Prorrogação das inscrições aos Quadros Complementares de Oficiais da Marinha

Terça-feira, 29 de março de 2011 às 13h52
Prorrogação das inscrições aos Quadros Complementares de Oficiais da Marinha

Comando da Marinha - Diretoria de Ensino da Marinha

Processo Seletivo para ingresso nos Quadros Complementares de Oficiais da Marinha (PS-QC) em 2011

Encontra-se prorrogado o período de inscrição do Processo Seletivo, até 6 de maio de 2011.

Em decorrência, foram também prorrogadas a solicitação de isenção da taxa de inscrição, até 6 de maio de 2011, assim como a data de postagem, até 9 de maio de 2011.

O pagamento da taxa de inscrição foi prorrogado até 11 de maio de 2011.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

148 vagas para os Quadros Complementares de Oficiais da Marinha em 2011

Processo Seletivo para ingresso nos Quadros Complementares de Oficiais da Marinha (PS-QC-CA, QC-FN e QC-IM) em 2011:

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM), torna público que estarão abertas as inscrições do Processo Seletivo em 2011.

O Quadro Complementar de Oficiais da Armada (QC-CA) destina-se a suprir a Marinha com 67 Oficiais para o exercício de cargos relativos à aplicação e ao preparo do Poder Naval. Das Áreas: Ciências Náuticas (Área de Máquinas) (17 vagas), Ciências Náuticas (Área de Náutica) (5), Engenharia de Agrimensura (4), Engenharia de Controle e Automação (4), Engenharia de Computação (5), Engenharia Elétrica (5), Engenharia Eletrônica (5), Engenharia Mecânica (17), Engenharia de Telecomunicações (5).

O Quadro Complementar de Oficiais Fuzileiros Navais (QC-FN) destina-se a suprir a Marinha com 23 Oficiais para o exercício de cargos relativos à aplicação e ao preparo do Poder Naval, em especial nas operações anfíbias. Das Áreas: Engenharia de Agrimensura (3), Engenharia Civil (5), Engenharia de Controle e Automação (3), Engenharia de Computação (1), Engenharia Elétrica (2), Engenharia Eletrônica (2), Engenharia Mecânica (5), Engenharia de Telecomunicações (2).

O Quadro Complementar de Oficiais Intendentes da Marinha (QC-IM) destina-se a suprir a Marinha com 58 Oficiais para o exercício de cargos relativos à aplicação e ao preparo do Poder Naval, que visem ao atendimento das atividades logísticas e das relacionadas com a economia, as finanças, o patrimônio, a administração e o controle interno. Das Áreas: Administração (51), Ciências Contábeis (5), Economia (2).

Das Inscrições:

  • As inscrições poderão ser realizadas, em nível nacional, na página oficial da DEnsM, no endereço eletrônico www.ensino.mar.mil.br, no link "Concursos Externos", entre às 8h do dia 6 de abril até às 23h59min do dia 29 de abril de 2011, horário oficial de Brasília-DF. O candidato deverá verificar a confirmação de sua inscrição na página da DEnsM na Internet, no link "Concursos Externos", a partir do 5º dia útil subsequente ao pagamento da inscrição.
  • Os candidatos poderão também efetuar suas inscrições nas ORDI relacionadas no Anexo I do Edital, nos dias úteis entre 6 e 29 de abril de 2011, das 8h30min às 16h30min. A inscrição nas Organizações Militares da Marinha será da responsabilidade do candidato. candidato poderá retornar ao local de inscrição, entre o 5º e o 10º dia útil subsequente ao pagamento, com o boleto bancário pago, para receber o comprovante de inscrição, ou imprimi-lo acessando a página oficial da DEnsM, no site.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 62,00 e deverá ser efetuado até a data do vencimento.

O Processo Seletivo é constituído das seguintes Etapas:

a) Seleção Inicial (SI);

b) Curso de Formação de Oficiais (CFO) é composto das seguintes fases:

I) Período de Adaptação;

II) Verificação de Documentos;

III) Avaliação Psicológica;

IV) Verificação de Dados Biográficos (VDB) - Fase final; e

V) Curso de Formação propriamente dito.

c) Estágio de Aplicação (EA).

A SI, por sua vez, constará de Prova Escrita de Conhecimentos Profissionais; Prova de Expressão Escrita; e Eventos complementares constituídos de:

I) Seleção Psicofísica (SP);

II) Teste de Suficiência Física (TSF); e

III) Verificação de Dados Biográficos (VDB) - Fase preliminar.

  • A prova escrita de conhecimentos profissionais, o Curso de Formação propriamente dito e o EA terão caráter eliminatório e classificatório. A prova de expressão escrita, a Verificação de Dados Biográficos (fase preliminar e final), a Seleção Psicofísica, o Teste de Suficiência Física, a Avaliação Psicológica e a Verificação de Documentos terão caráter eliminatório.
  • As provas escritas serão realizadas nas cidades do Rio de Janeiro-RJ, Vila Velha-ES, Salvador-BA, Natal-RN, Olinda-PE, Fortaleza-CE, Belém-PA, São Luís-MA, Rio Grande-RS, Porto Alegre-RS, Florianópolis-SC, Ladário-MS, Brasília-DF, São Paulo-SP, Manaus-AM, na data de 26 de junho de 2011. A responsabilidade pela escolha de uma destas cidades é do candidato, sendo feita por ocasião do preenchimento dos formulários de inscrição.

O candidato deverá estar no local de realização da prova escrita, com a antecedência necessária, observando que os portões de acesso aos locais de realização da prova serão abertos às 8h30min e fechados às 9h30min (horário de Brasília). Após o fechamento dos portões, o limite para se apresentar na Sala ou Setor para identificação será até às 9h40min. A prova terá início às 10h15min (horário de Brasília) e duração de 4h.

Os candidatos que chegarem ao local de realização da prova após o fechamento dos portões serão considerados eliminados. O candidato deverá portar consigo o comprovante de inscrição; um documento oficial de identificação, original, com fotografia e dentro da validade; caneta esferográfica azul ou preta; lápis e borracha.

O prazo de validade para convocação e aproveitamento de candidatos reservas terminará na data do encerramento do Período de Adaptação.

O prazo de validade do Processo Seletivo terminará na data do encerramento do Período de Adaptação.

Compartilhe: