80 vagas para o Curso de Formação no Instituto Militar de Engenharia - IME

Abertas inscrições para o Concurso de Admissão ao CFG/Ativa e CFG/Reserva do IME - Venha ser um oficial engenheiro militar!
Quinta-feira, 10 de julho de 2008 às 14h14

Encontram-se abertas às inscrições para o Concurso de Admissão ao CFG/Ativa - CACFG/Ativa (Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa), e para o Concurso de Admissão ao CFG/Reserva - CACFG/Reserva (Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva de Segunda Classe), do Quadro de Engenheiros Militares (QEM) do Instituto Militar de Engenharia localiza-se na cidade do Rio de Janeiro, no sopé do Pão de Açúcar.

Este estabelecimento de ensino do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) responsável, no âmbito do Exército Brasileiro, pelo Ensino Superior de Engenharia, voltado para o emprego militar, e pela pesquisa básica, tendo como finalidade precípua formar recursos humanos para atender às necessidades do Exército Brasileiro.

Sobre as inscrições:

  • A inscrição poderá ser efetuada de 1º de agosto a 15 de setembro de 2008, devendo o candidato acessar o endereço eletrônico www.ime.eb.br e seguir os procedimentos descritos para a inscrição.
  • Excepcionalmente, caso não tenha acesso à Internet, o candidato poderá solicitar diretamente ao IME, via telefone (21) 2546-7007, fax (21) 2546-7139, e-mail (vestibular@ime.eb.br), via postal ou pessoalmente, a remessa da ficha de inscrição e do MIC pelo correio. Em ambos os casos, serão exigidos a Ficha de Inscrição, devidamente preenchida e assinada; Comprovante original do pagamento da taxa de inscrição, em nome do candidato; e Cópia autenticada da Carteira de Identidade.
  • Estão isentos do pagamento da taxa de inscrição os dependentes de excombatentes falecidos ou incapacitados em ação ou em conseqüência de participação na FEB ou em operações de guerra da Marinha Mercante (Dec nº 26.992/46), bem como os candidatos que comprovarem insuficiência de recursos financeiros. Os pedidos de isenção deverão ser remetidos por via postal ou protocolados diretamente na Subdivisão de Concursos do IME, durante o horário de expediente, de 2ª a 5ª feira, das 8h00 às 11h30 e das 13h00 às 16h30, e 6ª feira, das 8h00 às 12h00, no período de 1º a 29 de agosto de 2008.

A Taxa de Inscrição é destinada a cobrir as despesas com a realização do concurso. O pagamento da Taxa de Inscrição deverá ser feito mediante Guia de Recolhimento da União (GRU - Depósito) ou depósito identificado, na conta corrente do Tesouro Nacional, no Banco do Brasil: 001, Agência: 42013, Conta Corrente: 1705008; Nome do cliente: Conta Única STN GRU; Identificador 1: 16732700001226890; Identificador 2: CPF do candidato ou do seu responsável; no valor de R$ 85,00.

Os cargos oferecidos são os seguintes:

  • A escolha da especialidade de Engenharia será realizada ao final do Ciclo Básico, de acordo com a classificação alcançada pelo candidato no referido ciclo e de acordo com os números de vagas e especialidades estipulados anualmente pelo Estado-Maior do Exército. Os CA têm por finalidade preencher as vagas fixadas pelo Estado-Maior do Exército (EME), assim discriminadas: 60 vagas destinadas ao CFG/ATIVA; e 20 vagas ao CFG/RESERVA.

Sobre a realização das Provas:

O candidato deverá, então, imprimir seu Cartão de Identificação, mediante inserção do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e data de nascimento, devendo estar de posse do mesmo nos dias de prova. Caso a opção de imprimir o Cartão de Identificação não esteja disponível até o dia 3 de outubro de 2008, o candidato deverá entrar em contato com o IME pelos telefones.

O Concurso compõe-se de Exame Intelectual (EI), Inspeção de Saúde (IS) e Exame de Aptidão Física (EAF).

O Exame Intelectual (EI), será realizado nas Organizações Militares (OM) designadas como Locais de Exames nas respectivas Regiões Militares, denominadas Guarnições de Exames (GE), nas cidades de Rio de Janeiro-RJ, Vila Velha-ES, São Paulo-SP, Campinas-SP, São José dos Campos-SP, Porto Alegre-RS, Belo Horizonte-MG, Curitiba-PR, Salvador-BA, Recife-PE, Belém-PA, Campo Grande-MS, Fortaleza-CE, Brasília-DF, e Manaus-AM.

  • O EI consta de 1 prova objetiva, compreendendo 40 questões de múltipla-escolha das matérias Matemática (15 questões), Física (15 questões) e Química (10 questões) - (27/10/2008); de 3 provas discursivas das matérias Matemática - (28/10/2008), Física - (29/10/2008), Química - (30/10/2008), contendo, cada prova, 10 questões; e de 2 provas mistas (com questões objetivas e/ou discursivas) de Português e de Inglês - (31/10/2008).
  • O candidato aprovado e classificado dentro do número de vagas no Exame Intelectual, deverá apresentar-se no IME no dia 12 de janeiro de 2009, às 7h30, para a Inspeção de Saúde que será realizada de 12 a 13 de janeiro de 2009.
  • O candidato considerado apto na IS será submetido ao Exame de Aptidão Física, no período de 15 a 16 de janeiro de 2009.

Será relacionado e considerado habilitado para a matrícula, o candidato aprovado e classificado dentro do número de vagas no EI, na IS, no EAF. Este deverá se apresentar no IME, no dia 6 de fevereiro de 2009, de 2ª a 5ª feira, das 8h00 às 11h30 e das 13h00 às 16h30, e 6ª feira, das 8h00 às 12h00, para a efetivação da matrícula obedecendo às determinações das legislações vigentes na mesma data.

Ao matricular-se, o candidato adquire a condição de militar e de aluno do Curso e recebe fardamento, alimentação, assistência médica, dentária, psicológica, alojamento e soldo. No quinto ano, como 1º Tenente, terá as prerrogativas deste posto.

Ao término do curso terá pela frente toda a carreira a seguir no Exército, passando gradativamente pelos postos de 1º Tenente, Capitão, Major, Tenente-Coronel e Coronel. Dependendo do seu aperfeiçoamento e desempenho profissional, poderá galgar os postos de General-de-Brigada e de General-de-Divisão.

O Concurso de Admissão tem validade apenas para o ano a que se refere à inscrição.

Compartilhe: