Prefeitura de Barra - BA

PREFEITURA MUNICIPAL DA BARRA

ESTADO DA BAHIA

EDITAL DE CONCURSO Nº 01/2011

Notícia:   Prefeitura da Barra - BA suspende a tramitação do Concurso por 30 dias

Av. 02 de Julho, 70, CEP 47.100-000, TEL: (74) 3662-2101, Barra - Bahia.

DISPÕE SOBRE AS NORMAS QUE REGERÃO OS PROCEDIMENTOS LEGAIS DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DO QUADRO PERMANENTE DA PREFEITURA MUNICIPAL DA BARRA.

O Prefeito do Município da Barra, Estado da Bahia, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas e com suporte no art. 37 da Constituição Federal, na Lei Municipal nº 29 de 28/12/2010, na Lei Municipal nº 004 de 8/2/2011, no Estatuto dos Servidores do Município da Barra, e na Lei Orgânica do Município da Barra, TORNA PÚBLICO que realizará CONCURSO PÚBLICO para provimento dos cargos nominados nos Anexos, deste Edital.

I. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. O Concurso Público destina-se à seleção de candidatos para preenchimento, sob Regime Estatutário, de cargos vagos no Quadro Permanente do Poder Executivo do Município da Barra, num total de 148 vagas e a formação de Cadastro Reserva para cargos que vagarem ou novas vagas criadas dentro do prazo de validade do concurso.

2. O Concurso Público será organizado e executado pela LIBRI Capacitação de Recursos Humanos Ltda, com sede na Av. Tancredo Neves, n° 1189, Ed. Empresarial Guimarães Trade, Sala 704, Caminho das Árvores, em Salvador Capital do Estado da Bahia, CEP 41.820-021, sendo secundada pela Comissão Especial do Concurso designada pelo Prefeito Municipal, obedecidas as normas deste Edital.

3. No referido Concurso que terá validade de dois anos, prorrogável por igual período, serão exigidos nível de conhecimento e grau de complexidade compatíveis com a escolaridade e atribuições de cada cargo.

4. Os vencimentos dos cargos são aqueles fixados pelas Leis de Cargos e Salários supra referida.

4.1 A jornada normal de trabalho para todos os servidores é de 40 horas semanais, ressalvados determinados cargos subordinados a uma legislação específica. (Anexo I) e consoante o ordenamento legal do Estatuto dos Servidores do Município da Barra.

4.2 Em conformidade com a Legislação em vigor, fica reservado o percentual de 5% das vagas oferecidas, por carreira, "às pessoas portadoras de necessidades especiais", se aprovadas, no Concurso.

4.3 As vagas reservadas para "os portadores de necessidades especiais", caso não preenchidas, reverterão para o quadro de vagas regulares.

II. DAS INSCRIÇÕES

1. As inscrições presenciais estarão abertas nos dias úteis no período de 30/5/2011 a 10/6/2011, no horário das 8 às 17 horas no Auditório da Escola Municipal Profª. Sylvia Araújo, localizada na rua Luiz Viana Filho, bairro Fátima, em Barra, Estado da Bahia.

1.1 Internet: A inscrição poderá ser feita também pelo site www.libri.com.br adotando-se o seguinte procedimento: a) clicar em inscrição online para preencher o formulário;

b) clicar no botão gravar para imprimir o boleto e fazer o recolhimento bancário da taxa.

c) O sistema ao identificar o pagamento enviará uma mensagem automática para o e-mail do candidato confirmando a inscrição.

1.2 A Prefeitura Municipal de Barra - BA e a LIBRI - Capacitação de Recursos Humanos não se responsabilizarão pela solicitação de inscrição via Internet não-recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

1.3 Caso o candidato tenha alguma dúvida deverá comunicar-se pelos tels: (71) 3272-0023 / 3492- 3905 ou pelo telefone instalado no Posto das Inscrições Presenciais.

2. São condições para Inscrição:

2.1 Ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português que tenha adquirido igualdade de direitos e obrigações civis e gozo dos direitos políticos, conforme o Decreto Federal n° 70.436, de 18-04-72 e a Constituição Federal, § 1° do art. 12, comprovado por documento oficial fornecido pelo Ministério da Justiça. Nesta hipótese, não serão aceitos quaisquer protocolos de requerimento.

2.2 Ter, no mínimo, a idade de 18 anos, até a data da inscrição.

2.3 Possuir, na data da inscrição, a escolaridade e os demais requisitos exigidos para o ingresso no cargo, conforme Anexo I.

2.4 Encontrar-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos.

2.5 Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

2.6 Não estar suspenso de exercício profissional nem cumprindo qualquer outra penalidade disciplinar.

2.7 Ter sua situação regularizada junto ao Órgão Fiscalizador de sua categoria profissional, quando se tratar de profissão regulamentada.

2.8 Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no presente Edital.

3. Os documentos comprobatórios de atendimento aos requisitos, acima fixados, serão exigidos, apenas, dos candidatos aprovados e convocados para a posse, não sendo aceitos protocolos dos citados documentos nem fotocópias não autenticadas.

3.1. No ato da Inscrição ao Concurso é suficiente a apresentação de: Documento Original de Identidade (Cédula Oficial) ou de Carteira expedida por Órgãos ou Conselhos de Classe, ou de Carteira de Trabalho e Previdência Social, ou de Certificado de Reservista, ou de Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia, na forma da Lei nº 9503/97). Não serão aceitos como documento de identidade: certidão de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteira de motorista sem foto, carteira de estudante, carteira de sindicato, nem documentos ilegíveis e/ou danificados.

4. Para inscrever-se, o candidato deverá no período de Inscrição:

4.1. Antes de efetuar o recolhimento da taxa de Inscrição no Banco do Brasil, Ag. 0227-5, C/C 27301-5, Prefeitura Municipal da Barra, certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para participação do Concurso, assumindo total responsabilidade pela veracidade de suas declarações.

4.2. É defesa a devolução da taxa de inscrição sob qualquer motivação

4.3. Dirigir-se à Prefeitura Municipal da Barra, para, no local designado, receber instruções para pagamento na agência bancária que lhe for indicada, da Taxa de Inscrição, no valor correspondente ao cargo pleiteado, e preenchimento do Requerimento de Inscrição.

4.4. Ao preencher o Formulário de Inscrição, fazê-lo corretamente, sem rasuras e com assinatura legível.

4.5. Devolver de imediato ao Encarregado do setor de Inscrição o comprovante do pagamento da taxa e o Formulário de Inscrição devidamente preenchido.

4.6. Tomar conhecimento do Programa correspondente ao Cargo para o qual se inscreveu.

4.7. Receber e guardar a Ficha de Comprovação de Inscrição para utilizá-la no dia das provas.

5. Será permitida a Inscrição por procurador habilitado, com procuração específica individual e firma reconhecida em tabelião, acompanhada de cópia autenticada dos documentos de identidade do candidato e do procurador. A procuração, bem como as cópias dos documentos, ficarão retidas juntamente com o Formulário de Requerimento de Inscrição. O candidato ou seu procurador serão responsáveis pelas informações prestadas.

6. Não serão aceitas inscrições por correspondência ou realizadas fora do período determinado. Verificado, a qualquer tempo, o recebimento de Inscrição que não atenda a todos os requisitos fixados neste Edital, será ela cancelada.

7. O candidato que fizer, no Formulário de Requerimento de Inscrição, declaração falsa ou inexata, terá a inscrição cancelada e anulados todos os demais atos dela decorrentes.

8. Para concorrer a uma vaga de portador de necessidades especiais o candidato deverá no ato da inscrição, declarar-se "portador de necessidades especiais" e apresentar laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da necessidade, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID, bem como, a provável causa da necessidade ou certificado de homologação de readaptação ou habilitação profissional emitida pelo INSS. O laudo médico deverá ser anexado a Ficha de Inscrição. Caso o candidato não apresente o laudo médico, não poderá concorrer às vagas reservadas, mesmo que tenha assinalado tal opção na Ficha de Comprovação da Inscrição.

8.1. No ato da inscrição, o candidato "portador de necessidades especiais" que necessite de tratamento diferenciado no dia das provas deverá requerê-lo indicando as condições diferenciadas de que necessita para a realização das provas (ledor, prova ampliada, auxílio para transcrição, sala de mais fácil acesso ou tempo adicional).

8.2. O candidato "portador de necessidades especiais" que não declarar tais opções (vagas reservas e/ou tratamento diferenciado) no ato da inscrição e/ou o que não enviar laudo médico conforme determinado neste Edital, deixará de concorrer às vagas reservadas às pessoas "portadoras de necessidades especiais" ou dispor das condições diferenciadas e não poderá impetrar recurso em favor de sua situação.

8.3. Após a avaliação, será publicada a confirmação da Inscrição dos "candidatos portadores de necessidades especiais", no Quadro de Avisos da Prefeitura.

8.4. Os candidatos que se declararem "portadores de necessidades especiais" participarão do presente Concurso Público em igualdade de condições com os demais candidatos no que concerne ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e ao local de aplicação das provas e às notas mínimas exigidas para todos os demais candidatos.

8.5. Os candidatos que se declararem "portadores de necessidades especiais", serão convocados para os exames médicos de responsabilidade da Prefeitura Municipal da Barra, que emitirá parecer conclusivo sobre a sua condição de portador de necessidades especiais ou não e sobre a compatibilidade das atribuições do cargo com a deficiência da qual é portador, observadas:

8.6. A inobservância do disposto nos subitens anteriores, aqui incluindo o parecer conclusivo inserto do subitem 8.5, acarretará a exclusão do candidato do cadastro de vagas reservadas às pessoas "portadores de necessidades especiais" e sua inclusão apenas na listagem geral, caso não tenha sido eliminado do processo Concurso Público. Será então convocado o próximo candidato "portador de necessidades especiais" ou o próximo da lista geral, caso o cadastro de vagas reservadas às pessoas "portadoras de necessidades especiais" já se tenha esgotado.

9. No ato da inscrição o candidato terá pleno acesso a este Edital de Concurso Público na íntegra, com todo conteúdo programático, ficando o referido Edital afixado no Quadro de Avisos da Prefeitura, no site www.barra.ba.gov.br e no site da LIBRI www.libri.com.br a partir da data prevista para abertura das inscrições.

10. O teor dos programas deste Edital não representa a única fonte para a formulação das questões da Prova Objetiva de múltipla escolha. As mesmas poderão fundamentar-se em outros subsídios, contanto que seja respeitada a escolaridade do respectivo cargo.

11. Poderá o Candidato valer-se da bibliografia que melhor lhe convier.

III. DA AVALIAÇÃO

1. O Concurso Público compreenderá a realização de Provas, de acordo com a natureza das atribuições dos cargos.

1.1 PROVA OBJETIVA

1.1.1 Prova de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada por todos os candidatos.

1.1.2 Para todos os cargos de nível fundamental e médio, a prova constará de 40 questões, sendo 10 de português, 10 de matemática e 20 de conhecimentos específicos, com peso de 2,5 por questão.

1.1.3 Os cargos de nível superior terão as provas com 40 questões, sendo 10 de português e 30 de conhecimentos específicos, com peso de 2,5 por questão.

1.1.4 Será considerado aprovado na prova objetiva o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50% de acertos do total das questões da prova objetiva.

1.2 PROVAS DE TÍTULOS

1.2.1 A) Prova de caráter classificatório para Candidatos de Nível Superior e os assim equiparados, Professores portadores de Títulos de Licenciatura e; B) Prova de caráter classificatório para Candidatos ao cargo de Professor/Magistério Básico.

1.4 PROVA PRÁTICA

1.4.1 Prova Eliminatória e Classificatória para Motorista e Operador de Máquinas Pesadas objetivando a avaliação de referência aos serviços a serem desenvolvidos inclusos os aspectos da prestação laborativa da operação dos veículos ou máquinas que serão disponibilizados no exame. Este exame deverá ocorrer até 5 dias após a prova objetiva, conforme disponha a Comissão Especial do Concurso.

IV. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

1. A data, os locais e os horários de realização das Provas Objetivas serão, oportunamente, divulgados no Quadro de Avisos da Prefeitura, no site www.barra.ba.gov.br e no site

www.libri.com.br, até 08 dias antes da realização das Provas.

2 Havendo alterações das datas previstas, será dada ciência aos interessados no Quadro de Avisos da Prefeitura, no site www.barra.ba.gov.br e no site da LIBRI, com antecedência de pelo menos 5 dias.

3 Não haverá aplicação de provas fora dos locais preestabelecidos.

4 Não haverá, em hipótese alguma, segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar a ausência do candidato. O não comparecimento do candidato às provas importará em sua eliminação do Concurso.

5 O candidato deverá apresentar-se no local de prova, munido da Ficha de Comprovação da Inscrição e Documento Original de Identidade (Cédula Oficial) ou de Carteira expedida por Órgãos ou Conselhos de Classe ou de Carteira de Trabalho e Previdência Social ou de Certificado de Reservista ou de Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia, na forma da Lei nº 9503/97), devendo ser o mesmo documento com o qual se inscreveu no Concurso.

5.2 Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar documento de identificação original com o qual se inscreveu , na forma definida no item 5 deste Capítulo, não poderá fazer as provas e será automaticamente eliminado do Concurso Público.

5.3 O documento de identificação deverá estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato (retrato e assinatura). Será exigida a apresentação do documento original.

6 Na realização das Provas Objetivas, deverão ser observados os seguintes itens:

6.2 O candidato deverá comparecer ao local designado, no horário estabelecido, munido de caneta esferográfica de tinta preta ou azul ponta grossa, com a qual deverá assinar o Cartão de Respostas, bem como assinalar suas respostas.

6.3 Não será admitido no local de prova, o Candidato que se apresentar após o horário estabelecido para início da prova, o qual será divulgado através de Aviso no Quadro de Avisos da Prefeitura no site www.barra.ba.gov.br e no site www.libri.com.br

6.4 Durante a realização das provas não será permitida qualquer espécie de consulta (livros, notas, códigos, manuais, impressos ou anotações), nem o uso de telefone celular, transmissor/receptor de mensagens de qualquer tipo, máquina calculadora ou qualquer outro equipamento eletro-eletrônico.

6.5 Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta marcada, além das rasuradas ou emendadas, ainda que legíveis.

6.6 É de responsabilidade do Candidato, entregar o Caderno de Questões e o Cartão de Respostas antes de sair da sala de provas ao Fiscal encarregado. Caso contrário, o Candidato estará sumariamente eliminado do Certame, sem direito a Recurso ou reclamação posterior.

6.7 Por medida de precaução e segurança quanto ao sigilo das provas, o Caderno Questionário será devolvido até 03 (três) horas após o término das Provas Objetivas, devendo o Gabarito ser publicado em prazo inferior a 5 dias.

6.8 Somente após decorrida uma hora do início da prova, o Candidato poderá retirar-se do recinto.

6.9 Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala, sendo liberados somente quando todos tiverem concluído a prova e com seus nomes registrados na Ata da Prova pela fiscalização.

6.10 Os Fiscais de salas estão autorizados a eliminar o Candidato que for flagrado utilizando-se de qualquer tipo de consulta ou uso de equipamentos não permitidos.

7 Será excluído do Concurso o Candidato que:

7.2 Ausentar-se do recinto da prova sem permissão, após ter assinado a Lista de Presença, e praticar ato de incorreção ou descortesia com qualquer dos examinadores, consultores, e/ou seus auxiliares, fiscais ou pessoas incumbidas da realização das diversas fases do Concurso Público.

7.3 Utilizar-se, no decorrer da prova, de qualquer fonte de consulta ou for surpreendido em comunicação verbal, escrita ou por gestos, tudo que manifeste interesse em fraudar as provas.

7.4 Faltar ou chegar atrasado à prova

7.5 Não devolver o Cartão de Respostas e o Caderno de Questões.

7.6 Deixar de assinar a Lista de Presença.

7.7 Não atender às determinações regulamentares dos Dirigentes do Concurso.

V. DOS RECURSOS

1. É assegurado RECURSO ao Candidato que se sentir prejudicado quando for constatada incorreção na formulação da questão ou erro insanável na elaboração dos gabaritos.

1.1 O procedimento recursal visando obter a Revisão do ato inquinado de incorreto, deverá indicar com clareza a questão e/ou o gabarito que resultaria em prejuízo para o Recorrente.

1.2 O pedido deverá ser feito através de Requerimento dirigido a Empresa que coordena o Concurso, sendo desconsiderado o Recurso que não discrimine de forma analítica o objeto da impugnação, considerando, inclusive, que deverá se tratar unicamente de erro material.

1.3 O prazo para Recurso é de 2 (dois) dias úteis a partir da data de publicação dos gabaritos, devendo o mesmo ser entregue à Comissão Especial do Concurso, na Sede da Prefeitura Municipal da Barra para posterior remessa à LIBRI - Capacitação de Recursos Humanos Ltda.

2. Será de plano indeferido o pedido de revisão, na hipótese de descumprimento das exigências contidas nos itens 1 a 1.3 deste Capítulo.

3. Se do exame de Recurso resultar anulação de questão (ões), a pontuação correspondente a essa questão(ões) será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

4. A Banca Examinadora da LIBRI é competente para avaliar as Provas, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão Recursos adicionais na área administrativa do Município.

VI. DA PROVA DE TÍTULOS

a ) Aos candidatos aos cargos de Professor/Magistério Básico, nos termos do Art. 67, I, da Lei 9.394 de 20/12/1996 (LDB), será assegurado o direito à apresentação de Título de Formação na seguinte escala de pontuação:

TÍTULO

VALOR DE CADA TÍTULO

VALOR MÁXIMO

a) Aprovação em Concurso Público Anterior para o cargo de Professor

1,0

2,0

b) Curso de Especialização Pedagógica em qualquer disciplina, com duração mínima de 180 horas.

1,0

2,0

c) Curso de atualização para Direção e/ou Secretaria de Escola Pública com duração mínima de 80 horas.

1,0

2,0

* Todos esses títulos deverão estar regularmente registrados no Órgão competente.

b ) Os candidatos de Nível Superior e assim considerados os professores com licenciatura poderão apresentar Títulos de Formação, observada a seguinte ordem de aferição:

TÍTULO

VALOR DE CADA TÍTULO

VALOR MÁXIMO

a) Aprovação em concurso anterior para o Cargo que ora pleiteia.

1,0

2,0

b) Curso de Especialização Pedagógica em qualquer disciplina, com duração mínima de 80 horas, no caso de Magistério.

1,0

2,0

c) Diploma de curso de Pós graduação em nível de especialização latu sensu, com carga horária mínima de 360 horas, na área de formação exigida para o cargo.

1,5

3,0

d) Diploma de pós graduação em nível de Mestrado na área de formação exigida para o cargo.

2,0

4,0

e) Diploma de pós graduação em nível de Doutorado na área de formação exigida para o cargo.

2,0

4,0

* Todos os títulos deverão está registrado no respectivo órgão de classe.

c ) Os Candidatos aos cargos de todas as categorias funcionais, desde que, não estejam enquadrados nos

itens a e b, (Prova de Títulos) - supra, estão aptos a comprovar como experiência profissional pública, Certidão do Órgão a que serviram, mediante cópia autenticada, em que conste o cargo exercido e o tempo de serviço, consoante esta escala:

CERTIDÃO DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL PÚBLICA

VALOR DE CADA CERTIDÃO

− De 01 a 03 anos de serviço.

1,5

− De 03 a 05 anos de serviço.

2,0

− De 05 anos acima.

3,0

1. No ato de entrega de Títulos, o candidato deverá apresentar o Diploma / Certidão devidamente registrado, expedido por instituição oficial ou reconhecida. Não serão aceitos declarações ou atestados. Juntamente com os documentos originais acima descritos, deverão ser apresentadas cópias autenticadas em Cartório. Cada título será utilizado uma única vez e para cada um, uma única pontuação.

2. As cópias dos títulos deverão está autenticadas em cartório antes de serem apresentadas à Comissão Especial do Concurso.

3. Não serão consideradas, para efeito de avaliação, as cópias dos Títulos não autenticadas em Cartório.

4. Os Títulos no caso de inscrição presencial deverão ser entregues à Comissão Especial do Concurso no ato e no local das Inscrições em envelope lacrado, grafado com o nome e o endereço do candidato devendo constar também o cargo pleiteado, a Comissão os remeterá à LIBRI - Capacitação de Recursos Humanos Ltda., com endereço na Av. Tancredo Neves, 1189, Ed. Empresarial Guimarães Trade, sala 704, Caminho das Árvores, Salvador BA, CEP: 41.820-021, no prazo máximo de 48 horas. Tratando-se de Inscrições via internet, os Títulos deverão ser encaminhados diretamente a LIBRI, (endereço a cima) com postagem no SEDEX até o dia 10/6/2011, improrrogavelmente.

4.1 As notas atribuídas aos Títulos serão aduzidas à nota final, para efeitos de classificação.

5. O candidato aprovado será submetido a exame de sanidade física e mental, através da Secretaria Municipal de Saúde que expedirá o laudo individual e circunstanciado quando o candidato não obtiver a aprovação.

VII. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

1. A classificação final será realizada, em ordem decrescente do total de pontos obtidos, por cargo, inclusa a pontuação da Prova de Títulos para os cargos referidos no cap.VI.

2. Na hipótese de ocorrer empate (igualdade de pontos) para fins de classificação final, a matéria deverá ser resolvida pela Secretaria de Administração, observados os critérios a seguir:

Terá preferência o candidato que tiver:

a) Idade igual ou superior a 60 anos. (Parágrafo Único do art. 27 da Lei Federal N° 10.741, de 1° de outubro de 2003 - Estatuto do Idoso).

b) Tiver maior prole (número de filhos).

c) Persistindo empate, o candidato com maior idade.

VIII. DO PROVIMENTO NO CARGO

1. Os Candidatos aprovados serão convocados para a nomeação, nos termos do presente Edital.

2. A convocação dar-se-á através do Quadro de Avisos da Prefeitura, e no site da Prefeitura Municipal de Barra, www.barra.ba.gov.br.

3. O provimento dos cargos obedecerá à ordem da classificação final e de conformidade com a necessidade e conveniência da Administração Pública Municipal.

4. Somente será investido no cargo o candidato considerado apto em inspeção de saúde, de caráter eliminatório, a ser realizada pela Secretaria Municipal da Barra.

5. Não serão admitidos, em nenhuma hipótese, pedidos de reconsideração ou recursos do julgamento obtido nos exames pré-admissionais.

6. Os candidatos aprovados e admitidos serão submetidos a estágio probatório de 03 (três) anos, na forma do art. 41 da Constituição Federal.

6.1 Durante o período de experiência os candidatos admitidos serão submetidos à avaliação de desempenho.

7. Por ocasião da admissão, serão exigidos do candidato habilitado os seguintes documentos:

7.1 Original e cópia da Certidão de Nascimento ou de Casamento.

7.2 Original e cópia da Carteira de Identidade.

7.3 02 (duas) fotos 3 x 4, coloridas e recentes.

7.4 Original da Carteira de Trabalho e Previdência Social.

7.5 Original da Carteira de Habilitação D ou E, quando for o caso.

7.6 Original e cópia do Cartão de Identificação de Contribuinte do Ministério da Fazenda (CPF).

7.7 Original e cópia do Título de Eleitor e do último comprovante de votação.

7.8 Original e cópia do PIS ou PASEP.

7.9 Original e cópia do Antecedente Criminal expedida por Órgão competente.

7.10 Original e cópia da Certidão de Nascimento de filhos menores de 18 anos (homem) e 21 (mulher).

7.11 Original e cópia do Certificado de Reservista, se do sexo masculino.

7.12 Original e cópia do Comprovante de Vacinação dos filhos com idade até 5 (cinco) anos.

7.13 Original e cópia do Comprovante de Residência em seu nome (última conta de luz, gás, água ou telefone), onde conste seu endereço completo, inclusive CEP.

7.14 Original e cópia do Comprovante de Escolaridade correspondente ao cargo.

7.15 Original e cópia do Diploma e/ou Comprovante de Especialização, emitido por órgão oficial, correspondente a cada cargo, quando exigido no presente Edital.

7.16 Original e cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Certidão de Tempo de Serviço ou declaração do titular do órgão onde desempenhou a função, com firma reconhecida, comprovando a experiência profissional relacionada ao cargo para o qual foi aprovado, quando exigido no presente Edital.

7.17 Original e cópia do comprovante de quitação de anuidade vigente correspondente ao cargo no Conselho Regional da classe a que pertence.

7.18 Original de certidão de Regularidade de Inscrição e de Exercício da Profissão expedidos pelo Conselho Regional da classe a que pertence.

7.19 Original e cópia da Carteira Nacional de Habilitação, classe "D"ou "E" para os cargos de Motorista e Operador de Máquinas.

8. Na hipótese de desistência ou eliminação de algum candidato aprovado dentro do número de vagas, estas serão preenchidas pelos demais candidatos aprovados, observando-se a ordem de classificação.

IX. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1. O ato de Inscrição importa o conhecimento das presentes instruções e a aceitação total das condições do Concurso Público, nos termos fixados neste Edital.

2. Não será admitida em hipótese alguma, a exibição do Cartão de Respostas, quer ao próprio candidato ou, em nenhuma circunstância, a quaisquer pessoas.

3. O resultado final do Concurso será divulgado até 30 dias após sua realização, salvo algum motivo impeditivo superveniente.

4. O Concurso será homologado pelo Prefeito Municipal da Barra e publicado seu ato no Quadro de Avisos da Prefeitura e no site da Prefeitura www.barra.ba.gov.br.

5. O candidato será responsável pela atualização de seu endereço residencial, a partir da Publicação do Resultado Final. A atualização deverá ser feita no Protocolo da Secretaria Municipal de Administração da Barra, durante o prazo de validade do Concurso.

6. Todas as convocações, avisos e resultados serão publicados no Quadro de Avisos da Prefeitura, no site www.barra.ba.gov.br e no site www.libri.com.br, sendo de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar esses comunicados para pleno exercício de seus direitos.

7. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação no Concurso, valendo, para esse fim, a publicação da Homologação pelo Chefe do Poder Executivo.

8. Será excluído do Concurso o candidato que:

8.1 Fizer declaração falsa ou inexata em qualquer documento.

8.2 Deixar de apresentar qualquer um dos documentos que comprovem o atendimento a todos os requisitos fixados neste Edital.

8.3 Ao ser convocado, deixar de apresentar-se ou não cumprir, nos prazos indicados, os procedimentos necessários para a admissão.

9. O candidato aprovado no certame, que não tenha logrado classificação dentro das vagas oferecidas, permanecerá na Relação de Concursados (quadro de reservas), suscetível de aproveitamento, durante o período de validade do Concurso, de acordo com as necessidades e conveniência da Administração Pública Municipal.

10. O candidato aprovado, quando convocado, deverá apresentar-se à Secretaria Municipal de Administração, no prazo de 30 dias, sob pena de perda do cargo e de acordo com a escala a ser divulgada à época, para encaminhamento à exame admissional.

11. Após a nomeação, posse e exercício, o servidor cumprirá Estágio Probatório de três anos, nos termos da legislação vigente.

12. Os casos omissos serão submetidos à apreciação da LIBRI Capacitação de Recursos Humanos, conjuntamente com a Comissão do Concurso Público e, após a publicação do Decreto de Homologação pelo Prefeito Municipal da Barra.

Barra, 27 de maio de 2011

Prefeito Municipal

Secretário de Administração

LIBRI Capacitação de Recursos Humanos Ltda.

QUADRO DE CARGOS, CARGA HORÁRIA, VAGAS, REMUNERAÇÃO, TAXA DE INSCRIÇÃO, ESCOLARIDADE.

ANEXO I

 

CARGOS

C/H

VAGAS

REMUNERAÇÃO

TAXA DE INSCRIÇÃO

ESCOLARIDADE

1.

Operador de Máquinas Pesadas

40

2

R$ 727,14

R$ 30,00

Ensino Fundamental + CNH D

2.

Motorista Categoria D

40

16

R$ 727,14

R$ 40,00

Ensino Médio + CNH D

3.

Monitor de Atividades

40

4

R$ 545,00

R$ 40,00

Ensino Médio

4.

Atendente de Consultório

40

5

R$ 545,00

R$ 40,00

Ensino Médio

5.

Auxiliar Administrativo

40

25

R$ 545,00

R$ 40,00

Ensino Médio

6.

Fiscal Ambiental

40

3

R$ 646,05

R$ 40,00

Ensino Médio

7.

Fiscal de Tributos

40

3

R$ 646,05

R$ 40,00

Ensino Médio

8.

Operador de Sistema/SAAE *

40

3

R$ 545,00

R$ 40,00

Ensino Médio

9.

Técnico de Laboratório de Análise Clínica

40

2

R$ 771,42

R$ 40,00

Ensino Médio Técnico

10.

Técnico de Enfermagem

40

6

R$ 771,42

R$ 40,00

Ensino Médio + COREN

11.

Fiscal de Obra

40

2

R$ 545,00

R$ 40,00

Ensino Médio com Curso Técnico em Edificações

12.

Técnico em Informática

40

2

R$ 727,14

R$ 40,00

Ensino Médio completo com Informática

13.

Nutricionista

40

2

R$ 2.107,45

R$ 70,00

Ensino Superior em Nutrição.

14.

Assistente Social

40

5

R$ 2.107,45

R$ 70,00

Ensino Superior em Assistência Social

15.

Advogado

40

3

R$ 2.107,45

R$ 70,00

Ensino Superior em Direito

16.

Enfermeiro

40

6

R$ 2.107,45

R$ 70,00

Ensino Superior em Enfermagem

17.

Farmacêutico / Bioquímico

40

2

R$ 2.107,45

R$ 70,00

Ensino Superior em Farmácia

18.

Médico Veterinário

20

1

R$ 2.107,45

R$ 70,00

Ensino Superior em Medicina Veterinária.

19.

Psicólogo

40

3

R$ 2.107,45

R$ 70,00

Ensino Superior em Psicologia

20.

Arquiteto

40

1

R$ 2.107,45

R$ 70,00

Ensino Superior em Arquitetura

21.

Odontólogo

20

2

R$ 2.107,45

R$ 70,00

Ensino Superior em Odontologia

22.

Professor/Magistério Básico

20

50

R$ 570,15

R$ 40,00

Formação Mínima em Magistério

TOTAL

148 VAGAS

* Vagas para as localidades: Brejo do Saco, Passagem e Aparecida.

QUADRO DE CARGOS RESERVAS, CARGA HORÁRIA, REMUNERAÇÃO, TAXA DE INSCRIÇÃO, ESCOLARIDADE.

ANEXO II

 

CARGOS

C/H

REMUNERAÇÃO

TAXA DE INSCRIÇÃO

ESCOLARIDADE

1.

Analista de Controle Interno

40

R$ 2.107,45

70,00

Nível Superior em Ciências Contábeis, Economia e/ou Administração.

2.

Engenheiro Agrônomo

40

R$ 2.107,45

70,00

Ensino Superior em Engenharia Agronômica

3.

Engenheiro Ambiental ou Biólogo

40

R$ 2.107,45

70,00

Ensino Superior em Engenharia Ambiental ou Ciências Biológicas

4.

Engenheiro Civil

40

R$ 2.107,45

70,00

Ensino Superior em Engenharia Civil

5.

Fisioterapeuta

40

R$ 2.107,45

70,00

Ensino Superior em Fisioterapia

6.

Fonoaudiólogo

40

R$ 2.107,45

70,00

Ensino Superior em Fonoaudióloga

7.

Médico Cardiologista

20

R$ 2.107,45

70,00

Ensino Superior em Cardiologia

8.

Médico Clínico Geral

20

R$ 2.107,45

70,00

Ensino Superior em Medicina Clínica Geral

9.

Médico Ginecologista

20

R$ 2.107,45

70,00

Ensino Superior em Ginecologia.

10.

Médico Obstetra

20

R$ 2.107,45

70,00

Ensino Superior em Obstetrícia.

11.

Médico Pediatra

20

R$ 2.107,45

70,00

Ensino Superior em Pediatria.

12.

Médico Regulador

20

R$ 2.107,45

70,00

Ensino Superior em Medicina com Especialidade na Área.

13.

Médico Psiquiatra

20

R$ 2.107,45

70,00

Ensino Superior em Psiquiatria.

14.

Professor de Educação Física

20

R$ 764,00

70,00

Licenciatura em Educação Física

15.

Professor/Português

20

R$ 764,00

R$ 60,00

Licenciatura em Português

16.

Professor/Matemática

20

R$ 764,00

R$ 60,00

Licenciatura em Matemática

17.

Professor/Inglês

20

R$ 764,00

R$ 60,00

Licenciatura em Inglês

18.

Professor/Ciências

20

R$ 764,00

R$ 60,00

Licenciatura em Ciências

19.

Professor/História

20

R$ 764,00

R$ 60,00

Licenciatura em História

20.

Professor/Geografia

20

R$ 764,00

R$ 60,00

Licenciatura em Geografia

21.

Economista

40

R$ 2.107,45

R$ 70,00

Ensino Superior em Economia

ANEXO III

RELAÇÃO DE ESCOLAS POR PÓLO DA ZONA RURAL

PÓLO 01 - 1 vaga

Escola Municipal

Localidade - Zona Rural

 

 

Escola Mun. Almir T. Oliveira

B. do Travessão

 

 

Escola Mun. Engenheiro Halfed

B. da Cachoeira

 

 

Escola Mun. Jose Carlos Mariani

B. da Ilhota

 

 

Escola Mun. Jose B. Cunha

B. da Japira

 

 

Escola Mun. Castro Alves

B. da Mutuca

 

 

Escola Mun. Pedro Portela

B. do Arrodeio

 

 

Escola Mun. Joaquim G. Oliveira

B. de Vara

 

 

Escola Mun. Neco Bode

B. do Banguê

 

 

Escola Mun. São Lucas

B. do Lucas

 

 

Escola Mun. Espírito Santo

Olhos D' Agua

 

 

Escola Mun. Soldado Falu

Santeiro

 

 

 

 

 

 

PÓLO 02 - 2 vagas

Escola Municipal

Localidade - Zona Rural

 

 

Escola Mun. Manoel dos Reis

Ibiraba

 

 

Escola Mun. Tapera

B. da Tapera

 

 

Escola Mun. Bonfim

B. do Bonfim

 

 

Escola Mun. São Jose

B. São José

 

 

 

 

 

 

PÓLO 03 - 10 vagas

Escola Municipal

Localidade - Zona Rural

 

 

Escola Mun. Santana

Brejinho

 

 

Escola Mun. Santa Mônica

Boca do Saco

Escola Mun. Vera Cruz

Mato Escuro

Escola Mun. São Gonçalo

São Gonçalo

Escola Mun. Ruy Barbosa

Barbosa

Escola Mun. Caroceira

Caroceira

Escola Mun. São Jose

Cab. S. Gonçalo

RELAÇÃO DE ESCOLAS POR POLO DA ZONA RURAL

PÓLO 04 - 19 vagas

Escola Municipal

Localidade - Zona Rural

 

Escola Mun. Camaçari

Umburana

 

 

Escola Mun. Cesário J. Santana

Saq. do Areado

 

 

Esc. Mun. de Cajueiro A. Alegre

Cajueiro

 

 

Escola Mun. Curral Novo

Curral Novo

 

 

Escola Mun. Dois Riachos

Dois Riachos

 

 

Escola Mun. Manoel J. Novaes

Limoeiro de Cima

 

 

Escola Mun. Limoeiro

Limoeiro de Baixo

 

 

Escola Mun. Santa Luzia

Gamboa

 

 

Escola Mun. Boa Esperança

Campo Alegre

 

 

Escola Mun. São João Batista

Fazenda Rufo

 

 

Escola Mun. Fazendinha

Fazendinha

 

 

 

 

 

 

PÓLO 06 - 5 vagas

Escola Municipal

Localidade - Zona Rural

 

 

Escola Mun. Aleixo de Oliveira

Baixão do Aleixo

 

 

Esc. M. Marcos Ant° Sá Santos

Baixão Aparecida

 

 

Escola Mun. Stª Isabel

Queimadas

 

 

Escola Mun. Arcanja Maria

Baixão de Arcanja

 

 

Escola Mun. de Poções

Poções

 

 

Escola Mun. de Pratos Finos

Pratos Finos

 

 

Escola Mun. do Boqueirão

Boqueirão

 

 

Escola Mun. de Primavera

Primavera

 

 

Escola Mun. St° Antonio

St° Antônio

 

 

 

 

 

 

PÓLO 08 - 13 vagas

Escola Municipal

Localidade - Zona Rural

 

 

Escola Mun. Nova União

Nova União

 

 

Escola Mun. Faz. Paulista

Paulista

 

 

Escola Mun. de Capricho

Capricho

 

 

Escola Mun. de Amarra Couro

Amarra Couro

 

 

Escola Mun. de Passagem

Passagem

 

 

Escola Mun. de Saquinho

Saquinho

 

 

Escola Mun. de Escalvado

Esc. A. Alegre

 

 

Escola Mun. Augusto Torres

Bebedouro

 

 

Escola Mun. São Pedro

Cabeça da Ilha

 

 

Escola Mun. Faz. Saco

Fazenda Saco

 

 

Escola Mun. Vereda Saco

Vereda Saco

 

 

Escola Mun. Staª Rita

V. Sacão

 

 

Escola Mun. Sr. do Bonfim

V. Sacão

 

 

Escola Mun. Bom Jesus

V. Sacão

 

 

TOTAL

50

 

ANEXO IV

PROGRAMAS PARA AS DISCIPLINAS DOS DIVERSOS CARGOS VAGOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CARGO: OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS

ENSINO FUNDAMENTAL

REQUISITO DO CARGO: CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO CATEGORIA "D"

LÍNGUA PORTUGUESA:

Interpretação de texto. Ortografia. Separação de sílabas. Acentuação. Pontuação. Substantivo: flexão de gênero, número e grau. Adjetivo. Verbos. Numeral. Pronomes.

MATEMÁTICA:

Operações com números inteiros. Operações com números fracionários. Problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. Sistema Monetário Brasileiro. Conjuntos. Grandezas e medidas: sistema métrico, decimal, medidas de comprimento, área, volumes, temperatura.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Noções básicas de: mecânica, operação e manutenção preventiva dos equipamentos automotivos, tais como: retroescavadeira, pá-carregadeira, trator de lâmina, gunidaste de pequeno porte, empilhadeira, motoniveladora, patrol e outros. Conhecimento do sistema de funcionamento dos componentes dos equipamentos como: leitura do painel, alavancas, nível de óleo, pressão do óleo, de água, condições de freio, pneus, noções de controle e conhecimento dos comandos dos equipamentos. Diagnóstico de falhas de funcionamento dos equipamentos. Noções de profundidade, força, distância, altura, largura, comprimento, dimensões, peso etc. normas de segurança do trabalho. Código nacional de trânsito.

CARGO: MOTORISTA CLASSE D

ENSINO MÉDIO

REQUISITO DO CARGO: CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO CATEGORIA "D"

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Concordância Verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras. Formas de Tratamento em correspondências oficiais.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1° e 2° Graus. Sistemas de 1° e de 2° Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Condução e inspeção de veículos. Funcionamento de autos. Noções de segurança. Componentes mecânicos e eletrônicos de um veículo. Ferramentas obrigatórias. Averiguação de itinerários. Condução de viaturas. Controle de combustível. Legislação e normas de segurança no trânsito. Código Nacional de Trânsito. Infrações e penalidades previstas no Código Nacional de Trânsito. Princípios que regem a Administração Pública. Direitos e Deveres do Funcionário Público. Crimes contra a Administração Pública. Noções de Relações Humanas. Noções básicas de atendimento ao público. Manutenção da segurança no trabalho. Regras básicas de comportamento profissional.

CARGO: MONITOR DE ATIVIDADES

ENSINO MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Concordância Verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras. Formas de Tratamento em correspondências oficiais.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1° e 2° Graus. Sistemas de 1° e de 2° Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Estrutura e funcionamento da Administração Pública do Município: Órgão e Competência. Qualidade no atendimento ao público interno e externo; comunicação e relações públicas. Planejamento de cursos, treinamentos e capacitação tendo como público alvo trabalhadores das diversas profissões como manicure, corte e costura, informática básica, culinária, artesanato. Noções elementares de coordenação de eventos educativos de pequena e média duração.

CARGO: ATENDENTE DE CONSULTÓRIO

ENSINO MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Concordância Verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras. Formas de Tratamento em correspondências oficiais.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1° e 2° Graus. Sistemas de 1° e de 2° Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

- Sistema Único de Saúde - SUS.

- Programa Saúde da Família.

- Relacionamento com o doente, família e equipe de trabalho.

- Introdução a Enfermagem - Fundamentos Básicos.

- Noções Básicas - Administração de medicamentos, nebulização, curativos.

- Sinais Vitais do paciente: pulso, respiração, temperatura, pressão arterial.

- Qualidade no atendimento: Atendimento ao público interno e externo, pessoalmente ou através do telefone.

CARGO: AUXILIAR ADMINISTRATIVO

ENSINO MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Concordância Verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras. Formas de Tratamento em correspondências oficiais.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1° e 2° Graus. Sistemas de 1° e de 2° Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Noções de Redação Oficial: Ofícios, comunicações Internas, Cartas, Requerimentos. Portarias. Atas. Ofícios. Memorandos e outros expedientes. Expedição e Distribuição de Correspondência. Noções Básicas de Relações Humanas. Noções de Controle de Material. Noções Básicas de Atendimento ao Público. Noções de Protocolo e Organização de Arquivo. Noções de utilização de equipamentos: máquina de calcular, máquina de reproduzir. Conhecimentos básicos em Windows, Word, Excel, Internet, Correio Eletrônico e Prática de Digitação. Princípios que regem a Administração Pública. Deveres e Direitos do Funcionário Público - arts. 39 a 41 da Constituição Federal. Noções de Administração Pública. A Ética no Serviço Público. Crimes contra a Administração Pública.

CARGO: FISCAL AMBIENTAL

ENSINO MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Concordância Verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras. Formas de Tratamento em correspondências oficiais.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1° e 2° Graus. Sistemas de 1° e de 2° Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Legislação Ambiental Federal, Estadual e Municipal. Identificação e atribuições dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais responsáveis pelo licenciamento, aspectos e impactos ambientais. Áreas de competência dos órgãos ambientais federais, estaduais e municipais. Auditoria ambiental: conceito, técnicas e práticas. Conceitos da Ciência da Conservação: conservação ambiental, preservação ambiental, poluição ambiental, biodiversidade, bioma, ecossistemas brasileiros, tipos de espécies biológicas. Fragmentação de habitats.

CARGO: FISCAL DE TRIBUTOS MUNICIPAIS

ENSINO MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. (Novo Acordo Ortográfico). Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras. Formas de Tratamento em correspondências oficiais.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1° e 2° Graus. Sistemas de 1° e de 2° Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Constituição da República Federativa do Brasil. Dos direitos e deveres individuais e coletivos (Titulo II, Capítulo I). Organização político-administrativa (Titulo III, Capítulo I). Impostos dos Municípios - Competência. Obrigação Tributária. Lançamento. Princípios que regem a Administração Pública. Poderes da Administração. Poder de Policia. Atributos do Ato Administrativo. Discricionariedade e vinculação. Espécies do ato administrativo. Código Tributário Nacional - Títulos II, III, Capítulo I, e Títulos IV, V e VI, Capítulo I. LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal. Sua implementação como Lei Complementar n° 101 de 04/05/2000. Antecedentes históricos. Objetivos. Repercussão nos atos fiscais contemporâneos. Direitos e Deveres do Funcionário Público. Noções de Relações Humanas. Crimes contra a Administração Pública.

CARGO: OPERADOR DE SISTEMA / SAAE

ENSINO MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Concordância Verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras. Formas de Tratamento em correspondências oficiais.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1° e 2° Graus. Sistemas de 1° e de 2° Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Noções básicas sobre saneamento; Tratamento e Distribuição de água potável; Sistema de Esgoto Sanitário; Técnicas adequadas para purificação de água bruta em água potável p/ abastecimento público; Conhecimento dos produtos químicos utilizados para tratamento de água; Conhecimento de reagentes utilizados para obtenção dos parâmetros de portabilidade; Conhecimento sobre elevatórias de água e esgoto.

CARGO: TÉCNICO EM LABORATÓRIO DE ANÁLISE CLÍNICA

ENSINO MÉDIO TÉCNICO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Concordância Verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras. Formas de Tratamento em correspondências oficiais.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1° e 2° Graus. Sistemas de 1° e de 2° Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Aspectos básicos / gerais: I. 1 - Conceito básico de doença, agente etiológico è meio ambiente; 1.2 - Conceito básico sobre os agentes de teste: sangue, urina, Fezes, sucos e líquidos orgânicos, escarros, exsudatos e transudatos; 1.3 - Conceito básico sobre técnicas / métodos: definição e objetivos; 1.4 - Importância do diagnóstico laboratorial no contexto clínico e epidemiológico de uma doença determinada. II. Aspectos relacionados com técnicas de diagnósticos aplicadas à clínica geral: 11.1 - Procedimentos fundamentais para exame de sangue: a) Hematologia: hemograma completo, VHS, contagem de plaquetas, contagem de reticulócitos, células "LE", tempo de coagulação, tempo de sangria, retração de coágulo, prova de resistência capilar; b) Bi oquímica: dosagens de glicose, uréia, creatina, sódio e potássio, ácido úrico, colesterol, triglicerídeos, lipídeos totais, cloretos, transaminases, bilirrubinas total e frações, fosfatase alcalina, proteínas totais e frações, amílase, cálcio, colinesterase, ferro sérico; c) Imunologia: imunofluorescência direta e indireta, reações de precipitação, floculação, hemmólise aglutinaçâo e ELISA; d) Banco de sangue: grupos sangüíneos, fator Rh, prova direta ou cruzada, anticorpos bloqueadores coombs direto e indireto; e) Bac­teriologia: esfregaço de sangue e hemocultura; f) Parasitologia: esfregaço, gota espessa; 11.2 - Procedimentos fundamentais para exame de Urina: a) Caracteres gerais: volume urinário, aspecto, odor, cor e densidade; b) Exame Bioquímico: pH, proteínas, glicose, corpos cetônicos, pigmentos biliares, urobilinogênio e Hemoglobina; c) Sedimento urinário: pi6citos, hemácias, cilindros, cristais, filamentos e muco e flora bacteriana; 11.3 - Procedimentos fundamentais para exame de fezes - a) Métodos empregados: (Hoffmann, Ritchie, Faust, Baermann, Rugai, fita adesiva, b) Ciclo evolutivo dos protozoários e helmintos de interesse para a Saúde Pública do Brasil, c) Helmintos intestinais das seguintes classes: nemaltelmintos e platelmintos (trematódeos e cestódeos): nemaltelmintos (Enterobius vermicularis, Trichura trichiuris, Ascaris Lumbricoides, Ancylostimidae e Strongyloides stercoralis); Trematódeos (Shistosoma mansoni); Cestódeos Menia solium, Taenia saginata, Hymenolepis nana, Hymenolepis diminuta); d) Protozoários intestinais (Trofozoítos e Cistos): Amebas (Entamoeba histolytica, Dientamoeba fragilis, Iodamoeba butschlii, Endolimax nana): Flagelados (Giardia Lamblia); Ciliados, (Relantidium coli); Coccídeos (Isospora belli, Sarcocystis sp.); 11.4 - Procedimentos fundamentais para exame de escarro: baciloscopia; 11.5 - Procedimentos fundamentais para exame de outros líquidos: LCR, líquido sinovial e outros semelhantes; 11.6 - Procedimentos fundamentais para colorações: GRAM, ZIEHLNIELSEN, tinta da china; 11.7 - Procedimentos fundamentais para o isolamento dos diversos agentes etiológicos (bactérias, vírus, fungas e parasitas): a) culturas, b) inoculação em animais de experimentação. IIQ. Biossegurança: III.1 - Conceitos e aspectos gerais; 111.2 - Área física e Infra-estrutura; 111.3 - Manipulação de instrumentos de laboratório; 111.4 - Manipulação de amostras; 111.5 - Uso de equipamento individual de proteção (EPI). Deveres do Funcionário Público.

CARGO: TÉCNICO EM ENFERMAGEM

ENSINO MÉDIO TÉCNICO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Concordância Verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras. Formas de Tratamento em correspondências oficiais.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1° e 2° Graus. Sistemas de 1° e de 2° Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Procedimentos técnicos relacionados com a satisfação das necessidades de conforto e segurança do paciente. Limpeza da unidade. Higiene do paciente. Massagem de conforto. Posições para exames. Transporte do paciente. Assistência ao paciente em fase terminal. Procedimentos técnicos no auxílio ao diagnóstico e tratamentos diversos. Sinais vitais. Coleta de materiais para exame. Medicação: cálculo, vias, diluição e dosagens. Insulinoterapia. Processo cicatricial e técnicas de curativos e bandagens. Crioterapia e termoterapia. Cuidados de enfermagem em procedimentos técnicos específicos. Drenagem postural. Nebulização. Inalação. Tapotagem. Oxigenoterapia. Aspiração de secreções. Sondagens. Manobras de ressuscitação cardiopulmonar. Conceito de assepsia e anti-sepsia. Esterilização: métodos físicos e químicos. Classificação das cirurgias segundo o potencial de contaminação. Controle e prevenção da infecção hospitalar. Assistência de enfermagem na unidade cirúrgica. Princípios que regem a Administração Pública. Deveres e Direitos do Servidor Público - Arts. 39 a 41 da Constituição Federal. O Estatuto do Idoso. Código de Ética do profissional de Enfermagem. Crimes contra a Administração Pública.

CARGO: FISCAL DE OBRA

ENSINO MÉDIO COM CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Concordância Verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras. Formas de Tratamento em correspondências oficiais.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1° e 2° Graus. Sistemas de 1° e de 2° Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Atualidades; Conhecimentos Gerais. Noções de cidadania. As pessoas e as organizações. Qualidade no atendimento ao público. Conceito de atendimento de cliente. Atendimento personalizado. Forma de atendimento ao público. Finalidades da Fiscalização. A "Medida". A armação. A concretagem. Redes de água e esgoto. Galerias. Ferramentas. Metragem. Cubicagem. Recebimento Definitivo. Hierarquia. Princípios básicos da Administração Pública. Poder de Polícia. Atos Administrativos. Servidores públicos. Cargos públicos. Deveres e Responsabilidades do servidor. Fatos e atos jurídicos. Constituição da República Federativa do Brasil. Princípios fundamentais. Direitos e deveres individuais e coletivos. Impostos. Taxas;. Contribuição de Melhoria. Incidência tributária. Fato Gerador do Tributo. Competência tributária. Isenção. Imunidade.

CARGO: TÉCNICO EM INFORMÁTICA

ENSINO MÉDIO TÉCNICO

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação. Divisão de sílabas. Crase. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Colocação pronominal. Pronomes de Tratamento. Concordância verbal e nominal. Concordância Verbal e nominal. Sinônimo e antônimo. Sentido próprio e figurado das palavras. Formas de Tratamento em correspondências oficiais.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1° e 2° Graus. Sistemas de 1° e de 2° Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Instalação, utilização e manutenção de hardwares e softwares. Conhecimentos e domínio do uso de ferramentas de softwares para microcomputadores e aplicativos para elaboração de textos. Planilhas eletrônicas e banco de dados. Conhecimentos de instalação e manutenção de redes de computadores. Conhecimentos de proteção e de segurança de sistemas. Sistemas operacionais. Internet e Intranet.

CARGO: NUTRICIONISTA

ENSINO SUPERIOR

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Concordância Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Princípios básicos da nutrição. Glicídios. Gorduras e outros lipídios. Proteínas. Metabolismo hídrico e mineral. Vitaminas lipossolúveis. Vitaminas hidrossolúveis. Energia. Utilização de nutrientes: digestão, absorção e metabolismo. Estabelecimento de normas e padrões nutricionais. Planejamento alimentar familiar. Processo de orientação nutricional. A nutrição nos períodos críticos do ciclo vital. Crescimento e desenvolvimento. Nutrição na gestação e na lactação. Nutrição na primeira e segunda infâncias. Nutrição para crianças e adolescentes. Nutrição em geriatria. Desnutrição. Dietoterapia. Alimentação do paciente no hospital. Composição dos alimentos. Problemas dos deficientes físicos quanto à auto-alimentação. Dietoterapia nas doenças gastrintestinais. Rotinas dietoterápicas nas cirurgias e dietoterapia do queimado. Controle de peso. Diabetos mellitus. Aterosclerose. Enfermidade cardiovascular. Enfermidade cardiovascular. Enfermidade renal; nefrolitíase. Enfermidades hepáticas. Dietoterapia infantil. Erros inatos do metabolismo. Sistema Único de Saúde - SUS.

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL

ENSINO SUPERIOR EM ASSISTÊNCIA SOCIAL

PORTUGUÊS: Interpretação de textos literários e não-literários. Significação das palavras: polissemia, homonímia, sinonímia, paronímia. Conotação e denotação. Ortografia. Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Verbos: emprego de tempos e modos. Pronomes: emprego e colocação. Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos. Literatura: funções da linguagem. Noções de teoria da literatura. Versificação. Gêneros literários. Estilos de época na literatura brasileira, Figura de Estilo, Gêneros Literários, Escolas Literárias Brasileiras, Periodicidade e Características, Produção Literária e Contemporânea.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Estado e Políticas Sociais: questões teóricas e históricas. Seguridade Social e LOAS. Política de Saúde e SUS: perfil histórico da assistência à saúde. Reforma sanitária. Caracterização organizacional e política do Sistema de Saúde e dilemas sócio-institucionais. Trabalho coletivo em saúde e interdisciplinaridade. Fundamentos históricos e teórico-metodológico do Serviço Social. Instituições: saberes, estratégias e práticas. SUS e Serviço Social. Via de acesso aos serviços das políticas sociais e ações. Instituições: Espaço Profissional. Serviço Social e Assistência Social. Cidadania. Serviço Social e Relações no Trabalho. Ética Profissional. O Código de Seguridade Social. O Estatuto da Criança e do Adolescente. O Estatuto do Idoso.

CARGO: ADVOGADO

ENSINO SUPERIOR EM DIREITO

PORTUGUÊS: Interpretação de textos literários e não-literários. Significação das palavras: polissemia, homonímia, sinonímia, paronímia. Conotação e denotação. Ortografia. Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Verbos: emprego de tempos e modos. Pronomes: emprego e colocação. Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos. Literatura: funções da linguagem. Noções de teoria da literatura. Versificação. Gêneros literários. Estilos de época na literatura brasileira, Figura de Estilo, Gêneros Literários, Escolas Literárias Brasileiras, Periodicidade e Características, Produção Literária e Contemporânea.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Direito Constitucional

A Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988: Princípios Fundamentais: fundamentos e objetivos da República Federativa do Brasil. Direitos e Garantias Fundamentais: direito e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, direitos políticos. Organização do Estado: organização político-administrativa: a União, os Estados, o Município, o Distrito Federal e os Territórios. Administração Pública: disposições gerais e princípios, servidores públicos civis e militares. Poderes da União. Poder Legislativo: O Congresso Nacional e suas atribuições, A Câmara dos Deputados. O Senado Federal. O Processo Legislativo. A Fiscalização Contábil Financeira e Orçamentária. O Poder Judiciário: disposições gerais. O Supremo ¨Tribunal Federal. O Supremo Tribunal de Justiça. Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais. Tribunais e Juízes dos Estados. Funções essenciais à Justiça. Sistema Tributário Nacional: princípios gerais. Limitações do poder de tributar; impostos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: repartição das receitas tributárias. Finanças Públicas: normas gerais: orçamentos. Ordem Econômica e Financeira: princípios gerais da atividade econômica; política urbana; política agrícola e fundiária e reforma agrária; sistema financeiro nacional. Ordem Social: seguridade social; educação; cultura e desporte; ciência e tecnologia, comunicação social; meio ambiente; a família, a criança, o adolescente e o idoso; os índios. Disposições Constitucionais Gerais.

Direito Administrativo

Conceito, fontes e princípios de Direito Administrativo Administração Pública: Estrutura Administrativa: conceito. Elementos, poderes; organização órgãos públicos; agentes públicos. Atividades Administrativas: conceitos, natureza, fins e princípios básicos, poderes e deveres do administrador público. Uso e abuso do poder. Poderes Administrativos: poder vinculado, poder discricionário, poder hierárquico, poder disciplinar, poder regulamentar, poder de polícia. Atos administrativos: conceito e requisitos, atributos, classificação, espécies. Anulação e revogação, efeitos. Organização Administrativa Brasileira: administração direta e indireta; centralização e descentralização. Licitações e Pregão (Leis n° 8.666/93 e 8.883/94, Lei n° 10.520/02, Decreto n° 3.555/00): conceitos, princípios, objeto e finalidade; obrigatoriedade, dispensa e inexigibilidade; modalidades; procedimentos e fases; revogação e anulação (fundamentos, iniciativa e efeitos decorrentes). Comissão Permanente de Licitações (constituição e responsabilidade). Contratos Administrativos: Conceito, características e principais tipos: Reajuste de Preços: Correção Monetária: Reequilíbrio Econômico e Financeiro, Servidor Público - Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis ( Lei n° 8.112 de 11/12/90 - DOU de 12/12/90, alterada pelas leis n° 8.270 DE 17/12/91 - DOU de 18/12/91, 8.647 de 13/04/93 - DOU de 14/04/93 e 8.688, de 21/07/93 - DOU de 23/07/93).

DIREITO CIVIL: Nulidade e Ineficácia do Ato Jurídico. Bens: Classificação. Fatos: Atos e Negócio Jurídico. Prescrição e Decadência. Obrigações. Classificação. Cláusula Penal. Pagamento, Extinção. Pagamento Indevido. Mora. Inexecução de Obrigações. Transferência de Obrigações. Teoria da Imprevisão: Caso Fortuito e Força Maior. Contratos: Formação. Extinção Resolução. Distrato. Arrependimento. Contrato Preliminar. Compromisso. Vícios Redibitórios. Evicção. Compra e Venda. Locação. Empreitada. Empréstimo. Depósito. Seguros. Fianças. Leasing. Ato Ilícito. Abuso de Direito. Responsabilidade Civil e sua Liquidação. Teoria da Aparência. Posse. Propriedades. Direitos Reais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL: Ação: Condições. Conexão. Concurso e Cumulação. Intervenção de Terceiros. Assistência Qualificada. Fatos e Atos Processuais, Forma, Lugar e Tempo. Nulidade, Inexistência, Invalidade e Ineficácia. Resposta do Réu. Execuções. Reconvenção. Prova: Meios de Provas e Procedimentos Probatórios. Recurso Especial. Processo de Conhecimento. Processo Cautelar, Procedimentos Especiais de Jurisdicação Contenciosa e Voluntária: Arbitragem. Liquidação de Sentença. Execução. Execução Contra a Fazenda Pública. Execução Fiscal. Embargos. Ação de Desapropriação. Recurso Extraordinário AI/STJ/ e AI/STF. Ação Civil Pública. Controle Jurisdicional da Constitucionalidade das Leis e Atos do Poder público.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CARGO: ENFERMEIRO

ENSINO SUPERIOR EM ENFERMAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Concordância Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Ética e Legislação Profissional; Princípios do Código. Leis e Decretos que regulamentam o exercício profissional e os direitos do cliente. Administração das Assistências de Enfermagem. Assistência de Enfermagem nas doenças infecto-contagiosas. Assistência de enfermagem aos pacientes em situações clínicas cirúrgicas relativas aos sistemas: cardiovascular, gastrointestinal, respiratório, renal, músculo-esquelético, neurológico e endócrino. Atuação do enfermeiro no centro cirúrgico e centro de material e esterilização; atuação do enfermeiro na prevenção e controle de infecção hospitalar; assistência da enfermagem na terceira idade. Assistência da enfermagem em saúde mental. Saúde coletiva. Programa nacional de imunização. Política nacional de saúde. Indicadores de saúde. Vigilância sanitária. Saúde ocupacional. Programas de saúde. Enfermagem na saúde da mulher; enfermagem na saúde da criança; aleitamento materno. Aborto legal. Atenção básica: saúde da mulher (pré-natal, prevenção de câncer de colo de útero, prevenção de câncer de mama. Planejamento familiar. Saúde da criança (vigilância nutricional, imunização, assistência às doenças prevalecentes na infância). Controle da tuberculose; eliminação da hanseníase; controle da hipertensão arterial; controle da diabetes melittus. Saúde bucal. Conhecimento sobre epidemiologia, patologia, diagnóstico e profilaxia da malária, doenças de chagas, leishmaniose, febre amarela dengue, tuberculose, raiva e esquistossomose. Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde (NOB/96) e Norma Operacional da Assistência à Saúde/SUS (NOAS/SUS 01/2001).

CARGO: FARMACÊUTICO / BIOQUÍMICO

ENSINO SUPERIOR EM FARMÁCIA / BIOQUÍMICA

PORTUGUÊS: Interpretação de textos literários e não-literários. Significação das palavras: polissemia, homonímia, sinonímia, paronímia. Conotação e denotação. Ortografia. Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Verbos: emprego de tempos e modos. Pronomes: emprego e colocação. Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos. Literatura: funções da linguagem. Noções de teoria da literatura. Versificação. Gêneros literários. Estilos de época na literatura brasileira, Figura de Estilo, Gêneros Literários, Escolas Literárias Brasileiras, Periodicidade e Características, Produção Literária e Contemporânea.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Farmacodinâmica; Anatomia e Fisiologia Humana; Farmacotécnica; Química Farmacêutica; Deontologia (Legislação Farmacêutica); Conhecimentos básicos sobre Farmácia; Vigilância Sanitária: Portaria 344/98, Portaria 06/99; Noções de Anatomia e Fisiologia Humana; O laboratório de Bioquímica; Padronização e Controle de qualidade em Bioquímica; Fotometria; Obtenção de amostras; Eletroforese; Imunoeletroforese e Cromatografia; Determinações bioquímicas; Enzimologia Clínica; Provas funcionais; Análise de urina; Análise de cálculos; Líquido sinovial; Interferentes; Automação; Mecanismos Microbiológicos; Meios de cultura; Esterilização em Laboratório de Análise Clínica; Colorações; Coproculturas; Cultura de Materiais Geniturinários; Cultura de Materiais da Garganta e Escarro; Hemoculturas; Exames do líquido cefalorraquidiano; Antibiograma; Autovacinas; A Bacteriologia de Anaeróbicos; Reação de Precipitação; Reação de Aglutinação; Reação de Hemólise; Técnicas de Imunofluorescência; Coleta de sangue; Estudo de elementos figurados do sangue; Estudo dos glóbulos vermelhos; Imuno-hematologia; Hemostasia; Protozooses intestinais e cavitárias do homem; Parasitoses sangüíneas e fissulares; Diagnóstico das helmintíases intestinais; Técnicas para diagnósticos das micoses; Micoses de localização superficial; Micoses profundas; Micoses sistêmicas.

CARGO: MÉDICO VETERINÁRIO

ENSINO SUPERIOR EM MEDICINA VETERINÁRIA

PORTUGUÊS: Interpretação de textos literários e não-literários. Significação das palavras: polissemia, homonímia, sinonímia, paronímia. Conotação e denotação. Ortografia. Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Verbos: emprego de tempos e modos. Pronomes: emprego e colocação. Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos. Literatura: funções da linguagem. Noções de teoria da literatura. Versificação. Gêneros literários. Estilos de época na literatura brasileira, Figura de Estilo, Gêneros Literários, Escolas Literárias Brasileiras, Periodicidade e Características, Produção Literária e Contemporânea.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Processamento tecnológico de produtos de origem animal: Tecnologia de carnes e derivados (bovinos, suínos e aves): cuidados "ante-mortem"; alterações "post-mortem"; cuidados no abate; processos físicos e químicos de conservação. Tecnologia de leite e produtos lácteos: cuidados na obtenção higiênica do leite; fases tecnológicas do beneficiamento; produtos lácteos - fases tecnológicas. Inspeção Sanitária de produtos de Origem Animal: inspeção sanitária de carnes e derivados (bovinos, suínos e aves); técnica de inspeção "ante e post-mortem"; critérios de julgamento na inspeção; higiene das operações de matança; inspeção e julgamento de carcaças e vísceras; particularidades da inspeção sanitária; alterações das carnes e derivados; matança de emergência; higiene nas indústrias e do pessoal; higiene da água de abastecimento. Inspeção sanitária de pescados e derivados: higiene na manipulação na indústria e comércio; composição química e alterações do pescado; inspeção dos produtos conservados e preservados; legislação e julgamento tecnológico e sanitário. Inspeção sanitária de leite e produtos lácteos: cuidados higiênicos-sanitários na obtenção; cuidados no beneficiamento e demais operações; flora microbiana patogênica e alterações; classificação e funcionamento dos estabelecimentos; mérito higiênico-sanitário dos processos de conservação; rotina de inspeção sanitária; fraudes e adulterações; legislação e critérios de julgamento. Controle Físico - Químico e Microbiológico: Higiene e Saúde Pública Veterinária: inspeção e fiscalização dos estabelecimentos industriais e comerciais. Doenças de animais transmissíveis ao homem e de interesse sanitário: zoonoses; epidemiologia e investigação epidemiológica; medidas de controle, prevenção das zoonoses. Toxinfecções e envenenamentos alimentares. Doenças veiculadas por águas ou alimentos. Epidemiologia e investigação epidemiológica. Medidas de controle. Deontologia.

CARGO: PSICÓLOGO

ENSINO SUPERIOR EM PSICOLOGIA LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Concordância Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Processos Psicológicos: Percepção, Memória e motivação. Percepção: Para que serve a percepção; atenção seletiva; organização perceptiva; percepção e sensação. Memória: codificação, armazenamento, recuperação e construção. Motivação: Conceitos motivacionais, instintos, motivação de realização, fontes de motivação de realização e motivação intrínseca e realização.

Psicologia do Desenvolvimento e Escolar: O desenvolvimento da criança e as relações nos anos pré-escolares e escolares. Desenvolvimento psicológico e processos educacionais: do estudo do desenvolvimento ao estudo da educação. Desenvolvimento, cultura, educação e escolarização. A construção do conhecimento nas relações interpessoais: a concepção construtivista. A inteligência segundo Piaget: fases do desenvolvimento cognitivo. Distúrbios Psicológicos: Definição de distúrbios psicológicos. Classificação dos distúrbios psicológicos.

Distúrbios de ansiedade, fobias, Transtorno - Obsessivo Compulsivo, distúrbios dissociativos, distúrbios de ânimo, distúrbio bipolar, esquizofrenia e fatores psicológicos.

Distúrbios de personalidade anti-social. O desenvolvimento da personalidade na adolescência: A construção da identidade. As relações sociais. O juízo e o raciocínio moral. Terapias psicológicas: Objetivos e métodos das principais psicoterapias: psicanálise, terapias humanistas, terapia comportamental, terapia cognitiva e terapias de Grupo e de Família. Estresse e Saúde: O que é estresse. Estresse e fatores estressantes. Modificação de comportamentos relacionados a doenças. O Estatuto da Criança e do Adolescente. O estatuto do Idoso.

CARGO: ARQUITETO

ENSINO SUPERIOR EM ARQUITETURA

PORTUGUÊS: Interpretação de textos literários e não-literários. Significação das palavras: polissemia, homonímia, sinonímia, paronímia. Conotação e denotação. Ortografia. Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Verbos: emprego de tempos e modos. Pronomes: emprego e colocação. Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos. Literatura: funções da linguagem. Noções de teoria da literatura. Versificação. Gêneros literários. Estilos de época na literatura brasileira, Figura de Estilo, Gêneros Literários, Escolas Literárias Brasileiras, Periodicidade e Características, Produção Literária e Contemporânea.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Planejamento urbano: conhecimentos teóricos e práticos, materiais e técnicas de construção, sistemas estruturais, instalações prediais. Serviços públicos em geral: conhecimentos teóricos e práticos. Obras públicas: projeto e execução, conhecimentos teóricos e práticos, metodologia do projeto arquitetônico, elementos de acessibilidade a edificações e espaços urbanos. Obras civis - particulares: legislação pertinente (análise de projetos e execução). Ética profissional e competência profissional. Conhecimentos técnicos específicos da profissão. Conhecimentos específicos das disciplinas obrigatórias do curso de formação. Arquitetura moderna e contemporânea. Arquitetura brasileira: do período colonial à contemporaneidade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CARGO: ODONTÓLOGO

GRADUAÇÃO EM MEDICINA,COM REGISTRO DE CLASSE E TÍTULO DE ESPECIALISTA

PORTUGUÊS: Interpretação de textos literários e não-literários. Significação das palavras: polissemia, homonímia, sinonímia, paronímia. Conotação e denotação. Ortografia. Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Verbos: emprego de tempos e modos. Pronomes: emprego e colocação. Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos. Literatura: funções da linguagem. Noções de teoria da literatura. Versificação. Gêneros literários. Estilos de época na literatura brasileira, Figura de Estilo, Gêneros Literários, Escolas Literárias Brasileiras, Periodicidade e Características, Produção Literária e Contemporânea.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Odontologia social: Saúde Bucal, Saúde Pública e Odontologia Social. Políticas de recursos humanos em odontologia. Educação em saúde bucal. Epidemiologia aplicada à odontologia. Níveis de prevenção e de aplicação. Cariologia: etiologia da doença cárie. Histopatologia da cárie dental. Diagnóstico da doença cárie. Prevenção e controle da doença cárie. Dentística: princípios de preparo cavitário. Materiais protetores do complexo dentino-pulpar. Materiais restauradores diretos. Cirurgia: cirurgia oral menor. Procedimentos em anestesia odontológica. Diagnóstico e tratamento das patologias e infecções odontogênicas. Material e instrumental. Princípios de cirurgia buco-maxilo facial. Emergências médicas e traumatologia em odontologia. Periodontia: anatomia do periodonto. Etiologia da doença periodontal. Prevenção, controle e tratamento da doença periodontal. Farmacologia: terapêutica medicamentosa na rotina de tratamento das principais infecções bucais e estruturas anexas. Terapêutica de emergências e urgência em odontologia. Sedação. Biossegurança: esterilização e desinfecção. Normas de biossegurança. Patologia e diagnóstico oral: procedimentos no diagnóstico oral. Exames clínicos e exames complexos. Semiologia bucal. Semiologia do câncer bucal. Lesões e condições cancerizáveis. Radiologia: técnicas radiográficas intra e extra-orais. Efeitos biológicos dos raios-x. Interpretações radiográficas. Endodontia: traumas dentários. Emergências em endodontia. Odontopediatria: dentição mista. Psicologia aplicada ao atendimento da criança. Paciente especial: diagnóstico e tratamento de pacientes portadores de necessidades especiais. Ética odontológica. Oclusão: anatomia funcional. Etiologia e identificação dos distúrbios funcionais do sistema mastigatório.

PROFESSOR /MAGISTÉRIO BÁSICO

ESCOLARIDADE: FORMAÇÃO MÍNIMA EM MAGISTÉRIO LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de Textos. Aspectos gramaticais. Fonética: vogais e consoantes, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos e silabas. Morfologia: classe das palavras-substantivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição. Emprego dos verbos. Sintaxe: frase. Oração. Período simples e composto. Coordenação e Subordinação. Termos essenciais da oração. Termos integrantes da oração: objeto direto, objeto indireto, agente da passiva, complemento nominal e verbal; termos acessórios da oração: adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto, vocativo. Sintaxe de concordância: concordância nominal e concordância verbal. Sintaxe de colocação: colocação de pronomes. Ortografia. Acentuação. Crase Pontuação. Semântica: significação das palavras, sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, polissemia, denotação e conotação.

MATEMÁTICA

Números reais, inteiros e racionais. Operações. Problemas. Números e grandezas proporcionais. Razão e proporção. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Equações e inequações do 1° e 2° Graus. Sistemas de 1° e de 2° Graus. Problemas. Progressões Aritméticas e Geométricas. Análise Combinatória. Probabilidade. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Sistema legal de unidades de medida. Conjuntos: identificação e uso, pertinência, inclusão e operações. Sistema de numeração: numerais decimais, numeração romana. MDC e MMC. Frações ordinárias, operações, problemas, números decimais, transformação, operações.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Planejamento. Fases. Divisões. Diferentes corrente pedagógicas e suas concepções de Educação. Pedagogia Tradicional. Pedagogia Tecnicista. Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire. Pedagogia crítico - social dos conteúdos. Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Fundamental. Organização curricular; a interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos. Avaliação da Aprendizagem: diferentes concepções e principais formas de avaliação. Temas Transversais. Educação e Pluriculturalidade: o respeito às diferenças. As relações da escola com a família. Compromisso da Educação Pública com a sociedade. Gestão democrática, colegiados escolares e participação da comunidade na vida escolar. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394 de 20/12/1996. O Estatuto da Criança e do Adolescente. A Educação na Constituição Brasileira de 1988.

ANEXO V

PROGRAMAS DOS CARGOS DO QUADRO DE CADASTRO RESERVA

CARGO: ANALISTA DE CONTROLE INTERNO

ENSINO SUPERIOR NA ÁREA

PORTUGUÊS: Interpretação de textos literários e não-literários. Significação das palavras: polissemia, homonímia, sinonímia, paronímia. Conotação e denotação. Ortografia. Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Verbos: emprego de tempos e modos. Pronomes: emprego e colocação. Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos. Literatura: funções da linguagem. Noções de teoria da literatura. Versificação. Gêneros literários. Estilos de época na literatura brasileira, Figura de Estilo, Gêneros Literários, Escolas Literárias Brasileiras, Periodicidade e Características, Produção Literária e Contemporânea.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: RACIOCÍNIO LÓGICO-QUANTITATIVO E NOÇÕES DE ESTATÍSTICA. NOÇÕES DE ECONOMIA E MATEMÁTICA FINANCEIRA . NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL E TRIBUTÁRIO. NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO. CONTROLE INTERNO. AUDITORIA. CONTABILIDADE PÚBLICA. CONTABILIDADE GERAL E CUSTOS. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA, ORÇAMENTÁRIA E RESPONSABILIDADE FISCAL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CARGO: ENGENHEIRO AGRÔNOMO

ENSINO SUPERIOR EM ENGENHARIA AGRÔNOMA

PORTUGUÊS: Interpretação de textos literários e não-literários. Significação das palavras: polissemia, homonímia, sinonímia, paronímia. Conotação e denotação. Ortografia. Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Verbos: emprego de tempos e modos. Pronomes: emprego e colocação. Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos. Literatura: funções da linguagem. Noções de teoria da literatura. Versificação. Gêneros literários. Estilos de época na literatura brasileira, Figura de Estilo, Gêneros Literários, Escolas Literárias Brasileiras, Periodicidade e Características, Produção Literária e Contemporânea.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Conhecimentos de Agroecologia: Conceitos e princípios de agroecologia. O conceito de agroecossistema: estrutura e funcionamento. Fatores associados aos sistemas vegetais e animais em suas relações com o meio ambiente. Manejo ecológico dos solos. Princípios básicos de ecologia da população vegetal. Fluxos de energia e nutrientes na agricultura. Interações, diversidade e estabilidade em agroecossistemas. A transição da agricultura convencional à agricultura ecológica. . Defesa Sanitária Vegetal: Sintomatologia e diagnose. Ciclo das Relações patógeno/hospedeiro. Controle e Manejo de Doenças. Grupo de doenças: Damping-off; Podridões de raiz e colo; Manchas foliares; Míldios e Oídios; Ferrugens; Galhas fúngicas e bacterianas; Viroses; Principais pragas de plantas cultivadas na região de São Carlos; Métodos de controle de pragas; Manejo Integrado de Pragas (MIP); Pragas de produtos agrícolas armazenados. Produtos fitossanitários: utilização, toxicologia e legislação específica. . Agrotóxicos: Conceito e características dos produtos. Classificação toxicológica. Procedimentos e cuidados no registro, produção, embalagem, rotulagem, comercialização e armazenamento. Avaliação da periculosidade ambiental. Impacto do uso de agrotóxicos no ambiente. Controle Biológico: Principais agentes - grupos e características. Métodos de controle biológico. Planejamento e implantação de programas de controle biológico. Controle de qualidade de agentes de controle biológico. Importação, exportação e regulamentação de agentes de controle biológico. Irrigação e Drenagem: Avaliação da necessidade de irrigação. Tipos de sistemas de irrigação. Critérios de seleção. Eficiência dos diferentes métodos de irrigação. Manejo da irrigação. Cálculo das principais variáveis em projetos de irrigação por aspersão, sulcos e inundação. Avaliação da necessidade de drenagem. Tipos de sistemas de drenagem. Critérios para dimensionamento de sistemas de drenagem agrícola. Drenagem de baixo custo (métodos alternativos). Cálculo das principais variáveis em projetos de drenagem superficial e subsuperficial. . Olericultura: Manejo da irrigação de hortaliças. Nutrição mineral de hortaliças. Manejo de plantas daninhas em hortaliças. . Mecanização Agrícola: Tratores agrícolas. Máquinas e equipamentos de tração animal e tratorizada: caracterização; regulagens, capacidade operacional e manutenção. Seleção e planejamento de uso de sistemas mecanizados. . Criações: Espécie e indivíduo. Aptidão, função e produto. Grupos raciais. Índices zootécnicos. Sistemas de produção e seu impacto ao meio ambiente. Introdução de espécies exóticas. Nichos ecológicos. Aspectos econômicos da criação de animais. . Manejo das espécies domésticas nas diversas fases de criação: Manejo de peixes. Manejo de aves. Manejo de suínos. Manejo de bovinos de corte. Manejo de bovinos de leite. Manejo de ovinos e caprinos. . Instalações, equipamentos e ambiência: Máquinas envolvidas na produção animal. Dimensionamento de instalações para animais. Localização, instalações e equipamentos para a produção animal. Higiene das instalações. Manejo de dejetos. Bem estar animal.

CARGO: ENGENHEIRO AMBIENTAL OU BIÓLOGO

ENSINO SUPERIOR EM ENGENHARIA AMBIENTAL OU CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

PORTUGUÊS: Interpretação de textos literários e não-literários. Significação das palavras: polissemia, homonímia, sinonímia, paronímia. Conotação e denotação. Ortografia. Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Verbos: emprego de tempos e modos. Pronomes: emprego e colocação. Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos. Literatura: funções da linguagem. Noções de teoria da literatura. Versificação. Gêneros literários. Estilos de época na literatura brasileira, Figura de Estilo, Gêneros Literários, Escolas Literárias Brasileiras, Periodicidade e Características, Produção Literária e Contemporânea.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Leis da conservação da massa e da energia; A energia e o meio ambiente; Ciclos biogeoquímicos; Ecossistemas; A dinâmica das populações; Política de Meio Ambiente; Direito ambiental e legislação de meio ambiente; Responsabilidade civil, administrativa e penal em matéria ambiental; Áreas especialmente protegidas; Licenciamento ambiental: Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIAIRIMA); Aspectos técnicos e jurídicos de temas como certificação ambiental e poluição em suas diversas formas e meios; Gestão e uso de recursos hídricos; Noções de hidrologia, qualidade da água, poluição hídrica e tecnologias de tratamento dos efluentes; Princípios de Economia Ambiental; Biossegurança; Desenvolvimento Sustentável; Noções de geologia, conservação de solos; Conservação, manejo e uso dos recursos naturais renováveis; Degradação e poluição ambiental; Manejo e tratamento de resíduos; Diversidade biológica; Agricultura sustentável; Caça, pesca e extrativismo vegetal; Geografia física e humana; Zoneamento ecológico-econômico; Educação ambiental.

CARGO: ENGENHEIRO CIVIL

ENSINO SUPERIOR EM ENGENHARIA CIVIL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Concordância Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Topografia: Dados técnicos para projeto. Levantamento planialtimétricos. Perfis e curvas de Ensino. Projetos (elementos necessários à execução de uma edificação). Arquitetônico. Estrutural. Instalações elétricas. Instalações hidráulicas. Solos. Tipos. Características e classificação dos solos. Exploração do subsolo - interpretação de sondagens. Fundações e obras de terra. Tipos e aplicação. Obras de contenção (conhecimento). Muros de arrimo (cálculo). Planejamento e análise de custos. Levantamentos quantitativos. Orçamento (composição de preços). Determinação de índices de consumo. Cronograma físicofinanceiro. Especificações. Instalações prediais. Hidrossanitárias. Elétricas. Telefônicas. Estrutura. Elementos estruturais. Materiais e ensaios. Tecnologia do concreto (lançamento, cura e etc). Cobertura. Tipos. Materiais envolvidos. Detalhes da estrutura.

CARGO: FISIOTERAPEUTA

ENSINO SUPERIOR EM FISIOTERAPIA

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Concordância Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Anatomofisiologia do sistema respiratório. Principais doenças pulmonares - avaliação e tratamento fisioterápico. Anatomia do aparelho cardiovascular. Principais afecções cardiovasculares, avaliação e tratamento. Anatomofisiologia dos sistemas nervoso central e periférico. Principais patologias neurológicas, avaliação e tratamento. Principais doenças neurológicas infantis, sua avaliação e tratamento fisioterápico. Desenvolvimento motor normal. Principais distúrbios músculo-esquelético da infância. Doenças do aparelho respiratório infantil. Tratamento fisioterápico. Anatomia do aparelho locomotor. Principais lesões traumato-ortopédicas e seu tratamento fisioterápico. Doenças do sistema conjuntivo. Pré e pós-operatório de cirurgia ortopédica. Alterações fisiológicas da gravidez. Fisioterapia no pré e pós-parto. Atividade física na terceira idade. Alterações do organismo com o envelhecimento. AVC - Tratamentos. Doenças Ósseas. Paraplegia. Órtese e Prótese. Eletroterapia. Ultra-Som. Utilização de laser. Hidroterapia. Terapia Ocupacional. Programa de Atenção Básica à Saúde. Sistema Único de Saúde. Código de Ética Profissional. Deveres do Fisioterapeuta.

CARGO: FONOAUDIÓLO

ENSINO SUPERIOR EM FONOAUDIOLOGIA

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Concordância Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Conceito de Linguagem: (Diferentes Enfoques; Linguagem Humana Normal e Desenvolvimento de Linguagem), Evolução da Linguagem: (Aspectos Morfológico e Sintáticos; Evolução da Escrita; Aquisição e Desenvolvimento das Noções de Corpo/espaço/tempo), Anamnese: (Visão geral no Processo Diagnóstico; Estágio de Observação), Avaliação Fonoaudiológica: (Avaliação da Linguagem; Avaliação da Motricidade Oral; Avaliação da Voz; Estágio de Observação), Diagnóstico: (Manifestações Etiológicas; Sindrômicas; Fisiológicas e dos Distúrbios da Comunicação Oral e Escrita), Terapia dos Distúrbios da Comunicação Oral e Escrita, Fonoaudiologia Preventiva.

CARGO: MÉDICO CARDIOLOGISTA

Graduação em Medicina,com registro de Classe e Título de Especialista

PORTUGUÊS: Interpretação de textos literários e não-literários. Significação das palavras: polissemia, homonímia, sinonímia, paronímia. Conotação e denotação. Ortografia. Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Verbos: emprego de tempos e modos. Pronomes: emprego e colocação. Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos. Literatura: funções da linguagem. Noções de teoria da literatura. Versificação. Gêneros literários. Estilos de época na literatura brasileira, Figura de Estilo, Gêneros Literários, Escolas Literárias Brasileiras, Periodicidade e Características, Produção Literária e Contemporânea.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Política de Saúde: Legislação referente ao SUS. Código de Ética Médica. Preenchimento da declaração de óbito. Conhecimentos específicos: Hipertensão primária e secundária. Eletrocardiograma patológico. Insuficiência cardíaca - diagnóstico e tratamento. Valvulopatias. Cardiopatias congênitas. Cardiopatia e gravidez. Insuficiência coronariana. Marca-passo. Afecções da aorta. Arritmias cardíacas. Dislipedimia. Reanimação cardiovascular. M.A.P.A.: Monitorização ambulatorial da pressão arterial. O trabalho na urgência e emergência. Lei 8.080 de 19/09/90. Lei 8.142 de 28/12/90. Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde - NOB- SUS de 1996. Norma Operacional da Assistência a Saúde/SUS - NOAS-SUS 01/02. Estratégias de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Doenças de notificação compulsória.

CARGO: MÉDICO CLÍNICO GERAL

Graduação em Medicina,com registro de Classe e Título de Especialista

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Concordância Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Epidemiologia, Fisiopatologia, Diagnóstico, Clínica Tratamento e Prevenção das Doenças: Cardiovasculares: Insuficiência Cardíaca, Insuficiência Coronariana, Arritmias Cardíacas, Tromboses Venosas, Hipertensão Arterial, Choque. Pulmonares: Insuficiência respiratória aguda e crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia, tuberculose, tromboembolismo pulmonar. Sistema Digestivo: neoplasias, gastrite e úlcera péptica, colecistopatias, diarréia aguda e crônica, pancreatites, hepatites, insuficiência hepática, parasitoses intestinais, doenças intestinais inflamatórias, doença diverticular de cólon. Renais: Insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, distúrbios hidroeletrolíticos e do sistema ácido-base, nefrolitíase, infecções urinárias. Metabólicas e Sistema Endócrinos: hipovitaminoses, desnutrição, diabetes mellitus, hipo e hipertiroidismo, doenças da hipófise e da adrenal. Hematológicos: anemias hipocrônicas, macrocíticas e hemolíticas, anemia aplastica, leucopenia, púrpuras, distúrbios de coagulação, leucemias e linfomas, acidentes de transfusão. Reumatológicas: orteoartrose, gota, lupus eritematoso sistêmico, artrite infecciosa, doenças do colágeno. Neurológicas: coma, cefaléias, epilepsia, acidente vascular cerebral, meningites, neuropatias periféricas, encefalopatias. Psiquiátricas: alcoolismo, abstinência alcoólica, surtos psicóticos, pânico, depressão. Infecciosas e Transmissíveis: sarampo, varicela, rubéola, poliomelite, difteria, tétano, coqueluche, raiva, febre tifóide, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, doença de chagas, esquitossomose, leischimaniose, malária, tracoma, estreptocócicas, estafilocócicas, doença meningocócica, infecção por anaeróbicos, toxoplasmose, viroses. Dermatológicas: escabiose, pediculose, dermatofitose, eczema, dermatite de contato, onicomicose, infecção bacteriana. Imunológicas: doença do soro, edema, urticária, anafiloxia. Ginecológicas: doença inflamatória da pelve, leucorréias, intercorrência no ciclo gravídico puerperal. Intoxicações Exógenas: barbitúricos, entorpecentes. Conhecimento da Legislação e normas clínicas que norteiam as transferências interhospitalares. Código de Ética Médica. Sistema Único de Saúde (SUS). NOB 96 e NOABS/2001.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CARGO: MÉDICO GINECOLOGISTA

Graduação em Medicina,com registro de Classe e Título de Especialista

PORTUGUÊS: Interpretação de textos literários e não-literários. Significação das palavras: polissemia, homonímia, sinonímia, paronímia. Conotação e denotação. Ortografia. Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Verbos: emprego de tempos e modos. Pronomes: emprego e colocação. Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos. Literatura: funções da linguagem. Noções de teoria da literatura. Versificação. Gêneros literários. Estilos de época na literatura brasileira, Figura de Estilo, Gêneros Literários, Escolas Literárias Brasileiras, Periodicidade e Características, Produção Literária e Contemporânea.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Ginecologia, Hormônios em ginecologia. Esterilidade/infertilidade. Colpites, cervicites, doença pélvica inflamatória. Citologia HPV.Ciclo menstrual. Doenças sexualmente transmissíveis. Endometriose. Amenorréias, Hemorragias disfuncionais, Dismenorréia e tensão pré-menstrual. Síndrome de ovários policísticos. Menopausa. Prolapso genital e incontinência urinária de esforço. Indicação e interpretação dos exames complementares. Terapêutica. Tumores benignos da mama. Carcinoma da mama. Tumores benignos do útero. Tumores ovarianos. Câncer do colo e corpo uterino. Câncer de ovário. Distopias e displasias. Emergências e urgências em ginecologia. Distopias. Prolapso. Planejamento familiar. Câncer e gravidez. Lei 8.080 de 19/09/90. Lei 8.142 de 28/12/90. Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde - NOB- SUS de 1996. Norma Operacional da Assistência a Saúde/SUS - NOAS-SUS 01/02. Estratégias de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Doenças de notificação compulsória.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CARGO: MÉDICO OBSTETRA

Graduação em Medicina,com registro de Classe e Título de Especialista

PORTUGUÊS: Interpretação de textos literários e não-literários. Significação das palavras: polissemia, homonímia, sinonímia, paronímia. Conotação e denotação. Ortografia. Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Verbos: emprego de tempos e modos. Pronomes: emprego e colocação. Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos. Literatura: funções da linguagem. Noções de teoria da literatura. Versificação. Gêneros literários. Estilos de época na literatura brasileira, Figura de Estilo, Gêneros Literários, Escolas Literárias Brasileiras, Periodicidade e Características, Produção Literária e Contemporânea.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Fisiologia da Reprodução. - Repercussões da gravidez sobreo organismo. -Propedêutica da gravidez. - Ciclo gestatório normal. - Ciclo gestatório patológico. - Estatísticas uterinas, dispotias do útero. - Prenhez ectópica. - Abortamento. - Moléstia trofoblástica. - Métodos anticoncepcionais; Afecções de genitais e do aparelho reprodutor feminino e órgãos anexos. Amenorréias. Assistência humanizada a mulher (parto aborto e purpério). Assistência pré-natal. Câncer de mama. Câncer do colo uterino. Climatério e Homonoterapia. Diagnóstico preventivo. Dismenorréias. Doenças Inflamatórias. Doenças Inflamatórias Pélvicas. Doenças sexualmente transmissíveis. Eclâmpsia. Exames médicos específicos (clínico, colpocitologia, colposcopia, fezes, laboratorais, sangue, obstétrico, pós-natal e urina). Fisiologia da gestação. Imunização. Incontinência urinária. Inspeção, palpação e toque. Menopausa e climatério. Noções de Clínica Médica. O ciclo gravídicopuerperal. Planejamento familiar. Síndrome dos ovários policísticos. Terapia de reposição hormonal. Tumores Benignos e malignos. Urgência e emergência materna. Vulvo Vaginitis e Cervicites. Lei 8.080 de 19/09/90. Lei 8.142 de 28/12/90. Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde - NOB- SUS de 1996. Norma Operacional da Assistência a Saúde/SUS - NOAS-SUS 01/02. Estratégias de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Doenças de notificação compulsória. Graduação em Medicina,com registro de Classe e Título de Especialista

PORTUGUÊS: Interpretação de textos literários e não-literários. Significação das palavras: polissemia, homonímia, sinonímia, paronímia. Conotação e denotação. Ortografia. Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Verbos: emprego de tempos e modos. Pronomes: emprego e colocação. Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos. Literatura: funções da linguagem. Noções de teoria da literatura. Versificação. Gêneros literários. Estilos de época na literatura brasileira, Figura de Estilo, Gêneros Literários, Escolas Literárias Brasileiras, Periodicidade e Características, Produção Literária e Contemporânea.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Puericultura: aleitamento materno. Alimentação no 1.º ano de vida. Vacinação. Crescimento e desenvolvimento. Distúrbios da nutrição. Neonatologia: icterícia neonatal precoce e tardia. Colestase neonatal. Infecções congênitas: rubéola, c itomegalovírus, toxoplasmose, sífilis, varicela, herpes. Distúrbios metabólicos no período neonatal: hipoglicemia, hipocalcemia e hipomagnecemia. Infectologia: Doenças exantemáticas: varicela, sarampo, rubéola, eritema infeccioso, doença de Kawasaki, exantema súbito, escarlatina. Coqueluche, dengue, febre amarela e malária. Tuberculose na infância diagnóstica, quimioprofilaxia e tratamento da AIDS na infância. Meningites. Hepatites virais: A, B e C. Pneumologia: insuficiência respira tória na infância; Infecções de vias aéreas superiores, laringites, epiglotite, pneumonias virais e bacterianas. Asma na infância: diagnósticoe tratamento. Mucoviscidose. Gastroenterologia: Diarreia aguda, diarreia crônica. Verminoses. Nefrologia: ITU. Sd.nefrítica. Sd. nefrótica. Onco-hematologia: Leucoses. Púrpura trombocitopênica imunológica. Púrpura Henoch­Schoenlein. Sd. hemolítico-urêmica. Anemias (ferropriva, talassêmica e falciforme). Reumatologia: Febre reumática. Artrite reumatóide juvenil. Neurologia: Convulsão na infância. Endocrinologia: Hiperplasia de supra-renal congênita. Diabetes melitus na infância. Emergências cardiocirculatórias: ressuscitação cardiorrespiratória no período neonatal e infância; desequilíbrio hidro - eletrolítico; choques hipovolêmico, séptico, c ardiogênico; arritmias cardíacas na infância. Acidentes: intoxicações; acidentes com animais peçonhentos. Lei 8.080 de 19/09/90. Lei 8.142 de 28/12/90. Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde - NOB- SUS de 1996. Norma Operacional da Assistência a Saúde/SUS - NOAS-SUS 01/02. Estratégias de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Doenças de notificação compulsória.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CARGO: MÉDICO REGULADOR

Graduação em Medicina,com registro de Classe e Título de Especialista

PORTUGUÊS: Interpretação de textos literários e não-literários. Significação das palavras: polissemia, homonímia, sinonímia, paronímia. Conotação e denotação. Ortografia. Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Verbos: emprego de tempos e modos. Pronomes: emprego e colocação. Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos. Literatura: funções da linguagem. Noções de teoria da literatura. Versificação. Gêneros literários. Estilos de época na literatura brasileira, Figura de Estilo, Gêneros Literários, Escolas Literárias Brasileiras, Periodicidade e Características, Produção Literária e Contemporânea.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Suporte avançado de vida em Emergências Clínicas. Suporte avançado de vida no Trauma Emergências Clínicas. Emergências Pediátricas. Emergências Obstétricas. Imobilização/Remoção/Transporte. Acidentes com múltiplas vítimas. Emergência SAMU-192. Estados de Choque: etiologia e quadro clínico. Abordagem Primária e Secundária do atendimento Inicial a Vítimas com alterações clínicas ou traumatizadas. Atendimento em situações de emergência: fraturas, politraumatismo, traumatismo craniano encefálico, queimaduras, hemorragias (venosa e arterial) e dores toráco abdominais. Estados de coma de Glasgow: conhecer a etiologia, prever e oferecer assistência adequada às necessidades diagnosticadas e realizar a prescrição de Enfermagem. Atendimento a vítima de parada cardiorespiratória. Escala de Trauma. Feridas. Paciente crítico e risco iminente de morte. Atividades e funções dos membros da equipe. Atenção ao recém-nascido. Psicopatologia: alterações do pensamento, percepção, memória, atividade, afetividade (humor) e (linguagem). .Transtornos: esquizofrênicos, afetivos, neuróticos, de personalidades (psicopatas), alcoolismo e toxicomanias. Emergências Psiquiátricas. Atendimento às necessidades humanas básicas. Deontologia, Ética e Bioética. Código de ética médica. Legislação Básica do SUS (Constituição Federal /88, Seção II - Da Saúde, Lei Federal n°. 8.080, de 19/09/1990 e Lei Federal n°. 8.142 de 26/12/1990).

Graduação em Medicina,com registro de Classe e Título de Especialista

PORTUGUÊS: Interpretação de textos literários e não-literários. Significação das palavras: polissemia, homonímia, sinonímia, paronímia. Conotação e denotação. Ortografia. Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Verbos: emprego de tempos e modos. Pronomes: emprego e colocação. Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos. Literatura: funções da linguagem. Noções de teoria da literatura. Versificação. Gêneros literários. Estilos de época na literatura brasileira, Figura de Estilo, Gêneros Literários, Escolas Literárias Brasileiras, Periodicidade e Características, Produção Literária e Contemporânea.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: síndromes e transtornos mentais orgânicos; demências na senilidade e pré-senilidade; transtornos mentais orgânicos induzidos por substâncias psicoativas; esquizofrenia; transtorno delirante paranóico; transtornos psicóticos s.o.e.; transtornos afetivos; transtornos de ansiedade; transtornos somatomorfos; transtornos dissociativos; transtornos sexuais; transtornos do sono; transtornos factícios; transtornos de personalidade; transtornos da alimentação; psiquiatria infantil; psiquiatria comunitária; psiquiatria forense; emergências psiquiátricas; epidemiologia dos transtornos mentais; testes laboratoriais e outros testes; psicofarmacoterapia e terapias convulsivantes; psicoterapias. epidemiologia; medicina social e preventiva; código de ética; código de processo ético; saúde pública; atualidades sobre saúde pública; atualidades sobre medicina geral. o estatuto da criança e do adolescente. o estatuto do idoso. Lei 8.080 de 19/09/90. Lei 8.142 de 28/12/90. Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde - NOB- SUS de 1996. Norma Operacional da Assistência a Saúde/SUS - NOAS-SUS 01/02. Estratégias de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Doenças de notificação compulsória.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ESCOLARIDADE: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

1. LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de Texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Conjunções.. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Crase. Concordância Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Lingüística: as diversas modalidades do uso da língua.

2. CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Educação Pública e a igualdade de oportunidades educacionais; significado da equidade na escola Pública; a garantia de acesso e permanência dos estudantes na escola; "Programa Bolsa Escola"; educação e cidadania: direitos fundamentais e garantias individuais na Constituição Federal de 1988.

A educação Publica como instrumento de inclusão social; escola democrática e inclusiva; execução do projeto político - pedagógico; diferentes concepções de planejamento e participação; a escola democrática enquanto agência de formadores de seres humanos. O trabalhador escolar e o processo educacional; desenvolvimento da aprendizagem; organização curricular; a interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos; os processos de avaliação da aprendizagem. Autonomia da escola pública e a gestão democrática; colegiados escolares e a participação da comunidade na vida escolar. Compromisso da educação pública com a sociedade. As relações da escola com a família. A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional - Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996; análise do seu significado para a educação brasileira; parâmetros curriculares nacionais (Ensino Fundamental e Ensino Médio). O Estatuto da Criança e do Adolescente.

3. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Princípios metodológicos do Ensino da Educação Física. Programa Conceito, princípios,

finalidades e objetivos da Educação Física, tendências e filosofias subjacentes às concepções de educação física. Processo histórico da educação física; O homem sua corporeidade; O homem e motricidade. A cultura corporal e sua expressão nos temas: Dança (ritmos e movimentos), Ginástica, Jogos e Esporte. Jogos cooperativos. A ludicidade e o jogo; Educação física como conhecimento para uma prática transformadora - avaliação da educação física - escolar.

CARGO: PROFESSOR DE PORTUGUÊS

LICENCIATURA EM PORTUGUÊS LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e Interpretação de texto. Ortografia. (Novo Acordo Ortográfico). Divisão Silábica. Encontros Vocálicos e consonantais. Acentuação. Emprego de Crase. Pontuação. Flexão Nominal e Verbal. Empregos dos Verbos Impessoais. Vozes Verbais (transformação). Uso e Colocação de Pronomes. Concordância Nominal e Verbal. Regência Nominal e Verbal. Análise Sintática: Termos da Oração. Frase. Oração. Período: Processo de Coordenação e Subordinação. Emprego das Conjunções. Semântica: Significação das Palavras, Sinônimos, Antônimos, Homônimos, Parônimos, Polissemia, Denotação e Conotação.

LITERATURA

Figuras de estilos; II - Gêneros literários; III - Escolas Literárias Brasileiras. Literatura de Informação. Barroco - com destaque para a obra de Gregório de Matos e Pe. Antônio Vieira. Arcadismo. Romantismo - Poesia. Introdução, características. As Gerações Românticas, Produções Literárias da 1° Geração com destaque para Gonçalves Dias. Produção Literária da 2° Fase, destaque Álvares de Azevedo. Produção Literária da 3° Fase com destaque para Castro Alves. Romantismo prosa e teatro. Produção Literária com destaque para José de Alencar e Martins Pena. Realismo - Naturalismo. Introdução, Características, Produção Literária em Prosa com destaque em Machado de Assis e Aloísio de Azevedo. Parnasianismo. Introdução Literária com destaque em Olavo Bilac. Pré - modernismo. Introdução, características e produção literária com destaque para Lima Barreto e Euclides da Cunha. Modernismo.

1° Fase - Semana de Arte Moderna e seus representantes. 2° Fase - Prosa e Poesia, destaque para Jorge Amado. Pós - modernismo. Introdução, Características e Produção Literária com destaque para João Cabral de Melo

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Planejamento. Fases. Divisões. Diferentes corrente pedagógicas e suas concepções de Educação. Pedagogia Tradicional. Pedagogia Tecnicista. Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire. Pedagogia crítico - social dos conteúdos. Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. Organização curricular; a interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos. Avaliação da Aprendizagem: diferentes concepções e principais formas de avaliação. Temas Transversais. Educação e Pluriculturalidade: o respeito às diferenças. As relações da escola com a família. Compromisso da Educação Pública com a sociedade. Gestão democrática, colegiados escolares e participação da comunidade na vida escolar. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394 de 20/12/1996. O Estatuto da Criança e do Adolescente. A Educação na Constituição Brasileira de 1988.

CARGO: PROFESSOR DE MATEMÁTICA

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. (Novo Acordo Ortográfico). Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Concordância Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Educação Pública e a igualdade de oportunidades educacionais; significado da equidade na escola Pública; a garantia de acesso e permanência dos estudantes na escola; "Programa Bolsa Escola". Educação e cidadania: direitos fundamentais e garantias individuais na Constituição Federal de 1988. A Educação Publica como instrumento de inclusão social. Escola Democrática e inclusiva. Execução do Projeto Político - Pedagógico. Diferentes concepções de planejamento e participação. A escola democrática enquanto agencia de formadores de seres humanos. O trabalhador escolar e o processo educacional. Desenvolvimento da aprendizagem. Organização curricular. A interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos. Os processos de avaliação da aprendizagem. Autonomia da escola pública e a gestão democrática. Colegiados Escolares e a participação da comunidade na vida escolar. Compromisso da Educação Pública com a sociedade. As relações da escola com a família. A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional - Lei n° 9394 de 20 de dezembro de 1996. Análise do seu significado para a educação brasileira. Parâmetros Curriculares nacionais (Ensino Fundamental e Ensino Médio). O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Conjuntos numéricos (operações e problemas). Sistema e operações com números decimais. Sistema de medidas e transformação de medidas. Expressões numéricas (com todas as operações). Percentagem. Regra de três simples e composta. Juros simples. Problemas com números naturais e fracionários. Sistemas de equação. Equações do 1° E do 2° grau. Funções do 1° e 2° grau. Geometria plana teoria de tales, Pitágoras, triângulos, quadriláteros, circunferências, áreas). Relações métricas num triângulo. Trigonometria, função modular, função exponencial, logarítimos, seqüências, progressão aritmética, progressão geométrica, matrizes, determinantes, sistema, análise combinatória, números binomiais, probabilidades, números completos, equações polinomiais, polinômios, geometria plana, geometria espacial, geometria analítica, equação polinomiais, derivada, integral.

CARGO: PROFESSOR DE INGLÊS

LICENCIATURA EM INGLÊS

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. (Novo Acordo Ortográfico). Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Regência Verbal e Nominal. Concordância Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Educação Pública e a igualdade de oportunidades educacionais; significado da equidade na escola Pública; a garantia de acesso e permanência dos estudantes na escola; "Programa Bolsa Escola". Educação e cidadania: direitos fundamentais e garantias individuais na Constituição Federal de 1988. A Educação Publica como instrumento de inclusão social. Escola Democrática e inclusiva. Execução do Projeto Político - Pedagógico. Diferentes concepções de planejamento e participação. A escola democrática enquanto agencia de formadores de seres humanos. O trabalhador escolar e o processo educacional. Desenvolvimento da aprendizagem. Organização curricular. A interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos. Os processos de avaliação da aprendizagem. Autonomia da escola pública e a gestão democrática. Colegiados Escolares e a participação da comunidade na vida escolar. Compromisso da Educação Pública com a sociedade. As relações da escola com a família. A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional - Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Análise do seu significado para a educação brasileira. Parâmetros Curriculares nacionais (Ensino Fundamental e Ensino Médio). O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Texto e Interpretação. Aspectos Gramaticais. Pronomes - Personal Pronouns, Personal Object Pronouns, Reflexive Pronouns, Adjectives Pronouns. Tempos Verbais - Simple Present Tense, Present Continuos Tense, Simple Past, Past Continuos, Future and going to Future, Future Continuos, Present Perfect, Present Perfect Continuos. Uso dos Verbos Auxiliares - to be, to have, to can. Adjetivos. Advérbios. Preposições. Forma do Condicional - WILL AND WOULD.

CARGO: PROFESSOR DE CIÊNCIAS

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. (Novo Acordo Ortográfico). Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Concordância Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Educação Pública e a igualdade de oportunidades educacionais; significado da equidade na escola Pública; a garantia de acesso e permanência dos estudantes na escola; "Programa Bolsa Escola". Educação e cidadania: direitos fundamentais e garantias individuais na Constituição Federal de 1988. A Educação Publica como instrumento de inclusão social. Escola Democrática e inclusiva. Execução do Projeto Político - Pedagógico. Diferentes concepções de planejamento e participação. A escola democrática enquanto agencia de formadores de seres humanos. O trabalhador escolar e o processo educacional. Desenvolvimento da aprendizagem. Organização curricular. A interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos. Os processos de avaliação da aprendizagem. Autonomia da escola pública e a gestão democrática. Colegiados Escolares e a participação da comunidade na vida escolar. Compromisso da Educação Pública com a sociedade. As relações da escola com a família. A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional - Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Análise do seu significado para a educação brasileira. Parâmetros Curriculares nacionais (Ensino Fundamental e Ensino Médio). O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Conhecimento científico; características dos seres vivos; célula; reprodução; embriologia; histologia; classificação dos seres vivos; vírus; bactérias; protistas; algas; fungos; reino vegetal; reino animal; anatomia e fisiologia humanas; genética e evolução; ecologia. Substâncias puras e misturas de substâncias: propriedades gerais e específicas; processos de separação de misturas; quantidade de matéria- mol; estados físicos da matéria: características gerais e mudanças de estado; soluções: preparo e formas de expressar concentrações (mol/litro e g/litro); transformações químicas: evidências da ocorrência de transformações químicas; cálculos estequiométricos; fatores que influem na rapidez das transformações químicas; energia das transformações químicas; estrutura atômica e ligação química: modelos atômicos de Dalton, Thompson e Rutherford - Bohr; núcleo atômico: radioatividade e processos nucleares de fissão e fusão; ligações químicas - características gerais; principais funções inorgânicas: características gerais de ácidos, bases, sais e óxidos; alguns aspectos da química dos compostos de carbono: petróleo e derivados, sabões e detergentes, carboidratos, proteínas e lipídios; química e ambiente: poluição do ar, água e solo - fontes de emissão e controle. Mecânica - estudo dos movimentos, leis de Newton, leis de conservação e conceitos de hidrostática; termologia - calor e temperatura, calorimetria e termodinâmica; óptica e ondas - reflexão, refração, formação de imagens e características das ondas; eletromagnetismo - interação entre cargas elétricas, estudo de circuitos simples (geradores e receptores) e interação entre corrente elétrica e ímã. Terra e Universo: (sistema solar/ constituição da Terra/solo/constituição do Universo). Teorias da Formação do Universo. Teorias da Evolução dos seres vivos.

CARGO: PROFESSOR DE HISTÓRIA

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. (Novo Acordo Ortográfico). Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Concordância Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Educação Pública e a igualdade de oportunidades educacionais; significado da equidade na escola Pública; a garantia de acesso e permanência dos estudantes na escola; "Programa Bolsa Escola". Educação e cidadania: direitos fundamentais e garantias individuais na Constituição Federal de 1988. A Educação Publica como instrumento de inclusão social. Escola Democrática e inclusiva. Execução do Projeto Político - Pedagógico. Diferentes concepções de planejamento e participação. A escola democrática enquanto agencia de formadores de seres humanos. O trabalhador escolar e o processo educacional. Desenvolvimento da aprendizagem. Organização curricular. A interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos. Os processos de avaliação da aprendizagem. Autonomia da escola pública e a gestão democrática. Colegiados Escolares e a participação da comunidade na vida escolar. Compromisso da Educação Pública com a sociedade. As relações da escola com a família. A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional - Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Análise do seu significado para a educação brasileira. Parâmetros Curriculares nacionais (Ensino Fundamental e Ensino Médio). O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

História do Brasil: A descoberta e a Colonização do Brasil. Os movimentos coloniais e a vinda da família Real para o Brasil. A Independência do Brasil e o Primeiro Reinado. As regências e o Segundo Reinado. Desenvolvimento Econômico e Social nos períodos Colonial e Imperial. A República Velha a República Nova. A República Contemporânea.

História Geral: os Povos Primitivos. A Antiguidade Oriental. As Civilizações Greco-Romanas. Os Impérios Bizantino e Islâmico. A Idade Média. O Renascimento. Período Absolutista. A Revolução Francesa. A Revolução Industrial. Independência das Américas. A Revolução Socialista. As duas Guerras Mundiais. Temas atuais: União Européia, Globalização.

CARGO: PROFESSOR DE GEOGRAFIA

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

LÍNGUA PORTUGUESA

Estudo e Interpretação de texto. Conhecimento da Língua. Ortografia. (Novo Acordo Ortográfico). Pontuação, Formação de Palavras. Emprego do Nome. Emprego do Pronome. Emprego de Tempos e Modos Verbais. Emprego das conjunções. Crase. Concordância Verbal e Nominal: Aspectos Gerais e casos Particulares. Estrutura do Período e da Oração: Aspectos Sintáticos e Semânticos. Variação Linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Educação Pública e a igualdade de oportunidades educacionais; significado da equidade na escola Pública; a garantia de acesso e permanência dos estudantes na escola; "Programa Bolsa Escola". Educação e cidadania: direitos fundamentais e garantias individuais na Constituição Federal de 1988. A Educação Publica como instrumento de inclusão social. Escola Democrática e inclusiva. Execução do Projeto Político - Pedagógico. Diferentes concepções de planejamento e participação. A escola democrática enquanto agencia de formadores de seres humanos. O trabalhador escolar e o processo educacional. Desenvolvimento da aprendizagem. Organização curricular. A interdisciplinaridade e a contextualização dos currículos. Os processos de avaliação da aprendizagem. Autonomia da escola pública e a gestão democrática. Colegiados Escolares e a participação da comunidade na vida escolar. Compromisso da Educação Pública com a sociedade. As relações da escola com a família. A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional - Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Análise do seu significado para a educação brasileira. Parâmetros Curriculares nacionais (Ensino Fundamental e Ensino Médio). O Estatuto da Criança e do Adolescente.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Geografia: Brasil - Aspectos Econômicos (a agropecuária, as atividades industriais, a circulação de riquezas). As Regiões Brasileiras (aspectos físicos e sociais de cada uma delas). Continente Americano: O Território e as regionalizações da América. Posição geográfica e área territorial do continente Americano. O relevo. O clima e o povoamento da América. Transporte fluvial e hidrografia do Continente Americano. O quadro social e econômico da América Latina. Quadro social e econômico dos Estados Unidos e Canadá. Continente Europeu. Localização. Aspectos Físicos. Aspectos econômicos. Economia do Leste Europeu. Problemas sociais e políticos da Europa. Continente Asiático. Quadro natural, econômico e humano da Ásia. As regiões geográficas da Ásia. Continente Africano. Quadro natural, econômico e humano da África. As Regiões Geográficas da África. Oceania. Quadro Geográfico.

CARGO: ECONOMISTA

ENSINO SUPERIOR EM ECONOMIA

PORTUGUÊS: Interpretação de textos literários e não-literários. Significação das palavras: polissemia, homonímia, sinonímia, paronímia. Conotação e denotação. Ortografia. Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal. Verbos: emprego de tempos e modos. Pronomes: emprego e colocação. Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos. Literatura: funções da linguagem. Noções de teoria da literatura. Versificação. Gêneros literários. Estilos de época na literatura brasileira, Figura de Estilo, Gêneros Literários, Escolas Literárias Brasileiras, Periodicidade e Características, Produção Literária e Contemporânea.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Macroeconomia: Natureza e objetivos da Macroeconomia. Contas Nacionais. Teoria Clássica e Neoclássica. Macroeconomia Keynesiana. Modelo IS/LM. Oferta Agregada. Macroeconomia com a economia aberta. Dívida e Déficit públicos e mercado financeiro. Inflação. Política e Planejamento Econômico: Política Econômica. Processo de Planejamento Econômico. Instrumentos de Política Econômica. Experiência Brasileira de Planejamento. Economia Brasileira: Estrutura econômica do período colonial. Origens da expansão industrial. A crise de 1930 e o processo de substituição de importações. O Plano de Metas: planejamento estatal e internacionalização da economia. "Milagre" econômico. Primeiro choque do petróleo e a estratégia de desenvolvimento. Choque externo, crise da dívida externa e os impactos internos. Aceleração da inflação e as tentativas de estabilização heterodoxas. Crise do modelo de desenvolvimento e a nova política industrial e de comércio exterior. Plano Real e as características da política de estabilização de 1995-2002. Governo Lula e as perspectivas para retomada do crescimento econômico. Finanças Públicas: Evolução das funções do governo. Objetivos da intervenção governamental na economia. Despesas públicas. Financiamento dos gastos públicos. Receitas Públicas. Política fiscal. Orçamento público: princípios, diretrizes e processo orçamentário; métodos, técnicas e instrumentos do orçamento público. Normas legais aplicáveis ao Orçamento Público. Leis Orçamentárias: Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentária, Lei Orçamentária Anual: elaboração, acompanhamento e aprovação do projeto de Lei Orçamentária, processo orçamentário, créditos adicionais, especiais, extraordinários, ilimitados e suplementares. Dívida Ativa. Sistema Tributário Nacional no Brasil: histórico e SFN na Constituição de 1988. Federalismo Fiscal no Brasil. Desenvolvimento Socioeconômico: Conceitos. Abordagens teóricas sobre desenvolvimento. Indicadores de desenvolvimento econômico e social. Experiências históricas de desenvolvimento. Políticas de desenvolvimento econômico. Microeconomia: Conceitos básicos. Análise da demanda. Análise da oferta. Custos de Produção. Análise de mercados competitivos. Equilíbrio de mercado em concorrência perfeita. Estrutura de mercados imperfeitos. Mercados para fatores de produção. Economia Paranaense: Histórico das principais atividades econômicas. Evolução demográfica e movimentos migratórios. Modernização da agricultura. Industrialização do Estado. Formas de inserção a estrutura produtiva nacional. Finanças Públicas. Comportamento e composição do PIB nos anos 80 e 90. Principais centros urbanos e suas atividades econômicas. Estrutura econômica atual. Matemática Financeira Operações básicas: conceitos de juros, capital e taxa de juros. Porcentagem. Taxa de juros na forma unitária. Operação com lucro e prejuízo. Margem de lucro sobre preço de venda. Taxa para descontos sucessivos. Capitalização simples: juros simples, montante, taxas proporcionais, taxas equivalentes, prazo médio e taxa média. Juros simples exatos e juros simples comerciais. Desconto simples: operação de desconto. Desconto simples comercial e racional. Valor atual. Comparação entre o comercial e o racional. Relação entre taxa de juro simples e do desconto simples comercial. Equivalência de capitais diferidos. Capitalização composta: Juros Compostos. Montante. Taxas proporcionais e taxas equivalentes. Taxa efetiva e nominal. Juros compostos contínuos. Desconto composto: Desconto composto racional. Valor atual. Equação de valor. Conceito de equivalência. Equivalência de capitais pelo desconto composto racional. Série de Pagamentos: Classificação das séries de pagamentos. Amortização: séries uniformes postecipadas, antecipadas e diferidas. Capitalização: séries uniformes posteci padas e antecipadas. Fluxo de Caixa: Análise do fluxo de caixa pelo método do valor presente líquido (VPL) e pela taxa interna de retorno (TIR). Planos equivalentes de financiamento consideradas séries uniformes e não uniformes. Sistemas de amortização de Empréstimos: Sistema Francês de amortização. Sistema de amortização constante. Inflação e as diferentes taxas: medidas de inflação: os índices de preços. Cálculo de números índices. Taxas real, aparente e inflação. Valores constantes e valores correntes. Taxas de crescimento real e nominal de séries históricas. Atualização monetária.

ANEXO VI

CRONOGRAMA

PROCEDIMENTOS

DATAS

Abertura das Inscrições

30/5/2011

Período das Inscrições

30/5 a 10/6/2011

Último dia para pagamento da taxa de inscrição presencial

10/6/2011

Último dia para pagamento da taxa de inscrição via internet

11/6/2011

Realização da Prova Objetiva

10/7/2011

Realização da Prova Prática

Até 5 dias após a Prova Objetiva

Divulgação dos Gabaritos

12/7/2011

Recurso ao gabarito das Provas Objetivas

13/7 a 14/7/2011 ás 18hs

Julgamento dos Recursos

17 a 18/7/2011

Divulgação dos resultados das Provas Objetivas

25/7/2011

Avaliação dos Títulos

26 e 27/7/2011

Divulgação do resultado da Prova de Títulos

28/7/2011

Divulgação do Resultado Final

29/7/2011

133208

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231