SEDUC - Secretaria de Estado da Educação e Cultura - PI

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA

UNIDADE DE GESTÃO DE PESSOAS

EDITAL Nº 016/2009

AUTORIZADO PELA PORTARIA DO GSE/ADM Nº 0332/2009

Notícia:   SEDUC - PI prorroga a validade da seleção de Professores e Operadores

O Secretário de Educação e Cultura do Estado do Piauí, no uso de suas atribuições legais, e com vistas ao atendimento de necessidade de serviço temporária e excepcional, através da Unidade de Gestão de Pessoas, torna pública a realização do Processo Seletivo Simplificado para contratação de pessoal, por tempo determinado, em Regime Especial, observando o disposto do inciso IX, do artigo 37, da Constituição Federal, na formas prevista na Lei Estadual n.º 5.309, de 17 de julho de 2003, tendo em vista as alterações introduzidas pela lei n.º 5.866, de 13 de julho de 2009.

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O Processo Seletivo realizar-se-á sob a responsabilidade da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Piauí - FUNADEPI, obedecidas as normas deste Edital.

1.2. O presente processo seletivo terá validade de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período.

1.3. Os candidatos contratados estarão subordinados ao regime jurídico de trabalho, especificado na Lei n.° 5.866, de 13 de julho de 2009.

1.4. O processo seletivo destina-se à formação de Cadastro Reserva ao cargo de Operador Técnico, obedecida à ordem classificatória durante o prazo de validade previsto neste Edital.

1.5. O Conteúdo Programático consta no Anexo II deste Edital.

1.6. A remuneração inicial, para a jornada de 40 (quarenta) horas semanais é de R$ 890,00 (oitocentos e noventa reais).

2. DO CARGO

2.1. Os Cargos, os Níveis de Ensino e a Escolaridade / Pré-Requisitos são os estabelecidos a seguir:

CÓD.

CARGO

ESCOLARIDADE / PRÉ-REQUISITOS
(a serem comprovados no ato do contrato)

ATRIBUIÇÕES

01

Operador Técnico

Ensino Médio e/ou Profissionalizante ou Superior na Área

Desenvolver e operar sistemas, implantar e realizar manutenção de sistemas (software) e de aplicações, selecionar recursos de trabalho, linguagem de programação, ferramentas e metodologias para o desenvolvimento de sistemas, ter disponibilidade de 40 horas.

3. INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições poderão ser realizadas pela internet, no site www.funadepi.org.br, de 04 de janeiro de 2010 à 22 de janeiro de 2010.

3.2. O valor da taxa de inscrição será de R$ 30,00 (trinta reais) pagável no período de 04 de janeiro de 2010 à 25 de janeiro de 2010, nas Casas Lotéricas e nos Postos PagContas.

3.3. O Boleto para o pagamento da Taxa de Inscrição estará à disposição do candidato no período de 04 de janeiro de 2010 à 25 de janeiro de 2010, na internet, no endereço eletrônico www.funadepi.org.br.

3.4. As inscrições efetuadas somente serão confirmadas após a comprovação do pagamento do valor da inscrição.

3.5. A FUNADEPI não se responsabiliza por solicitação de inscrição não recebida por motivo de falha de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados. O candidato deve atentar para o fato de que, nos últimos dias de inscrições, (especialmente no último) costuma haver congestionamento nos acessos ao sítio, o que é inteiramente impossível de ser controlado.

3.6. O candidato se inscreverá em apenas um município Polo.

3.7. O município de concorrência será o especificado pelo candidato na ficha de inscrição;

3.8. A realização da prova será no município sede da Gerência Regional de Educação (GRE);

3.9. O candidato deverá estar ciente de que possuirá, na data da contratação, a escolaridade mínima exigida, de acordo com o subitem 2.1 deste Edital.

3.10. A efetivação da inscrição implica a aceitação tácita das condições fixadas para realização do Processo Seletivo, não podendo o candidato, portanto, sob hipótese alguma, alegar desconhecimento das normas estabelecidas no presente Edital.

4. DAS ETAPAS E CRITÉRIOS DA SELEÇÃO

4.1 O Processo Seletivo será constituído das seguintes etapas:

a) PROVA OBJETIVA DE CONHECIMENTOS, caráter eliminatório e classificatório, aplicada para todos os candidatos e abrangerá o conteúdo programático constante do ANEXO III deste Edital.

b) ANÁLISE DE CURRÍCULO, de caráter classificatório, conforme ANEXO II.

5. DA PROVA OBJETIVA

5.1. A prova de Seleção será realizada no município sede da Gerência Regional de Educação (GRE), no dia 07 de fevereiro de 2010, com duração de 03 (três) horas, com início previsto para as 09 (nove) horas.

5.2. As provas constarão de questões, do tipo múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas de resposta (a, b, c, d, e) das quais apenas 01 (uma) é correta e versarão sobre o Conteúdo Programático constante do Anexo III do presente Edital.

5.3. A prova constará de 30 (trinta) questões, sendo 10 (dez) questões de Língua Portuguesa e 20 (vinte) questões de Conhecimentos Específicos.

5.4. A relação dos candidatos por local e sala de aplicação da prova será publicada no endereço eletrônico www.funadepi.org.br.

5.5. A prova será corrigida por processamento eletrônico (leitura ótica dos Cartões Resposta).

5.6. O candidato deverá estar no local onde realizará a prova com antecedência de 60 minutos. Os portões dos Locais de Aplicação de Prova serão fechados, rigorosamente, as 09 (nove) horas não sendo permitida a entrada de candidatos, após este horário, em hipótese alguma.

5.7. O candidato somente terá acesso às provas munido do Documento de Identidade, válido em todo o território nacional e que contenha fotografia.

5.8. Para assinalar o Cartão Resposta, documento definitivo para efeito de avaliação, o candidato só poderá usar caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa.

5.9. O preenchimento do Cartão Resposta, em desacordo com o especificado acima, implica na possibilidade do não reconhecimento da marcação pela leitora ótica, prejudicando a pontuação. Esta ocorrência é de inteira responsabilidade do candidato.

5.10. É expressamente proibido ao candidato portar, no Local de Aplicação de Prova, quaisquer aparelhos de comunicação, de cálculo e/ou registro de dados, bem como usar boné, boina, chapéu ou similares (ressalvados os casos de expressa recomendação médica), sob pena de caracterizar tentativa de fraude, cuja conseqüência será imediata retirada do candidato dos locais de aplicação de provas, o seu desligamento da Seleção e aplicação das penalidades legais.

5.11. O candidato deverá trazer para a sala de prova, apenas, o material estritamente necessário (itens 5.7 e 5.8), visto que outros objetos pessoais, como telefone celular, bolsas, livros, etc. deverão ser entregues aos fiscais de sala e ficarão retidos durante a realização da prova. A FUNADEPI e os fiscais não se responsabilizarão por possíveis perdas, trocas, extravios ou danos nestes objetos.

5.12. O candidato só poderá retirar-se em definitivo da sala, transcorridos 60(sessenta) minutos do início da prova, após assinar a Lista de Freqüência Definitiva e devolver o Caderno de Questões e o Cartão Resposta.

5.13. Os três últimos candidatos presentes em cada sala só poderão retirar-se juntos, rubricando, na ocasião, a Lista de Freqüência.

5.14. O candidato que, por qualquer motivo, se ausentar dos Locais de Aplicação de Prova, não poderá retornar para continuar a prova.

5.15. Não será permitida, em hipótese alguma, o ingresso ou a permanência de pessoas estranhas no interior dos Locais de Aplicação de Prova, durante a realização da prova.

5.16. Em virtude da natureza do Processo Seletivo, não serão concedidos revisão de provas nem recontagem de pontos.

6. DA AVALIAÇÃO DA PROVA OBJETIVA

6.1. A avaliação da prova objetiva será realizada por meio de processamento eletrônico, que contará o total de acertos de cada candidato, considerando-se para tanto, exclusivamente as questões transferidas para o cartão-resposta, que será o único documento valido para a correção deste tipo de prova.

6.2. Não serão computadas as questões em branco e/ou aquelas em que o campo de marcação não esteja preenchido integralmente, de caneta azul ou preta. Será considerada inválida a resposta que apresentar rasura e/ou emenda, ainda que legíveis e duplicidade alternativa assinalada.

6.3. Serão considerados habilitados na prova objetiva de conhecimentos os candidatos que obtiverem no mínimo, 50% (cinquenta por cento) do total geral de pontos da Prova Objetiva.

6.4. O candidato que não atingir a classificação para o cargo pretendido, indicado neste Edital no subitem 6.3, de acordo com o nível de cargo pretendido pelo candidato será automaticamente eliminado do Processo Seletivo.

7. DA ANÁLISE DE CURRÍCULO

7.1. Participarão da análise de currículo, de caráter classificatório, todos os candidatos ao cargo de Operador Técnico classificados na 1ª Etapa - Prova Objetiva de Conhecimentos.

7.2. A entrega dos currículos dos candidatos classificados será nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2010, no horário das 08h às 12h e das 14h às 17h, no Pólo de Apoio Presencial no qual está concorrendo.

7.3. Os critérios da avaliação curricular constam do Anexo II.

7.4. Os candidatos que lograrem êxito na avaliação curricular e passarem para as fases de capacitação ficam cientes de que deverão assinar um Termo de Responsabilidade, quanto ao exercício efetivo do cargo para o qual foram selecionados, pelo período de pelo menos 01 (um) ano, sob pena de devolução dos valores gastos pelo Estado com as capacitações.

7.5. Não serão recebidos documentos para aferição de títulos fora do prazo, horário e local previsto no subitem 7.2 deste Edital.

8. DOS RECURSOS

8.1. O Recurso deverá ser devidamente fundamentado e dirigido à Comissão Organizadora do Processo Seletivo, até 02 (dois) dias úteis após a divulgação do Gabarito Oficial.

8.1.1. No requerimento do Recurso, cada questão deverá ser indicada individualmente, por área de conhecimento e fundamentada com lógica e consistência.

8.2. Os candidatos deverão encaminhar os recursos em 02 (duas) vias (original e cópia). O recurso deverá ser digitado ou datilografado. Cada questão deverá ser apresentada em folha separada, identificada, conforme Anexo IV:

8.3. O Recurso deverá ser encaminhado a FUNADEPI, à Rua Areolino de Abreu, 1557, Centro, Teresina-PI, CEP 64000-180, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, após a divulgação do Gabarito Preliminar.

8.4. Os pontos correspondentes às questões, porventura anuladas, serão atribuídos a todos os candidatos presentes à prova, independentemente da formulação do Recurso.

8.5. O Gabarito divulgado poderá ser alterado, em função dos recursos impetrados, e as provas, serão corrigidas de acordo com o gabarito oficial definitivo.

9. DO RESULTADO

9.1. O resultado final do Processo Seletivo será divulgado, pela Secretaria de Educação e Cultura - SEDUC, até o dia 02 de março de 2010.

10. DA CLASSIFICAÇÃO

10.1. Será classificado o candidato que obtiver maior quantidade de pontos na prova objetiva;

10.2. O candidato será classificado por ordem decrescente dos pontos obtidos em Lista de Classificação Geral, em cada município para o qual fez o teste seletivo;

10.3. Ocorrendo empate na classificação dos candidatos, o desempate se dará, pela ordem, em prol do candidato que:

a) Obtiver maior nota na prova de Conhecimentos Específicos;

b) Obtiver maior nota em Português;

c) For mais idoso.

11. DA CONTRATAÇÃO

11.1. A contratação dar-se-á por ordem de classificação, atendendo a necessidade do projeto, em cada um dos pólos, de acordo com a convocação da Unidade de Gestão de Pessoas;

11.2. No ato da contratação, deverão ser comprovados os seguintes requisitos:

a) Ser brasileiro (a) nato (a) naturalizado (a);

b) Estar quite com as obrigações eleitorais;

c) Estar quite com as obrigações militares, se do sexo masculino;

d) Comprovar residência no pólo de atuação;

e) Aprovação nas três etapas da Seleção;

12. DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1. Será excluído da Seleção, o candidato que prestar declaração falsa ou inexata em qualquer documento, usar de meios ilícitos durante o processo da Seleção ou não assinar o Termo de Compromisso;

12.2. A não apresentação dos documentos comprobatórios da escolaridade / graduação exigida, conforme o item 2.1 deste Edital, implicará na exclusão do candidato do Processo Seletivo.

12.3. A falsidade de afirmação e/ou documentos, ainda que verificada posteriormente à realização do Processo Seletivo, implicará eliminação sumária do candidato, sendo declarados nulos de pleno direito a inscrição e todos os atos decorrentes, sem prejuízos e eventuais sanções de caráter judicial.

12.4. Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria da Unidade de Gestão de Pessoas da Secretaria Estadual de Educação e Cultura.

Teresina (PI), 28 de dezembro de 2009.

Maria Luciliene de Sousa
Diretora da Unidade de Gestão de Pessoas

TABELA 01

Gerências Regionais de Educação

CÓDIGO

REGIÃO

ENDEREÇO

01

PARNAÍBA

Rua David Caldas, CEP: 64.200-200 / Parnaíba-PI Fone: (86) 3321-3034/2318

02

BARRAS

Rua São José S/N, Centro - CEP 644.100-000 - Barras-PI Fone: 86 3242- 1112/1128

03

PIRIPIRI

Praça Domingos Coelho de M. Resende Castro, Nº 801, Centro - CEP 64.260-000 - Piripiri -PI Fone: 86 3276-2282

04

TERESINA

Rua Lucídio Freitas Nº 886, Centro - CEP: 64.000-440 - Teresina-PI Fone: 86 3216-3285

05

CAMPO MAIOR

Rua Aldemar Mendes, S/N - CEP: 64.280-000 - Campo Maior-PI Fone: 86 3252- 1435

06

REGENERAÇÃO

Avenida Alberto Leal Nunes Nº 1595 - CEP; 64.490-000 - Regeneração-PI Fone: 86 3293-1499

07

VALENÇA

Rua Ivete Chaves, S/N - CEP: 64.300-000 - Valença do Piauí-PI Fone: 89 3465- 1010

08

OEIRAS

Rua Desembargador Cândido Martins Nº 257 - CEP: 64.500-000 - Oeiras-PI Fone: 89 3462-1318

09

PICOS

Rua Monsenhor Hipólito - CEP: 64.600-000 - Picos-PI Fone: 89 3422-3489

10

FLORIANO

Rua Antonio Freitas S/N - CEP: 64.800-000 - Floriano-PI Fone: 89 3522-1 473

11

URUÇUÍ

Rua Padre Reis Nº 515 - CEP: 64.860-000 - Uruçuí-PI Fone: 86 3544-1781

12

SÃO JOÃO DO PIAUÍ

Travessa Raimundo Porto, s/n (Prédio da UESPI) - Alto Sertanejo - CEP: 64.760- 000 - São João do Piauí-PI Fone:89 3483-1348

13

SÃO RAIMUNDO NONATO

Rua Aniceto Cavalcante Nº 210 - CEP: 64.770-000 - São Raimundo Nonato-PI Fone:89 3582-1777

14

BOM JESUS

Rua Helvécio Pinheiro, Nº 78 - São Pedro - CEP: 64.900-000 - Bom Jesus-PI Fone: 89 3562-1328

15

CORRENTE

Rua Augusto Nº 232 - CEP: 64.980-000 - Corrente-PI Fone: 89 3573-1090

16

FRONTEIRAS

Rua 9 de junho Nº 830 - CEP: 64.990-000 - Fronteiras-PI Fone: 89 3454-1282

17

PAULISTANA

Rua Coronel Elpídio Nº 279 - CEP: 644.750-000 - Paulistana-PI Fone: 89 3487- 1535

18

TERESINA

Rua Padre José do Rego Nº 2701, São João - CEP: 644.045-410 - Teresina-PI Fone: 86 3216-3379

ANEXO I

Municípios

Município

Pólo

Água Branca

UAB/PI

Buriti dos Lopes

UAB/PI

Canto do Buriti

UAB/PI

Castelo do Piauí

U. E. Cônego Cardoso

Elesbão Veloso

UAB/PI

Gilbués

UAB/PI

Piracuruca

U. E. Magalhães Filho

São João do Piauí

UAB/PI

Simões

UAB/PI

Simplício Mendes

UAB/PI

Uruçuí

CAMPUS UESPI

Avelino Lopes

U.E. Fernando Monteiro

Jaicós

U.E. Frutuoso Juscelino

Pio IX

UAB/PI

Redenção do Gurguéia

Centro de Ensino Médio José Soares

Universidade Aberta do Brasil / Piauí

ANEXO II

Critérios de Pontuação

Título

Comprovantes

Pontuação

Valor Máximo

Doutorado

Diploma devidamente registrado ou Certidão de conclusão de curso, acompanhado do respectivo histórico escolar ou ata de defesa de tese / dissertação

10 pontos

10,0

Mestrado

08 pontos

8,0

Especialização de no mínimo 360 horas

Certificado de conclusão de curso, em papel timbrado da instituição, contendo carimbo, assinatura do responsável e a respectiva carga horária

03 pontos

6,0

Graduação em Curso Superior e/ou Licenciatura

Diploma devidamente registrado ou Certidão de conclusão de curso, acompanhado do respectivo Histórico Escolar

03 pontos

6,0

Curso Técnico de Montagem e Manutenção de Computadores de no mínimo 40 horas

Certificado de conclusão de curso, em papel timbrado da instituição, contendo carimbo, assinatura do responsável e a respectiva carga horária, acompanhando do respectivo histórico do curso

02 pontos

4,0

Curso Técnico de Operador de Microcomputador de no mínimo 120h (abrangendo Windows XP e pacote Office)

Certificado de conclusão de curso, em papel timbrado da instituição, contendo carimbo, assinatura do responsável e a respectiva carga horária, acompanhando do respectivo histórico do curso

2,0 pontos

6,0

Aprovação em seleção para Técnico ou Monitor de Informática

Declaração da instituição em que prestou serviços, expedida em papel timbrado, especificada em dias e devidamente assinada pela autoridade competente, ou registro em carteira de trabalho no qual conste a prestação de serviços.

2,0 pontos

4,0

Experiência Profissional como Técnico de Informática

2,0 pontos

4,0

ANEXO III
Conteúdo Programático

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto; Concordância Verbal; Concordância Nominal; Regência Verbal; Orações Coordenadas; Orações Subordinadas; Colocação Pronominal; Crase; Verbos; Pontuação; Classes de Palavras; Termos da Oração; Ortografia; Processos de formação de palavras; Encontros Vocálicos e Consonantais; Acentuação Gráfica.

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA

Sistema operacional e ambiente Windows; Edição de textos, planilhas e apresentações em ambiente Windows; Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet; Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Intranet; Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas; Segurança da informação; Procedimentos de segurança; Noções de vírus e pragas virtuais; Noções de firewall; Aplicativos para segurança (antivírus, anti-spyware, etc); Procedimentos de backup.

ANEXO IV

Formulário de Recurso da Prova Objetiva

Orientações:

1. Use folha separada para cada questão;

2. Não assine, nem coloque identificação em parte alguma de seu recurso;

3. Anulada uma questão, os pontos a ela correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

Cargo:
Disciplina:N.º da questão recorrida:
Fundamentação e Argumentação Lógica do Recurso:




 
Data:____/____/_____
Fonte(s) Bibiográfica(s) que embasa(m) a argumentação do candidato:



 

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

EVENTO

DATA E HORÁRIOS

Inscrição do Processo Seletivo

04/01/2010 a 22/01/2010

Pagamento da Taxa de Inscrição

Até o dia 25/01/2010

Divulgação dos Locais das Provas

Até o dia 03/02/2010

Aplicação das Provas Objetivas

07/02/2010

Divulgação dos Gabaritos

08/02/2010

Recursos contra os Gabaritos Preliminares das Provas Objetivas

09 e 10/02/2010

Divulgação do Gabarito Definitivo da Prova Objetiva

19/02/2010

Entrega de Currículos nos Pólos

23 e 24/02/2010

Encaminhamento dos Currículos à Comissão pelas GRE's / Coordenadores do Pólo

25/02/2010

Resultado da análise de Currículo

02/03/2010

116324

Política de Privacidade 2000-2014 PCI Concursos Telefone (11) 2122-4231