Cespe/UnB pretende adotar computador para aplicação de provas objetivas

Centro desenvolve Teste Adaptativo Computadorizado em escala nacional para concursos públicos e avaliações de certificações.
Sexta-feira, 18 de maio de 2012 às 16h00
Cespe/UnB pretende adotar computador para aplicação de provas objetivas

O Centro está desenvolvendo metodologias para utilização do Teste Adaptativo Computadorizado para aplicações em larga escala

O Cespe/UnB prepara para o próximo semestre a utilização em escala nacional de Testes Adaptativos Computadorizados em provas objetivas de certificações, avaliações e concursos públicos. Esse método avalia o candidato em uma prova apresentada no computador, calculando sua proficiência de forma dinâmica, considerando as respostas às questões, por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). O software desenvolvido pelo Centro, que faz o cálculo do desempenho do candidato, está sendo aperfeiçoado para permitir aplicações, com segurança, em redes de computadores que poderão ser instaladas em polos de diferentes cidades ou estados.

A aplicação do Teste Adaptativo Computadorizado (a sigla em inglês é CAT) desenvolvido pelo Cespe/UnB evoluiu a partir das provas de Proficiência em Inglês Instrumental realizadas para alunos da Universidade de Brasília (UnB). Em julho de 2010, as primeiras provas elaboradas para este evento utilizando o CAT foram aplicadas. Após esse passo inicial, a equipe do Centro vem adequando a plataforma tecnológica do software para ser adotada em grandes eventos.

O Coordenador de Tecnologia do Cespe/UnB, explica que a adaptação do CAT envolveu metodologias de armazenamento de dados e aplicativos de segurança. "Toda a parte de inteligência do software foi aproveitada. As adaptações de segurança e de montagem da estrutura de aplicação é que vão possibilitar a expansão da aplicação desta prova do nível local para o nível nacional", atesta Amorim. Ele acrescenta que a nova plataforma tecnológica do CAT disponibiliza o acesso às questões da prova adaptativa somente em computadores cadastrados pelo Cespe/UnB, sistema semelhante ao utilizado por instituições bancárias para clientes acessarem suas contas pela internet.

VANTAGENS - A Direção do Centro aposta que o aprimoramento do uso do CAT deve atrair o interesse de instituições que realizam processos seletivos internos e externos. "Estamos iniciando uma nova era de aplicação de avaliações, certificações e concursos públicos. Desenvolvemos um sistema mais robusto que pode ser utilizado em larga escala", afirma, Diretor-Geral do Cespe/UnB. Segundo ele, o CAT pode ser adequado a diversos tipos de seleções e traz uma série de vantagens para o processo (veja abaixo as características da aplicação das provas por meio do CAT).

Já do ponto de vista do participante, o uso do computador nas provas pode proporcionar a exploração de novas possibilidades de apresentação dos itens. "É possível que uma questão rode um vídeo ou mostre a imagem de uma obra de arte. A elaboração dos itens ganha muito com os recursos audiovisuais, o que não ocorre com as provas convencionais", destaca o Coordenador de Pesquisa em Avaliação do Cespe/UnB.

Fonte: www.cespe.unb.br

Compartilhe: