Prefeitura de Teresina - PI anuncia contratação de 300 professores

Prefeitura de Teresina abre Processo Seletivo com 300 vagas para Professor Temporário e planeja novos concursos em 2012.
Quinta-feira, 31 de março de 2011 às 09h38
Prefeitura de Teresina - PI anuncia contratação de 300 professores

O Processo Seletivo Simplificado vai oferecer 300 vagas para Professor Temporário:

A Prefeitura de Teresina anunciou no dia 30 de março de 2011, a realização de um processo seletivo simplificado com a oferta de 300 vagas para professor temporário. O edital está em fase de elaboração e os selecionados serão contratados pelo período de um ano, podendo o contrato ser prorrogado por igual período. Com isso a Prefeitura de Teresina cumpre o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com Procuradoria Regional do Trabalho da 22ª Região, em que a administração municipal se comprometeu a substituir os terceirizados por servidores concursados.

O secretário municipal de Educação, explica que o edital do Processo Seletivo Simplificado deverá ser publicado nas próximas semanas. Durante o período em que os professores temporários estiverem em sala de aula a Prefeitura de Teresina articulará a realização de mais concursos para vagas efetivas. O primeiro passo rumo a esse objetivo já foi dado pelo prefeito que enviará à Câmara Municipal o projeto de lei que pede a criação de mais 1.200 vagas de professores da rede municipal de ensino. "Estamos trabalhando para que em 2012 seja realizado mais um concurso para professor efetivo", comenta. Atualmente a rede municipal de ensino conta com 2.200 professores efetivos.

Outra medida adotada pela Prefeitura com a meta de preencher as vagas antes ocupadas pelos funcionários terceirizados foi conceder o segundo turno para os professores efetivos com carga horária semanal de 20h. A duplicação da jornada de trabalho foi optativa e o prefeito aponta como vantagem o fato dos professores terem seus salários também elevados. "Estamos cumprindo, dentro do prazo, todos os compromissos acordados com Procuradoria do Trabalho", enfatiza.

Em 2010 a Prefeitura realizou concurso público para o preenchimento de 369 vagas, sendo 339 pra professor e as demais para pedagogos que já foram todos convocados e já estão atuando nos quadros da Semec. Além do certame realizado no ano passado, o prefeito ainda prorrogou o prazo de validade do concurso para professor realizado em 2009 o que permitiu a convocação de mais 260 professores das mais variadas áreas de ensino que estão atuando em turmas do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental.

A Prefeitura de Teresina liberou esta semana R$ 5,2 milhões para o pagamento de verbas trabalhistas de 1.700 funcionários que haviam sido contratados, de forma terceirizada, pela Secretaria Municipal e Educação (Semec).

Mais informações através do endereço eletrônico www.teresina-pi-gov.com.br.

Compartilhe: