responsabilidade do candidato a identificação correta dos locais de aplicação das provas e o comparecimento nos dias e horários determinados.

7.4. É de responsabilidade do candidato a conferência de seus dados pessoais, em especial seu nome, cargo, número de inscrição, data de nascimento e números dos documentos identificação (RG e CPF).

7.5. É de responsabilidade do candidato o acompanhamento das publicações dos editais e demais disposições referentes ao concurso público.

7.6. Compõem este Edital os seguintes anexos, os quais serão disponibilizados nos endereços eletrônicos www.saber.srv.br e www.cascavel.pr.gov.br/portal_servidor/concursos-andamento.php:

- Demonstrativo dos cargos - Anexo I;

- Conteúdo Programático das provas escritas - Anexo II;

- Mapas representativos das áreas de atuação do Agente Comunitário de Saúde - Anexo III;

- Descrições das áreas de atuação do Agente Comunitário de Saúde - Anexo IV;

- Requerimento de Isenção da Taxa de Inscrição - Anexo V;

- Requerimento de Reserva de Vagas para os candidatos com deficiência - Anexo VI;

- Modelo de Laudo Médico para candidato com deficiência - Anexo VII;

- Formulário para apresentação dos títulos - Anexo VIII;

- Formulário para Recurso - Anexo IX.

7.7. Ao número de vagas abertas por este edital poderão ser acrescidas aquelas decorrentes de acréscimo do quadro de pessoal efetivo e/ou, ainda, as que vagarem durante o prazo de validade do concurso.

7.8. O concurso terá validade de 02 (dois) anos, a contar da data da publicação da homologação da classificação final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

7.9. O candidato que fizer em qualquer documentação, declaração falsa ou inexata, deixar de apresentar os documentos exigidos pelo regulamento do concurso ou, ainda, deixar de atender aos requisitos exigidos por este edital, ainda que verificado posteriormente, será excluído do concurso, com a conseqüente anulação do ato de investidura no cargo público pela autoridade competente, sem prejuízo das medidas de ordem administrativa, cível ou criminal, quando couber.

7.10. Os cartões de respostas referentes a este concurso serão arquivados e mantidos pelo período de 06 (seis) meses após a realização da prova, findo o qual serão incinerados.

7.11. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora de Concursos, de conformidade com o que dispõe o Regulamento Geral dos Concursos Públicos Municipais e/ou legislação específica.

Cascavel, 09 de novembro de 2012.

ALISSON RAMOS DA LUZ
Secretário de Administração

EDGAR BUENO
Prefeito Municipal

DIOGO ALBANO REIS
Presidente da Comissão Organizadora de Concursos

ANEXO I

DEMONSTRATIVO DOS CARGOS

CARGOS DE NÍVEL BÁSICO

Cargo

Requisitos

Total de Vagas

Carga Hor.Semanal

Vencimento Inicial (R$)

Taxa de Inscrição (R$)

G(1)

R.D.(2)

Agente Comunitário de Saúde Áreas:

Ensino Fundamental completo;

Residir na área da comunidade em que se inscrever, desde a data de publicação deste edital.

 

 

40 horas

876,03

20,00

Aclimação

cadastro reserva

-

Brasmadeira

cadastro reserva

-

Cancelli

cadastro reserva

-

Cataratas

cadastro reserva

-

Claudete

cadastro reserva

-

Colméia

cadastro reserva

-

Espigão Azul

cadastro reserva

-

Faculdade

cadastro reserva

-

Floresta

cadastro reserva

-

Guarujá

cadastro reserva

-

Interlagos

cadastro reserva

-

Morumbi

03

01

Navegantes

cadastro reserva

-

Pacaembu

cadastro reserva

-

Palmeiras

cadastro reserva

-

Parque São Paulo

cadastro reserva

-

Parque Verde

02

01

Periolo

04

01

Santa Bárbara

cadastro reserva

-

Santa Cruz

01

-

São João

01

-

Vila Tolentino

01

-

Atribuição Sumária do cargo de Agente Comunitário de Saúde: Fazer visitas a cada família de sua área de abrangência. Identificar indivíduos em situação de risco ou com sinais de risco e encaminhá-los às equipes de saúde, conforme suas necessidades. Pesar e medir mensalmente as crianças menores de dois anos e registrar a informação no Cartão da Criança. Acompanhar a vacinação periódica das crianças e gestantes, por meio do cartão de vacinação. Orientar as famílias sobre o uso de terapia de reidratação oral, quando necessário. Orientar sobre prevenção de DST/AIDS e outras doenças. Orientar as famílias sobre a prevenção e cuidados em situação de endemias. Monitorar dermatoses e verminoses em crianças. Realizar ações educativas na prevenção de doenças e promoção da saúde. Supervisionar eventuais componentes da família em tratamento domiciliar e pacientes com tuberculose, hanseníase, hipertensão, diabetes e outras doenças crônicas. Implementar práticas de comunicação intersubjetiva e em educação popular. Orientar indivíduos, famílias e grupos sociais para a utilização dos serviços de saúde e outros disponíveis nas localidades ou no município. Programar e executar acompanhamentos domiciliares de acordo com as prioridades definidas no planejamento local de saúde. Trabalhar junto às escolas e outros grupos organizados a estimulação de hábitos saudáveis e outras demandas requeridas pelos mesmos. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Ter habilidade para trabalhar em equipe; Possuir habilidades de liderança; Ser paciente e flexível; Possuir capacidade de saber ouvir; Demonstrar segurança e capacidade de identificar limites; Ser capaz de lidar com situações inusitadas e desgastantes; Possuir habilidades de gerenciar conflitos; Respeitar cultura, tradição, costumes e crenças; Saber estabelecer prioridades e organizar o tempo; Ser observador; Ter capacidade de conviver com doenças e morte; Ter empatia para conquistar a confiança da comunidade; Observar os preceitos éticos da atividade.

Auxiliar de Manutenção de Instalações

6ª série do Ensino Fundamental concluída.

15

01

40 horas

665,54

10,00

Atribuição Sumária do cargo de Auxiliar de Manutenção de Instalações: Executar tarefas inerentes aos serviços de manutenção dos prédios municipais. Realizar serviços de pequenos reparos dentro das diversas áreas da manutenção como encanamento, alvenaria, pintura, marcenaria, carpintaria, serralheria, solda, eletricidade, conforme necessidade ou a critério de seu superior. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser disciplinado e responsável; Possuir destreza manual; Possuir agilidade; Ser prudente; Saber reconhecer limitações pessoais; Possuir resistência física; Possuir equilíbrio físico; Ser paciente no contorno de situações adversas; Ter habilidade de trabalhar em equipe; Possuir capacidade de iniciativa; Demonstrar capacidade de trabalhar em alturas.

Auxiliar de Manutenção de Veículos

6ª série do Ensino Fundamental concluída.

01

-

40 horas

665,54

10,00

Atribuição Sumária do cargo de Auxiliar de Manutenção de Veículos: Realizar serviços de lavagem, polimento, lubrificação, substituição, regulagem ou reparo total ou parcial do sistema mecânico e elétrico do veículo. Zelar pela conservação, limpeza e manutenção dos aparelhos, ferramentas e ambiente de trabalho. Fazer o controle e a manutenção preventiva dos veículos. Obedecer às normas e procedimentos de segurança do trabalho, utilizando equipamentos de proteção. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Trabalhar em equipe; Apresentar coordenação motora; Possuir raciocínio rápido; Possuir capacidade de iniciativa face às situações imprevistas; Possuir destreza manual; Possuir agilidade física; Ser prudente; Demonstrar orientação espacial; Saber reconhecer limitações pessoais; Possuir resistência física; Possuir equilíbrio físico.

Auxiliar de Serviços Gerais

6ª série do Ensino Fundamental concluída.

30

02

40 horas

665,54

10,00

Atribuição Sumária do cargo de Auxiliar de Serviços Gerais: Executar tarefas rotineiras que exijam esforço físico. Preparar, conservar e limpar jardins, executando tarefas como capina, corte, replantio, adubação, irrigação, varredura e pulverização. Escavar valas e fossas. Executar serviços de limpeza e/ou manutenção em geral. Auxiliar em atividades de conservação de estradas. Preparar o material e equipamentos necessários para pavimentação asfáltica. Podar árvores utilizando as técnicas recomendáveis e ferramentas adequadas. Auxiliar no conserto de móveis. Auxiliar na carga, transporte e descarga de equipamentos e/ou demais materiais. Executar serviços de limpeza e/ou manutenção em geral de piscinas. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser disciplinado e responsável; Possuir destreza manual; Possuir agilidade; Ser prudente; Saber reconhecer limitações pessoais; Possuir resistência física; Possuir equilíbrio físico; Ser paciente no contorno de situações adversas; Ter habilidade de trabalhar em equipe; Possuir capacidade de iniciativa; Demonstrar capacidade de trabalhar em alturas.

Carpinteiro

Ensino Fundamental completo.

02

01

40 horas

876,03

20,00

Atribuição Sumária do cargo de Carpinteiro: Planejar trabalhos de carpintaria, preparar canteiro de obras e montar fôrmas metálicas. Confeccionar fôrmas de madeira e forro de laje (painéis), construir andaimes e proteção de madeira e estruturas de madeira para telhado. Montar portas e esquadrias. Confeccionar entalhes, chanfros, e demais trabalhos de carpintaria, baseando-se em desenhos e croquis, utilizando instrumentos de medida e operando máquinas de serrar, tornear, plainar e furar. Finalizar serviços tais como desmonte de andaimes, limpeza e lubrificação de fôrmas metálicas, seleção de materiais reutilizáveis, armazenamento de peças e equipamentos. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Estar apto a ler e interpretar projetos; Possuir capacidade de iniciativa; Demonstrar aptidão para trabalhar em equipe; Possui capacidade de comunicação; Demonstrar responsabilidade e autocontrole; Participar de reuniões técnicas; Seguir normas de segurança; Utilizar o tempo de forma eficiente.

Coveiro

4ª série do Ensino Fundamental concluída.

04

01

40 horas*

665,54

10,00

* A carga horária poderá ser desempenhada em regime de escala, incluindo o período noturno, sábados, domingos e feriados

Atribuição Sumária do cargo de Coveiro: Auxiliar nos serviços funerários, construir, preparar, limpar, abrir e fechar sepulturas. Realizar sepultamentos, fazer traslado de corpos e despojos. Proceder limpeza e auxiliar em todos os setores dos cemitérios municipais. Auxiliar nos serviços de construção e demolição de alvenaria, carpintaria e pintura. Executar serviços referentes à carga e descarga de veículos. Executar pequenos reparos que não exijam qualificação profissional. Efetuar a conservação de jardins, canteiros, vasos, floreiras e outros. Realizar o plantio, replantio, desbrota, poda e enxerto de diferentes plantas. Capinar, varrer e manter limpo os cemitérios. Auxiliar na colocação do caixão nos cemitérios e manipulação as cordas de sustentação. Pintar áreas gerais do cemitério, remarcar as identificações das sepulturas e reformar calçadas. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser disciplinado e responsável; Executar as tarefas com zelo e presteza; Agir educada e pacientemente; Demonstrar responsabilidade e autocontrole; Possuir resistência física e reconhecer os limites desta; Atuar com discrição perante família de sepultados; Tolerar odores; Demonstrar respeito às opções religiosas.

Eletricista

Ensino Fundamental completo.

01

-

40 horas

963,61

20,00

Atribuição Sumária do cargo de Eletricista: Efetuar a manutenção e instalação elétrica dos prédios públicos. Planejar serviços de manutenção e instalação eletroeletrônica e realizar manutenções preventivas, preditivas e corretivas. Instalar sistemas e componentes eletroeletrônicos e realizar medições e testes. Elaborar documentação técnica e trabalhar em conformidade com normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser disciplinado e responsável; Demonstrar capacidade de concentração; Possuir resistência física e respeitar os limites desta; Demonstrar prudência e coordenação motora; Apresentar raciocínio lógico; Atuar paciente e persistentemente nas situações adversas.

Eletricista de Veículo

Ensino Fundamental completo.

01

-

40 horas

963,61

20,00

Atribuição Sumária do cargo de Eletricista de Veículos: Planejar serviços de instalação e manutenção eletroeletrônicos em veículos, estabelecendo cronogramas e estimando prazos. Instalar sistemas e componentes em veículos, conectar cabos aos equipamentos e acessórios e testar o funcionamento de máquinas, equipamentos e sistemas para operação. Realizar manutenções preventivas e corretivas; inspecionar máquinas e equipamentos; diagnosticar defeitos eletroeletrônicos; desmontar, reparar, lubrificar, substituir e montar componentes elétricos. Cumprir normas de segurança, meio ambiente e saúde. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser disciplinado e responsável; Possuir acuidade visual e capacidade de concentração; Ser organizado; Possuir resistência física; Trabalhar em equipe; Buscar atualização e aprimoramento profissional; Possuir rapidez de raciocínio; Ter habilidade de liderança.

Marceneiro

Ensino Fundamental completo.

02

01

40 horas

876,03

20,00

Atribuição Sumária do cargo de Marceneiro: Confeccionar e restaurar produtos de madeira e derivados, embalando, transportando e montando o produto no local da instalação. Confeccionar ou reparar móveis, como escrivaninhas, mesas, cadeiras, balcões, banquetas, quadros negros e outros, cortando, pregando, parafusando ou fazendo encaixes. Realizar medições nos locais em que serão colocadas portas, janelas e paredes divisórias. Revestir peças de madeira com fórmica e/ou lâminas, para embelezamento ou proteção das mesmas. Efetuar acabamento, lixando, encerando, pintando ou envernizando, utilizando os materiais adequados, para atender às exigências estéticas do trabalho. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Trabalhar em equipe; Demonstrar criatividade; Possuir habilidades de comunicação; Buscar atualização tecnológica; Possuir capacidade para perceber idéias; Seguir procedimentos de segurança.

Mecânico de Máquinas Agrícolas e Rodoviárias

Ensino Fundamental completo.

01

-

40 horas

1.282,58

20,00

Atribuição Sumária do cargo de Mecânico de Máquinas Agrícolas e Rodoviárias: Realizar manutenção em máquinas pesadas e equipamentos agrícolas. Preparar peças para montagem de equipamento; realizar manutenções, inspecionar e testar o funcionamento de máquinas e equipamentos. Efetuar as inspeções de rotina para diagnosticar o estado de conservação e funcionamento dos equipamentos mecânicos. Planejar as atividades de manutenção e registrar informações técnicas. As atividades são desenvolvidas em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de segurança, qualidade e de preservação do meio ambiente. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Possuir habilidades de comunicação; Possuir capacidade de iniciativa; Demonstrar capacidade de tomar decisão; Demonstrar responsabilidade e interesse no trabalho; Buscar e propor melhorias em equipamentos; Ser flexível às diferentes situações que apresentar-se-ão na rotina do trabalho; Ter habilidades para trabalhar em equipe.

Motorista I

Ensino Fundamental completo;

Possuir habilitação pelo DETRAN para dirigir veículos na categoria "C" ou superior.

10

01

40 horas

876,03

20,00

Atribuição Sumária do cargo de Motorista I: Dirigir automóveis, camionetas e caminhões e demais veículos de passageiros ou de carga, transportando pessoas e materiais. Realizar carga e descarga de materiais; promover a manutenção do veículo sob sua responsabilidade, verificando as condições de funcionamento, de combustível, água, bateria, pneus e outros; Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Possuir disciplina e responsabilidade; Desenvolver dirigibilidade para carga viva; Dirigir defensivamente; Conhecer e respeitar as leis de trânsito; Demonstrar zelo pelo material transportado e pela segurança dos ocupantes do veículo; Demonstrar capacidade de resistência física e respeitar os limites desta; Manter postura profissional no vestir, falar e portar-se; Demonstrar iniciativa e interesse no trabalho; Respeitar horários e escalas de trabalho; Possuir capacidade visual espacial; Trabalhar sob pressão; Demonstrar noções básicas de mecânica de veículos e direção econômica; Possuir habilidades para efetuar leituras cartográficas a fim de elaborar itinerários.

Motorista II

Ensino Fundamental completo;

Possuir habilitação pelo DETRAN para dirigir veículos na categoria "D" ou superior.

20

01

40 horas

963,61

20,00

Atribuição Sumária do cargo de Motorista II: Dirigir veículos automotores de transporte de cargas pesadas, ônibus e ambulâncias. Transportar pessoas, materiais e documentos. Promover a manutenção do veículo sobre sua responsabilidade, verificando as condições de funcionamento, de combustível, água, bateria e outros. Verificar, diariamente, as condições de funcionamento do veículo, antes de sua utilização. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Desenvolver dirigibilidade para carga viva; Manter-se atualizado sobre a legislação de trânsito; Cumprir leis de trânsito; Demonstrar capacidade de resistência física e respeitar os limites desta; Manter postura profissional no vestir, falar e portar-se; Ter consciência dos limites da máquina; Participar de treinamentos; Dominar noções básicas de mecânica, primeiros socorros e de condução econômica; Possuir habilidades para efetuar leituras cartográficas a fim de elaborar itinerários; Prestar serviços com qualidade; Demonstrar rapidez de reflexos.

Operador de Escavadeira Hidráulica

6ª Série do Ensino Fundamental concluída;

Possuir habilitação pelo DETRAN para dirigir veículos na categoria "C" ou superior.

cadastro reserva

-

40 horas

1.165,98

20,00

Atribuição Sumária do cargo de Escavadeira Hidráulica: Operar escavadeira hidráulica para execução de serviços de escavação, terraplenagem, nivelamento de solo, pavimentação, conservação de vias, destocamento de árvores e demais atividades similares; Planejar o trabalho, realizar manutenção corretiva e preventiva básica da máquina. Remover solo e material orgânico, drenar solos e executar construção de aterros. Realizar acabamento em pavimentos e cravar estacas. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Ter resistência física e respeitar os limites desta; Ter habilidade para trabalhar em equipe; Possuir senso de organização; Apresentar iniciativa; Trabalhar sob pressão; Possuir acuidade visual; Zelar pelos equipamentos e máquinas.

Operador de Motoniveladora

6ª Série do Ensino Fundamental concluída;

Possuir habilitação pelo DETRAN para dirigir veículos na categoria "C" ou superior.

01

-

40 horas

1.165,98

20,00

Atribuição Sumária do cargo de Motoniveladora: Examinar as condições da máquina, acionar e manobrar seus comandos para execução de serviços de terraplenagem, nivelamento de solo, pavimentação, limpeza, abertura e conservação de vias. Planejar o trabalho, realizar manutenção básica, corretiva e preventiva, de máquinas pesadas. Remover solo e material orgânico, drenar solos e executar construção de aterros. Realizar acabamento em pavimentos e cravar estacas. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Ter resistência física e respeitar os limites desta; Ter habilidade para trabalhar em equipe; Possuir senso de organização; Apresentar iniciativa; Trabalhar sob pressão; Possuir acuidade visual; Zelar pelos equipamentos e máquinas.

Operador de Pá Carregadeira

6ª Série do Ensino Fundamental concluída;

Possuir habilitação pelo DETRAN para dirigir veículos na categoria "C" ou superior.

02

01

40 horas

1.165,98

20,00

Atribuição Sumária do cargo de Operador de Pá Carregadeira: Operar máquina provida de pá carregadeira e conduzi-la, acionando os comandos que escavam ou colhem materiais, vertendo-os em caminhões, veículos de carga pesada ou outros recipientes. Examinar as condições da máquina, acionar e manobrar seus comandos para execução de serviços de escavação do solo ou recolhimento de materiais, preparando as vias para pavimentação. Planejar o trabalho, realizar manutenção básica, corretiva e preventiva, de máquinas pesadas. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Ter resistência física e respeitar os limites desta; Ter habilidade para trabalhar em equipe; Possuir senso de organização; Apresentar iniciativa; Trabalhar sob pressão; Possuir acuidade visual; Zelar pelos equipamentos e máquinas.

Operador de Retroescavadeira

6ª Série do Ensino Fundamental concluída;

Possuir habilitação pelo DETRAN para dirigir veículos na categoria "C" ou superior.

01

-

40 horas

1.165,98

20,00

Atribuição Sumária do cargo de Retroescavadeira: Operar retroescavadeira nos serviços realizados pelo Município, que exijam sua utilização, assim como remover solo e material orgânico; drenar solos; executar a construção de aterros; cravar estacas. Conduzir e operar a retroescavadeira, manipulando comandos, abrindo e fechando valas para instalação de esgotos e encanamentos, bem como quaisquer outros serviços que forem possíveis realizar com o equipamento. Examinar as condições da máquina, acionar e manobrar seus comandos para execução de serviços de escavação do solo ou recolhimento de materiais, preparando as vias para pavimentação. Planejar o trabalho, realizar manutenção básica, corretiva e preventiva, de máquinas pesadas; inspecionar as condições operacionais dos equipamentos; zelar pela manutenção da máquina; respeitar as normas técnicas e os regulamentos do serviço. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Ter resistência física e respeitar os limites desta; Ter habilidade para trabalhar em equipe; Possuir senso de organização; Apresentar iniciativa; Trabalhar sob pressão; Possuir acuidade visual; Zelar pelos equipamentos e máquinas.

Operador de Trator de Esteira

6ª Série do Ensino Fundamental concluída;

Possuir habilitação pelo DETRAN para dirigir veículos na categoria "C" ou superior

01

-

40 horas

1.165,98

20,00

Atribuição Sumária do cargo de Operador de Trator de Esteira: Planejar o trabalho, realizar manutenção básica, corretiva e preventiva, de máquinas pesadas. Operar trator de esteira a fim de remover solo e material orgânico; drenar solos; executar a construção de aterros. Operar tratores de esteira para execução de serviços de escavação, terraplenagem, desmatamento, barragem, nivelamento de solo, pavimentação, abertura e conservação de vias urbanas e estradas vicinais, curva de nível e tabuleiros agrícolas; inspecionar as condições operacionais dos equipamentos; zelar pela manutenção da máquina; respeitar normas técnicas e regulamentos do serviço. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Ter resistência física e respeitar os limites desta; Ter habilidade para trabalhar em equipe; Possuir senso de organização; Apresentar iniciativa; Trabalhar sob pressão; Possuir acuidade visual; Zelar pelos equipamentos e máquinas.

Operador de Trator de Pneu

6ª Série do Ensino Fundamental concluída;

Possuir habilitação pelo DETRAN para dirigir veículos na categoria "B" ou superior

02

01

40 horas

876,03

20,00

Atribuição Sumária do cargo de Operador de Trator de Pneu: Operar trator de pneu a fim de remover solo e material orgânico; drenar solos; executar a construção de aterros; inspecionar as condições operacionais dos equipamentos; zelar pela manutenção da máquina; respeitar normas técnicas e regulamentos do serviço. Operar tratores de pneu para a execução de serviços de raspagens de terra, retirada de entulhos, retirada de capa asfáltica, transporte de materiais, etc. Zelar pela conservação da máquina que lhe for entregue, mantendo-a em boas condições de funcionamento. Providenciar no abastecimento de combustível, lubrificantes e água. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Ter resistência física e respeitar os limites desta; Ter habilidade para trabalhar em equipe; Possuir senso de organização; Apresentar iniciativa; Trabalhar sob pressão; Possuir acuidade visual; Zelar pelos equipamentos e máquinas.

Pedreiro

6ª Série do Ensino Fundamental concluída.

03

01

40 horas

876,03

20,00

Atribuição Sumária do cargo de Pedreiro: Fazer fundações de obras, observando e acertando o prumo, esquadro e níveis. Assentar azulejos, lajotas e tacos, fazer reboco e calfinagem. Construir calçadas, meios-fios, canteiros de alvenaria, caixas de escoamento e drenagens. Construir bases de concreto ou de outro material de acordo com as especificações para possibilitar a instalação de tubos para bueiros, postes, máquinas e para outros fins. Preparar massas, utilizando cimento, cal e areia. Construir paredes e componentes de construção civil, utilizando tijolos, massas, ferramentas e instrumentos próprios. Afiar e travar ferragens de trabalho, utilizando instrumentos adequados. Fazer reformas de pisos, portas e azulejos danificados. Auxiliar eventualmente na carga e descarga de materiais. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Ter habilidade para trabalhar em equipe; Trabalhar em áreas de risco; Trabalhar em grandes alturas; Manter-se atualizado quanto às normas técnicas e de segurança; Realizar o trabalho conforme cronograma, mantendo padrão de produtividade e qualidade nas tarefas; Comunicar-se de forma clara e eficiente; Ter resistência física e respeitar os limites desta; Zelar pelo material de trabalho; Cumprir especificações do responsável técnico pela obra.

Tratador de Animais

Ensino Fundamental completo.

02

01

40 horas*

876,03

20,00

* A carga horária poderá ser desempenhada em regime de escala, incluindo o período noturno, sábados, domingos e feriados

Atribuição Sumária do cargo de Tratador de Animais: Manejar, alimentar e monitorar a saúde e o comportamento de animais. Condicionar e adestrar animais. Sob orientação de veterinários e técnicos, tratar sanidade de animais, manipular e aplicar medicamentos e vacinas, higienizar animais e recintos, aplicar técnicas de inseminação e castração. Auxiliar na contenção mecânica de animais. Realizar atividades de apoio, como auxílio em intervenções cirúrgicas, exames clínicos e radiológicos, pesquisas, necropsias e sacrifícios de animais. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Possuir resistência física e respeitar os limites desta; Ter habilidade para trabalhar em equipe; Possuir capacidade de comunicação; Ser organizado, criativo e apresentar iniciativa; Demonstrar agilidade e resolutividade; Trabalhar sob pressão; Possuir acuidade visual; Reconhecer situações perigosas e contorná-las.

Zelador

4ª Série do Ensino Fundamental concluída.

100

05

40 horas

665,54

10,00

Atribuição Sumária do cargo de Zelador: Zelar pela limpeza e higiene do patrimônio público municipal. Lavar vidros de janelas e fachadas de edifícios e limpar recintos e acessórios dos mesmos Higienizar e desinfetar as áreas e equipamentos sob sua responsabilidade. Zelar pelas condições de acondicionamento e destino do lixo, conforme normas da vigilância sanitária. Lavar, secar e passar peças de roupas. Mudar a posição dos móveis e equipamentos, colocando-os nos locais designados. Preparar e servir cafés, chá, sucos, lanches, merenda, refeições e outros. Guardar e manter o controle do gasto de materiais e produtos utilizados na desinfecção e higiene. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Ter habilidade para trabalhar em equipe; Ser organizado e prestativo; Executar suas tarefas com zelo e discrição; Ser gentil nos contatos interpessoais; Possuir agilidade física e destreza manual.

(1) Quadro geral de vagas as quais poderão ser acrescidas daquelas decorrentes de acréscimo do quadro de pessoal efetivo e/ou, ainda, as que vagarem durante o prazo de validade do concurso, incluídas as vagas reservadas para candidatos portadores de necessidades especiais.

(2) Reserva de vagas para candidatos com deficiência.

CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

Cargos

Requisitos

Total de Vagas

Carga Hor. Semanal

Vencimento Inicial (R$)

Taxa de Inscrição (R$)

G(1)

R.D.(2)

Agente Administrativo

Ensino Médio completo;

Possuir conhecimentos na operação de computador, editor de textos e planilha eletrônica.

50

03

40 horas

1.074,64

30,00

Atribuição Sumária do cargo de Agente Administrativo: Executar serviços de apoio nos diversos setores que compõem a Administração Pública Municipal. Atender fornecedores e munícipes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços. Tramitar processos e demais expedientes inerentes à Administração Pública; tratar de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Elaborar e redigir correspondências. Controlar o material de consumo e/ou permanente existente no setor, operar microcomputador e periféricos. Atender ao público em geral. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Demonstrar iniciativa e criatividade; Ser flexível; Possuir habilidades de adaptação de linguagem; Possuir habilidades de comunicação falada e escrita e comunicar-se de forma clara e concisa; Demonstrar habilidades de negociação; Estar apto a contornar situações adversas; Possuir empatia no relacionamento interpessoal; Trabalhar em equipe; Ser resolutivo; Raciocinar de forma lógica e abstrata; Possuir capacidade de observação; Transmitir credibilidade; Observar os preceitos éticos da atividade.

Agente Funerário

Ensino Médio completo;

Possuir conhecimentos na operação de computador, editor de textos e planilha eletrônica;

Possuir habilitação pelo DETRAN para dirigir veículos na categoria "B" ou superior.

04

01

40 horas*

769,02

30,00

* A carga horária poderá ser desempenhada em regime de escala, incluindo o período noturno, sábados, domingos e feriados

Atribuição Sumária do cargo de Agente Funerário: Realizar tarefas referentes à organização de funerais, providenciar registros de óbitos e demais documentos necessários. Providenciar liberação, remoção e traslado de cadáveres. Executar preparativos para velórios, sepultamentos e conduzir o cortejo fúnebre. Preparar cadáveres em urnas, ornamentando-as. Embelezar cadáveres aplicando cosméticos específicos. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Transmitir confiabilidade; Saber ouvir; Ser flexível e paciente; Demonstrar empatia; Comunicar-se formal e discretamente; Possuir habilidades de negociação; Respeitar cultura, tradição, costumes e crenças; Observar os preceitos éticos da atividade.

Atendente de Serviços em Saúde

Ensino Médio completo;

Possuir conhecimentos na operação de computador, editor de textos e planilha eletrônica.

10

01

40 horas

846,81

30,00

Atribuição Sumária do cargo de Atendente de Serviços em Saúde: Recepcionar pacientes e executar serviços administrativos de apoio à unidade de saúde; prestar atendimento telefônico e fornecer informações acerca do serviço; agendar consultas e demais serviços do setor; preencher e arquivar prontuários e demais documentos; organizar arquivos; elaborar relatórios; observar normas segurança conferindo documentos dos pacientes. Organizar informações e planejar o trabalho do cotidiano. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Possuir senso de organização; Ser comprometido com o trabalho; Ter habilidades de negociação; Possuir habilidades para trabalhar em equipe; Demonstrar criatividade e iniciativa; Ser flexível e ter capacidade de agir sob pressão; Ser resolutivo e demonstrar capacidade de contornar situações adversas; Prestar atendimento humanizado; Ser pró-ativo; Observar os preceitos éticos da atividade.

Auxiliar em Saúde Bucal

Ensino Médio completo;

Curso técnico específico legalmente reconhecido completo;

Possuir registro no Conselho de Odontologia.

05

01

30 horas*

931,48

30,00

* A jornada de trabalho poderá ser de 08 horas/dia, sendo o excedente remunerado, além dos provimentos referentes ao vencimento e aos adicionais específicos da lotação.

Atribuição Sumária do cargo de Auxiliar em Saúde Bucal: Planejar o trabalho técnico-odontológico em órgãos públicos de saúde. Prevenir doença bucal participando de programas de promoção à saúde, projetos educativos e de orientação de higiene bucal. Executar procedimentos odontológicos sob supervisão do cirurgião dentista. Administrar recursos técnicos e materiais. Preparar, esterilizar, separar e distribuir material clínico cirúrgico-odontológico. Preparar o paciente para atendimento, instrumentando o cirurgião dentista e o técnico em higiene dental junto à cadeira operatória. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Comunicar-se de forma clara e concisa; Ter habilidade para trabalhar em equipe; Possuir coordenação motora fina; Demonstrar percepção visual e táctil; Relacionar-se de maneira urbana e gentil; Ser dinâmico e criativo; Possuir capacidade de concentração; Prestar atendimento humanizado; Atuar segundo os preceitos éticos da atividade.

Monitor de Biblioteca

- Ensino Médio completo, na modalidade Normal, em Magistério; ou

- Ensino Superior completo no curso de licenciatura plena em Pedagogia.

05

01

40 horas

1.500,24

30,00

Atribuição Sumária do cargo de Monitor de Biblioteca: Realizar tarefas de atendimento ao público, orientando consultas e pesquisas. Conservar, higienizar e organizar o acervo, fichários e catálogos da biblioteca, mantendo as obras em condições de consulta e empréstimo. Registrar obras literárias em livro-tombo, conforme especificação do setor. Realizar, em conjunto com a coordenação pedagógica da escola ou submetendo à apreciação daquela, planejamento das atividades a serem desenvolvidas com os alunos, considerando faixa etária e/ou série escolar do público. Realizar campanhas de doação e/ou recuperação de obras literárias. Promover contação de histórias estimulando a leitura e criatividade do público-alvo. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Demonstrar habilidades de liderança; Ter habilidade para trabalhar em equipe; Possuir iniciativa e criatividade; Possuir habilidades de comunicação falada e escrita e comunicar-se de forma clara e concisa; Demonstrar tolerância e paciência; Respeitar diferenças sócio-culturais; Saber administrar o tempo; Observar os preceitos éticos da atividade.

Professor

- Ensino Médio completo, na modalidade Normal, em Magistério; ou

- Ensino Superior completo no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação em Séries Iniciais; ou

- Ensino Superior completo no Curso de Licenciatura Plena em Normal Superior(3); ou

- Programa de Capacitação em Serviço para a Docência das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, com Licenciatura Plena e habilitação nas Séries Iniciais, conforme legislação específica.

100

05

20 horas

Variação de vencimento(4): de R$ 725,50 a R$ 1.236,77

30,00

Atribuição Sumária do cargo de Professor: Ministrar aulas de forma a cumprir com o programa de conteúdos das disciplinas ou séries sob sua responsabilidade. Participar da elaboração e/ou realimentação do Projeto Político Pedagógico da escola, de acordo com a proposta curricular adotada pela rede municipal de ensino. Participar da elaboração, execução e avaliação do planejamento de ensino, em consonância com o PPP da escola e com a proposta curricular adotada pela rede, municipal de ensino. Participar da na elaboração dos planos de recuperação de estudo/conteúdos a serem trabalhados com os alunos. Informar à equipe pedagógica os problemas que interferem no trabalho de sala de aula. Planejar, executar e avaliar atividades pedagógicas que visem cumprir os objetivos do processo ensino aprendizagem. Participar de reuniões e eventos da unidade escolar. Propor, executar e avaliar alternativas que visem a melhoria do processo educativo. Acompanhar e avaliar o desenvolvimento do aluno, proporcionando meios para seu melhor desenvolvimento. Acompanhar e subsidiar o trabalho pedagógico visando o avanço do aluno no processo ensino aprendizagem, de forma que ele se aproprie dos conteúdos da série em que se encontra. Recuperar o aluno com defasagem de conteúdos que esteja sob sua responsabilidade, dando atendimento individualizado. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Ter habilidade para trabalhar em equipe; Possuir habilidades de comunicação falada e escrita; Relacionar-se de maneira urbana e gentil; Ser dinâmico e criativo; Desenvolver afetividade com os alunos; Possuir capacidade de observação e concentração; Desenvolver capacidade de improvisação; Demonstrar sensibilidade social; Manter-se atualizado; Exercer autoridade com critério; Atuar segundo os preceitos éticos da atividade.

Professor de Educação Infantil

- Ensino Médio completo, na modalidade Normal, em Magistério; ou

- Ensino Superior completo no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação para a Educação Infantil ou para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental; ou

- Ensino Superior Completo no Curso de Licenciatura Plena em Normal Superior(3); ou

- Programa de Capacitação em Serviço para a Docência das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, com Licenciatura Plena e habilitação em Séries Iniciais, conforme legislação específica.

200

10

40 horas

1.500,24

30,00

Atribuição Sumária do cargo de Professor de Educação Infantil: Praticar os cuidados de higiene, alimentação e repouso das crianças. Planejar, executar e avaliar o seu plano de trabalho, segundo o PPP da unidade e o currículo da Rede. Gerir o grupo de crianças e a organização do seu trabalho, estabelecendo relação de afetividade, autoridade e confiança com as crianças. Analisar, selecionar e utilizar diferentes materiais - livros, brinquedos, tintas, pincéis e outros, adequando-os e potencializando seu uso nas diversas atividades desenvolvidas a partir dos conteúdos de cada disciplina. Promover atividades e práticas pedagógicas visando ao desenvolvimento cognitivo, entretenimento, integração social e desenvolvimento pessoal das crianças. Elaborar projetos e executar atividades recreativas; promover atividades lúdicas, estimulantes à participação e integração interpessoal do aluno. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Demonstrar habilidades de liderança; Demonstrar comprometimento; Ter habilidade para trabalhar em equipe; Possuir iniciativa e criatividade; Possuir habilidades de comunicação falada e escrita e comunicar-se de forma clara e concisa; Demonstrar tolerância e paciência; Respeitar diferenças sócio-culturais; Demonstrar empatia; Saber administrar o tempo; Observar os preceitos éticos da atividade.

Técnico Agrícola

Ensino Médio completo;

Curso completo de Técnico Agrícola legalmente reconhecido;

Possuir registro no Conselho de Engenharia e Agronomia.

cadastro reserva

-

40 horas

1.363,84

30,00

Atribuição Sumária do cargo de Técnico Agrícola: Prestar assistência técnica, orientando diretamente os produtores sobre a produção agropecuária, comercialização e procedimentos de biosseguridade. Executar projetos agropecuários em suas diversas etapas. Planejar atividades agropecuárias, verificando a viabilidade econômica, condições edafoclimáticas e infra-estrutura. Promover organização, extensão e capacitação rural. Fiscalizar a produção agropecuária. Desenvolver tecnologias adaptadas à produção agropecuária. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Demonstrar habilidades de liderança; Ter habilidade para trabalhar em equipe; Possuir iniciativa e criatividade; Possuir habilidades de comunicação falada e escrita e comunicar-se de forma clara e concisa; Ser flexível e demonstrar habilidades de negociação; Possuir capacidade de observação; Possuir raciocínio lógico e abstrato; Saber administrar o tempo; Observar os preceitos éticos da atividade.

Técnico em Edificações

Ensino Médio completo;

Curso completo de Técnico em Edificações ou Técnico em Construção Civil ou Cursos completos de nível superior de Tecnologia de Edificações;

Conhecimentos em Informática - editor de textos, planilha eletrônica e sistema CAD;

Possuir registro no Conselho de Engenharia e Agronomia.

02

01

40 horas

1.363,84

30,00

Atribuição Sumária do cargo de Técnico em Edificações: Desenvolver atividades relativas a estudos de viabilidade técnica de empreendimentos de construção civil, em observância à legislação de uso e ocupação do solo e ambiental. Elaborar representação gráfica de projetos de instalações hidrossanitárias e elétricas. Representar graficamente os serviços a serem executados, como também redigir documentos comerciais técnicos. Desenvolver atividades relativas a estudos, programação, acompanhamento e controle dos serviços de instalações civis. Analisar interfaces das plantas e especificações de um projeto, integrando-as de forma sistêmica, detectando inconsistências, superposições e incompatibilidades de execução. Elaborar projetos arquitetônicos, estruturais e de instalações prediais, com respectivos detalhamentos, cálculos e desenho para edificações. Executar e auxiliar trabalhos de levantamentos topográficos, locações e demarcações de terrenos. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Demonstrar iniciativa e criatividade; Ser flexível e dinâmico; Possuir habilidades de comunicação falada e escrita; Demonstrar habilidades de negociação; Estar apto a contornar situações adversas; Possuir empatia no relacionamento interpessoal; Ter habilidade para trabalhar em equipe; Possuir raciocínio lógico e abstrato; Possuir capacidade de observação; Observar os preceitos éticos da atividade.

Técnico em Enfermagem

Ensino Médio completo;

Curso completo de Técnico de Enfermagem legalmente reconhecido;

Possuir registro no Conselho de Enfermagem.

25

02

30 horas*

1.024,70

30,00

* A jornada de trabalho poderá ser de 08 horas/dia, sendo o excedente remunerado, além dos provimentos referentes ao vencimento e aos adicionais específicos da lotação. A carga horária poderá, ainda, ser desempenhada em regime de escala, incluindo o período noturno, sábados, domingos e feriados.

Atribuição Sumária do cargo de Técnico em Enfermagem: Prestar assistência ao paciente zelando pelo seu conforto e bem estar, administrar medicamentos e atuar em pequenas cirurgias, posicionando de forma adequada o paciente e o instrumental. Prestar assistência de enfermagem segura, humanizada e individualizada aos pacientes, sob supervisão do enfermeiro. Preparar pacientes para consultas e exames, orientando-os sobre as condições de realização dos mesmos. Orientar e auxiliar pacientes, prestando informações relativas a higiene, alimentação, utilização de medicamentos e cuidados específicos em tratamento de saúde. Verificar os sinais vitais e as condições gerais dos pacientes, segundo prescrição médica e de enfermagem. Organizar ambiente de trabalho e dar continuidade aos plantões. Trabalhar em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança. Realizar registros e elaborar relatórios técnicos. Desempenhar atividades e realizar ações para promoção da saúde da família. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Demonstrar iniciativa e criatividade; Ser flexível e dinâmico; Possuir habilidades de comunicação falada e escrita; Estar apto a contornar situações adversas; Possuir empatia no relacionamento interpessoal; Ter habilidade para trabalhar em equipe; Possuir capacidade de observação e atenção; Ser compreensivo; Prestar atendimento humanizado; Saber ouvir e demonstrar empatia; Possuir coordenação motora fina; Ter capacidade de persuasão; Observar os preceitos éticos da atividade.

Técnico em Informática

Ensino Médio completo;

Possuir conhecimentos específicos de software e hardware (informática).

02

01

40 horas

769,82

30,00

Atribuição Sumária do cargo de Técnico em Informática: Participar do projeto, desenvolvimento, implantação e da documentação no que se refere ao desenvolvimento de sistemas; Instalar e configurar softwares e hardwares, orientando os usuários nas especificações e comandos necessários para sua utilização; Executar ou promover as atividades de manutenção preventiva e corretiva necessárias à conservação dos equipamentos, instrumentos e outros materiais utilizados na área de atuação, acompanhando-as, quando a cargo de terceiros; Planejar, implantar e gerenciar redes de computadores e programas, depurando estes, se necessário; Preparar, operar, manipular, acompanhar e verificar os resultados dos processamentos de rotinas ou de programas de aplicações; Executar o suporte técnico necessário para garantir o bom funcionamento dos equipamentos, com substituição, configuração e instalação de módulos, partes e componentes; Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Demonstrar iniciativa e criatividade; Ser flexível e dinâmico; Possuir habilidades de comunicação falada e escrita; Demonstrar paciência para contornar situações adversas; Possuir empatia no relacionamento interpessoal; Ter habilidade para trabalhar em equipe; Possuir capacidade de observação e atenção; Possuir raciocínio sintético, analítico e lógico; Observar os preceitos éticos da atividade.

Técnico em Saúde Bucal

Ensino Médio completo;

Curso completo de Técnico em Saúde Bucal legalmente reconhecido (antigo Técnico em Higiene Dental);

Possuir registro no Conselho de Odontologia.

05

01

30 horas*

1.024,70

30,00

* A jornada de trabalho poderá ser de 08 horas/dia, sendo o excedente remunerado, além dos provimentos referentes ao vencimento e aos adicionais específicos da lotação.

Atribuição Sumária do cargo de Técnico em Saúde Bucal: Planejar o trabalho técnico-odontológico em consultórios e clínicas de saúde bucal. Prevenir doenças bucais participando de programas de promoção à saúde, projetos educativos e de orientação de higiene bucal. Executar procedimentos odontológicos sob supervisão do cirurgião dentista. Ensinar técnicas de higiene bucal e realizar a prevenção das doenças bucais por meio da aplicação tópica do flúor, conforme orientação do cirurgião-dentista. Supervisionar, sob delegação do cirurgião-dentista, o trabalho dos auxiliares de saúde bucal. Realizar, sob a supervisão do cirurgião dentista, procedimentos preventivos nos usuários para o atendimento clínico, como escovação supervisionada, evidenciação de placa bacteriana, aplicação tópica de flúor, selantes, raspagem, alisamento, polimento e demais técnicas de rotina do setor. Mobilizar capacidades de comunicação em palestras, orientações e discussões técnicas. As atividades são exercidas conforme normas e procedimentos técnicos e de biossegurança. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Demonstrar iniciativa e criatividade; Possuir coordenação motora fina; Possuir habilidades de comunicação falada e escrita; Demonstrar paciência para contornar situações adversas; Ter habilidade para trabalhar em equipe; Possuir capacidade de antecipar problemas e enfrentar situações de emergência; Possuir capacidade de concentração; Possuir senso estético; Possuir percepção visual e táctil; Observar os preceitos éticos da atividade.

(1) Quadro geral de vagas as quais poderão ser acrescidas daquelas decorrentes de acréscimo do quadro de pessoal efetivo e/ou, ainda, as que vagarem durante o prazo de validade do concurso, incluídas as vagas reservadas para candidatos portadores de necessidades especiais.

(2) Reserva de vagas para candidatos com deficiência.

(3) O Curso Normal Superior fundamenta-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n.º 9.394/96, Artigo 62, regulamentado pelo Parecer nº 01/99, que institui a criação do Curso Normal Superior para formação do professor dos Anos Inicias do Ensino Fundamental.

(4) A variação de vencimentos do cargo de Professor se dá em razão do nível de escolaridade/formação do candidato, comprovado à época da posse, conforme previsto no Anexo I da Lei Municipal n.º 4.212/2006.

CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

CARGO

Requisitos

Total de Vagas

Carga Hor. Semanal

Vencimento Inicial (R$)

Taxa de Inscrição (R$)

G(1)

R.D.(2)

Engenheiro Cartográfico

Ensino Superior em Engenharia Cartográfica ou Engenharia Civil mais especialização em Cartografia ou Geoprocessamento;

Possuir registro no Conselho de Engenharia e Agronomia.

cadastro reserva

-

40 horas

3.481,99

60,00

Atribuição Sumária do cargo de Engenheiro Cartográfico: Realizar atividades em topografia, geodésia e batimetria, levantando e calculando pontos topográficos e geodésicos. Elaborar documentos cartográficos, estabelecendo semiologia e articulação de cartas; efetuar levantamentos por meio de imagens terrestres, aéreas e orbitais. Gerenciar projetos e obras de agrimensura e cartografia. Assessorar na implantação de sistemas de informações geográficas; implementar projetos geométricos. Representar, graficamente, levantamentos topográficos, geodésicos, batimétricos, geofísicos e gravimétricos. Trabalhar na digitalização das imagens obtidas, através de fotos aéreas, de satélites, sensoriamento remoto, levantamentos topográficos e análises latitudinal e longitudinal. Elaborar laudos, pareceres técnicos, instruções normativas e relatórios inerentes às atividades de engenharia cartográfica. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Demonstrar flexibilidade e capacidade de adaptar-se às situações; Possuir senso de organização; Possuir capacidade de concentração; Ser capaz de trabalhar em equipe e possuir habilidades de negociação; Demonstrar capacidade de comunicação; Demonstrar raciocínio lógico e abstrato; Demonstrar capacidade de liderança; Possuir capacidade de análise e síntese; Observar os preceitos éticos da atividade.

Engenheiro Civil

Ensino Superior em Engenharia Civil;

Possuir registro no Conselho de Engenharia e Agronomia.

03

01

40 horas

3.481,99

60,00

Atribuição Sumária do cargo de Engenheiro Civil: Elaborar, coordenar, reformular, acompanhar e/ou fiscalizar projetos, preparando plantas e especificações técnicas da obra, indicando o tipo e qualidade de materiais e equipamentos, indicando a mão-de-obra necessária e efetuando cálculos dos custos, para possibilitar a construção, reforma e/ou manutenção de obras edificadas. Planejar, organizar, executar e controlar projetos na área da construção civil, realizar investigações e levantamentos técnicos, definir metodologia de execução, desenvolver estudos ambientais, revisar e aprovar projetos. Executar vistorias técnicas em edificações e outros imóveis públicos municipais. Analisar projetos de engenharia, de loteamento de áreas urbanas e outros, verificando os padrões técnicos e a sua adequação a Legislação Urbanística vigente, para informar e dar pareceres em processos e outros correlatos. Organizar e promover as atividades relacionadas com projetos, construção, reparo, ampliação, conservação, melhoria, manutenção e implantação do sistema viário. Atender o público em geral, realizando consultas em Leis, decretos, normas, memorandos, informações técnicas e outros, visando a atender a solicitações e demandas. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Demonstrar flexibilidade e capacidade de adaptar-se às situações; Possuir senso de organização; Possuir capacidade de concentração; Ser capaz de trabalhar em equipe e possuir habilidades de negociação; Demonstrar capacidade de comunicação; Demonstrar raciocínio lógico e abstrato; Demonstrar capacidade de liderança; Possuir capacidade de análise e síntese; Demonstrar orientação espacial; Possuir habilidade com grandezas numéricas; Observar os preceitos éticos da atividade.

Fonoaudiólogo

Ensino Superior em Fonoaudiologia;

Possuir registro no Conselho de Fonoaudiologia.

cadastro reserva

-

30 horas

2.185,22

60,00

Atribuição Sumária do cargo de Fonoaudiólogo: Realizar avaliação e diagnostico fonoaudiológico a fim de identificar problemas ou deficiências ligadas à comunicação oral. Empregar técnicas de fonoaudiologia no treinamento fonético, auditivo, de dicção, impostação da voz e outros, para possibilitar o aperfeiçoamento e/ou reabilitação de fala. Orientar pacientes, familiares, cuidadores e responsáveis quanto aos cuidados e treinamentos necessários à prevenção, habilitação e reabilitação de problemas ligados ao aparelho fonador. Programar, desenvolver e supervisionar o treinamento de voz, fala e linguagem, expressão do pensamento verbalizado, compreensão do pensamento verbalizado e outros, orientando e fazendo demonstrações de respiração funcional, impostação de voz, treinamento fonético, auditivo, de dicção e organização do pensamento em palavras, para reeducar e/ou reabilitar o paciente. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Demonstrar flexibilidade e capacidade de adaptar-se às situações; Possuir senso de organização; Possuir capacidade de concentração; Prestar atendimento humanizado; Saber ouvir; Demonstrar empatia; Ser capaz de trabalhar em equipe e possuir habilidades de negociação; Demonstrar capacidade de comunicação; Saber lidar com angústias e frustrações; Demonstrar capacidade de liderança; Observar os preceitos éticos da atividade.

Médico 40 horas

Função

Ensino Superior em Medicina, mais especialização na área específica da função;

Possuir registro no Conselho de Medicina.

 

 

40 horas*

12.679,08

80,00

Generalista0501
Infectologista01-
Pediatra0201

* A jornada de trabalho poderá ser de 08 horas/dia, sendo o excedente remunerado, além dos provimentos referentes ao vencimento e aos adicionais específicos da lotação. A carga horária poderá, ainda, ser desempenhada em regime de escala, incluindo o período noturno, sábados, domingos e feriados.

Atribuição Sumária do cargo de Médico: Realizar consultas e atendimentos médicos; tratar pacientes; implementar ações de prevenção de doenças e promoção da saúde, tanto individuais quanto coletivas; zelar pela prevenção e recuperação da saúde da população; coordenar programas e serviços em saúde, efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaborar documentos e difundir conhecimentos da área médica. Implementar ações para promoção da saúde ocupacional e correção e/ou prevenção de agentes causais de doenças. Efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas. Diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes portadores de doenças infecciosas e parasitárias, infecções oportunistas, doenças sexualmente transmissíveis - DST. Promover pesquisas e campanhas de imunizações (vacinações). Desenvolver estudos sobre prevenção e erradicação de patologias infecciosas. Prestar aconselhamentos quanto à prescrição e uso de antimicrobianos. Promover controle de infecção hospitalar. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Demonstrar comprometimento; Prestar atendimento humanizado; Apresentar capacidade de atenção seletiva; Possuir capacidade de raciocínio lógico e abstrato; Ser tolerante e altruísta; Ser empático aos servidores; Demonstrar rapidez de percepção; Possuir habilidade de lidar com situações adversas; Ter habilidade de trabalhar em equipe; Comunicar-se de forma clara e eficiente; Possuir capacidade de interpretar linguagem verbal e não-verbal; Ser capaz de adequar linguagem ao público onde estiver inserido; Saber ouvir; Demonstrar meticulosidade; Possuir capacidade de liderança; Ser resolutivo e imparcial; Observar os preceitos éticos da atividade.

Médico Veterinário

Ensino Superior completo em Medicina Veterinária;

Possuir registro no Conselho de Medicina Veterinária.

cadastro reserva

-

40 horas

2.513,01

60,00

Atribuição Sumária do cargo de Médico Veterinário: Praticar clínica médica veterinária em todas as suas especialidades. contribuir para o bem-estar animal; promover saúde pública e defesa do consumidor; exercer defesa sanitária animal; desenvolver atividades de pesquisa e extensão; atuar no controle de qualidade de produtos. Fomentar produção animal; atuar na área de preservação ambiental; elaborar laudos, pareceres e atestados; assessorar na elaboração de legislação pertinente. Elaborar, implementar e monitorar projetos e programas de controle e erradicação de zoonoses. Executar atividades de vigilância epidemiológica. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Possuir capacidade de liderança; Possuir capacidade de raciocínio lógico e abstrato; Possuir resistência física e respeitar os limites desta; Demonstrar rapidez de percepção; Possuir habilidade de lidar com situações adversas; Ter habilidade de trabalhar em equipe; Comunicar-se de forma clara e eficiente; Observar os preceitos éticos da profissão.

Terapeuta Ocupacional

Ensino Superior em Terapia Ocupacional;

Possuir registro no Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

cadastro reserva

-

30 horas

2.185,22

60,00

Atribuição Sumária do cargo de Terapeuta Ocupacional: Realizar atendimentos voltados à prevenção, habilitação e reabilitação de pessoas utilizando procedimentos específicos de terapia ocupacional. Realizar diagnósticos específicos; analisar condições usuários. Conduzir programas recreativos voltados à reabilitação do indivíduo. Levantar e avaliar as necessidades referentes ao trabalho de terapia ocupacional nos vários setores da Prefeitura, participando do planejamento de atividades a serem desenvolvidas. Desenvolver ações junto a outros profissionais quanto ao atendimento preventivo e ou curativo no âmbito da saúde mental. Elaborar programas de atendimento terapêutico à pessoa portadora de necessidades especiais, de acordo com situações específicas. Desenvolver programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida. Desempenhar outras atividades correlatas.

Competências pessoais: Possuir autocontrole e equilíbrio emocional; Ser responsável e disciplinado; Demonstrar comprometimento com o trabalho; Ter habilidades de negociação; Demonstrar empatia e perseverança; Possuir habilidades para trabalhar em equipe; Demonstrar criatividade e iniciativa;

Possuir capacidade de liderança; Demonstrar visão holística e sistêmica; Ser flexível e ter capacidade de agir sob pressão; Ser resolutivo e objetivo; Ser pró-ativo; Saber lidar com angústias e frustrações; Prestar atendimento humanizado; Transmitir segurança e confiabilidade;

Observar os preceitos éticos da atividade.

(1) Quadro geral de vagas as quais poderão ser acrescidas daquelas decorrentes de acréscimo do quadro de pessoal efetivo e/ou, ainda, as que vagarem durante o prazo de validade do concurso, incluídas as vagas reservadas para candidatos portadores de necessidades especiais.

(2) Reserva de vagas para candidatos com deficiência.

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA AS PROVAS OBJETIVAS

CARGOS DE NÍVEL BÁSICO - 4ª Série do Ensino Fundamental

COVEIRO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; Gênero textual; Ortografia oficial (escrita correta das palavras); Sinônimos e antônimos; Divisão silábica; Acentuação gráfica; Flexão do substantivo e adjetivo (gênero: masculino e feminino; Número: singular e plural); Uso de conectivos; Emprego dos pronomes; Pontuação.

MATEMÁTICA

Operações fundamentais: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão; Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro e área das principais figuras geométricas planas; Porcentagem; Regra de Três simples; Razão e Proporção.

ÉTICA, CIDADANIA E POLÍTICA

Ética: conceito, ética na sociedade, ética no trabalho; Noções de Cidadania: conceito, direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, direitos sociais e políticos; cidadania e meio ambiente; Código de Ética do Servidor Público (Decreto 1171/94); Atualidades; Direitos, Deveres e Proibições dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel (Lei Municipal nº 2.215/91); Conhecimentos básicos da política brasileira; Cultura e sociedade brasileira; Aspectos históricos e políticos do Município de Cascavel-Pr. Aspectos geográficos do Município: população, clima, vegetação, economia e símbolos municipais (Referência: Site do Município).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS DO CARGO

Ferramentas utilizadas; Tipos de sepulturas; A exumação; O enterro; Noções dos Materiais de Construção: aglomerantes: gesso, cal, cimento portland; agregados; argamassa; concreto; dosagem; tecnologia do concreto; aço; madeira; materiais cerâmicos; vidros; tintas e vernizes. Edificações; Preparo de concretos e argamassas; Revestimento: chapisco, emboço e reboco; Uso de EPIs; Prevenção de Acidentes; Organização do local de trabalho; Comportamento no local de trabalho; Outros assuntos relacionados diretamente com a área de atuação do cargo.

ZELADOR

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; Gênero textual; Ortografia oficial (escrita correta das palavras); Sinônimos e antônimos; Divisão silábica; Acentuação gráfica; Flexão do substantivo e adjetivo (gênero: masculino e feminino; Número: singular e plural); Uso de conectivos; Emprego dos pronomes; Pontuação.

MATEMÁTICA

Operações fundamentais: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão; Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro e área das principais figuras geométricas planas; Porcentagem; Regra de Três simples; Razão e Proporção.

ÉTICA, CIDADANIA E POLÍTICA

Ética: conceito, ética na sociedade, ética no trabalho; Noções de Cidadania: conceito, direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, direitos sociais e políticos; cidadania e meio ambiente; Código de Ética do Servidor Público (Decreto 1171/94); Atualidades; Direitos, Deveres e Proibições dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel (Lei Municipal nº 2.215/91); Conhecimentos básicos da política brasileira; Cultura e sociedade brasileira; Aspectos históricos e políticos do Município de Cascavel-Pr. Aspectos geográficos do Município: população, clima, vegetação, economia e símbolos municipais (Referência: Site do Município).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS DO CARGO

Segurança no Trabalho; Noções Básicas de conservação de utensílios e materiais, faxinas, organização produtos de higiene e limpeza (dosagens, formas de utilização, indicações e usos); Noções de Higiene e saúde; Varrição e limpeza de superfícies diversas; Equipamentos de Segurança (E.P.I. e E.P.C.); Ferramentas e equipamentos da área; Limpeza de equipamentos e conservação de materiais; Serviços Gerais de Limpeza; Destinação do lixo e reciclagem; Conhecimento de materiais de limpeza; Princípios básicos de diluição e aplicação conforme especificação dos produtos (fabricante); Organização do local de trabalho; Comportamento no local de trabalho; Outros assuntos relacionados diretamente com a área de atuação do cargo; Ética no trabalho; Direitos e Deveres dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel.

CARGOS DE NÍVEL BÁSICO - 6ª Série do Ensino Fundamental

AUXILIAR DE MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÕES

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; Gênero textual; Ortografia oficial (escrita correta das palavras); Sinônimos e antônimos; Divisão silábica; Acentuação gráfica; Flexão do substantivo e adjetivo (gênero: masculino e feminino; Número: singular e plural); Uso de conectivos; Emprego dos pronomes; Pontuação; Conhecimentos básicos de concordância nominal e verbal.

MATEMÁTICA

Operações fundamentais: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão; Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro e área das principais figuras geométricas planas; Frações; Análise e interpretação de gráficos e tabelas; Regra de três simples; Porcentagem. Razão e Proporção.

ÉTICA, CIDADANIA E POLÍTICA

Ética: conceito, ética na sociedade, ética no trabalho; Noções de Cidadania: conceito, direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, direitos sociais e políticos; cidadania e meio ambiente; Código de Ética do Servidor Público (Decreto 1171/94); Atualidades; Direitos, Deveres e Proibições dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel (Lei Municipal nº 2.215/91); Conhecimentos básicos da política brasileira; Cultura e sociedade brasileira; Aspectos históricos e políticos do Município de Cascavel-Pr. Aspectos geográficos do Município: população, clima, vegetação, economia e símbolos municipais (Referência: Site do Município).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS DO CARGO

Noções básicas de eletricidade, hidráulica, carpintaria e marcenaria e reparos em alvenaria; Noções de conservação e uso do sistema de prevenção de combate a incêndio; Noções gerais de primeiros socorros; Assuntos relacionados à sua área de atuação e ética no trabalho; Uso de EPIs; Prevenção de Acidentes; Primeiros socorros; Organização do local de trabalho; Comportamento no local de trabalho; Direitos e Deveres dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel.

AUXILIAR DE MANUTENÇÃO DE VEÍCULOS

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; Gênero textual; Ortografia oficial (escrita correta das palavras); Sinônimos e antônimos; Divisão silábica; Acentuação gráfica; Flexão do substantivo e adjetivo (gênero: masculino e feminino; Número: singular e plural); Uso de conectivos; Emprego dos pronomes; Pontuação; Conhecimentos básicos de concordância nominal e verbal.

MATEMÁTICA

Operações fundamentais: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão; Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro e área das principais figuras geométricas planas; Frações; Análise e interpretação de gráficos e tabelas; Regra de três simples; Porcentagem. Razão e Proporção.

ÉTICA, CIDADANIA E POLÍTICA

Ética: conceito, ética na sociedade, ética no trabalho; Noções de Cidadania: conceito, direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, direitos sociais e políticos; cidadania e meio ambiente; Código de Ética do Servidor Público (Decreto 1171/94); Atualidades; Direitos, Deveres e Proibições dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel (Lei Municipal nº 2.215/91); Conhecimentos básicos da política brasileira; Cultura e sociedade brasileira; Aspectos históricos e políticos do Município de Cascavel-Pr. Aspectos geográficos do Município: população, clima, vegetação, economia e símbolos municipais (Referência: Site do Município).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS DO CARGO

Conhecimentos e utilização adequada das ferramentas; Conhecimentos da norma de segurança; Óleos e lubrificantes; Pneus; Motor; Transmissão; Suspensão; Ignição; Peças de reposição; Sistemas de medidas utilizadas para as peças, roscas e parafusos; Assuntos relacionados à sua área de atuação e ética no trabalho; Uso de EPIs; Combate e Prevenção a incêndios; Prevenção de Acidentes; Direitos e Deveres dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel.

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; Gênero textual; Ortografia oficial (escrita correta das palavras); Sinônimos e antônimos; Divisão silábica; Acentuação gráfica; Flexão do substantivo e adjetivo (gênero: masculino e feminino; Número: singular e plural); Uso de conectivos; Emprego dos pronomes; Pontuação; Conhecimentos básicos de concordância nominal e verbal.

MATEMÁTICA

Operações fundamentais: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão; Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro e área das principais figuras geométricas planas; Frações; Análise e interpretação de gráficos e tabelas; Regra de três simples; Porcentagem. Razão e Proporção.

ÉTICA, CIDADANIA E POLÍTICA

Ética: conceito, ética na sociedade, ética no trabalho; Noções de Cidadania: conceito, direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, direitos sociais e políticos; cidadania e meio ambiente; Código de Ética do Servidor Público (Decreto 1171/94); Atualidades; Direitos, Deveres e Proibições dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel (Lei Municipal nº 2.215/91); Conhecimentos básicos da política brasileira; Cultura e sociedade brasileira; Aspectos históricos e políticos do Município de Cascavel-Pr. Aspectos geográficos do Município: população, clima, vegetação, economia e símbolos municipais (Referência: Site do Município).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS DO CARGO

Noções gerais sobre: Limpeza e higiene em geral; Remoção de lixos e detritos; Apoio operacional: jardinagem, cultivo de plantas, trabalho com a terra; Segurança e higiene do trabalho; Equipamentos de Segurança (E.P.I. e E.P.C.); Ferramentas e equipamentos da área; Sistemas e produtos de limpeza; Limpeza de equipamentos e conservação de materiais; Coleta e reciclagem de lixo e detritos; Organização do local de trabalho; Comportamento no local de trabalho; Outros assuntos relacionados diretamente com a área de atuação do cargo e ética no trabalho; Direitos e Deveres dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel.

OPERADOR DE ESCAVADEIRA HIDRÁULICA, OPERADOR DE MOTONIVELADORA, OPERADOR DE PÁ CARREGADEIRA, OPERADOR DE RETROESCAVADEIRA, OPERADOR DE TRATOR DE ESTEIRA E OPERADOR DE TRATOR DE PNEU

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; Gênero textual; Ortografia oficial (escrita correta das palavras); Sinônimos e antônimos; Divisão silábica; Acentuação gráfica; Flexão do substantivo e adjetivo (gênero: masculino e feminino; Número: singular e plural); Uso de conectivos; Emprego dos pronomes; Pontuação; Conhecimentos básicos de concordância nominal e verbal.

MATEMÁTICA

Operações fundamentais: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão; Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro e área das principais figuras geométricas planas; Frações; Análise e interpretação de gráficos e tabelas; Regra de três simples; Porcentagem. Razão e Proporção.

ÉTICA, CIDADANIA E POLÍTICA

Ética: conceito, ética na sociedade, ética no trabalho; Noções de Cidadania: conceito, direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, direitos sociais e políticos; cidadania e meio ambiente; Código de Ética do Servidor Público (Decreto 1171/94); Atualidades; Direitos, Deveres e Proibições dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel (Lei Municipal nº 2.215/91); Conhecimentos básicos da política brasileira; Cultura e sociedade brasileira; Aspectos históricos e políticos do Município de Cascavel-Pr. Aspectos geográficos do Município: população, clima, vegetação, economia e símbolos municipais (Referência: Site do Município).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS DO CARGO

Noções básicas e procedimentos de segurança, equipamentos de proteção conservação e manutenção de máquinas; Noções básicas dos sistemas de alimentação, arrefecimento, ignição, elétrico, suspensão, freios, direção e transmissão. Novo código de trânsito brasileiro: infrações e penalidades, normas gerais de circulação e conduta, habilitação. Sinalização de trânsito. Conhecimentos básicos inerentes ao Código de Trânsito Brasileiro; Resoluções, Deliberações, Portarias e demais Leis expedidas pelos órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito; Direção defensiva e preventiva; Uso de EPIs; Prevenção de Acidentes; Outros assuntos relacionados diretamente com a área de atuação do cargo e ética no trabalho; Direitos e Deveres dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel.

PEDREIRO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; Gênero textual; Ortografia oficial (escrita correta das palavras); Sinônimos e antônimos; Divisão silábica; Acentuação gráfica; Flexão do substantivo e adjetivo (gênero: masculino e feminino; Número: singular e plural); Uso de conectivos; Emprego dos pronomes; Pontuação; Conhecimentos básicos de concordância nominal e verbal.

MATEMÁTICA

Operações fundamentais: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão; Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro e área das principais figuras geométricas planas; Frações; Análise e interpretação de gráficos e tabelas; Regra de três simples; Porcentagem. Razão e Proporção.

ÉTICA, CIDADANIA E POLÍTICA

Ética: conceito, ética na sociedade, ética no trabalho; Noções de Cidadania: conceito, direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, direitos sociais e políticos; cidadania e meio ambiente; Código de Ética do Servidor Público (Decreto 1171/94); Atualidades; Direitos, Deveres e Proibições dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel (Lei Municipal nº 2.215/91); Conhecimentos básicos da política brasileira; Cultura e sociedade brasileira; Aspectos históricos e políticos do Município de Cascavel-Pr. Aspectos geográficos do Município: população, clima, vegetação, economia e símbolos municipais (Referência: Site do Município).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS DO CARGO

Ler e interpretar projetos de construção e arquitetura; Preparo de concretos e argamassas; Construir alicerces como: baldrame, sapata isolada, radier, blocos; Levantar paredes de alvenaria: amarração e encontro; Vão de portas e janelas; Uso de nível e prumo; Cintas de amarração; Pilares, vigas e lajes; Escoramentos; Telhado; Assentar esquadrias; Revestimento: chapisco, emboço e reboco; Assentamento de: aparelhos sanitários, manilhas e tubos; Montar e desmontar andaimes; Noções dos Materiais de Construção: aglomerantes: gesso, cal, cimento portland; agregados; argamassa; concreto; dosagem; tecnologia do concreto; aço; madeira; materiais cerâmicos; vidros; tintas e vernizes; Uso de EPIs; Prevenção de Acidentes; Organização do local de trabalho; Comportamento no local de trabalho; Outros assuntos relacionados diretamente com a área de atuação do cargo e ética no trabalho; Direitos e Deveres dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel.

CARGOS DE NÍVEL BÁSICO - Ensino Fundamental Completo

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; Gênero textual; Ortografia oficial (escrita correta das palavras); Sinônimos e antônimos; Homônimos e Parônimos; Divisão silábica; Acentuação gráfica; Flexão do substantivo e adjetivo (gênero: masculino e feminino; Número: singular e plural); Figuras de Linguagem; Uso de conectivos; Emprego dos pronomes; Pontuação; Conhecimentos básicos de concordância nominal e verbal.

MATEMÁTICA

Operações fundamentais: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão; Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro e área das principais figuras geométricas; Frações; Análise e interpretação de gráficos e tabelas; Regra de três simples; Porcentagem e juros simples; Razão e Proporção; Conjuntos; Equações de 1º e 2º graus.

ÉTICA, CIDADANIA E POLÍTICA

Ética: conceito, ética na sociedade, ética no trabalho; Noções de Cidadania: conceito, direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, direitos sociais e políticos; cidadania e meio ambiente; Código de Ética do Servidor Público (Decreto 1171/94); Atualidades; Direitos, Deveres e Proibições dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel (Lei Municipal nº 2.215/91); Conhecimentos básicos da política brasileira; Cultura e sociedade brasileira; Aspectos históricos e políticos do Município de Cascavel-Pr. Aspectos geográficos do Município: população, clima, vegetação, economia e símbolos municipais (Referência: Site do Município).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS DO CARGO

O Sistema Único de Saúde (S.U.S.); História do PACS/ESF; O Agente Comunitário de Saúde um agente de mudanças; Trabalhar em equipe; Competências e habilidades do Agente Comunitário de Saúde: (Cadastramento as famílias); Territorialização (área e microárea) e epidemias; O diagnóstico comunitário; Planejamento; Meio Ambiente: (Água, solo e poluição); Doenças mais comuns na comunidade: Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis, (Tuberculose, Hanseníase, DST/AIDS, Hipertensão Arterial, Diabetes, Dengue, Hepatites, Leptospirose, Tuberculose, Meningite, Rubéola, Sarampo, Tétano, Neoplasias, Saúde Mental); Saúde Bucal; Alimentação e Nutrição; A saúde nas diversas fases da vida: (Transformações do Corpo Humano, Planejamento Familiar, Gestação, Pré-Natal e o ACS, Riscos na Gravidez, Direito da Gestante, cuidados básicos ao recém nascido, imunização, Puerpério: Um tempo para o Resguardo, Direitos da Criança, Amamentação, Critérios de Risco Infantil, Crescimento e Desenvolvimento, Doenças mais Comuns na Infância, Acidentes e Violência à Criança, Puberdade e Adolescência, Direito e saúde do Idoso, Prevenção de Acidentes); Educação em saúde; Outros assuntos relacionados diretamente com a área de atuação do cargo. Constituição Federal de 1988 e suas alterações. (arts. 1º a 14, arts.37 a 43 e arts. 196 a 200). Estatuto do Servidor Municipal

CARPINTEIRO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; Gênero textual; Ortografia oficial (escrita correta das palavras); Sinônimos e antônimos; Homônimos e Parônimos; Divisão silábica; Acentuação gráfica; Flexão do substantivo e adjetivo (gênero: masculino e feminino; Número: singular e plural); Figuras de Linguagem; Uso de conectivos; Emprego dos pronomes; Pontuação; Conhecimentos básicos de concordância nominal e verbal.

MATEMÁTICA

Operações fundamentais: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão; Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro e área das principais figuras geométricas; Frações; Análise e interpretação de gráficos e tabelas; Regra de três simples; Porcentagem e juros simples; Razão e Proporção; Conjuntos; Equações de 1º e 2º graus.

ÉTICA, CIDADANIA E POLÍTICA

Ética: conceito, ética na sociedade, ética no trabalho; Noções de Cidadania: conceito, direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, direitos sociais e políticos; cidadania e meio ambiente; Código de Ética do Servidor Público (Decreto 1171/94); Atualidades; Direitos, Deveres e Proibições dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel (Lei Municipal nº 2.215/91); Conhecimentos básicos da política brasileira; Cultura e sociedade brasileira; Aspectos históricos e políticos do Município de Cascavel-Pr. Aspectos geográficos do Município: população, clima, vegetação, economia e símbolos municipais (Referência: Site do Município).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS DO CARGO

Leitura e interpretação de desenhos; Uso do metro articulado, trena, esquadro, compasso; Técnicas básicas de reformas de móveis; técnicas de envernizamentos e pinturas; técnicas de colocação de forro; uso e conhecimento de maquinários de marcenaria; uso e manuseio de serras elétricas; noções sobre medidas de madeira (cálculo cúbico e em metros quadrados); Identificação de madeira e o seu uso; Orçamentos de custo de mão-de-obra e material a ser utilizado em obras; Técnicas de caixarias para construção; Equipamentos de Segurança (E.P.I.). Noções de combate e prevenção a incêndios. Outros assuntos relacionados diretamente com a área de atuação do cargo. Direitos e Deveres dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel.

ELETRICISTA

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; Gênero textual; Ortografia oficial (escrita correta das palavras); Sinônimos e antônimos; Homônimos e Parônimos; Divisão silábica; Acentuação gráfica; Flexão do substantivo e adjetivo (gênero: masculino e feminino; Número: singular e plural); Figuras de Linguagem; Uso de conectivos; Emprego dos pronomes; Pontuação; Conhecimentos básicos de concordância nominal e verbal.

MATEMÁTICA

Operações fundamentais: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão; Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro e área das principais figuras geométricas; Frações; Análise e interpretação de gráficos e tabelas; Regra de três simples; Porcentagem e juros simples; Razão e Proporção; Conjuntos; Equações de 1º e 2º graus.

ÉTICA, CIDADANIA E POLÍTICA

Ética: conceito, ética na sociedade, ética no trabalho; Noções de Cidadania: conceito, direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, direitos sociais e políticos; cidadania e meio ambiente; Código de Ética do Servidor Público (Decreto 1171/94); Atualidades; Direitos, Deveres e Proibições dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel (Lei Municipal nº 2.215/91); Conhecimentos básicos da política brasileira; Cultura e sociedade brasileira; Aspectos históricos e políticos do Município de Cascavel-Pr. Aspectos geográficos do Município: população, clima, vegetação, economia e símbolos municipais (Referência: Site do Município).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS DO CARGO

Conceitos básicos em eletricidade Principais materiais usados em instalações elétricas Tipos de instalações elétricas Práticas em instalações elétricas residenciais, prediais e industriais; Ferramentas e instrumentos de trabalho. Conhecimento prático em baixa e alta tensão. Assuntos relacionados à sua área de atuação e ética no trabalho. Uso de EPIs. Prevenção de Acidentes. Primeiros Socorros (acidentes com eletricidade). Direitos e Deveres dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel.

ELETRICISTA DE VEÍCULO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; Gênero textual; Ortografia oficial (escrita correta das palavras); Sinônimos e antônimos; Homônimos e Parônimos; Divisão silábica; Acentuação gráfica; Flexão do substantivo e adjetivo (gênero: masculino e feminino; Número: singular e plural); Figuras de Linguagem; Uso de conectivos; Emprego dos pronomes; Pontuação; Conhecimentos básicos de concordância nominal e verbal.

MATEMÁTICA

Operações fundamentais: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão; Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro e área das principais figuras geométricas; Frações; Análise e interpretação de gráficos e tabelas; Regra de três simples; Porcentagem e juros simples; Razão e Proporção; Conjuntos; Equações de 1º e 2º graus.

ÉTICA, CIDADANIA E POLÍTICA

Ética: conceito, ética na sociedade, ética no trabalho; Noções de Cidadania: conceito, direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, direitos sociais e políticos; cidadania e meio ambiente; Código de Ética do Servidor Público (Decreto 1171/94); Atualidades; Direitos, Deveres e Proibições dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel (Lei Municipal nº 2.215/91); Conhecimentos básicos da política brasileira; Cultura e sociedade brasileira; Aspectos históricos e políticos do Município de Cascavel-Pr. Aspectos geográficos do Município: população, clima, vegetação, economia e símbolos municipais (Referência: Site do Município).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS DO CARGO

Sistema elétrico de veículos automotores; Identificação de peças, ferramentas e suas serventias; Técnicas de Injeção Eletrônica; Instalações e consertos de circuitos elétricos e eletrônicos de veículos; Montagem, reparo e instalação de sistema de ignição eletrônica e alarme de veículos; Instalação e reparo de ligações automáticas e manuais; Elaboração de orçamentos de serviços elétricos em veículos; Uso e cuidados de ferramentas, aparelhos e equipamentos; Utilização sistêmica da simbologia de projetos elétricos em veículos; Procedimentos técnicos de instalações elétricas em veículos; Uso correto dos instrumentos de proteção nas conexões da fiação elétrica de veículo; Conhecimentos sobre capacidade e utilização de motores elétricos, alternadores e chave de comando. Uso de EPIs. Prevenção de Acidentes. Direitos e Deveres dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel.

MARCENEIRO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; Gênero textual; Ortografia oficial (escrita correta das palavras); Sinônimos e antônimos; Homônimos e Parônimos; Divisão silábica; Acentuação gráfica; Flexão do substantivo e adjetivo (gênero: masculino e feminino; Número: singular e plural); Figuras de Linguagem; Uso de conectivos; Emprego dos pronomes; Pontuação; Conhecimentos básicos de concordância nominal e verbal.

MATEMÁTICA

Operações fundamentais: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão; Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro e área das principais figuras geométricas; Frações; Análise e interpretação de gráficos e tabelas; Regra de três simples; Porcentagem e juros simples; Razão e Proporção; Conjuntos; Equações de 1º e 2º graus.

ÉTICA, CIDADANIA E POLÍTICA

Ética: conceito, ética na sociedade, ética no trabalho; Noções de Cidadania: conceito, direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, direitos sociais e políticos; cidadania e meio ambiente; Código de Ética do Servidor Público (Decreto 1171/94); Atualidades; Direitos, Deveres e Proibições dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel (Lei Municipal nº 2.215/91); Conhecimentos básicos da política brasileira; Cultura e sociedade brasileira; Aspectos históricos e políticos do Município de Cascavel-Pr. Aspectos geográficos do Município: população, clima, vegetação, economia e símbolos municipais (Referência: Site do Município).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS DO CARGO

Leitura e interpretação de desenhos; Uso do metro articulado, trena, esquadro, compasso; Técnicas básicas de reformas de móveis; técnicas de envernizamentos e pinturas; técnicas de colocação de forro; uso e conhecimento de maquinários de marcenaria; uso e manuseio de serras elétricas; noções sobre medidas de madeira (cálculo cúbico e em metros quadrados); Identificação de madeira e o seu uso; Orçamentos de custo de mão-de-obra e material a ser utilizado em obras; Técnicas de caixarias para construção; Equipamentos de Segurança (E.P.I.). Noções de combate e prevenção a incêndios. Outros assuntos relacionados diretamente com a área de atuação do cargo. Direitos e Deveres dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel.

MECÂNICO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS E RODOVIÁRIAS

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; Gênero textual; Ortografia oficial (escrita correta das palavras); Sinônimos e antônimos; Homônimos e Parônimos; Divisão silábica; Acentuação gráfica; Flexão do substantivo e adjetivo (gênero: masculino e feminino; Número: singular e plural); Figuras de Linguagem; Uso de conectivos; Emprego dos pronomes; Pontuação; Conhecimentos básicos de concordância nominal e verbal.

MATEMÁTICA

Operações fundamentais: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão; Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro e área das principais figuras geométricas; Frações; Análise e interpretação de gráficos e tabelas; Regra de três simples; Porcentagem e juros simples; Razão e Proporção; Conjuntos; Equações de 1º e 2º graus.

ÉTICA, CIDADANIA E POLÍTICA

Ética: conceito, ética na sociedade, ética no trabalho; Noções de Cidadania: conceito, direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, direitos sociais e políticos; cidadania e meio ambiente; Código de Ética do Servidor Público (Decreto 1171/94); Atualidades; Direitos, Deveres e Proibições dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel (Lei Municipal nº 2.215/91); Conhecimentos básicos da política brasileira; Cultura e sociedade brasileira; Aspectos históricos e políticos do Município de Cascavel-Pr. Aspectos geográficos do Município: população, clima, vegetação, economia e símbolos municipais (Referência: Site do Município).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS DO CARGO

Princípios de funcionamento do motor a combustão interna. Conhecimentos e procedimentos de manutenção dos sistemas de: alimentação, arrefecimento, ignição, elétrico, suspensão, freios, direção e transmissão. Conhecimentos e utilização adequada das ferramentas; Conhecimentos da norma de segurança; Explosão; Óleos e lubrificantes; Motor; Transmissão; Suspensão; Ignição; Peças de reposição; Sistemas de medidas e utilizadas para as peças, roscas e parafusos; Mecanismos Hidráulicos; Implementos; Correias e Correntes; Ferramentas de trabalho das máquinas; Conhecimentos básicos da função. Assuntos relacionados à sua área de atuação e ética no trabalho. Uso de EPIs. Prevenção de Acidentes. Outros assuntos relacionados diretamente com a área de atuação do cargo. Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988 e suas alterações (arts 1º a 14 e arts 37 a 43). Estatuto do Servidor Municipal.

MOTORISTA I e MOTORISTA II

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; Gênero textual; Ortografia oficial (escrita correta das palavras); Sinônimos e antônimos; Homônimos e Parônimos; Divisão silábica; Acentuação gráfica; Flexão do substantivo e adjetivo (gênero: masculino e feminino; Número: singular e plural); Figuras de Linguagem; Uso de conectivos; Emprego dos pronomes; Pontuação; Conhecimentos básicos de concordância nominal e verbal.

MATEMÁTICA

Operações fundamentais: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão; Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro e área das principais figuras geométricas; Frações; Análise e interpretação de gráficos e tabelas; Regra de três simples; Porcentagem e juros simples; Razão e Proporção; Conjuntos; Equações de 1º e 2º graus.

ÉTICA, CIDADANIA E POLÍTICA

Ética: conceito, ética na sociedade, ética no trabalho; Noções de Cidadania: conceito, direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, direitos sociais e políticos; cidadania e meio ambiente; Código de Ética do Servidor Público (Decreto 1171/94); Atualidades; Direitos, Deveres e Proibições dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel (Lei Municipal nº 2.215/91); Conhecimentos básicos da política brasileira; Cultura e sociedade brasileira; Aspectos históricos e políticos do Município de Cascavel-Pr. Aspectos geográficos do Município: população, clima, vegetação, economia e símbolos municipais (Referência: Site do Município).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS DO CARGO

Novo código de trânsito brasileiro. Infrações e penalidades. Normas gerais de circulação e conduta. Habilitação. Direção Conhecimentos básicos inerentes ao Código de Trânsito Brasileiro; Resoluções, Deliberações, Portarias e demais Leis expedidas pelos órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito; Direção defensiva; Noções gerais de circulação e conduta; Sinalização de Trânsito; Noções de mecânica de autos; Noções de primeiros socorros; Manutenção e Limpeza de veículos; Outros assuntos relacionados diretamente com a área de atuação do cargo e ética no trabalho; Direitos e Deveres dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel.

TRATADOR DE ANIMAIS

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; Gênero textual; Ortografia oficial (escrita correta das palavras); Sinônimos e antônimos; Homônimos e Parônimos; Divisão silábica; Acentuação gráfica; Flexão do substantivo e adjetivo (gênero: masculino e feminino; Número: singular e plural); Figuras de Linguagem; Uso de conectivos; Emprego dos pronomes; Pontuação; Conhecimentos básicos de concordância nominal e verbal.

MATEMÁTICA

Operações fundamentais: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão; Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro e área das principais figuras geométricas; Frações; Análise e interpretação de gráficos e tabelas; Regra de três simples; Porcentagem e juros simples; Razão e Proporção; Conjuntos; Equações de 1º e 2º graus.

ÉTICA, CIDADANIA E POLÍTICA

Ética: conceito, ética na sociedade, ética no trabalho; Noções de Cidadania: conceito, direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, direitos sociais e políticos; cidadania e meio ambiente; Código de Ética do Servidor Público (Decreto 1171/94); Atualidades; Direitos, Deveres e Proibições dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel (Lei Municipal nº 2.215/91); Conhecimentos básicos da política brasileira; Cultura e sociedade brasileira; Aspectos históricos e políticos do Município de Cascavel-Pr. Aspectos geográficos do Município: população, clima, vegetação, economia e símbolos municipais (Referência: Site do Município).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS DO CARGO

Adestramento de Animais; Alimentação de animais da pecuária; Assessoria em intervenções cirúrgicas; Atividades de Apoio; Calendário de Vacinas, aplicação e manipulação de medicamentos e vacinas; Condicionamento de animais; Conhecimentos de doenças infectocontagiosas em Saúde Pública Veterinária, determinadas por: bactérias, vírus e protozoário; Imobilização de animais durante a realização de exames; Instrumentos cirúrgicos, clínicos e de laboratórios veterinários; Manejo de animais da pecuária; Material de Contenção e manipulação de animais; Monitoramento da saúde de animais da pecuária; Noções de coleta de material para exames clínicos e radiológicos; Noções de empacotamento e destinação de material cirúrgico; Noções de esterilização e assepsia; Noções de higiene de animais e recintos; Noções de tratamento clínico e preventivo; Pesquisas, necropsias e sacrifícios de animais; Procedimento e realização de técnicas de inseminação artificial e castração; Sanidade dos animais. Zoonoses.

CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

AGENTE ADMINISTRATIVO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; Gênero textual; Ortografia oficial (escrita correta das palavras); Sinônimos e antônimos; Homônimos e Parônimos; Divisão silábica; Acentuação gráfica e crase; Flexão do substantivo e adjetivo (gênero: masculino e feminino; Número: singular e plural); Conjugação de verbos; Emprego das classes de palavras; Formas de tratamento; Figuras de Linguagem; Uso de conectivos; Emprego dos pronomes; Pontuação; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal; Preposições e conjunções; Morfologia: classificação e flexão de palavras; Sintaxe: termos essenciais da oração; Redação de correspondências oficiais.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros, fracionários e decimais. Conjuntos. Sistema legal de unidades de medida no Brasil. Perímetro, área e volume das principais figuras geométricas. Regra de três simples e composta. Razão e Proporção. Porcentagem e juros simples. Equação de 1º e 2º graus. Sistema de equações. Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo. Análise e interpretação de gráficos e tabelas.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

Sistema Operacional Windows 2000/XP, Conhecimento sobre o pacote Microsoft Office XP, 2003 e 2007 (Word, Excel, PowerPoint e Access), Internet; Antivírus, Hardware - Componentes de microcomputadores. Nomenclatura e função dos hardwares do computador. Redes de computadores e a internet.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO

Direito Constitucional: Noções de Direito Constitucional; Direitos e garantias fundamentais, direitos e deveres individuais e coletivos, direito social; da União, dos Estados, dos Municípios; da administração pública, dos servidores públicos civis. Do poder executivo. Princípios do Estado de direito, da legalidade, da igualdade. Da organização político administrativa. Da organização dos Poderes.

Direito Administrativo: Noções de Direito Administrativo. Administração Pública Direta e Indireta: Órgãos e Entidades. Autarquias. Atos e fatos administrativos. Classificação dos Atos Administrativos. Elementos do Ato Administrativo. Validade e Eficácia dos Atos Administrativos. Atributos do Ato Administrativo. Formas de extinção dos Atos Administrativos. Atos Administrativos Inválidos. Convalidação. Contratos Administrativos. Conceitos e Caracteres Jurídicos. As Diferentes Espécies de Contratos Administrativos. Os Convênios Administrativos. Licitação: conceito, princípios, fundamentos, modalidades e procedimentos. Execução dos Contratos Administrativos. Poderes Administrativos. Poder hierárquico, disciplinar e normativo. Do controle da Administração Pública. Da improbidade administrativa.

ÉTICA, CIDADANIA E POLÍTICA

Ética: conceito, ética na sociedade, ética no trabalho; Noções de Cidadania: conceito, direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, direitos sociais e políticos; cidadania e meio ambiente; Código de Ética do Servidor Público (Decreto 1171/94); Atualidades; Direitos, Deveres e Proibições dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel (Lei Municipal nº 2.215/91); Conhecimentos básicos da política brasileira; Cultura e sociedade brasileira; Aspectos históricos e políticos do Município de Cascavel-Pr. Aspectos geográficos do Município: população, clima, vegetação, economia e símbolos municipais. (Referência: Site do Município).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS DO CARGO

Aspectos gerais da redação oficial. Gestão de qualidade: ferramentas e técnicas. Administração e organização. Apresentação pessoal. Redação oficial: características e tipos. Atos e contratos administrativos. Serviços públicos: conceitos, elementos de definição, princípios, classificação. Relações humanas e interpessoais. Atendimento ao público e ao telefone. Noções básicas de portaria, decreto, ofício, arquivo. Assuntos relacionados à sua área de atuação e ética no trabalho. Organização do local de trabalho. Comportamento no local de trabalho. Outros assuntos relacionados diretamente com a área de atuação do cargo. Estatuto do Servidor Municipal.

AGENTE FUNERÁRIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; Gênero textual; Ortografia oficial (escrita correta das palavras); Sinônimos e antônimos; Homônimos e Parônimos; Divisão silábica; Acentuação gráfica e crase; Flexão do substantivo e adjetivo (gênero: masculino e feminino; Número: singular e plural); Conjugação de verbos; Emprego das classes de palavras; Formas de tratamento; Figuras de Linguagem; Uso de conectivos; Emprego dos pronomes; Pontuação; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal; Preposições e conjunções; Morfologia: classificação e flexão de palavras; Sintaxe: termos essenciais da oração.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros, fracionários e decimais. Conjuntos. Sistema legal de unidades de medida no Brasil. Perímetro, área e volume das principais figuras geométricas. Regra de três simples e composta. Razão e Proporção. Porcentagem e juros simples. Equação de 1º e 2º graus. Sistema de equações. Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo. Análise e interpretação de gráficos e tabelas.

ÉTICA, CIDADANIA E POLÍTICA

Ética: conceito, ética na sociedade, ética no trabalho; Noções de Cidadania: conceito, direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, direitos sociais e políticos; cidadania e meio ambiente; Código de Ética do Servidor Público (Decreto 1171/94); Atualidades; Direitos, Deveres e Proibições dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel (Lei Municipal nº 2.215/91); Conhecimentos básicos da política brasileira; Cultura e sociedade brasileira; Aspectos históricos e políticos do Município de Cascavel-Pr. Aspectos geográficos do Município: população, clima, vegetação, economia e símbolos municipais (Referência: Site do Município).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS DO CARGO

Preparação de corpos - Higienização, Conservação de Corpos (tanatopraxia); Ornamentação de urnas funerárias; Atendimento ao público; serviços administrativos pertinentes ao funeral e remoção de corpos por via terrestre; conhecimento de equipamentos para preparação de corpos; legislação de trânsito; procedimentos do funeral - certidão de óbito, liberação do corpo e sepultamento, normas de segurança do trabalho, direitos e deveres do servidor público de Cascavel.

ATENDENTE DE SERVIÇOS EM SAÚDE

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; Gênero textual; Ortografia oficial (escrita correta das palavras); Sinônimos e antônimos; Homônimos e Parônimos; Divisão silábica; Acentuação gráfica e crase; Flexão do substantivo e adjetivo (gênero: masculino e feminino; Número: singular e plural); Conjugação de verbos; Emprego das classes de palavras; Formas de tratamento; Figuras de Linguagem; Uso de conectivos; Emprego dos pronomes; Pontuação; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal; Preposições e conjunções; Morfologia: classificação e flexão de palavras; Sintaxe: termos essenciais da oração; Redação de correspondências oficiais.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Conjuntos; Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro, área e volume das principais figuras geométricas; Regra de três simples e composta; Razão e Proporção; Porcentagem e juros simples; Equação de 1º e 2º graus; Sistema de equações; Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; Análise e interpretação de gráficos e tabelas.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

Sistema Operacional Windows 2000/XP, Conhecimento sobre o pacote Microsoft Office XP, 2003 e 2007 (Word, Excel, PowerPoint e Access), Internet; Antivírus, Hardware - Componentes de microcomputadores; Nomenclatura e função dos hardwares do computador; Redes de computadores e a internet.

ÉTICA, CIDADANIA E POLÍTICA

Ética: conceito, ética na sociedade, ética no trabalho; Noções de Cidadania: conceito, direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, direitos sociais e políticos; cidadania e meio ambiente; Código de Ética do Servidor Público (Decreto 1171/94); Atualidades; Direitos, Deveres e Proibições dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel (Lei Municipal nº 2.215/91); Conhecimentos básicos da política brasileira; Cultura e sociedade brasileira; Aspectos históricos e políticos do Município de Cascavel-Pr. Aspectos geográficos do Município: população, clima, vegetação, economia e símbolos municipais (Referência: Site do Município).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

CONHECIMENTOS DO CARGO

Atendimento ao Público e ao telefone; Comportamento no local de trabalho; Conhecimento quanto a Campanhas Educativas; Gestão de Qualidade: Ferramentas e Técnicas; Medidas de Segurança; Noções Básicas de Portaria, Decreto, Ofício e Arquivo; Noções de Redação Oficial; Organização do local de trabalho; Relações Humanas e interpessoais; Serviços Públicos: Conceitos, elementos de definição, Princípios e Classificação.

NOÇÕES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Noções da Legislação de Saúde Pública/SUS; Noções Gerais sobre Saúde; Noções sobre cólera, febre amarela, raiva e combate a insetos e parasitas; Noções sobre contaminação; Noções sobre higiene, hidratação, imunização e primeiros socorros; Lei Orgânica Saúde 8.080/1990, Lei financiamento e Controle Fiscal 8.142/1990, NOBS (Normas Operacionais Básicas), NOAS (Normas Operacionais de Assistência em Saúde, Pacto pela Saúde 2006 - Portaria 399/2006 e 699/2006; Controle de Vetores (Aedes Aegypti, Culex, escorpião e animais peçonhentos); Doenças Infecciosas e parasitárias mais frequentes.

AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL

LÍNGUA PORTUGUESA:

Interpretação de textos; Gênero textual; Ortografia oficial (escrita correta das palavras); Sinônimos e antônimos; Homônimos e Parônimos; Divisão silábica; Acentuação gráfica e crase; Flexão do substantivo e adjetivo (gênero: masculino e feminino; Número: singular e plural); Conjugação de verbos; Emprego das classes de palavras; Formas de tratamento; Figuras de Linguagem; Uso de conectivos; Emprego dos pronomes; Pontuação; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal; Preposições e conjunções; Morfologia: classificação e flexão de palavras; Sintaxe: termos essenciais da oração.

MATEMÁTICA:

Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Conjuntos; Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro, área e volume das principais figuras geométricas; Regra de três simples e composta; Razão e Proporção; Porcentagem e juros simples; Equação de 1º e 2º graus; Sistema de equações; Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; Análise e interpretação de gráficos e tabelas.

ÉTICA, CIDADANIA E POLÍTICA

Ética: conceito, ética na sociedade, ética no trabalho; Noções de Cidadania: conceito, direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, direitos sociais e políticos; cidadania e meio ambiente; Código de Ética do Servidor Público (Decreto 1171/94); Atualidades; Direitos, Deveres e Proibições dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel (Lei Municipal nº 2.215/91); Conhecimentos básicos da política brasileira; Cultura e sociedade brasileira; Aspectos históricos e políticos do Município de Cascavel-Pr. Aspectos geográficos do Município: população, clima, vegetação, economia e símbolos municipais (Referência: Site do Município).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS DO CARGO

Cariologia. Placa bacteriana. Noções básicas sobre acometimento periodontais: gengivite e outras lesões fundamentais. Anatomia dental e do periodonto. Tipos de dentição. Ergonomia. Técnicas de escovação. Métodos auxiliares de prevenção (flúor, selantes, fio dental, escovas unitufo e interproximal, anti-sépticos). Raspagem sub e supra-gengival. Selantes. Atendimento aos pacientes, identificando e averiguando as necessidades e o histórico clínico dos mesmos, prestando-lhes informações, recebendo recados ou encaminhando-os ao cirurgião dentistas; Auxílio ao dentista nos procedimentos odontológicos; Controle da agenda de consultas - horários disponíveis e registro das marcações realizadas; Controle e organização do fichário e/ou arquivo de documentos ao histórico do paciente; Desinfecção e Noções de assepsia; Esterilização; Instrumental dentário; Noções básicas da função; Procedimentos; Zelo pelos instrumentos utilizados no consultório - limpeza e esterilização.

MONITOR DE BIBLIOTECA

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; Gênero textual; Ortografia oficial (escrita correta das palavras); Sinônimos e antônimos; Homônimos e Parônimos; Divisão silábica; Acentuação gráfica e crase; Flexão do substantivo e adjetivo (gênero: masculino e feminino; Número: singular e plural); Conjugação de verbos; Emprego das classes de palavras; Formas de tratamento; Figuras de Linguagem; Uso de conectivos; Emprego dos pronomes; Pontuação; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal; Preposições e conjunções; Morfologia: classificação e flexão de palavras; Sintaxe: termos essenciais da oração.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Conjuntos; Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro, área e volume das principais figuras geométricas; Regra de três simples e composta; Razão e Proporção; Porcentagem e juros simples; Equação de 1º e 2º graus; Sistema de equações; Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; Análise e interpretação de gráficos e tabelas.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

Sistema operacional Windows 2000/XP e GNU/LINUX; Conhecimento sobre o pacote Microsoft Office XP, 2003 e 2007(Word, Excel, PowerPoint e Access), Internet; antivírus, hardwares-componentes de microcomputadores; Nomenclatura e função dos hardwares do computador; Redes de computadores e a Internet.

ÉTICA, CIDADANIA E POLÍTICA

Ética: conceito, ética na sociedade, ética no trabalho; Noções de Cidadania: conceito, direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, direitos sociais e políticos; cidadania e meio ambiente; Código de Ética do Servidor Público (Decreto 1171/94); Atualidades; Direitos, Deveres e Proibições dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel (Lei Municipal nº 2.215/91); Conhecimentos básicos da política brasileira; Cultura e sociedade brasileira; Aspectos históricos e políticos do Município de Cascavel-Pr. Aspectos geográficos do Município: população, clima, vegetação, economia e símbolos municipais (Referência: Site do Município).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS DO CARGO

Conceituação, biblioteconomia e rotinas; Classificação: Classificação de autor; Classificação decimal DEWEY. Formação, Organização e Administração de Bibliotecas: o acervo público. Normas Técnicas da ABNT. Tratamento da Informação (catalogação, classificação e indexação). Principais atividades das bibliotecas-seleção e aquisição; registros-preparo do livro para empréstimo; arranjo das estantes, atendimento ao público; tipos de documentos; automação de bibliotecas; processamento técnico de livros; importância das estatísticas; preservação do acervo; terminologias; assuntos relacionados à sua área de atuação e ética no trabalho.

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO (segundo linha de pensamento de Lev S. Vygotsky)

Concepção de sociedade, homem e educação; a função social da escola pública; o conhecimento científico e os conteúdos escolares; a historia da organização da educação brasileira; o atual sistema educacional brasileiro; os elementos do trabalho pedagógico (objetivos, conteúdos, encaminhamentos metodológicos e avaliação escolar); concepção de desenvolvimento humano/apropriação do conhecimento na psicologia histórico - cultural (www.cascavel.pr.gov.br/arquivos/09072009_curra_culo_para_rede_peblica_municipal_de_ensino_de_cascavel_-_ensino_fundamental_-_anos_iniciais.pdf).

PROFESSOR

MATEMÁTICA

SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL: Conceito de Número; Frações e sua relação: números decimais; Números decimais: Conceito, Equivalência, Operações e Problemas.

Porcentagens; MEDIDAS: Organização do Sistema Métrico Decimal; Sistema Monetário; Medidas de massa; Capacidade, volume e as relações existentes; Perímetro e área; Medidas de Tempo; Massa; Agrárias; LINGUAGEM DA INFORMAÇÃO: Estatística, Probabilidade e raciocínio combinatório; GEOMETRIA: Classificação de sólidos geométricos e figuras planas; Paralelismo e perpendicularismo; Ângulos; Poliedros e polígonos.

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; ortografia oficial; noções de fonologia; acentuação gráfica e crase; emprego dos sinais de pontuação; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; flexão do substantivo e adjetivo (gênero e número); emprego das classes de palavras: artigos, adjetivos, pronomes, conjunções, numerais; significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos; sintaxe da oração e do período.

HISTÓRIA

O que é História; A história do ensino de História no Brasil; O Ensino de História; Diretrizes Curriculares de História para a educação básica; República Velha (1889 e 1930). A Revolução de 1930 e a Era Vargas. O Estado Novo (1937 a 1945). República Liberal-Conservadora (1946 a 1964). Governos militares. A Nova República. Brasil Contemporâneo. Atualidades. A História do Estado do Paraná e suas relações; A História do Município de Cascavel e suas relações.

GEOGRAFIA

A natureza do espaço; Paisagens, lugares e espaços; Globalização; O ensino da Geografia; O ensino da Geografia nas séries iniciais; Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, problemas ambientais. Interação entre o clima, a vegetação, o relevo, a hidrografia e o solo no espaço natural brasileiro. Diretrizes Curriculares de Geografia para a educação básica; O espaço ocupado pelo Estado do Paraná e suas relações; O espaço ocupado pelo Município de Cascavel e suas relações.

CIÊNCIAS

NOÇÕES SOBRE O UNIVERSO: História da Ciência: conhecimentos gerais acerca da evolução dos conhecimentos científicos; Galáxias; constelações; sistema solar; movimentos da terra; MATÉRIA E ENERGIA: INTERAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO (RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA): Biosfera - Ecossistemas: relação de interdependência entre os elementos bióticos e abióticos: água: estados físicos, composição química, propriedades; solo: formação e composição, tipos e características; ar: pressão, peso e composição; atmosfera, camadas da atmosfera; ar e seres vivos: fotossíntese e respiração; cadeia e teia alimentar; Citologia; Homem: corpo humano: célula, órgãos, tecidos e sistemas; aparelhos; Origem da vida; Teoria da evolução da espécie humana; Conceitos básicos de: genoma humano, clonagem, células tronco; Animais e ecossistema: classificação geral e quanto à alimentação: dos vertebrados e dos invertebrados; Vegetais e ecossistema. MEIO AMBIENTE SAÚDE E TRABALHO: Doenças: infecto-contagiosas, DST e outras; Doenças relacionadas à água, solo, ar; vacinas; Radiação solar; camada de ozônio; efeito estufa; aquecimento global; Alimentação saudável; Lixo, reciclagem, poluição do ar, água e solo.

ÉTICA, CIDADANIA E POLÍTICA

Ética: conceito, ética na sociedade, ética no trabalho; Noções de Cidadania: conceito, direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, direitos sociais e políticos; cidadania e meio ambiente; Código de Ética do Servidor Público (Decreto 1171/94); Atualidades; Direitos, Deveres e Proibições dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel (Lei Municipal nº 2.215/91); Conhecimentos básicos da política brasileira; Cultura e sociedade brasileira; Aspectos históricos e políticos do Município de Cascavel-Pr. Aspectos geográficos do Município: população, clima, vegetação, economia e símbolos municipais (Referência: Site do Município).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO (segundo linha de pensamento de Lev S. Vygotsky)

Concepções de sociedade, homem e educação; A função social da escola pública; O conhecimento científico e os conteúdos escolares; A história da organização da educação brasileira; O atual sistema educacional brasileiro; Os elementos do trabalho pedagógico (objetivos, conteúdos, encaminhamentos metodológicos e avaliação escolar); Concepção de desenvolvimento humano/apropriação do conhecimento na psicologia histórico-cultural e pedagogia histórico-crítica (www.cascavel.pr.gov.br/arquivos/09072009_curra_culo_para_rede_peblica_municipal_de_ensino_de_cascavel_-_ensino_fundamental_-_anos_iniciais.pdf).

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Conjuntos; Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro, área e volume das principais figuras geométricas; Regra de três simples e composta; Razão e Proporção; Porcentagem e juros simples; Equação de 1º e 2º graus; Sistema de equações; Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; Análise e interpretação de gráficos e tabelas.

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; ortografia oficial; noções de fonologia; acentuação gráfica e crase; emprego dos sinais de pontuação; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; flexão do substantivo e adjetivo (gênero e número); emprego das classes de palavras: artigos, adjetivos, pronomes, conjunções, numerais; significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos; sintaxe da oração e do período.

HISTÓRIA

O que é História; A história do ensino de História no Brasil; O Ensino de História; Diretrizes Curriculares de História para a educação básica; República Velha (1889 e 1930). A Revolução de 1930 e a Era Vargas. O Estado Novo (1937 a 1945). República Liberal-Conservadora (1946 a 1964). Governos militares. A Nova República. Brasil Contemporâneo. Atualidades. A História do Estado do Paraná e suas relações; A História do Município de Cascavel e suas relações.

GEOGRAFIA

A natureza do espaço; Paisagens, lugares e espaços; Globalização; O ensino da Geografia; O ensino da Geografia nas séries iniciais; Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, problemas ambientais. Interação entre o clima, a vegetação, o relevo, a hidrografia e o solo no espaço natural brasileiro. Diretrizes Curriculares de Geografia para a educação básica; O espaço ocupado pelo Estado do Paraná e suas relações; O espaço ocupado pelo Município de Cascavel e suas relações.

CIÊNCIAS

NOÇÕES SOBRE O UNIVERSO: História da Ciência: conhecimentos gerais acerca da evolução dos conhecimentos científicos; Galáxias; constelações; sistema solar; movimentos da terra; MATÉRIA E ENERGIA: INTERAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO (RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA): Biosfera - Ecossistemas: relação de interdependência entre os elementos bióticos e abióticos: água: estados físicos, composição química, propriedades; solo: formação e composição, tipos e características; ar: pressão, peso e composição; atmosfera, camadas da atmosfera; ar e seres vivos: fotossíntese e respiração; cadeia e teia alimentar; Citologia; Homem: corpo humano: célula, órgãos, tecidos e sistemas; aparelhos; Origem da vida; Teoria da evolução da espécie humana; Conceitos básicos de: genoma humano, clonagem, células tronco; Animais e ecossistema: classificação geral e quanto à alimentação: dos vertebrados e dos invertebrados; Vegetais e ecossistema. MEIO AMBIENTE SAÚDE E TRABALHO: Doenças: infecto-contagiosas, DST e outras; Doenças relacionadas à água, solo, ar; vacinas; Radiação solar; camada de ozônio; efeito estufa; aquecimento global; Alimentação saudável; Lixo, reciclagem, poluição do ar, água e solo.

ÉTICA, CIDADANIA E POLÍTICA

Ética: conceito, ética na sociedade, ética no trabalho; Noções de Cidadania: conceito, direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, direitos sociais e políticos; cidadania e meio ambiente; Código de Ética do Servidor Público (Decreto 1171/94); Atualidades; Direitos, Deveres e Proibições dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel (Lei Municipal nº 2.215/91); Conhecimentos básicos da política brasileira; Cultura e sociedade brasileira; Aspectos históricos e políticos do Município de Cascavel-Pr. Aspectos geográficos do Município: população, clima, vegetação, economia e símbolos municipais (Referência: Site do Município).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (segundo linha de pensamento de Lev S. Vygotsky)

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO e NOÇÕES DE HIGIENE, PRIMEIROS SOCORROS E CUIDADOS INFANTIS

Concepções de sociedade, homem e educação; A função social da escola pública; O conhecimento científico e os conteúdos escolares; A história da organização da educação brasileira; O atual sistema educacional brasileiro; Os elementos do trabalho pedagógico (objetivos, conteúdos, encaminhamentos metodológicos e avaliação escolar); Concepção de desenvolvimento humano/apropriação do conhecimento baseado no método marialista histórico dialético, fundamentado na psicologia histórico cultural e pedagogia histórico crítica e procedimentos adequados ao atendimento à criança de 0 a 6 anos, referente à saúde, alimentação e higiene; A brincadeira de papéis sociais e formação da personalidade, tendo como referência o Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, Volume I: (http://www.cascavel.pr.gov.br/arquivos/09072009_curra_culo_para_rede_peblica_municipal_de_ensino_de_cascavel_-_educaaao_infantil.pdf).

TÉCNICO AGRÍCOLA

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; ortografia oficial; noções de fonologia; acentuação gráfica e crase; emprego dos sinais de pontuação; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; flexão do substantivo e adjetivo (gênero e número); emprego das classes de palavras: artigos, adjetivos, pronomes, conjunções, numerais; significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos; sintaxe da oração e do período.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Conjuntos; Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro, área e volume das principais figuras geométricas; Regra de três simples e composta; Razão e Proporção; Porcentagem e juros simples; Equação de 1º e 2º graus; Sistema de equações; Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; Análise e interpretação de gráficos e tabelas.

ÉTICA, CIDADANIA E POLÍTICA

Ética: conceito, ética na sociedade, ética no trabalho; Noções de Cidadania: conceito, direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, direitos sociais e políticos; cidadania e meio ambiente; Código de Ética do Servidor Público (Decreto 1171/94); Atualidades; Direitos, Deveres e Proibições dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel (Lei Municipal nº 2.215/91); Conhecimentos básicos da política brasileira; Cultura e sociedade brasileira; Aspectos históricos e políticos do Município de Cascavel-Pr. Aspectos geográficos do Município: população, clima, vegetação, economia e símbolos municipais (Referência: Site do Município).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS DO CARGO

Teoria e princípio sobre o plantio direto; Palha, material orgânico e biologia do solo; Morfologia, classificação e fertilidade do dolo e nutrição de plantas; Principais plantas de cobertura do solo, características e manejo; Agroecologia: princípios, conceitos e manejo de culturas; O Estudo e classificação das áreas silvestres; Planejamento e administração das áreas silvestres; Proteção e interpretação da natureza; A fauna nas áreas silvestres; Olericultura: principais olerícolas: Clima, solo, adubação, trato culturais, época de plantio e colheita; Hidroponia;Cultivo em ambiente protegido: construção e manejo de estufas e túneis; Culturas: milho, soja, arroz, feijão, batata, trigo, aveia, sorgo: características botânicas, fisiologia da planta, cultivares, semeadura, adubação, tratos culturais, colheitas e aspectos pós-colheita; Plantas daninhas, doenças e insetos-pragas nas principais culturas; Fruticultura: Propagação das plantas frutíferas, principais árvores frutíferas e suas características como: solo, clima, adubação e colheita; Bovinocultura de leite: qualidade do leite, manejo, sanidade, nutrição, instalações; Bovinocultura de Corte, Ovinocultura, Avicultura, Piscicultura e Suinocultura: manejo, nutrição, sanidade e instalações; Tecnologia e Segurança na Aplicação de Agrotóxicos. Associativismo, reunião de grupos e organização de produtores.

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; ortografia oficial; noções de fonologia; acentuação gráfica e crase; emprego dos sinais de pontuação; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; flexão do substantivo e adjetivo (gênero e número); emprego das classes de palavras: artigos, adjetivos, pronomes, conjunções, numerais; significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos; sintaxe da oração e do período.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Conjuntos; Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro, área e volume das principais figuras geométricas; Regra de três simples e composta; Razão e Proporção; Porcentagem e juros simples; Equação de 1º e 2º graus; Sistema de equações; Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; Análise e interpretação de gráficos e tabelas.

ÉTICA, CIDADANIA E POLÍTICA

Ética: conceito, ética na sociedade, ética no trabalho; Noções de Cidadania: conceito, direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, direitos sociais e políticos; cidadania e meio ambiente; Código de Ética do Servidor Público (Decreto 1171/94); Atualidades; Direitos, Deveres e Proibições dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel (Lei Municipal nº 2.215/91); Conhecimentos básicos da política brasileira; Cultura e sociedade brasileira; Aspectos históricos e políticos do Município de Cascavel-Pr. Aspectos geográficos do Município: população, clima, vegetação, economia e símbolos municipais (Referência: Site do Município).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS DO CARGO

Desenhos em CAD (Autocad ou Intellicad); Topografia; Movimento de Terras; Construção de alicerces como baldrame, sapata isolada, radier, blocos. Levantamento de paredes de alvenaria: amarração e encontro. Vão de portas e janelas. Uso de nível e prumo. Cintas de amarração. Pilares, vigas e lajes. Escoramentos. Telhado. Assentamento de esquadrias. Revestimento: chapisco, emboço e reboco. Ferramentas e equipamentos usados na construção civil. Noções dos Materiais de Construção Civil: aglomerantes: gesso, cal, cimento portland; agregados; argamassa; concreto; dosagem; tecnologia do concreto; aço; madeira; materiais cerâmicos; vidros; tintas e vernizes. Locação de obras; Sondagens; Estradas: Projeto geométrico, drenagem, obras especiais, pontes; Princípios básicos de construção; Detalhamento, desenvolvimento e interpretação de projetos de arquitetura, estrutura, instalações elétricas, hidráulicas e de esgoto; Manutenção de via permanente; Normas de Desenho Técnico, de Arquitetura, de Instalações e de Estrutura. Escalas; Cotagem; Assuntos relacionados à sua área de atuação e ética no trabalho; Outros assuntos relacionados diretamente com a área de atuação do cargo; Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988 e suas alterações (arts 1º a 14 e arts 37 a 43).

TÉCNICO EM ENFERMAGEM LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; ortografia oficial; noções de fonologia; acentuação gráfica e crase; emprego dos sinais de pontuação; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; flexão do substantivo e adjetivo (gênero e número); emprego das classes de palavras: artigos, adjetivos, pronomes, conjunções, numerais; significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos; sintaxe da oração e do período. MATEMÁTICA

Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Conjuntos; Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro, área e volume das principais figuras geométricas; Regra de três simples e composta; Razão e Proporção; Porcentagem e juros simples; Equação de 1º e 2º graus; Sistema de equações; Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; Análise e interpretação de gráficos e tabelas.

ÉTICA, CIDADANIA E POLÍTICA

Ética: conceito, ética na sociedade, ética no trabalho; Noções de Cidadania: conceito, direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, direitos sociais e políticos; cidadania e meio ambiente; Código de Ética do Servidor Público (Decreto 1171/94); Atualidades; Direitos, Deveres e Proibições dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel (Lei Municipal nº 2.215/91); Conhecimentos básicos da política brasileira; Cultura e sociedade brasileira; Aspectos históricos e políticos do Município de Cascavel-Pr. Aspectos geográficos do Município: população, clima, vegetação, economia e símbolos municipais (Referência: Site do Município).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS DO CARGO

Enfermagem: conceito, objetivos, categorias e atribuições. Noções de Anatomia e Fisiologia. Esterilização, desinfecção, assepsia e antissepsia. Fontes de infecções: ambiente, paciente e equipe médica. Infecção hospitalar. Técnicas e procedimentos: admissão do paciente, sistema de informação em enfermagem - prontuário, sinais vitais, aferição de altura e peso, lavagem das mãos, arrumação de cama, higiene oral, banhos, lavagem intestinal, curativos, sondagem nasogástrica, sonda nasoenteral, nebulização, inalação, aspiração, retirada de pontos. Posições para exames. Administração de medicamentos. saúde da mulher: preventivo para câncer ginecológico; climatério, planejamento familiar, pré-natal de baixo risco. saúde da criança: amamentação; crescimento e desenvolvimento da criança; desnutrição, desidratação. tro - terapia de reidratação oral. Conhecimento sobre as principais doenças Infecciosas e Parasitárias: AIDS, coqueluche, dengue, difteria, escarlatina, doença de chagas, esquistossomose, febre amarela, hanseníase, hepatites, leptospirose, malária, meningite, parotidite, poliomielite, raiva, rubéola, sarampo, tétano, tifóide, tuberculose, varicela e outras doenças do aparelho respiratório e circulatório. verminose. ivas - infecção das vias aéreas superiores. ira - infecção respiratória aguda. saúde do adulto: programa para hipertensão. programa para diabetes. hanseníase. tuberculose. hepatites virais. dst/aids. doenças de notificação compulsória. saúde mental: cuidados com pacientes depressivos, neuróticos. comportamento anti-social. imunizações: crianças, adultos e gestantes. saneamento básico: cuidados com o lixo, esgoto, água. atendimento em emergências. preparo, diluição e administração de medicamentos: intramuscular, intravenoso, subcutâneo, intradérmico, via oral, soroterapia. curativos. sistema saúde: políticas públicas de saúde, sus, conselhos de saúde. Outros assuntos relacionados diretamente com a área de atuação do cargo. Constituição Federal de 1988 e suas alterações. (arts. 1º a 14, arts.37 a 43 e arts. 196 a 200). Estatuto do Servidor Municipal.

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; ortografia oficial; noções de fonologia; acentuação gráfica e crase; emprego dos sinais de pontuação; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; flexão do substantivo e adjetivo (gênero e número); emprego das classes de palavras: artigos, adjetivos, pronomes, conjunções, numerais; significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos; sintaxe da oração e do período.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Conjuntos; Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro, área e volume das principais figuras geométricas; Regra de três simples e composta; Razão e Proporção; Porcentagem e juros simples; Equação de 1º e 2º graus; Sistema de equações; Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; Análise e interpretação de gráficos e tabelas.

ÉTICA, CIDADANIA E POLÍTICA

Ética: conceito, ética na sociedade, ética no trabalho; Noções de Cidadania: conceito, direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, direitos sociais e políticos; cidadania e meio ambiente; Código de Ética do Servidor Público (Decreto 1171/94); Atualidades; Direitos, Deveres e Proibições dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel (Lei Municipal nº 2.215/91); Conhecimentos básicos da política brasileira; Cultura e sociedade brasileira; Aspectos históricos e políticos do Município de Cascavel-Pr. Aspectos geográficos do Município: população, clima, vegetação, economia e símbolos municipais (Referência: Site do Município).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS DO CARGO

Sistemas e Computação. Hardware - Componentes de microcomputadores. Dispositivos de armazenamento de dados. Gerenciamento de Memória. Memória principal e Cache. Tipos de Memórias. Dispositivos de entrada e saída. Placa Mãe Interfaces paralela, serial, USB, IDE, SCSI e SATA. Configuração de microcomputadores. Microprocessadores. Barramentos. Onboard. Plug-and-play. Montagem/Desmontagem. Operação de computadores. Sistemas de Numeração. Processamento "batch", "on line", "off-line" e "real time". Multiprogramação e Multiprocessamento. Multitarefa. Discos Rígidos e flexíveis. Instalação e configuração de equipamentos de microinformática - Impressoras DeskJet / Laser, Scanners, CD-ROM, DVD, Zip Drives, Multimídia e Modems. Proteção: Princípios básicos, alimentação AC / DC, aterramento, proteção de equipamentos e de sistemas de informática. Software - Básico, aplicativos e utilitários. Conhecimentos de instalação e operação dos sistemas Windows 9x / Me, Windows NT4 (Workstation e Server), Windows 2000 (Professional e Server), Windows 2003 Server, GNU/Linux e Windows XP (Home e Professional). Manipulação de arquivos e pastas. Compartilhamento de arquivos, pastas e periféricos. Conhecimento sobre o pacote Microsoft Office 2003, 2007 e 2010 (Word, Excel, Access e PowerPoint). OpenOffice, Broffice. Execução de procedimentos operacionais de rotina, utilizando software ou aplicativos instalados nas áreas de atuação. Comunicação de Dados. Conceitos. Representação da informação. Sinal analógico e digital. Transmissão serial e paralela, assíncrona e síncrona, half-duplex e full-duplex. Protocolos de comunicação. Sistemas de transmissão de dados. Modulação / Demodulação. Linhas ponto-a-ponto e multiponto. Redes de computadores e Internet. Conceitos. Terminologia. Objetivos. Redes: LAN, MAN e WAN. Modelo OSI / ISO. Meios de transmissão: cabo coaxial, par trançado, fibra óptica e link de rádio. Cabeamento estruturado. Topologias. Métodos de acesso. Tecnologias Ethernet, Fast Ethernet, FDDI, Gigabit Ethernet, ATM e Wireless. Equipamentos para interconexão de redes. Fundamentos da arquitetura TCP/IP. Redes Públicas. RENPAC. Internet e Intranet. Equipamentos: hubs, switches e roteadores. Noções sobre instalação e operação de redes de computadores. Uso de software de acesso e navegação na Internet (browsers): Internet Explorer, Firefox e Google Chrome. Modalidades e técnicas de acesso: FTP, Telnet, Download, Navegação e Pesquisa. WEB: HTML, JavaScript, Appet Java, ASP e XML. Correio Eletrônico: Outlook Express e Netscape. Segurança e apoio ao usuário. Backup, prevenção e eliminação de vírus, firewall. Prestação de serviço e suporte aos usuários. Execução de rotinas e orientação de usuários quanto aos procedimentos de segurança dos dados. Apoio na instalação e na atualização de softwares antivírus. Direitos de Propriedades de Software - Lei de Software.

TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de textos; ortografia oficial; noções de fonologia; acentuação gráfica e crase; emprego dos sinais de pontuação; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; flexão do substantivo e adjetivo (gênero e número); emprego das classes de palavras: artigos, adjetivos, pronomes, conjunções, numerais; significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos; sintaxe da oração e do período.

MATEMÁTICA

Operações com números inteiros, fracionários e decimais; Conjuntos; Sistema legal de unidades de medida no Brasil; Perímetro, área e volume das principais figuras geométricas; Regra de três simples e composta; Razão e Proporção; Porcentagem e juros simples; Equação de 1º e 2º graus; Sistema de equações; Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; Análise e interpretação de gráficos e tabelas.

ÉTICA, CIDADANIA E POLÍTICA

Ética: conceito, ética na sociedade, ética no trabalho; Noções de Cidadania: conceito, direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, direitos sociais e políticos; cidadania e meio ambiente; Código de Ética do Servidor Público (Decreto 1171/94); Atualidades; Direitos, Deveres e Proibições dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel (Lei Municipal nº 2.215/91); Conhecimentos básicos da política brasileira; Cultura e sociedade brasileira; Aspectos históricos e políticos do Município de Cascavel-Pr. Aspectos geográficos do Município: população, clima, vegetação, economia e símbolos municipais (Referência: Site do Município).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS DO CARGO

Cariologia. Placa bacteriana. Noções básicas sobre acometimento periodontais: gengivite e outras lesões fundamentais. Anatomia dental e do periodonto. Tipos de dentição. Ergonomia. Técnicas de escovação. Métodos auxiliares de prevenção (flúor, selantes, fio dental, escovas unitufo e interproximal, anti-sépticos). Raspagem sub e supra-gengival. Selantes. Zelo pelos instrumentos utilizados no consultório - limpeza e esterilização. Aplicação tópica de substâncias; Assuntos correlatos e Gerais à respectiva área; Atividades de Odontologia preventiva; Demonstrações técnicas de escovações; Levantamentos de dados estatísticos; Levantamentos e estudos epidemiológicos; Noções de higiene, prevenção e tratamento de doenças orais; Prevenção da cárie dentaria; Programas Educativos de saúde bucal.

CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

ENGENHEIRO CARTOGRÁFICO

CONHECIMENTOS GERAIS

Constituição Federal de 1988 e suas alterações. (arts. 1º a 14; arts.37 a 43 e arts. 196 a 200); Estatuto da Criança e do Adolescente: Das disposições preliminares; Do direito à vida e à saúde; Da política de atendimento; Das medidas de proteção; das infrações administrativas; Disposições finais e transitórias; Estatuto do Idoso: Disposições preliminares; Do direito à vida; Do direito à saúde; Das medidas de proteção; Da Política de atendimento ao idoso.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

Conceitos e definições; Comunicação cartográfica fundamental; Mapas e cartas; Tendências e projeto cartográfico; Projeções cartográficas; Ambiente digital; Semiologia gráfica; Georreferenciamento, confecção de mapas básicos e bases cartográficas digitais; Mapeamento temático; Fontes de dados; Conversão analógico-digital; Estruturas, matricial e vetorial; Topologia; Medição de coordenadas 2D e 3D; Avaliação de distâncias e áreas; Qualidade de dados geométricos, temáticos e temporais; Classificação de documentos; Atualização cartográfica; MDT - representação de superfícies, interpolação e extrapolação espacial; Métodos de representação de superfícies; Triangulações; Auto-correlação espacial; Ponderação; Krigagem; Técnicas de interpolação; Modelos numéricos; Geodésia-geodésia geométrica, conceitos fundamentais; Geometria do elipsóide, Linha geodésica, Problemas direto e inverso, Sistemas de referência, transformação entre sistemas, tipos de coordenadas e conversões, geodésia tridimensional, altitudes, geodésia física e geofísica, determinação da gravidade, ondulações geoidais, geodésia espacial, princípios e métodos, sistemas, GPS, observáveis, estratégias de observação e métodos de levantamento, cálculo, métodos de levantamentos clássicos, equipamentos, sensoriamento remoto - espectro eletromagnético; Interação energia-matéria; Assinaturas espectrais; Sensores ativos e passivos; Imageadores e não imageadores; Sensores "Along-Track" e "Across-Track"; Características geométricas; Sensores termais, multiespectrais e hiperespectrais; Sensores analógicos e sensores digitais; Radares e repetibilidade; Princípios e tecnologias envolvidas; Resolução; Aplicações; Níveis de aquisição terrestre, aéreo e orbital; Erros e distorções; Sistemas orbitais, Filtragem; Contraste; Classificação supervisionada, não supervisionada e híbrida; Fusão de imagens; Imagens sintéticas, pós-processamento e suavização; Aplicações, fotometria - conceitos e definições, fotogrametria aérea e terrestre; Câmeras digitais; Processamento de imagens digitais; Aerotriangulação analógica, analítica e digital; Restituição, reambulação; Projeto e plano de vôo sistemas de informação - sistemas de informação geográfica (GIS); Sistemas de informação cartográfica; Relações médias e trigonométricas do triângulo retângulo; CAD; Histórico; Conceitos e definições; Projeto e análise de sistemas, componentes, funcionalidades; Interação homem-máquina; Atributos espaciais e não espaciais; Tempo; Caracterização de fenômenos; Modelos numéricos; Simulação; Semântica; Aquisição de dados, conversão entre estruturas; Compatibilização e padronização de dados cartográficos; Meta e dados; Armazenamento de dados, bancos de dados; Visualização científica e cartográfica; Análise de dados, Entidades discretas e contínuas; Algoritmos; Operações lógicas, aritméticas, trigonométricas e estatísticas; Redes; Divulgação e compartilhamento de dados; Mapeamento e levantamentos geodésicos; Ajustamento de observações - classificação dos erros, Sistema de equações lineares e o M.M.Q., ajustamento de observações diretas, método dos parâmetros, variação de coordenadas, elipse dos erros, propagação de erros.

ENGENHEIRO CIVIL

CONHECIMENTOS GERAIS

Constituição Federal de 1988 e suas alterações. (arts. 1º a 14; arts. 37 a 43 e arts. 196 a 200); Estatuto da Criança e do Adolescente: Das disposições preliminares; Do direito à vida e à saúde; Da política de atendimento; Das medidas de proteção; das infrações administrativas; Disposições finais e transitórias; Estatuto do Idoso: Disposições preliminares; Do direito à vida; Do direito à saúde; Das medidas de proteção; Da Política de atendimento ao idoso.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

Desenhos em CAD (Autocad ou Intellicad); Projeto e Execução de Obras Civis: locação de obra; sondagens; instalações provisórias; canteiro de obras; depósito e armazenamento de materiais; fundações profundas; fundações superficiais; escavações; escoramento; elementos estruturais; estruturas especiais; estruturas em concreto armado; alvenaria estrutural; concreto - controle tecnológico; argamassas; formas; armação; instalações prediais; alvenarias; paredes; esquadrias; revestimentos; coberturas; pisos; impermeabilização; equipamentos e ferramentas; segurança e higiene no trabalho; engenharia de custos. Materiais de Construção Civil: aglomerantes: gesso, cal, cimento portland; agregados; argamassa; concreto; dosagem; tecnologia do concreto; aço; madeira; materiais cerâmicos; vidros; tintas e vernizes. Mecânica dos Solos: origem e formação dos solos; índices físicos; caracterização de solos; propriedades dos solos arenosos e argilosos; pressões nos solos; prospecção geotécnica; permeabilidade dos solos; compactação dos solos; compressibilidade dos solos; adensamento nos solos; estimativa de recalques; resistência ao cisalhamento dos solos; empuxos de terra; estrutura de arrimo; estabilidade de taludes; estabilidade das fundações superficiais e estabilidade das fundações profundas. Resistência dos Materiais: tensões normais e tangenciais: deformações; teoria da elasticidade; análise de tensões; tensões principais; equilíbrio de tensões; compatibilidade de deformações; relações tensão x deformação - Lei de Hooke; Círculo de Mohr; tração e compressão; flexão simples; flexão composta; torção; cisalhamento e flambagem. Análise Estrutural: esforços seccionais - esforço normal, esforço cortante e momento fletor; relação entre esforços; apoios e vínculos; diagramas de esforços; estudo das estruturas isostáticas (vigas simples, vigas gerber, quadros); Mecânica do Fluidos: Propriedades dos fluídos. Estática dos fluídos. Superfícies submersas planas e curvas. Tipos e regimes de escoamento dos fluídos. Equações básicas para um volume de controle. Dimensionamento do Concreto Armado: características mecânicas e reológicas do concreto; tipos de aços para concreto armado; fabricação do aço; características mecânicas do aço; concreto armado - fundamentos; estados limites; aderência; ancoragem e emendas em barras de armação; detalhamento de armação em concreto armado; Instalações Prediais: instalações elétricas; instalações hidráulicas; instalações de esgoto; instalações de telefone e instalações especiais; Estruturas de Aço; Estruturas de Madeira; Noções da Lei 8.666/93 e suas alterações no que se refere às obras e serviços de engenharia; Levantamentos topográficos, Leitura de cartas topográficas; Plano Diretor Municipal, Código de Obras e Posturas.

FONOAUDIÓLOGO

CONHECIMENTOS GERAIS

Constituição Federal de 1988 e suas alterações. (arts. 1º a 14; arts.37 a 43 e arts. 196 a 200); Estatuto da Criança e do Adolescente: Das disposições preliminares; Do direito à vida e à saúde; Da política de atendimento; Das medidas de proteção; das infrações administrativas; Disposições finais e transitórias; Estatuto do Idoso: Disposições preliminares; Do direito à vida; Do direito à saúde; Das medidas de proteção; Da Política de atendimento ao idoso.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

Disartria e Dislalia - Conceito Tratamento. Fonoaudiologia Escolar - Campo de atuação, Prevenção e reabilitação. Audiologia Clínica - Determinação dos limiares tonais por via aérea e via óssea. Logoaudimetria e imitanciometria. Métodos eletrofisiológicos de avaliação da audição: BERA e Emissões Otoacústicas. Aquisição e Retardo de Linguagem. Motricidade Oral-Desenvolvimento das funções estomatognáticas. Princípios aplicados ao diagnóstico e tratamento miofuncional. Disfonia - Classificação, conceito, etiologia e reabilitação vocal. Fissuras labiopalatinas e insuficiência velofaríngea - Classificação de fissuras, Incompetência e insuficiência Velofaríngea. Distúrbios da voz e problemas associados. Leitura e Escrita e Dislexia - Definições, causas e atuação fonoaudiológica. Disfluência e Gagueira. Disfluência versus gagueira. Atuação interdisciplinar Fonoaudiologia e Saúde Pública - Áreas de atuação.

MÉDICO 40 HORAS - GENERALISTA

CONHECIMENTOS GERAIS

Constituição Federal de 1988 e suas alterações. (arts. 1º a 14; arts.37 a 43 e arts. 196 a 200); Estatuto da Criança e do Adolescente: Das disposições preliminares; Do direito à vida e à saúde; Da política de atendimento; Das medidas de proteção; das infrações administrativas; Disposições finais e transitórias; Estatuto do Idoso: Disposições preliminares; Do direito à vida; Do direito à saúde; Das medidas de proteção; Da Política de atendimento ao idoso.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

Ações educativas de prevenção às doenças e bem-estar da comunidade; Alterações agudas de saúde; Assuntos correlatos e gerais à respectiva área - Clínica Médica. Bioestatística; Conhecimentos técnicos; Conservação de equipamentos, instrumentos e materiais; Contaminações; Intoxicações agudas por agrotóxicos e animais peçonhentos; Doenças do Aparelho Circulatório; Controle de Hipertensão Arterial; Doenças do Aparelho Geniturinário; Doenças do Aparelho Respiratório; Afogamento; Doenças Dermatológicas; Doenças do Sistema Digestivo e Metabólico; Doenças Transmissíveis; Educação em Saúde Pública; Enfermidades; Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, clínica, tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares; Equipamentos de Segurança; Exames Clínicos (bioquímicos, físicos, hematológicos, Raio X e outros), diagnósticos e tratamento médico; Insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana, arritmias cardíacas, doença reumática, aneurismas da aorta, insuficiência arterial periférica, tromboses venosas, hipertensão arterial e choque; Instrumentos especiais; Imunização; Medicamentos; Medicina preventiva; Medicina Terapêutica; Pequenas cirurgias; Planejamento das atividades médicas; Programas de Saúde Pública (acompanhamento, implantação e avaliação de resultados, Hanseníade, Hipertensão, Diabetes e tuberculose Crônica); Leishmaniose Cutânea; Pulmonares:- insuficiência respiratória aguda e crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia, tuberculose, trombo-embolismo pulmonar, pneumopatia intestinal e neoplasias; Renais:- insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, distúrbios hidroeletrolíticos e do sistema ácido base, nefrolitíase, infecções urinárias e metabólicas; Saúde e bem-estar do paciente; Sistema digestivo: gastrite e úlcera péptica, colicistopatias, diarréia aguda e crônica, pancreatites, hepatites, insuficiência hepática, parasitoses intestinais, doenças intestinais inflamatórias, doença diverticular de cólon e tumores de cólon. Sistema Endócrino: hipovitaminoses, desnutrição, diabetes mellitus, hipotireoidismo, hipertireoidismo, doenças da hipófise e da adrenal; Sistema Único de Saúde e Municipalização; Verminoses; Vigilância em saúde.

MÉDICO 40 HORAS - INFECTOLOGISTA

CONHECIMENTOS GERAIS

Constituição Federal de 1988 e suas alterações. (arts. 1º a 14; arts.37 a 43 e arts. 196 a 200); Estatuto da Criança e do Adolescente: Das disposições preliminares; Do direito à vida e à saúde; Da política de atendimento; Das medidas de proteção; das infrações administrativas; Disposições finais e transitórias; Estatuto do Idoso: Disposições preliminares; Do direito à vida; Do direito à saúde; Das medidas de proteção; Da Política de atendimento ao idoso.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

Princípios de Antibioticoterapia; Infecções Hospitalares; Doenças Febris: Febre a Esclarecer; Sepses; Malária; Leptospirose; Febre Amarela; Febre Tifoide; Calazar; Dengue; Sarampo; Varicela; Citomegalovirose. Infecções Cutâneas e de Partes Moles: Infecções Bacterianas; Infecções Fúngicas; Leishmaniose Tegumentar Americana; Herpes Simples; Herpes Zoster; Hanseníase. Infecções do Sistema Nervoso Central: Meningites; Abscesso Cerebral; Encefalites. Infecções das Vias Respiratórias: Anginas; Difteria; Otite; Sinusite; Pneumonias; Tuberculose. Micoses Profundas: Paracoccidioidomicose; Histoplasmose; Síndrome Mono - Like; Endocardite Bacteriana; Infecções Intestinais e Intra - Abdominais: Diarreias; Hepatites Virais; Cólera; Parasitoses Intestinais; Infecções do Trato Urinário; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Infecções Osteoarticulares; Infecções e Trauma: Tétano; Acidentes Ofídicos; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida: Manifestações Clínicas; Coinfecções; Tratamento; Acidentes Ocupacionais; Infecções na Gestação; Vacinação; LEGISLAÇÃO - SUS E AS SUAS PRINCIPAIS LEGISLAÇÕES.

MÉDICO 40 HORAS - PEDIATRA

CONHECIMENTOS GERAIS

Constituição Federal de 1988 e suas alterações. (arts. 1º a 14; arts. 37 a 43 e arts. 196 a 200); Estatuto da Criança e do Adolescente: Das disposições preliminares; Do direito à vida e à saúde; Da política de atendimento; Das medidas de proteção; das infrações administrativas; Disposições finais e transitórias; Estatuto do Idoso: Disposições preliminares; Do direito à vida; Do direito à saúde; Das medidas de proteção; Da Política de atendimento ao idoso.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

Assuntos Correlatos e gerais à respectiva área; Neonatologia: - Assistência ao recém-nascido sadio: Cuidados iniciais ao recém-nascido de baixo peso (pré-termo e pequeno para a idade gestacional); Distúrbios metabólicos; Distúrbios respiratórios; Exame físico; Icterícia neonatal; Infecções neonatais; Lesões ao nascimento: - asfixia neonatal, hemorragia intracraniana e traumatismo; Malformações congênitas; Triagem neonatal: - erros inatos do metabolismo; Pediatria Clínica: Afecções Cardiovasculares da Criança e do Adolescente; Cardiopatias adquiridas; Cardiopatias congênitas; Hipertensão arterial sistêmica; Insuficiência cardíaca; Afecções Cirúrgicas da Criança e do Adolescente; Afecções Dermatológicas da Criança e do Adolescente; Afecções do Trato Digestivo da Criança e do Adolescente: Afecções hepáticas e das vias biliares; Afecções pancreáticas; Alterações de motilidade; Doença diarréica; Doença péptica e hemorragia digestiva; Doenças inflamatórias do trato digestivo; Síndromes de má-absorção; Afecções do Trato Respiratório da Criança e do Adolescente: Asma brônquica; Doença pulmonar obstrutiva crônica; Infecções do trato respiratório superior e inferior; Sibilância do lactente ("lactente chiador"); Afecções Hematológicas e Oncológicas da Criança e do Adolescente: Alterações leucocitárias; Anemias; Distúrbios de coagulação; Doenças linfo proliferativas; Tumores sólidos; Afecções Infectocontagiosas da Criança e do Adolescente: Febre; Parasitoses; Síndromes infecciosas; Afecções Neurológicas da Criança e do Adolescente: Cefaleia; Distúrbios convulsivos; Hiperatividade; Infecções do sistema nervoso central; Infecções do sistema nervoso periférico; Afecções Renais e do Trato Urinário da Criança e do Adolescente: Diagnóstico diferencial de hematúria; Enurese; Glomerulopatias; Infecção urinária; Insuficiência renal; Obstrução do trato urinário; Refluxo vesico ureteral; Alterações Nutricionais e Metabólicas da Criança e do Adolescente: Desidratação e terapia de reidratação oral; Distúrbios de crescimento e desenvolvimento; Distúrbios metabólicos; Distúrbios nutricionais; Emergências da Criança e do Adolescente; Promoção da Saúde da Criança e do Adolescente; Aleitamento materno; Avaliação do crescimento e do desenvolvimento; Consulta pediátrica e do adolescente; Imunizações; Maus-tratos, violências (Estatuto da Criança e do Adolescente); Nutrição do lactente, da criança e do adolescente; Prevenção de acidentes; Sistema Único de Saúde e Municipalização; Vigilância em Saúde.

MÉDICO VETERINÁRIO

CONHECIMENTOS GERAIS

Constituição Federal de 1988 e suas alterações. (arts. 1º a 14; arts. 37 a 43 e arts. 196 a 200); Estatuto da Criança e do Adolescente: Das disposições preliminares; Do direito à vida e à saúde; Da política de atendimento; Das medidas de proteção; das infrações administrativas; Disposições finais e transitórias; Estatuto do Idoso: Disposições preliminares; Do direito à vida; Do direito à saúde; Das medidas de proteção; Da Política de atendimento ao idoso.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CLÍNICA MÉDICA: Processos gerais de exploração clínica: inspeção, palpação, percussão, termometria clínica; Clínica dos aparelhos: digestivo, respiratório, circulatório, urinário, genital feminino e masculino e pele; Síndrome convulsiva; Toxicoses; Choque; Queimaduras; Traumatismos. ANÁLISES CLÍNICAS: Interpretação de: hemograma, urinálise, técnicas de exame de fezes, pesquisa de uréia, glicose, creatinina, colesterol, transminases e fosfatases; Microbiologia; 3. Função Hepática; .Função Tireóide; Função Renal; Eletrólitos e Equilíbrio ácido- básico. ANATOMIA PATOLÓGICA: Técnica de necropsia dos caninos, felinos e aves; Colheita de material; Exames "post-morten"; Aspectos gerais das lesões produzidas por agentes biológicos: vírus, bactérias, fungos, parasitos e neoplasias; Aparelho respiratório, aparelho urinário, sistema nervoso, aparelho circulatório. DOENÇAS INFECTO - CONTAGIOSAS E PARASITÁRIAS DE INTERESSE SANITÁRIO: Etiologia; Sintomatologia; Epidemiologia; Diagnóstico e profilaxia das principais enfermidades dos animais domésticos. .PRINCIPAIS ZOONOSES DE IMPORTÂNCIA EM SAÚDE PÚBLICA: Etiologia; Sintomatologia; Epidemiologia; Profilaxia. AGENTES DE TOXINFECÇÕES ALIMENTARES: Aspectos microbiológicos das principais intoxicações e infecções veiculadas ou transmitidas por alimentos. I-DEFINIÇÕES: Contaminação; Taxa de Incidência; Quarentena; Período de Incubação; Desinfecção; Infecção; Desinfestação; Infestação; Endemia; Imunidade; Fonte de Infecção; Patogenicidade; .Hospedeiro; Período de Transmissibilidade; Taxa de Mortalidade; Zoonoses. LEGISLAÇÃO SANITÁRIA. Normas de inspeção industrial e sanitária de produtos de origem anima - Serviço de Inspeção Municipal, Estadual e Federal. Boas práticas de fabricação (BPF). Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). Higiene dos Alimentos. Controle de Roedores e outros vetores de interesse da Saúde Pública.

TERAPEUTA OCUPACIONAL

CONHECIMENTOS GERAIS

Constituição Federal de 1988 e suas alterações. (arts. 1º a 14; arts. 37 a 43 e arts. 196 a 200); Estatuto da Criança e do Adolescente: Das disposições preliminares; Do direito à vida e à saúde; Da política de atendimento; Das medidas de proteção; das infrações administrativas; Disposições finais e transitórias; Estatuto do Idoso: Disposições preliminares; Do direito à vida; Do direito à saúde; Das medidas de proteção; Da Política de atendimento ao idoso.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO CARGO

Avaliação em Terapia Ocupacional nas diversas áreas de intervenção, recursos terapêuticos, modelos de atuação e fundamentação teórica da profissão. Desenvolvimento sensorial, perceptivo, cognitivo e motor: normal e seus desvios. Terapia ocupacional e reabilitação psicossocial. A intervenção da Terapia Ocupacional em neurologia, traumato-ortopedia, reumatologia, pediatria, saúde mental, saúde coletiva e saúde pública. A intervenção da Terapia Ocupacional em atraso no desenvolvimento motor, deficiência mental e sensoriais (auditiva e visual). Análise de atividades: da tarefa, do indivíduo e da teoria, indicações e aplicações no tratamento ocupacional. Anatômica, fisiologia, cinesiologia e cinesioterapia aplicadas à Terapia Ocupacional. Órteses e adaptações: prescrição e aplicação. Atividades de vida diária, atividades de trabalho e produtivas, atividades de lazer e diversão teoria, análise e aplicação.

ANEXO IV

1 DESCRIÇÃO DA ÁREA DE ATUAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

1. Ficam definidas as seguintes delimitações para as áreas de atuação dos Agentes Comunitários de Saúde, conforme especificado nos incisos I a XXXVI do artigo 1º do Decreto Municipal n.º 10.798/2012:

1.1 ACLIMAÇÃO - Vinculada à Unidade Básica de Saúde Aclimação, inicia a partir do encontro da Rua Fortaleza com a Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck. Segue pelo lado oeste da Rua Presidente Juscelino Kubitscheck, no sentido sul até o encontro com a Rua Osvaldo Aranha. Segue pelo lado norte da Rua Osvaldo Aranha, sentido oeste até o encontro com a Rua Sadi Antônio Zortea. Segue pelo lado oeste da Rua Sadi Antônio Zortea, sentido sul até o encontro com a Rua Marcelino Meneguzzi. Segue pelo lado noroeste da Rua Marcelino Meneguzzi, sentido sudoeste até o encontro com a Rua Casemiro de Abreu. Segue pelo lado nordeste da Rua Casemiro de Abreu, sentido noroeste até o encontro com a Rua Tarcílio Wagner e a Rua Antônio José Elias. Segue pelo lado leste da Rua Antônio José Elias, sentido norte até o encontro com a Rua Tamoios. Segue pelo lado norte da Rua Tamoios, sentido oeste até o encontro com a Rua Nhambiquaras. Segue pelo lado leste da Rua Nhambiquaras, sentido norte até o encontro com a Avenida Brasil. Segue pelo lado norte da Avenida Brasil, sentido oeste até o encontro com a Rua Tito Muffato. Segue pelo lado leste da Rua Tito Muffato, sentido noroeste, passando pela Avenida das Torres e contornando as quadras 41 e 42 até o limite do perímetro urbano. Segue pelo lado sul do perímetro urbano, sentido nordeste até o encontro com a Avenida Amazônia. Segue pelo lado oeste da Avenida Amazônia, sentido sul até chegar ao limite dos Bairros Parque Verde e Santo Inácio. Segue pelo lado oeste pelo limite dos Bairros Parque Verde e Santo Inácio, sentido sul até o início do loteamento Porto Seguro na quadra 11. Segue pelo lado sul do limite do loteamento Porto Seguro (247), sentido norte/nordeste até o encontro com a Rua Otelo de Castilho, na quadra 01. Segue pelo lado sudoeste da Quadra 01 na Rua Otelo de Castilho, sentido sudeste até o encontro com a Rua Ilha de Paquetá. Segue pelo lado sudeste da Rua Ilha de Paquetá, sentido nordeste até o encontro com a Rua Sadi Antônio Zortea. Segue pelo lado oeste da Rua Sadi Antônio Zortea, sentido sul até o encontro com a Rua Fortaleza. Segue pelo lado sul da Rua Fortaleza, sentido leste até o encontro com a Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck, fechando assim a delimitação do perímetro.

1.2 BRASMADEIRA - Vinculada à Unidade Básica de Saúde Brasmadeira, inicia na divisa entre os Bairros Interlagos e Floresta, no final da Rua Gean Piaget. Segue pelo lado noroeste da divisa entre os Bairros Interlagos e Floresta, sentido sudoeste até o encontro com a BR 467. Segue pelo lado norte da BR 467, na divisa entre os Bairros Brazmadeira e São Cristóvão, sentido oeste até o encontro com a divisa entre os Bairros Brazmadeira e Canadá. Segue pelo lado nordeste da divisa entre os Bairros Brazmadeira e Canadá, sentido noroeste até o encontro com o limite do perímetro urbano. Segue pelo lado sudeste/leste do perímetro urbano, sentido nordeste/norte até o encontro com o final da quadra 14. Segue pelo lado sul, sentido leste até o encontro com a Rua Nogueira. Segue pelo lado sul da Rua Nogueira, sentido leste, cortando a Avenida Piquiri e Rua Ferdinando Perin, até o encontro com a Rua Fernando A. Marassi no encontro com a Rua Poente do Sol. Contorna o limite da quadra 15 da Rua Poente do Sol até chegar a Rua Zandvoort. Segue pelo lado sul da Rua Zandvoort, sentido leste até o encontro com a Rua Galileu. Segue pelo lado sudeste da Rua Galileu, sentido nordeste até o encontro com a Rua Albert Einstein. Segue pelo lado sudoeste da Rua Albert Einstein, sentido sudeste até o encontro com a Rua Adolfo Garcia. Segue pelo lado noroeste da Rua Adolfo Garcia, sentido sudoeste até o encontro com a Rua Sócrates. Segue pelo lado sudoeste da Rua Sócrates, sentido sudeste até o encontro com a Rua Tomaz Edison. Segue pelo lado noroeste da Rua Tomaz Edison, sentido sudoeste até o encontro com a Rua Jean Piaget. Segue pelo lado sudoeste da Rua Jean Piaget, sentido sudeste até o encontro com a divisa entre os Bairros Interlagos e Floresta, fechando assim a delimitação do perímetro.

1.3 CANCELLI - Vinculada à Unidade Básica de Saúde Cancelli, inicia a partir da divisa entre os Bairros Country, São Cristóvão e Centro na quadra 111. Segue pelo lado oeste da Avenida Piquiri, sentido sul até o encontro com a Avenida Brasil. Segue pelo lado noroeste/norte da Avenida Brasil, sentido oeste até o encontro com a Rua Manoel Ribas. Segue pelo lado leste da Rua Manoel Ribas, sentido norte até o encontro com a Rua Carmel Z. Parmigiani. Segue pelo lado sudeste da divisa do Condomínio fechado Cohamic com o lote 13 Gleba Cascavel (Loteamento São Pedro), sentido nordeste até o encontro com a divisa entre os Bairros Cancelli e Canadá. Segue pelo lado sudoeste da divisa entre os Bairros Canadá e Cancelli, sentido sudeste até o encontro com a divisa entre os Bairros Canadá e Country. Segue pelo lado sudeste da divisa entre os Bairros Country e Canadá, sentido nordeste até o encontro com a divisa dos Bairros Country, São Cristóvão e Canadá. Segue pelo lado sudoeste da divisa entre os Bairros Country, São Cristóvão e Canadá, sentido sudeste até o encontro com a Avenida Piquiri, na divisa entre os Bairros Country, São Cristóvão e Centro, fechando assim a delimitação do perímetro.

1.4 CATARATAS - Vinculada à Unidade Básica de Saúde Cataratas, inicia a partir do encontro da BR-277 com o limite do perímetro urbano. Segue pelo lado norte da BR-277 sentido noroeste passando pelo trevo Cataratas até o encontro com a quadra 118 na esquina da Avenida Brasil com a Rua União da Vitória. Segue pelo lado sudeste da Rua União da Vitória sentido nordeste até o encontro com a BR-467. Segue pelo lado leste da rua Véu de Noiva sentido norte até o encontro com a Rua Estanislau Chervinski cruzamento com a Avenida marginal da BR-467. Segue pelo lado nordeste da avenida marginal à BR-467 sentido noroeste até o encontro com a Rua Grota Funda. Segue pelo lado sul da Rua Grota Funda sentido leste até o encontro com a Rua Véu de Noiva. Segue pelo lado leste da Rua Véu de Noiva sentido norte até o encontro com a Rua Bela Vista. Segue pelo lado sul da Rua Bela Vista sentido leste até o encontro com a Avenida Cimira Rodrigues dos Santos. Segue pelo lado sudeste do limite do residencial Jardim Botânico sentido nordeste até a divisa com o loteamento Jardim Cataratas passando entre os lotes 295C e 295B do 11º perímetro do Imóvel São Francisco até o encontro com a divisa entre os bairros Cataratas e Morumbi. Segue pelo lado sul da divisa dos bairros Morumbi e Cataratas sentido leste até o encontro com a BR-369. Segue pelo lado oeste da BR-369 sentido sul na divisa do perímetro urbano até o encontro com a BR-277, fechando assim a delimitação do perímetro.

1.5 CLAUDETE - Vinculada à Unidade Básica de Saúde Vila Claudete, inicia a partir da quadra 351, no encontro da Avenida Brasil com a Rua Manoel Ribas. Segue pelo lado norte da Avenida Brasil, sentido oeste até o encontro com a Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck. Segue pelo lado leste da Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck, sentido norte até o encontro com o cruzamento da Avenida Guaíra e Rua Manaus. Segue pelo lado nordeste da Avenida Guaíra, sentido noroeste até o encontro com o limite do Loteamento Recanto Tropical. Segue pelo lado noroeste no limite do Loteamento Recanto Tropical, sentido sudoeste até o encontro com o limite dos Bairros Recanto Tropical e Parque Verde. Segue pelo lado leste do limite dos Bairros Recanto Tropical e Parque Verde, sentido norte até o limite do perímetro urbano. Segue pelo lado leste/sudeste do perímetro urbano, sentido norte/nordeste até o encontro com a BR 467. Segue contornando o limite do perímetro urbano, sentido noroeste/norte/sudeste, abrangendo o Núcleo de Produção Industrial Allan Padovani. Continua contornando o perímetro urbano no sentido nordeste/sudeste, até o encontro com o limite da área de abrangência da Unidade de Saúde do Canadá. Segue pelo lado noroeste de uma linha diagonal reta, sentido sudoeste até o encontro com a BR 467. Segue pelo lado norte da BR 467, sentido oeste até o encontro da divisa entre os Bairros Cancelli e Canadá. Segue pelo lado oeste do limite dos Bairros Cancelli e Canadá, sentido sul, abrangendo as quadras 24, 25 e 25-A até a divisa do Condomínio fechado Cohamic com o lote 13 Gleba Cascavel (Loteamento São Pedro). Segue pelo lado noroeste da divisa do Condomínio fechado Cohamic com o lote 13 Gleba Cascavel (Loteamento São Pedro), sentido sul até o encontro com o cruzamento das Ruas Carmel Z. Parmigiani e Manuel Ribas. Segue pelo lado oeste da Rua Manuel Ribas, sentido sul até o encontro com a Avenida Brasil na quadra 351, fechando assim a delimitação do perímetro.

1.6 COLMÉIA - Vinculada à Unidade Básica de Saúde Colméia, inicia pelo lado nordeste da BR-467 sentido noroeste na divisa dos bairros Cataratas e Pacaembu até o encontro com a divisa dos bairros Cataratas e Periolo. Segue pelo lado sudeste da divisa dos bairros Cataratas e Periolo sentido nordeste passando pela Avenida Corbélia até a divisa dos bairros Cataratas, Periolo e Morumbi. Segue pelo lado sudoeste na divisa dos bairros Cataratas e Morumbi sentido sudeste até o encontro dos lotes 295C e 295B do 11º perímetro do Imóvel São Francisco. Segue pela divisa dos lotes 295C e 295B do 11º perímetro do Imóvel São Francisco (limite da área de abrangência da Unidade de Saúde Cataratas), sentido sudoeste até o encontro com o limite do Residencial Jardim Botâncio. Segue pelo lado noroeste do limite do Residencial Jardim Botânico sentido sudoeste até o encontro com a Rua Cimira Rodrigues dos Santos no cruzamento com a Rua Bela Vista. Segue pelo lado norte da Rua Bela Vista sentido oeste até o encontro com a Rua Véu de Noiva. Segue pelo lado oeste da Rua Véu de Noiva sentido sul até o encontro com a Rua Grota Funda. Segue pelo lado norte da Rua Grota Funda no sentido oeste até o encontro com a BR-467 na divisa dos bairros Pacaembu e Cataratas fechando assim a delimitação do perímetro.

1.7 ESPIGÃO AZUL - Vinculada à Unidade Saúde da Família Espigão Azul, inicia na divisa entre as localidades de Planaltina e Esquina Memória, na divisa entre os Municípios de Cascavel e Toledo. Segue contornando o Distrito de Espigão Azul na divisa do Município de Cascavel com os Municípios de Tupãssi, Cafelândia e Corbélia, até o encontro com o Córrego Anselmo na Fazenda Piquiri. Segue pelo lado oeste do Córrego Anselmo, sentido sul até o final do córrego. Segue pelo lado norte de uma linha imaginária, sentido oeste/sudoeste, passa pela Estrada Gelinsk, PR 180, Sanga Panambí, Rio Melissa e PR 486 chegando ao limite do Perímetro Urbano, na altura do Posto da Polícia Estadual. Segue contornando o Posto da Polícia Estadual pelo lado nordeste, sentido noroeste a após, sentido norte até o encontro com o Aterro Sanitário. Segue pelo lado nordeste da linha imaginária, sentido noroeste/oeste, passa pela localidade Novo Horizonte e divisa entre as localidades de Esquina Memória e Planaltina, fechando assim a delimitação do perímetro

1.8 FACULDADE - Vinculada à Unidade Básica de Saúde Faculdade, inicia na BR-277, na divisa entre os Bairros Universitário, Pacaembú e Cascavel Velho. Segue pelo lado oeste da divisa entre os Bairros Universitário e Cascavel Velho, sentido sul até o encontro com o limite do perímetro urbano. Segue pelo lado norte do perímetro urbano, sentido oeste até o encontro com a divisa entre os Bairros Santa Felicidade e Universitário. Segue pelo lado leste da divisa entre os Bairros Santa Felicidade e Universitário, sentido norte até o encontro com a Rua Porto União na divisa entre os Loteamentos Jardim da Amizade e Padovani I. Segue pelo lado norte da divisa entre os Loteamentos Jardim da Amizade e Padovani I, sentido noroeste até o encontro com a Rua do Sol. Segue pelo lado leste da Rua do Sol, sentido norte até o encontro com a BR 277. Segue pelo lado sul da BR 277, na divisa entre os Bairros Parque São Paulo e Universitário, e em seguida na divisa entre os Bairros Maria Luiza e Universitário, sentido nordeste até o encontro com a divisa entre os Bairros Pacaembú, Universitário e Cascavel Velho, fechando assim a delimitação do perímetro.

1.9 FLORESTA - Vinculada à Unidade Básica de Saúde Floresta, inicia no limite do perímetro urbano, no cruzamento da Avenida das Pombas com a Rua Jacutinga. Segue pelo lado norte da Rua Jacutinga, sentido oeste, cortando o lote 240 REM, até chegar à divisa entre os Bairros Interlagos e Floresta. Segue pelo lado sudeste da divisa entre os Bairros Interlagos e Floresta, sentido nordeste até o encontro com a Rua Jean Piaget. Segue pelo lado nordeste da Rua Jean Piaget, sentido noroeste até o encontro com a Rua Tomaz Edison. Segue pelo lado sudeste da Rua Tomaz Edison, sentido nordeste até o encontro com a Rua Sócrates. Segue pelo lado nordeste da Rua Sócrates, sentido noroeste até o encontro com a Rua Adolfo Garcia. Segue pelo lado sudeste da Rua Adolfo Garcia, sentido nordeste até o encontro com a Rua Albert Einstein. Segue pelo lado nordeste da Rua Albert Einstein, sentido noroeste até o encontro com a Rua Raquel de Queiroz. Segue pelo lado sudeste da Rua Raquel de Queiroz, sentido nordeste até o encontro com a Rua Pe. Pedro Arrute. Segue pelo lado sudoeste da Rua Pe. Pedro Arrute, no limite do Loteamento Conjunto Abelha, sentido sudeste até o encontro com a divisa entre os Bairros Interlagos e Floresta. Segue pelo lado leste da divisa entre os Bairros Interlagos e Floresta, sentido norte até o início do Loteamento Conjunto Sanga Funda. Segue pelo lado norte do limite do Loteamento Conjunto Sanga Funda, sentido noroeste até o encontro com o limite do perímetro urbano. Segue pelo lado leste/sul do limite do perímetro urbano, sentido norte/sudeste até o encontro com a Avenida das Pombas. Segue pelo lado oeste da Avenida das Pombas, sentido sul até o encontro com a Rua Jacutinga, fechando assim a delimitação do perímetro.

1.10 GUARUJÁ - Vinculada à Unidade Básica de Saúde Guarujá, inicia a partir do encontro da Avenida Marginal/BR 277, com a estrada da pedreira. Segue pelo lado oeste da estrada da pedreira, sentido sul até o encontro com a Rua Aparecida dos Portos. Segue pelo lado noroeste da Rua Aparecida dos Portos, sentido sudoeste até o encontro do limite entre os Bairros Guarujá e XIV de Novembro. Segue pelo lado oeste do limite entre os Bairros Guarujá e XIV de Novembro, sentido sul, passando na divisa entre os lotes 93 e 94 da Gleba Cascavel até chegar a delimitação do perímetro urbano. Segue pelo lado nordeste do perímetro urbano, sentido noroeste até o encontro com a Avenida Marginal/BR 277. Segue pelo lado sudeste da Avenida Marginal/BR 277, sentido norte/nordeste/sudeste até o encontro com a estrada da pedreira, finalizando assim a delimitação do perímetro.

1.11 INTERLAGOS - Vinculada à Unidade Básica de Saúde Interlagos, inicia no limite do Loteamento do Recanto Sanga Funda, na divisa entre os Bairros Interlagos e Floresta. Segue pelo lado oeste da divisa entre os Bairros Interlagos e Floresta, sentido sul até o encontro com a Rua Pe. Pedro Arrute, no limite do Loteamento do Conjunto Abelha. Segue pelo lado nordeste da Rua Pe. Pedro Arrute, no limite do Loteamento do Conjunto Abelha, sentido noroeste até o encontro com a Rua Raquel de Queiroz, na quadra 4. Segue pelo lado noroeste do limite do Loteamento do Conjunto Abelha, na Rua Raquel de Queiroz, sentido sudoeste até o encontro com a Rua Albert Einstein. Segue pelo lado nordeste da Rua Albert Einstein, sentido noroeste até o encontro com a Rua Galileu. Segue pelo lado noroeste da Rua Galileu, sentido sudoeste até o encontro com a Rua Zandvoort. Segue pelo lado norte da Rua Zandvoort, sentido oeste até o encontro com a Rua Poente do Sol no encontro com a Rua Fernando A. Marassi. Segue pelo lado norte da Rua Fernando A. Marassi, sentido oeste, cortando a Rua Ferdinando Perin e a Avenida Piquiri e até o encontro com a Rua Nogueira. Segue pelo lado norte da Rua Nogueira, sentido oeste até o encontro com o limite do Perímetro Urbano. Segue pelo lado leste/sudeste/sul/sudoeste do Perímetro Urbano, sentido norte/nordeste/leste até o encontro com o limite do Loteamento do Recanto Sanga Funda. Segue pelo lado sudoeste do limite do Loteamento do Recanto Sanga Funda, sentido leste até o encontro com a divisa entre os Bairros Interlagos e Floresta, fechando assim a delimitação do perímetro.

1.12 MORUMBI - Vinculada à Unidade de Saúde da Família Morumbi, é composta por duas áreas, conforme descritas nos incisos a seguir:

a) "Área Equipe I: Inicia a partir do Distrito Industrial José Antônio Merlin no encontro com a BR 369. Segue pelo lado oeste da BR 369, sentido sul até o encontro com a divisa entre os Bairros Cataratas e Morumbi. Segue pelo lado nordeste de uma linha reta, sentido noroeste, até o encontro com a Rua Serra da Esperança. Segue pelo lado nordeste da Rua Serra da Esperança, sentido noroeste até o encontro com a Rua Boa Vistinha. Segue pelo lado sudeste da Rua Boa Vistinha, sentido nordeste até o encontro com a Rua Lagoa Bonita. Segue pelo lado norte da Rua Lagoa Bonita, sentido oeste até o encontro com o final da quadra AV 01. Segue pelo lado leste contornando a quadra AV 01, na divisa entre os Bairros Morumbi e Periollo, sentido norte até o encontro com o limite do Loteamento Parque Morumbi. Segue pelo lado sul do limite do Loteamento Parque Morumbi, sentido leste até o encontro com o início do Distrito Industrial José Antônio Merlin. Segue pelo lado leste/sul do limite do Distrito Industrial José Antônio Merlin, sentido norte/ leste até o encontro com a BR 369, fechando assim a delimitação do perímetro."

b) "Área Equipe II: Inicia a partir da divisa entre os Bairros Cataratas e Morumbi. Segue pelo lado norte/leste da divisa entre os Bairros Cataratas e Morumbi, sentido oeste/norte até o encontro com a Divisa entre os Bairros Periollo e Morumbi. Segue pelo lado leste da Divisa entre os Bairros Periollo e Morumbi, sentido norte até o encontro com a Rua Europa. Segue pelo lado norte da Rua Europa, sentido oeste até o encontro com a Rua Panamá. Segue pelo lado leste da Rua Panamá, sentido norte até o encontro com o limite do Loteamento Água Doce. Segue pelo lado sul do limite do Loteamento Água Doce, sentido leste até o encontro com a divisa entre os Bairros Periollo e Morumbi. Segue pelo lado oeste da divisa entre os Bairros Periollo e Morumbi, sentido sul até o início da quadra AV 01 no limite do Loteamento Parque Morumbi. Segue pelo lado oeste do início da quadra AV 01, sentido sul até o encontro com a Rua Lagoa Bonita. Segue pelo lado sul da Rua Lagoa Bonita, sentido leste até o encontro com a Rua Boa Vistinha. Segue pelo lado noroeste da Rua Boa Vistinha, sentido sudoeste até o encontro com a Rua Serra da Esperança. Segue pelo lado sudoeste da Rua Serra da Esperança, sentido sudeste até o encontro com a BR 369, na divisa entre os Bairros Cataratas e Morumbi, fechando assim a delimitação do perímetro."

1.13 NAVEGANTES - vinculada à Unidade de Saúde da Família Navegantes, compreende o perímetro do Distrito Administrativo n.º 07 - abrangendo as localidades de Rio 47, Gramadinho, Jangada Taborda, Rio Diamante, Jangada e Nossa Senhora dos Navegantes, conforme constante no artigo 7º da Lei Municipal n.º 3.765/2003.

1.14 PACAEMBU - Vinculada à Unidade Básica de Saúde Pacaembu, inicia a partir da BR-277, no Trevo Cataratas divisa entre os bairros Pacaembu e Cascavel Velho. Segue pelo lado norte da BR-277 no sentido oeste até o encontro com o limite do Bairro Universitário. Segue pelo lado leste no limite dos Loteamentos Jardim Champagnat e Jardim Itamarati, sentido norte até o encontro com a Rua João Miotto. Segue pelo lado norte da Rua João Miotto, sentido oeste até o encontro com o 15º Belog. Segue pelo lado noroeste do 15º Belog sentido sudoeste até o encontro com a Rua da Lapa, na divisa entre os Bairros Maria Luiza e Pacaembu. Segue pelo lado nordeste da Rua da Lapa, na divisa entre os Bairros Maria Luiza e Pacaembu, sentido noroeste até o encontro com a Rua 25 de Agosto, na divisa entre os Bairros Parque São Paulo, Maria Luiza e Pacaembu. Segue pelo lado leste da Rua 25 de Agosto, na divisa entre os Bairros Parque São Paulo, Maria Luiza e Pacaembu, sentido norte até o cruzamento com a Rua Rio Grande do Sul e Machado de Assis. Segue pelo lado sudeste da Rua Machado de Assis no sentido nordeste até o encontro com a Rua Afonso Pena. Segue pelo lado nordeste da Rua Afonso Pena no sentido noroeste até o encontro com a Avenida Brasil. Segue pelo lado sul da Avenida Brasil no sentido leste até o encontro com a Avenida Rocha Pombo. Segue pelo lado sudeste da Avenida Rocha Pombo, sentido nordeste até o encontro com a BR-467 na divisa entre os bairros Pacaembu, Periolo e São Cristóvão. Segue pelo lado sudoeste da BR-467, sentido sudeste até o encontro com a Rua União da Vitória. Segue pelo lado noroeste da Rua União da Vitória sentido sul até o encontro com a Avenida Brasil. Segue pelo lado sul da Avenida Brasil sentido leste até o encontro com o Trevo Cataratas e a BR-277, fechando assim a delimitação do perímetro.

1.15 PALMEIRAS - Vinculada à Unidade Básica de Saúde Palmeiras, inicia a partir do encontro da Avenida Brasil e Avenida Tancredo Neves. Segue pelo lado noroeste da Avenida Tancredo Neves no sentido sudoeste até a divisa dos bairros Santa Cruz e Alto Alegre. Segue pelo lado nordeste da divisa dos bairros Santa Cruz e Alto Alegre sentido noroeste até o encontro com a Rua Avaetês. Segue pelo lado leste da Rua Avaetês sentido norte até o encontro com a Rua Cariris. Segue pelo lado norte da Rua Cariris sentido oeste até encontro com a Rua Maxakalis. Segue pelo lado leste da Rua Maxakalis sentido norte até o encontro com a divisa dos bairros Santa Cruz e Alto Alegre. Segue pelo lado leste da divisa entre os bairros Santa Cruz e Alto Alegre sentido norte até o encontro com a Rua Tamoios. Segue pelo lado sul da Rua Tamoios sentido leste até o encontro com a Rua Antônio José Elias. Segue pelo lado oeste da Rua Antônio José Elias sentido sul até o encontro com a Rua Casemiro de Abreu cruzamento com a Rua Tarcilio Wagner. Segue pelo lado sudoeste da Rua Casemiro de Abreu sentido sudeste até o encontro com a Rua Marcelino Meneguzzi. Segue pelo lado sudeste da Rua Marcelino Meneguzzi sentido nordeste até o encontro com a Rua Curitiba. Segue pelo lado sul da Rua Curitiba sentido leste até o encontro com a Rua Osvaldo Aranha. Segue pelo lado sul da Rua Osvaldo Aranha, sentido leste até o encontro com a Avenida Juscelino Kubtscheck. Segue pelo lado leste da Rua Juscelino Kubtscheck, sentido norte até o encontro com a Avenida Brasil. Segue pelo lado sul da Avenida Brasil, sentido leste até o encontro do entroncamento da Avenida Brasil e Avenida Tancredo Neves, fechando assim a delimitação do perímetro.

1.16 PARQUE SÃO PAULO - Vinculada à Unidade Básica de Saúde Parque São Paulo, inicia na divisa entre os Bairros Cascavel Velho, Pacaembú e Jardim Universitário, na BR 277. Segue pelo lado noroeste/norte da BR 277, sentido sudoeste até encontro com a Rua Souza Naves. Segue pelo lado sul da Rua Souza Naves, sentido nordeste até o encontro com a Rua Eng. Theodoro Sampaio. Segue pelo lado nordeste da Rua Eng. Theodoro Sampaio, sentido noroeste até o encontro com a divisa entre os Bairros Neva e Parque São Paulo. Segue pelo lado leste da divisa entre os Bairros Neva e Parque São Paulo, sentido norte até o final da quadra 67 e início da quadra 07, na Rua sete de Setembro. Segue pelo lado leste da Rua sete de Setembro, sentido norte até o encontro com a Avenida Brasil. Segue pelo lado sul da Avenida Brasil, sentido leste até o final da quadra 43, na Rua Afonso Pena. Segue pelo lado sudoeste da Rua Afonso Pena, sentido sudeste até o encontro com a Rua Machado de Assis. Segue pelo lado noroeste da Rua Machado de Assis, sentido sudoeste até o encontro com a Rua 25 de Agosto. Segue pelo lado oeste da Rua 25 de Agosto, sentido sul até o encontro com a Rua da Lapa. Segue pelo lado sudoeste da Rua da Lapa, sentido sudeste até o encontro com o início do Loteamento Maria Tereza e o entroncamento com a Rua 8 de Maio no limite do perímetro do 15º Belog. Segue pelo lado sudeste na divisa do 15º Belog, sentido nordeste até o encontro com a Rua João Miotto. Segue pelo lado sul da Rua João Miotto, sentido leste até o limite dos Loteamentos Jardim Champagnat e Jardim Itamaratí. Segue pelo lado oeste dos Loteamentos Jardim Champagnat e Jardim Itamaratí, sentido sul até o encontro com a divisa entre os Bairros Cascavel Velho, Pacaembú e Jardim Universitário na BR 277, fechando assim a delimitação do perímetro.

1.17 PARQUE VERDE - Vinculada à Unidade Básica de Saúde Parque Verde, inicia a partir do encontro da Rua Fortaleza com a Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck na quadra 10. Segue pelo lado norte da Rua Fortaleza, sentido oeste até o encontro com a Rua Sadi Antônio Zortea. Segue pelo lado leste da Rua Sadi Antônio Zortea, sentido norte até o encontro com a Rua Ilha de Paquetá. Segue pelo lado noroeste da Rua Ilha de Paquetá, sentido sudoeste até o final do Conjunto Residencial Palmeiras. Segue pelo lado nordeste do Conjunto Residencial Palmeiras, sentido noroeste até o final do Condomínio São Carlos na divisa com o Condomínio Portal do Vale. Segue pelo lado noroeste do Condomínio Portal do Vale, sentido sudoeste até o limite dos Bairros Parque Verde e Santo Inácio. Segue pelo lado nordeste do limite dos Bairros Parque Verde e Santo Inácio, sentido norte/noroeste até o encontro com a Avenida Amazônia. Segue pelo lado nordeste da Avenida Amazônia, sentido noroeste até o encontro com o limite do perímetro urbano. Segue pelo lado sul do limite do perímetro urbano, sentido nordeste até o final da Rua Reseda. Segue pelo lado oeste do limite do perímetro urbano na Rua Cipreste, sentido sul até o encontro com a quadra 7 do loteamento Cidade Verde. Segue pelo lado sul do limite do perímetro urbano, sentido norte/nordeste até o encontro com o limite dos Bairros Recanto Tropical e Parque Verde. Segue pelo lado oeste do limite dos Bairros Recanto Tropical e Parque Verde, sentido sul até o encontro da quadra 11 do Loteamento Recanto Tropical. Segue pelo lado sul no limite do Loteamento Recanto Tropical até o encontro com a Avenida Guaíra. Segue pelo lado oeste da Rua Guaíra, sentido sul até o encontro com o cruzamento da Rua Manaus e Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck. Segue pelo lado oeste da Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck, sentido sul até o encontro da Rua Fortaleza, finalizando assim a delimitação do perímetro.

1.18 PERIOLO - Vinculada à Unidade Básica de Saúde Periolo, inicia na BR-467, na divisa entre os bairros Periolo, Pacaembu e Cataratas. Segue pelo lado nordeste da BR-467, sentido noroeste até o encontro com a divisa dos bairros Periolo e São Cristóvão. Segue pelo lado leste da divisa dos bairros Periolo e São Cristóvão no sentido norte até o encontro da divisa dos Bairros São Cristóvão e Brasília. Segue pelo lado leste da divisa dos bairros Brasília e Periolo, sentido norte/nordeste até o encontro da Rua Panamá. Segue pelo lado oeste da Rua Panamá sentido sul até o encontro da Rua Europa. Segue pelo lado sul da Rua Europa sentido leste até o encontro da divisa dos bairros Periolo e Morumbi. Segue pelo lado oeste da divisa dos bairros Periolo e Morumbi sentido sul até o encontro com a Avenida Corbélia. Segue pelo lado noroeste da Avenida Corbélia sentido sudoeste até o encontro com a BR-467 fechando assim a delimitação do perímetro.

1.19 SANTA BÁRBARA - Vinculada a Unidade Saúde da Família Santa Bárbara, inicia na divisa entre o Município de Cascavel e o Município de Campo Bonito. Segue pela divisa entre o Município de Cascavel e Campo Bonito, sentido sul/sudoeste, passando pela divisa entre o Município de Cascavel e o Município de Catanduvas, até o encontro com o Córrego Espora. Segue pelo lado nordeste de uma linha imaginária, sentido noroeste, cruzando a Estrada da Colônia Prestes, Córrego Soledade, Córrego Juventino e Córrego Cajati até encontrar a Estrada da Ferroeste. Segue pelo lado leste da Estrada da Ferroeste, sentido norte até encontrar o Rio São José e a Localidade de Cajati. Segue pelo lado sul de uma linha imaginária, sentido leste, cruzando a BR 277, Córrego Correia, Arroio Caçador e o Rio Piquirizinho, até o encontro com a Estrada da Bandeira e a Estrada das Cachoeiras no limite da Colônia São José Esperança. Segue pelo lado oeste/sul do limite da Colônia São José Esperança, margeando o Córrego Cachoeira, sentido sul/leste até o encontro com o Afluente do Rio Iguá. Segue pelo lado sudeste de uma linha imaginária reta, e paralela na divisa entre a Fazenda São Domingos Parte Norte e a Colônia São João Esperança, sentido nordeste até o encontro do limite do Município de Cascavel e Campo Bonito, finalizando assim a delimitação do perímetro.

1.20 SANTA CRUZ - Vinculada à Unidade de Saúde Santa Cruz, inicia a partir do encontro da divisa dos Bairros Santa Cruz e Alto Alegre, na Rua Tinguis, quadra 52. Segue pelo lado norte da Rua Tinguis, sentido oeste até o término das quadras 25 e UP4. Segue contornando as quadras 100, 105, 110 e 111 até o encontro com a Rua Carijós. Segue pelo lado norte da Rua Carijós, sentido oeste até o encontro com a Rua Chaparral (Tito Muffato). Segue pelo lado leste da Rua Chaparral (Tito Muffato), sentido norte até o encontro com a Rua Brilhante. Segue pelo lado norte da Rua Brilhante, sentido oeste até o encontro com o limite do perímetro urbano. Segue pelo lado leste na divisa do perímetro urbano, sentido norte e após sentido nordeste até o encontro com a Rua Chaparral (Tito Muffato). Segue pelo lado leste da Rua Chaparral (Tito Muffato), sentido norte até o encontro da Avenida Brasil. Segue pela Rua Chaparral (Tito Muffato) na delimitação do perímetro urbano, no sentido noroeste/norte abrange todo o Loteamento Treviso, retornando até o encontro da Rua Chaparral (Tito Muffato) e Avenida Brasil. Segue pelo lado sul da Avenida Brasil, sentido leste até o encontro com a Rua Nhambiquaras. Segue pelo lado oeste da Rua Nhambiquaras, sentido sul até o encontro da Rua Tamoios. Segue pelo lado sudoeste da Rua Tamoios, sentido leste até o encontro com a divisa entre os Bairros Santa Cruz e Alto Alegre. Segue pelo lado oeste da divisa entre os Bairros Santa Cruz e Alto Alegre, sentido sul até o encontro com a Rua Maxakalis esquina com a Rua Públio Pimentel. Segue pelo lado oeste da Rua Maxakalis, sentido sul até o encontro com a Rua Cariris. Segue pelo lado sudoeste da Rua Cariris, sentido sudeste até o encontro com a Rua Avaetês. Segue pelo lado oeste da Rua Avaetês, sentido sul até o encontro com a divisa entre os Bairros Alto Alegre e Santa Cruz. Segue pelo lado oeste da divisa dos Bairros Alto Alegre e Santa Cruz, sentido sul até o encontro com a Rua Tinguis, fechando assim a delimitação do perímetro.

1.21 SÃO JOÃO - Vinculada à Unidade Saúde da Família São João, inicia a partir da divisa entre o Município de Cascavel e o Município de Corbélia. Segue contornando a divisa do Município de Cascavel com os Municípios de Braganey e Campo Bonito. Segue pelo lado noroeste de uma linha imaginária paralela ao limite da Colônia São João Esperança, sentido sul até o encontro com a divisa entre a Colônia São João Esperança e a Fazenda São Domingos Parte Norte. Segue pelo lado norte da divisa entre a Colônia São João Esperança e a Fazenda São Domingos Parte Norte, sentido leste até o encontro com a Estrada da Bandeira. Segue pelo lado oeste da Estrada da Bandeira, sentido sul até as proximidades do Córrego São João. Segue pelo lado norte de uma linha imaginária, sentido leste contornando o Rio Piquirizinho, o Arroio Caçador, Córrego Correia, BR 277, Córrego Cajati, Rio São José, e o Córrego São Domingos até encontrar novamente o limite da Colônia São João Esperança na BR 277. Segue pelo lado sul/leste uma linha imaginária, sentido norte/leste/norte, cruzando o Rio Tesouro e o limite da Colônia São João Esperança até o encontro com o Rio Sapucaia. Segue pelo lado leste do Rio Sapucaia, sentido norte até as proximidades da Localidade de Sapucaia. Segue pelo lado sul de uma linha imaginária, sentido leste/nordeste até a divisa entre o Município de Cascavel e Corbélia, fechando assim a delimitação do perímetro.

1.22 VILA TOLENTINO - Vinculada à Unidade de Saúde Vila Tolentino, inicia na BR 277, no final da Rua Souza Naves. Segue pelo lado norte da BR 277, sentido oeste até o encontro com a Avenida Tancredo Neves. Segue pelo lado sudeste/leste da Avenida Tancredo Neves, sentido nordeste/norte até o encontro com a Avenida Brasil. Segue pelo lado sul da Avenida Brasil, sentido leste até o encontro com a Rua 7 de Setembro. Segue pelo lado oeste da Rua 7 de Setembro, sentido sul contornando as quadras 09, 10 e 12 até a divisa entre os Bairros Neva e Parque São Paulo. Segue pelo lado noroeste da divisa entre os Bairros Neva e Parque São Paulo, sentido sudoeste até o encontro com a Rua Eng. Theodoro Sampaio. Segue pelo lado sudoeste da Rua Eng. Theodoro Sampaio, sentido sudeste até o encontro com a Rua Souza Naves. Segue pelo lado noroeste da Rua Souza Naves, sentido sudoeste até o encontro com a BR 277, fechando assim a delimitação do perímetro.

2. As delimitações das áreas geográficas relacionadas no item 1.1 a 1.22 deste Anexo encontram-se representadas em mapas, constantes no Anexo III do Edital de Concurso n.º 080/2012, os quais estão disponíveis para consulta na página da internet www.saber.srv.br e www.cascavel.pr.gov.br/portal_servidor/concursos-andamento.php.

ANEXO V

1.1.1 REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

Nome:

Cargo:

Inscrição:

CPF:

RG:

E-mail:

Fone:

À Comissão Organizadora de Concursos da Prefeitura Municipal de Cascavel

Solicito isenção da taxa de inscrição pelo seguinte motivo:

(__) por ser Doador Fidelizado de Sangue, conforme Resolução da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná - SESA n.º 329/2009, comprovado por meio de certificação expedida pelas Unidades Hemoterápicas, conforme Lei Municipal n.º 5.598/2010.

(__) por ser desempregado de baixa renda, conforme previsto na Lei Municipal n.º 5.598/2010.

Cascavel, _____ de ___________________ de 2012.

_______________________________
Visto de Recebimento

_______________________________
Assinatura do candidato

REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

- ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

Nome:

Cargo:

Inscrição:

RG:

Cascavel, _____ de ___________________ de 2012.

_______________________________
Visto de Recebimento

_______________________________
Assinatura do candidato

O requerimento deverá estar devidamente acompanhado da documentação prevista no item 1.6 e seus subintes do edital n.º 080/2012.

ANEXO VI

REQUERIMENTO DE RESERVA DE VAGAS E/OU CONDIÇÕES ESPECIAIS

PARA CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA

À COMISSÃO ORGANIZADORA DE CONCURSOS

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

Nome:

Cargo:

Inscrição:

CPF:

RG:

E-mail:

Fone:

Solicito participar da reserva de vagas destinadas a candidatos portadores de deficiência, conforme previsto na Lei Municipal n.º 5.598/2010 e no Decreto Federal n.º 3.298/1999.

Tipo da Deficiência: (__) Física (__) Auditiva (__) Visual (__) Mental (__) Múltipla

Necessita condições especiais para realização da(s) prova(s)? (__) Não (__) Sim

(__) Mobiliário especial. Especifique:______________________________________________

(__) Ledor (__) Intérprete de libras (__) Prova em Braille

(__) Intérprete para leitura labial

(__) Auxílio para preenchimento do gabarito, transcrição de redação e manuseio do caderno de questões

Prova ampliada: (__)Tamanho 14 (__)Tamanho 16 (__)Tamanho 18

A maior fonte de ampliação disponibilizada ao candidato será de tamanho 18, caso seja insuficiente, o candidato poderá solicitar ledor.

(__) Tempo adicional. Especifique em quanto: _______________________________________

O tempo máximo concedido será de até 50% do tempo total da prova, conforme análise da razoabilidade do pedido pela Equipe Multiprofissional e da Comissão Organizadora de Concursos.

Essa condição especial apenas será analisada se justificada por especialista da área da deficiência.

(__) Outra condição especial: ___________________________________________________

Cascavel, _____ de ___________________ de 2012.

__________________________________
Assinatura do candidato

O requerimento deverá estar acompanhado de laudo médico e/ou parecer emitido por especialista da área de sua deficiência, conforme previsto nos itens 1.13 e 2.6 do Edital de Concurso n.º 080/2012.

ANEXO VII

MODELO DE LAUDO MÉDICO PARA CANDIDATO COM DEFICIÊNCIA

Atesto, para os devidos fins que ________________________________________________, RG nº ______________________, CPF nº ______________________, inscrito sob número ___________, foi submetido(a) nesta data, a exame clínico sendo identificada a existência de DEFICIÊNCIA (espécie) ___________________________________ com código internacional de doenças (CID 10) ____________________, possuindo o seguinte grau/nível de deficiência: ______________________ tendo como provável causa da deficiência _________________________________________

Possuindo o(a) candidato(a) o seguinte nível de autonomia: _____________________________________.

O candidato necessita de tempo adicional? (__) SIM (__) NÃO

Justificativa: ________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________

Se deficiente físico: faz uso de órteses, próteses ou adaptações? (__) SIM (__) NÃO

Se deficiente auditivo: anexar exame de audiometria emitido até 180 (cento e oitenta) dias da data de publicação do Edital.

Se deficiente visual: anexar exame de acuidade em AO (ambos os olhos), com especificação da patologia e do campo visual.

Se deficiente mental: data de início da doença ____/____/____. Especificar, também, as áreas de limitação associadas e habilidades adaptadas.

Se deficiente com deficiência múltipla: especificar a associação de duas ou mais deficiências.

Cascavel, _____ de ___________________ de 2012.

__________________________________
Assinatura do Médico
Carimbo com nome e CRM do Médico.

Este documento é um modelo referencial de laudo médico, podendo ser utilizado ou não, a critério do médico. No entanto, o laudo médico deve conter todos os dados indicados no formulário conforme preconiza o Decreto Federal 3.298/1999 e deve ser apresentado em anexo ao requerimento de reserva de vagas, Anexo III.

ANEXO VIII

FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE TÍTULOS

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

Nome:

Cargo:

Inscrição:

CPF:

RG:

E-mail:

Fone:

À Comissão Organizadora de Concursos

Para fins de participação na prova de títulos, apresento os seguintes documentos:

Qtde.

Marque "X"

DESCRIÇÃO DO TÍTULO

 

 

Licenciatura plena em cursos de graduação na área da Educação (exceto os cursos tidos como requisito do cargo).

 

 

Curso de pós-graduação "latu sensu" na área da Educação, com carga horária mínima de 360 horas.

 

 

Curso de pós-graduação "stricto sensu" na área da Educação.

 

 

Curso de doutorado na área de educação

Quantidade de laudas protocoladas:

 

Totalização dos Pontos:  

Cascavel, _____ de ___________________ de 2012.

_______________________________
Visto de Recebimento

_______________________________
Assinatura do candidato

Destaque aqui Destaque aqui

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

Nome:

Cargo:

Inscrição:

RG:

Para fins de participação na prova de títulos, apresento os seguintes documentos:

Qtde.

Marque "X"

DESCRIÇÃO DO TÍTULO

 

 

Licenciatura plena em cursos de graduação na área da Educação (exceto os cursos tidos como requisito do cargo).

 

 

Curso de pós-graduação "latu sensu" na área da Educação, com carga horária mínima de 360 horas.

 

 

Curso de pós-graduação "stricto sensu" na área da Educação.

 

 

Curso de doutorado na área de educação

Quantidade de laudas protocoladas:

 

Totalização dos Pontos:

 

Cascavel, _____ de ___________________ de 2012.

_______________________________
Visto de Recebimento

_______________________________
Assinatura do candidato

INSTRUÇÕES:

- O candidato deverá apresentar o Formulário de Apresentação de Títulos previamente preenchido;

- Somente serão analisados pela Comissão Organizadora de Concursos os requerimentos protocolados dentro dos prazos previstos, devidamente acompanhados dos respectivos documentos comprobatórios dos títulos, conforme previsto nas normas estabelecidas no Edital de Abertura de Concurso n.º 080/2012.

ANEXO IX

REQUERIMENTO DE RECURSO

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

Nome:

Cargo:

Inscrição:

CPF:

RG:

E-mail:

Fone:

À Comissão Organizadora de Concursos da Prefeitura Municipal de Cascavel

O PRESENTE RECURSO REFERE-SE A

(__) Homologação das Inscrições

(__) Prova Prática

(__) Questões da Prova Escrita

(__) Resultado da Prova Prática

(__) Gabarito

(__) Resultado da Exame Pré-Admissional

(__) Resultado da Prova Escrita

(__) Outros (Especificar): ______________________________

JUSTIFICATIVA DO CANDIDATO:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________

Cascavel, _____ de _________________ de 2012.

________________________________
Assinatura do candidato

INSTRUÇÕES:
- Somente serão analisados pela Comissão Organizadora de Concursos os recursos protocolados dentro dos prazos previstos e formulados de acordo com as normas estabelecidas no Edital de Abertura n.º 080/2012;

- Os recursos deverão ser digitados ou datilografados;

- No caso de recurso às questões da prova escrita este deverá apresentar argumentação lógica e consistente, devendo, ainda, estar acompanhado de cópia da bibliografia pesquisada para fundamentação.

157841

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231