Prefeitura de São José dos Quatro Marcos - MT

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS

ESTADO DE MATO GROSSO

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 002/2011

CONTRATO TEMPORÁRIO

Notícia:   16 vagas de até R$ 991,28 na Prefeitura de São José dos Quatro Marcos - MT

O Prefeito Municipal de São José dos Quatro Marcos, Estado de Mato Grosso, torna público que nos termos que preceituam a Alínea A do Inciso III do Art. 94 da Lei Orgânica do Município, no que dispõe o Inciso IX do Art. 37 da Constituição Federal, autorizado pela Lei Municipal 1.056, de 28 de Janeiro de 2005, faz saber a quem possa interessar que será realizado Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária, de acordo com as necessidades da administração, para provimentos de vagas no ano de 2011.

1. DAS INSCRIÇÕES:

1.1 - As inscrições serão recebidas no período de 10 a 17 de Janeiro de 2011, através do site www.saojosedosquatromarcos.mt.gov.br

1.2 - A inscrição implica na aceitação por parte do candidato de todos os princípios, normas e condições estabelecidas no presente edital, nos editais complementares e/ou de ratificação que forem necessárias para o bom andamento e fiel execução deste Processo Seletivo, como também à Legislação Municipal.

2. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA PARTICIPAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO:

2.1 - Este Processo Seletivo está aberto a todos que satisfazerem as exigências das Leis Brasileiras, podendo participar do mesmo o candidato que preencher os requisitos abaixo:

- Ser brasileiro ou estrangeiro na forma da Lei;

- Ter 18(dezoito) anos completos

- Estar em dia com as obrigações eleitorais e Serviço Militar comprovado através de documento e comprovante de votação;

- Apresentar documento de identificação;

- Ter habilitação necessária exigida ao cargo;

- Preencher corretamente o formulário de inscrição, via internet;

- Entregar a documentação para análise curricular no local de realização da prova, no dia 24 de Janeiro de 2011, às 19h (apenas para os candidatos ao cargo de professor).

3. DAS VAGAS:

3.1 - CARGOS COM OS RESPECTIVOS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE, VAGAS E SALÁRIOS INICIAIS:

CARGOS

ESCOLARIDADE

VAGAS

CARGA SEMANAL

SALÁRIOS

Auxiliar Serviços Internos

Fund. Incompleto

02

40 horas

R$ 510,00

Monitor

Ensino Médio

02

40 horas

R$ 589,68

Professor I

E. Médio - Magistério

01

25 horas

R$ 660,85

E. Médio - Propedêutico

01

25 horas

R$ 567,33

Professor II:Letras

ENSINO SUPERIOR

01

25 horas

R$ 991,28

Professor II:Ed. Física

01

25 horas

R$ 991,28

Professor II:Pedagogia

04

25 horas

R$ 991,28

Professor II:Biologia

01

25 horas

R$ 991,28

Professor II:Geografia

01

25 horas

R$ 991,28

Professor II:História

01

25 horas

R$ 991,28

Professor II:Matemática

01

25 horas

R$ 991,28

4. DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO:

4.1 - A classificação obedecerá à somatória de pontos da análise curricular e a nota da prova escrita.

4.2 - A classificação final entre candidatos com igual número de pontos, o critério de desempate obedecerá:

- o mais idoso;

- a maior nota da prova escrita.

4.3 - O resultado final do Processo Seletivo será publicado em edital contendo a classificação e o número de pontos de cada candidato classificado, em jornal de circulação no Município.

4.4 - De acordo com as necessidades, o município promoverá a convocação obedecendo a classificação dos candidatos aprovados no ano de 2011.

5. DAS PROVAS:

5.1 - Para os cargos de Auxiliar de Serviços Internos e Monitor, o Processo Seletivo constará de apenas uma fase: prova escrita.

5.2 - Para o cargo de Professor, o Processo Seletivo constará de 02 (duas) fases:

a) Entrega de documentação para análise curricular (em envelope lacrado), no dia 24 de Janeiro de 2011, às 19h, no local de realização da prova;

b) Prova escrita, dia 24 de Janeiro de 2011, às 19h.

6. DA ANÁLISE CURRICULAR:

6.1 - A análise curricular será realizada pela Secretaria Municipal de Educação e destina-se a obter informações do candidato e avaliar suas condições e competências para o respectivo cargo.

6.2 - Os currículos vitaes serão avaliados em conformidade com os critérios descritos na tabela abaixo:

1. Pontuação do Professor (Critérios/Indicadores/Cômputos/Pontos)

I DA FORMAÇÃO/TITULAÇÃO (Considerar a maior titulação)

Título

Pós

Especialização

4,0 pontos

Licenciatura

Licenciatura Plena

3,0 pontos

Ensino Médio

Magistério

2,0 pontos

Ensino Médio

Propedêutico

1,0 ponto

II DO TEMPO DE SERVIÇO

 

- 6 meses a 2 anos trabalhados na Rede Municipal de Ensino;

0,5 ponto

- mais de dois anos trabalhados na Rede Municipal de Ensino.

1,0 ponto

III ASSIDUIDADE DA JORNADA DE TRABALHO EM 2010

a.

Assiduidade: 100% do Regime/Jornada de Trabalho (considerando ausências justificadas com atestado).

1,0 ponto

b.

Participação em 100% das Reuniões Pedagógicas.

1,0 ponto

c.

Participação da formação continuada, em grupos de estudo, via Projeto Sala do Professor (campo a ser preenchido pelo coordenador do Projeto).

100%

4,0 pontos

90%

3,0 pontos

80%

2,0 pontos

75%

1,0 pontos

d.

Por ter mantido os prazos estabelecidos pela secretaria da Escola quanto ao preenchimento e entrega dos diários de classe durante o ano letivo de 2010.

100%

3,0 pontos

e.

Participação em 100% das atividades cívicas, comemorativas.

1,0 ponto

IV QUALIFICAÇÃO COMPLEMENTAR - considerar os 03 últimos anos

a.

Cursos de formação continuada na área de educação que contemplem conhecimentos didático-curriculares e de políticas educacionais (limite máximo de 3,0 pontos).

0,5 ponto para 40 horas

b.

Execução de Projetos realizados durante o ano letivo de 2010, voltados para a melhoria da aprendizagem do aluno, comprovados através da apresentação de projetos e resultados (fotos, vídeos, etc) - limite máximo de 2,0 pontos.

1,0 ponto por projeto

7. DA PROVA ESCRITA:

7.1 - A prova escrita para os cargos de Auxiliar de Serviços Internos e Monitor será objetivo (múltiplas escolhas), composta por: Língua Portuguesa e Matemática, contendo 10 (dez) questões cada área - valendo 0,5 ponto cada questão.

7.2 - A prova escrita para o cargo de Professor será dissertativa e objetiva, contendo 05 questões dissertativas de conhecimentos didático-pedagógicos (valendo 2,0 pontos cada) e 10 questões objetivas, sendo 05 de Língua Portuguesa e 05 de conhecimentos específicos (valendo 1,0 ponto cada);

7.3 - As provas escritas serão aplicadas em local, data e horário a seguir:

Local: Escola Municipal Evilásio Vasconcelos;
Data/Horário: 24 de Janeiro de 2011, das 19h às 22h.

8. DO PROGRAMA GERAL DO CONTEÚDO:

8.1 - Quanto ao cargo de Auxiliar de Serviços Internos o Programa Geral e Conteúdo Programático serão: Língua Portuguesa (Interpretação de Texto, Ortografia, Classes Gramaticais); Matemática (Resolução de problemas envolvendo as quatro operações, Regra de três simples, Porcentagem)

8.2 - Quanto ao cargo de Monitor o Programa Geral e Conteúdo Programático serão: Língua Portuguesa (Interpretação de Texto, Classes Gramaticais e Análise do Discurso); Matemática (Regra de três composta, Equação do 2° Grau, Problematização, Probabilidade).

8.3 - Quanto ao cargo de Professor as questões dissertativas levarão em conta os conhecimentos específicos e pedagógicos inerentes à área da Educação (Filosofia da Educação, Educação e Sociedade, Aquisição do Conhecimento e Didática Aplicada à respectiva área de atuação docente);

8.4 - Conhecimentos específicos:

8.4.1 - Professor I - Conteúdos: Tendências pedagógicas e suas manifestações nas práticas educativas; Escola: um espaço para a construção; O que é Educação; Ser professor.

8.4.2 - Professor II: Pedagogia - Conteúdos: Didática: Organização do trabalho pedagógico; Alfabetização e Letramento; Teorias da Aprendizagem; Educação e Sociedade.

8.4.3 - Professor II: História - Conteúdos: História e sociedade; Movimentos sociais nos séculos XVIII e XIX; Globalização, neoliberalismo e indivíduo; Sociedade e trabalho no mundo moderno.

8.4.4 - Professor II: Geografia - Conteúdos: O eu e o outro; O trabalho e a organização do espaço; O trabalho do ser humano e as consequências para o meio ambiente; A natureza e suas dinâmicas.

8.4.5 - Professor II: Matemática - Conteúdos: A linguagem matemática e os (des)encontros com a linguagem cotidiana; A construção do conceito de número; Avaliação em matemática; O uso de jogos no ensino de matemática.

8.4.6 - Professor II: Biologia - Conteúdos: Ciência no cotidiano; Educação Ambiental e Cidadania; Mudanças de estado físico; O planeta em que vivemos.

8.4.7 - Professor II: Educação Física - Conteúdos: A Educação Física e sua contribuição como veículo e objeto de educação, cultura, conscientização social, lazer, saúde e qualidade de vida, através de seus conteúdos como: jogos, esportes, ginástica, dança e ritmo; O movimento corporal em estreita conexão com o mundo da cultura e da sociedade; Aspectos biológicos do desenvolvimento humano; O papel pedagógico da Educação Física na constituição dos sujeitos, da sociedade e do mundo.

8.4.8 - Professor II: Letras - Conteúdos: A validade da Gramática no ensino da língua; Novas convenções ortográficas; Tipologias e Gêneros Textuais; Análise do discurso.

9. DA CONTRATAÇÃO:

9.1 - A convocação para contratação dos candidatos habilitados obedecerá rigorosamente a ordem de classificados, não gerando, entretanto, o fato de aprovação direito à contratação.

9.2 - No ato da contratação, o candidato deverá apresentar cópia da documentação que comprove:

- Estar quites com as obrigações eleitorais;

- Estar quites com as obrigações militares, no caso do sexo masculino;

- Certidão ou diploma da escolaridade exigida;

- Idade mínima 18 anos;

- Declaração de não-acúmulo de cargo;

- Cópia do PIS/PASEP;

- Cópia da certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos;

- Cópia da certidão de nascimento ou casamento;

- Cópia do RG, CPF e Titulo de Eleitor.

10. DAS ATRIBUIÇÕES SINTÉTICAS DOS CARGOS:

10.1 - Auxiliar de Serviços Internos:

Realizar trabalhos que não exijam especialização, limpeza de repartições públicas, serviços relativos às atividades domésticas e outras correlatadas. Preparar e cozer os alimentos, armazenando os congêneres alimentícios. Efetuar a limpeza da cozinha e utensílios, bem como o preparo de lanches e refeições. Executar tarefas de atendimento ao público, seja através de telefone ou pessoalmente, mantendo limpo, em ordem e em perfeito funcionamento o setor de trabalho.

10.2 - Monitor:

- Ministrar aulas em oficinas de informática, teatro, artesanato e dança junto às crianças de escolas municipais e centros de educação infantil.

- Desenvolver trabalho de ensino-aprendizagem de forma a instigar no aluno o seu autoconhecimento como sujeito social, desenvolvendo competências e habilidades cênicas do aluno, além de estimular sua auto-estima, considerar o conhecimento que as crianças e adolescentes possuem advindo das mais variadas condições sociais e culturais de seu cotidiano. Promover atividades extras com o intuito de despertar o interesse da criança em atingir um nível superior de conhecimento.

10.3 - Professor:

Docência na Educação Infantil e Ensino Fundamental, incluindo entre outras as seguintes atribuições:

- Participar da Proposta Pedagógica da Escola;

- Elaborar e cumprir o plano de trabalho segundo a Proposta Pedagógica da Escola;

- Zelar pela aprendizagem dos alunos;

- Estabelecer e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;

- Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos;

- Participar integralmente dos períodos dedicados ao Planejamento, à Avaliação e ao Desenvolvimento Profissional;

- Colaborar com as atividades de articulação da escola, com as famílias e a comunidade;

- Desempenhar outras atribuições inerentes ao cargo, inclusive as estabelecidas no Art. 5, da Lei 755/98 - Estatuto do Magistério.

11. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS:

11.1 - O resultado final deste Processo Seletivo será publicado no dia 28 de Janeiro de 2011, em meios de comunicação (Rádio e Jornal), na Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, nos Órgãos Públicos e no site www.saojosedosquatromarcos.mt.gov.br

Registre-se.

Publique-se.

Cumpra-se.

São José dos Quatro Marcos, 05 de Janeiro de 2011.

João Roberto Ferlin
Prefeito Municipal

Ronaldo Floreano dos Santos
Secretário Municipal de Educação

Ailton Paula de Arruda
Secretario de Administração e Planejamento

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