Prova Nacional de Concurso para Docente será em agosto de 2012

Comitê de Governança se reúne para discutir a Prova Nacional de Concurso para Ingresso na Carreira Docente em 2023.
Quinta-feira, 12 de maio de 2011 às 17h42
Prova Nacional de Concurso para Docente será em agosto de 2012

Pela primeira vez, o Comitê de Governança responsável pela elaboração da Prova Nacional de Concurso para Ingresso na Carreira Docente se reuniu para tratar do exame, que está prevista para agosto do ano que vem. Entre as discussões, estavam na pauta o público alvo e o cronograma com as próximas etapas do exame.

O comitê, instituído pela Portaria Normativa nº 3, de março deste ano, é composto pela presidente do Inep, Malvina Tuttman, e representantes da autarquia, da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), de entidades de estudos e pesquisas em educação e do Fórum Nacional de Diretores de Faculdades de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras - FORUMDIR.

A próxima fase para a elaboração da Prova de Concurso Docente é a conclusão da matriz de referência. A previsão é que no início do segundo semestre o documento esteja pronto e seja apresentado aos dirigentes e à sociedade.

Após a apresentação da matriz, o Inep/MEC prevê a abertura de uma chamada pública para elaboração de itens para o exame. Os itens farão parte do Banco Nacional de Itens, o BNI. Passado o período para a escolha dos itens e a realização do exame, os resultados devem sair em janeiro de 2013.

Durante dois meses, março e abril deste ano, técnicos do Inep/MEC visitaram todos os estados do País para apresentar a proposta da Prova nos seminários estaduais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Undime. Mais de 60% dos dirigentes participaram dos encontros.

Mais informações: www.inep.gov.br.

Compartilhe: