Líder do Governo - CE anuncia criação de 3 mil cargos de professor do Estado

Governo do Ceará anuncia concurso público para contratação de três mil professores estaduais em 2013, com foco na melhoria da qualidade do ensino.
Terça-feira, 6 de novembro de 2012 às 16h21
Líder do Governo - CE anuncia criação de 3 mil cargos de professor do Estado

O líder do Governo - CE na Assembleia Legislativa, deputado Sérgio Aguiar, anunciou durante o primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (06/11) a realização de concurso público para contratação de três mil cargos de professor do Estado. Segundo o parlamentar, a matéria com a criação das vagas deve chegar à Casa até 14 de novembro, para debate, tramitação e votação, viabilizando o certame para o ingresso dos concursados ainda no primeiro semestre de 2013.

Com a incorporação de três mil novos professores o Governo do Ceará poderá implantar o 1/3 da jornada do magistério para atividades extraclasse. A criação das vagas é um dos pontos acordados entre a Secretaria de Educação do Ceará e o Sindicato Apeoc, representante da categoria no Estado, no último dia 1º de novembro.

Pelo acordo firmado, a categoria contará com a bonificação geral de caráter excepcional relativa a integralização a 77% do Fundeb 2012, a ser calculada e paga até o fim do primeiro trimestre de 2013.

"As vagas considerarão a carência de cada região", disse o líder do Governo. Segundo ele, os professores atuarão no ensino médio e nos últimos três anos do ensino fundamental. Hoje, de acordo com ele, a rede estadual sofre com a falta de professores das áreas de Matemática, Física, Química e Língua Estrangeira.

Sérgio Aguiar informou que o Estado conta com 20 mil professores concursados e sete mil professores temporários.

Em aparte, o deputado Júlio Cesar Filho parabenizou o Governo pela iniciativa e lembrou que a Assembleia intermediou as negociações com os professores para se alcançar essas conquistas agora anunciadas. O deputado Welington Landim também elogiou o fomento à educação e ressaltou a evolução da qualidade do ensino básico no Ceará nos últimos anos.

Fonte: www.al.ce.gov.br

Compartilhe: