Governo do Piauí autoriza Concurso para Delegado

Sead autoriza novo concurso público para Delegado de Polícia Civil no Piauí com 30 vagas, Nucepe será responsável por elaboração do edital.
Segunda-feira, 20 de julho de 2009 às 13h56

A secretária Estadual da Administração (Sead), Regina Sousa, autorizou, nesta sexta-feira (17 de julho de 2009), que o presidente do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Francisco Felipe da Silva Filho, iniciasse o processo de elaboração do edital de mais um concurso público para o provimento de vagas na Administração Pública Estadual. Trata-se do certame para o preenchimento de 30 vagas de Delegado de Polícia Civil, da Secretaria Estadual de Segurança Pública.

  • O presidente do Nucepe explica que, com a autorização da Sead, a equipe da Comissão de Concursos do Núcleo começará de imediato a elaboração do edital. Francisco Felipe informou, ainda, que o Nucepe também será o responsável pelos concursos públicos para agente penitenciário, com 100 vagas; técnico de enfermagem, com 250 vagas; soldado e oficial do Corpo de Bombeiros, com 40 vagas e, ainda, de oficial da Polícia Militar, com 30 vagas.
  • O concurso para delegado de Polícia Civil, promovido pelo Nucepe, em 2006, exigiu as seguintes etapas: Prova Escrita Objetiva; Exame de Saúde; Exame de Aptidão Física; Exame Psicológico e a Investigação Social. Após todas as etapas os candidatos a serem nomeados farão curso de formação para ingresso nas carreiras, cuja aprovação, atendido o regulamento da Academia de Polícia Civil (Acadepol), sendo requisito indispensável para a nomeação no cargo.

O edital do certame de 2006 ainda fez, entre outras, a seguinte exigência: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior de bacharel em direito, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); Permissão para dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação, categoria B, no mínimo; Idade máxima de 45 anos até a data da investidura no cargo, conforme Art. 26 da Lei Complementar nº 37 de 9.3.2004.

O presidente do Nucepe falou, ainda, que os cronogramas de todos os Concursos Públicos autorizados pelo Governo do Piauí estão sendo trabalhados. Francisco Felipe ressaltou, também, que, além dos concursos públicos, o Nucepe promoverá, no segundo semestre de 2009, o Vestibular Uespi 2010. "É uma responsabilidade muito grande e, desde já, agradecemos a confiança da Sead, que nos delegou mais esse desafio", afirmou.

Ele disse ainda que, exceto o concurso para Técnico de Enfermagem da Secretaria Estadual da Saúde, que tem uma única etapa, todos os outros são longos e cada um possui especificidades e demandas próprias. O edital do concurso para delegado de 2006 trouxe uma remuneração inicial de R$ 3,9 mil, além de vantagens devidas pelo efetivo desempenho do cargo na forma da Lei Estadual nº 5.376, de 10 de fevereiro de 2004.

Mais informações através do endereço eletrônico www.piaui.pi.gov.br.

Compartilhe: