MPE - MT apura denúncias em concursos

Ministério Público investiga possíveis irregularidades em concursos públicos de nove prefeituras: favorecimento de candidatos e direcionamento de vagas em meio a polêmica das provas coloridas.
Terça-feira, 10 de janeiro de 2012 às 15h32
MPE - MT apura denúncias em concursos

O Ministério Público Estadual (MPE) está analisando denúncia de supostas irregularidades em concursos públicos realizados ou em andamento em pelo menos nove prefeituras. A acusação é de eventual favorecimento de candidatos e direcionamento das vagas antes mesmo das provas serem realizadas.

Conforme assessoria do órgão, a denúncia foi protocolada em 29 de dezembro e está sob análise da assessoria jurídica da Procuradoria Geral. A tendência, contudo, é de que, caso as acusações fiquem confirmadas, os processos sejam conduzidos pelos promotores de Justiça de cada município envolvido.

Entre as prefeituras supostamente envolvidas está a de Santa Carmem (distante 530 km da Capital). O secretário de Administração, Finanças e Planejamento do município, Valdir Sartorello, chega a reconhecer que ocorreram falhas, mas garante que o problema foi resolvido.

Segundo ele, a empresa responsável por elaborar e aplicar a prova cometeu um equívoco e imprimiu as provas em que as respostas corretas estavam assinaladas em vermelho. "Mesmo sendo impresso em preto e branco, algumas pessoas notaram a diferença de coloração e perceberam que em todas as questões se tratava das alternativas corretas", explica.

O caso, conforme Sartorello, foi identificado apenas nas provas de língua portuguesa. "O próprio Ministério Público entendeu que não houve maldade da nossa parte, nem da empresa contratada", afirma. Notificada, a prefeitura firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e realizou um novo exame em 11 de dezembro. Segundo o secretário, o resultado será homologado hoje.

Com seus municípios também citados na denúncia encaminhada ao MPE, os prefeitos de Tabaporã, Percival Cardoso da Nobrega, e Sorriso, Chicão Bedin, afirmaram não ter conhecimento das acusações. Em ambas as cidades, as provas serão realizadas no dia 15 deste mês.

Fonte: www.tce.mt.gov.br

Compartilhe: