CCJ aprova prazo para anistiado retornar ao serviço público

CCJ aprova prazo de um ano para anistiados retornarem ao serviço público e Governo concorda com medida de reintegração dos servidores.
Terça-feira, 9 de novembro de 2010 às 17h55
CCJ aprova prazo para anistiado retornar ao serviço público

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, há pouco, a reabertura de prazo por um ano para que os servidores anistiados pela Lei 8.878/09 façam um requerimento pedindo o retorno ao serviço público, conforme consta no Projeto de Lei 5030/09.

De acordo com o deputado, o projeto efetiva um desejo da Constituição Federal, que é a anistia. Já o deputado disse que os servidores foram demitidos injustamente pelo Governo Collor. Ele afirmou que a intenção na época era acabar com o Estado, afastando os servidores.

Segundo o parlamentar petista, a lei que estabeleceu o retorno não conseguiu fazer com que essa volta fosse rápida. Ele argumentou ainda que muitos servidores, por razões diversas, perderam o prazo para fazer o requerimento pedindo a volta às atividades.

Processo de anistia:

  • Ele ressaltou que a aprovação do projeto não garante o retorno, mas a abertura de um processo de anistia que será analisado e, só após a constatação do direito, haverá a volta ao trabalho. Observou, por fim, que o projeto teve o aval do governo, o qual concordou com a reabertura do prazo por um ano.

O relator da proposta, votou pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa da proposta. Ele aprovou também as emendas apresentadas às comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Finanças e Tributação e rejeitou as emendas apresentadas à CCJ porque extrapolam os aspectos técnicos que devem ser observados pela comissão, tratando de mérito.

Mais informações através do endereço eletrônico www.camara.gov.br.

Compartilhe: