Aeronáutica retifica exame de admissão do EAGS com 231 vagas

Conforme o documento, houve o adiamento referente a aplicação da prova escrita; confira os detalhes
Quinta-feira, 22 de abril de 2021 às 14h00
Aeronáutica retifica exame de admissão do EAGS com 231 vagas

O Comando da Aeronáutica anunciou o adiamento da prova escrita para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica do ano de 2022 (EA/EAGS/2022). No total são ofertadas 231 vagas.

Em virtude da situação de emergência de saúde pública, decorrente da pandemia do coronavírus (Covid-19), o documento (retificação I) informa a alteração da aplicação da prova escrita, prevista inicialmente, para ocorrer no dia 25 de abril de 2021, para uma nova data a ser definida.

Conforme o documento divulgado, o quadro de Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica destina-se a suprir as necessidades de graduados para o preenchimento de cargos e para o exercício de funções técnico-especializadas de interesse do Comaer.

As vagas para matrícula no EAGS 2022 são destinadas aos candidatos aprovados em todas as etapas previstas neste exame, classificados dentro do número de vagas e que forem habilitados à matrícula no referido estágio. O Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS) é ministrado sob regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá, no estado de São Paulo, com duração aproximada de um ano e abrange instruções nos Campos Militar e Técnico-Especializado.

Vagas e Requisitos

As oportunidades disponíveis estão distribuídas entre as áreas de BET - Eletrônica (32); SAD - Administração (60); SEF - Enfermagem (48); SEL - Eletricidade (20); SIN - Informática (38); SLB - Laboratório (8); SOB - Obras (12); SPV - Pavimentação (4); SRD - Radiologia (5); STP - Topografia (4).

Vale ressaltar que algumas destas vagas são destinadas aos candidatos que se enquadrem nos critérios estabelecidos no edital.

Para participar, é necessário ser voluntário, brasileiro, apresentar, na ocasião de validação documental, o certificado de conclusão do ensino médio e do curso técnico de nível médio, não ter menos de 17 anos nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula no EAGS de 2022, dentre outros requisitos.

Sobre o EAGS

Durante a realização do estágio, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EEAR e fará jus à mesma remuneração que percebia por ocasião da matrícula, se militar da ativa da Aeronáutica, ou fixada em lei, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si.

E importante enfatizar que dentre os que vierem a ser matriculados no EAGS, aqueles que concluírem com êxito o referido estágio, segundo o Plano de Avaliação, estarão em condições de compor o Quadro de Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica (QSS), do Corpo do Pessoal Graduado da Aeronáutica (CPGAER). Os formandos do EAGS serão distribuídos e classificados nas Organizações Militares do COMAER, abrangendo todo o território nacional, de acordo com a necessidade da administração.

Etapas de participação

As inscrições foram recebidas no período de 11 de janeiro de 2021 até às 15h de 10 de fevereiro deste mesmo ano, via internet, por meio do preenchimento de formulário de solicitação de inscrição disponível no site da Aeronáutica, com taxa de participação no valor de R$ 60,00, com isenção do pagamento durante o período de inscrições.

Para selecionar os candidatos, serão realizadas as seguintes etapas de avaliação:

  • Provas escritas;
  • Inspeção de saúde;
  • Exame de aptidão psicológica;
  • Teste de avaliação do condicionamento físico;
  • Prova prática da especialidade;
  • Procedimento de heteroidentificação complementar;); e
  • Validação Documental.

Vale ressaltar que as provas escritas terão caráter classificatório e eliminatório, enquanto as demais etapas serão de caráter apenas eliminatório.

No momento da solicitação de inscrição, o candidato deverá indicar a localidade dentre as Organizações Militares de Apoio (OMAP) onde deseja realizar as provas escritas. A etapa consistirá em questões nas disciplinas de língua portuguesa e conhecimentos especializados, relativos à especialidade a que concorre o candidato.

Validade

Conforme estabelecido pelo documento, o prazo de validade EA EAGS 2022 deverá expirar cinco dias corridos, a contar da data subsequente à realização da Concentração Final.

Jornalista: Jéssica Soares
Compartilhe: