Biblioteca do TJ - GO vira centro de estudos para concurseiros

Biblioteca do TJ-GO se torna centro de estudos para concursos jurídicos, com acervo de mais de 18 mil obras e reformulação em breve, atendendo à crescente demanda.
Segunda-feira, 12 de julho de 2010 às 15h26
Biblioteca do TJ - GO vira centro de estudos para concurseiros

Com um acervo de 18.266 obras e funcionando ininterruptamente das 7h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira, a Biblioteca do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) tem se transformado em centro de estudos para interessados em concursos da área jurídica. Por dia, uma média de 90 frequentadores visitam as instalações, sendo 30% deste total frequentadores assíduos, que aproveitam a tranquilidade e o rico acervo do local para se preparar para concursos públicos.

Por conta do volume de visitantes experimentado nos últimos meses, em breve a biblioteca passará por uma reformulação e contará com 25 cabines de estudo, 30 cadeiras almofadadas, quatro computadores para pesquisa e instalação e conexão para laptops particulares. A biblioteca passará a contar ainda com mais três câmeras de segurança, além das já instaladas. As modificações têm o objetivo de atender à crescente demanda e promover um ambiente de estudos adequado, voltado principalmente ao próprio servidor, que utiliza o espaço para enriquecer conhecimentos e colocá-los em prática na prestação jurisdicional.

Um novo Regulamento da Biblioteca também tem sido preparado, para atualizá-lo e adequá-lo à informatização experimentada pela biblioteca. A última atualização do regulamento foi realizada há 18 anos."Estamos nos esforçando para revitalizar e criar uma nova imagem de nossa biblioteca, condizente com o dinamismo da nova gestão do TJGO", explica o diretor da Divisão de Biblioteca e Documentação, Antônio Pereira da Cruz.

A maior parte do acervo da Biblioteca do TJ-GO, localizada dentro do prédio do Tribunal, na avenida Assis Chateaubriand, é voltada para as diversas áreas do direito. Mas não é apenas o que o espaço disponibiliza. Recentemente a divisão de Biblioteca e Documentação recebeu da Academia Brasiliera de Letras, a doação de uma coleção com 55 exemplares da Revista Brasileira, publicação editada pela própria ABL. Agora, além do acervo de assuntos jurídicos, a Biblioteca possui um módulo destinado somente às publicações da Academia, que têm distribuição dirigida em todo o mundo e não são encontradas no mercado.

A doação foi resultado dos esforços realizados pelo assessor cultural do TJ-GO, Gabriel Nascente, para conseguir cadastrar a biblioteca no catálogo de membros da Academia. Além disso, o local disponibiliza ainda um módulo com produções de autores goianos, com dezenas de títulos, todos recebidos por meio de doações, principal fonte de construção do acervo. Em abril desta ano foram adquiridos 350 novos exemplares, mas parte deles atendeu a diversos pedidos de departamentos específicos do TJ-GO e uma parcela menor foi destinada à Divisão de Biblioteca e Documentação. Hoje existem dois processos de compra de novas obras em tramitação, para ser licitado.

Magistrados, servidores e estagiários podem fazer empréstimos de até quatro livros por vez, por um período de cinco dias. Visitantes podem apenas realizar consultas internas. Somente em 2009 foram realizadas 33.397 consultas ao acervo por usuários - internos e externos - e 1.788 pesquisas de jurisprudências e acórdãos, feitas por meio das servidoras da biblioteca, a pedido de magistrados, advogados e estudantes. Para atender à demanda da biblioteca, nove servidoras e um pró-jovem se revezam no atendimento e organização do local.

Ainda em 2009 foram feitas 11.188 catalogações e digitalizações do acervo. Em 2008 o TJ-GO adquiriu um programa chamado Sophia, por meio do qual é possível consultar os exemplares disponíveis na biblioteca e até mesmo reservar algum volume acessando a intranet do TJ-GO, serviço disponível somente para funcionários. O programa é adotado pelas melhores bibliotecas do Brasil e hoje todo o acervo já se encontra digitalizado.

Mais informações através do endereço eletrônico www.tjgo.jus.br.

Compartilhe: