Contratação de professores reforça pacote de medidas na Área da Educação

Governo do Paraná anuncia contratação de 3.000 professores aprovados de 2007 em ação para melhoria do ensino público.
Quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011 às 17h47
Contratação de professores reforça pacote de medidas na Área da Educação

O Governo do Estado do Paraná divulga até o fim de fevereiro o cronograma de contratação de 3.000 professores aprovados no Concurso Público de 2007. A medida faz parte do conjunto de ações adotadas por determinação do governador para atender a uma das prioridades de seu governo, que é a melhoria na qualidade do ensino público.

A contratação foi precedida de uma série de medidas emergenciais que, tomadas nos primeiros dias de governo, permitiram que todas as escolas da rede estadual já estejam funcionando em plena normalidade.

  • "Nossa primeira preocupação foi garantir as condições para o início do ano letivo. Hoje, 10 dias após o início das aulas, temos um quadro de normalidade no funcionamento das escolas, com professores em sala, merenda em dia, alunos transportados e um grande esforço para promover, de imediato, as melhorias estruturais que são necessárias nas escolas", afirma o vice-governador e secretário da Educação.

Entre outras medidas, o governo contratou 9,5 mil professores aprovados no Processo Seletivo Simplificado. Também antecipou o pagamento da primeira parcela e corrigiu em 15% o valor do Fundo Rotativo, repassado às escolas para aplicação em pequenos reparos e aquisição de materiais de expediente e limpeza.

Outra decisão importante, bastante comemorada pelas prefeituras, foi a de dobrar o valor do repasse de recursos para o transporte escolar, de R$ 27 milhões para R$ 54 milhões. Além disso, foi criado o Comitê de Estudo de Transporte Escolar, que até a metade do ano concluirá os estudos para apurar os custos reais do serviço. O Comitê é integrado por representantes da Secretaria da Educação e pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR). "Estamos corrigindo várias distorções que encontramos no sistema público de educação", informou.

Capacitação e Infraestrutura - Outra prioridade do governo é investir na capacitação dos professores. A Secretaria da Educação está estruturando um novo modelo de formação continuada voltado para melhorar a qualidade do ensino e o desempenho dos alunos.

Até o final de março, a Secretaria da Educação deve finalizar também o diagnóstico da infraestrutura escolar, feito em parceria com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR). "Com essa parceria, teremos detalhes da situação de cada uma das 2,2 mil escolas da rede estadual", explicou o superintendente de Desenvolvimento Educacional da Secretaria da Educação. O levantamento avalia as condições de estrutura física, mobiliário, equipamentos e material didático das escolas públicas.

Mais informações através do endereço eletrônico www.cidadao.pr.gov.br.

Compartilhe: