12 vagas para Engenheiros no Instituto Militar de Engenharia

IME RJ abre Concurso de Admissão ao Curso de Formação 2009 para Engenheiros Graduados interessados em ingressar no Exército Brasileiro.
Terça-feira, 4 de agosto de 2009 às 15h30

O Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro, localizado no sopé do Pão de Açúcar, realizará Concurso de Admissão ao Curso de Formação - 2009, destinado a Engenheiros Graduados em outras Instituições de Ensino Superior que desejam ingressar no Quadro de Engenheiros Militares (QEM) do Exército Brasileiro: o Curso de Formação de Oficiais da Ativa (CFrm) do QEM.

O Concurso de Admissão tem por finalidade preencher as vagas fixadas pelo Estado-Maior do Exército (EME), assim discriminadas: 8 vagas em Engenharia Elétrica, e 4 vagas em Engenharia de Materiais.

Das Inscrições:

  • As inscrições poderão ser efetuadas de 3 de agosto a 15 de setembro de 2009, através da Internet, no endereço eletrônico www.ime.eb.br, devendo o candidato preencher o requerimento de inscrição e efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 85,00, mediante Guia de Recolhimento da União (GRU - DEPÓSITO) ou depósito identificado, na conta corrente do Tesouro Nacional: - Banco do Brasil: 001, Agência: 42013, Conta Corrente: 1705008; Nome do cliente: Conta Única STN GRU; Identificador 1: 16732700001226890; Identificador 2: CPF do candidato ou do seu responsável; Valor: R$ 85,00. O candidato poderá entregar a sua documentação de inscrição (ficha de inscrição, comprovante original do pagamento da taxa de inscrição e cópia autenticada da carteira de identidade ou equivalente) no IME ou remetê-la via postal ou por terceiros, até 15 de setembro de 2009, impreterivelmente. O horário de atendimento no IME será de segunda a quinta-feira, das 8h00 às 11h30 e das 13h00 às 16h30, e de sexta-feira, das 8h00 às 12h00. No caso de remessa via postal, os documentos deverão ser enviados para o Instituto Militar de Engenharia - Subdivisão de Concursos (SD/3) - Praça General Tibúrcio, nº 80 - Praia Vermelha - CEP: 22.290-270 - Rio de Janeiro-RJ
  • Estão isentos do pagamento da taxa de inscrição os dependentes de ex-combatentes falecidos ou incapacitados em ação ou em consequência de participação na FEB ou em operações de guerra da Marinha Mercante (Dec nº 26.992/49), bem como os candidatos que, de acordo com o Decreto nº 6.593, de 2 de outubro de 2008, estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico ou que forem membros de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007. Os pedidos de isenção deverão ser remetidos por via postal ou protocolados diretamente na Subdivisão de Concursos do IME, durante o horário de expediente, no período de 3 a 21 de agosto de 2009. Para fins de comprovação do cumprimento dessa exigência, será considerada respectivamente a data do protocolo do IME ou a constante no carimbo de postagem.

O Concurso compõe-se de Exame Intelectual (EI), Inspeção de Saúde (IS) e Exame de Aptidão Física (EAF) - de caráter eliminatório e classificatório.

  • O Exame Intelectual será realizado nas Organizações Militares (OM) designadas como Locais de Exames nas respectivas Regiões Militares, denominadas Guarnições de Exames (GE), que estão relacionadas nas cidades do Rio de Janeiro-RJ, Vila Velha-ES, São Paulo-SP, Campinas-SP, São José dos Campos-SP, Porto Alegre-RS, Belo Horizonte-MG, Curitiba-PR, Salvador-BA, Recife-PE, Belém-PA, Grande-MS, Fortaleza-CE, Brasília-DF e Manaus-AM. O Exame constará de Prova de Conhecimentos Específicos, peculiares a cada especialidade de engenharia, com 10 questões discursivas, e de 2 provas de línguas, sendo uma de Português e a outra de Inglês, comuns a todas as especialidades de engenharia, a ser aplicada nos dias 28 e 29 de outubro de 2009, com início às 13h30, horário de Brasília.

O IME divulgará a relação final dos candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas, na sua página na Internet e no Diário Oficial da União, a partir do dia 22 de dezembro de 2009.

O candidato habilitado para matrícula deverá se apresentar no IME, no dia 5 de fevereiro de 2010, em horário a ser estipulado pelo IME, para a efetivação da matrícula obedecendo às determinações das legislações vigentes na mesma data.

Compartilhe: